PlanetGeek

The Spectrum apela à nostalgia do ZX Spectrum

26-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs do ZX Spectrum poderão reviver as velhas memórias com o novo retro computer The Spectrum.

O The Spectrum é um remake do clássico ZX Spectrum de 8-bits que fascinou gerações durante os anos 80.

Para além de manter o aspecto icónico do Spectrum 48K, incluindo as suas teclas de borracha e faixa arco-íris, vem com 48 jogos pré-instalados e permite correr outros jogos Spectrum 48K e 128K via USB. Obviamente, algumas coisas tiveram que ser modernizadas, com o vídeo agora a ter direito a uma saída HDMI 720p (com compatibilidade PAL 50 Hz e NTSC 60 Hz), com modos 4:3, pixel perfect, margens de ecrã configuráveis, e também filtros que replicam o efeito CRT para quem desejar.
Tem também outros benefícios dos tempos modernos, como 4 save games por jogo e rewind até 40s, suporte para ficheiros TAP/TZX/PZX/SZX/Z80/SNA, quatro portas USB para controladores ou flash drives, e cabo USB-C para alimentação (mas sem fonte de alimentação incluida).

Fica disponível no final de Novembro por £89, mesmo a tempo da época de Natal.

Notícias do dia

26-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Missão Polaris Dawn vai fazer primeiro passeio espacial privado; ciclo "Filmes para não dormir" aposta no terror à meia-noite nos cinemas NOS; Pavel Durov, fundador do Telegram, detido em Paris; NASA vai fazer regressar astronautas da Starliner em cápsula da SpaceX; Tesla reactiva programa de referrals para fomentar vendas; pesquisar “”:: faz "crashar" iPhones; Amazon cancela fotos no Echo Show e mostra publicidade a quem já tinha pago para não ver publicidade; e malware NGate tem capacidade de copia dados de cartões via NFC.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns Xiaomi Redmi Buds 4 Lite.

Apple marca evento iPhone 16 para 9 de Setembro

Apesar dos rumores terem dado por certo que a Apple faria o seu evento de apresentação dos iPhone 16 (e mais) no dia 10 de Setembro, afinal falharam por um dia. A Apple já enviou os convites oficiais, para o seu evento "It's glowtime" a 9 de Setembro (uma segunda-feira).

A referência ao "brilho" poderá estar relacionado com o novo efeito da Siri, que faz brilhar as bordas do ecrã, e que se espera que se torne num dos principais exemplos das melhorias Apple Intelligence, trazendo a Siri para a nova era de AI pós-ChatGPT.

We’re glowing with excitement! Monday, September 9. #AppleEvent pic.twitter.com/QRVyZtqXYA

— Greg Joswiak (@gregjoz) August 26, 2024
Além dos iPhone 16 e 16 Pro, também se espera que a Apple apresente os novos Apple Watch Series 10, Apple Watch SE e Apple Watch Ultra, e dois novos AirPods 4, incluindo uma versão com cancelamento de ruído, que era uma funcionalidade que até agora só estava disponível na gama Pro.


IKEA lança site para mobiliário usado

Não querendo que os seus clientes se dirijam a sites como o Ebay ou OLX, a Ikea lançou o Ikea Preowned, um marketplace destinado à venda do seu mobiliário em segunda-mão, directamente pelos clientes.

A Ikea diz que as plataformas existentes muitas vezes operam praticamente em regime de monopólio nas diferentes regiões, e que quer dar uma opção alternativa aos seus clientes. O processo de entrega continua a ser feito directamente pelos utilizadores, mas a Ikea dá-lhes a opção de poderem receber um voucher Ikea com bónus de 15% como pagamento. Por agora o Ikea Preowned está a ser testado em Madrid e Oslo antes de ser expandido a outras regiões onde a Ikea está presente.


Black Myth: Wukong vende 10M em 83h

O jogo Black Myth: Wukong da Tencent, demonstrou que não se ficou apenas pela promoção mediática, tendo conseguido vender 10 milhões de cópias em menos de quatro dias - um dos mais bem-sucedidos lançamentos no sector dos videojogos. Também já conseguiu atingir os 3 milhões de jogadores simultâneos, nas plataformas PC e PS5 onde foi lançado.

