PlanetGeek

Soundbar Samsung fica em silêncio após actualização defeituosa

15-03-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Uma actualização da Samsung está a provocar problemas na sua soundbar topo-de-gama HW-Q990D.

Relembrando que no mundo moderno estamos apenas a uma actualização de distância de um potencial apocalipse digital, desta vez são os clientes Samsung a sentir o indesejado silêncio de uma actualização problemática.

A soundbar premium Samsung HW-Q990D deixou de funcionar para muitos utilizadores depois de uma actualização de firmware defeituosa lançada esta semana. Há relatos de problemas um pouco por todo o mundo, incluindo nos EUA, Europa, e sudoeste asiático, com dezenas de utilizadores a expressarem frustração em diversas plataformas: suporte da Samsung, Reddit e AVSForum.

Os utilizadores afectados dizem que as soundbars deixaram de responder, sem que os métodos habituais de reposição de fábrica tenham qualquer efeito. Os dispositivos ligam-se mas ficam bloqueados na entrada eARC da TV, sem saída de som e sem possibilidade de controlo através da app SmartThings.

O problema parece estar na versão 1020.7 do firmware, que foi instalada automaticamente em muitas soundbars. As queixas multiplicaram-se nos últimos dias, e há indicações de que outros modelos, como as HW-Q800D e HW-S801D, também possam ter sido afectadas. Para quem tiver uma soundbar Samsung, poderá ser boa ideia desactivar as actualizações automáticas por precaução.

Para piorar o caso, alguns clientes dizem que já receberam instruções para enviar as soundbars para reparação, o que pode indicar que a Samsung não conseguirá resolver o problema remotamente com nova actualização. Mas por agora, será preciso aguardar por uma resposta oficial da marca.

Carregamentos Mobi.E crescem 45% em Fevereiro 2025

15-03-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O número de carregamentos continua a espelhar o aumento da preferência dos portugueses pelos carros eléctricos, registando aumentos substanciais face ao ano anterior.

A rede Mobi.E registou cerca de 580 mil carregamentos no mês de Fevereiro, o que representa um aumento de 45% face ao mesmo mês do ano passado, efectuados por mais de 99.700 utilizadores distintos, uma subida de 47% em comparação com o período homólogo.

Em média, foram efectuados 20.708 carregamentos por dia, um aumento face a Janeiro, quando a média tinha sido de 19.564 carregamentos. Foram consumidos cerca de 12.600.000 kWh, mais 59% em relação a Fevereiro de 2024.

Nos primeiros dois meses do ano, o número de carregamentos já ultrapassou 1,1 milhões de carregamentos, um aumento de 46% em comparação com o mesmo período de 2024.

A infraestrutura tem acompanhado o crescimento da procura. No final de Fevereiro, a rede de carregamento pública disponibilizava 5.976 postos, o que corresponde a 11.083 pontos (tomadas que podem estar a carregar em simultâneo). Destes, mais de 2.270 eram de carregamento rápido ou ultrarrápido (com potência superior a 22 kW), representando 38% do total da rede.

Outro dado importante é o facto de, a 28 de Fevereiro, a rede Mobi.E disponibilizar mais de 366.284 kW de potência, ultrapassando o exigido pelo regulamento europeu para a criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos (AFIR), que determina que deve existir uma potência de 1,3 kW por cada veículo 100% eléctrico e 0,8 kW por cada veículo híbrido plug in.

Em termos de poupança ambiental, no segundo mês de 2025, a utilização da rede Mobi.E evitou que fossem emitidas para a atmosfera mais de 10.130 toneladas de dióxido de carbono. Seriam necessárias mais de 167 mil árvores, em ambiente urbano, com 10 anos, para reter o mesmo CO2.
Em média, existem 90 tomadas por 100 quilómetros de estrada e 122 tomadas por 100 mil habitantes.

[Pela Estrada Fora]

OpenAI quer legalizar pirataria para AI

14-03-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Usando a "China" como desculpa, a OpenAI tenta tirar partido da administração Trump para ignorar os direitos de autor e piratear todos os conteúdos.

Enquanto a Meta se prepara para enfrentar um caso por "pirataria" dos dados para treino dos seus modelos AI, a OpenAI aproveita a oportunidade para se tentar esquivar a tudo isso e assegurar um cartão "livre da prisão".

Depois de ter lançado um alerta de que se deve proibir todos os modelos AI chineses (convenientemente, já que dali têm surgido modelos capazes que se tornam em alternativas mais económicas aos modelos da OpenAI), a OpenAI avança com um pedido que só se torna possível nesta época de loucura global: a de que as empresas AI devam ter acesso total a todos os conteúdos protegidos por direitos de autor.

