PlanetGeek

Toyota, Honda e Mazda falsificaram dados de segurança dos seus automóveis

05-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do Dieselgate do grupo VW (e não só), temos agora o crashtest-gate de alguns fabricantes japoneses de automóveis, incluindo a Toyota, Honda e Mazda.

O Japão suspendeu a venda de seis modelos destes fabricantes, três deles da Toyota (Corolla Fielder, Corolla Axio e Yaris Cross) por ter descoberto irregularidades nos dados de segurança referentes aos testes de colisão. A Toyota falsificou os dados dos testes de colisões com peões, e também usou veículos modificados para os testes, que não reflectiam os resultados que se teria usando os automóveis que efectivamente vendia e que circulam nas estradas. Algo a que a marca nipónica responde com um simples "pedimos desculpa aos nossos clientes pela inconveniência que possa ter sido causada".

Não se pode admitir que este tipo de coisas, ao estilo do que aconteceu no escândalo dieselgate, se fique pelas desculpas ou pela aplicação de multas modestas com impacto nulo. É preciso que seja demonstrado que qualquer tipo de habilidade para passar testes, quer seja de emissões, ou de segurança, não será tolerado e que tenha verdadeiro impacto nas empresas responsáveis.

UPDATE: Toyota apologizes for cheating on vehicle tests, halts production of three models.

"We sincerely apologize for any concern or inconvenience this may cause to our customers." https://t.co/0CdnqA4fFb

— Sawyer Merritt (@SawyerMerritt) June 3, 2024
Torna-se ainda mais caricato, que depois algumas pessoas com estes veículos ainda se arrisquem a criticar os "fabricantes chineses" por fazerem carros que não seguem regras de segurança - quando, na realidade, se pode estar precisamente numa situação completamente inversa.

Dito isto, é certo que também fico curioso como é que certos veículos que circulam nas nossas estradas, que fazem tal nevoeiro de fumo que intoxica dezenas ou centenas de veículos que o sigam, conseguem passar nas inspecções periódicas...

Notícias do dia

05-06-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

App Google Gemini chega à Europa; loja de apps Aptoide chega ao iOS mas de forma faseada; Noctua prepara sistema de watercooling sem bomba de circulação; Google deixa de confiscar produtos enviados para reparação; Apple vai corrigir falhas no Screen Time que tem ignorado há anos; e Windows 10 começa a chatear utilizadores com actualização para Windows 11.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cabo Baseus USB-C de 240 W.

Google compra Cameyo para correr apps Windows no ChromeOS

A Google vai comprar a empresa de virtualização Cameyo para executar aplicações Windows virtualizadas no ChromeOS. Esta aquisição surge na sequência de uma parceria no ano passado que disponibilizou aplicações virtuais Windows no ChromeOS, incluindo integração com o sistema de ficheiros e área de transferência. A integração do Virtual App Delivery (VAD) da Cameyo permite executar aplicações Windows no ChromeOS sem mostrar uma versão completa do Windows, fazendo com que as aplicações pareçam estar a funcionar nativamente no ChromeOS.

Estando a própria Microsoft a fazer grande esforço para assegurar uma experiência Windows "total" nos novos chips ARM, podemos estar prestes a entrar numa era em que a plataforma de hardware se torna irrelevante, assumindo-se que todo o hardware poderá correr apps de qualquer plataforma / sistema.


CEO da Nvidia gera polémica com autógrafo no peito de mulher

Jensen Huang, o CEO da Nvidia, está a ser alvo de polémica depois de ter autografado o peito de uma mulher na Computex.

Para uns, não há qualquer motivo para polémica, tendo sido algo feito num ambiente bastante divertido, e onde o próprio CEO teve o cuidado de perguntar "se seria boa ideia"; para outros, é um acto que não se adequa ao cargo de CEO de uma das empresas mais valiosas do mundo. Uma coisa é certa: fosse um artista, ou futebolista, e ninguém estaria a discutir isto.


