PlanetGeek

Google aumenta recompensas por vulnerabilidades no Chrome

29-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de ter acabado com o programa de recompensas por falhas em apps populares, a Google pode agora oferecer mais de 250 mil dólares por vulnerabilidades graves no Chrome.

Recentemente a Google encerrou o programa de recompensas por apps populares na Play Store, que tinha lançado em 2017. Embora insperado, isso não significa que a Google deixe de recompensar os investigadores que encontrem falhas graves nos seus próprios produtos; pelo contrário.

A Google aumentou significativamente as recompensas por falhas de segurança encontradas no Chrome, com a recompensa máxima para um único bug a poder ultrapassar os $250,000. Este aumento faz parte do Programa de Recompensas por Vulnerabilidades (VRP) da Google, que existe desde 2010 para incentivar os investigadores a reportarem vulnerabilidades.

A partir de agora, a Google vai distinguir entre diferentes tipos de vulnerabilidades de corrupção de memória, dependendo da qualidade dos relatórios e da investigação efectuada. Relatórios básicos que incluam rastreamentos de pilha e provas de conceito para a corrupção de memória no Chrome podem render até $25,000. No entanto, relatórios de alta qualidade que demonstrem execução remota de código (RCE) através de um exploit funcional serão elegíveis para recompensas muito mais elevadas. A recompensa máxima para um único problema é agora de $250,000 por RCE demonstrado num processo fora da sandbox, com recompensas ainda maiores possíveis se o RCE não comprometer o renderer do browser. Além disso, a Google mais do que duplicou as recompensas para bypasses da funcionalidade de segurança MiraclePtr, aumentando o pagamento de 100 mil para 250 mil dólares.

A Google também lançou nova iniciativa VRP para o hypervisor Kernel-based Virtual Machine (KVM), que também pode valer recompensas de até $250,000 por falhas que permitam escapar para fora da máquina virtual.

Desde o início do programa VRP, a Google já atribuiu mais de $50 milhões a investigadores que identificaram mais de 15,000 vulnerabilidades - vulnerabilidades essas que, de outra forma, poderiam ter sido postas à venda para uso por hackers ou empresas que as utilizam para serviços de espionagem.

Gemini ganha geração de imagens melhorada

29-08-2024 | 18:32 | Apps do Android


Com o Imagen 3 passam a estar disponíveis imagens com base em algumas palavras. 

Temos novas funcionalidades que começam a ser disponibilizadas e que mostrámos durante a Google I/O. O nosso novo modelo de geração de imagens, Imagen 3, está agora disponível no Gemini, Gemini Advanced, Business e Enterprise.


Gere imagens de alta qualidade com o Imagen 3


Atualizámos as nossas capacidades criativas de geração de imagens e, ao longo dos próximos dias, iremos levar o nosso modelo de geração de imagens mais recente, o Imagen 3, às Aplicações Gemini e expandir a sua disponibilidade para utilizadores em todos os idiomas.


Imagens geradas utilizando prompts em inglês – os resultados podem variar.



Imagen 3 - Carousel 1.png

Imagen 3 - Carousel 2.jpeg

Imagen 3 - Carousel 3.jpeg

Imagen 3 - Carousel 4.jpeg


  1. Uma imagem animada de um pequeno dragão a sair de um ovo, num prado iluminado pelo sol, rodeado por borboletas brilhantes curiosas. Cores vibrantes, escalas detalhadas.

  2. Imagem de um vestido de baile feito de guardanapos de papel num showroom elegante.

  3. Uma imagem fotorrealista de uma vista de montanha deslumbrante com picos irregulares e cumes cobertos de neve, banhada pelo brilho quente do pôr do sol. Nuvens dramáticas, pintadas em tons vibrantes de laranja, rosa e roxo, cruzam o céu, projetando sombras longas na paisagem acidentada.

  4. Uma pintura abstrata vibrante com as palavras "Dream Big" espalhadas na tela e em cores fortes.


Imagen 3 estabelece um novo padrão na qualidade de imagem, gerando imagens com apenas algumas palavras. Pode até pedir ao Gemini para criar imagens em vários estilos – como paisagens fotorrealistas, pinturas a óleo com textura ou cenas animadas (whimsical claymation).



Legenda: Imagen 2 vs. Imagen 3


O Imagen 3 traz funcionalidades avançadas de geração de imagens que vêm com proteções integradas e em consonância com os nossos princípios de design de produto. Numa vasta gama de benchmarks, o Imagen 3 tem um desempenho favorável em comparação com outros modelos de geração de imagens disponíveis. E tal como acontece com o Imagen 2, utilizamos o SynthID, a nossa ferramenta para assinalar com marcas de água as imagens geradas por IA.


Os nossos princípios de design são claros: do início ao fim, o utilizador mantém o controlo do processo criativo. Se a imagem inicial obtida não corresponder às expectativas, basta pedir ao Gemini o que gostaria de mudar e será gerada uma nova imagem.


Ao longo dos próximos dias, iremos também começar a disponibilizar a geração de imagens de pessoas, com uma versão de acesso prévio para os utilizadores Gemini Advanced, Business e Enterprise, a começar com o inglês. Trabalhámos para fazer melhorias técnicas no produto, bem como com conjuntos de avaliação melhorados, exercícios de red teaming e princípios de produto claros.


