PlanetGeek

Kodak reforça produção de película

01-12-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Num aparente contra-senso tecnológico, a Kodak dá por si a ter que aumentar a produção de película fotográfica para fotos e filmes.

A Kodak suspendeu temporariamente a produção de película, mas por bons motivos. A icónica empresa precisa de modernizar a sua fábrica em Rochester (Nova Iorque) para aumentar a produção e lidar com a crescente procura de película para fotografia e cinema. Uma suspensão que foi acautelada pelo aumento de produção antes da fase de remodelação, para reforçar os stocks de modo a não causar transtornos aos seus clientes.

Esta modernização faz parte da estratégia da Kodak para aproveitar o renascimento da fotografia analógica. Entre 2015 e 2019, a empresa mais do que duplicou a produção de película fotográfica e continua a registar crescente interesse de profissionais e amadores, incluindo a geração Z. Este público tem vindo a adoptar a fotografia analógica pela sua estética única e o processo deliberado de composição e configuração. O que de certa forma replica o aumento de outros formatos "vintage", como os discos de vinil.
Com realizadores como Christopher Nolan a usar filmes especiais da Kodak em projectos como Oppenheimer, a empresa reforça o seu compromisso com a indústria cinematográfica. Apesar de ter perdido o estatuto que deteve durante décadas, de marca imediatamente reconhecida (e venerada por muitos) a nível mundial, como o seu próprio CEO, Jim Continenza, diz: "Enquanto houver procura, continuaremos a fabricar película".

SpaceX autorizada a aumentar lançamentos Starship no Texas

01-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar das críticas de Elon Musk à FAA que a acusam de estar a abrandar a SpaceX, a entidade reguladora autorizou o aumento significativo do número de lançamentos Starship de 5 para 25 por ano.

A SpaceX recebeu uma excelente notícia da FAA após o sexto lançamento de teste Starship. Um relatório preliminar de avaliação ambiental indica que a FAA permitirá que a empresa aumente o número de lançamentos no Texas de 5 para 25. O documento também aprova planos para versões maiores e mais potentes do Starship e Super Heavy.

Segundo o relatório, a SpaceX cumpriu os requisitos ambientais definidos na revisão de 2022, incluindo medidas para reduzir impactos na qualidade do ar, ruído, fauna, e utilização de água. No entanto, este salto nas operações terá impactos que terão que ser considerados, como o aumento do tráfego de camiões para entregar recursos como oxigénio líquido e metano, que poderá quadruplicar para quase 24.000 viagens anuais. Para tentar minimizar isso, a SpaceX planeia melhorar as suas infraestruturas, e instalar um sistema de abastecimento de água para reduzir a dependência de camiões.

A empresa já optimizou operações ao transferir os processo de preparativos dos lançamento para um local de testes próximo, reduzindo o tempo de encerramento de estradas perto da Boca Chica Beach. Agora, estima-se que cada campanha de lançamento exija menos de 20 horas de restrições. Estes ajustes estão alinhados com o objectivo da SpaceX de realizar 25 lançamentos em 2025 e avançar para o modelo "Starship 3" que terá o dobro da potência do modelo actual.

Embora a FAA ainda precise emitir licenças para voos individuais, esta aprovação marca um passo importante para o futuro da empresa no Texas. Apesar de especulações sobre influência política, o documento reflecte o cumprimento de regulamentos federais existentes, indicando que a SpaceX já estava no caminho para aprovação antes das eleições presidenciais e do regresso de Donald Trump à Casa Branca, e desta vez com Elon Musk em posição de destaque.

Hyundai revela IONIQ 9

01-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Hyundai revelou o novo IONIQ 9, um SUV totalmente elétrico de três filas, com um amplo espaço interior, que combina um design de vanguarda com as mais eficientes motorizações EV.

O novo Hyundai IONIQ 9 foi apresentado na icónica Goldstein House, em Los Angeles (EUA), um exemplo célebre da arquitetura moderna de meados do século XX. Este local único reflete a visão da Hyundai de posicionar a sua gama IONIQ como um símbolo de inovação e progresso no mercado dos EV, sublinhando a liderança na eletrificação e o objetivo da marca de oferecer uma gama completa de 23 modelos EV até 2030. Após o IONIQ 5 e o IONIQ 6, ambos triplamente premiados nos prémios World Car of the Year, respetivamente em 2022 e 2023, o IONIQ 9 irá contribuir para reforçar este legado único de excelência no campo da eletrificação.

O SUV IONIQ 9 é uma nova e apelativa opção para os clientes que procuram um veículo elétrico de três filas de bancos capazes de acomodar até sete passageiros. Com uma distância entre eixos de 3130 mm, oferece um amplo espaço e possui também um vasto conjunto de caraterísticas e funcionalidades que visam melhorar a experiência dos utilizadores.
O novo SUV de grande formato da Hyundai aposta forte na sustentabilidade de materiais e encarna o conceito “Build to Belong”, proporcionado uma sensação de verdadeira união com os utilizadores – cada vez mais conectados -, que valorizam o espaço, privacidade e conforto.

