PlanetGeek

Broadlink RM4 Mini com temperatura e humidade a €32

15-07-2023 | 12:28 | A Minha Alegre Casinha

Quem estiver com dificuldade em fazer chegar a automação da sua casa a dispositivos controlados via IR, poderá gostar de saber que poderá resolver a situação a custo reduzido com um destes Broadlink RM4 Mini.

Num mundo ideal todos os múltiplos equipamentos que temos em casa utilizariam o mesmo sistema de comunicação e poderia falar uns com os outros sem necessidade de gateways ou transmissores / receptores adicionais. Infelizmente, no mundo real o panorama é bem diferente, resultando numa verdadeira selva com múltiplos sistemas que não conseguem comunicar directamente entre si: WiFi, ZigBee, IR, RF, etc. Este Broadlink RM4 Mini é um dispositivos que podemos usar para remediar a situação, permitindo fazer a ponte entre o WiFi e alguns desses sistemas.

Este BroadLink RM4 Mini com sensor de temperatura e humidade está disponível por 32.83 euros na Amazon Espanha, e permite controlar / automatizar dispositivos que sejam controlados via IR.

Pode ser usado para coisas como controlar televisores (ou qualquer outro aparelho com controlo via os tradicionais comandos de infra-vermelhos, como ar condicionado, aparelhagens de som, e outros) a partir de um sistema estilo Home Assistant; ou simplesmente para facilitar o processo de controlar esses equipamentos mesmo quando estamos noutra divisão, e em que o seu controlo remoto original não funcionaria. O sensor adicional de temperatura e humidade acaba por ser um extra bastante útil para automatizar muitas dessas funções.

Acompanha as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Tesla anuncia primeiro Cybertruck produzido na Gigafactory Texas

15-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de muitos atrasos, a linha de produção dos Cybertruck está finalmente a fazer sair o mais recente modelo da Tesla.

A Tesla revelou que a linha de produção da Gigafactory Texas já montou o seu primeiro Cybertruck, o que parece revelar uma ligeira antecipação face às últimas estimativas. As últimas informações tinham indicado que em Agosto começariam a sair as primeiras unidades de teste das linhas, com a produção dos modelos finais a iniciar-se em Outubro.

A marca não refere se se trata de um modelo final ou um modelo de pré-produção, que visa identificar potenciais falhas na montagem que deverão ser rectificadas antes de se iniciar a produção em volume - o que será o mais provável.

First Cybertruck built at Giga Texas! 🤠 pic.twitter.com/ODRhHVsd0t

— Tesla (@Tesla) July 15, 2023

De qualquer forma, continua a faltar o mais importante: saber qual será o preço final do Cybertruck. Depois de ter começado por anunciar preços bastante competitivos por altura da sua apresentação inicial, a Tesla recuou e removeu os preços ao longo dos muitos atrasos que o lançamento foi sofrendo. Actualmente não se faz ideia de que preço a Tesla irá aplicar, mas tendo em conta a agressiva política de redução de preços que tem tido, esperemos que possa vir a ser uma agradável surpresa (até porque a Tesla não pode arriscar que o lançamento do Cybertruck seja um "flop" face às alternativas que entretanto surgiram no mercado).

Mitsubishi suspende vendas na China por falta de modelos eléctricos

15-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Mitsubishi sofre com o seu atraso na transição para os automóveis eléctricos, que agora a força a suspender as vendas na China por não ter modelos capazes de atrair os consumidores.

É incrível ver como múltiplas marcas nipónicas, em tempos associadas a marcas na vanguarda da tecnologia, se tornam agora anacrónicas por não terem apostado nos automóveis eléctricos da forma que deveriam ter feito; e que resultou numa oportunidade para que novas empresas surgissem no mercado,

Depois de ter registado um aumento de vendas na China ao longo de quase uma década, a Mitsubishi viu as suas vendas afundarem-se nos últimos anos à medida que o mercado começa a dar prioridade aos carros 100% eléctricos.
A Mitsubishi não é a única marca que está a enfrentar este mesmo problema, já que também a Honda, Mazda, e até a Nissan, também têm registado queda nas vendas. E nem será preciso falar da Toyota, que se vê na ingrata situação de ter desperdiçado tudo aquilo que tinha conseguido com os híbridos.

Vai ser interessante, daqui por mais alguns anos, olhar para trás e ver quais dos "grandes fabricantes" tradicionais ainda se mantêm em actividade, e se serão ainda considerados "grandes" face às novas marcas que têm surgido e atraído as atenções no segmento dos carros eléctricos.

Motor BE-4 da Blue Origin explode durante teste

15-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

As ambições espaciais de Jeff Bezos sofreram um revés com a explosão de um dos novos motores BE-4 da Blue Origin.

A Blue Origin de Jeff Bezos quer estar na linha da frente da exploração espacial, mas volta a sofrer novo atraso com a explosão do um motor BE-4 durante um teste.

O motor BE-4 é motor que será utilizado pelo seu foguete New Glenn, assim como pelo foguete Vulcan Centaur da ULA (United Launch Alliance), que tem estado à espera destes motores desde 2020. O New Glenn, que utilizará sete destes motores, também estava originalmente programado para começar a voar em 2022, mas continua no solo sem data agendada para fazer o seu primeiro lançamento; e também o actual New Shepard tem estado parado, depois de ter explodido durante o lançamento em Setembro de 2022.

A Blue Origin desvaloriza este incidente, dizendo que outros motores BE-4 já passaram o mesmo teste sem incidentes, e que este motor em particular já tinha falhado um teste anterior e tinha sido alvo de correcções. Correcções que, como ficou demonstrado, não foram tão eficazes quanto a empresa desejaria.

