PlanetGeek

UniFi lança câmara campainha PoE

08-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Ver quem está à porta de casa passa a ser possível com o kit UniFi G4 Doobell.

Para os fãs da UniFi que estiverem satisfeitos com a qualidade dos seus produtos, agora poderão expandir a sua utilização também para a porta de casa com o kit de câmara-campainha G4 Doorbell.

O sistema assume um aspecto moderno mas relativamente discreto, apesar de conter duas câmaras (uma delas vocacionada para a detecção de pacotes deixados à porta de casa - o que é tradição nos EUA mas não tanto por cá), e também um mini-display programável que lhe dá um ligeiro toque futurista. Sendo um produto UniFi não será surpresa que venha com alimentação PoE, facilitando o processo de instalação apenas com um único cabo de rede.
A UniFi G4 Doorbell está disponível por 417 euros na Europa.

Além do módulo da câmara, também inclui uma campainha PoE, que assegura o funcionamento tradicional de "toque na campainha" mesmo que não se queira utilizar qualquer app ou integração adicional com outros sistemas de alerta.

O disco da selva

08-07-2023 | 16:17 | Gonçalo Sá

Letrux.jpg

E ao terceiro disco, LETRUX trocou os prantos pandémicos pelas aventuras na selva. "LETRUX COMO MULHER GIRAFA" é o novo capítulo de um dos percursos mais vibrantes da música brasileira dos últimos anos e traz outros focos temáticos sem mudar de modo tão vincado o ADN sonoro.

Dedicado à recentemente falecida Rita Lee ("uma mulher girafa especial em minha vida", confessa a cantora, compositora, actriz e escritora carioca) e tendo a leitura do clássico "O Triunfo dos Porcos", de George Orwell, entre as inspirações, o sucessor de "Letrux em Noite de Climão" (2017) e "Letrux aos Prantos" (2020) é uma viagem ao reino animal conjugada com o olhar peculiar sobre as relações humanas que a sua autora partilha desde os dias de Letuce, dupla que criou com Lucas Vasconcellos.

Letrux como mulher girafa.jpg

Com produção esmerada de João Brasil, que já tinha sido cúmplice de "Estilhaça" (2015), o derradeiro registo da antiga banda de Letícia Novaes, o álbum recupera orgulhosamente a alcunha de girafa, que a artista ouviu demasiadas vezes na infância e adolescência (de forma não necessariamente elogiosa), tornando-a no ponto de partida de um encontro que inclui ainda leões, hienas, aranhas, galinhas, cobras ou abelhas.

Às primeiras audições, no entanto, sobressaem "Zebra", colaboração contagiante com Lulu Santos cuja folia disco que remete para a fase "Climão", ou a mais implosiva "Crocodilo", cantada em inglês, com sussurros numa atmosfera que junta synth-pop de alma new romantic e percussão tropical, a meio caminho entre os Visage e os conterrâneos Tetine.

Embora marque um capítulo certamente distinto nesta obra, a temática animal também parece limitar os horizontes líricos em alguns momentos (ouça-se "Abelha", tão insinuante como abstracta) e o excesso de interlúdios talvez não convide a muitas audições na íntegra (apesar de pontuais esboços promissores como "{Intervalo da pantera megera}"). Mas fica a curiosidade de ver (e ouvir) como é que estas canções vão transitar para um palco, território que LETRUX já provou saber ocupar com mestria e carisma - cenário testemunhado em salas nacionais este ano, caso da sucessão de noites memorável no Musicbox Lisboa, ou no Festival Músicas do Mundo no Verão passado.

Outra particularidade deste terceiro álbum é a de ter sido anunciado com pouquíssimo tempo de antecedência, e sem direito a singles de avanço. O cartão de visita, "AS FERAS, ESSAS QUERIDAS", chegou com a edição do disco, a 30 de Junho, e impõe-se como a maior pérola do alinhamento, na qual tudo na nova abordagem selvagem (e com sacanagem, realça a letra) faz sentido. Psicadélica, tribal e febril, com teclados, sintetizadores e percussão em disputa animalesca, é uma das grandes canções deste Verão - e muito bem defendida por um videoclip que acompanha esse rasgo, assinado por LETRUX e Katja Täubert:

Pack tomadas TP-Link Tapo P100 a €37

08-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os módulos de tomada inteligentes como os Tapo P100 da TP-Link permitem ligar e desligar equipamentos remotamente e agendar o seu funcionamento, até via comandos de voz.

