PlanetGeek

Apple lança actualização de emergência iOS 16.5.1 (a)

10-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple volta a dar uso ao seu sistema de actualização rápida para corrigir uma vulnerabilidade no Safari que podia estar a ser utilizada em ataques.

O sistema de actualizações rápidas (Rapid Security Response - RSR) reduz consideravelmente o tempo habitualmente necessário para aplicar actualizações, consistindo em actualizações de pequenas dimensões que são aplicadas com o iPhone em funcionamento, bastando fazer um reboot no final - em vez de ter que descarregar centenas de megabytes e depois potencialmente ficar com o iPhone encravado durante uma dezena de minutos à espera que a actualização seja aplicada. Uma vez que a Apple continua a ter apps como o Safari presas às actualizações do sistema e fora do processo normal de actualização de apps, este sistema acaba por ser a solução possível de momento.

A vulnerabilidade CVE-2023-37450 tem mais uma vez a ver com o WebKit usado pelo Safari (e todos os demais browsers no iOS, que são obrigados a usar o mesmo motor do sistema), permitindo que um atacante pudesse potencialmente apoderar-se do dispositivo assim que este visitasse uma página web maliciosa.

A Apple lançou as actualizações para iPhone, iPads, e macOS:
  • iOS 16.5.1 (a)
  • iPadOS 16.5.1 (a)
  • Safari 16.5.2
macOS Ventura 13.4.1 (a)

É a décima falha zero-day que a Apple corrige este ano, sendo que todas elas estavam a ser utilizadas para infectar dispositivos com diversos spywares, quase sempre em campanhas direccionadas contra grupos específicos de pessoas, como jornalistas e políticos.

Notícias do dia

10-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A eterna lentidão dos computadores modernos; Scribble Diffusion transforma rabiscos em obras de arte AI; sistemas de monitorização de energia solar vulneráveis a hackers; satélites Starlink fizeram 25 mil manobras em 6 meses para evitar colisões em órbita; como funcionava o sistema Technicolor do cinema a cores; Twitter perde utilizadores revela a Cloudflare; Reddit ameaça expulsar moderadores que mantiverem comunidades com classificação para adultos.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.

UE chega a acordo para transferência de dados com EUA

Após duas tentativas falhadas, à terceira foi de vez. A União Europeia chegou a acordo com os EUA para novo pacto referente à transferência de dados dos seus cidadãos. Este era o processo que já tinha feito a Meta ameaçar com o potencial encerramento dos seus serviços nos espaço Europeu, mas que não se sabe ainda se virá a ter impacto na decisão sueca de proibir o uso do Google Anayltics pela recolha excessiva de dados.

Pelo menos, deverá ser suficiente para que os serviços da Meta (e muitos outros, como o uso do ChatGPT e modelos AI da OpenAI e outras empresas) possam manter-se em operações na UE pelos próximos anos, mesmo que com menor recolha de dados do que essas empresas gostariam.


Massachusetts pode proibir venda e compra de dados de localização dos cidadãos

Nos EUA assiste-se a uma situação inédita, em que o estado de Massachusetts se pode tornar no primeiro a implementar uma proibição completa da compra e venda de dados referentes à localização dos seus cidadãos.

Estes dados são incrivelmente valiosos para inúmeras empresas, e muitas vezes usado para usos abusivos (nos EUA, perante a proibição dos abortos em vários estados, há quem esteja a usar esses dados para procurar pessoas que tenham estado em clínicas). A proibição da sua comercialização viria impedir muitos desses abusos, mas também fará com que as empresas que têm acesso directo a esses dados, como operadores de telecomunicações e gigantes tecnológicos que obtêm esses dados através das suas apps e serviços, passem a ter um trunfo ainda maior sobre as demais empresas que não têm (mas gostariam de ter) acesso a esses dados.


Serviço de saúde britânico alvo de novo ataque

https://techcrunch.com/2023/07/10/uk-hacks-public-sector-nhs-ransomware/? O serviços nacional de saúde britânico - NHS - parece ter sido alvo de um segundo ataque informático. Depois de um ataque que roubou dados referentes a 1.1 milhões de pacientes, que tinha sido cedido a uma universaidade para efeitos de investigação, enfrenta um novo ataque que poderá ser de muito maior dimensão.

O grupo de ransomware ALPHV / BlackCat diz ter roubado 70 TB de dados privados, o que se tornaria num dos maiores roubos de sempre deste tipo de dados. Considerando que estes dados são particularmente sensíveis e podem revelar informação altamente confidencial sobre os cidadãos, é impossível preverqual será o impacto a longo prazo desta situação.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Oppo iniciou actividade na China em 2004. Nos últimos anos tornou-se no maior fabricante chinês de smartphones, tendo também feito uma forte expansão nos países ocidentais onde ficou com caminho livre depois da Huawei ter sido bloqueada pelos EUA.

