PlanetGeek

Threads com 1/5 dos utilizadores activos do Twitter

17-07-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar da redução registada, o Threads poderá já ter um quinto dos utilizadores activos semanais do Twitter.

Recentemente surgiram relatórios que indicavam que o uso do Threads tinha caído para metade depois do seu lançamento explosivo que atingiu 100 milhões de utilizadores em apenas uma semana. Mas dados da empresa data.ai revelam que mesmo assim a nova app da Meta, que visa competir com o Twitter, terá conseguido manter cerca de 1/5 dos utilizadores activos semanais do Twitter.

Se assim for, é um resultado excelente, considerando que o Threads ainda nem sequer tem um mês de idade, e que também ainda não está a contabilizar os utilizadores europeus, onde a app continua indisponível (e até bloqueada para quem recorrer a VPNs).

Curiosamente, a maior parte dos utilizadores não está nos EUA. A Índia lidera com 33% dos downloads, seguido do Brasil com 22%; só depois surge os EUA com 16%, seguido do México com 8% e Japão com 5%. Tendo em conta que o Threads também permitirá a integração com o Mastodon via o protocolo descentralizado ActivityPub, é também um ponto a seu favor a médio e longo prazo. Até lá, há ainda muitos pequenos detalhes e melhoramentos para fazer, como edição de mensagens já publicadas, suporte para múltiplas contas, hashtags, etc. e claro, o seu lançamento na Europa.

How to Use a PHP Server Monitor Package For Free to Be Notified When a Site is Down

17-07-2023 | 13:30 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Every Web project needs to be monitored to confirm it responds well when the users access the site.

One way to monitor a site is to try to access one page and check if it is responding quickly.

This package provides a script that responds to accesses from a separate server.

The script can check an internal file that records the last time the site application responded well.

If it passed over a given time, the script can record a downtime moment and output a response displaying the current downtime.

This way, a developer can implement a simple server status script cheaply.

Faceook reforça aposta nos vídeos

17-07-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Não querendo facilitar a vida ao TikTok, o Facebook faz mais umas alterações para promover a visualização e criação de vídeos.

O Facebook alterou a sua secção "Watch" para "Video", para melhor identificar o fim a que se destina, e que agora combinará todos os conteúdos de vídeo num único local.

Para quem quiser criar vídeos, passará a ter acesso a todas as ferramentas que anteriormente só estavam disponíveis no Reels, para os vídeos no Facebook, incluindo opções para ajustar a velocidade, inverter o sentido, ou substituir partes de um vídeo. Também se passa a ter suporte para vídeos HDR, e opções de edição de áudio como redução de ruído e voiceovers para gravar novo áudio.
A nova secção de vídeo combina os vídeos do Reels, vídeos longos tradicionais, e também emissões Live em directo. Esta secção fica acessível na barra inferior na app do Facebook para iOS, e na barra de topo no Facebook para Android (parece que as equipas de usabilidade da Meta ainda não chegaram a consenso quanto à localização ideal).

Quem associar as contas do Facebook e Instagram também poderá publicar Reels em ambas as plataformas simultaneamente, assim como comentar Reels do Instagram a partir do Facebook.

Noruega proíbe publicidade direccionada no Facebook e Instagram

17-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Noruega impôs uma proibição temporária de publicidade direccionada no Facebook e Instagram, durante um período de três meses.

A Autoridade de Protecção de Dados da Noruega voltou a por o "dedo na ferida" e relembrar os excessos de tracking que se tornaram tão comuns que até passaram a ser considerados "normais". A entidade avançou com uma proibição temporária de apresentação de publicidade direccionada no Facebook e Instagram, que por agora terá um período de três meses e com multa de 90 mil euros por dia se não for cumprida.

Este é o tipo de publicidade mais lucrativa, que tira partido dos perfis de interesses compilados pelos hábitos dos utilizadores (que páginas visitam, que publicações lêem por mais tempo, que fotos gostam mais, etc.) e que acaba por resultar nas capacidades quase "mágicas" de, em muitos casos, apresentar publicidade que parece adivinhar aquilo em que os utilizadores estavam a pensar.