A versão para Xbox continua sem data oficial de lançamento, aparentemente devido a um bug de memory leak que faz crashar o jogo e impede a sua aprovação na plataforma. O estúdio Game Science está a fazer todos os possíveis para o corrigir, mas ainda sem qualquer previsão de quando isso acontecerá.




Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Embora normalmente se fale de "Linux" como sendo uma entidade única ou associada a uma meia dúzia de distros, na verdade existem mais de 300 distribuições Linux com desenvolvimento activo.

Tablet Teclast M50HD a €122

26-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do M50 normal e do modelo Pro, temos agora o tablet Teclast M50HD.

O Teclast M50HD vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1920x1200) com touch a 120 Hz, CPU Unisoc T606 octa-core, 8 GB de RAM (16 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast M50HD está disponível por 122 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de €20 aplicado no checkout.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Dispositivos Qi2 podem ter ímanes ou não

26-08-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Os smartphones e carregadores Qi2 podem ter sistema de alinhamento magnético ou não, complicando a vida aos consumidores.

Quando o sistema Qi2 foi anunciado, a sua maior novidade era passarem a contar com um sistema de alinhamento magnético, idêntico ao MagSafe da Apple, que assegurava o seu correcto posicionamento para a maior eficiência de transferência de energia. No entanto, o facto de se optar por dispositivos Qi2 não garante que se tenha esse sistema magnético, o que poderá causar alguma confusão e frustração entre os consumidores.

Na altura tinha sido dito que os equipamentos sem alinhamento magnético seriam designados por Qi 2.0, e que só os dispositivos com alinhamento magnético poderão ostentar a certificação Qi2. Mas essa pequena diferença pode passar facilmente despercebida aos consumidores, ou ser "acidentalmente" diluída por alguns fabricantes.
Oficialmente, dispositivos Qi2 sem alinhamento magnético podem apresentar o símbolo do standard Qi2, mas que é diferente do símbolo Qi2 com alinhamento magnético, que conta com um círculo em redor da designação Qi2.

Teria sido bastante mais simples fazer com que todos os dispositivos Qi2 tivessem obrigatoriamente que ter o sistema magnético, assim assegurando que qualquer produto Qi2 teria acesso a essa funcionalidade. Não tendo sido esse o caso, importa estar atento a estes detalhes no momento de comprar um smartphone, carregador, power bank, ou outro dispositivo Qi2, se se quiser assegurar que tem os ímanes necessários para facilitar a fixação e alinhamento.

How to Deploy Laravel Applications on Vultr

26-08-2024 | 13:15 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Laravel is a popular PHP framework for developing applications. It allows developers to create packages that provide new features and make the framework more useful for developers using Laravel.

Read this article to learn how to deploy the package Laravel Marketplace App in the Vultr Web hosting service.

Ciclo "Filmes para não dormir" aposta no terror à meia-noite nos cinemas NOS

26-08-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A NOS vai trazer-nos um ciclo de filmes de terror nas sessões da meia-noite, que começa a 29 de Agosto.

Relembrando-nos as vantagens de ter bastantes salas de cinema à disposição e de tirar partido de uma programação mais dinâmica, a NOS apela aos fãs do filmes de terror com o ciclo "Filmes Para Não Dormir".

A partir de 29 de Agosto e ao longo de quatro semanas, sete filmes de terror serão exibidos em exclusivo nas sessões da meia-noite, em cinemas seleccionados. A cada noite, um novo filme e uma nova experiência de medo.
Não Apagues a Luz’ desafia o espectador a enfrentar o coração do terror americano contemporâneo, enquanto ‘A Origem do Mal’ envolve-o numa narrativa inquietante, enraizada em antigas profecias. ‘A Menina da Comunhão’ expõe os mistérios sombrios de uma pequena cidade espanhola nos anos 80 e ‘Moloch: Sacrifício Demoníaco’ revela as tradições e medos ancestrais dos Países Baixos. ‘Play Dead: Escapar ou Morrer’ intensifica o suspense com um cenário claustrofóbico e sombrio, já ‘Ruído Mortal’ explora a tensão e o medo numa Itália rural e cheia de mistério. Finalmente, ‘Sem Ar’ coloca o espectador face ao desconhecido nas profundezas de uma praia paradisíaca e remota.