Com o Imagen 3, fizemos progressos significativos para proporcionar uma experiência de utilização melhor na geração de imagens de pessoas. Não apoiamos a geração de imagens fotorrealistas de indivíduos identificáveis, representações de menores ou cenas excessivamente sangrentas, violentas ou sexuais. É claro que nem todas as imagens que o Gemini cria serão perfeitas, mas iremos continuar a ouvir o feedback dos utilizadores com acesso prévio no Gemini Advanced à medida que continuamos a melhorar. Iremos implementá-lo gradualmente, com o objetivo de o levar a mais utilizadores e idiomas em breve.


Para estar entre os primeiros a experimentar estas novas funcionalidades, experimente hoje mesmo o Gemini Advanced ou inscreva-se no Gemini for Workspace. 

Dependência das apps deixa automóveis em risco a longo prazo

29-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Com a dependência em apps e serviços na cloud, um automóvel funcional hoje pode tornar-se num pisa-papéis daqui por uns anos.

Não faltam casos de jogos e serviços que desaparecem devido ao encerramento de empresas ou por decisão de que está na hora de desligar alguns servidores. Com os automóveis a tornarem-se, cada vez mais, computadores sobre rodas, esse é um risco que também se começa a aplicar a eles, e não é um risco virtual.

Na China, automóveis de fabricantes mais pequenos já estão a causar dores de cabeça aos seus donos, à medida que esses fabricantes encerram ou são comprados por outras empresas, deixando as suas apps em estado incerto. Mas isto não é exclusivo da China. Tivemos o recente exemplo da Fisker, que também entrou em processo de falência, deixando dúvidas sobre quanto mais tempo os seus clientes poderiam conduzir os seus automóveis.

Com as apps a serem elemento integral para o acesso e uso de muitas funcionalidades nos automóveis, a começar pelo acesso ao mesmo (para não falar das funcionalidades de partilha de chaves electrónicas para familiares; ou dos carros que ficaram "encravados" por entrarem numa garagem subterrânea e perderem a ligação à internet), facilmente se vê como as coisas podem rapidamente descambar se as mesmas deixarem de cumprir com as funções básicas, incluindo o carregamento nos automóveis eléctricos.
Hoje em dia, qualquer fã de automóveis pode ter um automóvel com 50, 60, ou 100 anos, e estar confiante de que o mesmo funcionará desde que tenha os devidos cuidados mecânicos. Mas duvido que o mesmo possa acontecer (facilmente) com quem quiser fazer o mesmo com os carros actuais daqui por 50, ou até mesmo 20 anos. Aliás, basta tentar encontrar e correr uma app do início da era da App Store ou Play Store, para rapidamente se descobrir que essas apps já desapareceram ou já nem funcionam num smartphone actual.

Talvez não fosse má ideia que, no processo de certificação dos novos automóveis, estivesse desde já contemplada essa questão da longevidade a longo prazo, exigindo garantias de que certas funcionalidades remotas dos automóveis e suas apps, tivessem que ser asseguradas durante um período mínimo, e também exigindo que as suas especificações ficassem abertas e disponíveis ao público em caso da empresa as abandonar ou encerrar. De outro modo, arriscamo-nos a que um destes dias se descubra que não se pode ir de carro trabalhar, porque a empresa encerrou ou o novo smartphone já não corre a app do automóvel.

Notícias do dia

29-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla Model Y de 7 lugares pode chegar à Europa em Outubro; Galaxy Z Fold 6 está a descascar e a Samsung culpa os carregadores; SpaceX perde Falcon 9 após pousar na plataforma flutuante; Android 15 faz regressar widgets no lock screen; e Anthropic revela system prompts dos seus modelos AI para maior transparência.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Gemini AI ganha especialidades via Gems

A Google está a lançar variedades especializadas do Gemini AI para lidar com tarefas específicas, naquilo a que chama "Gems" - que funcionam de forma equivalente aos custom GPTs da OpenAI e modelos AI "afinados" de empresas concorrentes.

Como exemplos a Google disponibilizará Gems que assistem na aprendizagem de tópicos complexos, dão inspiração para ideias, ajudam na progressão da carreira, assistem em tarefas de escrita, ou assistem na programação; mas podendo criar-se outras conforme as necessidades de cada utilizador.



Imagen 3 volta a gerar imagens com pessoas

Depois da suspensão em Fevereiro da geração de pessoas no Imagen devido à "barracada" de ser excessivamente diversificado e inclusivo, a Google diz que acredita ter feito as devidas correcções e está prestes a reactivar essa funcionalidade no Imagen 3.

O Imagen 3, até agora tem sido disponibilizado no Pixel Studio mas passará a estar acessível via Gemini ao longo das próximas semanas. Ainda assim, a Google diz que aplicou restrições a nível da geração de imagens fotorealistas com pessoas identificáveis, geração de imagens com menores, imagens excessivamente violentas, ou imagens com conteúdo sexual. Veremos quanto tempo demora até que alguém contorne as regras e apresente imagens "impróprias" criadas pelo Imagen 3.


