PlanetGeek

Apliques Philips Hue para exterior a €119

16-05-2024 | 12:39 | A Minha Alegre Casinha

Quem quiser expandir a sua família de lâmpadas Philips Hue para o exterior, pode recorrer aos apliques Hue preparados para enfrentar a exposição à chuva e sol.

A maioria das pessoas associada o sistema Philips Hue às lâmpadas e fitas LED para interior. Mas a verdade é que há muito que a família Hue conta com produtos para o exterior, incluindo apliques, iluminação para jardim, e até barras de iluminação para paredes. Desta vez, trazemos uns simpáticos apliques LED Appear White and Colour, que podem iluminar uma casa com qualquer cor que se deseje, e facilitar o processo de automatização ou integração com outros sistemas.
Estes apliques LED Philips Hue Appear estão disponíveis por 118.65 euros na Amazon Alemanha.

Infelizmente por agora este preço promocional apenas se aplica aos apliques em preto, sendo que a versão em metal escovado, mais recente, custa 142 euros - se fizerem questão de preferir esse modelo.

Embora seja um investimento algo avultado face a outros apliques LED (que, em caso de avaria, têm que ser substituídos por completo), ou apliques tradicionais que possam levar lâmpadas LED, a longa longevidade dos LEDs e a qualidade de construção dá-nos algumas garantias de que irão durar por muitos e longos anos. Depois de inicialmente ter considerado usar lâmpadas Hue em apliques exteriores tradicionais, acabei por me deixar convencer por um par destes Hue Appear. Veremos se terá sido uma decisão acertada daqui por meia dúzia de anos.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Bug no iOS 17.5 faz reaparecer fotos eliminadas há anos

16-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Alguns utilizadores estão a queixar-se que a actualização para o iOS 17.5 fez ressurgir fotos na iCloud que tinham apagado há vários anos.

Por agora ainda parecem ser poucos os relatos, mas há várias pessoas que dizem que, depois de terem actualizados iPhones e iPads para o iOS 17.5 e iPadOS 17.5, viram surgir na sua colecção de fotos imagens que tinham eliminado há anos. Um deles queixa-se que fotos antigas apagadas em 2021 apareciam como tendo sido "recentemente enviadas" para a iCloud; outro diz que tem quatro fotos antigas que insistem em aparecer por mais vezes que as tente eliminar.

A confirmar-se, será um caso bastante complicado para a Apple e que certamente poderá abalar a confiança que se tem nas supostas preocupações de privacidade que a marca tantas vezes usa para se distanciar de empresas como a Google. Não há qualquer desculpa que explique como é que a Apple continuará a ter, algures, fotos que os utilizadores eliminaram há anos - e mesmo que venha a admitir que se trata de um raro problema técnico, não poderá evitar que os utilizadores se interroguem sobre quantos mais "problemas técnicos" poderão existir e estar a manter as suas fotos eliminadas, algures.

Resta aguardar pelos esclarecimentos por parte da Apple, para que esta situação fique devidamente explicada.

iPad Pro OLED resiste à dobragem

16-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Como seria de esperar, o novo iPad Pro OLED com M4 já foi sujeito aos testes de resistência habituais, e comporta-se melhor do que se poderia imaginar.

A Apple apresenta o iPad Pro OLED como sendo o seu dispositivo mais fino de sempre (tecnicamente não é, havendo um iPod Shuffle mais fino), e obviamente que desde logo se temeu que este se tornasse também num dos iPads mais "dobráveis" de sempre.

O habitualmente impiedoso JerryRigEverything não deixou de lhe fazer a sua habitual ronda de testes abusivos, e comprova-se a eficácia do reforço que a Apple lhe aplicou, tornando-o bastante mais resistente à dobragem do que a sua reduzida espessura (5.1 e 5.3 mm dependendo do modelo) poderia fazer prever - particularmente na dobragem no sentido horizontal, que seria aquela que geraria mais preocupações depois do caso dos iPad Pro facilmente dobráveis de 2018.


De resto, tratando-se de tablets com preços que vão dos 1229 euros aos 2789 euros, a que se podem somar mais 880 euros(!) em acessórios e opções, o recomendado será tratarem-no com o máximo cuidado possível. Regra que, na verdade, se aplica a todos os produtos que tenham pesado na carteira.

