PlanetGeek

Samsung recolhe 1.1M de fogões nos EUA por risco de incêndio

20-08-2024 | 12:27 | A Minha Alegre Casinha

A Samsung está a recolher mais de um milhão de fogões eléctricos nos EUA após centenas de relatos de incêndios que resultaram em ferimentos e até na morte de animais de estimação.

A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC) anunciou que a recolha afecta 1,1 milhões de fogões eléctricos Samsung Slide-in vendidos entre 2013 e 2024. O recall está relacionado com um defeito de design onde os botões frontais dos fogões podem ser activados acidentalmente, representando um risco significativo de incêndio. A CPSC relata que desde 2013, a Samsung recebeu mais de 300 relatórios de activação não intencional destes equipamentos, resultando em cerca de 250 incêndios. Estes incidentes causaram pelo menos 40 ferimentos e danos significativos em propriedades, com alguns incêndios a resultarem na morte de animais de estimação.

Para resolver este problema, a Samsung está a oferecer gratuitamente trancas e coberturas para os botões, para evitar a sua activação acidental, e adoptou novos "botões de precisão" que requerem um movimento de pinça para operar, acrescentando uma camada extra de segurança.

Apesar destas medidas, a CPSC aconselha os consumidores a manterem-se vigilantes, mantendo crianças e animais de estimação afastados destes fogões, verificando se os botões estão desligados antes de sair de casa e evitando deixar objectos no seu interior. A Samsung está a incentivar os clientes afectados a solicitar os kits de segurança gratuitos. Além disso, relembra que os modelos com WiFi podem ser monitorizados através da aplicação Samsung SmartThings para maior segurança.

Este não é um caso isolado, sendo que os botões frontais em fornos, placas e fogões, a gás e eléctricos, têm sido associados a numerosos incêndios devido à sua activação acidental. A CPSC tem trabalhado com os fabricantes no sentido de melhorar os padrões de segurança para estes produtos.

Chip "ventoinha" de 1mm pode arrefecer CPUs em smartphones

20-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A xMEMS criou um módulo de ventilação com espessura de 1mm que pode ser usada nos chips de smartphones.

A rápida evolução dos chips nos smartphones e tablets fez com que depressa atingissem um patamar em que o seu desempenho passa a estar limitado pelas temperaturas que atingem. Uma limitação que a xMEMS quer ajudar a superar.

A xMEMS criou um módulo de ventilação miniaturizado, o XMC-2400 µCooling chip, com apenas 1mm de espessura, que pode ser usado em CPUs, GPUs, SSDs, e praticamente qualquer outro chip que necessite de manter temperaturas mais frescas.


A empresa assegura que esta micro-ventoinha é inaudível, usando modulação ultra-sónica para fazer deslocar o ar sem partes móveis (ninguém gostaria de ter que lidar com uma ventoinha encravada ou a chiar com rolamentos gripados no seu smartphone), e capaz de mover até 39 cm3 de ar por segundo.

A xMEMS não é a única empresa a promover ventilação dinâmica para chips sem partes móveis (a Frore já demonstrou o seu sistema AirJet num MacBook), mas tem a vantagem deste seu módulo de 1 mm se poder tornar apelativo para smartphones, já é substancialmente mais fino que os 2.5 - 2.8 mm dos módulos AirJet.

Black Myth: Wukong fica hoje disponível

20-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Um dos jogos mais esperados do ano fica disponível hoje: Black Myth: Wukong.

Actualmente existe tal sobrecarga de jogos que se torna difícil criar um novo jogo que crie expectativas à escala global. Mas este Black Myth: Wukong tem atraído as atenções, apostando num estilo visual hiper-realista (desde que se tenha hardware capaz de o jogar com os detalhes no máximo). Faltará agora ver se o jogo consegue conquistar os jogadores e tornar-se numa saga de sucesso, ou se os seus gráficos impressionantes serão apenas um aspecto cosmético que rapidamente ficará esquecido.

