PlanetGeek

WhatsApp prepara reações nos status e bloqueio de spam

19-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp preparar likes nos Status, e bloqueio de spam enviado por contas desconhecidas.

O WhatsApp está a preparar nova funcionalidade que permite fazer "Like" nas actualizações de Estado, semelhante às reações disponíveis nas Stories do Instagram. Esta funcionalidade está a ser testada na versão Android beta 2.24.17.21 da app, o que indica que o lançamento público pode estar para breve. Os utilizadores verão um botão em forma de coração ao lado da caixa de texto ao visualizar um Estado. Os likes serão exibidos numa lista, podendo seleccionar-se se se quer ou não receber notificações destas reações.

Além das reações de Like, o WhatsApp está também a fazer algo que já deveria ter feito há muito a nível de combater o spam que é facilmente detectável. Esta funcionalidade bloqueará automaticamente mensagens de contas desconhecidas que excedam um determinado volume de envios.
Será caso para perguntar porque motivo este tipo de protecção não estava implementado na plataforma logo desde o primeiro dia? Seria assim tão difícil antever o cenário de contas só criadas para o envio de spam?

MS bloqueia truque para instalar Windows 11 em CPUs antigos

18-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Em vez de facilitar o acesso ao Windows 11, a Microsoft continua a fechar a porta à instalação do sistema em computadores mais antigos.

A Microsoft corrigiu uma popular falha que permitia aos utilizadores instalarem o Windows 11 em PCs com processadores não suportados. Até agora os utilizadores podiam contornar os requisitos de hardware oficiais, incluindo a necessidade do TPM 2.0, através de um comando específico - setup.exe /product server - durante o processo de instalação. Este método permitiu que muitas pessoas com PCs antigos, que de outra forma não cumpririam os requisitos do Windows 11, fizessem a actualização para o sistema operativo mais recente.

Este truque permitia instalar o Windows 11 até em computadores com CPUs Athlon e o Core2Duo, que não são oficialmente suportados pelo Windows 11. No entanto, com o lançamento do Windows 11 Insider Build 27686 (Dilithium), a Microsoft põe um ponto final nesta técnica, complicando a vida a quem quiser usar o sistema nesses PCs mais antigos - incluindo muitos que têm hardware ainda totalmente capaz de correr Windows 11.

The recently released Windows 11 Insider Build 27686 (Dilithium) has patched the "setup.exe /product server" workaround for bypassing the system requirements check. 😢 pic.twitter.com/G9Q1v3O1uU

— Bob Pony (@TheBobPony) August 15, 2024
Embora continuem a existir métodos para instalar o Windows 11 em computadores que não cumpram os requisitos, fica visto que a MS parece estar disposta a dedicar recursos a impedir esse procedimento, fazendo com que se torne cada vez mais complexo, e podendo resultar em sistemas que se arriscam a deixar de funcionar a qualquer momento, devido a uma qualquer actualização lançada pela MS.

Como sempre, entre ficar com um PC com um Windows antigo sem actualizações, e não podendo ter acesso ao Windows 11, resta sempre a opção de se experimentar um sistema operativo que seja mais amigo dos utilizadores e não se recuse a funcionar no hardware que se tem, como um Ubuntu ou qualquer outra das muitas variantes Linux.

As ilusões sonoras e como as ouvimos

18-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

As ilusões sonoras revelam detalhes interessantes sobre a forma como ouvimos e como o nosso cérebro interpreta o som que chega aos nossos ouvidos.

As ilusões sonoras podem não ser tão memoráveis como as suas congéneres ilusões ópticas, mas não deixam de ser igualmente curiosas. Já por cá passaram ilusões como as Brainstorm / Green needle e Laurel / Yanny, mas desta vez o assunto é elaborado e aprofundado em mais um excelente vídeo do canal Veritasium.

Das frequências sonoras ao funcionamento de um orgão de tubos, da forma das orelhas ao processamento da informação pelo cérebro, ficamos a perceber um pouco mais sobre a imensa complexidade que nos passa completamente despercebida sempre que "ouvimos" algo.



MIT cria micro-bateria para robots microscópicos

18-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para que robots microscópicos possam tornar-se realidade é preciso criar baterias em escala ultra-reduzida.

Investigadores do MIT desenvolveram uma bateria com dimensões super reduzidas, com espessura inferior à de um fio de cabelo, destinada a alimentar pequenos robots. Estes minúsculos robots, que podem ser usados em tarefas como entrega de medicamentos no corpo humano ou inspecção de tubagens, há muito que estão limitados pela necessidade de uma fonte de energia adequada devido ao seu tamanho. Esta nova bateria, que mede apenas 0.1 mm de comprimento e 0.002 mm de espessura, pode ser a solução para isso.