Ataques de malware via pen USB estão a aumentar

14-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A velha técnica de usar pens USB com ficheiros infectados com malware continua a ser popular e está a registar uma nova vaga de ataques.

Apesar de muitas pessoas já não usarem regularmente pens USB e se terem convertido inteiramente à cloud, continuam a ser acessórios bastante populares em todos os sectores, dos ambientes profissionais às entidades escolares, e também entre os utilizadores domésticos. No entanto, é sempre preciso ter cautela.

Têm estado a aumentar as campanhas de ataques malware via USB, principalmente orientadas contra alvos empresariais em sectores estratégicos como empresas de energia, tecnologia, farmacêuticas, comunicações, etc.

A técnica não é nova, tentando fazer com que a vítima corra um executável aparente legítimo a partir da pen USB, mas que está associado a DLL com malware, que adiciona a execução do malware ao agendador de tarefas do Windows para que fique permanentemente activo, mesmo após um reboot. E a partir daí, pode receber instruções dos atacantes sobre o que deverá fazer, que tipo de dados deverá roubar, etc.
Uma das campanhas - Sogu- é atribuída a um grupo de hackers chineses; a outra - Snowydrive - foi atribuída ao grupo UNC4698, visando especificamente empresas do sector petrolífero na Ásia.

Tal como nos tempos pré-internet, e onde era comum a propagação de vírus e malware através de disquetes e pens USB, será sempre aconselhável tratar qualquer pen USB com a máxima precaução e assumir que possa estar infectada, nunca se devendo executar nada do que lá venha.

Estúdios querem usar réplicas digitais de actores sem pagar

14-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os actores queixam-se que os estúdios estão a preparar caminho para captarem o seu rosto e imagem, e usar as suas versões digitais para fazer filmes no futuro sem qualquer compensação adicional.

Nos últimos anos temos visto a indústria cinematográfica a recorrer cada vez mais à tecnologia CGI para recriar actores já falecidos, ou para rejuvenescer actores idosos de modo a apresentá-los tal como eram há algumas décadas. Isso é algo que se irá tornar cada vez mais frequente, mas os actores não estão muito agradados quanto aos termos de como isso irá ser feito.

O sindicato de actores SAG-AFTRA (Screen Actors Guild - American Federation of Television and Radio Artists) norte-americano entrou em greve, e um dos pontos que para isso terá contribuído tem a ver com os estúdios quererem fazer o scan digital dos actores, por um valor irrisório, mas depois ficar com os direitos para poderem utilizar a versão digital do actor onde e como quiserem, sem qualquer compensação adicional para os mesmos.

O grupo que defende os produtores, AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers) já veio dizer que isso foi mal interpretado, e que não se tratava de poder usar as imagens em projectos futuros sem compensação, mas também não entrou em detalhes quanto aos supostos valores prometidos serem justos para os actores ou não.

O que é certo é que, a bem ou a mal, com ou sem consentimento, a tecnologia facilmente permitirá pegar num qualquer actor ou actriz e replicá-lo - tal como já acontece com os muitos vídeos deepfake que circulam pela internet, feitos por pessoas amadoras ou simples curiosos.

Notícias do dia

14-07-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Twitter combate spam via DM de contas verificadas; Meta apresenta CM3Leon para geração de imagens AI; uso do Threads cai para metade; troca de baterias exigida pela UE não deverá afectar iPhones durante anos; e malware PyLoose minera criptomoedas sem deixar rasto em disco.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um bloco de tomadas com USB.

Meta bloqueia UE de aceder ao Threads via VPN

Apesar da redução nos utilizadores activos, o Threads parece achar que se justifica dedicar recursos a bloquear o acesso ao serviço por parte dos utilizadores europeus, até para aqueles que se dão ao trabalho de usar uma VPN.

Desde o lançamento que o Threads não ficou disponível na Europa, mas isso não impediu que múltiplas entidades e muitos utilizadores conseguissem utilizá-lo recorrendo a uma VPN e simulando a sua localização noutro país. Mas agora, muitos que recorreram a essa táctica estão a deparar-se com um novo tipo de bloqueio, que já foi confirmado pela Meta, e que visa os utilizadores da UE que usem VPNs.

A medida poderá ser vista de duas formas: a Meta a demonstrar que realmente leva as regras de privacidade europeias muito a sério e não se quer meter em sarilhos por ter dados de cidadãos europeus; ou, mais provavelmente, como forma de penalizar os cidadãos europeus e, indirectamente, fazer com que estes fiquem menos receptivos à legislação europeia por estar a impedir que acedam aos serviços que querem aceder.


Microsoft escolhe Aptos para suceder ao Calibri

A MS já escolheu o tipo de letra que será utilizados nas suas apps e serviços, como o Word e Outlook. Depois do Calibri, a opção recai sobre a Aptos.

Se estão a pensar que nunca ouviram falar deste tipo de letra, há que clarificar que é um tipo de letra que já estava disponível há alguns anos, mas com o nome Bierstadt. No entanto, a MS diz que o seu nome estava a prejudicar a sua "seriedade" e que isso contribui para justificar a sua mudança de nome para Aptos.


Novo Apple Watch Ultra vai ter peças impressas em 3D

Para a segunda geração do Apple Watch Ultra, esperada para este ano, a Apple deverá mudar o processo de fabrico de algumas das suas peças mecânicas, passando do processo de maquinação tradicional para a impressão 3D.

As opções não são muitas, pois apenas temos a caixa, o botão rotativo, e os dois botões laterais, que actualmente são feitas em titânio com maquinação CNC. A mudança para a impressão 3D poderá tornar o processo mais eficiente, com menor desperdício de material, e até ser mais económico (para a Apple, não para os consumidores).


