PlanetGeek

Malware NGate copia dados de cartões via NFC

24-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Atacantes estão a tirar partido das capacidades de leitura NFC nos Android para copiarem cartões e outros dispositivos que estejam perto de um smartphone infectado.

Foi descoberto um novo malware para Android chamado NGate, capaz de roubar dinheiro de cartões de pagamento da vítima, ao ler os dados dos cartões contactless via NFC e enviando-os para o atacante. Isto permite que o atacante replique o cartão da vítima, possibilitando pagamentos não autorizados ou levantamentos em caixas automáticas.

O malware NGate tem estado activo desde Novembro de 2023 fazendo parte de uma tendência crescente do uso de web apps (PWAs) e WebAPKs avançadas para roubar credenciais bancárias, particularmente na República Checa. O ataque geralmente começa com as vítimas sendo induzidas a instalar uma PWA ou WebAPK maliciosa através de falsas mensagens de actualização de segurança. Estas apps imitam a aparência de apps bancárias oficiais para roubar credenciais de login. Após este passo inicial de phishing, as vítimas são levadas a instalar o NGate, que utiliza uma ferramenta de código aberto chamada NFCGate para capturar e transmitir dados NFC para o dispositivo do atacante.
Os dados roubados podem então ser utilizados pelo atacante para realizar pagamentos contactless ou levantar dinheiro em ATMs que suportam NFC. Além disso, o malware pode clonar cartões de acesso NFC e tokens, representando outros riscos. Embora a polícia checa já tenha detido um cibercriminoso que utilizava este método em Praga, os ataques têm continuado e poderão espalhar-se a outros países.

Para se proteger contra este malware, os utilizadores de Android são aconselhados a desactivar o NFC quando não estiver em uso, examinar as permissões das apps, e apenas instalar apps de fontes oficiais de confiança. O Google Play Protect, o scanner de malware do Android, já foi actualizado e pode detectar o NGate caso se tente instalá-lo num smartphone com os Google Play Services.

Peças úteis impressas em 3D para LEGO

24-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs de LEGO podem recorrer à impressão 3D para fazerem algumas peças que os auxiliarão nas suas construções.

Quer seja para fazer caixas de arrumação, réguas que facilitam a medição na escala LEGO, suportes para as suas construções, bases e expositores para os minifigs, ou até a (mais polémica) impressão de peças LEGO inexistentes, o mundo da impressão 3D pode dar uma preciosa ajuda.

O vídeo que se segue apresenta uma dezena de sugestões de peças 3D que se podem revelar bastante úteis para os fãs dos LEGO, demonstrando que há espaço para complementar o fascínio e versatilidade da impressão 3D com a modularidade dos blocos LEGO que, de certa forma, acabam por ser os percursores da "impressão 3D" usando blocos pré-fabricados.


Meta cancela óculos VR para fazer frente aos Vision Pro

24-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Meta parece ter repensados a sua estratégia e decidiu cancelar os óculos "La Jolla" que iriam competir com os Vision Pro da Apple, por considerar que teriam um preço demasiado elevado.

A Meta terá cancelado os seus planos para óculos de realidade virtual / aumentada que iram competir com os Vision Pro da Apple. De acordo com informação interna, o projecto foi interrompido após os executivos da Meta, incluindo o CEO Mark Zuckerberg, decidirem que os óculos teriam um preço demasiado elevado para produzir e vender com sucesso.

O dispositivo, com o nome de código "La Jolla", estava em desenvolvimento desde Novembro e esperava-se que incluísse ecrãs micro OLED de ultra-alta-resolução, a mesma tecnologia usada no Vision Pro da Apple. No entanto, o elevado custo desses ecrãs tornou quase impossível para a Meta manter o preço do headset abaixo dos $1,000 que tinha definido como objectivo; objectivo crítico que a empresa considerava essencial para o sucesso do produto.

Apesar deste revés, o headset Quest 4, mais acessível, da Meta continua a ser desenvolvido, com lançamento previsto para 2026. Este dispositivo deverá manter-se com preço próximo dos $500, semelhante ao Quest 3.

Os Vision Pro da Apple não têm tido, até ao momento, qualquer impacto "revolucionário" no sector, o que poderá ser explicado pelo seu preço ultra elevado (mais de 3500 euros). As últimas informações referem que a Apple pode ter desviado recursos do Vision Pro 2 para a criação de uma versão mais económica - que ainda assim poderá ficar com preço acima dos 2 mil euros.

Bug no Android Auto pergunta insistentemente para quem se quer telefonar

24-08-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Um bug no Android Auto que quase pode parecer a promoção de um filme dos Ghostbusters pergunta insistentemente "who do you want to call" aos condutores.

O Android Auto é uma plataforma muito apreciada pelos condutores, permitindo o uso de comandos de voz para fazer chamadas e enviar mensagens. No entanto, nas últimas semanas, um erro tem-se tornado particularmente irritante. O Google Assistant não consegue reconhecer correctamente os pedidos de chamadas ou mensagens, pedindo continuamente aos utilizadores que repitam os comandos, e perguntando para quem querem telefonar.

Inicialmente, o problema parecia limitado a poucos utilizadores, mas tem vindo a alastrar-se, havendo cada vez mais queixas. Relatos nos fóruns de suporte da Google mostram que o problema persiste, com os comandos de voz a falharem. Curiosamente, muitos queixam-se de que a operação falha até quando se selecciona manualmente o contacto para quem telefonar.

Apesar de ser um bug extremamente frustrante que afecta uma funcionalidade básica que contribui para o uso seguro do sistema durante a condução, a Google tem tardado em dar resposta ou a corrigir o problema. Até ao momento apenas houve o reconhecimento do problema por parte de um membro da equipa do Android Auto, no início de Agosto; mas o que é certo é que o bug permanece até mesmo na mais recente versão 12.7 do Android Auto em fase beta. Pelo que tudo indica que os condutores ainda poderão ter que suportar este irritante bug por mais algumas semanas.

Como fazer um projector motorizado que baixa do tecto

24-08-2024 | 12:58 | A Minha Alegre Casinha

Para os fãs do cinema em casa que não queiram ter projectores, ecrãs ou telas à vista, este projecto mostra um sistema totalmente invisível.

Hoje em dia já não é assim tão incomum ter um sistema com tela e projector motorizados, que baixem apenas quando vão ser usados e, no resto do tempo, se mantenham completamente invisíveis, sem prejudicar a decoração de uma sala ou quarto.

Para quem não quiser gastar dinheiro numa solução comercial pré-feita, a alternativa é criar o seu próprio sistema de baixar o projector do tecto, que não só permite ajustar a solução exactamente ao que se pretende, como também permitirá poupar alguns euros.