Samsung Galaxy Z Fold mais fino não vai ser o mais fino

A Samsung está a preparar um Galaxy Z Fold mais fino, que se pensava que se iria chamar Galaxy Z Fold Slim mas que afinal deverá ser lançado como Galaxy Z Fold Special Edition. Mas, segundo os rumores, não vai ser ser assim tão fino.

O habitualmente certo Evan Blass refere que este Galaxy Z Fold Special Edition irá ter uma espessura de 4.9 mm quando aberto e 10.6 mm quando fechado, com ecrã interior de 8" e exterior de 6.5". É uma espessura mais reduzida que o do Z Fold 6 (12.1 mm fechado, 5.6 mm aberto), mas que fica aquém dos 9.5 mm / 4.6 mm do Xiaomi Mix Fold 4 e dos 9.2 mm / 4.35 mm do Honor Magic V3.

De qualquer forma, para o melhor e para o pior, está iniciada a nova corrida aos smartphones ultrafinos. Veremos até onde isto nos vai levar.


Mega-chip Cerebras supera GPUs Nvidia em AI

A Cerebras, que se tem dedicado a criar mega-chips que usam todo um wafer, diz que o seu mais recente WSE-3, feito em 5nm, com 1.4 "triliões" de transístores, 900 mil(!) compute cores, e 44 GB de memória RAM ultra-rápida, consegue fazer processamento AI de forma substancialmente mais rápida que qualquer GPU. A empresa diz que o seu serviço é 20x mais rápido que serviços AI na cloud usando os mais potentes GPUs Nvidia do momento, e que o faz a preço extremamente competitivo de apenas $0.10 por 1M de tokens.

O Cerebras Inference Service promete ser capaz de processar 1800 tokens por segundo no modelo Llama 3.1 8B, e 450 tokens por segundo no Llama 3.1 70B.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O baud, medida utilizada no tempo dos modems analógicos, representa o número de bits que se podem transmitir por segundo. Era necessário contabilizar os bits de paridade, início, fim, etc. para se chegar ao número de bytes efectivos para os dados.

Earphones BT SoundPEATS Air4 Lite a €42

29-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem for fã dos auriculares bluetooth de tamanho diminuto tem uma gama crescente de opções, onde se incluem estes SoundPEATS Air4 Lite.

A remoção das fichas de 3.5mm dos smartphones, em tempos uma ficha comum mas que agora se tornou uma raridade, tem obrigado os utilizadores a trocar os seus headphones e earphones com cabo por versões wireless Bluetooth. Embora a oferta nesta área tenha tido um crescimento explosivo nos últimos anos graças a isto, há também a constatação de que há uma enorme variedade em termos de qualidade - a todos os níveis - mesmo entre produtos na mesma gama de preços. Modelos como estes SoundPEATS Air4 Lite têm sido dos que mais se destacam na relação qualidade / preço, com suporte para LDAC, cancelamento de ruído, e Bluetooth 5.3.
Os SoundPEATS Air4 Lite estão disponíveis por 42 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 7%.

Estes earphones suportam o mais recente Bluetooth 5.3, LDAC para máxima qualidade sonora, e têm 6 microfones para cancelamento de ruído mais eficiente. Outra das suas grandes vantagens é permitir ligações multiponto, podendo estar ligado a diferentes dispositivos simultaneamente sem necessidade de re-emparelhamentos constantes. Também como é habitual neste tipo de produtos, a sua caixa de transporte tem uma bateria interna e permite recarregá-los sempre que lá são colocados. Desta forma, a sua autonomia de 7 horas pode ser expandida até um total de 30 horas, com carregamento da caixa via USB-C. Cada auricular tem um peso ultra-diminuto de apenas 4 g para o máximo conforto em utilização.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

SpaceX perde Falcon 9 após pousar na plataforma flutuante

29-08-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX perdeu um booster Falcon 9, que tombou depois de ter pousado na plataforma flutuante "A Shortfall of Gravitas".

Apesar da enorme taxa de sucessos nos seus lançamentos e aterragens, a SpaceX ainda assim está sujeita à imprevisibilidade destas complexas operações. Desta vez, depois de um lançamento bem sucedido, perdeu o booster depois deste ter regressado e pousado com aparente sucesso na plataforma flutuante A Shortfall of Gravitas, tombando logo após ter aterrado.

A SpaceX diz que está a analisar o caso, tendo sido o 23º lançamento deste booster - o que agora parece ser tão normal que até nos faz esquecer tudo o que está envolvido para o tornar possível.

Watch Falcon 9 launch from Florida with 21 @Starlink satellites https://t.co/u0TT6F9LpM

— SpaceX (@SpaceX) August 28, 2024
Podemos ver o momento no vídeo acima, a partir dos 14:20 da transmissão.

Espreitando o que se passa, vê-se que uma das suas pernas de suporte sofre uns abanões anormais logo após ter aterrado, o que pode indicar que tenha aterrado de forma ligeiramente inclinada e colocando força excessiva sobre esse componente, levando à sua falha e consequente queda do booster.

