GPT-5 vai unificar modelos AI da OpenAI
07-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada
A OpenAI confirmou que o seu próximo grande modelo de inteligência artificial, o GPT-5, irá fundir as melhores capacidades dos seus modelos actuais numa só plataforma. A chegada está prevista para "breve" e promete simplificar o ecossistema actual de ferramentas da empresa.
Neste momento, a OpenAI mantém linhas distintas de modelos, como os "GPT", focados em multi-modalidade, e a série "o", especializados em raciocínio avançado. Embora eficazes, estas diferenças de nomes, a par de uma numeração confusa, têm baralhado os utilizadores. O GPT-5 pretende resolver isso ao reunir as melhores características de todos os modelos, fazendo com que os utilizadores não tenham que se preocupar com isso. A ideia será combinar o raciocínio avançado da série O com a versatilidade multimodal da linha GPT.
Apesar de ainda não haver uma data exacta, o CEO Sam Altman já deu a entender que o lançamento ocorrerá ainda durante este Verão. Quando chegar, o GPT-5 deverá melhorar o desempenho geral dos modelos existentes, tornando-os mais rápidos, versáteis e fáceis de usar, sem necessidade de escolher manualmente qual a versão do modelo a utilizar."We're truly excited to not just make a net new great frontier model, we're also going to unify our two series.
— Tibor Blaho (@btibor91) June 27, 2025
So the breakthrough of reasoning in the O-series and the breakthroughs in multi-modality in the GPT-series will be unified, and that will be GPT-5.
And I really hope… pic.twitter.com/D09m1Xt3eV
O maior problema é que, face à enorme concorrência, a OpenAI não se pode dar ao luxo de lançar um GPT-5 que desaponte os utilizadores - algo que se torna complicado face às elevadas expectativas que foram criadas. Um lançamento que não consiga manter o nível de fascínio que tem sido conseguido será imediatamente aproveitado pelos seus concorrentes para impulsionar os seus próprios modelos AI como sendo "melhores" que os da OpenAI.





