Uma excelente iniciativa que, esperamos, se possa ir repetindo com maior frequência, com ciclos dedicados a filmes de outros géneros, realizadores, épocas, etc. Para ser perfeito, só mesmo se fosse acompanhado por um passe especial para dar acesso a estes ciclos a preço mais convidativo. Fica a ideia!

Raspberry Pi 5 com versão de 2GB a $50

26-08-2024 | 12:57 | A Minha Alegre Casinha

A família Raspberry Pi passa a contar com uma nova variante do Raspberry Pi 5, com 2 GB de RAM, por $50.

A gama de micro-computadores e micro-controladores Raspberry Pi tem aumentado ao longo do tempo, e agora temos uma versão de mais baixo custo do modelo mais potente.

Quando foi lançado o Raspberry Pi 5, em versões com 4 GB e 8 GB, muitos criticaram o aumento de preço ($60 e $80 respectivamente) face à geração anterior. Agora, temos a resposta a essas críticas, com o Raspberry Pi 5 2 GB RAM a ficar disponível por $50.

A redução de custo não foi feita apenas com a redução da memória RAM, mas também graças ao uso de um chip Broadcom BCM2712 que foi revisto (versão D0) e que remove elementos genéricos que não era utilizados nos Raspberry PI (face à versão habitual C1).

🚨 A new member joins the Raspberry Pi 5 family 🚨

With 2GB of RAM, and priced at just $50, this new entry-level product continues our mission to reduce the cost of high-performance general-purpose computing.

Read me: https://t.co/2WAJIC9Qh2 pic.twitter.com/lVDHpWXsZv

— Raspberry Pi (@Raspberry_Pi) August 19, 2024
Falta saber se também os modelos de 4 GB e 8 GB passarão a usar este novo BCM2712, e se isso se traduzirá em qualquer alteração no seu preço.

De qualquer forma, com este Pi 5 mais económico, pode tornar-se viável para aplicações onde era necessário um RPI 5, mas em que os 4 GB de RAM eram excessivos e desnecessários.

Site "Where Is Enabled" mostra funcionalidades Pixel não disponíveis em cada país

26-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Nem todos os utilizadores dos smartphones Pixel da Google têm acesso às mesmas funcionalidades, que variam consoante os modelos e os países.

Os telemóveis Pixel da Google são conhecidos por funcionalidades exclusivas como Call Screen, Hold for Me, e as recém-lançadas Satellite SOS e Pixel Studio na série Pixel 9. No entanto, nem todas estas funcionalidades estão disponíveis em todos os países onde a Google vende os seus dispositivos. Isto pode ser frustrante para os utilizadores, especialmente porque a Google não fornece uma lista clara das funcionalidades acessíveis em cada região. O site Where Is Enabled pretende resolver este problema.

O "Where Is Enabled" permite verificar rapidamente quais as funcionalidades Pixel que não estão disponíveis em cada país. O site é simples de usar, bastando seleccionar o país para se ver a lista das funcionalidades a que não se conseguirá ter acesso. E com isto, facilitar a decisão de comprar ou não um dispositivo Pixel, especialmente se algumas funcionalidades importantes não estiverem acessíveis.
A ferramenta será particularmente útil para utilizadores fora dos EUA, que frequentemente ficam sem acesso a muitas das funcionalidades dos Pixel. Também realça que algumas funcionalidades dependem das definições de idioma do dispositivo, pelo que mudar o idioma pode desbloquear funções adicionais. Embora a ferramenta actualmente não filtre as funcionalidades indisponíveis com base no modelo específico do Pixel ou nas definições de idioma, isso é algo que está a ser considerado para as futuras melhorias do site.

Dito isto, o projecto recorre à colaboração e contribuição dos visitantes, pelo que poderá haver erros e lacunas, que poderão ser corrigidos com o envio de feedback. Ter também em conta que algumas das funcionalidades estarão em evolução constante e a Google poderá activá-as para outros países e idiomas a qualquer momento.

Missão Polaris Dawn vai fazer primeiro passeio espacial privado

26-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX espera poder lançar amanhã a missão Polaris Dawn, que irá fazer o primeiro passeio espacial extraveicular numa missão comercial.

Na mesma semana em que a NASA decidiu recorrer à SpaceX para fazer regressar os astronautas que chegaram à ISS a bordo da Boeing Starliner, temos uma nova missão que marcará um novo patamar para a SpaceX. Depois de já ter feito a sua primeira missão comercial com astronautas civis a bordo, agora leva as coisas mais além, em sentido figurado e literal.

