PlanetGeek

Honor 90 chega a Portugal em Setembro

06-07-2023 | 22:00 | Apps do Android


A Honor apresentou em Paris a nova série Honor 90. 


A marca mundial de tecnologia HONOR anuncia hoje o lançamento da série HONOR 90 nos mercados europeus. Com uma câmara impressionante de 200MP e um ecrã ergonómico de quatro curvas, líder de mercado, com tecnologia de conforto ocular, o HONOR 90 inclui software e hardware revolucionários que permitem que a geração “always-on” capte as aventuras do seu dia-a-dia com detalhes incríveis e partilhe a experiência com as pessoas mais chegadas.

 

“Na HONOR esforçamo-nos por dar aos nossos consumidores, através da nossa tecnologia de ponta, as ferramentas que eles precisam para aproveitarem o dia-a-dia e partilharem a sua energia”, afirmou George Zhao, CEO da HONOR. “Desde inovações notáveis ao nível da câmara, e soluções de ecrã centradas no ser humano, passando pelo desempenho extraordinário garantido pelo melhor hardware da sua classe e pelo nosso MagicOS, o HONOR 90 vai deliciar os utilizadores em todo o mundo com a sua experiência incomparável e, em particular, os criadores de conteúdos que estão à procura de um parceiro inteligente e fiável para captar as suas vidas emocionantes”.

 

 

HONOR 90: Uma câmara potente e versátil para captar fotografias e vídeos sem igual

O novíssimo sistema de câmara tripla consiste numa câmara principal de 200MP, com um sensor de 1/1.4 polegadas, uma câmara com ultra grande angular com um campo de visão de 112º e uma câmara de profundidade que ajuda a medir a distância com maior precisão.

 

Possibilita a junção de vários fotogramas com um algoritmo de redução de ruído e a combinação de pixels para alcançar um desempenho de captação de luz equivalente a 24µm (16 em 1), a câmara principal de 200MP produz fotografias excelentes de grande alcance dinâmico (HDR) e apresenta fotos com detalhe e iluminadas, mesmo em situações com baixa luminosidade.

 

O HONOR 90 apresenta ainda o novo Modo Retrato, que ajuda os utilizadores a criar sem esforço, retratos extraordinários com traços faciais bem definidos, tons de pele precisos e um efeito bokeh que combina naturalmente o fundo com o objeto. Para uma maior flexibilidade, o modo Retrato permite ainda utilizar 2x zoom para resultados que destacam melhor os objetos na imagem.

 

Na parte da frente, a câmara frontal de 50MP tira selfies impressionantes e cheias de detalhe, fazendo do HONOR 90 a escolha ideal para criadores de conteúdos.

 

Desenhado para ajudar os vloggers a agilizar o seu fluxo de trabalho, o HONOR 90 também emprega Inteligência Artificial (IA) para redução de ruído em vídeo e modos de vídeo recomendados, bem como um assistente de IA para vlog que permite aos utilizadores criar, em poucos passos, um vídeo de 15 segundos pronto para publicar nas redes sociais. O HONOR 90 consegue uma redução de ruído omnidirecional com uma relação sinal-ruído de 20dB, que se aproxima do desempenho de um gravador profissional, permitindo aos utilizadores captar vozes nítidas sem quaisquer outras perturbações sonoras.

 

Experiência de visualização imersiva no ecrã

Equipado com um ecrã[1]  ergonómico de quatro curvas de 6.7 polegadas, O HONOR 90 garante uma alta resolução de 2664x1200, gama de cores DCI-P3 100% e até 1.07 mil milhões de cores, dando vida ao conteúdo visual com cores brilhantes e nitidez vívida. Além disso, o HONOR 90 assegura um pico de brilho HDR de 1600 nits, o que permite uma melhor leitura no ecrã, mesmo sob luz intensa.

 

O ecrã é ágil e reativo com uma taxa de atualização de até 120Hz[2], que é ajustada de forma dinâmica de acordo com o conteúdo apresentado, para atingir o equilíbrio ideal entre a fluidez visual e a duração da bateria. Além disso, graças aos certificados HDR10+ e HDR da Netflix e da Amazon Prime Vídeo, o HONOR 90 garante que os utilizadores podem desfrutar de uma experiência multimédia excecional, quer estejam em viagem ou no conforto das suas casas.

 

Refletindo o compromisso da HONOR com uma tecnologia centrada no ser humano, o HONOR 90 está equipado com uma tecnologia de conforto ocular[3], líder de mercado. Recebeu também a

 

certificação livre de cintilação da TÜV Rheinland e alcança o nível de escurecimento sem risco para a visão, o que faz do HONOR 90 perfeito para a atual geração ávida de entretenimento, que passa longos períodos a ver e a assistir a conteúdos nos seus smartphones. O ecrã suporta a frequência de escurecimento por modelação e largura de pulso mais elevada da indústria, 3840Hz[4], minimizando eficazmente a tensão que exerce sobre os olhos dos utilizadores, quando definido para uma luminosidade mais baixa. O ecrã conta ainda com a funcionalidade de escurecimento dinâmico, que simula a luz natural para aliviar a fatiga ocular, bem como a tecnologia de ecrã noturno Circadian da HONOR, que filtra a luz azul e promove a secreção natural de melatonina para melhorar a qualidade do sono de noite.

