PlanetGeek

iPhone dobrável em 2027?

04-06-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Segundo as previsões de alguns analistas, a Apple poderá lançar o primeiro iPhone dobrável em 2027.

Vários fabricantes têm lançado smartphones dobráveis no mercado há vários anos, e será inevitável que, mais cedo ou mais tarde, também a Apple se junte a esse grupo. No entanto, poderá demorar ainda algum tempo.

A TrendForce diz que a Apple só deverá lançar um iPhone dobrável em 2027, preferindo aguardar para assegurar que lança um modelo que tenha um sistema de dobradiça garantidamente sem problemas e com ecrã que não apresente marcas de dobragem. É um prazo que permite que os seus concorrentes continuem a dominar o sector dos dobráveis por mais alguns anos (e os modelos dobráveis têm feito cada vez mais sucesso e expandindo-se para gamas com preços cada vez mais baixos).

Do lado da Apple, é também fácil ver que o caminho tem sido preparado. Rumores indicam que a Apple se prepara para lançar o iPhone mais fino (e mais caro!) de sempre, medida que só faz sentido se for enquadrada com o desejo de lhe dar continuidade com um modelo dobrável, em que a esspessura será um elemento crítico. Mas, com todos estes anos de espera, por essa altura a Apple arrisca-se a ter que enfrentar dobráveis com preços na casa dos 300 euros, que poderão reduzir o factor novidade e exclusividade de ter um smartphone com ecrã dobrável.

Instagram testa publicidade obrigatória

04-06-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O Instagram está a testar novos blocos publicitários obrigatórios, que obrigam os utilizadores a aguardar antes de poderem continuar a ver a sua timeline.

Por agora a medida está apenas em fase de teste, surgindo depois do utilizador ter feito scroll durante algum tempo, e obrigando a ver publicidade antes de poder continuar a fazê-lo, apresentando a seguinte descrição aos utilizadores:
"Ad breaks are a new way of seeing ads on Instagram. Sometimes you may need to view an ad before you can keep browsing."


NEW GARBAGE FEATURE IS BEING TESTED
byu/FireCubX inInstagram
O Instagram já apresenta publicidade e conteúdos patrocinados na timeline dos utilizadores, mas até à data ainda não tinha chegado a este ponto de impedir que os utilizadores continuassem a fazer uso da app se não parassem para ver publicidade (táctica mais habitual nos jogos gratuitos que atormentam os utilizadores regularmente com este tipo de publicidade).

Não será difícil prever que o feedback dos utilizadores a estes novos blocos publicitários seja extremamente negativo, mas a fórmula tem sido utilizada em serviços como o YouTube, que recentemente até tem endurecido a batalha contra quem usa adblockers para lhes tentar escapar.

Windows desactiva método de ultrapassar conta Microsoft na instalação

03-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A popular técnica de usar o comando "oobe\bypassnro" para ultrapassar a conta Microsoft na instalação do Windows deixou de funcionar.

A Micrrosoft parece estar a fazer todos os possíveis por tornar mais frustrante a experiência de instalação do Windows 11. Depois de recentemente ter relatado como é incrivelmente abusivo exigir que se tenha uma ligação à internet e se use uma conta Microsoft - exigências que se podiam ultrapassar usando o comando oobe\bypassnro no terminal de comandos - eis que a MS veio remover este método.

The method for bypassing the mandatory Microsoft Account requirement in the OOBE for Windows 11 Home and Pro with the command "oobe\bypassnro", no longer works anymore. 😔 https://t.co/H5zmu1dGsD pic.twitter.com/pZ3KLhOOfS

— Bob Pony ✨ (@TheBobPony) June 3, 2024

Isto afecta o Windows 11 Home e Windows 11 Pro, pelo que a recomendação tem sido a de se utilizar um Windows 11 em versão empresarial, que não obriga à criação de conta.

Há também quem diga que se pode continuar a ultrapassar o passo da criação de conta se não se tiver o computador ligado à internet, mas no meu caso pessoal, o Windows nem sequer permitia avançar sem uma ligação à internet (que naquele caso em concreto nem sequer era possível, por o Windows não ter detectado ainda o hardware do portátil para disponibilizar acesso WiFi).