Apesar do seu tamanho minúsculo, a bateria pode gerar tensões de até 1 V, o suficiente para alimentar sensores, circuitos ou até motores de escala microscópica. Sendo que o objectivo será criar o micro-robot em redor da bateria, ao estilo de - nas escalas maiores - se constrói um automóvel eléctrico em redor do seu pack de baterias.

Mas, por agora, ainda existe um longo caminho a percorrer até que estas microbaterias atinjam o nível de desempenho adequado e a tecnologia seja refinada para permitir a sua produção em volume comercial. Mas, já estamos habituados a que as coisas avancem lançamento em tudo o que diz respeito a tecnologia de baterias.

Tesla Model 3 a 36 mil euros no México

18-08-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla está a disponibilizar o Model 3 em variante mais económica, no México, com interior simplificado e bancos em tecido.

Tendo cancelado ou adiado o programa para um modelo de 25 mil euros, a Tesla opta por baixar o patamar de acesso ao Model 3 com uma variante mais barata.

No México, a Tesla está a disponibilizar o Model 3 base, single motor, por cerca de 36 mil euros, menos quatro mil euros do que o anterior modelo mais barato. Esta variante vem com bancos em tecido em vez de couro vegan, sem opção de interior branco/preto, sem volante nem bancos aquecidos, sem ecrã para os lugares traseiros, e com a iluminação ambiente apenas em cor branca. O vidro com isolamento acústico passa também a só ser usado nas janelas dianteiras e não nas traseiras.
Algumas das funcionalidades em falta poderão potencialmente ser disponibilizadas através de opções pagas posteriores, como desbloquear o acesso à iluminação ambiente RGB, ou o volante aquecido, assumindo que a Tesla está a usar o mesmo hardware dos demais Model 3 mas limitado por software.

Embora ainda se esteja distante de um Tesla de 25 mil euros, esta redução para os 36 mil euros vem facilitar a vida aos consumidores (e empresas) que valorizem o mais reduzido custo de aquisição face ao equipamento que era incluído de origem nos Tesla. Resta saber se esta oferta se manterá como exclusiva para o México ou se poderá ser expandida aos demais países onde a Tesla está presente. Por cá, o Model 3 mais barato custa 41.490 euros.

Raspberry Pi lança Pico 2 de $5

18-08-2024 | 12:04 | A Minha Alegre Casinha

Há um novo Raspberry Pi Pico 2 de baixo custo, mais capaz, e compatível com o modelo original.

A Raspberry Pi lançou o Pico 2, a segunda geração do seu microcontrolador de baixo custo, disponível por apenas $5. Esta nova placa é alimentada pelo microcontrolador RP2350, um chip de alto desempenho concebido pela Raspberry Pi, que traz melhorias na velocidade, memória, segurança e capacidades de interface, incluindo núcleos ARM Cortex-M33 mais rápidos, núcleos Hazard3 RISC-V, aumento de memória on-chip e recursos de segurança, como o ARM TrustZone e geração de números aleatórios por hardware, e mantendo a compatibilidade com o hardware e software já existentes.
  • Dual Arm Cortex-M33 or dual Hazard3 processors @ 150MHz
  • 520 KB on-chip SRAM
  • Software- and hardware-compatible with Raspberry Pi Pico 1
  • Drag-and-drop programming using mass storage over USB
  • Castellated module allows soldering direct to carrier boards
  • Robust and fully documented security features:
    • Optional boot signing, enforced by on-chip mask ROM, with key fingerprint in OTP
    • Protected OTP storage for optional boot decryption key
    • Global bus filtering based on Arm or RISC-V security/privilege levels
    • Peripherals, GPIOs, and DMA channels individually assignable to security domains
    • Hardware mitigations for fault injection attacks
    • Hardware SHA-256 accelerator
  • 2 × UART
  • 2 × SPI controllers
  • 2 × I2C controllers
  • 24 × PWM channels
  • 4 x ADC channels
  • 1 × USB 1.1 controller and PHY, with host and device support
  • 12 × PIO state machines
  • Open source C/C++ SDK, MicroPython support
  • Operating temperature -20°C to +85°C
  • Supported input voltage 1.8–5.5V DC
Sendo um chip que suporta "Secure Boot" para garantir a segurança do código executado, foi também lançado um desafio de hacking que pode valer uma recompensa de 10 mil dólares a quem conseguir demonstrar uma forma de contornar o sistema - algo que a Raspberry Pi espera que seja conseguido - como forma de poderem melhorar as próximas versões.