O jogo vai buscar inspiração a um romance chinês do século 16, Journey to the West, pelo que também servirá para nos dar a conhecer um pouco da cultura clássica chinesa.

Fica disponível para PC (Steam) e PS5.




Actualização: logo no primeiro dia, o Black Myth: Wukong ascendeu ao jogo mais jogado no Steam, tendo já superado o número de jogadores máximos simultâneos de jogos como Elden Ring, Dota 2, Cyberpunk 2077, Counter-Strike 2 e Palworld.

Ganha uns Xiaomi Redmi Buds 4 Lite

20-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uns earphones Xiaomi Redmi Buds 4 Lite.

Goste-se ou não, os earphones Bluetooth tornaram-se numa inevitabilidade do abandono das fichas de 3.5mm dos headphones, que durante décadas se mantiveram como um standard inquestionável. Felizmente, modelos como estes Xiaomi Redmi Buds 4 Lite fazem com que não seja preciso gastar uma fortuna para se continuar a ouvir a nossa música favorita em privacidade e sem incomodar quem nos rodeia.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Raspberry Pi 5 com versão de 2GB a $50

20-08-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A família Raspberry Pi passa a contar com uma nova variante do Raspberry Pi 5, com 2 GB de RAM, por $50.

A gama de micro-computadores e micro-controladores Raspberry Pi tem aumentado ao longo do tempo, e agora temos uma versão de mais baixo custo do modelo mais potente.

Quando foi lançado o Raspberry Pi 5, em versões com 4 GB e 8 GB, muitos criticaram o aumento de preço ($60 e $80 respectivamente) face à geração anterior. Agora, temos a resposta a essas críticas, com o Raspberry Pi 5 2 GB RAM a ficar disponível por $50.

A redução de custo não foi feita apenas com a redução da memória RAM, mas também graças ao uso de um chip Broadcom BCM2712 que foi revisto (versão D0) e que remove elementos genéricos que não era utilizados nos Raspberry PI (face à versão habitual C1).

🚨 A new member joins the Raspberry Pi 5 family 🚨

With 2GB of RAM, and priced at just $50, this new entry-level product continues our mission to reduce the cost of high-performance general-purpose computing.

Read me: https://t.co/2WAJIC9Qh2 pic.twitter.com/lVDHpWXsZv

— Raspberry Pi (@Raspberry_Pi) August 19, 2024
Falta saber se também os modelos de 4 GB e 8 GB passarão a usar este novo BCM2712, e se isso se traduzirá em qualquer alteração no seu preço.

De qualquer forma, com este Pi 5 mais económico, pode tornar-se viável para aplicações onde era necessário um RPI 5, mas em que os 4 GB de RAM eram excessivos e desnecessários.

Snapdragon 7s Gen 3 revelado antes da apresentação

20-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Qualcomm está prestes a revelar o novo Snapdragon 7s Gen 3, com GPU substancialmente melhorado.

Snapdragon 7s Gen 3 Revela Melhorias Significativas na GPU e CPU A Qualcomm continua a lançar várias variantes dos seus chips Snapdragon, com os modelos "+" a serem versões de maior desempenho e as "s" sendo variantes mais económicas, quase sempre como forma de aproveitar chips com alguns defeitos que obrigam a desactivar ou limitar algumas das capacidades. Depois do lançamento do Snapdragon 7 Gen 3 e do mais potente 7+ Gen 3, estamos prestes a ter o Snapdragon 7s Gen 3s, com melhorias no desempenho do GPU e também do CPU.

