PlanetGeek

LiFi passa a standard IEEE 802.11bb

13-07-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Depois de muitos anos a salientar as suas vantagens, o LiFi, sistema de comunicação por luz, dá um passo importante com a passagem a standard oficial IEEE.

Há mais de uma década que se vai falando do sistema LiFi, que - tal como o WiFi - permite comunicações wireless, mas utilizando luz em vez de ondas de rádio. Em 2013 já tínhamos demonstrações do sistema a atingir velocidades de 10 Gbps, com alguns protótipos apresentados no ano seguinte, e em 2019 a Signifiy já comercializava luzes com Li-Fi.

Agora o LiFi passa a standard IEEE 802.11bb, o que permite ter uma base estável que garante o seu funcionamento entre equipamentos de diferentes marcas.

O LiFi potencialmente possibilita transferências de até 224 GB/s, com características que tanto podem ser encaradas como vantagens ou como desvantagens: uma vez que usa luz, precisa de uma linha desimpedida entre os dispositivos, o que reduz os locais de utilização mas também dificulta tentativas de espionagem e permite que a sua largura de banda possa ser usada na totalidade mesmo em locais com WiFi super-congestionado. E como característica adicional, possibilita a localização de alta precisão do dispositivo, com margem de poucos centímetros. De notar que, embora use "luz", estas transmissões são imperceptíveis para os olhos humanos, uma vez que utilizam o espectro infra-vermelho.

Veremos se a passagem a standard irá fomentar a sua transição para o sector doméstico, mas isso é algo que poderá demorar mais alguns anos até se fazer notar.


Chuwi HiPad Max a €159

13-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Chuwi é uma marca que já conhecemos por ter portáteis e tablets a preços bastante atractivos mas desta vez falamos do HiPad Max, um tablet de 10.4" com características e preço imbatíveis.

O Chuwi HiPad Max é um tablet Android com ecrã de 10.4" (2000x1200), que vem equipado com CPU Snapdragon 680, acompanhado por 8 GB de RAM e 128 GB (+ microSD até 512 GB). Tem WiFi Dual Band 2.4 GHz / 5 GHz, BT 5.0, câmara traseira de 8 MP e frontal de 5 MP, espessura de 7.9 mm e peso de 440 g, e bateria de 7000 mAH. Tem USB-C e vem com Android 12.
Este tablet Chuwi HiPad Max 8 GB + 128 GB fica por apenas 159 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 80 euros.

Infelizmente neste caso o teclado e stylus não estão incluídos, pelo que será necessário acrescentá-los à parte (se acharem que se justifica). Para quem apenas procurar um tablet com preço relativamente económico, com ecrã grande e de alta-resolução, que tenha um aspecto moderno com margens reduzidas, então não será necessário adicionar mais nada.


Podes acompanhas as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no FB.

Google Bard chega à Europa e fala português

13-07-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google já disponibiliza o seu assistente AI Bard na Europa, com capacidade para falar português e também perceber imagens.

Não querendo ficar para trás na corrida dos assistentes AI, a Google apresenta uma série de melhorias no Bard.

O Bard passa a estar disponível em mais de 40 novas línguas, incluindo português, espanhol, chinês, arábico, etc. e também em todos os países da União Europeia (incluindo Portugal) e também no Brasil. As respostas podem também ser convertidas de texto para voz em diversas línguas, fazendo antever o tipo de interacção que no futuro se poderá ter no Google Assistant; e as conversas podem ser guardadas e orgnizadas para referência futura, sendo também possível partilhá-las, totalmente ou parcialmente, via links. Também se pode escolher entre diferentes estilos de resposta: mais simples, mais longa, mais resumida, mais profissional, ou mais informal.

O Bard também passa a suportar o envio de imagens, tirando partido das capacidades do Google Lens, mas por agora com uso limitado apenas ao inglês.

Um teste rápido em portuguese revelou desde logo algumas falhas, como a repetição de conteúdos (na imagem acima, ver o última parágrafo que repete quase exactamente o que já tinha escrito no parágrafo inicial). Mas em inglês as coisas parecem funcionar ligeiramente melhores, embora também com falhas (como de resto acontece com todos os actuais sistemas AI).

A Google também não se esquece das preocupações de privacidade. Os utilizadores poderão escolher durante quanto tempo a Google deverá guardar a actividade no Bard, ou apagá-la completamente em https://g.co/bard/myactivity.

SPC apresenta Discovery e Discovery Pro

13-07-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada


A SPC apresentou em Espanha os seus mais recentes modelos Discovery e Discovery Pro, com preço abaixo dos 200 euros.

Num evento realizado em Vitoria, Espanha, a SPC apresentou dois novos smartphones, os Discovery e Discovery Pro. Este lançamento representa uma alteração significativa em termos de modelo de negócio, com marca espanhola a ter de esgrimir argumentos num segmento de mercado altamente concorrido. A melhor experiência pelo preço mais adequado (ou possível), tendo por base a tecnologia disponível no mercado, passa agora também a estar presente nos smartphones.