Cápsula Starliner da Boeing com astronautas a caminho da ISS


Depois de mais um adiamento nos últimos dias, a cápsula Starliner da Boeing fez finalmente o seu primeiro voo com astronautas.

A Boeing (e NASA) têm recebido imensas críticas quanto às demoras e problemas neste projecto, que pretende servir como escolha alternativa à cápsula Crew Dragon da SpaceX, e que tem sido marcado por múltiplas falhas - ao ponto deste lançamento ser feito sabendo-se que a cápsula tem problemas, mas tendo um grau de risco reduzido que foi considerado aceitável.

Com este voo bem sucedido (assumindo-se que também irá regressar em segurança), a NASA passa a ter duas opções para transportar astronautas até ao espaço e, nos próximos anos, até à Lua.

Starliner to the stars! ✨

At 10:52am ET, @BoeingSpace #Starliner lifted off on a @ULALaunch Atlas V for the first time with @NASA_Astronauts aboard. This Crew Flight Test aims to certify the spacecraft for routine space travel to and from the @Space_Station. pic.twitter.com/WDQKOrE5B6

— NASA (@NASA) June 5, 2024


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A AMG foi iniciada por dois engenheiros da Mercedes na década de 60 - Hans Werner Aufrecht (A) e Erhard Melcher (M) - em Großaspach (G) na Alemanha, que deram continuidade ao desenvolvimento de motores desportivos quando a Mercedes desistiu desse sector, e obtiveram grande sucesso em diversas provas ao longo das décadas seguintes. O primeiro Mercedes AMG foi o Mercedes-Benz C 36 AMG de 1993, marcando o início de uma cooperação de sucesso que se mantém até aos dias de hoje.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €21

05-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 21 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Noctua prepara sistema de watercooling sem bomba de circulação

05-06-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Noctua mostrou o protótipo de um sistema de watercooling sem bomba de circulação.

Os sistemas de watercooling integrados em circuito fechado vieram tornar esta opção bastante mais acessível e prática de usar do que os sistemas de água tradicionais, com depósito que se tinha que monitorizar e "atestar". Mas agora a Noctua prepara-se para dar mais um passo na simplificação destes sistemas, dispensando a habitual bomba de recirculação do líquido.

Estes sistemas de watercooling tiram partido da água ser mais eficiente a transportar calor do elemento quente (CPU, GPU, etc.) até ao radiador, onde é dissipado no ar. Neste protótipo de watercooler sem bomba esse princípio mantém-se, mas tirando partido do efeito de termossifão, em que a diferença de densidades entre a evaporação do líquido e a sua condensação no radiador causam a circulação no circuito.
Este sistema vem com algumas condicionantes, como o facto de se ter que colocar o radiador numa posição acima do elemento de absorção do calor. E, embora se dispense uma bomba de circulação do líquido, continua a ser necessária a utilização de ventoinhas na parte do radiador / dissipador.

A Noctua ainda não avançou com qualquer data concreta para poder lançar este sistema no mercado, estando por agora a fazer os testes para assegurar que o sistema terá um nível de desempenho equiparável aos sistemas com bomba.

App Google Gemini chega à Europa

05-06-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Quem estiver curioso com o Google Gemini já o pode testar directamente nos seus smartphones Android e iPhones.

A Google lançou finalmente a sua app Gemini na Europa. Para os smartphones Android será necessário dar um salto à Play Store, para os iPhones o Gemini é disponibilizado directamente na app Google - alterando-se o modo de interacção da pesquisa normal para o modo Gemini; algo que está a ser activado de forma faseada e demorará algumas semanas até chegar a todos.
A Google faz questão de apresentar de forma bem visível que os resultados podem não ser correctos e deverão ser tratados com cuidado (não que isso evite as polémicas das respostas erradas ou alucinadas).

