PlanetGeek

Bloco de tomadas vertical com USB a €33

11-05-2024 | 12:49 | A Minha Alegre Casinha

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 33.69 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Mercedes renova Classe S

11-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Já está disponível para encomenda a mais recente geração do Mercedes Classe S, que inclui actualizações ao nível visual e também da tecnologia incorporada nesta série topo de gama da marca alemã.

A nova geração do Mercedes Classe S está disponível com duas novas pinturas: cinzento Verde metalizado e castanho Velvet metalizado. Os apoios de cabeça dianteiros particularmente confortáveis, com almofadas adicionais, foram adicionados ao já extenso equipamento de série. A Mercedes-Benz optimizou a interface do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). O serviço revolucionário RIDEVU da Sony Pictures Entertainment (SPE) aumenta a oferta de streaming de vídeo. Os utilizadores podem transmitir conteúdos da SPE a pedido directamente no Classe S.

A função Mudança Automática de Faixa de Rodagem da Mercedes-Benz oferece agora um desenvolvimento inteligente dos sistemas de assistência à condução SAE Nível 2 também na Europa. A função Mudança Automática de Faixa de Rodagem pode ser utilizada em vias reservadas a veículos automóveis (por exemplo, com separador central). A função é equipada de fábrica no Classe S de 2024.
Todas as actualizações também se aplicam à versão especial blindada do modelo de luxo, o S 680 GUARD 4MATIC . A sua classe de protecção VPAM VR10 cumpre o mais elevado nível de teste balístico de veículos civis e é, além disso, excepcionalmente resistente a explosivos.

Em Portugal o novo Mercedes Classe S fica disponível com preço a começar nos 146.750 euros.

[Pela Estrada Fora]

Grupo JAP assume importação da marca Foton em Portugal

11-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Num movimento estratégico para expandir a presença no mercado de veículos eléctricos, o Grupo JAP celebrou uma parceria exclusiva com o Foton Motor Group, assumindo a posição de importador oficial do fabricante chinês em Portugal.

No seguimento do acordo agora estabelecido, o Grupo JAP passará a ser responsável pela importação, distribuição e assistência técnica dos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) da FOTON, que chegarão ao mercado nacional ainda em 2024. Esta parceria, mais do que fortalecer a infraestrutura de mobilidade eléctrica de Portugal alinha, ainda, com os objectivos nacionais para a redução de emissões e eficiente transição energética.

O acordo marca o início de uma nova era para a mobilidade eléctrica, no segmento de veículos comerciais ligeiros, posicionando o Grupo JAP na vanguarda das soluções sustentáveis de transporte, reforçando a estratégia de sustentabilidade que o Grupo tem vindo a implementar, de forma muito activa, ao longo dos últimos anos.
Na assinatura do contrato, Jan Oehmicke, Administrador do Grupo JAP, mostrou-se entusiasmado com a oportunidade de representar a marca FOTON em Portugal: “Esta parceria é um marco importante na nossa estratégia de sustentabilidade e reafirma o nosso compromisso com a inovação e a liderança no segmento de mobilidade eléctrica”.

A FOTON, reconhecida globalmente pela sua liderança em inovação e sustentabilidade, encontra, assim, no Grupo JAP o parceiro ideal para expandir sua actuação no mercado português. “A parceria com o Grupo JAP representa mais um importante passo na estratégia de implementação da FOTON na Europa. Estamos confiantes que, num futuro próximo, possamos vir a conquistar a liderança do mercado dos veículos comerciais eléctricos, em Portugal e contribuir para a política global de neutralidade carbónica“, referiu Mr. Wu ZongTian, Vice-Presidente da Foton International.

O Grupo JAP já detém a representação da marca FOTON em alguns países africanos, sendo este mais um passo na estratégia de expansão e fortalecimento da relação entre as duas entidades.

[Pela Estrada Fora]

Airbus Atlantic Portugal quer contratar mais 50

11-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Airbus Atlantic quer aumentar a equipa em 2024 e integrar mais 50 colaboradores em Portugal na sua unidade de Santo Tirso, pretendendo chegar ao final do ano com um total de 350 trabalhadores.

Quando foi inaugurada em 2020 a fábrica empregava 150 pessoas. Actualmente, a unidade conta com uma equipa equilibrada em todos os níveis, incluindo a direcção. A empresa está a contratar profissionais para várias áreas, desde operadores de montagem até engenheiros e outros técnicos para áreas específicas. No caso dos operadores de montagem, as pessoas contratadas receberão formação especializada através de uma parceria com o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica. Os interessados podem consultar as vagas disponíveis aqui.

Para além da contratação de novos colaboradores, a Airbus Atlantic Portugal implementou um programa para atrair e reter talentos, apostando na autonomia das equipas e na formação contínua e mentoring para apoiar cada colaborador e acompanhá-lo no seu percurso profissional. Os colaboradores têm oportunidades reais de crescimento numa empresa que privilegia o trabalho em equipa e um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal. A Airbus Atlantic Portugal oferece condições de trabalho competitivas, incluindo prémios de produtividade, subsídios especiais em função da posição ocupada e oportunidades de progressão salarial associadas à evolução na carreira, desde o primeiro dia. Além disso, cada pessoa pode beneficiar do serviço de transporte de autocarro coordenado com os horários de trabalho e de seguro de saúde.

A Airbus Atlantic Portugal produz actualmente uma vasta gama de subconjuntos para os diversos programas da Airbus. O nível de produção está adaptado ao aumento do programa da família A320. Com a instalação em Portugal, a Airbus Atlantic pretende desenvolver gradualmente uma forte competência no fabrico de aeroestruturas no norte do país, de forma a apoiar a sua competitividade e complementar a sua presença industrial global em três continentes e cinco países (Europa, América do Norte e norte de África).

[Pela Estrada Fora]

Stack Overflow suspende utilizadores descontentes que estão a eliminar respostas

10-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A plataforma Stack Overflow está a suspender utilizadores que têm estado a eliminar respostas em protesto contra a parceria com a OpenAI que utilizará essa informação para treinar modelos AI.

O Stack Overflow é uma das plataformas mais conhecidas e populares para perguntas e respostas sobre programação, onde é frequente os developers irem procurar por soluções para as suas dúvidas e problemas. Mas agora assiste-se a um episódio que pode abalar profundamente o sentimento de comunidade e a confiança dos utilizadores.