O IONIQ 9 oferece uma atmosfera tipo “lounge”, com destaque para o piso plano que proporciona um generoso espaço na segunda e terceira filas, permitindo, em opção, acomodar seis ou sete ocupantes e bancos de relaxamento, conferindo assim uma experiência excecional aos ocupantes que podem contar com até 1.323 litros de bagagem.

O elegante exterior “Aerosthetic” do IONIQ 9 reflete o compromisso da Hyundai em combinar a inovação aerodinâmica com um estilo sofisticado e futurista, sendo possível optar por jantes entre as 19 e 21 polegadas. O design frontal do IONIQ 9 apresenta Pixéis Paramétricos integrados na dianteira e nos faróis LED, criando uma imagem única e sofisticada. A traseira apresenta uma iluminação full LED.
O novo Hyundai IONIQ 9 é sustentado pela inovadora arquitetura E-GMP da Hyundai Motor e conta com uma bateria de iões de lítio NCM com 110,3 kWh de capacidade que poderá proporcionar uma autonomia de até 620 km (WLTP) e carregamento de 10% a 80% em apenas 24 minutos, utilizando um carregador de 350 kW.

Com três níveis de potência, 160 kW (Long-Range, tração traseira), 230 kW (Long-Range, tração integral, dois motores) e 320 kW (versão Performance, tração integral com dois motores) o IONIQ 9 promete uma aceleração dos 0 aos 100 km/h a partir de 4,9 segundos (versão Performance) e velocidade máxima de 200 km/h (limitada).

O IONIQ 9 terá capacidade de atualização de software Over-the-Air (OTA) e irá contar com várias “Features on Demand”, que permitirão um grande conjunto de personalizações e configurações a bordo, bem como significativos avanços em sistemas que visam melhorar a experiência do utilizador, tais como assistente virtual com IA. O sistema de infoentretenimento do IONIQ 9 inclui um painel de instrumentos de 12” e um monitor integrado de 12”, como parte do ecrã panorâmico curvo e sistema de som premium BOSE com 14 altifalantes.
O IONIQ 9 inclui os mais recentes Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) da Hyundai, destinados a melhorar a segurança, prevenindo acidentes e facilitando as tarefas de condução.

O IONIQ 9 estará à venda na Coreia do Sul e nos EUA na primeira metade de 2025, estando planeado o seu lançamento posterior na Europa e noutros mercados. Com um vasto conjunto de equipamento de série e tecnologias de ponta, o IONIQ 9 também oferecerá comodidade e caraterísticas de design melhoradas como atualizações opcionais. As especificações e equipamento final para cada pais serão reveladas mais perto dos lançamentos nos respetivos mercados.


[Pela Estrada Fora]

BYD SEALION 7 em Portugal por €47.990

01-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD apresenta o novo SUV  SEALION 7, que combina desempenho desportivo, design, tecnologia, habitáculo espaçoso e velocidades de carregamento de até 230 kW.

O novo BYD SEALION 7 proporciona até 502 km de autonomia WLTP e apresenta um desempenho excelente com velocidade máxima de 215 km/h e aceleração dos 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos.

O BYD SEALION 7 é baseado na arquitetura de veículos de última geração da BYD, a denominada e-Platform 3.0. Concebida exclusivamente para veículos elétricos, a e-Platform 3.0 apresenta a revolucionária Blade Battery da BYD, tecnologia que tem estado no centro das apresentações europeias da marca. A BYD Blade Battery utiliza fosfato de ferro-lítio (LFP) como material catódico. O LFP tem níveis mais altos de segurança e durabilidade em comparação com as baterias convencionais de iões de lítio, além de ser 100% livre de cobalto. Para além da Blade Battery, o BYD SEALION 7, tal como o BYD SEAL, beneficia da tecnologia Cell-to-Body (CTB) da BYD – uma diferença técnica fundamental em comparação com outros EV. Em vez de um layout tradicional, o CTB integra a BYD Blade Battery em toda a estrutura do veículo, com a parte superior do conjunto a atuar como piso do habitáculo.
O motor traseiro do BYD SEALION 7 pode funcionar a velocidades de até 23.000 rpm, tornando-o o motor elétrico, de produção em série, mais rápido do mundo. Esta alta tecnologia, que permite que o BYD SEALION 7 tenha uma aceleração forte e velocidade máxima constante enquanto ainda utiliza uma caixa de uma só velocidade, algo que normalmente só é visto em modelos de luxo a custar o dobro. Este motor produz 230 kW e 380 Nm de binário e desempenha um papel fundamental em ambas as configurações do modelo. Presente na versão Comfort, de tração traseira, este motor permite ao BYD SEALION 7 atingir 0-100 km/h em 6,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 215 km/h.

As versões Design AWD e Excellence AWD, com tração integral, recorrem a mais uma unidade motriz com 160 kW no eixo dianteiro, para assegurar uma potência combinada de 390 kW e 690 Nm de binário. Nestas versões a velocidade máxima do BYD SEALION 7 mantêm-se nos 215 km/h, mas a aceleração dos 0 aos 100 km/h é de apenas 4,5 segundos.