O que é certo é que será uma falha que contribuirá para corrigir o que tiver que ser corrigido, melhorando a segurança e fiabilidade dos futuros lançamentos - e, neste caso, das aterragens.

Galaxy Z Fold 6 está a descascar - Samsung culpa os carregadores

29-08-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Alguns compradores dos novos Galaxy Z Fold6 estão a descobrir que o seu novo smartphone está a perder "tinta" ao fim de poucos dias de uso.

Mantendo a tradição de que todos os lançamentos de um novo smartphone têm que ser acompanhados por um qualquer problema, eis que os Galaxy Z Fold 6 estão a ser afectados por um "descasca-gate". Estes novos dobráveis da Samsung estão a perder tinta em diversas secções do smartphone, mesmo com os seus donos a assegurarem que não caíram ou os sujeitaram a quaisquer condições abusivas. Alguns até referem que a "tinta" sai quando os estão a tentar limpar. Uma situação bastante desagradável, e inesperada, para quem acaba de gastar mais de um milhar de euros no seu novo smartphone topo de gama.
A Samsung já veio responder a este problema, dizendo que se deve ao uso de carregadores de baixa qualidade, sem ligação à terra adequada, e que podem reagir com o tratamento anodizado do smartphone.
Obviamente, é uma explicação que pode ser plausível mas não está a ser bem recebida pelos clientes. Os fabricantes começaram a remover os carregadores, e agora vêm dizer que os carregadores que os clientes têm não servem? Adicionalmente, muitos deles referem que estão a usar os mesmos carregadores que usaram com modelos Fold anteriores, sem qualquer problema, pelo que voltam a atirar a culpa para o lado da Samsung, de desta vez não ter aplicado o tratamento adequado nos novos smartphones.

É certo que o uso de carregadores de baixa qualidade pode ter efeitos curiosos. Muitos já poderão ter sentido o "tremor eléctrico" nas partes metálicas ao tocar e usar um smartphone ligado a um carregador; e há muitos anos cheguei a ter um carregador que até tornava inutilizável o uso do touchscreen, interferindo com a detecção correcta dos pontos de toque no ecrã. Mas, esta de ter um carregador a causar a perda de tinta no smartphone é algo de que nunca tinha ouvido falar. Veremos se é um problema generalizado ao ponto da Samsung não se poder descartar com o simples atirar da culpa para o carregador. Certamente, alguns executivos da marca já estarão a começar a sentir suores frios perante as lembranças do cancelamento do Galaxy Note 7 com as baterias explosivas.

Tesla Model Y de 7 lugares na Europa

29-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla está a preparar o lançamento do Model Y de 7 lugares na Europa e na China, que poderá acontecer já em Outubro.

Apesar da opção para 7 lugares no Model Y ter sido anunciada pela Tesla em 2019 aquando da apresentação deste modelo, só em 2021 a Tesla é que disponibilizou essa opção, e apenas para os EUA. Todos os demais países têm aguardado que essa opção fosse expandida, e parece que, finalmente, isso está rpestes a acontecer.

Surgem relatos de que a Tesla está finalmente a preparar a disponibilização da opção para 7 lugares na Europa e na China. Esta opção adiciona dois bancos rebatíveis na traseira do veículo, que ficam completamente planos quando não são necessários, para não prejudicar a bagageira, mas podem ser abertos para levar mais duas pessoas (preferencialmente crianças, ou em troços de curta duração, já que não são propriamente lugares espaçosos).
Embora o Model Y ainda esteja a vender bem na Europa, a Tesla tem registado uma redução nas vendas, e na Europa até foi ultrapassada, pela primeira vez, pela BMW.

Sabendo-se que a Tesla só quer lançar o Model Y renovado no próximo ano, a disponibilização desta opção torna-se numa excelente forma de incentivar as vendas do Model Y neste período, atraindo um segmento de clientes que valoriza os 7 lugares.

Nos EUA a opção para os 7 lugares representa um custo adicional de 2 mil dólares e só está disponível na versão Dual Motor Long Range. Teremos que aguardar para ver se acontecerá o mesmo deste lado do Atlântico.

Só o iPhone 17 Pro Max terá 12 GB RAM em 2025

29-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

No próximo ano a Apple prepara a expansão de memória RAM nos iPhones dos 8 GB para os 12 GB, mas só no iPhone 17 Pro Max.

Segundo as informações de Ming-Chi Kuo, a Apple continua a ser bastante poupada na memória RAM nos iPhones, e no próximo ano só deverá aplicar 12 GB no iPhone 17 Pro Max, deixando todos os outros com 8 GB de RAM.

A Apple sempre foi bastante comedida com a RAM nos iPhones, mantendo-os com bastante menos RAM do que aquela que já se tornou comum nos smartphones Android (onde os topo de gama há muito têm 16 GB de RAM, alguns até mais que isso, e onde modelos económicos e de gama média têm 8 GB e 12 GB). Isso torna-se agora num ponto condicionante para as funcionalidades AI, já que os modelos AI facilmente podem ocupar vários gigabytes, fazendo com que este ano todos os iPhones 16 devam receber 8 GB de RAM.

