Samsung promete
sete anos de actualizações para Smart TVs; Android 15
só chega aos Pixel em Outubro; Xiaomi prepara
smartphone sem botões físicos para o próximo ano; The Spectrum apela
à nostalgia do ZX Spectrum; e LIDL já factura quase €2B
em serviços cloud.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma
coluna Anker Soundcore Mini.
Linux chega aos 4.44% nos desktops
Segundo os
dados da StatCounter, o uso do Linux nos desktops tem estado a aumentar de forma significativa e atingiu um novo recorde de 4.44%, esperando-se que possa atingir os 5% no início de 2025.
É uma percentagem modesta mas que mostra uma evolução notória neste último ano; certamente potenciada pelo crescente descontentamento com o que se tem passado com o Windows. A MS tem dificultado cada vez mais o uso do Windows 11 em computadores mais antigos, e cada nova actualização vem invariavelmente com novos bugs e problemas, e "funcionalidades" muito pouco apreciadas por grande parte dos seus utilizadores (numa das recentes actualizações o Windows começou a apresentar-me notícias e conteúdos "sugeridos" no lock screen).
O facto do Linux também se ter tornado numa alternativa viável para jogar os jogos Windows, muitas vezes até com melhor desempenho do que no sistema operativo da MS, também terá impacto em convencer gamers e criadores a espreitarem a mudarem-se: e quem sabe se este início modesto não nos levará finalmente para um futuro onde o Linux seja mesmo a opção preferida nos desktops (noutros tempos, também parecia impossível que um modesto Chrome pudesse vir a remover o Internet Explorer como browser mais popular).
Instagram com texto nas fotos
Demorou, mas o Instagram finalmente reconhece que por vezes pode fazer sentido
adicionar texto às fotos e passa a permitir fazer isso directamente na app, dispensando a necessidade de usar um editor de imagens externo.
Além do texto e efeitos, também permite sobrepor uma foto sobre outra, aplicando um recorte de diferentes formas (quadrado, círculo, coração, estrela), reforçando as opções de criatividade para os utilizadores, directamente na app do Instagram.
Telegram é bastante popular em França
Na sequência da
detenção de Pavel Durov em França, muito se tem falado do Telegram. O próprio presidente francês, Emmanuel Macron, é um
utilizador de longa data da plataforma e já veio esclarecer que a detenção não teve nada a ver com o seu governo.
Enquanto muitas coisas (certas e erradas) vão sendo ditas sobre a plataforma, o motivo da detenção parece estar relacionado o fornecimento de um serviço "encriptado" que tem sido usado para
facilitar actividades ilegais como partilha de imagens CSAM (abuso sexual de menores), lavagem de dinheiro, e terrorismo, sem que tenha disponibilizado as ferramentas adequadas (exigidas pela UE) para as reportar ou remover.
OpenAI demonstrou "Strawberry" às autoridades norte-americanas
Sam Altman já terá
demonstrado o mais recente avanço da OpenAI, que tem sido referenciado como Q* ou "Strawberry", às agências de segurança nacional dos EUA, e que representará a entrada numa nova era dos modelos de inteligência artificial.
Aparentemente, este novo modelo resolve muitos dos problemas que apoquentam os modelos AI actuais, que apesar de serem extremamente capazes em muitas tarefas, por vezes também falham completamente em questões simples, como perguntas matemáticas básicas ou até coisas como contar o número de letras específicas numa palavra. Curiosamente, este novo modelo até estará a ser usado para gerar informação para treinar o modelo AI da geração seguinte com nome de código Orion. Se assim for, estaremos a entrar num patamar em que os próprios modelos AI se poderão treinar e melhorar a eles próprios, potenciando uma fase de evolução exponencial?
Curtas do dia
Resumo da madrugada
Curiosidade do dia: A Nintendo Game Boy foi uma consola portátil lançada em 1989. Apesar de ser tecnicamente inferior a consolas concorrentes, e tendo apenas um ecrã monocromático não iluminado, acabou por conquistar o público com a sua autonomia e robustez. Deixou de ser produzida em 2003.