PlanetGeek

Novo Honda Prelude chega à Europa em 2026

18-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Honda anunciou que o novo Prelude híbrido-elétrico chegará à Europa no início de 2026 e estreará a inovadora tecnologia Honda S+ Shift para melhorar o prazer de condução.

O Honda S+ Shift irá simular o som e a sensação das mudanças de velocidade automáticas rápidas, ajudando a proporcionar a uma nova geração de condutores do Prelude o equilíbrio perfeito do modelo em termos de prazer de condução emocionante.

Quando foi lançado há 46 anos, o modelo original foi visto como uma montra de alto desempenho da tecnologia de ponta da Honda ao longo de cinco gerações, até 2000. Retomando o seu caminho, o novo Prelude irá oferecer uma mistura atraente de estilo e sofisticação, juntamente com uma eficiente unidade de tração híbrida.
Este ano, a Honda celebra um quarto de século de experiência pioneira em híbridos, após a chegada do revolucionário Insight coupé como o primeiro modelo híbrido produzido em série na Europa, em 1999. Desde então, a marca tem sido pioneira no desenvolvimento da tecnologia de grupos motopropulsores a gasolina e energia elétrica, com uma gama de modelos que têm ajudado os condutores a fazer uma mudança mais suave, conveniente e económica para um futuro eletrificado.

Atualmente, a principal gama de automóveis da Honda é totalmente eletrificada, com o Jazz, o Civic, o HR-V, o ZR-V e o CR-V, todos disponíveis, de série, com grupos motopropulsores e:HEV.
Com grupos motopropulsores avançados que alternam perfeitamente entre os modos de condução "EV", "Hybrid" e "Engine Drive" sem qualquer intervenção do condutor, todos eles combinam uma facilidade de utilização com uma experiência de condução gratificante, juntamente com uma eficiência e emissões altamente competitivas.


[Pela Estrada Fora]

Pesquisa da Google passa a exigir JavaScript activado

17-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Fazer uma pesquisa no Google passa a obrigar o uso de um browser com Javascript activado.

A Google anunciou que o uso de JavaScript é agora obrigatório para utilizar o motor de busca. A justificação dada para tal é a "melhoria da segurança", melhorar a "experiência do utilizador", e também dificultar o abuso por parte de bots.

Embora seja certo que o Javascript se tornou parte integrante da web e seja usado pela esmagadora maioria dos sites, é uma obrigação que não deixa de receber críticas, por ir contra o princípio da universalidade da web de se manter funcional até em browsers "básicos", para além de também poder dificultar a vida a ferramentas de acessibilidade. E claro, embora a Google indique a segurança como um dos factores, a própria execução de Javascript pode ter vulnerabilidades que não existiriam numa página web estática.

Quem visitar o Google.com sem javascript poderá pensar que está tudo normal, aparecendo uma página funcional e podendo escrever o que deseja pesquisar. Mas, se tentar efectuar a pesquisa, é confrontado com a mensagem de que tem que ligar o javascript no browser para ver os resultados.
Obviamente, e tendo em conta todo o historial da Google, também será natural que alguns a acusem de exigir Javascript como forma de fazer um melhor tracking dos utilizadores. Falta também saber se esta medida poderá ter a ver com a crescente frequência com que serviços AI vão varrendo a web e tirando partido de serviços existentes (incluindo a pesquisa).

O que é certo, é que independentemente de ser uma mudança apreciada ou odiada, é mais uma das mudanças que a Google opta por fazer, sem grande remédio para quem não concordar.

ChargePoint cria cabos de carregamento à prova de ladrões

17-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Farto do roubo de cabos dos seus carregadores, o CEO da ChargePoint criou cabos à prova de corte para desincentivar os ladrões.

Os carregadores de automóveis eléctricos têm-se tornado alvos frequentes de vandalismo, com o valor do cobre a dar origem a situações frequentes, e recorrentes, de corte e roubo dos cabos. Cansado de lidar com o problema, o CEO da ChargePoint, Rick Wilmer, que já viu os carregadores na sede da própria empresa serem alvos destes ataques, decidiu criar - ele mesmo - um cabo "impossível de cortar". Após vários protótipos feitos em casa, o resultado final é um cabo feito com materiais compósitos e aço, que promete resistir às tentativas de roubo, e que começará a ser instalado nos carregadores da marca a partir deste Verão.

Na prática, o cabo não é verdadeiramente impossível de cortar, mas é suficientemente resistente para demorar substancialmente mais a ser cortado com as ferramentas habituais. Adicionalmente, os cabos funcionam em conjunto com o ChargePoint Protect, um sistema de alarme que detecta tentativas de corte e faz soar alarmes sonoros e luminosos em todos os postos de carregamento da estação, além de alertar as autoridades, evitando o cenário normal dos ladrões poderem calmamente roubar dezenas de cabos de uma só vez.

Sabendo que este problema não é apenas seu, a ChargePoint pretende licenciar os cabos a outros fabricantes de postos de carregamento, de modo a que se torne numa solução global para todos os postos de todas as marcas.

Por cá, em Portugal, também já se têm registado vários casos de corte e roubo de cabos, que previsivelmente irão aumentar à medida que aumentam os números de postos de carregamento e a indústria da "gatunagem" se adapta para tirar partido dessa fonte de cabos de cobre de fácil acesso.

