PlanetGeek

YouTube Jump Ahead salta para as partes interessantes do vídeo

06-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube está a testar o "Jump Ahead", que pretende evitar o fast forward contínuo e saltar para as partes mais interessantes de cada vídeo.

A maioria dos utilizadores do YouTube (e plataformas equivalentes) já estará habituada a dar uso ao fast forward para passar à frente de todas as partes sem interesse e chegar aos pontos em que realmente está interessado - prática que acaba por se tornar indispensável para lidar com os vídeos que se prolongam desnecessariamente com conteúdo de "chacha" só para terem a duração que permita apresentar mais publicidade.

Agora, para evitar os saltos incessantes para a frente, o YouTube apresenta o Jump Ahead, que diz utilizar tecnologias AI a par da actividade de outros utilizadores, para levar o utilizador directamente para o ponto do vídeo que será mais interessante.
A funcionalidade ainda está em fase experimental e, por algum motivo inexplicável, só está a ser disponibilizada aos utilizadores YouTube Premium nos EUA - com aviso de que só está garantida até 1 de Junho. Nessa data tanto poderá passar a funcionalidade oficial, como desaparecer completamente.

É normal que hoje em dia se queira aplicar a etiqueta "AI" em tudo, mas neste caso parece-me que seria totalmente dispensável. Os sites de vídeos para adultos há muito que implementaram sistemas que permitem visualizar os pontos de "maior interesse" em cada vídeo, facilitando o processo dos visitantes saltarem para esses pontos. E, surpresa das surpresas, disponibilizam-no a todos os visitantes, pagantes ou gratuitos, e sem necessidade de dizerem que utilizam tecnologias "AI".

SpaceX revela fato de astronauta para passeio espacial

06-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX revelou o novo fato de astronauta que permitirá o primeiro passeio espacial comercial.

A SpaceX já tinha fatos de astronauta, mas que se destinavam apenas a ser usados no interior das suas cápsulas especiais para a eventualidade de alguma falha que provocasse a perda de pressão e atmosfera a bordo. Agora, revelou um novo fato destinado a enfrentar os rigores do espaço aberto.

O novo fato EVA (Extravehicular Activity) é uma evolução do fato IVA (Intravehicular Activity), prometendo manter uma mobilidade superior às dos fatos de astronauta existentes, adoptando materiais térmicos inovadores, e capacete com câmara e HUD (Heads-Up Display).


O fato é bastante compacto comparado com os que são usados pela NASA, havendo muita curiosidade sobre como o SpaceX irá lidar com todas as complicações que estão inerentes aos passeios espaciais: das questões térmicas de poder ter zonas expostas a 120°C que podem mudar para -100°C de forma quase imediata, como também a resistência a micro-meteoritos e outras potenciais colisões a velocidades ultra-elevada.

Disco externo Seagate Portable Drive 5TB a €138

06-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é imprescindível garantir que os nossos dados estão a salvo. Mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de terabytes a preço interessante.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate Portable Drive 5 TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender exclusivamente nos backups na cloud.
Este disco externo Seagate Portable Drive 5 TB está actualmente disponível por 138 euros na Amazon Espanha. Têm ainda uma versão de 4 TB se quiserem poupar alguns euros.


É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável para evitar passar pela desagradável experiência de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomware que exigem centenas ou milhares de euros pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que nestas coisas quase nunca se tem direito a aviso prévio de que vai acontecer, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para recuperar coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple acelera dobráveis para 2025?

06-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple parece estar a acelerar o desenvolvimento dos seus dobráveis, podendo lançar o primeiro produto em 2025, e iPhones dobráveis em 2026.

Não é segredo que a Apple tem feito experiências com dispositivos dobráveis, mas todos os relatos indicavam que isso seriam projectos que ainda estariam a muitos anos de se transformarem em produtos comerciais. Agora, surgem indicações de que a Apple pode estar a acelerar o seu planeamento.

Os mais recentes rumores indicam que a Apple pode lançar um dobrável de 20.3" já no final de 2025. E embora este dispositivo possa servir tanto para ampliar a família iPad como a família MacBook, aparentemente a Apple optará por criar um novo segmento diferenciado. Se tal se vier a verificar, veremos se não irá fragmentar ainda mais o ecossistema de plataformas da Apple, numa altura em que muitos dos seus utilizadores pedem uma aproximação do iPadOS ao macOS.

