PlanetGeek

Firefox testa legendagem de imagens com AI local

02-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Mozilla está a testar a geração de descrições de imagens no Firefox, feita localmente com um modelo AI.

Há muito que as imagens nas páginas web podem conter uma descrição de texto, que não só pode auxiliar para efeitos de pesquisa, como também se torna incrivelmente importante para utilizadores com visão reduzida. Infelizmente, nem sempre se incluem essas descrições, motivo que levou a Mozilla a testar a geração de descrições no Firefox.

Os mais recentes modelos AI não têm qualquer dificuldade em descrever imagens (experimentem atirar uma foto para o ChatGPT e será difícil não ficar boquiaberto com a descrição detalhada que faz), mas isso implica enviar a imagem para um serviço na cloud. Neste caso, o Firefox está a usar um modelo AI mais modesto, que ocupa apenas mais 200 MB e pode gerar a descrição da imagem em poucos segundos num computador comum.
A funcionalidade vai ser estreada no editor PDF do Firefox na versão 130. Quando tiver demonstrado estar a funcionar com um nível de qualidade adequado, a Mozilla deverá adoptar o sistema para a navegação na web para utilizadores que utilizem screen readers.

Clip converte bicicletas em e-bikes

02-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O Clip é um pequeno motor eléctrico portátil que pode ser aplicado rapidamente numa bicicleta.

Recuperando um formato que evoca a histórica Solex - bicicletas que tinham um pequeno motor a combustão montado sobre a roda dianteira - este CLIP usa o mesmo formato, mas em versão eléctrica mais moderna.

Desenhado para poder ser rapidamente montado sobre a roda da frente de uma bicicleta, consiste num pack de bateria e motor eléctrico que actua directamente sobre o pneu, facilitando as deslocações, e até podendo tirar partido da regeneração para se ir carregando.
Com um peso de 4 kg, obriga a alguma habituação sobre a alteração do centro de gravidade da bicicleta, mas é algo que se torna natural ao fim de alguns minutos / quilómetros.

A versão base custa $499 e tem uma autonomia anunciada de 6 a 9 km, mas existe uma versão com bateria de maior capacidade por $599 que pode fazer 16 a 19 km. A sua grande vantagem é que, com este sistema, pode ser aplicado em praticamente qualquer bicicleta.

Actualização opcional do Windows 11 faz crashar barra de tarefas

01-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A actualização KB5037853 para o Windows 11, lançada para corrigir vários problemas no Explorador de Ficheiros, está a causar falhas e erros na barra de tarefas.

A actualização KB5037853, que afecta as versões 22H2 e 23H2 do Windows 11, pode levar a que a barra de tarefas bloqueie, desapareça e/ou reapareça automaticamente. Estes problemas são registados no Visualizador de Eventos como 'Event ID 1000', com 'Explorer.EXE' e 'Taskbar.View.dll' identificados como os componentes problemáticos.

Adicionalmente, a actualização opcional KB5037849 para o Windows 10 22H2 tem o seu próprio conjunto de problemas. Estes incluem o Copilot a causar a movimentação dos ícones entre ecrãs, problemas de compatibilidade ao usar a barra de tarefa em modo vertical, e erro 0x80070520 quando se tenta alterar a foto de perfil.

Para resolver os problemas na barra de tarefas no Windows 11, a Microsoft utilizou a reversão de problemas conhecidos (KIR - Known Issue Rollback), que reverte as actualizações problemáticas. Esta correcção pode demorar até 24 horas a propagar-se, mas os utilizadores podem acelerar o processo reiniciando os seus dispositivos. Os utilizadores empresariais podem implementar a correcção através de uma Política de Grupo KIR específica disponível para download e configuração através do Editor de Políticas de Grupo. Instruções detalhadas estão disponíveis no site de suporte da Microsoft.

Em jeito de conclusão, fica o lembrete de que devem resistir à tentação de instalar actualizações "preview", a não ser que estejam dispostos a lidar com este tipo de situações (já bastam os bugs das actualizações supostamente finais).

Como fazer um computador invisível numa secretária

01-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Quem procurar um computador discreto - na verdade, invisível - escondido numa secretária, poderá querer aproveitar algumas das ideias deste projecto.

