PlanetGeek

iPhone "indisponível" quando mais se precisa dele

27-06-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

E se, quando mais precisassem do vosso iPhone, ele vos apresentasse uma mensagem de indisponível, obrigando-vos a esperar uma hora?

A dependência num smartphone pode deixar-nos desamparados quando mais deles necessitamos, e foi precisamente isso que me aconteceu durante uma caminhada pelo Gerês.

Por norma, levar o smartphone numa caminha por montes e montanhas é algo que é feito sem incidentes, permitindo verificar a localização via GPS, captar fotos e vídeos ocasionais, e também revelando como um sinal 5G no topo de uma montanha rapidamente se transforma num "sem rede" ao descer para um vale. Tudo isso são coisas normais, mas desta vez deparei-me com um fenómeno inédito.
No final da viagem, quando me preparava para iniciar a viagem para casa, o iPhone revelou um comportamento estranho, não permitindo o desbloqueio da forma habitual via Face ID (pegar no iPhone e olhar para ele), nem tão pouco de forma manual fazendo o gesto de deslizar no ecrã (que nem sequer fazia aparecer o pedido de código PIN). Pensei que pudesse ser mais um daqueles casos que poderia ser resolvido através de um reboot, mas isso atirou-me para um inesperado ecrã de "iPhone indisponível - tente novamente em 1 hora / iPhone unavailable - try again in 1 hour"!

Ora, este é comportamento esperado no caso de se ter falhado ao introduzir o código no iPhone por diversas vezes, mas que não foi deliberado, já que o iPhone seguia numa bolsa na alça da mochila (e durante todo o dia, nunca deu qualquer indicação de ter feito qualquer tipo de tentativa de desbloqueio inadvertida). No entanto, foi isso que aconteceu, e para apresentar um período de espera de uma hora, significava que já tinha passado por vários outros bloqueios - o tempo de espera vai aumentando progressivamente a cada tentativa errada.
É certo que, mesmo neste modo bloqueado o iPhone permite fazer chamadas de emergência (incluindo os pedidos via satélite no caso de não se ter rede), mas neste caso tratava-se apenas de querer dar uso de conveniência  - usar o Waze no carro - e para o qual tive que esperar uma hora para poder fazer; sendo que no final do tempo de bloqueio, lá permitiu fazer o desbloqueio da forma habitual com código PIN e regressar ao funcionamento normal.

A grande questão é, não havendo uma explicação lógica para as tais tentativas acidentais falhadas de desbloqueio, fico um pouco preocupado da próxima vez que levar o iPhone a passear para o monte...

Microsoft quer levar o Windows para a cloud

27-06-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft quer transferir progressivamente o Windows 11 para a cloud, expandindo o programa Windows 365 ao público em geral.

À semelhança do Office 365, a Microsoft também já disponibiliza um Windows virtual na cloud através do Windows 365. Este é um serviço que por agora está limitado a clientes comerciais, mas que a Microsoft quer alargar a todos os utilizadores.

Com o Windows 365 Boot, os utilizadores poderão arrancar um computador directamente para o Windows na cloud sem necessidade de terem um sistema operativo instalado, facilitando o processo de usar o Windows em qualquer máquina (desde que tenha ligação à internet, obviamente). Para quem tiver uma instalação local do Windows, também haverá maior integração com o Windows 365 Switch, que permite ter estes computadores windows na cloud como se fossem ambientes desktop virtuais na máquina local.
É uma estratégia que se enquadra perfeitamente na linha que a MS tem seguido (com coisas como o Game Pass na Xbox e PC), e que também lhe asseguraria uma fonte de rendimento recorrente para o Windows, passando de vendas únicas para a modalidade de subscrição que as empresas tanto adoram, e que também ajudaria a pagar serviços como o assistente AI, que de outra forma apenas representa despesa contínua para a MS.

Resta saber se os consumidores estão dispostos a aceitar que o sistema operativo se torne em mais uma despesa mensal a somar a todas as outras mensalidades...

Tesla desiste de Gigafactory em Espanha após leak das negociações

27-06-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A falta de secretismo poderá ter ditado o fim de uma futura Gigafactory da Tesla em Valência.

