PlanetGeek

Produtos da Semana

21-06-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

OPPO Reno12 e Reno12 Pro

A OPPO anunciou o lançamento europeu de dois novos telemóveis com IA - o Reno12 e o Reno12 Pro - que apresentam um conjunto de funcionalidades de IA generativa líderes da indústria, destinadas a desbloquear novos domínios de produtividade e criatividade.

O Reno12 e o Reno12 Pro apresentam um conjunto de funcionalidades de IA generativa inovadoras que abrangem um leque de utilizações quotidianas. Com a recém-atualizada AI Eraser, é possível aos utilizadores remover com um simples toque estranhos que circulam e são captados nas fotografias, graças à funcionalidade que permite a identificação automática de pessoas e objetos indesejados. Ambos os telemóveis vêm também com duas funcionalidades de IA especificamente concebidas para melhorar as fotografias de grupo. A AI Clear Face proporciona a todos os elementos de uma fotografia de grupo o mesmo tipo de destaque, efetuando um restauro de alta-definição de detalhes como o contorno facial, o cabelo e as sobrancelhas para garantir que mesmo aqueles que estão mais afastados da câmara são captados com uma nitidez excecional. Por seu lado, a AI Best Face consegue identificar automaticamente pessoas em fotografias com os olhos fechados e utilizar a tecnologia de IA generativa para reabrir esses olhos, para que nenhuma fotografia de grupo seja desperdiçada. Para possibilidades ainda mais imaginativas, a AI Studio pode criar avatares digitais ou estilos de retrato artísticos a partir de uma única fotografia de utilizador. Os utilizadores podem reimaginar-se como cowboys, estrelas de manga cyberpunk ou muitos outros estilos, tirando partido das novas capacidades de IA generativa.

Para além das melhorias a nível fotográfico, o Reno12 e o Reno12 Pro também tiram proveito da IA para proporcionar maior eficiência e criatividade. Criada com base no modelo de linguagem de grande dimensão (LLM) Google Gemini 1.0, a AI Toolbox é uma nova adição à barra lateral inteligente com funcionalidades como AI Write, AI Speak e AI Summary para tirar partido de poderosas capacidades de reconhecimento para compreender o conteúdo apresentado no ecrã e recomendar funcionalidades de IA em conformidade, tais como a geração rápida de conteúdo para redes sociais ou resumos de conteúdo para artigos longos. Na aplicação de gravação, os utilizadores podem agora também utilizar a nova ferramenta AI Recording Summary para obter de forma inteligente resumos de texto de uma gravação de voz e organizá-los em notas, com informações como listas de tarefas, horas, localizações e outros detalhes destacados e formatados para uma melhor legibilidade.

Levando a série Reno firmemente para o futuro, o Reno12 e o Reno12 Pro apresentam um design arrojado e virado para o futuro, centrado num exterior prateado da era espacial. O painel de vidro traseiro dos dois modelos foi concebido com a textura Fluid Ripple da OPPO, criando uma sensação 3D semelhante à ondulação da água numa cascata. A utilização inovadora do efeito de paralaxe garante que esta sensação visual é conseguida, preservando, em simultâneo a mesma textura e sensação de suavidade que se tornou uma imagem de marca da série Reno. Tanto o Reno12 como o Reno12 Pro incluem um ecrã OLED de 6,7 polegadas e 120 Hz capaz de apresentar até 1,07 mil milhões de cores, e oferecem proteção ocular contra a luz azul reduzida em termos de hardware. A isto junta-se a tecnologia Splash Touch da OPPO, uma solução da marca que permite que o ecrã funcione corretamente mesmo quando o ecrã ou as mãos do utilizador estão molhados. O Corning Gorilla Glass 7i, com a sua excecional proteção contra quedas, mantém protegido o ecrã do Reno12. O Reno12 Pro inclui ainda o Gorilla Glass Victus 2 da Corning, o vidro de proteção mais resistente de sempre num telemóvel da série Reno, conferindo-lhe uma resistência topo de gama contra impactos, quedas, dobras e riscos. Com uma classificação IP65, ambos os modelos oferecem igualmente uma resistência excecional à poeira e à água, tendo os componentes críticos do telemóvel, incluindo as aberturas, os altifalantes, a porta USB-C e o tabuleiro de cartão SIM, sido reforçados para torná-los ainda mais resistentes à água.

O Reno12 Pro eleva a experiência de retrato profissional a outro patamar, graças a uma câmara de retrato com lente teleobjetiva de 50MP que oferece um zoom ótico até 2x e uma nova câmara frontal de 50MP com focagem automática e novos efeitos de Retoque do retrato por IA que permitem ajustes em tempo real às características faciais, como o formato do rosto, a linha do cabelo, as maçãs do rosto e muito mais, ao tirar selfies tipo retrato. Ambos os telemóveis incluem um Flash Snapshot melhorado, que ajusta o processo de exposição da câmara de forma mais ágil, permitindo que as fotografias captem efeitos de luz mais realistas e tons de pele naturais. O vídeo 4K a 30fps também está disponível nas câmaras traseira e frontal para um vídeo de alta-definição impressionante com quatro vezes a resolução do vídeo 1080p. O Reno12 e o Reno12 Pro são os primeiros telemóveis com o novíssimo processador MediaTek Dimensity 7300 Energy de 4nm. Concebido pela MediaTek e pela OPPO para oferecer uma eficiência energética excecional, o novo processador octa-core é composto por quatro núcleos de desempenho A78 e quatro núcleos de eficiência A55. A colaboração aprofundada entre a OPPO e a MediaTek no Dimensity 7300 Energy também proporcionou avanços no desempenho do SoC, da memória e do armazenamento através do mais recente ColorOS Trinity Engine. O motor RAM-Vita melhora a utilização da RAM para acelerar a velocidade de arranque das aplicações e das comutações. Consegue manter as aplicações ativas em segundo plano a funcionar durante umas incríveis 72 horas, sem pausas. Para além disso, a expansão de RAM da OPPO pode ser utilizada para converter 12 GB de armazenamento em RAM temporária, proporcionando um impulso extra de suavidade sempre que necessário. Por último, o motor RAM-Vita atualizado efetua agora uma compressão sem perdas em aplicações pouco utilizadas e gere ficheiros duplicados para reduzir a utilização desnecessária do armazenamento, o que resulta num maior espaço de armazenamento para os ficheiros do utilizador e em velocidades de leitura/escrita da memória mais rápidas.

O OPPO Reno12 Pro já está disponível com um preço de venda recomendado de 649,99 euros nos canais de venda habituais.


Tablet Huawei MatePad SE 11"

A Huawei apresentou o MatePad SE 11", um tablet com tecnologia de ponta ao alcance de todas as famílias. Características como o ecrã Full HD+, o sistema de som melhorado e o ecossistema de aplicações abrangente fazem deste novo dispositivo a ferramenta ideal para tarefas escolares, de escritório e até lazer.