Além da UE fazer exigências de ecrãs de selecção de browser e de motor de pesquisa, talvez não fosse má ideia que também passasse a exigir que computadores e equivalentes (smartphones, tablets, etc.) tivessem obrigatoriamente que poder ser usados sem criar qualquer conta num serviço de determinada empresa. Por outro lado, é certo que a MS está apenas a fazer aquilo que a Apple já faz há muito (não é possível usar um iPhone sem se ter uma conta Apple), mas é o tipo de coisa que sirva de desculpa para que se torne aceitável.

Qualcomm reacende guerra Mac vs PC

03-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Para promover os novos PCs Copilot+ com chips Snapdragon, a Qualcomm reacendeu a velha guerra "Mac vs PC".

Já lá vão quase duas décadas (sim, o tempo passa rápido) desde que os tempos dos anúncios "Get a Mac" da Apple, que colocavam dois personagens a personificar os clientes Apple vs os clientes PC. A Qualcomm foi buscar o actor Justin Long, que era quem fazia o papel da Apple, para agora "mudar de campo" para a nova geração de PCs com chips Qualcomm.

Não é a primeira vez que o lado dos PCs vai buscar este actor, com a Intel a também o ter contratado há alguns anos (após a Apple ter ido buscar o personagem "PC" para promover a sua transição dos chips Intel para o seu chip M1). E ele, certamente, apreciará que o trabalho feito há vinte anos para a Apple lhe continue a assegurar trabalho ocasional a fazer o mesmo papel.


Pode ser que, com Mac e Windows às turras como sempre, ainda se venha a assistir ao verdadeiro e eternamente aguardado mítico momento do Linux dominar nos desktops!

Notícias do dia

03-06-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Informação do Windows Recall pode ser facilmente roubada por hackers; Asus lança ROG Ally X com dobro da autonomia; AMD apresenta CPUs Ryzen 9000 e mantém AM5 até 2027; bilionário japonês cancela voo à Lua na Starship; como são feitos os LEDs na China; drone bate recorde de velocidade; Clip converte bicicletas em e-bikes; Android ganha edição de mensagens enviadas; e Chrome começa a dizer adeus às extensões Manifest V2 em Junho.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

X / Twitter abraça conteúdos para adultos

Elon Musk aponta ao OnlyFans e mudou as regras do X (Twitter) de modo a permitir a publicação e promoção de conteúdo "para adultos".

No entanto, e como se poderia imaginar, continuam a existir limites, não sendo permitidos conteúdos "excessivamente violentos", cuja exacta definição ficará ao critério da sensibilidade dos moderadores, presume-se. Estes conteúdos têm que ser claramente designados como tal, e ficam bloqueados para os utilizadores menores ou que não tenham introduzido a sua data de nascimento. Também é permitido a publicação de contúdo "adulto" gerado por AI, desde que seja identificado como tal e não tente replicar pessoas sem a sua autorização.


MrBeast supera T-Series no YouTube

Jimmy Donaldson, mais conhecido como MrBeast no YouTube, ultrapassou finalmente o canal T-Series que ocupava a primeira posição no YouTube há anos, depois de ter ultrapassado Felix Kjellberg (PewDiePie), numa disputa que se tinha tornado mais renhida nos últimos meses.

Nesta altura MrBeast já superou os 270 milhões de subscritores, e tem somado vários milhões a cada dia, com o canal T-Series (estúdio de música e filmes Bollywood) a permanecer estável nos 266 milhões - sinal que não deverá conseguir recuperar o primeiro posto de forma fácil.


Qualcomm também quer fazer mini-PC e AiO

Apesar de numa primeira fase a nova vaga de PCs Copilot+ com chips ARM Snapdragon se estar a focar nos portáteis, a Qualcomm tem ambições de também iniciar a transição dos PCs Intel e AMD para chips ARM com mini-PCs e computadores integrados All-in-One.

No passado as tentativas de migrar o ecossistema Windows para ARM falharam redondamente (com o Surface Go), mas desta vez parece haver muito maior investimento e pressão, por parte da Microsoft e Qualcomm, para que tal aconteça. Mas, tanto a Intel como a AMD não vão ficar de braços cruzados, e continuam a dizer que os chips da Qualcomm não poderão competir com os seus chips a nível de desempenho bruto - e a lacuna que têm no processamento AI será em breve resolvida com a inclusão de NPUs e GPUs que também superarão as capacidades dos chips ARM.