Quanto aos primeiros iPhones dobráveis, a Apple estará a estudar dois tamanhos, de 7.9" e 8.3", para um iPhone do estilo Fold (para comparação, o Galaxy Z Fold4 tem um ecrã de 7.6"). Será praticamente inevitável que mais tarde, a Apple acabe também por lançar um iPhone em estilo Flip, que poderá ser a solução ideal para todos os que desejam um iPhone mais compacto, uma vez que a Apple abandonou os iPhone mini.

Instagram Stories com novos stickers

06-05-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Quem usa as Stories no Instagram tem novos stickers para partilhar fotos, vídeos e música.

A nova selecção de stickers no Instagram Stories é bastante variada, e inclui alguns stickers que apelam à nostalgia e outros que se podem tornar numa fonte de discórdia.

O Reveal esconde o conteúdo da story até que a pessoa que a queira ver envie um mensagem directa (DM) ao criador da story, o que acaba por funcionar como uma forma directa de "obrigar" a enviar mensagens (e contribuir para que o Instagram depois apresente estatísticas positivas sobre o nível de interacção dos utilizadores na app).

Outra menos polémica e mais nostálgica é o Frames, que adiciona uma imagem ao estilo de uma foto Polaroid, que começa cinzenta e obriga o utilizador a abanar o smartphone para que a foto apareça - uma acção típica associada às fotos instantâneas analógicas da Polaroid, mas que na verdade não é aconselhada pela marca e que pode resultar em distorções na foto (sendo recomendável que se deixe a foto num local plano e protegido da luz enquanto é revelada de forma automática).
Também há um template para partilha de músicas nas stories; e os "cutouts" que permitem recortar os elementos de interesse de uma imagem para os usar como stickers noutras imagens (ao estilo do que os utilizadores iOS podem fazer directamente no sistema para criarem stickers que podem usar no iMessage).

reCaptcha da Google deixou de funcionar no Firefox

05-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O sistema de validação de humanos reCaptcha da Google deixou de funcionar no Firefox para Windows.

Fazendo desde logo temer que fosse mais uma táctica abusiva da Google para penalizar browsers alternativos, os utilizadores do Firefox em Windows que tivessem que enfrentar um reCaptcha - o sistema de validação que pergunta se se trata de um utilizador humano, e que pode apresentar desafios como encontrar veículos, números, semáforos, ou outros, numa série de imagens - podiam não ter forma de o ultrapassar, vendo apenas uma secção de círculo a rodar indefinidamente.

Mas tanto a Mozilla como a Google se apressaram a revelar que se tratava de um bug relacionado com o sistema de detecção de tema escuro.
A Google reverteu para a versão anterior do reCaptcha até se certificar que a nova versão estava corrigida, sendo que os utilizadores Firefox que ainda se depararem com este problema poderão contorná-lo alterando o user agent do browser de modo a que se faça passar pelo Edge ou pelo Chrome, fazendo com que o reCaptcha funcione como era suposto.

Por esta altura isso já não deverá ser preciso, mas fica a informação dada caso se venham a deparar com casos idênticos no futuro. Infelizmente, parece que a necessidade de falsificar a identidade do browser se vai tornando cada vez mais frequente.

Cidadão Ciberseguro – Contactos

05-05-2024 | 17:35 | Edgar Durão

Foi vítima de uma fraude nas compras on-line? A sua conta bancária foi comprometida depois de fazer compras on-line? Tem notado atividade invulgar com cartões de pagamento? A sua conta nas redes sociais foi pirateada?

Comunicar o incidente a:

CNCS – Centro Nacional de Cibersegurança: [email protected]

No caso de uma situação fraudulenta ou crime, deve também ser comunicado ao organismo de polícia criminal mais próximo (PSP, GNR, PJ). 

PGR – Procuradoria Geral da República: [email protected]

PJ – Polícia Judiciária: [email protected]

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é a entidade que coordena a Linha Internet Segura, um serviço do Centro Internet Segura que compreende:

– Esclarecimento e apoio ao cidadão – para utilização mais segura, responsável e saudável da Internet e tecnologias associadas. Acessível através de formulário pedido de esclarecimento , contacto telefónico gratuito (800 21 90 90), e correio eletrónico ([email protected]).

– Serviço de denúncia de conteúdos ilegais on-line – nomeadamente Conteúdos de Abuso Sexual de Menores, Apologia ao Racismo, Apologia à Violência. Acessível através de formulário Denunciar Conteúdo Ilegal, contacto telefónico gratuito (800 21 90 90), e correio eletrónico ([email protected]).