O novo BYD SEALION 7 está disponível em duas versões em termos de capacidade de bateria. A versão Comfort com tração traseira e tração integral apresentam uma Blade Battery de 82,5 kWh e proporciona uma autonomia combinada WLTP de 482 km, enquanto a versão Design AWD de dois motores permite uma autonomia de 456 km (WLTP). A versão topo de gama, Excellence AWD, recebe uma bateria maior, com uma capacidade de 91,3 kWh que permite uma autonomia de até 502 quilómetros.

Todas as versões do BYD SEALION 7 dispõem de carregamento AC trifásico de 11 kW de série, e a versão Excellence AWD com a bateria maior pode atingir velocidades de 230 kW permitindo uma carga de 10% a 80% em apenas 24 minutos.

Com um comprimento total de 4.830 mm, uma distância entre eixos de 2.930 mm e um fundo traseiro completamente plano proporcionado pela e-Platform 3.0, o BYD SEALION 7 oferece um espaço no habitáculo para cinco adultos. A capacidade da bagageira do BYD SEALION 7 é de 520 litros. Rebatendo os bancos alcança-se um total de 1.789 litros de capacidade. Há ainda um prático porta-bagagens dianteiro (‘frunk’) com 58 litros de capacidade, ideal para armazenar cabos de carregamento ou até mesmo uma pequena bolsa. O habitáculo conta ainda com mais de 20 pequenos espaços para manter itens menores seguros, mas acessíveis, incluindo uma área para smartphones.
O centro do painel de instrumentos do novo modelo abriga um ecrã de 15,6 polegadas que pode girar entre a orientação retrato e paisagem, um exclusivo BYD. Este ecrã possui o software mais recente da BYD, que traz uma interface reformulada capaz de mostrar uma renderização 3D completa do carro e interação do sistema de controlo de voz.

O BYD SEALION 7 está equipado com tecnologias de assistência ao condutor e de segurança. O DiPilot 10 da BYD integra uma mistura de sensores de radar e um sistema de vídeo multifuncional para ajudar a fornecer assistência inteligente ao condutor, como o Adaptive Cruise Control e o Traffic Jam Assist, que operam de forma mais natural.

O novo BYD SEALION 7 estará disponível em Portugal até final do ano com preço a partir de 47.990 euros para a versão Comfort. A versão intermédia, Design apresenta um preço de 51.990 euros e o topo de gama Excellence chega por 56.490 euros.


[Pela Estrada Fora]

Tor Project precisa de mais 200 WebTunnel bridges para combater censura

30-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O Tor Project lançou um apelo urgente à comunidade de privacidade para criar 200 novas WebTunnel bridges até ao final do ano, para combater a crescente censura governamental.

Actualmente existem apenas 143 WebTunnel bridges activas, mas o objectivo é aumentar rapidamente esta rede para permitir que utilizadores em regiões altamente censuradas, como a Rússia, possam continuar aceder à internet livre em segurança.

Este movimento surge em resposta a medidas mais severas por parte das autoridades russas para bloquear ferramentas anti-censura do Tor, incluindo ligações obfs4 e Snowflake. Enquanto a equipa do Tor trabalha em soluções de longo prazo, de momento a prioridade vai para a expansão da rede de WebTunnel bridges, essencial para garantir a continuidade do acesso à internet.

Lançadas em Março de 2024, as WebTunnel bridges misturam o tráfego Tor com tráfego web HTTPS normal, usando certificados SSL/TLS válidos, tornando mais difícil a sua deteção e bloqueio. Ao contrário das bridges tradicionais, que utilizam protocolos específicos e mais fáceis de identificar, as WebTunnel bridges usam o conceito de "esconderem-se à vista de todos", sendo que o fluxo de dados misturado se torna mais eficiente contra os sistemas de censura agressiva.

A nova campanha, que decorre até Março de 2025, convida voluntários a configurar estas bridges. Quem implementar cinco ou mais receberá uma t-shirt como agradecimento. Para participar, é necessário ter um endereço IPv4 estático, um certificado SSL/TLS válido, um website alojado por conta própria e pelo menos 1 TB de largura de banda mensal.

Home Assistant Yellow com CM5 no HAOS 14

30-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Cumprindo com a promessa de longevidade, o Home Assistant Yellow ganha suporte para o novo Compute Module 5 da Raspberry Pi.

O Home Assistant Yellow foi lançado há alguns anos, oferecendo uma plataforma "ideal" para correr o Home Assistant. Uma das suas promessas era o facto de poder ser facilmente actualizável ao longo dos anos, à medida que novo e melhor hardware fosse sendo lançado, e agora cumpre com essa promessa.

Com o HAOS 14 o Home Assistant Yellow ganha suporte para o mais recente e poderoso Compute Module 5.
A equipa do Home Assistant faz questão de referir que, só porque há um novo Compute Module não se deve sentir a necessidade de fazer este upgrade, já que, para a grande maioria dos casos, nem sequer se irá notar qualquer diferença significativa.

Dito isso, haverá casos de sistemas Home Assistant que estão mais perto do limite das capacidade de hardware, como utilizadores que façam compilações demoradas de ESPHome, ou a correr reconhecimento de voz local, e que poderão justificar a troca do CM4 para o novo CM5.