Palit RTX 4090 Link+ vem com LCD de 7"

A Palit criou uma placa gráfica RTX 4090, que não só vem com um generoso watercooling de 360 mm integrado, como também estreia o uso de um ecrã de 7" directamente na placa gráfica.

O uso de ecrãs secundários para apresentar informação sobre o sistema (temperaturas, velocidade de ventoinhas, tensões de funcionamento, etc.) tem sido uma das últimas tendências no segmento gamer / modding, e a Palit parece querer estar na linha da frente desse sector. No entanto, por agora a marca não avança se esta placa irá ser lançada comercialmente ou se permanecerá como protótipo. Provavelmente, a marca vai avaliar a receptividade dos entusiastas e depois decidir se se justifica lançar uma edição limitada - se bem que, nesta altura, já estão todos de olhos postos na próxima geração RTX 50xx que deverá ser apresentada em breve.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Amstrad era uma empresa britânica fundada em 1968 e que acabou por conquistar bastante sucesso nos micro-computadores e computadores pessoais na década de 80 e 90 - tendo até comprado os direitos sobre o ZX Spectrum e lançado os ZX Spectrum +2 com leitor de cassetes integrado e o ZX Spectrum +3 com disquetes. Acabou por ser absorvida pela BSkyB e, 2007, para quem produzia as "set top boxes".

Xiaomi Smart Band 8 a €32.99

03-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 8 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Xiaomi Smart Band 8 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 600 nits de luminosidade. Mais do que as suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi foca-se na disponibilização de uma diversa gama de braceletes para todo o tipo de ocasiões, e também a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 8 por 32.99 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o Redmi Watch 3.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de 16 dias de uso típico, que passam para 6 dias com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

AMD apresenta CPUs Ryzen 9000 e mantém AM5 até 2027

03-06-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A AMD apresentou os seus mais recentes processadores para desktops e portáteis na Computex 2024. Estes novos chips, com a mais recente arquitectura de CPU, prometem melhorias em desempenho e eficiência, juntamente com capacidades avançadas de IA.

Processadores Desktop Ryzen 9000 Series

A AMD está a saltar da série Ryzen 7000 directamente para a série Ryzen 9000. Estes novos processadores desktop são construídos na arquitectura Zen 5, utilizando o processo de 4nm da TSMC. Com esta actualização, os utilizadores podem esperar uma melhoria de 16% nas instruções por ciclo (IPC) em comparação com a arquitectura Zen 4. As melhorias principais incluem um branch predictor melhorado, pipelines mais largos e maior largura de banda entre caches.

Aumentos de Desempenho e Eficiência

A série Ryzen 9000 inclui modelos com 16, 12, 8 e 6 núcleos: os Ryzen 9950X, 9900X, 9700X e 9600X. Embora a contagem de núcleos seja a mesma da geração anterior, as velocidades de relógio base foram reduzidas, resultando em menor TDP em três dos quatro modelos. A AMD afirma uma melhoria de 21% no Cinebench e um aumento de 56% no Blender em comparação com o Core i9-14900K da Intel.

Novos Chipsets e Suporte Prolongado

A AMD também apresentou os chipsets X870 e X870E para motherboards, com USB 4.0 obrigatório e suporte para PCIe Gen 5. Estas novas motherboards suportarão tanto os processadores Ryzen 7000 quanto os 9000. A AMD prolongou o suporte à plataforma AM5 até 2027, garantindo compatibilidade futura com as próximas gerações de CPUs.

Processadores Móveis Ryzen AI 300 Series

Para o mercado móvel, a AMD anunciou os processadores Ryzen AI 9 HX 370 e Ryzen AI 9 365. Estes chips oferecem até 12 núcleos, combinando núcleos Zen 5 e Zen 5C, e incluem gráficos Radeon 890M. Com um NPU capaz de 50 TOPs, estes processadores estão prontos para funcionalidades melhoradas por IA, como o Copilot+ da Microsoft. Espera-se vê-los em novos portáteis de marcas como a Acer, ASUS, HP, Lenovo e MSI.

Os novos processadores desktop Ryzen 9000 series e os processadores móveis Ryzen AI 300 estarão disponíveis a partir de julho de 2024. Os detalhes sobre os preços ainda não foram divulgados.