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Magic Leap foi criada em 2010 e passou os primeiros anos a manter segredo sobre uns óculos de realidade aumentada "revolucionários", que infelizmente vieram a revelar-se uma grande desilusão quando foram apresentados em 2018.

How to Animate and Show the Conway's Game of Life PHP Implementation in a Web Site

14-07-2023 | 16:19 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Game of Life is a concept created by John Horton Conway to define how the life of cells will happen in an ecosystem limited by rules.

The life of the cells can be animated and displayed on a board so the users can see what happens to the cells after each game iteration.

This package implements a PHP version of the Game of Life. The package can render the changes to the life of the cells in a Web page updated by this package on each iteration.

Windows 10 Pro com 91% de desconto e actualização gratuita para Windows 11

14-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2021 Professional Plus Key GLOBAL €43,63 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected]  .


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Troca de baterias exigida pela UE não deverá afectar iPhones durante anos

14-07-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A UE vai exigir a troca fácil de bateria nos smartphones, mas isso é algo que deverá demorar muitos mais anos até se fazer sentir nos iPhones - se é que alguma vez o fará.

Ao contrário da exigência de utilização do USB-C, que a Apple relutantemte irá cumprir este ano com a chegada dos iPhone 15, a futura exigência de baterias fáceis de substituir pelos utilizadores deverá ter uma adopção bastante mais lenta.

A UE quer que os smartphones tenham bateria fácil de substituir pelos utilizadores a partir de 2027. No entanto, é bastante provável que a Apple não cumpra os requisitos da forma que se esperaria, utilizando o seu ridículo programa de auto-reparação como justificação de que já possibilita forma dos utilizadores trocarem as baterias. Relembre-se que esse programa implica o envio de volumosas malas e o pagamento de uma caução de mais de mil dólares(!) pelas ferramentas disponibilizadas, que depois terão que ser devolvidas à Apple.

É algo que, mesmo que venha a ser alvo de objecção pela UE, poderá arrastar-se durante anos nos tribunais, e resultar em algumas concessões por parte da Apple, como a dispensa da caução, ou oferta de ferramentas básicas nos kits de troca de bateria (com preço que não deverá ser muito apelativo pelos consumidores). Se calhar o objectivo final é fazer com que a UE aceite a troca de baterias a preço reduzido nas suas lojas, como fez temporariamente por altura da polémica do abrandamento secreto dos iPhones com baterias envelhecidas, em vez de implementar efectivamente a "troca fácil" pelos clientes.

Meta apresenta CM3Leon para geração de imagens AI

14-07-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Meta tem novo modelo AI - CM3Leon - capaz de gerar imagens a partir de texto de forma mais eficiente que o Dall-E e Stable Diffusion.

A Meta tem tentado manter-se na linha da frente dos sistemas AI, com a vantagem adicional de, em muitos casos, disponibilizar esses modelos AI como open-source ou para uso livre. E agora, apresenta um novo modelo para geração de imagens que poderá potenciar uma transformação nos modelos existentes.

Ao contrário do Dall-E 2 e Stable Diffusion, o CM3Leon ("chameleon") utiliza o príncipio da "transformação" para a geração de imagens em vez do princípio da "difusão" usando pelos outros sistemas. A própria OpenAI já tinha explorado este tipo de modelo anteriormente, num Image GPT, antes de avançar para o Dall-E.
Além da geração de imagens, o CM3Leon também pode reconhecer os elementos da imagens e responder a perguntas, assim como aplicar transformações como "transforma o céu de azul para verde", ou "troca as árvores por postes de electricidade".

Os exemplos fornecidos dão vantagem ao CM3Leon face ao Dall-E 2, e este modelo AI tem a vantagem de ser mais eficiente e pequeno, o que potenciará a sua utilização local em smartphones e tablets sem as longas demoras associadas aos sistemas actuais. Infelizmente, este é um dos modelos que a Meta optou por não disponibilizar publicamente, nem sequer avançando com uma potencial data para que tal possa acontecer.

Carregador BONAI com 8 pilhas recarregáveis a €17

14-07-2023 | 12:15 | A Minha Alegre Casinha

Para evitar a troca infindável das pilhas, nada como usar pilhas recarregáveis e este pack da BONAI com carregador e 8 pilhas é uma excelente forma de começar.

Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis, e o investimento não é assim tão avultado quanto se possa pensar.
Este carregador BONAI já traz 8 pilhas recarregáveis (4x AA de 2800 mAh + 4x AAA de 1100 mAh) e custa apenas 17.27 euros.

Quem quiser mais pilhas, pode também optar pelo pack de 24 pilhas recarregáveis AA 2800 mAh a 33 euros.

As pilhas incluídas são de 2800 mAh no caso das AA, e de 1100 mAh no caso das AAA; e este carregador tem a vantagem de usar uma comum ficha USB e permitir carregar pilhas individualmente (alguns só permitem carregar pares). Tenho um carregador há vários anos e tem funcionado sem chatices, o que me tem permitido evitar gastar pilhas descartáveis, e recomendo. :)


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Twitter combate spam via DM de contas verificadas

14-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Twitter acaba de reconhecer o falhanço do seu sistema de contas verificadas (pagas), admitindo que muitas são usadas para enviar spam via mensagens directas.

O Twitter está finalmente a dar resposta aos utilizadores que são inundados por mensagens de spam via DM. Tradicionalmente os utilizadores tinham a opção de só receber mensagens directas de pessoas que seguissem, evitando este tipo de abuso; mas o serviço de Elon Musk achou que seria boa ideia fazer com que os subscritores do serviço Twitter Blue ("verificados") também pudessem enviar DMs para toda a gente - e não demorou para que isso começasse a ser uma táctica utilizada para enviar spam.