Notícias do dia

17-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O mistério da mensagem "O cartão SIM enviou um SMS" da DIGI nos iPhones; Starship explode no 7º voo - mas Super Heavy faz aterragem com sucesso; Apple suspende resumo AI das notificações de notícias; Volkswagen ID.7 atinge 941 km de autonomia (a baixa velocidade); Nintendo mostra a Switch 2; e DIGI lança área de cliente My DIGI online.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

Gemini ganha controlo de luzes com smartphone bloqueado

Ao estilo do que já tinha feito com as mensagens telefonemas, a Google torna o Gemini mais prático de usar para o controlo de coisas comuns em casa.

A partir de agora, e desde que se active essa opção nos settings, passa a ser possível usar o Gemini para controlar luzes e temperatura sem que se tenha que desbloquear o smartphone.

Obviamente, há coisas que continuam a ficar dependentes do desbloqueio do smartphone, como o acesso a câmaras de vigilância e fechaduras electrónicas. Mas, para as coisas banais, faz todo o sentido que devam poder ser controladas com um pedido de voz mesmo que se tenha o smartphone bloqueado.


Estudantes a usar ChatGPT duplicou em 2024

De acordo com um estudo da Pew Research, o número de estudantes a usar o ChatGPT para trabalhos relacionados com a escola, dos 13-17 anos nos EUA, duplicou, passando de 13% em 2023 para 26% em 2024.

Embora isto ainda represente uma minoria dos estudantes, ilustra bem a velocidade com que as tecnologias AI se têm alastrado do público "tecnológico" para a sociedade geral; sendo de imaginar que estes números continuem a crescer (e de forma mais acelerada) nos próximos anos. Dito isto, e ao estilo do que acontece com praticamente todas as ferramentas, irá sempre haver casos "bons" e "maus" do uso de tecnologia AI pelos estudantes. Uns poderão limitar-se a fazer uma pergunta seguida de um copy-paste directo para arrumar um trabalho de casa, outros poderão usar os assistentes AI como verdadeiros "explicadores", com paciência infinita para explicarem todas as questões e os auxiliarem.


Fabricantes de automóveis chineses querem fábricas europeias

Sem qualquer surpresa, surge a notícia de que diversos fabricantes chineses expressaram interesse em comprar as fábricas de automóveis de fabricantes europeus que têm enfrentado redução acentuada nas vendas e reduzido a sua produção.

Esta seria uma estratégia duplamente ganhadora para as marcas chinesas, não só facilitando a sua entrada no mercado europeu, como - e principalmente - também permitiria escapar às taxas que a UE tem aplicado aos automóveis fabricados na China. Pode antever-se até que estas fábricas se limitassem a fazer a montagem de carros "pré-fabricados" na China, enviados às peças de modo a escapar à aplicação das taxas (assumindo que isso continuaria a ser a opção mais económica para as marcas chinesas).


Samsung Galaxy S25 Slim tem espessura inconsequente

A Samsung deverá apresentar um novo Galaxy S25 Slim a par da nova geração S25, que deverá ter uma espessura de 6.4 mm. Mas a verdadeira questão é se esse emagrecimento terá algum impacto significativo.

Com 6.4 mm o S25 Slim será cerca de 1.2 mm mais fino que os S24 com 7.6 mm. Embora alguns possam ser fãs da finura absoluta, parece-me provável que grande parte dos potenciais clientes dê maior importância ao impacto que isso irá ter em termos de autonomia, câmaras, e outros aspectos funcionais. No passado já assistimos a uma situação idêntica, em que os fabricantes insistiam na espessura ultra-reduzida, e do outro lado os consumidores gritavam: não nos importamos que o smartphone tenha mais 1 mm, se isso nos der mais autonomia!

Uma coisa seria ter um smartphone fino que reduzisse a espessura para metade (ou de forma significativa) face aos modelos normais. Agora, estar a anunciar modelos slim com menos 1 mm do que os normais, parece que é algo que perde todo o propósito da sua existência.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Além do Cubo Mágico, o Relógio de Rubik foi outro dos puzzles mecânicos que fascinou o mundo no final da década de 80. O actual recorde da sua resolução é de 2.87 segundos.

Entra em 2025 com o Office 365 a €17 e Windows desde €11 na CdkeySales

17-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Ainda tirando partido do espírito de entrada num novo ano, esta promoção de Natal da CdkeySales permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves para Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Apple suspende resumo AI das notificações de notícias

17-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Com a chegada do iOS 18.3 beta 3, a Apple desactivou temporariamente a funcionalidade de resumos AI das notificações para a categoria de Notícias e Entretenimento, no seguimento de vários casos de notícias falsas geradas pelo sistema.

A funcionalidade de resumos AI das notificações era uma das que se previas que seria mais útil para o dia a dia dos utilizadores, mas acabou por servir de demonstração de como a tecnologia AI ainda pode falhar, ao baralhar títulos de notícias e gerar resumos enganadores.