Há quem faça questão de ter o seu computador repleto de componentes vistosos e que são exibidos com o maior destaque possível, outras pessoas optam pela via oposta e preferem ter um computador que nem se veja. Neste caso, temos um projecto à medida destas últimas, que mostra como se pode esconder um computador, incluindo um generoso monitor OLED, numa secretária elevatória. Quem olhar para ela nem suspeitará que ali se tem um computador.

Como bónus, podemos evitar alguns dos erros cometidos, como a primeira aposta num sistema de watercooling com dissipadores de altura reduzida, que acabaram por não ser os mais adequados, e acabaram por ser substituídos por dissipadores mais convencionais com assistência de ventoinhas - mas funcionando a baixa rotação para não serem audíveis.



Drone bate recorde de velocidade

01-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há um novo recorde do Guinness para o quadcopter mais veloz, com uma velocidade de 480 km/h.

Este novo quadcopter criado por Luke Bell e Mike Bell eclipsa por completo o super-veloz que vimos recentemente a desafiar um carro de F1 da Red Bull. Esse drone atingia uma velocidade de 350 km/h, que agora até parece lenta comparada com os 480.23 km/h que marcam novo recorde do Guinness.

Sem surpresas, as dificuldades encontradas foram em tudo idênticas às que já tinham sentidas no drone de 350 km/h, nomeadamente a parte de lidar com as enomes potências necessárias, e que facilmente podiam resultar em cabos derretidos ou drones a incendiarem-se. Mas, no final, apesar de todos os percalços, o objectivo resultante de mais de meio ano de planeamento e desenvolvimento, foi conseguido.

Como nota adicional, apesar da velocidade certificada ter sido os 480 km/h, o drone atingiu uma velocidade máxima de 510 km/s, e é capaz de fazer uma aceleração de 0 a 300 km/h em apenas 2 segundos.



Como são feitos os LEDs na China

01-06-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Os LEDs estão por todo o lado, mas raramente se tem oportunidade de ver como são feitos estes componentes que revolucionaram a iluminação e não só.

Os LEDs tornaram-se no método mais comum e eficiente de iluminação que temos actualmente, mas tiveram uma história algo atribulada. Inicialmente pensava-se que para sempre seriam relegados apenas para pequenas luzes indicadoras, mas com a criação do muito procurado LED azul estes componentes foram catapultados para praticamente tudo o que produza luz, dos ecrãs às lâmpadas.

De facto, tornaram-se tão comuns que já nem sequer temos curiosidade em saber como são feitos, e é precisamente isso que podemos ver na seguinte visita à Ledestar, um dos maiores fabricantes de LEDs na China. O processo é extremamente complexo e depende de inúmeros passos, recorrendo a maquinaria com incrível precisão. A empresa tem capacidade de produzir entre 600 a 800 milhões de LEDs por mês!


Livro LED para iluminação de estantes

01-06-2024 | 12:27 | A Minha Alegre Casinha

Um livro LED pode ser a opção perfeita para iluminar de forma original uma estante cheia de livros.

Quem desejar uma forma original de iluminar os seus livros, ou de facilitar encontrá-los à noite, pode criar o seu próprio livro LED que se ilumina quando é puxado para fora e se apaga automaticamente quando é empurrado para ficar no alinhamento com os outros livros.

O projecto torna-se ainda mais atractivo quando se descobre que é extraordinariamente simples, tirando partido de um power bank económico e fita LED neon. O livro em si é impresso em 3D, evitando a necessidade de se destruir um livro real e permitindo que seja impresso com as medidas mais adequadas.



O sistema de ligar / desligar é também o mais simples possível, recorrendo a um interruptor físico que é actuado por uma patilha quando se puxa / empurra o livro.

Cápsula Starliner da Boeing faz primeiro lançamento com astronautas [adiado]

01-06-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

É hoje que veremos a cápsula Starliner da Boeing a levar astronautas até ao espaço pela primeira vez.

