PlanetGeek

Harmony OS Next com apps Android via "Easy Abroad"

05-12-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O Harmony OS Next marca o afastamento da Huawei do Android com o fim da compatibilidade com apps nativas, mas deixa uma porta aberta para poder continuar a correr apps Android via o "Easy Abroad".

O próximo Harmony OS Next da Huawei promete uma mudança significativa ao deixar de suportar nativamente apps Android. No entanto, uma nova ferramenta chamada Easy Abroad (出境易) permite que os utilizadores continuem a usar apps Android populares, como o Gmail, Spotify e Google Maps, que parecem ser executadas num ambiente virtualizado e isolado.

O Harmony OS Next inclui apps essenciais e está a trabalhar na adaptação de 4.000 das aplicações mais populares na China para a plataforma. Contudo, conquistar utilizadores fora do mercado chinês pode ser mais complicado, já que os programadores internacionais podem hesitar em adaptar as suas apps. Com o Easy Abroad, os utilizadores não precisam de esperar. A ferramenta cria um ambiente virtual para apps Android, permitindo o acesso a uma loja de aplicações dedicada. Os primeiros testes indicam que o sistema funciona bastante bem, com as apps a até ficarem integradas no menu de apps recentes, embora com algumas limitações.

O Easy Abroad utiliza o microG em vez do Google Play Services, o que afecta funcionalidades como DRM e verificações de Play Integrity. Apps como a Netflix ficam limitadas a qualidade SD, e as notificações só aparecem quando a app está aberta. Além disso, apenas apps Android aprovadas podem ser instaladas, e estas não têm acesso direto aos ficheiros do Harmony OS Next. Apesar destas condicionantes, as apps parecem funcionar de forma totalmente funcional e sem degradação de desempenho perceptível.


O fim do suporte das apps Android era algo que poderia penalizar (ainda mais) a Huawei fora da China, onde já é penalizada por estar impossibilitada de dar acesso à Play Store e serviços da Google. Com este Easy Abroad, pelo menos fica com uma via alternativa para quem continuar a preferir ter um smartphone Huawei e ainda assim poder continuar a usar as apps Android mais populares que não estejam disponíveis na App Gallery.

Microsoft não abdica do TPM 2.0 no Windows 11

05-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft deixa claro que não irá permitir oficialmente a instalação do Windows 11 em computadores mais antigos - que poderiam facilmente correr o mais recente Windows.

A Microsoft voltou a assegurar que não vai relaxar os requisitos de hardware para o Windows 11, referindo que o TPM 2.0 é um elemento "inegociável" para garantir a segurança do sistema. Esta decisão deixa muitos utilizadores do Windows 10, que ainda domina a maioria dos PCs globalmente, com poucas opções à medida que o fim do suporte oficial se aproxima (14 de Outubro de 2025).

Embora seja possível pagar $30 por um ano extra de actualizações ou, no caso de empresas, optar por uma extensão de dois anos, a solução mais simples continua a ser a actualização gratuita para o Windows 11. No entanto, requisitos como TPM 2.0, Secure Boot e CPUs compatíveis - como Intel Core de 8.ª geração, AMD Ryzen 2000 ou mais recentes - impedem que muitos PCs mais antigos façam esta transição.
O TPM 2.0 (Trusted Platform Module) desempenha um papel crucial na encriptação e outras funções criptográficas, elevando o padrão de segurança dos dispositivos. Apesar disso, algumas máquinas com processadores mais antigos que suportam TPM 2.0 continuam a ser excluídas. Em certos casos, activar o TPM no BIOS ou actualizar o sistema pode ajudar a cumprir os requisitos.

Apesar das limitações, é possível instalar o Windows 11 em dispositivos não suportados, incluindo aqueles sem TPM 2.0. No entanto, esses sistemas podem enfrentar problemas acrescidos, ou até deixarem de receber actualizações a qualquer momento. Como tal, a verdadeira opção será entre manter um sistema desactualizado e inseguro (Windows 10), viver no receio constante do sistema enfrentar problemas por não ser suportado oficialmente (Windows 11), ou dar uma oportunidade a alternativas que não fecham as portas a hardware funcional por mais antigo que seja (uma qualquer distro Linux, como o Ubuntu, ou outras).