A autonomia (4500 mAh, ou 5000 mAh no modelo Pro) é um dos principais pilares dos produtos agora lançados pela SPC, com a marca a avançar com um dia de autonomia, sem limitações no tempo de ecrã e consumo de conteúdos online. Com 500 ciclos de carregamento e uma autonomia prevista até dois dias para uma utilização não intensiva, a marca avança com 1000 dias sem degradação da bateria.

O design é outro dos aspectos em que a SPC procura diferenciação, utilizando um corpo unibody e uma traseira brilhante, tendo esta questão sido verificada no primeiro contacto, aquando da apresentação.

Estes telefones vão situar-se no mercado de gama média baixa, com um preço inferior a 200€. Com 6 GB de RAM (LPDDR4) e 64 ou 128 GB para armazenamento, a SPC espera conseguir disponibilizar hardware que não comprometa a utilização do dia a dia, com várias fotos, vídeos e instalação de aplicações. NFC para pagamentos, sensor sobre o ecrã com desbloqueio em menos de um segundo e desbloqueamento facial, são elementos que procuram acrescentar valor ao produto.

No que diz respeito ao software, a SPC recorre ao Android da Google, sem modificações. A marca aponta para 2 atualizações semestrais, enquanto o equipamento estiver no mercado. O desempenho comercial terá impacto directo nesta questão, com a SPC a mostrar abertura para uma alteração de política, caso o número de unidades activas o justifique.. O Android 14 estará dependente de cooperação da Unisoc neste campo e do impacto que a nova versão do Android possa vir a ter no desempenho.

Na caixa, apenas o telefone e o cabo USB-C. Os acessórios poderão ser comprados à parte, estando previstas diversas opções e cores, a pensar nos utilizadores mais jovens.

O Discovery apresenta uma dupla câmara traseira composta por uma principal grande angular de 13 MP  e uma macro de 2 MP. Na parte frontal, uma câmara selfie de 5 MP. Está disponível em duas versões armazenamento, 64 ou 128 GB. O processador Quad Core Unisoc T310 a 2GHz e um ecrã HD+ de 6,5 completam o conjunto. Em termos de opções de conetividade, o telemóvel inclui Bluetooth 5.0 e 4G.

Já o Discovery Pro, apresenta-se numa configuração de RAM com 6GB e 128GB de armazenamento interno. O smartphone é suportado por um processador Octa Core Unisoc T616 de 2GHz e uma bateria carregamento até 18W. O ecrã LTPS IPS de 6,8 polegadas tem uma resolução FHD+ (2460x1080 pixels). As câmaras traseiras surgem num trio com 50 MP + 5 MP (grande angular e macro), com a frontal a apresentar um sensor com 8 MP.


O SPC Discovery já está disponível por 129,90 euros (64 GB) ou 149,90 euros para os 128 GB. O SPC Discovery Pro estará disponível no Outono, por 179,90 euros.

How to Upgrade to a Newer PHP Version Using a PHP Backwards Compatibility Library

13-07-2023 | 12:37 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
With every new PHP version, changes are made to the PHP language that may introduce incompatibilities between versions.

If your PHP applications rely on parts of the language that were changed, you may need to change your code to keep it working in the new PHP version that runs on the machine your PHP application is running.

Suppose your PHP application relies on PHP function or other parts of the language that changed in a backward incompatibility way. In that case, you may need to change your PHP application code to adapt to the PHP version changes.

This package provides a library of scripts with PHP functions that emulate the functions introduced in newer PHP versions.

Using this library, you can adapt your PHP application code to make it work in a newer PHP version without having to upgrade the PHP version that you use in the environment your PHP application is running.

This way, you can change your PHP application code to prepare to make it work in newer PHP versions making a smooth transition between PHP versions.

Apple prepara Siri bilingue para o iOS 17

13-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O iOS 17 vai permitir falar com a Siri em diversas línguas de forma simultânea.

Na mais recente versão beta do iOS 17, há algumas alterações significativas que revelam o que a Apple está a preparar para o iOS 17 final. A maior das quais será tornar a Siri bilingue, permitindo falar com ela em diversas línguas simultaneamente, e - esperamos nós - que também facilite os casos em que se têm que usar palavras estrangeiras inseridas na conversação na língua nativa.

Infelizmente, e pelo menos numa fase inicial, esta capacidade bilingue poderá estar limitada ao uso do inglês e vários dialectos indianos (Hindi, Telugu, Punjabi, Kannada, e Marathi), não se sabendo ainda se na versão final poderemos usar misturas de diferentes línguas ocidentais, como inglês e português. Esperemos que sim, e que essa capacidade também seja aplicada ao teclado, para que não se tenha que andar constantemente a mudar de língua.

Outras novidades desta versão beta são:
  • Suporte dual-SIM melhorado
  • Possibilidade de usar número de telefone para login Apple ID
  • Histórico de chamadas com as 2 mil últimas chamadas (incluindo FaceTime, WhatsApp, etc.)
  • Capacidade de fazer capturas de ecrã "full-page" com scrolling automático
O iOS 17 será lançado oficialmente por altura do lançamento da nova geração dos iPhone 15, daqui por um par de meses.