A Tesla tem estado a procurar local para uma nova Gigafactory na Europa, e a possível opção por Espanha parece ter sido eliminada depois de Elon Musk ter ficado "irritado" por alguém ter indicado à comunicação social de que as negociações estavam em curso.

No entanto, é algo que quase seguramente terá sido acompanhado por outros factores, já que não faltam notícias sobre outros potenciais locais para a Gigfactory, com França a ser também uma das fortes candidatas - ainda mais tendo em conta que Elon Musk teve recentemente uma reunião com o presidente francês. França também já assegurou a construção de quatro novas fábricas de veículos eléctricos de várias outras marcas e grupos, o que também pode servir como factor influenciador, a par da sua localização estratégica que facilita a distribuição para toda a Europa.

Claro que, também não seria mal pensado se, depois de ter cancelado Valência, Musk olhasse para a costa oposta da Península Ibérica, e revisitasse a possibilidade de uma Gigafactory em Portugal.

Ganha um cubo de tomadas múltiplas com USB

27-06-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta é um cubo com tomadas múltiplas e 3 portas USB.

Faça-se o que se fizer, é garantido que nunca temos tomadas suficientes na parede para ligarmos tudo o que queremos. A prenda que temos para dar esta semana ajuda a resolver isso, um cubo de tomadas múltiplas que facilita o processo de ligar até três tomadas eléctricas, e ainda disponibilizando três portas USB para carregamentos sem necessidade de carregadores a ocupar as tomadas; e tem ainda um prático interruptor integrado, para quando se deseja eliminar todos os consumos em standby. Tem também um formato e tamanho compacto, o que o torna ideal para nos acompanhar para todo o lado na mochila do portátil.


Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Android passa a 3D e com letra maiúscula

27-06-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google fez novo ajuste à imagem de marca Android, passando a ter o símbolo do robot com efeito 3D e passando a usar um A maiúsculo no Android.

A imagem do Android tem sofrido evoluções ao longo dos anos (já lá vão quase 15 anos desde o seu lançamento), e agora voltamos a ter uma ligeira remodelação.

O pequeno rosto do robot passa a ter um efeito de gradiente na cor que lhe dá um aspecto tridimensional em vez de imagem plana, e o "android" escrito passa a ter um A maiúsculo no início e tipo de letra ajustado (o "n" e o "r" passam a ser mais fluidos, com curva contínua).
[o Android antigo]

A Google já confirmou que se trata efectivamente de uma actualização da imagem do Android, mas ainda não fez nenhuma apresentação formal. É algo que poderá estar reservado para acompanhar o lançamento oficial do próximo Android 14, que deverá ocorrer já nas próximas semanas, e que seria uma ocasião perfeita para isso.

Insta360 lança GO 3 action cam destacável

27-06-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Insta360 tem uma nova action cam num curioso formato destacável.

À primeira vista a GO 3 assemelha-se a qualquer outra action cam no mercado, com um ecrã traseiro que se pode rodar para a frente. No entanto, esse conjunto é composto pela câmara propriamente dita e o Action Pod que contém o ecrã. Ou seja, podemos retirar o módulo da câmara, bastante mais compacto, para maior liberdade de opções no seu posicionamento (pesando apenas 35 gramas) - mantendo a capacidade de ver o vídeo e controlo através do Action Pod.

A câmara conta com estabilização de imagem (incluindo estabilização horizontal a 360° independentemente da posição em que é utilizada), controlo por voz, HDR, timelapses, etc. e tem uma autonomia de 45 minutos quando usada destacada, que passam para 170 minutos quando encaixada no Action Pod. É resistente à água sem necessidade de caixa estanque até uma profundidade de 5 metros.

A Insta360 GO 3 (64GB) já está disponível através da Amazon Espanha por 457 euros.



Windows 11 com gestor de passkeys

26-06-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a melhorar o suporte para a utilização de passkeys no Windows 11.

