PlanetGeek

Notícias do dia

07-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Nvidia apresenta RTX 5090 e RTX 5080 com DLSS 4/a>; OpenAI diz já saber como atingir a AGI e segue rumo à superinteligência; Samsung vai apresentar Galaxy S25 a 22 de Janeiro; Xiaomi Mix Flip 2 mais fino e com bateria maior; e Bing imita Google para tentar manter utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Meta abandona fact-checking e reduz moderação

Parecendo reconhecer que não tem capacidade para lidar com o problema, a Meta anunciou o fim dos programas de verificação de factos e a redução das regras de moderação, gerando bastante curiosidade quanto ao tipo de conteúdos que começará a proliferar nas suas redes.

Em vez de serviços externos (e supostamente isentos) de verificação de factos, a Meta vai fazer aquilo que faz melhor - copiar serviços concorrentes - adoptando um sistema ao estilo das Community Notes usado no X, em que a verificação dos factos fica a cargo dos próprios utilizadores, que poderão anexar contexto adicional às publicações. A ver pelo que tem acontecido no X, esse sistema torna-se frequentemente numa autêntica batalha campal, onde utilizadores com diferentes pontos de vista se insultam mutuamente e criticam os contextos "contrários". Adicionalmente, essas community notes pouco ou nenhum efeito têm tido a nível de impedir que Elon Musk e outras personalidades espalhem notícias falsas ou descontextualizadas, para milhões de seguidores, e facilmente se prevê que o mesmo aconteça nas plataformas da Meta (Facebook, Instagram, Threads).


Meta cria deepfakes não-solicitados dos utilizadores

Não contente com o abandono do fact-checking (acima) e planos para rechear as suas redes com bots AI, a Meta está também a tomar a liberdade de criar deepfakes não solicitados dos utilizadores, gerando imagens AI que mostram os utilizadores em diferentes cenários.

A Meta apresenta isto como sendo algo "imaginado para os utilizadores", certamente tentando fazer esquecer que continua a ser um caso de uso potencialmente indevido da imagem dos utilizadores. O que virá a seguir, aplicar estes rostos em bots AI, e apresentando-os como sendo em benefício dos utilizadores, de modo a que mantenham uma actividade aparente na plataforma se não estiverm a cumprir as "quotas mínimas" que a Meta considera aceitáveis?


Nvidia aposta na revolução robótica e lança super-computador DIGITS

A par dos novos GPUs RTX 50xx a Nvidia também apresentou novidades a nível de mini-supercomputadores e modelos AI, incluindo alguns vocacionados para o controlo de robots humanóides. Um sector que a empresa acredita que irá ter um papel revolucionário na sociedade ao longo dos próximos anos, assumindo que os robots humanóides começarão a substituir, cada vez mais, o trabalho manual que até agora apenas podia ser feito por pessoas.

Entre os produtos está o Project DIGITS, um super-computador de $3000 do tamanho de uma pequena caixa, com um GPU Blackwell, 128 GB de RAM e SSD de 4 TB, que pode correr localmente modelos AI com 200B de parâmetros. Por agora ainda será destinado a investigadores e entusiastas, mas podemos antever que será representativo do tipo de capacidade AI que, dentro de alguns anos, poderá ser obtida a uma fracção deste valor - podendo até talvez estar integrado em todo o tipo de produtos.


Xbox Cloud Gaming chega às Smart TVs LG

Depois das TVs da Samsung, a MS faz expande os seus planos de levar os jogos Xbox a todos os ecrãs, anunciando a chegada do serviço Xbox Cloud Gaming às Smart TVs da LG.

Isto significa que, quem tiver uma TV LG compatível, poderá ter acesso imediato a centenas de jogos Xbox, sem necessidade de uma consola ou PC, via streaming. E recentemente, o serviço de jogos via cloud passou a incluir não só o catálogo "xCloud" mas também alguns dos jogos que já tiverem sido comprados, tornando o serviço ainda mais apelativo. Embora esteja associado a uma subscrição - o que não agradará a todos - não deixa de ser uma excelente forma no sentido de fazer com que se possa comprar um jogo uma vez e jogá-lo em "qualquer ecrã" independentemente de ser um PC, tablet, smartphone, ou TV.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Swype começou a ganhar popularidade em 2008, apresentando uma forma de escrever em que bastava desenhar um traço contínuo sobre as teclas de um teclado virtual. Foi criado pelo inventor do sistema T9, e apesar de ter sido descontinuado em 2018, muitos dos teclados virtuais actuais acabaram por implementar métodos idênticos.