Samsung Galaxy S24 Ultra poderá acelerar carregamento para os 65 W

13-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung poderá, finalmente, acelerar o carregamento dos seus smartphones com novo sistema de 65 W que deverá estrear no Galaxy S24 Ultra.

Enquanto outros fabricantes têm lançado sistemas de carregamento rápido cada vez mais rápidos ano após ano (alguns dos quais se aproximam dos 200 W), a Samsung tem estado literalmente parada no tempo. Desde que lançou o sistema de carregamento de 45 W do Galaxy Note 10+ em 2019 que não avançou nas capacidades de carga (e muitos modelos nem chegando a tal), talvez por não querer revisitar o grande fiasco das baterias explosivas que levaram ao cancelamento do Note 7 uns anos antes. Mas isso poderá mudar com a próxima geração Galaxy S24.

Para o Galaxy S24 Ultra fala-se que poderá vir com carregamento rápido de 65 W, devido ao recurso a baterias com novo processo de fabrico, usando tecnologia idêntica à que é utilizada nas baterias para os automóveis eléctricos (stacked).
Este processo deixa as várias camadas nas células empilhadas umas sobre as outras em vez de serem enroladas sobre si, permitindo um melhor aproveitamento do volume disponível e também facilitando a dissipação do calor.

Supostamente, tanto o Galaxy S24+ como o S24 Ultra terão baterias de 5000 mAh, mas a Samsung só utilizará estas baterias - que permitem o carregamento mais rápido - no Ultra. A opção parece não ser devido a "cautela", mas sim devido à capacidade de produção destas novas baterias, que ainda não terão atingido um volume que permita à Samsung aplicá-la em toda a gama Galaxy S24. E isso faz com que o Galaxy S24 de base se deva manter com carregamento limitado a 25 W por mais um ano.

Xiaomi anuncia 2.ª Geração da Xiaomi TV Box S

13-07-2023 | 09:32 | Apps do Android



A nova box da Xiaomi chega ao mercado nacional com um preço recomendado de ~70€.

Experiência audiovisual ultra-imersiva

 

Com uma resolução 4K1 Ultra HD, com suporte para Dolby Vision" e HDR10+, a Xiaomi TV Box S (2.ª Geração) ajuda a mostrar nitidamente todos os detalhes claros e escuros com uma qualidade de imagem mais próxima da realidade, tornando cada imagem mais vívida e envolvente. A box compacta também suporta as tecnologias Dolby Atmos" e DTS-HD, que proporcionam uma experiência de áudio cinematográfica imersiva e maravilhosa, tanto no conforto da sala ou em qualquer outro lugar.

 

Entretenimento infinito e sem falhas

 

A Xiaomi TV Box S (2ª Geração) funciona com o Google TVTM2, ligando os utilizadores a um mundo infinito de conteúdos e entretenimento. Agora com o Google Assistant2 incorporado, os utilizadores podem dar comandos de voz, como procurar programas ou vídeos, verificar o tempo e definir o calendário, além de controlar outros dispositivos compatíveis com o Google2 Home. Além disso, a Xiaomi TV Box S (2.ª Geração) também oferece a tecnologia integrada Google2 Chromecast que permite transmitir o conteúdo e aplicações favoritas do telemóvel, tablet ou portátil diretamente para a TV ou colunas.

 

Desempenho e funcionalidade superiores

 

Para alimentar estas características fascinantes, a Xiaomi TV Box S (2.ª Geração) está equipada com um processador quad-core rápido e potente que proporciona um desempenho de computação mais flexível. A Xiaomi TV Box S (2.ª Geração) está sempre preparada para proporcionar uma gama completa de experiências audiovisuais completas e adicionar mais cores à sua vida.

 

O comando remoto Bluetooth fácil de usar vem com botões de atalho para acesso rápido às aplicações mais populares. A Xiaomi TV Box S (2.ª Geração) também vem com uma porta USB 2.0, uma porta HDMI 2.0b e uma saída AV de 3,5 mm, permitindo conectá-la a vários dispositivos externos.

 

Com um design compacto e elegante, este dispositivo é fácil de instalar e pode ser colocado em qualquer lugar perto da TV.

 

 

1 É necessária uma fonte de filme e dispositivos com ecrã 4K.

2 Google, Google TV, Google Play, Chromecast incorporado e outras marcas relacionadas são marcas comerciais da Google LLC. A disponibilidade do Assistente Google varia consoante o mercado. Para mais informações, consulte o site oficial do Assistente Google.