Xiaomi SU7 Ultra com autonomia anunciada de até 630 km

05-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi revela finalmente detalhes sobre a bateria e autonomia do SU7 Ultra, a variante mais desportiva do seu primeiro automóvel.

O próximo supercarro da Xiaomi, o SU7 Ultra, foi certificado para venda na China pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), revelando detalhes sobre a sua bateria e autonomia. O veículo conta com uma bateria de 93.7 kWh fornecida pela CATL e apresenta uma autonomia máxima de 630 km, valor impressionante que deverá ser encarado com moderação, uma vez que se trata do ciclo de testes CLTC que é "mais optimista" do que normalmente se obtém na realidade em circunstâncias reais.

Talvez por isso esse número seja acompanhado por outras estimativas mais conservadoras de autonomia, dependendo das condições de condução: 520 km, 555 km e 600 km. A menor autonomia deverá corresponder a condução em autoestrada a alta velocidade, enquanto a maior deverá aplicar-se a percursos citadinos.

O SU7 Ultra tem mostrado o que vale, tendo batido um recorde no Nurburgring e demonstrando que consegue atingir 359 km/h.

As pré-reservas do SU7 Ultra começaram na China no final de Outubro, com preços a começar nos €100.900. As entregas estão previstas para Março de 2025. As variantes normais (e mais económicas) do SU7 têm feito grande sucesso, tendo obrigado a aumentar a produção e esperando-se que atinja as 130 mil unidades vendidades este ano, bem acima das 100 mil inicialmente estimadas. Em 2025 a marca espera conseguir atingir uma produção de 360 mil unidades, e também reforçar a oferta com a estreia de uma variante estilo SUV para combater o Model Y da Tesla.

SSD externo Samsung T7 1TB a €107

05-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Se procuram uma forma fácil e rápida de transferir uma generosa quantidade de dados em formato compacto, vão gostar de saber que o SSD externo T7 da Samsung está agora disponível a um preço bastante interessante.

O Samsung T7 é um disco SSD externo compacto com ficha USB Type-C e que pode atingir velocidades de 1050 MB/s. Está disponível em versões de 500 GB a 2 TB, mas hoje o modelo em destaque é a versão de 1 TB; sendo um complemento perfeito para quem procura maior robustez do que permitida pelas comuns pens USB, mesmo no caso de utilização intensiva (como utilização do SSD para instalar um sistema operativo).
Ests Samsung T7 1 TB está disponível por 107 euros na Amazon Espanha (também há uma versão de 2 TB para quem quiser maior capacidade).

Na caixa encontramos cabos USB Type-C para Type-C e Type-C para Type-A, pelo que não será necessário comprar nenhum cabo adicional para lhe dar uso, qualquer que seja a porta USB que se tenha disponível. E como vantagem adicional, podemos usá-lo directamente com um smartphone com USB-C, o que também se pode revelar bastante prático para efectuar backups de fotos e vídeos quando se está longe de uma rede WiFi e não se queira gastar uns gigabytes de internet móvel.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Nothing revive jogo Snake num widget

05-12-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Nothing, conhecida pelo seu design minimalista, lançou uma novidade cheia de nostalgia: um widget do jogo Snake, inspirado no clássico dos telemóveis Nokia.

Apesar das alterações estéticas, este widget é uma recriação funcional do jogo icónico que tantas pessoas entreteu ao longo de anos na era em que os telemóveis eram bem diferentes dos smartphones actuais. Os jogadores controlam a cobra com gestos de deslizar, e o ritmo acelera à medida que a cobra cresce. Quando o jogo é pausado com um duplo toque, o widget exibe a pontuação mais alta, permitindo exibir orgulhosamente o resultado de cada um.

A ideia partiu de um membro da comunidade, Rahul Janardhanan, e foi concretizada por Thomas Legendre, em colaboração com a equipa de software da Nothing.