SSD Samsung 990 Pro 2TB a €181

16-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser dar o salto para os SSDs de 7 GB/s pode optar pelos Samsung 990 Pro, que suportam PCIe 4.0 e farão maravilhas por qualquer computador.

Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como estes Samsung 990 Pro, com velocidades de até 7.45 GB/s em leitura e 6.9 GB/s em escrita.
O Samsung 990 Pro de 2 TB está disponível por 181.95 euros na Amazon Alemanha.

Há quem critique a Samsung por ter chamado 990 Pro a estes SSDs, quando eles utilizam memórias flash TLC acompanhadas por uma cache de memória RAM e flash SLC, e que por isso melhor seriam enquadrados na família EVO. Por exemplo, a velocidade de escrita cai consideravelmente caso se ultrapasse a memória cache de cada modelo; no entanto, é algo que não se deverá fazer notar durante o uso típico no dia a dia para a maioria dos utilizadores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Android 15 Beta 2 chega com Private Space

16-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a disponibilizar o Android 15 Beta 2, que chega com o sistema Private Space e melhor gestão do ecrã para multitasking.

O Android 15 Beta 2 será uma das últimas versões beta, com a nova geração do Android a dever entrar na fase de finalização já no próximo mês com as versões "Platform Stability", para ser lançado em versão final lá para Agosto.

Nesta versão, a maior novidade será o Private Space, que permite criar um espaço separado - Private Space - onde se podem instalar diferentes apps, com uma conta diferente, e com todos os conteúdos a serem mantidos separados dos conteúdos da conta normal. Será o modo ideal para separar coisas como contas pessoais e de trabalho, e que até pode ter um modo de bloqueio diferente. No entanto, e porque por vezes pode ser necessário partilhar coisas entre estes espaços, será possível seleccionar coisas como fotos do outro espaço (quando está desbloqueado).
Isto é algo que muitos fabricantes já implementaram nas suas versões de Android há anos, mas que se faz mais sentido estar integrado de raiz no sistema Android de forma standard para todos.

Há ainda outras alterações, como as apps só terem acesso às últimas fotos e vídeos se lhes for dado acesso parcial, possibilidade de gravar combinações de apps lado-a-lado em split-screen, possibilidade de manter a taskbar sempre visível em ecrãs de maiores dimensões, e codec AV1 mais eficiente quando não exista suporte por hardware.

Outra alteração poderá não ser tão popular: o Android 15 vai limitar processos activos das apps a um máximo de 6 horas para evitar consumo de bateria excessivo. Veremos se existe uma opção para remover este limite, para os casos em que realmente se deseja ter uma app a correr de forma permanente num dispositivo Android (embora, dependendo da interpretação, este limite possa não se aplicar se tivermos a app activa e visível no ecrã).

Wear OS 5 melhora a autonomia dos smartwatches

16-05-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Google já está a disponibilizar o Wear OS 5 Developer Preview, que chega com novos widgets e se foca no aumento da autonomia dos relógios.

Os smartwatches são dos dispositivos onde a autonomia se torna mais crítica, devido ao seu tamanho compacto que não permite usar baterias de grandes dimensões. Nos últimos anos a Google tem optimizado o Wear OS, e o mais recente Wear OS 5 volta a fazê-lo.

O Wear OS 5 Developer Preview que antecipa a versão final que será lançada daqui por alguns meses, promete usar até menos 20% de energia no tracking de uma maratona, e em grande parte isso deverá ser conseguido com os mostradores que usam o Watch Face Format. O formato da Google para os mostradores dos relógios remove versatilidade quanto ao que se pode fazer, mas tem o lado positivo de assgurar que os mostradores serão eficientes e não podem cometer excessos.
Com esta versão, há novos estilos de complicações (widgets) que podem ser usados, e designs adaptativos para se acomodarem a diferentes tamanhos e formatos de ecrã (circulares, quadrados, rectangulares, etc.)

Não menos importante é que estes mostradores WFF passarão a ser obrigatórios a partir de 2025, com os mostradores existentes a só poderem receber actualizações, mas qualquer novo mostrador que queira entrar na Play Store a ter que ser feito no Watch Face Format.

ChatGPT 4o resolve mistério de caixote de lixo desaparecido

15-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Num verdadeiro caso prático de utilização de AI, um dos nossos leitores recorreu ao GhatGPT-4o para tentar resolver um mistério.