Apesar dos diversos adiamentos e problemas detectados, a NASA, Boeing e United Launch Alliance vão avançar com o primeiro lançamento tripulado da cápsula Starliner, durante o dia de hoje, levando dois astronautas - Butch Wilmore e Suni Williams- até à Estação Espacial Internacional.

Uma análise feito ao problema mais recente determinou que não apresentava um risco que levasse a novo adiamento prolongado, e outra potencial falha detectada nos propulsores durante essa análise foi considerada como sendo de baixo risco e podendo ser compensada na eventualidade de ocorrer.

A cápsula Starliner, assumindo-se o seu voo bem sucedido, passará a integrar o leque de opções para o envio de astronautas, juntando-se à cápsula Crew Dragon da SpaceX.


O lançamento deverá ser feito cerca das 17:20, hora em Portugal Continental.


Actualização: O lançamento foi abortado, podendo ser feita nova tentativa amanhã, dia 2 de Junho.

Novo Nissan Juke começa nos 25 mil euros

01-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Nissan Juke chegou a Portugal, com as primeiras unidades a já terem sido entregues aos clientes.

Sem alterações na fiável e robusta mecânica, os engenheiros da Nissan centraram atenções para alterações mais significativas no interior do novo Juke por forma a elevar o ambiente de vida a bordo, com uma consola central e painel de instrumentos redesenhados. O interior também beneficia de novos materiais, acabamentos e uma instalação e acabamento actualizados. A conectividade do automóvel foi actualizada com um ecrã táctil maior e funcionalidades adicionais.

Em Portugal a gama começa no nível de equipamento Acenta disponível a partir de 25.500 euros. Novidade serão as distintas versões especiais N-Design e N-Sport que reforçam as qualidades dinâmicas do Juke, tanto nos detalhes exteriores como interiores.

O novo Juke N-Design apresenta-se de série com carroçaria two tone, espelhos retrovisores e puxadores exteriores pretos, bem como jantes especiais Sakura em liga leve de 17 polegadas. No interior esta série especial está equipada com o novo ecrã de infoentretenimento de 12,3 polegadas e bancos em tecido. O N-Design conta ainda com sensor de chuva (limpa para-brisas automático), espelhos retrovisores exteriores aquecidos e rebatíveis electricamente e com regulação eléctrica, ar condicionado automático e bancos dianteiros aquecidos. A nova série especial Nissan Juke N-Design está disponível a partir de 26.200 euros.
O carácter mais desportivo surge com a nova versão especial Nissan Juke N-Sport que realça o design arrojado do Juke. O N-Sport traz de série a carroçaria two tone com espelhos retrovisores exteriores pretos, acabamentos exteriores em Gloss Black, jantes especiais Akari 19 polegadas e logo N-Sport na bagageira. No interior conta com o novo ecrã de infoentretenimento de 12,3" e acabamentos interiores com detalhe em amarelo. A versão especial N-Sport inclui ainda sistema de som DAB com 10 coluna Bose e tecido do banco, encosto para cabeça e bolsa traseira em pele/PVC preto Icon. O Nissan Juke N-Sport está disponível a partir de 31.000 euros.

[Pela Estrada Fora]

Hyundai e Plus revelam camião Fuel Cell com condução autónoma de nível 4

01-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Hyundai Motor e a Plus, empresa especializada em software de condução autónoma, revelaram o primeiro camião eléctrico de hidrogénio com célula de combustível e capacidade de locomoção autónoma de Nível 4 da Classe 8 nos EUA.

O camião XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor foi revelado na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo, o maior evento de tecnologia e frotas de transporte sustentável na América do Norte, e está equipado com a tecnologia de condução autónoma de Nível 4 Plus SuperDrive.

A unidade revelada irá agora passar por avaliações iniciais de condução autónoma nos EUA, sendo o primeiro teste de condução autónoma de Nível 4 realizado num veículo pesado com célula de combustível de hidrogénio da Classe 8 a acontecer nos Estados Unidos da América. A colaboração procura demonstrar que os camiões autónomos fuel cell podem ajudar a tornar o transporte mais seguro, eficiente e sustentável.

Introduzido pela primeira vez em 2020, o camião XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor realizou operações comerciais em oito países ao redor do mundo, estabelecendo um histórico de sucesso em aplicações reais e fiabilidade tecnológica.

