PlanetGeek

UE prepara votação do Chat Control - espionagem em larga escala

19-06-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A UE está prestes a votar uma polémica medida, o Chat Control, que possibilita a monitorização dos cidadãos a um nível sem precedentes.

O Chat Control está a tentar ser aprovado de forma "despercebida" (não se pode dizer que tenha sido coincidência que seja feito durante o Euro 2024, altura em que muitas pessoas estarão mais distraídas), e que faz parte das muitas medidas que têm sido tentadas para acabar com a encriptação end-to-end que assegura a privacidade das comunicações dos cidadãos.

Desta vez a táctica utilizada passa por dizer que este sistema não põe em causa a encriptação dos dados dos cidadãos, optando por baptizá-lo com o eufemismo "moderação de uploads", que na prática consiste em dar a estas entidades a capacidade de analisarem os conteúdos enviados pelos cidadãos antes deste serem encriptados. Como a Signal Foundation faz questão de referir, qualquer que seja o nome dado, isto resulta numa invasão de privacidade sem precedentes (pdf link):

O problema de abrir uma porta para os "bons" entrarem nos vossos dispositivos (telemóveis etc) é que essa porta também deixa entrar os "maus".
Uma lei que coloca todos em risco, incluindo as vítimas que diz querer proteger, não pode ser uma boa lei. cc/ @govpt https://t.co/8eqn92YZpe

— paula simoes - @[email protected] (@paulasimoes) June 18, 2024
Embora alguns países, como a Alemanha, Luxamburgo, Holanda, Áustria e Polónia, já tenham revelado a intenção de votar contra, muitos outros, incluindo Portugal, ainda não indicaram a sua intenção de voto. E, de momento, ainda existem grande probabilidade do Chat Control ser aprovado.

A única parte positiva é que, mesmo sendo aprovado, as entidades de defesa de privacidade acreditam que o Chat Control é tão abusivo que poderá ser revogado por intermédio de processo no Tribunal de Justiça da UE, mas isso é algo que se poderá arrastar por meses, ou anos. A outra parte positiva, é que também permitirá ver de que forma os nossos governantes estão empenhados na protecção da privacidade dos cidadãos, e ter isso em consideração nas próximas eleições.

SSD Gigabyte AI TOP 100E vem com 219.000 TWB

19-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Gigabyte tem um SSD - o AI TOP 100E - que acaba de vez com as preocupações com a sua longevidade, com 219.000 TWB!

Há muito que os consumidores deixaram de ter que se preocupar com a questão do limite dos ciclos de escrita das memórias flash usadas nos SSDs, com isso a ser gerido de forma inteligente pelos controladores, distribuindo as escritas pelas células, e reservando algum espaço adicional para ir usando à medida que se vão desgastando. Ainda assim, esse limite existe, e é indicado pelo parâmetro TWB (Terabytes Written), que indica o número total de terabytes que o SSD poderá suportar ao longo da sua vida útil.

Este SSD Gigabyte AI TOP 100E vem com um TWB de 219.000 - para referência, 183 vezes mais que um SSD como o Samsung 990 Pro - significando que suportará algo como escritas de 5 TB/h, 24 horas por dia, durante 5 anos! E não se pense que o SSD consegue isto sacrificando o desempenho, mantendo uns respeitáveis 7 GB/s em leitura e 5.9 GB/s em leitura.

Ao contrário da recente moda de colocar AI em tudo, a Gigabyte justifica o AI no nome deste SSD como sendo indicador de que é adequado para lidar com tarefas como o processo de treino de modelos LLM, que exigem o processamento de imensas quantidades de dados. E com a maioria dos SSDs no mercado a terem escritas na ordem dos 1000-1500 TWB, este modelo com 219.000 TWB certamente estará habilitado para lidar com isso.

Carregador INIU Qi wireless 15W (2 unid) por €29

19-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores wireless permitem evitar o incómodo do meter-tirar cabos na rotina diária de recarregamento dos smartphones, e não é preciso fazer um grande investimento para tirar partido deles.