Um problema que o Twitter agora tenta rectificar, acabando com esta excepção e fazendo com que, mesmo as mensagens de utilizadores verificados, sejam enviadas para a pasta de "message request inbox" em vez da inbox principal.

Starting as soon as July 14th, we’re adding a new messages setting that should help reduce the number of spam messages in DMs. With the new setting enabled, messages from users who you follow will arrive in your primary inbox, and messages from verified users who you don’t follow…

— Twitter Support (@TwitterSupport) July 13, 2023

Ainda o mês passado Elon Musk disse que o Twitter tinha eliminado 90% do spam e fraudes no Twitter. Aparentemente, mesmo os supostos 10% restantes são em volume suficiente para justificar a remoção do privilégio das mensagens directas prioritárias dos subscritores Twitter Blue.

Uso do Threads cai para metade

14-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de um lançamento meteórico, o Threads da Meta começa a perder utilizadores e registar uma redução do tempo passado na app.

O Threads foi um dos lançamentos mais mediáticos dos últimos anos, conquistando 100 milhões de utilizadores em menos de uma semana. No entanto, o ponto mais importante é saber quantos desses utilizadores se irão manter no serviço, e isso é algo que começar a tornar-se aparente.

Segundo dados da Sensor Tower, o número de utilizadores activos já caiu 20% nos últimos dias e, talvez ainda mais significativo, o tempo passado na app caiu para metade, de 20 minutos para apenas 10 minutos.

É algo que já era previsível, sabendo-se que muitos utilizadores do Instagram teriam curiosidade em vez o serviço mas sem intenções de o usar regularmente; mas que também pode significar que os utilizadores ainda não chegaram ao ponto de saturação em que estão dispostos a abandonar o Twitter para passar a usar o Threads a tempo inteiro. Por outro lado, há que relembrar que o Threads ainda tem vários trunfos para jogar a curto prazo: como a disponibilização do Threads na UE (onde ainda não está oficialmente disponível), e a activação do sistema descentralizado, que lhe permitirá ser integrado com o Mastodon e outros serviços que usem o protocolo ActivityPub.

Broadlink RM4 Mini com temperatura e humidade a €32

14-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem estiver com dificuldade em fazer chegar a automação da sua casa a dispositivos controlados via IR, poderá gostar de saber que poderá resolver a situação a custo reduzido com um destes Broadlink RM4 Mini.

Num mundo ideal todos os múltiplos equipamentos que temos em casa utilizariam o mesmo sistema de comunicação e poderia falar uns com os outros sem necessidade de gateways ou transmissores / receptores adicionais. Infelizmente, no mundo real o panorama é bem diferente, resultando numa verdadeira selva com múltiplos sistemas que não conseguem comunicar directamente entre si: WiFi, ZigBee, IR, RF, etc. Este Broadlink RM4 Mini é um dispositivos que podemos usar para remediar a situação, permitindo fazer a ponte entre o WiFi e alguns desses sistemas.

Este BroadLink RM4 Mini com sensor de temperatura e humidade está disponível por 32.83 euros na Amazon Espanha, e permite controlar / automatizar dispositivos que sejam controlados via IR.

Pode ser usado para coisas como controlar televisores (ou qualquer outro aparelho com controlo via os tradicionais comandos de infra-vermelhos, como ar condicionado, aparelhagens de som, e outros) a partir de um sistema estilo Home Assistant; ou simplesmente para facilitar o processo de controlar esses equipamentos mesmo quando estamos noutra divisão, e em que o seu controlo remoto original não funcionaria. O sensor adicional de temperatura e humidade acaba por ser um extra bastante útil para automatizar muitas dessas funções.

Acompanha as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

14-07-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Sony lança câmara APS-C ALPHA 6700

A Sony anunciou o lançamento da sua mais recente câmara mirrorless APS-C, a ALPHA 6700. Esta nova oferta combina as capacidades avançadas de fotografia e vídeo das mais recentes câmaras full-frame Alpha e Cinema Line com o design compacto e leve da série α6000, resultando na câmara mirrorless APS-C mais avançada da Sony até à data.

Combinando um sensor de imagem CMOS Exmor R® APS-C retroiluminado de 26,0 megapíxeis efetivos com a velocidade e potência do motor de processamento BIONZ XR® avançado da Sony, a ALPHA 6700 alcança um desempenho de imagem excecional enquanto mantém um design compacto e leve. A câmara suporta a gravação de vídeos 4K de alta resolução a até 120fpsi, uma ampla latitude de 14+ níveisii para captar detalhes em condições adversas ou com pouca iluminação e inclui o perfil de imagem S-Cinetone, presente nos modelos profissionais da Cinema Line da Sony para imagens cinematográficas refinadas que não requerem gradação de cor, e proporciona uma representação impressionante dos tons de pele humanos. Para os videógrafos e vloggers, a Sony também anunciou o lançamento do microfone shotgun ECM-M1, capaz de captar som de elevada qualidade com oito modos de captação de som, incluindo estéreo. O mais recente sensor de imagem Exmor R CMOS retroiluminado de tamanho APS-C oferece aproximadamente 26,0 megapíxeis efetivos, juntamente com o motor BIONZ XR avançado para um desempenho de imagem excecional. A sensibilidade ISO padrão está compreendida entre 100 e 32000 para fotografias e vídeos, permitindo uma captação de alta sensibilidade e baixo ruído. A reprodução de cor melhorada garante que sujeitos como pessoas e plantas são captados com tons naturais, enquanto que as funcionalidades Creative Look permitem expressões visuais únicas.