Num teste rápido, na app Google para iOS, a coisa que se destaca é a demora excessiva na obtenção da resposta - face ao ChatGPT, que desde o GPT-4o se tornou quase imediato. Resta esperar que a Google também possa lançar um modelo melhorado com respostas mais rápidas em breve.

Adaptador de tomadas universal com 5 USB a €20

05-06-2024 | 12:33 | A Minha Alegre Casinha

Este adaptador universal de tomadas da Tessan garante que podemos ligar qualquer aparelho a qualquer tomada, e poupar carregadores USB adicionais.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas este adaptador universal com portas USB integradas acaba por ser uma solução bastante atractiva para quem viaja frequentemente, ou simplesmente quer estar preparado para nunca ser apanhado desprevenido em termos de formatos de tomadas - e simultaneamente evitando a necessidade de transportar até cinco carregadores USB adicionais na sua bagagem.
Este adaptador de tomadas universal da Tessan tem 5 portas USB e está disponível por apenas 20 euros na Amazon Espanha - têm também disponível uma versão de 65W.

O módulo encaixa, e permite encaixar, tomadas eléctricas de praticamente todos os formatos existente (UE, Reino Unido, EUA, Austrália, etc.) e inclui 5 práticas portas USB, 3 delas sendo USB-C até 15 W, que podem fornecer até um máximo de 2.4 A por porta, perfeitas para recarregar smartphones, câmaras e outros equipamentos quando se vai de férias.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google deixa de confiscar produtos enviados para reparação

05-06-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google actualizou os termos de serviço para as reparações, deixando de ameaçar confiscar os equipamentos com peças não autorizadas.

Recentemente, a Google enfrentou uma vaga de críticas ao se descobrir que replicava as políticas abusivas (e potencialmente ilegais) da Samsung, a nível de ameaçar confiscar equipamentos que fossem enviados para reparação que tivessem componentes não oficiais. Era uma ameaça que era feita de forma diferenciada, nalguns países (como os EUA) ameaçando ficar com os equipamentos, mas na Europa dizendo que os mesmos seriam devolvidos aos donos. Algo que agora passa a aplicar a todos os países.

A Google clarifica que, em nenhuma circunstância ficará com os dispositivos dos clientes, mas reservando-se o direito de recusar a reparação se considerar que existe alguma alteração no dispositivo, de uma eventual reparação em sítio não oficial, que "cause preocupações de segurança".

É uma linguagem bastante mais correcta - que demonstra a importância de escolher as palavras certas - e que elimina o princial ponto abusivo das regras anteriores: confiscar equipamentos dos clientes seria algo completamente inaceitável. No entanto, continua a deixar em aberto uma margem bastante alargada para poder continuar a recusar reparações em equipamentos que tenham sofrido qualquer intervenção. Se nalgunas casos isso poderá ser compreensível e justificado, também permitirá recusas abusivas, alegando "preocupações de segurança" que podem não ter qualquer mérito real.

Microsoft reactiva programa beta do Windows 10

05-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar do Windows 10 já ter morte anunciada para Outubro de 2025, a MS está a reabrir o programa beta para testar novas funcionalidades e melhorias.

O Windows 10 já recebeu a funcionalidade AI Copilot, originalmente estreada de forma exclusiva no Windows 11, mas além disso, a MS anunciou que o Canal Beta está agora disponível para os Windows Insiders no Windows 10, facilitando o desenvolvimento de novas funcionalidades. Com isto, espera lançar novidades e melhorias antes que o sistema operativo chegue ao fim do suporte oficial a 14 de Outubro de 2025.

A adesão ao Canal Beta não altera este prazo. Depois de outubro de 2025, a Microsoft oferecerá atualizações de segurança para o Windows 10, mas que terão que ser pagas. Para as empresas espera-se um preço inicial de $61 por licença no primeiro ano, duplicando nos dois anos seguintes. Mas o preço para os utilizadores domésticos continua a ser uma incógnita.