Neste caso temos um conjunto que com um só botão, automatiza o baixar da tela, baixar o projecto, apagar as luzes e fechar os estores, para uma experiência de cinema mais imersiva - usando módulos Shelly. Um processo demonstrado no seguinte vídeo - no qual poderão querer fazer "mute" (ficam avisados!)


Sendo uma solução feita por medida, podem também adaptá-la para que em vez de um sistema de baixar o projector do tecto, possa fazer o processo inverso, elevando-se de uma qualquer caixa ou peça de mobiliário, se tal se tornar mais conveniente.

Apple deve revelar iPhone 16 a 10 de Setembro

24-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Embora ainda não seja informação oficial, os rumores mais credíveis indicam 10 de Setembro para a dar de apresentação dos iPhone 16, Apple Watch 10, AirPods 4, e outros produtos.

Há muito que se "sabe" que a Apple estaria a planear a apresentação dos iPhones deste ano em Setembro, e agora temos novo rumor que confirma essas suspeitas e avança com uma data mais concreta. A Apple estará a planear um evento para o dia 10 de Setembro onde se espera que apresente a nova gama iPhone 16, juntamente com o Apple Watch 10 e AirPods 4. Espera-se que os convites oficiais sejam enviados já na próxima semana, validando a data indicada.

Após a apresentação no dia 10, espera-se que os iPhones 16 sejam lançados no dia 20 de Setembro. E, mantendo-se a tradição, isto significa que as actualizações de software, como o iOS 18 e o macOS Sequoia, sejam lançadas alguns dias antes para suportar o novo hardware.

Os próximos modelos do iPhone 16 virão equipados com chips A18 melhor preparados para suportar o Apple Intelligence (que de momento só funciona nos iPhone 15 Pro), sendo que as versões Pro e Pro Max terão também ecrãs ligeiramente maiores e um novo Capture Button para facilitar a fotografia. Os modelos standard poderão também contar, pela primeira vez, com o Action Button programável, enquanto a série Pro deverá receber uma câmara ultrawide melhorada de 48 MP.

Além disso, a Apple deverá apresentar o Apple Watch Series 10 com um design mais fino e ecrã maior, um renovado Apple Watch SE e uma versão actualizada do Apple Watch Ultra. Os AirPods 4 supostamente chegarão em duas versões: um modelo standard e uma variante de topo equipada com cancelamento activo de ruído.

As funcionalidades Apple Intelligence deverão ocupar o lugar de destaque na apresentação, mas com as funcionalidades a serem lançadas apenas tardiamente (a começar no iOS 18.1 e de forma faseada), arriscam-se a não ter um impacto significativo de forma imediata - faltando também saber como será a questão dos utilizadores europeus, já que a Apple disse que não disponibilizaria o Apple Intelligence na Europa até se certificar de que não violaria legislação europeia.

Nissan testa tinta "Cool Paint" para arrefecer carros

24-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Nissan está a testar uma tinta automóvel que baixa a temperatura do interior de um veículo durante o Verão e reduz o consumo de energia do sistema de ar condicionado.

Desenvolvida em parceria com a Radi-Cool, uma empresa especialista em produtos de arrefecimento radiante, a tinta incorpora metamateriais - materiais compósitos sintéticos com estruturas microscópicas - que apresentam propriedades habitualmente não encontradas na natureza.

Em Novembro de 2023, a Nissan iniciou um teste de viabilidade de 12 meses no Terminal Aéreo Internacional de Tóquio em Haneda. Em colaboração com a Japan Airport Terminal, a Radi-Cool Japan e o serviço de aeroporto da All Nippon Airways (ANA), a tinta fria da Nissan foi aplicada a um veículo de serviço Nissan NV100 operado pelos serviços aeroportuários da ANA. Graças à dimensão e abertura da pista, o aeroporto de Haneda proporcionou o ambiente perfeito para realizar uma avaliação real do desempenho da tinta num ambiente exposto a altas temperaturas.

Embora ainda em fase de testes, os resultados até à data têm sido consideráveis. Um veículo, tratado com a "cool paint" estacionado lado a lado com outro não tratado, ao sol, verificou uma redução de até 12 graus Celsius nas temperaturas da superfície exterior e até 5 graus Celsius de arrefecimento no interior, em comparação com um veículo com pintura automóvel tradicional.

O desempenho de arrefecimento da pintura é particularmente notório quando um veículo está estacionado ao sol durante um período de tempo prolongado. Um habitáculo mais fresco não só é mais agradável, mas também requer menos tempo de funcionamento do ar condicionado para arrefecer o interior até uma temperatura confortável. Isto ajuda a reduzir a carga do motor ou, no caso de um veículo eléctrico, o consumo da bateria. Em ambos os consumos, verifica-se uma melhoria da eficiência, bem como no conforto dos ocupantes.



O metamaterial incorporado na "cool paint" da Nissan apresenta duas partículas que reagem à luz. Uma partícula reflecte os raios infravermelhos próximos da luz solar normalmente responsáveis pelas vibrações a nível molecular na resina da tinta tradicional para produzir calor. A segunda partícula permite a verdadeira inovação, criando ondas electromagnéticas, que contrariam os raios solares, redireccionando a energia do veículo para a atmosfera. Combinadas, as partículas da "cool paint" reduzem a transferência de calor para as diferentes superfícies como o tejadilho, o capot, as portas e os painéis.

Infelizmente, não foram fornecidos dados quanto à disponibilização desta tinta de forma comercial disponível para os consumidores.

[Pela Estrada Fora]

Como contestar (ou pagar) multas de trânsito

24-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Um condutor que infrinja uma lei do Código da Estrada e seja autuado, tem 15 dias para efectuar o pagamento ou contestação da multa de trânsito, tempo que conta a partir do acto de fiscalização ou notificação através do correio.

Se o condutor concordar com o motivo da multa, pode fazer o pagamento através de cartão multibanco e homebanking ou dirigir-se a uma estação dos CTT ou posto da rede Payshop.

No caso de não concordar com o motivo que levou à multa de trânsito e desejar contestar a decisão, deve preencher o formulário de Pedido de Consulta de Processo ou Envio de Prova Fotográfica ou o formulário de Apresentação de Defesa, disponíveis no site da ANSR e submeter o pedido através de:
  • email (com assinatura digital) para [email protected]
  • uma carta registada com aviso de recepção, para
    Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR)
    Parque de Ciências e Tecnologia de Oeiras
    Avenida de Casal de Cabanas, nº 1
    Tagus Park
    2734-507 Barcarena
  • entrega da contestação em mãos na Secção de Contraordenações do Comando Distrital da PSP, no Gabinete de Atendimento ao Cidadão do Comando Distrital ou no destacamento de trânsito da sua área de residência.
O condutor pode, ainda, fazer o depósito do valor da multa de trânsito e apresentar a sua defesa posteriormente. Neste caso, se a resposta à sua contestação for positiva, a ANSR devolverá o dinheiro, mas se fizer o depósito e não apresentar defesa, este passará a ser considerado um pagamento definitivo.