Tirando partido de dados equivalentes a 6K, a ALPHA 6700 produz vídeos 4K superiores, incluindo o suporte para a gravação com uma elevada taxa de fotogramas a 4K 120fps. Possui S-Log3, oferecendo 14+ níveisii, para uma gradação impressionante. Também equipada com S-Cinetone, a ALPHA 6700 oferece uma representação dos tons de pele e um realce do sujeito impressionantes, tecnologias aperfeiçoadas através do desenvolvimento da Cinema Line, enquanto que o seu Auto-Framing com base em IAiv segue suavemente os sujeitos, eliminando a necessidade de movimento manual da câmara. O corpo inclui um suporte multi-interface (MI), compatível com interfaces de áudio digital. Utilizada em conjunto com o novo microfone shotgun ECM-M1, permite a transmissão direta de áudio digital, captando som de alta qualidade e sem degradação.

O ECM-M1 é o primeiro microfone shotgun do mundo com oito modos de gravação de áudio selecionáveisxii. Com 4 cápsulas e uma exclusiva tecnologia beamforming e de processamento digital avançado, oferece vários modos como, por exemplo, o modo estéreo. O seu modo ultradirecional capta o som preciso proveniente da parte dianteira (dentro de uma amplitude de 30 graus) e, ao mesmo tempo, suprime eficazmente outros sons, adaptando-se dinamicamente ao som ambiente nas imediações. Este modo é ideal para entrevistas e captação de selfies, em que o sujeito está sempre à frente do microfone. O recém-adicionado seletor de modo com mecanismo de bloqueio permite alternar, de forma fácil e segura, entre os modos de captação do som. O ECM-M1 possui utilitários de redução de ruído, tais como um filtro de corte de ruído para reduzir o ruído de fundo e um filtro de corte baixo para minimizar a vibração e o ruído de baixa frequência. Estes filtros são implementados através do processamento do sinal digital, maximizando a qualidade do áudio na fase de gravação e reduzindo, assim, a necessidade de um pós-processamento complexo. Também suporta a gravação de 4 canais (apenas com câmaras compatíveis), permitindo a gravação segura em modo omnidirecional nos canais 3 e 4, enquanto que os canais 1 e 2 se concentram na diretividade selecionada. Compacto e leve, o ECM-M1 otimiza a mobilidade, permitindo que os criadores captem áudio de alta qualidade em diversas situações.

A nova câmara ALPHA 6700 estará disponível em Julho, por aproximadamente 1.700 euros. Será comercializada em vários revendedores autorizados da Sony em toda a Europa. O novo microfone ECM-M1 estará disponível em Julho, por aproximadamente 400 euros. Será comercializado em vários revendedores autorizados da Sony em toda a Europa.


SPC lança Discovery Pro

A SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo e dispositivos inteligentes, apresentou a nova gama DISCOVERY, dois modelos de smartphones de gama média prontos a demonstrar que a potência e o design não são incompatíveis com o preço.

O novo smartphone SPC DISCOVERY PRO está pronto para romper o mercado de gama média com recursos projetados para tirar o máximo proveito deste dispositivo. O terminal incorpora no seu Core AI Camera, a combinação de três lentes para oferecer a possibilidade de fotografia de nível profissional: grande angular de 50Mpx com deteção de imagem por IA, câmara de 5Mpx com super grande angular e câmara macro de 2Mpx. Este "tridente" de objectivas representa um salto qualitativo na experiência fotográfica e chega a esta nova gama com sensor Omnivision para oferecer melhores imagens em qualquer situação, mesmo com pouca luz ou em movimento. Na parte frontal, o aparelho inclui uma câmara selfie de 8 megapixéis, perfeita para fazer videochamadas ou criar conteúdos para as redes sociais. O SPC DISCOVERY PRO também grava vídeos em qualidade Full HD. Em termos de desempenho, o SPC DISCOVERY PRO apresenta-se numa configuração de RAM com 6GB e 128GB de armazenamento interno. O aparelho é alimentado por um processador Octa Core Unisoc T616 de 2GHz e uma bateria de 5.000 mAh com carregamento ultra rápido até 18W, o que é um rácio perfeito para uma utilização intensiva durante todo o dia e sem problemas. O dispositivo possui um ecrã LTPS IPS de 6,8 polegadas com resolução FHD+ (2460x1080 pixels) com proteção Panda e densidade de pixels de 396 PPI. Com um design O Display, em que a câmara frontal está integrada no ecrã, possui também uma função de luminosidade automática e um ecrã adaptável a cada momento do dia. Isto significa que pode ser configurado não só para mostrar mais ou menos brilho dependendo da localização no interior ou no exterior, mas também se ajusta de acordo com a hora do dia para que, à medida que a noite se aproxima, o ecrã bloqueie progressivamente a quantidade de luz emitida para que o olho se possa habituar à escuridão. O SPC DISCOVERY PRO estará disponível em Deep Sky, um azul escuro com reflexos que criam suaves halos de luz e dão um toque de cor a uma gama concebida para o conforto.

A SPC apresentou também o SPC DISCOVERY, uma versão que partilha algumas características com o seu irmão mais velho, num dispositivo destinado a consolidar-se como a versão de entrada perfeita para quem procura um smartphone acessível sem sacrificar as características. O novo SPC DISCOVERY vem equipado com uma dupla câmara traseira composta por uma lente principal grande angular de 13 megapixéis e uma lente macro de 2 megapixéis, bem como gravação de vídeo Full HD a 60 fps. Na parte frontal está a câmara selfie de 5 megapixéis. Além disso, o novo smartphone está disponível em duas versões de memória interna, 64 ou 128 GB de armazenamento. O seu processador Quad Core 2GHz de 12 nanómetros responde às exigências de quem precisa de um bom desempenho na utilização diária. Este modelo incorpora um ecrã HD+ de 6,5 polegadas com proteção Panda e tecnologia InCell IPS, que para além da nitidez, desempenho e cores impressionantes, oferece funções inteligentes para otimizar a bateria. Em termos de opções de conetividade, o telemóvel inclui Bluetooth 5.0 e conetividade 4G. Por outro lado, o SPC DISCOVERY tem uma bateria de 4.500mAh, o que lhe confere uma grande autonomia para dois dias de utilização. Tem também uma ligação USB-C, que permite velocidades de transferência de dados mais rápidas e eficientes. Além disso, inclui também um botão de atalho para a aplicação previamente configurada. O SPC DISCOVERY está disponível em duas cores: o belo Dark Matter no modelo de 64 GB de armazenamento, para quem prefere um cinzento sóbrio e profundo que combina com tudo, e em Deep Sky no modelo de 128 GB.

