PlanetGeek

Samsung anuncia GDDR7 40% mais rápida

19-07-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

No seguimento da GDDR6 lançada em 2022, a Samsung diz já ter preparada a próxima geração: GDDR7.

Mantendo o imparável ritmo de evolução tecnológica, temos uma nova geração de memória adequada para placas gráficas e tarefas AI.

A Samsung revela que os novos chips de memória GDDR7 são 40% mais rápidos que os GDDR6, atingindo transferências de 32 Gbps por pino em vez de 24 Gbps, possibilitando transferência de 1.5 TB/s. Isto foi conseguido à custa da utilização da modulação PAM3, que também é usada no USB4 e Thunderbolt 5 - sendo que as actuais GDDR6X, usadas em placas como as Nvidia RTX 3090 e 4090, já usavam modulação PAM4 também para acelerarem o seu desempenho.
Além de serem 40% mais rápidas, estas memórias são também 20% mais eficientes em termos energéticos, e serão acompanhadas por versões de baixo consumo para aplicação em portáteis.

A Samsung disponibilizará as primeiras amostras para os seus clientes ainda este ano, sendo esperado que os primeiros produtos com esta nova geração de memórias cheguem ao mercado no próximo ano (2024).

Venda de smartphones cai 11%

19-07-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A venda de smartphones voltou a cair no segundo semestre de 2023, mas com sinais de que poderá recuperar nos próximos trimestres.

Segundo os dados da Canalys, as vendas de smartphones caíram 11% no segundo trimestre deste ano, marcando o sexto trimestre consecutivo de queda nas vendas. No entanto os analistas dizem que isto se deve ao efeito dos fabricantes estarem a "despachar" modelos antigos em preparação para novos lançamentos.

Nos próximos meses temos diversas marcas a lançarem novos modelos, como a Samsung, Apple, Oppo, etc. e que poderão servir para revitalizar o mercado e regressar ao aumento das vendas.
Neste momento a Samsung lidera a tabela, tendo ultrapassado a Apple - seguindo o habitual ciclo anual de troca de posições dependendo dos lançamentos - e a Xiaomi dá sinais de estar a recuperar depois de alguns trimestres em queda, atribuído à boa recepção dos seus mais recentes modelos Redmi.

Veremos se os próximos trimestres efectivamente confirmam a esperada recuperação, ou se o mercado continua saturado e a optar por manter os seus actuais smartphones por mais tempo antes de comprar modelos novos.

Jogos clássicos com mais de 10 anos desaparecem de circulação

18-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Um estudo da Video Game History Foundation revela um panorama assustador, em que quase 90% dos jogos anteriores a 2010 deixam de estar disponíveis para quem os quiser experimentar.

Não é segredo que vivemos num mercado de consumo imediato que, invariavelmente, se foca apenas nas coisas mais recentes (e nas que estão para vir). Mas para quem gostar de revisitar o passado, e neste caso em concreto, revistar alguns jogos das décadas passadas, o cenário revela-se bastante frustrante.

O relatório da Video Game History Foundation analisou a disponibilidade de jogos com mais de 10 anos, usando uma amostra de 4 mil jogos de três consolas escolhidas para representar diferentes níveis de interesse comecial e da comunidade: Commodore 64, Game Boy e PlayStation 2. Em nenhum dos casos os jogos disponíveis passaram a fasquia dos 20%. No caso do Game Boy o cenário era ainda pior, com apenas 25 jogos disponíveis actualmente, de um universo de 1873 jogos lançados para a consola.
A situação não é ajudada quando as próprias empresas encerram as suas lojas virtuais. A Nintendo fez precisamente isso ao encerrar a loja da 3DS e Wii U, cortando o acesso a 155 jogos Game Boy.

Tudo isto demonstra que toda a comunidade de fãs que recorre aos emuladores, mais do que perseguida, deveria ser acarinhada e aplaudida, por fazerem um gigantesco trabalho (de forma totalmente voluntária) para a preservação dos jogos antigos, de modo a que possam ser apreciados tanto por aqueles que querem revisitar memórias da sua juventude, como pelas gerações mais recentes e futuras que sintam curiosidade em explorar os jogos que os seus pais e avós jogaram.