O HUAWEI MatePad SE 11" foi pensado para utilizadores de todas as idades. Assim, foi produzido num corpo metálico único com cinco séries de ligas de alumínio, que lhe confere maior durabilidade. Para comprovar, passou em mais de 60 testes de resistência e é 45,2% mais robusto do que a geração anterior. Ainda assim, pesa apenas 475g e mede 6,9mm de espessura. A antena Cavity Slot Magnetic 2.0 (CSM) traduz-se num desempenho do sinal WI-FI melhorado, ao mesmo tempo que preserva uma superfície lisa, para um design moderno e sofisticado. Está disponível em duas cores inspiradas no Espaço – azul cristal e cinza nébula –, com um toque cintilante. Através do ecrã Full HD+ de 11 polegadas, com um rácio ecrã-corpo de 85% e o rácio de aspeto de 16:10, o HUAWEI MatePad SE 11" proporciona uma maior área de visualização. Por sua vez, a resolução de 1920 × 1200, os 400 nits de brilho e os 207 PPI permitem uma visualização mais nítida.

Os utilizadores podem ainda usufruir do tablet durante horas a fio, sem que os olhos se sintam cansados, uma vez que o dispositivo conta com as certificações TÜV Rheinland Low Blue Light (Hardware Solution) e Flicker-Free. Disponibiliza suporte para ajuste automático de brilho de 4.096 níveis, que cria transições suaves de acordo com as condições de luz ambiente. Está equipado com quatro altifalantes, que geram até 80 dB de som, e com o sistema Histen 9.0, que otimiza e adapta os efeitos sonoros a diferentes aplicações e cenários de utilização. Durante a reprodução de um filme ou vídeo, as vozes humanas são cristalinas e o som ambiente é imersivo. No que diz respeito a videoconferências, distingue as vozes humanas e suprime o ruído de fundo para melhorar a experiência do utilizador. O HUAWEI MatePad SE 11" conta com uma bateria de 7.700 mAh e garante até 21 dias de autonomia em modo standby. Suporta ainda o carregamento rápido de 22,5W, o que permite carregar o tablet na totalidade em apenas 140 minutos.

O HUAWEI MatePad SE 11" está disponível nas cores azul e cinzento, por um preço de venda de 219 euros.


TP-Link Archer Air R5 e E5

A TP-Link anunciou o lançamento das suas mais recentes soluções inovadoras de conectividade: o Archer Air R5 e o Archer Air E5. Estas novas adições à série Archer Air foram desenvolvidas para elevar a conectividade doméstica, integrando a tecnologia Wi-Fi 6 de última geração para oferecer velocidades superiores, segurança aprimorada e uma perfeita integração com interiores modernos.

O Archer Air R5 estabelece um novo padrão para routers domésticos, combinando um design ultrafino e minimalista com características de desempenho poderosas. Com velocidades de até 2402 Mbps na banda de 5 GHz e 574 Mbps na banda de 2,4 GHz, o Archer Air R5 garante streaming mais fluido e transferências de ficheiros mais rápidas. As suas antenas inteligentes utilizam algoritmos avançados para detetar automaticamente a localização dos dispositivos e ajustar a direção das antenas, assegurando sinais estáveis em toda a casa, mesmo em residências duplex. Além disso, a latência ultrabaixa proporciona uma experiência mais rápida e responsiva para jogos e chamadas de vídeo. A segurança é uma prioridade com o TP-Link HomeShield, que oferece proteção avançada contra as ameaças cibernéticas mais recentes. A compatibilidade com EasyMesh permite que o Archer Air R5 funcione com outros routers compatíveis para criar uma rede mesh sem falhas em toda a casa. A instalação é flexível e conveniente, com opções de montagem na parede utilizando adesivos 3M incluídos e um suporte de plástico, economizando espaço e permitindo um posicionamento versátil. O design elegante do Archer Air R5, com dimensões compactas de 210×148×10,8 mm, apresenta uma concha branca pura, linhas minimalistas e cantos arredondados, integrando-se harmoniosamente nos interiores modernos das casas. O botão LED e WPS 2 em 1 na parte frontal e a porta de alimentação Tipo C na parte inferior simplificam ainda mais a aparência do dispositivo.

Complementando o Archer Air R5, o Archer Air E5 expande a cobertura Wi-Fi com os mesmos padrões de alto desempenho e design sofisticado. Com velocidades de até 3.0 Gbps (2402 Mbps + 574 Mbps), o Archer Air E5 proporciona uma navegação, streaming e downloads mais rápidos de forma simultânea. As suas antenas inteligentes garantem sinais estáveis em todas as direções, utilizando algoritmos avançados e múltiplos conjuntos de antenas. O Archer Air E5 também se destaca pelo seu design ultra-fino e minimalista, medindo apenas 210×148×8 mm, integrando-se perfeitamente nos interiores modernos. Vem equipado com acessórios de instalação para montagem na parede, eliminando a necessidade de suportes adicionais. A funcionalidade Smart Roaming permite criar facilmente uma rede mesh EasyMesh para uma cobertura WiFi abrangente em toda a casa. A configuração e gestão são simplificadas através da aplicação TP-Link Tether, que permite configurar e gerir a rede Wi-Fi a partir de qualquer smartphone.

O Archer Air R5 já está disponível por um preço de venda aproximado de 149,99 euros. A disponibilidade do Archer Air E5 será anunciada atempadamente e o preço de venda aproximado será de 139,99 euros.


AOC apresenta monitores U27B3A e U27B3AF de 27"

A AOC apresentou dois novos monitores de ultra alta definição (UHD) projetados para utilizadores domésticos e profissionais: os AOC U27B3A e U27B3AF de 27 polegadas (68,6 cm). Estes monitores oferecem clareza excecional e cores vivas, tornando-os perfeitos para uma ampla variedade de tarefas diárias, desde folhas de cálculo e navegação na web, até edição leve de fotos e consumo de media de qualquer tipo. Com uma impressionante densidade de píxeis de 163 pixels por polegada (PPI), o U27B3A e o U27B3AF oferecem visuais incrivelmente nítidos e detalhados, elevando a experiência do utilizador a novos patamares.

Com uma resolução de 3840x2160 num ecrã de 27 polegadas, o U27B3A e o U27B3AF oferecem uma incrível densidade de pixels de 163 PPI, garantindo que cada imagem e texto pareçam nítidos e altamente detalhados. Esse nível de clareza é particularmente benéfico para tarefas que exigem precisão, como edição de fotos, design gráfico e até mesmo leitura de pequenos textos em documentos ou livros de dados. O seu tamanho de 27 polegadas permite que seja integrado numa variedade de configurações. A tecnologia de ecrã IPS oferece ângulos de visão amplos e reprodução precisa de cores, tornando estes monitores adequados para trabalho colaborativo e partilha de conteúdo com outras pessoas. Para utilizadores que privilegiam a ergonomia, o U27B3AF possui um suporte ajustável em altura (HAS) com 110 mm, permitindo uma experiência de visualização mais personalizável e confortável. Ambos os modelos incorporam o modo LowBlue e a tecnologia Flicker-Free para reduzir o cansaço visual e a fadiga durante longos períodos de uso, garantindo que os utilizadores possam trabalhar ou desfrutar de entretenimento confortavelmente por horas a fio.

