PlanetGeek

Ganha uma pen USB SanDisk Cruzer 128GB

03-12-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é uma pen USB SanDisk Cruzer.
Sempre práticas para transferir ficheiros de um lado para o outro sem ficar dependente de clouds e ligações à internet, as pens USB como esta SanDisk Cruzer 128GB continuam a ser um dispositivo indispensável para ter à mão em todas as ocasiões.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Fortinet esconde ataques brute-force bem sucedidos

02-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores descobriram uma falha no servidor VPN da Fortinet que permite que os atacantes escondam ataques brute-force bem-sucedidos.

Os ataques brute-force consistem em fazer inúmeras tentativas para entrar num sistema, ao estilo de alguém ir tentando um código PIN 0000, 0001, 0002, e assim sucessivamente até acertar no código correcto. Neste caso, embora as tentativas de login falhadas sejam registadas nos logs e denunciem esses ataques, uma falha pode fazer com que os logins bem-sucedidos não sejam registados, criando uma falsa sensação de segurança para os administradores.

O problema reside no processo de login em duas fases do Fortinet VPN: autenticação e autorização. Apenas os logins que completam ambas as etapas são registados, mas investigadores da Pentera descobriram que, ao interromper o processo após a autenticação, é possível validar credenciais sem gerar logs. Assim, os atacantes conseguem verificar credenciais válidas, que ficam escondidas, deixando apenas tentativas falhadas nos registos.
A Pentera demonstrou esta falha usando ferramentas como o Burp, que revelou que, na etapa de autenticação, o servidor indica se as credenciais são válidas, inválidas ou bloqueadas. Ao parar o processo antes da autorização, os atacantes evitam a detecção, deixando as equipas de resposta sem saber se houve um acesso bem-sucedido. Esta falha não só oculta o sucesso de ataques brute-force como permite a exploração posterior das credenciais comprometidas.

A Pentera comunicou este problema à Fortinet, que seria de fácil resolução, mas a empresa diz que não a considera uma vulnerabilidade. Entretanto, os investigadores publicaram um script que explora esta falha, pelo que as empresas que usem este serviço da VPN deverão ter atenção redobrada sobre tentativas de ataque brute-force.

Criadores do Arc preparam browser AI "Dia" para 2025

02-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A The Browser Company está a preparar um browser pensado de raiz para a era AI, que será lançado em 2025 e terá o nome "Dia".

A The Browser Company já nos deu o Arc, que se tenta diferenciar dos browsers tradicionais com algumas funcionalidades inovadoras. Mas agora revela que quer ir ainda mais longe, com o browser Dia que aposta nas tecnologias AI como parte integrante do seu funcionamento.

O Dia ainda não foi apresentado oficialmente mas há coisas que podem ser vistas no vídeo que a empresa publicou para tentar cativar colaboradores. Podemos ver funcionalidades como "escreve a próxima linha" para procurar informações online, "dá-me uma ideia", ou "resume uma tab" para ficar com um resumo do essencial de uma página web longa. O browser AI até pode fazer coisas como reunir links da lojas abertos em várias páginas e criar um email com uma lista de compras. A empresa descreve o Dia como sendo um ambiente completamente novo, e não apenas mais um browser ou app - podendo aproximar-se daquilo que se esperaria de um novo sistema operativo AI.


O vídeo mostra o Dia a executar tarefas avançadas, como localizar documentos específicos com base numa descrição e enviá-los por email, ou adicionar automaticamente itens a um carrinho de compras e partilhar horários detalhados com equipas.

Apesar do trabalho no Dia, a empresa diz que o browser Arc continuará a ser uma prioridade e terá desenvolvimento assegurado - descansando os fãs desse browser. Imagino que a empresa esperará que esses utilizadores façam uma transição progressiva e suave para o Dia quando for lançado.

Notícias do dia

02-12-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Já está aberto o nosso mega passatempo Natal 2024 - 31 dias de prendas no AadM; Google Maps mostra incidentes reportados no Waze; Tesla lança actualização de Natal 2024 e FSD já faz marcha-atrás; voluntários recuperam rede TENET do ZX Spectrum feita em Portugal; Apple Mac LC III tinha condensador montado ao contrário; satélite de Mark Rober tira selfies no espaço; Kodak reforça produção de película; e MS criticada por dizer que PCs Copilot+ são "os mais rápidos", quando não o são.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV. E não te esqueças do nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas.

Bluesky exige contas "paródia" bem identificadas

O rápido crescimento das últimas semanas faz com que o Bluesky comece a enfrentar a habitual dose de "dores de crescimento" que acompanham a sua crescente popularidade.