A proibição surge na sequência de uma decisão do Tribunal de Justiça da UE, que deliberou que a Meta estava a recolher dados sem consentimento explícito para apresentação de publicidade direccionada; mas poderá ser suspensa no caso da Meta disponibilizar forma dos utilizadores poderem desactivar a apresentação de publicidade direccionada.

Note-se que recentemente também a Suécia proibiu o uso do Google Analytics, por também possibilitar o tracking excessivo das pessoas na web.

YouTube Quizzes chegam a iPhones e PCs

17-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube está a expandir o alcance dos seus inquéritos interactivos, fazendo-os chegar aos iPhones e computadores.

A Google está a apostar na promoção dos inquéritos interactivos do YouTube. Depois de os ter lançado apenas para Android, esses inquéritos ficarão também disponíveis em iPhones e computadores desktop.

Esta funcionalidade será de particular interesse para canais educativos, que assim podem disponibilizar "testes" para avaliar se os espectadores perceberam os conteúdos que foram abordados nos vídeos, mas poderá ser usada para muitos outros fins.

BIG news 📰 quiz posts are launching to all devices where Community posts are supported (iOS/Android phones & computers)

creators w/ access to the Community tab can create quizzes & viewers on these devices can engage w/ them!! 🥳

learn more: https://t.co/6Z015q0TNL

— TeamYouTube (@TeamYouTube) July 13, 2023
Cada pergunta pode apresentar até quatro respostas possíveis, cada uma delas limitada a 80 caracteres; mas estando também disponível um campo que permite dar uma explicação sobre a resposta correcta, com até 350 caracteres.

Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €52

17-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 65W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 65W 20000 mAh está disponível por 52.60 euros na Amazon Espanha.

Podem também espreitar a versão de 100W se necessitarem de maior potência.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 60 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo de duas portas USB para carregamentos rápidos de até 45 W (USB-C) e 18 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Xbox Game Pass Core substitui Xbox Live Gold em Setembro

17-07-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft vai dizer adeus ao velhinho Xbox Live Gold e substituí-lo por uma nova modalidade Xbox Game Pass Core.

Consolidando as ofertas sob a mais recente modalidade Game Pass, a Microsoft vai encerrar a subscrição Xbox Live Gold em Setembro, passando a propor em alternativa um novo Xbox Game Pass Core. Esta nova modalidade terá o mesmo preço e continuará a dar acesso aos jogos multiplayer online, descontos e ofertas, e inclui o acesso a um número limitado de jogos do catálogo Game Pass, mas incluindo títulos bem conhecidos como o Forza Horizon 4, Gears 5, e Psychonauts 2. A transição será feita automaticamente a 14 de Setembro, sendo que não afecta quem já for subscritor do Xbox Game Pass ou Xbox Game Pass Ultimate.
Com esta transição chega também o fim das ofertas de jogos Games with Gold, que mensalmente incluía vários jogos que os subscritores podiam adicionar permanentemente ao seu catálogo. Infelizmente, o "permanentemente" volta a demonstrar que não é aquilo que se pensaria nesta era da cloud: embora os jogos Xbox 360 permaneçam na colecção de jogos dos utilizadores, os jogos Xbox One e mais recentes só ficarão disponíveis desde que se mantenha uma subscrição Xbox Game Pass. A MS espera que o catálogo de jogos oferecidos, que irá crescer com novos jogos duas a três vezes por ano, seja suficiente para fazer esquecer esse inconveniente.