Among the 2025 new iPhone models, only the iPhone 17 Pro Max will feature the following specifications:

1. 12GB DRAM (while the ultra-thin iPhone, iPhone 17, iPhone 17 Pro, and SE4 will all have 8GB). Enhanced on-device AI capabilities will likely be a major selling point for…

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) August 29, 2024
Se no próximo ano a Apple só aplicar os 12 GB no modelo Pro Max, será mais um sinal de que quer diferenciar o modelo Max como "topo de gama" face ao Pro mais pequeno, ou poderá ser indicador de que irá fazer nova diferenciação a nível de câmaras - tal como já fez no passado. De qualquer forma, e tendo em conta o patamar de preços em que os iPhone Pro se situam, torna-se bastante ridículo que a Apple não os lance com 16 GB de RAM.

Headphones Sony WH-1000XM5 a €273

29-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os headphones Sony WH-1000XM5, uma das referências em termos de cancelamento de ruído, estão disponíveis a um preço reduzido.

Sucessores dos já excelentes WH-1000XM4, esta nova geração XM5 vem com 8 microfones e com um processador adicional, que promete maior eficácia na redução de ruído nas frequências médias e altas. O design foi alterado mas mantêm-se os controlos via toques e swipes, e com botão físico para activar o modo de cancelamento de ruído. No capítulo sonoro, a Sony trocou os drivers de 40 mm por novos de 30 mm, que diz serem capaz de produzir som "mais natural".
Os headphones WH-1000XM5 estão disponíveis por 273 euros na Amazon Espanha - e se preferirem poupar alguns euros, podem optar pelos Sony WH-1000XM4.

Com design over-ear e autonomia para 30 horas de funcionamento, são o tipo de headphones que depressa se tornará no melhor amigo de quem gosta de eliminar os ruídos exteriores para se concentrar naquilo que está a fazer, e que serão especialmente eficazes no caso de quem gosta de aproveitar viagens de comboio ou avião para ir adiantando trabalho, ou simplesmente desfrutar de momentos de música (ou vídeo) sem se preocupar com os barulhos exteriores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple Music com transferência de músicas com o YouTube Music

29-08-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple explica como se pode transferir as músicas do Apple Music para o YouTube Music e do YouTube Music para o Apple Music.

Sabendo-se que um dos principais entraves à mudança de um serviço com conteúdos digitais é o facto de se poder perder todas as colecções, playlists, etc. a Apple quer facilitar o processo.

Para tal, disponibiliza as instruções de como se pode transferir as músicas do Apple Music para o YouTube Music, e do YouTube Music para o Apple Music. Mas, há que notar que esta transferência, na prática, se resume à transferência das playlists, já que tudo o resto (ficheiros de música, podcasts, audiobooks, pastas com as playlists organizadas, etc.) não será transferido.

Curiosamente, embora a Apple faça referência na documentação à transferência para "outros serviços", por agora apenas dá o exemplo para o YouTube Music, deixando flagrantemente em falta o Spotify (com o qual não terá as melhores relações, devido às exigências de abertura da plataforma iOS na UE).

Oppo também mostra dobrável trifold

29-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Oppo não quer ficar para trás e revela que também está a trabalhar num smartphone dobrável tri-fold.

No seguimento das notícias que indicam que a Huawei está prestes a anunciar o lançamento do primeiro smartphone tri-fold no mercado já no próximo mês, depressa outras marcas se apressaram a dizer que também estão a trabalhar em dispositivos com esse formato. A Xiaomi diz que planeia lançar o seu no primeiro semestre de 2025, e a Tecno apresentou o seu protótipo Phantom Ultimate 2.

Tal como já tínhamos referido, de que a disponibilidade destes ecrãs para um fabricante também rapidamente faria surgir modelos idênticos de outros fabricantes, agora é a Oppo que também se apressa a indicar que tem um modelo trifold em desenvolvimento, mostrando um protótipo em fase aparentemente final.

A maior condicionante para todos estes modelos deverá ser o ecrã, sendo que os contratos de "exclusividade temporária" ou de "prioridade" no acesso aos mesmos deverá ditar o volume e data de lançamento dos trifold de cada marca, nesta fase inicial em que o seu fornecimento deverá estar fortemente limitado. Por outro lado, antecipando-se que tenham um preço ainda mais elevado que o dos dobráveis normais, é igualmente previsível que ainda vá demorar alguns anos até que estes modelos se tornem atractivos para os consumidores.

Android 15 faz regressar widgets no lock screen

28-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de os ter removido, a Google faz regressar os widgets no lock screen com o Android 15.

Com o passar dos anos vamos assistindo a decisões e contra-decisões que se podem considerar ridículas. Os widgets do Android eram um dos seus grandes diferenciadores face ao iOS da Apple, mas a Google acabou por os remover do lock screen, caricatamente numa altura em que a Apple começou a apostar nisso e os adicionou ao iOS. Agora, a Google demonstra que a sua remoção foi um erro, e prepara-se para fazer regressar os widgets ao lock screen com o Android 15.