A Apple desvaloriza a situação, dizendo que ainda se trata de uma funcionalidade em versão "beta", suspendo os resumos nas apps de notícias e fazendo algumas alterações, com a promessa de as reactivar no futuro. Por agora:
  • A activação dos resumos AI de notificações indica mais visivelmente que é uma versão beta, e que os resumos podem conter erros
  • As notificações resumidas passam a usar texto em itálico para as diferenciar das notificações normais
  • É possível desactivar os resumos de cada app directamente a partir das próprias notificações, com gesto de deslizar, opções "Turn Off Summaries"
As funcionalidades Apple Intelligence têm tido impacto muito abaixo daquilo que a Apple esperaria. Não só as funcionalidades continuam a ser lançadas a conta-gotas, como ainda não chegam a grande parte da população mundial (a Portugal só devem chegar em Abril), e o seu impacto prático tem sido bastante reduzido. E casos como estes, das coisas que realmente poderiam ser úteis nem sequer funcionarem devidamente, não ajudam.

No fundo, toda esta geração iPhone 16 e iOS 18 acaba por ser uma autêntica versão de beta testing do Apple Intelligence, esperando-se que o futuro iOS 19 nos iPhone 17 seja o verdadeiro patamar de partida para o Apple Intelligence de forma minimamente funcional (não esquecer que até a verdadeia nova Siri AI só deverá chegar mais tarde, após o lançamento do iOS 19, lá para o início de 2026).

Carregador Powerowl com 8 pilhas recarregáveis a €20

17-01-2025 | 14:05 | A Minha Alegre Casinha

Para evitar a troca infindável das pilhas, nada como usar pilhas recarregáveis e este pack da BONAI com carregador e 8 pilhas é uma excelente forma de começar.

Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis, e o investimento não é assim tão avultado quanto se possa pensar.
Este carregador Powerowl já traz 8 pilhas recarregáveis e custa apenas 20 euros - activar cupão de desconto de 20%.

As pilhas AA incluídas são de 2800 mAh, e este carregador tem a vantagem de usar uma comum ficha USB e permitir carregar pilhas individualmente (alguns só permitem carregar pares). Podem apanhar um pack de mais 8 pilhas AA de 2800 mAh por 12 euros.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

DIGI lança área de cliente My DIGI online

17-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Os clientes DIGI passam a contar com uma área de cliente online My DIGI para ver informações do seu plano e serviços.

Embora uma área de cliente seja algo que a maioria dos demais operadores de telecomunicações já disponibiliza aos clientes, no caso da DIGI Portugal a sua tenra idade faz com que muitas coisas ainda estejam em processo de implementação ou desenvolvimento.

Quem for cliente DIGI passa a ter a secção My DIGI, que permite ver informação sobre o seu plano, incluindo os dados gastos, número de minutos e SMS utilizados, etc. Por agora esta secção parece focar-se apenas na apresentação de informação sobre a conta, remetendo qualquer acção para o contacto directo dos assistentes através do número 923 903090. Esperando-se que, no futuro, a DIGI possa expandir as capacidades de fazer alterações directamente nesta área (por exemplo: alteração entre planos), libertando os assistentes para lidarem com os restantes casos.

A entrada da DIGI no nosso país foi marcada pelos seus preços altamente concorrenciais - que ainda não têm resposta por parte dos "três grandes" (que optaram por fazê-lo usando as suas sub-marcas económicas). Apesar de terem sido notados alguns problemas, a DIGI tem mantido a capacidade de rápida evolução e melhoria do serviço. Desde a sua entrada em actividade, já melhorou substancialmente as velocidades 4G/5G, activou a funcionalidade WiFi Calling / VoWiFi, e lançou serviço de internet a 10 Gbps por €15.

Para os próximos tempos, espera-se que continue a trabalhar no sentido de resolver alguns pormenores, como o popup "O cartão SIM enviou um SMS", e - uma das coisas mais pedidas pelos clientes - passe a disponibilizar eSIM em Portugal ao estilo do que já faz em Espanha.

O mistério da mensagem "O cartão SIM enviou um SMS" da DIGI nos iPhones

17-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O nosso especialista em redes Ricardo José Saraiva explica o que se passa com o misterioso popup "O cartão SIM enviou um SMS" que pode aparecer nos iPhones de quem usa um cartão SIM da DIGI.
Os clientes da DIGI Portugal costumam receber com frequência uma mensagem popup do SIM Toollkit STK / S@T Push nos equipamentos da Apple com a indicação "(Principal) O cartão SIM enviou um SMS", tendo que o cliente tomar uma acção de "Aceitar" ou "Cancelar".

Num Nokia 6210 Navigator, desactivando a confirmação dos serviços no SIM, é possível verificar-se que o STK apresenta uma mensagem Pop Up questionando o cliente se permite ou não o envio de um SMS.
Em equipamentos da Google ou até Microsoft Lumia a mensagem Pop Up do STK não aparece mas, analisando a sinalização num equipamento Android utilizando a aplicação Network Signal Guru, é possível verificar que há uma troca constante de mensagens entre o cartão SIM e um servidor OTA para o número 5087 que acabam por dar erro, pois não alcança o servidor em questão (os cartões da DIGI Portugal são Multi-IMSI como pode ser visível nas imagens).
O número 5087 pertence à operadora móvel Digi Romania e serve para o servidor OTA enviar para o cartão / equipamento do cliente as definições de internet APN com uma configuração automática sempre que o cliente muda o cartão SIM para um novo equipamento.