De acordo com informação ainda não oficial, o Snapdragon 7s Gen 3 virá com CPU 20% mais rápido, GPU 40% mais veloz e NPU 30% mais eficiente em comparação com o seu antecessor 7s Gen 2. Além disso, o novo chip deverá melhorar a eficiência energética em 12%. Melhorias que continuarão a fazer com que a famáilia 7s Gen 3 continua a ser bastante apreciada para o segmento dos smartphones de gama média.
Espera-se também que o Snapdragon 7s Gen 3 suporte funcionalidades AI avançadas, incluindo AI generativa e melhor tradução de idiomas. Teremos também o Adreno Frame Motion Engine (AFME) da Qualcomm e o Variable Rate Shading (VRS Pro), que deverão proporcionar melhorarias nos jogos ao gerar frames adicionais sem sobrecarregar o GPU, potencialmente convertendo jogos de 60fps para 120fps.

Adicionalmente, também está a circular inforamção que refere que o próximo Snapdragon 8 Gen 4 será um chip de 3nm com cores Oryon.

Android TV 14 recupera Picture-in-Picture - com limitações

19-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O modo, que se pensaria ser algo fácil de utilizar, continua a enfrentar bastantes limitações no Android TV 14.

Há décadas que os televisores "burros" implementaram o modo Picture-in-Picture (PiP) de forma descomplicada, possibilitando ver outro canal ou sinal de vídeo numa pequena janela no ecrã. Mas, apesar de todos os avanços da tecnologia, temos um ridículo e absurdo retrocesso, que faz com que a sua implementação no sistema Android TV continue a não estar à altura do que se tinha no século passado.

Embora o PIP faça parte do Android desde 2017 e tenha sido inicialmente suportado no Android TV, foi removido há vários anos. Agora, com o regresso do PIP à plataforma de TV no Android TV 14, a Google está a impor limitações sobre como pode ser utilizado.

Ao contrário da funcionalidade original de PIP, que permitia aos utilizadores ver vídeos num pequeno ecrã enquanto navegavam por outras apps, a nova versão não suportará apps de streaming como Netflix ou YouTube. Em vez disso, funcionará apenas com uma seleção limitada de categorias de apps, como serviços de comunicação, integrações de casa inteligente, monitorização de saúde e notícias ao vivo. E mesmo estas apps precisarão de obter aprovação específica da Google para poderem ser usadas no modo PIP.
Se noutros tempos as restrições do modo PIP podiam ser atribuídas a limitações de hardware, essa desculpa deixa de poder ser usada com as melhorias no hardware das Smart TVs e boxes. De facto, não faz qualquer sentido que o Android TV 14 impeça os utilizadores de poderem ver conteúdos de streaming numa janela enquanto fazem outras coisas, o que seria a principal aplicação desejada para o modo PIP.

Resta esperar que, com a pressão dos utilizadores, a Google reveja isto e faça do modo PIP aquilo que se esperaria que fosse, finalmente replicando o que os nossos pais e avós estavam habituados a ter em televisores anteriores à época da internet.

Apple Intelligence vai beneficiar notificações no Apple Watch

19-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Uma das melhorias do Apple Intelligence poderá ser o fim das notificações com reticências no Apple Watch.

Nem todas as melhorias das tecnologias AI têm que ser revolucionárias ou visualmente espectaculares. Por vezes podem ser igualmente apreciadas em coisas mínimas, e será esse um dos casos do sistema Apple Intelligence nos iPhones e Apple Watch.

Com o iOS 18.1 e activação das funcionalidades Apple Intelligence, os utilizadores poderão contar com coisas como apresentação de resumos condensados dos seus emails, e também das notificações. É esta última parte que irá beneficiar particularmente o Apple Watch, condensando o texto das notificações de modo a que possam ser apresentadas de forma mais legível no pequeno ecrã do smartwatch sem recorrer às habituais reticências.
Este processamento é feito no iPhone, o que significa que esta melhoria ficará disponível em todos os Apple Watch. Por outro lado, há que ter em conta que o Apple Intelligence apenas ficará disponível nos iPhone 15 Pro e na futura geração iPhone 16 que deverá ser apresentada no próximo mês, e apenas depois do lançamento, quando a Apple lançar o iOS 18.1.