A Linha Internet Segura funciona nos dias úteis das 8h00 às 22h00.

Guarde estes contactos! Nunca sabe quando precisará deles.

10 tipos de propulsão para barcos LEGO

05-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Das hélices aos remos, há muitas formas de fazer deslocar um barco na água - aqui demonstradas com LEGO.

Os blocos LEGO continuam a ser uma das formas mais práticas (e divertidas) de explorar, testar, e demonstrar, princípios mecânicos. Neste caso, depois de já termos passado por demonstrações de rodas, portas, elevadores, e suspensões, temos dez tipos de sistemas para fazer movimentar barcos LEGO.

Se quiserem replicar estes sistemas ou explorar possibilidades ainda mais exóticas, certifiquem-se apenas de que o motor fica a salvo de potenciais mergulhos (a não ser que tenham a certeza de que é resistente à água).


Como funciona o sensor de chuva nos automóveis

05-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A maioria dos automóveis modernos usa sensores de chuva para activar automaticamente os limpa para brisas, e são bastante mais simples do que se possa imaginar.

Quase todos os carros actuais vêm equipados com limpa para brisas de activação automática, que iniciam operação quando detectam chuva e ajustam a velocidade em função da sua intensidade. Por trás desta capacidade está um sensor de chuva que tem uma concepção extremamente simples, e que usa dois dos mais básicos componentes electrónicos (um LED IR como o que é usado nos controlos remotos, e um fototransístor). Sistema tão simples e eficaz que nos faz interrogar porque motivo a Tesla (leia-se Elon Musk) achou que seria melhor removê-los e tentar fazer o mesmo através das câmaras - resultando em activações que deixam muito a desejar, mesmo após diversas promessas de actualizações que "resolveriam" o problema.


Apple prepara Siri AI para o iOS 18

05-05-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Para o iOS 18 a Apple deverá apostar tudo nas novidades AI, incluindo uma Siri completamente renovada e muito mais inteligente.

A Apple tem estado atrasada em relação aos outros gigantes tecnológicos que têm apostado tudo nos sistemas AI, mas dá sinais de poder recuperar com o lançamento do iOS 18. Têm sido muitos os projectos que vão sendo revelados e que mostram que a Apple também tem estado dedicado aos sistemas AI, e com algumas particularidades que poderão surpreender os concorrentes.

Grande parte da investigação publicada pela Apple tem-se focado em adaptar os modelos AI de modo a que possam ser executados localmente em hardware limitado como o dos smartphone. Com coisas como a compressão dos modelos AI em tamanhos que podem ficar até 15x mais pequenos (o modelo Bert da Google ficaria com apenas 1.2 MB!), execução dos modelos LLM directamente a partir da memória flash sem que tenham que ser transferidos para RAM, e muito mais.
Sabendo-se que a Apple tradicionalmente usa como elemento diferenciador fazer muitas operações localmente nos seus equipamentos sem dependência da cloud, facilmente se vê que será esta a abordagem da Apple para muitas das capacidades AI que deverá apresentar no iOS 18, e que também deverá incluir uma nova versão da Siri. A Siri teve grandes honras por altura do seu lançamento, mas as suas capacidades pouco evoluíram ao longo dos anos, actualmente continuando a ser bastante limitadas - como qualquer tentativa de interacção mais complexa rapidamente revela. Por isso, não será difícil que se torne exponencialmente melhor usando um modelo AI actual.

Pelo lado negativo, isto também vai fazer com que a próxima geração dos iPhone 16 e iOS 18 vá novamente transformar os clientes em verdadeiros beta testers, que terão que suportar todos os inevitáveis bugs destes novos sistemas, antecipando-se desde já que todas essas coisas só comecem a ficar devidamente estabilizadas por altura dos iPhone 17 e iOS 19 (ao estilo dos iPhones com ecrã sensível à pressão, ou os primeiros ecrãs de 120 Hz, que passaram o primeiro ano praticamente sem utilização com poucos casos de excepção).

ChromeOS 124 melhora WiFi e split-screen

05-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a lançar o ChromeOS (M124) com melhorias no split-screen de apps e gestão do tráfego WiFi.

A Google não tem feito grande promoção do ChromeOS nos últimos tempos (com toda a atenção a ir para os serviços AI - e o despedimento de inúmeras equipas) mas continua a melhorá-lo.