How to Do Laravel Performance Optimization by Detecting the Slower Parts of a Laravel Application

03-06-2024 | 14:25 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many developers use the Laravel framework to develop Web sites and applications.

When it is necessary to optimize the performance of an application, the first step to optimize is to profile the application to detect which parts are slower.

This package implements a profiler solution for Laravel applications. It can listen to application events that execute code that usually takes longer to run, like database queries and HTTP requests sent to external servers.

Twingo eléctrico será feito em parceria com fabricante chinês

03-06-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de estar a ser concebido e ter construção planeada na Europa, a Renault vai recorrer a uma parceria com um fabricante chinês para produzir o Twingo eléctrico.

Poderá não destronar o estilo icónico de modelos como o Renault 5, mas o Twingo é também um dos modelos mais marcantes da marca francesa, e que a marca está a recuperar para a geração 100% eléctrica.

Depois das intenções iniciais de fazer uma parceria com a VW terem falhado, a Renault terá recorrido a um "grande fabricante chinês" (ainda não revelado, mas suspeitando-se que seja a BYD) para o desenvolvimento do Twingo eléctrico; um modelo que se espera que chegue ao mercado com preço abaixo dos 20 mil euros.
A BYD tem lançado diversos modelos com preços imbatíveis, como o Seagull de 8900 euros e o e2 de 12 mil euros (isto na China). Por cá, os modelos eléctricos mais económicos têm sido os da Dacia, com marcas como a VW a falharem as promessas feitas e agora prometerem o seu eléctrico de "20 mil euros" para daqui a uns anos.

Veremos se a Renault não segue pelo mesmo caminho e se faz chegar o seu eléctrico de 20 mil euros ao mercado em tempo útil.

Polímero electrocalórico pode revolucionar bombas de calor

03-06-2024 | 12:23 | A Minha Alegre Casinha

Investigadores criaram um polímero que pode simplificar e aumentar a eficiência das bombas de calor.

As bombas de calor são dos sistemas mais eficientes de aquecimento e arrefecimento, tirando partido da poupança de energia de transferir calor de um local para outro em vez de o gerar. No entanto, ainda obrigam a bastante complexidade mecânica a nível de bombas e compressores, que contribuem para o seu consumo de energia, e que alguns investigadores acreditam poder reduzir significativamente.

Usando um novo polímero com capacidades electrocalóricas e com capacidade de memória (com nome muito pouco memorável de: vinylidene fluoride-trifluoroethylene-chlorofluoroethylene), o próprio material pode absorver calor e de seguida, alterar-se fisicamente de modo a que deixe de estar em contacto com a superfície a arrefecer e passe a estar em contacto com a secção a aquecer/dissipar.

Esta capacidade não é apenas teórica. Os investigadores criaram um protótipo deste sistema para arrefecer o CPU de um computador. O CPU normalmente atingiria 60° C em funcionamento, e usando-se um dissipador convencional a sua temperatura baixaria para os 53° C (redução de 7° C). Com o polímero, a temperatura baixou para os 42° C (redução de 18° C). E não foi observada qualquer perda de capacidade mesmo após 70 mil ciclos de mudança de forma.

Esperemos que num futuro não muito distante este sistema possa chegar ao mercado com produtos comerciais a preços acessível.

Informação do Windows Recall pode ser facilmente roubada por hackers

03-06-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A polémica funcionalidade Recall do Windows, que monitoriza tudo o que os utilizadores fazem, pode tornar-se na melhor amiga dos hackers para espiar os utilizadores.

A Microsoft apresentou o Recall como sendo uma das novas grandes funcionalidades dos PCs "AI" Copilot+ (entretanto já foi demonstrado que pode ser activada também em PCs convencionais mesmo sem os chips "AI"), e que na prática vai fazendo capturas de ecrã a cada poucos segundos e convertendo-as para texto que poderá ser usado para se pesquisar o que se estava a fazer no PC nos dias / semana / meses passados. A MS tentou desvalorizar as implicações de segurança que foram apontadas, mas um developer já as está a demonstrar na prática.