SSD externo Crucial X9 2TB a €132

07-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Ideal para transportar até 2 TB de dados de forma rápida e compacta, ou para ser usado em aplicações onde pens USB ou cartões de memória não sejam adequados, este SSD externo Crucial X9 apresenta-se como solução eficiente e económica.

Há situações onde uma pen USB ou cartão de memória servem para transferir ou armazenar dados; outros casos há onde será conveniente optar por um suporte mais fiável e / ou de maior velocidade. Este SSD externo Crucial X9 vem com ficha USB-C e está disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB e 4 TB, mediante as necessidades.
O SSD externo Crucial X9 de 2 TB está disponível por 132 euros na Amazon Espanha. Também têm a versão de 1TB, mais económica.

As velocidades de transferência anunciadas são de 1050 MB/s, mais de que adequadas para a maioria dos utilizadores, facilitando o processo de transferência de centenas de gigabytes sem grande desespero. De resto, temos ainda o descanso adicional de ser um SSD que utiliza memórias flash da Micron, o que também serve para dar alguma confiança quanto à sua fiabilidade e longevidade.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Philips Hue ganha assistente AI

07-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Signify não conseguiu resistir à moda "AI" e lança um assistente AI para assistir na criação de cenas de iluminação personalizadas.

O sistema Philips Hue vai ganhar assistente AI de iluminação, que promete facilicar a criação de cenas de iluminação personalizadas para diferentes ocasiões. Esta funcionalidade aceitar comandos de voz ou texto como "Cria uma cena para uma festa no jardim", recomendando cenas existentes ou criando novas. Além disso, o assistente pode ajustar brilho e cores das luzes já configuradas.

Isto vem confirmar os rumores que surgiram nos últimos meses, que referiam uma funcionalidade "AI Playground". Embora se pensasse que a criação de cenas estaria limitada a comandos por texto, a versão final inclui também o mais prático controlo por voz, que se torna mais interessante para a criação de cenas "no momento".
O assistente AI Philips Hue será lançado no primeiro trimestre de 2025, juntando-se a todos os sistemas já existentes de criação de cenas - incluindo o que pode criar cenas com base em imagens, adoptando as cores mais características.

Adicionalmente, temos também melhorias no seu sistema de segurança inteligente, como detecção de sons de alarme de fumo, e transmissão em direto de câmaras para dispositivos Amazon Alexa com ecrã e Google Nest Hub.

Nvidia DLSS 4 só fica disponível nos GPUs RTX 50xx

07-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A acompanhar os novos GPUs RTX 50xx, a Nvidia apresentou a nova geração DLSS 4 que promete melhorar a qualidade e multiplicar o framerate por 8x.

A Nvidia anunciou o DLSS 4, o mais recente avanço na sua tecnologia de rendering com AI, estreado nos novos GPUs da série RTX 50. A principal novidade é o Multi Frame Generation, capaz de gerar até três frames adicionais por cada frame calculado tradicionalmente, multiplicando o frame rate até 8X. Segundo a Nvidia, este avanço torna possível jogar em 4K a 240fps com ray tracing completo.

O DLSS 4 recorre a modelos de AI baseados em transformers, semelhantes aos utilizados em ferramentas como o ChatGPT e Gemini. Estes modelos são mais rápidos, utilizam 30% menos VRAM e prometem visuais melhorados, com menos ghosting e frames mais estáveis. As melhorias abrangem funcionalidades como Ray Reconstruction, Super Resolution e DLAA em todos as GPUs RTX, enquanto 75 jogos e aplicações, incluindo Alan Wake 2 e Cyberpunk 2077, terão suporte ao Multi Frame Generation no lançamento.

Além do DLSS 4, a Nvidia revelou o Reflex 2 com Frame Warp, projetado para reduzir a latência até 75%. Esta tecnologia ajusta dinamicamente a posição da câmara em tempo real, processando as alterações imediatamente antes da exibição. Testes iniciais com The Finals mostram uma redução de latência de 27ms para 14ms. O Reflex 2 será lançado inicialmente nas GPUs RTX 50 e expandido para outras placas RTX posteriormente.