A missão Polaris Dawn vai fazer algumas estreias para uma missão comercial. Esta missão vai seguir uma órbita polar, que deixará os astronautas à maior distância da Terra (700 km) desde os lançamentos Apollo de ida à Lua. Além disso, efectuará também o primeiro passeio espacial extraveicular, estreando os novos fatos da SpaceX.

Polaris Dawn and SpaceX completed a full rehearsal of launch day activities ahead of liftoff on Tuesday pic.twitter.com/qz2RD5bnVM

— SpaceX (@SpaceX) August 25, 2024

Targeting Tuesday, August 27 for launch of Polaris Dawn, the first of the @PolarisProgram’s three human spaceflight missions designed to advance the future of spaceflight pic.twitter.com/w6QF3jBLqt

— SpaceX (@SpaceX) August 21, 2024

O lançamento está marcado para amanhã, 27 de Agosto, e a missão espera recolher dados sobre os efeitos da radiação nos astronautas e equipamentos, testar comunicações via laser, etc., que se tornarão valiosos para as futuras missões de ida à Lua e mais além.

Logitech MX Ergo Trackball a €79

26-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para quem procura precaver-se contra as dores de pulso por utilizar um rato durante todo o dia, a mudança para uma trackball pode ser a solução.

Embora este tipo de ratos trackball continue a ser bastante menos popular que os ratos tradicionais, há toda uma legião de fãs que nem sequer consideraria outra coisa, permitindo reduzir os efeitos dos movimentos repetitivos feitos ao longo do dia a arrastar os ratos convencionais. Como vantagem adicional, é também perfeito para utilização em espaços mais limitados.
Este Logitech MX Ergo Trackball está disponível por 79 euros na Amazon Espanha; e quem procurar algo mais económico pode espreitar o Logitech Ergo M575.

Para que nada fique ao acaso, os utilizadores poderão ajustar o ângulo de inclinação, de 0° até 20°, para o máximo conforto. Depois, bastará um pequeno período de habituação, para quem vier de um rato convencional, e arriscam-se a nunca mais querer outra coisa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Xiaomi prepara smartphone tri-fold

26-08-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi também está a trabalhar num smartphone dobrável tri-fold, que poderá apresentar no MWC 2025 em Fevereiro.

As notícias sobre os smartphones trifold têm estado a aumentar nas útimas semanas, depois do ex-CEO da Huawei ter sido visto em público com um desses smartphones em diversas ocasiões, e havendo rumores que indicam que a Huawei irá apresentar oficialmente o seu primeiro tri-fold já em Setembro, a acompanhar a apresentação dos novos iPhone 16 da Apple.

Como se poderia imaginar, a Xiaomi não quer ficar (muito) para trás, e surgem informações que referem que a marca também está a preparar um modelo trifold para a sua família Mix, que poderá revelar já em Fevereiro de 2025 durante o MWC em Barcelona.

Não será inesperado que tal aconteça, até porque assim que um fabricante se arriscar no lançamento de um modelo tri-fold, será uma questão de tempo até que outros fabricantes tenham acesso ao mesmo ecrã. A grande questão de um modelo assim será a sua durabilidade, devido à dobradiça extra, e pelo facto de, num trifold em formato "Z", o ecrã dobrável também ficar exposto do lado exterior, o que inevitavelmente o deixará mais exposto a riscos.

De qualquer forma, pelo menos nesta fase, será de esperar que estes modelos tenham preços extremamente elevados e estejam disponíveis em quantidade limitadas, pelo que funcionarão quase como protótipos para aqueles que procuram um smartphone diferente - e estejam dispostos a pagar (bem) por isso.

Google Pixel 9a pode ter traseira plana

26-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Para o Pixel 9a a Google pode regressar ao tempo dos smartphones com traseira plana.

Os ressaltos volumosos das câmaras na traseira dos smartphones passaram de ser umas aberrações para o novo "normal", mas há quem ainda se recorde - e prefira - os modelos que tinham a parte traseira completamente plana, e a Google poderá estar prestes a fazer-lhes a vontade.