Apple Mac LC III tinha condensador montado ao contrário

30-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O computador Apple Mac LC III tinha um defeito de fabrico, com um condensador montado ao contrário.

Os problemas de hardware são algo que ainda hoje ocorre, um pouco por toda a indústria. Não é incomum que, todos os meses, se ouça falar de um qualquer "recall" de produtos - que algumas vezes poderá traduzir-se numa mera actualização remota de software, mas outras vezes obriga a fazer alguma correcção física devido a uma qualquer peça defeituosa ou mal instalada.

Pois bem o Apple Mac LC III de 1993-1994 tinha um desses problemas. Numa secção com três condensadores (C19, C21 e C22), em que visualmente tudo parece estar correcto, uma análise mais atenta revela que o condensador C21 tem a indicação errada e está montado ao contrário. Embora isso não impeça o funcionamento do computador (senão teria sido facilmente detectado e corrigido logo na altura), torna-se num risco caso seja utilizado um condensador com polaridade - que resultará numa nuvem de fumo com odor característico e/ou potencial curto-circuito que pode danificar outros componentes.

Portanto, fica a recomendação, para quem tiver uma destas máquinas ou estiver envolvido na sua renovação / recuperação, terá que instalar o condensador C21 ao contrário do que é indicado na placa de circuito impresso.

Voluntários recuperam rede TENET do ZX Spectrum

30-11-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Muito antes do acesso à internet se ter tornado comum, a TIMEX Portugal criou a rede TENET que permitia usar o ZX Spectrum, ou os clones Timex, em rede.

A TENET (Timex Educational NETwork) foi concebida para ser usada em escolas, consistindo numa computador "Master" principal (com disquetes e impressora), e podendo ser ligado a até um máximo de 24 computadores. O computador principal podia controlar remotamente esses computadores, carregando programas ou apresentando mensagens, sendo que também era possível aos terminais enviarem mensagens entre eles ou requisitar o acesso ao drive ou impressora.

Esta rede foi recriada recentemente por uma equipa de voluntários do Museu LOAD ZX Spectrum (Hugo Pinto, Álvaro Lopes, Paula Silva e João Encarnado), que não só a conseguiur colocar num estado funcional para demonstração, como também contou com a presença dos antigos engenheiros da TIMEX Portugal que conceberam esta tecnologia em 1986, e David Karlin, antigo director na Sinclair Research. Ficamos também a saber que esta tecnologia esteve quase a ser vendida para a China, o que poderia ter ditado um desfecho diferente para a TIMEX Portugal, cujo negócio de computadores acabou por colapsar.

Fiquem com este incrível pedaço de história tecnológica de Portugal, repleto de curiosidades no documentário que se segue:


Como criar um Air Mouse BLE

30-11-2024 | 13:27 | A Minha Alegre Casinha

Criar um Air Mouse com ligação Bluetooth BLE pode ser feito com poucos componentes.

Depois dos teclados de macros trago-vos um projecto que mostra como se pode criar um "Air Mouse", um rato que permite movimentar o ponteiro fazendo gestos no ar.

Esse objectivo acaba por ser conseguido de forma bastante mais simples do que se poderia imaginar, já que tudo fica a cargo de um Feather nRF52840, ao qual se necessita juntar apenas uma bateria, caixa, e uns poucos acessórios. A caixa tem algumas particularidades que simplificam o projecto, como permitir usar o botão na placa, assim como usufruir do seu sensor de proximidade - que permite alterar o modo de funcionamento do rato para se fazer scroll.


Como sempre, o projecto poderia ser facilmente modificado, passando de um rato "Air Mouse" para um sensor portátil capaz de guardar ou enviar informação de movimento para um computador, funcionando como sensor para medir a aceleração de um veículo, monitorizar movimentos, e mil e uma outras coisas.

Sistemas AI levam monitorização de funcionários humanos ao extremo

30-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Muitos "visionários" vendem as suas ideias de como as novas tecnologias, como os robots e AI, levarão a humanidade rumo a um futuro idílico, em que cada pessoa poderá simplesmente dedicar-se ao que bem entender, livre da obrigatoriedade de ter um trabalho "só" para ganhar dinheiro, mas o percurso até lá não será assim tão directo - bastando ver como estão a ser usadas essas tecnologias.

Os novos sistemas de monitorização AI podem levar a análise da actividade de cada pessoa a níveis que podem surpreender os mais maquiavélicos escritores de ficção científica. Só que, neste caso não estamos a falar de ficção, mas sim de produtos que já estão a ser vendidos às empresas.

Por exemplo, estes sistemas monitorizam continuamente a actividade do rato e teclado de cada funcionário, sabendo a que velocidade escrevem, como mexem o rato, e em que coisas clicam. Podem fazer coisas como avaliar o número de erros dados através do uso da tecla "backspace", e também analisar a velocidade de escrita ao longo dos dias da semana ou diferentes horas do dia - o que poderá sinalizar que um funcionário seja menos produtivo numa sexta-feira, ou nas últimas horas do dia, quando já começa a pensar em ir para casa.

New workplace dystopia just dropped.