Com o aumento do número de utilizadores a plataforma torna-se também num alvo atractivo para a inevitável invasão de bots, spam, contas falsas, e tudo o que de menos bom existe nas redes sociais. Para tentar manter algum controlo, o Bluesky anunciou um conjunto de regras que visam controlar as contas que se façam passar por pessoas ou entidades existentes, incluindo contas de paródia, satíricas, ou mantidas por fãs.
A plataforma diz que essas contas são permitidas, mas tendo que indicar claramente esse seu estatuto para que não haja confusão nem induzam os seguidores em erro. O Bluesky também declara "tolerância zero" a contas que se façam passar por outras pessoas para obter seguidores rapidamente, e só depois façam esse esclarecimento, depois de já terem conseguido seguidores.


Pat Gelsinger abandona posição de CEO da Intel

Os planos de Pat Gelsinger para renovar a Intel não deram os frutos esperados, e isso agora materializa-se no anúncio do seu afastamento.

Veterano da empresa em que trabalhou por mais de quarenta anos, Gelsinger tinha regressou à Intel em 2021 para tentar ter melhor sorte no panorama complicado que a empresa enfrentava (e ainda enfrenta). A Intel não soube dar resposta adequada a coisas como os GPUs, chips mobile, chips 5G, e mais recentemente os NPUs (GPUs para AI), sendo que também se deixou ficar para trás nos próprios processos de fabrico de chips. Por agora ainda vai tendo sorte devido à lenta transição que se tem verificado dos PCs Windows para chips ARM, mas se isso se vier a acelerar a Intel ficará numa posição ainda mais complicada.


Carlos Tavares demite-se como CEO da Stellantis

E como uma demissão nunca vem só, temos também Carlos Tavares a deixar a posição de CEO da Stellantis.

O empresário português comandava o grupo resultante da fusão da Fiat Chrysler e Peugeot SA, o quarto maior fabricantes automóvel atrás da Toyota, grupo VW e Hyundai, e já tinha anunciado que se iria retirar no início de 2026. No entanto, os fracos resultados do grupo criaram descontentamento e rivalidades internas que levam ao seu afastamento antecipado. Muitos fabricantes têm tido dificuldades na transição para os veículos eléctricos, alguns dizendo que as vendas estão abaixo do esperado, levando ao encerramento de linhas de produção e prolongamento dos modelos a combustão. Isto, enquanto outros fabricantes vão crescendo ano após ano a vender modelos eléctricos.


Programa de aluguer de PC da NZXT é uma "burla"

O canal Gamers Nexus acusa o programa Flex da NZXT - que propõe o aluguer de PCs gaming como forma mais "acessível" de ter um PC poderoso para jogos - de ser uma autêntica burla.

Desde o início que esta proposta tem sido criticada, por se tornar bastante mais dispendiosa a longo prazo do que comprar o computador directamente. Mas o que parece ultrapassar os limites é o facto da NZXT induzir os potenciais clientes em erros, fazendo subtis alterações no hardware que é fornecido, assim como alteração não anunciadas aos preços e material utilizado, de forma quase diária.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Os ataques DoS / DDoS (denial-of-service / distributed denial-of-service attack) consistem em saturar um servidor ou serviço com o máximo possível de comunicações simultâneas, fazendo com que seja incapaz de dar resposta aos pedidos legítimos. Actualmente quase todos estes ataques são DDoS, em que são usados centenas ou milhares de dispositivos infectados (botnets) para criar tráfego adicional que ajude nessa tarefa. Em 2020, um ataque à Amazon Web Services atingiu picos de tráfego de 2.3 terabits por segundo.

Ticwatch E3 Wear OS a €71

02-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Se alguns fabricantes têm abandonado a sua presença no segmento dos smartwatches, outros há que continuam a apostar neste sector, e a Mobvoi é um desses exemplos com os seus TicWatch.

Sendo prático para fazer o tracking da actividade, não só durante as férias de Verão mas durante todo o ano, este Ticwatch E3 é smartwatch Wear OS da Mobvoi, com chipset Snapdragon Wear 4100, ecrã circular de 1.3" (360x360), GPS e suporte para pagamentos Google Pay via NFC. Sendo esta uma das (poucas) empresas que continua a apostar em força no Wear OS, torna-se numa excelente opção para quem procura um smartwatch Android, mas que também pode funcionar com iPhones.
O preço deste Ticwatch E3 é de apenas 71 euros na Amazon Espanha.

Além do tracking de centenas de actividades físicas, também tem GPS e permite fazer telefonemas (com o smartphone por perto) graças ao microfone e coluna integradas, o que pode revelar-se prático para todas as situações em que não for conveniente estar a segurar-se no smartphone da forma tradicional.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Robot evoBOT da Fraunhofer transporta malas - e grades de cerveja

02-12-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Fraunhofer tem um robot equilibrista chamado evoBOT, que pode transportar cargas pesadas como malas e grades de cerveja, com graciosidade.