A Microsoft tem começado a intensificar a publicidade para os utilizadores Windows 10 se mudarem para o Windows 11, não se pode ignorar que muitos PCs não cumprem os requisitos de hardware. O Windows 11 suporta apenas CPUs de 2018 em diante e exige chip de segurança TPM, e apesar de alguns desses requisitos poderem ser contornados de forma não oficial, na próxima actualização o sistema irá deixar mesmo de funcionar em CPUs mais antigos.

Por outro lado, tendo em conta que praticamente todas as actualizações do Windows têm vindo com bugs indesejados, resta esperar que este programa beta possa contribuir para que menos cheguem até aos utilizadores finais.

SSD externo Crucial X9 1TB a €92

05-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Ideal para transportar até 1 TB de dados de forma rápida e compacta, ou para ser usado em aplicações onde pens USB ou cartões de memória não sejam adequados, este SSD externo Crucial X9 apresenta-se como solução eficiente e económica.

Há situações onde uma pen USB ou cartão de memória servem para transferir ou armazenar dados; outros casos há onde será conveniente optar por um suporte mais fiável e / ou de maior velocidade. Este SSD externo Crucial X9 vem com ficha USB-C e está disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB e 4 TB, mediante as necessidades.
O SSD externo Crucial X9 de 1 TB está disponível por 92 euros na Amazon Espanha.

As velocidades de transferência anunciadas são de 1050 MB/s, mais de que adequadas para a maioria dos utilizadores, facilitando o processo de transferência de centenas de gigabytes sem grande desespero. De resto, temos ainda o descanso adicional de ser um SSD que utiliza memórias flash da Micron, o que também serve para dar alguma confiança quanto à sua fiabilidade e longevidade.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple vai corrigir falhas no Screen Time que tem ignorado há anos

05-06-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple parece ter finalmente chegado a um ponto em que não pode ignorar as muitas falhas do sistema de controlo Screen Time.

O Screen Time, recurso da Apple para restringir o acesso a app, websites e conteúdos nos dispositivos das crianças, tem sofrido com várias técnicas que permitem contornar essas restrições, que permanecem desde o seu lançamento no iOS 12. Mas, a situação parece agora estar a tornar-se suficientemente conhecida para forçar a Apple a fazer qualquer coisa quanto a isso.

Estas falhas permitem que se instalem apps sem que os pais tenham conhecimento, se visitem sites que teoricamente deveriam estar bloqueados, ou até que se utilize o iPhone ou iPad em horários em que não seria suposto fazê-lo. Investigadores de segurança já tinham reportado estas falhas à Apple por diversas vezes, mas com a marca da mação a desvalorizá-las ou ignorá-las por completo. Uma atitude que só parece ter mudado após ter sido contactada após uma investigação do Wall Street Journal referente a este problema.

Sem dúvida que continuarão a existir técnicas criativas para contornar restrições do Screen Time, mas se a Apple espera que esta funcionalidade consiga conquistar a confiança dos pais de que realmente funciona como seria suposto, será melhor que lhe dedique maior atenção e resolva as falhas detectadas de forma mais célere - e não demorando anos, e só o fazendo quando as falhas chegam às notícias.

Corning apresenta Gorilla Glass 7i

05-06-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Corning apresentou o Gorilla Glass 7i, um novo vidro destinado a smartphones de gama média e económica.

O Gorilla Glass 7i faz parte da 7ª geração desenvolvida pela empresa, tal como o Gorilla Glass Victus, mas adaptado para telemóveis de gama média. A Corning diz que este vidro pode sobreviver a quedas de até 1 metro em superfícies ásperas como asfalto, superando alternativas semelhantes que se partem a alturas mais baixas. Além disso, é relatado que é duas vezes mais resistente a riscos do que os seus concorrentes, tornando-o ideal para vários modelos de telemóveis a diferentes preços.