O Pico 2 já está disponível, estando prometida uma versão com conectividade wireless, o Pico 2 W, até ao final do ano.

Hackers controlam mudanças sem fios de bicicletas

18-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Uma vulnerabilidades nos sistemas de mudanças sem fios Di2 da Shimano, permite interferir com as corridas dos ciclistas a custo reduzido.

Investigadores da UC San Diego e da Northeastern University demonstraram como é fácil interferir nas mudanças de um ciclista, potencialmente causando grandes problemas em momentos cruciais em eventos como o Tour de France ou os Jogos Olímpicos. Usando um simples ataque de rádio, hackers podem falsificar os sinais de controlo destes mecanismos, fazendo com que a bicicleta mude de mudanças inesperadamente ou até bloqueie na mudança errada. Uma situação que, no mínimo, pode fazer o ciclista perder valioso tempo, mas que em certas circunstâncias pode ser completamente desastroso e causar a sua queda e acidentes gravosos.

Os investigadores usaram um rádio definido por software (SDR) de $300, uma antena e um portátil para realizar o ataque, mas este conjunto de ferramentas poderia ser facilmente miniaturizado para caber no bolso de um ciclista ou facilmente escondido em pontos cruciais da corrida.
A Shimano preparou uma actualização de firmware para melhorar a segurança dos seus sistemas Di2, sendo recomendável que todos os ciclistas com estes sistemas a apliquem assim que ficar disponível.



Embora este caso se refira a um segmento bastante específico, as comunicações wireless são frequentemente visadas em ataques, como os ataques que visam a abertura e roubo de carros usando repetidores para aumentar o alcance das chaves sem fios. Tendo em conta o quanto alguns condutores detestam os ciclistas, não será descabido que alguns até nem se importassem de investir uma quantia razoável para se divertirem a encravar as bicicletas com que se cruzam.

Rimac revela Nevera R ainda mais radical

18-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Rimac apresentou o Nevera R, uma versão ainda mais radical do seu supercarro eléctrico, que consegue ser mais rápido a acelerar do que a travar.

Rimac Revela Nevera R, um Hipercarro Elétrico de $2.5 Milhões A Rimac, a empresa croata de veículos elétricos que começou numa garagem e se transformou num gigante dos supercarros, apresentou uma versão melhorada do seu hipercarro Nevera. O novo modelo, chamado Nevera R, foi revelado no evento The Quail durante a Monterey Car Week e possui especificações impressionantes. Com 2.107 cv de potência, este hipercarro elétrico pode atingir uma velocidade máxima de até 411 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 1,74 segundos, 0 a 200 km/h em apenas 4,38 segundos, e 0 a 300 km/h em apenas 8,66 segundos. É também o único carro do mundo, capaz de acelerar mais rápido do que consegue travar!
O Nevera R não é apenas sobre velocidade bruta; foi desenhado para fornecer o máximo desempenho em todos os aspectos. O carro possui rodas traseiras maiores, um nariz mais baixo e aerodinâmico, uma asa traseira fixa e uma estrutura de fibra de carbono. Está equipado com quatro motores eléctricos, travões de cerâmica, uma bateria de 108 kWh-hora e vectorização de binário em todas as rodas.
Limitado a apenas 40 unidades, o Nevera R terá um preço base de €2.3 milhões, sendo previsível que todas as unidades já tenham compradores destinados.


MS lança curso Generative AI para iniciantes

18-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft disponibilizou um curso gratuito de Generative AI para iniciantes.

Com as tecnologias AI a estarem no topo das prioridades das empresas, também os developers e curiosos sentem a necessidade de actualizar os seus conhecimentos. Por isso, temos visto as empresas tecnológicas a darem uma ajuda, e embora seja patente o seu auto-interesse de fomentar que os developers usem as suas ferramentas e plataformas, não deixa de resultar em conhecimento adicional para todos.

Desta vez é a Microsoft que disponibiliza no GitHub um curso gratuito Generative AI for Beginners, com 18 capítulos:
  1. Introduction to Generative AI and LLMs
  2. Exploring and Comparing Different LLMs
  3. Using Generative AI Responsibly
  4. Understanding Prompt Engineering Fundamentals
  5. Creating Advanced Prompts
  6. Building Text Generation Applications
  7. Building Chat Applications
  8. Building Search Apps Vector Databases
  9. Building Image Generation Applications
  10. Building Low Code AI Applications
  11. Integrating External Applications with Function Calling
  12. Designing UX for AI Applications
  13. Securing Your Generative AI Applications
  14. The Generative AI Application Lifecycle
  15. Retrieval Augmented Generation (RAG) and Vector Databases
  16. Open Source Models and Hugging Face
  17. AI Agents
  18. Fine-Tuning LLMs

A Microsoft também tem outros crusos disponíveis, incluindo um de AI for Beginners e ML for Beginners, que também serão de interesse para todos os que procuram recursos sobre estes tópicos.