Especificações Técnicas

 

Xiaomi TV Box 2nd Gen

Dimensões

·          Sem embalagem: 95,25 x 95,25 x 16,7mm

·          Com embalagem: 100,0 x 168,8 x 53,1mm

·          Peso: 142g

·          Cor: Preto

Desempenho

·          Resolução de saída: 4K1 (3.840 x 2.160)

·          CPU: Quad-core Cortex, até 2,0GHz

·          GPU: ARM Mali-G31 MP2

·          RAM: 2GB

·          Armazenamento: 8GB

·          Sistema operativo: Google TVTM2

Conectividade sem fios

·          WiFi: 2.4GHz/5GHz

·          Bluetooth^ 5.2

Descodificador

·          Descodificador de vídeo: Até 4K1@60fps

·          Suporta Dolby Atmos° e DTS-H D Suporta

·          Dolby Vision° e HDR10+

·          Idioma de suporte: Global

Portas

·          HDMI 2.1 x 1

·          USB 2.0 x 1

·          Interface de alimentação x 1

·          Saída de áudio x 1

Embalagem

·          - Xiaomi TV Box S (2.ª geração) x1, Manual do utilizador x1, Controlo remoto x1, Cabo HDMI e adaptador x1

 


Carregador BONAI com 8 pilhas recarregáveis a €17

13-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para evitar a troca infindável das pilhas, nada como usar pilhas recarregáveis e este pack da BONAI com carregador e 8 pilhas é uma excelente forma de começar.

Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis, e o investimento não é assim tão avultado quanto se possa pensar.
Este carregador BONAI já traz 8 pilhas recarregáveis (4x AA de 2800 mAh + 4x AAA de 1100 mAh) e custa apenas 17.27 euros.

Quem quiser mais pilhas, pode também optar pelo pack de 24 pilhas recarregáveis AA 2800 mAh a 33 euros.

As pilhas incluídas são de 2800 mAh no caso das AA, e de 1100 mAh no caso das AAA; e este carregador tem a vantagem de usar uma comum ficha USB e permitir carregar pilhas individualmente (alguns só permitem carregar pares). Tenho um carregador há vários anos e tem funcionado sem chatices, o que me tem permitido evitar gastar pilhas descartáveis, e recomendo. :)


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

SPC apresenta dois novos smartphones

13-07-2023 | 08:32 | Apps do Android


Este lançamento marca a entrada da SPC no mercado de smartphones, passando a contar com dois equipamentos no segmento abaixo dos 200€.


SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo e dispositivos inteligentes, apresentou a nova gama DISCOVERY, dois modelos de smartphones de gama média prontos a demonstrar que a potência e o design não são incompatíveis com o preço.
 
Por um lado, o SPC DISCOVERY PRO, destinado a tornar-se o smartphone do momento para aqueles que querem absolutamente tudo com qualidade "pro" e, por outro lado, o SPC DISCOVERY, para aqueles que procuram funcionalidade e características a um preço mais acessível. Dois dispositivos móveis elegantes, com acabamentos tácteis sedosos, cujas características surpreendentes colocam a SPC na vanguarda dos terminais inteligentes em termos de "value for money". Isto é possível graças às suas elevadas características e desempenho, às suas memórias integradas e a um conjunto de câmaras que representa um salto sem precedentes para a marca.
 
 
SPC DISCOVERY PRO: experiência de câmara e desempenho profissional ao preço mais baixo
 
O novo smartphone SPC DISCOVERY PRO está pronto para romper o mercado de gama média com recursos projetados para tirar o máximo proveito deste dispositivo. O terminal incorpora no seu Core AI Camera, a combinação de três lentes para oferecer a possibilidade de fotografia de nível profissional: grande angular de 50Mpx com deteção de imagem por IA, câmara de 5Mpx com super grande angular e câmara macro de 2Mpx.
 
Este "tridente" de objectivas representa um salto qualitativo na experiência fotográfica e chega a esta nova gama com sensor Omnivision para oferecer melhores imagens em qualquer situação, mesmo com pouca luz ou em movimento. Na parte frontal, o aparelho inclui uma câmara selfie de 8 megapixéis, perfeita para fazer videochamadas ou criar conteúdos para as redes sociais. O SPC DISCOVERY PRO também grava vídeos em qualidade Full HD.
 
Em termos de desempenho, o SPC DISCOVERY PRO apresenta-se numa configuração de RAM com 6GB e 128GB de armazenamento interno. O aparelho é alimentado por um processador Octa Core Unisoc T616 de 2GHz e uma bateria de 5.000 mAh com carregamento ultra rápido até 18W, o que é um rácio perfeito para uma utilização intensiva durante todo o dia e sem problemas.
 
O dispositivo possui um ecrã LTPS IPS de 6,8 polegadas com resolução FHD+ (2460x1080 pixels) com proteção Panda e densidade de pixels de 396 PPI. Com um design O Display, em que a câmara frontal está integrada no ecrã, possui também uma função de luminosidade automática e um ecrã adaptável a cada momento do dia. Isto significa que pode ser configurado não só para mostrar mais ou menos brilho dependendo da localização no interior ou no exterior, mas também se ajusta de acordo com a hora do dia para que, à medida que a noite se aproxima, o ecrã bloqueie progressivamente a quantidade de luz emitida para que o olho se possa habituar à escuridão.
 
O SPC DISCOVERY PRO estará disponível em Deep Sky, um azul escuro com reflexos que criam suaves halos de luz e dão um toque de cor a uma gama concebida para o conforto.
 