Ao longo da última década (ou até mais) lá nos resignamos a que os nossos smartphones não tenham a autonomia que se desejava que tivessem, e com isso ganhamos o hábito de os recarregar diariamente. Implicitamente, aceitamos também que fosse "normal" meter e tirar a ficha do cabo de carregamento, uma ou mais vezes por dia, dia após dia, semana após semana.

Se assumirmos que recarregam o smartphone em casa à noite, durante o dia no emprego, e também o ligam ao carregador enquanto conduzem, estamos a falar de meter e tirar fichas pelo menos quatro vezes por dia - num total de quase 1500 vezes por ano!
Este carregador INIU Qi 15W está disponível por 29 euros na Amazon Espanha - e não esquecer que se tratam de dois carregadores e não de um só.

Embora no início preferisse as bases de carregamento horizontais, posteriormente converti-me a estas inclinadas, que permitem que o smartphone fique numa posição mais útil, quer seja numa mesa de cabeceira ou em cima de uma secretária, e também minimizam o risco do smartphone deslizar para fora do sítio caso recebam alguma chamada ou notificação e ele comece a vibrar.

Para além de suportar carregamento rápido (Fast Charge) de 15 W esta base conta com bobinas duplas, pelo que podem recarregar um smartphone compatível Qi tanto em orientação vertical como na horizontal.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Abertura automática de portas no iOS 18 só com novas fechaduras UWB

19-06-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Com o iOS 18 a Apple adicionou o suporte para abertura automática de fechaduras assim que nos aproximarmos da porta, mas isso irá obrigar a ter uma fechadura com UWB.

A Apple anunciou que o Apple Home irá suportar o desbloqueio sem mãos de fechaduras inteligentes, via Apple Home, no iOS 18. A nova funcionalidade utiliza o chip U1 UWB presente nas gerações mais recentes de iPhones e Apple Watches, permitindo que a fechadura se abra automaticamente assim que o utilizador se aproxima da porta, sem necessidade de tocar com o iPhone ou relógio na fechadura. No entanto, o desbloqueio sem mãos não estará disponível para as fechaduras Home Key existentes, pois nenhuma delas possui o hardware necessário para suportar a tecnologia UWB. Para se utilizar esta nova funcionalidade será necessário comprar uma nova fechadura, e estas fechaduras compatíveis com UWB só deverão ficar disponíveis no final de 2024 ou início de 2025.

A funcionalidade faz parte do Home Key — uma característica da plataforma Apple Home que permite desbloquear fechaduras compatíveis tocando com o iPhone ou Apple Watch. Com o desbloqueio sem mãos, não será necessário tirar o telefone do bolso ou tocar com o relógio na fechadura para a abrir; se o seu relógio estiver no pulso ou o telefone no bolso, e tiver sido desbloqueado nas últimas 24 horas, a porta abrir-se-á quando estiver a cerca de dois metros de distância, aproximando-se de fora. A função é activada através do Modo Expresso na aplicação Home, dispensando o uso de Face ID ou Touch ID para desbloquear a porta.
Embora a ideia de abrir uma porta de forma automática possa ainda parecer demasiado arriscada para muitas pessoas, a verdade é que grande parte delas já não dispensa esta funcionalidade... nos automóveis. Será apenas uma questão de tempo até que também reconheçam as mesmas vantagens (e mais, como permitir o acesso temporário a certas pessoas durante determinados horários, etc.) para as suas casas.

De qualquer forma, se estivessem a considerar comprar uma destas fechaduras nos próximos tempos, será melhor aguardar por esta nova geração de fechaduras com UWB.

Nvidia ultrapassa Microsoft e torna-se na empresa mais valiosa em bolsa

19-06-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de ter ultrapassado a Apple na bolsa, a Nvidia passou a Microsoft e torna-se na empresa mais valorizada em bolsa.