Curiosidade: Os cartões SIM da DIGI Portugal não possuem na memória do próprio cartão SIM uma lista de redes móveis proibidas em Portugal, como partilho em uma das imagens.


[por: Ricardo José Saraiva]

Volkswagen ID.7 atinge 941 km de autonomia - a baixa velocidade

17-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A VW mostrou a eficiência do ID.7, atingindo uma impressionante autonomia de 941 km.

A Volkswagen anunciou que o ID.7 Pro S alcançou uma autonomia de 941 km com uma única carga durante um teste em Itália. Com uma bateria de 86 kWh e um motor de 282 cv, o ID.7 superou a sua autonomia oficial WLTP de 709 km, demonstrando uma eficiência de apenas 9.2 kWh/100 km. Contudo, há um detalhe importante nos resultados: o teste foi realizado no circuito de baixa velocidade de Nardo, simulando condução urbana a uma média de apenas 29 km/h.

Embora o teste demonstre a eficiência do ID.7 em ambientes urbanos, não é indicador do que os utilizadores conseguirão obter no seu dia a dia, especialmente se fizerem percursos em autoestrada. Veículos mais pequenos, como o Citroen e-C3, com metade da capacidade de bateria, conseguem eficiências semelhantes em condições similares.

A Volkswagen destacou o design aerodinâmico do ID.7, com um coeficiente de arrasto de 0.23 Cd, que contribui para a sua eficiência (não tanto a baixas velocidades como a deste teste). No entanto, com um preço a começar perto dos 60 mil euros, o ID.7 continuará a ter dificuldade em cativar os consumidores em busca de um "carro citadino".

Ainda assim, é bom ver a VW preocupada com a questão de eficiência, e a conseguir valores desta natureza, contribuindo para que todo o sector vá evoluindo no sentido de lançar modelos eléctricos cada vez mais eficientes e poupados, ao estilo do que também já era feito nos automóveis com motores a combustão.

Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €49

17-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 65W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 65W 20000 mAh está disponível por 49.80 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 30%.

Podem também espreitar a versão de 100W se necessitarem de maior potência.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 60 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo de duas portas USB para carregamentos rápidos de até 45 W (USB-C) e 18 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

17-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Garmin ECG chega à Europa

Agora pode gravar um ECG e verificar sinais de fibrilhação auricular. Diretamente de um smartwatch Garmin compatível.

A Garmin anunciou que a app ECG já está disponível para Utilizadores da União Europeia com um smartwatch Garmin compatível, incluindo a série Venu 3, fēnix 8 e mais. A aplicação ECG permite que os utilizadores registem o seu ritmo cardíaco e verifiquem sinais de fibrilhação auricular (FA) sempre que quiserem. Os utilizadores podem utilizar a aplicação ECG para registar um ECG de 30 segundos e ver os resultados da sua frequência cardíaca imediatamente no relógio ou, opcionalmente, mais tarde na aplicação para smartphone Garmin Connect.

Quando os utilizadores são submetidos a um ECG, a aplicação de ECG utiliza os sensores de um smartwatch Garmin compatível para registar os sinais elétricos que controlam os seus batimentos cardíacos. A aplicação de ECG analisa então essa gravação em busca de sinais de fibrilhação auricular. Além disso, os utilizadores têm a opção de sincronizar os resultados da aplicação de ECG com o Garmin Connect. Através da aplicação Garmin Connect, os utilizadores podem visualizar o histórico de resultados da aplicação de ECG e criar relatórios que podem ser partilhados com um profissional de saúde.

A aplicação ECG já está disponível para utilizadores na União Europeia e requer a versão mais recente da aplicação Garmin Connect e do software do smartwatch antes de ser utilizada. A Garmin pretende continuar a expandir o seu portfólio de produtos compatíveis com a aplicação de ECG e lançá-lo em novas regiões de acordo com a aprovação regulamentar necessária


CobraTether lança cabo USB-C ultracompacto USB4 FlexPro

A CobraTether, marca europeia de cabos premium, anuncia a chegada do USB4 FlexPro, um cabo de 14 centímetros especialmente concebido para satisfazer as necessidades dos fotógrafos profissionais e técnicos digitais que procuram uma solução compacta, flexível e de alta velocidade para os seus fluxos de trabalho.

Com uma taxa de transferência de até 40Gbit/s, o USB4 FlexPro garante um desempenho excecional em qualquer situação. O seu design ultracompacto permite-lhe transportá-lo sempre consigo, garantindo a sua disponibilidade em caso de necessidade: este cabo pode ser facilmente transportado em qualquer mala, bolso ou kit de trabalho, permanecendo discreto até ao momento em que realmente precisar dele.

A flexibilidade do USB4 FlexPro não só facilita o seu manuseamento, como também otimiza o espaço ocupado durante a utilização. Compatível com uma vasta gama de dispositivos, como tablets, SSDs, telemóveis e computadores, este cabo é ideal para profissionais que procuram a máxima eficiência e mobilidade.

