PlanetGeek

Como fazer uma "mesa de areia" robotizada

08-12-2024 | 13:09 | A Minha Alegre Casinha

Os fãs dos padrões e desenhos "zen" na areia podem replicar esse efeito de forma automatizada com esta mesa de areia.

Há quem não dispense a experiência de criar desenhos na areia de forma manual, mas isso não invalida que, por vezes, possa ser mais conveniente ter um sistema capaz de gerar esses mesmos desenhos de forma automática - que até poderão ir variando de dia para dia, ou adoptarem desenhos temáticos em momentos especiais como aniversários.

Este projecto de mini mesa de areia não apresenta grandes surpresas, consistindo no sistema tradicional de se ter um mecanismo de "plotter" com eixo X/Y que, em vez de fazer desenhos usando um marcador, usa um ímane para arrastar uma esfera de metal sobre uma superfície com areia. Este sistema permite criar todo o tipo de desenhos, com a limitação de ter que ser feito com uma linha contínua ininterrupta, ao estilo dos "Etch-a-Sketch".
Uma particularidade deste projecto é a de que tem uma descrição bastante detalhada, dando a conhecer diferentes opções para cada um dos componentes (electrónica, sistema mecânico, motores, etc.) e indicando as vantagens e desvantagens de cada um deles e porque motivo se optou pelos componentes utilizados (ESP32, stepper motors, CoreXY).

X lança Grok gratuito com novo gerador de imagens AI

08-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O X (Twitter) está a dar acesso gratuito ao assistente AI Grok, que também recebeu novo modelo melhorado para geração de imagens, chamado Aurora.

Ainda em guerra constante com a OpenAI, Elon Musk decidiu abrir as portas ao Grok. Anteriormente disponível apenas para os subscritores da modalidade paga do X, o Grok passa a estar acessível para todos os utilizadores (embora muitos reportem que ainda não têm acesso), embora com alguns limites.

Os utilizadores gratuitos apenas podem gerar um máximo de 10 pedidos a cada duas horas, e também estão limitados a três análises de imagens por dia. E falando de imagens, o Grok passa a ter acesso a um novo modelo de geração de imagens, com nome de código Aurora, que é capaz de gerar imagens realistas e aparentemente em qualquer restrição a nível de recriar pessoas conhecidas.

This is wild.

xAI just dropped Grok 2 + Aurora, a new AI image model (now taken down).

The photorealism is insane.

10 wild examples.

1. No, this isn't Scarlett Johansson photo 🤯 pic.twitter.com/1uYit9ES94

— Min Choi (@minchoi) December 7, 2024

2. No, these are not photos of tech leaders 🤯 https://t.co/CKiJiJIr7q

— Min Choi (@minchoi) December 7, 2024
Infelizmente, o modelo parece já ter sido retirado, o que pode significar que o X (xAI) poderão estar a trabalhar em aplicar-lhe algumas restrições para minimizar o potencial para abuso - não que isso vá ter grande impacto global, pois não faltam outros modelos de geração de imagem que poderão fazer tudo o que qualquer pessoas quiser fazer, incluindo modelos que já podem funcionar localmente em computadores comuns e smartphones.

Google Photos Recap 2024 revisita o ano em fotos

08-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Photos lançou a funcionalidade Recap 2024 que mostra uma retrospectiva personalizada que relembra os momentos favoritos do ano.

Inspirando-se nas recaps do Spotify e Apple Music, o Google Photos Recap combina fotos e vídeos memoráveis com informações únicas e efeitos criativos. A funcionalidade não só destaca momentos especiais, como também utiliza o Google Gemini AI para gerar legendas personalizadas (só nos EUA). O Recap também inclui estatísticas divertidas, como a maior sequência de fotos do ano, quem fotografou mais, as cores mais capturadas, e quem partilhou mais sorrisos.

Para tornar a experiência ainda mais atractiva, o Recap adopta um visual cinematográfico e gráficos personalizados. Além disso, é possível partilhar os destaques e as memórias do Recap directamente para aplicações de mensagens e redes sociais a partir do Google Photos.


Apesar de poder ser bem recebida pela maioria dos utilizadores, não se pode deixar de pensar em como é mais uma técnica para "puxar" os utilizadores de volta ao serviço, ao estilo do que é feito por outras plataformas, e a que o Google Photos não está imune - com frequentes notificações de "memórias" ou outras coisas para ver.