É cada vez mais fácil automatizar ou controlar remotamente aparelhos eléctricos através de tomadas inteligentes. E é precisamente isso que podem fazer com este pack de quatro módulos de tomadas TP-Link Tapo P100, que contam com conectividade WiFi (sem necessidade de hubs adicionais), e podem ser controladas manualmente via app, ou programadas com agendamentos e temporizadores, ou até via assistentes de voz.
Este pack de 4 tomadas TP-Link Tapo P100 está disponível por apenas 37.60 euros na Amazon Espanha.

Para além do habitual controlo remoto através da app, conta também com integração com o Google Home e Amazon Alexa, para facilitar a sua integração e utilização via comandos de voz, se assim desejarem. Também disponibiliza modos de simulação de actividade, ideal para quando se está ausente por alguns dias ou se vai de férias, para manter a aparência de que continuam pessoas em casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Scribble Diffusion transforma rabiscos em obras de arte AI

08-07-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Com ajuda dos sistemas de geração de imagem AI, o Scribble Diffusion transforma rabiscos em imagens de alta-qualidade.

Se no passado ficamos maravilhados com sistemas que permitiam reconhecer os rabiscos que se desenhasse, anos mais tarde temos sistemas AI muito mais avançados que nos impressionam ainda mais.

Este Scribble Diffusion é um projecto open-source que utiliza o Stable Diffusion para transformar qualquer esboço rápido, assistido por uma descrição de texto, numa imagem de alta qualidade. Isto faz com que, em poucos segundos e com alguns rabiscos rápidos, se possa obter uma imagem que - em princípio - será mais aproximada daquilo que gostaríamos de criar mas que potencialmente não temos capacidade para desenhar e pintar por nós mesmos.
Também torna possível fazer coisas curiosas, como usar o mesmo rabisco para obter coisas completamente diferentes mudando a descrição, como por exemplo:

Por vezes os resultados podem não ser tão bons quanto se desejaria mas, para quem mal se desenrascar a fazer rabiscos, será sempre melhor que nada.

Como fazer um tabuleiro de xadrez LED

08-07-2023 | 12:21 | A Minha Alegre Casinha

Um tabuleiro de xadrez de madeira revela a sua essência luminosa com peças LED.

O projecto de hoje é destinado aos fãs de xadrez, ou a todos aqueles que mesmo não sabendo jogar xadrez, procuram uma peça original que sirva como elemento de iluminação decorativa.
À primeira vista, este tabuleiro de xadrez parece ser perfeitamente convencional, com peças de madeira. No entanto, toque-se num interruptor e as suas peças de madeira ganham vida com inesperada iluminação.

Além do trabalho "manual", não há grande trabalho electrónico a fazer, pelo que o projecto é bastante acessível. No entanto, há alguns detalhes que poderá ser conveniente ajustarem, como arranjar forma de diferenciar as peças "brancas / pretas", que tal como estão apenas são diferenciáveis pela cor da iluminação, não permitindo o seu uso no caso de se ficar com a bateria gasta. Até algo simples como pintar a uma pequena secção da parte inferior da peça seria suficiente para as distinguir. Outra sugestão passa por adicionar um condensador no interior da peça, para que a peça se pudesse manter iluminada por alguns momentos quando é levantada do tabuleiro para ser movida.


Google Calendar com maior flexibilidade no local de trabalho

08-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Calendar passa a deixar definir em que horas se está a trabalhar a partir de casa, escritório, ou outros locais.

Embora o Google Calendar já permitisse definir o local de trabalho para cada dia de semana, a partir de agora ganha maior flexibilidade para acomodar todo o tipo de horários de trabalho, incluindo aqueles que podem estar em diferentes locais ao longo do dia.

Nas contas com acesso a esta funcionalidade, bastará dizer onde se está criando um horário com a localização de trabalho, possibilitando coisas como trabalhar em casa durante a manhã mas estar no escritório durante a tarde, facilitando o processo dos demais colegas de trabalho poderem planear reuniões presenciais quando os envolvidos estão no escritório, etc.
Este definição de local de trabalho fica acessível nas contas: Google Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Fundamentals, Education Standard, Education Plus, Teaching and Learning Upgrade, e Nonprofits.

Recentemente, a Google fez chegar a funcionalidade das marcações às contas Google gratuitas, pelo que será possível que também esta funcionalidade do local de trabalho possa vir a ser alargada no futuro.

Satélites Starlink fizeram 25 mil manobras em 6 meses para evitar colisões em órbita

08-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Em apenas meio ano a SpaceX teve que efectuar 25 mil manobras nos satélites Starlink para evitar potenciais colisões, e as coisas irão ficar cada vez piores no futuro.

Ainda estamos no início das mega-constelações de satélites, mas a situação em órbita já começa a levantar preocupações devido ao congestionamento. A comprová-lo está o facto da SpaceX ter feito mais de 25 mil manobras para evitar colisões com os seus satélites Starlink, e isto num período de apenas seis meses.