A criação do 7i responde à necessidade de vidro moderno e durável em telemóveis de gama média, que muitas vezes ainda utilizam versões mais antigas do Gorilla Glass. À medida que a tecnologia de ecrãs melhora, com mais telemóveis de gama média a apresentarem ecrãs OLED de alta qualidade de 10-bits e 12-bits, a procura por vidro mais resistente aumentou.

A Oppo será o primeiro fabricante a lançar um telemóvel com Gorilla Glass 7i. Mais detalhes serão fornecidos em breve pela própria Oppo. Além dos smartphones, o 7i também é adequado para smartwatches e outros dispositivos que necessitam de resistência a riscos e quedas, e onde o factor preço seja um elemento crítico.

Como sempre, há que realçar que o vidro continua a ser vidro, e que continuamos sujeitos a que - por muitas promessas de resistência e melhorias - se partam na primeira queda que sofrerem.

Windows 10 começa a chatear utilizadores com actualização para Windows 11

04-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Ainda a mais de um ano do fim do suporte oficial do Windows 10, a Microsoft já começou a apresentar ecrãs que incentivam os utilizadores a mudarem do Windows 10 para o Windows 11.

Fazendo relembrar as más tácticas usadas para tentar empurrar os utilizadores do Windows 7/8 para o Windows 10, a MS volta a não ter pudor em se intrometer no funcionamento do sistema operativo para promover a mudança para o Windows 11 mais recente.

O Windows perde o suporte oficial a 14 de Outubro de 2025, e apesar de ainda se estar a mais de um ano dessa data, alguns utilizadores com Windows 10 já estão a levar com publicidade de ecrã completo a tentar "assustá-los" para que se mudem para o Windows 10, uma vez que deixarão de ter direito a actualizações. Mas, na verdade, a MS deverá disponibilizar suporte acrescido durante mais tempo para o Windows 10 - só que não faz referência a isso, nem tão pouco indica quanto é que isso irá custar. Para as empresas, a MS tem cobrado $61 por licença, com preço a duplicar a cada ano que passa, até ao prazo máximo de três anos.
Refira-se que a mudança para o Windows 11 acabará por ser inevitável para os utilizadores Windows, pois não será recomendado utilizar um Windows não actualizado. Por outro lado, há que ter em conta que a mudança para o Windows 11 pode acabar por se transformar na compra de um novo PC, já que o Windows 11 está prestes a deixar de funcionar em CPUs mais antigos nos quais ainda ia funcionando, mesmo sem suporte oficial - além de agora ter começado a forçar a criação e associação de uma conta Microsoft.

Será sempre uma boa oportunidade para explorarem outros sistemas operativos, que até estão disponíveis gratuitamente e asseguram actualizações de longa data. E a velha questão de se ter que usar Windows por causa dos jogos, lentamente tem vindo a ser derrotada, tendo-se até casos em que os jogos Windows ficam mais rápidos em Linux do que no próprio Windows (e o Steam Deck da Valve muito tem contribuído para essa mudança).

Loja de apps da Aptoide chega iOS

04-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A popular app store alternativa Aptoide chega ao iOS esta semana, mas inicialmente com acesso apenas via convite.

A loja Aptoide vai chegar à plataforma iOS no dia 6 de Junho (2024), mas nem todos os interessados poderão experimentá-la no primeiro dia. Numa primeira fase o acesso será feito através de convites, com a empresa a dizer que tem já mais de 20 mil pessoas em lista de espera e que planeia ir abrindo o acesso a entre 500 e 1000 utilizadores por dia.

Por agora a loja portuguesa vai contar com apenas sete jogos, mas com promessa de expansão semanal, com mais developers, e mais apps.
Esta é a primeira app store alternativa no iOS a ser lançada com solução alternativa de pagamentos in-app aprovada pela Apple. Os developers que optarem por usar esse sistema nas suas apps pagarão uma comissão à Aptoide, numa táctica que tenta evitar a cobrança de valores directos aos utilizadores (sendo que a Apple continua a insistir na cobrança da sua taxa sobre as instalações - uma cobrança que tem sido contestada e está a ser investigada pela UE, pois derrota desde logo o propósito de criar uma app store alternativa para escapar ao pagamento de comissões à Apple).