Ganha um powerbank Addtop 26800 mAh

08-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um powerbank Addtop 26800 mAh.
Sempre prático para todas as ocasiões, este powerbank ADDTOP de 26800 mAh permite prolongar a tranquilidade de utilizar um smartphone (ou outros equipamentos electrónicos) longe de uma tomada e carregador.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

O spam do Instagram e as tentativas de atrair os utilizadores

07-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O Instagram fez uma pequena alteração que pode enganar os utilizadores e fazê-los regressar ao serviço.

Independentemente do que se achar de uma ou outra plataforma online, todas elas têm em comum o desejo de manter o maior número de utilizadores activos. Pare-se de usar, ou reduz-se a frequência de visitar, qualquer uma delas, e não demorará a receber-se uma série de emails que, de forma mais ou menos encapotada, tentam atrair o utilizador de volta para a sua "teia". Por norma, são coisas que a maioria das pessoas simplesmente ignora ou elimina, mas por vezes, a coisa está tão bem feita que se torna complicado escapar. E recentemente, foi a minha vez de ficar irritado por ter caído numa dessas armadilhas.

Não sou utilizador activo do Instagram, e por norma, qualquer email com "sugestões" ou "recomendações" vindo do Instagram, tinha como resultado imediato ir para o lixo sem sequer ser aberto. Só que o Instagram, na sua infinita sabedoria de maximizar o efeito pretendido, fez uma pequena alteração, e os resultados não se fizeram esperar. Os novos email do Instagram não fazem qualquer referência imediatamente visível ao Instagram, sendo enviados como se fossem de uma das pessoas que seguimos!
Ora, imediatamente, em vez do envio automático para o lixo por se ver o remetente como Instagram, fica-se na dúvida sobre se poderá ser alguma mensagem directa ou outra coisa de interesse, com uma maior probabilidade de se abrir o email - e se ser "apanhado" pela táctica.

Sim, obviamente que, pelo menos em teoria, se pode cancelar a subscrição destes emails - coisa que não tinha feito até agora mas que, devido a esta mudança de técnica para algo mais enganador, já fiz - mas não posso deixar de pensar em quantos mais milhões de pessoas o Instagram conseguirá "enganar" e fazer com que regressem ao Instagram.

Sintetizador Wavetable para Arduino Giga

07-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs da experimentação musical podem criar um sintetizador wavetable com touchscreen usando um Arduino GIGA R1.

Este projecto mostra como é extremamente simples criar um sintetizador wavetable polifónico com um Arduino GIGA R1 WiFi e Display Shield. Este sintetizador com interface MIDI permite desenhar e editar as waveforms em tempo real através do touchscreen, oferecendo uma experiência intuitva na criação de sons. Com polifonia para até 16 notas em simultâneo e sensibilidade à velocidade, destaca-se pela sua versatilidade e tira partido do design dual-core do Arduino Giga - com um dos cores a ficar dedicado à criação sonora e o outro a tratar do interface e ecrã.

O sintetizador utiliza síntese wavetable, um método entre a síntese subtrativa e FM. Enquanto a síntese subtrativa usa filtros para moldar formas de onda harmónicas e a síntese FM cria tons complexos através de modulação de frequência, a síntese wavetable combina estas qualidades. Ao trabalhar com formas de onda digitais pré-gravadas, oferece sons ricos com maior diversidade e com menor exigência de processamento.

Um dos principais destaques é o touchscreen interactivo do GIGA Display Shield, que permite aos utilizadores desenhar e manipular formas de onda directamente. Inclui também um envelope ADSR simples e uma função para gerar formas de onda aleatórias, que podem ser ajustadas manualmente. Graças à arquitectura de dois núcleos do Arduino GIGA, o Cortex-M7 processa o motor de síntese, enquanto o Cortex-M4 gere o ecrã interactivo, garantindo um desempenho fluido e eficiente.

Estão prometidas mais funcionalidades e melhorias, que serão disponibilizadas na página do projecto no GitHub.

Indiana Jones And The Great Circle recupera a magia dos filmes

07-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O jogo Indiana Jones And The Great Circle é um dos mais aguardados dos últimos anos, e não desaponta.