Com a versão M124, o ChromeOS facilita o processo de colocar apps lado a lado com um sistema que, ao arrastar uma app para um dos lados do ecrã, apresenta previews das restantes apps no outro lado, tornando mais imediato a configuração desejada do ecrã sem que se tenha que repetir o processo duas vezes para cada um dos lados do ecrã.
O ChromeOS passa também a ter gestão QoS (Quality of Service) para o WiFi, significando que irá dar prioridade aos serviços que mais necessitem de largura de banda, como uma videochamada, streaming de vídeo, jogos online, em vez de se arriscar a interrupções nessas coisas causadas por coisas como abrir páginas web onde não se notará qualquer diferença perceptível entre demorar mais alguns décimos de segundo a abrirem.

Como sempre, a actualização ChromeOS M124 está a ser feita de forma faseada, podendo demorar vários dias até chegar a todos os Chromebooks (podem também ver se está disponível manualmente em Settings > About ChromeOS > Check for updates.

Tesla vai desbloquear mais autonomia no Model Y mais barato

05-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk revelou que o Model Y mais económico tem afinal mais autonomia do que anuncia, e que poderá ser desbloqueada pagando-se entre $1500 a $2000.

Nos EUA a Tesla acabou com o Model Y mais económico, o Model Y RWD Standard Range, passando a disponibilizar apenas o Model Y RWD Long Range, mas a par desta alteração revelou também que os Model Y "standard range" mais recentes têm afinal uma autonomia superior à que é anunciada, e que poderá ser desbloqueada através do pagamento de um valor entre 1500 a 2000 dólares.

Foi o próprio Elon Musk que anunciou esta informação, dizendo que esses modelos poderão ter entre 60 a 100 km de autonomia adicional.

The “260 mile” range Model Y’s built over the past several months actually have more range that can be unlocked for $1500 to $2000 (gains 40 to 60 miles of range), depending on which battery cells you have.

Working through regulatory approvals to enable this. pic.twitter.com/6d5Ntekk01

— Elon Musk (@elonmusk) May 4, 2024
Obviamente, as opiniões dividem-se, entre os que acham que isto é um abuso por parte da Tesla, e os que valorizam poder ampliar a autonomia do seu Model Y se assim o desejarem.

Refira-se que não é a primeira vez que a Tesla limita a autonomia por software, vendendo os carros com capacidade superior (e até desbloqueando essa autonomia extra temporariamente de forma gratuita em caso de eventos meteorológicos extremos). De forma idêntica, também todos os Tesla têm o hardware que possibilita o modo FSD, mesmo que os clientes nunca venham a pagar por essa opção. E há que lembrar que isto não é exclusivo da Tesla, não faltando outros fabricantes de automóveis que cobram por "extras" que são meros bloqueios de software às capacidades que o carro tem (das acelerações à viragem das rodas).

Escavadora autónoma constrói muros de pedra sem ajuda

05-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Engenheiros da ETH Zurich transformaram uma escavadora Menzi Muck M545 numa escavadora autónoma com capacidades surpreendentes.

Carregada de sensores, a HEAP (Hydraulic Excavator for Autonomous Purpose) consegue construir um muro de pedras de forma completamente autónoma sem qualquer intervenção humana. E não se pense que o muro é feito "à sorte", já que a máquina tem a capacidade de digitalizar cada pedra detalhadamente em 3D para calcular o melhor posicionamento em que deverá ficar no muro.

Os seus criadores dizem que a máquina funciona de forma mais lenta que uma máquina controlada por um operador humano especializado mas que, ao contrário destes, não precisa de marcações no solo ou assistentes adicionais a dar indicações. Tem também a grande vantagem de possibilitar toda uma vasta gama de trabalhos em locais onde não existam esses operadores especializados.


SamKnows termina serviço Whitebox a 8 de Maio

04-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O serviço de monitorização da qualidade de acesso à internet da SamKnows vai terminar o programa das Whiteboxes a 8 de Maio (2024).

