PlanetGeek

Dlvr.it termina plano gratuito

15-08-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O popular serviço de partilha para redes sociais Dlvr.it vai deixar de ter o seu plano gratuito, passando a só disponibilizar modalidades pagas.

O Dlvr.it é um serviço que permite facilmente partilhar publicações de uma plataforma para outra, como enviar os conteúdos de um site para o Facebook, Instagram, Pinterest, etc. Mas, relembrando que a web dos nossos dias vai ficando cada vez menos aberta a nível de partilhas, vai obrigar a que se pague para tal.

Este serviço já tinha passado por um susto em 2015 quando, sem qualquer explicação, o Facebok removeu todas as publicações que tinham sido feitas através dele. O Facebook acabou por recuar e deixar as publicações, mas foi desde logo um sinal de alarme para os riscos a que se fica sujeito ao usar estes serviços.

Mais recentemente, o facto de plataformas como o X (ex-Twitter) começarem a exigir pagamento pelo acesso via API também veio colocar novo entrave neste tipo de ferramentas e serviços, fazendo com que muito serviços de partilha gratuitos deixassem de fazer publicações para o X. E agora com o fim da modalidade paga, também o Dlvr.it deixa de ser opção para quem quiser fazer partilhas simples do seu site para as redes sociais.

Como alternativa, podem espreitar o IFTTT, que permite fazer isso e muito mais, e ainda disponibiliza um plano gratuito.

Apple abre NFC a developers fora da UE - desde que paguem

15-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de ser forçada pela UE a abrir o acesso ao NFC para sistemas de pagamento concorrentes, a Apple também o vai fazer noutras regiões, mas com limitações.

A Apple vai permitir que developers de outras regiões também possam usar o NFC nos iPhones para pagamentos que não sejam via Apple Wallet. Mas, como é habitual na Apple, é uma abertura que não é feita inteiramente da forma que os developers desejariam.

Para começar, esta abertura apenas será feita para developers da Austrália, Brasil, Canadá, Japáo, Nova Zelândia, e Reino Unido. Adicionalmente, os develoepers terão que pagar uma "taxa Apple" pelo acesso ao NFC - o que fica inteiramente em linha a mesma linha de coisas que tem feito para tentar travar a abertura de funcionalidades e acesso a apps na UE.

Facilmente se poderia imagina o escândalo que seria se algum fabricante de computadores começasse a cobrar uma taxa extra pelo acesso ao hardware WiFi, NFC, webcam, ou qualquer outro. No entanto, a Apple acha que é legítimo que o acesso ao NFC nos iPhones seja algo que só possa ser feito se assim o entender, e cobrando pelo privilégio.

Deep-Live-Cam facilita criação de deepfakes em tempo real

14-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O software open-source Deep-Live-Cam permite que qualquer pessoa use uma webcam e simule o rosto de qualquer outra pessoa.

Já se sabia que seria uma questão de tempo. As ferramentas para geração de deepfakes existem há anos, mas eram inicialmente bastante complicadas de usar e não funcionavam em tempo real. Com a evolução da tecnologia, isso tem vindo a tornar-se cada vez mais simples, e agora chega-se ao ponto de poder criar um rosto falso a funcionar de forma instantânea bastando uma única foto do rosto a replicar e uma webcam.

O Deep-Live-Cam combina algumas ferramentas já existentes, e embora não seja ainda um "programa pronto a usar", torna-se numa das formas mais simples e acessíveis de criar deepfakes de rostos em tempo real, como demonstrado no seguinte vídeo, onde vemos a replicação de rostos como os de J.D Vance, Hugh Grant, Mark Zuckerberg e George Clooney.

Some experiments - it works almost flawlessly and it's totally real-time. Took me 5 minutes to install. pic.twitter.com/Ow0QRF7WOj

— joao (@jay_wooow) August 9, 2024
Embora nem todos os rostos proporcionem resultados convincentes, há alguns que já são suficientemente realistas para que possam ser preocupantes.

Obviamente, o risco é o uso destas ferramentas para uso indevido. Com sistemas destes pode antever-se o aumento do número de tentativas de burlas e fraudes, assim como casos de roubo de identidade. Demonstra também que os sistemas para criação de contas online com validação através de webcam ficam completamente vulneráveis.

Pixel Watch 3 detecta falta de pulsação cardíaca

14-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Pixel Watch 3 poderá fazer uma chamada de emergência no caso de detectar a falta de ritmo cardíaco no utilizador.

A Google apresentou o Pixel Watch 3 a par dos smartphones Pixel 9, e anunciou uma nova funcionalidade de monitorização e alerta de potenciais situações de risco de vida.

