PlanetGeek

Disco externo Seagate Portable Drive 5TB a €129

02-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é imprescindível garantir que os nossos dados estão a salvo. Mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de terabytes a preço interessante.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate Portable Drive 5 TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender exclusivamente nos backups na cloud.
Este disco externo Seagate Portable Drive 5 TB está actualmente disponível por 129 euros na Amazon Espanha. Têm ainda uma versão de 4 TB se quiserem poupar alguns euros.


É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável para evitar passar pela desagradável experiência de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomware que exigem centenas ou milhares de euros pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que nestas coisas quase nunca se tem direito a aviso prévio de que vai acontecer, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para recuperar coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Meta prepara bots AI para o Facebook e Instagram

02-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Num futuro não muito distante, todos os utilizadores poderão ter milhares de seguidores nas redes sociais, só que não serão pessoas reais mas sim bots AI - de acordo com a Meta.

A Meta está a apostar fortemente na inteligência artificial como forma de dinamizar as suas plataformas, adicionando personagens virtuais no Facebook e Instagram. Estes bots, com perfis completos e capacidade de criar e partilhar conteúdo, são a mais recente táctica para tentar atrair um público mais jovem.

A visão da empresa é que estes bots coexistam com amigos, familiares e celebridades nos feeds das redes sociais, tornando-as mais activas. Ainda assim, é uma mudança irónica: a Meta, que antes combatia perfis falsos, agora passa ela própria a promover personagens virtuais como uma funcionalidade essencial. O surgimento destes bots está ligado a uma tendência de longo prazo de automação nas plataformas da Meta. Ao longo dos anos, o Facebook e o Instagram substituíram gradualmente as interacções sociais tradicionais por recomendações de conteúdos e feeds criados pelos seus algoritmos. Os bots AI representam uma nova fase: não apenas seleccionar ou promover conteúdo, mas também criar e participar activamente nas interacções sociais. Para a Meta, isto é tanto um desafio técnico quanto uma reestruturação estratégica da sua política de crescimento.

O que é certo é que isto não é novo. No passado, plataformas de encontros online já demonstraram enorme sucesso no uso de bots para "cativar" os utilizadores - ao ponto de terem que pagar por isso, e sem saberem que nem estavam a falar com uma pessoa real. Mesmo que uma parte significativa dos utilizadores da Meta bloqueie ou ignore estes bots oficiais, continuarão a existir centenas de milhões de utilizadores que poderão ficar igualmente encantados e maravilhados com a atenção providenciada por estes personagens virtuais.

Monitores 4K OLED 27" de 240Hz da Asus, Samsung e MSI

02-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A entrada em 2025 é marcada por nova série de monitores OLED 4K de 240 Hz, agora em tamanho mais compacto de 27", que chegam da Asus, Samsung e MSI.

Apesar da imensa oferta, nem sempre é fácil encontrar monitores que combinem todos os elementos que se desejam. No caso de monitores gaming OLED de 4K a 240 Hz, a limitação era a de apenas estarem disponível em tamanho de 32", coisa que agora fica resolvido com o recurso a novos painéis QD-LED de 27", tamanho que é preferido por grande parte dos jogadores.

Os três monitores utilizam o mais recente painel QD-OLED de quarta geração da Samsung Display, que tem uma maior durabilidade em relação às versões anteriores. O ROG Swift OLED PG27UCDM da Asus e o MPG 272URX QD-OLED da MSI incluem DisplayPort 2.1a (UHBR20), garantindo 4K a 240Hz sem compressão. A Samsung, por sua vez, ainda não confirmou o suporte para DisplayPort 2.1a no seu Odyssey OLED G8 (G81SF), mas é esperado que também o inclua.
Os modelos da MSI e Asus suportam DisplayHDR True Black 400 (ainda não o novo True Black 1000), com a Asus a acrescentar compatibilidade com Dolby Vision HDR. Ambos oferecem garantia de três anos com protecção contra burn-in, mas a Samsung ainda não detalhou as condições de garantia ou as especificações completas do seu modelo G8. Curiosamente, a Asus anuncia uma área visível de 26.5", enquanto a MSI e a Samsung optam pelas 27 polegadas completas, mas podendo ser apenas uma opção das equipas de marketing, já que se trata do mesmo painel.