O número de manobras aumentou por um facto de 10 em apenas dois anos, e isso faz antever que em breve se possa estar perante um cenário em que serão necessárias mais de 200 mil correcções por semestre no próximo ano, ou mesmo mais de um milhão de vezes em 2028. E se a actual constelação Starlink prevê apenas 12 mil satélites, a segunda geração quer adicionar-lhe mais 30 mil satélites - a que se somam todas as demais mega-constelações de outras empresas e países.

Tendo dito isto, importa também salientar que, embora seja motivo de preocupação e se deva aplicar o máximo de controlo possível, não se deve também entrar em alarmismos. Embora possa ser assustador olhar para os mapas que mostram satélites e destroços em órbita, há que relembrar que - mesmo que se falem de centenas de milhares de satélites - continuam a ser um "grão de pó" na vastidão do espaço, com baixa probabilidade de colidirem.
No entanto, a verdade é que tal é sempre uma possibilidade, e ninguém quer enfrentar um cenário de colisão que crie uma reacção em cadeia com os destroços de um acidente a provocarem novas colisões, com mais destroços, e assim sucessivamente, potencialmente criando um manto de destroços que inviabilizará a colocação de satélites em órbita - o chamado Síndroma de Kessler, cenário antecipado pelo cientista Donald Kessler da NASA na década de 70.

Avião supersónico "silencioso" X-59 da NASA prepara-se para voar

08-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de muitos anos de espera, a NASA prepara-se para o voo inaugural do seu avião de teste X-59.

Desde a desactivação do Concorde que o mundo perdeu os aviões supersónicos comerciais, mas em breve poderão regressar em novas gerações bastante mais evoluídas e, sobretudo, silenciosas. O X-59 da NASA faz parte desse desenvolvimento, tendo sido concebido para voar a velocidades supersónicas sem causar o estrondo sonoro habitual, o que poderá potenciar voos supersónicos sobre terra.

Isto porque, um avião supersónico não faz apenas um único "boom sonoro" ao passar a barreira do sim, mas cria um estrondo contínuo ao longo de todo o seu percurso, que pode provocar danos (como partir janelas) no solo. Por isso mesmo os voos supersónicos do Concorde eram limitados a rotas sobre o oceano, para evitar esse problema. Se a NASA demonstrar com sucesso a capacidade do voo supersónico "silencioso", abrem-se as portas para muitas mais rotas comerciais que até agora estariam inacessíveis aos aviões supersónicos (não que os tenhamos!).
Ainda há muitos testes pela frente antes que o X-59 faça o seu primeiro voo, mas resta esperar que não sejam detectados problemas ou imprevistos, para podermos ver este avião futurista a voar no céu.

A eterna lentidão dos computadores modernos

07-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Com os computadores ultra-rápidos actuais, justifica-se que a sua utilização acabe por ser mais lenta do que a que se tinha em computadores do início do século?

Eis um tópico que nos é muito querido, e que nos relembra do enorme desperdício que se tornou tão comum nos dias de hoje, ao ponto de já quase ninguém estranhar. No entanto, é impossível ficar indiferente quando se vê um computador do ano 2000, com CPU a funcionar a uns vagarosos 600 MHz, com apenas 128 MB de RAM e um disco rotativo, e que ainda assim é capaz de realizar operações de forma "instantânea" - e depois ver as mesmas operações a decorrerem pausadamente e lentamente num computador moderno, com CPU Core i5 a 2.4GHz, com 8 GB de RAM e SSD.

Now look at opening the same apps on Windows 11 on a Surface Go 2 (quad-core i5 processor at 2.4GHz, 8GB RAM, SSD). Everything is super sluggish. pic.twitter.com/W722PNEGv0

— Julio Merino (@jmmv) June 22, 2023

É certo que há mil e um factores a ter em conta, mas que não deveriam servir de desculpa. Qualquer que seja a explicação, não deveria ser aceitável ou admissível que qualquer operação "normal" num computador moderno, com um sistema operativo moderno, não fosse realizada com o mesmo nível de rapidez que se vê naquele velho computador do início do século. Na verdade, com todo o poder dos CPUs, memória e SSDs, que temos à disposição, os computadores até deveriam ser capazes de prever o que estamos prestes a fazer e antecipar-se, de modo a que tudo estivesse pronto a ser realizado assim que o utilizador fizesse o toque, clique ou carregasse na tecla que confirma a operação.

Com tanta preocupação que existe com o desperdício de energia, talvez também se devesse começar a olhar para todo o desperdício que diariamente é feito em milhares de milhões de computadores, por conta de software ineficiente que usa a velha táctica do "não faz mal se é lento, compra-se um computador mais rápido".