Snake just got a reboot.
Head to Google Playstore to get involved. pic.twitter.com/9MVKM1yKBc

— Nothing (@nothing) December 4, 2024


Para experimentar o widget, é necessário descarregar a aplicação Nothing Community Widgets na Play Store. Esta aplicação promete mais do que apenas o Snake, funcionando como uma plataforma para widgets criados pela comunidade, com novas ferramentas criativas previstas para o futuro.

Ganha um módulo cubo de tomadas com USB

05-12-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um módulo cubo de tomadas com USB.
Porque as tomadas eléctricas raramente chegam para as necessidades, este prático módulo cubo da Tessan transforma uma única tomada em três tomadas e três portas USB, dispensando a necessidade de o ocupar com carregadores individuais.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

"They see your photos" mostra o que a Google sabe sobre cada foto no Google Photos

04-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Graças à tecnologia AI, uma foto já não é apenas uma foto, e pode revelar uma imensidão de detalhes sobre cada pessoa - como o site "They see your photos" demonstra a propósito do Google Photos.

O Theyseeyourphotos.com utiliza o serviço Cloud Vision da Google para gerar descrições detalhadas de imagens, demonstrando o que a AI da Google pode deduzir de uma única fotografia. Criada por um ex-engenheiro da Google, Vishnu Mohandas, está a ser usado tanto como ferramenta de sensibilização como uma estratégia de marketing para a plataforma de armazenamento de fotos privada que apresenta como alternativa.

A ideia nasceu da preocupação de Mohandas com o uso ético de dados pessoais. Após sair da Google em 2020, ele evitou usar o Google Photos, receando que as fotos da sua família pudessem ser usadas para treinar sistemas AI. O site exemplifica a profundidade da análise da IA, como identificar um relógio Casio numa foto de família e associá-lo a contextos históricos. Apesar de ajustar os prompts para tornar as descrições menos chocantes, a ferramenta continua a demonstrar a impressionante quantidade de informações pessoais que a AI pode extrair.
A Google garante que os dados do Google Photos são usados apenas para melhorar ferramentas do utilizador, como a organização de bibliotecas de imagens, e não são vendidos ou partilhados com terceiros. Contudo, isso dá uma imensa latitude a nível do que a Google pode fazer com esses dados com a justificação de que é para "melhorar a experiência" de cada utilizador.

O que é certo é que longe vão os tempos em que ficávamos maravilhados por os sistemas AI conseguirem mostrar fotos com pessoas, animais, carros, ou flores. Hoje em dia o detalhe é impressionante. Ainda há alguns meses tinha feito o teste de atirar uma foto de uma garrafa azul para o ChatGPT, apenas para ver se ele dizia que era uma "garrafa azul", e ele não só disse isso, como descrever em detalhe a marca da água, a cor da tampa, e toda uma série de outros detalhes que nem eu me lembraria de incluir se tivesse que fazer uma descrição detalhada da imagem.

Festival de luz e som com 900 Tesla sincronizados na Finlândia

04-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Na Finlândia, o modo "festivaleiro" dos Tesla foi levado ao extremo reunindo 900 veículos para um festival sincronizado.

Os Tesla têm um modo "show-off" que maravilha os espectadores com uma rotina de luz e som concebida para impressionar. Muitas pessoas já terão tido oportunidade de ver um desses espectáculos ao vivo; e algumas até poderã ter visto o espectáculo em modo "ensemble" com vários Tesla lado a lado.

No entanto, não é todos os dias que se pode ver isso numa versão mega-sinfónica, com 900 veículos sincronizados, como aconteceu na Finlândia.

900 Tesla owners do a synchronized Light Show in Finland 😮

📷 @Extreme_Finland pic.twitter.com/FPSWD4QAKN

— Tesla (@Tesla) December 3, 2024
Além do espectáculo em si, serve também como demonstração do espírito "de clubismo" que é sentido pela maioria dos clientes Tesla, que replica o que também se fazer sentir noutras marcas de automóveis - por exemplo, a Porsche, Smart, etc. - e/ou alguns modelos específicos, que muitas vezes dão origem a encontros ou outros eventos especiais.