Detectores de escrita AI penalizam estrangeiros

10-07-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

As ferramentas que visam identificar se um texto foi escrito por um sistema AI penalizam textos escritos por pessoas que não falem inglês nativamente.

Com a popularização de ferramentas AI, que podem escrever todo o tipo de textos em poucos segundos, surgiram também serviços e ferramentas que tentam detectar quando um texto foi escrito por um modelo AI. No entanto, podem acabar por classificar erradamente textos como tendo sido escritos por AI quando na verdade foram escritos por pessoas reais.

Um estudo revela que isso tem maior probabilidade de acontecer quando se tenta comprovar a autenticidade de textos escritos por pessoas que não falem inglês nativamente, e que terão tendência para utilizar uma palavras e expressões mais simples e comuns; algo que acaba por ter grande influência para que os sistemas de verificação achem que foi um sistema AI a escrever o texto.

O resultado prático é que escolas e empresas que usem estes sistemas de verificação, arriscam-se a penalizar injustamente imigrantes, que poderão ser acusados de serem "batoteiros" por usarem sistemas AI, quando na realidade são os sistemas AI que fazem essa avaliação que estão a falhar na sua classificação.

Powerbank Anker PowerCore Slim 10000 mAh a €25

10-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para quem procura a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 10000 mAh da Anker assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Anker PowerCore temos uma capacidade generosa que permitirá recarregar smartphones por várias vezes.

Este powerbank Anker PowerCore Slim 10000 mAh está disponível por 25.40 euros na Amazon Espanha - também têm um de 20000 mAh por 32 euros.

Este powerbank pode ser recarregado usando uma comum ficha micro-USB ou USB-C, e podemos usar a sua fichas USB-A para recarregar equipamentos com saída máxima de 2.4A com tecnologia PowerIQ.


Acompanha as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Twitter perde utilizadores - revela Cloudflare

10-07-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar de Elon Musk assegurar que tudo vai bem, o CEO da Cloudflare revela que as visitas ao Twitter têm caído drasticamente.

Elon Musk tem dito que o Twitter vai cada vez melhor e a bater recordes, mas obviamente que será suspeito que em vez de falar em utilizadores e volume de visitas, Musk tenha inventado uma nova métrica "Unregretted User-Minutes", que diz ser mais significativa e representar o tempo que os utilizadores passam na plataforma com sentimento positivo.

Enquanto isso, Matthew Prince, co-fundador e CEO da Cloudflare, apresentou um curioso gráfico das estatísticas de visitas ao Twitter, e onde se vê que o Twitter caiu quase 10 posições no ranking, passando da 32ª posição que detinha nos primeiros meses do ano para perto da 40ª posição, e com queda mais acentuada na fase Elon Musk.
O que é certo é que, se Elon Musk não se mostrou preocupado com o Mastodon e Bluesky, agora começa a demonstrar essa preocupação com o Threads da Meta, que conquistou 100 milhões de utilizadores em cinco dias, e que já anunciou que poderá processar por ser uma "cópia do Twitter".

E se na Tesla tem tido sorte a prometer um modo FSD ano após ano, sem cumprir e continuando a fazer promessas irrealistas, veremos se no Twitter os utilizadores terão o mesmo nível de paciência e "fé" nas suas palavras.

Ecrã E-ink de 32" disponível por €2783

10-07-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Os fãs dos ecrãs e-ink passam a poder ter um ecrã de 32" na parede, mas a custo bastante elevado.

Ao contrário do que aconteceu com os ecrãs LCD e OLED, que tiveram uma redução substancial de preço ao longo dos anos e permitiram a evolução para ecrãs de grandes dimensões a preços cada vez mais acessíveis, os ecrãs e-ink têm-se mantido com dimensões reduzidas e com qualquer ecrã de maior dimensão a ter preços exorbitantes. É também esse o caso deste ecrã.

O Project E Ink disponibiliza um ecrã e-ink de 32" da Visionect, que pode ser usado para apresentar a capa de um jornal - já que a sua dimensão se aproxima da página de um jornal impresso tradicional - para quem desejar ter as notícias do dia sempre à vista e com um toque de nostalgia. No entanto, os compradores poderão usá-lo para apresentarem qualquer outra imagem que desejem.

O maior problema será mesmo o preço, já que este ecrã custa 2783 euros. Como vantagem, face aos ecrãs tradicionais, tem o facto de funcionar a bateria e dispensar qualquer cabo para funcionar, pelo que pode ser posicionado em qualquer lado tal como aconteceria com um poster ou quadro.


Bose recolhe subwoofers por risco de incêndio

10-07-2023 | 12:23 | A Minha Alegre Casinha

A Bose vai recolher mais de um milhão de subwoofers antigos devido a potencial risco de incêndio.