 

 Design elegante e moderno inspirado no trabalho artesanal

Inspirado na alta-costura e no trabalho artesanal de joias de luxo, o HONOR 90 emana classe com os seus 7.8mm[5] de espessura e 183g[6] de peso. As extremidades suaves e arredondadas que envolvem o smartphone tornam-no tão agradável de segurar como de ver, e o vidro profundamente reforçado proporciona aos utilizadores a tranquilidade de saberem que o seu telefone foi feito para durar. Na parte traseira, o HONOR 90 apresenta o clássico design Dual Ring da icónica série N, com elementos arredondados, trabalhados com técnicas de corte precisas, para produzir um brilho cintilante, que acrescenta um toque extra de elegância ao smartphone.

 

Uma duração de bateria incrível combinada com um desempenho veloz

O HONOR 90 está equipado com uma bateria 5000mAh[7] capaz de suportar a utilização de um dia inteiro. Com um único carregamento, o smartphone pode proporcionar até 19.5 horas de transmissão em streaming. Quando a bateria está fraca, os utilizadores podem recarregá-la até os 45% com o HONOR SuperCharge de 66W em apenas 15 minutos, mantendo a inatividade no mínimo. Rápido e eficiente em termos de bateria, o HONOR 90 é alimentado pelo Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1 Accelerated Edition, que tem uma GPU melhorada a 20% e um desempenho de IA 30% melhor em comparação com o antecessor. A temperatura interna é mantida sob controlo por uma câmara de vapor, 147% maior, facilitando uma dissipação de calor eficiente que permite que o HONOR 90 se mantenha frio ao toque, mesmo durante o carregamento.

 

Uma experiência verdadeiramente personalizada com o HONOR MagicOS 7.1

Colocando em funcionamento o último HONOR MagicOS 7.1, com Android 13, o HONOR 90 e o HONOR 90 Lite incluem uma série de funcionalidades inteligentes melhoradas, como o Magic Text, proporcionando uma experiência de vida inteligente, ampliando a produtividade ao máximo.

 

O Magic Text reconhece de forma inteligente o texto numa imagem e permite aos utilizadores realizar ações diretamente com as informações importantes. Por exemplo, quando o Magic Text identifica um número de telefone, os utilizadores podem clicar em cima do número e escolher uma opção do menu, incluindo telefonar, enviar mensagem de texto e guardar o número. O Magic Text consegue ainda identificar endereços de email e links de páginas web, para um acesso mais rápido a serviços relevantes. Pode ainda aceder rapidamente ao modo de reconhecimento de texto e de digitalização, através do viewfinder digital.

 

HONOR 90 Lite faz a sua estreia mundial

Lançado em conjunto com o HONOR 90, o HONOR 90 Lite é um elegante e versátil telemóvel com um incrível sistema de câmara, um ecrã e uma variedade de funcionalidades inteligentes para uma melhor experiência de utilização.

 

Para melhorar a experiência fotográfica, o HONOR 90 Lite inclui uma câmara principal traseira de 100MP, com uma abertura de a f/1.9, uma câmara de 5MP de largura e profundidade e uma câmara macro de 2 MP para captar paisagens majestosas e close-ups. Para os amantes das selfies, a câmara frontal de 16MP proporciona autorretratos cativantes, com muita definição e cores melhoradas. Além disso, o ecrã sem margens de 6,7 polegadas do HONOR 90 Lite apresenta uma taxa de atualização adaptável de até 90 Hz, proporcionando aos utilizadores uma experiência visual suave. O ecrã tem também a certificação Baixa Luz Azul da TÜV Rheinland e, tal como o HONOR 90, possui uma série de soluções de proteção ocular centradas no ser humano, incluindo escurecimento dinâmico e ecrã noturno Circadian.

 

O HONOR 90 Lite é alimentado pelo sistema Media Tek Dimensity de 6020 5G e por uma bateria de 4500mAh[8].  Os utilizadores que gostam de manter os seus meios de comunicação sempre acessíveis na ponta dos dedos podem tirar o máximo partido da memória de 8GB e da grande unidade de armazenamento de 256 GB do HONOR 90 Lite, que consegue armazenar internamente 57.808 fotografias, 22.322 músicas ou 892 vídeos[9] em HD. O HONOR 90 Lite está ainda equipado com o HONOR RAM Turbo (8GB+5GB), uma tecnologia HONOR que transfere parte da memória flash para a RAM, o que significa que 8GB de RAM podem ser aumentados para 13GB de RAM.