O GPT-4o foi lançado há poucos dias e está disponível gratuitamente para todos os utilizadores através do ChatGPT, e é um modelo AI multimodal que pode lidar com texto, imagens e som. Um dos nossos leitores de longa data deparou-se com a ingrata situação de ver o seu caixote de lixo desaparecer, e decidiu pôr à prova este novo modelo, pedindo-lhe para analisar o vídeo da sua câmara de segurança.

O resultado do ChatGPT-4o foi o seguinte:

Claro! Aqui está a descrição em português (PT-PT):
1. **Primeira Frame**: A cena parece ser no exterior, possivelmente perto de uma área residencial. Há um caixote do lixo visível.
2. **Segunda Frame**: O caixote ainda está à vista, e há um camião do lixo nas proximidades, sugerindo que é hora da recolha do lixo.
3. **Terceira Frame**: O braço mecânico ou elevador do camião do lixo está a interagir com o caixote, possivelmente a levantá-lo para esvaziar o conteúdo no camião.
4. **Quarta Frame**: O caixote está a ser levantado ou inclinado pelo mecanismo do camião.
5. **Quinta Frame**: O caixote do lixo já não é visível, implicando que pode ter sido acidentalmente levado para dentro do camião junto com o lixo.

Com base nesta sequência, parece que o processo de recolha de lixo correu mal, resultando no caixote do lixo inteiro sendo levado pelo camião, em vez de apenas o lixo. Isto provavelmente está alinhado com a sua observação sobre o caixote do lixo ter sido acidentalmente despejado.

Se precisar de uma análise mais detalhada ou de destacar frames específicos, por favor, avise!


A análise, por si só, já é suficientemente impressionante. Mas o que a torna ainda mais impressionante é ver o vídeo a partir do qual foi conseguida esta conclusão:
Trata-se de um vídeo que se foca principalmente na entrada da casa (como será conveniente), e onde o "acontecimento" decorre numa secção extremamente reduzida da imagem!

É incrível ver que este tipo de coisa é possível, hoje mesmo, com tecnologia acessível gratuitamente! Quem arrisca imaginar o que mais será possível fazer-se com AI daqui por uma década?


Agradecimento ao Diogo por ter autorizado a partilha desta experiência com o ChatGPT-4o. :)

Robot humanóide Unitree G1 não hesita nos movimentos

15-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Unitree G1 não tem necessidade de vídeos acelerados para mostrar as suas capacidades, movendo-se com velocidade surpreendente.

Temos visto robots humanóides com capacidades incríveis, mas na maior parte das vezes a sua movimentação ainda é feita de forma bastante lenta - ao ponto de muitas demonstrações terem que mostrar os vídeos acelerados para que não se tornem demasiado penosos. Pelo contrário, o Unitree G1 até nos faz pensar se não haverá engano e se estamos mesmo a ver o robot a mover-se à velocidade real!

Para além de caminhar a ritmo acelerado e correr, tem também uma ampla gama de movimentos, e podendo até fazer coisas como virar torradas numa frigideira atirando-as ao ar, e muito mais.


Para algumas pessoas, poderá bastar a demonstração em que tira a carica de uma garrafa, podendo tornar-se num dos mais dispendiosos abre-garrafas do momento para aqueles que estiverem dispostos a comprar um destes robots que tem preço a começar nos 16 mil dólares.

Notícias do dia

15-05-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Google lança pesquisa "web" para regressar às origens, com a sessão de abertura do Google I/O 2024 a apostar tudo na tecnologia AI; Adamastor Furia vai ser o primeiro superdesportivo português; Google lança Project Gameface como open-source para controlar cursor com o rosto; e Word altera copy-paste para manter estilos correctos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

Google lança API para Google Home

Depois da falsa partida do Android @ Home e de alguns solavancos (como o encerramento do programa Works with Nest em 2019), a Google tenta novamente tornar-se num ponto central de integração e controlo de smart devices através de uma API de acesso ao Google Home.

Com isso, espera ajudar a criar uma maior integração de apps com dispositivos físicos, de modo a que poder criar automações que ajudem a superar o "trauma" da exigência de usar diferentes apps para dispositivos de diferentes fabricantes. No entanto, e ao estilo de muitas das novidades apresentadas no Google I/O, é algo que irá demorar a concretizar-se em apps reais, com a própria Google a dizer que as primeiras apps a darem uso a esta API só deverão chegar à Play Store e App Store lá mais para o final do ano.