Estamos habituados a ver recolhas de produtos, mas temos que admitir que este é um que não se estava à espera. Quem tiver um dos muitos populares e desejados sistemas de som da Bose, que no século passado muito nos maravilhavam com a sua qualidade sonora ao ter apenas pequenas colunas visíveis - e o subwoofer escondido - terá agora que ver se se trata de um dos modelos afectados.

Os subwoofers em causa foram produzidos entre 1994 e 2007, como parte dos sistemas Bose Acoustimass, Lifestyle e Companion.
A Bose tem uma página para fácil identificação dos subwoofers afectados, disponibilizando a reparação gratuita ou a sua devolução em troca de um desconto de 40% num sistema de som mais moderno.

Segundo a marca, foram reportados 21 incidentes deste módulos a derreterem ou incendiarem-se, com três casos em que o fogo provocou danos adicionais no piso, mobiliário, e demais elementos na proximidade do subwoofer. Quem tiver um destes subwoofers deverá desligá-lo imediatamente da tomada.

Óculos Vision Pro com marcação obrigatória

10-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser comprar os óculos Vision Pro da Apple no próximo ano terá obrigatoriamente que fazer uma marcação para uma sessão personalizada de iniciação.

Apesar da Apple estar com problemas na produção dos óculos Vision Pro, que irão reduzir consideravelmente o volume de produção no próximo ano - a par de falhas básicas como a falta de uma banda de suporte no topo da cabeça - a Apple quer assegurar que a experiência dos primeiros compradores destes óculos que terão preço final acima dos 4000 euros será o mais VIP possível.

Nos EUA, os óculos ficarão disponíveis apenas em lojas seleccionadas, que terão uma área especial só para os Vision Pro, e que os compradores terão obrigatoriamente que visitar. Isto porque a Apple não parece querer arriscar-se a ter "más experiências" por parte de quem comprar estes dispendiosos óculos, e por isso está a preparar todo um processo de iniciação que maximize as possibilidades dos compradores se sentirem maravilhados, e que passa por fazer um scan tridimensional do seu rosto de modo a criar um adaptador personalizado para os óculos que assegurará a utilização mais confortável possível.
Isto também significa que será ainda mais difícil (e demorado) comprar uns óculos Vision Pro no resto do mundo. Além dos EUA, a Apple deverá disponibilizar os Vision Pro no Reino Unido e Canadá no final de 2024 (e sempre em quantidades bastante limitadas), e só expandirá as vendas à Europa e Ásia em 2025. Por essa altura também já se deverá ter mais informação sobre a esperada geração não-Pro dos óculos Vision, que a Apple deverá lançar em 2026.

China cancela trégua nos preços dos automóveis eléctricos

10-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A associação de fabricantes de automóveis na China apressou-se a cancelar a sua "trégua" que visava refrear as competitivas reduções de preço que têm sido feitas nos automóveis eléctricos.

O mercado nos automóveis eléctricos tem estado ao rubro, perante coisas como a redução substancial de preços que a Tesla fez, e que teve que ser seguida por outros fabricantes. Claro que poucos serão aqueles que gostam de baixar preços, e por isso a CAAM (China Association of Auto Manufacturers) avançou com um pedido formal de 16 dos seus membros - que incluem a Tesla, Nio, XPeng e outros - para que se acabasse com esta política de "preços anormais" nos automóveis eléctricos.

Mas, bastaram dois dias para que a CAAM cancelasse oficialmente este pedido, já que isso acabava por ser uma óbvia admissão de concertação de preços, que rapidamente iria atrair as atenções das entidades reguladoras.

As marcas que tinham assinado este pedido foram: Dongfeng Motor, China FAW, SAIC, BAIC, Changan Automobile, GAC, Chery, JAC, Geely, China National Heavy Duty Truck, Great Wall Motor, BYD, Nio, Li Auto, Xpeng, e Tesla.

E embora seja possível que o cancelamento público dê lugar a "acordos secretos", depois deste pedido público, certamente ficam sob um olhar bastante mais atento sobre os preços que irão praticar nos próximos tempos.

Amazon Echo Dot a €27

10-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazon tem os Echo e Echo Dot em promoção, e desta vez os descontos estão disponíveis para os clientes Amazon Prime portugueses.

Em tempos, comprar um Amazon Echo era uma aventura frustrante, que obrigava a recorrer a intermediários ou a tácticas rebuscadas, pois a Amazon não os enviava para o nosso país. Mas, com a expansão do programa Prime para Portugal, é algo que ficou resolvido. Tanto o Amazon Echo como o Echo Dot e Echo Pop, passaram a estar disponíveis para Portugal nas suas versões internacionais.
Neste momento os preços com promoção Amazon Prime são:

No entanto, esta expansão a Portugal não significa que a Alexa consiga perceber Português, com a Amazon a recomendar que a língua utilizada seja o inglês. E continuam a ficar de fora outros modelos, como os Echo Show com ecrã. Ainda assim, e tendo em conta o seu preço reduzido, em particular o do Echo Dot e Echo Pop, são uma excelente porta de entrada para quem quiser ter uma Alexa em sua casa à distância de um comando de voz.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple prepara MacBook com ecrã dobrável

10-07-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a trabalhar num portátil MacBook com ecrã dobrável, mas que só deverá deverá chegar ao mercado em 2026.