Google disponibiliza ferramenta de mapeamento de incêndios florestais em Portugal

18-08-2024 | 08:32 | Apps do Android


A ferramenta, além de Portugal, está disponível em mais 14 países da Europa e África


No passado dia 1 de julho, e de acordo com testemunhos, lutaram, durante a noite, para retirar residentes e turistas da ilha de Kos, Chios e de Creta devido a um incêndio. Dois dias depois, as autoridades da comunidade espanhola da Extremadura mobilizaram 60 pessoas para controlar um incêndio florestal – um dos 18 que ameaçavam a região no espaço de uma semana. Segundo as estimativas, o território europeu propenso a incêndios duplicou nos últimos 50 anos.

Ao utilizar a IA, conseguimos mostrar uma monitorização detalhada dos incêndios florestais na Pesquisa e no Maps. Agora, durante este verão com temperaturas recorde, estamos a expandir esta ferramenta para 15 países na Europa e em África:

  • Andorra
  • Bósnia e Herzegovina
  • Croácia
  • Chipre
  • França
  • Grécia
  • Itália
  • Quénia
  • Mónaco
  • Montenegro
  • Portugal
  • Ruanda
  • Eslovénia
  • Espanha
  • Turquia

Estamos a disponibilizar esta informação, através de alertas e recursos que disponibilizam informação às pessoas que estão perto de um incêndio florestal como se manterem seguras. 

O modelo de monitorização de incêndios florestais alimentado pela IA da Google é treinado com base em múltiplas fontes de dados, incluindo uma grande variedade de conjuntos de dados de imagens de satélite. Também validámos o nosso modelo de monitorização de incêndios florestais comparando-o com o nosso próprio modelo de cicatrizes de incêndios – formas que surgem após um incêndio ser contido – com base em medições de eventos anteriores de incêndios florestais. Outros modelos de IA são utilizados para verificar a existência de incêndios e, tudo isto em conjunto permite a definição dos limites de incêndios florestais mais precisos e definitivos do que com apenas o uso de imagens de satélite.

Toda a informação está disponível no blogpost oficial 

Dicas para proteger os seus equipamentos do calor extremo

17-08-2024 | 20:46 | Apps do Android


São 7 sugestões que nos chegam através da SPC. 


Com a chegada do verão, as altas temperaturas não afetam apenas o corpo humano, mas também os dispositivos eletrónicos. Temperaturas acima de 35ºC podem causar problemas, como lentidão e aumento no consumo da bateria, nos smartphones, tablets, smartwatches e outros dispositivos que habitualmente transportamos connosco. A SPC, empresa europeia especializada em produtos de eletrónica de consumo, compilou 7 recomendações essenciais para evitar danos causados pelo calor excessivo.
 
1. Evite a Exposição Direta ao Sol
Assim como nós devemos evitar a exposição prolongada ao sol, o mesmo vale para os dispositivos eletrónicos. O calor extremo pode danificar componentes do seu dispositivo, como o plástico externo, o ecrã de LCD e os chips internos. A exposição prolongada ao sol também pode levar ao sobreaquecimento da bateria, diminuindo permanentemente a sua vida útil. Mantenha o seu dispositivo tanto quanto possível à sombra, numa bolsa ou mochila, ou até mesmo no bolso, se necessário. Naturalmente, evite deixá-los dentro de carros estacionados, no verão, se estiver calor, pois as temperaturas dentro dos veículos aumentam de forma extrema em muito pouco tempo, podendo causar danos irreversíveis aos seus dispositivos.
 
2. Escolha Capas Finas e Remova-as ao Carregar a Bateria
As capas de silicone são excelentes para proteger o smartphone ou o tablet contra quedas, mas não são boas para dissipar o calor. Em dias de calor intenso, utilize capas finas e sem tampa para ajudar na dissipação do calor. Remova a capa quando o dispositivo estiver a carregar para evitar o sobreaquecimento.
 