Demonstrando o peso que as tecnologias AI estão a ter, e a posição privilegiada da Nvidia neste sector - com os seus chips de aceleração AI a serem dos mais procurados - eis que se assiste a algo que se pensaria ser impensável: a Nvidia no topo das empresas mais valiosas em bolsa, não só no sector das tecnologias, mas de tudo em geral.

A Nvidia atingiu um valor de mercado de 3.35 biliões de dólares ("triliões" norte-americanos), superando os 3.31 biliões da Microsoft e 3.28 biliões da Apple. Desde o início do ano as acções da Nvidia já subiram de 48 para 135 dólares, quase três vezes mais.
Esta procura por chips AI (os mais recentes GPUs da geração Blackwell, como o aguardado B200 que será lançado ainda este ano, vão custar entre 30 a 40 mil dólares, cada um) já fez a Nvidia repensar a sua estratégia, prometendo lançar versões actualizadas a cada ano. E até que surja alguma alternativa à altura, todos os chips que conseguir produzir serão imediatamente comprados.

Routers Asus com vulnerabilidades críticas - e alguns sem direito a actualizações

18-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Asus lançou actualizações para corrigir vulnerabilidades críticas em diversos routers, que permitem que hackers controlem remotamente os dispositivos.

A vulnerabilidade mais crítica, CVE-2024-3080, é uma falha de bypass de autenticação com uma classificação de gravidade de 9.8 em 10. Afecta modelos como os XT8, RT-AX88U e RT-AC86U. A falha permite que atacantes remotos façam login num dispositivo sem precisar de autenticação, obtendo total controlo sobre os mesmos. A isto somam-se outras vulnerabilidades: CVE-2024-3079, uma falha de buffer overflow que permite a execução de comandos remotos; CVE-2024-3912, permite a execução de comandos remota sem necessidade de autenticação, afectando modelos como o DSL-N12U_C1 e DSL-AC55U.

Já estão disponíveis actualizações de segurança para os modelos afectados ainda dentro do período de suporte. Mas há modelos como os DSL-N10_C1, DSL-N10_D1, DSL-N10P_C1, DSL-N12E_C1, DSL-N16P, DSL-N16U, DSL-AC52, e DSL-AC55, que já não têm direito a actualizações e cuja recomendação é que sejam retirados da rede e substituídos por modelos mais recente (como alternativa, podem sempre considerar a instalação de um firmware alternativo, como o OpenWRT).

Embora a Asus diga que não foram detectados ataques usando estas vulnerabilidades, isso será inevitável, já que os routers são dos aparelhos mais apetecíveis para os hackers devido à sua posição privilegiada de controlo numa rede.

WhatsApp facilita transferência para novo smartphone sem Google Drive

18-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp está a facilitar o processo de transferência para um novo smartphone, dispensando o Google Drive.

Para os utilizadores do WhatsApp, o seu histórico de conversações é um dos seus bens mais preciosos mas que, devido à encriptação end-to-end, tem complicado o processo de transferência para um novo smartphone. Até agora, esse processo tem passado por fazer um backup no Google Drive que é transferido para o novo smartphone, mas em breve poderá tornar-se bastante mais simples.

No WhatsApp 2.24.9.19 (ainda em versão beta) o processo de transferência pode ser feito directamente através de um QR Code. O utilizador escolhe a opção no seu smartphone actual, faz o scan no novo smartphone, e todas as suas conversas, grupos e conteúdos, são transferidos.

É um processo bastante mais natural e simples, que elimina a necessidade do Google Drive, mas cujos detalhes ainda falta esclarecer: se é usado espaço temporário na cloud do WhatsApp, se é feita uma transferência directa entre os smartphones e necessitam ficar ambos ligados durante o processo, etc.

Adicionalmente, continuamos a ter a questão de que, se o smartphone antigo estiver indisponível (tiver sido roubado, ou ficar avariado sem hipótese de reparação), também fica inviabilizado este método de transferência.