Análises ao código interno das versões beta do Android 15 revelam que as coisas parecem estar já totalmente preparadas para isso, sendo esperado que isso seja lançado oficialmente com a chegada do Android 15 QPR1.
Inicialmente podia argumentar-se que os widgets tinham sido removidos por poderem ser usados de forma abusiva e que reduzia a autonomia do smartphone ou tablet. Nesta nova implementação espera-se que a Google tenha feito as coisas de forma mais eficiente (ao estilo das alterações que fez aos watchfaces no Wear OS), e também não esquecendo as renovadas preocupações com a privacidade. O sistema relembra de forma bem visível que os utilizadores deverão ter cuidado com a escolha de widgets que possam apresentar informação pessoal, já que ficará visível mesmo com o dispositivo bloqueado.

O que parece ainda não ser possível é interagir directamente com widgets no lock screen, sendo necessário desbloquear o dispositivo primeiro. Algo que faz sentido em termos de segurança, mas que impede o rápido acesso a funções rápidas que se pudesse desejar ter directamente a partir do lockscreen.

Anthropic revela system prompts dos seus modelos AI

28-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Numa medida bem recebida e que contribui para a transparência, a Anthropic passa a revelar os system prompts que comandam os seus modelos AI.

Apesar dos modelos AI actuais poderem sofrer ainda de bastantes limitações, exibem já capacidades surpreendentes e bastante úteis para todo o tipo de tarefas. Uma das suas coisas mais curiosas é a de que o seu comportamento é regulado por um conjunto de instruções e directivas que lhes são dados, ao estilo de um conjunto de regras que se daria a uma pessoa humana sobre como se deveria comportar ao desempenhar uma determinada função.

Por norma esses "system prompts" são mantidos em segredo, mas já se tornou quase num passatempo / desafio tentar descobri-los assim que um novo modelo AI é disponibilizado, e que invariavelmente acaba por os revelar. Mas a Anthtopic evita isso, passando a publicar os system prompts que usa, actualmente abrangendo os: Claude 3.5 Sonnet, Claude 3 Opus, e Claude 3 Haiku.

Isto permite espreitar a forma como a Anthropic tenta lidar com coisas mais sensíveis ou complicadas. Por exemplo, no caso de problemas matemáticos pede ao sistema para analisar o caso passo por passo antes de dar um resultado final. No caso de tópicos mais controversos, pede para que seja cuidadoso na forma como apresenta a informação. E temos também coisas curiosas, como o pedido para que não "veja caras" quando lhe pedem para analisar uma imagem, para que não dê a entender que é capaz de fazer reconhecimento facial e identificar pessoas.

A Anthropic também dá instruções aos seus modelos para que não se tornem excessivamente chatos na interacção com humanos, com um pedido de que não usem afirmações e expressões desnecessárias como "Certainly!", "Of course!", "Absolutely!", "Great!", "Sure!", e que nunca comece qualquer resposta com "certamente"! :)

Notícias do dia

28-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Musk promete serviço telemóvel Starlink de emergência gratuito para pessoas em risco; Pixel 9 Pro XL tenta facilitar reparações mas sem grande sucesso; HMD revela o Barbie phone; sismo em Portugal fez-se notar no uso da internet; Tesla Summon prometido por Musk para 2018 continua por concretizar em 2024.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Google Maps altera "pins"

Quando espreitarem o Google Maps não estranhem se sentirem que algo está diferente. A Google fez alterações ao design dos pinos que indicam a localização dos diversos locais nos mapas.
Os pinos passam do formato icónico alongado para um formato mais achatado e circular, mantendo apenas uma pequena secção alongada na parte inferior. Como é habitual neste tipo de alterações, será normal que as coisas pareçam estranhas nestes primeiros tempos, até que eventualmente passam a ser o novo "normal" e já nem se ligue a isso.


Google Meet com resumo automático

O Google Meet tem nova funcionalidade "take notes for me" que usa AI para fazer um resumo de tudo o que foi dito e aconteceu durante uma videoconferência, poupando o trabalho de ter que ir tirando apontamentos manuais.

Infelizmente, por agora só funciona em inglês (apesar da Google gozar com outros serviços AI que só funcionam em inglês, dizendo que os seus funcionam em dezenas de línguas) e também só fica disponível para clientes pagos com os serviços Gemini Enterprise, Gemini Education Premium, ou que paguem pelo AI Meetings & Messaging.


Alexa AI pode chegar em Outubro por $10/mês

Para uma empresa que em tempos estava à frente a nível dos assistentes digitais, a Amazon tem-se deixado ficar bastante para trás nesta nova era pós-ChatGPT. Agora, parece que está prestes a lançar uma versão evoluída da Alexa com capacidades AI mais modernas, que se espera que chegue em Outubro, mas que poderá custar $10 por mês.

A Amazon tem estado numa fase complicada, tendo começado a mostrar publicidade nos Echo Show que tinha vendido a preço inflacionado com a promessa de que não teriam publicidade. Isso certamente reduzirá a quantidade de pessoas dispostas a arriscar em mais uma mensalidade dedicada exclusivamente à Alexa. A solução mais amigável para os consumidores seria englobar isso no serviço Prime, se não o fizer, parece-me pouco provável que esta nova Alexa vá ter grande sucesso.