Apesar de inicialmente o Stack Overflow ter tido uma posição "anti-AI", não permitindo a publicação de respostas geradas pelo ChatGPT, mudou completamente de opinião e fez uma parceria com a OpenAI que permite que a empresa AI possa usar oficialmente todo o seu vasto repositório de informação para treinar modelos AI. Muitos contribuidores não gostaram desta notícia, considerando que é um aproveitamento injusto do seu "trabalho", e têm estado a protestar da forma possível. Muitos tentaram eliminar as suas respostas mais populares mas descobriram que a plataforma não o permite; como tal, têm estado a editar as suas respostas, trocando a informação útil por mensagens de protesto. Uma retaliação que a plataforma decidiu começar a penalizar, repondo as respostas originais e suspendendo os utilizadores.
Alguns utilizadores relembram que os protestos serão inconsequentes, pois a informação das respostas já está nas bases de dados da plataforma e chegará à OpenAI de qualquer forma. Por outro lado, apesar de nas condições do serviço estar assegurado que a plataforma pode usar esses dados como bem entender, assegura que existirá a devida atribuição aos seus criadores - algo que não está claro como é que será feito. Sendo os EUA o país dos "processos", não é difícil imaginar que alguns destes utilizadores descontentes que se sentem traídos avancem por essa via para demonstrar a sua frustração com a atitude da OpenAI, tanto a nível de "vender" as suas respostas como chegando ao ponto de os suspender.

Relembre-se que antes do Stack Overflow se ter tornado na plataforma de referência para estas perguntas e respostas, existia outra plataforma que durante anos dominou o sector, até começar a ser uma plataforma onde era preciso pagar para ver as respostas (ou acumular "créditos positivos" dando respostas que ajudassem outras pessoas). Isso acabou por ditar o seu fim e permitir a ascensão do Stack Overflow. Veremos se não estaremos a assistir a um repetir dos mesmos erros do passado.

Óculos holográficos prometem realidade aumentada à altura das expectativas

10-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Investigadores do Stanford Computational Imaging Lab criaram óculos holográficos capaz de criar imagens virtuais realistas em 3D.

O sonho de ter óculos VR capazes de criar imagens indistinguíveis da realidade tem sido algo que se tem tentado atingir há décadas, mas apesar de todos os avanços continuamos a estar limitados ao uso de óculos VR/XR que ficam muito aquém daquilo que se desejava. Até óculos como os ultra-dispendiosos Vision Pro da Apple sofrem da limitação de usar ecrãs convencionais nos quais os olhos se têm que focar numa distância fixa, mas isso é algo que poderá ser superado no futuro.

Estes investigadores criaram óculos que usam um sistema holográfico, ultra leve, fino, e com a melhor qualidade visual até à data.
A sua grande vantagem face aos ecrãs convencionais é que, enquanto estes se limitam a ter um plano único de focagem, com o sistema holográfico é possível apresentar imagens que parecem estar correctamente à distância pretendida, possibilitando uma integração realista com objectos do mundo real quando se foca os olhos em locais mais próximos ou distantes.

Há ainda um longo caminho a percorrer até que esta tecnologia esteja disponível para produtos comerciais, e por agora o protótipo tem um reduzido campo de visão de apenas 11.7°, menos do que um HoloLens da Microsoft (que já era criticado por ter um campo de visão diminuto). Mas, é um excelente passo no sentido de criar óculos de realidade aumentada como os que se vêem nos filmes.

How to Use a PHP Elastic Search Client to Implement a Search System for Your PHP Sites and Applications

10-05-2024 | 16:50 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Sites and applications that provide a lot of information that may be split into many pages may be too difficult for users to find the information they desire.

A search system may be useful in a site or application to help users locate the desired information.

Elastic Search is a Web service that allows developers to add a search system to their sites or applications without implementing their search system with their code.

Notícias do dia

10-05-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A incrivelmente frustrante experiência de instalar o Windows; sistemas de assistência à condução Tesla FSD vs Mercedes Driver Assist; OFGB remove publicidade do Windows; Tesla vai dispensar mãos no volante no FSD 12.4; e Apple M4 supera Core i9-14900KS no Geekbench.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

OpenAI vai apresentar motor de pesquisa para enfrentar a Google

A OpenAI deverá apresentar, já na próxima semana, um motor de pesquisa que irá competir directamente com a Google, tirando partido da sua tecnologia AI e da cooperação com a Microsoft (Bing).

Com a Google (e outros motores de pesquisa) a seguirem num sentido de apresentarem resumos provenientes de múltiplos sites, a OpenAI pode estar a aproveitar o momento certo para fazer este lançamento - melhorado ainda pelo grande descontentamento que se tem gerado recentemente pela quebra de visitas com origem na pesquisa da Google. São muitos os sites que se queixam da Google os estar a arruinar, com quebras de quase 100% nas últimas semanas no tráfego que habitualmente lhes era enviado. Se a pesquisa da OpenAI se limitar a fazer o mesmo (apresentar resumos), não é de crer que se vá notar um aumento de visitas para os sites que fornecem a informação apresentada, e não se pode prever qual será o impacto disso a longo prazo para todos os sites que estão dependentes do volume de visitas.


Asus prepara ROG Ally X melhorada

A Asus confirmou estar a trabalhar numa ROG Ally X melhorada, que será revelada oficialmente em Junho e que servirá como evolução intermédia antes da chegada de uma Ally 2.

A máquina de jogos portátil vai manter o CPU AMD Z1 Extreme e ecrã de 7" de 120 Hz mas promete vir com uma bateria de maior capacidade (potencialmente oferecendo mais 50% de autonomia, ou até mais) - algo que a Asus diz que visa responder aos desejos dos clientes, que valorizam a autonomia mais do que terem uma consola mais leve e fina. Também deverá chegar com mais memória e opção para SSDs de maior dimensão e capacidade (passando do M.2 2230 para M.2 2280). Também se deverá ter joysticks facilmente sustituíveis e um slot SD reposicionado, embora a Asus diga que não há nada de errado com os problemáticos slots SD da actual geração.

Quanto a uma verdadeira sucessora, com mais desempenho, teremos que esperar até ao próximo ano pela "Ally 2".


Fisker investigada por travagens fantasma

A Fisker sofre nova investigação da NHTSA, desta vez referente a travagens de emergência activadas automaticamente sem qualquer justificação para tal, tendo já causado ferimentos nalguns clientes.

O caso demonstra que não é só a Tesla a ter que lidar com situações deste tipo, e de certa forma comprova que os automóveis estão infelizmente no mesmo patamar das apps e outros dispositivos electrónicos, lançados de forma "inacabada" e onde são os clientes a fazer o serviço de beta testers. Algo para o qual a Fisker serve de exemplo perfeito, tendo já passado por falhas de falta potência nos travões, falhas na abertura das portas, e falhas na selecção da velocidade ou modo de estacionamento, fazendo com que o carro descaia ou comece a movimentar quando deveria estar parado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: Apesar de hoje ser mais conhecida pelos seus carros, a Peugeot foi também o primeiro fabricante de motociclos, tendo lançado o seu primeiro modelo em 1898. A Harley-Davidson só surgiria anos mais tarde, em 1903.