O Indiana Jones And The Great Circle tem lançamento oficial marcado para o dia 9 de Dezembro mas ficou disponível antecipadamente para quem optou pelos packs mais completos. As avaliações têm sido extremamente positivas, havendo até quem considere que o "pior" que se pode dizer é que este jogo deveria ter sido um filme - que ficaria ao nível dos melhores filmes do Indiana Jones, como o Salteadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark).

Para quem não teve pressa de o apanhar nos dias antecipados, tem também a vantagem de ser mais um jogo que fica disponível "gratuitamente" para os subscritores do Game Pass, tal como aconteceu com o Call of Duty 6.


Para quem se interessa pela parte técnica, e também saber como o jogo corre na sua Xbox ou PC, temos as sempre detalhadas análises da Digital Foundry para ambos os casos:



Parece-me que o mais difícil será acabar este jogo e não fazer uma maratona dos filmes do Indiana Jones. :)

Sony lança My First Gran Turismo com modo PS VR2

07-12-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Como parte das comemorações do 30.º aniversário da PlayStation, a Sony lançou novo jogo gratuito My First Gran Turismo que inclui modo PlayStation VR2.

Desenvolvido pela Polyphony Digital, o My First Gran Turismo revisita as origens da série Gran Turismo, oferecendo uma experiência simplificada para atrair novos jogadores à famosa franquia. Este lançamento surge após as actualizações do Gran Turismo 7, que agora inclui modo VR melhorado para a PS5 Pro.

O jogo destaca três pilares principais da experiência Gran Turismo: condução, aprendizagem e colecção de carros. Os jogadores podem experimentar modos variados, como três corridas standard, contra-relógios com tabelas de classificação online, e tutoriais no 'Licence Centre'. Há também os divertidos minijogos 'Music Rally'. O jogo inclui três circuitos - Kyoto Driving Park, Deep Forest Raceway e Trial Mountain Circuit - e apresenta 18 carros adaptados para principiantes.


A Polyphony Digital deixou uma pista de que algo especial poderá acontecer aos jogadores que coleccionarem todos os 18 carros.

Além disso, qualquer veículo obtido em My First Gran Turismo pode ser transferido para o Gran Turismo 7, oferecendo uma forma de expandir a experiência da série. E claro, quem tiver os óculos PlayStation VR2 poderá desfrutar da experiência VR mais imersiva (só na PS5 e PS5 Pro).

O jogo está disponível gratuitamente a partir de 6 de Dezembro.

Honda cria linha de produção experimental de baterias de estado sólido

07-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Honda apresentou uma linha de produção experimental de baterias de estado sólido, que estão a ser desenvolvidas para produção em massa pela Honda.

As baterias de estado sólido são vistas como o passo seguinte para os veículos eléctricos, permitindo maior densidade energética, segurança e longevidade. Ao realizar verificações técnicas para estabelecer um processo de produção em massa na linha experimental de teste ou demonstração, a Honda irá determinar as especificações básicas das células das baterias com o objetivo de começar a aplicar as baterias de estado sólido em todos os modelos eletrificados que irão chegar ao mercado na segunda metade da década de 2020.

A Honda construiu a linha experimental na cidade de Sakura (Japão) para replicar o processo necessário para a produção em massa. Tem uma área total de 27.400 m2 e está dotada de instalações e equipamentos que permitem a verificação de cada processo durante a produção.
A nova linha experimental ficou pronta na primavera e tem praticamente todos os equipamentos chave necessários para verificação já instalados. A Honda está a planear começar a produção de baterias ainda em fase de teste em janeiro de 2025 e vai fazer a análise das tecnologias de produção em massa e de custos para cada processo, ao mesmo tempo que desenvolve as especificações das células de bateria.

Ao tornar os custos das baterias de estado sólido mais competitivos através da adoção de um processo de produção altamente eficiente e ao expandir a aplicação das baterias a uma maior gama de produtos de mobilidade Honda, incluindo automóveis, motociclos e aeronaves, a Honda pretende diminuir ainda mais os custos das baterias através da economia de escala ao serviço de uma mobilidade mais sustentável.

[Pela Estrada Fora]

Hyundai Tucson renovado

07-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A quarta geração do Hyundai Tucson foi alvo de uma renovação, com um design exterior e interior actualizado, e novas funcionalidades tecnológicas de conectividade e segurança.