Notícias do dia

07-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk diz que FSD de nível 4 ou 5 chegará este ano; iPhone 15 Pro Max vai ser ainda mais caro; Shazam já pode identificar músicas de outras apps; bug Google Meet deixou videochamadas inutilizáveis durante uma semana; Spotify cancela subscrições que ainda eram pagas via App Store; e apps Android apanhadas a enviar dados para a China apesar de dizerem que não o fazem.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.

Musk processa empresa de advogados que o obrigou a comprar o Twitter

Elon Musk pode ser agora o (não muito) feliz propritário do Twitter, mas isso não faz com que se esqueça das "águas passadas", mais concretamente a conta que o Twitter pagou à empresa de advogados que o venceu.

Musk considera que o valor de 90 milhões de dólares que o Twitter pagou à empresa Wachtell, Lipton, Rosen & Katz, contratada pelo Twitter quando Musk estava a tentar escapar ao seu compromisso de compra da plataforma, é excessivo e uma autêntica "roubalheira".

Também critica o facto do Twitter ter pago a conta de forma ultra-rápida, antes de Musk ter oficialmente entrado em funções - o que dá a entender que Musk iria cancelar o pagamento se tivesse tido oportunidade, provavelmente acrescentando mais uma empresa às dezenas de que têm em curso processos contra o Twitter por ter deixado de pagar as contas.

Curiosamente, Musk parece ter uma opção bem diferente quando pede aos clientes da Tesla que paguem milhares de dólares / euros pela funcionalidade FSD, que mesmo após anos de espera, continua sem disponibilizar - e que continua a prometer!


iPads Pro com ecrã OLED em 2024

Há muito que se espera que a Apple faça a transição para ecrãs OLED nos iPads, e agora surgem informações dos fornecedores da Apple que indicam que isso irá acontecer em 2024 com a chegada de novos iPads Pro de 11.1" e 13".

A Apple tem usado um ecrã LCD com zonas de iluminação mini-LED no iPad Pro de maiores dimensões, mas essa é uma solução que será sempre mais complexa (e de maior espessura) do que a utilização de um ecrã OLED. Em contrapartida, se estes novos iPads poderão ser ligeiramente mais finos, também serão seguramente mais caros.

Quanto à aplicação de um ecrã OLED num MacBook Pro, isso é algo que só deverá acontecer em 2027.


Mercedes vai adoptar ficha Tesla nos EUA

Por esta altura pode ser dada a vitória à Tesla em ter conseguido (finalmente) fazer com que a sua ficha de carregamento se tornasse no novo standard nos EUA. Também a Mercedes confirmou que irá adoptar a ficha NACS nos seus automóveis, juntando-se a um número crescente de fabricantes.

Além da Mercedes, também a Ford, GM, Rivian, Volvo e Polestar, já confirmaram o uso da ficha NACS, com a grande ausente (por agora) a ser a Volkswagen (a par da Hyundai).

Claro que a ficha é apenas um dos elementos críticos, mas a adopção da ficha da Tesla levanta também outras questões importantes, como se o comprimento dos cabos nos postos Supercharger permitirá chegar à ficha de carregamento dos carros das outras marcas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os PlayStation VR foram lançados em 2016 e continuam a ser os únicos óculos VR que acompanham uma consola de jogos da era actual. Foram substituídos em 2022 pelos PSVR 2, com melhor resolução, haptic feedback e eye tracking, mantendo a liderança da Sony nesta área nas consolas.

3 PHP 8.3 New Features Implemented Before Feature Freeze

07-07-2023 | 17:04 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
PHP 8.3 is expected to be released around November and December of 2023.

The feature freeze date is coming on July 18, 2023. After that date, adding more new features to PHP 8.3 will not be allowed.

Therefore several proponents of new PHP 8.3 features that were voted accepted have finally added the code to implement those features.

There will be a few months to test these features before the final PHP 8.3.0 release.

Read this article to learn what those features just implemented for PHP 8.3, so you know what you can expect when the final PHP 8.3.0 is released.

Spotify cancela subscrições que ainda eram pagas via App Store

07-07-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os clientes Spotify que ainda tivessem subscrição paga via App Store estão a ser contactados para fazerem uma nova subscrição através do site.

O Spotify é um dos serviços que mais tem criticado as restrições que a Apple aplica na App Store a nível de não permitir formas de pagamento alternativas que escapem ao pagamento de comissões. Como tal, apesar de inicialmente ter permitido a subscrição do serviço através da app, há muitos anos que deixou de o fazer, direccionando os clientes para a subscrição através do site.