Para já, nenhuma das marcas revelou datas de lançamento ou preços, mas espera-se que tal seja revelado durante o CES 2025, onde estes monitores deverão estar expostos e em destaque.

Cybertruck explode à frente de Hotel Trump em Las Vegas

02-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O ano de 2025 inicia-se com a imagem trágica de um Tesla Cybertruck em chamas que foi usado como bomba à porta do Hotel Trump em Las Vegas.

Sendo que nesta era não se pode acreditar em tudo o que se vê, confesso que comecei por descartar esta imagem como sendo uma imagem gerada por AI por algum crítico de Trump e Musk, que estivesse a tentar ilustrar como seria o ano de 2025 que agora se inicia. Infelizmente, é um dos casos em que a realidade supera a ficção, e é mesmo uma imagem real.

Tudo indica que se terá tratado de uma acção deliberada, com a caixa de carga do Cybertruck (alugado) a ter sido recheada com fogo-de-artifício e algumas botjias de gás, com um sistema de detonação que indicava o intuito de fazer explodir a viatura no local - algo que terá também resultado na morte do condutor.

We have now confirmed that the explosion was caused by very large fireworks and/or a bomb carried in the bed of the rented Cybertruck and is unrelated to the vehicle itself.

All vehicle telemetry was positive at the time of the explosion. https://t.co/HRjb87YbaJ

— Elon Musk (@elonmusk) January 1, 2025
As autoridades dos EUA estão a tratar o caso como sendo um acto terrorista, que poderá estar relacionado com outra acção em que um condutor com uma pickup (também alugada) avançou sobre uma multidão em Nova Orleãos, vitimando cerca de uma dezena de pessoas. Se tivesse sido outro Cybertruck, sem dúvida que não faltariam notícias que poderiam tentar relacionar o caso com o modo FSD a ter "funcionado mal".

Quaisquer que tenham sido os motivos e ou as marcas dos veículos usados, esperemos que não se tornem nas imagens que irão retratar o ano de 2025.

Doom CAPTCHA obriga a jogar para provar ser humano

02-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Há um novo CAPTCHA que dispensa a identificação de imagens ou de "hieroglifos", em vez disso usando o jogo DOOM para que se prove ser humano.

Os CAPTCHA são os sistemas utilizados para (supostamente) se validar que se é um humano e não um bot - mas que por vezes se tornam tão obtusos que nem os humanos são capazes de decifrar com facilidade (e não ajuda que os sistemas AI actuais sejam capazes de superar a maioria deles). Neste caso, temos uma versão bastante curiosa e original: em vez de identificar imagens, decifrar letras e números, ou fazer contas, temos como método o jogo Doom!

Para se superar este Doom CAPTCHA temos que matar três inimigos. Algo que pode parecer divertido mas que poderá não ser tão simples quanto se possa imaginar.

Depois de várias tentativas, só com algum esforço consegui passar o captcha. Pelo que, ou os meus dotes de jogador estão enferrujados, ou talvez seja melhor usar este Doom CAPTCHA apenas em sites destinados a gamers. :)

Talvez numa próxima versão deste CAPTCHA, em vez de apenas o Doom se possa ter uma mini-loja com diversos jogos à disposição, para que cada um possa enfrentar um jogo CAPTCHA mais ao seu estilo.

Apple AirPods Pro 2 a €222

02-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para os utilizadores de iPhones que procurarem a máxima qualidade sonora, os AirPods Pro 2 estão disponíveis a preço reduzido nesta época Black Friday.

A Apple teve um papel importante no abandono da ficha dos headphones, incentivando (obrigando) o uso de headphones e earphones Bluetooth (bem, tecnicamente, podemos continuar a usar headphones com cabo, via Lightning ou USB-C). E para tal, lançou uma série de earphone Bluetooth a acompanhar, os AirPods. Destes, o modelo topo de gama são os AirPods Pro 2, que além do cancelamento de ruído também têm Spatial Audio capaz de criar uma experiência sonora 3D que tem em consideração os movimentos da cabeça do utilizador, e na mais recente actualização até podendo servir como "aparelho auditivo" fazendo a análise das capacidades sonoras de cada ouvido.


Os Apple AirPods Pro 2 estão disponíveis por 222 euros na Amazon Espanha.