Algo que habitualmente se poderia designar por "pirataria" de conteúdos mas que a OpenAI quer reclassificar como "uso legítimo", e acenando a bandeira da ameaça chinesa para tentar fazer com que o governo ignore por completo os pedidos das entidades que detêm os ditos direitos de autor, e que nem querem acreditar no que estão a ouvir. A OpenAI diz que tal passo é essencial para que não fiquem para trás na corrida AI, e ainda tenta adoçar mais o negócio, dizendo que isto abriria o caminho para parcerias proveitosas entre o governo dos EUA e as empresas AI, dando acesso às suas tecnologias em troca de protecções legais.

Bem, se assim for, bastará ao The Pirate Bay e outros sites de pirataria passarem a designar-se como serviços de AI, e assim pode ser que passem a ter as mesmas protecções e direito de aceder e partilhar conteúdos com copyright, para que os seus utilizadores também possam efectuar os processos de "treino de AI" que bem entenderem.


Actualização: Sem surpresas, a Google também partilha da opinião da OpenAI.

ChatGPT já pode ser assistente principal em Android

14-03-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A mais recente versão beta do ChatGPT já permite que seja usado como assistente principal nos Android.

Os utilizadores de Android têm mais uma opção à escolha a nível dos assistentes que podem usar em alternativa ao Gemini / Assistant. Embora o Gemini continue a ser a opção oficial da Google, a mais recente versão beta do ChatGPT junta-o à lista de assistentes que pode assumir esse papel no sistema, acessível através do botão de energia ou atalhos por gestos. Esta novidade facilita a vida a quem prefere o ChatGPT para interacções no dia a dia.

O Android já permitia mudar o assistente padrão do sistema, coisa que já era aproveitada pelo Perplexity. Agora, com a app ChatGPT (beta) instalada, passa a também ficar disponível o ChatGPT.
A funcionalidade ainda está em fase beta, pelo que ainda não oferece uma experiência tão fluída quanto o Gemini ou Perplexity. Quando activado através da pressão longa no botão de energia, o ChatGPT tenta primeiro abrir em ecrã completo antes de passar para o modo de sobreposição, que será aquele que os utilizadores esperam obter. Será de esperar que essas arestas sejam limadas rapidamente, e que a opção de utilização como assistente principal rapidamente chegue à versão oficial da app para todos.

A batalha dos assistentes AI está prestes a começar, já que, imaginando-se o que o futuro nos trará, as plataformas Android / iOS / etc. tornar-se-ão praticamente irrelevantes, numa era que os assistentes AI possam fazer "tudo" o que os utilizadores lhes peçam. O que distinguirá os utilizadores será que assistente AI usam / pagam.

Notícias do dia

14-03-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Está a app do X a mostrar publicidade com cliques falsos? A Google mostra modelos AI Gemini Robotics para robots; Tesla prepara Model Y mais barato na China por cautela; Google lança partilha de localização de pessoas no Find My Device; AirPods vão ter tradução em tempo real no iOS 19; e spyware norte-coreano detectado na Play Store.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Apple está "apodrecida" diz John Gruber

John Gruber, do Daring Fireball, um habitual mega-fã da Apple, não poupa críticas à forma como a Apple tem lidado com toda a questão da prometida Siri AI, dizendo que há algo "podre" na Apple e que é preciso fazer rolar cabeças.

Em causa não estão (apenas) os atrasos da Apple no lançamento da nova Siri, mas sim o facto de, até ao momento, o que a Apple prometeu ser apenas "vaporware", mostrando coisas em anúncios que simplesmente não são verdade nem têm prazo para se tornar realidade. Segundo ele, se a Apple ainda tivesse sob a gestão de Steve Jobs, seria o tipo de coisa que teria provocado uma reacção "termonuclear". De qualquer forma, estamos numa era de gestão por Tim Cook, e resta saber como é que todo este atraso na transição para a era AI irá afectar a empresa a longo prazo. Até lá, muitas empresas ficam com menos uma coisa com que se preocupar, aproveitando o facto dos utilizadores iOS terem que recorrer a assistentes AI como o ChatGPT, Gemini, Grok, Copilot, e outros.