Para jogos mais antigos com suporte DLSS, a Nvidia lançou nopvas opções DLSS Override nos seus drivers, permitindo activar o Multi Frame Generation mesmo em jogos que ainda não tenham recebido actualizações para essa funcionalidade, permitindo desfrutar das melhorias desde logo. Mas, importa relembrar que o DLSS 4 e as suas vantagens só ficam disponíveis nos GPUs da geração RTX 50xx.

LG apresenta candeeiro projector

07-01-2025 | 13:14 | A Minha Alegre Casinha

A LG entra em 2025 com um curioso candeeiro de pé que também é um projector, e um novo projector compacto 4K de curta-distância.

A LG está a preparar a entrada no novo ano com dois projectores que irão atrair as atenções no CES. O destaque vai para o original PF600U, que combina um projector Full HD, coluna Bluetooth e candeeiro de pé, num dispositivo três-em-um. Este modelo possibilita iluminação RGB ambiente, som, e pode transformar qualquer parede num ecrã.

A cabeça do projector do PF600U inclina até 110 graus e conta com ajuste automático de imagem, facilitando a configuração. No entanto, com apenas 300 ANSI lumens de brilho, a imagem de 1920 x 1080 é mais adequada para ambientes com baixa luminosidade.
Para quem não dispensar a resolução 4K num formato mais tradicional, o CineBeam S (PU615U) é um projector 4K ultra-compacto com apenas 16 cm, e com fonte de luz laser RGB. Com capacidade de ultra-curta distância, pode projectar grandes imagens a poucos centímetros da parede. Suporta Dolby Atmos através de colunas estéreo, mas o brilho de 500 ANSI também faz com que apenas seja recomendado para utilização em salas escurecidas.

A LG ainda não revelou preços ou datas de lançamento, sendo algo que se espera que aconteça durante o CES.

Nvidia apresenta RTX 5090 e RTX 5080

07-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Nvidia começa o ano de 2025 apresentando a nova geração de GPUs RTX 5090, RTX 5080, RTX 5070 Ti, e RTX 5070, que duplicam o desempenho face à geração anterior.

Depois de muitos meses de espera e curiosidade, a Nvidia apresentou a geração RTX 50xx que, uma vez mais, vem elevar o nível de desempenho gráfico nos jogos e aplicações 3D.

Para esta geração a Nvidia aponta para a duplicação do desempenho face às placas da geração anterior, embora parte significativa desse desempenho seja conseguido com recurso à "batota" da melhoria de resolução e geração de imagens, por via do novo DLSS 4.

Começando pelo elemento crítico do preço, para esta geração os patamares definidos são de $1999 para RTX 5090, $999 para a RTX 5080, $749 RTX para a 5070 Ti, e $549 para a RTX 5070. Todas elas com interface PCIe 5.0 e suportando DisplayPort 2.1b que permite monitores com resoluções até 8K e 165 Hz.

No caso do modelo topo de gama, a RTX 5090, a primeira surpresa vai para o seu tamanho compacto, que possibilita a sua instalação em PCs compactos. Conta com 32 GB de memória GDDR7 com largura de banda de 1792 GB/s, e 21.760 CUDA cores. A placa pode gastar até 575 W com a Nvidia a recomendar o uso de uma fonte de 1000 W. A Nvidia demonstrou o Cyberpunk 2077 com ray tracing a correr a 238 fps nesta nova placa (com DLSS 4), face aos 106 fps conseguidos pela RTX 4090 com DLSS 3.6.

A RTX 5080 também promete o dobro do desempenho da RTX 4080, chegando com 16 GB GDDR7 (960 GB/s), 10.752 CUDA cores, e consumo de 360 W (recomendação de fonte de 850 W). A RTX 5070 Ti chega com 16 GB GDDR7 (896 GB/s), 8.960 CUDA cores, 300 W (fonte 750 W recomendada). E a RTX 5070 fica-se pelos 12 GB GDDR7 (672 GB/s), 6.144 CUDA cores, e 250 W (fonte recomendada de 650 W).




A Nvidia diz que os jogadores poderão obter um nível de desempenho idêntico ao de uma RTX 4090 com a mais económica RTX 5070, e também haverá variantes destes GPUs para uso em portáteis, que começarão a chegar ao mercado em Março.

Agora, e como sempre, a decisão final ficará a cargo do orçamento disponível de cada um.