A funcionalidade de alerta em caso de falta de pulsação cardíaca pode fazer um telefonema automático para os serviços de emergência no caso de ser detectada a ausência de ritmo cardíaco. Para minimizar o risco de chamadas falsas, o relógio activa outros sensores e monitoriza a actividade geral, incluindo movimento, apresentando também alertas sonoros e visuais, com uma contagem decrescente que permite que o utilizador cancele o telefonema se não houver necessidade.


Este tipo de medidas será sempre positiva, tendo em conta que um alerta deste tipo pode resultar na diferença entre vida ou morte, mas será preciso também tomar todas as precauções para evitar que resultem numa imensidão de chamadas falsas que entopem os serviços de emergência e impedem lidar com emergências reais.

Notícias do dia

14-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Google apresenta geração Pixel 9, Pixel Watch 3 e Buds Pro 2, o Pixel 9 Pro Fold com ecrã de 8", Gemini Live para conversas continuadas, e o Add Me para adicionar o fotõgrafo às fotos; também vimos o Opera One para iOS com AI Aria e geração de imagens; e como os aspiradores Ecovacs podem ser usados para espiar utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Spotify mostra preços na app iOS - mas ainda sem links

O Spotify pode finalmente indicar o preço das subscrições feitas externamente na app iOS na UE. Mas, de acordo com as regras da Apple, continua sem poder apresentar um link para o seu site, nem até - imagine-se o ridículo - mencionar o site spotify.com apenas em texto.

Spotify now shows subscription pricing in the iOS app for EU users. The app now includes more informative message about how to get a subscription:

"To buy Premium, go to the Spotify website."

Instead of this previous message:

"You can't make changes to your plan or view prices… pic.twitter.com/pAiU7cPE5V

— Mysk 🇨🇦🇩🇪 (@mysk_co) August 14, 2024
Isto ainda não representa as alterações que têm sido exigidas à Apple pelo DMA na UE, em que será suposto permitir adicionar links para pagamentos externos, algo que a Apple tem interpertado de forma criativa, continuando a aplicar a cobrança de comissões mesmo sobre pagamentos externos em apps distribuidas por app stores aternativas.


Windows 11 activa BitLocker nas novas instalações

Com a chegada do Windows 11 24H2 a Microsoft vai começar a activar automaticamente o uso do BitLocker nas novas instalações do Windows.

Apesar da segurança acrescida, o uso da encriptação dos dados do computador pode trazer alguns efeitos secundários indesejados, tanto a nível da recuperação de dados em caso de avaria (ou de problemas no sistema, relativamente frequentes com as actualizações da Microsoft), como pode afectar seriamente o desempenho dependendo do hardware, reduzindo as transferências dos discos ou SSDs para cerca de metade da velocidade que poderiam ter sem o BitLocker activado.


Liga inglesa troca videoárbitro por dezenas de iPhones

O futebol britânico vai apostar numa tecnologia mais avançada para verificar os fora-de-jogo e outras jogadas durante as partidas.

Em vez do VAR tradicional, o novo sistema utiliza dezenas de iPhones, que permitem monitorizar e replicar a posição dos jogadores em 3D a alta-velocidade (200 fps). Em vez de um simples esqueleto digital, este sistema promete conseguir replicar todo o corpo do jogador, para resultados com alta precisão.

É estranho que um sistema profissional recorra a iPhones como câmaras em vez de câmaras industriais de alta-velocidade, mas eles lá saberão o que fazem.


SteamOS vai chegar à ROG Ally

A Valve confirmou que vai disponibiizar o SteamOS usado no Steam Deck em máquinas de outros fabricantes, como a ROG Ally da Asus.

Com o Windows a estar num processo de transição para os computadores com ARM (que são penalizados nos jogos), pode tornar-se no momento perfeito para que alguns utilizadores, que só se têm mantido no Windows principalmente por causa do suporte para jogos, experimentem plataformas alternativas. Mesmo sem o SteamOS, muitos já têm ficado positivamente surpreendidos pelo suporte de jogos em Linux, que muitas vezes já nada ficam a perder em relação ao Windows.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro modelo Porsche a ser comercializado foi o Porsche 356 de 1948. O carro foi maioritariamente desenvolvido por Ferdinand "Ferry" Porsche, filho do Ferdinand Porsche que fundou a empresa, enquanto o seu pai passou alguns anos preso por crimes de guerra no final da 2ª Guerra Mundial (foi libertado em Agosto de 1947).

Powerbank Baseus USB-C 100W 20000mAh a €74

14-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 100 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 100W 20000 mAh está disponível por 74 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de 15%.

Podem também espreitar a versão mais compacta e económica de 65W.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 65 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W (USB-C 1 e USB-C 2) e 30 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Play Store mostra actualizações de apps sideloaded

14-08-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está a tornar mais claro quando uma app sideloaded é actualizada através da Play Store.

Talvez em antecipação a potenciais exigências da UE, a Google está a tornar mais clara as circunstâncias em torno da actualização de apps sideloaded.