Nas aplicações quotidianas, o FlexPro é perfeito para ligar um telemóvel a um pequeno SSD que pode ser discretamente fixado na parte de trás do dispositivo. O seu desempenho e comodidade fazem dele uma ferramenta essencial para quem precisa de soluções rápidas e fiáveis para o trabalho.

Características
  • Cor: amarelo
  • Comprimento: 14 centímetros
  • USB-C a USB-C
  • USB4
  • Carregamento até 100W
  • Vídeo 8K 60Hz
  • Transferência de dados até 40Gbit/s
  • Material de borracha flexível
O cabo USB4 FlexPro da CobraTether já está disponível em Portugal através da Robisa, com um preço recomendado de 20,79 euros.


HUAWEI nova 13 Series chega a Portugal

A pensar no espírito criativo da geração mais jovem, a HUAWEI nova 13 Series introduz a funcionalidade AI Best Expression, incorpora câmaras de alta qualidade e suporta retratos multifocais. Inspirada em elementos da alta-costura, apresenta-se em três cores – verde, preto e branco –, com um design de textura de xadrez dinâmico, que une sofisticação e minimalismo, refletindo a estética Fashion Forward da marca. A nova linha de smartphones já está disponível online, na Huawei Store.

Design clássico e intemporal com textura de xadrez
Mantendo-se fiel à sua estética minimalista e moderna, a HUAWEI nova 13 Series introduz o design de textura de xadrez dinâmico nas versões verde (nova 13 Pro) e branca (nova 13), com um brilho delicado que muda subtilmente consoante os ângulos de visão. A tampa traseira exibe o acabamento Star Effect, que lhe confere uma textura acetinada, para um toque mais suave.

Múltiplas funcionalidades para capturar os melhores momentos
A HUAWEI nova 13 Series estreia a funcionalidade AI Best Expression, que ajuda a melhorar as fotografias de sequência através de ajustes inteligentes de Inteligência Artificial (IA). Assim, permite aos utilizadores escolherem as expressões mais naturais, garantindo que todos estão no seu melhor. Além disso, suporta retratos multifocais 1 nas câmaras frontais e traseiras. A fotografia multifocal é obtida através da sinergia de várias câmaras. O modo Fotografia é recomendado para retratos de grande-angular, enquanto o modo Retrato é recomendado para outras distâncias focais.
O AI HDR 2 reconhece automaticamente os cenários da fotografia e refina as imagens de forma inteligente, resultando em detalhes mais nítidos e cores mais vivas.

O HUAWEI nova 13 Pro apresenta uma câmara de abertura ajustável de 50 MP, atualizada com uma gama de abertura variável de F1.4 a F4.0. Este sistema de abertura inteligente consegue identificar os cenários e ajustar as definições em conformidade para ajudar os utilizadores a captar momentos deslumbrantes. Equipada com estabilização ótica da imagem (OIS), a câmara melhora a sensibilidade à luz para obter resultados mais nítidos em condições de luz desfavoráveis. Por sua vez, a teleobjetiva para retratos com zoom ótico 3X com OIS oferece opções de zoom versáteis, perfeitas para retratos de média a longa distância. Isto permite obter imagens detalhadas e nítidas, ao mesmo tempo que mantém uma composição limpa e visualmente impressionante, quer se trate de captar grandes planos ou paisagens.

Nova funcionalidade para redução da fadiga ocular
A HUAWEI nova 13 Series possui o ecrã AI Eye Comfort 3 , cuja tecnologia foi desenvolvida para garantir uma melhor visualização em locais pouco iluminados. Graças à inteligência artificial, reconhece a iluminação do ambiente e adapta os níveis de luz azul emitidos, de forma a proporcionar uma experiência mais confortável e diminuir o esforço ocular. O HUAWEI nova 13 Pro integra um ecrã LTPO com uma taxa de atualização de 120 Hz, para um desempenho energético eficiente e uma experiência visual fluída. A funcionalidade Always-On Display (AOD) proporciona uma visualização rápida de informações essenciais, enquanto a Splash Touch & Touch Optimisation garante uma interação simples e precisa, mesmo com o ecrã molhado.

Carregamento rápido e bateria de longa duração
A HUAWEI nova 13 Series apresenta o novo HUAWEI SuperCharge Turbo de 100 W com Controlo de Temperatura de Precisão de IA, para uma saída de energia estável. Desta forma, o HUAWEI nova 13 Pro consegue carregar até 50% em apenas 9 minutos 4 e o HUAWEI nova 13 atinge 50% em 10 minutos 5 . Apesar do corpo fino e leve, incorpora uma poderosa bateria de 5000mAh 6 , para uma utilização duradoura e sem preocupações.

HUAWEI NOVA 13
PVRP: 549,00€
Oferta de lançamento: HUAWEI FreeBuds 5
Cores: preto e branco

HUAWEI NOVA 13 PRO
PVRP: 699,00€
Oferta de lançamento: HUAWEI FreeBuds 5
Cores: preto e verde


QNAP lança myQNAPcloud Storage

A QNAP lançou oficialmente o myQNAPcloud Storage. Concebido para satisfazer as necessidades de armazenamento de dados e de proteção de dados à prova de desastres para indivíduos e empresas, este serviço oferece um armazenamento cloud contínuo, de elevado desempenho e seguro, com outras vantagens, como a transferência gratuita de dados.