Honda recorre à Huawei para acelerar automóveis Ye

07-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Honda vai usar a tecnologia de assistência à condução da Huawei para a sua marca EV "Ye", como forma de acelerar o seu lançamento na China.

Lançada em Abril de 2024, a marca "Ye" da Honda destina-se ao mercado chinês, com modelos como o Ye P7, Ye S7 e Ye GT. No entanto, os planos iniciais para lançar os modelos P7 e S7 no final de 2024 falharam, com as novas estimativas a apontarem para o arranque da marca no início de 2025. Parte desse adiamento estará relacionado com os atrasos no desenvolvimento dos seus sistemas de assistência à condução - já presentes em praticamente todos os modelos de marcas chinesas - e que a Honda terá decidido ultrapassar da forma mais fácil, adoptando o sistema já desenvolvido pela Huawei.

Ainda assim, isto não significa o abandono total do seu sistema próprio, com alguns especialistas a acreditarem que a marca poderá oferecer os dois sistemas, o da Huawei ou o Sensing 360+ da Honda, deixando que sejam os consumidores a decidir qual preferem.
A Honda é outro dos fabricantes que tem sentido fortemente a quebra de vendas na China, tendo registado uma redução de 30.7% em 2024. Para esta tentativa de reinvenção com oferta de modelos eléctricos, a Honda está a fazer o que muitos outros fabricantes internacionais têm feito, recorrendo a parcerias com fabricantes chinesas, mais concretamente recorrendo a uma fábrica da Dongfeng Motor em Wuhan e outra da GAC em Guangzhou.

Ganha um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh

07-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Sempre prático para todas as ocasiões, este powerbank permite prolongar a tranquilidade de utilizar um smartphone (ou outros equipamentos electrónicos) longe de uma tomada e carregador. No caso deste Bogseth de 10000 mAh, serve de backup compacto que pode recarregar um smartphone várias vezes, esticando a sua autonomia enquanto se está longe de uma tomada ou porta USB.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Xiaomi Mix Flip 2 mais fino e com bateria maior

07-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A próxima geração do dobrável Mix Flip 2 da Xiaomi consegue reduzir a espessura apesar de aumentar a capacidade da bateria.

Apesar de empresas como a Samsung aparentemente estarem a moderar a sua aposta nos dobráveis, a Xiaomi parece não ter receio do sucesso do seu Mix Flip, ao ponto de até estar a acelerar o lançamento do Mix Flip 2.

Segundo os rumores de início de ano, o Mix Flip 2 vai marcar uma evolução significativa face ao dobrável original, e que irá conseguir reduzir a sua espessura (16 mm dobrado, 7.6 mm aberto) e peso (190 g). Mais impressionante - se estas informações se vierem a confirmar - é que apesar destas reduções, a bateria deverá passar de 4780 mAh para 5600 mAh ou 5700 mAh, uma capacidade idêntica à dos smartphones não dobráveis e que asseguraria que o Mix Flip 2 não seria penalizado em termos de autonomia para quem preferisse esse formato.
O Mix Flip original pode ser encontrado por cerca de 1000 euros, sendo esperado que a próxima geração mantenha o mesmo patamar de preços do modelo actual.

Samsung apresenta Galaxy S25 a 22 de Janeiro

07-01-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A próxima geração Galaxy S25 da Samsung tem apresentação oficial marcada para 22 de Janeiro.

Estamos a cerca de duas semanas do Samsung Unpacked que nos vai dar a conhecer a mais recente geração da família Galaxy S (25) da Samsung.

A marca sul-coreana já confirmou a realização do evento Samsung Unpacked a 22 de Janeiro, onde serão revelados os novos Galaxy S25, S25+, e S255 Ultra. Mas, como já tem vindo a ser tradição, a internet também tem sido inundada por informação e imagens de como serão estes novos modelos. Um dos leaks mais recentes praticamente confirma o seu design, conseguido - uma vez mais - por via de um fabricante de capas de protecção.
Com as indicações de que a Samsung está a reduzir a aposta nos dobráveis por não estarem a atingir os volumes de venda pretendidos, vai ser interessante ver se isso se irá reflectir sobre a política de preços da gama Galaxy S.

OpenAI segue rumo à superinteligência

06-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI considera a AGI como sendo um objectivo já superado, e define a próxima meta como sendo a superinteligência.