A AOC entende que nem todas as pessoas precisam de recursos ergonómicos avançados, ou que já usam soluções alternativas de montagem, e é por isso que o U27B3A vem com um suporte simples que mantém o monitor estável e seguro, enquanto preserva um preço mais acessível. Isso torna o U27B3A numa excelente escolha para utilizadores domésticos e de escritório preocupados com o orçamento, que ainda desejam os benefícios de um ecrã UHD de alta qualidade. O U27B3A também oferece uma opção de montagem VESA (100x100 mm), assim como o U27B3AF, para que os utilizadores também possam montar o ecrã num braço de monitor para maior conforto. O U27B3A e o U27B3AF juntam-se à gama em crescimento B3 da AOC para uso doméstico, bem como para pequenas e médias empresas. A B3 já inclui modelos de resolução QHD e Full HD de 24 e 27 polegadas. O recém-lançado AOC Q27B3CF2, um monitor QHD de 27 polegadas com conectividade USB-C e taxa de atualização de 100 Hz, atende às necessidades dos utilizadores que exigem maior resolução e recursos avançados. Com a adição do U27B3A e do U27B3AF, a AOC continua a expandir suas ofertas para atender às diversas necessidades dos utilizadores domésticos e profissionais.

Os monitores AOC U27B3A e U27B3AF oferecem um brilho excecional, cores vibrantes e uma variedade de recursos que melhoram a produtividade e o entretenimento. O AOC U27B3A com o suporte básico estará disponível a partir de junho de 2024 por um preço de venda recomendado de 249 euros, enquanto o AOC U27B3AF, com uma base de altura ajustável, estará disponível a partir de junho de 2024 por um preço de venda recomendado de 259 euros.


1Password com novo código de recuperação

21-06-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O 1Password lançou novo sistema de recuperação de conta em caso de se perder a password e chave secreta.
O 1Password lançou novas funcionalidades para tornar a app mais fácil de usar. O serviço está a testar novo processo de login simplificado em novos dispositivos, e novo método de recuperar a conta caso a palavra-passe mestre e a chave secreta se percam. Com os códigos de recuperação, os utilizadores podem recuperar o acesso às suas contas mesmo se perderem a palavra-passe. Anteriormente, se tanto a palavra-passe como a chave secreta fossem perdidas, não havia qualquer forma de recuperar a conta. Agora, os utilizadores podem gerar um código de recuperação, que o 1Password recomenda fazer imediatamente, pois não pode ser criado após ficar bloqueado.


Gerar um código de recuperação é simples, através do Manage Accounts section - Sign-in and Recovery - Set up recovery code option. Será preciso guardar o código de recuperação num lugar seguro e acessível. No entanto, além do código de recuperação, será também necesssário ter acesso ao email associado à conta.


O 1Password também está a testar nova forma de login. O novo método permite que os utilizadores façam login num novo dispositivo ao digitalizar um código QR. Esta funcionalidade está disponível na versão beta no desktop e iOS. Quanto aos códigos de recuperação, já estão disponíveis para todos os utilizadores.

Os dragões pariram um rato?

20-06-2024 | 22:16 | Gonçalo Sá

Valeu a pena esperar quase dois anos (!) pela segunda temporada de "HOUSE OF THE DRAGON"? O primeiro episódio não convida a dar uma resposta definitiva, mas assegura que nada voltará a ser o mesmo na muito popular série da plataforma Max.

House of the Dragon.jpg

Quem espera sempre alcança ou desespera? No caso do spin-off de "A Guerra dos Tronos", a resposta talvez esteja algures pelo meio visto o arranque da nova leva de episódios (desta vez são apenas oito em vez dos anteriores dez, e a terceira época já está confirmada).

"A Son for a Son", o capítulo inaugural da segunda temporada, já deu que falar pelas avenidas da internet devido a um final "chocante", é certo, por muito o que o choque seja cada vez menos novidade nas aventuras de Westeros e que, dizem alguns dos que leram os livros "Sangue e Fogo", de George R.R. Martin (nos quais a série se inspira), a polémica sequência em causa fique aquém do abanão dramático do relato original.

House of the Dragon 3.jpg

Infelizmente, até esse momento decisivo esta hora de televisão sabe a pouco, tendo em conta os quase dois anos de intervalo entre temporadas (a primeira despediu-se em Agosto de 2022). Nada que não tivesse acontecido já em alguns recomeços da série mãe, às vezes mais dedicados a sinalizar as posições das peças no tabuleiro do que em as fazer avançar. "HOUSE OF THE DRAGON", no entanto, tem o inconveniente de contar com menos peças memoráveis.

Os saltos temporais da primeira temporada nem sempre jogaram a favor da construção das personagens nem do desenho das relações entre elas, e as mudanças de elenco vieram tornar confuso q.b. um universo mais delimitado (e à partida mais simples) do que o de "A Guerra dos Tronos" - já para não dizer que ter actores quase de idades próximas a interpretarem mães e filhos da mesma família é uma opção que belisca a verosimilhança (como se não bastassem aquelas perucas louras).

House of the Dragon 2.jpg

Os primeiros minutos até trazem, admita-se, algum ar fresco, ou mesmo frio (alô, Winterfell). Mas os seguintes limitam-se a picar o ponto, reencontrando as personagens em diálogos expositivos e nos quais o espectador precisa de um conhecimento enciclopédico destas linhagens familiares para saber a que pessoas os interlocutores se referem (algo que parecia acontecer menos na saga-matriz, apesar da galeria de protagonistas mais vasta, e que a longa distância entre estreias de temporadas acentua).

O ritmo narrativo também não é o mais aliciante e há sequências que parecem cair do ar (como a de Corlys Velaryon), embora outras contenham algum substrato emocional (caso da que conjuga momentos de luto de Rhaenyra Targaryen e Alicent Hightower, sublinhando a ambivalência da segunda em relação a cenários de guerra).

Mas o tal momento-"choque" promete, lá está, virar o jogo de forma definitiva e fazer com que este primeiro episódio, mais funcional do que saciante, seja muito pouco representativo do que se segue. E até traz uma novidade a esta saga, ao fazer olhar duas vezes para os "ratos" antes de temer a chegada dos dragões...

"FANTASMAS" estreou-se na Max a 17 de Junho. A plataforma de streaming estreia novos episódios todas as segundas-feiras.

"Investigadores" roubam $3M da Kraken

20-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Uma vulnerabilidade na Kraken permitiu o roubo de 3 milhões de dólares em criptomoedas.

Há algumas semanas a Kraken diz ter sido contactada a propósito de uma vulnerabilidade crítica que permitia que os clientes pudessem aumentar o seu saldo artificialmente. A falha permitia iniciar uma transferência para carregar a conta, e ficar temporariamente com o valor total, mesmo que a transferência falhasse e não fosse completada.