 

Preço e disponibilidade

 

O HONOR 90 está disponível numa vasta gama de cores tendência, incluindo: Midnight Black, Emerald Green e Diamond Silver, enquanto o HONOR 90 Lite está disponível em três cores[10] – Cyan Lake, Titanium Silver e Midnight Black. A partir do dia 1 de Setembro estará disponível o HONOR 90 na versão 12GB RAM + 512GB ROM com um preço recomendado de 599,90 euros e o HONOR 90 Lite estará disponível desde 24 de Julho com un preço recomendado de 299,90 euros.

 

Para mais informações, por favor visite a loja online da HONOR em www.hihonor.com.

 



[1]  Dados dos laboratórios HONOR.

[2] Em diferentes interfaces de aplicações ou jogos, a taxa de atualização do ecrã pode ser ligeiramente diferente.

[3] A tecnologia de escurecimento por modelação por largura de pulso de alta frequência de 3840Hz do HONOR 90 tem certificação TÜV Rheinland livre de cintilação e alcança o nível de escurecimento sem risco, que só tem efeito quando a taxa de atualização é de 120Hz. A norma de avaliação para a certificação TÜV Rheinland livre de cintilação segue a correlação entre o nível de risco de cintilação e a frequência na norma IEEE Std 1789-2015, que define o nível de ausência de cintilação quando a frequência de escurecimento é superior a 3125Hz. O telemóvel não é um dispositivo médico e não está disponível para tratamento.

[4] O ecrã suporta um escurecimento máximo por modelação por largura de pulso de 3840Hz, que tem mais efeito em locais com baixa luminosidade. Por favor, considere a experiência real. O telemóvel não é um dispositivo médico e não está disponível para tratamento.

[5] Dados dos laboratórios HONOR. As dimensões reais podem variar consoante a configuração, o processo de fabrico e o método de medição. A espessura (7,8 mm) do telemóvel não inclui a saliência da câmara.

[6] Dados dos laboratórios HONOR. O peso total inclui a bateria. O peso real pode variar devido a configurações do produto, processos de fabrico e métodos de medição.

[7] A capacidade normal é de 5000mAh e a capacidade nominal é de 4900Ah. (Bateria não amovível).

[8] A capacidade normal é de 4500mAh e a capacidade nominal da bateria é de 4400mAh. (Bateria não amovível).

[9] Dados dos laboratórios HONOR. A capacidade é calculada assumindo que o tamanho dos ficheiros de cada música, imagem e vídeo é de 10 MB, 4 MB e 250 MB, respetivamente. A quantidade real de ficheiros pode variar consoante o tamanho do ficheiro.

[10] A disponibilidade da gama de cores pode variar consoante a região. 

Apps Android apanhadas a enviar dados para a China apesar de dizerem que não o fazem

06-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores de segurança detectaram duas apps de gestão de ficheiros para Android, que recolhem dados excessivos e os enviam para a China - apesar de dizerem que não recolhem dados.

As duas apps, "File Recovery and Data Recovery" e "File Manager", totalizam mais de 1.5 milhões de instalações, e são do mesmo developer. No entanto, estão longe de serem apenas apps de gestão de ficheiros.

Apesar de ambas as apps anunciarem que não recolhem qualquer tipo de dados na secção das etiquetas de privacidade da Play Store, investigadores da Pradeo descobriram que as apps recolhem uma quantidade assustadora de dados, que posteriormente são enviados para servidores na China. E esses dados vão muito para além de tudo o que poderia ser justificável para efeitos de funcionamento da app, incluindo:
  • lista de contactos
  • localização do utilizador
  • informação sobre o equipamento
  • informação sobre a ligação celular
  • fotos, vídeos e ficheiros áudio que sejam acedido ou recuperados com as apps
Se tudo isto não fosse suficiente para levantar enormes suspeitas, qualquer dúvida rapidamente se dissipa ao descobrir que as apps também escondem os seus icons do home screen para dificultar a sua remoção, e também tentam obter permissões para poderem reiniciar o dispositivo e funcionarem em background a tempo inteiro.

A Google já removeu as apps da Play Store, mas este caso vem demonstrar a total inutilidade das etiquetas de privacidade das apps, já que - como aqui ficou demonstrado mais uma vez - é extremamente simples para um developer malicioso dizer que a sua app não recolhe dados, e depois fazer essa mesma recolha de dados.

Shazam já pode identificar músicas de outras apps

06-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Passa a ser possível usar o Shazam para identificar músicas no TikTok, YouTube, Instagram e outras apps.

O Shazam é uma das apps mais populares para identificação de músicas (foi comprada pela Apple em 2018) e tem vindo a ser melhorado ao longo dos anos.