A autonomia anunciada é de 6 horas para cada sessão, prolongada até às 30 horas com o carregamento na caixa. A caixa pode ser carregada via USB-C ou carregamento wireless MagSafe / Qi, e também conta com localização Find My de alta precisão via UWB e uma pequena coluna que toca um som para facilitar a tarefa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Escova limpa para-brisas do Cybertruck tem alguns segredos

02-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A gigantesca escova limpa para-brisas do Cybertruck tem alguns pormenores curiosos que poderão intrigar os condutores.

Com o seu imenso pára-brisas, o Cybertruck tem também uma maiores escovas limpa para-brisas do mundo automóvel. Isso pode tornar-se numa preocupação que fica reforçada ao se assistir a alguns comportamentos estranhos, mas que afinal foram cuidadosamente planeados pelos engenheiros da Tesla.

Quando se acelera para velocidades mais elevadas, a escova limpa para-brisas do Cybertruck move-se ligeiramente para o lado, para além da posição habitual de repouso, algo que pode fazer pensar que "está solta". Mas na realidade o movimento é deliberado, adoptando uma posição mais aerodinâmica. Apesar de alguns acharem que isso é feito por motivos de eficiência aerodinâmica, interrogo-me se o verdadeiro motivo não será "poupar" o mecanismo do limpa para-brisas à pressão do ar - mas tendo em conta que o limpa para-brisas deverá poder ser usado mesmo a velocidades elevadas, esperemos que seja mesmo a preocupação com a eficiência aerodinâmica.

Learned something new about the Cybertruck from @wmorrill3 yesterday. At higher speeds the wiper will move slightly and enter what’s called “aero mode” to help with efficiency and aerodynamics. Super cool to hear it directly from the guy who helped build it. pic.twitter.com/D7bLoT2fgT

— Matt Wallace (@MattWallaceTech) December 19, 2024
Mas os "segredos" da escova limpa para-brisas do Cybertruck não se ficam por aqui. A escova também tem um pequeno truque adicional, em que ocasionalmente, quando em operação, pode fazer uma pausa na posição inferior (quando está horizontal). Embora possa igualmente surpreender o condutor, também não se trata de um bug, mas sim de uma técnica para dar tempo à água acumulada para se escoar pelas partes laterais e não subir imediatamente pelo vidro por acção da deslocação de ar.

Dito isto, continuo a achar que teria sido melhor opção a Tesla ter arranjado um qualquer sistema que permitisse ter a escova numa secção retráctil, removendo-a por completo da vista quando não está em uso - mas compreendo que a complexidade mecânica acrescida (e outros efeitos secundários) pudessem não o justificar face à solução mais simples que está a utilizar.

Telegram lança verificação de contas e presentes NFT

02-01-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O Telegram entra em 2025 com nova actualização, trazendo a verificação de contas por terceiros, novos filtros de pesquisa e a possibilidade de transformar presentes digitais em NFTs.

O novo sistema de verificação permite que entidades terceiras, como reguladores ou consórcios, autentiquem contas. Em vez do já existente visto azul, este novo tipo de verificação acrescentará um logotipo único e diferenciado, criado para cada conta. Segundo o Telegram, esta abordagem descentralizada pretende reduzir fraudes e desinformação, reforçando a segurança da plataforma. As organizações podem usar a Bot API do Telegram para gerir a verificação, num processo semelhante ao sistema usado no X.
Além disso, a atualização inclui reações de emojis para mensagens de serviço, como a entrada de novos membros em grupos, e filtros de pesquisa melhorados para conversas privadas, grupos e canais. Também passa a ser possível usar os emoji personalizados no nome de pastas, facilitando a criatividade na gestão feita por cada utilizador.

Outra novidade é a capacidade de converter presentes em NFTs. Utilizando Telegram Stars, que podem ser compradas na aplicação ou no site Fragment, os utilizadores podem enviar presentes personalizados. Estes NFTs podem ser negociados em várias plataformas, sendo que o Telegram cobra uma taxa para cobrir os custos das transações em blockchain. Embora os NFTs tenham caído em popularidade ao longo de 2024, o Telegram acha que isto poderá reforçar o uso de criptomoedas pelos utilizadores e também tornar-se numa forma de recompensar os criadores para que se mantenham nesta plataforma.

Por fim, a câmara do Telegram também passa a identificar QR Codes de forma automática, dispensando a necessidade de sair da app para usar outras apps ou a câmara oficial do sistema para esse fim.