Apesar de nos smartphones já se ter uma quantidade apreciável de modelos com ecrãs dobráveis no mercado, nos tablets e nos portáteis a selecção é bastante mais limitada. Neste último caso temos o ZenBook Fold da Asus e pouco mais, mas que inevitavelmente irá começar a ter concorrência.

Além dos demais fabricantes de portáteis PC, também a Apple está a trabalhar num MacBook com ecrã dobrável, evolução lógica e possível assim que transitar para os ecrãs OLED nos seus portáteis, o que também já era esperado que fosse feito nos próximos anos. E segundo os mais recentes rumores, a Apple deverá apresentar este MacBook Fold em 2025, com comercialização a concretizar-se no ano seguinte.

Claro que isto também significa que a Apple poderá facilmente aproveitar o desenvolvimento do MacBook Fold para criar um iPad Fold (ou vice-versa), já que tecnicamente partilham os chips "M" da Apple. E isto também acaba por encaixar perfeitamente no calendário da Apple, que também tem os primeiros iPads com ecrã OLED programados para chegar já no próximo ano.

Threads chega a 100M de utilizadores

10-07-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O concorrente do Twitter da Meta, Threads, atingiu 100 milhões de utilizadores em apenas cinco dias.

Depois de um lançamento explosivo, que conquistou milhões de utilizadores logo nas primeiras horas, o Threads supera agora a marca dos 100 milhões de utilizadores passados apenas cinco dias após o seu lançamento.

E isto sem que ainda tenha sido disponibilizada oficialmente nos países da UE.

Um número substancial mas que também pode ser facilmente explicado pela curiosidade dos utilizadores já existentes do Instagram, que poderão querer ver que tal é o Threads mas sem que isso signifique que estarão interessados em dar-lhe uso regular. Mais do que este número de novos utilizadores interessará ver, daqui por mais algumas semanas e meses, quanto utilizadores activos permanecem nesta nova plataforma.

Entretanto, o Threads também está a trabalhar para resolver a questão da eliminação de conta de forma separada da conta do Instagram.


I propose a literal dick measuring contest 📏

— Elon Musk (@elonmusk) July 10, 2023

Do lado do Twitter, além da ameaça de processar o Threads por ser uma cópia do Twitter, Elon Musk avança com um desafio de literalmente "medir pilas" - isto depois de, recentemente, também ter surgido a ideia de um desafio que colocasse Musk e Zuckerberg frente a frente para um combate físico. Qualquer uma das opções teria garantidamente milhões de espectadores...

Reddit ameaça expulsar moderadores

09-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os protestos no Reddit parecem aproximar-se de uma fase final, com a plataforma a exigir o regresso à normalidade e ameaçando com a expulsão dos moderadores que não cumprirem.

A situação no Reddit está longe de voltar à normalidade após todo o cenário de "guerra" derivado do acesso pago à API, que ditou o fim de várias apps populares. Em protesto, muitas comunidades mudaram para a classificação NSFW de modo a reduzir a visibilidade e impedir a apresentação de publicidade - coisa que o Reddit não gostou e rapidamente deu a entender que iria forçar a abertura das comunidades.

Uma ameaça que agora volta a fazer, em jeito de "último aviso", dizendo que os moderadores terão que voltar a colocar as comunidades como não NSFW - mesmo em casos em que tal seria o mais apropriado - e ameaçando com a expulsão permanente dos moderadores que não o fizerem, não só da actual comunidade que moderam como de todas as comunidades em que pudessem querer participar no futuro.

Vários subrredits já cederam às ameaças, como o r/PICS e r/military, mas há alguns (como o r/Askwomenadvice) que dizem que irão manter a classificação NSFW e levar o protesto até às últimas consequências.

O que é certo é que, mesmo que o Reddit volte a ter o aspecto de normalidade, este caso garantidamente irá mudar permanentemente a forma como moderadores e comunidades olham para a plataforma. E não será de estranhar que mais pessoas acabem por se afastar, como já aconteceu com os voluntários que faziam a transcrição de conteúdos e os que geriam os populares Ask Me Anything.

Câmara Raspberry Pi com touchscreen

09-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Depois dos projectos de câmaras com Raspberry Pi, este adiciona-lhe um touchscreen que permite criar uma câmara inteiramente funcional sem necessidade de dispositivos externos.

Muitos dos projectos de câmaras com Raspberry Pi centram-se na parte da câmara, gravando as fotos e vídeos para um cartao ou armazenamento USB, ou permitindo a sua visualização remota num computador ou smartphone. Mas este Touch Cam, embora também permita isso, conta com um touchscreen integrado, para que se possa ver e controlar a câmara directamente.