Imagens do suposto futuro Pixel 9a foram divulgadas no X, e que entre coisas como um ecrã com margens mais volumosas e furo no ecrã, se destaca por aquilo que não tem: o ressalto a toda a largura na traseira para alojar as câmaras. Em vez disso temos apenas um quase imperceptível desnível para uma pequena área oval com as duas câmaras traseiras.
A Google tinha adoptado o sistema de "barra" a toda a largura, que evita o irritante cenário de ter o smartphone desnivelado quando pousado numa mesa, que acontece nos (muitos) smartphones com um módulo de câmaras posicionado num dos lados. Mas a aposta numa traseira plana certamente que terá bastante mais fãs do que a da barra saliente.

Claro que, por agora, tudo isto não passa de um rumor, e será necessário aguardar por leaks adicionais que reforcem a credibilidade desta opção. E se assim for, veremos se isto poderá incentivar outros fabricantes a apostarem em modelos com traseira plana.

Gaming café na China sofreu com CPUs Intel

25-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Com centenas de computadores gaming equipados com CPUs Intel Core i9-14900K, a Dongyu E-Sports sentiu os problemas do bug dos CPUs Intel de forma pronunciada.

Se os problemas com os CPUs Intel preocupam os jogadores e utilizadores domésticos, facilmente se pode imaginar que essa preocupação se multiplicará para quem tiver mais de meia centena de computadores gaming. É precisamente esse o caso da Dongyu E-Sports, que opera seis gaming cafés na China.

A maior cadeia de gaming cafés da China equipada com processadores Intel Core i9-14900K tem enfrentado problemas de estabilidade desde dezembro de 2023. A Dongyu E-Sports, empresa responsável pelo café, opera seis cafés de jogos em Yueyang, Hunan, com um total de 689 PCs de jogos, com 68% deles equipados com CPUs Intel Core i9. A loja principal, que conta com 171 máquinas de última geração com Core i9-14900K, foi especialmente afectada por falhas do sistema e ecrãs azuis, perturbando a experiência de jogo dos clientes.
Os problemas de estabilidade levaram a Dongyu a pedir ajuda à equipa de suporte da Intel. A investigação revelou vários factores que contribuíam para as falhas, incluindo problemas de alimentação eléctrica, dissipação de calor inadequada e problemas de voltagem do CPU. Os engenheiros da Intel criaram configurações específicas para estes PCs, que a empresa diz terem reduzido significativamente a instabilidade. Também não ajudaria que, nos sistemas de topo, os PCs com Core i9-14900K tivessem overclock até 5.9 GHz, RAM a 8.533 MHz, e GPUs Nvidia RTX 4090D também com overclock, para tirar o máximo partido dos monitores de 540 Hz.
Entretanto a Intel já descobriu o motivo das falhas dos CPUs (devido a tensão errada), e prometeu expandir a garantia de todos os CPUs afectados com dois anos adicionais. Os utilizadores deverão aplicar as devidas actualizações assim que puderem, mas os CPUs já danificados ou instáveis terão que ser substituídos.

Visitar um destes gaming cafés deve ser uma experiência curiosa. Não só por disponibilizarem PCs topo de gama, como também todo um diversificado conjunto de serviços disponíveis, que passam por encomenda de comida, serviços de higiene e limpeza (de escovas de dentes a chuveiros e lavagem de roupa), e até um super-mercado self-service. Imagino que, para alguns jogadores, possa ser um sítio do qual nem sintam necessidade de sair.

Midjourney com criação de imagens na web

25-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tardiamente, o Midjourney só agora disponibiliza a criação de imagens AI através do seu site.

O Midjourney pode ser um dois mais populares modelos AI para geração de imagens, mas o seu uso era bastante arcaico, obrigando a utilizar o Discord para o fazer. Agora, finalmente, o Midjourney torna a experiência bastante mais acessível e imediata, possibilitando a criação de imagens directamente a partir do seu site.

Durante esta fase de lançamento na web, o serviço também disponibilizou uma oferta de 25 imagens gratuitas, mas que infelizmente foi dada apenas durante um prazo limitado, fazendo com que neste momento nem sequer se possa experimentar a geração de imagens a não ser que se escolha um dos seus planos pagos.