Embora actualmente a maior parte das notícias de robótica sejam quase sempre dedicadas aos robots humanóides, existem muitos outros formatos que podem ser igualmente funcionais para os fins a que se destinam.

O evoBOT da Fraunhofer é um dos robots com aparência estranha, e que apesar de ter sido apresentado em 2022, tem estado a receber atenção especial nos últimos tempos. Trata-se de um robot que se desloca sobre duas rodas, usando um curioso sistema que consegue pegar nas cargas e transportá-las mantendo o equilíbrio. O sistema recebe imediatamente a atenção do público português, tal como o do alemão, ao demonstrar como consegue transportar facilmente uma grade de cerveja. :)


No passado também já vimos outros robots curiosos da Fraunhofer, como os robots de transporte que utilizavam colisões para descarregar a carga - algo que seria incompatível com o tipo de carga acima mencionada. :)

Tesla lança actualização de Natal 2024

02-12-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Para o final do ano a Tesla lança uma actualização com numerosas melhorias para os seus automóveis, incluindo o acesso via Apple Watch.

Uma das grandes vantagens dos Tesla é que, mesmo sem o eternamente aguardado modo FSD, é inegável que é a única marca a fazer melhorias substanciais nos seus veículos através de actualizações regulares de software.

Para este Natal, as melhorias são numerosas, incluindo:
  • Tesla App no Apple Watch
  • Gravar Dashcam & Sentry Mode clips para o smartphone
  • Mudança automática entre Drive & Reverse no Model 3 sem hastes no volante
  • Acesso a informação sobre manutenção
  • Indicação das condições meteorológicas no mapa
  • Definir nível de carga com que se deseja chegar ao destino
  • Pesquisa de pontos de interesse ao longo da rota com indicação do tempo de desvio
  • Alerta de trânsito ou pessoas ao fazer marcha-atrás Personalização do modelo 3D do Cybertruck com wraps e matrículas Agendar Light Show na Tesla App
  • Novo jogo Boomerang Fu
  • Ajuste dos controlos dos assentos a partir do ecrã principal
  • Controlo de vídeo no ecrã traseiro durante a condução
  • Procurar lugares de estacionamento no destino ou pontos de interesse
  • Opção de reduzir volume da música quando se faz marcha-atrás
  • Sentry Mode com notificação na app em caso de tentativa de abertura de portas
  • Página de consumo de energia para o Model S, X, e Cybertruck
  • Informação de trânsito na rota mesmo nos veículos sem comunicação premium
  • Indicação de postos Supercharger indisponíveis
Além disto, a Tesla também lançou o FSD 13.2 com melhorias a nível de modo de "condução autónoma" com Supervisão - que agora é capaz de fazer inversão de marcha - e recentemente lançou coisas como o acesso ao Spotify gratuito (dantes só permitia o Spotify Premium), programação do ângulo dos espelhos retrovisores ao fazer marcha-atrás, e outras coisas.

tried my best to get FSD 13 stuck

it beat me, Austin Powers style

I am speechless... pic.twitter.com/6dEHQ4UDZs

— ΛI DRIVR (@AIDRIVR) December 1, 2024

FSD 13 navigates parking lot then BACKS ITSELF INTO SUPERCHARGER STALL pic.twitter.com/f6vAeJ0mSe

— ΛI DRIVR (@AIDRIVR) December 1, 2024
Não fazer marcha-atrás era uma das grandes condicionantes do modo FSD, mas com a versão mais recente isso parece ter ficado resolvido.

Raspberry Pi lança Compute Module 5

02-12-2024 | 13:40 | A Minha Alegre Casinha

A Raspberry Pi lançou o Compute Module 5, que traz a potência do RPI 5 para o formato modular compacto mais adequado para integração em produtos comerciais e industriais.

A Raspberry Pi, conhecida pelos seus versáteis computadores de placa única, como o Raspberry Pi 5 lançado em Setembro de 2023, apresentou o novo Compute Module 5. Ao contrário do RPI 5, que vem numa placa "pronta a usar", o Compute Module 5 é um sistema compacto sem portas externas, pensado para ser integrado noutros sistemas.

O Compute Module 5 inclui as principais capacidades do Raspberry Pi 5, como o processador quad-core Arm Cortex-A76, suporte para dois ecrãs 4K a 60Hz, Ethernet Gigabit, Wi-Fi e Bluetooth integrados. Os utilizadores podem personalizar o módulo com opções de 2GB, 4GB ou 8GB de RAM, até 64GB de armazenamento flash, e versões com ou sem conectividade Wireless. Haverá também uma versão com 16GB de RAM, que será lançada em 2025. Os preços começam nos $45, sendo o modelo mais avançado vendido por $95.