Agora, ganha uma capacidade que será extremamente útil e apreciada pelos utilizadores, permitindo o reconhecimento de músicas noutras apps. Para isso basta abrir o Shazam, tocar no botão para reconhecer a música, e regressar à app em questão (TikTok, Instagram, YouTube, etc.) O Shazam manterá o microfone activo durante alguns segundos, captando a música da app e identificando-a. Com isto, esperemos que se reduza o número de comentários em vídeos que se limitam a perguntar "que música é esta?"
De notar que também é possível usar-se o acesso rápido de reconhecimento de músicas através do Control Center no iOS, bastando fazer o gesto de deslizar para baixo para abrir o Control Center e tocar no icon "Song Recognition", sem que sequer se tenha que sair da app em que se está; e com o resultado a ser apresentado via notificação ou na Dynamic Island, com possibilidade de abrir o Shazam para mais informação.

Notícias do dia

06-07-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Threads atinge 30M de utilizadores nas primeiras 24 horas; Honor 90 chega à Europa; Samsung prepara anel inteligente; OpenAI abre acesso geral ao GPT-4; Nothing Ear (2) com versão em preto e equalização avançada; TeamsPhisher explora vulnerabilidade no Teams para enviar malware.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.

Twitter admite processar Threads

Mark Zuckerberg tem ainda mais motivos para estar satisfeito com o lançamento do Threads (ver notícia abaixo), já que além dos milhões de utilizadores conquistados no primeiro dia, também teve como bónus conseguir irritar Elon Musk.

Elon Musk tem optado por ignorar ou gozar com os serviços potencialmente concorrentes (como Mastodon e Bluesky) por não terem ainda conseguido roubar número significativo de utilizadores ao Twitter. Mas com o Threads está a adoptar uma postura bem diferente, dizendo que o Twitter poderá mesmo avançar com processo contra o Threads por ser uma cópia e, caricatamente, também acusa Zuckerberg de ter feito batota ao contratar ex-funcionários do Twitter, os mesmos milhares de funcionários que ele não teve qualquer problema em despedir sumariamente quando assumiu o controlo do Twitter.

Competition is fine, cheating is not

— Elon Musk (@elonmusk) July 6, 2023

Entretanto, a Meta já respondeu às acusações, dizendo que não há um único funcionário na equipa de engenheiros que criaram o Threads que tenha sido ex-funcionário do Twitter.


Threads já está recheado de celebridades

O Threads teve lançamento ultra-bem-sucedido, atingindo 30 milhões de utilizadores nas primeiras 24 horas, e os que se registaram no serviço descobriram que por lá já se encontram muitas celebridades, empresas e serviços, como: Gordon Ramsay, Jennifer Lopez, Mark Cuban, Shakira, Netflix, National Geographic, etc.

Aliás, refira-se que uma das críticas à falta de funcionalidades do serviço é que, de momento, nem sequer é possível ver-se apenas uma timeline das contas que se seguem, pelo que será inevitável ser confrontado com conteúdos de contas "sugeridas" (opção que a Meta terá tomado para que os utilizadores não ficassem desmotivados perante uma timeline em branco se não soubessem quem seguir).

Dito isto, muitas das contas mais populares do Instagram (como o Cristiano Ronaldo) ainda não apareceram no Threads, o que também poderá ser deliberado, pois nem todos os utilizadores do Instagram poderão estar interessados numa experiência estilo Twitter.


Google quer robots.txt para AI

A Google quer (como é habitual) ficar à frente das decisões que regem o comportamento do uso de dados públicos para efeitos de treino de modelos AI, e está a propor utilizar-se um sistema idêntico ao do robots.txt já existente.

O robots.txt é um ficheiro que os gestores dos sites podem utilizar para dar indicações aos motores de pesquisa sobre o que podem / devem usar para efeitos de indexação, e que páginas ou coisas deverão deixar de fora. É uma proposta lógica que as suas capacidades sejam expandidas para contemplar o uso por sistemas AI; mas como sempre, só porque um site "pede" que algo seja feito não significa que isso seja cumprido. E serviços como o Clearview AI, que tem acumulado todos os rostos que aparecem na internet, são exemplo disso.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Atari foi fundada em 1972 e tornou-se num nome indissociável das consolas e máqunas arcade durante a década de 70 e 80. O nome Atari é um termo usado no jogo Go que significa que se está quase a vencer - ao estilo do xeque-mate no xadrez.

How to Use a Prepare to Upgrade to a Newer PHP Version Using a PHP Backwards Compatibility Library

06-07-2023 | 16:19 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
With every new PHP version, changes are made to the PHP language that may introduce incompatibilities between versions.

If your PHP applications rely on parts of the language that were changed, you may need to change your code to keep it working in the new PHP version that runs on the machine your PHP application is running.