Notícias do dia

04-12-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os misteriosos nomes interditos no ChatGPT; Samsung prepara óculos XR para 2025; router OpenWrt One open-source já disponível; EUA limitam chips à China e China bloqueia metais raros aos EUA; World Labs transforma imagens 2D em mundos 3D interactivos; e dados do Strava revelam localização de presidentes.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um rato vertical Trust.

Óculos Xreal One e One Pro com tracking espacial

A Xreal apresentou os seus óculos One e One Pro, que pela primeira vez não se limitam a ser um "ecrã" colado aos olhos, mas podem simular um ecrã fixo no espaço independente do movimento da cabeça do utilizador.

Dito isto, a sua principal função continua a ser a de criar um ecrã virtual à frente do utilizador, e não verdadeiros óculos de realidade virtual ou realidade aumentada. O resultado é o equivalente a ter um ecrã Full HD 1080p de 70" (campo de visão de 52°) a dois metros de distância, com o modelo Pro a expandir-se para o equivalente a 70" (57°). Os preços são de $499 e $599 respectivamente.


OpenAI promete 12 novidades nos próximos 12 dias

A OpenAI está a prometer um mes de Dezembro para os fãs das tecnologias AI, anunciando que irá apresentar 12 novidades ao longo dos próximos 12 dias.

Espera-se que entre as novidades esteja o lançamento oficial do Sora, que teve recentemente um lançamento inesperado em protesto por parte dos beta-testers que se sentiram explorados pela OpenAI. Veremos o que sai dali, e dos demais onze dias.

12 days.
12 livestreams.
A bunch of new things, big and small.

12 Days of OpenAI starts tomorrow.

— OpenAI (@OpenAI) December 4, 2024


ChatGPT já tem mais de 300M de utilizadores semanais

Mesmo sem as novidade prometidas para este Natal, as coisas parecem estar a correr bem para a OpenAI, com Sam Altman a revelar que o ChatGPT já conta com mais de 300 milhões de utilizadores todas as semanas - um salto significativo face aos 200 milhões que tinha em Agosto.

As perspectivas para 2025 também parecem animadoras, pois a Apple vai integrar o ChatGPT directamente no iOS 18.2, com acesso via Siri, o que tornará o assistente AI da OpenAI ainda mais acessível a milhões de utilizadores.


Investigador de desinformação usou artigos "inventados" por AI em processo

Num caso curioso, um especialista de desinformação admitiu ter preparado a sua documentação para um caso de tribunal - a propósito do uso de desinformação para influenciar eleições - usando o ChatGPT. A questão é que ele próprio acabou por contribuir para "desinformar", uma vez que o ChatGPT lhe fez o desfavor de "alucinar" algumas das supostas fontes de informação mencionadas.

Apesar disso, ele diz que o documento mantém-se válido, e que foi inteiramente redigido por ele, apesar de ter usado o assistente AI para estruturar o documento. Uma desculpa / justificação que imagino que se venha a tornar cada vez mais popular, em múltiplas áreas, até mesmo no caso de alunos a explicarem algumas coisas "estranhas" que apareçam nos trabalhos de casa da escola.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora a Cherry tenha sido fundada em 1953, as populares teclas Cherry MX só foram criadas na década de 80, mantendo a sua reputação de teclas de excelente qualidade até aos dias de hoje, actualmente contando com mais de uma dezena de variantes com diferentes estilos de actuação.

Carregador Powerowl com 8 pilhas recarregáveis a €20

04-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para evitar a troca infindável das pilhas, nada como usar pilhas recarregáveis e este pack da BONAI com carregador e 8 pilhas é uma excelente forma de começar.

Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis, e o investimento não é assim tão avultado quanto se possa pensar.
Este carregador Powerowl já traz 8 pilhas recarregáveis e custa apenas 20 euros - activar cupão de desconto de 20%.