A equipa de segurança da Kraken diz ter detectado três utilizadores que se aproveitaram desta falha, todas elas associadas à pessoa que reportou o bug. Uma delas tendo feito um depósito de $4 para efeito de demonstração da falha, mas as outras duas tendo-se aproveitado do bug para levantarem 3 milhões de dólares de fundos não existentes. A Kraken diz ter contactado os investigadores, mas que estes se recusam a devolver o dinheiro, dizendo que primeiro terão que negociar o valor da recompensa pela descoberta da vulnerabilidade, tendo em conta o enorme risco que tinha para a Kraken.
A Kraken diz que isto ultrapassa todos os limites e que na prática constitui roubo e tentativa de extorsão, tendo reportado o incidente às autoridades.

Embora neste caso pareça não haver dúvidas quanto ao aproveitamente indevido da vulnerabilidades, nos últimos tempos têm surgido diversos relatos de investigadores de segurança que, depois de terem reportado falhas graves, vêem as respectivas empresas (que anunciam ter planos de pagamento de recompensas "bug bounty") esquivarem-se ao pagamento, arrastando o processo durante meses e depois dizendo que afinal a falha não era assim tão grave, ou até mesmo recorrendo à também habitual táctiva de os tentar silenciar por meio dos "Cease and Desist" e ameaçando reportá-los às autoridades por hacking malicioso. Situações que podem levar a que estas falhas acabem por ser vendidas a grupos de hackers para exploração maliciosa.

Tesla Model 3 LR chega aos 786 km - e prepara aumento de preço em Julho

20-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Um teste de autonomia real do novo Tesla Model 3 Long Range revela que pode chegar aos 786 km.

Apesar de oficialmente a Tesla indicar uma autonomia de 629 km para o Model 3 Long Range, a verdade é que se pode ir bem para além desse valor, desde que se tenha um pé direito bastante moderado.

Num teste feito em circunstâncias reais, o Model 3 Long Range conseguiu chegar aos 786 km a circular a uma velocidade de 60 km/h. Isto com uma temperatura exterior de 32°C, se estivesse uma temperatura mais amena de 20°C estima-se que poderia chegar perto dos 900 km! Obviamente, à medida que se carrega no acelerador as coisas mudam drasticamente: a uma velocidade média de 90 km/h a autonomia baixou para os 597 km, acelerando-se para os 130 km/h a autonomia reduziu-se para os 423 km.
Actualmente a Tesla disponibiliza o Model 3 Long Range em Portugal com um preço base de 48.990 euros, mas apresenta uma indicação de que poderá aumentar de preço a partir de 1 de Julho devido às novas taxas de importação para veículos vindos da China.

Notícias do dia

20-06-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Políticos querem isenção do Chat Control para si mesmos; fabricantes alemães contra tarifas sobre carros eléctricos chineses; como esconder e bloquear apps no iOS 18; Snapchat mostra lentes AI com efeitos em tempo real; bateria do OnePlus Ace 3 Pro é mais fina mas de maior capacidade; e campanha de malware usa erros falsos para enganar utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.

Galaxy Book 4 Edge da Samsung não corre Fortnite

A Microsoft tem apresentado os novos PCs Copilot+ como sendo o início de uma nova era do Windows, mas essa nova era pode acabar por causar dores de cabeça nos utilizadores. No seu site oficial, a Samsung alerta para que o seu novo Galaxy Book 4 Edge com chip Snapdragon, não pode correrar algumas apps da Adobe nem alguns jogos populares como o Fortnite ou League of Legends.

Até aqui, a opção de um sistema Windows era feito precisamente por ter compatibilidade garantida com todas as décadas de programas e jogos para Windows. Com a transição para os ARM, a MS arrisca-se a perder isso - e assim sendo, poderá fazer com que mais consumidores considerem optar por sistemas alternativos. Afinal, há sistemas Linux que até já correm jogos Windows melhor do que o próprio Windows.


Android Auto 12.2 com novos icons

A Google está a lançar a actualização para o Android Auto 12.2. Uma das principais alterações chega a nível dos icons nas apps que não podem ser acedidas em andamento.

Até agora o sistema aplicava um "P" (de "Park") nas apps que apenas se podiam usar quanto o veículo estacionário. Agora, é aplicado um efeito monocromático nos icons das apps "desactivadas" enquanto se circula, voltando a ganhar a cor habitual e serem reactivadas quando se pára.


Anthropic lança Claude 3.5 Sonnet

A Anthropic lançou o seu mais recente modelo AI, Claude 3.5 Sonnet, que diz ser capaz de rivalizar ou superar o GPT-4 da OpenAI e o Gemini da Google em várias tarefas. Disponível para utilizadores Claude na web e iOS, este modelo foi projectado para ser a opção intermédia na linha de modelos AI da Anthropic. Apesar desse posicionamento, o Claude 3.5 Sonnet supera o modelo anterior de topo, 3 Opus, e é duas vezes mais rápido.

O Claude 3.5 Sonnet destaca-se na escrita e tradução de código, no processamento de fluxos de trabalho complexos, na interpretação de gráficos e na transcrição de texto a partir de imagens. Também é melhor a compreender humor e a escrever de forma mais humana. Juntamente com o novo modelo, a Anthropic apresentou uma funcionalidade chamada Artifacts, que permite aos utilizadores interagir e editar os resultados dos seus pedidos diretamente. Esta funcionalidade visa tornar as ferramentas AI mais versáteis e prácticas para o uso diário.


Sphero Bolt+ vem com novo ecrã

A Sphero actualizou o seu simpático robot esférico Bolt. O novo Bolt+ mantém o formato esférico que o popularizou, mas troca o limitado ecrã de 8x8 LEDs por um LCD de 128x128 pixeis.

Além de poder ser usado para apresentar uma enorme variedade de imagens, pode também ser usado para mostrar informação em tempo real dos sensores do robot, tornando-o ainda mais útil durante o desenvolvimento de programas mais complexos. Vai ter um preço a começar nos $199, mas quem tiver o modelo original poderá dá-lo à troca para obter um desconto de $70.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Bluetooth foi criado em 1989, originalmente com o objectivo de substituir os populares cabos série RS-232 para transferência de dados. Actualmente, tornou-se em algo que é utilizado numa imensa variedade de produtos, dos headphones sem fios aos botões remotos para tirar fotografias, passando por lâmpadas inteligentes e etiquetas para localização de objectos perdidos.

Poco X6 Pro 5G a €330

20-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Poco X6 Pro 5G já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante interessante.

O Poco X6 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED de 6.67" (1220 x 2712 pixeis) a 120 Hz, com luminosidade de até 1800 nits de pico, chipset MediaTek Dimensity 8300 Ultra, 8 GB RAM, 256 GB UFS 4.0, dual SIM, 5G, IR Blaster, NFC, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 67 W. A espessura fica-se pelos 8.3 mm e o peso nas 186 g. Nas câmaras temos câmara tripla de 64 MP + 8 MP ultrawide + 2 MP macro, e câmara frontal de 16 MP.
O Poco X6 Pro 5G 8+256 GB está disponível por 330.94 euros na Amazon Espanha.