Saldos CdkeySales de Maio com Windows 10/11 desde €12 e Office a €23

10-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Tesla FSD vs Mercedes Driver Assist

10-05-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O sistema de assistência ao condutor da Mercedes foi posto à prova face ao FSD da Tesla.

Nos EUA tem havido bastante discussão sobre a Mercedes se ter antecipado à Tesla e se tornar na primeira marca a vender um sistema certificado como condução autónoma de nível 3, e isso tem gerado grande controvérsia entre os apologias do FSD da Tesla.

Como tal, começam a surgir vídeos que demonstram a superioridade do FSD da Tesla na condução em estradas locais, mas que pecam desde logo por não se focarem no ponto diferenciador entre ambos.


Ninguém deve tirar o mérito do que a Tesla tem feito com o modo FSD, especialmente nas últimas versões (12+) em que adoptou um sistema "AI" em vez do sistema de regras tradicional. Por outro lado, não se pode ignorar que o modo FSD tem sido uma grande mancha no currículo da Tesla, estando a ser prometido (e vendido!) há anos, sem que de facto seja disponibilizado ao clientes com as capacidades prometidas. Muitos são os clientes que compraram um Tesla com a opção FSD, e que entretanto até já venderam o carro sem que alguma vez tenham tido acesso ao FSD.

Neste caso em concreto, o ponto fulcral é a de que a Mercedes conseguiu a certificação de nível 3 enquanto o FSD da Tesla se mantém num sistema de nível 2.
A distinção entre o nível 2 e nível 3 é a de que no nível 2 a condução continua a ser responsabilidade do condutor com o sistema a servir de assistência, e no nível 3 a condução estar a cargo do sistema. O modo FSD já consegue, de facto, conduzir o carro de forma autónoma, mas continua a estar dependente do condutor manter atenção permanente e constante sobre o carro, sob pena do carro poder tentar matá-lo a qualquer momento.

Já o sistema de nível 3 da Mercedes (que não é o que está a ser demonstrado no vídeo) é um sistema que só pode ser activado em auto-estradas pré-determinadas, mas que permite que o condutor possa ficar distraído durante a condução, dando um pré-aviso adequado para que o condutor volte a assumir o controlo do carro no caso disso ser necessário.

É o FSD mais capaz do que o "nível 3" da Mercedes? Sim. Mas deverá alguém com o modo FSD arriscar tirar os olhos da estrada da mesma forma que pode fazer num Mercedes nas limitadas circunstâncias em que o seu sistema funciona? Não.

De resto, a verdadeira "condução autónoma" - como interpretada pela maioria das pessoas - só se verifica em sistemas de nível 4 e nível 5, em que fica assegurado que o carro conseguirá lidar com todas as situações e nunca pedir a ajuda de um condutor humano.

A incrivelmente frustrante experiência de instalar o Windows

10-05-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Mesmo após décadas de evolução, instalar o Windows 11 num computador continua a ser uma experiência que fica muito aquém do desejado.

Ao longo dos meus anos à frente de computadores já perdi a conta a quantas instalações de Windows efectuei, desde os tempos em que o Windows ainda era um programa a correr em cima de MS-DOS. Foram muitas as instalações que decorreram sem problemas, mas também foram muitas as que me fizeram enfrentar problemas inesperados que causaram muitas dores de cabeça. E se se poderia imaginar que esses tempos já tinham desaparecido, eis que descobri que afinal... não!

É verdade que a maioria das instalações do Windows 11 se resumem a algo como "instalar e já está". Mas claro que, num computador que tive que desenrascar à pressa para as provas do meu filho (com a escola a "exigir" que todos os alunos levassem um computador no dia seguinte, apesar de não ter atribuído os computadores aos alunos como era suposto), o processo ficou longe de decorrer como seria suposto. Para uma compra em cima da hora, acabei por optar por um Lenovo Idepad 1 com CPU AMD (que tinha como grande vantagem estar disponível a preço promocional e vir com 16 GB de RAM que são sempre bem vindos hoje em dia). Adicionalmente, ser um portátil de uma marca reconhecida reduziria as probabilidades de enfrentar chatices.

A obrigatoriedade do acesso à internet

Seguiu-se o ritual de criar uma pen USB de instalação do Windows 11, recorrendo ao habitual Rufus, e iniciar a instalação no computador.

Em breve me deparei com o primeiro entrave da noite: a insistência do Windows 11 agora exigir ligação à internet para concluir a instalação! Tradicionalmente, este seria um passo em que se teria a opção de "passar à frente", mas a MS na sua magnânima sapiência, decidiu que agora é obrigatório ter acesso à internet para se poder avançar. O problema? Mesmo sendo um portátil de marca reconhecida, o Windows 11 não detectou o hardware WiFi e não permitiu ligar à internet. Obrigado Microsoft!

Felizmente, apesar de ser incrivelmente frustrante (imagino como seria para alguém sem grande experiência em mexer nestas coisas), é algo que se pode contornar com um salto ao command prompt (shift+F10) e executando o comando "oobe\BypassNRO". Com isto, passamos a ter a opção de passar à frente sem ligação à internet, e também de poder criar uma conta local sem se ser obrigado a criar uma conta Microsoft.

Os drivers, os eternos drivers

Claro que, sem acesso à internet, foi preciso recorrer a outro computador para pesquisar e descarregar os drivers WiFi para que o computador pudesse ter acesso à internet. E depois de isso feito, dar um salto ao site da Lenovo para instalar o resto dos drivers recomendados. Fiquei contente por ver que a Lenovo disponibiliza um sistema de verificação de hardware e actualização automática a partir do browser. Processo que soa bem na teoria, mas acaba por falhar completamente na prática. A tentativa de fazer o "scan automático" resultava no pedido de instalação de um programa, que depois de instalado / executado não dá qualquer indicação sobre se está a funcionar ou não, e se a certa altura lá pareceu estar a fazer o que era suposto, depois parou e nunca mais voltou a funcionar, deixando de dar qualquer indicação sobre quais os drivers necessários.

Resultado final: o utilizador tem que andar a passear por mais de uma dezena de secções diferentes (chipset, teclado, áudio, webcam, power, etc.) inspeccionar qual o driver adequado entre várias versões deles, instalá-los, e acreditar que efectivamente estejam a funcionar. Sendo que, a certo ponto, já se começa a duvidar sobre se já se terá instalado certo driver ou não, e ficar com a eterna dúvida de que poderá ter ficado algum em falta no meio de tantos.