 
SPC DISCOVERY, uma ampla capacidade de armazenamento e funcionalidades verdadeiramente úteis para o quotidiano
 
A SPC apresentou também o SPC DISCOVERY, uma versão que partilha algumas características com o seu irmão mais velho, num dispositivo destinado a consolidar-se como a versão de entrada perfeita para quem procura um smartphone acessível sem sacrificar as características.
 
O novo SPC DISCOVERY vem equipado com uma dupla câmara traseira composta por uma lente principal grande angular de 13 megapixéis e uma lente macro de 2 megapixéis, bem como gravação de vídeo Full HD a 60 fps. Na parte frontal está a câmara selfie de 5 megapixéis. Além disso, o novo smartphone está disponível em duas versões de memória interna, 64 ou 128 GB de armazenamento. O seu processador Quad Core 2GHz de 12 nanómetros responde às exigências de quem precisa de um bom desempenho na utilização diária.
 
Este modelo incorpora um ecrã HD+ de 6,5 polegadas com proteção Panda e tecnologia InCell IPS, que para além da nitidez, desempenho e cores impressionantes, oferece funções inteligentes para otimizar a bateria. Em termos de opções de conetividade, o telemóvel inclui Bluetooth 5.0 e conetividade 4G. Por outro lado, o SPC DISCOVERY tem uma bateria de 4.500mAh, o que lhe confere uma grande autonomia para dois dias de utilização. Tem também uma ligação USB-C, que permite velocidades de transferência de dados mais rápidas e eficientes. Além disso, inclui também um botão de atalho para a aplicação previamente configurada.
 
O SPC DISCOVERY está disponível em duas cores: o belo Dark Matter no modelo de 64 GB de armazenamento, para quem prefere um cinzento sóbrio e profundo que combina com tudo, e em Deep Sky no modelo de 128 GB.
 
 
Tire o máximo partido da sua câmara
 
A SPC concentrou os seus esforços no desenvolvimento de um conjunto completo de câmaras para a série DISCOVERY, com uma ênfase especial na excelência fotográfica e nos resultados profissionais. Cada lente, desde a câmara principal de alta resolução até à câmara macro e à câmara frontal optimizada, foi cuidadosamente concebida para captar imagens de qualidade excecional.
 
Ambos os dispositivos estão equipados com diferentes opções inteligentes para captar imagens e vídeos de alta definição, de acordo com as preferências criativas dos seus utilizadores. Assim, a série SPC DISCOVERY dispõe de um Modo Automático capaz de tirar fotografias de excelente nível nas suas configurações padrão, bem como de flash, modo HDR, função Face Beauty ou uma grande variedade de filtros para melhorar as fotografias tiradas pelo utilizador.
 
Com o Modo Manual (Camera Pro), a gama SPC DISCOVERY oferece a possibilidade de personalizar características como a luminosidade, a velocidade do obturador, a focagem, o ISO, o equilíbrio de brancos, o contraste e a saturação. Além disso, a câmara integra modos especiais como Retrato, Panorama, Vídeo, Câmara lenta, Timelapse, entre outros.
No que diz respeito às definições de fotografia e vídeo, os utilizadores têm a liberdade de ajustar várias especificações como o armazenamento (interno ou cartão SD), bem como atalhos para controlar a utilização, como a tecla de volume para tirar fotografias, o som da câmara, a opção de guardar, o detetor de sorrisos, o ativador e desactivador anti-bandas ou o reconhecimento de imagens AI. Além disso, as câmaras desta nova gama SPC DISCOVERY tiram o máximo partido do Google Lens como leitor de códigos QR e reconhecimento de imagens.
 
 
Design e funcionalidade: NFC para pagamentos “contacless” e leitor de impressões digitais
 
Os modelos que compõem a gama SPC DISCOVERY dispõem de conetividade NFC para pagamentos contactelss rápidos e seguros. Esta caraterística é ideal para quem deseja uma experiência de compra rápida e cómoda.
 
Além disso, a nova série de smartphones da SPC incorpora um leitor de impressões digitais na parte lateral para uma camada extra de segurança. Esta funcionalidade permite aos utilizadores desbloquear o seu dispositivo de forma rápida e segura, bem como proteger o acesso a aplicações e dados sensíveis.
 
Como exemplo do potencial em termos de utilização, a gama SPC DISCOVERY dispõe de funções como o Smart Gestures, que utiliza uma combinação de sensores para detetar quando o utilizador pega no telemóvel com a mão para ativar momentaneamente o ecrã e apresentar notificações sem necessidade de ativar nada. E graças ao sistema operativo Android 13, ambos os modelos se consolidam como dispositivos móveis óptimos para qualquer atualização das aplicações mais populares e com infinitas possibilidades de configuração para que cada um possa torná-lo seu desde o primeiro momento.
 
Além disso, a nova gama DISCOVERY dispõe do codec de áudio Bluetooth AAC, um topo de gama que permite melhorar a qualidade do áudio, quer se trate de auscultadores Bluetooth ou de um altifalante.
 