Mobileye lança detecção de limite de velocidade só com câmara

18-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Mobileye anunciou ter um novo sistema capaz de identificar o limite de velocidade nas estradas, e que só utiliza uma câmara.

Muito automóveis já vêm equipados com sistemas que detectam o limite de velocidade do local onde circulam, mas que normalmente se baseiam também na informação de GPS e dos mapas de navegação. Este novo sistema da Mobileye, que já recebeu homologação europeia, vai bastante mais além.

O sistema da Mobileye não necessita de mapas ou localização GPS, usando apenas a informação visual captada pelas câmaras. Mas, também não se limita a identificar os sinais de limite de velocidade; o sistema pode inferir a velocidade com base noutra sinalização, como zonas de escolas. Também promete detectar a velocidade adequada mesmo sem qualquer sinalização com base no tipo de estrada, reconhecer a entrada em áreas citadinas, e até reconhecer sinais futuros (que ainda não existissem à data do lançamento do carro) com base na "assinatura" visual dos sinais.

Mobileye is introducing the world’s first vision-only Intelligent Speed Assist solution following its homologation across Europe.

The #cameraonly solution, expected to be launching in production vehicles with an automaker this year, helps global automakers meet new EU standards… pic.twitter.com/FEaxBMJL7D

— Mobileye (@Mobileye) July 18, 2023

Outro dos avanços face aos sistemas actuais, é a capacidade para reconhecer diferentes limites de velocidade em função da via de circulação.

A Mobileye diz haver já um grande fabricante que lançará modelos com este sistema na Europa ainda este ano, e que no próximo ano o sistema será também adoptado por três outros fabricante de automóveis.

Notícias do dia

18-07-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis do Fundo Ambiental abre em Agosto; Meta lança modelo AI LLaMA 2 como open-source; postos de carregamento Tesla V4 Supercharger com leitor de cartões e espaço para ecrã; vídeos de vigilância dos condutores Amazon aparecem na web; e emails militares dos EUA enviados para o Mali por engano há mais de uma década.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer umA coluna BT Eono.

Twitter vai permitir a publicação de artigos

Com cada vez mais plataformas a lançarem serviços alternativos ao Twitter, o Twitter prepara-se para contra-atacar possibilitando a publicação de artigos sem limite de tamanho.

Mais do que apenas texto ou com algumas imagens ou vídeos anexados, esta nova funcionalidade permitirá criar artigo ao estilo de um blog ou site convencional, com conteúdos multimédia pelo meio do texto. Parece ser uma resposta clara ao Substack, que recentemente também lançou um serviço ao estilo do Twitter.

Por outro lado, embora se possa considerar uma resposta natural, é algo que vai afastando o Twitter cada vez mais daquilo que o tornou único face aos outros serviços. Só o tempo irá dizer se a táctica teve algum efeito positivo, negativo, ou nulo.


Qualcomm promete modelos LLM a correr nos smartphones em 2024

Se neste fase estamos habituados a que modelos AI LLM, como o ChatGPT, exijam imensos recursos e tenham que correr na cloud; a partir do próximo ano assistiremos a uma transição dessas capacidades para o processamento local, até nos smartphones.

A Qualcomm já veio anunciar que modelos como o recém-apresentado LLaMA 2 da Meta poderão correr directamente em smartphones e tablets, ampliando drasticamente a gama de aplicações em que poderão ser usados, já que podem funcionar em modo offline sem qualquer dependência de uma ligação à internet ou serviço externo (que, como bem sabemos, será sempre uma questão de tempo até que deixe de existir ou veja as condições de acesso serem alteradas).


Reddit chateia utilizadores gratuitos com icon "feio"

O Reddit parece continuar a encontrar formas de chatear os utilizadores, desta vez usando o seu homescreen como forma para os pressionar a subscreverem o Reddit Premium.