No acto de defesa, o condutor deve fazer a descrição da sua versão dos acontecimentos, reunir testemunhas (máximo de três), indicar o número do auto (canto superior direito da notificação) e identificar-se.

Nota: não existe um prazo limite para receber resposta à contestação. Caso, dois anos depois da contestação, não tiver recebido resposta, o processo prescreve; anda assim, é importante pedir informações sobre o Processo.

[Pela Estrada Fora]

Amazon cancela fotos no Echo Show e mostra publicidade

23-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazon está a confirmar que os Echo Show 8 Photos Edition vão deixar de apresentar fotos, passando a apresentar publicidade.

Os clientes com Echo Show Photos Edition estão a ser contactados com más notícias vindas da Amazon. Tal como alguns clientes já tinham começado a notar, os seus Echo Show deixaram de funcionar como molduras digitais para verem fotos a tempo inteiro, começando a apresentar publicidade passado algum tempo.

A medida torna-se incompreensível para os clientes, considerando que se está a falar de um Echo Show que tinha vendido especificamente numa variante mais cara, pela capacidade de poder apresentar fotos (que ridiculamente estava bloqueada nos demais modelos), e ainda por cima exigindo uma subscrição mensal adicional para o poder fazer. Coisa que agora a Amazon unilateralmente decidiu terminar, fazendo com que estes Echo Show 8 Photos Edition deixem de poder fazer a única coisa que tinha levado os seus compradores a optarem por esse modelo em vez dos Echo Show 8 "normais".

Será perfeitamente natural que os clientes se sintam traídos e, estando isto a acontecer nos EUA, possa resultar num mega-processo contra a Amazon - embora seja difícil antever que, mesmo que esse eventual processo resulte numa multa, seja de valor que preocupe a Amazon.

Pesquisar “”:: faz "crashar" iPhones

23-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Foi descoberta nova sequência de texto que pode fazer crashar o interface do iPhone.

Ao longo dos anos têm sido ocasionalmente descobertas sequências de texto, ou imagens, que podem fazer crashar os iPhones em diversos graus. Agora, temos mais uma.

Tentar pesquisar pelos caracteres “”:: na pesquisa do Spotlight ou das apps faz crashar o Sringboard nos dispositivos com iOS 17. Isto não causa um crash total do sistema e reboot do iPhone ou iPad, mas apenas o relançamento do Springboard (o "launcher" da Apple no iOS). Nos sistemas com o futuro iOS 18, isto já não causa o crash e reiniciar, mas apenas uma pequena pausa do interface.

“”::

Ter em conta que este bug pode ser provocado por uma série de diferentes variações, podendo ser activado pela sequência “”: seguida por qualquer outra letra ou símbolo.

Não sendo tão grave quanto o bug de 2015 que podia crashar iPhones através do envio de uma simples mensagem, não deixa de ser curioso (para não dizer entristecedor) que mesmo após décadas de evolução se continuem a assistir a erros básicos de falha de validação de campos de texto que possam ser escritos pelos utilizadores.

Notícias do dia

23-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

iPhone vai poder ter apps alternativas para telefone e mensagens e também permitir apagar a App Store na Europa; Starlink aplica taxa para combater revenda de kits de outras regiões; Galaxy Ring não dá para reparar ou trocar bateria; e BMW supera Tesla pela primeira vez na venda de eléctricos na Europa.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns Xiaomi Redmi Buds 4 Lite.

Neuralink mostra avanços no segundo paciente

A Neuralink revelou dados sobre o seu segundo paciente com implante cerebral, dizendo ter resolvido alguns dos problemas que foram detectados na primeira operação, como a da retracção dos eléctrodos que complicaram a obtenção dos sinais cerebrais.

Desta vez, tudo parece ter decorrido como planeado, e já mostraram o paciente a fazer modelação 3D e a jogar Counter Strike 2 usando o cérebro - embora neste caso estando a jogar em combinação com um joystick e não apenas usando unicamente o cérebro (o que teria sido extremamente impressionante, já que implicaria detectar uma série de intenções de movimento simultaneamente (esquerda, direita, frente, trás, olhar cima / baixo / esquerda / direita, disparar, saltar, etc.). Mas, lá se vai avançando nesse sentido.

NEWS: 2nd Neuralink patient Alex plays the first-person shooter game Counter-Strike 2 on his laptop computer using the Link.

Alex playing Counter-Strike 2: https://t.co/M1pikMoGSJ pic.twitter.com/ROQNYgeXao

— ALEX (@ajtourville) August 21, 2024


Tesla paga a humanos para treinar robot Optimus

No futuro poderemos ter preocupações com robots a substituírem humanos em inúmeras funções, mas por agora ainda estamos numa fase em que os humanos podem ganhar dinheiro a ensiná-los.

A Tesla está a pagar $48 à hora por pessoas que aceitem desempenhar uma série de funções usando um sistema de captura de movimentos, para obterem dados para treinar o seu robot humanóide Optimus. A Tesla já mostrou o Optimus a dobrar roupa e a arrumar baterias, e diz ter planos para começar a utilizá-los nas suas fábricas já no próximo ano.


Google Maps simplifica barra inferior em iOS

A Google está a aplicar a mais recente simplificação no interface do Google Maps à versão iOS, reduzindo as secções na barra inferior de cinco para três.

Muitos utilizadores achavam que as cinco secções na barra de navageção eram excessivas e a Google parece achar o mesmo. Agora, os utilizadores passam a ter as secções Explore, You e Contribute; com o You a dar acesso à anterior secção "Go" através das listas gravadas, assim como notificações e mensagens.


Cristiano Ronaldo estreia-se no YouTube com 20 milhões de subscritores no primeiro dia


O nosso bem conhecido Cristiano Ronaldo volta a demonstrar o seu alcance social, estreando-se no YouTube e quebrando recordes. Bastaram 12 horas para o seu canal atingir os 10 milhões de subscritores, e no final do dia já contava com mais de 20 milhões de subscritores. Para comparação, o popular MrBeast demorou 132 dias a atingir os 10 milhões de subscritores.

Neste momento, o canal de CR7 (UR Cristiano Ronaldo - em referência ao inglês "You Are") já vai com mais de 34 milhões de subscritores, e será difícil antecipar que números poderá atingir daqui por algumas semanas e meses.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os primeiros earphones / earbuds Bluetooth de tamanho compacto foram os Onkyo W800BT, lançados em 2015.