Holanda multa Uber em €290M

A entidade de protecção de dados Holandesa multou a Uber num valor recorde de 290 milhões de euros, por não cumprir as regras de protecção de dados na UE.

A Uber é acusada de recolher dados sobre os condutores europeus, incluindo as suas cartas de condução, localização, e também dados médicos e registos criminais, e enviando-os para servidores nos EUA de forma ilegal.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Antes de adoptar o nome internacional, a Vodafone iniciou operações em Portugal sob a designação Telecel em 1991, a par da então TMN que viria a tornar-se na MEO.

Cadeira gaming Kubo a €98

28-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Mais necessário do que nunca para quem passou a ficar em casa a tempo inteiro - ou simplesmente decidiu melhorar as suas condições durante o tempo que passa a trabalhar ou a jogar no computador - temos esta cadeira gaming Kubo.

É habitual ver as pessoas que planeiam o seu próximo computador escolherem todo e cada componente da sua máquina com enorme cuidado; mas muita vezes esquecem-se dos componentes "extra-computador", que podem ser ainda mais importantes. A cadeira é uma dos elementos críticos que muitas vezes é descurado, mas felizmente vão surgindo propostas interessantes a preços bastante aceitáveis.
Esta cadeira gaming Kubo está disponível por 98 euros, com envio da Amazon Espanha.

Vem com todos os ajustes esperados para uma cadeira reclinável e conta com ajuste de altura pneumático. Está disponível em diversas cores, incluindo azul, branco, verde, amarelo, rosa, vermelho, e também preto para quem gostar de algo mais discreto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Musk promete serviço Starlink de emergência gratuito para pessoas em risco

28-08-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk deu nova "pedrada no charco", prometendo comunicações gratuitas de emergência via Starlink para telemóveis no solo, em zonas sem cobertura, em qualquer ponto do planeta.

Numa altura em que várias operadoras nos EUA têm tentado impedir a entrada em funcionamento do serviço "Direct to Cell" da rede Starlink, que possibilita a comunicação directa com telemóveis e smartphones no solo, sem que estes precisem de hardware especial, Elon Musk joga uma cartada de mestre, disponibilizando esta capacidade para cenários de emergência, de forma gratuita.

After thinking it through, SpaceX Starlink will provide emergency services access for mobile phones for people in distress for free.

This applies worldwide, subject to approval by country governments.

Can’t have a situation where someone dies because they forgot or were unable…

— Elon Musk (@elonmusk) August 27, 2024
Elon Musk refere (e bem) que seria trágico uma qualquer pessoa morrer por se ter esquecido de renovar uma opção no seu plano de comunicações, ou de não a ter por não a poder pagar - relembre-se que em serviços como o SOS Satélite da Apple, a empresa tem prolongado o período "de oferta" sem ainda ter revelado quanto é que isso irá custar aos utilizadores (potencialmente já por não se querer arriscar a uma qualquer notícia do género: "utilizador de iPhone morre porque se esquece de pagar pelo serviço de satélite").

Esta decisão de Musk vem no seguimento de que o serviço Direct to Cell permitiria enviar alertas de emergência (como em caso de incêndios, sismos, tornados, etc.) para todas as pessoas, mesmo que não estivessem em áreas com cobertura de rede móvel terrestre - algo que por cá também voltou a ser relembrado por causa do recente sismo.

This could help a lot of people if they are stranded in the wilderness

— Elon Musk (@elonmusk) August 27, 2024
Claro que esta capacidade continuará a estar sujeita à aprovação pelas diferentes entidades de cada país ou região, mas facilmente se pode imaginar a imensa pressão pública e "suicídio político" de qualquer político ou entidade que tente arranjar desculpas para não permitir uma funcionalidade como esta.

Com um simples tweet, Elon Musk pode ter arruinado todos os demais serviços de comunicações de emergência via satélite.

HMD revela o Barbie phone

28-08-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A HMD e a Mattel acreditam que haverá interessados num telemóvel Barbie.

Podendo chegar extremamente atrasado para tirar partido do mediatismo que rodeou o lançamento do filme, o telemóvel Barbie torna-se finalmente realidade.

Na verdade o telemóvel Barbie acaba por ser baseado num Nokia 2660 (flip phone) mas recebendo um tratamento visual e complemento de acessórios que o transforma num modelo adequado para todos os fãs da Barbie - fãs que estejam dispostos a fazer uma viagem ao passado, para um telemóvel com ecrãs de 2.8" (1.77" no exterior), 64 MB de RAM (não confundir, MB não GB!), 128 MB de capacidade, microSD que pode expandir esse espaço com mais 32 GB, e câmara VGA (0.3 MP). Pelo menos, temos Bluetooth 5, ficha para headphones, e porta USB-C para o carregamento. Temos também a raridade de vir com bateria de 1450 mAh facilmente substituível, e duas tampas traseiras.
O telemóvel vem acompanhado por diversos acessórios "Barbie" para o caso da sua cor não ser suficiente para o identificar à distância.