As pilhas AA incluídas são de 2800 mAh, e este carregador tem a vantagem de usar uma comum ficha USB e permitir carregar pilhas individualmente (alguns só permitem carregar pares). Podem apanhar um pack de mais 8 pilhas AA de 2800 mAh por 12 euros.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Smartphones Pixel com indicação da temperatura

04-12-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Uma actualização da app Pixel Troubleshooting permite mostrar a temperatura em tempo real dos Pixel 6, 7, 8 e 9.

A funcionalidade está disponível em Definições > Bateria > Diagnósticos da bateria e substitui as mensagens genéricas por leituras detalhadas de temperatura. Os valores apresentados vêm com etiquetas de cor para facilitar a interpretação: Frio, Normal, Quente e Elevado. Além disso, surgem mensagens explicativas sobre o estado do telefone e possíveis medidas a tomar, como reduzir o brilho do ecrã ou suspender o carregamento caso a temperatura seja elevada.

A aplicação também fornece dicas para ajudar a gerir o aquecimento, como fechar aplicações que consomem muita energia ou reforçar a ventilação do dispositivo. A funcionalidade é compatível com os telefones Pixel que utilizem a versão mais recente do Android 15, mas ainda não está disponível para o Pixel Tablet.
Esta actualização está a ser disponibilizada gradualmente através da Play Store. Contudo, os utilizadores que queiram experimentá-la já podem verificar manualmente se têm instalada a versão 1.0.693922709. A funcionalidade oferece uma valiosa informação aos utilizadores, ajudando a perceber o que está a acontecer nos seus Pixel, com dados mais concretos do que o habitual "parece-me que o smartphone está mais quente do que o habitual".

EUA limitam chips à China - China bloqueia metais raros aos EUA

04-12-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Os EUA reforçaram as medidas de bloqueio da China a tecnologia avançada, e em resposta a China retalia com o bloqueio da exportação de metais raros para os EUA.

Os EUA têm estado preocupados em impedir que a China tenha acesso aos chips mais poderosos e a tecnologia de produção de chips de última geração, e agora reforçaram essas restrições com nova vaga de medidas que impede que a China tenha acesso a todos os equipamentos, mesmo que tenham "um só" chip de uma empresa norte-americana. No entanto, parecem continuar abertas algumas vias "alternativas" que permitirão às empresas chinesas - como a Huawei - contornar estas restrições, usando empresas secundárias, ou mantendo-se com hardware de gerações mais antigas mas igualmente funcionais.

Por outro lado, e como seria de esperar, uma acção resulta sempre numa reacção, e a China anuncia novas restrições na exportação de metais raros como o gálio, germânio, antimônio, e outros materiais, que são de importância crítica para a produção de componentes electrónicos.

É pena que, numa era em que se presumiria ser possível ver a humanidade a avançar rumo a um futuro conjunto que tratasse a todos por igual neste pequeno grão de pó cósmico a que chamamos Terra, se parece estar a regredir no sentido de criar cada vez mais barreiras entre países. Junte-se a isso o facto de cada pessoa por cá só andar por algumas décadas que passam a voar, e é triste ver o tempo desperdiçado a assistir à repetição de erros do passado que parecem destinados a acompanhar-nos ao longo dos milénios.

Fita LED Goovee T2 Ambilight com câmara dupla a €97

04-12-2024 | 13:33 | A Minha Alegre Casinha

É mais fácil que nunca recriar o efeito "ambilight", com este conjunto de fita LED RGB com câmara dupla, capaz de ajustar as cores em função do que estiver no ecrã.

Há muito que recomendamos a utilização de uma fita LED para colocar atrás de um televisor ou monitor, para criar uma luminosidade que reduz o cansaço visual, especialmente numa sala completamente às escuras. Fitas LED RGB para TV arranjam-se por cerca de 10 euros ou pouco mais para modelos maiores, e mais recentemente começaram a surgir conjuntos com um sensor de cor por menos de 20 euros que podem ir mudando de cor. Mas se querem a experiência ambilight completa, com cores diferentes ao longo das margens do ecrã, então será preciso um modelo mais evoluído, como este da Govee.
Esta fita LED Govee T2 com duas câmaras está disponível por 97 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de 55 euros.