Como detalhe extra, acho que não será muito adequado que a Lenovo peça para "digitalizar" o computador para se encontrarem os drivers adequados; mas é o que se tem quando se deixa as traduções automáticas fazerem o trabalho.

Conclusão

No final lá fiquei com um Windows 11 funcional, sem bloatware, e a fazer o que era suposto. No entanto, uma coisa que deveria ter demorado poucos minutos acabou por levar mais de uma hora, e não foi uma hora agradável, a lutar com pseudo sistemas de actualização automática de drivers que não funcionavam. Apesar de se poder dizer que tudo isto seria evitado caso tivesse optado por um portátil com Windows pré-instalado, na prática poderia verificar-se o mesmo caso se desejasse fazer a reinstalação do Windows para assegurar a remoção de todo o software "patrocinado" que normalmente acompanha essas máquinas.

Tendo em conta que, ainda por cima, se está a falar de um sistema operativo pago, posso dizer que teria que deixar uma avaliação de "gelado" (com apenas 1 de 5 estrelas) a todo o processo.

Matter 1.3 suporta carregadores de carros e monitorização de energia

10-05-2024 | 12:21 | A Minha Alegre Casinha

A Connectivity Standards Alliance anunciou a versão 1.3 do Matter, com suporte para mais dispositivos incluindo carregadores de automóveis e mais electrodomésticos.

O Matter pode ainda não se ter tornado no sistema unificador para as casas inteligentes que era suposto ser, mas vai dando passos nesse sentido. Depois de uma reduzida selecção de tipos de equipamentos suportados, com o Matter 1.3 temos uma expansão considerável que ajudará a torná-lo mais útil para todos.

Com a especificação Matter 1.3 passam a ser suportados:
  • Carregadores de automóveis eléctricos
  • Máquinas de secar roupa
  • Fornos
  • Micro-ondas
  • Placas de cozinha
  • Extractores de cozinha
  • Sensores de fuga de água e congelamento
  • Sensores de chuva
  • Válvulas de água
Adicionalmente e não menos importante, o Matter 1.3 também suporta monitorização avançada de consumos (incluindo consumos estimados e reais) para todos os dispositivos; mais funcionalidades de interacção com TVs (permitindo que outros dispositivos façam surgir notificações no ecrã); suporte para "scenes" que facilitam a configuração de múltiplos dispositivos (como cenários de iluminação, e outros); e agregação de comandos para actuação mais imediata (por exemplo, ao controlar dezenas de luzes, evitando que se vejam as alterações a serem aplicadas individualmente, uma por uma).

OFGB remove publicidade do Windows

10-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O "Oh Frig Go Back" (leia-se: "Oh f*ck go back") é um pequeno utilitário que assiste na remoção da publicidade no Windows 11.

É pena que se vá sendo necessário recorrer a cada vez mais utilitários não-oficiais para se configurar o Windows da forma que devia ser fornecido. No passado já falamos de utilitários para desactivar as actualizações obrigatórias e o envio de dados de telemetria para a Microsoft (que a MS não permite desactivar, deixando escolher apenas entre: enviar muitos dados e enviar menos dados), e agora chega-se ao ponto ainda mais ridículo de ter que desactivar a publicidade.

Este OFGB limita-se a facilitar a configuração das chaves do registry que controlam a publicidade, dando opções para desactivar individualmente:
  • Disable Ads in File Explorer
  • Disable Ads on Lock Screen
  • Disable Suggested Content in Settings
  • Disable Tips and Suggestions Notifications
  • Disable Suggestions to get the most out of Windows and finish setting up this device
  • Disable Windows Welcome Experience
  • Disable Personalized Ads in Windows 11 apps
  • Disable Tailored Experiences
  • Disable Recommended Apps on Start Menu
É assustador ver a quantidade de locais diferentes em que a MS tem começado a adicionar as suas "sugestões" / publicidade - embora se tenha que referir que, pelo menos em alguns dos casos, a MS dá opção dos utilizadores as desactivarem directamente através das configurações do Windows sem obrigar a mexer nas chaves do Registry.

Apple M4 supera Core i9-14900KS no Geekbench

10-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O novo chip Apple M4 estreado nos iPad Pro OLED torna-se no novo campeão nos testes single-core do Geekbench, superando até o Core i9-14900KS da Intel.

Respondendo aos críticos que diziam que a Apple não tinha feito grandes melhorias com os M2 e M3, os resultados do M4 parecem não deixar margem para dúvidas de que de facto se trata de um chip imponente. Apesar da Apple continuar a não fazer comparação directa com o chip da geração anterior e, em vez disso, compará-lo com chips mais antigos, o M4 já está a dar que falar nos resultados do Geekbench.

Apesar dos resultados dos benchmarks serem sempre indicativos (e o Geekbench ser um teste que beneficia os chips da Apple face aos Intel), o M4 conseguiu atingir valores de 3800 pontos no teste single-core, cerca de 16% mais do que um Core i9-14900KS.
A Apple diz que o M4 oferece o mesmo nível de desempenho que um Asus Zenbook 14 OLED com Intel Core Ultra 7 155H e 32GB de RAM, mas usando apenas um quarto da energia.

De notar que nos novos iPad Pro OLED, existem diferenças entre os chips M4 utilizados. Os modelos iPad Pro de 256 GB e 512 GB usam um M4 com 9-cores e 8 GB de RAM, nos iPad pro de 1 TB e 2 TB é usado um M4 com 10-cores e 16 GB de RAM. Pelo menos por agora (e não sendo previsível que alguma vez a ser possível), não há forma de se poder optar pelo M4 com 10-cores e 16 GB nos iPad Pro mais "baratos".

Bloco de tomadas vertical com USB a €33

10-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 33.69 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

10-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

HUAWEI Watch Fit 3: o primeiro smartwatch quadrado da marca

A Huawei lançou o HUAWEI Watch Fit 3, o primeiro smartwatch quadrado da marca, inspirado no conceito "Fashion Squared", que pretende ir ao encontro dos gostos dos utilizadores mais jovens e modernos. Elegante, fina e moderna, a terceira geração da HUAWEI Watch Fit Series destaca-se pelo novo design, bem como pelas funcionalidades de monitorização da saúde e bem-estar abrangentes.