Regresso às Aulas na CdkeySales com Office desde €17

23-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Numa altura em que o Windows 11 se prepara finalmente para remover a limitação dos discos FAT32 de 32 GB e passar a suportar até 2 TB, temos nova campanha de regresso às aulas com descontos nos Windows e Office. Adquira já as ferramentas essenciais para regressar à escola e iniciar o ano lectivo com toda a tecnologia que precisa. O Windows 10 e Windows 11 continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, e podemos encontrá-los a preço reduzido da CdkeySales, a par dos inevitáveis Office com o Word, Excel, PowerPoint, One Note, etc. para as diversas funções.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,7 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14, (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,6 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €18 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,5 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,2 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,1 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,7 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,4 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Starlink aplica taxa para combater revenda de kits de outras regiões

23-08-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX introduziu uma nova taxa de activação que vai aplicar a kits que estejam a ser usados em regiões diferentes daquelas em que foram vendidos.

À medida que vai expandindo o seu serviço global de internet via satélite, a SpaceX vai também tendo que se ajustar aos habituais - e inevitáveis - esquemas que algumas pessoas vão encontrando.

Para evitar a compra de kits Starlink em regiões onde estão disponíveis condições mais vantajosas, a empresa de Elon Musk lança uma taxa "Outside Region Fee" que será aplicada quando se activar um kit Starlink numa região diferente daquela em que foi comprado originalmente.
Isto é facilmente explicado. Em poíses como o Quénia o serviço Starlink estava disponível numa modalidade de $15 por mês pelo terminal, com plano de dados de 50 GB por $10 ou ilimitado por $50.

Por cá, o serviço Starlink está oficialmente disponível com antena motorizada por €249 e mensalidade de €40 por dados ilimitados - uma proposta que se torna bastante atractiva para locais sem cobertura por cabo ou fibra, e onde a rede móvel não seja tão "5G" quanto os nossos operadores gostam de publicitar.

BMW supera Tesla na venda de eléctricos na Europa

23-08-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Pela primeira vez, a BMW superou a Tesla na venda de eléctricos na Europa - mas o Model Y continua a ser o modelo mais vendido.

Apesar das queixas de alguns fabricantes de que a procura de automóveis eléctricos tem estado a abrandar, temos o marco histórico de, pela primeira vez, a BMW ter vendido mais modelos 100% eléctricos do que a Tesla na Europa. No entanto, é um marco que tem que ser visto em contexto, e que tem particularidades curiosas.

A BMW vendeu 14.869 automóveis eléctricos em Julho de 2024, face aos 14.581 automóveis vendios pela Tesla. Uma vitória à justa por parte da BMW, que tem registado boas vendas dos seus iX1 e i4, face a uma queda dos Model Y e Model 3 da Tesla. Ainda assim, o modelo eléctrico mais vendido continua a ser o Model Y da Tesla, por grande margem, seguido do Volvo EX30, VW ID.4, e com o Model 3 a ficar na quarta posição, seguido pelo Skoda Enyaq. A BMW só surge a seguir, com o iX1 e i4.
Olhando-se para as vendas desde o início do ano o panorama é bastante mais favorável à Tesla, que lidera com mais de 178 mil unidades vendidas, com a BMW a ficar-se por menos de 98 mil veículos.
Veremos se a Tesla se sente ameaçada ao ponto de acelerar o lançamento da versão remodela do Model Y, que tem estado em desenvolvimento e que alguns rumores indicavam que poderia ser lançada ainda este ano, mas que Elon Musk assegurou que não aconteceria até ao próximo ano. Mas considerando que o Model Y continua a ser modelo mais vendido com margem bastante confortável, não me parece haver (ainda) motivos para que a Tesla se sinta pressionada a fazê-lo.

iPhone vai poder ter apps alternativas para telefone e mensagens

23-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Por conta das exigências do DMA europeu, os utilizadores de iPhones vão poder escolher apps alternativas para telefone, mensagens e mais.

A mais recente vaga de alterações (forçadas) do iOS da Apple na Europa revela algumas particularidades interessantes, incluindo algumas coisas curiosas e inesperadas.

O sistema vai passar a ter uma nova secção dedicada à gestão das apps default, e lá podemos ver que haverá possibilidade de definir apps alternativas para uma série de funcionalidades genéricas do iPhone, incluindo:
  • app de telefone
  • apps de mensagens
  • tradução
  • navegação
  • identificação de números telefónicos indesejados
  • gestão de passwords
  • teclado
Algumas destas categorias, como os teclados, a par de coisas como o browser e email, e em breve app store e sistema de pagamentos contactless, já estavam disponíveis. Mas alterar a app de telefone e mensagens era algo que nunca tinha sido possível até à data (pelo menos, não sem se fazer jailbreak do iPhone).

Se eventualmente a Apple permitir seleccionar um "launcher" alternativo que tome conta do interface que é apresentado, ficamos com um iOS praticamente idêntico ao que se pode fazer num Android.

Galaxy Ring não dá para reparar

23-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O iFixit desmontou um anel Galaxy Ring, comprovando que não é um produto que dá para reparar ou trocar a bateria.

O Galaxy Ring marcou a entrada da Samsung no sector dos smart rings, e não há dúvida de que há interessados em fazer o tracking da actividade e medições de valores corporais a partir de um anel. No entanto, este torna-se mais um dos produtos que acaba por ter prazo de vida limitado, pois será inevitável que a sua bateria se degrade ao ponto de nem durar um dia, e nada se podendo fazer para lhe dar uma nova vida.

O iFixit mostra-nos o Galaxy Ring por dentro, e apesar de ser uma pequena maravilha da tecnologia que consegue miniaturizar todas as suas funcionalidades, e ainda incluir um sistema de carregamento wireless, mostra também que não foi feito para ser mexido nem reparado.
Curiosamente, há alguns detalhes curiosos, como o facto da bobina para o carregamento wireless usar uma ficha de encaixe em vez de estar soldada - que poderia facilitar um processo de reparação. No entanto, todo o interior está selado e não há forma de abrir o anel sem o danificar, o que faz com que isso seja inconsequente (terá sido talvez apenas por motivos de facilitar a montagem durante a produção).

É certo que o Galaxy Ring não é primeiro ou único produto no mercado que vem com data de validade marcada por causa da bateria não substituível. Os earphones Bluetooth são outro dos exemplos mais comuns e numerosos, e que se arriscam a necessitar de carregamentos frequentes após dois ou mais anos de usto. No entanto, os earphones BT normalmente têm preços bastante mais reduzidos e que se podem aceitar (apesar do factor "lixo electrónico") como sendo descartáveis. No caso de um anel inteligente de 450 euros, isso passa a ser algo bem diferente, e convém que fique bem esclarecido quantos anos a sua bateria se irá aguentar.