TSMC diz que novas máquinas de fazer chips são muito caras

Não são só as pessoas que se preocupam com os preços. A TSMC, o maior fabricante de chips avançados no mundo, que produz os chips da Apple e muitas outras empresas, diz que a última geração de máquinas de produção chips da ASML (conhecidas como "high-NA extreme ultraviolet") são demasiado dispendiosas.

A TSMC reconhece que estas máquinas, que possibilitam a criação de chips sub-3nm, têm capacidades excelentes que seriam bastante benéficas para a empresa, mas que têm um preço de cerca de 350 milhões de euros que as torna muito pouco apelativas. Adicionalmente, diz que por agora a empresa não tem necessidade destas novas máquinas, dizendo que as que já detém são suficientes para assegurar a produção no processo A16 de 1.6nm que deverá disponibilizar aos clientes no final de 2026.

Veremos se assim é, ou se não passará de uma táctica para tentar regatear o preço e poupar alguns milhões de euros nas novas máquinas.


FBI apreende BreachForums

O FBI apreendeu o BreachForums, um fórum de hackers conhecido por divulgar e vender dados empresariais roubados. Esta operação ocorreu pouco depois do fórum ter sido usado para divulgar dados de um portal da Europol. O site agora exibe uma mensagem de apreensão afirmando que o FBI e o DOJ, com assistência internacional, assumiram o controle dos servidores e domínios do fórum. Esta mensagem também sugere que as autoridades têm acesso aos dados de backend, potencialmente permitindo a identificação dos membros do fórum. Além disso, o FBI tomou o controle do canal do fórum no Telegram, com mensagens indicando que um administrador chave, Baphomet, pode ter sido preso.

O BreachForums, um sucessor dos anteriores fóruns de hackers RaidForums e Breached, foi criado pelos administradores Baphomet e ShinyHunters para facilitar a troca e venda de dados roubados. Rapidamente se tornou um centro para actividades cibercriminosas, divulgando dados de empresas como AT&T e 23andMe. A recente violação dos dados da Europol parece ter levado as autoridades a darem-lhe maior atenção.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro dispositivo a trocar os cartões SIM pelo eSIM foi o smartwatch Samsung Gear S2 Classic 3G em 2016. O Motorola Razr dobrável de 2020 foi o primeiro smartphone a vir apenas com eSIM.

Philips Wake-up Light HF3651/01 a €152

15-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Ideal para quem detesta acordar com sons estridentes de alarmes matinais, as Wake-up Light da Philips acordam-nos suavemente com luz.

Quem me conhece sabe que sou fã das Philips wake-up light há muito tempo, e é precisamente aquele modelo que ainda dura e me vai acordando. Para quem não está familiarizado com estes relógios despertadores luminosos, o conceito é o mesmo de acordar naturalmente com o nascer do Sol, replicando o aumento progressivo de luminosidade e com a tonalidade correcta - algo que actualmente também já se pode fazer com lâmpadas inteligentes, mas que pode continuar a ser mais prático ter na mesa de cabeceira para mais fácil acesso e controlo.

Este Philips Wakeup light HF3651/01 está em promoção na Amazon Espanha por 152 euros; mas podem também apanhar a versão mais económica HF3500/01 por 66 euros.

A diferença na forma como se acorda, face a levar com um estridente "piii piii piii", é dramática - embora também possam manter o alarme sonoro, se assim o desejarem, no caso de não quererem depender exclusivamente da luz. No meu caso, apenas com a luz, acordo consistentemente 2 ou 3 minutos antes da hora programada, com uma período de iluminação progressivo de 20 minutos. Também costumo dar uso ao efeito contrário, de ir apagando progressivamente ao ir deitar, e que também proporciona uma transição mais suave do que simplesmente "apagar" as luzes instantaneamente.

Por fim, apenas a referência que também podem encontrar clones de outros fabricantes, com preços muito mais em conta, embora à custa de de um processo de transição luminosa menos suave que a que temos nos modelos da Philips.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google lança Project Gameface como open-source

15-05-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google facilita o controlo de smartphones Android usando o rosto, disponibilizando o Project Gameface como open-source.