O HUAWEI Watch Fit 3 transforma o mostrador retangular da HUAWEI Watch Fit Series num novo e versátil design quadrado. Composto por um corpo em liga de alumínio, é o smartwatch mais leve e fino da marca, pesando apenas 26g e medindo 9,9mm de espessura. Jovem e arrojado, está disponível numa variedade de cores e estilos, desde fluoroelastómero em branco, rosa, verde e preto, até nylon cinzento e pele branca. Para que o utilizador possa combinar o HUAWEI Watch Fit 3 com qualquer estilo e ocasião, o dispositivo dispõe de uma tecnologia de desencaixe rápido, que facilita a troca de braceletes sem ferramentas. No que diz respeito ao ecrã, está equipado com um AMOLED 2,5D de 1,82 polegadas, que assume um rácio ecrã-corpo de 77,4%, para uma experiência de visualização de alta definição e uma navegação mais fácil no ecrã tátil. O grande ecrã emite até 1500nits de brilho e ajusta-se automaticamente ao ambiente do utilizador, de forma a garantir uma boa visibilidade em qualquer tipo de condições de iluminação.

O HUAWEI Watch Fit 3 foi pensado para ajudar os utilizadores a adotarem um estilo de vida mais ativo e saudável. Para isso, apresenta funcionalidades de monitorização da saúde e bem-estar focadas nas principais preocupações dos utilizadores: a alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico. Para incentivar os utilizadores a comerem melhor, a aplicação StayFit foi atualizada com uma base de dados de calorias alimentares e fornece análises nutricionais adaptadas aos objetivos de cada utilizador. Em relação ao exercício físico, o smartwatch apresenta sugestões inteligentes de tipos e duração de exercícios com base nos hábitos do utilizador e condições climatéricas, além de incluir orientações para aquecimento e alongamentos acompanhadas por animações e áudio. De forma a motivar os utilizadores a manterem-se ativos, a HUAWEI Health oferece mais de 100 modos desportivos e 660 aulas. Conta ainda com anéis de atividade de última geração, que estimulam os utilizadores a desenvolver hábitos de exercício e a ter uma vida mais saudável.

A terceira geração da HUAWEI Watch Fit Series incorpora o HUAWEI TruSeelp 4.0, que permite uma monitorização mais precisa e completa do sono. Através da funcionalidade Sleep Breating Awareness, deteta interrupções na respiração, classifica os resultados e fornece interpretações e sugestões de melhoria, ajudando o utilizador a ajustar os hábitos de sono. Além disso, o design fino e leve do relógio contribui para uma utilização confortável durante o sono. Responsável pela monitorização de sinais vitais como a frequência cardíaca, SpO2 e stress, o HUAWEI HUAWEI TruSeen 5.5 está também presente. Aprimorada para uma parametrização mais precisa, esta tecnologia contém uma função de autoaprendizagem, otimizando as capacidades de monitorização em cenários de sinais fracos. Sobre a gestão do ciclo menstrual, a nova atualização possibilita aos utilizadores verem as informações sobre os ciclos menstruais através do calendário e registar os sintomas diretamente no relógio. Relativamente à autonomia da bateria, garante até 10 dias de utilização com apenas um carregamento e suporta carregamento rápido, sendo capaz de carregar o suficiente para um dia de utilização em apenas 10 minutos. O HUAWEI Watch Fit 3 é compatível com iOS e Android, sendo acessível a todos os utilizadores.

O Huawei Watch Fit 3 está disponível por um preço de venda a partir de 159 euros.


Google lança Pixel 8a em Portugal

Chegou o Google Pixel 8a. Alimentado pelo mais recente chip Google Tensor G3, está equipado com muitas das funcionalidades de IA imprescindíveis do Pixel 8 e do Pixel 8 Pro, tais como o Melhor Take, Borracha Mágica de Áudio e muito mais.

O design refinado da Série A adapta-se ainda melhor às suas mãos ostentando cantos arredondados, uma traseira fosca e uma estrutura em alumínio polido. O seu design resistente pode resistir a quedas, água e poeiras, tornando o Pixel 8a no telefone da série A mais resistente até hoje. Além disso, o novo ecrã Actua é 40% mais brilhante que o ecrã do Pixel 7a, e uma taxa de atualização mais rápida de 120 Hz torna o scrolling mais suave. Existem duas novas cores na série A: Aloe (cor de edição limitada!) e Azul Baía. O utilizador também pode escolher uma das opções de cores neutras: Obsidiana ou Porcelana. E pela primeira vez, existe a opção de maior capacidade de armazenamento de 256 GB, oferecendo mais espaço para o seu conteúdo favorito. Classificada como a melhor câmara fotográfica em smartphones da sua categoria, o Pixel 8a apresenta uma câmara dupla poderosa com uma lente principal de 64 megapixels e uma lente ultra grande angular de 13 megapixels. O Pixel 8a também vem equipado com uma câmara frontal de 13 megapixels, com um amplo campo de visão para caber ainda mais nas suas fotos. Graças ao Google Tensor G3, o Pixel 8a está equipado com ferramentas de IA para possibilitar tirar o máximo partido das suas fotos e vídeos:
  • Melhor Take permite criar a foto de grupo perfeita. Escolha a que acha que é a melhor expressão para todos numa série de fotos
  • Editor Mágico permite reposicionar e redimensionar as coisas na foto ou usar predefinições para destacar o fundo – tudo com apenas alguns toques.
  • Borracha Mágica de Áudio permite reduzir facilmente sons indesejados no seu vídeo, como vento, multidões barulhentas ou outros barulhos - para obter um áudio mais limpo.
O Pixel 8a também inclui Super Res Zoom de até 8x e funcionalidades como a Borracha Mágica, Vídeo Noturno e a Remoção de Desfoque. Como todos os smartphones Pixel, o Pixel 8a inclui ainda a funcionalidade Real Tone para representar com precisão o tom de pele de todos nas fotos e que agora passa a estar disponível em vídeos.

O Pixel 8a foi projetado para ajudar o utilizador a realizar as tarefas do seu dia a dia com mais facilidade. Equipado com funcionalidades que ajudam a poupar tempo, o utilizador pode passar mais tempo a fazer as coisas que são mais importantes para si. A funcionalidade Circundar para Pesquisar também está presente no Pixel 8a, para que o utilizador não precise mais de andar a trocar de aplicação para encontrar a informação que procura – poupando assim o seu tempo. Basta usar o dedo para desenhar um círculo, rabiscar ou tocar numa imagem, texto ou vídeo para pesquisar por aquilo que está a ver. E as funcionalidades do Assistente de Chamadas no Pixel com tecnologia de IA – tais como o Filtro de Chamadas, a Direct My Call, Colocar em Espera e as Chamadas Nítidas - também estão incluídas no Pixel 8a. Pretende planear uma viagem? O Maps ajuda-o a descobrir verdadeiros tesouros escondidos e a criar o itinerário perfeito.