Este projecto Touch Cam utiliza a maioria dos componentes que já conhecemos, como o Raspberry Pi e a sua câmara, e adiciona-lhe um pequeno ecrã de 5" (800x480) com touchscreen.
Com isso, podemos ver imediatamente o que a câmara está a ver, assim como escolher todo o tipo de configurações, como modo timelapse, etc. directamente na câmara.

Há ainda outros pormenores curiosos neste projecto que poderão dar jeito para projectos futuros, como o detalhe de como se podem inserir roscas metálicas numa caixa plástica impressa em 3D, permitindo uma montagem mais segura e de aspecto "profissional".

De notar que este projecto não se foca no uso da câmara com bateria, pelo que será necessário ter alimentação permanente. Temos também uma ventoinha para manter o Raspberry Pi mais fresco, o que pode resultar em funcionamento mais barulhento do que seria desejado.

Como funcionava o sistema Technicolor

09-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os filmes em Technicolor atraíram gerações de pessoas aos cinemas, para verem filmes com cores vívidas - mas o sistema era extremamente complexo e dispendioso.

Os fãs de cinema que espreitarem filmes das décadas de 1930 a 1950 irão inevitavelmente deparar-se com filmes que orgulhosamente exibem ter sido filmados em sistema "Technicolor". E se ainda hoje nos podem maravilhar com as suas cores, facilmente se pode imaginar como teria sido numa altura em que ainda se lidava com a televisão a preto e branco.

O sistema Technicolor é engenhoso e consistia na utilização de múltiplas películas para captar as imagens a cores em negativos monocromáticos. Usando-se um prisma, ficava-se com um negativo para cada componente de cor, que depois eram combinadas na película final.
Curiosamente, no seu processo inicial eram usados apenas duas imagens (para componente vermelha e verde), o que permitia projectar filmes a cores mas não com todas as cores. Mas com a evolução do sistema, por altura do processo 3 os problemas tinham sido resolvidos e ficávamos com a capacidade de ter todas as cores. Mas isto era algo que desde logo implicava um grande investimento, pois todo o gasto em película era a triplicar, e a câmara Technicolor tinha dimensões gigantescas que também obrigava a cuidadoso planeamento do seu posicionamento e movimentação.
O sistema Technicolor acabou por cair em desuso à medida que outras empresas, como a Eastman Kodak, desenvolveram negativos a cores (resultando no sistema Eastmancolor) que evitavam toda a complexidade do sistema de negativos triplos. E hoje em dia, já nem sequer é necessária a película em si, pois estamos numa era em que tudo pode ser feito digitalmente. Ainda assim, há que apreciar todo o esforço investido nestes avanços tecnológicos, que proporcionaram a criação de filmes coloridos como o Wizard of Oz (Feiticeiro de Oz), Gone with the Wind (E Tudo o Vento Levou), e o clássico de animação da Disney, Snow White and the Seven Dwarfs (Branca de Neve e os Sete Anões).


Como manter um iPhone em modo Low Power a tempo inteiro

09-07-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Com a ajuda das automações do Shortcuts do iOS é possível manter um iPhone permanentemente em modo Low Power sem que seja desactivado automaticamente.

Para quem valoriza a autonomia, o modo Low Power nos iPhones é um precioso aliado, que desactiva uma série de funcionalidades com vista a prolongar o tempo de funcionamento do smartphone (ver no final do artigo). Este modo entra em acção quando o iPhone atinge os 20% de bateria restante, com pergunta ao utilizador, ou pode ser activado manualmente a qualquer momento. O problema é que também se desactiva automaticamente assim que o iPhone volta a atingir os 80% de carga, frustrando aqueles que gostariam de o ter activo de forma permanente.

Felizmente, é algo que pode ser resolvido com a ajuda das automações do Shortcuts.

Como criar uma automação para manter modo Low Power Mode a tempo inteiro

  1. Ir à app Shortcuts e clicar em Automation na fundo do ecrã
  2. Carregar no botão "+" no topo direito e seleccionar "Create Personal Automation".
  3. Ir até ao parâmetro Low Power Mode e seleccionar "Is Turned Off", e clicar Next.
  4. Carregar no botão "Add Action" e procurar pela função "Set Low Power Mode".
  5. Confirmar que a acção resultante é "Turn Low Power Mode On", e fazer Next.
  6. Desactivar a pergunta "Ask Before Running" e fazer Done.

Com esta automação activa o iPhone ficará permanentemente em modo Low Power Mode, mesmo que se carregue a bateria a 100%. Como efeito secundário, quando quiserem desactivar o modo Low Power será necessário dar um salto ao Shortcuts e desactivarem esta automação.