Na ACT Expo do ano passado, a Hyundai apresentou o tractor XCIENT Fuel Cell, o modelo eléctrico com célula de combustível comercializado da Classe 8 6×4, alimentado por dois sistemas de célula de combustível de hidrogénio de 90kW e um motor eléctrico de 350kW, proporcionando uma autonomia de mais de 725 km por carga, mesmo quando totalmente carregado.

A solução SuperDrive da Plus está a ser implementada nos EUA, Europa e Austrália. O sistema usa uma combinação de sensores de ponta, incluindo LiDAR, radar e câmaras, para fornecer percepção da envolvência, planeamento, previsão e capacidades de condução sem auxílio de condutor.

[Pela Estrada Fora]

Chrome começa a dizer adeus às extensões Manifest V2 em Junho

31-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Chrome vai começar a dar alertas aos utilizadores que ainda utilizam extensões Manifest V2, em Junho, em antecipação ao fim do seu suporte nos próximos meses.

O anúncio já tinha sido feito há muito, e foi bastante criticado pelos criadores de extensões como os adblockers. Por conta das alterações que prentendem reforçar a segurança das extensões e impedir actividade maliciosa, restringe-se drasticamente aquilo que as extensões podiam fazer a nível de manipulação das páginas. Nos adblockers, isso passa a ser substituído por listas de regras que será o próprio browser a aplicar.

A Google fez algumas alterações em resposta às críticas dos developers, expandindo o número de regras para 330 mil e 30 mil regras dinâmicas adicionais (inicialmente nem sequer suportava o número de regras de uma lista "comum" usada pelos adblockers), e também permitindo a execução de alguns scripts extra. Actualmente, mais de 85% das extensões activas na Chrome Web Store já foram actualizadas para o Manifest V3, incluindo os adblockers mais populares, como o AdBlock, Adblock Plus, AdGuard, e uBlock Origin.

A partir de 3 de Junho, utilizadores do Chrome que ainda utilizem extensões Manifest V2 começarão a ver uma mensagem de alerta em chrome://extensions. O passo seguinte será desactivar estas extensões mas ainda permitindo que as mesmas sejam reactivadas pelos utilizadores, e alguns meses mais tarde, chegando a remoção total do suporte Manifest V2, numa transição que a Google espera estar concluída no início de 2025.

Depois dos sussurros, o grito (com o punho erguido)

31-05-2024 | 18:27 | Gonçalo Sá

The Irrepressibles.jpg

"Homo, bi, trans or cis, I wanna see you raise your fist", repete Jamie McDermott no novo single do seu projecto THE IRREPRESSIBLES, que tem nome de banda mas é uma aventura individual.

Hino de afirmação da diferença, "YO HOMO" chegou poucos dias antes do arranque de Junho, o mês da visibilidade LGBTQIA+, embora o cantautor britânico nunca tenha precisado de uma data específica para se debruçar sobre essa temática. Pelo contrário, relatos de (des)amor, afecto ou sexo entre homens são parte integrante - e central - da sua música desde que "Mirror Mirror" (2010) e "Nude" (2012) apresentaram uma pop de câmara agridoce, com heranças da folk e da música clássica.

Entretanto as canções ganharam balanço mais electrónico e dançável no terceiro álbum, "Superheroes" (2018), inspirado por uma temporada em Berlim, sem perderem de vista histórias de desejo e angústia no masculino. E quando se encaminha para o quarto longa-duração (previsto para este ano, mas ainda sem título nem data anunciados), o colaborador pontual dos Röyksopp ou Rex the Dog propõe uma nova viragem sonora. 

YO HOMO.jpg

Antes do single mais recente, já o anterior, "WILL YOU?", desviava as atenções para as guitarras, com uma aproximação ao rock algo inesperada neste percurso - sobretudo quando o EP "Self Love & Acceptance", editado no ano passado, deixava sinais de evolução na continuidade. Mas "YO HOMO" surge com uma carga mais efervescente, num acesso punk a milhas de lamentos como os dos "clássicos" "In This Shirt" ou "Two Men in Love", que ajudaram a revelar uma voz e uma sensibilidade declaradamente queer. A versão de 2024 de McDermott troca o sussurro pelo grito, sem meias palavras, e promete o seu disco mais visceral e com maior tensão sexual.