Notícias do dia

19-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

X anuncia encerramento no Brasil; Windows 11 melhora modos de energia e suporte para HDR; Pixel 9 vem com memória reservada para AI; as curiosas ilusões sonoras e como as ouvimos; Outlook e Word podem crashar inesperadamente enquanto se escreve; Tesla lança Model 3 a 36 mil euros no México; e MS bloqueia truque para instalar Windows 11 em CPUs antigos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Apple vai lançar modem 5G de forma cautelosa

A Apple deverá finalmente mostrar o resultado do seu investimento na criação do seu próprio modem 5G, para se livrar da dependência na Qualcomm.

Depois de muitos anos de atraso (inicialmente tinha contratado a Intel para criar este chip, numa parceria falhada que acabou por fazer com que a Apple comprasse essa divisão da Intel) deveremos ver o primeiro modem 5G da Apple aplicado no iPhone SE de 2025, em jeito de "beta testing" antes de se arriscar a utilizar o chip na gama principal. Além da maior complexidade que um chip destes acarreta face aos chips puramente digitais (CPUs, GPUs, etc.) é também possível que este chip seja alvo de processos de patentes por parte de empresas como a Qualcomm, Huawei, Nokia, Ericsson, etc.


Google Assistant copia Siri no Android Auto

Quem usar a mais recente versão do Google Assistant em Android Auto poderá ficar com uma sensação de já ter visto aquele indicador visual em qualquer lado, uma vez que replica o interface de interacção com a Siri nos iPhones.

Pode ser que a Google esteja a aproveitar a oportunidade de usar este indicador, uma vez que no próximo iOS 18 com AI a Apple vai adoptar um novo sistema com efeito luminoso nas margens do ecrã (que pode ele próprio ter sido inspirado num qualquer outro interface de um qualquer outro fabricante - lembro-me de já ter passado por alguns Android que usava esse tipo de efeito na época em que estava na moda o uso de ecrãs com as margens curvas, onde esse efeito se tornava vísivel mesmo com o ecrã tapado por uma capa de protecção ou virado com o ecrã para baixo numa mesa; e que curiosamente a Google também está a usar para o Gemini.


Hennessey Venom F5 sofre acidente a alta-velocidade

Relembrando que as altas velocidades não são tão simples quanto se possa imaginar, a Hennessey revelou que teve um acidente durante os testes do seu hipercarro Venom F5.

A marca não revelou fotos do incidente, dizendo apenas que se deveu a perda do controlo do veículo por reduzida pressão aerodinâmica a alta velocidade, mas que o piloto saiu incólume do (potencialmente aparatoso) incidente. A Hennessey estaria a testar uma nova configuração aerodinâmica, aparentemente tendo como objectivo conseguir a certificação de um recorde mundial atingindo os 482.8 km/h (300 mph) - velocidade já atingida pelo Bugatti Chiron em 2019, mas apenas num sentido do trajecto, sendo necessário fazê-lo em ambos os sentidos para se fazer a média e obter o recorde.


Runway Gen-3 Alpha Turbo gera vídeos AI instantâneos

Com os modelos AI de geração de imagem a terem-se tornado relativamente comuns e acessíveis (smartphones da Samsung e Google até já trazem funcionalidades de geração de imagens AI), começmm a notar-se avanços idênticos para o passo seguinte, da geração de vídeo.

o Runway Gen-3 Alpha Turbo promete resolver alguns dos principais problemas deste objectivo, permitindo a criação de vídeos AI com até 10 segundos de duração de forma extremamente rápida e económica. Tradicionalmente, este processo era bastante demorado e dispendioso, mas este novo modelo consegue gerar vídeos AI quase em tempo real, muitas vezes de forma mais rápida do que o tempo que se demora a escrever a sua descrição. Daqui por mais uns anos, é algo que também deverá estar acessível em qualquer smartphone e tablet.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O formato Compact Card de cartões de memória foi lançado em 1994, com os primeiros cartões a serem fabricados pela SanDisk. Mais recentemente, evoluiu para o formato XQD card que usa interface PCIe para velocidades mais elevadas, mas perdendo a compatibilidade com o formato anterior.