Com o modo Low Power activado, o iPhone aplica as seguintes regras de poupança de bateria:
  • Desactiva o 5G (com excepção para o streaming de vídeo)
  • Auto-lock passa para 30 segundos
  • Reduz nível de luminosidade do ecrã
  • Ecrã limitado a 60 Hz nos iPhones e iPads com ProMotion a 120 Hz
  • Redução dos efeitos visuais no ecrã
  • Suspensão temporária da sincronização do iCloud Photos
  • Desactivação dos downloads automáticos, email fetch e background app refresh

Usando as automações podem fazer muitas outras operações. Por exemplo, podem criar uma regra para que o modo low power seja activado quando a bateria chega a 40% (em vez dos 20%) e muitas, muitas outras coisas - como abrir o Waze automaticamente ao ligarem-no ao carregador no carro.

Artigo Star Wars escrito por AI gera polémica

09-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A utilização de sistemas AI para escrever artigos de forma automática continua a gerar polémica, desta vez com um artigo Star Wars cheio de erros.

As capacidades dos sistemas AI actuais, por impressionantes que sejam em muitos casos, continuam a ser sobrestimadas. Os grandes grupos editoriais olham para estes sistemas como uma forma fácil e barata de criarem conteúdos, mas os casos em que isso tem sido feito têm acabado quase sempre em desastre. Apesar de noutros sites os artigos escritos por AI terem sido refreados ou sujeitos a verificação por humanos antes de serem publicados, o grupo G/O Media - que detém sites como o Gizmodo, Jalopnik, Jezebel, Kotaku, The Onion, e outros - achou que o resultado seria diferentes, e avançou com a mesma táctica.

O resultado foi um artigo sobre os filmes Star Wars contendo múltiplos erros e que rapidamente foi criticado, quer pelos leitores como, especialmente, pelos editores e escritores que trabalham para o grupo - que logicamente também viram isto como um potencial pré-aviso de que em breve a equipa poderia ser reduzida, começando a função da escrita a ser transferida para os sistemas AI.

Embora com o avanço dos sistemas AI tal possa mesmo vir a ser uma possibilidade, a verdade é que na sua implementação actual estas ferramentas de geração de texto deverão ser vistas apenas como uma forma de auxiliar escritores humanos, e não como seu substituto.

NIO prestes a lançar bateria de estado sólido

09-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A NIO está prestes a disponibilizar a opção de uma bateria de estado sólido nos seus automóveis, que possibilitará uma autonomia de cerca de 1000 km.

Dois anos após ter revelado as suas intenções de lançar uma bateria de estado sólido de 150 kWh nos seus automóveis, a NIO parece estar finalmente prestes a cumprir a promessa.

Os manuais da marca já foram actualizados para incluírem a referência a este novo pack de baterias, produzido pela WeLion, e que irá estrear-se no NIO ES6. O pack de baterias mantém as mesmas dimensões do pack de 100 kWh actualmente utilizado, mas proporciona uma densidade energética 44% superior (261 Wh/kg vs 180 Wh/kg). A diferença final de peso acaba por não ser significativa, passando de 555 kg para 575 kg, o que face à capacidade extra é um compromisso bastante aceitável.
No ES6 (SUV) a autonomia anunciada pela marca é de 930 km, pelo que não deverá ser difícil atingir os prometidos 1000 km quando for aplicada num modelo mais aerodinâmico, como o ET5.

Na China os clientes da NIO deverão poder optar por esta bateria já este mês; não devendo demorar muito para que outros fabricantes comecem também a transitar para baterias de estado sólido nos seus próximos modelos.

Radares da PSP em Julho

09-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A PSP divulgou a informação acerca das datas e locais onde irão decorrer acções de fiscalização de velocidade durante este mês de Março. Segundo a PSP, estas acções visam reduzir a sinistralidade associada ao excesso de velocidade.

Os locais escolhidos tiveram em consideração critérios de maior perigosidade e são, este mês, os seguintes:

AÇORES
11/Jul – 08h00 – ER S. José (Freguesia da Fonte do Bastardo) Praia da Vitória – Terceira
12/Jul – 08h00 – Estrada 25 de Abril (Freguesia de Santa Cruz) Praia da Vitória – Terceira
12/Jul – 08h00 – ER (Freguesia de Pedro Miguel) Horta – Faial
21/Jul – 08h00 – ER Caminho da Cidade (Freguesia de Porto Judeu) Angra do Heroísmo – Terceira
22/Jul – 08h00 – ER do Negrito (Freguesia de S. Mateus) Angra do Heroísmo – Terceira
29/Jul – 07h45 – Av. Príncipe do Mónaco (Freguesia de Santa Clara) Ponta Delgada – S. Miguel
30/Jul – 07h45 – ER Atalhada (Freguesia de Rosário) Lagoa – S. Miguel