Em vez de um simples sensor de cor, este conjunto vem com uma câmara dupla que se deve colocar no topo do ecrã - usando as duas câmaras para obter uma melhor cobertura do que se passa no ecrã relativamente ao modelo anterior com uma única câmara - e que vai analisar as imagens do que se estiver a ver, fazendo sincronizar as cores da fita LED apropriadamente para cada secção das margens; conta também com o dobro do número de LEDs para um efeito luminoso de maior qualidade. É uma das poucas soluções que existem para quem quer o efeito ambilight mesmo quando utiliza apps internas da Smart TV, como Netflix, Disney, etc. já que este sistema funciona para todo e qualquer conteúdo que aparecer no ecrã, independentemente da sua origem, e dispensando a necessidade de usar HDMI.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Dados do Strava revelam localização de presidentes

04-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Há novo caso que demonstra os perigos de partilhar a localização em apps como o Strava, e que desta vez permitiram inferir a localização de presidentes e líderes mundiais.

A app de fitness Strava terá revelado locais e movimentos sensíveis de líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente francês, Emmanuel Macron. De acordo com uma investigação do jornal francês Le Monde, estas informações foram divulgadas, não pelos próprios presidentes, mas sim pelos dados registados por seguranças e guarda-costas que usaram a app.

Um dos casos envolveu agentes do Serviço Secreto dos EUA (USSS) que protegiam a primeira-dama Jill Biden durante uma visita não anunciada a Paris para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024. Uma foto partilhada no Strava revelou a presença de agentes na cidade. Outro exemplo surgiu com uma corrida registada num hotel em São Francisco, que revelou a localização de Biden durante uma reunião com o presidente chinês Xi Jinping. Em solo francês, actividades registadas no Strava em 2021 por guarda-costas de Macron revelaram uma escapadela de fim de semana a Honfleur, na Normandia.

Tantos os serviços secretos norte-americanos como as agências de segurança francesas minimizaram os riscos, dizendo que esta informação não comprometeu a segurança dos presidentes - mas de qualquer forma tendo instruído os agentes para que não usem a app ou partilhem esses dados quando estão em serviço. Por coincidência ou não, o Strava também anunciou recentemente uma nova série de restrições de acesso à sua API, que inviabiliza milhares de apps não oficiais que usavam o Strava como hub de centralização de dados de actividade física, assim como plataformas que publicavam desafios partilhados, faziam coaching personalizado, e outras.

World Labs AI transforma imagens 2D em mundos 3D interactivos

04-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A World Labs mostrou o seu sistema que permite transformar imagens 2D estáticas em mundos 3D que se podem explorar.

Já vimos exemplos de ferramentas que conseguem inferir informação 3D de imagens 2D e permitem reposicionar ligeiramente a câmara, mas o sistema da World Labs vai bem além disso, transformando uma simples imagem num complexo e detalhado mundo 3D que pode ser explorado.

Adicionalmente, não se trata de gerar apenas um vídeo, mas sim uma cena 3D pelo qual cada pessoa pode visitar e mover-se da forma que entender.

This started as a single image… @theworldlabs is doing something pretty incredible

Image to 3D worldpic.twitter.com/O57YkpmfWP

— Nick St. Pierre (@nickfloats) December 2, 2024
Obviamente, continuam a existir limites quando à "distância" que podemos percorrer para nos afastar do ponto inicial, e temos que aceitar a "imaginação AI" para preencher todas as partes que não seriam visíveis na imagem original. Mas não é por isso que os resultados deixam de ser impressionantes.

Não será difícil imaginar que, daqui por mais uns anos, a evolução deste tipo de tecnologia nos permita criar filmes imersivos 3D (serão necessários caso os óculos VR/XR venham a ter sucesso), jogos, e tudo o mais, através de um simples pedido a um assistente AI e fornecendo-lhe algumas imagens de referência (também elas geradas por AI).

Extensão tomadas inteligente Meross com WiFi a €30

04-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quando a necessidade de automatizar tomadas aumenta, nada como recorrer a uma extensão com tomadas múltiplas inteligente WiFi, com capacidade para controlar cada tomada independentemente.