Características técnicas:
  • 2.4GHz quad-core 64-bit Arm Cortex-A76 CPU
  • VideoCore VII GPU, supporting OpenGL ES 3.1 and Vulkan 1.3
  • Dual 4Kp60 HDMI display output
  • 4Kp60 HEVC decoder
  • Optional dual-band 802.11ac Wi-Fi and Bluetooth 5.0
  • 2 × USB 3.0 interfaces, supporting simultaneous 5Gbps operation
  • Gigabit Ethernet, with IEEE 1588 support
  • 2 × 4-lane MIPI camera/display transceivers
  • PCIe 2.0 x1 interface for fast peripherals
  • 30 GPIOs, supporting 1.8V or 3.3V operation
  • A rich selection of peripherals (UART, SPI, I2C, I2S, SDIO, and PWM)
Para os programadores, a Raspberry Pi disponibiliza uma placa IO por $20, que permite aceder a todas as interfaces do módulo e até transformá-lo num mini computador de secretária com uma caixa metálica opcional. Além disso, está disponível um dissipador de calor passivo por $5 para manter o módulo mais fresco em tarefas intensivas.

As vendas da Raspberry Pi mostram o sucesso destes módulos em produtos comerciais, com 72% das vendas de computadores de placa única e módulos em 2023 vindas de aplicações industriais e integradas. Com o Compute Module 5, a Raspberry Pi fica ainda melhor posicionada para que esse sucesso se mantenha pelos próximos anos.

MS criticada por dizer que PCs Copilot+ são "os mais rápidos"

02-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft tem promovido que os seus PCs Copilot+ equipados com processadores Snapdragon são "os PC Windows mais rápidos e inteligentes de sempre", mas isso está longe de ser verdade.

Já estamos habituados a ser forçados a interepretar as afirmações nas campanhas de marketing com uma boa dose de "tolerância", mas por vezes há situações em que não há qualquer latitude criativa para aceitar afirmações que são completamente irrealistas e erradas. Uma dessas publicações no X (Twitter) tenta fazer passar a ideia de que os PCs Copilot+ com chips Snapdragon são os PC mais rápidos de sempre, mas sendo "corrigido" pelas Community Notes, que esclarecem que os processadores Snapdragon têm "significativamente menos poder de computação" que os CPUs topo de gama da Intel e AMD, além de não suportarem alguns jogos e de, mesmo as prometidas funcionalidades AI (que por agora só ficarão disponíveis nestes chips), ainda não terem sido lançadas.

Embora alguns fabricantes tenham estimativas que os PCs com chips ARM, como os Copilot+, possam atingir 50% do mercado de PCs Windows nos próximos cinco anos, os números actuais indicam uma realidade bem diferente, com os computadores Snapdragon X Elite a representarem menos de 1% das vendas.
Os processadores Snapdragon têm efectivamente algumas vantagens, a nível de eficiência energética, oferecendo um bom desempenho face ao consumo. Mas a Intel e AMD não têm estado paradas nesse campo e também têm feito avanços a nível dos chips destinados aos portáteis, sem serem penalizados pelas questões de apps que tenham que ser emuladas por só existirem para chips x86 tradicionais - principalmente no caso de jogos.

De qualquer forma, e mesmo sendo uma comparação injusta - por se compararem chips que gastam algumas dezenas de watts, com outros que podem gastar 200 watts ou mais - não se pode dizer que os PCs Snapdragon são os "PC mais rápidos de sempre" como a MS tem feito.

Natal 2024 - 31 dias de prendas no AadM

02-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Mantendo a tradição natalícia dos últimos anos, vamos ter 31 prendas para dar neste mês de Dezembro, uma para cada dia do mês. :)

Já sabem que fazemos todos os possíveis por vos ir trazendo prendas, como os nossos habituais passatempos para os gadgets semanais, e que por vezes lá vamos conseguindo oferecer algumas coisas mais apetecíveis (e isto sem metermos os nossos fundos de gadgets ao barulho, nem as prendas exclusivas do Clube AadM+ ou as promoções que vamos partilhando no nosso grupo AadM - Promoções no Facebook.) Para este Natal de 2024, voltamos a ter uma selecção bastante variada de prendas, para preencher todos os dias deste mês de Dezembro, do dia 1 ao dia 31.

O passatempo arranca em versão acelerada com a primeira pergunta a englobar as prendas dos dois primeiros dias.