Sam Altman partilhou as suas reflexões de final/início de ano, e diz que neste momento a OpenAI acredita saber como alcançar a Inteligência Geral Artificial (AGI), e que já se está a focar no passo seguinte, o desenvolvimento de sistemas que ultrapassem significativamente as capacidades humanas, designados por "superinteligência".

A OpenAI define AGI como sistemas altamente autónomos que superam os humanos em tarefas economicamente valiosas, algo que Altman diz que as próximas gerações dos seus modelos AI conseguirão fazer ainda de melhor forma que os modelos actuais, podendo ser integrados nas empresas como "trabalhadores virtuais" - embora reconheça que ainda existam problemas a nível de erros, alucinações, e também custo. No entanto, a parte chave é que a OpenAI acha que a criação destes sistemas é algo que já está dominado, definindo como grande objectivo a criação de uma superinteligência, que potencialmente poderá ser atingida na próxima década.

Muitos especialistas acreditam que já se estão a dar os primeiros passos neste sentido, ao usar modelos AI que são capazes de se auto-melhorar com aprendizagem própria - ao estilo do que tem sido feito nos modelos mais recentes, que usam dados gerados por outros modelos AI para se treinarem, como forma de evitarem o uso de dados que potencialmente estejam sujeitos a direitos de autor.

Uma coisa é certa, embora alguns receiem que uma superinteligência possa escapar ao controlo dos humanos como imaginado em muitas histórias de ficção científica, a verdade é que isso poderá ser visto como algo inevitável de ser desenvolvido, nem que seja pelo simples facto de nenhuma grande potência se querer arriscar a ficar para trás neste campo face a nações rivais.

Bing imita Google para tentar manter utilizadores

06-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está dissuadir utilizadores de mudarem do Bing para o Google, apresentando uma página que pode ser facilmente confundida com a da Google.

A MS já é conhecida por recorrer a todo o tipo de tácticas enganadoras e intrusivas para forçar o uso do Edge em vez de um browser como o Chrome. Desta vez, temos uma táctica que, apesar de curiosa, não deixa de poder continuar a ser considerada enganadora.

Ao se pesquisar "Google" ou "Google.com" no Bing, o motor de busca apresenta uma página com um design minimalista que se assemelha ao interface da página da Google. A página inclui um layout minimalista, com uma barra de pesquisa central e ilustrações simples, criando uma sensação familiar que pode confundir os utilizadores.

Microsoft Bing is trying to mimic Google UI when people search Google on Bing : https://t.co/1LSfwZXPrF #Google #Microsoft

Microsoft is experimenting with a genuis tactic on Bing to mimic Google’s UI when users search for "Google," displaying an animated, Google-like interface… pic.twitter.com/WVovFOe8XY

— Windows Latest (@WindowsLatest) January 6, 2025
Este novo design aparece apenas quando os utilizadores estão desligados das suas contas Microsoft. A barra de pesquisa superior característica do Bing permanece oculta até se fazer scroll, reforçando a ilusão de se estar na página da Google.

Apesar da página não enganar os utilizadores mais experientes, poderá ser suficientemente aproximada para fazer com que outros utilizadores menos informados acreditem estar a usar a pesquisa da Google quando, na realidade, continuam no Bing. Ao estilo das campanhas de spam, mesmo que isso faça com que apenas mais 0.1% dos utilizadores se mantenham no Bing, para a Microsoft será sempre um resultado positivo.

Notícias do dia

06-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

SpaceX entra em 2025 com Starship V2 e Elon Musk mantém foco em Marte; Bosch Battery Lock quer acabar com roubo de baterias em eBikes - mas obriga a subscrição; vimos o impressionante sistema operativo daedalOS que corre no browser; o BTF3.0 livra PC de cabos entre fonte, motherboard e placa gráfica; ShredOS assegura eliminação total de discos rígidos; extensão Honey do PayPal roubava comissões; a ataque DoubleClickjacking aproveita duplo clique para roubar dados.

Já seguiram os emails para os vencedores do nosso mega-passatempo de Natal, e amanhã retomamos os nossos habituais passatempos semanais. Até lá, acompanha as notícias tecnológicas do dia.

iPhone 17 com junções mais suaves entre materiais

Para o próximo iPhone 17 a Apple deverá utilizar um novo sistema que promete praticamente eliminar qualquer discrepância na junção entre diferentes materiais, como o titânio ou alumínio do corpo e a secção traseira em vidro.