Uma análise ao funcionamento do Recall confirma os piores receios, com as imagens e a respectiva informação a poderem ser facilmente roubadas por qualquer hacker que consiga ter acesso ao sistema, obtendo uma base de dados ultra-compacta que irá conter informação sensível e pessoal de tudo o que o utilizador fez desde que a funcionalidade foi activada.

Microsoft told media outlets a hacker cannot exfiltrate Copilot+ Recall activity remotely.

Reality: how do you think hackers will exfiltrate this plain text database of everything the user has ever viewed on their PC? Very easily, I have it automated.

HT detective pic.twitter.com/Njv2C9myxQ

— Kevin Beaumont (@GossiTheDog) May 30, 2024
Relembre-se que a MS está a activar o Recall automaticamente nas novas instalações, sem sequer dar opção directa para o desactivar! Só permite que o utilizador seja redireccionado para o ecrã de settings, no final do processo de configuração, e nessa altura tendo que se lembrar do que é que queria desactivar.

Tendo em conta todas as implicações, seria preferível ver a MS a adoptar uma postura diferente do que a de tentar "forçar" o uso do Recall. Raras vezes estas tentativas forçadas resultam (veja-se o caso do Google+), e acabam por poder arruinar uma funcionalidade que, em determinadas condições, e estando-se bem consciente dos seus riscos, até poderia ser útil.

iPhone 16 Pro pode ter as margens de ecrã mais pequenas de sempre

03-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O próximo iPhone 16 Pro poderá aproximar os iPhones do objectivo de se ter um smartphone totalmente "full-screen", reduzindo as margens para o valor mais pequeno de sempre.

Já se passou por uma fase de corrida aos smartphones full-screen (até custa relembrar que em tempos era normal ter-se gigantescas molduras em redor do ecrã, com a parte superior e inferior do mesmo a terem zonas "mortas"), que depois acabou por descambar em exageros com as margens arredondadas nas laterais dos ecrãs, que levavam alguns fabricantes a anunciar áreas de ecrã superior a 100% da área frontal. Esse tempo já passou, mas a Apple pode estar a preparar-se para fazê-los regressar.

Os últimos relatos apontam para que a próxima geração iPhone 16 Pro terá as margens mais reduzidas de sempre, com apenas 1.15 mm no iPhone 16 Pro Max e 1.2 mm no iPhone 16 Pro.

Para referência, o iPhone 14 Pro tinha margens de 2.15 mm, que foram reduzidas para 1.71 mm no iPhone 15 Pro. Valores já bastante reduzidos mas que foram batidos pelo Xiaomi 14, que tem margens de 1.61 mm (1.71 mm na margem inferior).
Usando precisamente o Xiaomi 14 como referência, que tem um aspecto visual bastante atractivo, a redução das margens nos próximos iPhones Pro irá também contribuir para que fiquem com um visual mais moderno. E não será descabido que, para o falado iPhone "Ultra" ultra-fino que a Apple está a preparar, se possa ter verdadeiramente um ecrã sem margens, para queles que estiverem dispostos a pagar por isso.

RAM Corsair Vengeance LPX 64 GB a €132

03-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A memória RAM é um dos componentes indispensáveis nos computadores, e actualmente podemos ter 64 GB sem grande peso no orçamento.

A memória RAM é daquelas coisas que "quanto mais, melhor", agilizando o desempenho de um PC quando se usam múltiplas aplicações, evitando a necessidade de utilizar o disco / SSD como zona temporária de memória. Embora ainda seja bastante comum ver sistemas com 8 GB e 16 GB serem considerados mais que suficientes, há quem não abdique de reforçar a capacidade do seu computador para poder lidar com tarefas mais pesadas, duplicando a memória para os 32 GB ou, como neste caso, até mesmo para os 64 GB.
Este kit de memórias DIMM Corsair Vengeance LPX 64 GB (2x 32 GB) DDR4 3200 MHz C16 XMP 2.0 está actualmente disponível por 132 euros na Amazon Espanha.

Se não tiverem necessidade de tanto, têm também um kit de 32 GB (2x 16 GB) por 71 euros.