A SamKnows fornecia um serviço a voluntários, disponibilizando um router adicional (gratuito) que iria analisando a qualidade do serviço de acesso à internet. Os utilizadores tinham direito a um relatório mensal que permitia detectar se efectivamente estavam a ter o serviço pelo qual pagam, ou se existiria qualquer anomalia. Com o serviço a ter sido comprado pela Cisco o ano passado já se temia que fossem surgir alterações, que agora se concretizam no encerramento do serviço.
A SamKnows está a contactar os seus utilizadores, dizendo que o serviço será encerrado a 8 de Maio, com os routers SamKnows a deverem ser removidos das redes dos utilizadores. A justificação é de que lançaram uma nova versão do seu software de monitorização, que pode ser integrado directamente em routers domésticos, dispensando a necessidade do router dedicado que era fornecido.
A Cisco está no seu direito de fazer esta alteração, mas não deixa de ser uma decisão estranha. Não só o aviso é feito sem qualquer pré-aviso atempado - este foi o primeiro email que recebi, indicando que o serviço irá ser encerrado daqui por quatro dias (em vez dos 30 dias ou mais que normalmente são usados para informar alterações ao serviço) - como também parece ser bastante "idiota" simplesmente deixar de ter os dados de todos os utilizadores actualmente com Whiteboxes, tendo em conta que era um investimento já feito, sem qualquer custo para eles, e que lhes enviava valiosa informação. De qualquer forma, relembra-nos que nada dura para sempre.

Para quem tiver um router Samknows e o quiser reutilizar, costuma ser possível aplicar-lhe o fimrware de origem ou firmware como o OpenWRT para o transformar num router comum. No meu caso, é um TP-Link TL-WDR3600 (N600) já bastante antigo, mas que ainda suporta GbE e WiFi de 600 Mbps.

Estação meteorológica com ESP8266/ESP32

04-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O versátil ESP8266 e mais poderoso ESP32 são os elementos ideais para criar uma estação meteorológica com ecrã LCD capaz de apresentar informação vinda da internet.

Ao longo dos anos muitos têm sido os projectos que apresentamos com os ESP8266 e ESP32, incríveis microcontroladores de baixo custo e com capacidade WiFi que lhes dão uma gama de aplicações interminável. Hoje, temos mais um projecto que mostra como criar uma estação meteorológica capaz de apresentar informação sobre o estado do tempo de forma visualmente bastante atractiva usando ecrãs LCD.

O projecto começou por usar um ESP8266 mas foi posteriormente actualizado para um ESP32. A informação meteorológica é obtida do Openweathermap, que permite obter informação do estado do tempo via API (e é gratuito para até 1000 chamadas API por dia, mais que suficientes para um projecto como este - se quiserem actualizar a informação a cada 30 minutos gastarão apenas 48 chamadas por dia).
Como sempre, a grande vantagem destes projectos é que facilmente o podem adaptar às vossas necessidades, permitindo que criem o vosso próprio estilo visual para apresentação da informação, ou até focando-se apenas nos elementos que vos interessam dispensando os demais para manter uma visualização de fácil leitura.

Coluna BT Tronsmart Bang SE a €55

04-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang de 40 W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang SE de 40 W é uma versão renovada e melhorada da anterior Mega Pro, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang SE está disponível por 55.63 euros na Amazon Espanha.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 24 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Adolescentes viciados nos amigos virtuais AI

04-05-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A proliferação dos chatbots AI tem feito com que alguns adolescentes fiquem viciados nas interacções com estes personagens virtuais.

Qualquer nova tecnologia é acompanhada do risco de exigirem excessos. Será difícil que qualquer adulto nos dias de hoje que tenha passado pelas décadas de 80 e 90 não tenha ouvido dos seus pais reclamações de que passava muito tempo à frente da TV e do computador, da mesma forma que hoje será quase inevitável que os jovens ouçam o mesmo a propósito do seus smartphones e tablets.

Mas se na era inicial da internet se ficava fascinado com a possibilidade de comunicar em tempo real com centenas e milhares de pessoas de todo o mundo (lembram-se do mIRC?), hoje em dia há quem se refugie nas conversas com bots AI como forma de se alienar de um mundo real em que não se sente bem. E embora possa haver aspectos positivos de falar, mesmo que seja com um assistente AI, há também os casos em que isso se pode tornar excessivo - havendos jovens que confessam já ter passado mais de 12 horas por dia a falar com os seus "amigos AI".
Há mais de uma década, o filme "Her" já abordava este tipo de cenários, em que uma pessoa pode facilmente ficar apaixonada por uma personagem AI - que ainda por cima pode tornar-se na personagem perfeita à medida dos seus sonhos. Com os modelos AI actuais (e futuros), esse tipo de cenário passa da ficção para a realidade - na verdade, não é algo assim tão recente: muitos sites de encontros já usam bots AI há vários anos, como forma de manter os utilizadores satisfeitos.