GitHub tem milhões de "estrelas" falsas em projectos

01-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Um estudo revelou a dimensão do problema das "estrelas" falsas no GitHub, com mais de 3.1 milhões de classificações suspeitas a inflacionar artificialmente a popularidade de projectos.

Estas estrelas falsas ajudam repositórios com malware a parecer mais confiáveis para os utilizadores. Mas também projectos legítimos recorrem a esta táctica para ganhar visibilidade face a projectos concorrentes. A pesquisa analisou 20TB de dados do GHArchive usando uma ferramenta chamada StarScout. A análise revelou 4.5 milhões de estrelas suspeitas, ajustadas para 3.1 milhões após se removerem falsos positivos. Estes dados estão ligados a 278.000 contas e 15.835 repositórios.
O GitHub já reagiu, removendo 91% dos repositórios envolvidos e 62% das contas suspeitas. Apesar disso, a actividade de estrelas falsas atingiu o pico em meados de 2024, e os investigadores continuam a reportar novos casos à plataforma.

Este é um problema que não é exclusivo do GitHub e que afecta praticamente todas as plataformas que disponibilizam avaliações por parte dos utilizadores. Também em locais como a Play Store e App Store existem milhões de avaliações falsas, compradas para tentar dar credibilidade ou destaque a apps de fraca qualidade. Por isso, mais do que apenas o número de avaliações, importa estar atento a todos os demais indicadores, e aplicar sempre uma boa dose de suspeição a todos os projectos desconhecidos.

Relógio feito com engrenagens recicladas

01-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A vontade de reciclar algumas engrenagens leva-nos numa louca aventura de conhecer todos os detalhes de um relógio mecânico.

Apesar de hoje em dia estarmos rodeado de dispositivos que no permitem saber que horas são (a começar pelos populares smartphones e smartwatches), é sempre bom revisitar a maravilha dos relógios mecânicos que, durante séculos, foram considerados um exemplo de alta-engenharia.

Não deixa de ser curioso que, durante muito tempo, as soluções mecânicas fossem consideradas as soluções "normais" e a electrónica fosse a solução "complexa e dispendiosa", e agora isto se tenha invertido, com as soluções electrónicas a serem as mais simples e baratas, e as soluções mecânicas a parecerem incrivelmente complexas e dispendiosas.


Xiaomi lança Edição Limitada do SU7 em "Vermelho Fogo"

01-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi apresentou uma nova versão do SU7 em cor "vermelho fogo" para celebrar o 15.º aniversário da marca.

O SU7, o primeiro automóvel eléctrico da Xiaomi, já atingiu um marco significativo com mais de 130.000 unidades entregues em menos de um ano. O SU7 está disponível nas versões Standard, Pro e Max, enquanto o Ultra será lançado em Março de 2025. Esta nova cor promete reforçar o apelo do modelo no mercado.

Com o 15.º aniversário como pano de fundo, o SU7 em vermelho fogo (que, pessoalmente, não sendo especialista em cores, mais me parece "magenta") simboliza tanto o legado da Xiaomi como a sua visão para o futuro num mercado de veículos eléctricos cada vez mais competitivo.
Além de celebrar o passado da marca, esta edição especial destaca também as ambições futuras da Xiaomi. Lei Jun já afirmou que o objetivo da empresa é estar entre os cinco maiores fabricantes de automóveis do mundo dentro de 20 anos, apoiando-se no sucesso do SU7 e nos modelos futuros, como o SUV YU7, previsto para meados de 2025.

Esta cor de edição limitada fica disponível a partir de 1 de Janeiro através da aplicação Xiaomi EV.

Como fazer um portátil LEGO funcional

01-01-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs de LEGO que quiserem demonstrar a sua paixão, podem construir um portátil funcional em LEGO.

Temos um portátil funcional em LEGO, mas tal como se poderia imaginar, existe um imenso trabalho que se esconde por trás do chassis e corpo em LEGO. Ainda por cima, nem sequer faltam os habituais toques "gaming", com teclas com iluminação RGB independente, e um base para o rato também com iluminação.

Apesar de ser um projecto trabalhoso, não deixa de ser uma hipótese a considerar para quem quiser complementar a sua colecção LEGO com um dispositivo único, ou criar inspiração para criar um "corpo" adequado a projectos com Raspberry Pi e ecrãs.