Desde o seu lançamento, em 2004, o Tucson ganhou fama, prestígio e a confiança dos clientes, tornando-se o SUV compacto mais vendido da Europa com mais de 1,4 milhões de unidades endidas no Velho Continente e 7 milhões a nível mundial. O design sofisticado e inovador do renovado Hyundai Tucson baseia-se na filosofia de design Sensuous Sportiness da Hyundai. No exterior os para-choques foram redesenhados, existem luzes diurnas maiores, jantes de liga leve renovadas e há novas opções de cores.

O interior da quarta geração do Tucson surge completamente reformulado e mais moderno, incluindo atualizações no painel de instrumentos, no volante, nos bancos e no sistema de infoentretenimento, com o objetivo de aumentar o conforto e a funcionalidade para todos os ocupantes.
O renovado Tucson apresenta a mais recente arquitetura de veículo e a mais recente tecnologia de software e de infoentretenimento da Hyundai, com gráficos renovados e melhorados, o Connected Car Navigation Cockpit (ccNC). Inclui agora um novo ecrã panorâmico curvo que combina um painel de instrumentos digital de 12,3" e um ecrã tátil de infoentretenimento de 12,3" numa única unidade.

Os clientes podem beneficiar de atualizações Over-the-Air (OTA – atualizações remotas), dos serviços de ponta do Bluelink® Connected Car, com funcionalidades como o Connected Routing (Planeamento de Rotas em tempo real), Hyundai Live Services e ligação em tempo real com a aplicação Bluelink®, bem como acesso às Features on Demand (Funcionalidades a Pedido).

O Tucson está equipado com uma gama de caraterísticas de conforto orientadas para o utilizador, incluindo controlo climático de três zonas e bancos dianteiros aquecidos. Os bancos traseiros podem ser rebatidos numa proporção de 4:2:4 com o premir de um botão ou remotamente para maior comodidade. O Tucson é também mais espaçoso do que nunca, com uma capacidade de bagageira até 620 litros.
O novo Hyundai Tucson está equipado com um sistema melhorado de sete airbags, que inclui um airbag central lateral, para evitar colisões entre os passageiros da frente, em caso de acidente.

Em destaque está também o Controlo de Estabilidade de Ventos Cruzados (CWC) que atua contra ventos fortes quando se conduz a velocidades elevadas, aplicando uma travagem parcial e controlo do binário da direção, para melhorar a estabilidade da condução. O Tucson possui uma Suspensão Controlada Eletronicamente (ECS), para uma condução mais suave e estável. Através do Mode Select, os condutores podem selecionar os modos Eco, Normal ou Sport, dependendo das suas preferências de condução.

Para o mercado nacional, o Tucson oferece uma das mais vastas gamas de grupos motor propulsores eletrificados do seu segmento, tendo a oferta sido simplificada, oferecendo aos clientes mais opções híbridas.

A gama de grupos motor propulsores do Tucson é composta pela variante a gasolina 1.6 T-GDI com 158 cavalos de potência (também com mild hibrid 48V), híbrida 1.6 T-GDI HEV com 215 cavalos e 1.6 T-GDI PHEV com 248 cv de potência combinada (motor elétrico 72 kW e bateria de 13,8 kW). A versão Diesel 1.6 CRDi estará disponível no primeiro trimestre de 2025.




O Hyundai Tucson está disponível em Portugal com equipamento PREMIUM e VANGUARD nas motorizações a gasolina, com preço a partir de 35.180 euros, VANGUARD nas versões híbridas (HEV), com preço a partir de 45.500 euros, e, e-VANGUARD nas versões plug-in híbridas (PHEV), com preço a partir de 48.900 (preços sem despesas e pintura metalizada).

[Pela Estrada Fora]

Ganha uma base ventilada para portáteis

07-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é base ventilada para portátil.
Perfeito para quem passa o dia a trabalhar com o portátil em tarefas intensivas, esta base ventilada Marsgaming MNBC2 reforça a circulação de ar e deixa ajustar a inclinação de portáteis até 15.6". Tem iluminação RGB - que pode ser desligada se não forem fãs disso.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Falha da Zipcar deixa clientes trancados fora dos carros

06-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Uma falha na app da Zipcar deixou os clientes incapazes de desbloquear, trancar ou devolver os seus veículos alugados, resultando na cobrança de taxas injustas, e até na perda de voos e exames.

A empresa, que depende quase exclusivamente da app para as suas operações de aluguer de veículos, atribuiu o problema a um aumento de tráfego causado pela promoção Black Friday. O incidente revelou vulnerabilidades no sistema usado pela Zipcar, que tem grande dependência no funcionamento e uso da sua app.