AVEIRO
04/Jul – 09h30 – Rua das Águas – São João da Madeira
05/Jul – 08h00 – Av. da Universidade – Aveiro
06/Jul – 08h00 – Av. Europa – Aveiro
11/Jul – 08h00 – Viaduto Rua de Viseu – Aveiro
12/Jul – 09h30 – Av. 32 – Espinho
17/Jul – 08h00 – Rotunda General Costa Cascais – Aveiro
19/Jul – 14h00 – Av. da Universidade – Aveiro
20/Jul – 09h30 – Rua Dr. Eduardo Vaz – Santa Maria da Feira
24/Jul – 08h00 – Av. da Universidade – Aveiro
25/Jul – 14h00 – Rotunda General Costa Cascais – Aveiro
28/Jul – 09h30 – Rua Família Colares Pinto – Ovar

BEJA
12/Jul – 16h00 – Av. Salgueiro Maia – Beja
20/Jul – 09h00 – Rua Francisco Miguel Duarte – Beja
24/Jul – 09h00 – Rua Francisco Miguel Duarte – Beja​

BRAGA
06/Jul – 09h30 – Circular Urbana de Guimarães – Guimarães
11/Jul – 09h00 – Circular Urbana de Guimarães – Guimarães
12/Jul – 09h00 – Circular de Barcelos – Barcelos
13/Jul – 10h00 – Frei Bartolomeu dos Mártires – Braga
28/Jul – 15h00 – Av. António Macedo – Braga

BRAGANÇA
06/Jul – 08h00 – Estrada de Vinhais – Bragança
17/Jul – 08h00 – Av. das Comunidades Europeias – Mirandela
18/Jul – 08h00 – Av. das Cantarias – Bragança
25/Jul – 08h00 – Av. Olímpio Guedes de Andrade – Mirandela

CASTELO BRANCO
07/Jul – 08h00 – Chão de S. André – Castelo Branco
25/Jul – 08h00 – Av. da Europa – Castelo Branco

COIMBRA
14/Jul – 09h30 – IC 2 (Sul/Norte) – Banhos Secos
18/Jul – 08h30 – Av. Dr. Mário Soares – Figueira da Foz
25/Jul – 08h30 – Av. Dr. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz
27/Jul – 09h30 – Ponte Rainha Santa Isabel

ÉVORA
07/Jul – 15h00 – EN 18 – Estremoz
20/Jul – 15h00 – Av. Rainha Santa Isabel – Estremoz
24/Jul – 09h00 – Av. D. Manuel Trindade Salgueiro – Évora
26/Jul – 10h00 – EN 18 – Estremoz
31/Jul – 09h00 – CM 1094, Estrada do Bairro de Almeirim – Évora

FARO
04/Jul – 09h00 – Av. V6 – Portimão
10/Jul – 09h00 – Rua da Cruz Vermelha Portuguesa – Tavira
13/Jul – 09h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
13/Jul – 09h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
18/Jul – 08h00 – Estrada Moinho da Palmeira – Faro
20/Jul – 09h00 – Rua Almirante Cândido dos Reis – Tavira
24/Jul – 09h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
24/Jul – 09h00 – Av. Fonte Coberta – Lagos
25/Jul – 09h00 – Rua da Cruz Vermelha Portuguesa – Tavira
25/Jul – 09h00 – Av. Heróis de 1808 – Olhão
26/Jul – 08h00 – Estrada Moinho da Palmeira – Faro
27/Jul – 17h00 – Av. V6 – Portimão

GUARDA
05/Jul – 16h30 – Av. Monsenhor Mendes do Carmo – Guarda
06/Jul – 16h30 – Via de Cintura Externa da Guarda – Guarda
10/Jul – 08h30 – Av. Cónego Álvaro Quintal da Cunha – Guarda
21/Jul – 08h30 – Via de Cintura Externa da Guarda – Guarda

LEIRIA
05/Jul – 14h00 – Av. Monsenhor Bastos – Peniche
11/Jul – 14h00 – EN 242 – Leiria
20/Jul – 09h30 – Estrada da Moita – Marinha Grande
26/Jul – 09h30 – Rua La Codosera – Caldas da Rainha​

LISBOA
05/Jul – 21h00 – Av. da República – Lisboa
07/Jul – 09h00 – Av. da Marginal – Cascais
11/Jul – 14h00 – IP 7 – Lisboa
12/Jul – 08h30 – Av. da República (Poente/Nascente) – Oeiras
12/Jul – 13h30 – EN 249-3 (Norte/Sul) – Porto Salvo
14/Jul – 14h00 – IC 2 – Santa Iria da Azoia
17/Jul – 09h00 – Av. Capitães de Abril – Mem Martins
20/Jul – 13h30 – EN 10 (Alhandra/VFX) – Alhandra
21/Jul – 09h00 – Av. Professor Doutor Armando dos Santos Ferreira – Loures
21/Jul – 14h00 – Rua Pedro Álvares Cabral – Pontinha