OPPO quer democratizar acesso à fotografia com a série Reno12

19-08-2024 | 15:32 | Apps do Android


19 de agosto de 1839, dia em que foi apresentada a invenção que revolucionou a forma como captamos momentos os diferentes momentos do quotidiano.


Desde essa data a fotografia evoluiu constantemente devido aos avanços tecnológicos. Neste Dia Mundial da Fotografia, a série Reno12 da OPPO permite-lhe entrar numa nova era da fotografia através dos telemóveis OPPO Reno12 Pro 5G, OPPO Reno12 5G, OPPO Reno 12 FS 5G e OPPO Reno12 F 5G, cuja avançada inteligência artificial generativa o deixa mais perto da fotografia perfeita.

 

Os mais recentes avanços da IA generativa da OPPO elevaram a qualidade da tecnologia de imagem, e as ferramentas disponibilizadas pela série Reno12 conferem uma capacidade extraordinária para capturar retratos.

Na busca pela fotografia perfeita, os objetos indesejados podem ser um entrave frequente. Com o AI Eraser 2.0 este é um problema do passado. Esta ferramenta da série Reno12 da OPPO consegue remover objetos indesejados com um simples toque. O AI Eraser 2.0 pode reconhecer diferentes categorias de objectos, incluindo pessoas, animais de estimação, telefones, flores, árvores ou edifícios. É fácil de utilizar e destaca-se pela precisão e eficiência inigualáveis.

 

O AI Studio traz ao utilizador a capacidade de tirar fotografias profissionais, além de que dá asas à imaginação. Pode criar avatares digitais ou estilos de retratos artísticos a partir de uma só fotografia de utilizador.

Os telemóveis da série Reno12 estão equipados com o sensor Sony LYT-600, que complementa a experiência fotográfica do utilizador, pois oferece-lhe a possibilidade de captar fotografias de alto nível. 

A OPPO dá-lhe a oportunidade de realizar o seu potencial fotográfico e desbravar novas fronteiras no Dia Mundial da Fotografia com a série Reno12. 

Pen USB 3.1 SanDisk Extreme Pro a €42

19-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem precisar de uma pen USB que não faça desesperar nas transferências, pode optar por esta SanDisk Extreme PRO USB 3.1.

Pens USB há muitas, e quase todas elas fazem questão de ostentar a compatibilidade com USB 3.0 e USB 3.1. No entanto, quando chega a altura de as por à prova, quase sempre descobrimos que na prática as suas velocidades de transferência continuam a ser as mesmas que as das pens USB de gerações mais antigas, ficando-se pelas poucas dezenas de megabytes por segundo. Mas há excepções, como é o caso desta SanDisk Extreme Pro.

Esta pen USB 3.1 SanDisk Extreme PRO de 128GB está disponível por 42 euros na Amazon Espanha.

Ao contrário das pens lentas, esta SanDisk pode atingir transferências de 420 MB/s em leitura e 380 MB/s em escrita, fazendo com que copiar ficheiros com vários gigabytes seja algo feito numa questão de segundos. E, adicionalmente, conta com um prático sistema de deslizar magnético que permite proteger a ficha USB sem necessidade de usar tampas que, inevitavelmente, acabam por se perder.

Para quem quiser algo mais em conta, podem optar pela SanDisk Ultra Luxe 128GB que oferece velocidades de até 150 MB/s.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Windows 11 melhora modos de energia

19-08-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Windows vai facilitar a diferenciação dos modos de energia em modo de bateria ou ligado ao carregador.