Apple prepara videoporteiro com Face ID para 2025

01-01-2025 | 13:41 | A Minha Alegre Casinha

A Apple prepara-se para lançar o seu primeiro videoporteiro inteligente com tecnologia Face ID, que deverá chegar ao mercado no final de 2025.

Para 2025 espera-se que a Apple faça grande ofensiva no campo das "casas inteligentes", com um novo hub para as casas e uma série de produtos, como câmaras de vigilância. Agora, surgem informações de que também teremos uma câmara para a porta com tecnologia Face ID, que poderá fazer o desbloqueio automático das portas.

O videoporteiro utilizará o chip Proxima, desenvolvido pela Apple, para garantir que todos os dados do Face ID sejam processados localmente no dispositivo, ao estilo do que acontece nos iPhones. Este dispositivo deverá também adoptar o standard Thread para integração com outros dispositivos inteligentes, não se sabendo ainda se a Apple lançar o seu próprio sistema de fechaduras inteligentes ou se colaborará com terceiros que oferecem soluções compatíveis com HomeKit ou Matter.

Até agora esta área tem sido dominada pela Ring da Amazon, e a Nest da Google, cada um deles funcionando de forma bastante "fechada" que dificulta a integração com produtos e serviços generalistas. Se o videoporteiro da Apple efectivamente conjugar a segurança do sistema Face ID com a "abertura" de fácil integração com dispositivos Matter, não será difícil imaginar que não faltarão interessados. Mas, teremos que aguardar para ver se, em primeiro lugar, este produto realmente se torna realidade; e em segundo lugar, qual será o seu preço.

Apple falha promessa do CarPlay 2 em 2024

01-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A aguardada nova versão do CarPlay da Apple, prometido para 2024, viu o final do ano chegar sem que fosse lançado em qualquer automóvel.

Apesar de o site da Apple continuar a indicar a chegada do sistema em 2024, nenhum veículo com suporte para o CarPlay "2" foi anunciado ou lançado, lançando dúvidas sobre o seu futuro.

Revelado no WWDC 2022(!), o novo CarPlay prometia uma integração mais profunda com os controlos do veículo, múltiplos ecrãs no painel, e widgets personalizáveis. A Apple anunciou parcerias com fabricantes como a Audi, Mercedes-Benz, Volvo e Porsche. No entanto, mais de dois anos depois, nenhum automóvel integrou o sistema. A Aston Martin e a Porsche chegaram a apresentar designs para o CarPlay, mas nenhuma das marcas avançou com a sua implementação.
A Apple manteve silêncio sobre os atrasos. Não se sabe se o problema está no desenvolvimento ou na resistência das marcas automóveis, que poderão estar reticentes em aumentar a dependência numa empresa como a Apple, mas a falta de novidades aponta para um possível adiamento para 2025. Sem actualizações oficiais por parte da Apple, o projecto já começar a ser acusado de ser vaporware por parte dos críticos mais cépticos.

Por agora, resta aguardar para ver se a Apple concretiza a sua visão de uma experiência de condução, mas já não se conseguirá livrar de ter falhado a promessa do "CarPlay 2" no mercado antes do final de 2024.

Apple atrasa chips de 2nm para 2026 devido a problemas da TSMC

01-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Os planos da Apple de usar um chipset de 2nm no iPhone 17 Pro em 2025 sofreram um revés, com relatos a indicar atrasos na produção da TSMC.

A fabricante de semicondutores de Taiwan enfrenta dificuldades com baixos rendimentos nos wafers, com 40% de cada wafer de 2nm considerados inutilizáveis, obrigando a Apple a adiar a estreia dos chips de 2nm para 2026.

A Apple tem sido parceira privilegiada da TSMC, tendo acesso prioritário aos chips com os métodos de produção mais avançados. Mas desta vez as taxas de (in)sucesso dos chips de 2nm não permite a sua utilização para um produto de grande volume como os iPhone Pro. A TSMC tem estado a adaptar as suas instalações para a produção em volume de chips de 2nm; e apesar das dificuldades, a empresa planeia aumentar a produção de 10.000 wafers por mês para 80.000 até 2026.