No entanto, para os clientes Spotify que subscreveram o serviço através da app (de 2014 a 2016), a subscrição permaneceu válida com os pagamentos a serem feitos via subscrições da App Store - até agora.

O Spotify está a informar os clientes com essas subscrições que as mesmas irão ser terminadas no final do período, uma vez que deixará de aceitar essa forma de pagamento. No final do período os clientes passarão automaticamente para a modalidade gratuita com publicidade, tendo que fazer nova subscrição do serviço Spotify Premium através do site, se assim o desejarem. O Spotify refere que não é o processo "ideal", mas é o processo possível tendo em conta as limitações que a Apple coloca. Limitações que poderão em breve deixar de existir, já que a UE se prepara para obrigar que a Apple abra as portas à sua plataforma, permitindo a instalação de apps e app stores alternativas que não passem pela App Store oficial.

Saldos de Verão CdkeySales Windows com 35% de desconto

07-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2021 Professional Plus Key GLOBAL €43,63 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected]  .


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Google Photos com novos efeitos vídeo para Pixel e subscritores Google One

07-07-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google disponibilizou novos efeitos no Google Photos, para criar vídeos mais divertidos e criativos.

Enquanto se aguarda pela chegada do Magic Editor com funcionalidades AI que permitem reposicionar elementos nas fotos, a Google avança com mais uma série de efeitos vídeo que ficam disponíveis para os utilizadores com smartphones Pixel e para quem for subscritor Google One.

Na nova secção de efeitos temos acesso a:
  • Dust mix
  • Paper tear
  • B&W film
  • Lomo
  • Light leak
  • Film mood
  • Chromatic
  • Fish eye
  • Vintage
  • Layouts
  • Retro film
  • Poster

Add a touch of creativity to your videos with new effects that make them pop. Effects start rolling out now for Pixel owners and #GoogleOne members. pic.twitter.com/9t57YS8CAd

— Google Photos (@googlephotos) July 6, 2023

Embora seja provável que estes efeitos venham a ser disponibilizados para todos os utilizadores no futuro, por agora a Google não faz qualquer referência a isso nem indica quando é que isso poderá vir a acontecer.

Lisboa disponibiliza dados públicos sobre transportes

07-07-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Lisboa torna-se na segunda cidade europeia a disponibilizar dados abertos sobre a sua rede de transportes.

Passou a estar disponível, desde hoje, e de forma universal e gratuita o sistema de dados abertos sobre acessibilidade da rede e estações do metropolitano de Lisboa tornando Lisboa na segunda cidade europeia – a seguir a Londres – a dispor deste tipo de informação. Toda esta informação foi recolhida, compilada e disponibilizada pela startup italiana Willeasy, uma das vencedoras da open call VoxPop (projeto promovido pelo município de Lisboa e cofinanciado pela Comissão Europeia e pela UIA ) O projeto VoxPop visa identificar e implementar soluções inovadoras para o desenvolvimento de uma mobilidade urbana acessível e inclusiva na cidade de Lisboa.

Este sistema de dados abertos inclui informação detalhada sobre cada uma das estações de metro, incluindo dados sobre número de plataformas, de entradas e saídas, de lances de escadas, escadas rolantes ou elevadores e respetivas direções, dimensão do desnível entre a carruagem e a plataforma, a existência de cadeiras elevatórias na estações, entre outros dados.

Graças a este tipo de informação referente à acessibilidade, diferentes tipos de entidades (públicas e privadas, empresas que gerem o sistema de transporte, operadoras turísticas, agências de viagens, programadores de aplicações que envolvam mobilidade) poderão desenvolver e implementar soluções com base nesses dados, proporcionando serviços e soluções de mobilidade para quem tem necessidades específicas de acessibilidade (pessoas com deficiência, famílias com crianças pequenas, mulheres grávidas, etc.) quer para turismo ou para a vida quotidiana.

Os dados estão sobre a rede de transportes de Lisboa estão disponíveis aqui.

Elon Musk diz que FSD de nível 4 ou 5 chegará este ano

07-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Parecendo não ter noção do total falhando das promessas do FSD há mais de meia década, Elon Musk volta a prometer um modo FSD completamente autónomo, para este ano.

Os anos vão passando e os clientes Tesla que pagaram pela opção FSD (Full Self Driving) que vinha com a promessa de que o seu carro poderia conduzir completamente sozinho (e até ganhar dinheiro a fazer serviço de táxi), continuam sem ter essa opção. Apesar disso, e arriscando-se a tornar-se numa piada de muito mau gosto - até porque a Tesla só valoriza o FSD quando é para o vender - Musk volta a repetir o habitual, dizendo estar confiante que a Tesla terá um modo FSD de nível 4 ou 5 ainda este ano (2023).