Suppose your PHP application relies on PHP function or other parts of the language that changed in a backward incompatibility way. In that case, you may need to change your PHP application code to adapt to the PHP version changes.

This package provides a library of scripts with PHP functions that emulate the functions introduced in newer PHP versions.

Using this library, you can adapt your PHP application code to make it work in a newer PHP version without having to upgrade the PHP version that you use in the environment your PHP application is running.

This way, you can change your PHP application code to prepare to make it work in newer PHP versions making a smooth transition between PHP versions.

Tablet Teclast T50 LTE a €179

06-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do T40 Pro temos agora o tablet Teclast T50 que se inspira nos iPad Pro da Apple.

O Teclast T50 vem equipado com um ecrã IPS de 11" (2000x1200), CPU Unisoc T616 octa-core, 8 GB de RAM, 128 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 20 MP e 8 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 7500mAh, carregador de 18 W, e Android 12 com serviços Google e Widevine L1 para ver vídeos em streaming com a máxima qualidade.

Com tudo isto, este Teclast T50 está disponível por 179.99 euros na Amazon Espanha.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Basta relembrar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, e que só podia mostrar fotos, custava bastante mais. É revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como interface para controlo da casa, ver o estado do tempo e notícias mais recentes, ou até para servirem como intercomunicadores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

OpenAI abre acesso geral ao GPT-4

06-07-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Depois de alguns poucos seleccionados, a OpenAI abre finalmente o acesso geral ao GPT-4 aos subscritores do seu serviço pago.

O GPT-4 é o mais recente e poderoso modelo AI da OpenAI, tendo sido apresentado em Março e sendo capaz de fazer coisas impressionantes.

No entanto, mesmo se agora fica com acesso livre a todos os que tiverem dispostos a pagar por isso (e chegando numa altura em que convém reforçar o interesse nos seus produtos), continua a não disponibilizar ainda todas as suas funcionalidades. Uma das suas novas capacidades é também poder interpretar imagens, mas isso é algo que por agora continuará a ter acesso limitado a alguns clientes especiais - na verdade, apenas o Be My Eyes, a app de auxílio a invisuais, que passa a usar AI em vez de depender exclusivamente na ajuda de voluntários humanos para identificar objectos.
O lançamento global do GPT-4 também é acompanhado pela disponibilização do Dall-E 2 (para geração de imagens) e Whisper (reconhecimento de voz). E, como forma de optimização dos seus recursos de hardware, também irão ser abandonados alguns dos modelos AI mais antigos que a OpenAI disponibilizava, que serão substituídos por modelos mais actuais.

Honor 90 chega à Europa

06-07-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Além do tablet Honor Pad X9, a Honor também fez chegar à Europa o seu Honor 90.

O Honor 90 foi lançado na China no final de Maio, mas só agora a marca o está a fazer chegar à Europa.

Este smartphone posicionado no segmento médio-alto vem equipado com um ecrã AMOLED de 6.7", chipset Snapdragon 7 Gen 1, até 12 GB de RAM e 512 GB, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 66 W - sendo a bateria de maior capacidade neste segmento da Honor. Nas câmaras a marca tenta diferenciar-se com uma câmara principal de 200 MP, acompanhada por uma de 12 MP ultrawide, e 2 MP depth; com câmara frontal de 50 MP.
Na Europa o Honor 90 irá custar 550 euros na versão 8+256 GB e 600 euros na versão 12+512 GB (com um diferencial de preço tão reduzido, podemos perguntar se faz sentido oferecer a versão com menos memória). A Honor também vai comercializar o Honor 90 Lite na Europa, com preço a começar nos 300 euros. Já quanto ao honor 90 Pro, não foi feita qualquer referência por agora.

Fita LED RGB Goovee 20 m a €20

06-07-2023 | 12:37 | A Minha Alegre Casinha

Uma fita LED RGB é uma das formas mais eficazes e simples de dar um toque especial a qualquer casa, e é algo que pode ser feito a preço reduzido, como comprova esta fita LED.

Uma fita LED pode fazer milagres, bastando passá-la pela prateleiras de móveis, ou até colocada por baixo de uma mesa ou sofá, para criar um ambiente único. O único problema é que quando se compra uma fita LED RGB para iluminação decorativa, a impressão inicial de missão cumprida que se tem após a colocar no sítio é quase sempre seguida de um "se soubesse, tinha mandado vir mais uns metros". Pois bem, isso já não deverá acontecer com este conjunto, que desde logo disponibiliza 20 metros para que possam preencher com luz tudo aquilo que desejarem.
Esta fita LED RGB Goovee com 20 metros e controlo remoto está disponível por apenas 20 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 5 euros.