Talvez pudesse ter sido uma boa oportunidade para a Samsung arriscar num super-condensador em vez de bateria, que permitiria carregamentos instantâneos e sem degradação - mas infelizmente a sua densidade energética é uma fracção das baterias de lítio (cerca de 10Wh/l vs 650 Wh/l).

Disco externo Seagate de 8TB a €188

23-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é mais importante que nunca garantir que os nossos dados estão a salvo - e mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de até 8TB a preço bastante acessível.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate de 8TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos (desde que não tenham abusado nas gravações Ultra HD 4K), sem necessidade de depender a 100% nos backups na cloud.

Este disco externo Seagate de 8TB está actualmente disponível por 149.76 euros.

É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável assim que virem todos os vossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomwares, que facilmente podem pedir muitas mais centenas, ou até milhares de euros, pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que muitas vezes nem sequer há hipóteses de recuperação possível, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para voltar a ter coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

23-08-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Novos monitores gaming QD OLED Philips Evnia 8000

O mercado OLED está prestes a receber um impulso estimulante com o lançamento dos novos monitores da série 8000: os Philips Evnia 27M2N8500 e 32M2N8900. O Philips Evnia 27M2N8500 chegará ao mercado de gaming com especificações técnicas poderosas no seu arsenal. Equipado com um ecrã QD OLED de 27 polegadas e resolução QHD de 2560 x 1440, este monitor proporcionará uma experiência de imagem de alta qualidade. E com uma velocidade de até 360 frames por segundo, este monitor pode manter qualquer jogador a par da ação. Já o Philips Evnia 32M2N8900 está equipado com um ecrã QD OLED de 31,5 polegadas acompanhado de uma resolução de 3840 x 2160 (4K), ideal para jogos que exigem fidelidade visual.

Algumas das características comuns de ambos os modelos são o ecrã QD OLED e a qualificação DisplayHDR TrueBlack 400. Apenas com estes dois recursos, estes monitores são capazes de produzir cores brilhantes e pretos profundos com uma taxa de contraste infinita. Além disso, o Philips Evnia 27M2N8500 exibe um ecrã de 10 bits para produzir imagens de alta qualidade com gradientes suaves; enquanto o Philips Evnia 32M2N8900 oferece uma resolução UltraClear 4K UHD e tecnologia Ultra-Wide-Color que pode oferecer alto desempenho com um espectro mais amplo de cores. Portanto, criar uma experiência onde os jogadores podem esperar imagens suaves e coloridas que se adaptam a qualquer tipo de velocidade e estilo de jogo. Além das belas imagens, estes monitores também possuem algumas especificações poderosas quando se trata de velocidade: com uma taxa de atualização de 360 Hz, o Philips Evnia 27M2N8500 pode fornecer uma experiência nítida e suave, permitindo assim que os jogadores vejam os alvos com mais rapidez e clareza. Por outro lado, o Philips Evnia 32M2N8900 oferece 240 Hz ultrarrápidos para uma experiência de jogo perfeita. Ao combinar esta rápida taxa de atualização com as especificações visuais destes dois monitores, os jogadores podem esperar uma precisão de cores vibrantes com nitidez absoluta, mesmo nas velocidades mais altas. Somando-se aos recursos rápidos dos dois monitores está o Smart Crosshair, que calibra automaticamente a cor da mira para ser oposta ao fundo do jogo e, portanto, tornando mais fácil localizar e atingir alvos.
Uma novidade do Philips Evnia 27M2N8500 é o software Dynamic Lighting. Ao adicionar este novo recurso, os utilizadores do Windows 11 podem sincronizar toda a iluminação RGB nos seus monitores e acessórios conectados, criando assim um ecossistema colorido que é idêntico em todos os dispositivos. Quando se trata de conectividade, o Philips Evnia 32M2N8900 está equipado com uma porta USB-C exclusiva. Esta conexão não só prova ser um recurso versátil, mas também possui capacidade de fornecimento de energia de até 65 W, o que permite aos jogadores carregarem os seus dispositivos externos. Com o Philips Evnia 27M2N8500 e 32M2N8900, um dos recursos mais envolventes e personalizáveis é a iluminação Ambiglow: ela é equipada com iluminação RGB que pode direcionar as cores para acompanhar o conteúdo de som e vídeo para refletir a experiência do utilizador. Além disso, considerando o conforto, o suporte ajustável em altura do monitor inclina-se, gira e ajusta-se ergonomicamente para atender às necessidades do jogador, e o modo low blue e os recursos sem cintilação visam aliviar os possíveis efeitos adversos causados pelas emissões de luz azul.

Os Philips Evnia 27M2N8500 e 32M2N8900 são a opção ideal para os jogadores que necessitam de velocidade e de imagens nítidas. O monitor Philips Evnia 27M2N8500 estará disponível para compra a partir do final de Setembro com um PVP recomendado pelo fabricante de 749 euros e o monitor Philips Evnia 32M2N8900 estará disponível para compra a partir do início de Outubro com um PVP recomendado pelo fabricante de 1199 euros.


QNAP lança QTS 5.2

A QNAP lançou oficialmente o sistema operativo para NAS QTS 5.2.