Para os mais novos, resta aos pais manter a atenção adequada, para poderem detectar eventuais casos que se comecem a tornar excessivos, de preferência antes que evoluam para os cenários de "vício". E para isso, nada melhor do que manter uma comunicação aberta e saudável, e também promover actividades que fomentem a socialização "real" - nem que seja através do tradicional "ir a casa dos amigos" em vez de falarem por videoconferência.

Relógio LED hexagonal com ESP8266

04-05-2024 | 12:03 | A Minha Alegre Casinha

Está ao alcance de todos criar um painel LED hexagonal que tanto pode servir como iluminação decorativa como um original relógio de parede luminoso.

Relembrando que nem sempre se tem que usar o mais poderoso ESP32, estes projecto LED Hexagon Wall Clock recorre ao mais modesto, mas igualmente versátil, ESP8266.

Os ingredientes principais são uma fita LED com LEDs endereçáveis individualmente, com a estrutura hexagonal a ficar a cargo de uma impressora 3D para poupar trabalho. Depois, basta cortar a fita em tiras à medida para cada fileira do relógio, ficando o resto a cargo do software. Temos ainda alguns detalhes interessantes, como a presença de um sensor de luminosidade que pode ser usado para ajustar a intensidade dos LEDs ou para qualquer outra função ao vosso gosto (como mostrar diferentes estilos de relógio dependendo da luminosidade ambiente, etc.)


O custo total do projecto é extremamente económico, ainda mais tendo em conta que se fica com um produto que fica com um aspecto final que em nada fica a dever a produtos comerciais com preço substancialmente mais elevado.

Rede de satélites europeia IRIS² com dificuldade em sair do solo

04-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A UE quer criar uma rede de satélites IRIS² alternativa à Starlink da SpaceX, mas não há sinais de que se possa tornar realidade no prazo previsto.

Vivemos numa época em que vão aumentando as desconfianças entre as nações, e onde cada uma quer depender o menos possível de serviços fornecidos pelas outras. No espaço, assiste-se ao domínio de uma empresa privada, a SpaceX de Elon Musk, cujo serviço Starlink já conta com milhares de satélites em órbita, mas a Europa quer ter uma alternativa sua, a constelação Interconnectivity and Security by Satellite (IRIS²).

Ao estilo do que a China fez, a ideia é ter uma constelação com várias centenas de satélites que possa fornecer serviço de comunicações via satélite, mas a sua passagem à prática revela-se bastante problemática. Para começar, a Europa não tem qualquer veículo de lançamento reutilizável que possibilite fazer tal volume de lançamentos a preço reduzido. Ainda antes de sair do papel, as estimativas de custo já duplicaram dos iniciais 6 mil milhões de euros para 12 mil milhões de euros - e bem sabemos que raramente este tipo de projectos se fica pelo orçamento planeado.

Como tal, é praticamente impossível que o objectivo inicial de ter a constelação IRIS² em funcionamento em 2027 seja realizável. E da forma que as coisas estão, será uma sorte se tal acontecer antes do final da década. Pelo lado positivo, resta esperar que estas dificuldades possam incentivar as empresas espaciais europeias a revitalizarem-se e modernizarem-se, de forma a acompanhar o que a SpaceX tem feito.

Citroen Ami com nova cor e kit de carga

04-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O divertido Citroen Ami está a fazer quatro anos e fica disponível numa nova cor e com um novo kit de carga.

A nova cor Night Sepia vem substituir a cor azul do modelo Citroen Ami de lançamento, e que a marca diz que lhe dá uma nova personalidade e qualidade, combinando-se perfeitamente com as opções de personalização do modelo.

No interior não há alterações, mantendo-se o design minimalista que já era usado, incluindo redes nas portas e como separador central, gancho para sacos, suporte para telemóvel, etc. Mas quem precisar transportar coisas de forma mais regular pode optar pelo novo kit de carga modular, que permite manter coisas no carro sem que fiquem à vista. O kit ocupa o lugar do passageiro, mas o seu design modular faz com que possa ser rapidamente dobrado e arrumado, recuperando o lugar.
Em Portugal o Citroen Ami tem preço base a começar nos 7.999 euros, mas à data da publicação ainda não fazia referência ao modelo actualizado com a nova cor.

|