Ao estilo das muitas coisas mostradas no Google I/O que apenas serão lançadas "mais tarde", a Google disponibiliza o Project Gameface como open-source desde já, no GitHub, mas não se podendo esquecer que era algo que já era esperado desde o Google I/O do ano passado.

Este projecto permite controlar um cursor no ecrã usando apenas a cabeça e expressões faciais, incluindo os movimentos feitos com a cabeça, abrir e fechar a boca, levantar as sobrancelhas, etc.


Embora seja uma medida bem recebida, o facto de lançar o projecto como open-source dá também a entender que a Google não tem planos a curto/médio prazo para integrar estas capacidades de forma integrada no sistema Android, optando por deixar que sejam os developers a adicionar essas capacidades nas suas apps. Mas, pode ser que, caso exista receptividade suficiente, a Google reconsidere o caso e passe a disponibilizar as capacidades do Gameface directamente nas opções de acessibilidade do Android.

Refira-se que isto era algo que já tinha sido lançado como open-source no Google I/O 2023, com este novo anúncio a referir-se a mais partes do projecto ficarem disponíveis - o que também valida a crítica de que a Google tem apresentado muitas coisas que depois demoram muito tempo a ficar efectivamente disponíveis.

How Can PHP Use the ChatGPT Text to Speech API to Generate Voice Audio from Text Or Extract Voice Text from Speech Audio

15-05-2024 | 13:11 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
One good use of Artificial Intelligence technologies is to process human voices.

Check this PHP package to learn how to use the ChatGPT API from PHP to convert text to voice audio or convert voice audio to text strings.

Google lança pesquisa "web"

15-05-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Parecendo um regresso às origens, a Google anunciou uma nova pesquisa limitada aos resultados na web.

O motor de pesquisa da Google há muito que se tornou num quase sinónimo da internet, mas ao longo dos anos foi ganhando coisas que nem todos apreciam. Os resultados que apresenta hoje em dia são, muitas vezes, compostos por excertos de sites, anúncios de produtos, sugestões de vídeos, e sabe-se lá que mais, obrigando a fazer uma pesquisa dentro da pesquisa para se encontrar um site adequado. Para tentar resolver isso, temos este novo filtro.

Ao estilo das pesquisas de imagens, notícias, etc. o novo filtro web no Google limpa todos esses complementos para apresentar resultados apenas de páginas e sites relevantes.
No entanto, por agora vai ser algo que a Google vai esconder dentro das opções extra de pesquisa, o que irá dificultar que as pessoas o conheçam ou descubram.

Since I joined Google, I’ve just been a boy standing in front of the search group asking it to love a Web filter. So happy to see it’s arrived – congrats to the hard-working team on this project that through their own efforts made it a reality! https://t.co/pA0MLxh7Zz

— Danny Sullivan (@dannysullivan) May 14, 2024
Embora seja um filtro bem-vindo, certamente não irá ser suficiente para acalmar os receios da queda substancial no número de visitas vindas das pesquisas no Google que muitos sites têm sentido nos últimos meses, e que só deverá piorar à medida que os motores de pesquisa vão adoptando sistemas AI de compilação e apresentação de resultados resumidos.

LG motra micro-OLED 4K de 1.3"

15-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A LG apresentou um micro-OLED 4K de 1.3" que pode atingir uma luminosidade de 10.000 nits.

Na DisplayWeek a LG Display apresentou as suas mais recentes gerações de ecrãs dos mais variados tipos. Um deles é um ecrã micro-OLED 4K de 1.3" que será útil para diversas aplicações, como óculos VR ou smartwatches. A sua aplicação em smartwatches pode tirar partido da sua incrível luminosidade, que pode atingir 10.000 nits, o que facilitaria a sua visibilidade mesmo em situações de sol intenso que muitas vezes faz com que o ecrã dos smartwatches se deixe de ver.

Uma variante deste ecrã demostra também que a LG parece ainda não ter superado a tentativa de impingir as TVs 3D aos consumidores, sendo uma versão 3D destinada a smartwatches, com tecnologia light field que possibilita criar a ilusão de imagens 3D sem necessidade de óculos.

Sem dúvida que haverá marcas que não perderão a oportunidade de usar este ecrã para lançar "o primeiro smartwatch 3D", mas arrisco-me desde já a dizer que o futuro dos ecrãs 3D nos smartwatches terá exactamente o mesmo desfecho que o das TVs 3D. Não passando de uma curiosidade com um reduzido número de casos práticos que efectivamente possam tirar partido dessa tecnologia, mas que é completamente dispensável para a maioria das pessoas.