A Microsoft está a preparar uma forma mais simples de gerir os modos de energia no Windows 11, que por agora está a ser testada no Insider Preview Build 27686. Esta alteração permite definir diferentes planos de energia dependendo de se ter o computador a usar a bateria ou ligado ao carregador, directamente no menu das definições de energia. Até agora, o Windows 11 disponibilizava apenas uma única definição de modo de energia, independentemente do estado de carregamento do portátil.
Na verdade, o Windows já permitia definições separadas para estes modos, mas para tal é necessário mergulhar nas opções mais avançadas e escondidas, fazendo com que pudessem passar completamente despercebidas a grande parte dos utilizadores. Com este novo sistema mais visível, isso passa a estar facilmente acessível para todos os utilizadores.

Pena é que, enquanto por um lado vai tentando simplificar a vida aos utilizadores, simultaneamente também lhes complica a vida caso queiram usar o Windows 11 num computador mais antigo.

Pixel 9 vem com memória reservada para AI

19-08-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A família Pixel 9 viu aumentar a quantidade de RAM, mas parte dela será para uso exclusivo do processamento AI.

A nova série Pixel 9 da Google vem com uma novidade que promete melhorar o desempenho da IA: uma porção dedicada de RAM reservada especificamente para tarefas AI no dispositivo. Os modelos Pixel 9 receberam um aumento na capacidade de RAM, com o modelo base a vir equipado com 12 GB e as versões Pro a chegar aos 16 GB. Este aumento na memória destina-se a acomodar as exigências da Gemini AI da Google, que tem funções que são executada no dispositivo.

A Google vai reservar uma porção da RAM em todos os modelos Pixel 9 para executar o Gemini Nano, o seu sistema de processamento AI, de forma mais eficiente. Esta memória reservada tem como objectivo garantir que funcionalidades AI, como os Screenshots do Pixel e a nova função Add Me, operem de forma fluida e rápida. A Google não divulgou exactamente quanta memória irá ser reservada para este fim, mas tendo em conta o tamanho ocupado pelos modelos AI compactos, podemos antever que seja de cerca de 4 GB.

A parte mais estranha é que parece que este bloco de memória RAM se manterá reservado e indisponível mesmo que os utilizadores não queiram usar funcionalidades AI, o que pode ser indicador de que a Google continuará a fazer algum processamento AI internamente para funções do sistema - mas potencialmente isso podendo ser alterado no futuro, para permitir o uso dessa memória para apps.

A par da evolução a nível dos NPUs e GPUs, este processamento AI arrisca-se a ser responsável por se assistir a um aumento da quantidade de RAM nos smartphones e tablets, bastando relembrar que a anterior geração Pixel 8 vinha "apenas" com 8 GB de RAM. Apesar de alguns fabricantes já se terem aventurar nos smartphones com 16 GB, isso agora poderá começar a tornar-se bastante mais comum, e os 12 GB passarem a ser o novo patamar base de referência.

X anuncia encerramento no Brasil

19-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O X de Elon Musk encerrou a sua presença física no Brasil, acusando o governo de ameaçar os seus representantes no território.

https://techcrunch.com/2024/08/17/x-says-its-closing-operations-in-brazil/ O X, a plataforma que para sempre continuará a ser referida como o antigo Twitter, anunciou que está a encerrar as suas operações no Brasil. Esta decisão surge devido a conflitos legais com o ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, que tem pressionado a plataforma a bloquear certas contas como parte de uma investigação sobre desinformação eleitoral e alegadas milícias digitais.

Mas aquilo que é considerado por uns como simples medidas legais de protecção do sistema democrático, é visto por outros como uma repressiva medida de censura. A empresa de Elon Musk diz que o ministro ameaçou prender o representante legal do X no Brasil caso a empresa não cumprisse as suas ordens, e que para garantir a segurança da sua equipa, optou por encerrar as suas operações no Brasil. No entanto, apesar de deixar de ter representantes locais, a plataforma continuará a estar acessível para os brasileiros.