AI monitoring software now flags you if you type slower than coworkers, take >30sec breaks, or checks notes have a consistent Mon-Thu but slightly different Friday.

Bonus: It's collecting your workflow data to help automate your job away. pic.twitter.com/Nkq0AkS7sp

— Deedy (@deedydas) November 23, 2024
Se isto são coisas que estão a ser vendidas hoje mesmo, nem será bom pensar no tipo de coisas que estará a ser preparado, correlacionando ainda mais informação. E se mesmo os sistemas tradicionais já faziam coisas que pareciam quase "adivinhar os nossos pensamentos" - como nos casos da publicidade direccionada que invariavelmente tinha a capacidade de nos apresentar coisas com que tinhamos falado com amigos no dia anterior - estes novos sistemas arriscam-se a que o seu funcionamento pareça ser literalmente "magia" segundo a definição de Arthur C. Clarke de que "qualquer tecnologia suficientemente avançada será indistinguível da magia".

Renault 5 E-Tech Urban de €27.500 já disponível

30-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Enquanto se aguarda a chegada do Renault 5 E-Tech de 25 mil euros, temos a versão Urban que reduz o preço base dos 33 mil para os 27.500 euros.

No lançamento, o Renault 5 E-Tech 100% eléctrico foi proposto exclusivamente com a bateria de 52 kWh e com uma "autonomia comfort" combinada de até 410 km WLTP. Agora, a marca francesa amplia a sua gama com a bateria de 40 kWh ("autonomia urban") que permite atingir uma autonomia combinada de até 312 km WLTP, adaptada à utilização urbana. Está disponível em três níveis de equipamento: evolution, techno e iconic cinq. A versão evolution tem preços a partir de 27.500 euros (PVPR).

O Renault 5 E-Tech 100% elétrico com a nova opção de "autonomia urban" mantém a essência deste novo ícone pop, combinando design emocional, comportamento dinâmico e agilidade graças à plataforma AmpR Small com o seu eixo traseiro multi-link e uma experiência de condução muito especial.

Duas novas versões em 2025

A gama do Renault 5 E-Tech 100% elétrico continuará a expandir-se em 2025 com duas novas versões:
  • A versão FIVE: com bateria de 40 kWh, e autonomia até 300 km WLTP, estará disponível por 25.000 euros (PVPR)
  • A série especial Roland-Garros, com equipamentos exclusivos, completará a gama.

Preços



[Pela Estrada Fora]

ChargeGuru expande carregamentos de EVs para edifícios de escritórios em Portugal e Espanha

30-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A ChargeGuru decidiu expandir o seu serviço de carregamento de veículos elétricos para edifícios de escritórios em Portugal e Espanha, preparando-os para o futuro da mobilidade elétrica.

Esta solução coletiva, escalável e de fácil implementação garante a conformidade regulamentar ao mesmo tempo que corta custos inerentes, valoriza os edifícios comerciais e proporciona opções sustentáveis de deslocação, tanto a funcionários como a clientes.

De acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), 80% dos veículos elétricos vendidos no país destinam-se a frotas empresariais. Estes dados demonstram a crescente adoção de medidas mais sustentáveis por parte das empresas nacionais, impulsionadas por normas europeias, incentivos fiscais, economias operacionais, pressões ambientais e uma maior necessidade de adoção de soluções adequadas e personalizadas a cada edifício comercial. Deste modo, as empresas ou proprietários de edifícios comerciais garantem melhores opções na transição para a mobilidade elétrica uma maior comodidade tanto para clientes como para funcionários que já possuem ou pretendem adquirir veículos elétricos, redução de custos a médio/longo prazo (uma vez que o preço da eletricidade por quilowatt-hora é inferior ao do combustível) e valor acrescentado às empresas nacionais, relembrando sempre a importância de criar opções sustentáveis numa sociedade cada vez mais verde.

No que toca ao valor comercial de um edifício, a revista Nature publicou em Maio do ano passado um estudo que combinou dados sobre pontos de carregamento de veículos elétricos com cerca de 14 milhões de registos de transações de habitações na Califórnia durante 1993-2021. Verificou-se que a disponibilidade de infra-estruturas de carregamento num raio de 1km tem um impacto positivo no valor dos imóveis,valorizando o edifício em cerca de 3,3%.

Serviço usado por mais de 700 edifícios de escritórios em França

Após o sucesso em França, onde 700 edifícios comerciais já adotaram os serviços da ChargeGuru, totalizando 100.000 lugares de estacionamento com infraestrutura de carregamento, a empresa está pronta para atender à crescente demanda por mobilidade sustentável em toda a Europa.