Muitos clientes passaram horas ao frio a tentar contactar o suporte da empresa, frequentemente recebendo respostas pouco úteis. Um cliente viu ser-lhe aplicada uma taxa de atraso de $100 na entrega do carro, por não a conseguir fazer, e apesar do suporte lhe ter garantido que esse valor não seria cobrado. Noutro caso, um cliente ficou com o passaporte trancado dentro de um veículo sem hipótese de o poder recolher, levando à perda de um voo e de um exame final. Este episódio realça os riscos de confiar exclusivamente em aplicações para serviços essenciais.
Antigamente, a Zipcar fornecia cartões físicos "Zipcards" e frequentemente incluía chaves dentro dos carros como solução alternativa. Contudo, estas opções têm vindo a desaparecer, deixando os utilizadores totalmente dependentes do funcionamento (ou não funcionamento) da app. Embora esta abordagem possa reduzir custos para a empresa, a falha mostrou como a ausência de soluções híbridas pode causar problemas em cadeia.

Este não é o único exemplo da dependência no uso de apps e de uma ligação à internet, coisas que por vezes podem não estar acessíveis ou funcionar como previsto; devendo esses casos estar contemplados para o caso destas eventualidades, por muito raras que sejam.

Apesar de a Zipcar afirmar que apenas a habitual "pequena percentagem" de clientes foi afectada, sem dúvida que todos esses clientes irão olhar de forma bem diferente para este, e outros serviços idênticos, no futuro. Este caso sublinha a importância de manter soluções híbridas que combinem a conveniência das aplicações com métodos tradicionais, garantindo que os clientes não fiquem desamparados quando a tecnologia falha. À medida que as empresas apostam em estratégias baseadas em apps, é crucial manter alternativas físicas para evitar situações semelhantes no futuro.

GenCast da Google revoluciona previsões meteorológicas

06-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O mais recente modelo GenCast da Google está a revelar uma capacidade surpreendente para prever o estado do tempo, com elevada precisão, com até 15 dias de antecedência.

O modelo GenCast baseado em machine learning (ML) consegue prever o tempo para os próximos 15 dias com alta precisão, superando sistemas tradicionais como o ENS do European Center for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF). Ainda mais impressionante, o GenCast gera previsões detalhadas em apenas oito minutos, enquanto os supercomputadores tradicionais demoram horas.

Uma das grandes vantagens do GenCast é a capacidade de fornecer previsões probabilísticas, ao contrário do seu antecessor, o GraphCast. Em vez de apresentar apenas um resultado, o GenCast oferece uma gama de possibilidades, ajudando a compreender melhor as diferentes probabilidades. Por exemplo, em vez de dizer "chuva esperada amanhã" o GenCast pode indicar uma probabilidade de 70% de chuva. Também revela melhores resultados em situações de fenómenos extremos, como furacões, ondas de calor, vento intenso, etc.
Em testes que compararam previsões de velocidades do vento, temperaturas e outros factores atmosféricos, o modelo superou o ECMWF em 97.2% das vezes. Este sucesso deve-se ao treino do GenCast em décadas de dados reanalisados, permitindo-lhe simular condições atmosféricas complexas de forma mais rápida e com menos erros do que os métodos baseados na simulação e modelação física da atmosfera.

Embora os especialistas alertem para que modelos como o GenCast não substituam completamente as previsões tradicionais, reconhecem o seu enorme potencial como complemento. Com planos para integrar o GenCast em ferramentas como o Google Earth Engine e o BigQuery, em breve investigadores de todo o mundo terão acesso às suas previsões. Também é esperado que, no futuro, a Google possa apresentar previsões do GenCast directamente aos utilizadores finais através da informação meteorológica na sua app e widgets.

Notícias do dia

06-12-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

OpenAI lança ChatGPT Pro de $200 por mês; Google prolonga actualizações nos Pixel 6, 7 e Fold por mais dois anos; Microsoft expande Windows 11 24H2 a mais PCs apesar de relatos de problemas; IKEA com luzes dinâmicas ao longo do dia; e EUA recomendam mensagens encriptadas para evitar espionagem da China mas com backdoors para poderem espiá-las.

xAntes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um carregador Anker GaN 30W.