A app do Reddit passou a apresentar um icon de baixa resolução, e fazendo com que o icon normal apenas esteja disponível para os utilizadores que paguem pelo serviço Premium.
Com muito maior probabilidade, o que esta medida fará (além de ser mais uma coisa que deixará os utilizadores mais zangados com o Reddit) será educar os utilizadores nas formas de como podem alterar os icons das apps, algo que é possível fazer-se tanto em Android como em on iOS.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Um único frame em resolução 8K (7680 x 4320) representa mais de 33 milhões de píxeis. Se cada pixel tiver 24 bits de cor (sem HDR), implica que são necessários quase 95 MB para guardar uma única imagem sem compressão.

Lenovo Tab M10 Plus a €192

18-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Lenovo Tab M10 Plus é uma excelente proposta para quem procura um "iPad" económico no campo Android.

A Lenovo tem sido uma das marcas que tem continuado a apostar no segmento tablet, tanto na gama económica como nos modelos mais evoluídos, como o Lenovo Pad Pro 11.5 OLED. Desta vez trazemos um dos modelos mais acessíveis.

Este tablet vem equipado com um ecrã de 10.61" de 2000x1200, CPU MediaTek Helio G80 octa-core a 2.0 GHz, 4 GB de RAM, 128 GB + microSD até 1 TB, câmara frontal de 8 MP e câmara traseira de 8 MP, bateria de 7700 mAh, e espessura de 7.5 mm.
Este Lenovo Tab M10 Plus (3rd Gen) está disponível por apenas 192.13 euros na Amazon Espanha.

Uma proposta interessante para quem estiver à procura de um tablet barato mas com capacidade para um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que num passado não muito distante uma simples moldura digital que só podia mostrar fotos, com ecrã de tamanho mais reduzido, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, torna-se bastante mais fácil disponibilizar um para os mais pequenos, evitando os riscos de os deixarem pegar no smartphone ou tablet dos pais.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Threads ganha tab de seguidores e tradução

18-07-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Threads continua a tirar partido do seu mega-lançamento, avançando com uma dose de melhorias na app.

Numa altura em que o Threads já contará com 1/5 dos utilizadores activos do Twitter (e ainda nem passou uma semana após o seu lançamento), começa a chegar a primeira vaga com correcções e melhorias que vêem dar resposta aos pedidos dos utilizadores.

Tendo sido lançado "à pressa" e sem muitas das funcionalidades que se podem considerar básicas, o Threads ganha agora:
  • Follows tab na Activity Feed - que mostra os utilizadores que seguem a nossa conta
  • Tradução integrada para publicações feitas noutras línguas
  • Possibilidade de activar notificações para contas que não se siga
  • Opção para seguir contas directamente a partir da lista de seguidores
  • Melhorias no scrolling
  • App mais pequena

Por agora estas alterações estão a chegar ao Threads para iOS, sendo de esperar que rapidamente também sejam aplicados na versão Android. Algumas das coisas também estão dependentes do lado do servidor, pelo que mesmo com a versão mais recente da app poderá ainda demorar algum tempo até que fiquem visíveis para os utilizadores.

De notar que, à data, o Threads continua a não estar oficialmente disponível na Europa, não tendo ainda sido dada qualquer estimativa para que isso aconteça.

Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis do Fundo Ambiental abre em Agosto

18-07-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023 do Fundo Ambiental vai disponibilizar até 100 milhões de euros, com as candidaturas a poderem ser enviadas a partir de 16 de Agosto.

Este programa tem tido grande sucesso junto dos portugueses, comparticipando com até 85% os investimentos feitos na melhoria da eficiência energética nas habitações, instalação de painéis solares, isolamento, janelas, bombas de calor, etc. No ano passado a adesão foi tanta que o fundo acabou por ser duplicado para os 60 milhões de euros, que posteriormente acabaram por ser expandidos para os 122 milhões, e não será surpresa se este ano se vier a verificar ajuste idêntico aos 100 milhões inicialmente disponibilizados, já que cada vez mais portugueses ficam informados do fundo e desejam tirar partido desta oportunidade.

O fundo só abrange imóveis de habitição permanente e, este ano, contará com benefício adicional para as famílias residentes dora dos distritos de Lisboa e Porto.