The Midjourney web experience is now open to everyone. We're also temporarily turning on free trials to let you check it out. Have fun! pic.twitter.com/rcmP0UD8PV

— Midjourney (@midjourney) August 21, 2024
Será de imaginar que o Midjourney tenha feito isto em reacção à popularidade de novos modelos AI de geração de imagem que têm surgido recentemente, como o impressionante Flux, e como forma de ir tentando manter a sua relevância.

No entanto, nem sequer oferecendo uma forma gratuita de o experimentar - que podia ser algo tão simples como permitir criar uma meia dúzia de imagens por conta, ou possibilitar a criação de uma imagem por dia - facilmente se pode imaginar que parte significativa das pessoas se dirija às plataformas alternativas que o fazem. De resto, há que ter em conta que estes sites e serviços se arriscam a perder clientela à medida que esta capacidade de geração de imagens for sendo integrada directamente em ferramentas de edição de imagens e até directamente oferecida, como já começa a acontecer nos smartphones Samsung e os mais recentes Pixel da Google.

Um álbum para prolongar o Verão

25-08-2024 | 17:10 | Gonçalo Sá

Los Bitchos.jpg

Ainda há espaço para o LOS BITCHOS Summer? "TALKIE TALKIE", o segundo álbum do quarteto feminino multicultural radicado em Londres, chega só no final de Agosto, dia 30, mas pode vir a juntar-se à melhor fruta da época.

Dois anos depois de "Let the Festivities Begin!", estreia com um título já de si esclarecedor quanto ao apelo hedonista (e produzida por Alex Kapranos, dos Franz Ferdinand), o novo conjunto de canções inspira-se num clube fictício, descrito como "um paraíso nocturno cheio de liberdade e possibilidades".

Talkie Talkie.jpg

Cocktail instrumental com misturas de surf rock, funk, jangle pop, psicadelismo dos trópicos, música turca e latina (a cumbia em particular) ou ecos de bandas sonoras (das de Morricone à obra de Tarantino), parece aproximar-se de uns certos anos 80 nos primeiros singles (e videoclips), em especial os da new wave, montando uma festa que passou há poucos dias por cá, no festival Vodafone Paredes de Coura.

Do alinhamento do disco produzido por Oli Barton-Wood (Wet Leg, Nilüfer Yanya) já são conhecidos "La Bomba", "1K!" e "Kiki, You Complete Me", motivos para ter esta edição em vista na próxima sexta-feira, mas é "DON'T CHANGE" que revela, por agora, a maior taxa de contágio dançável. A australiana Serra Petale (guitarra), a uruguaia Agustina Ruiz (teclados, sintetizadores), a sueca Josefine Jonsson (baixo) e a britânica Nic Crawshaw (bateria, percussão) comparam o tema a férias regadas a gelados, bolas de praia, pores do sol e margaritas, sublinhando as melodias soalheiras. E é uma síntese tão apetitosa como apropriada, com celebração à altura num videoclip agitado e veraneante. Quem estiver a precisar de três minutos de férias, não vá mais longe:

NASA vai fazer regressar astronautas da Starliner em cápsula da SpaceX

25-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os astronautas que chegaram à ISS a bordo da cápsula Starliner da Boeing irão regressar ao solo em 2025 numa cápsula Crew Dragon da SpaceX.

A estreia da cápsula Starliner transformou-se num embaraçoso incidente para a Boeing e para a NASA. A estreia da cápsula tripulada da Boeing foi criticada por sofrer de diversos problemas que causaram vários adiamentos, apesar disso a NASA avançou com o lançamento, com os problemas a gerarem preocupações adicionais durante o voo e testes feitos após ter acoplado com a ISS, e levando a questionar a eventualidade dos astronautas poderem ter que regressar ao solo à boleia da SpaceX - um cenário que agora se confirma.