Um dos destaques desta versão é a estreia do novo Centro de Segurança, que monitoriza as atividades dos ficheiros para combater as ameaças de ransomware. Para além disso, a segurança de sistema foi melhorada com suporte para unidades de auto-encriptação (SED) TCG-Ruby. Foram também implementadas inúmeras otimizações para simplificar operações, configuração e processos de gestão, elevando significativamente a experiência geral de utilizador. "Agradecemos imenso o inestimável feedback fornecido pelos nossos dedicados utilizadores da versão beta do QTS 5.2, que foi fundamental para dar os últimos retoques nesta versão oficial," disse Tim Lin, Gestor de Produto da QNAP, acrescentando: "a QNAP continua empenhada em garantir que as nossas soluções de gestão e armazenamento de dados se mantêm atualizadas, oferecendo soluções de armazenamento NAS fiáveis que satisfazem as elevadas expetativas dos utilizadores de hoje." Principais novas funcionalidades do QTS 5.2:
  • Defesa contra ransomware com o novo Centro de Segurança: Esta funcionalidade monitoriza ativamente as atividades dos ficheiros para proteger preventivamente a segurança dos dados. Ao detetar comportamento suspeito de ficheiros, o sistema implementa rapidamente medidas de proteção (como backup ou bloqueio) para reduzir os riscos e evitar a perda de dados devido a ameaças de ransomware, ataques ou erros humanos.
  • Tecnologia de aceleração Kernel Mode SMB Daemon: O QTS 5.2 suporta o Kernel Mode SMB Daemon, otimizando o desempenho da transmissão SMB do NAS. Esta melhoria é particularmente notável numa arquitetura de armazenamento totalmente flash.
  • Suporte para SED com a especificação TCG-Ruby: O TCG Ruby fornece especificações para NVMe e outras tecnologias de armazenamento modernas, alinhando-se com as necessidades atuais das empresas e centros de dados e facilitando a conformidade com os regulamentos (como GDPR, HIPAA e HITECH). A SED encripta dados para toda a unidade através do seu processador de encriptação integrado, adicionando uma camada extra de proteção para a segurança da informação.
  • Backup/restauro de definições de sistema NAS com maior flexibilidade: Os utilizadores podem agora fazer o backup das definições do sistema NAS com informação detalhada do conteúdo do backup, incluindo definições do sistema, rede e permissão. Ao restaurar as definições do sistema NAS, os utilizadores podem escolher itens específicos para restaurar, tais como definições de permissão ou configurações de rede, proporcionando uma maior conveniência.
  • Lista de apps instaladas para substituição conveniente de dispositivos: Os utilizadores podem carregar uma lista de aplicações instaladas no NAS para a myQNAPcloud. Isto permite instalar rapidamente as mesmas aplicações em novos ou múltiplos dispositivos NAS, poupando tempo na substituição de dispositivos e tarefas de gestão.
  • Arranque/encerramento mais rápido do NAS: QTS 5.2 melhora a velocidade de arranque e encerramento em até 30%.
  • Login mais conveniente no domínio AD: Após adicionar o NAS QNAP ao serviço de domínio, os utilizadores do domínio podem aceder ao NAS utilizando o seu nome de utilizador e palavra-passe do domínio. Agora os utilizadores podem iniciar sessão rapidamente introduzindo simplesmente o nome de utilizador do domínio, sem a necessidade de introduzir o nome de domínio AD.
  • Backup de sistema total em PCs/servidores Windows PC: Ao instalar o utilitário NetBak PC Agent em sistemas Windows, os utilizadores podem eficientemente fazer o backup de todo o sistema, discos, pastas e ficheiros para o NAS QNAP e restaurar sempre que necessário. Podem também beneficiar da deduplicação global e da tecnologia exclusiva de backup incremental sintético para tempos de backup e restauração significativamente reduzidos.


Saiba mais sobre o QTS 5.2 em https://www.qnap.com/go/qts/5.2.0


ASUS ExpertBook B9 OLED em Portugal

A ASUS anunciou a disponibilidade da nova versão do ExpertBook B9 OLED, um portátil empresarial que define a sua classe, meticulosamente fabricado a partir de uma liga de magnésio-lítio premium com o objetivo de ultrapassar os limites da leveza para uma portabilidade e durabilidade máximas - elevando-o ao estatuto de portátil empresarial OLED de 14 polegadas mais leve do mundo, com um peso de apenas 990g.

Com um design amigo do ambiente, um ecrã OLED 16:10 brilhante, uma câmara alimentada por IA e cancelamento de ruído para experiências de conferência nítidas e focadas, o mais recente processador Intel Core 7 (Série 1) com plataforma Intel vPro, uma multiplicidade de funcionalidades de segurança de nível empresarial e uma novíssima tecla Copilot para uma exploração de IA sem fim, o ExpertBook B9 OLED é o parceiro perfeito para executivos e empresários em viagem. Eleva as credenciais ecológicas e o nível de profissionalismo e estabelece uma nova referência para os computadores portáteis de negócios de elite. O ExpertBook B9 OLED é também apoiado pelo ASUS Carbon Partner Services, que fornece entrega de ponta a ponta, qualidade garantida, opções de compensação de carbono flexíveis e precisas que geram um impacto real e positivo. O ASUS ExpertBook B9 OLED combina leveza de 990g, durabilidade e qualidade de construção, redefinindo o que se espera de um portátil empresarial da nova geração. Desenvolvido para executivos em constante mobilidade, oferece a solução ideal para quem está sempre em movimento, pronto para alta performance. Este portátil de 14 polegadas é um dos mais leves do mundo, fabricado em liga de magnésio-lítio, o metal mais leve do planeta, garantindo uma estrutura ultraleve e resistente. Apesar da sua leveza, o ExpertBook B9 OLED é incrivelmente robusto, superando 28 testes da norma militar MIL-STD-810H dos EUA e rigorosos procedimentos de durabilidade da ASUS. Além disso, promete desempenho excecional e conectividade, com até 11 horas de autonomia, o que permite produtividade para todo o dia preocupações.

O ASUS ExpertBook B9 OLED destaca-se pela sua elegância, robustez, sustentabilidade e segurança, ideal para ambientes de trabalho modernos e preparado para o futuro da IA. Equipado com processador Intel Core 7 Series 1 e até 64 GB de memória LPDDR5x, assegura desempenho fiável, essencial para executivos atuais. A tecla Copilot permite acesso ao assistente AI do Windows, facilitando a produtividade. O ExpertBook B9 OLED inclui funções de conferência com AI, microfone com redução de ruído vocal, cancelamento de ruído AI e câmara AI para experiências áudio visuais de qualidade superior. O ecrã OLED oferece cores intensas, com tecnologia de proteção ocular e uma relação ecrã-corpo de 90%, além de uma proporção de 16:10 para mais espaço de trabalho. Com Windows 11 Pro e um sistema de arrefecimento avançado, o ExpertBook B9 OLED garante eficiência com baixo consumo de energia e ruído, mantendo a produtividade sem distrações. O ASUS ExpertBook B9 OLED foi concebido com a sustentabilidade em mente. Utiliza uma técnica patenteada chamada Thixomolding que aumenta a rigidez e melhora a eficiência energética, reduzindo em 29% o desperdício de material e encurtando até 75% o tempo de produção. Além disso, é utilizado até 70% de metal reciclado pós-industrial, maximizando a eficiência energética e reduzindo o seu impacto ambiental. A embalagem também reflete a preocupação ecológica ao usar papel com certificação FSC proveniente de misturas de materiais de florestas certificadas e materiais reciclados. Partes da embalagem são reutilizáveis, como a caixa de acessórios, que se transforma num suporte para o portátil. Com o compromisso na utilização de materiais amigos do ambiente e o aumento da eficiência energética, entre outros fatores, o B9 alcançou o estatuto EPEAT Gold e excede os padrões ENERGY STAR, consumindo 43,13% menos energia do que os requisitos de certificação. É ainda apoiado pelo programa ASUS Carbon Partner Services, que oferece opções flexíveis para compensar a pegada de carbono durante o ciclo de vida do produto, através de créditos de carbono de qualidade verificados por organizações reputadas.