Apesar da Play Store já se apoderar das actualizações de apps instaladas manualmente via sideloading (quando se tratava de apps que também estivessem na Play Store), agora isso passa a ser indicado de forma mais visível, com a indicação de que a app não foi instalada via Play Store, sendo dada a opção da actualização ser feita via Play Store.
Em vez de um simples botão de "update", agora é indicado "update from Play", eliminando as dúvidas sobre a origem da actualização.

No Android 14 foi lançado um novo sistema que permite que o processo de actualização de apps fique associado a app stores alternativas. Veremos se isto é uma preparação da Google de modo a poder indicar a actualização com origem nessas app stores, ou tão somente uma forma de tentar "apoderar-se" das apps mesmo que tenha sido instaladas manualmente ou opr via de outras lojas.

How to Use a Better PHP UUID Generator to Generate Unique Identifier Strings

14-08-2024 | 13:32 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
UUID is the acronym for Universally Unique Identifier. A UUID is a string identifier that uniquely identifies objects among a set of things.

There are specifications on how to generate a UUID value. Each version has its restrictions.

A ULID is an evolution of the UUID to generate unique identifiers that provide compatibility with UUID, among other advantages.

This package implements ULID generation, validation, and recovery of details in PHP.

Pixel 9 Pro Fold vem com ecrã de 8"

14-08-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Para o Pixel 9 Pro Fold a Google aposta no maior ecrã de sempre num smartphone dobrável (até à data).

Como não podia deixar de ser, a par dos Pixel 9 e 9 Pro tradicionais, a Google trouxe-nos também um novo modelo dobrável.

O Pixel 9 Pro Fold demonstra que a tendência do crescimento dos ecrãs nos smartphones continua a fazer-se sentir. Este dobrável usa um ecrã de 6.3" no exterior um ecrã interior de 8" em formato quase quadrado. Ambos os ecrãs são OLED, com resolução FHD+, 120 Hz, brilho máximo de 2700 nits, e ambos usam câmaras selfie de 10 MP. Apesar dos ecrãs expandidos, a Google conseguiu reduzir a espessura, que agora se fica pelos 5.1 mm quando aberto ou 10.5 mm quando dobrado - e com a melhoria de agora a abertura deixar o ecrã interior totalmente plano em vez com um ligeiro ângulo como na geração anterior.

O smartphone usa o novo chipset Tensor G4, produzido pela Samsung em proceso de 4 nm, com 1x Cortex-X4 prime core @ 3.1 GHz, 3x Cortex-A720 @ 2.6 GHz, e 4x Cortex-A520 cores @ 1.95 GHz. Temos até 16 GB de RAM e 512 GB de capacidade. Nas câmaras, temos um conjunto de 48MP + 10.5MP telephoto (5x) + 12MP ultrawide. A bateria fica-se pelos 4650 mAh, que a Google diz ser capaz de aguentar 24 h de uso normal, e inesperadamente, a Google opta por fazer o lançamento com Android 14 em vez do mais recente Android 15.
Temos toda uma série de funcionalidades AI (como o Add Me que permite adicionar o fotõgrafo às fotos), havendo muitas que podem ser feitas localmente no dispositivo sem necessidade de enviar dados para serviços na cloud.

O Pixel 9 Pro Fold fica disponível nas cores Porcelain e Obsidian, com preço de €1899 para o modelo de 256 GB e €2029 para o de 512 GB. As entregas começam a 4 de Setembro.

Aspiradores Ecovacs podem ser usados para espiar utilizadores

14-08-2024 | 12:12 | A Minha Alegre Casinha

As câmaras e microfones dos aspiradores robot Ecovacs podem ser usados para ver o que se passa em casa dos seus utilizadores.

Investigadores descobriram vulnerabilidades de segurança nos robots domésticos da Ecovacs, incluindo modelos de aspiradores e cortadores de relva, que podem permitir que hackers assumam o controlo e espiem os utilizadores através das câmaras e microfones nestes dispositivos. De acordo com os especialistas em segurança Dennis Giese e Braelynn, que apresentaram as suas descobertas na conferência de hacking Def Con, estes robot podem ser facilmente comprometidos através de ligações Bluetooth, permitindo acesso remoto aos dispositivos via WiFi.

Os investigadores descobriram que, uma vez que os hackers assumam controlo de um robot Ecovacs, podem explorar o seu sistema operativo Linux para aceder a credenciais WiFi, mapas armazenados, e até activar câmaras e microfones sem o conhecimento do proprietário. Uma vez que estes robots não possuem indicadores que revelem o uso das câmaras ou microfones, não existe qualquer forma dos utilizadores saberem que estão a ser espiados.
Apesar de terem tentado contactar a Ecovacs para relatar estas vulnerabilidades, Giese e Braelynn não receberam qualquer resposta e acreditam que os problemas continuam por resolver. Os investigadores também destacaram preocupações adicionais, como o facto dos dados dos utilizadores permanecerem nos servidores da Ecovacs mesmo após a eliminação das contas, e que os tokens de autenticação não são removidos corretamente, permitindo manter o acesso aos dispositivos.