Apesar do Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis de 2023 ficar oficialmente aberto desde hoje, a plataforma para a apresentação das candidaturas só será aberta a 16 de Agosto. As submissões poderão ser feitas até 31 de Outubro, ou até que se esgote o valor do fundo.

Os habituais atrasos no tratamento das candidaturas também não ficaram esquecidos, com reforço de mais de meia centena de lugares na DGEG, assim como na APA, e ICNF. A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) terá 120 novos trabalhadores, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) terá mais 220 técnicos, e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) recebe mais 325 trabalhadores.

O Programa de incentivos abrange edifícios de habitação existentes, unifamiliares, bem como frações autónomas de edifícios multifamiliares licenciados para habitação até 31 de Dezembro de 2006.

Google melhora previsões de meteorologia com Nowcast

18-07-2023 | 12:12 | A Minha Alegre Casinha

A Google está a melhorar a qualidade das previsões meteorológicas para as próximas horas, com o Nowcast.

Além de um design renovado e que tira partido do ecrã de tablets e dobráveis, a Google também está a melhorar a qualidade das previsões meteorológicas no Google Weather.

O Google Nowcast fornece informação mais precisa para as previsões das próximas 12 horas de chuva, neve ou granizo, usando informação de radar e outros sensores que é actualizada múltiplas vezes por hora, proporcionando resultados mais actualizados.
Com este sistema os utilizadores poderão ficar com uma melhor ideia do nível esperado de intensidade da chuva, minuto a minuto, possibilitando saber se vão enfrentar uma chuva intensa durante horas, ou se haverá uma janela de tempo em que deverão ter apenas uma chuva ligeira que lhes permita escapar a uma molha completa.

Os dados do Google Nowcast só aparecem se existem previsão para as condições meteorológicas mencionadas, mas por agora também estarão limitados ao território continental dos EUA. Esperemos que em breve o sistema possa ser expandido ao resto do mundo, que também agradecerá previsões mais precisas.

Vídeos de vigilância dos condutores Amazon aparecem na web

18-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Os vídeos gravados pelo sistema de vigilância aos condutores da Amazon estão a aparecer na internet, revelando os efeitos secundários da monitorização a tempo inteiro.

A Amazon tem um sistema que grava os seus condutores (ao menos não é feito secretamente, e estes estão informados e têm que aceitar as condições). Mas esses vídeos, que visam assegurar o seu bom comportamento, são feitos com o pressuposto de que se manterão privados. E, como está a ser demonstrado, isso está longe de ser assegurado.

Diversos vídeos da vigilância da Amazon aos condutores têm surgido na internet, indo dos meramente curiosos e divertidos, aos que demonstram situações mais infelizes, como um dos condutores que foi atacado por um cão ao fazer uma entrega e que ficou sem a ponta de um dedo.

This made my day 😩
by u/Ashuriiaa in AmazonDSPDrivers

Bruh!!! Stop sign infraction how????
by u/Lonchera_frequencia in AmazonDSPDrivers

Acaba apenas por demonstrar que, por mais promessas que haja de que alguma gravação de vídeo se manterá privada, é apenas uma questão de tempo para que essa privacidade deixe de se aplicar. E mesmo que não seja devido a algum hack ou falha técnica, há sempre a componente social e humana que será impossível de controlar, nem que seja a de um funcionário com acesso que grave esses vídeos usando o seu smartphone apontado para um monitor.

Por outro lado, com tantos vídeos a ficarem online, não sei como é que a Amazon ainda não aproveitou a ideia para lançar um reality show no Amazon Prime Video que desse acesso a estas câmaras... Ainda acabava por lucrar (ainda mais) com isso.

Meta lança modelo AI LLaMA 2 como open-source

18-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Meta não dá tréguas à OpenAI, lançando o seu modelo LLaMA 2 como open-source em parceria com a Microsoft.

A corrida nas tecnologias AI não dá sinais de abrandar, e a Meta tem apostado numa táctica curiosa de disponibilizar (quase) tudo como open-source como forma de tentar cativar interessados - e, indirectamente, também tentar afastar clientes da OpenAI.