3. Reduza o Uso de Recursos
O uso contínuo de recursos como Wi-Fi, Bluetooth, rede móvel e GPS aumenta o consumo de energia e o aquecimento do processador. Em dias quentes, desative esses recursos quando não estiverem em uso e ative o modo de Poupança de Energia para minimizar o consumo de energia e, consequentemente, o aquecimento desnecessário do dispositivo.
 
4. Ajuste o Brilho e Utilize o Modo Escuro para Controlar a Temperatura
O uso contínuo do smartphone para tirar fotos, fazer vídeos, chamadas ou jogar pode causar sobreaquecimento, especialmente durante o verão. Reduzir o brilho do ecrã e ativar o modo escuro pode ajudar a diminuir o consumo de energia e o aquecimento. Se o dispositivo aquecer demais, o ideal é deixá-lo descansar até que a temperatura normalize. Colocar o telefone no modo avião também pode ser útil, reduzindo o seu desempenho ao mínimo necessário.
 
5. Desligue o Dispositivo Temporariamente
Em situações extremas, se o smartphone ou tablet atingir temperaturas superiores a 45ºC, ele pode desligar automaticamente como medida de segurança. Se isso não acontecer, desligue-o manualmente e deixe-o arrefecer naturalmente. Não deve colocá-lo no frigorífico, pois o choque térmico pode causar condensação interna e danificar permanentemente os componentes internos.
 
6. Use Carregadores de Qualidade
Carregar o smartphonetableteReadersmartwatch ou outro dispositivo eletrónico pode causar um leve aquecimento, mas o uso de carregadores de baixa qualidade pode aumentar esse aquecimento rápida e significativamente. Utilize sempre carregadores certificados e de marcas confiáveis para evitar danos ao dispositivo.
 
7. Carregue o seu Dispositivo em Locais Frescos e Sem Luz Solar Direta
Ao carregar o seu aparelho, evite deixá-lo sob a luz direta do sol. Isso pode aumentar a temperatura interna do dispositivo de forma perigosa. Prefira locais com sombra e bem ventilados para o carregar.
 
Seguir estas dicas da SPC ajudará a proteger seu dispositivo eletrónico contra os efeitos do calor, garantindo um desempenho ideal e uma vida útil prolongada. Com as devidas precauções, poderá aproveitar o verão e tirar o máximo partido dos seus dispositivos, seja para registar os momentos inesquecíveis das férias, ou para se manter conectado com os seus entes queridos, ou para pôr a leitura em dia ou mesmo para relaxar a ver as suas séries e filmes favoritos, sem preocupações.

São Francisco quer encerrar sites de nudez AI

17-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os sites e apps que usam tecnologia AI para remover a roupa de qualquer pessoa vão enfrentar uma batalha nos tribunais.

O procurador da cidade de São Francisco, David Chiu, está a processar 16 dos sites e apps mais populares que permitem aos utilizadores "despir" pessoas, principalmente utilizados para converter fotos de mulheres e raparigas em versões nuas criadas por AI. A acusação é a de que têm como único intuito criar imagens falsas e explícitas sem consentimento, contribuindo para um aumento significativo de casos de assédio.

O número de mulheres e raparigas vítimas destes casos de imagens íntimas não consensuais (NCII) tem vindo a aumentar, não só na Califórnia como todo o mundo, e afectando tanto jovens estudantes em pequenas comunidades como artistas mundialmente famosas, como Taylor Swift. Se o processo for bem-sucedido, os sites poderão enfrentar multas de $2.500 por violação das leis de proteção ao consumidor da Califórnia, o que inviabilizará o seu funcionamento.
No entanto, será pouco provável que isto resolva o problema. Existem cada vez mais modelos AI de livre acesso, com capacidades sempre crescentes, e que continuarão a poder ser usados para esta função. Estas ferramentas poderão desaparecer de sites públicos, mas certamente continuarão a ser disponibilizadas por outros meios descentralizados, empurrados para recantos mais obscuros da web.

Ao estilo de praticamente tudo, enquanto houver "procura", haverá sempre "oferta", indendentemente da sua legalidade. E da forma que as coisas têm evoluído, um destes dias até bastará fazer o pedido de remoção de roupa no X, para se obter a imagem pretendida.

444 consolas ligadas a uma TV valem recorde do Guiness

17-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

De interesse para todos os fãs das consolas, há um novo recorde do Guiness de quem ligou 444 consolas de jogos a um único televisor.

Embora a definição de consola tenha sido levada ao extremo para se atingir este valor de 444 "consolas", englobando não só as consolas mais populares, como alguns modelos mais raros, como alguns dispositivos como Android HDMI sticks com jogos pré-instalados, o resultado final não deixa de ser impressionante.