Opções escaláveis para todos os tipos de escritórios

As principais vantagens e benefícios que a ChargeGuru oferece com a sua solução de carregamento colectiva são:
  • Sem custos para o imóvel: a empresa realiza a pré-instalação do carregamento elétrico de forma gratuita, segura e escalável, permitindo que todas as empresas do edifício instalem pontos de carregamento nos seus lugares de estacionamento. Em termos de tarifas, consiste num serviço de carregamento de subscrição mensal, pago exclusivamente pelos clientes empresariais do edifício. A ChargeGuru encarrega-se de toda a gestão, instalando um novo contador comum para uso exclusivo de todos os pontos de carregamento instalados, para controlo do consumo mensal. 
  • Serviço personalizado: cada empresa dispõe de uma assinatura, sem compromisso, que inclui o acesso ao serviço de carregamento, a assistência técnica e o acesso a um software de acompanhamento e de gestão global da frota e das faturas.
  • Conformidade regulamentar e certificações de sustentabilidade: a solução garante a conformidade com a regulamentação em vigor e aumenta o valor dos edifícios, fornecendo serviços ou instalações que permitem aos utilizadores deslocarem-se em segurança, utilizando meios não poluentes, como a elegibilidade para a certificação BREEAM.
Além disso, o serviço fornece aos proprietários ou gestores de edifícios um software de gestão, com o qual podem visualizar em tempo real o estado de todos os postos de carregamento instalados no edifício ou nas casas dos colaboradores e obter relatórios de desempenho.

[Pela Estrada Fora]

Detectado primeiro Bootkit UEFI para Linux

29-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores de segurança descobriram o primeiro bootkit UEFI concebido para atacar sistemas Linux.

Apelidado de "Bootkitty", este malware instala-se no firmware de um computador, fazendo com que resista à reformatação ou troca do disco, assim como à completa reinstalação do sistema, tornando-se quase impossível de remover pelos utilizadores comuns.

O Bootkitty foi detectado no VirusTotal este mês, e a análise mostra que se foca especificamente em sistemas Ubuntu. Manipula o processo de inicialização e altera componentes como o bootloader GRUB e o kernel Linux. Apesar das suas potencialidades, o malware apresenta falhas que podem provocar falhas no sistema em vez de infecções bem-sucedidas. Além disso, não consegue ultrapassar o UEFI Secure Boot, um mecanismo de defesa crítico que garante que apenas software devidamente assinado é carregado durante o arranque.
A existência de Bootkitty indica que atacantes estão a experimentar malware avançado para Linux, algo que mais habitualmente visa sistemas Windows. Embora este bootkit específico ainda não represente uma ameaça generalizada, sublinha a importância de proteger dispositivos contra ataques ao nível do firmware. Demonstra também cque os atacantes estão a investir no desenvolvimento de malware capaz de persistir a reinstalações e ser difícil detecção, aumentando os desafios da segurança para sistemas Linux.

Tesla lança controlo manual para aquecimento da porta de carregamento

29-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A mais recente actualização de software da Tesla traz uma funcionalidade há muito aguardada: uma opção dedicada para aquecer a porta de carregamento.

Anteriormente, o aquecimento da porta de carregamento era feito de forma automática em associação com algumas funções como o descongelamento do vidro traseiro ou o pré-condicionamento da bateria do veículo. No entanto, estas opções também activavam funções adicionais, como o aquecimento do habitáculo, desnecessário para quem apenas quisesse assegurar o correcto funcionamento da porta em ambientes com temperaturas negativas. Com a actualização 2024.44, os condutores podem agora activar manualmente o aquecimento da porta de carregamento através de Controls > Service > Charge Port Heater, oferecendo uma solução simples para descongelar a porta sempre que necessário.

Há que ter em conta que nem todos os Tesla terão acesso a esta funcionalidade. Embora os aquecedores da porta de carregamento estejam a ser instalados pela Tesla desde finais de 2020, a opção de controlo manual ainda só está a ser disponibilizada nalguns modelos, como o Model X de 2024 e alguns Model Y de 2023. Os proprietários de carros fabricados após Setembro de 2020 podem verificar na descrição do software se o seu veículo é compatível.

Esta actualização vem simplificar a vida aos condutores em climas frios, onde é frequente que as portas de carregamento e os cabos congelem durante quedas de neve intensas - algo que até pode levar algumas pessoas a recorrer a protecções adicionar por via de acessórios extra de terceiros. Com esta actualização tudo isso se torna desnecessário, desde que se tenha um modelo em que a Tesla disponibilize esta opção. A Tesla está também em processo de instalar cabos mais compridos nos postos Supercharger para melhorar a compatibilidade com automóveis eléctricos de outras marcas.

Notícias do dia

29-11-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Hugo Barra prepara sistema operativo focado em AI; Tesla mostra o seu robot a apanhar bolas em voo; Varjo Teleport capta ambientes reais com iPhone para mostrá-los em VR; Tesla mostra família de veículos mas esquece-se do Roadster; e actualização Windows 11 24H2 "mata" jogos da Ubisoft.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV. E sendo final do mês, é também o momento perfeito para aderires ao Clube AadM+ que te dá descontos e pode valer prendas extra todos os meses.

Austrália proíbe redes sociais a menores de 16

Na Austrália foi aprovada a proposta que visa proibir o acesso às redes sociais por menores de 16 anos.

A medida, que ainda terá que ser debatida no Senado, é aplaudida por uns, mas há quem critique o facto de não ser feita qualquer referência à forma como terá que ser implementada, sendo que a maioria dos método resultará - quase garantidamente - na obrigatoriedade de fornecer dados pessoais que se poderão considerar excessivos (e que actualmente os utilizadores não têm que fornecer), levantando toda uma série de novas preocupações de privacidade.