As vulnerabilidades afectam vários modelos da Ecovacs, incluindo a série Deebot e o cortador de relva Goat G1. Os investigadores alertam que, uma vez que um dispositivo seja comprometido, outros dentro do alcance também podem ser comprometidos, representando um risco de segurança adicional para os utilizadores destes dispositivos inteligentes.

Google lança Gemini Live para conversas continuadas

14-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google revelou o Gemini Live, que serve de resposta ao Advanced Voice Mode do ChatGPT, permitindo conversar naturalmente com o assistente digital.

Agora que finalmente parece ter começado a colocar em ordem todos os seus projectos e decidido pelo nome Gemini, a Google começa a entrar na fase da evolução do velho Google Assistant para um novo modelo capaz de estar à altura das expectativas dos consumidores. O Gemini Live é mais um passo nesse sentido.

O Gemini Live possibilita uma interacção natural por voz, com respostas que prometem ser imediatas (não tão imediatas quanto o Advanced Voice Mode do ChatGPT) e permitindo a interrupção por parte do utilizador (também nem sempre correctamente detectado). Constitui um importante passo no sentido de nos aproximarmos daquilo que se imagina que um assistente AI seja, mas que por agora - e tal como o modo de voz da OpenAI - fica limitado apenas aos clientes pagantes do Gemini AI. Teria sido bastante mais simpático se a Google o disponibilizasse gratuitamente para todos os subscritores de serviços Google, ou pelo menos para os utilizadores com smartphones Pixel.



Sem dúvida que também o Gemini Live irá estar sujeito a comportamentos estranhos (como os que atormentaram o ChatGPT) e não deverá demorar para que se descubram alguns deles. Mas, e mesmo tendo sempre em conta que as respostas dos modelos AI podem ser "alucinadas" e completamente erradas, não deixará de ser uma nova forma de interacção, maioritariamente útil no sentido de facilitar o acesso à tecnologia a todas as pessoas, falando.

Google Add Me adiciona pessoas ás fotos

14-08-2024 | 10:09 | Aberto até de Madrugada

Com o Add Me, a Google usa as tecnologias AI para garantir que o fotógrafo também pode ficar na foto.

A acompanhar o lançamento dos Pixel 9 a Google apresentou algumas novas capacidades AI na área da fotografia, de onde se destaca o curioso e prático "Add Me".

Se no passado a Google já tinha lançado funcionalidades como as que permitem trocar o rosto de pessoas numa foto, desta vez vem resolver um problema frequente de quem tira fotos em grupo, que é o risco inevitável da pessoa que tira a foto não aparecer na foto a não ser que se recorra à habitual táctica de pedir a alguém para tirar a foto (assumindo que existe esse alguém por perto).

Com este sistema, o fotógrafo pode tirar a foto dos seus amigos, e depois pode passar o smartphone a um deles, para que tire novo foto consigo na posição onde desejava ficar, resultando numa foto combinada onde todos ficarão visíveis na mesma foto.
Este torna-se num exemplo de aplicar tecnologias AI a funções que podem beneficiar os utilizadores no dia a dia, ao invés de coisas que são apresentadas como sendo super-avançadas, mas que depois, na prática, acabam por ser de uso esporádico ou nulo.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €21

14-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 21 euros na Amazon Espanha - aplicar cupão de desconto de 10%.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google apresenta geração Pixel 9, Pixel Watch 3 e Buds Pro 2

14-08-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada


A linha de smartphones Pixel passa a contar com três novos modelos, com o Pixel 9 Pro a surgir em dois tamanhos, ampliando a oferta existente com o Pixel 9 Pro XL, para quem gostar de um ecrã maior.

Pixel 9 Pro


Com um novo design, processador Tensor G4 e 16 GB de RAM, o novo Pixel 9 Pro promete estar à altura das tarefas mais exigentes. As câmaras apresentam-se renovadas, com uma câmara tripla traseira e uma câmara frontal de 42 MP. O zoom de alta resolução chega ao vídeo e a edição de vídeo está disponível até aos 8K. O ecrã vai das 6,3" no Pixel 9 Pro, às 6,8" no modelo Pixel 9 Pro XL.

A bateria promete um dia de utilização sem compromissos e o carregamento rápido chega agora aos 45W, no modelo Pixel 9 Pro XL.


Pixel 9 


O Pixel 9 surge igualmente com um novo design e o mesmo processador do modelo Pro. A RAM "fica-se" pelos 12 GB. O ecrã (com tecnologia Gorilla Glass Victus 2) iguala as 6,3" do Pixel 9 Pro. Em termos de câmaras, inclui uma lente principal de 50 MP e uma nova câmara Ultrawide de 48 MP.