Controlar uma única tomada é algo que se pode fazer com simplicidade recorrendo a um módulo de tomada inteligente; mas no mundo real, é muito mais frequente que essa tomada esteja ligada a uma extensão com tomadas múltiplas, tal a nossa "dependência" de gadgets eléctricos. Se nalguns casos há mesmo interesse em que um único módulo desligue todos os equipamentos ligados a uma extensão, noutros casos poderá ser vantajoso ter controlo individual sobre cada um deles, e é aí que algo como esta extensão inteligente WiFi da Meross vem mesmo a calhar.
Esta extensão inteligente Meross está disponível por 30 euros - activar cupão de desconto de 15%.

Disponibiliza quatro tomadas mais quatro portas USB, podendo ser controlada através de app ou via integração com a Alexa da Amazon ou Google Home. As quatro tomadas podem ser controladas independentemente, incluindo a programação de temporizadores, e temos ainda a "obrigatória" protecção contra sobrecargas, o que é sempre mais uma ajuda para minimizar potenciais despesas inesperadas. Torna-se, por isso, uma excelente opção para controlar remotamente múltiplos equipamentos, criar temporizações e agendamentos para cada tomada de forma independente, e muito mais.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Samsung prepara óculos XR para 2025

04-12-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung vai apresentar os seus óculos XR durante o evento Galaxy S25 em Janeiro, mas que serão lançados apenas no final de 2025.

Relatos da Coreia do Sul indicam que a Samsung irá mostrar os seus óculos em Janeiro, durante o evento de apresentação do Galaxy S25, mas ainda sob a forma de protótipo e provavelmente apenas através de um vídeo ou imagem, em vez de uma demonstração prática. Esta abordagem é semelhante ao que aconteceu com o Galaxy Ring, que foi inicialmente apresentado como teaser antes do seu lançamento efectivo meses depois.

A versão final dos óculos XR deverá chegar ao mercado no terceiro trimestre de 2024, entre Julho e Setembro. Pesando apenas 50 g, os óculos irão contar com tecnologia AI (como não podia deixar de ser), reconhecimento facial e de gestos, além de uma função de pagamentos. Desenvolvidos em parceria com a Google e a Qualcomm desde Fevereiro de 2023, os óculos foram desenhados para se assemelharem a óculos normais, combinando tecnologia avançada com um design elegante. Espera-se que a Samsung lance a sua plataforma de software XR ainda este ano, para fomentar a criação de apps de realidade aumentada que depois possam ser usadas nos óculos.

Quanto aos smartphones "triflod / dualfold", com três secções de ecrãs, parece que a Samsung irá aguardar mais um pouco e só lançar o seu primeiro modelo em 2026 - o que dará espaço para que outras marcas se aventurem no mercado dizendo que "foram as primeiras". O maior problema destes modelos será, em primeiro lugar, o custo elevado, a que se soma o potencial risco para estragar o ecrã caso este fique exposto do lado exterior (o que dependerá do tipo de mecanismo de dobragem escolhido).

Ganha um rato vertical Trust

04-12-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um rato vertical Trust.
Fazendo recordar a célebre frase "primeiro estranha-se, depois entranha-se", este rato vertical Trust poderá parecer pouco natural mas rapidamente demonstrará ao utilizador as suas vantagens ergonómicas. O mais problema é que normalmente as pessoas só procuram este tipo de ratos depois de já terem começado a notar problemas nos pulsos e antebraço, quando idealmente já deveriam ter feito a mudança preventivamente - especialmente se passam horas e horas por dia com a mão no rato.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Os misteriosos nomes interditos no ChatGPT

03-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Há uma série de nomes que, se constarem em qualquer pedido feito ao ChatGPT, resultam no bloqueio imediato do pedido e não dão qualquer resposta.

Ao estilo de um certo "He-Who-Must-Not-Be-Named" das aventuras de Haryy Potter, também o ChatGPT tem uma série de nomes que não podem ser referidos, levando a que o assistente não dê qualquer resposta.