Em alternativa, temos também Poco X6 não-Pro a preço mais reduzido.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Signify apresenta novas Philips Hue Twilight, Solo, Datura e Solo

20-06-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Signify revelou uma nova série de luzes Philips Hue, incluindo um candeeiro de mesa para melhorar o ciclo circadiano, novas lâmpadas, candeeiro de tecto, e fita LED.

A Signify anuncia o lançamento das novas luzes Philips Hue e funcionalidades da app que proporcionam formas adicionais de expandir e personalizar a iluminação da sua casa. A Philips Hue Twilight, a mais recente inovação da marca, foi concebida para apoiar o seu ritmo circadiano. Após o lançamento da lâmpada Lightguide Ellipse, a seleção Philips Hue Lightguide fica completa com mais quatro formatos - globo pequeno, globo grande, Edison e triângulo. Outra das novidades é a tira de luz led Philips Hue Solo, que permite decorar funcionalmente qualquer parte da sua casa, e o Philips Hue Datura, um painel de teto com duas fontes de luz.

Mais energia ao acordar

A Philips Hue Twilight, a luz para dormir e acordar, disponível em branco, foi concebida para apoiar o ritmo circadiano: ajuda-o a manter uma rotina de sono regular, a adormecer tranquilamente e a acordar com mais energia. Com duas fontes de luz controláveis individualmente - uma iluminação no topo e uma luz de fundo com a tecnologia ColorCast única - a luz de dormir e de despertar - a Philips Hue Twilight reproduz a vasta paleta de cores da luz natural do céu, tanto de manhã como à noite.

O design compacto adapta-se facilmente a uma mesa de cabeceira e inclui dois botões personalizáveis para controlar a luz, para além da app Philips Hue. Por predefinição, um botão percorre seis novos cenários de luz, como "Arise" ou "Sleepy". O outro botão aciona o novo automatismo Sunset Go to sleep, que simula um pôr do sol com uma combinação de tons vermelhos.

Adicionalmente, permite automatizar o despertar, iluminando gradualmente para que desperte suavemente com as cores do sol da manhã. A regulação de intensidade ultrabaixa permite transições suaves para um despertar eficaz e uma luz de presença perfeita. A Philips Hue Twilight reduz a luminosidade para 0,5% o melhor valor da indústria.

Um atrativo na decoração da sua casa

Para além do lançamento da forma popular Elipse, as quatro novas lâmpadas da Philips Hue Lightguide permitem criar uma experiência de iluminação única. Os utilizadores podem agora escolher entre cinco formas premium de lâmpadas de vidro artesanal: globo pequeno, globo grande, triângulo, Edison e Ellipse. O seu design marcante e contemporâneo oferece um estilo moderno apelativo, juntamente com todas as funcionalidades inteligentes da Philips Hue. Estas lâmpadas oferecem milhões de tonalidades de luz branca e de cor, para que possa personalizar e criar coloridos ambientes de luz, controláveis através da app Philips Hue.

Luz flexível em espaços de difícil acesso

Ajuste a iluminação às suas necessidades com a tira de luz Philips Hue Solo. Fácil de utilizar e acessível a qualquer utilizador, oferece a flexibilidade de adicionar luz mesmo em locais de difícil acesso. Com versões recortáveis de 3 m, 5 m e 10 m, adapta-se subtilmente a qualquer área, como armários, tetos ou paredes e ao longo de escadas e pisos, para melhorar qualquer espaço. Iluminada por 1700 lumens de uma impressionante emissão de luz, a faixa de luz ilumina a casa com cores naturais e luz branca pura (graças aos LEDs RGBWWW). Os utilizadores Philips Hue podem expandir convenientemente a sua gama de iluminação inteligente, integrando a faixa de luz com a gama completa do sistema Philips Hue e permitindo diferentes experiências de luz adaptadas a qualquer estado de espírito.

Candeeiros de teto para iluminar qualquer espaço

A iluminação de teto Philips Hue Datura com uma forma redonda e um perfil fino sem moldura, melhora a sensação de espaço em qualquer parte da casa, especialmente em divisões com teto baixo. O painel de teto vem com duas fontes de luz controláveis individualmente em branco e luz colorida que criam tanto a iluminação da divisão, com uma poderosa luz funcional, como, com um único toque, um brilho suave no teto e efeitos de cor personalizáveis.

Adicionalmente, os painéis de luz led Philips Hue Tento oferecem luz branca quente a fria e luz colorida para iluminar qualquer área da sua casa. Com o seu design redondo e elegante, fica bem em qualquer lugar e é fácil de instalar em armários grandes, garagens, entre outros.

Os painéis Philips Hue Tento são finos e oferecem a flexibilidade de adicionar luz inteligente de cores em qualquer parte da sua casa em divisões com tetos falsos, como um quarto na cave, uma sala de estar ou uma casa de banho. Com o seu perfil incrivelmente fino, são fáceis de instalar e instalam-se onde as luzes tradicionais não o permitem. Com uma capacidade de até 1150 lúmenes os painéis Philips Hue Tento slim são suficientemente brilhantes para encher qualquer ambiente de luz e permitir uma difusão perfeita da luz em grandes superfícies.

Outros lançamentos Philips Hue

As lâmpadas GU10 e os candeeiros com lâmpadas que utilizam a GU10 foram atualizadas e emitem agora mais luz, permitindo-lhe iluminar ainda mais as suas divisões. Oferecem 400 lumens a 4000k em comparação com os 350 lumens da geração anterior. As novas lâmpadas GU10 ajudam-no a dar um passo em direção a uma casa inteligente mais eficiente em termos energéticos, com uma vida útil mais longa de 25 000 horas (em comparação com 15 000 horas) e, em modo de espera, um consumo de energia 50% inferior.

Para além das inovações contínuas nas soluções de iluminação, a Philips Hue também tem novas atualizações de aplicações com melhorias para no sistema de segurança integrado. Os utilizadores Philips Hue podem definir alarmes luminosos e sonoros para dispararem automaticamente quando o sistema está ativado, bem como programar os seus sistemas de segurança para se ativar e desativar automaticamente de acordo com um horário. Além disso, os utilizadores podem selecionar entre três modos diferentes de otimização da bateria. Novos complementos estarão disponíveis no Verão de 2024.