Mergulhe no seu futuro destino com a deslumbrante Vista Imersiva – explore virtualmente antes mesmo de estar no local! E assim que chegar, o Lens será a sua janela para o mundo. Tire uma foto de um monumento histórico para desvendar os seus segredos ou traduza o menu do restaurante num ápice. Enquanto isso, o widget Resumo do Google Pixel irá mantê-lo no caminho certo, colocando as informações essenciais diretamente no ecrã de bloqueio. Pode encontrar informações e atualizações, como tarefas, informações meteorológicas e eventos futuros sem desbloquear o telefone. O Pixel 8a irá ter também Audio Emojis, tornando as suas chamadas mais expressivas e envolventes. Com os Audio Emojis, basta tocar num emoji para desencadear uma reação de áudio e um efeito visual. Experimente usar um emoji de palmas para aplaudir um trabalho bem executado ou o emoji de rir depois de contar sua melhor piada.

A segurança e proteção são sempre uma prioridade máxima. Semelhante ao Pixel 8 e 8 Pro, este telefone é construído com o mais recente chip Google Tensor G3, tornando-o o telefone Pixel da série A mais rápido e seguro até ao momento. O Pixel 8a funciona com o chip de segurança certificado Titan M2 para proteção adicional, tornando-o ainda mais resiliente contra ameaças. E o Pixel 8a estará seguro e protegido graças aos sete anos de suporte de software, incluindo as atualizações de segurança e as atualizações do Android. Além disso, o utilizador vai poder beneficiar de todas as novas funcionalidades e melhorias nos próximos Features Drops.

O Pixel 8a está disponível a partir de 559 euros com o período de pré-encomendas já em vigor. Compre um Pixel 8a (mediante disponibilidade) entre o dia 7 de Maio (17h) e 3 de Junho de 2024 (23h59) num retalhista oficial e na troca de um telefone qualificado receba mais 150 euros além do valor negociado do seu telefone. Além disso, se comprar, entre 7 e 14 de maio, um Pixel 8a na Vodafone recebe de oferta uma capa para o telefone. Na Worten, por sua vez, terá um desconto de 50% na compra dos Pixel Buds A.


TVs LG com Spatial Audio Dolby Atmos no Apple Music

A LG Electronics apresentou um recurso novo e emocionante nas suas smart TVs para os utilizadores que gostam de streaming de música. As smart TVs LG, incluindo os modelos OLED e modelos QNED com Dolby Atmos, são as primeiras TVs a suportar o Spatial Audio com Dolby Atmos do Apple Music. Disponível a partir desta semana, esta experiência musical envolvente e pioneira hipnotiza os ouvintes com um som fascinante e eleva o prazer do áudio a novos patamares.

Para celebrar este marco notável, a LG vai oferecer aos utilizadores de smart TVs LG em todo o mundo três meses de utilização gratuita do Apple Music. Esta oferta está disponível na aplicação Apple Music das smart TVs LG compatíveis (modelos de 2018 e posteriores) e que executem webOS 4.0. ou versões superiores, bem como nos modelos MyView Smart Monitor. O Apple Music é um serviço de streaming sem anúncios, com uma enorme biblioteca que permite aos subscritores ouvir mais de 100 milhões de músicas e 30.000 playlists selecionadas por especialistas. O Apple Music também apresenta uma variedade de conteúdo exclusivo, incluindo o Apple Music Live, uma série de concertos com transmissão de vídeo ao vivo, reprodução de vídeos pós-espetáculos, álbuns gravados ao vivo e entrevistas exclusivas com artistas antes dos espetáculos. Os utilizadores das smart TVs LG podem aceder facilmente ao Apple Music por comando de voz na LG Content Store, nas aplicações ou através do Music Quick Card no ecrã inicial, que serve como um portal conveniente para entretenimento auditivo ininterrupto.

A música disponível em Dolby Atmos enriquece ainda mais a experiência de áudio, proporcionando um nível elevado de clareza e profundidade com som multidimensional. O Apple Music reproduz automaticamente faixas Dolby Atmos nas smart TVs LG compatíveis e, quando emparelhado com modelos de soundbars da LG com capacidade para suportar Dolby Atmos, o som harmoniza-se para envolver os ouvintes numa experiência auditiva de outro nível. Além disso, graças ao algoritmo de normalização de volume integrado não é necessário ajustar o som quando muda para faixas Dolby Atmos. Além disso, mesmo nas smart TVs LG que não suportam Dolby Atmos, os utilizadores ainda podem desfrutar do som hipnotizante do Dolby Atmos ligando-se a uma soundbar LG Dolby Atmos.4 . As smart TVs LG também podem ligar-se diretamente ao Apple AirPod ou a outros dispositivos Apple via Bluetooth para aproveitar o Dolby Atmos. As músicas e álbuns disponíveis em Dolby Atmos estão claramente identificados no Apple Music com um emblema na página de detalhes do álbum. Os amantes de música podem explorar facilmente as suas músicas favoritas disponíveis em Dolby Atmos através de uma extensa variedade de playlists selecionadas do Apple Music.

A LG continua a elevar a experiência de áudio com som envolvente e uma gama diversificada de conteúdos. Os utilizadores das smart TVs LG podem facilmente descobrir novos recursos e serviços através da plataforma webOS, que é extremamente fácil de usar.


Hisense renova televisores UXN, U8N, U7N e E7K Pro

A LG Electronics está a acelerar o seu negócio B2B de dispositivos médicos, tirando partido de uma linha completa de monitores de diagnóstico, incluindo o novo 21HQ613D.

A Hisense, líder mundial em tecnologia de consumo e eletrodomésticos e patrocinadora do UEFA EURO 2024 continua a inovar no mercado de eletrónico de consumo com o lançamento de novas linhas de televisores, demonstrando um compromisso com a excelência visual e sonora. Com uma ampla gama de produtos de imagem, a empresa responde às necessidades dos consumidores, de entusiastas de cinema em casa até aos gamers exigentes, oferecendo tecnologias de ponta que prometem uma experiência de visualização imersiva. Cada modelo é projetado para maximizar o brilho, contraste e fidelidade de cores, estabelecendo novos padrões para o entretenimento doméstico. Com esta expansão, a Hisense reafirma seu lugar como líder global no setor.

A Hisense, líder global em eletrónica de consumo, acrescentou ao seu portfólio as gamas de televisores UXN, U8N, U7N e U6N. Estas novas adições incorporam tecnologias de ponta, oferecendo experiências visuais e auditivas sem precedentes, adequadas a uma ampla gama de necessidades de entretenimento. A série UXN representa o auge da inovação da Hisense em desempenho visual de alta-fidelidade. Equipada com retroiluminação Mini LED X, o motor Hi-View Engine X e tecnologia Quantum Dot, a série UXN oferece um brilho e contraste deslumbrantes, com um brilho máximo de 5000 nits. Vivencie a vividez de uma galáxia ou o realismo de um astronauta diretamente do seu sofá. Ideal para gamers, o Game Mode Pro de 144 Hz oferece uma experiência de jogo fluida e ultrarrápida, estabelecendo a UXN como o padrão de ouro tanto para cinéfilos quanto para entusiastas de jogos.