Notícias do dia

04-06-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Intel apresenta CPUs Lunar Lake com memória integrada; Instagram testa publicidade obrigatória; AnTuTu lança benchmark para carros eléctricos; Qualcomm reacende guerra Mac vs PC; Apple engana-se no GPU do iPad Air M2 mas diz que não importa; e Windows desactiva método de ultrapassar conta Microsoft na instalação.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cabo Baseus USB-C de 240 W.

Google também ameaça confiscar smartphones com peças não oficiais

Poucos dias depois de terem sido reveladas as condições abusivas da Samsung quanto a reparações - que levaram ao fim da parceria com o iFixit - descobre-se que também a Google está a aplicar regras idênticas. A Google também solicita aos reparadores que confisquem e desmontem equipamentos enviados para reparação que tenham qualquer peça não autorizada pela Google.

Há algumas diferenças entre as regras para os EUA e países da Europa: nos EUA a Google reserva-se o direito de nem sequer devolver o equipamento ao cliente; na Europa a Google diz que não efectuará a reparação mas devolverá o smartphone ao cliente. Em qualquer um dos casos, parece ser algo que fica directamente em conflito com as leis de direito à reparação, e que convém que fique esclarecido.


Tombo nas acções Berkshire Hathaway


Uma queda inexplicada no valor das acções da Berkshire Hathaway de Warren Buffett podia criar milionários numa questão de horas. A queda de 99.97% foi atribuída a uma falha técnica, dando origem à suspensão das operações em bolsa e escrutínio adicional sobre as 4000 transacções efectuadas.

Estas acções têm um valor na casa dos 630 mil dólares, e caíram para menos de 200 dólares, algumas horas mais tarde regressando a mais de 620 mil dólares. Mas mesmo quem tiver conseguido apanhar as acções ao preço de saldo arrisca-se a não ficar milionário instantâneo, já que noutras ocasiões de quedas abruptas por falhas técnicas, as operações acabam por ser invalidadas.

If you invested $1,000 in Berkshire Hathaway around 10am morning, you would now have $3.4 million.

Warren Buffett is just that good. pic.twitter.com/GdszzyuvWd

— Daniel Feldman 🟥 (@d_feldman) June 3, 2024


Raspberry Pi ganha acelerador AI

Nem o pequeno Raspberry Pi consegue resistir ao fascínio da AI, tendo sido anunciado um novo AI Kit - o Hailo-8L - uma placa de extensão HAT+ que se liga ao RPI e lhe dá um poder computacional acrescido de 13 TOPS.

Estes 13 TOPS são relativamente modestos quando comparados com outros chips, mas há que ter em conta que é uma placa adicional cujo consumo se mantém abaixo dos 2 W e que dispensa ventoinhas. Nos exemplos, foram mostradas coisas como detecção de veículos em tempo real, e estimação de pose de pessoas, também em tempo real.




Zoom quer sósias AI para assistir a videoconferências

O CEO do Zoom quer concretizar os desejos de muitos utilizadores, dizendo que no futuro imagina poder disponibilizar uma funcionalidade que cria uma réplica digital AI do utilizador, capaz de assistir a videoconferências por si, e apresentar um resumo condensando da informação importante no final.