MADEIRA
26/Jul – 08h00 – VE 1, Maiata – Porto da Cruz – Machico

PORTALEGRE
06/Jul – 08h00 – Av. de Badajoz – Portalegre
11/Jul – 09h00 – Av. de Badajoz – Elvas
18/Jul – 08h00 – Av. Francisco Fino – Portalegre
25/Jul – 16h00 – Av. do Dia de Portugal 10 de Junho de 2013 – Elvas
28/Jul – 08h00 – Av. de Badajoz – Portalegre

PORTO
04/Jul – 13h20 – Av. Dr. Mário Soares – Gondomar
07/Jul – 08h15 – R. Dr. Joaquim Nogueira dos Santos 885 – Maia
11/Jul – 13h20 – R. Altino Coelho – Maia
14/Jul – 08h15 – R. Heróis do Ultramar 2853 – Vila Nova de Gaia
17/Jul – 16h00 – Av. D. João II (Norte/Sul) – Vila Nova de Gaia
18/Jul – 08h15 – Av. do Marechal Gomes da Costa, 1317 – Porto
24/Jul – 16h00 – EN 14 (Maia/Trofa) – Maia
25/Jul – 08h15 – Av. da Boavista 4361 – Porto
28/Jul – 08h15 – Est. Circunvalação 10964 – Matosinhos
31/Jul – 08h16 – EN 14 (Maia/Porto) – Matosinhos

SANTARÉM
04/Jul – 09h00 – Rua Eng. Ferreira Mesquita – Entroncamento
20/Jul – 08h00 – EN 3 Alvito – Tomar
25/Jul – 08h00 – Barreira Alva – Torres Novas
25/Jul – 08h00 – Av. de Aljubarrota – Abrantes
26/Jul – 08h00 – Rua Dr. Joaquim Francisco Alves – Ourém
27/Jul – 08h30 – Rua do Progresso – Cartaxo

SETÚBAL
05/Jul – 09h00 – EN 10, Palhais – Barreiro
17/Jul – 09h00 – Circular Externa, Montijo – Barreiro
18/Jul – 14h00 – EN 10 – Setúbal

VIANA DO CASTELO
07/Jul – 10h30 – Av. do Meio – Viana do Castelo
15/Jul – 09h00 – Rua Agostinho José Taveira – Ponte de Lima
21/Jul – 20h30 – Av. 25 de Abril – Viana do Castelo

VILA REAL
18/Jul – 08h30 – Av. Bracara Augusta – Chaves
24/Jul – 08h30 – Av. do Tâmega – Chaves
25/Jul – 16h00 – Av. Europa – Vila Real
28/Jul – 08h30 – Rua D. António de Medeiros – Chaves

VISEU
04/Jul – 14h00 – Av. D. Egas Moniz – Lamego
04/Jul – 08h00 – Av. Manuel Abreu Lameiras – Viseu
13/Jul – 08h30 – Av. Defensores do Douro – Lamego
25/Jul – 08h00 – Av. Regimento Infantaria 14 – Viseu
27/Jul – 16h00 – Estrada de Nelas – Viseu
28/Jul – 08h00 – Av. da Europa – Viseu
[Pela Estrada Fora]

Sistemas de monitorização de energia solar vulneráveis a hackers

08-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Quem investe em painéis solares invariavelmente também recorre a sistemas de monitorização da energia produzida, mas alguns desses sistemas são vulneráveis a ataques de hackers.

Investigadores de segurança descobriram que existem centenas de milhares de sistemas de monitorização de energia solar que estão a expôr os dados publicamente na web. E se nalguns casos isso poderá ser deliberado (por quem quiser ter os dados publicamente acessíveis para todos), noutros casos poderá divulgar informação que facilita o trabalho dos hackers.

Os sistemas referidos incluem: Solar-Log, Danfoss Solar Web Server, SolarView Contec, SMA Sunny Webbox, SMA Cluster Controller, SMA Power Reducer Box, Kaco New Energy & Web, Fronis Datamanager, Saj Solar Inverter, e ABB Solar Inverter Web GUI. Alguns deles, como o SolarView Contec, sofrem de vulnerabilidades que os tornam alvos preferenciais de ataques para que sejam adicionados a redes botnet ao serviço de grupos de hackers, passando a poder ser usados para efectuar ataques DDoS ou camuflar as comunicações em outros ataques.
Tendo em conta que muitos destes sistemas também sofrem de uma política de actualizações deficiente ou inexistente, agrava-se o risco dos sistemas infectados poderem permanecer infectados durante longos períodos, ou até mesmo durante todo o seu tempo de vida útil.

É por isso aconselhável implementar medidas de segurança adequadas, que passam por usar passwords únicas e complexas, activar modo 2FA sempre que possível, verificar a existência de actualizações de forma regular, e usar uma rede independente para este tipo de dispositivos, para dificultar o processo de acesso a toda a rede doméstica / empresarial no caso de serem alvo de ataque de hackers. Restringir o acesso externo, usando-se apenas acesso local - e remoto via VPN - também é uma das opções aconselhadas.

|