Last night, Alexandre de Moraes threatened our legal representative in Brazil with arrest if we do not comply with his censorship orders. He did so in a secret order, which we share here to expose his actions.

Despite our numerous appeals to the Supreme Court not being heard,… pic.twitter.com/Pm2ovyydhE

— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 17, 2024
No início deste ano, o ministro Moraes abriu uma investigação criminal contra Elon Musk, depois de Musk ter referido que a plataforma não cimpriria uma ordem judicial de bloqueamento de contas. O X mais tarde reverteu esta posição e cumpriu as exigências do tribunal.

Ao estilo do que se passa nos EUA com Trump, parece que o X se está a posicionar para uma versão em "telenovela brasileira" com Bolsonaro, que parece ter conquistado a preferência de Musk.

Google mostra Resumos AI nas pesquisas sem conta Google

19-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a expandir a apresentação dos Resumos AI nas pesquisas a todos os utilizadores, mesmo sem login com conta Google ou usando o modo Incógnito.

Os Resumos Ai da Google, resumos gerados por inteligência artificial que aparecem no topo dos resultados de pesquisa combinando informação de toda a web, estão agora disponíveis para todos os utilizadores nos EUA, independentemente de estarem ou não com sessão iniciada na sua conta Google. Inicialmente, a funcionalidade estava limitada a utilizadores do Search Labs com sessão iniciada, mas surgem agora até em modos de navegação privada, como o Incognito do Chrome.

Desde a sua estreia após a conferência Google I/O em maio de 2024, os Resumos AI - que recentemente foram expandidos a mais países - têm gerado reações mistas. Oferecem respostas rápidas e resumidas com uma lista de fontes, facilitando o acesso à informação, no entanto, tem causado preocupações quanto à sua precisão (como apresentar conteúdo satírico ou falso como sendo factual) e o impacto nos sites que perderão visitantes.
Mas, está visto que a Google continua empenhada em acelerar o seu uso, talvez para se precaver contra coisas como o SearchGPT da OpenAI, que potencialmente pode ser o início do fim dos motores de pesquisa tradicionais, passando as pesquisas para os assistentes AI com todo um novo horizonte de possibilidades quanto ao que possibilitam fazer.

Tablet Teclast T50 a €173

19-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do T40S de baixo custo, temos agora o tablet Teclast T50.

O Teclast T50 vem equipado com um ecrã IPS de 11" (2000x1200) com margens reduzidas, CPU Unisoc T616 octa-core, 8 GB de RAM (a marca insiste nos "16 GB" virtuais), 256 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 20 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 7500 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 8 mm.
Com tudo isto, este Teclast T50 está disponível por 173 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 30 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, controlar a casa, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Maps com mapas offline em Wear OS

19-08-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está finalmente a disponibilizar mapas offline para os smartwatches com Wear OS.

Poderia imaginar-se que esta funcionalidade, há muito presente no Google Maps, também estivesse disponível nos smartwatches, mas na realidade não estava. Embora fosse possível utilizar o Google Maps de forma independente num smartwatch Wear OS, isso apenas acontecia para os modelos LTE com ligação de dados. Algo que agora fica resolvido.

A começar com o Google Maps beta 11.140.0701.W, os utilizadores podem finalmente tirar partido de mapas offline directamente no seu pulso, de forma idêntica ao que já podiam fazer nos smartwatches: seleccionando secções do mapa que serão descarregados para uso sem necessidade de uma ligação à internet.
A app encarregar-se-á de manter os mapas offline devidamente actualizados, fazendo a sua sincronização com o Google Maps quando se colocar o smartwatch a carregar e com acesso a uma ligação WiFi.

WhatsApp prepara reações nos status e bloqueio de spam

19-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp preparar likes nos Status, e bloqueio de spam enviado por contas desconhecidas.