Por agora a MS já confirmou que a selecção incluirá os seguintes jogos:
  • Among Us
  • Descenders
  • Dishonored 2
  • Doom Eternal
  • Fable Anniversary
  • Fallout 4
  • Fallout 76
  • Forza Horizon 4
  • Gears 5
  • Grounded
  • Halo 5: Guardians
  • Halo Wars 2
  • Hellblade: Senua’s Sacrifice
  • Human: Fall Flat
  • Inside
  • Ori and the Will of the Wisps
  • Psychonauts 2
  • State of Decay 2
  • The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited
A MS poderia ter aproveitado esta oportunidade para resolver um dos detalhes absurdos que passam a existir com esta nova modalidade: enquanto o Xbox Game Pass Core inclui a funcionalidade multiplayer, o Xbox Game Pass "normal" (mais caro) não a inclui, sendo necessário ir para o Xbox Game Pass Ultimate.


iPhone original de 4GB rende $190K em leilão

17-07-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Um iPhone original de 4 GB ultrapassou o valor do modelo de 8FB mais comum, atingindo 190 mil dólares num leilão.

Apesar do iPhone ter recebido críticas por ser caro por altura do seu lançamento, nalguns casos pode também ter sido uma excelente oportunidade de investimento.

Em Fevereiro um iPhone original de 8 GB foi vendido por 63 mil dólares, mas agora temos novo recorde, com um iPhone de 4 GB selado na caixa a ser vendido por mais de três vezes esse valor: 190.372 dólares.
O facto de ser o modelo de 4 GB funcionou a seu favor, já que se trata de um modelo mais raro que o modelo de 8 GB. O iPhone de 4 GB tinha um preço de $500, mas a maioria dos compradores preferiu optar pelo modelo de 8 GB que custava $600. Isto levou a Apple a cancelar a produção do modelo de 4GB ao fim de apenas dois meses, tornando-o também num modelo bastante mais desejado pelos coleccionadores.

Portanto, se por acaso tiverem um iPhone original esquecido numa gaveta, pode valer a pena tirar-lhe o pó. Mas, o mais provável é que tenham apenas smartphones obsoletos sem qualquer valor a não ser o valor nostálgico do tempo em que os utilizaram. :)

Vulnerabilidade TootRoot permitia controlar servidores Mastodon com uma única mensagem

16-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar da popularidade crescente, o Mastodon não está livre do mesmo tipo de vulnerabilidades que atormenta outros serviços.

Investigadores de segurança, contratados pela Mozilla para inspeccionar o código fonte do Mastodon, descobriam diversas falhas e vulnerabilidades, das quais se destaca a CVE-2023-36460 que foi designada por TootRoot.

Esta falha fazia com que fosse possível infectar e assumir o controlo de um servidor Mastodon com o envio de um único "toot" (o nome dado às mensagens na plataforma, ao estilo dos "tweets" no Twitter).
A falha tinha, uma vez mais, a ver com o processamento de conteúdos multimédia integrados nas mensagens; o mesmo tipo de falha que também já deu dores de cabeça à Apple no iMessage, e muitos outros serviços.

Esta e as demais falhas descobertas estavam presentes em todas as versões do Mastodon desde a versão 3.5.0, e foram corrigidas nas versões 3.5.9, 4.0.5 e 4.1.3 - sendo por isso fortemente recomendado que quem tiver um servidor Mastodon faça a actualização para a versão mais recente.

Wave-tracing leva o ray-tracing a níveis mais realistas

16-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Começa a ser possível ter imagens realistas em tempo real, capazes de replicar os efeitos de difracção como na realidade.

No ray-tracing cada raio de luz é tratado como um raio, e isso já obriga a fazer computação intensiva de milhões de raios e do percurso que teriam que seguir numa cena com todo o tipo de objectos e todo o tipo de superfícies. Mas a luz não é raio, é uma onda, e é por isso que existem efeitos que continuam a não ser possíveis de replicar usando o ray-tracing tradicional. O wave-tracing faz a simulação da luz enquanto onda, e pode replicar esses efeitos, mas essa era uma tarefa ainda mais intensiva e morosa, não sendo adequada para utilização em tempo real... até agora.