Google Photos com "undo backup" em Android

Depois da função ter chegado à app iOS no final de 2024, é agora a vez do Google Photos para Android ganhar o "undo backup". Esta função faz, como o próprio nome indica, o contrário dos backups habituais das fotos para a cloud, mantendo apenas as fotos no smartphone e apagando todas as fotos no Google Photos. Este processo também desactiva o backup automático, para que novas fotos não sejam enviadas para o Google Photos.

Tendo em conta que cada vez mais pessoas vão ficando descontentes com as políticas da Google, é algo que virá facilitar o processo de ir largando os serviços da Google, quer seja para passar a usar outros serviços na cloud ou, não querendo voltar a cometer o mesmo erro, optar por uma solução caseira que mantenha o backup de fotos numa máquina própria sem dependência da imprevisibilidade da cloud.


Android prepara resumos AI de notificações

O Android está a preparar uma funcionalidade de resumo AI de notificações, ao estilo do que a Apple fez no iOS.

No entanto, não querendo cometer o mesmo erro que a Apple fez - o sistema foi apanhado a criar notícias falsas ao fazer resumo de notificações de notícias, obrigando a Apple a desactivá-la para esta categoria de apps - a Google joga pelo seguro e parece querer aplicar este sistema unicamente para as apps de mensagens. Suponho que a ideia será que, ao apresentar estes resumos apenas nas mensagens, os utilizadores terão uma postura mais "divertida" caso se deparem com resumos AI absurdos; ou, pelo menos, que tenham vergonha de criticar o sistema expondo as suas mensagens privadas. Veremos que tal corre.


RCS ganha encriptação E2E

O grupo GSMA anunciou o reforço da segurança e privacidade nas mensagens RCS com o suporte para encriptação end-to-end.

A medida conta com o apoio oficial da Google e da Apple, o que significa que em breve será possível trocar mensagens entre Android e iPhones de forma totalmente segura. A grande questão será saber até que ponto isto poderá ser posto em causa pelas crescentes pressões de alguns países / governos no sentido de exigirem backdoors de acesso a estes dados, que teoricamente só deveriam ser acessíveis pelas pessoas a quem se destinam.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira consola de jogos com CD foi a CD-i da Philips, lançada em 1991. Infelizmente, veio a tornar-se num falhanço, com jogos de fraca qualidade, com a Philips a acabar por tentar redireccioná-la para serviços de kiosks multimédia.

Descontos de Primavera CdkeySales com Windows e Office desde €11

14-03-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Windows 10 e o Windows 11 oferecem experiências distintas, cada um com as suas vantagens. O Windows 10, um veterano experiente, destaca-se pela ampla compatibilidade e uma interface familiar, tornando-o uma escolha fiável para utilizadores com hardware mais antigo ou que prefiram estabilidade. Já o Windows 11, adopta um design mais moderno e simplificado com um menu Iniciar centralizado, multitarefa melhorada através dos Snap Layouts e vantagens para jogos como o DirectStorage para tempos de carregamento mais rápidos. Podemos comprar licenças Windows para ambos os sistemas na CdkeySales, com a óbvia recomendação para as chaves para Windows 11 para todos que tenham hardware mais recente.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Corsair Custom Lab chega à Europa

14-03-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os portugueses já podem recorrer ao Corsair Custom Lab para obterem periféricos personalizados ao seu estilo.

Há quem se contente em ter um computador indiferenciado, idêntico a todos os outros. Há também quem não abdique de personalizar o seu "setup" de modo a que se torne numa peça única, diferente de tudo o que existe. É para estes últimos que a Corsair criou o Custom Lab, o seu serviço de personalização de periféricos que permite que cada um ajuste diversos produtos, como teclados, ratos, e tapetes, para que se diferenciem dos modelos normais de fábrica.

Nos teclados, podemos escolher a cor da moldura, o padrão aplicado nas teclas, e o tipo de teclas mecânicas (MLX Red V2, Cherry MX Blue, Cherry MX Speed). No final, podemos fazer a combinação total, juntando rato e tapete com padrão a combinar - ou a destoar, se assim preferirem.

A nível de preços, uma pequena experiência atirou-me para um teclado K65 Plus Wireless Custom Lab por €169, rato M75 Wireless Custom Lab por €154, e tapete MM300 Custom Lab por €50.

A Corsair promete ir acrescentando mais produtos ao seu laboratório de personalização no futuro, e esperamos que isso passe a incluir também teclados com layout em Português, já que actualmente apenas disponbiliza layouts estrangeiros, penalizando os fãs portugueses.

App do X mostra publicidade ao clicar para a esconder?

14-03-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A app do X parece ter propensão para mostrar publicidade quando os utilizadores tentam clicar na opção para a esconder.