A série U8N oferece uma combinação de sofisticação e potência. Com Mini-LED Pro e um brilho máximo de 3000 nits, esta gama é perfeita para assistir cenas de alto contraste com detalhes cristalinos. Com suporte a Dolby Atmos e equipada com Som Surround Multi-Canal (2.1.2), a U8N transforma a sua visualização numa experiência cinematográfica imersiva. Combinado com funcionalidades como AMD FreeSync Premium PRO e Game Mode Pro de 144 Hz, a U8N garante uma transição perfeita entre cinema de tirar o fôlego e sessões de jogo intensas. E como se não bastasse, pode controlar o seu televisor com a sua voz através dos assistentes de voz - VIDAA Voice ou Alexa. Basta dizer o que pretende. Verificar a meteorologia, aumentar ou diminuir o volume, procurar os seus filmes e programas favoritos! A sustentabilidade também não é esquecida: a eficiência energética do U8N de 65" e 75" é classificada como Nível D, o que dá uma clara vantagem.

A gama U7N foi desenhada para o espetador exigente e para o gamer. Com a tecnologia Mini-LED Pro, o motor Hi-View Engine Pro e um subwoofer integrado, em conjunto com o Dolby Atmos, a U7N destaca-se na entrega de uma clareza audiovisual intensa. A alta taxa de atualização de 240 Hz e o Game Mode Pro de 144 Hz oferecem uma suavidade incomparável nos jogos, assegurando que cada frame é renderizado com detalhe ímpar. Seja para jogos ou maratonas de filmes, a U7N é a sua porta de entrada para uma experiência de entretenimento premium. E tal como a série U8N, a eficiência energética do U7N de 65", 75" e 85" está classificada como Nível D. A U6N é ideal para quem procura qualidade a um ótimo preço. Equipada com tecnologia Mini-LED, Dolby Vision Atmos e o sistema operacional VIDAA U7, a U6N proporciona uma experiência de utilizador fluida e uma qualidade de imagem superior. Com o Game Mode Plus e o Modo Filmmaker, esta TV é suficientemente versátil para lidar com qualquer conteúdo.

As televisões A7N, E7N, A5N (tecnologia QLED) e A4N (Smart TV) e A6N (UHD) foram desenhadas para enriquecer a experiência de visualização com tecnologias avançadas a preços acessíveis, e num vasto leque. O modelo A7N, uma TV QLED 4K de entrada de gama, promete iluminar a vida dos utilizadores com cores vibrantes graças à tecnologia Quantum Dot Colour. Compatível com AI Sports Mode e Smooth Motion, esta TV é uma escolha acertada para quem adora assistir a eventos desportivos com imagens fluidas e detalhadas. Além disso, a integração de Dolby Vision e Atmos proporciona uma experiência sonora envolvente, enquanto o Game Mode Plus otimiza o desempenho para os gamers. A funcionalidade VIDAA SMART TV eleva a experiência de utilizador, tornando a A7N num centro de entretenimento inteligente e conectado.

O E7N também entra na linha como uma TV QLED 4K de entrada de gama, destacando-se como um centro de entretenimento doméstico. Com a mesma tecnologia Quantum Dot Colour do A7N, oferece uma exibição de cores ricas e profundas. O Smooth Motion melhora a experiência de visualização de conteúdos dinâmicos, como filmes de ação e jogos, e a certificação TÜV Rheinland Low Blue Light é um acréscimo que promove o conforto visual. A E7N é equipada com Dolby Vision e Atmos, além de ter a Alexa integrada, facilitando a interação por voz e enriquecendo a funcionalidade inteligente através do sistema VIDAA SMART TV. Para os que preferem uma solução mais compacta, a A5N, tecnologia QLED, é uma excelente opção. Disponível nos tamanhos de 32" e 40", esta TV FHD com Quantum Dot Colour traz uma explosão de cor e detalhe. O AI Sports Mode é ideal para uma visualização otimizada de eventos desportivos, enquanto o Dolby Atmos adiciona uma camada de profundidade ao áudio. A funcionalidade VIDAA SMART TV também está presente, assim como a opção 'Share to TV', que permite fácil compartilhamento de conteúdo do smartphone para a tela grande, e o suporte Dual Position oferece flexibilidade de instalação.

Por fim, a A4N, uma TV Smart 2K, é perfeita para quem procura simplicidade e eficiência. Com o Direct Full Array e Natural Colour Enhancer, esta TV melhora a qualidade de imagem enquanto mantém as cores naturais e vibrantes. O AI Sports Mode permite uma transmissão desportiva com clareza, e o DTS Virtual: X oferece uma experiência de áudio imersiva. Como as outras, vem equipada com o sistema VIDAA SMART TV, que facilita o acesso a conteúdos diversos e a interação com outros dispositivos inteligentes. Em conjunto, as TV Hisense A7N, E7N, A5N e A4N oferecem uma gama diversificada de opções que atendem a todos, desde o espectador casual até o aficionado por tecnologia, todos desfrutando da inovação e qualidade que a Hisense promete.

Preços e disponibilidade:
  • UXN- desde 2199 euros, estará disponível a partir de segundo semestre 2024
  • U8N – desde 1599 euros, estará disponível a partir de maio
  • U7N – desde 929,99 euros, estará disponível a partir de maio
  • U7N – desde 929,99 euros, estará disponível a partir de maio
  • U6N - desde 769,99 euros, estará disponível a partir de maio
  • E7Pro - desde 749,99 euros, estará disponível a partir de maio
  • E7N - desde 399,99 euros, estará disponível a partir de maio
  • A7N - desde 499,99 euros, estará disponível a partir de maio
  • A6N - desde 359,99 euros, estará disponível a partir de maio
  • A5N - desde 299,99 euros, estará disponível a partir de junho
  • A4N - desde 219,99 euros, estará disponível desde abril

WhatsApp refresca interface e lança Dark Mode mais escuro

10-05-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp está a fazer alguns ajustes ao interface e lança um novo Dark Mode mais escuro.

Recordando a evolução que tem tido há mais de uma década, o WhatsApp está a lançar nova actualização que faz alguns ajustes nas apps para Android e iOS, e adoptando uma nova tonalidade de cor.