O SPC DISCOVERY PRO estará disponivel no Outono por 179,90 euros, enquanto que o SPC DISCOVERY está disponível po 129,90 euros (64GB) e 149,90 euros (128GB).


QNAP lança QTS 5.1.0

A QNAP lançou oficialmente o sistema operativo para NAS QTS 5.1.0 que inclui grandes melhorias de aplicações, serviços e gestão de armazenamento para lidar com desafios de TI. Com o QTS 5.1.0, a QNAP reforça as suas soluções NAS 2.5GbE, 10GbE e 25GbE líderes da indústria, fornecendo compatibilidade com SMB multicanal para impulsionar desempenho de rede melhorado para cargas de trabalho exigentes.

Principais novas funcionalidades do QTS 5.1.0:
  • A nova interface da File Station permite aos utilizadores encontrar rapidamente ficheiros que foram recentemente descarregados, acedidos ou apagados, enquanto também encontra ficheiros através de funções completas de pesquisa/filtro potenciadas pelo motor de pesquisa full-text Qsirch.
  • O SMB multicanal agrega múltiplas ligações de rede para maximizar a largura de banda disponível com maiores velocidades de transferência – ideal para transferência multimédia e de grandes ficheiros. O SMB multicanal fornece também tolerância a falhas de rede para evitar interrupção de serviço.
  • O QTS 5.1.0 suporta aceleração de assinatura AES-128-GMAC (só no Windows Server 2022 e clientes Windows 11) que não só aumenta a eficiência de assinatura de dados através de SMB 3.1.1 mas também otimiza a utilização de CPU do sistema NAS – oferecendo o melhor equilíbrio possível entre segurança e desempenho.
  • A app móvel QNAP Authenticator está disponível para configurar um processo de login em dois passos em contas do NAS, incluindo passwords únicas temporárias, scan de códigos QR e aprovação de login. Login sem password também é suportado.
  • Os administradores de NAS podem delegar oito tipos de papéis a outros utilizadores com permissões específicas para gerir tarefas de gestão e dados de NAS. Para organizações em crescimento, a delegação de papéis ajuda a facilitar tarefas de gestão sem sacrificar controlos de acesso a dados.
  • Se potenciais erros de disco forem detetados, o sistema move automaticamente os dados do disco afetado num grupo RAID para um disco extra, antes que os dados no disco afetado fiquem totalmente corrompidos. Isto evita o tempo necessário e riscos associados à reconstrução RAID, melhorando a fiabilidade de sistema. O QTS 5.1.0 integra mais ferramentas de verificação de saúde de HDDs/SSDs, incluindo S.M.A.R.T., Western Digital Device Analytics, IronWolf Health Management e ULINK DA Drive Analyzer.
  • O ULINK DA Drive Analyzer tira partido de IA baseada na nuvem para prever falhas de disco. Agora inclui uma interface avançada que permite aos utilizadores identificar claramente informação de disco em cada baía/ranhura de disco, previsão de tempo de vida e registos de dados de disco. O DA Desktop Suite, disponível para Windows e macOS, ajuda a monitorizar vários dispositivos para múltiplos utilizadores.
  • A AMIZ Cloud, uma plataforma de gestão na nuvem centralizada, pode remotamente monitorizar não só QuCPE Network Virtualization Premise Equipment como também NAS da QNAP. Permite monitorizar remotamente recursos do NAS e estado do sistema, fazer atualizações de firmware e instalar/atualizar/iniciar/parar apps automaticamente. Para organizações com múltiplos locais ou sucursais, a equipa TI pode facilmente gerir vários dispositivos a partir de um único sítio.
  • Ao adicionar um módulo de aceleração IA M.2 Hailo-8 a um servidor de vigilância da QNAP, o desempenho de reconhecimento por IA é melhorado através do aumento do número de câmaras IP para análise simultânea de reconhecimento facial QVR Face e contagem de pessoas QVR Human. Esta solução conjunta QNAP-Hailo ajuda a maximizar o seu investimento comparado com usar a mesma quantidade de câmaras IA dispendiosas.

O QTS 5.1.0 está disponível a partir do Download Center.


Razer apresenta coleção de roupa e acessórios Xanthus


Razer, a marca líder global em lifestyle para gamers, numa incessante busca por oferecer os mais exclusivos equipamentos de lifestyle gaming personalizados e estilosos, revelou a nova coleção de roupa e acessórios: Razer Xanthus. Um equilíbrio perfeito entre funcionalidade e estilo, a coleção Xanthus cria uma transição perfeita entre longas sessões de jogo e atividades do dia-a-dia ao ar livre, proporcionando aos gamers a liberdade de transportar os seus periféricos para qualquer lugar, a qualquer hora.