Este post será actualizado diariamente, de modo a servir de índice para os passatempos que forem surgindo, pelo que deverão visitá-lo regularmente para não perderem nenhuma das prendas diárias que teremos para oferecer. Deixamos também um agradecimento público a todos os parceiros, amigos e demais entidades que contribuíram com algumas destas prendas, e sem as quais este passatempo não seria possível; e claro está, um grande agradecimento também a todos os que, diariamente, se lembram de passar por cá e dedicar-nos parte do seu tempo e atenção.


Nota: os links irão ficando activos durante o dia respectivo - pelo que os links publicados antecipadamente poderão não funcionar desde logo. E não deixem de partilhar o passatempo com os vossos amigos. :)

  • Dia 1 - hub USB Anker
  • Dia 2 - módulos LED para armários
  • Dia 3 -
  • Dia 4 -
  • Dia 5 -
  • Dia 6 -
  • Dia 7 -
  • Dia 8 -
  • Dia 9 -
  • Dia 10 -
  • Dia 11-
  • Dia 12-
  • Dia 13-
  • Dia 14-
  • Dia 15-
  • Dia 16-
  • Dia 17-
  • Dia 18-
  • Dia 19-
  • Dia 20 -
  • Dia 21 -
  • Dia 22 -
  • Dia 23 -
  • Dia 24 -
  • Dia 25 -
  • Dia 26 -
  • Dia 27 -
  • Dia 28 -
  • Dia 29 -
  • Dia 30 -
  • Dia 31 -


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal. Os vencedores serão contactados por email após o encerramento do passatempo (entre 2-5 de Janeiro) e deverão responder num prazo de três dias, sob pena de se seleccionar novo vencedor.

SSD externo Crucial X9 1TB a €75

02-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Ideal para transportar até 1 TB de dados de forma rápida e compacta, ou para ser usado em aplicações onde pens USB ou cartões de memória não sejam adequados, este SSD externo Crucial X9 apresenta-se como solução eficiente e económica.

Há situações onde uma pen USB ou cartão de memória servem para transferir ou armazenar dados; outros casos há onde será conveniente optar por um suporte mais fiável e / ou de maior velocidade. Este SSD externo Crucial X9 vem com ficha USB-C e está disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB e 4 TB, mediante as necessidades.
O SSD externo Crucial X9 de 1 TB está disponível por 75 euros na Amazon Espanha, sendo que também têm a versão de 2TB se precisarem de mais espaço.

As velocidades de transferência anunciadas são de 1050 MB/s, mais de que adequadas para a maioria dos utilizadores, facilitando o processo de transferência de centenas de gigabytes sem grande desespero. De resto, temos ainda o descanso adicional de ser um SSD que utiliza memórias flash da Micron, o que também serve para dar alguma confiança quanto à sua fiabilidade e longevidade.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Ganha um módulo LED para armários

02-12-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um módulo LED para armários.
Perfeito para levar luz aos locais onde é necessária sem preocupação com cabos, estes módulos recarregáveis LEDs têm sensor de movimento e de luminosidade, e contam com sistema prático de fixação magnética. Também podem ser usados como práticas lanternas em caso de emergência.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Google Maps mostra incidentes reportados no Waze

02-12-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Maps tem exibido cada vez mais informação vinda do Waze, e agora indica mais claramente a sua origem.

Desde a aquisição do Waze que a Google tem tentado manobrar da melhor forma o processo de ter dois produtos distintos que fazem a mesma coisa (Waze e navegação no Google Maps). Neste caso, e ao contrário dos defuntos serviços repetidos de comunicação, temos assistido a uma tentativa de capitalizar no ponto forte do Waze, de ser um excelente ponto de origem para incidentes reportados na estrada pelos próprios condutores, utilizando-os para melhorar o serviço no Google Maps.

Apesar de isso já ter começado a ser feito há bastante tempo, parece que agora a equipa do Waze ganha o reconhecimento merecido, com os incidentes apresentados no Google Maps a indicarem expressamente que tiveram origem no Waze. Algo que, aliás, já tinha sido referido no final de Julho.
O Google Maps também já conta com a possibilidade de se reportar os principais tipos de incidentes na estrada, como acidentes, trânsito, polícia, e carros parados, mas não chegando ainda ao nível mais detalhado que existe no Waze, que até permite reportar incidentes meteorológicos (nevoeiro, estradas alagadas, etc.), obras, buracos na estrada, semáforos avariados, e muitos outros. E agora de forma mais simplificada com o novo processo de reportar incidentes por voz com assistência AI.

Campanha de phishing usa documentos Word corrompidos

01-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Uma campanha de phishing está a usar ficheiros do Microsoft Word corrompidos, e o processo de recuperação de ficheiros, para evitar a detecção..