Notícias do dia

18-06-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apple suspende Vision Pro 2 para se focar em modelo mais económico; Cybertruck enfrenta problemas no limpa-para-brisas; iOS 18 com marcação T9 no iPhone; Meta lança API para o Threads; Apple Watch com detecção automática de sestas no watchOS 11; e malware DISGOMOJI usa emojis para controlo.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.

iOS 18 com validação de documentos via Face ID

Com o iOS 18, a Apple reforçou a segurança do processo de adicionar documentos de identidade à Apple Wallet, com o sistema a poder pedir que o utilizador valide a identidade usando a câmara e fazendo diversos movimentos com o rosto, ao estilo do que é pedido para o processo inicial do Face ID.

Isto impediria que alguém que tivesse conseguido obter os documentos (roubados, por exemplo) pudesse criar os documentos digitais sem qualquer tipo de dificuldade. A Apple diz que o processo de validação da foto do documento com a imagem do utilizador é feita inteiramente no iPhone, sem que seja enviada para qualquer serviços externo.


Cadence mostra ligação óptica PCIe 7.0 de 128GT/s

O PCIe 7.0 pode ainda estar distante dos produtos domésticos, mas a Cadence mostra como o novo standard poderá ser usado de forma prática em data centers e empresas, demonstrando uma ligação óptica que manteve velocidades de 128 GT/s durante dois dias sem qualquer problema.

No futuro (não muito distante?) isto poderá facilitar a criação de caixas externas para placas gráficas e GPUs de alto-desempenho, ou aceleradores AI, sem qualquer penalização face à sua instalação directamente numa motherboard.


Apple multada na Coreia por recolher dados de localização

Uma entidade reguladora sul-coreana multou a Apple por recolher indevidamente dados sobre a localização dos utilizadores sem a devida autorização.

Infelizmente, não são dados detalhes sobre a forma como os dados eram recolhidos ou em que circunstâncias, mas tendo em conta que a multa é de um simbólicos 150 mil dólares, faz imaginar que seja apenas uma questão "gramatical" de melhor esclarecer em que circunstâncias os dados de utilização poderão ser recolhidos ou utilizados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro LASER foi criado em 1960 por Theodore H. Maiman no Hughes Research Laboratories, tornando realidade aquilo que Einstein tinha previsto teoricamente em 1917. Actualmente, são usados em inúmeros produtos à nossa volta, como leitores de DVDs, ou para permitir as ligações por fibra óptica que trazem a internet de alta-velocidade até nossas casas.

Uma nova esperança com vista para o apocalipse

18-06-2024 | 15:40 | Gonçalo Sá

Heartworms.jpg

Depois de ter assegurado as primeiras partes da digressão europeia de St. Vincent há poucas semanas, HEARTWORMS, projecto de Jojo Orme, prepara-se para concertos em nome próprio no Reino Unido este Verão. Mas também não era nada mau acolher a britânica num palco português, sobretudo quando o cartaz de alguns festivais não se distingue propriamente pela novidade.

Por agora, louvemos o lançamento de um single, "JACKED", sucessor de "May I Comply" e de "A Comforting Notion", um dos EPs mais vibrantes do ano passado. Abrindo com uma muralha instrumental durante quase dois minutos, continua a guiar-se por pós-punk enfurecido e de travo gótico, novamente com a produção do muito requisitado Dan Carey (Fontaines D.C., PVA, Sinead O'Brien). .

Como em equipa que ganha não se mexe, o videoclip foi assinado pelo cúmplice habitual Gilbert Trejo. Protagonizado pela própria cantora, compositora e multi-instrumentista, acentua a aura de paranóia da canção num cenário de contornos pós-apocalípticos e com fotografia a preto e branco (já dominante nas imagens que têm acompanhado esta música):

Powerbank Charmast 20000mAh com carregador wireless a €31.99

18-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 20000 mAh da Charmast assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Charmast não só temos uma capacidade generosa, como uma grande diversidade de formas de carregamento, incluindo carregador wireless Qi.