Seguindo o sucesso das coleções de roupa anteriores Genesis | Unleashed e Instinct, a mais recente incursão da Razer na moda apresenta designs arrojados e características funcionais e materiais respiráveis e de alta qualidade. Com uma variedade de opções e personalização, a Razer Xanthus é a coleção essencial para os gamers mostrarem o seu estilo único e individualidade tanto, no computador como longe dele. Desenhada com conforto, funcionalidade e versatilidade em mente, a coleção Razer Xanthus é perfeita para entusiastas de streetwear e de gaming. Com a estética distinta em verde ácido da marca e grafismos Razer em alto-relevo, esta coleção apresenta uma variedade de opções de estilo e personalização, como alças removíveis, com o icónico slogan da marca "For Gamers. By Gamers." e emblemas da Razer. A coleção Xanthus inclui:
  • Razer Xanthus – Cavas Oversized: Apresentando um gráfico Razer em alto-relevo e confecionada em malha de algodão macio e ligeiramente elástica, esta camisola oversized sem mangas oferece conforto supremo e liberdade de movimento, sendo a escolha perfeita para gamers que procuram estilo e funcionalidade.
  • Razer Xanthus – T-Shirt: Confecionada em malha de algodão premium e ligeiramente elástica, esta t-shirt apresenta uma gola redonda em malha canelada e um gráfico Razer em alto-relevo, garantindo conforto incomparável e estética imbatível para os gamers que exigem apenas o melhor nas suas roupas gaming.
  • Razer Xanthus – T-Shirt Oversized com Dois Bolsos: Com dois bolsos frontais com abas, uma alça removível “For Gamers. By Gamers.” e uma placa metálica gravada com a marca Razer, esta t-shirt oversized é um item indispensável para os gamers que procuram uma peça prática e que segue as tendências.
  • Razer Xanthus – T-Shirt de Manga Curta: Com um bolso no peito para armazenamento conveniente e uma gola aberta para um visual descontraído, esta camisola de manga curta combina características funcionais com um design atual para aprimorar o estilo de vida gaming.
  • Razer Xanthus – Calções Cargo: Combinando versatilidade e conforto, estes calções cargo possuem seis bolsos espaçosos, uma cintura elástica e uma tira no fecho “For Gamers. By Gamers.” num equilíbrio perfeito entre desempenho e estilo intemporal.
  • Razer Xanthus – Boné 6-Painéis: Criado como um símbolo de auto expressão e de personalidade gamer, este boné apresenta uma pala curva estampada com o icónico slogan “For Gamers. By Gamers.” da Razer, um pequeno bolso para itens essenciais e uma alça ajustável na parte de trás.
  • Razer Xanthus – Chapéu Bucket: Cuidadosamente confecionado para ser o companheiro perfeito para aventuras, este chapéu bucket combina praticidade com um toque de estilo, com um bolso para os itens essenciais e uma alça removível “For Gamers. By Gamers.” para elevar instantaneamente um conjunto gaming e de streetwear.


A Coleção Xanthus também apresenta a nova Mala de Tiracolo e a Mala Tote. Impermeáveis, leves e versáteis, estas malas permitem aos gamers transportar os periféricos gaming para onde quer que vão com facilidade e confiança.
  • Razer Xanthus – Mala de Tiracolo: O acessório definitivo de streetwear que se ajusta à maioria de comandos gaming e dispositivos móveis com acabamento repelente de água. Esta bolsa de tiracolo inclui uma mini bolsa destacável para auscultadores, três bolsos internos e uma alça removível "For Gamers. By Gamers." combinando perfeitamente utilidade e estilo para gaming em movimento.
  • Razer Xanthus – Mala Tote: Com um compartimento almofadado para portáteis de até 16 polegadas, duas opções de utilização com uma alça removível e um acabamento repelente de água, esta mala tipo tote adiciona funcionalidade à moda com vários bolsos e um design elegante, tornando-se na companhia perfeita para gamers em movimento.


Preços e disponibilidades:
  • Razer Xanthus – Cavas Oversized: 109.99 euros
  • Razer Xanthus – T-Shirt: 119.99 euros
  • Razer Xanthus – T-Shirt Oversized com Dois Bolsos: 119.99 euros
  • Razer Xanthus – T-Shirt de Manga Curta: 129.99 euros
  • Razer Xanthus – Calções Cargo: 129.99 euros
  • Razer Xanthus – Boné de 6-Paineis: 69.99 euros
  • Razer Xanthus – Chapéu Bucket: 79.99 euros
  • Razer Xanthus – Mala de Tiracolo: 99.99 euros
  • Razer Xanthus – Mala Tote: 109.99 euros



VPN Google One com localização mais próxima dos utilizadores

14-07-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a optimizar o seu serviço de VPN Google One, ligando os utilizadores aos servidores mais próximos de si.

O serviço de VPN da Google é um serviço que se foca essencialmente na parte da segurança, não dando aos utilizadores opções que se tem noutros serviços de VPN - como a possibilidade de escolher outros países. Até agora o serviço seleccionava aleatoriamente um servidor no mesmo país do utilizador, mas a Google está a fazer alguns ajustes para melhorar o funcionamento do serviço.

A partir do final de Julho a VPN da Google passará a atribuir um IP com localização próxima do local onde o utilizador está, com vista a melhorar a experiência de utilização de serviços que utilizem a localização baseada no IP.
No fundo, trata-se exactamente do oposto daquilo que muitos utilizadores de VPN procuram, que é definir IPs de outros países para contornarem restrições geográficas. Mas acaba por ser algo em linha com aquilo que a Google tem definido para o seu serviço VPN.

Quer isto dizer que, mesmo utilizando a VPN, os utilizadores continuaram a ver notícias locais e ter pré-definição de língua correcta, em vez de lhes ser apresentado algo que poderia ser de outras regiões.

Esta alteração começará a ser activada no final de Julho, mas os utilizadores terão a opção de continuar a usar um IP menos localizado, tal como era feito anteriormente.