Starlink conclui 1ª fase da cobertura Direct to Cell

Com mais um lote de 20 satélites Starlink Direct to Cell enviados para o espaço, a SpaceX diz ter completado a primeira fase da cobertura global do serviço.

Ao contrário do serviço Starlink normal, que necessita de antenas especializadas, o serviço Direct to Cell permite a comunicação directa dos satélites com smartphones e telemóveis comuns, sem necessidade de qualquer hardware especial nos mesmos, possibilitando que os mesmos possam continuar comunicáveis em áreas onde não exista qualquer cobertura de rede celular terrestre.

Elon Musk diz que numa primeira fase a largura de banda ainda será bastante reduzida, de cerca de 10 Mbps, mas que isso irá melhorar à medida que forem lançando novos satélites.

Falcon 9 launches 20 @Starlink satellites, completing the first orbital shell of our Direct to Cell constellation → https://t.co/RV4c2XquT0 pic.twitter.com/FKUeqxqkTD

— SpaceX (@SpaceX) December 5, 2024


Polysoft lança SSDs para Mac a preço de saldo

A Apple diz que o Mac Studio tem SSDs "trocáveis", mas isso esconde o uso de um sistema proprietário que impede a instalação de SSDs standard, obrigando a optar pelos SSDs fornecidos pela Apple a preço substancialmente inflacionado. Mas isso está prestes a mudar.

A Polysoft conseguiu criar SSDs compatíveis com o formato Apple, fazendo com que seja possível fazer o upgrade para um SSD de 8TB por 799 euros, ao nível do custo de um SSD 8TB de alto-desempenho, e significativamente menos que os cerca de 2800 euros(!) que a Apple pede por esse upgrade.


Elon Musk quer expandir supercomputador da xAI para mil milhões de GPUs

Depois de ter conseguido conseguido construir o supercomputador Colossus com 100 mil GPUs Nvidia em tempo recorde, Elon Musk revela planos de o expandir para uma escala consideravelmente: mil milhões de GPUs (um "bilião" norte-americano).

Não é incomum vermos objectivos mirabolantes vindos da parte de Musk, mas tendo em conta a aparente facilidade e rapidez com que arranjou os 100 mil GPUs iniciais, não parece ser totalmente descabido que este mega-super-hipercomputador se torne realidade. No mínimo, será algo que será acompanhado atentamente (e preocupadamente) pelas demais empresas dedicadas a AI.

Nope, at least 1 biiillioon GPUs! 😂 https://t.co/MJxbJN9ZWB

— Elon Musk (@elonmusk) December 5, 2024


Valve prepara reforço do programa SteamOS

A Valve parece estar a preparar-se para incentivar o uso do SteamOS como sistema operativo para jogos, antecipado pelas suas indicações de uso de várias referências destinadas a produtos de terceiros, incluindo as designações: Steam Compatible, Steam Link Compatible, Steam Play Here, Steam Included, e Powered by SteamOS.

Este último é referência clara a dispositivos que venham com o SteamOS pré-instalado como sistema, recuperando o espírito das "Steam Machines", mini-PCs com SteamOS lançados em 2015. Tendo em conta que o Windows 11 se prepara para abandonar muitos PCs antigos, pode ser a altura ideal para a Valve se apoderar de fatia significativa de pessoas que só usam o Windows por causa dos jogos.


Tesla lança lanterna portátil


A Tesla tem uma lanterna que pode pode funcionar como candeeiro portátil, podendo criar uma luz agradável em tom amarelado, tem modo de iluminação em vermelho, e também pode simular a luz cintilante de uma chama - para quem quiser recriar o ambiente de um acampamento em redor de uma fogueira.

A marca anuncia uma autonomia de 7-24 horas dependendo da intensidade escolhida, tempo de carregamento de 3 horas, e um preço de $110. Como se pode imaginar, e à semelhança de outros produtos variados que vai lançando, esgotou de forma imediata. Como alternativa, podem sempre espreitar uma Hue Go.

Tesla has released a Glow Lantern for $110.

Color Modes:
• Warm White Mode: Emits a soft glow with a light golden tint
• Camp Mode: Mimics the glow of a flickering flame
• Romance Mode: Creates a romantic atmosphere with a red glow

Features:
• Battery Life: 7–24 hours after… pic.twitter.com/srEFwpT6wL

— Sawyer Merritt (@SawyerMerritt) December 5, 2024


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O IRC (Internet Relay Chat) foi criado na Finlândia em 1988 por Jarkko Oikarinen para substituir um programa de chat na BBS OuluBox que funcionava na Universidade de Oulu. No ano seguinte já existiam mais de 40 servidores espalhados pelo mundo que permitiram que o IRC ganhasse uma popularidade acrescida durante a década seguinte.