Adamastor Furia vai ser o primeiro superdesportivo português

15-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Adamastor revelou o Furia, o primeiro superdesportivo de marca nacional, que terá um preço superior a 1.6 milhões de euros.

Depois de se ter aventurado com alguns protótipos ao longo dos últimos anos, a Adamastor anuncia o impressionante Furia, um superdesportivo que será fabricado em Matosinhos e com produção limitada a 60 unidades.

A empresa aposta no tradicionalismo dos automóveis super-desportivos, facto desde logo demonstrado pela utilização de um motor V6 biturbo de 3.5 litros (fornecido pela Ford Performance) em vez de optar por um sistema de propulsão eléctrica - que, segundo um dos fundadores da marca, "faz com que fique a faltar 'qualquer coisa'", referindo-se ao barulho dos motores a combustão que algumas marcas até chegam a replicar digitalmente nos seus modelos eléctricos.
A marca diz que, já no próximo ano, espera entregar duas unidades do Furia em versão de estrada e outras duas em versão de competição.

Nas prestações, podemos esperar arranque dos 0 aos 100 km/h em 3.5 segundos, dos 0 aos 200 km/h em pouco mais de 10 segundos, e velocidade máxima superior a 300 km/h. Prestações que, embora dentro do esperado para um carro do seu segmento, já acabaram por se "democratizar" devido aos automóveis eléctricos. Mas, sabendo-se que este tipo de veículos se destina a um segmento de mercado bastante específico, resta esperar que tenha sucesso e possa usar o Furia como rampa de lançamento para futuros modelos ainda mais impressionantes.

Apliques Philips Hue para exterior a €119

15-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser expandir a sua família de lâmpadas Philips Hue para o exterior, pode recorrer aos apliques Hue preparados para enfrentar a exposição à chuva e sol.

A maioria das pessoas associada o sistema Philips Hue às lâmpadas e fitas LED para interior. Mas a verdade é que há muito que a família Hue conta com produtos para o exterior, incluindo apliques, iluminação para jardim, e até barras de iluminação para paredes. Desta vez, trazemos uns simpáticos apliques LED Appear White and Colour, que podem iluminar uma casa com qualquer cor que se deseje, e facilitar o processo de automatização ou integração com outros sistemas.
Estes apliques LED Philips Hue Appear estão disponíveis por 119 euros na Amazon Alemanha.

Infelizmente por agora este preço promocional apenas se aplica aos apliques em preto, sendo que a versão em metal escovado, mais recente, custa 142 euros - se fizerem questão de preferir esse modelo.

Embora seja um investimento algo avultado face a outros apliques LED (que, em caso de avaria, têm que ser substituídos por completo), ou apliques tradicionais que possam levar lâmpadas LED, a longa longevidade dos LEDs e a qualidade de construção dá-nos algumas garantias de que irão durar por muitos e longos anos. Depois de inicialmente ter considerado usar lâmpadas Hue em apliques exteriores tradicionais, acabei por me deixar convencer por um par destes Hue Appear. Veremos se terá sido uma decisão acertada daqui por meia dúzia de anos.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Comcast prepara pacote de streaming com Netflix, Apple TV+ e Peacock

15-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Os serviços de streaming aproximam-se cada vez mais da oferta tradicional da TV por cabo.

Depois dos serviços de straming terem começado a apresentar publicidade, eis que dão agora novo passo que se arrisca a aproximá-los ainda mais da oferta "tradicional". Nos EUA, a Comcast está a preparar um pacote que engloba os serviços Netflix, Apple TV+ e Peacock.

Estes serviços já estão acessíveis individualmente a quem os quiser subscrever, mas a Comcast diz que este pacote terá um preço "substancialmente reduzido" em comparação com a sua subscrição individual.

Não se pode dizer que seja verdadeiramente uma surpresa, sendo algo que previsivelmente seria inevitável, sabendo-se que estes operadores já tinham dominado o sistema de englobar canais nos pacotes de TV tradicional, com a oferta de dezenas ou centenas de canais como parte dos seus serviços. Por cá já temos operadores que oferecem um serviço de streaming durante o período de fidelização, não sendo descabido que num futuro não muito distante também comecem a adicionar serviços de streaming em "pacote" às suas ofertas.