Se há uma coisa que a SPC procurou fazer com estes novos smartphones, foi dar ênfase ao design e à funcionalidade. São dois dispositivos cuidadosamente concebidos no exterior, com acabamentos premium, um toque sedoso e um tamanho confortável que se adapta bem à mão do utilizador. Tudo isto, numa combinação perfeita de características a um preço muito razoável.
 
 
Preço e disponibilidade
 
•          SPC DISCOVERY PRO estará disponivel no Outono por 179,90 euros.
•          SPC DISCOVERY está disponível po 129,90 euros (64GB) e 149,90 euros (128GB). 

BMW lança óculos ConnectedRide Smartglasses para motociclistas

13-07-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A BMW lançou os óculos inteligentes ConnectedRide Smartglasses, que podem apresentar todo o tipo de informação directamente nos olhos dos motociclistas.

Se nos carros já se começa a tornar relativamente comum a apresentação de informação num HUD, para que fique no campo de visão do condutor sem que tenha de tirar os olhos da estrada, nas motas a coisa tem estado bastante mais demorada. Em vez de optar por um sistema de capacete com HUD integrado, a BMW opta por uma solução mais versátil, aplicando o ecrã HUD directamente nuns óculos de aspecto desportivo.

Os ConnectedRide Smartglasses poderiam passar completamente despercebidos, sendo idênticos a quaisquer outros óculos desportivos. No entanto, podem receber informação via Bluetooth, e apresentar dados de navegação, velocidade, e outros. A BMW disponibiliza dois pares de lentes, umas completamente transparentes, ideais para quando o utilizador vai usar um capacete com viseira escurecida; outras escuras, que facilitam a sua utilização em todos os demais cenários. Os óculos também permitem adicionar lentes correctivas para os motociclistas que necessitam de óculos para conduzir.
A BMW promete até 10 horas de autonomia, e possibilidade de configurar a informação apresentada quer através da app, quer através dos botões nos punhos das motos compatíveis com o sistema ConnectedRide.

Infelizmente, parece estar disponível com a informação projectada apenas na lente do lado direito, o que deixa de fora quem apreciasse essa informação no olho esquerdo (por algum tipo de deficiência visual no olho direito, ou meramente por preferência pessoal).

O preço de 690 euros não deixa de ser caro para uns "óculos de sol", mas poderá ser um investimento justificável para quem andar frequentemente de moto e apreciar o facto de ter a informação sempre visível.



Apple Tap to Pay chega aos iPhones do Reino Unido

13-07-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple fez chegar ao Reino Unido a funcionalidade Tap to Pay que permite usar um iPhone como terminal para receber pagamentos contactless.

Muitas pessoas já estão habituadas a usar os seus smartphones para efectuar pagamentos, com o Tap to Pay que agora chega ao Reino Unido (depois de já ter sido lançado nos EUA) temos o processo oposto, ou seja, de também poder receber pagamentos por essa via.

Na prática este sistema faz com que o iPhone se transforme num termina de pagamentos contactless, dispensando a necessidade dos terminais tradicionais, e aceitando pagamentos via Apple Pay, cartões contactless de crédido e débito, e outras digital wallets - e tudo sem necessidade de qualquer tipo de acessório adicional (como os leitores de cartões magnéticos), bastando usar uma app que suporte a funcionalidade.

As apps Revolut e Tyl by NatWest já estão a tirar partido desta nova funcionalidade para os seus clientes comerciais, e para as próximas semanas juntar-se-ão a elas outras apps como: Adyen, Dojo, myPOS, Stripe, SumUp, Viva Wallet, Worldline, Zettle by PayPal. A Apple também irá utilizar este sistema nas suas próprias Apple Stores físicas no Reino Unido.

Pagamentos de ransomware aumentam e devem atingir novo recorde em 2023

12-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de se ter registado uma redução substancial de pagamentos devidos a fraudes e actividades ilícitas em geral, o ransomware continua a crescer e a facturar cada vez mais.

Com base nas transferências de criptomoedas feitas para carteiras associadas a actividades ilícitas, há dados curiosos que revelam a evolução dos pagamentos feitos por diversos tipos de ataques.

Enquanto actividades como hacks, scams, malware, venda de material abusivo, fraudes, e lojas darknet, registaram reduções substanciais; estamos em vias de poder atingir o melhor ano de sempre para o ransomware.
Em apenas meio ano já se fizeram pagamentos no valor de 450 milhões de dólares para o ransomware, praticamente igualando os 500 milhões atingidos o ano passado, e fazendo antever que se possa atingir os 900 milhões até ao final do ano.

Também se nota o efeito dos ataques de ransomware direccionados para grandes empresas e entidades, com um aumento notório no número de pagamentos mais avultados. Nos grupos de ransomware mais "famosos", o pagamento médio é de 1.7 milhões de dólares, o que já dá uma ideia do tipo de vítimas. Infelizmente, isto não significa que os utilizadores domésticos estão a salvo. Também se tem registado um aumento no número de pagamentos na faixa de valores mais baixa, o que demonstra ser de extrema importância ter backups e seguir as regras de segurança adequadas para precaver contra a eventualidade de um ataque deste tipo.