É uma promessa que faz duvidar se Musk estará sequer consciente do que está a dizer, já que o salto para os nível 4 e 5 é significativo e, neste fase, praticamente irrealista ser sequer prometido.

Um sistema de nível 4 e 5 dispensa a atenção do condutor, significando que o carro terá capacidade para lidar com toda e qualquer situação com que se depare na estrada - ao ponto de tecnicamente já poder dispensar volante e pedais. No nível 5 isso terá que ser feito sob todo o tipo de condições, como chuva intensa, nevoeiro, etc.


Parece que, mais que nunca, Musk está comprometido a fazer promessa atrás de promessa, ano após ano, com a expectativa de que, num qualquer momento num eventual futuro distante, isso até se venha a concretizar. Mas uma coisa é certa: não vai ser este ano.

Google Meet com videochamadas inutilizáveis durante 1 semana

07-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

As videochamadas em grupo no Google Meet estiveram inutilizáveis durante uma semana devido a um bug.

Sendo mais uma infeliz demonstração de como a Google perdeu a oportunidade nos serviços de comunicação (com toda a salgalhada do Hangouts, Duo, Allo, Meet, Messenger, e sabe-se lá que mais), as videochamadas no Google Meet estiveram inutilizáveis durante uma semana e é bem provável que a maioria das pessoas nem sequer tenha dado por isso ou notado a sua falta.

Um bug no Google Meet (Duo) fez com que as videochamadas em grupo fossem acompanhadas de áudio "degradado", que se traduzia num constante nível de ruído irritante, e que se fazia notar em todas as plataformas (web, Android, iOS). A Google diz que tal se deveu à alteração incorrecta de uma configuração no sistema de áudio, mas isso ainda torna mais ridículo que tenha demorado uma semana(!) para corrigir o problema.

De notar que a Google ainda mantém o Google Meet (original), a par do Google Meet (Duo), que também apenas serve para manter a permanente e eterna confusão dos múltiplos serviços da Google.

SSD Fanxiang S880 2TB de 7.3 GB/s a €93

07-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser dar o salto para os SSDs PCIe 4.0 capazes de superar os7 GB/s pode optar por este Fanxiang S880, que acelerará consideravelmente qualquer computador.

Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como este Fanxiang S880, com velocidades de até 7.3 GB/s em leitura e 6.8 GB/s em escrita.
O Fanxiang S880 de 2TB está disponível por 93.31 euros na Amazon Espanha.

Curiosamente, esta marca até já tem disponível um SSD PCIe 5.0, o modelo S900, que é capaz de atingir 10 GB/s. Infelizmente, por agora, é algo que ainda vem acompanhado de um preço bastante elevado. Mas sem dúvida que daqui por um par de anos já deverão ter preços mais aproximados dos actuais SSDs PCIe 4.0.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

07-07-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Xiaomi Pad 6 chega a Portugal a 10 de julho

O Xiaomi Pad 6, na versão 6+128GB, vai estar disponível em Portugal a partir do próximo dia 10 de julho.

Este versátil e elegante dispositivo foi desenhado para facilitar todas as tarefas relacionadas com o trabalho, ao mesmo tempo que se transforma facilmente num verdadeiro centro de entretenimento. O Xiaomi Pad 6 conta com um ecrã LCD com resolução de 2880 x 1800, taxa de atualização de 144Hz e ainda Certificação de Luz Azul Reduzida TÜV para uma experiência suave de visualização de todos os conteúdos nos diferentes tipo de ambientes e em diferentes condições de luminosidade. Além disso, a maior densidade de píxeis do ecrã garante que os tamanhos de letra pequenos sejam mais fáceis de ler, pelo que pode ser visualizado ainda mais conteúdo no ecrã para garantir menos scrolling. O equipamento está equipado com um processador Snapdragon 870 e bateria de 8840mAh compatível com carregamento rápido, permitindo aos profissionais alternar rapidamente entre aplicações abertas para responder rapidamente às diversas exigências do trabalho diário. Compatível com Dolby Atmos e áudio de alta resolução, o Xiaomi Pad 6 possui uma configuração de altifalantes quádruplos que abrange uma vasta gama de som, desde graves potentes a agudos, proporcionando uma excelente experiência de áudio, quer se trate de ouvir concertos de rock ao vivo ou óperas.

O Xiaomi Pad 6, 6+128GB, estará disponível a partir de 10 de julho por 399,99 euros, nas cores Gravity Gray, Mist Blue e Gold.