A Nvidia conseguiu acelerar este processo 10 mil vezes, fazendo com que imagens em wave-tracing possam agora ser possíveis em tempo real. Com este sistema, é possível replicar os efeitos luminosos que vemos ao olhar para a superfície de um CD, ou cores iridescentes de alguns insectos, répteis e rochas.

Não menos importante é que estes avanços têm estado a ser feitos a um ritmo alucinante nestes últimos anos, o que faz antever que as coisas não se fiquem por aqui e venham a melhorar ainda mais nos próximos anos.


Bosch lança máquinas de lavar loiça com zonas programáveis

16-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A nova série de máquinas de lavar loiça Bosch 800 e Benchmark Series permitem definir que zonas devem ter lavagem mais intensiva ou mais ligeira.

Potencialmente acabando com as discussões sobre onde se deve colocar a loiça mais suja e menos suja, esta nova geração de máquinas deixa que os utilizadores possam personalizar a intensidade da lavagem em quatro sectores diferenciados.

Graças ao braço móvel PowerControl, a máquina não só consegue chegar de modo mais eficiente aos cantos da máquina, como pode variar a intensidade da lavagem de acordo com a programação escolhida para cada zona, para fazer uma lavagem ligeira, normal ou intensiva. A programação é feita através da app Bosch Home Connect, que além de outras funções avançadas de controlo dos ciclos de lavagem também permite o agendamento do início da lavagem, e da gravação dos programas criados pelos utilizadores.



Claro que, para quem não se quiser chatear com nada, as máquinas continuam a disponibilizar os modos tradicionais com diferentes intensidades, e modo automático de forma geral sem diferenciação de zonas.

Jogo PS5 "só possível com SSD" funciona nos PCs com discos normais

16-07-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O jogo Ratchet and Clank: Rift Apart está a chegar aos PCs, e funciona perfeitamente sem necessidade de um SSD.

O Ratchet and Clank: Rift Apart foi um dos jogos que foi lançado na PS5 e cujos developers disseram que só era possível devido à velocidade do SSD na consola da Sony. Mas mais uma vez fica demonstrado que as supostas limitações técnicas se devem, na maioria das vezes, apenas ao desleixo e falta de vontade dos estúdios. É que o jogo chega aos PCs e funciona até com discos rotativos convencionais.

O estúdio responsável pela conversão para PC tenta amenizar a coisa, dizendo que a utilização de discos normais é possível graças à utilização do DirectStorage 1.2, mas mais seguramente terá a ver com o novo sistema de streaming adaptativo, que se ajusta dinamicamente à velocidade do disco / SSD (de forma algo idêntica ao streaming no YouTube ou Netflix, que ajustam a qualidade em função da velocidade de ligação à internet). Mas a realidade é aquela que ainda recentemente discutimos, de que não há desculpas para que as coisas sejam lentas nos computadores actuais, a não ser por total desleixo dos programadores.


Também já tinha sido demonstrado que os jogos na PS5 funcionam igualmente bem, e sem diferenças perceptíveis, até quando se utiliza um SSD "lento".

Enphase lança baterias IQ em Portugal e Espanha

16-07-2023 | 12:13 | A Minha Alegre Casinha

A Enphase, uma das mais populares marcas de inversores e micro-inversores para a produção de energia solar, passa a disponibilizar as suas baterias em Portugal.

Depois de ter lançado os seus microinversores IQ8 (de até 384 VA) em Portugal, a Enphase complementa a sua oferta no nosso país com a disponibilização das suas baterias IQ adequadas para o mercado residencial doméstico.

O sistema de baterias da Enphase disponibiliza soluções que vão de um módulo único com capacidade de 3.5 kWh até conjuntos de 42 kWh. As baterias da Enphase são do tipo LFP (Lithium Iron Phosphate) que evitam o uso de tensões elevadas DC e que a marca diz serem mais vantajosas em termos de longo tempo de vida e estabilidade térmica. Também refere as actualizações remotas, que poderão adicionar funcionalidades e melhorar as capacidades de gestão das mesmas, como sendo uma das vantagens face a sistemas concorrentes.
O sistema também suporta a integração com geradores, para quem privilegiar total autonomia por maiores períodos em caso de falha de energia.