É o tipo de evolução que será apreciado pelos fãs da marca da maçã e do seu habitual cuidado com o design e qualidade de construção, mas que se arrisca a passar completamente despercebido por todos aqueles que não se arriscam a usar os seus dispendiosos iPhones sem uma capa de protecção.


LG Display muda produção de ecrãs de iPads para iPhones

A procura pelos novos iPad Pro OLED tem estado abaixo do esperado e isso está a obrigar a Apple a rever alguns dos contratos de fornecimento de ecrãs. Perante a redução nas encomendas, a LG Display está a alterar as linhas de produção dedicadas aos ecrãs dos iPad Pro para reforçar a produção de ecrãs OLED para os iPhones.

Embora há muito se aguardasse por iPads com ecrãs OLED, o facto de terem preços a começar nos €1230 (11") e €1560 (13"), a que será preciso adicionar mais de €200 para se passar para uma capacidade de 512 GB mais adequada a estes dispositivos, não ajudará. Especialmente para quem já se considerar "bem servido" com um iPad, que facilmente poderá manter-se funcionalmente útil durante longo anos.


Resumos AI das notificações iOS continuam a criar notícias falsas

Imaginava-se que seria uma das funcionalidades Apple Intelligence mais simples e útil, mas está a recelar-se numa fonte de polémica sem fim. Os resumos AI das notificações continuam a condensar conteúdos de forma errada, dando origem a notícias totalmente falsas.

No mais recente lote de exemplos, o resumo da Apple criou um vencedor de um torneio de dardos mesmo antes da final ter decorrido, e que o tenista Rafael Nadal se tinha assumido como "gay".

Veremos se a Apple trata de resolver todas estas coisas de modo a que, quando finalmente lançar o Apple Intelligence na UE, lá para Abril ou Maio, os utilizadores já não sejam tratados como beta testers.


OpenAI perde dinheiro nas subscrições Pro

Apesar de custar $200 por mês, a nova modalidade ChatGPT Pro da Open AI está a dar prejuízo. Quem o revela é o próprio Sam Altman, que diz que os clientes Pro estão a dar uso aos serviços de forma muito mais intensiva do que estava previsto.

insane thing: we are currently losing money on openai pro subscriptions!

people use it much more than we expected.

— Sam Altman (@sama) January 6, 2025
A modalidade Pro inclui o acesso ao mais recente e poderoso modelo o3, que é extremamente dispendioso em termos computacionais (pode demorar longos minutos a processar pedidos complexos), e também ao gerador de vídeo Sora. Refira-se também que, mesmo pagando, estes clientes se arriscam a ter que lidar com serviços indisponíveis, e também continuam sujeitos a limites de utilização. Nesse sentido, o "desabafo" de Sam Altam pode ser visto como pré-aviso de que a modalidade Pro poderá ter esses limites revistos em breve, e que talvez surja uma nova modalidade "Pro Plus" com mensalidade ainda mais cara.

Por outro lado, vem também demonstrar o valor de novos modelos open-source, com custo de operação significativamente inferior, como o DeepSeek V3.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Os primeiros cartões de memória SD chegaram ao mercado no ano 2000, com capacidades de 32MB e 64MB. Hoje em dia temos cartões microSD com 1TB a custarem menos de metade do preço do primeiro cartão com 1GB (que custava cerca de 500 euros) em 2004.

Powerbank Veger 30000 mAh a €26.99

06-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Veger não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 26.99 euros na Amazon Espanha.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Samsung mostra novos OLED no CES 2025

06-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Samsung também está presente no CES 2025 com uma série de ecrãs OLED, incluindo modelos dobráveis e esticáveis.

Depois de ter passado anos a falar mal dos OLED (que já se sabia que iria ser alvo de "amnésia selectiva" assim que começasse a produzi-los) a Samsung também tem uma vasta gama de ecrãs OLED que está a promover no CES 2025.

