Seja um automóvel eléctrico ou a combustão, os pneus continuam a ser um ponto crítico comum para a circulação em segurança, que convém controlar regularmente.
Com a chegada da época de verão, a Bridgestone relembra a importância de verificar os pneus, com o objectivo de reforçar a segurança rodoviária, nestes meses em que se preveem milhares de deslocações no nosso país, para aproveitar o período de férias. Além disso, estão-se a viver semanas de altas temperaturas, que se aproximam ou superam os 35 graus nalgumas regiões de Portugal, o que também afecta o desgaste dos pneus, o único ponto de contacto dos veículos com a estrada e um dos principais elementos de segurança activa do veículo.
Os pneus, cuja temperatura ideal de funcionamento é de cerca de 60°, se não dispuserem de uma manutenção adequada quanto à pressão de enchimento e outros factores, podem perder desempenho e funcionar em temperaturas que aceleram a sua degradação. Dado que no verão a temperatura exterior é maior e a estrada está mais quente, esta falta de manutenção pode ser mais crítica, pois as condições de uso são mais severas.
Em relação às pressões, torna-se extremamente importante manter as que são recomendadas pelo fabricante (a frio), tendo em conta o número de passageiros e nível de carga do veículo. Também é importante saber que a pressão de enchimento dos pneus varia em função da temperatura. Portanto, um pneu em funcionamento irá aumentar a sua pressão de forma proporcional ao aumento da temperatura.
Um pneu com pressão acima da recomendada (a frio) sofrerá uma degradação prematura da sua área central de rodagem, aumentará o risco de ruptura da carcaça por impacto (explosão) e perderá desempenho na aderência e capacidade de travagem.
Por outro lado, num pneu com pressão abaixo da recomendada (a frio), os seus elementos irão flexionar mais e atingirá uma maior temperatura de trabalho, sofrendo uma degradação prematura, fadiga da carcaça, risco de explosão e um maior consumo energético.
Também é importante fazer uma inspecção visual para procurar possíveis anomalias, tais como cortes, desgaste excessivo na banda de rodagem, impactos ou aparecimento de inchaços, pois quando aumenta a temperatura, e em condições de uso severas, pode crescer o risco de deterioração ou colapso. Em caso de dúvida, recomenda-se levar o veículo a uma oficina habilitada para que os pneus sejam inspeccionados e verificados por especialistas.
Apesar dos veículos modernos estarem equipados com sensores, continua a ser recomendado verificar a pressão do pneus e fazer a sua inspecção visual pelo menos a cada três meses, embora o ideal seja fazê-lo uma vez por mês.