Entretanto, empresas como a Nvidia e a Qualcomm estão em conversações com a Samsung Electronics para diversificar a produção de chips, devido às tensões geopolíticas em Taiwan. Contudo, a Samsung também enfrenta desafios para melhorar os rendimentos e o desempenho dos seus chips de 2nm, deixando a TSMC como líder do sector, mesmo com os contratempos. A TSMC também tem estado a aumentar a produção na sua nova fábrica no Arizona, que também pretende reduzir a dependência das instalações em Taiwan.

Xiaomi SU7 supera objectivos de 2024

01-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A entrada da Xiaomi no sector automóvel superou os objectivos e faz antever um 2025 ainda melhor.

A divisão de veículos eléctricos da Xiaomi entregou 130.000 unidades do seu modelo de estreia, o SU7, superando as metas de entrega previamente ajustadas. Lançado em Dezembro de 2023 e com entregas iniciadas em Abril de 2024, o SU7 posiciona-se como um forte concorrente no mercado de veículos eléctricos, competindo com modelos como o Tesla Model 3.

Disponível em três versões — Standard, Pro e Max — o SU7 tem preços ultra-competitivos, entre €26.600 e €36.900 (na China). As primeiras entregas incluíram as versões Standard e Max, seguidas pela versão Pro em maio. Inicialmente, a Xiaomi tinha previsto uma meta de 100.000 entregas para 2024, depois ajustada para 120.000. Em Novembro, a empresa já havia ultrapassado as 100.000 unidades entregues, revendo o seu objectivo para as 130 mil unidades.
Para este ano de 2025, a Xiaomi pretende expandir a sua gama de veículos eléctricos com o SU7 Ultra, uma variante desportiva mais radical, com preço de 100 mil euros. Além disso, também irá fazer crescer a sua oferta com a chegada do seu primeiro SUV eléctrico, o YU7, com lançamento programado para meados de 2025.

O único ponto negativo é que, tendo em conta a procura no seu mercado natal, assim como as dificuldades que a UE tem imposto aos automóveis chineses, não é ainda previsível saber se / quando estes modelos serão disponibilizados no mercado europeu.

Feliz 2025

31-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Ao entrarmos em 2025, são as tecnologias AI a continuar a dominar a área tecnológica, prevendo-se a sua expansão ao mundo físico através dos robots humanóides.

Em 2024 acertamos a 100% de que o ano seria dominado pelos avanços nos modelos AI (não que fosse difícil prevê-lo). Para 2025, veremos o continuar dessa tendência, com modelos ainda mais capazes, que podem lidar com todo o tipo de conteúdos, mensagens, voz, imagens, vídeo, e produzir praticamente tudo o que se deseje. Mas, além dessas melhorias rumo aos modelos "AGI" que poderão aproximar-se do raciocínio humano, veremos também um foco na questão da eficiência e do custo do uso desses modelos. Por exemplo, o mais poderoso modelo AI da OpenAI pode ter um custo de milhares de euros por questão; mas em contrapartida, têm surgido modelos cada vez mais poderosos, até open-source, e que se possibilitam custos de operação de nível quase negligencíavel.

É certo que, como em todas as ferramentas, teremos que lidar com situações em que as tecnologias AI serão abusadas para usos maléficos. Mas, pela parte positiva, isso potenciará a criação de novos sistemas que usem também tecnologias AI para nos proteger contra esse tipo de ameaças - não invalidando que se deva continuar a apostar na educação, devidamente ajustada para acompanhar os tempos modernos, para que o cérebro humano continue a ter um papel funcional e não se limite a definhar por conta de tudo o que os sistemas AI podem fazer.

Prevejo que em 2025 também se comece a fazer notar, em cada vez maior grau, a transição da AI dos mundos digitais para o mundo físico, quer através dos sistemas de condução autónomos como, principalmente, pela potenciação da criação de robots humanóides funcionais, capazes de realizar todo o tipo de operações que até agora necessitavam de trabalho manual humano. Se essa transição irá resultar num caos social ou na entrada numa era de abundância em que os humanos passam a poder viver livres da obrigação do trabalho de subsistência, podendo dedicar-se às actividade e tarefas que desejarem explorar, isso só saberemos ao longo das próximas décadas.

Esperemos que 2025 também nos traga boas novidades ao nível da geração de energia. Seria bom vermos - finalmente - as promessas da energia de fusão começarem a concretizar-se, resolvendo todos os problemas de energia para os próximos séculos.