Os videoclips são fiéis a essa postura, convocando performers da noite de Londres para um reforço de ritmo, sedução e sentido de urgência:

Android ganha edição de mensagens enviadas e mais

31-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Google apresentou sete novidades que chegam na mais recente actualização do Android, incluindo alterar mensagens já enviadas, mais emojis combinados, e outras coisas.

As novidades que chegam neste final de Maio são:

  1. Editar mensagens depois de enviadas - O Google Messages passa a permitir alteração de mensagens RCS até 15 minutos depois de terem sido enviadas, bastando manter pressionado o dedo sobre a mensagem a corrigir.
  2. Instant hotspot e transferência de chamadas - A criação de hotspots pode ser feita de forma imediata, com a ligação dos dispositivos a dispensar a necessidade de introduzir password; e também se pode transferir uma chamada de voz ou vídeo do Google Meet entre smartphone, tablets, ou browser, sem interrupções.
  3. Novas combinações Emoji Kitchen - a ferramenta de combinação de emojis da Google tem feito sucesso, e a Google continua a aumentar as combinações que podem ser feitas.
  4. Google Home Widget - Controlar os smart devices em casa torna-se mais prático e imediato com o novo widget dos favoritos, deixando controlar luzes e outros dispositivos com um toque, e ver informação sobre a casa directamente do home screen.
  5. Controlo de smart devices em smartwatches Wear OS - Perfeito para quando não se tem o smartphone por perto, também os relógios Wear OS passam a ter acesso ao widget de control de dispositivos Google Home.
  6. Pagamentos Google Wallet com PayPal - A partir de agora é possível utilizar uma conta PayPal através da Google Wallet, mas por agora limitado aos EUA e Alemanha.
  7. Chaves digitais para carros - A Google está a expandir o uso dos smartphones Android como chaves de automóveis. Por agora já disponível para alguns modelos da Mini, em breve abrangerá também modelos da Mercedes e da Polestar.
Algumas destas novidades já estão disponíveis, as outras irão chegar ao longo do mês de Junho.

Notícias do dia

31-05-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Windows 11 ganha inversão da roda do rato e aceleração do ponteiro; Google faz parceria com a Magic Leap para óculos de realidade aumentada; jogos do YouTube chegam a todos os utilizadores; rival da Neuralink bate recorde com implante cerebral de 4096 eléctrodos; as curiosas chamas negras que absorvem a luz; e ChatGPT com custom GPTs gratuitos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Y Combinator não despediu Sam Altman

Tem havido diversas novelas em torno da OpenAI e do seu co-fundador e CEO Sam Altman. Depois da reviravolta de ter sido demitido e recontratado, têm surgido alguns relatos que o acusam de cultivar um ambiente tóxico na empresa, relatos que têm sido amplificados e repetidos pelos seus críticos, mas que - pelo menos nalguns pontos - parecem não ser tão verdadeiros quanto se tentam fazer passar.

Um desses pontos põe em causa o historial de Sam Altman, dizendo que foi despedido pelos sítios onde passou, uma acusação prontamente refutada por Paul Graham, que veio a público dizer que Sam Altman não foi despedido do cargo de presidente da Y Combinator. O co-fundador diz que Sam Altman preferiu dedicar-se a tempo inteiro à OpenAI, e que, não tivesse sido isso, poderia ter-se mantido como presidente durante quanto tempo desejasse.

I got tired of hearing that YC fired Sam, so here's what actually happened: pic.twitter.com/3YvBDH7oqV

— Paul Graham (@paulg) May 30, 2024


Spotify vai devolver dinheiro dos Car Thing

O Spotify tem recebido imensas queixas referentes ao abandono do leitor Car Things, que deixará de funcionar no final do ano, e agora diz que irá devolver o valor da compra aos clientes.