Este Powerbank Charmast 26800 mAh com com PD 22.5W e Qi wireless está disponível por 31.99 euros na Amazon Espanha.

O powerbank suporta vem com três portas USB-A, uma porta USB-C, e ainda uma porta micro-USB para facilitar o carregamento com cabos dos smartphones mais antigos. Suporta carregamento rápido PD de 20 W na ficha USB-C, e ainda carregamento rápido wireless Qi de 15 W. Pelo que, qualquer que seja o dispositivo, fica praticamente assegurado que teremos sempre forma de o recarregar no menor espaço de tempo possível.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Apple suspende Vision Pro 2 para se focar em modelo mais económico

18-06-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple suspendeu o desenvolvimento do segundo modelo do Vision Pro para se concentrar num modelo mais acessível.

Apesar da Apple dizer que os seus óculos Vision Pro continuam a ser um sucesso (estando prestes a chegar à Europa por 4 mil euros), parece também reconhecer que o seu preço é o principal factor limitativo.

Desde o início que a Apple planeava usar os Vision Pro como modelo de referência para abrir este novo mercado, e depois lançar um modelo mais económico. Mas, ao longo do último ano, a empresa foi gradualmente atribuindo menos funcionários ao projecto do Vision Pro 2, focando-se no desenvolvimento de um modelo mais económico. A Apple terá comunicado esta alteração de estratégia a um dos seus fornecedores, estando agora a tentar criar ecrãs de alta qualidade que permitam manter o preço dos óculos "económicos" perto dos 1600 dólares, perto do preço de um iPhone topo de gama, e menos de metade dos Vision Pro.

Apesar da expansão para o mercado internacional, a Apple também já tinha reduzido a produção dos Vision Pro, prevendo uma procura menor do que a esperada. Tal como se fazia antever, quem tiver investido nos Vision Pro estará a fazer o trabalho de beta tester (e a pagar bastante por isso), sendo que muitas das funcionalidades desejadas só vão sendo criadas e desenvolvidas em resposta às críticas dos utilizadores e developers.

Apple Watch com detecção automática de sestas no watchOS 11

18-06-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Com o watchOS 11 o Apple Watch pode detectar e monitorizar automaticamente as sestas ao longo do dia.

O Apple Watch já faz monitorização do sono há bastante tempo, mas isso é algo que apenas entra em acção quando o relógio entra no modo Sleep Mode. Quem tentar dormitar ou fazer uma sesta fora desse período não tem forma de fazer o registo dessa (não) actividade. Mas com o watchOS 11 a Apple parece ter passado a considerar esses casos.

Com esta actualização, o Apple Watch pode fazer o registo de sestas ou "power naps" ao longo do dia, fazendo a sua detecção e monitorização sem necessidade de ter o sleep mode activado.
Veremos se isto não começa a ser abusado por parte de algumas empresas, que exijam ter o acesso ao registo diário de actividade dos seus funcionários, para saberem se andam literalmente a dormir em serviço.

iOS 18 com marcação T9 no iPhone

18-06-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Com quase duas décadas de atraso, a Apple traz a marcação T9 ao iPhone com o iOS 18.

A app de telefone do iPhone ganha finalmente suporte para marcação T9 com a chegada do iOS 18. Esta atualização permite aos utilizadores digitar o nome de um contacto usando o teclado numérico, com os contactos correspondentes a aparecerem acima do teclado.

O método T9, que agora se pode considerar uma tecnologia pré-histórica, era extremamente popular na época em que os telemóveis se limitavam a ter um teclado numérico, fazendo a previsão da palavra mais provável com base nas teclas numéricas pressionadas, em que cada uma delas podia representar um conjunto de letras.
Além da marcação T9, o iOS 18 faz um pequeno ajuste nas opções para adicionar novos números. Em vez de um único botão "Adicionar número", agora existem duas opções: "Criar Novo Contacto" e "Adicionar a Contacto Existente" acessíveis através de um novo botão no canto superior esquerdo.