A bateria ganha alguns mAh e segundo a Google, chega ao final no dia sem lugar a poupanças, sendo que pode ser alvo de carregamento rápido que permite chegar aos 55% em 30 minutos.

Os modelos Pro vão estar disponíveis em Obsidiana, Porcelana, Avelã e Quartzo rosa. O Pixel 9 terá igualmente 4 cores, Obsidiana, Porcelana, Verde fresco e Peónia.

Software

Os 7 anos de actualizações do Android são uma garantia de longevidade, com a Google a fazer chegar aos smartphones não só uma versão do Android, mas também actualizações de segurança e novas funcionalidades.


Pixel Watch 3


O Pixel Watch 3 é o mais recente smartwatch da Google e está disponível em dois tamanhos, 41 mm e 45 mm. Graças a biséis 16% mais pequenos, tem uma maior área de ecrã activo, facilitando a visualização de conteúdos, quando comparado com o Watch 2.

Apresenta uma autonomia até 24 horas com o ecrã sempre ligado e pode durar até 36 horas no modo de poupança de bateria, isto sem comprometer as capacidades de saúde, fitness ou segurança.

Entre uma experiência de corrida abrangente, com guias de treino e a navegação com o Google Maps, o Pixel Watch 3 pretende constituir-se como um apoio sempre presente para o utilizador, poupando ainda no tempo de carregamento, com o Pixel Watch de 41 mm a carregar 20% mais depressa, face ao Watch 2.


Pixel Buds Pro 2



Os Pixel Buds Pro 2 foram criados com base em 45 milhões de pontos de dados de imagens de ouvidos para chegar à forma ideal, por forma a oferecerem o máximo conforto e um encaixe seguro. Com o novo chip Tensor A1, a Google conseguiu um tamanho 27% inferior, tornando-os mais leves, apresentando também um melhor o desempenho e autonomia melhorada.

O chip Tensor A1 vem com uma folha de serviços de qualidade conseguindo, segundo a Google, processar áudio 90 vezes mais rápido do que a velocidade do som para se adaptar ao ambiente e permite fazer chamadas nítidas. O Cancelamento Activo de Ruído com Silent Seal 2.0 ajusta-se ao ambiente até 3 milhões de vezes por segundo, conseguindo adaptar-se ao ouvido para cancelar até duas vezes mais ruído do que antes.


Preços recomendados:

Pixel 9

  • Pixel 9 128GB - 919€
  • Pixel 9 256GB - 1.019€

Na compra de um Pixel 9, as ofertas promocionais estendem-se a:
  • 6 meses Google One Premium 2TB grátis para novos utilizadores Google One
  • 3 meses YouTube Premium grátis para novos utilizadores YT Music/Premium
  • 6 meses Fitbit Premium grátis para novos utilizadores Fitbit Premium

Pixel 9 Pro

  • Pixel 9 Pro 128GB - 1.119€
  • Pixel 9 Pro 256GB - 1.219€
  • Pixel 9 Pro 512 GB - 1.349€
  • Pixel 9 Pro XL 128 GB - 1.219€
  • Pixel 9 Pro XL 256 GB - 1.319€
  • Pixel 9 Pro XL 512 GB - 1.449€

Na compra de um Pixel 9 Pro ou de um Pixel 9 Pro XL, as ofertas promocionais estendem-se a:

  • 1 ano de Google One AI Premium grátis
  • 3 meses de YouTube Premium grátis para novos utilizadores YT Music/Premium
  • 6 meses de Fitbit Premium grátis para novos utilizadores Fitbit Premium

Os novos Pixel 9 e Pixel 9 Pro XL estão disponíveis para pré-encomenda a partir de 13 de Agosto, chegando às lojas a 20 de Agosto, enquanto o modelo Pixel 9 Pro começará a ser comercializado em Setembro.

Watch 3

Modelo de 41mm:

  • Wifi: 399€
  • LTE (Vodafone): 499€

Modelo de 45mm:

  • Wifi: 449€
  • LTE (Vodafone): 549€
Disponível a partir de 10 de Setembro, com campanha promocional que vai decorrer na compra do equipamento: 50€ de oferta em produtos hardware.

Pixel Buds Pro 2

  • 249€
Disponível a partir de 26 de Setembro

Google apresenta nova linha de equipamentos Pixel

14-08-2024 | 07:34 | Apps do Android

 


A linha de smartphones Pixel passa a contar com três novos modelos, com o Pixel 9 Pro a surgir em dois tamanhos, ampliando a oferta existente com o Pixel 9 Pro XL, para quem goste de um ecrã maior. Para completar o ramalhete, a Google apresentou o novo Pixel Watch 3 e os Pixel Buds Pro 2.