Depois da Google e da Apple, também a Microsoft está a dar passos para promover e facilitar a utilização das passkeys, a forma de autenticação que dispensa por completo a utilização de password, que assim não têm que ser guardadas, lembradas, e como tal, não podem também ser roubadas.

No Windows 11 Insider Preview Build 23486 melhora o suporte para autenticação com passkeys e Windows Hello.
Depois de uma passkey ter sido criada, os utilizadores podem utilizar a autenticação via Windows Hello, usando PIN, reconhecimento facial, impressões digitais, etc. para fazer a autenticação no respectivo site ou serviço. As passkeys também passam a ter uma secção dedicada num gestor de passkeys em Settings > Accounts > Passkeys.

Esperemos que, ao longo dos próximos meses, este processo de transição para as passkeys vá acelerando e que mais sites, apps e serviços, as adoptem; para que daqui a um par de anos a utilização de passwords tradicionais seja a excepção e não a regra.

Virgin Galactic revela passageiros do seu primeiro voo espacial comercial

26-06-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Virgin Galactic revelou a tripulação do seu primeiro voo espacial comercial.

Não se deixando amedrontar pela recente tragédia nas viagens turísticas milionárias - com a implosão do submersível Titan durante uma visita ao Titanic - e tendo já ela própria passado por uma tragédia, a Virgin Galactic dá sinal de confiança total na sua aeronave com este anúncio.

Para o seu primeiro voo comercial, seguirão a bordo, Colin Bennett da Virgin Galactic, Walter Villadei e Angelo Landolfi da força aérea italiana, e Pantaleone Carlucci do Conselho de Investigação Nacional italiano. E mais do que uma simples viagem turística, estão planeadas uma série de experiências que serão realizadas ao longo do voo de 90 minutos.
Relembre-se que a Virgin Galactic já fez um voo até ao espaço em 2021 (embora Jeff Bezos dispute se realmente era "espaço" ou não) , no qual seguiu Richard Branson, também como forma de assegurar que a viagem era tão segura quanto se poderia exigir.


PHP Classes Site 24th Anniversary and Future Plans

26-06-2023 | 17:19 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
The PHP Classes site completed 24 years of existence.

We are swamped working on new developments that will benefit the site community.

Please read this article to learn more about the upcoming developments that will help you have a better life as a developer.

Notícias do dia

26-06-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Óculos Vision Pro da Apple são demasiado pesados - terão correia opcional (a pagar); Google DeepMind diz ter AI que vai eclipsar ChatGPT; capa de iPhone 15 revela alterações nos botões e ficha; novo Tesla Model 3 poderá vir com volante by-wire e luz interior RGB; Siemens Gamesa anuncia problemas nas suas turbinas eólicas; SpaceX vai usar "chuveiro invertido" como plataforma de lançamento da Starship; Reddit perde comunidade de transcrição; e LastPass deixa utilizadores sem acesso devido a reset do código MFA.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um localizador Tile.

Cybertruck mostra rodas traseiras que viram - e luzes ultra reduzidas

Um fã apanhou um Cybertruck num parque de estacionamento, captando as rodas traseiras a virar para reduzir o raio de viragem - tecnologia que será novidade neste modelo da Tesla mas que tem sido usada há quase meio-século por outros fabricantes (alguns até cobrando pelo ângulo de viragem). Mas, há outro detalhe que está a dar mais que falar.

Para um veículo tão volumoso, há quem critique o uso de iluminação traseira com dimensão ultra-reduzida. É algo que algumas pessoas já podem ter notado nos demais modelos da Tesla (que têm "piscas" de dimensão bastante pequena comparados com outras marcas), mas que no Cybertruck parece ter levado o minimalismo ainda mais longe. Será que Elon Musk tem medo que a iluminação dos faróis roube autonomia ao veículo?
Cybertruck’s Rear-Wheel Steering in Action
by u/RealPokePOP in teslamotors


Web está a ser invadida por sites gerados via AI

Começam a ser cada vez mais os sites na web criados completamente via AI, com objectivo de atrair cliques e visitantes através dos motores de busca, que também começam a usar AI para evitar que os utilizadores tenham que visitar os sites, apresentando resumos AI do seu conteúdo.