Com base nalgumas lojas online, um módulo de baterias Enphase de 3.5 kWh, com garantia de 15 anos para uma média de 350 ciclos de carga por ano, tem um preço de cerca de 3000 euros.

Reddit apaga conversas anteriores a 2023

16-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Reddit continua a tomar opções pouco apreciadas pelos utilizadores, desta vez eliminando todo o histórico de mensagens anteriores a 2023.

É estranho que, nesta era em que se valoriza todo o tipo de informação durante o máximo de tempo possível, ainda se assista à eliminação de dados de forma voluntária pelas empresas. No entanto, foi isso que o Reddit fez, e ainda por cima sem ter dado qualquer pré-aviso claro aos utilizadores.

Os utilizadores descobriram da pior maneira que anos de conversas desapareceram, no início nem percebendo se teria sido deliberado ou apenas um erro temporário.

Em vez de anunciar esta operação de forma bem explícita, o Reddit enterrou esta alteração no fim de um anúncio de mudanças que estavam para vir. E de forma que parece ter sido deliberadamente maliciosa, pois não só faz referência a "eliminações" mas sim de que apenas as mensagens de 2023 serão migradas para o novo sistema de chat, e ainda se dá ao desplante de usar como subtítulo que são alterações importante, enquanto no título principal não faz qualquer referência ao que estava para vir, e dando destaque ao "flair navigation".

Tendo em conta tudo o que tem acontecido no Reddit, e que já há comunidades a encerrarem e a apelar à saída para outros serviços, este novo incidente não lhe irá ser favorável.

Mercedes com "Mudança Automática de Faixa de Rodagem" na Europa

16-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Com a função "Mudança Automática de Faixa de Rodagem", a Mercedes-Benz irá oferecer um desenvolvimento inteligente adicional dos seus sistemas de assistência à condução SAE Nível 2 para o mercado europeu – frequentemente designados também por Nível 2+.

A empresa germânica está actualmente a trabalhar na adaptação da função a situações de trânsito na Europa. O lançamento de mercado está previsto para coincidir com a entrega das primeiras unidades do novo Classe E. A Mudança Automática de Faixa de Rodagem funciona em estradas semelhantes a autoestradas, com marcas rodoviárias e separador central.

A Mudança Automática de Faixa de Rodagem, ou ALC, já está disponível nos modelos Classe C, Classe E e Classe S, bem como nos modelos da marca Mercedes‑Benz EQ comercializados nos EUA e no Canadá.

A função ALC é uma peça integral do Assistente Activo de Distância DISTRONIC com Assistente Activo da Direcção. Se for detectado um veículo à frente a circular a uma velocidade inferior, o sistema pode iniciar uma mudança de faixa na gama de velocidade de 80‑140 km/h e efectuar automaticamente uma manobra de ultrapassagem completa se forem detectadas as marcações das faixas de rodagem e existir espaço suficiente. Para que tal seja possível, o sistema deve conhecer o limite de velocidade legal da estrada e o veículo deve estar equipado com o Sistema de Navegação MBUX. O sistema sofisticado não necessita de qualquer acção adicional por parte do condutor para executar a mudança automática de faixa de rodagem.
Com a orientação de itinerário activa, o sistema também assiste durante a entrada e a saída de autoestradas. Como um sistema SAE Nível 2 não isenta o condutor da sua responsabilidade de condução mesmo durante a mudança automática de faixa de rodagem, a Mercedes-Benz determinou que as mãos do condutor devem permanecer no volante. A segurança é a prioridade máxima da Mercedes‑Benz e isto inclui, por exemplo, assegurar que não existe confusão causada por falsas expectativas.