Disponibilidade:

Philips Hue Twilight em branco (disponível a 18 de junho) PVP: 279.99€
Philips Hue Lightguide Triângulo (disponível a 18 de junho) PVP: EUR 99.99€
Philips Hue Lightguide lâmpada grande (disponível a 18 de junho) PVP 99.99€
Philips Hue Lightguide lâmpada pequena (disponível a 18 de junho) PVP: 79.99€
Philips Hue Lightguide Edison (disponível a 18 de junho) PVP: 79.99€
Tira de luz Philips Hue Solo (disponível a 18 de junho) PVP: (3m) 69.99€ / (5m) 89.99€ / (10m) 159.99€
Philips Hue Datura redonda (disponível a 18 de junho)
  • ⌀384mm, Ambiente branco e colorido PVP: 299.99€
  • ⌀574mm, Ambiente branco e colorido PVP: 399.99 €
Philips Hue Tento Redonda em preto e branco (disponível Verão 2024 via www.philips-hue.com)
  • ⌀291mm, Ambiente branco e colorido PVP 69.99€
  • ⌀291mm, Ambiente branco e colorido PVP 109.99€
  • ⌀421mm, Ambiente branco PVP 119.99€
  • ⌀421mm, Ambiente branco e colorido EUR 149.99€
  • ⌀542mm, Ambiente branco PVP 159.99€
  • ⌀542mm, Ambiente branco e colorido PVP 199.99€
Luz de encastrar Philips Hue Slim em preto e branco (disponível a 18 de junho)
  • ⌀90mm, Ambiente branco e colorido PVP 89.99€
  • ⌀170mm, Ambiente branco e colorido PVP 109.99€
Philips Hue GU10 Branco White (disponível a 18 de junho) Lâmpadas separadas e pack PVP de 21€ a 39.99
Philips Hue GU10 , Ambiente branco (disponível a 18 de junho) Lâmpadas separadas e pack PVP de 34.99€ a 69.99€
Philips Hue GU10 Ambiente branco e colorido (disponível a 18 de junho) Lâmpadas separadas e pack PVP de 64.99€ a 159.99€

Políticos querem isenção do Chat Control para si mesmos

20-06-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Ministros da UE querem que Chat Control não se aplique aos polícias, militares, espiões, e a si mesmos.

Se dúvidas houvesse quanto aos riscos do polémico Chat Control, o sistema que a UE quer aprovar e que lhes daria acesso a todos os conteúdos e mensagens dos utilizadores, invalidando qualquer tipo de encriptação, nada o deixa mais claro do que esta sua preocupação. Preocupção não com a privacidade dos cidadãos, mas sim com a sua!

Apesar de argumentarem que o Chat Control é indispensável para proteger a segurança nacional, fazem questão de querer criar excepções que os deixem a salvo desta gigantesca violação de privacidade.

"The fact that the EU interior ministers want to exempt police officers, soldiers, intelligence officers and even themselves from chat control scanning proves that they know exactly just how unreliable and dangerous the snooping algorithms are that they want to unleash on us…

— Proton (@ProtonPrivacy) June 19, 2024
A Alemanha é um dos países que se tem mostrado contra, e que diz que o Chat Control vai contra a sua constituição, sendo que mesmo que seja aprovado, irá continuar a ser combatido até chegar às mais altas instâncias europeias.

Mas por agora a questão fica adiado, com toda a recente polémica a ter levado à remoção da votação planeada, deixando a questão para mais tarde.

Conselho retira votação do #ChatControl à última hora.
Haverá + uma reunião na próxima semana, mas o bloqueio não se deve alterar. Em Julho, a Hungria toma a presidência do Conselho e já disse querer promover discussão do tema. Isto ainda não acabou.https://t.co/XWXILIxnsO

— D3 - Defesa dos Direitos Digitais (@direitosdig) June 20, 2024
Resta aproveitar este adiamento para dar a conhecer o Chat Control a mais pessoas, para que se aumente a pressão sobre os políticos para que sintam na pele o peso que a sua votação poderá ter em eleições futuras.

Como esconder e bloquear apps no iOS 18

20-06-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O iOS 18 traz novas funcionalidades que permitem esconder e bloquear o acesso a apps nos iPhones e iPads.

Actualmente, tirando algumas excepções de apps que implementam protecções adicionais na sua abertura, não existe qualquer forma de proteger o acesso a apps nos iPhones. Isto faz com que, ao se passar o iPhone a outra pessoa - para mostrar uma foto por exemplo - se possa estar sujeito a que essa pessoa espreite qualquer outra app (na verdade, isso é possível usando o Guided Mode, mas é um sistema algo complexo de activar e usar para coisas casuais). Mas isso fica resolvido com a chegada do iOS 18.

No iOS 18, os utilizadores podem proteger o acesso a apps usando o Face ID / Touch ID, e até esconder as apps por completo.

Para tal, bastará fazer um toque longo sobre o icon da app, e escolher "Require Face ID", e de seguida optar por apenas precisar da autenticação para abrir a app, ou se também a queremos esconder.
Quando se tentar abrir uma destas apps, será necessário validar a identidade via Face ID / Touch ID. No caso das apps escondidas, passarão a só estar acessíveis através de uma nova pasta "Hidden" criada no ecrã final do Home Screen, que só pode ser aberta via autenticação. Neste caso, e compreensivelmente, estas apps escondidas não apresentarão notificações para não se auto revelarem.

Fabricantes alemães contra tarifas sobre carros eléctricos chineses

20-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os maiores fabricantes alemães - Volkswagen, Mercedes-Benz, BMW - estão contra as recentes taxas adicionais aplicadas aos automóveis eléctricos vindos da China.

Recentemente a UE aplicou novas taxas de até 38% aos veículos eléctricos importados da China. Mas embora a medida seja apresentada como forma de proteger os fabricantes europeus, são os próprios fabricantes europeus que dizem estar contra esta medida. Estas empresas alertam para que estas medidas proteccionistas da UE podem desencadear uma guerra comercial, prejudicando empresas e interesses europeus, e que a UE deveria estar mais preocupada em proteger o comércio aberto do que criar barreiras.

É preciso ter em conta que a medida não prejudica apenas os fabricantes chineses, mas também marcas como a Tesla, BMW, Volvo, Dacia da Renault, que exportam automóveis fabricados na China para a Europa. Enquanto isso, alguns fabricantes chineses já se vão preparando para contornar estas tarifas, montando fábricas em território europeu.

Uma coisa é certa, quaisquer que sejam as taxas aplicadas, serão os consumidores europeus a ter que as pagar, quer seja para marcas chinesas como para marcas europeias que tenham as fábricas na China.

Xiaomi TV Box S 4K a €50

20-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem procura forma de transformar o seu televisor numa Smart TV sem gastar muito dinheiro pode fazê-lo com esta TV Box S 4K da Xiaomi.

Hoje em dia chegamos a um ponto em que grande parte dos televisores se transformaram em verdadeiros centros multimédia com capacidade de correr apps; mas a verdade é que nem sempre os mesmos contam com interfaces que nos agradam e, o pior de tudo, continuam a sofrer do problema de falta de actualizações que faz com que, ao final de dois ou três anos, demonstrem que a sua capacidade "smart" se dissipou (basta perguntarem a quem tem televisores que ficaram sem acesso ao Skype ou ao YouTube).