A NASA decidiu que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que viajaram para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da Starliner da Boeing, regressarão à Terra na Crew Dragon da SpaceX. Após semanas de incerteza devido a problemas com os propulsores da Starliner, a NASA diz que os astronautas voltarão com a missão Crew-9 da SpaceX em Fevereiro de 2025.
A Starliner da Boeing sofreu várias falhas nos seus propulsores durante a viagem para a ISS, e testes adicionais revelaram um problema desconhecido com esses propulsores. Esta incerteza levou a NASA a concluir que a Starliner poderia não ser confiável para a viagem de regresso dos astronautas. Como resultado, a Starliner da Boeing partirá autonomamente da ISS no início do próximo mês, visando uma aterragem no deserto no sudoeste dos Estados Unidos. Entretanto, a Crew Dragon da SpaceX será lançada em Setembro com dois astronautas e dois lugares vazios, que Wilmore e Williams ocuparão para o seu regresso à Terra.
Até a parte do regresso autónomo da Starliner tem gerado polémica, pois a Boeing não tinha instalado o software adequado na cápsula, obrigando a fazer uma actualização remota que também tem o seu grau de risco, para poder realizar a operação de separação e reentrada de forma autónoma - algo que se imaginaria que a cápsula devesse ter capacidade para fazer, para lidar com a eventualidade de qualquer problemas que incapacitasse os astronautas.

Todo este episódio marca um revés significativo para a Boeing, que tem sido um interveniente chave nos planos da NASA há mais de uma década. Neste período, temos visto a Boeing a cair em desgraça, inicialmente no sector da aviação, e agora parecendo que os problemas também se fazem sentir no sector aeroespacial. Há muitos passageiros que já se recusam a voar em aviões da Boeing, e agora parece que teremos astronautas a fazer o mesmo em relação às cápsulas espaciais.

Pavel Durov - fundador do Telegram - detido em Paris

25-08-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Pavel Durov, fundador do Telegram, foi detido no aeroporto de Paris, acusado de não cumprir as regras de moderação contra conteúdo ilegal na plataforma.

Numa acção completamente inesperada, as autoridades francesas detiveram Pavel Durov assim que aterrou num aeroporto francês. O fundador do Telegram enfrenta acusações graves, incluindo apoio ao terrorismo, fraude, branqueamento de capitais e crimes contra crianças. As acusações resultam da alegada falta de moderação na plataforma, que, segundo as autoridades francesas, transformou o Telegram num refúgio para o crime organizado, devido à sua "encriptação e suporte para criptomoedas".

Durov, que inicialmente fez fortuna ao criar o VKontakte (a versão russa do Facebook), tem sido uma figura controversa desde que foi forçado pelo Kremlin a abandonar a sua empresa pelo Kremlin. Após sair da Rússia, fundou o Telegram, que se tornou extremamente popular na Europa, especialmente como um meio crucial de notícias para russos em busca de informações não censuradas durante a guerra na Ucrânia. A sua detenção causou pânico sobre a possível exposição de segredos se as autoridades ganharem acesso ao Telegram.

Isto porque, ao contrário de outras plataformas, o Telegram não usa habitualmente encriptação End-to-end (E2E) na qual apenas o remetente e destinatário conseguem decifrar a informação; e mesmo nos casos em que se active isso, usa um protocolo proprietário e com falhas. Significando que deverá ser relativamente simples ter acesso a todas as mensagens e conteúdos na plataforma - mesmo que os utilizadores tentem eliminar mensagens e grupos.

Telegram has full access to all of the content of group chats and regular one-to-one chats due to lack of end-to-end encryption. Their opt-in secret chats use homegrown end-to-end encryption with weaknesses. Deleting the content from the app likely won't remove all copies of it.

— GrapheneOS (@GrapheneOS) August 24, 2024

The arrest of @Durov is an assault on the basic human rights of speech and association. I am surprised and deeply saddened that Macron has descended to the level of taking hostages as a means for gaining access to private communications. It lowers not only France, but the world.

— Edward Snowden (@Snowden) August 25, 2024
A detenção de Durov já está a gerar indignação, com alguns a classificá-la como um ataque à liberdade e à privacidade. Vem também reacender todas as discussões sobre o desejo de diversas entidades europeias quererem ter total acesso a todas as comunicações, incluindo as que usem encriptação E2E.

Threads testa publicações temporárias

25-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Threads confirmou que está a testar uma nova funcionalidade que permite fazer publicações que desaparecem automaticamente após 24 horas.

Existem inúmeras plataformas sociais que permitem fazer publicações efémeras que desaparecem ao fim de algum tempo, e o Threads parece estar prestes a juntar-se a esse grupo. Esta funcionalidade poderá atrair utilizadores que não desejem que os seus conteúdos perdurem "eternamente" nas redes sociais, e por agora está a ser testada com um número limitado de utilizadores.