Em vez de documentos Word normais anexados aos emails, os atacantes enviam documentos do Word corrompidos que se fazem passar por mensagens de departamentos de recursos humanos ou pagamentos. Como os ficheiros estão danificados, conseguem escapar à detecção dos antivírus, mas podem ser abertos e "recuperados" no Word.

Ao abrir o ficheiro, o documento recuperado apresenta logótipos da empresa alvo e um código QR. Este código redirecciona a vítima para um site de phishing que imita uma página de login da Microsoft, com o objectivo de roubar credenciais. Esta táctica é eficaz porque muito software de segurança não consegue efectuar o processo de verificação e detecção em ficheiros danificados, e por isso não os sinaliza como ameaça.
Os documentos usados nesta campanha não contêm código malicioso, o que os torna ainda mais difíceis de identificar. Testes realizados no VirusTotal revelaram que muitos destes ficheiros não são detectados (ainda) por nenhum dos sistemas de detecção, o que salienta o risco acrescido desta táctica.

Como tal, há que relembrar as habituais recomendações de segurança, tratando todo o tipo de anexos em emails como sendo potencialmente suspeitos, especialmente vindo de origem desconhecida, e aplicar o mesmo a todo o tipo de códigos QR, que são uma forma fácil de mascarar endereços de uma forma não directamente legível pelos humanos.

Sim, ainda há discos a descobrir em Dezembro (pelo menos este)

01-12-2024 | 20:48 | Gonçalo Sá

KASSIE+KRUT+PRESS.jpg

Dezembro costuma ser mais um mês de balanços anuais do que de novidades imperdíveis, mas em 2024 os KASSIE KRUT sobressaem enquanto excepções que confirmam a regra. O trio nova-iorquino edita o EP de estreia homónimo na próxima sexta-feira, dia 6, e é legítimo esperar o melhor: afinal, os dois singles já revelados, "RECKLESS" e "RACING MAN", não são menos do que brilhantes ao proporem uma combinação frenética de ecos industriais e apelo pop (electrónico), com tanto de tenso e urgente como de belo e hipnótico.

A alquimia sonora surpreende e entusiasma, embora não seja resultado de músicos estreantes, o que ajudará a explicar esta desenvoltura na exploração de ritmos insistentemente percussivos e atmosferas sedutoras. O casal Kasra Kurt e Eve Alpert fez parte dos Palm (banda de Filadélfia que se separou no ano passado ao fim de três álbuns) e por isso traz na bagagem uma experiência considerável entre o math-rock e o pós-punk. Matt Anderegg, o terceiro elemento, colaborou com os Body Heat ou Mothers como baterista e o seu percurso já se tinha cruzado com os Palm ao produzir o seu último disco, "Nicks and Grazes" (2022).

Kassie Krut EP.jpg

Inicialmente um projecto paralelo a solo de Kurt, nascido em 2019 e motivado por uma paixão pela música de dança mais desafiante, os KASSIE KRUT no seu formato actual juntam à lista de interesses o noise ou a hyper-pop, encontrando referências em nomes como SOPHIE, Kero Kero Bonito, Kim Gordon ou Dean Blunt. O gosto por texturas contrastantes abriu caminho para um EP que promete juntar o eléctrico ao acústico, o sintético ao orgânico, a suavidade à fricção, trazendo melodias baseadas em sons do quotidiano urbano, de alarmes de carros a toques de telemóvel. Quem pediu uma boa revelação para este Natal talvez não precise de ir mais longe...

Como fazer um video-microscópio com uma webcam

01-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto mostra como se pode usar uma webcam e uma objectiva para criar um microscópio de longa distância.

Quem sentir fascínio - ou tiver necessidade prática - de ver coisas diminutas com grande definição e detalhe, pode criar o seu próprio vídeo-microscópio de secretária usando peças comuns.

Tradicionalmente, os microscópios ficam com as suas lentes bem perto do objecto a ver, o que dificulta a sua manipulação. Neste caso não temos esse problema, pois este microscópio pode ter a câmara e objectiva a várias dezenas de centímetros do objecto a ver, permitindo realizar todo o tipo de operações, como soldar componentes electrónicos numa placa, etc.

Os componentes acabam por ser bastante básicos e comuns, consistindo numa webcam e numa objectiva que é usada de forma invertida - relembrando-nos como muitas das coisas no nosso mundo podem funcionar "ao contrário". Habitualmente, a objectiva de uma câmara capta um campo de visão alargado e foca-o numa área pequena (do sensor de imagem, ou película) - mas se a usarmos ao contrário, faz com que uma pequena área seja focada numa área bastante alargada, funcionando como uma lente de aumento.
A maioria das peças de adaptação é impressa em 3D, e temos apenas mais alguns elementos para lidar com a iluminação (que será conveniente ter mas não precisa ser exactamente o sistema que apresentado). No final, ficamos com uma câmara que nos pode "poupar a vista", revelando todo os ínfimos detalhes sem que se tenha que ter uma câmara encostada ao produto a ver.