O ASUS ExpertBook B9 OLED adapta-se à realidade empresarial atual e está equipado com segurança robusta para proteger dados confidenciais. Com suporte à plataforma Intel vPro, oferece proteção avançada e facilita a gestão de TI, além de incluir segurança integrada contra ameaças e proteção de dados. A vPro permite ainda gestão remota e virtualização, o que reduz custos de administração e reforça a segurança dos dados. Também apresenta segurança biométrica de topo, com sensor de impressão digital e câmara IR com tecnologia de bloqueio adaptativo. Uma proteção adicional contra malware é fornecida através do chip TPM 2.0 opcional. Como extras de segurança e privacidade, o B9 tem uma tampa física para a câmara web, que garante privacidade imediata. O perfil ultrafino do ASUS ExpertBook B9 OLED não compromete a conectividade, com uma ampla variedade de portas. Possui portas Thunderbolt 4 Type-C com suporte a USB Power Delivery 3.0, uma porta USB 3.2 Type-A e HDMI 2.1, permitindo a conexão de até três monitores externos 4K. Também conta com uma ficha de áudio combo de 3,5 mm, garantindo comunicação eficientemente ou relaxar com entretenimento pós-trabalho com os seus acessórios de áudio favoritos.

O ASUS ExpertBook B9 OLED já está disponível e pode ser configurado à medida de cada negócio ou empresa.


Auriculares Bowers & Wilkins Pi6 e Pi8

A conceituada marca de áudio Bowers & Wilkins apresenta dois novos auriculares True Wireless de qualidade superior, os Pi6 e Pi8, desenvolvidos pelas mesmas equipas de design e engenharia responsáveis pelos auscultadores Px7 S2e e Px8 da marca, líderes na categoria. Com um design industrial totalmente novo e uma engenharia mecânica, eletrónica e acústica completamente revista, os Pi6 e Pi8 são, sem dúvida, os auriculares mais confortáveis, mais completos e com melhor som que a marca alguma vez produziu. Utilizando a tecnologia de transmissão sem fios da Qualcomm e equipados com cancelamento de ruído ativo de última geração, tanto o Pi6 como o Pi8 incluem todas as principais caraterísticas e tecnologias procuradas pelo consumidor exigente de hoje. Para a Bowers & Wilkins, o objetivo é claro: proporcionar o mesmo sucesso que a marca já alcançou com os seus auscultadores topo de gama.

O emblemático Pi8 atinge os níveis de desempenho mais, com os seus novíssimos transdutores de 12 mm, os quais incluem a tecnologia proprietária Carbon Cone, utilizada nos multipremiados auscultadores Px8. Para garantir os melhores resultados possíveis desta tecnologia, o Pi8 adiciona suporte para aptX Adaptive a 24-bit/96kHz e aptX Lossless, o atual estado da arte em tecnologia de transmissão de áudio sem fios. Esta plataforma excecional é suportada por um DSP, DAC e amplificação dedicados da ADI, garantindo a máxima resolução e precisão possíveis, independentemente do que estiver a ouvir. Construído na mesma plataforma que o seu irmão Pi8, o novo Pi6 foi concebido para oferecer conforto, caraterísticas e desempenho excecionais a um preço mais acessível. Na verdade, a sua qualidade de som é comparável à do Pi7 S2, o modelo de topo da anterior gama de auriculares da Bowers & Wilkins. Para tal, o Pi6 utiliza um chipset Qualcomm avançado para proporcionar uma estabilidade sem fios melhorada e uma conetividade fiável. A mais recente especificação Bluetooth 5.4 assegura o suporte multiponto para dois dispositivos, enquanto a transmissão sem fios aptX Adaptive a 24-bit/96kHz está incluída para uma qualidade de som excecional a partir de fontes sem fios compatíveis. O Pi6 utiliza transdutores de biocelulose de 12 mm totalmente novos, derivadas dos cones utilizados nos premiados auscultadores sobre o ouvido Px7 S2e, garantindo áudio de alta resolução num formato mais pequeno e mais fácil de transportar.

Tanto o Pi6 como o Pi8 foram cuidadosamente desenvolvidos para apresentarem um design elegante, materiais de primeira qualidade e um toque duradouro e de alta qualidade, incluindo proteção com classificação IP54 para os auriculares. Todos os aspetos do design dos novos Pi6 e Pi8 foram concebidos com um objetivo. A forma geral de ambos os modelos foi inspirada por um extenso projeto de investigação da Bowers & Wilkins sobre a variação da forma do ouvido humano, tanto em termos de género como de etnia. A equipa de design industrial da Bowers & Wilkins utilizou os resultados deste estudo para criar uma forma de auricular totalmente nova que proporciona um conforto e ajuste excecionais, para além de um cancelamento de ruído extraordinário para o maior número possível de ouvintes. O Pi6 e o Pi8 também beneficiam de melhorias abrangentes na configuração e na experiência do utilizador. O emparelhamento Bluetooth multiponto utiliza antenas atualizadas e oferece uma conetividade mais simples dos dispositivos de áudio aos auriculares; por exemplo, os utilizadores podem agora emparelhar rapidamente um segundo dispositivo aos seus Pi6s ou Pi8s sem ser necessário retirar os auriculares dos ouvidos. O suporte Made for iPhone (MFI) assegura uma integração perfeita com dispositivos iOS e uma integração sem esforço na aplicação Bowers & Wilkins Music – e o suporte Google Fast Pair (GFP) seguir-se-á pouco depois do lançamento. Uma vez configurados, os utilizadores dos Pi8 podem também aceder à função Advanced EQ de cinco bandas da Bowers & Wilkins, ajustável pelo utilizador, para ajustar o som dos auriculares ao seu gosto pessoal. Para os ouvintes que preferem o True Sound da Bowers & Wilkins, esta função pode ser facilmente ignorada com o toque de um botão. Entretanto, no caso do Pi6, estão incluídos controlos de tonalidade de graves e agudos.