Com tal quantidade de memória RAM, podem até considerar usar 1 ou 2 GB para a criação de um RAM Disk, que pode ser usado como disco ultra-rápido (até mesmo quando comparado com um SSD veloz), e que tem a vantagem adicional de poder prolongar a vida dos SSDs ao reduzir o número de escritas, especialmente de coisas como ficheiros temporários de browsers e afins, que nem se deseja manter de forma permanente.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Asus lança ROG Ally X com dobro da autonomia

03-06-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Asus oficializou o lançamento da sua nova mini-consola PC para jogos, a ROG Ally X, que chega com alguns aspectos revistos como uma bateria com o dobro da capacidade.

Os rumores já tinham antecipado que a Asus estava a preparar esta versão melhorada da ROG Ally, que agora se torna uma realidade. A ROG Ally X mantém o mesmo processador Ryzen Z1 Extreme e ecrã LCD IPS de 7" a 120Hz da versão original, mas vem com algumas melhorias que vêm corrigir os principais pontos fracos do modelo original: a bateria passa de 40 Wh para 80 Wh, a memória passa de 16 GB LPDDR5 a 6400 MHz para 24 GB LPDDR5 a 7500 MHz, o SSD também duplica dos 512 GB para 1 TB e agora é de formato M.2 2280 mais comum (a original usava os 2230 mais compactos).
A Asus também melhorou o sistema de ventilação, que promete ser mais eficiente e também é usado para refrescar o ecrã, e o problemático slot microSD foi reposicionado para se manter mais longe das zonas de temperatura mais elevada. Temos ainda botões e joysticks melhorados, e o sistema de ligações USB-C + ROG XG Mobile Interface dá lugar a um sistema USB-C (com uma das portas Thunderbolt 4 e a outra USB 3.2 Gen 2).

O peso passa de 610 g para 678 g, o que é um pequeno "peso" a pagar pelas melhorias implementadas. Quanto ao preço propriamente dito, chega com um preço de 899.99 euros em Portugal, com entregas a começar a 22 de Julho.



Smartwatches Tizen da Samsung perdem apps em 2025

03-06-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung está a avisar os utilizadores dos smartwatches com Tizen de que ficarão obsoletos e sem suporte em 2025.

Depois de ter criado o Tizen para não ficar dependente do Wear OS da Google nos smartwatches, a Samsung voltou a fazer uma aproximação ao sistema da Google, que agora dita o fim do Tizen nos smartwatches.

Os utilizadores com Galaxy Watch até ao modelo Galaxy Watch 3 (incluindo dois Watch Active) equipados com sistema Tizen deixarão de poder comprar apps Tizen a partir do final de Setembro deste ano. A partir de 31 de Maio de 2025 toda a plataforma ficará inacessível, deixando de se poder descarregar até apps gratuitas.

O último Galaxy Watch com Tizen foi o Galaxy Watch3 lançado em 2020, pelo que se pode considerar "aceitável" (mas não "ideal") que se tenha o fim do suporte oficial ao fim deste tempo. O mais chato é que, embora as apps já instaladas continuem a funcionar, os utilizadores deixarão de poder fazer operações como transferir o smartwatch para um novo smartphone, que obrigaria a apagar e reinstalar as apps.

Microsoft activa Recall na instalação sem opção de desactivar

02-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a optar por tácticas duvidosas para forçar a utilização do polémico Recall que monitoriza tudo o que os utilizadores fazem no Windows.

A MS tem investido imenso nas tecnologias AI, e como parte disso apresentou recentemente o Recall, uma funcionalidade que vai gravando capturas de ecrã regulares de tudo o que o utilizador faz, para que mais tarde possa fazer perguntas sobre qualquer coisa que tivesse feito.

A medida foi desde logo considerada abusiva por todos os que se preocupam com a privacidade mas, apesar dessas preocupações, a MS parece estar empenhada em forçar que o Recall fique activo nos computadores dos utilizadores. Durante o processo de instalação, os utilizadores não podem desactivar o Recall - sendo-lhes apenas dada a opção para abrirem os settings, depois da instalação, para que o possam desactivar.

This is what Microsoft told the BBC is ‘entirely optional’. This isn’t optional. @ICOnews https://t.co/Y8e7lxX5rh

— Kevin Beaumont (@GossiTheDog) June 1, 2024
Seria assim tão complicado dar imediatamente a opção para activar ou desactivar o Recall durante a instalação? Que, além do mais, deveria vir desactivado de origem, com o utilizador a ter que activá-lo expressamente se assim desejasse?