O telemóvel vem com sistema S30+ ou KaiOS dependendo das regiões, e com interface também modificado com icons, wallpapers e ringtones Barbie. Fica disponível com um preço de 129 euros, que certamente não preocupará os fãs e coleccionadores de todo o universo Barbie.

HUAWEI Watch 4 Pro Space Edition recebe prémio EISA

28-08-2024 | 12:32 | Apps do Android



A EISA distinguiu o  HUAWEI Watch 4 Pro Space Edition como o Melhor Smartwatch do Ano nos Prémios 2024-2025.

Ao longo dos anos, a Huawei tem vindo a aprofundar a sua presença no mercado de dispositivos wearable, continuando a liderar o desenvolvimento de tecnologia de design e a estabelecer-se globalmente no domínio da alta-costura. À medida que avança na vanguarda da moda, a marca tem liderado o crescimento das tendências de wearables em todo o mundo.

 

Certificação atribuída pela EISA demonstra a qualidade superior dos wearables Huawei

No âmbito da sua análise, a EISA salientou que: “O HUAWEI Watch 4 Pro Space Edition destaca-se como o melhor smartwatch pela sua moldura de cerâmica nanocristalina bicolor única. A moldura não só eleva o seu design, como também utiliza um revestimento de carbono semelhante ao diamante que duplica a sua resistência a riscos, aumentando a durabilidade.”

 

O HUAWEI Watch 4 Pro Space Edition incorpora um conceito de estética Espacial através da utilização de Titânio DLC de Grau Aeroespacial, um material de alta qualidade que exala extravagância de alta gama. O smartwatch incorpora a icónica moldura de cerâmica nanocristalina vermelha e preta, combinada com o mostrador exclusivo Laval e a coroa Laval, com uma estrutura geral moldada em forma de um bico de Laval para um efeito visual admirável. Para complementar a caixa de Titânio DLC de Grau Aeroespacial, o ecrã é feito de vidro de safira esférico, durável e resistente ao desgaste, que confere durabilidade geral ao dispositivo.

 

Além disso, o seu desempenho à prova de água está em conformidade com a norma EN13319 certificada para acessórios de mergulho e suporta mergulho a 30 metros, garantindo uma experiência altamente fiável e durável.

 

O HUAWEI Watch 4 Pro Space Edition permite uma monitorização de parâmetros de saúde e bem-estar avançada, aprimorada para incluir um Relatório de Análise de Tendências de saúde e bem-estar melhorado que agora abrange a consciência da respiração durante o sono - para uma compreensão mais abrangente do estado de saúde do utilizador. Além de suportar a deteção de indicadores de dados multiponto em 60 segundos, a Visão Geral de Saúde 2.0 é capaz de analisar e comparar dados de forma mais inteligente, com relatórios anteriores para compreender as tendências de saúde e bem-estar. Está também mais conectada do que nunca, permitindo total compatibilidade com todos os sistemas operativos, incluindo Android e iOS.

 

Domínio contínuo dos wearables Huawei

O domínio da Huawei nos Prémios EISA, pelo quinto ano consecutivo, prova o compromisso da marca com a inovação e liderança no campo dos wearables inteligentes. Em 2023, o HUAWEI Watch Ultimate venceu o prémio EISA de Smartwatch Premium do Ano, destacando-se como um smartwatch que combinava “design de alta gama com a melhor experiência de utilizador, tornando-o num companheiro ideal para visionários que desejam experimentar tecnologia de ponta”. Em 2022, a EISA elogiou o HUAWEI Watch GT 3 Pro como “o smartwatch mais refinado e completo da Huawei até à data”.

 

Ao longo dos anos, a Huawei tem enfatizado a necessidade da inovação tecnológica como o principal meio na sua liderança da tendência de wearables da moda, contando com o desempenho e a estética para alcançar maiores avanços. A Huawei consolidou-se desde então como uma marca premium global, passando de líder em wearables a líder em tecnologia virada um estilo de vida centrado na saúde e bem-estar com uma forte componente fashion. O objetivo é proporcionar aos utilizadores de todo o mundo formas mais personalizadas e valiosas para um estilos de vida mais ativo e saudável.


Prémios EISA

Desde a sua criação em 1982, os Prémios EISA são conhecidos pelo seu rigoroso processo de seleção. Todos os produtos candidatos ao prémio são submetidos a uma revisão abrangente em várias etapas para garantir a justiça e a credibilidade dos resultados. Com um vasto conhecimento profissional e experiência na indústria, o júri realiza avaliações aprofundadas dos produtos em termos de inovação tecnológica, experiência do utilizador, influência na indústria e outros aspetos. O desempenho do HUAWEI Watch 4 Pro Space Edition num processo tão rigoroso prova a qualidade de fabrico excecional da Huawei e a sua liderança no campo dos wearables inteligentes. 

Tablet Teclast M50HD a €122

28-08-2024 | 12:31 | A Minha Alegre Casinha

Depois do M50 normal e do modelo Pro, temos agora o tablet Teclast M50HD.

O Teclast M50HD vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1920x1200) com touch a 120 Hz, CPU Unisoc T606 octa-core, 8 GB de RAM (16 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast M50HD está disponível por 122 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de €20 aplicado no checkout.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|