Estas melhorias na configuração e na facilidade de utilização são acompanhadas por revisões significativas na interface do utilizador. A parte superior de cada auricular representa uma grande superfície tátil capacitiva com sensores mais avançados que melhoram a capacidade de resposta e a fiabilidade das interações baseadas no toque. O novo design industrial também reposiciona todas as antenas e microfones no interior do auricular para evitar a possibilidade de bloqueio acidental de sinais áudio ou sem fios, enquanto um novo sensor por infravermelhos proporciona uma deteção de proximidade mais fiável e reativa. Juntamente com o extenso trabalho de design colocado no formato dos novos auriculares Pi6 e Pi8, ambos os modelos também beneficiam de uma reformulação abrangente dos estojos de carregamento que os acompanham, que foram remodelados para os tornar mais finos e mais fáceis de colocar no bolso – e, ao mesmo tempo, com um aspeto e toque mais premium. Para além disso, a Smartcase fornecida com o Pi8 mantém o suporte para carregamento sem fios e para a sua inovadora tecnologia Wireless Audio Retransmission. Introduzida pela primeira vez no mercado com o Pi7, esta tecnologia permite aos ouvintes retransmitir áudio para os seus auriculares sem fios a partir de fontes analógicas ou digitais ligadas, tais como sistemas de entretenimento a bordo, computadores domésticos ou mesmo a última geração de iPhones com USB-C. A Smartcase do Pi8 pode retransmitir em aptX Adaptive com uma qualidade até 24 bits/96 kHz, o que representa uma atualização de desempenho valiosa em relação ao anterior Pi7 S2.

Tanto o Pi6 como o Pi8 possuem microfones cuidadosamente posicionados, concebidos para rejeitar ruídos externos indesejados durante as chamadas de voz. O Pi6 foi concebido com base na mesma plataforma de rejeição de ruído utilizada no Pi7 S2, enquanto o Pi8 adota a tecnologia encontrada nos auscultadores over-ear Px8. A isto junta-se um novo cancelamento de ruído, incluindo um algoritmo patenteado, desenvolvido pela Bowers & Wilkins, para proporcionar os melhores resultados possíveis no Pi8. A intenção do design é consistente com a abordagem desenvolvida pela Bowers & Wilkins para os seus auscultadores over-ear Px7 S2 e Px8: cancelar o máximo de ruído indesejado possível sem afetar a musicalidade do desempenho. Tanto o Pi6 como o Pi8 oferecem maior autonomia do que os seus antecessores. O Pi6 pode proporcionar até 8 horas de audição a partir dos auriculares antes de ser necessário um carregamento; e o estojo de carregamento suporta até 16 horas de utilização adicional, o que corresponde a 24 horas no total. O Pi8, com o seu DSP/DAC atualizado, oferece 6,5 horas de qualidade de som excecional a partir dos auriculares e mais 13,5 horas a partir da Smartcase, para 20 horas de utilização total. Tal como anteriormente, todos estes valores assumem o cancelamento de ruído ligado e ambos os modelos podem ser recarregados rapidamente – apenas 15 minutos de carga fornecem energia suficiente para mais duas horas de utilização.

O Pi6 e o Pi8 estão disponíveis na gama mais extensa de acabamentos já oferecida pela Bowers & Wilkins, refletindo o recente sucesso que a marca teve ao expandir a sua paleta de cores dos modelos de auscultadores e auriculares. O Pi6 será oferecido em Storm Grey, Cloud Grey, Forest Green e Glacier Blue, enquanto o Pi8 é oferecido em Anthracite Black, Dove White, Jade Green e Midnight Blue. O novo Pi8 estará disponível a partir do final de Agosto em revendedores selecionados, a um preço de 399 euros. O novo Pi6 estará disponível a partir do início de Setembro em revendedores selecionados, por um preço de 249 euros.


Galaxy S25 Ultra vai ter ecrã com margens reduzidas

23-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung vai reduzir a margem em redor do Galaxy S25 Ultra, permitindo ter um ecrã com área útil maior sem penalizar as dimensões exteriores do smartphone.

O apetite dos consumidores pelos smartphones com ecrãs grandes parece não ter fim à vista, e estamos agora num ponto em que temos smartphones com ecrãs que noutros tempos seriam considerados mini-tablets.

Para o Galaxy S25 Ultra, a Samsung vai usar um ecrã de 6.86", mas com margens 30% mais reduzidas, passando de 3.35 mm para 2.3 mm. Comparativamente com o S24 Ultra, com ecrã de ecrã de 6.79", isto não só permite aumentar o tamanho do ecrã, como também reduzir a sua largura de 79 mm para 77.6 mm.
Sei por experiência própria o quanto a diferença de uns poucos milímetros pode fazer, em que me deparei com uma situação de um smartphone que podia usar "confortavelmente" com uma mão, mas em que bastava colocar uma capa de protecção que lhe adicionava mais alguns milímetros para se tornar "desconfortável" (em termos de deixar de ter confiança de que o poderia usar com segurança com uma mão) - e que me fez passar das capas mais grossas para as capas mais finas, que não dão grande protecção a nível de quedas mas nos livram das preocupações de onde pousar o smartphone a nível de evitar riscos).

No caso do S25 Ultra, tal como o S24 Ultra, são smartphones que já de si são grandes e isso poderá não ser tão significativo, no entanto, qualquer redução nas dimensões exteriores será sempre bem vinda, nem que seja por esse mesmo facto de permitir aplicar-lhe uma capa de protecção sem penalizar ainda mais o conforto de utilização pelos utilizadores.

QNAP reforça protecção contra ransomware

22-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A mais recente versão QTS 5.2 da QNAP vem com protecções reforçadas contra ataques de ransomware.

A QNAP lançou um novo Security Center na mais recente actualização do sistema operativo QTS para os seus NAS. Esta nova funcionalidade foca-se no reforço da proteção contra ransomware, monitorizando actividade suspeita em ficheiros, com o objectivo de proteger os dados armazenados nos dispositivos NAS.

O Security Center no QTS 5.2 permite detectar e bloquear potenciais ameaças de ransomware através da monitorização de operações nos ficheiros. Quando é identificada uma actividade suspeita, existe a opção de alterar os volumes de armazenamento para modo de leitura, impedindo modificações não autorizadas. Adicionalmente, o sistema pode criar snapshots dos volumes, permitindo a fácil recuperação dos dados. Funcionalidades que, tendo em conta a frequência dos ataques de ransomware, começam a tornar-se cada vez mais essenciais, ao ponto de começarem a ser vistos como protecções standard que deveriam estar presentes em todos os NAS.
Os dispositivos NAS são alvos preferenciais para hackers e cibercriminosos, já que se tornam em pontos centrais para armazenar dados. Campanhas de ransomware como os ataques DeadBolt, Checkmate e eCh0raix, exploraram vulnerabilidades para encriptar dispositivos NAS, sendo que continua a ser recomendado que se seja extremamente cauteloso quanto às permissões de acesso aos mesmos. Um das regras de ouro é não permitir o acesso ao NAS directamente a partir da internet, mas apenas a partir dos dispositivos da rede local que tenham absoluta necessidade de lhe aceder. Fazer backups regulares que sejam mantidos completamente desligados da rede é outra das opções fortemente recomendadas para os dados mais críticos.

|