Na origem do recorde está a simples necessidade pelo qual muitos fãs e coleccionadores passam, que é a de irem acumulando dezenas de consolas e de se tornar cada vez mais complicado poder dar-lhes uso, levando ao ritual do "tira e mete" de fichas e cabos para as ligar a um ecrã. Mas, não se pense que o sistema utilizado para o recorde é uma solução feita por medida, já que consiste na utilização de mais de uma dezena de switches HDMI e de vídeo analógico.


Aliás, este recorde de 444 consolas ligadas a um televisor até tem o aspecto caricato de recorrer a uma folha de cálculo para se saber onde e como cada consola está ligada. Pois se nas consolas digitais a selecção do vídeo é feita de forma automática, nas mais antigas é necessário escolher a ligação manualmente.

Raspberry Pi lança Pico 2 de $5

17-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há um novo Raspberry Pi Pico 2 de baixo custo, mais capaz, e compatível com o modelo original.

A Raspberry Pi lançou o Pico 2, a segunda geração do seu microcontrolador de baixo custo, disponível por apenas $5. Esta nova placa é alimentada pelo microcontrolador RP2350, um chip de alto desempenho concebido pela Raspberry Pi, que traz melhorias na velocidade, memória, segurança e capacidades de interface, incluindo núcleos ARM Cortex-M33 mais rápidos, núcleos Hazard3 RISC-V, aumento de memória on-chip e recursos de segurança, como o ARM TrustZone e geração de números aleatórios por hardware, e mantendo a compatibilidade com o hardware e software já existentes.
  • Dual Arm Cortex-M33 or dual Hazard3 processors @ 150MHz
  • 520 KB on-chip SRAM
  • Software- and hardware-compatible with Raspberry Pi Pico 1
  • Drag-and-drop programming using mass storage over USB
  • Castellated module allows soldering direct to carrier boards
  • Robust and fully documented security features:
    • Optional boot signing, enforced by on-chip mask ROM, with key fingerprint in OTP
    • Protected OTP storage for optional boot decryption key
    • Global bus filtering based on Arm or RISC-V security/privilege levels
    • Peripherals, GPIOs, and DMA channels individually assignable to security domains
    • Hardware mitigations for fault injection attacks
    • Hardware SHA-256 accelerator
  • 2 × UART
  • 2 × SPI controllers
  • 2 × I2C controllers
  • 24 × PWM channels
  • 4 x ADC channels
  • 1 × USB 1.1 controller and PHY, with host and device support
  • 12 × PIO state machines
  • Open source C/C++ SDK, MicroPython support
  • Operating temperature -20°C to +85°C
  • Supported input voltage 1.8–5.5V DC
Sendo um chip que suporta "Secure Boot" para garantir a segurança do código executado, foi também lançado um desafio de hacking que pode valer uma recompensa de 10 mil dólares a quem conseguir demonstrar uma forma de contornar o sistema - algo que a Raspberry Pi espera que seja conseguido - como forma de poderem melhorar as próximas versões.

O Pico 2 já está disponível, estando prometida uma versão com conectividade wireless, o Pico 2 W, até ao final do ano.

Windows melhora suporte para HDR

17-08-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O Windows vai poder exibir conteúdos HDR mesmo quando se tem o modo HDR desactivado para o sistema.

A transição para os conteúdos HDR pode ter corrido bem nos televisores e serviços de streaming, mas tem sido bastante mais complicado nas consolas e nos computadores. Agora, o Windows está prestes a resolver um pequeno grande problema e, potencialmente, ajudar a que o HDR fique mais suportável nos PCs.

Um dos grandes problemas é que o HDR no Windows tem sido uma opção "tudo ou nada", fazendo com que quem active o modo HDR se arrisque a ter que enfrentar apps com interfaces com luminosidade excessiva. Mas, no Windows 11 Build 27686, vemos que a MS está a trabalhar numa solução, permitindo que o Windows possa apresentar conteúdos HDR mesmo quando se tem o modo HDR desactivado para o sistema.
Isto acaba por ser uma solução simples e prática, permitindo que se usufrua de conteúdos HDR sem que se fique obrigado a lidar com os problemas do uso do HDR nas apps normais no dia a dia.

Dito isto, ainda há muito a fazer. Na Xbox acabei por ter que desactivar o HDR, porque muitos jogos acham que ter "HDR" se limita a puxar a luminosidade ao máximo para tudo, ao ponto de quase se ter que jogar de óculos escuros.