O caso começou a dar que falar recentemente por via de uma série de conspirações devido ao nome "David Mayer", que os criativos investigadores da internet depressa associaram a "David Mayer de Rothschild" (sim desses Rothschild), e que tem variantes para todos os gostos. Mas, curiosamente, a OpenAI até deixou de aplicar a regra de bloqueio neste nome, mas o mesmo continua a acontecer com uma série de outros nomes, alguns dos quais já tinham sido detectados anteriormente, como:
  • Brian Hood
  • Jonathan Turley
  • Jonathan Zittrain
  • David Faber
  • Guido Scorza
Embora o nome David Mayer tivesse dado latitude criativa para se somarem mais algumas conspirações relacionadas com a família Rothschild, os outros nomes acabam por se tornar mais indicadores do que poderá estar por trás desta regra de nomes interditos.
Apesar da OpenAI não dar qualquer explicação oficial, quase todos eles estão envolvidos em processos, ou ameaça de processos, referentes a notícias falsas ou alucinadas criadas pelo ChatGPT. Brian Hood é um mayor australiano que o ChatGPT indicava ter sido preso por subornos, quando na realidade teve um papel activo a denunciar situações de corrupção. Jonathan Turley é um professor universitário que também foi falsamente acusado de estar implicado num escândalo sexual, citando uma notícia do Washington Post que nunca existiu. Jonathan Zittrain é outro professor universitário, que também tem criticado o uso indiscriminado de tecnologia AI. Ou seja, tudo parece indicar que é uma ferramenta de "último recurso" da OpenAI para cortar pela raiz qualquer possibilidade de se meter em sarilhos com determinadas pessoas.

Curiosamente, há quem já esteja a tirar partido destes nomes com fins mais práticos. Por exemplo, adicionar estes nomes a textos de problemas de trabalho de casa fará com que os alunos fiquem intrigados por o ChatGPT não lhes dar qualquer resposta - por vezes bastando até que o nome seja colocado numa imagem de forma quase imperceptível para humanos. Outros também contemplam a possibilidade de colocar estes nomes em sites, como forma de bloquear as potenciais tentativas de recolha de dados por parte destes modelos AI.

Por outro lado, abre-se outra possibilidade menos agradável: as pessoas que por puro acaso partilharem um nome idêntico a um destes nomes proibidos poderão ficar injustamente impedidos de aceder e usar ferramentas AI, a não ser que usem um pseudónimo como nome.

Router OpenWrt One open-source de €109

03-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Software Freedom Conservancy (SFC) lançou o OpenWrt One, um router WiFi pensado para entusiastas do open-source, agora disponível no AliExpress.

Ao contrário dos routers tradicionais, o OpenWrt One garante nunca ser "fechado", permitindo aos utilizadores modificar, actualizar e reparar o dispositivo à vontade. É uma escolha ideal para quem procura controlo total sobre os seus aparelhos sem depender de actualizações dos fabricantes.

Desenvolvido em parceria com a Banana Pi, o OpenWrt One vem pré-instalado com o popular firmware OpenWRT, garantindo que os utilizadores podem mantê-lo funcional pelo tempo que quiserem. Entre as funcionalidades, destacam-se o WiFi 6 dual-band, suporte para PoE (Power over Ethernet), uma porta Ethernet 2.5 GbE, uma porta gigabit Ethernet, e um sistema de memória flash separado para evitar danos permanentes ao dispositivo. Existe também uma versão em placa sem caixa a preço mais reduzido.
Apesar de não ser um equipamento de topo , o OpenWrt One destaca-se pela sua flexibilidade. Inclui 1 GB de RAM, o dobro do modelo mais económico BPI-WIFI6 da Banana Pi, e suporte para 3x3 MIMO na banda de 5 GHz para melhor transferência de dados. Embora tenha menos portas Ethernet do que o BPI-WIFI6, compensa com funcionalidades avançadas como PoE na porta 2.5 GbE.

Podem encontrar o OpenWrt One no AliExpress na versão de kit completo com um preço de 109 euros.

|