Felizmente, temos alternativas que nos permitem dar toda a inteligência ao ecrã que se quiser. Temos um número crescente de media players / TV Box a preços reduzidos, e a Xiaomi TV Box S é um dos modelos mais apetecíveis.
A Xiaomi TV Box S (2nd Gen) 4K Ultra HD está disponível por 50.81 euros na Amazon Espanha.

A Box vem com controlo remoto, 2 GB + 8 GB, WiFi ac dual-band (2.4/5GHz), e suporta conteúdos H.265 4K com HDR10 e Dolby Vision, permitindo usufruir da melhor qualidade de serviços de streaming como a Netflix, Prime Video, Disney+, Apple TV+, etc. Também tem a funcionalidade integrada de Chromecast, permitindo receber conteúdos de smartphones, tablets, e PCs.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iOS 18 abre Spatial Video a outras apps de câmara

20-06-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Os iPhone 15 Pro e 15 Pro Max podem gravar Spatial Video, vídeos que podem ser vistos com efeito 3D nos óculos Vision Pro, mas com o iOS 18 essa capacidade estará acessível a outras apps.

Durante uma sessão do WWDC 2024, a Apple revelou uma nova API que permite aos developers adicionar o suporte para gravação de Spatial Video em qualquer app. Esta API está integrada na framework da câmara, facilitando o processo de implementação para as apps de câmara existentes.

Esta funcionalidade tira partido das câmaras principal e ultra grande-angular do iPhone 15 Pro, quando colocado em modo horizontal, para gravar vídeo com informação tridimensional. É esperado que na próxima geração iPhone 16 isto seja expandido aos modelos iPhone 16 não-Pro, já que a Apple deverá optar pelas câmaras traseiras alinhadas verticalmente.
Embora os vídeos só possam ser apreciados em 3D usando os dispendiosos óculos Vision Pro, é esperado que no próximo ano a Apple apresente uns óculos mais baratos. Poderá também dar-se o caso da Apple expandir a visualização dos Spatial Videos com efeito 3D aos iPhones, tirando partido do giroscópio ou posicionamento do rosto em relação ao ecrã, mas embora isso pudesse servir para promover os Spatial Videos, tiraria também protagonismo aos óculos da Apple. Mas, com a abertura das app stores alternativas, pode ser que surja uma app não oficial que ofereça essa capacidade de visualização.

O iOS 18 está actualmente em fase beta para developers, devendo no próximo mês ser expandido a fase beta para todos. O iOS 18 final deverá em Setembro, a acompanhar o lançamento dos novos iPhone 16.

Bateria do OnePlus Ace 3 Pro é mais fina mas de maior capacidade

20-06-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A bateria do OnePlus Ace 3 Pro, desenvolvida em parceria com a CATL, traz boas notícias para os fãs da marca.

Pode não ser o salto revolucionário prometido pela TDK, mas a nova bateria Glacier da OnePlus e CATL tem a vantagem de ser algo bem real e que chegará ao mercado já nos próximos dias.

Enquanto se aguarda pela apresentação oficial, já começaram a circular na internet imagens de unidades enviadas para reviews e que confirmam as melhorias esperadas: a bateria do OnePlus Ace 3 Pro tem uma capacidade de 6100 mAh e uma espessura de apenas 5.51 mm, em comparação com a bateria do modelo anterior (Ace 2 / 11R), que tinha 5000 mAh e espessura de 6 mm.
É uma melhoria de mais de 20% na capacidade, e num formato ainda mais fino. E é de esperar que, depois da estreia no Ace 3 Pro, passe a ser utilizada em todos os futuros modelos da OnePlus.

Quanto ao resto, espera-se que o Ace 3 Pro chegue em versões com 16+512 GB e 24 GB + 1 TB, falando-se também que poderá haver uma opção mais económica nalguns países com 12+256 GB. Saberemos em breve.

Campanha de malware usa erros falsos para enganar utilizadores

19-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Uma nova campanha de malware está a usar mensagens de erro falsas no Google Chrome, Word e OneDrive para enganar os utilizadores e levá-los a executar "correcções" maliciosas em PowerShell, instalando malware nos seus sistemas.

Investigadores da ProofPoint observaram múltiplas campanhas a usar estas tácticas. O grupo TA571 é conhecido por enviar grandes volumes de emails de spam que resultam em infecções por malware e ransomware. Anteriormente, os ataques ClearFake utilizavam avisos falsos de atualização do navegador para distribuir malware. Nesta campanha mais recente, os atacantes usam JavaScript em anexos HTML e sites comprometidos para exibir mensagens de erro falsas. Estes erros tentam levar os utilizadores a copiar uma "correcção" em PowerShell para a área de transferência e executá-la numa caixa de diálogo ou no PowerShell, fazendo parecer uma solução legítima para um problema.

A ProofPoint alerta que, embora este ataque exija uma interacção significativa do utilizador, a engenharia social é suficientemente inteligente para levar os utilizadores a agir sem considerar os riscos. As cargas maliciosas incluem diversos malwares, como o DarkGate, Matanbuchus, NetSupport, Amadey Loader, XMRig, e Lumma Stealer. Os investigadores observaram três métodos de ataque principais:
Na primeira, os utilizadores visitam um site comprometido que carrega um script malicioso através dos contratos Smart Chain da Binance. Este script exibe um aviso falso do Google Chrome e pede aos utilizadores para instalar um "root certificate" copiando um script PowerShell. Uma vez executado, o script confirma que o dispositivo é um alvo válido e descarrega cargas maliciosas adicionais.

A segunda sequência de ataque, associada à ClickFix, utiliza sites comprometidos para criar um iframe que exibe um erro falso do Google Chrome. Os utilizadores são novamente aconselhados a executar um script PowerShell, resultando em infecções.

A terceira cadeia de ataque envolve infecções baseadas em emails com anexos HTML que se assemelham a documentos do Microsoft Word. Os utilizadores são direccionados para instalar uma extensão "Word Online" para visualizar o documento, que depois os tenta convencer a executar um comando PowerShell.

Em todos os casos, os atacantes exploram a falta de conhecimento dos utilizadores sobre os riscos de executar comandos PowerShell e a incapacidade do Windows de detectar estas acções maliciosas. Esta campanha mostra que o TA571 está a experimentar diferentes métodos para aumentar as suas taxas de sucesso e infectar mais sistemas.

Snapchat mostra lentes AI com efeitos em tempo real

19-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Snapchat está a trabalhar em filtros AI que podem criar efeitos visuais AI em tempo real.

O Snapchat foi dos serviços que mais apostou na criação de efeitos visuais e de realidade aumentada, e que agora está prestes a juntar-se à geração dos efeitos AI. Já estamos habituados a ver imagens, e até vídeos, gerados inteiramente ou parcialmente por AI, e é isso mesmo que o Snapchat vai fazer. A grande diferença é que os seus modelos AI estão a ser optimizados de forma a que possam correr localmente nos smartphones e em tempo real!