Planetário do Porto participa no Dia Internacional dos Museus 2024

15-05-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Recordando a importância dos museus, também o Planetário do Porto - CCV anuncia a sua participação no Dia Internacional dos Museus 2024, a 18 de Maio, com diversas actividades.

O Dia Internacional dos Museus (DIM), organizado pelo ICOM e celebrado anualmente a 18 de maio, tem este ano o tema «Museus para a Educação e Investigação», destacando o papel fundamental dos museus como instituições de educação dinâmica que promovem a descoberta e o acesso à cultura. Entre exposições, sessões de planetário e uma palestra de Miguel Gonçalves: «Pode o Céu cair-nos na cabeça», há ainda um desafiante Museuspaper entre os museus da cidade aderentes.

PROGRAMA NO PLANETÁRIO
Sáb. 18 mai, 10:30 – 19:30

EVENTOS GRATUITOS
> 10:30 – 19:30
TODOS OS MUSEUS ADERENTES

«Museuspaper»
Conheça os Museus do Porto participando num peddy paper entre os museus aderentes. Para cada enigma há uma resposta certa. Aceite o desafio e faça a Pequena Rota (3 museus), a Grande Rota (6 museus) ou a Mega Rota (9 museus)! Peça o passport Museuspaper na recepção do Planetário ou nos outros museus aderentes.

> 10:30 – 19:30
EXPOSIÇÕES

«Explore o modelo do Sistema Solar à escala»
E se o Sol fosse do tamanho da cúpula do Planetário do Porto? Que tamanho teriam os planetas? Porque, à mesma escala, as órbitas reais não cabem no Planetário? Venha ao Planetário do Porto e explore o Sistema Solar em grande escala!

«Meteoritos: rochas extraterrestres»
O que são os corpos menores no Sistema Solar? Como alguns deles chegam à Terra? O que são meteoritos? Há diferença entre meteoritos e rochas da Terra? O que é que esses objetos extraterrestres nos ensinam? É possível tocar em pedaços da Lua, Mercúrio, Marte ou Vesta sem precisar de uma nave espacial? Venha ao Planetário do Porto tocar nos meteoritos e explorar as respostas a estas perguntas fascinantes!

«Da Terra aos Confins do Universo»
Qual é a escala do Universo? Como seria uma viagem desde a superfície da Terra, com os telescópios VLT no Chile, até aos confins do universo, com a primeira imagem do Campo Profundo do Telescópio Espacial James Webb? O que nos mostra a imagem do Campo Profundo? Explore estas e outras questões nesta exposição do Planetário do Porto!

«Espectro Solar»
O que é um espectro? Como é que o espectrógrafo separa a luz das estrelas em diferentes “cores”? Podemos aprender a “ler” um espectro? E a sua “leitura” revela-nos muita informação? Como podemos determinar a composição química dos astros? Explore estas e outras questões nesta exposição do Planetário do Porto!

> 11:00 + 15:00 + 16:00
FILME DE ANIMAÇÃO IMERSIVO PARA A INFÂNCIA

«Há formas no Espaço» Será que o Sistema Solar se inspirou nas formas de uma Bola e de uma Pizza? Que formas podemos encontrar no nosso Sistema Solar? Junte-se à nossa Bola e Pizza numa aventura espacial! Numa aventura imersiva para os mais novos, vem ajudar a pilotar a nossa "nave espacial" pelo Sistema Solar e mais além!

> 11:30 + 15:30
FILMES IMERSIVOS DE PLANETÁRIO
«Uma aventura no Sistema Solar» + «CHEOPS: Olá Universo!»
Venha a bordo e desvende os segredos do Universo em duas viagens espaciais imersivas!
Quais são os principais destinos do nosso Sistema Solar? Viaje connosco e explore-os em apenas alguns minutos!
Noutra viagem espacial, descubra a história da deteção de exoplanetas com o CHEOPS. Que papel tem Portugal nesta área? Quais os métodos de deteção e características dos exoplanetas?

> 16:30
FILME IMERSIVO DE PLANETÁRIO
«O céu d’Os Lusíadas»
Numa viagem imersiva explore o Céu d'Os Lusíadas!
Que ligações existem entre a obra épica d'Os Lusíadas e a Astronomia da época? Que conhecimento científico inspirou os versos do poema? Como era o céu noturno que Camões tão bem parecia conhecer? Que referências astronómicas encontramos na obra? Que eventos astronómicos marcaram a vida do autor?