Google tentou impedir "infuencers" de falar de concorrentes dos Pixel

17-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google vê-se em novo imbróglio mediático, depois de ter tentado impedir que influencers referissem produtos concorrentes na promoção dos Pixel.

Já existem cenários suficientes de avaliações falsas em locais como lojas online e apps, onde esses indicadores são manipulados através de campanhas "criativas" que incentivam pessoas a falar bem dos produtos. Agora, vemos a Google arrastada para uma situação semelhante, ao ter alterado as condições do seu programa de promoção dos Pixel, ameaçando os influencers de que perderão a sua relação com a Google se de alguma forma derem a entender que preferem produtos de outros fabricantes quando falarem dos novos Pixel 9.

A Google já se apressou a dizer que errou e que não pretende obter avaliações falsas dos seus produtos, no entanto tentando desculpar-se de que estas regras não se destinavam às pessoas e sites que fazem as avaliações técnicas, mas somente ao programa de promoção via influencers a quem são oferecidos os equipamentos. De qualquer forma, seria uma distinção que poderia arriscar-se a passar despercebida, e que acabaria por penalizar a credibilidade de qualquer avaliação feita aos Pixel 9, deixando a dúvida sobre se realmente se estaria a ler/ver aquilo que a pessoa pensava, ou se seria algo resultando da influência da Google em alguém que não queria perder futuras prendas.
Tecnicamente, as regras da Google não impediam que os influencers falassem mal ou criticassem os Pixel, apenas referindo que não deveriam mostrar preferência por dispositvos de outras marcas enquanto estivessem a falar dos Pixel. Mas, facilmente se pode antever que, se esta regra tivesse passado sem polémica, facilmente poderia ser expandida de forma a englobar quem fosse demasiado crítico.

Por agora a Google recua e diz que não irá intrometer-se na forma como os influencers falam dos seus produtos. Mas o facto desta cláusula ser retirada do programa oficial não significa que não continue a ser aplicada de forma não oficial, com o mesmo resultado de deixar de enviar prendas para as pessoas que derem a entender que podem ficar melhor servidos com produto concorrentes.

VW ID.3 Pure com preço de €40.000

17-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Volkswagen está a ampliar a oferta da gama ID.3, tornando o modelo 100% eléctrico mais acessível.

A nova gama do Volkswagen ID.3 apresenta um conjunto de características que vão ao encontro das necessidades dos clientes nacionais. A introdução da nova e mais acessível versão Pure vem facilitar o acesso à gama ID. da Volkswagen, agora com preço mais baixo a partir de 40.092 € para clientes particulares (32.595 € + IVA para empresas).

Com um motor elétrico de 170 cv e com uma bateria de 52 kWh de capacidade, o novo Volkswagen ID.3 Pure alcança os 160 km/h de velocidade máxima e oferece uma autonomia média homologada (WLTP) de até 388 km, a que corresponde um consumo médio de 15,3 kWh/100 km.
O ID.3 Pure conta com uma vasta oferta de equipamento de série, onde marcam presença elementos com os faróis dianteiros de tecnologia LED, rebatimento eléctrico dos espelhos retrovisores exteriores, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de detecção de fadiga do condutor, assistente de faixa de rodagem e reconhecimento de sinais de trânsito. A digitalização do habitáculo é dominada pelo monitor táctil central de grandes dimensões com 12,9” que dá vida ao sistema de infotainment com App-Connect Wireless, além da presença de portas USB-C para os lugares dianteiros e traseiros. A iluminação ambiente do habitáculo também é de série.

[Pela Estrada Fora]

Como ajustar a pressão dos pneus para as viagens nas férias

17-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Seja um automóvel eléctrico ou a combustão, os pneus continuam a ser um ponto crítico comum para a circulação em segurança, que convém controlar regularmente.

Com a chegada da época de verão, a Bridgestone relembra a importância de verificar os pneus, com o objectivo de reforçar a segurança rodoviária, nestes meses em que se preveem milhares de deslocações no nosso país, para aproveitar o período de férias. Além disso, estão-se a viver semanas de altas temperaturas, que se aproximam ou superam os 35 graus nalgumas regiões de Portugal, o que também afecta o desgaste dos pneus, o único ponto de contacto dos veículos com a estrada e um dos principais elementos de segurança activa do veículo.

Os pneus, cuja temperatura ideal de funcionamento é de cerca de 60°, se não dispuserem de uma manutenção adequada quanto à pressão de enchimento e outros factores, podem perder desempenho e funcionar em temperaturas que aceleram a sua degradação. Dado que no verão a temperatura exterior é maior e a estrada está mais quente, esta falta de manutenção pode ser mais crítica, pois as condições de uso são mais severas.