O myQNAPcloud Storage integra-se perfeitamente com as soluções de backup em NAS QNAP, incluindo a popular app Hybrid Backup Sync, fornecendo aos utilizadores uma solução de armazenamento cloud híbrida que simplifica o backup de dados, a sincronização e a partilha de ficheiros. Ao combinar a fiabilidade do NAS local com a escalabilidade do armazenamento na cloud, os utilizadores podem desfrutar de opções de armazenamento flexíveis e económicas que se adaptam às suas necessidades específicas.

Principais funcionalidades e benefícios:
  • 16GB de armazenamento grátis: Todos os utilizadores com uma conta QNAP têm direito a 16 GB de espaço de armazenamento gratuito como padrão.
  • Subscrições económicas: Custos de subscrição significativamente mais baixos em comparação com outros serviços cloud, tornando-o uma escolha económica para as empresas.
  • Sem custos de transferência de dados: Poupe mais, pois o myQNAPcloud Storage elimina os tradicionais custos relacionadas com a transferência de dados.
  • 13 centros de dados globais: Desfrute de desempenho e velocidade inigualáveis com 13 centros de dados estrategicamente localizados em todo o mundo.
  • Imutabilidade de dados: Obtida através da tecnologia WORM (Write Once, Read Many) e Object Lock, garantindo que os seus dados críticos estão protegidos contra ransomware e modificações acidentais.
  • Fácil gestão de dados: As funcionalidades incluem controlo de versões, definições de ciclo de vida, privilégios de acesso e monitorização de atividades, melhorando a eficiência da gestão de dados empresariais.
  • Segurança completa: Salvaguarde os seus dados com encriptação do lado do servidor e cofre pessoal, garantindo a máxima privacidade e proteção contra o acesso não autorizado.
  • Acessibilidade global: Aceda aos seus dados em qualquer altura e em qualquer lugar, utilizando uma vasta gama de dispositivos e plataformas, incluindo a aplicação móvel Qfile Pro.

O myQNAPcloud Storage está agora oficialmente disponível, e todas as contas QNAP têm direito a 16GB de armazenamento gratuito. Para saber mais sobre o serviço myQNAPcloud Storage, incluindo planos de subscrição e preços, consulte https://www.qnap.com/go/software/myqnapcloud-storage.


Starship explode no 7º voo - mas Super Heavy faz aterragem com sucesso

17-01-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O sétimo voo de teste da Starship teve resultados mistos, com a nova versão da Starship a explodir, mas com o booster Super Heavy a conseguir mais uma aterragem bem sucedida na torre.

Para o sétimo voo de teste a SpaceX estava a lançar a Starship numa nova variante mais evoluída, mas infelizmente não pudemos ver um voo bem sucedido do início ao fim. A SpaceX diz que, pelos dados preliminares, terá deflagrado um incêndio a bordo que levou à explosão da Starship cerca de 8 minutos após o lançamento.

Em jeito de compensação, do lado do Super Heavy booster tudo correu (quase) perfeitamente. Apesar de um dos motores ter falhado - ficando só com 12 motores activos em vez dos 13 planeados - o Super Heavy conseguiu efectuar a sempre espectacular manobra de aterragem "suspensa" na torre.

Mechazilla has caught the Super Heavy booster! pic.twitter.com/aq91TloYzY

— SpaceX (@SpaceX) January 16, 2025

Watch Starship's seventh flight test → https://t.co/QNCSPTewLA https://t.co/wWJtyFMrfI

— SpaceX (@SpaceX) January 14, 2025
Como habitual, a SpaceX não vê a destruição da Starship como uma derrota, mas apenas como mais uma oportunidade para aprender e melhorar o seu processo de rápida evolução. A próxima Starship e Super Heavy já estão prontos para o próximo voo de teste, que deverá ocorrer em breve.

Resta saber como este percalço irá afectar os planos da SpaceX. Para o próximo voo a SpaceX esperava já conseguir fazer a aterragem da Starship em terra firme (até agora tem feito pousos simulados no mar), coisa que agora poderá ser adiada para um voo posterior (ou não).

Falha permite contornar UEFI Secure Boot e instalar bootkits indetectáveis

16-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Foi descoberta uma vulnerabilidade, identificada como CVE-2024-7344, que permite a instalação de bootkits indetectáveis mesmo em sistemas com o UEFI Secure Boot activado.

O problema está numa aplicação assinada pela Microsoft e usada em várias ferramentas de recuperação, deixando os sistemas em risco. Uma vez que os bootkits são executados antes do arranque do próprio sistema operativo, tornam-se extremamente perigosos, sendo de difícil detecção e resistindo às tácticas habituais de limpeza como a reinstalação do sistema operativo.

A falha está num processo inseguro do PE loader da aplicação, que ignora os protocolos de validação do Secure Boot. Em vez de usar serviços seguros e recomendados, como o "LoadImage" e "StartImage", este loader decifra e executa binários com implementações próprias. Atacantes podem tirar partido desta falha, substituindo o loader do sistema por um vulnerável e introduzindo binários maliciosos.