Emuladores regressam à Xbox - com modo "indetectável"

12-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Depois da sua remoção em Abril, os emuladores de consolas antigas estão de regresso à Xbox, usando um novo método que será "indetectável" pela Microsoft.

Em Abril a Microsoft bloqueou os emuladores na Xbox (pensa-se que de modo preventivo para evitar chatices com a Nintendo). Mas, se há coisa que o tempo tem demonstrado, é que as comunidades de fãs e developers raramente desistem, e este entrave apenas serviu como desafio para que encontrassem novas formas para o fazer. E, passados uns meses, foi exactamente o que aconteceu.

Os emuladores estão de regresso à Xbox no "modo retail", tirando partido de uma série de modificações que, os seus criadores, dizem ser praticamente impossíveis de detectar pelos sistemas automáticos da Microsoft. Apesar disso, estão conscientes de que será uma questão de tempo até a MS bloqueie manualmente o emulador, pelo que também já têm preparado uma forma automatizada que, quando tal acontecer, lançará nova versão do emulador sob nova conta.


É pena ver a comunidade de fãs de emuladores e jogos antigos ser perseguida em vez de ser apreciada; ainda para mais quando se assiste a um desaparecimento cada vez maior dos jogos "relativamente recentes", que deixam de ser jogáveis devido ao encerramento de servidores (especialmente no caso de jogos exclusivamente multiplayer); ou de mudança de arquitecturas (como quando a Apple mudou o iOS para exclusivo 64-bits, deixando para trás todos os jogos de 32-bits que não foram actualizados).

Veja-se também o exemplo do jogo Titanfall original, que também não pode ser jogado depois de ter sido alvo de ataques constantes aos seus servidores, e que a EA simplesmente optou por fazer desaparecer.

Why You Need a PHP Backwards Compatibility Library Before You Upgrade to a Newer PHP Version

12-07-2023 | 16:46 | Manuel Lemos

By ASCOOS CMS
Whenever you consider upgrading to a newer PHP version, you need to be careful because parts of the code of your PHP projects may stop working.

Read this article to learn more about the issues you may face during the PHP version upgrade and how the PHP Backwards Compatibility Library may help you to solve those issues.

Notícias do dia

12-07-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

UE vai simplificar carregamento de carros eléctricos, dispensando apps e subscrições; Huawei vai lançar smartphone 5G este ano; protestos contra táxis autónomos encravam-nos com cones no capot; Gmail com sugestão de horários disponíveis directamente nos emails; e EUA preparam medidas para combater ataques SIM Swap.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um bloco de tomadas com USB.

ESA vai tentar reentrada assistida para satélite em fim de vida

A ESA vai direccionar a reentrada do satélite Aeolus para tentar minimizar a hipótese de destroços caírem sobre áreas povoadas.

O Aeolus é um satélite em fim de vida que monitorizou os ventos no nosso planeta ao longo dos últimos cinco anos. Prestes a ficar sem combustível, tem estado a cair a um ritmo de um quilómetro por dia, situação que também tem sido acelerada pela actividade solar e o efeito que tem na nossa atmosfera. Embora não tenha sido concebido para tal (como nos satélites mais recentes), a ESA vai tentar direccionar a sua reentrada para que potenciais destroços caiam sobre áreas remotas não habitadas.

É uma manobra que a ESA relembra ir para além daquilo que seria esperado, e que poderá não correr como planeado. Mas, no pior dos casos, continuaremos a estar perante o processo de reentrada que iria acontecer de qualquer forma, e que já cumpria com os requisitos mínimos de segurança exigidos na altura.


Musk apresenta x.AI

Elon Musk apresentou oficialmente a sua nova empresa dedicada à Inteligência Artificial, a xAI - que já tinha sido anunciada em Abril - e que diz ter como missão "perceber a realidade e a verdadeira natureza do Universo".

Announcing formation of @xAI to understand reality

— Elon Musk (@elonmusk) July 12, 2023

Era algo mais que esperado, especialmente no seguimento da carta aberta que Musk tinha patrocinado após o lançamento mediático do ChatGPT, que pedia uma pausa de seis meses nos avanços AI, e que desde logo parecia ser apenas um pedido de tempo para que ele próprio entrasse neste sector estratégico para o futuro.

Agora só o futuro dirá se a x.AI será uma empresa que trará avanços concretos, ou se se limitará a fazer promessas e mais promessas, de que no próximo ano é que vai ser - ao estilo do que tem feito com o modo FSD nos Tesla.


Perseverance descobre indícios de matéria orgânica em Marte

O rover Perseverance descobriu vestígios de moléculas orgânicas presentes em diversas amostras recolhidas na cratera Jezero.

Embora não seja prova de que existiu vida em Marte, é indicador de que em tempos Marte teve condições que possibilitavam a existência de vida como a conhecemos, reforçando a validade da sua missão de continuar a procurar por vestígios de organismos vivos que Marte tenha tido no passado.


Tesla com descontos em dinheiro nos Model 3 e Y via referrals

Depois da redução de preços, a Tesla continua a usar todas as tácticas para tentar assegurar que terminará o ano com novo recorde de vendas, desta vez com descontos directos nos Model 3 e Model Y para quem os comprar através da referência de clientes já existentes.