O WhatsApp está a preparar nova funcionalidade que permite fazer "Like" nas actualizações de Estado, semelhante às reações disponíveis nas Stories do Instagram. Esta funcionalidade está a ser testada na versão Android beta 2.24.17.21 da app, o que indica que o lançamento público pode estar para breve. Os utilizadores verão um botão em forma de coração ao lado da caixa de texto ao visualizar um Estado. Os likes serão exibidos numa lista, podendo seleccionar-se se se quer ou não receber notificações destas reações.

Além das reações de Like, o WhatsApp está também a fazer algo que já deveria ter feito há muito a nível de combater o spam que é facilmente detectável. Esta funcionalidade bloqueará automaticamente mensagens de contas desconhecidas que excedam um determinado volume de envios.
Será caso para perguntar porque motivo este tipo de protecção não estava implementado na plataforma logo desde o primeiro dia? Seria assim tão difícil antever o cenário de contas só criadas para o envio de spam?

MS bloqueia truque para instalar Windows 11 em CPUs antigos

18-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Em vez de facilitar o acesso ao Windows 11, a Microsoft continua a fechar a porta à instalação do sistema em computadores mais antigos.

A Microsoft corrigiu uma popular falha que permitia aos utilizadores instalarem o Windows 11 em PCs com processadores não suportados. Até agora os utilizadores podiam contornar os requisitos de hardware oficiais, incluindo a necessidade do TPM 2.0, através de um comando específico - setup.exe /product server - durante o processo de instalação. Este método permitiu que muitas pessoas com PCs antigos, que de outra forma não cumpririam os requisitos do Windows 11, fizessem a actualização para o sistema operativo mais recente.

Este truque permitia instalar o Windows 11 até em computadores com CPUs Athlon e o Core2Duo, que não são oficialmente suportados pelo Windows 11. No entanto, com o lançamento do Windows 11 Insider Build 27686 (Dilithium), a Microsoft põe um ponto final nesta técnica, complicando a vida a quem quiser usar o sistema nesses PCs mais antigos - incluindo muitos que têm hardware ainda totalmente capaz de correr Windows 11.

The recently released Windows 11 Insider Build 27686 (Dilithium) has patched the "setup.exe /product server" workaround for bypassing the system requirements check. 😢 pic.twitter.com/G9Q1v3O1uU

— Bob Pony (@TheBobPony) August 15, 2024
Embora continuem a existir métodos para instalar o Windows 11 em computadores que não cumpram os requisitos, fica visto que a MS parece estar disposta a dedicar recursos a impedir esse procedimento, fazendo com que se torne cada vez mais complexo, e podendo resultar em sistemas que se arriscam a deixar de funcionar a qualquer momento, devido a uma qualquer actualização lançada pela MS.

Como sempre, entre ficar com um PC com um Windows antigo sem actualizações, e não podendo ter acesso ao Windows 11, resta sempre a opção de se experimentar um sistema operativo que seja mais amigo dos utilizadores e não se recuse a funcionar no hardware que se tem, como um Ubuntu ou qualquer outra das muitas variantes Linux.

As ilusões sonoras e como as ouvimos

18-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

As ilusões sonoras revelam detalhes interessantes sobre a forma como ouvimos e como o nosso cérebro interpreta o som que chega aos nossos ouvidos.

As ilusões sonoras podem não ser tão memoráveis como as suas congéneres ilusões ópticas, mas não deixam de ser igualmente curiosas. Já por cá passaram ilusões como as Brainstorm / Green needle e Laurel / Yanny, mas desta vez o assunto é elaborado e aprofundado em mais um excelente vídeo do canal Veritasium.

Das frequências sonoras ao funcionamento de um orgão de tubos, da forma das orelhas ao processamento da informação pelo cérebro, ficamos a perceber um pouco mais sobre a imensa complexidade que nos passa completamente despercebida sempre que "ouvimos" algo.



|