Se isto faz com que os clientes não sejam prejudicados monetariamente, não evita que se esteja a enviar para o lixo um produto perfeitamente funcional, que a empresa se recusa a deixar que seja reaproveitado e reutilizado se disponibilizasse o seu firmware como open-source para que pudesse continuar a ser mantido pela comunidade.


OpenAI encerra contas de propaganda

A OpenAI diz ter detectado e encerrado diversas contas envolvidas em campanhas de propaganda da Rússia, China, Irão e Israel, que tentavam influenciar o sentimento político global.

Embora estas contas não pareçam ter tido impacto significativo, demonstram como as ferramentas AI também estão a ser usadas por estes grupos, facilitando o processo de criação de mensagens em linguagem correcta que evita a detecção imediata que muitas vezes acontece devido a erros gramaticais ou expressões que não são habituais em determina língua.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: Os monitores e TVs CRT (Tubo de Raios Catódicos) tornaram-se obsoletos com a popularização dos ecrãs LCD, mas poucos poderão saber que a sua origem remonta ao século XIX, com o primeiro CRT (ainda básico é certo) a ter sido criado em 1897 - embora a sua utilização comercial só tenha começado em 1922.

Saldos CdkeySales: Windows 11 Pro a €18 e Windows 10 a €14

31-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou procura um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Ganha um Logitech MX Ergo M575 [gadget do mês Clube AadM+]

31-05-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é um rato trackball Logitech MX Ergo M575.

Embora este tipo de ratos trackball continue a ser bastante menos popular que os ratos tradicionais, há toda uma legião de fãs que nem sequer consideraria outra coisa, permitindo reduzir os efeitos dos movimentos repetitivos feitos ao longo do dia a arrastar os ratos convencionais. Como vantagem adicional, este Logitech MX Ergo M575 é também perfeito para utilização em espaços mais limitados.

Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o António Coelho.

Google defende as suas respostas AI

31-05-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar das respostas disparatadas, a Google veio defender o seu sistema de resumos AI às pesquisas.

A Google adicionou um sistema de resumo AI nas respostas do seu motor de pesquisa, e não demorou para que começassem a surgir casos ridículos, que iam da sugestão de colocar cola nas pizzas, comer pedras diariamente, ou até de saltar de uma ponte para quem se sentisse deprimido. Respostas que depressa se descobriram ter origem em comentários sarcásticos do Reddit, ou de sites com conteúdos cómicos.

O caso adquiriu atenção suficiente para que a Google viesse fazer um esclarecimento público em defesa do sistema. A Google diz que estes resultados se referem a uma ínfima e negligenciável percentagem das pesquisas, e que nalguns casos até se tratam de respostas falsas que foram criadas para piorar a imagem da Google. No entanto, também reconhece que o sistema tem dificuldades em separar conteúdos real de conteúdo satírico, sendo algo que tentado melhorar.

É certo que, em qualquer pesquisa, sempre se esteve sujeito a ser atirado para sites ou informação que poderia não ser a mais correcta. E nestes resumos AI temos precisamente o mesmo problema. A grande diferença é que enquanto a apresentação de uma lista de sites implica, implicitamente, que a pessoa os visite e avalie a sua credibilidade, nos resumos AI temos a infeliz postura de que os modelos AI falam com total convicção de que o dizem está correcto, mesmo quando estão completamente errados.

Na prática, acaba por ser quase equivalente ao que se assiste no FSD da Tesla, em que o sistema funciona bem 99% das vezes mas exige que o condutor esteja pronto a tomar o controlo de forma imediata em 1% dos casos; e aqui também podemos ter respostas AI que estão bem 99% das vezes, mas que o utilizador deverá ter conhecimento suficiente sobre tudo o que pesquisa, para detectar o 1% em que sejam dadas respostas erradas.

Windows 11 ganha inversão da roda do rato e aceleração do ponteiro

31-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Demorou, as a Microsoft vai finalmente dar acesso imediato às opções de inversão do sentido da roda do rato e aceleração do ponteiro no Windows 11.