Pixel 9 Pro

Com um novo design, processador Tensor G4 e 16 GB de RAM, o novo Pixel 9 Pro promete estar à altura das tarefas mais exigentes. As câmaras apresentam-se renovadas, com uma câmara tripla traseira e uma câmara frontal de 42 MP. O zoom de alta resolução chega ao vídeo e a edição de vídeo está disponível até aos 8K. O ecrã vai das 6,3" no Pixel 9 Pro, às 6,8" no modelo Pixel 9 Pro XL.

A bateria promete um dia de utilização sem compromissos e o carregamento rápido chega agora aos 45W, no modelo Pixel 9 Pro XL.


Pixel 9 

O Pixel 9 surge igualmente com um novo design e o mesmo processador do modelo Pro. A RAM "fica-se" pelos 12GB. O ecrã (com tecnologia Gorilla Glass Victus 2) iguala as 6,3" do Pixel 9 Pro. Em termos de câmaras, inclui uma lente principal de 50 MP e uma nova câmara Ultrawide de 48 MP.

A bateria ganha alguns mAh e segundo a Google, chega ao final no dia sem lugar a poupanças, sendo que pode ser alvo de carregamento rápido que permite chegar aos 55% em 30 minutos. 

Os modelos Pro vão estar disponíveis em Obsidiana, Porcelana, Avelã e Quartzo rosa. O Pixel 9 terá igualmente 4 cores, Obsidiana, Porcelana, Verde fresco e Peónia.


Software

7 anos de actualizações do Android são um garante de longevidade, com a Google a fazer chegar aos smartphones não só uma versão do Android, mas também actualizações de segurança e novas funcionalidades.



Pixel Watch 3



O Pixel Watch 3 é o mais recente smartwatch da Google e está disponível em dois tamanhos, 41 mm e 45 mm. Graças a biséis 16% mais pequenos, tem uma maior área de ecrã activo, facilitando a visualização de conteúdos, quando comparado com o Watch 2.

Apresenta uma autonomia até 24 horas com o ecrã sempre ligado e pode durar até 36 horas no modo de poupança de bateria, isto sem comprometer as capacidades de saúde, fitness ou segurança.

Entre uma experiência de corrida abrangente, com guias de treino e a navegação com o Google Maps, o Pixel Watch 3 pretende constituir-se como um apoio sempre presente para o utilizador, poupando ainda no tempo de carregamento, com o Pixel Watch de 41 mm a carregar 20% mais depressa, face ao Watch 2.



Pixel Buds Pro 2




Os Pixel Buds Pro 2 foram criados com base em 45 milhões de pontos de dados de imagens de ouvidos para chegar à forma ideal, por forma a oferecerem o máximo conforto e um encaixe seguro. Com o novo chip Tensor A1, a Google conseguiu um tamanho 27% inferior, tornando-os mais leves, apresentando também um melhor o desempenho e autonomia melhorada.

O chip Tensor A1 vem com uma folha de serviços de qualidade conseguindo, segundo a Google, processar áudio 90 vezes mais rápido do que a velocidade do som para se adaptar ao ambiente e permite fazer chamadas nítidas. O Cancelamento Activo de Ruído com Silent Seal 2.0 ajusta-se ao ambiente até 3 milhões de vezes por segundo, conseguindo adaptar-se ao ouvido para cancelar até duas vezes mais ruído do que antes.


Preços recomendados:

Pixel 9

  • Pixel 9 128GB - 919€
  • Pixel 9 256GB - 1.019€

Na compra de um Pixel 9, as ofertas promocionais estendem-se a:

- 6 meses Google One Premium 2TB grátis para novos utilizadores Google One

- 3 meses YouTube Premium grátis para novos utilizadores YT Music/Premium

- 6 meses Fitbit Premium grátis para novos utilizadores Fitbit Premium


Pixel 9 Pro

  • Pixel 9 Pro 128GB - 1.119€
  • Pixel 9 Pro 256GB - 1.219€
  • Pixel 9 Pro 512 GB - 1.349€
  • Pixel 9 Pro XL 128 GB - 1.219€
  • Pixel 9 Pro XL 256 GB - 1.319€
  • Pixel 9 Pro XL 512 GB - 1.449€

Na compra de um Pixel 9 Pro ou de um Pixel 9 Pro XL, as ofertas promocionais estendem-se a:

- 1 ano de Google One AI Premium grátis

- 3 meses de YouTube Premium grátis para novos utilizadores YT Music/Premium

- 6 meses de Fitbit Premium grátis para novos utilizadores Fitbit Premium


Os novos Pixel 9 e Pixel 9 Pro XL esão disponíveis para pré-encomenda a partir de 13 de Agosto, chegando às lojas a 20 de Agosto, enquanto o modelo Pixel 9 Pro começará a ser comercializado em Setembro.