A funcionalidade tinha sido descoberta em Junho, quando foi partilhada uma captura de ecrã de uma publicação temporária. A publicação incluía um cronómetro a indicar quanto tempo restava até ser eliminada. Com indicação para os utilizadores de que tanto a publicação original como todas as respostas desapareceriam no final do período.
Sabendo-se que se torna relativamente frequente para qualquer figura pública ou individualidade poder ser criticada por coisas que tenha publicado ou respondido "há anos" numa qualquer rede social, esta opção torna-se bastante interessante - para não dizer recomendável. Por outro lado, também significa que os utilizadores podem deixar de ter um registo histórico de longa data, a que possam recorrer em caso de necessidade ou para análise futura. De qualquer forma, estamos no campo das opções, pelo que a existência da mesma será sempre positiva, ficando ao critério de cada um dar-lhe uso, ou não.

Tesla reactiva programa de referrals

25-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla voltou a reactivar o programa de "referrals", que dá descontos e benefícios a quem compra e recomenda os seus veículos a outras pessoas.

Desde há muito que a Tesla tinha optado por um programa de referrals como forma de incentivar as vendas e promoção da sua marca, permitindo que quem comprasse um carro usando a referência de alguém já com um Tesla pudesse ter um desconto ou alguns extras (como oferta de alguns carregamentos), e quem tivesse feito a recomendação também recebesse alguns créditos ou benefícios. Infelizmente, ao longo dos anos, e com o volume de vendas a aumentar, a Tesla foi piorando as ofertas e, eventualmente, acabou por acabar com todo o sistema em Abril. Até agora.

A Tesla está a reactivar o programa de referrals, e com condições bastante interessantes, oferecendo um desconto de $1000 para quem compra, e $500 em crédito para quem fez a referência, que poderá utilizar na compra de qualquer produto Tesla, incluindo automóveis.

Earn $500 by giving anyone $1000 off a new Tesla

Can be used toward Supercharging, software upgrades, merchandise, service payments or a new Tesla

https://t.co/LTX9s0oq28

— Tesla North America (@tesla_na) August 24, 2024
Anteriormente, os créditos acumulados apenas podiam ser usado numa lista bastante reduzida de produtos que a Tesla seleccionava. Ficando com os créditos para uso em qualquer produto, a proposta torna-se imensamente mais interessante, pelo que não se admirem se nos próximos tempos começarem a ver YouTubers e influencers a reforçar a promoção dos seus códigos de referência Tesla.

Por agora esta reactivação do programa de referrals apenas foi feita nos EUA (em Portugal ainda indica que foi encerrado em Abril) mas será de esperar que a Tesla o reactive noutras regiões, particularmente naquelas em que começar a sentir maior pressão. Relembre-se que na Europa, pela primeira vez, a BMW vendeu mais eléctricos que a Tesla.

Tesla Semi apanhado na Europa

25-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Foi apanhado um Tesla Semi a ser transportado na Alemanha, que faz surgir questões sobre o seu lançamento na Europa.

O camião eléctrico Tesla Semi é mais um dos projectos da Tesla que tem estado substancialmente atrasado. Apresentado como sendo um passo revolucionário para os transportes, continua a ter produção bastante limitada (estima-se que ainda só existam cerca de 100 em operação, apesar de estar oficialmente em produção de 2022), e agora tendo uma produção em volume prometida para final de 2025.

Ao estilo do Cybertruck, o Tesla Semi na sua forma actual parece não estar apto para circular nas estradas europeias, tendo que ser alvo de modificações para cumprir com a regulamentação deste lado do Atlântico.

pic.twitter.com/Ios6Ys6MFJ

— Esther Rebers (@EstherRebers) August 22, 2024
Ver um Tesla Semi a ser transportado na Alemanha é facilmente explicado, pois a Tesla vai exibir o veículo na próxima IAA Transportation em Hannover. O que gera mais questões é porque motivo a Tesla o irá apresentar na Europa. Imaginando-se que ainda esteja a anos de distância da produção em volume nos EUA, que sentido fará estar a promover o veículo na Europa nesta altura? Uma opção poderia ser a empresa estar a considerar adicionar uma linha de produção do Tesla Semi à Gigafctory na Alemanha. Mas por agora, teremos que aguardar para ver quais serão os planos da Tesla.

|