Embora inicialmente a Tesla tenha tido um programa de incentivos bastante atractivo para as vendas por referência (chegou até a oferecer alguns dos futuros Tesla Roadster através deste programa), praticamente acabou com todos os benefícios assim que os Model 3 começaram a ser vendidos em grande quantidade. Mas, agora, tudo vale para promover as vendas, e quem comprar um Model 3 ou Model Y usando o código de um amigo que já tenha um, terá direito a um desconto de $500 (nos EUA e Canadá) além de 3 meses de oferta do modo Full Self Driving.

Teremos que aguardar para ver se promoção idêntica chega a Portugal, o que certamente poderia contribuir para mais algumas vendas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora a tecnologia RFID remonte à década de 80, o NFC só se tornou num standard no final de 2003, promovendo a utilização de comunicações rádio de curta-distância para todo o tipo de aplicações.

A few comments on phpBCL (PHP Backwards Compatibility Library)

12-07-2023 | 16:07 | Manuel Lemos

By ASCOOS CMS
This package comes to correct, in part, the "deprecated stupidity" as I call it.

Microsoft Office 365 Family a €52

12-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para quem não dispensa o Office ou deseja ter espaço com fartura na cloud, o Office 365 Family da Microsoft é uma proposta tentadora para toda a família.

O Office 365 segue a tendência de transformar os programas pagos uma única vez num serviço de subscrição contínua, mas neste caso é algo que vale a pena considerar pela diversas componentes que engloba. O serviço não só nos dá acesso às apps habituais do Office - Word, Excel, PowerPoint, etc. - como também inclui 1 TB de espaço na cloud no OneDrive. E, considerando que se trata da versão família, que permite a utilização por até 6 pessoas, o preço torna-se verdadeiramente irresistível.
Um ano de Office 365 Family está disponível por 52.85 euros na Amazon Espanha para clientes Prime (54.99 euros para os restantes).

Sim, isto significa que por um valor simpático podem ficar com 6 TB de espaço total na cloud (1 TB para cada utilizador) OneDrive, o que dá menos de 9 euros por utilizador por ano, o que é dos melhores negócios que se pode ter actualmente. Para referência, tanto a Apple como a Google cobram cerca de 100 euros por ano pelo seu plano de 2 TB de espaço na cloud.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Protestos contra carros autónomos com cones no capot

12-07-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Em São Francisco, um grupo de activistas está a bloquear os carros autónomos da Waymo e Cruise colocando um cone no seu capot.

Os táxis autónomos da Waymo, Cruise, e outras empresas têm sido promovidos como sendo o "transporte do futuro", mas a sua implementação no terreno ainda gera bastante polémica. Há múltiplos incidentes destes carros ficarem "encravados" na estrada, provocando o caos no trânsito, e havendo mais de 60 incidentes registados em que bloquearam a passagem de veículos de emergência.

Em protesto contra a votação que ampliará o horário de funcionamento destes táxis autónomos para 24 horas por dia, um grupo em São Francisco está a retaliar colocando um cone no capot destes veículos, fazendo com que fiquem parados em modo de emergência. O grupo também aponta a questão de que estes carros são um pesadelo para a privacidade dos cidadãos, já que gravam continuamente tudo o que se passa nas ruas por onde circulam, e fornecem esses dados às autoridade.

Welcome to Week of Cone
On Thurs 7/13, the CPUC will vote to expand AVs in SF. Cruise & Waymo promise they’ll reduce traffic & collisions, but we know that’s not true. They block busses & emergency vehicles, create more traffic, and are a surveillance nightmare.
But there’s hope pic.twitter.com/K7e0C2nhuq

— ConeSF – Week of Cone (@SafeStreetRebel) July 5, 2023


Tanto a Waymo como a Cruise dizem que isto equivale a actos de vandalismo, e que os casos serão reportados às autoridades.

Gmail com sugestão de horários disponíveis

12-07-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google adicionou ao Gmail a capacidade para rapidamente disponibilizar diversos horários disponíveis no Google Calendar.

A combinação de eventos passa a ser mais rápida e imediata com a mais recente funcionalidade de integração do Google Calendar com o Gmail.

Normalmente, a combinação de uma hora é algo que pode obrigar a vários emails para trás e para diante, para se tentar acertar um dia e hora que funcione para todos os intervenientes. Mas agora, isso passa a ser mais fácil, já que se pode disponibilizar várias opções no Google Calendar de quando se tem tempo livre, e a pessoa que recebe o email poderá ver e seleccionar imediatamente o horário que também lhe for mais conveniente.
Com isto, a opção de incluir um evento no Gmail também passa a ser de acesso mais imediato, pois também fica disponível a partir do botão de calendário na barra inferior da janela de composição de emails; sendo que antes era uma opção que estava "escondida" nas funções adicionais na secção com "três pontos" no topo.

Desta vez é uma funcionalidade que fica disponível para todos os utilizadores Google, pelo que poderá ser usado tanto para efeitos de trabalho como para uso pessoal.

|