Ter apenas em atenção que este modelo apenas pode ser controlada através da app Govee Home (Bluetooth) ou dos botões no controlador físico junto da fita, não estando disponível integração directa para assistentes de voz como o Google Assistant ou Amazon Alexa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Threads atinge 10M de utilizadores em 7 horas

06-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Zuckerberg está satisfeito com o lançamento do Threads, o rival do Twitter, que conquistou 10 milhões de utilizadores em apenas 7 horas.

Por muito que se critique a Meta / Facebook / Instagram, o que é certo é que são plataformas que fazem movimentar milhões de pessoas. E com isto, o recém-lançado Threads conseguiu aquilo que Mastodon e Bluesky não conseguiram, superando a marca dos 10 milhões de utilizadores em apenas 7 horas.

Refira-se que este número poderia ter sido bastante mais elevado, já que por agora o Threads ainda não foi disponibilizado nos países da UE.

Embora em termos de funcionalidades o Threads ainda esteja num nível bastante básico, a grande questão é que se trata de uma app que suporta(rá) protocolos descentralizados, permitindo seguir pessoas do Mastodon e outras plataformas que usem o protocolo ActivityPub. Esse poderá acabar por ser o seu grande trunfo, que nos leve em direcção a um futuro que replique aquilo que já tivemos no passado, antes das plataformas começarem a fechar os seus serviços sobre si mesmo (alguns veteranos lembrar-se-ão dos tempos do Google Talk original, e ICQ, e de poderem falar com pessoas de serviços diferentes).

Actualização: chegou aos 30 milhões nas primeiras 24 horas.

Samsung prepara anel inteligente

06-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A mais recente app Samsung Health faz referência a um anel para recolha de dados sobre o utilizador.

Referências na mais recente versão beta da app Samsung Health revelam que a marca está a preparar o lançamento de um anel inteligente, que poderá ter capacidade para recolher informação adicional sobre a actividade física e saúde do utilizador, e também ser usado como controlador para dispositivos inteligentes em sua casa.

Há alguns anos surgiram rumores de que a Samsung estaria a preparar um dispositivo deste tipo, que foi de certa forma oficializado pelo registo de patentes pela Samsung referentes a um anel que podia ser usado como controlador através da sua rotação. Essas patentes foram registadas em 2015 e desde então não houve nada de concreto, mas isso poderá estar para mudar. Este ano a Samsung registou a marca Galaxy Ring, e com a app a incluir o suporte para um Samsung "ring", começamos a ter indícios suficientes para concluir que um anel inteligente deverá estar para breve.

Embora seja um sector em que as grandes marcas ainda não entraram, modelos como o Smart Ring da Oura (que já vai na 3ª geração) podem servir de indicação para aquilo que é possível fazer-se. O anel da Oura faz monitorização da frequência cardíaca, nível de oxigénio no sangue, actividade física, sono, temperatura da pele, e outros, e anuncia uma autonomia de até uma semana. Mesmo que o modelo da Samsung se limite a fazer o mesmo, não deverá ter falta de interessados.

Powerbank Charmast 10400mAh a €16

06-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank compacto de 10400m Ah assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank da Charmast não só temos uma capacidade generosa em tamanho compacto, como suporta carregamento rápido USB-C PD de 18W.
Este Powerbank Charmast 10400 mAh está disponível por 16.25 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que já fica preparado para o futuro em que o USB-C se tornará cada vez mais comum, e podemos três saídas em simultâneo para recarregar até três equipamentos em paralelo.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Honor Pad X9 chega à Europa

06-07-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Honor fez chegar o seu mais recente tablet - Honor Pad X9 - à Europa, com ecrã de 11.5" a 120 Hz.

O Honor Pad X9 é um tablet de gama média mas que chega com design bastante moderno e bem conseguido.

Vem equipado com um ecrã LCD IPS de 11.5" (2000x1200 pixeis) a 120 Hz, Snapdragon 685, 4 GB de RAM, 128 GB, câmara de 5 MP traseira e frontal, e bateria de 7250 mAh. Pesa 495 g e tem uma espessura de 6.9 mm. Temos ainda um conjunto de seis alto-falantes, com dois deles posicionados na parte inferior para criar um efeito sonoro de 360° com o sistema Honor Histen.
O tablet vem com MagicOS 7.1 baseado em Android 13, e suporta Google Kids Space e Family Link, para que os pais possam facilmente criar regras de utilização para os filhos. Quem tiver outros equipamentos Honor também poderá usar o Honor Connect para partilhar notificações entre eles e facilitar a transferência de conteúdos.

O Honor Pad X9 vai custar 249 euros na Europa, na versão com 4 GB + 128 GB.

Nothing Ear (2) com versão em preto e equalização avançada

06-07-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A poucos dias da chegada do Nothing Phone (2), temos também os Nothing Ear (2) com versão em preto e funcionalidades de equalização melhoradas.

Quem for fã das cores mais tradicionais pode agora optar pelos earphones Nothing Ear (2) em preto.