No Android passa-se a ter uma barra de navagação na parte inferior, enquanto no iOS se tem acesso a um novo painel para partilha de documentos que substitui o anterior popup de ecrã completo. Também os icons foram retrabalhados (para quem reparar nessas coisas) agora adoptando um estilo mais arredondado.
Para os fãs do modo escuro, o dark mode do WhatsApp também foi revisto, agora optando por uma tonalidade ainda mais escura que deverá tornar-se mais agradável para quem estiver a usar o smartphone em ambientes escuros (ou que simplesmente opte por usar o modo escuro como forma de poupar um pouco de bateria num dispositivo com ecrã OLED).

A actualização está a ser feita de forma faseada, pelo que algumas pessoas poderão já ter acesso a este novo WhatsApp, sendo que para os restantes será uma questão de aguardar mais um pouco.

Tesla vai dispensar mãos no volante no FSD 12.4

09-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk está a prometer que a versão FSD 12.4 irá remover a exigência dos condutores demonstrarem que têm as mãos no volante.

Actualmente, o Autopilot da Tesla exige que o condutor demonstre que tem as mãos no volante, apresentando um aviso de "aplicar força" no mesmo a intervalos de tempo regulares. É uma coisa que chateia a maioria dos condutores (e que pode ser facilmente ultrapassada, com algo tão simples como um pequeno peso no volante) e que agora Elon Musk, surpreendentemente, veio dizer que iria desaparecer com a próxima versão FSD 12.4.

Porque é que é uma promessa surpreendente? Porque a questão da atenção dos condutores tem tido um ponto de contestação constante entre a Tesla (Elon Musk) e entidades como a NHTSA, havendo casos bem recentes quanto à permissibilidade da Tesla em deixar que os condutores estejam distraídos com o modo Autopilot / FSD activado.

Yes

— Elon Musk (@elonmusk) May 9, 2024
Se a Tesla remover esta exigência estará a fazer ainda menos coisas para tentar assegurar a atenção dos condutores (mesmo assumindo que continuará a usar coisas como a câmara interior para ver o condutor olha para a estrada).

E apesar de haver muitas coisas positivas a dizer sobre o FSD, há que também está consciente de que a qualquer momento os utilizadores podem deparar-se com um FSD que os tente matar. E a ironia de tudo isto é que, quanto melhor for ficando o FSD, mais irá criar a (falsa?) ilusão de segurança de que funciona bem, levando a que os condutores confiem nele cada vez mais, sujeitando-se a ser apanhados desprevenidos nos (raros) casos em que o sistema não funcionar como era suposto e poder provocar um acidente.

Corsair lança SSDs MP700 PRO SE de 14 GB/s

09-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Corsair apresentou os mais recentes SSD MP700 Pro SE PCIe 5.0, capazes de atingir transferências de 14 GB/s.

Depois dos SSDs PCIe 4.0 nos terem habituado a velocidades de 5-7 GB/s, eis que começam a ficar disponíveis os SSDs que tiram partido do mais recente PCIe 5.0 e que permitem duplicar a velocidade.

A nova série MP700 Pro SE da Corsair chega em variantes de 2 TB e 4 TB e anuncia velocidades de leitura sequencial até 14.000 MB/seg e escrita de 12.000 MB/s. Valores que ficam dependentes da utilização de uma motherboard com suporte PCIe 5.0. Os utilizadores podem instalar estes SSDs em sistemas mais antigos, mas ficaram limitados às velocidades da geração PCIe que tiverem (no caso do PCIe 4.0, os valores passarão para cerca de metade).
Além dos SSDs no formato standard, a Corsair também os irá disponibilizar em versões equipadas com dissipador e ventilador, e também uma com dissipador para integração em sistemas de water cooling.

Estes novos CORSAIR MP700 PRO SE PCIe 5.0 x4 NVMe 2.0 M.2 ficam disponíveis com preço de 380 euros para a versão de 2 TB e de 720 euros para a versão de 4 TB.

Notícias do dia

09-05-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Anúncio esmagador do iPad Pro gera polémica; Tesla mostra Cybertruck em Portugal; Circle to Search chega ao iPhone - via Google Lens e Shortcuts; Matter 1.3 suporta carregadores de carros e monitorização de energia; reactor de fusão WEST funcionou por 6 minutos; Xbox diz precisar mais jogos pequenos de sucesso um dia após encerrar estúdio que fazia jogo pequeno bem sucedido (o Hi-Fi Rush).

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Tesla enfrenta investigação de fraude por Autopilot e FSD

Perante as contínuas promessas de Elon Musk que o modo FSD é cada vez mais fantástico (a última das quais prometida ontem, pela enésima vez) a Tesla parece estar a ser alvo de uma nova investigação pelo Dept. de Justiça, relativamente à possibilidade de ter cometido fraude ao prometer capacidades falsas sobre os sistemas Autopilot e modo FSD.

The latest version of Tesla’s (supervised) self-driving will blow your mind https://t.co/jiOluhlSPZ

— Elon Musk (@elonmusk) May 8, 2024
Relembre-se que já em 2016 Elon Musk prometia que, num prazo de dois anos (2018 portanto) seria possível "chamar o carro" e ele ir ter com o dono de forma completamente autónoma, mesmo que se tivesse do outro lado do continente, desde que existissem estradas que ligassem o ponto de origem e ponto de destino.
O ano de 2018 passou, já vamos em 2024, e essa capacidade continua a ser uma promessa por concretizar.


Missão Chang'e 6 à Lua leva micro-rover

A mais recente missão chinesa à Lua - a Chang'e 6 - parece levar um pequeno micro-rover a bordo.

O módulo lunar foi lançado na semana passado e está actualmente na órbita da Lua e tem como objectivo pousar no "lado escuro da lua", o lado que não é verdadeiramente escuro, mas que não é visível da Terra por estar permanemente virado para "o outro lado". Embora a China não tenha dado grandes detalhes sobre a missão, mantém o objectivo de recolher amostras que possam ser enviadas de volta para a Terra, à semelhança do que foi feita na missão Chang'e 5 em 2020 no lado visível da lua.


Corsair interessada em comprar a Fanatec

A Corsair anunciou estar em negociações para a aquisição da Endor AG, empresa que detém a Fanatec que é considerada a marca de referência a nível de sim racing, tendo dos melhores volantes com force-feedback, pedais, manetes de velocidades, e cockpits completos.

Se a aquisição se concretizar, seria uma excelente adição ao catálogo gaming da Corsair, e que possibilitaria a continuidade da Fanatec - cuja empresa tem estado em "falência técnica" e corria o risco de poder fechar as portas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Windows 95 podia demorar três minutos, ou mais, a arrancar num PC da altura (com CPU Intel 486). Algo que põe em perspectiva a falta de paciência para que um computador moderno arranque em segundos.

|