Temos protótipos que mostram tablets "esticáveis" com ecrãs OLED que se vão desenrolando, passando de 5.1" para 6.7", de 8.1" para 12.4", ou de 13" para 17.3; ecrãs dobráveis para portáteis; e uma série de ecrãs OLED destinados ao sector automóvel, incluindo painéis OLED destinados a sistemas HUD e outros com câmaras invisíveis sob o ecrã, possibilitando a monitorização do condutor para coisas como verificar o seu nível de atenção.
Em termos de ecrãs destinados a produtos mais convencionais, como monitores e televisores, a Samsung está a demonstrar os seus mais recentes painéis QD-OLED que podem atingir uma luminosidade de 4000 nits, em tamanhos de 27", 31.5", 34", 49" e 77".

Se nos ecrãs normais não há grandes dúvidas de que irá haver interesse, nos dobráveis resta saber por quanto mais tempo se irão manter no campo dos protótipos mostrados apenas nestes eventos. Isto porque, como a própria Samsung tem sentido (reduzindo a aposta nos dobráveis em 2025) de pouco serve ter ecrãs assim se não puderem chegar ao mercado em produtos com preço que seja considerado aceitável pelos consumidores.

LG apresenta novas Smart TV OLED para 2025

06-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Para 2025 a LG continua a apostar em força nas TVs OLED, com maior luminosidade e funcionando até 165 Hz.

Outrora associados a problemas de burn-in e baixa luminosidade, os televisores OLED não têm parado de evoluir e, no processo, fazer esquecer essas preocupações.

A LG apresentou a sua nova gama de TVs OLED para 2025. No segmento superior temos os modelos G5 e M5, com painel WOLED que passa de 3 para 4 camadas sobrepostas, aumentando a luminosidade, eficiência, e longevidade. A série M5 vem em tamanhos de 65", 77", 83" e 97"m com painéis 4K de 144 Hz. A série seguinte, G5, oferece ainda maior variedade de tamanhos - 48", 55", 65", 77", 83" e 97" - e podendo chegar aos 165 Hz (excepto no mmodelo de 48" e 97" que se ficam pelos 144 Hz).

Na gama média, temos a série OLED C5 com paineis 4K 144 Hz e tamanhos de 42", 48", 55", 65", 77" e 83". E, na gama de entrada, a série OLED B5 com painéis WOLED 4K de 120 Hz, em tamanhos de 48", 55", 65", 77" e 83".
A acompanhar estes novos painéis, as TVs LG de 2025 virão equipadas com novos processadores Alpha, acompanhados do WebOS 25, tornando todas as operações mais imediatas e fluidas, a par de todos os sistemas de melhoramento de imagem a que já estamos habituados.

Bosch Battery Lock quer acabar com roubo de baterias em eBikes - mas obriga a subscrição

06-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Bosch apresentou o Battery Lock para e-bikes com os seus sistemas de condução inteligentes, que visa impedir o uso de baterias roubadas, mas que fica dependente de se ter uma subscrição.

Com lançamento previsto para o Verão de 2025, o Bosch Battery Lock bloqueia automaticamente a bateria quando a bicicleta é desligada. Se inserida noutra e-bike com sistema Bosch, a bateria roubada desactiva o motor, inutilizando a bicicleta e a própria bateria para os ladrões.

Tendo em conta que o roubo de baterias se tem tornado num problema crescente em mercados onde as bicicletas eléctricas se têm popularizado, e que se está a falar de algo que pode obrigar a gastar entre 300 a 1000 euros para substituir a bateria e reparar os estragos feitos, é algo que a maioria dos clientes apreciará. O Battery Lock também suporta chaves digitais através da aplicação Bosch Flow e dos ecrãs Kiox, permitindo aos proprietários partilhar baterias com segurança. A ideia é que, percebendo que as baterias roubadas não têm valor de revenda, os ladrões desistam deste tipo de crime.
O problema é que estas boas intenções da Bosch podem ser completamente inviabilizadas pelo facto da empresa associar o Battery Lock à sua subscrição paga Flow Plus, que custa 40€ por ano (após o primeiro ano gratuito). Embora muitos possam achar que o valor justifica o risco, o facto de haver clientes que não irão aderir à subscrição faz com que as baterias continuem a ser um alvo para os ladrões, derrotando por completo o propósito de criar a "imagem" de que não justifica roubar estas baterias.

Embora coisas como o tracking de localização por GPS façam sentido em ser disponibilizadas via modelo de subscrição, um sistema anti-roubo de baterias deveria ser algo disponibilizado sem custos extra, para que tivesse impacto real a nível de desincentivar o roubo das mesmas. Esperemos que a Bosch possa reconsiderar esta sua postura até ao lançamento do serviço.