Talvez mais interessante do que a cor em si, é que os utilizadores passam também a ter acesso a opções expandidas para ajustar o som de acordo com as suas preferências. Além do já existente equalizador simplificado de 3-bandas, há agora uma secção avançada que dá acesso a um equalizador de 8-bandas. E mais do que ajustar gamas de frequência fixas, o utilizador pode também ajustar que frequências são afectadas para cada um dos controlos. É possível gravar diferentes configurações, e também partilhá-las através de QR Code.
É o tipo de coisa que é trivial fazer-se nos dias de hoje, com todo o processamento que temos à disposição, mas que raramente é disponibilizado aos utilizadores. Pelo que, esperemos que outras marcas vejam isto e se sintam incentivadas a disponibilizar funcionalidade idêntica.

Esta funcionalidade só fica disponível nos Nothing Ear (2) e Ear (stick), sendo que este último também ganha funcionalidade de redução de ruído através de uma actualização de firmware - acompanhado de advertência de que a funcionalidade reduzirá a sua autonomia.

TeamsPhisher explora vulnerabilidade no Teams para enviar malware

05-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Já está disponível uma ferramenta - TeamsPhisher - que tira partido de uma falha no Teams que a Microsoft se recusou corrigir, e que facilita o envio de malware.

No mês passado foi revelada uma vulnerabilidade no Teams que permite que um utilizador externo a uma organização ultrapasse as restrições e envie ficheiros para os demais participantes no Teams como se fosse um utilizador pertencente à organização. Apesar do potencial para o envio de malware por esta via, a Microsoft disse que a vulnerabilidade não tinha gravidade suficiente para merecer uma correcção imediata.

Talvez agora venha a mudar de ideias, pois foi disponibilizado este TeamsPhisher, um utilitário em Python que explora esta falha e facilita a sua utilização.
Os utilizadores / atacantes têm apenas que definir a mensagem, o anexo malicioso, e a lista de utilizadores do Teams, com todo o processo a ser automatizado, incluindo a verificação se a potencial vítima existe e tem autorização para receber mensagens externas (o que é um requisito essencial para que o ataque funcione). A ferramenta até permite que os atacantes possam pré-visualizar como a mensagem irá ser apresentada às vítimas, para assegurarem a máxima eficácia.

Para os administradores de sistemas nas empresas, até que a MS corrija esta situação, a solução recomendada passa por desactivar por completo as comunicações com contas externas.

PHP ChatGPT API Example to Seed Database Records With Useful Constant Data Like Countries List

05-07-2023 | 18:16 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many applications need to initialize databases with constant values like, for instance, the names of the countries of people with personal data records stored in the application database.

Usually, developers need to manually feed this data into the application to store the data in the respective database table records.

This package provides a more automated approach to solving this problem. It uses the ChatGPT API to retrieve the necessary data and inserts it in the expected database table records.

ChatGPT e Bing perdem protagonismo

05-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar do furor inicial que tiveram, tanto o ChatGPT como o Bing com AI parecem estar a perder o interesse dos utilizadores.

Segundo dados da Sensor Tower, em Junho a app do ChatGPT para iOS e a app do Bing registaram uma redução de 38% nos downloads face ao mês anterior. É um valor que pode indicar que, depois da fase de curiosidade inicial, se está a entrar numa fase em que o mercado regressa à "vida normal"; mas mais importante seria saber, entre aqueles que descarregaram a app, quantos é que continuam a dar-lhe uso continuado e regular.

Entre as startups e empresas tecnológicas, o objectivo é ter sempre um número crescente de novos utilizadores, mas isso acaba por ser algo insustentável e que em muitos casos acaba por se auto-nivelar. O ChatGPT tem utilidade prática, mas continua a ser algo que apenas uma percentagem reduzida das pessoas utiliza regularmente, com a maioria das pessoas a usá-lo apenas como "curiosidade" e acabando por abandoná-lo assim que essa fase é ultrapassada.

Isto poderá representar más notícias para a Microsoft, que tem feito forte aposta no ChatGPT e tecnologias AI, se vier a demonstrar que as pessoas não estão tão cativadas pelas tecnologias AI quanto se poderia pensar. Por outro lado, bastará à MS ir disponibilizando ferramentas AI de utilidade prática (no Office, Windows, Bing, etc.) para que, independentemente do que acharem das tecnologias AI, os utilizadores inevitavelmente irão começar a dar-lhes uso por lhes poupar tempo e trabalho.

Notícias do dia

05-07-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Meta lança Threads um dia antes do anunciado - mas não na UE; Twitter volta a mostrar tweets sem login; geração iPhone 15 poderá ter baterias de maior capacidade; Microsoft nega roubo de dados por hacker; e Tesla só valoriza modo FSD quando lhe convém.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.