O iOS 18 está actualmente em beta para developers, com uma beta pública aberta a todos os interessados programada para Julho. A versão final deverá ser lançada em Setembro, acompanhando o lançamento da nova geração iPhone 16.

Cybertruck enfrenta problemas no limpa-para-brisas

18-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O gigantesco limpa-para-brisas do Tesla Cybertruck está a causar problemas para alguns proprietários e a gerar atrasos na entrega das viaturas.

Membros do fórum Cybertruck Owners Club estão a reportar que a Tesla tem adiado as entregas do Cybertruck devido a problemas com o limpa-para-brisas. Um utilizador do fórum disse que a Tesla lhes informou que o atraso na entrega se devia ao motor do limpa-para-brisas. Outros indicaram problemas no braço do limpador. As entregas continuam a ser adiadas, com utilizadores do fórum relatando que a Tesla os informou sobre novos atrasos.
Quem já recebeu o seu Cybertruck também relatou problemas, havendo quem se queixe de que o limpa-para-brisas nunca funcionou, e que a Tesla diz que poderá levar algumas semanas para substituir o motor do limpador. Uma falha que se pode considerar de gravidade crítica, já que impossibilitará a circulação em segurança em caso de chuva.

Embora desde cedo eu tivesse apontado que a dimensão do limpa-para-brisas se podia tornar num ponto fraco e vulnerável a avarias devido à sua extensão e enorme pressão a que estará sujeito se for colocado em funcionamento enquanto se circula a alta-velocidade, também assumi que isso seria algo com o qual os engenheiros da Tesla teriam tido o cuidado adequado. Aparentemente, esta falha deve-se a problemas com o fornecedor do motor do limpa-para-brisas, tendo que se esperar mais algum tempo para ver se o limpa-para-brisas será motivo de preocupação recorrente para os donos dos Cybertruck.

Ganha uma pen USB SanDisk Ultra Fit

18-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uma pen USB SanDisk Ultra Fit de 128 GB.

As pens USB continuam a ser extremamente práticas para transportar os nossos conteúdos digitais de um lado para o outro, com a grande vantagem adicional de não ficarem dependentes de se ter uma ligação à internet. Por isso, esta semana temos para oferecer esta útil pen USB SanDisk Ultra Fit de 128 GB, com velocidades de até 130 MB/s.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

WhatsApp usa Modern Family para combater "balões verdes" do iMessage

18-06-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp recorreu ao elenco da popular série Modern Family para gozar com diferenciação que a Apple insiste em manter entre mensagens SMS/RCS e iMessage.

O anúncio aborda o problema que os utilizadores de iPhones enfrentam ao adicionar amigos com Android a chats em grupo, o que resulta em comunicação SMS de menor qualidade. Julie Bowen (Claire Dunphy) explica de forma humorística os problemas de "fotos desfocadas" e "gostos estranhos" a Jesse Tyler Ferguson (Mitchell Pritchett), devido ao seu novo telemóvel Android.

O slogan do anúncio é "Não cometa o erro desta família - mude para o WhatsApp para uma comunicação perfeita e privada entre todos os telemóveis". O anúncio também conta com Ty Burrell (Phil Dunphy) e Eric Stonestreet (Cameron Tucker), trazendo um toque nostálgico para os fãs de Modern Family.

O anúncio do WhatsApp coincide com o (muito atrasado) suporte da Apple ao RCS no iOS 18 da Apple, que irá melhorar a comunicação entre iPhones e Androids, mas mantendo a diferenciação entre os balões de mensagem azuis do iMessage e os balões verdes dos SMS/MMS/RCS.




Meta lança API para o Threads

18-06-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Meta está a lançar o acesso via API do Threads, permitindo aos programadores criar integrações directas com a plataforma e expandi-la ainda mais.