O mais recente LLaMA 2 fica disponível como open-source e de uso gratuito até para fins comerciais, prometendo ser capaz de enfrentar o GPT-4. Também curiosamente, isto é feito em parceria com a Microsoft, que tem sido uma das grandes apoiantes da OpenAI e que utiliza o GPT-4 no Bing e outros serviços AI que tem integrado nos seus produtos.
O modelo LLaMa 2 foi treinado com 40% mais dados que o LLaMa 1, incluindo "informação pública de fontes online", e será capaz de superar outros modelos LLM como o Falcon e MPT a nível de compreensão, conhecimento, proeficiência e geração de código. A Meta também diz que o modelo foi devidamente testado para ser resistente a tentativas de abuso e uso indevido - algo que seguramente irá ser posto à prova ao longo das próximas semanas pela inesgotável criatividade e originalidade dos utilizadores.

Infelizmente, nem a Meta nem a MS disponibilizam um modo directo de acesso ao modelo sob a forma de assistente de conversação, como o ChatGPT ou Bard. Mas esperemos que isso venha a ser disponibilizado no futuro.

Ganha uma coluna BT Eono by Amazon

18-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez é uma mini-coluna BT Eono.

Para garantir que a música que têm no smartphone pode ser ouvida em alto e bom som, temos uma pequena coluna BT Eono by Amazon com tecnologia de som Harman para vos oferecer. Apesar do seu tamanho ultra-compacto, oferece uma autonomia de até 5 horas, e até conta com um modo "boost" integrado que aumenta as frequências graves e agudas.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Tesla V4 Supercharger com leitor de cartões e espaço para ecrã

18-07-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A mais recente geração de postos Supercharger da Tesla já vem preparada para a expansão para todas as marcas e a futura exigência Europeia de carregamentos simplificados.

A nível de simplicidade de carregamentos nada chega ao sistema da Tesla em que basta ligar a ficha e já está. Com a abertura dos postos Supercharger a outros fabricantes, os demais utilizadores são forçados a criar conta na Tesla e usar a sua app, mas em breve poderão não ter que o fazer.

Os postos Supercharger V4 já vêm preparados para ter um terminal de pagamentos integrado, com leitor de cartões contactless e ecrã, o que lhes dá a possibilidade de receberem pagamentos da forma tradicional.

Exclusive: We can reveal a new Tesla V4 Supercharger with contactless bank card area and space for a screen! Global debut at @fosgoodwood, never been shown before! Nice work @TeslaCharging / @Tesla / @elonmusk pic.twitter.com/7jIvVx1A3M

— Tesla Owners UK 🇬🇧 (@TeslaOwnersUK) July 14, 2023

Esta medida evitaria a necessidade de usar qualquer app ou criar conta, e vem em linha com as intenções europeias de simplificar os carregamentos eléctricos - já que essa mesma exigência de usar uma app acaba por ser comum à grande maioria dos postos de carregamento.

OnePlus Ace 2 Pro com 24 GB de RAM?

18-07-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A próximo Ace 2 Pro da OnePlus poderá vir requipado com até 24 GB de RAM.

Se alguns se poderão interrogar sobre se será necessário ter smartphones com 16 GB de RAM, parece que a OnePlus não se vai ficar por aqui e se prepara para lançar um modelo que poderá ter até 24 GB de RAM.

Segundo os mais recentes rumores, o Ace 2 Pro que deverá ser revelado oficialmente ainda durante este mês, vai fazer parte do grupo bastante restrito de smartphones com 24 GB de RAM - que na verdade, por agora, apenas inclui um outro smartphone, o Red Magic 8S Pro+.