Cyber Monday com Windows 11 a €11 na CdkeySales

06-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Ainda vamos a tempo de tirar partido das campanhas Black Friday e Cyber Monday para esta época de Natal. Esta promoção da CdkeySales permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves para Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Apple lança extensão iCloud Passwords para Firefox

06-12-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a facilitar o preenchimento automático de passwords iCloud no Firefox, mas só na versão para Mac.

A Apple deu mais um passo no domínio da gestão de passwords ao lançar oficialmente uma extensão para autofill no Firefox em macOS. Depois da criação da aplicação autónoma Passwords no iOS 18 e macOS 15 Sequoia, que oferece funcionalidades de geração automática de passwords e detecção de vulnerabilidades, posicionando-se como concorrente do como 1Password e Bitwarden, a Apple quer cativar os utilizadores do Firefox. Para tal, lança uma extensão iCloud Passwords para Firefox, mas que curiosamente apenas fica disponível para a versão macOS, deixando os utilizadores Windows e Linux de fora

Para utilizar a extensão, basta que os utilizadores façam a sincronização com a sua a conta iCloud e insiram um código de seis dígitos gerado automaticamente pelo sistema.
Curiosamente, em vez de criar a extensão de raiz, a Apple parece ter comprado e adaptado uma extensão já existente, integrando-a como solução oficial. A página GitHub da extensão original confirma que a Apple é agora a única responsável pela manutenção da extensão oficial iCloud Passwords. Isto sugere que em breve se possa ter suporte oficial para sistemas Windows, já que a extensão é compatível com sistemas que utilizam o iCloud para Windows.

Microsoft expande Windows 11 24H2 apesar de relatos de problemas

06-12-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft confirmou que está fazer chegar a actualização para o Windows 11 24H2 a mais dispositivos, apesar de continuarem a surgir relatos de problemas com alguma regularidade.

O Windows 11 24H2 é o maior update do Windows 11 este ano, e os PCs elegíveis com as versões 22H2 ou 23H2 podem verificar a sua disponibilidade nas definições do Windows Update.

Embora o update traga melhorias em velocidade e estabilidade, têm também sido notados problemas frequentes. Problemas que incluem coisas como o desaparecimento do cursor do rato em browsers, falhas na ligação WiFi, erros no encerramento de alguns portáteis (como os Dell), e desaparecimento do histórico da área de transferência. Nalguns casos, há também relatos de situações mais chatas, como erros Blue Screens of Death (BSOD), especialmente em PCs com processadores Intel - mas que deixam sempre a suspeita sobre se será culpa do sistema ou dos próprios CPUs.
Apesar destas falhas, muitos consideram que o 24H2 é uma actualização positiva face às versões anteriores do Windows 11 (desde que não surjam estes problemas).

Se o seu PC estiver pronto para o update, verá a opção "Transferir e instalar" no Windows Update. A Microsoft alerta que algumas incompatibilidades de aplicações ou drivers podem atrasar a disponibilidade do update para certas configurações. Como sempre, o recomendável será ter paciência e não ter pressa para instalar a actualização, sob pena de se calhar no grupo de azarados e ter que lidar com problemas que podem afectar funcionalidades críticas. Nesses casos, de nada serve ter milhões de utilizadores a dizer que "para mim funciona bem", enquanto se lida com problemas recorrentes e frustrantes no sistema.

Home Assistant Yellow com CM5 no HAOS 14

06-12-2024 | 13:17 | A Minha Alegre Casinha

Cumprindo com a promessa de longevidade, o Home Assistant Yellow ganha suporte para o novo Compute Module 5 da Raspberry Pi.

O Home Assistant Yellow foi lançado há alguns anos, oferecendo uma plataforma "ideal" para correr o Home Assistant. Uma das suas promessas era o facto de poder ser facilmente actualizável ao longo dos anos, à medida que novo e melhor hardware fosse sendo lançado, e agora cumpre com essa promessa.