E, em jeito de destaque especial final, apesar de toda a tecnologia, é preciso não esquecer a muito importante componente social que a todos nos une. O nosso nosso tempo neste pequeno ponto azul que vagueia no espaço é incrivelmente diminuto, e importa aproveitar todo e cada momento da melhor forma, e isso também passa por fazer tudo o que se possa por melhorar os momentos de todos aqueles que temos em nosso redor. Por tudo isto, e muito mais, obrigado a todos os que se vão mantendo por cá, ano após, ano - e esperemos que daqui por um ano possamos estar a celebrar um final de 2025 rumo a um 2026 ainda melhor. :)

VESA apresenta DisplayHDR True Black 1000 e ClearMR 21000

31-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Para se preparar para a proliferação de monitores OLED e de alta-frequência, a VESA apresentou os novos certificados DisplayHDR True Black 1000 e ClearMR 21000.

A Video Electronics Standards Association (VESA) revelou duas novas certificações destinadas a monitores gaming modernos, elevando os padrões de desempenho HDR e de clareza de movimento_ as certificações DisplayHDR True Black 1000 e ClearMR 21000.

O DisplayHDR True Black 1000 estabelece um novo patamar de 1000 nits de luminância máxima para ecrãs OLED, permitindo a certificação de ecrãs HDR OLED premium capazes de reproduzir detalhes mais brilhantes no modo HDR.

Por sua vez, o ClearMR 21000 foca-se em monitores gaming de alta velocidade com clareza de movimento (ao contrário do que se possa imaginar, podem existir grandes diferenças entre monitores que prometam velocidades como 165 Hz ou 240 Hz, nos quais um deles pode apresentar cada frame como sendo uma imagem nítida, e o outro apresenta frames que estão "esborratadas" devido à velocidade de transição dos pixeis).
Marcas como a Gigabyte já confirmaram que os seus monitores gaming de topo para 2025 adoptarão este padrão, e a LG anunciou que o UltraGear OLED 480Hz Gaming Monitor (27GX790A) será o primeiro certificado com este selo.

A Samsung Display também está a trabalhar para obter ambas as certificações – DisplayHDR True Black 1000 e ClearMR 21000 – para os seus futuros modelos; e a MSI promete o mesmo para os seus novos monitores QD-OLED com DisplayPort 2.1a (UHBR20).

Ganha um Xiaomi Redmi Pad SE [gadget do mês Clube AadM+]

31-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é um tablet Xiaomi Redmi Pad SE.

Os mini tablets continuam a ser dispositivos bastante versáteis, oferecendo as funcionalidades de um tablet num formato mais fácil de transportar, e que continua a ter uma numerosa base de fãs - algo que não deverá alterar-se em breve, considerado o seu imenso diferencial de preço para os smartphones dobráveis. É por isso que este Xiaomi Redmi Pad SE se torna num dispositivo bastante interessante, com um ecrã de 8.7" a 90 Hz, e um modo de leitura que promete aproxima-se da experiência de ler em papel, ideal para quem gosta de ler ebooks, ou simplemente navegar pela web para ler artigos.


Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Rui Amaral.

Tesla recomenda limpeza da parte interior do pára-brisas onde estão as câmaras

31-12-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla passou a recomendar a limpeza periódica da parte interior do pára-brisas na zona das câmaras.

Até agora a Tesla nunca tinha feito referência à necessidade de realizar esta operação, mas talvez devido à idade crescente dos veículos na estrada (e inevitável acumulação de pó e sujidade), adicionou esta indicação no seu manual de serviço.

Os clientes deverão proceder à limpeza regular desta área do para-brisas que normalmente está inacessível devido à cobertura das câmaras. O processo é algo trabalhoso, implicando a remoção do espelho retrovisor e respectiva cobertura das câmaras.
Quem se sentir à vontade nestas tarefas poderá seguir as instruções dadas no manual de serviço do seu Tesla, e pesquisando pela secção "Quad Camera Cover" - como aqui para o caso do Model Y.

Para todos os que não se sentirem confortáveis a fazer esta operação, poderão agendar essa tarefa através da nova secção de manutenção em Vehicle Controls > Service > Maintenance.

Confesso que não percebo muito bem esta operação, já que pelo que se pode ver - pelo menos no caso do Model Y - a remoção da cobertura das câmaras não dá acesso à área do pára-brisas que possa afectar as câmaras. Mas, pode ser que isso afecte outros modelos.

|