Watch 3

Modelo de 41mm:

  • Wifi: 399€
  • LTE (Vodafone): 499€

Modelo de 45mm:

  • Wifi: 449€
  • LTE (Vodafone): 549€
Disponível a partir de 10 de Setembro, com campanha promocional que vai decorrer na compra do equipamento: 50€ de oferta em produtos hardware.



Pixel Buds Pro 2

  • 249€
Disponível a partir de 26 de Setembro 

Realme SuperSonic Charge de 320W carrega smartphones em 4 minutos

14-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Realme continua a investir nos sistemas de carregamento rápido, com o SuperSonic Charge a poder atingir os 320 W.

Com as melhorias na densidade energética das baterias a serem feitas a "conta gotas", muitos fabricantes têm optado por se tentar destacar pela via dos carregamentos rápidos. E agora a Realme quer realmente destacar-se dos demais com o seu mais recente sistema ultra-rápido.

O Realme SuperSonic Charge pode atingir os 320 W, permitindo recarregar totalmente um smartphone em menos de 5 minutos (4m30s). Quem tiver ainda mais pressa pode carregar 26% da baterias em apenas 1 minuto, ou chegar aos 50% em menos de 2 minutos.

O carregador Power Cannon de 320W mantém um tamanho compacto, e é compatível com outros sistemas de carregamento, incluindo UFCS, PD, e SuperVOOC. Integra também diversos sistemas de protecção para assegurar o carregamento sem danificar as baterias, e conta com uma eficiência de 98%.

Infelizmente, faltou revelar quando é que irá disponibilizar este SuperSonic Charge de 320W num produto disponível no mercado.

Aspiradores Ecovacs podem ser usados para espiar utilizadores

13-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

As câmaras e microfones dos aspiradores robot Ecovacs podem ser usados para ver o que se passa em casa dos seus utilizadores.

Investigadores descobriram vulnerabilidades de segurança nos robots domésticos da Ecovacs, incluindo modelos de aspiradores e cortadores de relva, que podem permitir que hackers assumam o controlo e espiem os utilizadores através das câmaras e microfones nestes dispositivos. De acordo com os especialistas em segurança Dennis Giese e Braelynn, que apresentaram as suas descobertas na conferência de hacking Def Con, estes robot podem ser facilmente comprometidos através de ligações Bluetooth, permitindo acesso remoto aos dispositivos via WiFi.

Os investigadores descobriram que, uma vez que os hackers assumam controlo de um robot Ecovacs, podem explorar o seu sistema operativo Linux para aceder a credenciais WiFi, mapas armazenados, e até activar câmaras e microfones sem o conhecimento do proprietário. Uma vez que estes robots não possuem indicadores que revelem o uso das câmaras ou microfones, não existe qualquer forma dos utilizadores saberem que estão a ser espiados.
Apesar de terem tentado contactar a Ecovacs para relatar estas vulnerabilidades, Giese e Braelynn não receberam qualquer resposta e acreditam que os problemas continuam por resolver. Os investigadores também destacaram preocupações adicionais, como o facto dos dados dos utilizadores permanecerem nos servidores da Ecovacs mesmo após a eliminação das contas, e que os tokens de autenticação não são removidos corretamente, permitindo manter o acesso aos dispositivos.

As vulnerabilidades afectam vários modelos da Ecovacs, incluindo a série Deebot e o cortador de relva Goat G1. Os investigadores alertam que, uma vez que um dispositivo seja comprometido, outros dentro do alcance também podem ser comprometidos, representando um risco de segurança adicional para os utilizadores destes dispositivos inteligentes.

Opera One para iOS com AI Aria e geração de imagens

13-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Opera One chega ao iOS com o assistente AI Aria, com reconhecimento de voz e geração de imagens via Imagen2 da Google.

A Opera lançou oficialmente o seu navegador Opera One para iOS, com forte aposta na inteligência artificial, após um período de testes beta. A nova app para iPhone chega com o design minimalista do Opera para desktop, ocultando inteligentemente elementos desnecessários para uma experiência de navegação sem distrações. Por exemplo, ao fazer scroll numa página, o navegador esconde automaticamente as barras superior e inferior para uma visualização em ecrã completo.

Um dos destaques é a barra de pesquisa, localizada na parte inferior para fácil acesso. Oferece sugestões rápidas de pesquisa e integra-se com o Aria, o assistente AI da Opera. O Aria pode ajudar com várias tarefas, desde pesquisas na web até à geração de texto e imagens. Além disso, a app inclui um novo gesto de deslizar para pesquisar, semelhante ao Spotlight no iPhone, tornando simples a activação da barra de pesquisa com um deslize para baixo.


As capacidades da Aria vão além das pesquisas tradicionais. Permite aos utilizadores inserir consultas por voz, tornando-se útil para operações em modo mãos livres. Além disso, pode gerar imagens usando o modelo Imagen2 da Google, permitindo aos utilizadores criar imagens com base em descrições de texto ou voz - embora o modelo que mais esteja a dar que falar seja o Flux.