Com o HAOS 14 o Home Assistant Yellow ganha suporte para o mais recente e poderoso Compute Module 5.
A equipa do Home Assistant faz questão de referir que, só porque há um novo Compute Module não se deve sentir a necessidade de fazer este upgrade, já que, para a grande maioria dos casos, nem sequer se irá notar qualquer diferença significativa.

Dito isso, haverá casos de sistemas Home Assistant que estão mais perto do limite das capacidade de hardware, como utilizadores que façam compilações demoradas de ESPHome, ou a correr reconhecimento de voz local, e que poderão justificar a troca do CM4 para o novo CM5.

OpenAI lança ChatGPT Pro de $200 por mês

06-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Como parte dos seus 12 dias de novidades para este Natal, a OpenAI revelou o novo plano ChatGPT Pro, que custa $200 - por mês!

Quando se esperava que a OpenAI começasse por lançar funcionalidades acessíveis a todos, a empresa surpreende com o lançamento de uma nova modalidade Chat GPT Pro de $200(!) por mês. Uma modalidade que a empresa diz ser orientada para quem pretende ter acesso ilimitado aos modelos mais avançados - mas referindo que a maioria dos utilizadores continuará a ficar melhor servido pelo plano "Plus" de $20 por mês.

Isto é acompanhado pelo lançamento do modelo de raciocínio "o1", mais rápido, mais inteligente e agora com capacidade para lidar com texto e imagem. Segundo a OpenAI, o o1 reduz erros graves em 34% em relação à versão anterior e responde 50% mais rapidamente, com melhorias adicionais de velocidade previstas para breve. O plano Pro do ChatGPT inclui acesso ilimitado ao o1, o1-mini, GPT-4o e Advanced Voice, além do "o1 Pro Mode", uma versão do modelo concebida para resolver problemas mais complexos, em áreas como ciência de dados, programação e análise jurídica.

OpenAI o1 is now out of preview in ChatGPT.

What’s changed since the preview? A faster, more powerful reasoning model that’s better at coding, math & writing.

o1 now also supports image uploads, allowing it to apply reasoning to visuals for more detailed & useful responses. pic.twitter.com/hrLiID3MhJ

— OpenAI (@OpenAI) December 5, 2024

OpenAI o1 pro mode pic.twitter.com/qnJvdR5Dok

— OpenAI (@OpenAI) December 6, 2024
O modelo o1 já está disponível para utilizadores do ChatGPT Plus e Team a nível global, com acesso para clientes Enterprise e Education previsto para a próxima semana. Quanto ao plano Pro, podemos também vê-lo como uma forma de tentar definir um patamar de referência no custo para acesso a modelos AI avançados, e simultaneamente servir como forma de fazer passar o plano Plus - de "apenas" $20 por mês - como uma opção bastante económica para os consumidores.

Google prolonga actualizações nos Pixel 6, 7 e Fold

06-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google anunciou oficialmente que os dispositivos Pixel 6, Pixel 7 e Pixel Fold receberão cinco anos de actualizações do sistema operativo Android, em vez dos três que tinham sido originalmente anunciados.

Recentemente, a Google prometeu sete anos de actualizações para os seus novos modelos Pixel 8 e Pixel 9, levantando dúvidas sobre o suporte para gerações anteriores. Com esta alteração, os utilizadores do Pixel 6 e Pixel 7 podem contar com suporte de software completo por cinco anos, incluindo melhorias contínuas através das Pixel Drops.

Contudo, nem todos os dispositivos têm igual tratamento. O Pixel Tablet mantém-se limitado a três anos de actualizações de OS e mais dois anos de patches de segurança. Uma diferença que parece confirmar o foco da Google nos smartphones e um "desinteresse" nos tablets no que toca ao suporte prolongado - o que não deixa de ser algo estranho, considerando que, por norma, os utilizadores mantêm os tablets por bastante mais tempo que os smartphones. Poderemos ver isso também como uma forma de "forçar" os utilizadores a trocar de tablet mais frequentemente?

And ICYMI, #PixelFold along with #Pixel6 and #Pixel7 generation users will now get two additional years of OS updates! This extended support will total five years starting from when the device first became available on the Google Store in the US: https://t.co/Y50A92TiqC

— Made by Google (@madebygoogle) December 5, 2024
Este prolongamento do suporte oficial foi anunciada no X já está disponível na página de suporte da Google, assegurando o compromisso com os modelos Tensor mais antigos.

|