A ESET identificou várias ferramentas afectadas, incluindo o Howyar SysReturn, Greenware GreenGuard e outras, em versões lançadas antes do final de 2024. A Microsoft revogou os certificados das aplicações vulneráveis na actualização de 14 de Janeiro de 2025, o que ajudar a minimizar o impacto da falha nos sistemas actualizados.

Tendo em conta o factor altamente atractivo dos bootkits para os atacantes, é fortemente recomendado que se façam as actualizações quanto antes, já que é extremamente provável que em breve comece a surgir malware e spyware que tente tirar partido desta falha nos sistemas desactualizados.

Nintendo mostra Switch 2

16-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Nintendo levantou o véu da nova Nintendo Switch 2, que terá apresentação oficial a 2 de Abril.

Não querendo arriscar a que mais leaks estragassem a surpresa, a Nintendo mostrou a muito aguardada sucessora da popular Nintendo Switch. A Nintendo Switch 2 mantém o mesmo formato, com tamanho ligeiramente maior, mas com algumas melhorias derivadas dos pedidos dos utilizadores.

A Switch 2 vem com um suporte integrado na traseira, facilitando o processo de a colocar na posição pretendida quando não estiver a ser segurada nas mãos. É compatível com os cartões de jogos da Switch original, mas traz uma grande diferença a nível dos Joy-Cons: o sistema de encaixe por calha dá lugar a um sistema de encaixe magnético, que promete ser mais fácil e prático de usar, e possibilitando a remoção e colocação dos Joy-Cons de forma bastante mais imediata.



Infelizmente, não foi dito se, a nível dos Thumbsticks, se passou a usar mecanismo "Hall Effect" livre do tradicional problema que afecta os Joy-Cons existentes, que com o desgaste, ao longo do tempo, começam a causar movimentos fantasma. Pode ser que a Nintendo não faça os fãs esperar até Abril e vá revelando mais detalhes ao longo das próximas semanas.

Notícias do dia

16-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

New Glenn faz primeiro voo com sucesso - mas sem aterrar; Hailuo lança modelo AI MiniMax-01 com contexto de 4M; Google vai remover avaliações de apps do sistema na Play Store; Starlink lança plano de €9 na Austrália; Google Chrome prepara links para secções nos PDF; e jogo Doom recriado num PDF (jogável).

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

Google Lens com arranque directo da câmara

Demonstrando a intenção do Google Lens ser a "janela para o mundo", a Google mudou o Google Lens - tanto em Android como no iOS - de modo a abrir automaticamente no modo de visão da câmara.

Até agora o Google Lens abria na vista da galeria de fotos, e mesmo tendo a visão da câmara em thumbnail, isso fazia com que implicitamente desse a ideia de estar mais orientado para lidar com fotos já captadas. Mas, com a Google a promover o Circle to Search para fazer pesquisas visuais de tudo o que esteja no ecrã do smartphone, faz todo o sentido que o Lens passe a dar destaque à análise do que se estiver a ver através da câmara, sem necessidade de qualquer toque ou gesto extra.


Nvidia RTX 50xx é 15-30% mais rápida que geração anterior

Apesar de prometer o dobro do desempenho nos jogos, a Nvidia reconheceu que a melhoria da sua mais recente geração RTX 50xx é, na realidade, de 15-30% face à geração RTX 40xx em termos de potência real, sem considerar a ajuda dos modos DLSS.
  • GeForce RTX 5090 vs RTX 4090 (Native RT / No DLSS) = +30%
  • GeForce RTX 5080 vs RTX 4080 (Native RT / No DLSS) = +15%
  • GeForce RTX 5070 Ti vs RTX 4070 Ti (Native RT / No DLSS) = +20%
  • GeForce RTX 5070 vs RTX 4070 (Native RT / No DLSS) = +20%
De acordo com a Nvidia, mais de 80% activa os modos DLSS, pelo que é de esperar que estas diferenças sejam irrelevantes em termos práticos, com os jogadores a darem prioridade ao frame rate com recurso aos pixeis "inventados" por AI em vez dos pixeis "puros" sem recurso a estas técnicas.


Samsung mostra TV microLED LCD

A Samsung continua a ser infeliz na forma como promove os seus produtos. No passado já tivemos as QLED a criar confusão com as OLED - e ainda mais agora, que também temos QD-OLED - e a tendência continua com a sua mais recente TV microLED.

Apesar de automaticamente se poder pensar que se trataria de um ecrã microLED, na prática não é bem assim. O televisor Samsung RGB microLED é na verdade um televisor LCD, mas que troca os mini LED usados no painel backlight por microLED. Isto permite aumentar drasticamente o número de LEDs aplicados (três vezes mais), melhorando a luminosidade e uniformidade, e também a profundidade de cor (o uso dos microLEDs RGB cria cores mais puras que os miniLEDs azuis com Quantum Dots para mudança de cor) e resolução das zonas de local dimming.

Este modelo vai estar disponível em tamanhos de 75" e 85" com resolução 4K, e em 98" com resolução 8K. A grande questão é saber se o custo acrescido fará sentido face a comprar um televisor OLED.


Apple estuda Face ID por baixo do ecrã

Uma patente da Apple revela que a empresa continua a procurar uma forma de colocar o sistema Face ID de forma invisível por trás do ecrã, de modo a evitar os notches e recortes, actualmente na forma da "Dynamic Island".