O navegador também inclui um carrossel na página inicial, que integra notícias, resultados desportivos em directo, e dicas de produtos diretamente no fundo do ecrã, mantendo os utilizadores informados. Outras funcionalidades incluem um adblocker integrado (indispensável nos dias de hoje), um serviço de VPN gratuito (também de uso recomendável sempre que se usa uma rede WiFi pública) e várias opções de personalização de temas. O Opera One para iOS já está disponível para download gratuito na App Store.

Notícias do dia

13-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apple exige comissão de 30% no Patreon ou retira app da App Store; Flux impressiona com geração de imagens AI; BMW lança simulador EV para veículos a combustão; Tesla cancela Cybertruck mais barato - agora começa nos 100 mil dólares; Apple Intelligence a pagar só para 2027; e Echo Show começa a mostrar publicidade após actualização.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

X enfrenta processos na UE por uso de dados para treinar AI

Como já seria de prever, o X (ex-Twitter) de Elon Musk enfrenta nova vaga de processos na UE, desta vez relacionado com o uso não autorizado de dados dos utilizadores europeus para treinar o seu modelo AI Grok.

Em Julho todos os utilizadores do X foram surpreendidos ao descobrirem que a plataforma tinha começado a usar todos os seus dados para o treino de modelos AI. Apesar dos utilizadores poderem desactivar isso, a questão é que tal foi pré-activado sem qualquer informação ou consentimento dos utilizadores, algo que poderá violar as directivas europeias.


TikTok com mensagens em grupo para 32 pessoas

O TikTok aponta ao WhatsApp e outras apps de mensagens com possibilidade de mensagens em grupo para até 32 pessoas, facilitando o processo de falarem e partilharem vídeos sem que tenham que sair para outras plataformas.

Para se precaver contra as inevitáveis questões dos menores e adolescentes, as mensagens em grupo só permitem utilizadores com mais de 15 anos, com os jovens de 16 e 17 anos a ficarem sujeitos a medidas adicionais se segurança, só podendo juntar-se a grupos onde já existem amigos mútuos do participante e criador d grupo, etc.

Com limite de 32 pessoas, não será grande ameaça aos grupos "gigantes" do WhatsApp e outras plataformas - mas podemos imaginar que rapidamente este limite possa ser expandido, à medida que a funcionalidade for cativando grupos.


iOS 18 beta 4 com Apple Intelligence na Europa

A Apple lançou a versão beta 4 do iOS 18. Entre as alterações, o destaque vai para a inesperada disponibilização do Apple Intelligence para os utilizadores europeus, embora para tal seja necessários que definam a região do iPhone para os EUA e a língua do sistema em inglês.

Pode ser um pequeno lapso da Apple ou, mais provavelmente, uma alteração feita em resposta aos pedidos dos developers europeus que pediam o acesso ao Apple Intlligence para poderem ir preparando as suas apps para essas novas funcionalidades.


Kioxia propõe RAID 5 mais eficiente em SSDs NVMe

A Kioxia está a propôr um sistema mais eficiente para o uso de RAID em SSDs NVMe.

Actualmente, para qualquer operação RAID 5, o sistema tem que fazer a leitura de múltiplos SSDs para que sejam processados pelo CPU e posteriormente reescritos. Com o sistema proposto, as operações RAID passariam a ser processadas directamente pelos próprios SSDs sem necessidade de ocuparem o CPU. Mesmo que não resulte em desempenho acrescido a nível da velocidade de escrita e leitura, contribuiria para uma redução da carga do CPU durante as operações de acesso aos SSDs.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: O computador Apple Lisa (1983) foi o primeiro computador comercial a ser lançado com interface gráfico e rato.

Adaptador de tomadas universal com 5 USB a €20

13-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Este adaptador universal de tomadas da Tessan garante que podemos ligar qualquer aparelho a qualquer tomada, e poupar carregadores USB adicionais.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas este adaptador universal com portas USB integradas acaba por ser uma solução bastante atractiva para quem viaja frequentemente, ou simplesmente quer estar preparado para nunca ser apanhado desprevenido em termos de formatos de tomadas - e simultaneamente evitando a necessidade de transportar até cinco carregadores USB adicionais na sua bagagem.
Este adaptador de tomadas universal da Tessan tem 5 portas USB e está disponível por apenas 20 euros na Amazon Espanha - têm também disponível uma versão de 65W.

O módulo encaixa, e permite encaixar, tomadas eléctricas de praticamente todos os formatos existente (UE, Reino Unido, EUA, Austrália, etc.) e inclui 5 práticas portas USB, 3 delas sendo USB-C até 15 W, que podem fornecer até um máximo de 2.4 A por porta, perfeitas para recarregar smartphones, câmaras e outros equipamentos quando se vai de férias.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|