> 17:30 – 18:50
PALESTRA
Pode o céu cair-nos na cabeça?
Miguel Gonçalves nesta palestra vai conduzir-nos numa viagem fascinante pelo mundo dos asteroides e meteoritos, explorando a sua origem, composição e os perigos que representam para a Terra. Abordaremos o evento cataclísmico que dizimou os dinossauros há 66 milhões de anos e discutiremos a possibilidade de um impacto similar acontecer no futuro. Também debateremos as medidas que podemos tomar para nos protegermos de potenciais ameaças espaciais, como sistemas de deteção e desvio de asteroides. Venha descobrir como os meteoritos moldaram o nosso planeta e como, de facto, o céu pode cair-nos na cabeça, as suas histórias incríveis e o que podemos fazer para nos proteger de potenciais ameaças vindas do céu.

Word altera copy-paste para manter estilos correctos

14-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Para facilitar a vida aos utilizadores, a Microsoft alterou o estilo pré-definido do copy-paste usado no Word.

Para quem usar o Word (e outros programas equivalentes) tornou-se certamente habitual tentar fazer copy-paste de conteúdos retirados do browser ou outros documentos, e descobrir que ficaram com o estilo de texto original - depois obrigando a perder uma dose considerável de tempo a tentar ajustar os estilos para que fiquem com aqueles que desejamos. Um processo que alguns utilizadores tentavam agilizar através do paste "sem estilo aplicado" (tradicionalmente feito com o CTRL+SHIFT+V em vez do CTRL+V), mas que poderá deixar de ser necessário.

O Word passa a adoptar o estilo "merge formatting" nos copy-pastes, fazendo com que o texto copiado adopte automaticamente o estilo já aplicado no documento.
A opção merge formatting já estava disponível anteriormente, mas como não era a opção pré-seleccionada, podia passar despercebida a grande parte dos utilizadores.

Para os utilizadores que preferirem manter o estilo antigo do copy-paste, poderão fazê-lo indo a File > Options > Advanced > "Cut, copy, and past" e seleccionado a opção "Keep Source Formatting".

Google I/O 2024 aposta tudo na tecnologia AI

14-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tal como se previa, a sessão de abertura do Google I/O 2024 foi inteiramente dedicada ao Gemini e Google AI.

Se houvesse qualquer dúvida quanto à importância da tecnologia AI actualmente, a Google fez questão de o demonstrar, com uma sessão de abertura do Google I/O 2024 totalmente dedicada ao Gemini e produtos relacionados, como o Project Astra para o futuro dos assistentes AI multimodais, capaz de perceber o mundo em seu redor.

Há que reconhecer que muito do que a Google apresentou acabou por perder protagonismo devido à apresentação do GPT-4o da OpenAI (ontem). Mas, é também verdade que a Google não terá estruturado o evento da melhor forma, apresentado coisas em excesso e com raros exemplos que se tornassem verdadeiramente "impressionantes". Entre as diversas apresentações, a única constante que ia ficando na memória é que a maioria destas coisas só irá ficar disponível "mais tarde", "no Verão", "até ao fim do ano", "só para developers".
Uma das coisas que a Google usou para se destacar da concorrência é de dizer que o seu modelo Gemini Advanced é o que permite lidar com maior quantidade de dados, com até 1 milhão de tokens que serão expandidos até 2 milhões "até ao final do ano".
De qualquer forma, não são coisas que se devam desvalorizar, com capacidades interessantes à altura do GPT-4o, como descrever o que se está a ver através da câmara, em tempo real, e até podendo perguntar-se coisas como "sabes onde é que deixei os meus óculos?". A Google também mostrou as capacidades AI a correr localmente nos Pixel, sem necessidade de depender de serviços na cloud, mas - uma vez mais - é algo prometido para "mais tarde".


Felizmente, há coisas que ficam disponíveis desde já, como o Gemini 1.5 Pro actualizado, e o novo Gemini 1.5 Flash, o que supostamente permitirá começar a explorar as suas capacidades desde já - relembrando que são modelos multimodais nativos, com o Flash optimizado para dar respostas de forma imediata. Não demorará para que se veja uma batalha Gemini vs GPT-4o.


Actualização: vídeo em versão resumida.

|