A situação não é inteiramente nova, sendo que desde sempre existiram sites "lixo" que apenas têm como objectivo atrair visitantes para lhes apresentar publicidade. A diferença é que, se dantes era preciso contratar pessoas para escrever centenas ou milhares de artigos "de treta", isso é algo que agora pode ser feito em segundos usando tecnologia AI, para qualquer tópico ou assunto que se possa imaginar. Aliás, nem sequer fica posta de se gerar um site completo em resposta a um pesquisa feita por uma pessoa, criando a ilusão de ser um site que já existia há muito tempo, mas que na verdade foi criado no momento.


Google livra-se do processo de cópia de letras das canções (outra vez)


O recurso sobre o processo de cópia de letra das canções voltou a ter o mesmo resultado. A Genius acusou a Google de copiar as letras de canções do seu serviço, tendo apanhado a Google em flagrande delito ao montar uma armadilha codificando uma mensagem usando apóstrofos curvos e direitos, que vieram a comprovar que a Google estava de facto a copiar as letras.

Em 2022 o caso ficou decidido a favor da Google, com o tribunal a achar que a Genius não podia invocar direitos de autor sobre algo cujos direitos de autor já pertenciam a terceiros. E agora, o recurso volta a ter o mesmo desfecho.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: As disquetes de 3.5" tinham uma capacidade típica de 1.4MB e permitiam uma transferência de dados de cerca de 50 KB/s. A esta velocidade, Uma página web com 5MB, como as que aparecem "instantaneamente" nos nossos smartphones, demoraria mais de um minuto e meio para ser lida.

Hub USB-C Baseus 9-em-1 com 2 HDMI a €45

26-06-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O processo de transição para as portas USB-C faz inevitavelmente com que seja necessário usar um hub para manter as ligações tradicionais, e é precisamente isso que faz este hub Baseus 9-em-1 com 2 portas HDMI.

O objectivo das fichas USB-C era passarem a ser a ligação universal para tudo, mas esse é um processo que não pode ser feito de um dia para o outro. A maioria dos utilizadores continuará a ter inúmeros produtos que contam com outras fichas, e o recurso a adaptadores, ou um hub, acaba por ser indispensável.

No caso deste hub USB-C Baseus, uma única porta USB-C pode multiplicar-se em: 2x portas USB 3.0, 1 porta USB-C com PD 100W, 1x porta USB 2.0 de 480 Mbps, leitor de cartões SD, leitor de cartões microSD (que podem ser usados em simultâneo), 1x porta Ethernet Gigabit, e 2x portas HDMI com suporte para resoluções 4K.
Este hub USB-C Baseus 9-em-1 está disponível por 45.73 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 25%.

Este hub suporta também carregamento rápido via USB-PD até um máximo de 100 W; pelo que será mais que suficiente para recarregar portáteis usando um único cabo, enquanto simultaneamente dá acesso a todas as demais portas que disponibiliza; mas o elemento que será mais diferenciador será o de permitir a utilização de dois monitores externos, usando as 2 portas HDMI.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Capa de iPhone 15 revela alterações nos botões e ficha

26-06-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Aparentemente confirmando os rumores sobre os futuros iPhone 15, uma capa mostra ajustes nos botões e na ficha de carregamento.

A capa de um suposto iPhone 15 Pro mostra que a Apple fez alguns pequenos ajustes no posicionamento dos botões de power e volume, que ficarão em posição mais baixa face aos iPhone 14 Pro. O buraco para a ficha de carregamento aumenta ligeiramente, o que é consistente com a esperada transição da ficha lightning para a ficha USB-C que passará a ser exigida pela UE. Outra diferença ocorre no botão de mute, que passa de um botão deslizável para um botão simples, mais compacto, e que poderá ter funcionalidade programável.