Além dos 24 GB de RAM, teremos até 1 TB de capacidade, e um ecrã de 6.74" com a mesma resolução de 1240x2772 do Ace 2 mas mantendo o formato curvo do Ace Pro original. Virá com um Snapdragon 8 Gen 2, câmaras de 50 MP + 8 MP + 2 MP, e uma bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 150 W (o Ace Pro original também já suportava carregamento de 150 W mas tinha bateria de 4800 mAh).
Quer se venha a confirmar ou não, o que é certo é que não nos deveremos ficar por aqui a nível de smartphones com 24 GB de RAM, pois certamente haverá outros fabricantes que também se queiram juntar a esse grupo, nem que seja para fazer a vontade aos departamentos de marketing, que salivarão perante a possibilidade de promoverem os seus smartphones com 24 GB.

Emails militares dos EUA enviados para o Mali por engano

17-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Milhões de emails destinados ao domínio .MIL dos EUA têm sido enviados por engano para o domínio .ML do Mali.

Não é difícil enviarem-se emails para destinos incorrectos devidos a erros na escrita do endereço de email. Neste caso, temos isso levado ao extremo, com o domínio .mil a facilmente poder transformar-se num .ml no fim do endereço; e isso é algo que está demonstrado que acontece com mais frequência do que se poderá imaginar.

Um empresário holandês que trata da gestão do domínio do Mali diz que detectou este envio de emails errados há mais de uma década, quando começou a notar a recepção de emails para domínios inexistentes como army.ml e navy.ml. Apesar de na altura ter começado a recolher estes emails com o objectivo de os reenviar para os endereços correctos, depressa mudou de ideias devido ao volume de emails que estava a receber. Mesmo agora, desde Janeiro, diz ter recebido mais de 117 mil emails errados, alguns dos quais contendo informação sensível referente aos serviços militares dos EUA, incluindo coisas como documentos de identificação de militares, relatórios médicos, fotos de bases militares, listas de pessoal em navios, registos financeiros, e mais..

Apesar de ter contactado os EUA por múltiplas vezes ao longo dos anos, nunca obteve qualquer resposta; e o maior problema é que o seu contrato com o governo do Mali está a terminar, fazendo com que estes emails passem para as mãos do governo do Mali ou quaisquer outras entidades que assumam o controlo do domínio.

O Departamento de Defesa dos EUA diz estar a par do assunto e que já bloqueia todos os emails do domínio .mil enviados para o .ml, apresentando uma mensagem para que o utilizador verifique o endereço de email; mas que nada pode fazer quando ao envio de emails de outras entidades ou países, que os enviem para o domínio .ml por engano.

Wix com geração de sites via AI

17-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Wix tem uma nova ferramenta para assistir a criação de sites, agora tirando partido da tecnologia AI para criar sites por pedido.

O Wix já era conhecido por facilitar a criação de sites em poucos minutos com base em templates. Agora, mesmo quem não se sentir confortável a mexericar em templates tem nova opção para criar um site, a partir de descrições de texto com o seu novo assistente AI.

A nova ferramenta AI Site Generator permite criar e modificar sites com base em mensagens de texto, podendo começar-se por explicar o que se quer, e depois dar seguimento em função do resultado obtido. Por exemplo, depois de criada a primeira versão do site, podemos dizer que afinal queremos algo mais discreto, ou mais irreverente, com o assistente a tentar cumprir com os desejos do utilizador da melhor forma possível.
É mais um pequeno exemplo que demonstra as potencialidades dos assistentes AI, e que antecipa o tipo de coisas que se irá tornar cada vez mais comum ao longo dos próximos anos, à medida que as ferramentas AI se forem infiltrando nos mais variados produtos e sectores.

A Wix diz que esta sua nova ferramenta é capaz de criar sites dos mais variados tipos, incluindo lojas online, encomenda de comida, venda de bilhetes, e outros, de forma totalmente automática. Ainda assim, os utilizadores continuam a ter liberdade para editarem o site resultante usando as ferramentas tradicionais que a plataforma disponibiliza.