Gfycat encerra a 1 de Setembro

Assume-se que as coisas que estão na internet duram para sempre, mas isso nem sempre acontece. O Gfycat, serviço de alojamento de GIFs que pertence à Snap (dona do Snapchat), anunciou que irá encerrar a 1 de Setembro, informando os clientes que deverão gravar os seus GIFs se os desejarem manter.

O Gfycat era mais um dos serviços que tentava modernizar os GIFs, apresentando versões em vídeo WebM sempre que possível, com melhor qualidade e ocupando menor volume de dados. Agora, passará a ser um dos serviços que contribui para os conteúdos fantasma removidos da web, fazendo desaparecer todos os GIFs de fóruns e sites que o tinham utilizado como alojamento.


Samsung revela Fold5 e Flip5 a 26 de Julho

A Samsung já oficializou o seu evento Galaxy Unpacked para 26 de Julho, data em que deveremos ficar a conhecer os novos Galaxy Z Flip5, Galaxy Z Fold5, uma linha de tablets Galaxy Tab actualizada, e ainda o Galaxy Watch 6.

De notar que este ano a Samsung tem que enfrentar o recém-lançado Pixel Fold da Google (que tem enfrentado problemas de ecrãs danificados) e o muito bem conseguido Motorola Razr+, que aposta num ecrã externo que parece ser mais funcional e versátil que o que se espera ter no Flip5. Mas, veremos se é o caso quando a Samsung apresentar os seus novos dobráveis.


Carro eléctrico deixa cair bateria na China

Na China há várias marcas de automóveis eléctricos que têm apostado no sistema de troca do pack de baterias para escapar aos tempos de carregamento, mas desta vez isso originou uma situação insólita, com um carro a ter deixado cair o pack de baterias na estrada - seguramente devido a qualquer problema no mecanismo de fixação da mesma. O carro parece ser um Cao Cao 60, pertencente ao serviço de ride-hailing da Geely, que também detém a Volvo e Polestar.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os CDs e DVDs utilizam uma longa sequência de traços e pontos microscópicos para codificar os sinais "0" e "1" que são lidos através de um laser.

Fita LED RGB Goovee 20 m a €20

05-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Uma fita LED RGB é uma das formas mais eficazes e simples de dar um toque especial a qualquer casa, e é algo que pode ser feito a preço reduzido, como comprova esta fita LED.

Uma fita LED pode fazer milagres, bastando passá-la pela prateleiras de móveis, ou até colocada por baixo de uma mesa ou sofá, para criar um ambiente único. O único problema é que quando se compra uma fita LED RGB para iluminação decorativa, a impressão inicial de missão cumprida que se tem após a colocar no sítio é quase sempre seguida de um "se soubesse, tinha mandado vir mais uns metros". Pois bem, isso já não deverá acontecer com este conjunto, que desde logo disponibiliza 20 metros para que possam preencher com luz tudo aquilo que desejarem.
Esta fita LED RGB Goovee com 20 metros e controlo remoto está disponível por apenas 20 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 5 euros.

Ter apenas em atenção que este modelo apenas pode ser controlada através da app Govee Home (Bluetooth) ou dos botões no controlador físico junto da fita, não estando disponível integração directa para assistentes de voz como o Google Assistant ou Amazon Alexa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Meta lança Threads um dia antes do anunciado - mas não na UE

05-07-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Meta não quis perder a oportunidade e lançou o Threads um dia antes do que tinha indicado.

O Threads do Instagram, um serviço que é uma réplica do Twitter, já tinha tido lançamento antecipado do final do mês para 6 de Julho, provavelmente para tirar partido de nova vaga de descontentamento no Twitter devido à obrigação de criação de conta (restrição entretanto removida) e limitação do número de tweets que se podia ver por dia. Mas Meta decidiu adiantar ainda mais o lançamento.

Em vez do dia 6 indicado pela contagem descrescente originalmente apresentada no site, a Meta acelerou o passo e lançou o Threads a 5 de Julho, ficando disponível na web, Android e iOS.
Infelizmente, isso de pouco servirá aos utilizadores na UE, já que apesar do serviço ficar disponível em centenas de países (e no Reino Unido), a Meta optou por não o disponibilizar nos países da União Europeia nesta fase, devido à legislação mais apertada sobre o uso e privacidade dos dados.

É algo que seguramente a Meta estará a fazer como forma de "penalizar" a UE por causa dessa preocupação adicional com os dados, mas que acaba por também poder funcionar a contra si mesmo, pois também poderá ser interpretado como sendo um serviço que abusa dos dados dos seus utilizadores a um ponto que não é tolerado na UE. Na prática, duvido que seja o caso, pois de outro modo também o Instagram e Facebook não estariam acessíveis, e dificilmente este Threads fará coisas "piores" do que já são feitas nesses serviços da Meta.

|