Isto é ainda mais ridículo por ser a MS dizer - ainda por cima - que os utilizadores têm "total controlo" sobre a sua privacidade. Isto, numa funcionalidade que faz questão de referir que não guarda conteúdos protegidos por direitos de autor (como uma janela da Netflix que se esteja a ver), mas que sem qualquer preocupação guardará informação detalhada de passwords, números de cartões de crédito, e outra informação sensível. Informação que se tornará num novo pote de ouro para os hackers que se conseguirem infiltrar no sistema.

Redutor de velocidade com corda

02-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Dispensando a necessidade de rodas dentadas, o Capstan Drive permite reduzir a velocidade usando cordas ou cabos.

É sempre curioso espreitar soluções mecânicas engenhosas, e desta vez ficamos a conhecer o Capstan Drive, um sistema de redução que apenas usa cabos ou cordas (ou fitas - já que também era/é usado nos mecanismos dos leitores e gravadores de fita magnética, para manter as fitas a velocidade constante).


Os fascinantes olhos das aranha-saltadoras

02-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os olhos das aranha-saltadoras fascinam os biólogos e cientistas, e levam-nos numa viagem que nos faz questionar "o que são as cores".

É sempre fascinante espreitar o caminho seguido pela evolução ao longo de milhares de milhões de anos. Neste caso, os olhos das aranhas-saltadoras podem não chegar à complexidade dos olhos dos animais que podem ver luz polarizada, mas têm várias características bastante peculiares e únicas, que funcionam de forma idêntica às objectivas tilt-shift.

Revelam também algumas questões curiosas, de como diferentes espécies destas aranhas desenvolveram diferentes formas para ver a cor "vermelha", demonstrando que não existe uma única solução "evolucionária" para atingir esse objectivo.


Como o Canal do Panamá poupa biliões de litros de água

02-06-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O canal do Panamá é uma das mais extraordinárias obras de engenharia feitas pelo Homem, e que usa soluções bastante curiosas para o tornar o mais eficiente possível.

O canal do Panamá permite a circulação de navios entre o oceano Atlântico e o oceano Pacífíco, ligando as duas costas do continente americano por via marítima sem necessidade de "dar a volta" pelo complicado cabo Horn.

Para além de funcionar principalmente usando a gravidade, dispensando a necessidade de poderosas bombas, usa também diversos sistemas para evitar o desperdício de água, e que lhe permite poupar cerca de 4 mil milhões de litros de água, todos os dias.


Bilionário japonês cancela voo à Lua na Starship

02-06-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O bilionário Yusaku Maezawa anunciou o cancelamento da missão dearMoon, que levaria um grupo de pessoas numa viagem à volta da Lua numa Starship da SpaceX.

A missão tinha sido anunciada em 2018, com planos de ser efectuada no final de 2023. Mas diversas mudanças de circunstância, além dos atrasos, levaram Maezawa a cancelar a missão dizendo que "não quer fazer com que os restantes passageiros continuem a esperar indefinidamente".

Mais provavelmente, a razão poderá ter a ver com o facto da sua fortuna, que em 2018 era de cerca de 3 mil milhões, agora ter passado para cerca de metade; e de, em 2021, ter passado 12 dias a bordo da Estação Espacial Internacional, podendo riscar da lista esse seu desejo de ir ao espaço. Uma mudança de planos que não terá agradado a Elon Musk, que deixou de o seguir no X / Twitter (algo que habitualmente faz às pessoas com quem fica chateado).

Por outro lado, Elon Musk terá que aceitar que nem todos estejam dispostos a planear as suas vidas em função do "Elon-time". Relembre-se que em 2019 Elon Musk prometia voos comerciais da Starship em 2021, e em 2020 prometida fazer voos até Marte em 2024.

Flight 4 of Starship is now targeted to launch as early as June 6, pending regulatory approvalhttps://t.co/XjreI7nQOp pic.twitter.com/Pgg0IqlP24

— SpaceX (@SpaceX) June 1, 2024

Neste momento, espera-se pelo primeiro voo bem sucedido da Starship. O terceiro voo conseguiu levar a Starship até ao espaço mas não tendo sobrevivido à reentrada. O quarto voo poderá acontecer já na próxima semana (6 de Junho), tendo como principal objectivo ser o primeiro voo a ir ao espaço e regressar em segurança.

|