A neta pródiga (e um filme prodigioso)

17-07-2023 | 16:45 | Gonçalo Sá

2023 está a revelar-se um ano feliz para o cinema de animação português e um dos bons exemplos disso ainda pode ser testemunhado nas salas. "OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ", a primeira longa-metragem de Nuno Beato e também a primeira que se fez por cá em stop motion, merece um público dos 7 aos 77 (e mais além).

os_demonios_do_meu_avo-1.jpg

Depois da muito celebrada "Ice Merchants", a curta-metragem de João Gonzalez que ganhou lugar na corrida aos Óscares (com toda a justiça, diga-se), e de "Nayola", a aguardada longa de José Miguel Ribeiro ("A Suspeita"), o ano cinematográfico volta a acolher uma produção nacional de animação, vinda de um dos nomes que mais se tem distinguido no género - sobretudo como produtor através da Sardinha em Lata, mas também já com experiências na realização, caso da bem acolhida "Mi vida en tus manos" (2009).

"OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ", que chegou às salas nacionais depois de ter tido nomeações no Festival de Annecy (onde passou em antestreia mundial) ou nos Goya, é um filme que merece ser visto em vários ecrãs do mundo sem precisar de abdicar de uma clara identidade portuguesa. Tendo o interior nortenho como inspiração, esta história que viaja da cidade para o campo - a localidade fictícia de Vale de Sarronco - propõe um regresso às origens da protagonista, uma jovem adulta que interrompe o frenesim profissional quando tem de se confrontar com a morte do avô, a figura que mais a acompanhou durante a infância e a adolescência.

Os Demónios do Meu Avô 3.jpg

Mas esse é só o primeiro confronto de muitos num remoer de memórias pessoais, familiares e comunitárias, entre fantasmas (ou antes demónios) do passado e a estranha animosidade dos habitantes da aldeia que recebem esta neta pródiga - alguns com duas pedras na mão, de forma quase literal.

De heranças inesperadas a ressentimentos antigos com eco palpável no presente, este mergulho interior (em mais de um sentido) encara o campo como cenário sem grande serenidade pastoral. O argumento de Cristina Pinheiro e Possidónio Cachapa evita estereótipos bucólicos e convoca tormentos com sugestões sobrenaturais e oníricas, do fantástico e até do terror, em boa parte graças à presença sinuosa de figuras de barro descendentes da obra de Rosa Ramalho.

Arrancando com animação digital 3D, apropriada à frieza e ritmo acelerado dos ambientes urbanos, "OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ" transita habilmente para a técnica stop motion (fotograma a fotograma) assim que a acção se instala em Vale de Sarronco - o episódio da chegada é, aliás, uma das cenas de antologia, a abrir a porta à capacidade de maravilhamento artesanal que o filme consegue ir mantendo.

Os Demónios do Meu Avô 2.jpg

Da fotografia de tons alaranjados e sépia de Celia Benavent a uma banda sonora de alma anciã com a contribuição dos Gaiteiros de Lisboa, todos os pormenores contam para a singularidade de um olhar sobre o reencontro e a redescoberta desenhado com esplendor visual e sensibilidade emocional - as vozes de Victoria Guerra, António Durães ou Ana Sofia Martins também ajudam.

Nesta valorização da tradição, "OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ" talvez force a nota quando tenta promover a "desintoxicação" virtual (sobretudo através da personagem um colega de trabalho da protagonista) e o desfecho não escapa a algumas conveniências de argumento. Mas esses são detalhes mais do que compreensíveis numa primeira longa-metragem que, no essencial, dá provas de uma segurança impressionante. Um marco criativo a celebrar, inaugurando com rasgo e personalidade um capítulo de viragem no cinema que se faz dentro de portas.

3,5/5

Notícias do dia

17-07-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

iPhone original de 4GB rende $190K em leilão; Noruega proíbe publicidade direccionada no Facebook e Instagram durante três meses; Threads com 1/5 dos utilizadores activos do Twitter; Xbox Live Gold dá lugar ao Xbox Game Pass Core em Setembro; Enphase lança baterias IQ em Portugal e Espanha; Reddit apaga conversas anteriores a 2023; e ataques de malware via pen USB estão a aumentar.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um bloco de tomadas com USB.

Nissan recolhe 1.4M de automóveis - incluindo o Leaf

A Nissan vai recolher quase 1.4 milhões de automóveis, na Europa, EUA e Japão, abrangendo modelos como o Leaf, Note, Kicks, e Serena.