Sony anuncia novo sistema de cinema portátil HT-AX7

A Sony tem o prazer de apresentar o HT-AX7 – um sistema de cinema portátil que proporciona uma nova experiência de entretenimento com som espacial e envolvente, em qualquer lugar da sua casa. Basta colocar as três colunas à sua volta para ter uma experiência de som envolvente não só na sua sala de estar, mas também nos quartos, varandas ou qualquer outra divisão à sua escolha.

Desfrute de uma experiência de som surround com a tecnologia 360 Spatial Sound Mapping da Sony. A tecnologia 360 Spatial Sound Mapping cria várias colunas virtuais à frente, atrás e no teto, envolvendo-o num som espacial. Pode desfrutar de uma sensação de som surround semelhante à de uma sala de cinema, posicionando três colunas à sua volta, sem necessidade de instalações especiais como a montagem de colunas no teto. O HT-AX7 inclui também o algoritmo upmixer da Sony, que pode transformar o som estéreo em som surround tridimensional. O upmixer analisa o som em tempo real e separa os diferentes objetos sonoros, redistribuindo-os para criar uma experiência de audição mais imersiva. Ative o efeito de campo sonoro para desfrutar de um efeito de som surround, mesmo com conteúdos de 2 canais, tais como os conteúdos dos serviços de streaming. o posicionar as três colunas nos cantos da sua sala, o HT-AX7 pode reproduzir um som envolvente que otimiza as suas atividades diárias, das tarefas domésticas às festas, tornando a sua música e os seus conteúdos favoritos ainda mais ricos. Fácil de instalar e sem qualquer configuração especial, basta posicionar as colunas e desligar o efeito de campo sonoro para uma experiência sem preocupações. Com total conectividade sem fios, pode instalá-lo sem ter de se preocupar com disposições complicadas.

Com até 30 horas de autonomia, conectividade sem fios através da tecnologia Bluetooth, pode transportar facilmente o HT-AX7 para qualquer divisão da sua casa e ligá-lo aos seus dispositivos favoritos. Ao contrário dos sistemas de cinema em casa clássicos que exigem que esteja sentado em frente à televisão, o design portátil do HT-AX7 permite-lhe desfrutar dos conteúdos de uma forma totalmente nova; em qualquer dispositivo com Bluetooth. Além disso, não existem fios a perturbar a disposição da sua sala. O design moderno e versátil do HT-AX7 combina perfeitamente com qualquer decoração interior para um aspeto elegante e coeso. As colunas traseiras amovíveis, com o seu design leve e fáceis de transportar com uma mão, podem ser convenientemente colocadas em qualquer lugar. O HT-AX7 é igualmente fácil de configurar utilizando a app Sony | Home Entertainment Connect. Após transferir a aplicação, esta guia-o através da configuração inicial e da resolução de problemas, permitindo-lhe obter total controlo sobre o volume, o campo sonoro e muito mais, tudo a partir do seu smartphone. Graças à tecnologia Bluetooth, ligar o HT-AX7 ao seu dispositivo é muito simples e as colunas traseiras sem fios são automaticamente emparelhadas com a unidade principal, pelo que poderá colocar as colunas na sua sala, premir o botão de reprodução e deixar-se envolver.

O HT-AX7 estará disponível a partir de agosto de 2023, a um preço aproximado de 550 euros.


Headphones Trust Zirox

A indústria dos jogos está a mudar, e a Trust está a acompanhar essa mudança. Com o lançamento dos novos auscultadores GXT 415 Zirox, a empresa abre um novo nicho no mercado de auscultadores de jogos acessíveis, oferecendo aos utilizadores a opção de escolher o auscultador perfeito para a sua personalidade ou consola.

Com quatro cores ousadas disponíveis - Booster Black, Winning White, Brilliant Blue e Powerful Pink - o Zirox oferece aos jogadores muitas formas de vencer com estilo. O seu design leve de apenas 244 gramas facilita o uso durante longas sessões de jogo, enquanto potentes drivers de 50 mm garantem que os utilizadores estejam completamente imersos no jogo em todos os momentos. Perfeito para jogadores sociais, o Zirox vem com um microfone dobrável incorporado no design, permitindo que os jogadores conversem com amigos ou afastem o microfone quando não for necessário. O controlo de volume nos auscultadores e um interruptor para silenciar o microfone tornam fácil ouvir e ser ouvido; e o cabo extra longo de 2 metros permite que seja conectado a qualquer dispositivo de 3,5 mm, incluindo PC, laptop e consolas.

Além das quatro versões de cores, foram lançadas mais três versões especialmente projetadas para consoles. Com uma edição branca para PS5, uma edição preta e verde para Xbox e uma edição preta e vermelha para Switch, esses headsets foram desenvolvidos para oferecer aos jogadores um acessório que combina e funciona em harmonia com seus consoles. Com um cabo mais curto de 1,2 metros, eles são facilmente conectados ao controle ou ao console do Switch, tornando mais fácil começar a jogar.