A API do Threads chega numa altura crítica, depois do X (Twitter) ter restringido drasticamente as capacidades de acesso via API. Sendo de acesso gratuito, permite aos programadores publicar posts, pesquisar conteúdos, gerir respostas e definir controlos para respostas e citações. Dá também acesso a informações como o número de visualizações, gostos, respostas, republicações e citações nos posts do Threads. Foi também disponibilizada uma app de exemplo no GitHub para facilitar o seu uso.

A Meta testou a API do Threads com empresas como a Grabyo, Hootsuite e Techmeme. Estas integrações facilitaram a publicação automatizada no Threads e a incorporação em plataformas de gestão de redes sociais como Sprout Social e Hootsuite.

A grande questão agora é se os programadores conseguirão criar aplicações independentes de terceiros para o Threads. A beta existente do fediverse pode ajudar nisso, permitindo que os utilizadores do Threads interajam com clientes do Mastodon, embora actualmente faltem algumas funcionalidades como visualizar respostas e seguidores.

Com diversas empresas a terem removido a publicação de coisas no X devido ao acesso pago (recentemente também a Nintendo Switch se juntou à Xbox e PlayStation na remoção do X para as partilhas de conteúdos), sem dúvida que a Meta espera poder ocupar essa posição.

Malware DISGOMOJI usa emojis para controlo

17-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Um novo malware para Linux chamado 'DISGOMOJI' está a usar emojis para executar comandos em dispositivos infectados, numa medida original e que potencialmente poderá dificultar a sua detecção.

A empresa de cibersegurança Volexity descobriu o DISGOMOJI e associou-o a um grupo de hackers baseado no Paquistão conhecido como 'UTA0137'. O malware funciona de forma semelhante a outros backdoors e botnet, permitindo aos atacantes ter total controlo sobre os sistemas, podendo executar comandos, tirar capturas de ecrã, roubar ficheiros e efectuar acções adicionais.

O que distingue o DISGOMOJI é o seu uso do Discord e emojis para comando e controlo (C2). Este método poderá ter sido usado como forma de evitar a detecção por softwares de segurança que geralmente procuram comandos baseados em texto. Por exemplo, o emoji de um homem a correr serve para "correr" comandos remotamente, o emoji de uma câmara executa a função de captura de ecrã, etc.
Quando executado, o DISGOMOJI faz download de um PDF malicioso e de payloads adicionais, incluindo um script para procurar drives USB e roubar dados. O malware utiliza o projeto open-source discord-c2 para comunicar com os atacantes via emojis. Mantém a persistência usando o comando @reboot do cron e pode espalhar-se pela rede para roubar mais dados e credenciais.

Como o uso de emojis no Discord é uma actividade comum e, normalmente, não maliciosa, tornar-se-á mais complicado tentar diferenciar entre comunicações legítimas e comunicações maliciosas de controlo deste malware.

Smart #5 tem 700 km de autonomia

17-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Foi apresentado na China o novo Smart #5, que promete autonomias de até 700 km.

Resultante de uma parceria entre a Mercedes-Benz e a Geely, o Smart #5 vem com todos os argumentos técnicos para enfrentar a concorrência no sector dos SUVs eléctricos. Com dimensões de 4.7 metros de comprimento (2.9 m entre eixos), 1.9 m de largura e 1.7 m de altura, oferece um generoso espaço interior para os passageiros e carga. Fica disponível em quatro variantes:
  • RWD, single motor, 250 kW (335 hp)
  • RWD, single motor, 267 kW (358 hp)
  • AWD, dual motors, 165 kW + 267 kW (358 hp), total combinado de 432 kW (579 hp)
  • AWD, dual motors, 165 kW + 310 kW (416 hp), total combinado de 475 kW (638 hp)
As versões single motor usam baterias LFP, as versões AWD adoptam baterias NMC, com a marca a anunciar autonomias de 700 km, embora no sempre optimista standar CLTC. Usando uma arquitectura de 800V e carregamento 4C, podem ser recarregadas em apenas 15 minutos.