SpaceX entra em 2025 com Starship V2

06-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX vai entrar em 2025 com o 7º voo de teste da Starship, que usará a nova versão Starship V2 pela primeira vez.

A SpaceX é conhecida pelo seu processo de desenvolvimento rápido, e isso também se tem feito notar na evolução da Starship, a sua nave espacial que se torna peça fundamental para o futuro dos lançamentos dos satélites Starlink e posterior ambição de colonizar Marte.

Para começar o ano, vamos ter o sétimo lançamento da Starship, agendado para o dia 10 de Janeiro, que se torna no primeiro a usar a versão melhorada Starship V2 que conta com diversas evoluções. A nova Starship é maior (52.1m vs 50.3m) e pode levar 25% mais combustível, tem novo sistema de protecção térmico, linhas de combustível com isolamento por vácuo, está preparada para efectuar manobras de transferência de combustível em órbita, tem flaps redesenhados, novo sistema de baterias, e ligação Starlink para manter comunicações durante todo o voo.
Este voo também irá transportar 10 modelos de satélites Starlink de nova geração, e irá testar a reignição dos motores em órbita, assim como a reutilização de um motor Raptor já usado num lançamento anterior.

E se tudo correr bem, assistiremos novamente à espectacular manobra de aterragem do booster a ser apanhado no ar pela torre de lançamento. Ainda não será desta que veremos isso a ser feito com a própria Starship, mas isso poderá acontecer num dos voos seguintes.

Headphones Sony WH-1000XM5 a €283

06-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os headphones Sony WH-1000XM5, uma das referências em termos de cancelamento de ruído, estão disponíveis a um preço reduzido.

Sucessores dos já excelentes WH-1000XM4, esta nova geração XM5 vem com 8 microfones e com um processador adicional, que promete maior eficácia na redução de ruído nas frequências médias e altas. O design foi alterado mas mantêm-se os controlos via toques e swipes, e com botão físico para activar o modo de cancelamento de ruído. No capítulo sonoro, a Sony trocou os drivers de 40 mm por novos de 30 mm, que diz serem capaz de produzir som "mais natural".
Os headphones WH-1000XM5 estão disponíveis por 283 euros na Amazon Espanha - e se preferirem poupar alguns euros, podem optar pelos Sony WH-1000XM4.

Com design over-ear e autonomia para 30 horas de funcionamento, são o tipo de headphones que depressa se tornará no melhor amigo de quem gosta de eliminar os ruídos exteriores para se concentrar naquilo que está a fazer, e que serão especialmente eficazes no caso de quem gosta de aproveitar viagens de comboio ou avião para ir adiantando trabalho, ou simplesmente desfrutar de momentos de música (ou vídeo) sem se preocupar com os barulhos exteriores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

HyperSpace Trackpad Pro é um Magic Trackpad para Windows

06-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Hyper, marca da Targus, revelou o HyperSpace Trackpad Pro, um trackpad com feedback táctil criado para o sistema Windows.

O HyperSpace Trackpad Pro suporta opções avançadas de personalização e surge como concorrente do Magic Trackpad da Apple. O grande destaque é o software que permite criar atalhos e gestos personalizados, incluindo funções específicas para apps como o Adobe Suite, Figma e Microsoft PowerPoint. Por exemplo, é possível configurar o canto inferior direito do trackpad para adicionar novos slides no PowerPoint ou atribuir um clique mais forte com dois dedos para activar o modo de apresentação.

O trackpad também oferece ajustes de feedback háptico, sensibilidade à pressão e força do clique, além de modos sonoros personalizáveis. Estas configurações podem ser partilhadas ou exploradas através da comunidade "Hyper Learning Cloud", facilitando o processo de usar configurações já feitas para diferentes apps. Para além da personalização, o dispositivo suporta detecção de força de até 10 dedos (em comparação com os quatro da Apple), funciona a 240Hz para movimentos mais fluidos, e inclui apoios magnéticos removíveis para as palmas das mãos.

O HyperSpace Trackpad Pro ficará disponível no segundo trimestre de 2025 com um preço de $129,99, idêntico ao do Magic Trackpad da Apple. Embora seja um dispositivo pensado para Windows, a marca promete uma actualização que lhe dará compatibilidade com macOS ainda este ano.

|