Disponível agora, o Headset de Jogos GXT 415 Zirox está à venda por um preço recomendado de 19,99 euros.


QNAP lança NAS 10GbE TS-855X

A QNAP anunciou o novo NAS TS-855X que oferece espaço de armazenamento híbrido de seis HDDs de 3,5 polegadas e dois SSDs de 2,5 polegadas.

Equipado com um processador Intel Atom C5125 de 2,8 GHz e 8 núcleos com tecnologia Intel QAT e SR-IOV, o TS-855X suporta até 128 GB de memória DDR4 e está equipado com portas de rede 10GbE/2.5GbE. A capacidade de armazenamento pode ser expandida de forma flexível e as portas de rede 25GbE são suportadas através da instalação de uma placa PCIe compatível. Com aplicações de backup, virtualização e cibersegurança empresariais completas, as PMEs podem obter ambientes de armazenamento e virtualização de elevado desempenho, alta velocidade e altamente expansíveis com o TCO mais baixo. O TS-855X inclui quatro ranhuras DDR4 UDIMM (8 GB pré-instalados) que podem ser atualizadas para 128 GB para suportar um maior número de multitarefas e cargas de trabalho mais pesadas. A memória com ECC também é suportada para proporcionar desempenho e fiabilidade de nível de servidor para ambientes de TI empresariais críticos. Para além da conetividade 10GbE de uma porta, as duas portas RJ45 2.5GbE (2.5G/1G) também podem ser combinadas para ativar SMB Multicanal para uma velocidade de transmissão até 5 Gbps. Duas ranhuras M.2 PCIe NVMe integradas oferecem suporte para caching SSD ou armazenamento auto-hierarquizado Qtier (disponível no QTS) para melhorar ainda mais o desempenho do NAS. Duas ranhuras PCIe Gen 3 x4 permitem aos utilizadores instalar placas de rede 10GbE/25GbE e ativar SR-IOV para uma melhor taxa de transferência de I/O. O TS-855X tem certificação VMware vSphere e Microsoft Hyper-V para armazenamento de virtualização. As empresas podem atingir capacidades de armazenamento massivas ligando de forma flexível unidades de expansão QNAP JBOD ao TS-855X para satisfazer requisitos de armazenamento e arquivo a longo prazo com um ROI maximizado.

O TS-855X fornece uma solução de backup e restauro tudo-em-um que suporta serviços versáteis baseados na nuvem para uma implementação simples de nuvem híbrida. A equipa de TI pode tirar regularmente instantâneos para proteger o NAS contra ransomware e criar VPNs utilizando o serviço QVPN para um acesso remoto seguro aos dados do seu NAS. As máquinas virtuais Windows, Linux, UNIX e Android podem ser alojadas utilizando a Virtualization Station. Os contentores Docker, LXD e Kata podem ser executados utilizando a Container Station. Os utilizadores podem encontrar e instalar uma grande variedade de apps a partir do App Center para expandir o potencial de aplicação do NAS. Correndo o sistema operativo QTS de raiz, o TS-855X pode ser alterado de forma flexível para utilizar o sistema operativo QuTS hero baseado em ZFS para uma maior fiabilidade e integridade de dados.


iPhone 15 Pro Max vai ser ainda mais caro

07-07-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple vai aumentar o preço do iPhone 15 Pro Max, que deverá trazer alguns elementos exclusivos.

A Apple tem sido uma marca que não tem tido problemas em aumentar o preço dos seus produtos, e vai por essa sua capacidade à prova novamente com o lançamento da próxima geração iPhone 15.

Embora se possam assistir a uns ligeiros ajustes de preço em todo a gama, a maioria dos modelos deverá manter um preço idêntico aos da geração anterior (iPhone 14), com excepção do iPhone 15 Pro Max. O iPhone 15 Pro Max deverá ter preço mais elevado em resultado de ter alguns elementos exclusivos, como uma câmara telefoto periscópica, que não deverá ser incluída no iPhone Pro mais pequeno (que manterá a câmara telefoto convencional).

Na geração actual, o iPhone 14 Pro Max começa nos 1499 euros - e isto num modelo que, absurdamente nesta gama de preços, vem com apenas 128 GB(!), praticamente obrigando a maioria das pessoas a ir para o modelo de 256 GB que custa 1629 euros. Portanto, quem tiver interessado num iPhone 15 Pro Max, provavelmente deverá começar a mentalizar-se que isso poderá ficar em valores que se aproximam dos 2 mil euros.

|