Elite Dangerous gratuito via Amazon Prime Gaming

Os subscritores Amazon Prime podem juntar mais um jogo gratuito às suas colecções. O Elite Dangerous, um dos mais populares jogos de aventura e exploração espacial, está actualmente disponível gratuitamente via Amazon Prime Gaming.

O jogo está prestes a receber uma nova nave que pode facilitar a vida aos jogadores, assim como receber uma expansão que adiciona a capacidade de colonização de sistemas.





Smartphones "AI" não seduzem o mercado

Apesar dos fabricantes tentarem usar a vaga "AI" como justificação para comprar novos smartphones, parece que a maioria dos consumidores não se está a deixar enganar. A Apple tem registado apenas um muito modesto aumento das vendas (+0.4%), longe daquilo que poderia esperar para a primeira geração de iPhones com Apple AI, e mesmo nos Android (+7.6%) não são os modelos mais caros - como os dobráveis - a atrair compradores.

O que está a proporcionar estes aumentos de vendas são os smartphones mais económicos. Faltando saber se isso será por uma questão exclusivamente financeira (não querer gastar uma fortuna num smartphone), ou se por não irem na "cantiga" de comprarem hoje um smartphone topo de gama com a expectativa de virem a ter funcionalidades que, na prática (ainda mais, no caso dos iPhones) poderão só chegar em meados do próximo ano, ou até mesmo só para 2026.


PCs Snapdragon X Elite representam apenas 0.8% das vendas

Apesar da Microsoft estar a fazer tudo o que pode para replicar a transição feita pela Apple dos chips Intel para os seus chips ARM, o cenário na plataforma Windows revela-se bastante mais complicada. Os muito promovidos PC Copilot com chips Snapdragon X Elite nem representam 1% do mercado, com a esmagadora maioria a manter-se fiel às máquinas com chips Intel e AMD.

Poderá ser um caso de um início lento mas que ao longo dos próximos anos se torne imparável, mas pode também ser indicador de que os consumidores não estão dispostos a pagar os preços pedidos por estes PCs Snapdragon X. Junte-se a isto o facto da Intel e AMD estarem a preparar novas gerações de chips, mais eficientes, e este cenário poderá arrastar-se por muitos e longos anos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é um protocolo open-source criado no início da década de 80, para interligar instrumentos musicais. Foi inicialmente fomentado pelo fundador da Roland, Ikutaro Kakehashi, ao ver cada fabricante a apostar em sistemas proprietários para as suas marcas, e achar que todos teriam a ganhar em adoptar um sistema standard comum.

Windows 11 a €11 na Black Friday CdkeySales

29-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Estamos prestes a entrar em nova época de descontos com a loucura do Black Friday e Cyber Monday. Esta promoção da CdkeySales permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves para Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Varjo Teleport capta ambientes reais com iPhone para mostrá-los em VR num PC

29-11-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Varjo Teleport quer revolucionar a experiência de realidade virtual ao permitir a captura de cenas do mundo real com um iPhone para posteriormente serem vistas em VR.

Este serviço Varjo Teleport está disponível por intermédio de uma subscrição de $30 por mês e utiliza tecnologia Gaussian splatting, um método de machine learning que cria cenas 3D detalhadas a partir de uma sequência de imagens. Ao contrário de concorrentes como o Horizon Hyperscape da Meta, o Varjo Teleport já está disponível e oferece uma forma simples de ligar o mundo físico ao virtual.

O processo é bastante acessível, bastando caminhar pelo local a registar durante 5-10 minutos, usando o iPhone para captar a cena com o máximo de detalhe possível. Depois, esses dados são enviados processamento na cloud da Varjo, podendo demorar entre 30 minutos e 24 horas, dependendo da complexidade da área. Os resultados podem ser visualizados na app do iPhone, num navegador web ou no software para PC do Varjo Teleport, que é compatível com qualquer headset VR que suporte OpenXR, incluindo os Meta Quest.

For $30/month, Varjo Teleport lets you capture real world scenes with your iPhone to view volumetrically in PC VR.

Details here: https://t.co/RvWk7Fmjmq pic.twitter.com/7AluK9nMaJ

— UploadVR (@UploadVR) November 25, 2024
O Varjo Teleport também permite exportar cenas capturadas em ficheiros PLY, possibilitando a sua integração em plataformas como Unity e Unreal Engine. A subscrição standard permite até 15 scans mensais, com planos personalizados disponíveis para empresas que precisem de mais. Para uma visualização fluída em VR, é recomendada pelo menos uma Nvidia RTX 3070 para cenas pequenas e uma RTX 3090 para cenas mais complexas.

Este tipo de tecnologia já vai preparando o que virá a seguir às cenas captadas em "3D" ao estilo do Spatial Video da Apple, permitindo recriar verdadeiros ambientes, ao estilo de um Holodeck, pelos quais se pode passear, ver de qualquer perspectiva e ângulo, e apreciar todos os detalhes. Há até quem já esteja a trabalhar nas versões animadas deste sistema, o que permitiria revisitar cenas dinâmicas e com movimento.