Era esperado que a Apple abandonasse os botões de actuação física e optasse por botões solid-state sem partes móveis, com feedback táctil por vibração. No entanto, alguns rumores referiram que a Apple encontrou alguns problemas e terá recuado nessa decisão, mantendo os botões tradicionais por mais uma geração.

iPhone 15 Pro Max Case #apple #iphone #iphone15promax pic.twitter.com/DfRuoXWNiL

— Majin Bu (@MajinBuOfficial) June 24, 2023

As capas de protecção são frequentemente uma das fontes que revelam o formato de futuros modelos de smartphones antes do seu lançamento; mas neste caso pode dar-se o caso de serem capas feitas com base nos desenhos que têm vindo a ser revelados, pelo que não serão propriamente uma "confirmação" mas meramente uma replicação de algo que ainda carece de confirmação oficial. À medida que nos formos aproximando da data de lançamento, seguramente irão surgindo mais "leaks" que permitirão confirmar ou desmentir estas possíveis alterações da geração iPhone 15.

YouTube Playables com jogos via streaming?

26-06-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google parece não estar disposta a abandonar os jogos via streaming, mas agora transferindo-os para o YouTube.

A Google matou o Stadia (depois de inúmeras garantias aos estúdios de jogos de que tal não iria acontecer), mas parece que ainda vai tentar aproveitar a tecnologia para um novo serviço de streaming de jogos. Mas desta vez, em vez de um serviço dedicado, será disponibilizado através do YouTube.

O YouTube Playables dará acesso a jogos via atreaming, fazendo com que seja irrelevante estar a jogar num smartphone, PC, Smart TV, ou qualquer outro dispositivo. É uma aposta que parece replicar as potenciais intenções da Netflix, que também tem feito forte aposta no segmento dos jogos (por agora com jogos tradicionais e sem streaming), e que poderá ter melhor recepção do que a de um serviço completamente separado como era o Stadia, que ainda por cima tinha que convencer os consumidores a comparem o jogo para o Stadia mesmo que já tivessem comprado o jogo para PC ou consola.

No entanto, e pelo menos numa primeira fase, a aposta do Playables parece ser orientada para jogos casuais simples e não em jogos complexos. Algo que poderá ser mais apropriado para quem dá um salto ao YouTube para queimar algum tempo.

Câmara Sky Live quer dar interactividade aos televisores

26-06-2023 | 12:12 | A Minha Alegre Casinha

Depois dos seus próprios televisores, a Sky propõe aos clientes adicionarem-lhes uma câmara na sala de estar.

A câmara Sky Live é uma câmara que se encaixa magneticamente no topo das smart TV Sky Glass, e importa referir desde já que só funciona com estas smart TVs do serviço e não com outras Smart TV genéricas.

É uma câmara de 12 MP com campo de visão de 106° e quatro microfones, que permite usar o televisor para fazer videochamadas ou para verem conteúdos em conjunto com familiares e amigos. O modo "watch together" da Sky permite fazer grupos de até 11 televisores, com janelas a serem exibidas nas partes laterais a mostrarem os amigos, enquanto assistem a um programa sincronizado na TV. No entanto, e relembrando as "imensas vantagens" dos sistemas de DRM, o sistema só funciona para programas Sky e não pode ser usado para outros conteúdos (por exemplo Netflix).
Adicionalmente, a Sky espera usar a câmara também para jogos, disponibilizando o Fruit Ninja e apps de Fitness, em que os jogadores terão que jogar movendo-se fisicamente em frente ao televisor - ao mesmo estilo do antigo Kinect que a Microsoft optou por abandonar.

A câmara está a ser lançada no Reino Unido com um preço de £290 (excessivo, como já seria de esperar de um operador pertencente ao grupo Comcast), mas o objectivo é que os subscritores Sky que já pagam o seu televisor em prestações mensais optem por adicioná-la às suas subscrições, podendo ficar por mais £3 mensais.


Uma potencial grande falha é que a Sky Live não disponibiliza qualquer obturador físico para assegurar que a câmara não pode espiar os utilizadores quando não está a ser usada, mas seguramente não irá demorar para que alguém lance um tapa-câmara impresso em 3D para quem quiser ter essa tranquilidade acrescida.