Na prática, trata-se apenas de capitalizar em algo que, inevitavelmente, acabaria por ser feito pelos utilizadores usando ferramentas não oficiais. Nesse sentido, não deixa de ser interessante ver o serviço a assumir que será melhor fazê-lo por meio de uma funcionalidade oficial. A grande questão é: se actualmente já existem videoconferências que se podem considerar excessivas, arriscamos-nos a entrar numa era em que existam ainda mais videoconferências, a prolongarem-se por horas e horas, pois já se assume que por lá não está nenhum humano real, mas somente assistentes AI que acabarão por resumir tudo aquilo a uma lista de meia dúzia de pontos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro lote de 60 satélites Starlink da SpaceX foi lançado para o espaço em Maio de 2019, após o lançamento de dois satélites de teste no ano anterior. Curiosamente, nenhum desses satélites se encontra em funcionamento ou sequer em órbita, tendo cumprido a sua missão e sido desintegrados propositadamente na atmosfera. Em Agosto de 2022, existem mais de 3100 satélites Starlink em órbita, com mais de 2800 em funcionamento.

Powerbank Veger 30000 mAh a €23.99

04-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Veger não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 23.99 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20%.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Netflix abandona Apple TV de 2ª e 3ª geração

04-06-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Quem tiver uma Apple TV mais antiga deixará de poder ver Netflix este Verão.

A Netflix está a contactar os clientes para avisar que irá deixar de suportar as Apple TV 2nd gen e Apple TV 3rd gen a partir do final de Julho.

Estas Apple TV foram lançadas em 2010 e 2012 respectivamente, com suporte para resolução HD 720p (na Apple TV de 2ª geração) e Full HD 1080p (na Apple TV de 3ª geração). E agora, deixarão de ter acesso à Netflix, com a justificação de que tal é feito para "assegurar que os clientes têm a melhor experiência de visualização". Poderia pensar-se que qualquer experiência de visualização será melhor do que não poder ver seja o que for, mas a Netflix certamente terá uma interpretação diferente.

De notar que a Netflix não é um caso isolado, e outros serviços de streaming também têm abandonado o suporte nestas Apple TV mais antigas. Até a própria Apple abandonou o AirPlay para os modelos mais antigos por causa das eternas questões de DRM.

Portanto, se esperavam fazer maratonas de Netflix em Agosto, terão que usar uma Apple TV HD de 2015 ou mais recente.

Intel apresenta CPUs Lunar Lake

04-06-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Intel revelou os seus chips Lunar Lake, simplificados face à geração anterior, e que dispensam módulos de memória tradicionais.

A Intel tem passado os últimos anos a tentar aproveitar as melhores partes dos chips SoC que têm feito sucesso nos smartphones e tablets (e computadores tradicionais, como a Apple tem demonstrado nos seus MacBooks). Depois de ter apostado numa tecnologia complexa na geração Meteor Lake, aghora aposta na simplificação com a geração Lunar Lake.

Estes chips Lunar Lake usam apenas 4 cores de baixo consumo e 4 cores de alto-desempenho (E-Core e P-Core), abdicando dos LP E-Cores da geração anterior. Os processos podem também ser mantidos com mais facilidade nos cores de baixo consumo, proporcionando uma melhoria na autonomia. E continuando a tendência de simplicidade e eficiência, a Intel abdica do Hyperthreading, dizendo que os benefícios não compensam o gasto acrescido de energia (e nem vamos falar nas questões de segurança, das falhas tipo Spectre). Temos também um GPU melhorado e o - agora inevitável - NPU para aceleração de funções AI.
A grande diferença é que o Lunar Lake usa a mesma táctica que a Apple usa nos chips M, passando a ter memória integrada. Os clientes poderão optar por chips com 16 ou 32GB de LPDDR5X no momento da compra, e deixam de ter possibilidade de actualização futura. Com esta integração, a Intel diz que o consumo de energia da memória é reduzido em cerca de 40%.

Esta geração Lunar Lake vem com suporte nativo para vídeo H.266 VVC, WiFi 7 e Bluetooth 5.4, activação do WiFi após modo sleep 55% mais rápido, ajuste da frequência de funcionamento em passos de 16.67 MHz (em vez de 100 MHz), duas portas Thunderbolt 4 de base, e suporte para eDP 1.5 que poupa energia ao não redesenhar o ecrã continuamente quando está a mostrar a mesma imagem.