Na gama SAE Nível 2, a Mercedes-Benz utiliza o Assistente Activo de Distância DISTRONIC com Assistente Activo da Direcção na condução parcialmente automatizada, ajudando o condutor nas manobras na direcção a uma velocidade do veículo de até 210 km/h. O sistema pode ser activado em todos os tipos de estradas. Uma característica especial é o facto de, a velocidades inferiores a 130 km/h, o assistente de direcção também funcionar com marcas rodoviárias de difícil detecção. O DISTRONIC, por sua vez, regula automaticamente a velocidade, ajustando a distância ao veículo da frente e ajudando no arranque em situações de pára-arranca.
Com o DRIVE PILOT, a Mercedes-Benz oferece o primeiro e único sistema do mundo com aprovação válida internacionalmente para condução automatizada intensiva de SAE Nível 3. Permite que os clientes transfiram as tarefas de condução ao sistema em certas condições de trânsito intenso ou situações de congestionamento em troços de vias rápidas apropriados até uma velocidade de 60 km/h. Isto significa que os clientes aproveitam melhor o seu tempo e podem concentrar-se em determinadas actividades secundárias. O sistema DRIVE PILOT está disponível na Alemanha desde Maio de 2022 para os modelos Classe S e Classe E. A Mercedes-Benz tornou-se também o primeiro fabricante automóvel a receber a correspondente aprovação nos estados da Califórnia e Nevada nos EUA. O DRIVE PILOT estará disponível no mercado dos EUA como equipamento opcional para os modelos Classe S e Classe E de 2024. A entrega dos primeiros veículos aos clientes está prevista para o final de 2023.

[Pela Estrada Fora]

Opel com versões eléctricas de todos os modelos em 2024

16-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Opel deu mais passo no sentido de se tornar uma marca totalmente eléctrica, anunciando que o sucessor do Opel Crossland B-SUV será também oferecido com propulsão totalmente eléctrica em 2024.

Isto significa que todos os modelos do portfólio de produtos da marca do Blitz estarão disponíveis com uma variante eléctrica a bateria já no próximo ano. Actualmente, a vasta gama de modelos eléctricos a bateria da Opel vai desde o quadriciclo Rocks Electric, o Combo-e Life e o Zafira-e Life até às variantes 100% eléctricas do Corsa e do Mokka. A estes veículos acaba de se juntar o novo Astra Electric, que já está disponível para encomenda, e seguir-se-á, no próximo ano, o sucessor 100% eléctrico do SUV compacto Grandland. Além disso, as versões eléctricas a bateria de todo o portfólio de veículos comerciais, incluindo o Rocks Electric Kargo, o Combo-e, o Vivaro-e e o Movano-e, também já estão hoje disponíveis.
No futuro, os híbridos de 48V juntar-se-ão à gama de veículos electrificados, começando em breve com o recentemente anunciado novo Opel Corsa. Os motores de 74 kW/100 cv e 100 kW/136 cv estarão equipados com uma nova transmissão automática de dupla embraiagem. O novo Corsa irá, assim, oferecer aos clientes uma ampla opção de propulsores, desde os 100% eléctricos a bateria aos híbridos e motores de combustão.

Até ao final deste ano a Opel oferecerá 15 modelos electrificados, estando empenhada em dispor de uma carteira de produtos totalmente eléctricos, na Europa, até 2028.

[Pela Estrada Fora]

GitHub com passkeys (em beta)

15-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O GitHub também dá um passo no sentido de se livrar das passwords, passando a disponibilizar autenticação via passkeys.

Nos últimos meses temos assistido a uma forte promoção das passkeys, que já podem ser usadas para autenticação nas contas Google, e agora é a vez de também o GitHub aderir a este sistema que dispensa o uso das passwords tradicionais.

O GitHub passa a suportar passkeys, por agora ainda em fase beta, o que significa que os utilizadores podem entrar nas suas contas sem se preocuparem com passwords ou métodos 2FA (que passaram a ser obrigatórios no GitHub em Março).