Google DeepMind diz ter AI que vai eclipsar ChatGPT

26-06-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Tendo perdido o protagonismo na área da AI para o ChatGPT, a Google recorre às promessas do CEO da DeepMind para ir ganhando tempo.

Ninguém duvida das capacidades da Google no avanço dos sistemas de inteligência artificial, que conquistou vitórias históricas nos últimos anos - como a vitória no Go. No entanto, a transposição dessas melhorias para produtos acessíveis pelo público tem demorado, e isso permitiu que a OpenAI conquistasse essa posição com o lançamento do ChatGPT. Um lançamento que foi rapidamente aproveitado pela Microsoft, e que deixou a Google ficar para trás e a entrar em modo de emergência para fazer aquilo que deveria ter feito (mas não fez) nos últimos anos.

Agora, enquanto vai tentando recuperar, a Google tem que recorrer à velha táctica de prometer o que ainda não tem, com o co-fundador e CEO da DeepMind, Demis Hassabis, a dizer que estão a trabalhar num novo sistema que irá eclipsar o ChatGPT, tirando partido de tecnologias que foram utilizadas no AlphaGo e outros modelos AI que foram desenvolvidos.

É uma mudança de táctica, já que normalmente a DeepMind impressionava o mundo com a concretização e demonstração dos modelos AI. Agora, em vez de o demonstrar, fica apenas a promessa. Promessa que acaba por ser inconsequente, pois já será implícito que todas as empresas, incluindo a OpenAI, também estarão a trabalhar em novos modelos AI que eclipsarão todos os modelos existentes. Mais do que falar e prometer, há que o demonstrar, e não apenas com modelos AI que ficam fechados nos laboratórios, mas com produtos reais que possam chegar ao público em geral.

Qualcomm S3 Gen 2 reduz latência nos earphones

26-06-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Com o S3 Gen 2 a Qualcomm diz ter conseguido reduzir a latência de som para os earphones para apenas 20 ms.

Além do novo Snadragon 4 Gen 2 a Qualcomm também apresentou o seu novo S3 Gen 2 Sound Platform, um chip dedicado aos headphones e earphones Bluetooth, com suporte wireless para som de alta-qualidade e latência reduzida.

O chip suporta qualidade de som de 24-bit 96 kHz em Bluetooth através de Snapdragon Sound e aptX Adaptive audio, e uma latência de 20 ms em jogos com conversação por voz usando Snapdragon Sound e LE Audio - sendo que sem conversação por voz a latência pode ser reduzida ainda mais, para áudio sem atraso perceptível face ao que se vê no ecrã. O chip também pode ser usado com a transmissão de áudio Auracast, usada em TVs, portáteis e outros equipamentos.
Este novo chip também promete ser mais eficiente a lidar com mudanças na qualidade da ligação, para se adaptar instantaneamente no caso do utilizador se afastar do smartphone ou computador, mantendo sempre a melhor qualidade sonora possível sem interrupções.

Os primeiros earphones com este chip deverão começar a chegar ao mercado ainda antes do final do ano.

Powerbank Charmast 10400mAh a €20

26-06-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank compacto de 10400mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste mini powerbank da Charmast não só temos uma capacidade generosa, como um tamanho ultra-compacto como suporta USB-C PD de 18W.
Este Powerbank Charmast 10400mAh está disponível por 20.32 euros na Amazon Espanha.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que já fica preparado para o futuro em que o USB-C se tornará cada vez mais comum, e podemos três saídas em simultâneo para recarregar até três equipamentos em paralelo. No entanto, um detalhe a ter em conta, é que não suporta carregamento enquanto ele próprio está a ser recarregado (para quem estivesse a pensar utilizá-lo como "UPS" com alimentação contínua).


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Qualcomm revela Snapdragon 4 Gen 2 de 4nm

26-06-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Snapdragon revelou a nova geração de chips Snapdragon 4 Gen 2 dedicada aos smartphones mais económicos.

O Snapdragon 4 Gen 2 tira partido da evolução que tem sido aplicada nos chips topo de gama, e passa a ser produzido em processo de 4nm (face à geração anterior de 6nm) que desde logo lhe garante desempenho e eficiência melhorada.