Tesla mostra família de veículos - esquece-se do Roadster

29-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla partilhou uma foto de família com os seus veículos, presentes e futuros, mas estranhamente esqueceu-se de incluir o Roadster.

A mais recente foto de família da Tesla exibe orgulhosamente os Model S, Model X, Model 3, Model Y, Cybertruck e Semi, assim como os ainda "inexistentes" robotaxi e robovan. A Tesla nem sequer deixou de fora o seu robot Optimus (que vimos a apanhar bolas). Mas o que está a dar que falar não são os produtos que a Tesla inclui na foto, mas sim uma notável ausência: o novo Roadster.

Refira-se que o Roadster, depois de alguns atrasos, tinha sido prometido para 2023, e que actualmente vamos no final de 2024 ainda sem que haja data concreta para que se torne realidade. E, vendo que a Tesla nem sequer o incluiu nesta foto de família, é natural questionar se realmente espera lançá-los nos próximos anos.

Elon *really* doesn’t want to give away those free Roadster referral awards. https://t.co/8X6vGRyO94

— Quinn Nelson (@SnazzyLabs) November 28, 2024
Compreensivelmente, há quem avance com a justificação de que a Tesla não queira "oferecer" os milhões de dólares em Roadsters ganhos através do programa de referrals que tinha na altura, e que valeram muitos Roadsters gratuitos a muitos influencers com largas audiências na internet (aparentemente havendo até alguns que terão conseguido dois em lista de espera), antes de terminar esse benefício.

Apesar dos atrasos de anos - que muitos já consideram ser "normal" quando se fala de promessas de Elon Musk - Musk continua a dizer que o Roadster será um automóvel sem comparação, capaz de acelerações radicais e até de "voar" com ajuda da tecnologia da SpaceX.

Tesla mostra o seu robot a apanhar bolas em voo

29-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla partilhou um vídeo que mostra a destreza do seu robot humanóide Optimus, a apanhar bolas que lhe são atiradas.

A Tesla parece estar bastante orgulhosa das mãos com 22 eixos de movimento que criou para o robot Optimus, capazes de replicar a maioria dos movimentos feitos pelas mãos humanas - que ainda levam vantagem, por terem 27 eixos de movimento. Mas, mais do que os movimentos das mãos em si, a demonstração destaca-se por mostrar a velocidade de reacção do robot, sendo capaz de apanhar bolas em pleno ar.

Embora não seja indicado se se trata de funcionamento autónomo ou de operação remota, se for este último caso significaria que teria uma latência de "acção-reacção" bastante reduzida, para permitir que as imagens sejam captadas, transmitidas, e exibidas ao operador remoto, e que depois os seus movimentos sejam captados, transmitidos de volta ao robot, e replicados, de forma quase instantânea. Se se tratar de funcionamento autónomo, evita a latência da transmissão e tempo de reacção do humano, mas continua a necessitar da capacidade de movimentação rápida dos braços e mãos, mantendo o equilíbro.

E talvez para evitar as acusações de que tinha apanhado uma bola "por sorte", o vídeo mostra a apanhar duas bolas consecutivamente, sem falhar.


Got a new hand for Black Friday pic.twitter.com/x3gQrsbYAQ

— Tesla Optimus (@Tesla_Optimus) November 28, 2024


Talvez para o próximo vídeo possam mostrá-lo a apanhar duas bolas atiradas ao mesmo tempo. :)

Kit adiciona CarPlay e Android Auto aos GM

29-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A GM decidiu não suportar Android Auto e CarPlay dos seus novos modelos, mas há quem prometa resolver o assunto.

Em mais um estranho caso de uma empresa que decide ignorar por completo os pedidos dos clientes - sendo que o suporte para Android Auto e Car Play é algo que, para algumas pessoas, já é factor decisivo na compra de um carro - a GM optou por manter apenas o seu próprio sistema e fechar olhos e ouvidos a tudo o resto. Mas, tal como é frequente acontecer nestes cenários, se há procura, há quem se apresse a tratar da oferta.

A White Automotive & Media Services (WAMS) é uma pequena empresa norte-americana que está a anunciar um kit que adiciona a integração com CarPlay e Android Auto, por cabo ou wireless a diversos modelos GM, incluindo os modelos mais recentes da nova fase "anti-CarPlay". A integração é feita de forma "profissional", apresentando a informação das apps não só no ecrã principal como também integrado na secção de navegação do painel de instrumentos e HUD, tal como se aconteceria no caso de ser uma integração feita de origem pela marca.
Neste caso, a instalação parece ser um pouco mais complexa do que os kits que facilmente se encontram na internet para converter CarPlay e Android Auto da versão com cabo para a versão wireless, mas pelo menos demonstra que é possível ser feita e permitir que os fãs da GM continuem a usar os seus Android e iPhones nos seus veículos. Se bem que, idealmente, o melhor seria demonstrarem o seu desagrado com a decisão da GM, optando por um carro de outra marca, que não obrigue a recorrer a acessórios adicionais para se ter algo que, hoje em dia, deveria ser disponibilizado em todos os carros.

|