Em termos estéticos não se poderá dizer que o Smart #5 seja consensual, mas mantém-se em linha com o estilo que tem sido adoptado pelos modelos mais recentes da marca e também o de várias marcas chinesas. Falta saber quando chegará à Europa, e a que preços. Relembre-se que o Smart #3 chegou em Março ao nosso país.

Notícias do dia

17-06-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

NASA faz ligação laser de 1.2 Gbps para a ISS; Chrome para Android com leitura de páginas web; célula solar bate recorde com 34.6% de eficiência; iPhone ganha teclado multilíngua com iOS 18; Wells Fargo despede funcionários apanhados a usar "mouse jigglers"; carregamentos rápidos sem degradação da bateria nos carros eléctricos; Microsoft adia lançamento do Recall; e vulnerabilidade WiFi no Windows dava acesso remoto a qualquer pessoa próxima.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Logitech lança stylus MX Ink para Realidade Aumentada

A Logitech lançou o MX Ink, o primeiro stylus de realidade virtual para os Meta Quest 2 e Quest 3. Projetado para artistas, o MX Ink oferece uma sensação mais natural para a criação de conteúdo, imitando a experiência de usar um lápis ou pincel, ao contrário dos controladores do Quest, que não são adequados para este tipo de trabalhos detalhados.

Pesando 29 gramas e com pontas sensíveis à pressão substituíveis, o MX Ink pode ser usado para criação de conteúdo 2D em realidade mista. Inclui também rastreamento 6DoF, feedback táctil e um botão principal sensível à pressão, tornando-o ideal para desenhar ou manipular objetos 3D. Esta iniciativa da Logitech visa ampliar as capacidades do Quest além dos jogos, tornando-o numa ferramenta criativa para artistas.


YouTube copia Community Notes do X/Twitter

Ao estilo do que acontece no Twitter / X, também o YouTube vai permitir que os utilizadores adicionem notas de contexto adicional aos vídeos, contribuindo para esclarecer coisas que possam não estar correctas ou descritas da forma adequada, ou até tão somente para clarificar que se trata de um vídeo satírico e não seja confundido com um vídeo sério.

No entanto, e para evitar que isto dê origem a "guerras de esclarecimentos", a funcionalidade começará por ser disponibilizada apenas a alguns criadores YouTube seleccionados - e numa primeira fase apenas nos EUA e em inglês.


Redes sociais podem ser obrigadas a ter "etiquetas de alerta"

Nos EUA, o US Surgeon General quer aplicar às redes sociais o mesmo tipo de avisos que são aplicados no tabaco, para alertar pais e adolescentes quanto aos riscos de vício e impacto na saúde mental que a sua utilização pode ter.

O uso excessivo das redes sociais por crianças e adolescentes (e até por adultos) pode resultar em cenários de ansiedade, depressão, bullying, que obrigam a que faça um acompanhamento permanente para assegurar que não se cai neste lado negativo destas plataformas.


EUA processam Adobe por práticas desleais no cancelamento

Além de estar a enfrentar uma vaga de queixas por parte dos clientes devido à sua imposição de ter acesso e controlo absoluto sobre todos os trabalhos feitos com as suas ferramentas, a Adobe soma agora às suas dores de cabeça um processo do Departamento de Justiça norte-americano (DoJ), referente às forma como lida com os cancelamentos de serviço.

A Adobe mudou dos programas comprados para um serviço de subscrição, e o DoJ considera que a empresa não informa os clientes da forma devida quanto às condições de cancelamento, escondendo taxas que podem ascender a centenas de dólares no caso de cancelamento antecipado; a que se soma um processo extremamente complicado que obriga os utilizadores a saltarem por diversas páginas e janelas para poderem efectuar o cancelamento.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Até ao momento foram construídos 78 satélites GPS: 29 foram lançados e estão operacionais, 40 já foram desactivados, 5 estão com problemas ou reservados para backups, 2 foram destruídos durante o lançamento, 1 está em fase de testes, e há ainda 1 protótipo que nunca foi lançado.

|