Existem vários problemas que foram detectados, como a possibilidade de um curto-circuito que pode desligar os motores em andamento, e outro que pode provocar acelerações indesejadas ao se desactivar o cruise control. A marca diz que até à data não há registo destes problemas terem provocado qualquer acidente, mas obviamente que é o tipo de coisa a que nenhum condutor irá querer ficar sujeito^- a não ser que a aceleração automática pudesse ser usada como desculpa para ilibar passagens nos radares a velocidade superior à do limite.


Teams sob investigação anti-concorrencial da UE

A Microsoft volta a enfrentar nova investigação referente à sua prática habitual de "incluir" produtos não solicitados junto com outro, que podem revelar-se ser uma prática que viola as regras de concorrência.

Neste caso trata-se do facto da MS incluir o Teams juntamente com o Office, e que já tinha sido alvo de queixa do Slack em 2020. Apesar da MS deixar de fazer a instalação automática do Teams com o Office, as medidas poderão ser insuficientes, e é isso que esta investigação da UE irá determinar. O que sei é que tenho o Teams no meu PC com Windows 11, mesmo sem usar o Office e sem o ter instalado deliberadamente; o que já me parece ser abusivo - mesmo se também não é por isso que me sinto tentado a dar-lhe uso.


Rússia proíbe uso de iPhones por receio de espionagem

As autoridades russas proibiram o uso de iPhones e outros equipamentos Apple por funcionários do governo, por considerarem que a Apple tem assistido as agências de espionagem norte-americanas.

A medida surge na sequência do FSB dizer que detectou uma campanha de espionagem em diversos iPhones de funcionários, sem no entanto fornecer quaisquer provas. De resto, há que relembrar que mesmo que tal se tivesse verificado, há muitas outras entidades que têm usado spyware em iPhones, como o infame Pegasus do NSO Group, que podia ser comprado por qualquer entidade apesar da empresa dizer que só o disponibilizava para clientes que o utilizassem para "fins legítimos", e que foi repetidamente apanhado em acções de espionagem contra políticos, jornalistas e activistas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: As sondas Voyager 1 e Voyager 2 foram lançadas em 1977 com o objectivo de explorar os planetas mais distantes do sistema solar. Passados mais de 40 anos, e tendo sido os únicos objectos terrestres a sair do sistema solar, ainda continuam a enviar informação para a Terra. Curiosamente, a Voyager 2 foi a primeira a ser lançada, a 20 de Agosto de 1977, com a Voyager 1 a seguir-se passados 16 dias, a 5 de Setembro.

Powerbank Veger 30000 mAh a €30

17-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Charmast não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 30.49 euros na Amazon Espanha.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Threads com 1/5 dos utilizadores activos do Twitter

17-07-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar da redução registada, o Threads poderá já ter um quinto dos utilizadores activos semanais do Twitter.

Recentemente surgiram relatórios que indicavam que o uso do Threads tinha caído para metade depois do seu lançamento explosivo que atingiu 100 milhões de utilizadores em apenas uma semana. Mas dados da empresa data.ai revelam que mesmo assim a nova app da Meta, que visa competir com o Twitter, terá conseguido manter cerca de 1/5 dos utilizadores activos semanais do Twitter.

Se assim for, é um resultado excelente, considerando que o Threads ainda nem sequer tem um mês de idade, e que também ainda não está a contabilizar os utilizadores europeus, onde a app continua indisponível (e até bloqueada para quem recorrer a VPNs).

Curiosamente, a maior parte dos utilizadores não está nos EUA. A Índia lidera com 33% dos downloads, seguido do Brasil com 22%; só depois surge os EUA com 16%, seguido do México com 8% e Japão com 5%. Tendo em conta que o Threads também permitirá a integração com o Mastodon via o protocolo descentralizado ActivityPub, é também um ponto a seu favor a médio e longo prazo. Até lá, há ainda muitos pequenos detalhes e melhoramentos para fazer, como edição de mensagens já publicadas, suporte para múltiplas contas, hashtags, etc. e claro, o seu lançamento na Europa.

|