Uma das dificuldades do sistema está na projecção da luz IR através do ecrã, algo que a Apple quer resolver ganhando espaço livre no ecrã com a remoção de alguns subpíxeis, de modo a tornar essa área mais transparente à passagem da luz. O risco desta proposta é a de que a área de ecrã nesta secção acabe por ter resolução ou tonalidade diferente da do resto do ecrã - ao estilo do que já aconteceu com gerações anteriores dos sistemas de câmaras sob o ecrã. Ainda assim, seria sempre melhor do que ter uma área de espaço inutilizado como agora acontece.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Zenith foi uma das marcas que acompanhou a revolução inicial dos PCs, sendo criada em 1979, mas não resistindo às décadas. Viria a ser absorvida pela Packard Bell e NEC em 1996.

Xiaomi Smart Band 9 a €35

16-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 9 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Xiaomi Smart Band 9 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 1200 nits de luminosidade. Além das suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi, também tem a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas, ao estilo da Smart Band 8 - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 9 por 35 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o Redmi Watch 3. E claro, podem também sempre considerar a anterior Mi Band 8, que continua a ser uma opção a ter em conta.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de 21 dias de uso típico, que passam para cerca de uma semana com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Chrome prepara links para secções nos PDF

16-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está a preparar a expansão do "Text Fragment" aos PDFs, permitindo criar links para partes específicas dentro dos documentos.

Desde 2020 que o Chrome suporta os Text Fragment, links que podem localizar automaticamente uma secção de uma página web, útil para posicionar o browser no ponto exacto que se quer e realçar uma frase específica - particularmente útil no caso de páginas longas. Agora, a Google está a preparar o mesmo para documentos PDF.

Por agora a funcionalidade ainda está a ser testada - sem garantia de que venha a ter lançamento público - mas a ideia é precisamente a mesma: permitir que os utilizadores seleccionem uma parte de um PDF e criem um link que direccione para esse local.
Tal como os links com Text Fragments na web - que têm o seguinte formato: parte normal do URL #:~: texto a destacar - estes links fazem todo o sentido que sejam aplicados nos PDFs, já que se trata de um formato onde é ainda mais comum haver documentos com múltiplas páginas, e o método de indicar uma secção específica tem que ser de forma conversacional "vê na página X no parágrafo Y".

Pode não ser tão espectacular como ter o jogo Doom a correr dentro de um PDF, mas é algo que acaba por ter aplicação prática bastante mais útil.

Starlink lança plano de €9 na Austrália

16-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O serviço de internet via satélite Starlink da SpaceX lançou um novo plano ultra-económico de apenas €9 por mês - mas limitado a 5 GB de dados.

A SpaceX está a tentar (re)cativar clientes na Austrália com um curioso plano de baixo custo. Agora, passam a poder ter internet em qualquer ponto do território, via satélite, por apenas 9 euros por mês (15 dólares australianos).

Claro que este valor reduzido vem acompanhado por um "senão", que se materializa num reduzido limite de dados de apenas 5 GB.

Por agora este plano está a ser oferecido a ex-clientes Starlink, que tenham cancelado o serviço ou tenham sinalizado essa intenção. A SpaceX espera que o valor reduzido seja suficiente para que os clientes mantenham o serviço, nem que seja - como eles próprios dizem - para funcionar em jeito de backup caso percam a sua ligação principal à internet. Nessa vertente, e para emergências, poderá haver quem não se importe de pagar este valor, bastante mais simpático que o valor normal da mensalidade.

Por cá o serviço Starlink também tem apostado em preços agressivos, actualmente disponibilizando a antena por €249 e uma mensalidade de €40 por dados ilimitados, mas o grande risco é que isso é algo que pode ser alterado a qualquer momento. Nos EUA a mensalidade já passou para $120(!) tendo recentemente sido lançada uma modalidade mais económica de $50 com limite de 50 GB de dados.

Google vai remover avaliações de apps do sistema na Play Store

16-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a preparar a remoção das avaliações das algumas das apps de sistema Android na Play Store.

Uma análise à mais recente versão da Play Store revelou algumas alterações que estão a ser preparadas. A Google está a considerar a remoção da avaliação das apps de sistema, em vez disso apresentando uma página de detalhes simplificada em relação às apps tradicionais.

A medida pode visar eliminar as avaliações injustas de partes do sistema, que são instalados através da Play Store, como os Google Play Services, que alguns utilizadores podem desconhecer e considerar que se trata de algum "malware" - uma vez que não é algo que os utilizadores instalem manualmente nos seus smartphones Android.
Esta alteração também remove a parte do feedback dos utilizadores, o que também fica em linha com o objectivo pretendido - quem quiser reportar problemas neste tipo de componentes de sistema melhor resultado terá fazendo-o através dos canais adequados (canal beta, etc.) em vez do sistema de comentários públicos.

Refira-se que estas "apps" que estão a ser alvo de remoção de avaliação são apps de sistema que nem sequer podem ser acedidas na Play Store através da pesquisa no smartphone, só sendo possível chegar até elas usando links directos, ou mergulhando nas definições das apps do sistema, ou quando aparecem na lista para serem actualizadas.

|