O chip vem com 2-cores de alto desempenho a 2.2 GHz, mais 6-cores de alta eficiência a 2 GHz, prometendo desempenho 10% superior face ao Snapdragon 4 Gen 1. As grandes melhorias são a actualização da memória, que passa de LPDDR4x de 2.133 MHz para LPDDR5x de 3.200MHz, e do interface para a memória flash, que passa de UFS 2.2 para UFS 3.1, o que deverá assegurar o carregamento de apps de forma mais rápida. Nos ecrãs continuamos a ter suporte para FHD+ a 120 fps, enquanto nas câmaras temos suporte para sensores até 108 MP. Temos ainda uma ligeira melhoria no 5G, mas no WiFi e BT não houve alterações face ao chip anterior, mantendo-se com WiFi 5 (ac) e BT 5.1 com aptX.

Os primeiros smartphones equipados com Snapdragon 4 Gen 2 deverão chegar ao mercado já nos próximos meses, com a Xiaomi, Redmi, e Vivo a serem as primeiras marcas a fazê-lo.

Óculos Vision Pro da Apple são demasiado pesados - terão correia opcional (a pagar)

26-06-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Testes adicionais revelam que os óculos Vision Pro são demasiado pesados, e que deveremos ter uma solução tipicamente à Apple.

Depois de muitos anos de secretismo a Apple lá revelou os seus óculos de realidade aumentada Vision Pro, mas o resultado de tanto secretismo também está agora a revelar algumas fragilidades.

Só agora tendo expandido o teste dos óculos a um universo alargado de pessoas, a Apple está a receber críticas de que os óculos são demasiado pesados para uma utilização continuada. Os óculos apresentados usam um sistema idêntico ao de óculos de mergulho, com uma única banda que passa por trás da cabeça para manter os óculos no sítio. A solução é aquela que já é usada pela maioria dos demais óculos VR no mercado, passando por ter uma banda adicional de suporte a passar pelo topo da cabeça, ao estilo dos headphones. O problema é apenas um...

Em vez de passar a incluir essa banda com os Vision Pro, a Apple parece achar que a banda não é um componente essencial e planeia disponibilizá-la apenas como acessório extra. E tendo em conta a tradição de preços que a Apple cobra pelos acessórios opcionais, acaba por ser uma nova facada na carteira dada aos fãs - não se podendo esquecer que estamos a falar de um produto com preço anunciado de $3500 (mais taxas e impostos nos EUA) cujo preço final efectivo deverá ir para cima dos 4 mil euros.

Reddit perde comunidade de transcrição

25-06-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A cada dia vão havendo novas baixas no Reddit, com moderadores e utilizadores em protesto contra o acesso pago à API que dita a morte das apps não-oficiais do Reddit.

A saga do Reddit tem sido fascinante de seguir, com o último episódio a ter sido vários subreddits a mudarem o estado para conteúdos adultos, de modo a reduzirem os lucros de publicidade da plataforma e impedirem o acesso público aos conteúdos (se não se fizer login).

Agora, é toda uma comunidade de voluntários - o r/TranscribersOfReddit - que se dedicava à transcrição de conteúdos para melhorar a acessibilidade da plataforma, criando descrições de texto para imagens e vídeos, para auxiliar os utilizadores invisuais, e que também anuncia o seu voto de não-confiança na plataforma e o fim do seu trabalho.

Apesar disto também ser feito em protesto contra a API paga, esse não é o único elemento que levou a esta decisão. Na verdade foi toda uma combinação de factores, que passa pelo acesso pago à API, o excesso de trabalho a que têm sido sujeitos, a perda de confiança na plataforma, e a total desconsideração que a gestão do Reddit tem tido pelas questões de acessibilidade, que levaram a que este grupo de voluntários fizesse (gratuitamente) o trabalho que deveria ser feito pela própria plataforma.

A comunidade também marcou para 30 de Junho de 2023 o último dia de actividade, coincidindo com as datas anunciadas para a morte de apps como o Apollo, e que se poderá tornar numa verdadeira data apocalíptica para o Reddit.

|