Em relação às pressões, torna-se extremamente importante manter as que são recomendadas pelo fabricante (a frio), tendo em conta o número de passageiros e nível de carga do veículo. Também é importante saber que a pressão de enchimento dos pneus varia em função da temperatura. Portanto, um pneu em funcionamento irá aumentar a sua pressão de forma proporcional ao aumento da temperatura.
Um pneu com pressão acima da recomendada (a frio) sofrerá uma degradação prematura da sua área central de rodagem, aumentará o risco de ruptura da carcaça por impacto (explosão) e perderá desempenho na aderência e capacidade de travagem.

Por outro lado, num pneu com pressão abaixo da recomendada (a frio), os seus elementos irão flexionar mais e atingirá uma maior temperatura de trabalho, sofrendo uma degradação prematura, fadiga da carcaça, risco de explosão e um maior consumo energético.
Também é importante fazer uma inspecção visual para procurar possíveis anomalias, tais como cortes, desgaste excessivo na banda de rodagem, impactos ou aparecimento de inchaços, pois quando aumenta a temperatura, e em condições de uso severas, pode crescer o risco de deterioração ou colapso. Em caso de dúvida, recomenda-se levar o veículo a uma oficina habilitada para que os pneus sejam inspeccionados e verificados por especialistas.

Apesar dos veículos modernos estarem equipados com sensores, continua a ser recomendado verificar a pressão do pneus e fazer a sua inspecção visual pelo menos a cada três meses, embora o ideal seja fazê-lo uma vez por mês.

[Pela Estrada Fora]

Outlook e Word podem crashar inesperadamente enquanto se escreve

16-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft disponibilizou uma solução temporária para um problema que está a causar crashes em apps do Microsoft 365, como o Outlook, Word e OneNote.

Esta irritante falha pode causar crashes enquanto os utilizadores estão a escrever ou a usar a verificação ortográfica. Este problema afecta os utilizadores que actualizaram as apps do Microsoft 365, incluindo o Word, Excel, PowerPoint e OneNote para a versão 2407 Build 17830.20138 ou superior.

Os utilizadores podem confirmar se são afectados verificando o Visualizador de Eventos do Windows para o Evento 1000 ou Evento 1001 com o código de excepção 0xc0000005. De acordo com a Microsoft, as falhas são causadas por uma incompatibilidade entre a versão do Office e os pacotes de idiomas instalados, quando a versão do pacote de idiomas não corresponde à versão do Office.
Para resolver temporariamente o problema, a Microsoft aconselha os utilizadores a efectuar o processo de reparação online da aplicação do Office. Se isto não resolver a questão, é recomendada a desinstalação e reinstalação do pacote de idiomas problemático. As instruções detalhadas para estes passos estão disponíveis nos documentos de suporte da Microsoft.

Embora se saiba que será praticamente impossível ter software 100% à prova de falhas, não deixa de ser preocupante ver que não há praticamente uma semana que passe em que não se assista a um qualquer problema de bugs afectando tanto o Windows ou, neste caso, o Office.

Google lança Imagen 3

16-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Google lançou o seu mais recente modelo para geração de imagens AI, o Imagen 3.

Chegando numa altura crítica, em que nos últimos dias se assistiu ao lançamento do Flux, a Google relembra que continua a melhorar o seu modelo AI Imagen. Depois do modelo original e do Imagen 2, temos agora o Imagen 3 que promete melhor qualidade de imagem e compreensão dos pedidos dos utilizadores.

Nos exemplos vemos imagens com excelentes detalhes, e até coisas curiosas como imagens completas de "banda desenhada" com balões de texto - o que poderá ser apreciado por uns (e detestado por outros).

Google announces Imagen 3

discuss: https://t.co/w2pIqzlKW1

We introduce Imagen 3, a latent diffusion model that generates high quality images from text prompts. We describe our quality and responsibility evaluations. Imagen 3 is preferred over other state-of-the-art (SOTA)… pic.twitter.com/sjn5QRKtPW

— AK (@_akhaliq) August 14, 2024
Mas, por agora a Google apenas disponibiliza o Imagen 3 aos utilizadores nos EUA, e há muitos que se queixam de que abusou nas restrições, impedindo a geração de imagens até para pedidos que não têm nada de problemático. Uma opção que se compreende, já que sabe que surgirá uma chuva de críticas por qualquer imagem polémica gerada, mas que se torna particularmente limitadora face à postura de criação de imagens AI sem restrições no X.

|