Quer isto dizer que será possível descrever-se o tipo de imagem que se quer, e ver esses resultados serem aplicados, em tempo real, nas pessoas ou objectos na câmara.
É apenas mais um passo no sentido da democratização e fácil acesso a ferramentas visuais poderosas, que serve como aperitivo das coisas que se tornarão banais nos próximos anos.

Mais importante, é que em vez de se ter que ser um especialista em Photoshop, tudo isto poderá ser feito por qualquer pessoa, através de uma simples interacção com um assistente AI: "transforma esta foto em vídeo", "remove as pessoas em segundo plano", "troca a hora do dia para o pôr do sol", etc.

Notícias do dia

19-06-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

UE prepara votação do Chat Control - espionagem em larga escala; a detecção idiota de conteúdos "violentos" no Facebook; TDK promete salto revolucionário nas baterias; abertura automática de portas no iOS 18 só com novas fechaduras UWB; e routers Asus com vulnerabilidades críticas - alguns sem direito a actualizações.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.

Framework Laptop 13 ganha motherboard RISC-V

O portátil Framework Laptop 13 vai ser um dos primeiros portáteis RISC-V. Tirando partido do seu conceito modular para facilitar as reparações e actualizações de hardware, a empresa fez uma parceria com a DeepComputing para criar uma motherboard com chip RISC-V que qualquer pessoa poderá aplicar nestes portáteis.

Por agora isto será mais adequado para developers e entusiastas do que propriamente utilizadores finais, já que o chip RISC-V utilizado é bastante modesto, ficando até atrás de um Raspberry Pi 4.
A parte positiva é que, ao contrário dos chips Intel, AMD e ARM, a arquitectura RISC-V é open-source, permitindo a criação de chips sem necessidade de pagar licenças a qualquer entidade. E, a longo prazo, isso poderá ser uma vantagem que venha a ser cada vez mais apreciada.


Android 15 chega à beta 3

O Android 15 chegou à fase beta 3, em que a plataforma passa a ser considerada estável e se entra numa fase de correcção de bugs e detalhes menores, esperando-se apenas mais uma versão antes do lançamento do Android 15 na sua versão final.

Esta versão traz também melhorias a nível do uso das passkeys, condensando o processo de login de duas fases numa única etapa, e fazendo com que para os utilizadores finais a experiência seja feita com apenas um toque. Há também um novo sistema que pode sugerir ao utilizador que faça nova digitalização do rosto ou impressões digitais se o sistema detectar que o nível de reconhecimento não é o adequado.


Android 15 aumenta limite mínimo do carregamento rápido

Outra das alterações do Android 15 poderá ser um ajuste do limite utilizado para indicar carregamento rápido. Actualmente, o Android indica carregamento rápido mesmo que se esteja a utilizar um carregador de 7.5 W. Um valor que poderia ser considerado rápido em tempos, mas que agora se pode considerar bastante lento. Como tal, no Android 15 o novo limite para apresentação da indicação de carregamento rápido poderá passar para os 20 W.

Talvez não fosse pior que, em vez de dizer "rápido", o sistema simplesmente passasse a exibir a potência máxima de carregamento disponível, a par da estimativa de tempo de carregamento, e isso já resolveria diversos problemas de uma só vez, incluindo a clarificação de saber se um carregador de "100 W" está efectivamente a fornecer 100 W, etc.


Tesla monta ventoinhas gigantes na Giga Texas

A Tesla está a montar ventoinhas gigantes na Giga Texas, que se pensa serem para arrefecer o seu novo data center que deverá alojar 50 mil GPUs Nvidia para acelerar o processo de treino do FSD.

... Apenas mais uma das muitas encomendas que fez com que a Nvidia ascendesse à empresa mais valorizada em bolsa, à frente da Microsoft e da Apple.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro algoritmo pensado para ser executado numa máquina foi criado por Ada Lovelace em 1843.

Módulo de tomadas Lencent com 4 USB + 2 tomadas a €17

19-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 4 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 2 tomadas mais 4 USB (3x USB-A, 1x USB-C) está disponível por apenas 17 euros na Amazon Espanha .

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W), a porta USB-C pode fornecer até 15W, no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

TDK promete salto revolucionário nas baterias

19-06-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A TDK diz ter conseguido dar um salto revolucionário a nível da densidade energética em baterias de pequenas dimensão, adequadas para smartwatches, headphones e earphones.

A nova bateria de estado sólido da TDK promete uma densidade energética de 1000 Wh/l, superando em muito as baterias idênticas no mercado (com meros 50 Wh/l) e também as baterias circulares recarregáveis que podem chegar aos 400 Wh/l. Este salto foi possível graças à utilização de um novo material cerâmico, que possibilita aumentar drasticamente a capacidade de armazenamento de energia.

Infelizmente, o uso deste material cerâmico faz com que este avanço só possa ser aplicado (por agora) a baterias de pequena dimensão, como a de smartwatch, earphones, headphones, etc. pois o fabrico dos elementos cerâmicos de maior dimensão tornam-se extremamente complicados e também mecanicamente mais frágeis. Ou seja, não devemos ver este avanço chegar aos smartphones, tablets, e muito menos aos automóveis eléctricos, a curto prazo.

Ainda assim, e sendo a TDK um dos fornecedores da Apple, é esperado que estas novas baterias possam vir a ser usadas nas próximas gerações do Apple Watch (fala-se de um novo Apple Watch mais fino, que já poderá tirar partido desta capacidade extra das baterias). Veremos que tal este avanço se materializa em melhorias de autonomia no mundo real.

A detecção idiota de conteúdos "violentos" no Facebook

19-06-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de se estar na era "AI", o Facebook insiste em usar ferramentas de moderação automática completamente idiotas, que marcam tudo como conteúdo violento.

Goste-se ou não, o Facebook ainda é uma plataforma que movimenta milhões de pessoas e que não se pode ignorar. Há muito que por lá marcamos presença com republicação dos nossos artigos e com um canal dedicado às promoções diárias mas, tirando assim, confesso que não lhe presto muita atenção. Daí ter sido surpreendido por um alerta de que tinha dezenas de publicações que tinham penalizadas por conterem "conteúdo gráfico violento".

Ora, espreitando a que publicações isto dizia respeito, alternavam entre publicações completamente banais, de coisas tão variadas como notícias sobre automóveis ou promoções de produtos electrónicos.
Tive que perder longos minutos a seguir um ritual de clicar em cada uma das supostas infracções, passar um ecrã de aviso a assustar, escolher uma justificação para o pedido de revisão, e avançar com o processo; uma por uma. E demonstrando ainda mais a idiotice de todo o processo, a remoção da penalização e categorização foi feita de forma imediata, parecendo revelar que o próprio Facebook sabia ter errado.

Isto acontece numa altura em que a Meta se tem vitimizado face às restrições europeias de acesso aos conteúdos dos utilizadores para que treinem os seus modelos AI, apesar de impor aos utilizadores regras abusivas que dificultam a não aceitação desse tipo de uso.

|