Satélite de Mark Rober tira selfies no espaço

01-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O mais recente projecto de Mark Rober permite que qualquer pessoa possa tirar uma selfie espacial graças a um mini satélite criado para esse efeito.

Mark Rober é um nome que já será bastante conhecido por muitos, tendo criado várias evoluções de uma bomba de brilhantes anti-ladrões, e também combatido os centros de burlas telefónicas, entre muitos outros projectos. Desta vez, regressa às suas "origens" na indústria aeroespacial (trabalhou na NASA), com um satélite especial.

Replicando o mesmo tipo de coisa que já foi feita usando balões atmosféricos de alta-altitude, Rober criou um satélite que pode apresentar uma foto num ecrã e captar o resultado numa "selfie espacial" mostrando o nosso planeta Terra em plano de fundo (para desagrado de todos os apologistas da "Terra Plana"). Para se poder enviar a foto para o espaço será preciso ter um código que será disponibilizado aos subscritores do seu programa CrunchLabs (começa nos $25 por ano), e aos clientes T-Mobile e Google Pixel, parceiros deste projecto, no site spaceselfie.com.


O satélite deverá ser lançado em Janeiro de 2025 pela SpaceX, como parte da carga da missão Transporter 12. Como curiosidade adicional, para quem fornecer a sua localização, a foto será tirada enquanto o satélite está sobre essa área, e sendo indicado em que momento é que isso irá ser feito, permitindo que os interessados possam olhar para o céu nesse momento, tecnicamente sendo "apanhados" na foto espacial.

Kodak reforça produção de película

01-12-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Num aparente contra-senso tecnológico, a Kodak dá por si a ter que aumentar a produção de película fotográfica para fotos e filmes.

A Kodak suspendeu temporariamente a produção de película, mas por bons motivos. A icónica empresa precisa de modernizar a sua fábrica em Rochester (Nova Iorque) para aumentar a produção e lidar com a crescente procura de película para fotografia e cinema. Uma suspensão que foi acautelada pelo aumento de produção antes da fase de remodelação, para reforçar os stocks de modo a não causar transtornos aos seus clientes.

Esta modernização faz parte da estratégia da Kodak para aproveitar o renascimento da fotografia analógica. Entre 2015 e 2019, a empresa mais do que duplicou a produção de película fotográfica e continua a registar crescente interesse de profissionais e amadores, incluindo a geração Z. Este público tem vindo a adoptar a fotografia analógica pela sua estética única e o processo deliberado de composição e configuração. O que de certa forma replica o aumento de outros formatos "vintage", como os discos de vinil.
Com realizadores como Christopher Nolan a usar filmes especiais da Kodak em projectos como Oppenheimer, a empresa reforça o seu compromisso com a indústria cinematográfica. Apesar de ter perdido o estatuto que deteve durante décadas, de marca imediatamente reconhecida (e venerada por muitos) a nível mundial, como o seu próprio CEO, Jim Continenza, diz: "Enquanto houver procura, continuaremos a fabricar película".

SpaceX autorizada a aumentar lançamentos Starship no Texas

01-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar das críticas de Elon Musk à FAA que a acusam de estar a abrandar a SpaceX, a entidade reguladora autorizou o aumento significativo do número de lançamentos Starship de 5 para 25 por ano.

A SpaceX recebeu uma excelente notícia da FAA após o sexto lançamento de teste Starship. Um relatório preliminar de avaliação ambiental indica que a FAA permitirá que a empresa aumente o número de lançamentos no Texas de 5 para 25. O documento também aprova planos para versões maiores e mais potentes do Starship e Super Heavy.

Segundo o relatório, a SpaceX cumpriu os requisitos ambientais definidos na revisão de 2022, incluindo medidas para reduzir impactos na qualidade do ar, ruído, fauna, e utilização de água. No entanto, este salto nas operações terá impactos que terão que ser considerados, como o aumento do tráfego de camiões para entregar recursos como oxigénio líquido e metano, que poderá quadruplicar para quase 24.000 viagens anuais. Para tentar minimizar isso, a SpaceX planeia melhorar as suas infraestruturas, e instalar um sistema de abastecimento de água para reduzir a dependência de camiões.

A empresa já optimizou operações ao transferir os processo de preparativos dos lançamento para um local de testes próximo, reduzindo o tempo de encerramento de estradas perto da Boca Chica Beach. Agora, estima-se que cada campanha de lançamento exija menos de 20 horas de restrições. Estes ajustes estão alinhados com o objectivo da SpaceX de realizar 25 lançamentos em 2025 e avançar para o modelo "Starship 3" que terá o dobro da potência do modelo actual.