Malware PyLoose minera criptomoedas sem deixar rasto em disco

13-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O malware Linux PyLoose utiliza técnicas fileless para não deixar rastos em disco, dificultando a sua detecção.

Um dos grandes pontos fracos do malware é o facto de ficarem armazenados no disco ou SSD, o que facilita a sua detecção por sistemas anti-vírus e anti-malware. Mas este malware PyLoose evita essa fraqueza, ao funcionar completamente a partir de memória.

O ataque começa por tirar partido de vulnerabilidades no sistema que possibilitem a execução de comandos remotos; mas em vez de os utilizar para instalar o malware em disco, utiliza utilitários legítimos do sistema que, neste caso, são utilizados para injectar um processo malicioso directamente para uma zona de memória e executar o malware a partir daí. Como tal, nunca chega a existir qualquer pedaço de malware registado no disco ou SSD.
Neste caso o malware tem sido utilizado para executar o software de mineração XMRig e usar o CPU das vítimas para gerar criptomedas Monera, populares por privilegiarem o anonimato e privacidade dos utilizadores dificultando o processo de se saber para onde são transferidas.


O alvo preferencial deste ataque têm sido instâncias de máquinas acessíveis publicamente na cloud; pelo que quem tiver destas máquinas deverá ter cuidado adicional e monitorizar todo o tipo de utilização excessiva de CPU.

Notícias do dia

13-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Google Bard chega à Europa e fala português; Apple prepara Siri bilingue para o iOS 17; LiFi passa a standard IEEE 802.11bb; Apple Tap to Pay chega aos iPhones do Reino Unido; Emuladores regressam à Xbox com modo "indetectável"; e pagamentos de ransomware aumentam e devem atingir novo recorde em 2023.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um bloco de tomadas com USB.

Comunidade de moda no Reddit apela ao êxodo para o Discord e Substack

Como era de esperar, a atitude do Reddit em ameaçar expulsar os moderadores que insistam nos protestos não vai passar sem consequências.

A comunidade r/malefashionadvice, com mais de 5 milhões de participantes, não só está a manter-se como comunidade privada, como já começou a apelar aos utilizadores para considerarem a transição para o Substack e o Discord. A ideia é que a comunidade se reuna no Discord, disponibilizando os seus inúmeros guias no Substack por ser mais adequado à partilha de informação. Alguns dos moderadores dizem que já nem sequer irão regressar ao Reddit, optando por se manter nestas plataformas alternativas.
Se o processo de "migração" for bem sucedido, não será descabido imaginar que outras comunidades descontentes com a atitude do Reddit sigam o exemplo; podendo o Reddit acabando por se tornar num exemplo de como uma plataforma não deve subestimar os seus utilizadores.


OpenAI faz acordo com Associated Press

Depois da Shutterstock, a OpenAI assegura acesso a mais um valioso repositório de informação, desta ao arquivo da Associated Press.

A AP terá acesso às tecnologias AI da OpenAI, que por seu lado terá acesso a um manancial de notícias que remontam até 1985 e que poderão ser utilizadas para treinar os seus modelos AI, actuais e futuros. Acima de tudo, será também um valioso trunfo no caso de surgirem acusações de que os seus modelos terão usado fontes noticiosas sem a devida autorização.


Controlador PS5 acessível chega em Dezembro por €90

Depois da Microsoft, também a Sony está a preparar o lançamento de um controlador mais inclusivo, que facilite os jogos para pessoas com limitações e restrições físicas e motoras e que não possam usar os gamepads tradicionais.

O PS5 Acessibility Controller irá chegar a 6 de Dezembro, com capacidades modulares que possibilitam a sua adaptação com botões e actuadores externos, de modo a que possa ser ajustado às necessidades de cada jogador. Adicionalmente, será possível combinar até dois destes controladores e um controlador DualSense para que funcionem como um único controlador virtual, possibilitando que múltiplas pessoas possam colaborar no controlo nos jogos.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O popular layout de teclado QWERTY remonta a 1873, tendo sido utilizado numa das primeiras máquinas de escrever que foram comercializadas no mercado e passando a ser adoptado universalmente com o sucesso da Remington No. 2 de 1978, que foi também a primeira máquina a ter um tecla "shift" para permitir escrever mínuscuças e maiúsculas.

LiFi passa a standard IEEE 802.11bb

13-07-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Depois de muitos anos a salientar as suas vantagens, o LiFi, sistema de comunicação por luz, dá um passo importante com a passagem a standard oficial IEEE.

Há mais de uma década que se vai falando do sistema LiFi, que - tal como o WiFi - permite comunicações wireless, mas utilizando luz em vez de ondas de rádio. Em 2013 já tínhamos demonstrações do sistema a atingir velocidades de 10 Gbps, com alguns protótipos apresentados no ano seguinte, e em 2019 a Signifiy já comercializava luzes com Li-Fi.

Agora o LiFi passa a standard IEEE 802.11bb, o que permite ter uma base estável que garante o seu funcionamento entre equipamentos de diferentes marcas.

O LiFi potencialmente possibilita transferências de até 224 GB/s, com características que tanto podem ser encaradas como vantagens ou como desvantagens: uma vez que usa luz, precisa de uma linha desimpedida entre os dispositivos, o que reduz os locais de utilização mas também dificulta tentativas de espionagem e permite que a sua largura de banda possa ser usada na totalidade mesmo em locais com WiFi super-congestionado. E como característica adicional, possibilita a localização de alta precisão do dispositivo, com margem de poucos centímetros. De notar que, embora use "luz", estas transmissões são imperceptíveis para os olhos humanos, uma vez que utilizam o espectro infra-vermelho.

Veremos se a passagem a standard irá fomentar a sua transição para o sector doméstico, mas isso é algo que poderá demorar mais alguns anos até se fazer notar.


|