Esta é mais uma daquelas coisas que é ridículo estar a noticiar num sistema operativo com 40 anos, mas que não deixará de ser apreciada pelos utilizadores. Actualmente, quem desejar inverter o sentido de scroll feito pela roda do rato, tem que recorrer às apps de configuração do fabricante do rato ou de mexericar manualmente no Registry do Windows - algo que se torna ainda mais ridículo quando se trata de uma opção que o Windows disponibiliza para os touchpads. De modo idêntico, ligar ou desligar o "enhance pointer precision", é também algo que obrigava a mergulhar em secções mais escondidas das configurações.

Felizmente, tanto o sentido de scroll da roda do rato como o enhance pointer precision, vão passar a estar acessíveis directamente na secção de settings do rato.
Se ajustar o sentido de scroll da roda é auto-explicativo, o "enhance pointer precision" é apenas o novo (e mais idiota) nome dado àquilo que tradicionalmente é conhecido como "aceleração do ponteiro" do rato - a opção que faz com que a velocidade de deslocação do ponteiro seja ajustada em função da aceleração do movimento do rato. É algo que é bastante útil para o uso no dia a dia, mas que muitos jogadores preferem desactivar durante os jogos, para ficarem com um movimento linear mais previsível e fácil de controlar.

Por agora estas opções estão disponíveis no Windows 11 Canary e escondidos por uma flag que tem que ser activava manualmente através de um utilitário, mas tendo em conta que é algo tão básico e funcional (que deveria ter sido disponibilizado de origem no Windows 11!) é de esperar que rapidamente seja lançado oficialmente de forma global na próxima actualização.

Google faz (nova) parceria com a Magic Leap para óculos de realidade aumentada

31-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Google decidiu dar nova oportunidade à Magic Leap para a criação de óculos de realidade aumentada.

A Magic Leap surgiu com grande estrondo, fazendo demonstrações secretas e misteriosas da tecnologia dos seus óculos de realidade aumentada que eram tão impressionantes que lhe valeram um investimento inicial da Google. Infelizmente, apesar de todas as promessas revolucionárias, acabou por ser foi um dos maiores fiascos da década. A empresa tem sobrevivido e lançado novos óculos, mas que nunca chegaram a cumprir com as promessas que tinham sido feitas.

Isso não parece ter impedido a Google de lhes dar nova oportunidade, anunciando uma parceria para a criação de óculos de realidade aumentada.
Durante o Google I/O foram visíveis uns óculos durante breves momentos, que se pensa ser o produto que está a ser desenvolvido. Mas que parecem ser demasiado ambiciosos para serem reais, tendo em conta todo o hardware necessário para criar experiências VR/XR de alta qualidade (a começar pela bateria, que até a Apple atirou para um pack externo nos Vision Pro com um cabo a ligá-la aos óculos).

Resta esperar que o desfecho desta parceria seja diferente do que aconteceu anteriormente com a Magic Leao, sendo que - como diz a sabedoria popular - "à primeira quem quer cai, à segunda cai quem quer".

Coluna Anker Soundcore Motion Boom Plus a €122

31-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Soundcore Motion Boom Plus da Anker, é uma coluna que resolve ambos os problemas.

Não será por acaso que o design da Anker Soundcore Motion Boom Plus de 80 W vai buscar inspiração às "boom boxes" dos anos 80. O seu aspecto dá desde logo a indicação de que conta com graves e volume sonoro capaz de encher as mais amplas divisões da casa para as ocasiões de festa; mas também será igualmente útil em cenários de utilização mais relaxada, em que se pretende a qualidade adicional a níveis de volume mais reduzidos.
A coluna Bluetooth Anker Soundcore Motion Boom Plus está disponível por 122 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 30 euros.

Tem autonomia de até 24 horas em funcionamento, podendo ser recarregada via USB-C. Conta com protecção IPX7 contra líquidos, permitindo-lhe enfrentar derrames acidentais sem problemas; e, não fosse um produto Anker, também pode servir como power bank para garantir que o smartphone não ficará sem bateria enquanto se estiver a ouvir música - pelo contrário, depois de uma sessão de música ficaremos com o smartphone recarregado. E no caso de não necessitarem de tanta "pujança sonora", podem também espreitar a Motion Boom normal ou a Anker SoundCore 2 mais económica.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|