Embora a FAA ainda precise emitir licenças para voos individuais, esta aprovação marca um passo importante para o futuro da empresa no Texas. Apesar de especulações sobre influência política, o documento reflecte o cumprimento de regulamentos federais existentes, indicando que a SpaceX já estava no caminho para aprovação antes das eleições presidenciais e do regresso de Donald Trump à Casa Branca, e desta vez com Elon Musk em posição de destaque.

Hyundai revela IONIQ 9

01-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Hyundai revelou o novo IONIQ 9, um SUV totalmente elétrico de três filas, com um amplo espaço interior, que combina um design de vanguarda com as mais eficientes motorizações EV.

O novo Hyundai IONIQ 9 foi apresentado na icónica Goldstein House, em Los Angeles (EUA), um exemplo célebre da arquitetura moderna de meados do século XX. Este local único reflete a visão da Hyundai de posicionar a sua gama IONIQ como um símbolo de inovação e progresso no mercado dos EV, sublinhando a liderança na eletrificação e o objetivo da marca de oferecer uma gama completa de 23 modelos EV até 2030. Após o IONIQ 5 e o IONIQ 6, ambos triplamente premiados nos prémios World Car of the Year, respetivamente em 2022 e 2023, o IONIQ 9 irá contribuir para reforçar este legado único de excelência no campo da eletrificação.

O SUV IONIQ 9 é uma nova e apelativa opção para os clientes que procuram um veículo elétrico de três filas de bancos capazes de acomodar até sete passageiros. Com uma distância entre eixos de 3130 mm, oferece um amplo espaço e possui também um vasto conjunto de caraterísticas e funcionalidades que visam melhorar a experiência dos utilizadores.
O novo SUV de grande formato da Hyundai aposta forte na sustentabilidade de materiais e encarna o conceito “Build to Belong”, proporcionado uma sensação de verdadeira união com os utilizadores – cada vez mais conectados -, que valorizam o espaço, privacidade e conforto.

O IONIQ 9 oferece uma atmosfera tipo “lounge”, com destaque para o piso plano que proporciona um generoso espaço na segunda e terceira filas, permitindo, em opção, acomodar seis ou sete ocupantes e bancos de relaxamento, conferindo assim uma experiência excecional aos ocupantes que podem contar com até 1.323 litros de bagagem.

O elegante exterior “Aerosthetic” do IONIQ 9 reflete o compromisso da Hyundai em combinar a inovação aerodinâmica com um estilo sofisticado e futurista, sendo possível optar por jantes entre as 19 e 21 polegadas. O design frontal do IONIQ 9 apresenta Pixéis Paramétricos integrados na dianteira e nos faróis LED, criando uma imagem única e sofisticada. A traseira apresenta uma iluminação full LED.
O novo Hyundai IONIQ 9 é sustentado pela inovadora arquitetura E-GMP da Hyundai Motor e conta com uma bateria de iões de lítio NCM com 110,3 kWh de capacidade que poderá proporcionar uma autonomia de até 620 km (WLTP) e carregamento de 10% a 80% em apenas 24 minutos, utilizando um carregador de 350 kW.

Com três níveis de potência, 160 kW (Long-Range, tração traseira), 230 kW (Long-Range, tração integral, dois motores) e 320 kW (versão Performance, tração integral com dois motores) o IONIQ 9 promete uma aceleração dos 0 aos 100 km/h a partir de 4,9 segundos (versão Performance) e velocidade máxima de 200 km/h (limitada).

O IONIQ 9 terá capacidade de atualização de software Over-the-Air (OTA) e irá contar com várias “Features on Demand”, que permitirão um grande conjunto de personalizações e configurações a bordo, bem como significativos avanços em sistemas que visam melhorar a experiência do utilizador, tais como assistente virtual com IA. O sistema de infoentretenimento do IONIQ 9 inclui um painel de instrumentos de 12” e um monitor integrado de 12”, como parte do ecrã panorâmico curvo e sistema de som premium BOSE com 14 altifalantes.
O IONIQ 9 inclui os mais recentes Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) da Hyundai, destinados a melhorar a segurança, prevenindo acidentes e facilitando as tarefas de condução.

O IONIQ 9 estará à venda na Coreia do Sul e nos EUA na primeira metade de 2025, estando planeado o seu lançamento posterior na Europa e noutros mercados. Com um vasto conjunto de equipamento de série e tecnologias de ponta, o IONIQ 9 também oferecerá comodidade e caraterísticas de design melhoradas como atualizações opcionais. As especificações e equipamento final para cada pais serão reveladas mais perto dos lançamentos nos respetivos mercados.


[Pela Estrada Fora]

|