O processo acaba por ser bastante simples e rápido, com a autenticação via passkey a apresentar um QR Code que se deverá ler usando o smartphone, e que direccionará o utilizador para o processo de validação usando reconhecimento facial, ou de impressões digitais, etc. E com isso, fica o processo concluído.

Como grande vantagem, este sistema evita que existam passwords que possam ser roubadas ou decifradas, e combina num só o processo de login com a verificação 2FA.

Consola portátil Tetris multiplayer com ESP32

15-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs do Tetris não vão resistir a este projecto que mostra como fazer duas consolas portáteis com ecrã de grandes dimensões, usando o versátil ESP32.

Este projecto para um par de consolas Tetris portáteis usa um ESP32 como coração de cada consola, usando um painel LED RGB de 64x64 como ecrã.

Além do aspecto visual bastante bem conseguido (não me custa imaginar que muitas pessoas não se importassem de as ter apenas como elementos decorativos), o projecto demonstra como se pode usar o protocolo ESPNow para fazer a ligação wireless entre as duas consolas, sem necessidade de preocupação com ligações WiFi ou à cloud (se bem que na prática estão a utilizar uma ligação WiFi directa entre ambas).

As consolas também suportam actualização remota wireless, e não se esquecem da igualmente importante parte sonora, contando com dois canais de som.


Bicicletas com transmissão eléctrica usam pedais como gerador

15-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há marcas que estão a propor bicicletas eléctricas sem bateria, dispensando a corrente e usando os pedais como gerador.

Normalmente, uma bicicleta eléctrica está associada à utilização de uma bateria. No entanto, há outro sistema que se foca na remoção da corrente, substituindo-a por um sistema eléctrico de motor e gerador.

A ideia é que, em vez do movimento dos pedais fazer rodar mecanicamente as rodas através de uma corrente, temos os pedais a actuarem como gerador, com essa energia a ser direccionada para um motor eléctrico que faz rodar as rodas. O sistema está afinado para replicar a sensação de pedalar numa bicicleta convencional (com mais / menos esforço em função da velocidade e inclinação).
O sistema é promovido como sendo bastante eficiente e dispensando a necessidade de lidar com correntes "sujas" e a sua manutenção; e de também possibilitar um número infinito de "mudanças" sem qualquer complexidade mecânica adicional.

A grande questão é saber se essas vantagens compensam a perda de eficiência que se tem, já que a utilização de uma corrente possibilita cerca de 98% de eficiência na transmissão da força motriz, e estes sistemas de força mecânica - gerador - electricidade - motor - força motriz dificilmente atingirão esses valores; a que se tem que somar o inevitável custo bastante mais elevado.

Ainda assim, é uma solução curiosa, e que poderá revelar-se interessante para certos casos mais específicos.

Enphase lança baterias IQ em Portugal e Espanha

15-07-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Enphase, uma das mais populares marcas de inversores e micro-inversores para a produção de energia solar, passa a disponibilizar as suas baterias em Portugal.

Depois de ter lançado os seus microinversores IQ8 (de até 384 VA) em Portugal, a Enphase complementa a sua oferta no nosso país com a disponibilização das suas baterias IQ adequadas para o mercado residencial doméstico.

O sistema de baterias da Enphase disponibiliza soluções que vão de um módulo único com capacidade de 3.5 kWh até conjuntos de 42 kWh. As baterias da Enphase são do tipo LFP (Lithium Iron Phosphate) que evitam o uso de tensões elevadas DC e que a marca diz serem mais vantajosas em termos de longo tempo de vida e estabilidade térmica. Também refere as actualizações remotas, que poderão adicionar funcionalidades e melhorar as capacidades de gestão das mesmas, como sendo uma das vantagens face a sistemas concorrentes.
O sistema também suporta a integração com geradores, para quem privilegiar total autonomia por maiores períodos em caso de falha de energia.

Com base nalgumas lojas online, um módulo de baterias Enphase de 3.5 kWh, com garantia de 15 anos para uma média de 350 ciclos de carga por ano, tem um preço de cerca de 3000 euros.

|