É a resposta da Intel à ameaça dos chips ARM nos PCs Windows. Veremos que tal resultará na prática quando tivermos PCs Lunar Lake lado a lado com os PCs com Qualcomm Snapdragon.

Apple engana-se no GPU do iPad Air M2 - mas diz que não importa

04-06-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple alterou as características do iPad Air M2, sem fazer qualquer aviso, mas a alteração não passou despercebida.

A Apple lançou recentemente o iPad Air M2 (a par do iPad Pro OLED) e, na altura, dizia que o esse chip M2 vinha equipado com um GPU com 10-cores. No entanto, alguns fãs mais antentos descobriram que a Apple, silenciosamente, alterou a página para dizer que afinal tem apenas um GPU com 9-cores.

A diferença não seria significativa, mas não deixa de constituir uma venda enganosa com base em características que não estão a ser fornecidas; e que se torna mais complicada por ter sido detectada numa altura em que os primeiros compradores já terão ultrapassado o prazo de devolução se considerarem que foram enganados.

Mas a Apple tenta desvalorizar a situação, dizendo que embora a contagem de cores estivesse errada, as promessas feitas a nível de melhoria de desempenho se mantêm.
Inicialmente suspeitou-se que se tratasse de uma simples alteração para aproveitamento de chips, com o chip com 9-cores a permitir aproveitar chips de 10-cores em que um deles não estivesse 100% funcional (uma táctica comum na produção de chips). Mas, parece que a Apple quer fazer esquecer o lapso de ter prometido um iPad Air M2 com GPUs de 10-cores.

Além deste estranho caso, também existe a situação dos iPad Pro M4 de 8 GB de RAM terem na verdade 12 GB de RAM, algo sobre o qual a Apple ainda não se pronunciou.

AnTuTu lança benchmark para carros eléctricos

04-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O popular benchmark AnTuTu expandiu a sua abrangência para os automóveis eléctricos.

É sabido que os automóveis se têm tornado, cada vez mais, computadores sobre rodas; e é também cada vez mais frequente ver os consumidores a darem valor à fluidez e capacidade dos sistemas de infotainment. Como tal, o AnTuTu expandiu-se para avaliar também as capacidades dos automóveis eléctricos, não em termos de desempenho e autonomia do veículo mas sim do chipset utilizado.

Por agora, o top três é liderado pelo Zeekr 007, Xpeng X9 e (inesperadamente) o Mercedes EQE. Modelos como o Polestar 2 ficam na 14ª posição, e o Audi Q4 e-tron só conseguiu o 17º lugar.
Um teste mais recente ao Xiaomi SU7 deu-lhe uma pontuação de 957.833 pontos, o que lhe valeria a quarta posição.

Veremos se este aspecto dos benchmarks nos automóveis se tornará tão popular como nos smartphones e tablets. Mas talvez tão (ou mais) importante que o aspecto do desempenho, será a nível do suporte de longa duração. Nos smartphones a maioria das marcas "esquece-se" das actualizações passados dois ou três anos - embora algumas marcas estejam a prolongar esse período para cinco e mais anos - nos automóveis, esse prazo de suporte tornar-se-á mais crítico.

Ganha um cabo Baseus USB-C de 240 W

04-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta é um cabo Baseus USB-C de 240 W.

O interface USB chegou com a promessa de unificar todas as ligações, mas as coisas não se tornaram tão simples quanto seria desejado, com as capacidades a variarem enormemente em função da versão suportada, protocolos implementados, e até dos cabos que são usados. A prenda que temos para dar esta semana ajuda a resolver esta última questão, um cabo Baseus USB-C de 240 W com certificação PD 3.1 (Power Delivery) e que proporciona carregamentos até 240 W, mais que suficientes para lidar até com portáteis.


Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

|