Para quem se mantém no X (Twitter) com uma conta gratuita, já faz parte da rotina diária encontrar tweets publicitários injectados a cada meia dúzia de tweets reais de contas que se sigam. Invariavelmente, tratam-se de tweets publicitários sobre criptomoedas duvidosas, ou pseudo-jogos que na verdade passam mais tempo a passar vídeos publicitários do que propriamente no jogo em si. Mas, a parte curiosa acontece quando se tenta "esconder" estas publicações.

Para dizer que não se tem interesse em determinada publicidade, temos que clicar nos "..." no canto direito da publicação para ter acesso à opção de reportar ou esconder esse anúncio. Ora, o problema é que, ocasionalmente, ao se tentar clicar nesses três pontos, acabamos por clicar na publicidade. Por vezes, isso acontece raramente, mas há ocasiões onde isso acontece com bastante frequência - ao ponto de me fazer suspeitar que este comportamento talvez não fosse apenas dependente do meu dedo estar com menor pontaria em certos dias. Uma suspeita que, por fim, parece ter sido confirmada.
Num destes dias, ao tentar clicar nos "..." para esconder uma publicidade, eis que novamente aconteceu o "toque errado" fazendo abrir um popup publicitário. A diferença, desta vez, é que quando fechei esse popup, reparei que o menu do botão "..." estava aberto, comprovando que de facto tinha clicado nele - e que mesmo assim a app do X tinha aproveitado a oportunidade para "clicar na pub".

Ora, não querendo fomentar teorias da conspiração, parece que de facto existe algum sistema na app do X que aproveita as tentativas de toque para esconder a publicidade para ter o efeito contrário, contabilizando-as como sendo de toques na publicidade. Obviamente, isto só poderia ser comprovando fazendo uma análise interna à app, ou apanhando este comportamento em vídeo - o que, considerando que isto só parece acontecer ocasionalmente, não é assim tão fácil.

Se usam o X, têm tido experiências semelhantes, ou para vocês a app do X deixa sempre esconder a publicidade ao primeiro toque, sem "enganos"?

Google lança partilha de localização de pessoas no Find My Device

14-03-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Mais de uma década após ter matado o Google Latitude, a Google recupera a partilha de localização no Find My Device.

A partilha de localização em tempo real é algo que se torna bastante prático para ser utilizado com familiares e amigos. Infelizmente, a Google, que tinha o Google Latitude dedicado especificamente a essa função, decidiu encerrar o serviço em 2013, atirando os utilizadores para um menos prático sistema de partilha via Google Maps. Agora, tenta redimir-se, voltando a possibilitar a partilha de localização de pessoas através do serviço Find My Device.

Tendo nascido como sistema para localizar smartphones e acessórios perdidos ou roubados, a rede Find My Device tem sido expandida, e passa agora a servir para a partilha de localização de amigos e familiares.
Os utilizadores podem escolher partilhar a localização apenas por tempo limitado (1 hora, 1 dia, etc.) adequado para eventos ocasionais, e que termina a partilha de forma automática no final do tempo indicado, ou de forma permanente até que se termine a partilha manualmente.

Tendo em conta tudo o que a Google tem feito a nível de dificultar coisas relacionadas com a localização, a grande questão é se desta vez esta funcionalidade será para durar.

AirPods com tradução em tempo real no iOS 19

14-03-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Com a chegada do iOS 19, os AirPods deverão ganhar a capacidade para a tradução em tempo real, tal como já existe em earphones concorrentes.

O iOS 19 promete ser uma das maiores actualizações de sempre para os iPhones, mas também trará novidades interessantes para os AirPods. Segundo um relatório da Bloomberg, a Apple vai adicionar a capacidade de tradução em tempo real aos AirPods, permitindo que os utilizadores façam conversas com pessoas a falar outras línguas.

A funcionalidade funcionará em conjunto com um iPhone emparelhado a correr iOS 19. Quem estiver a usar os AirPods receberá a tradução directamente nos ouvidos, enquanto aquilo que fala será traduzido e reproduzido pelo altifalante do iPhone para o outro interlocutor. Uma funcionalidade prática e inovadora, mas que apesar de ainda não estar disponível nos AirPods, já está disponível há algum tempo em earphones como os Pixel Buds Pro 2 da Google e Galaxy Buds3/Buds3 Pro da Samsung.

Por agora isto ainda não foi oficializado ou confirmado pela Apple, e será pouco provável que o seja; a Apple tem sido duramente criticada por ter prometido coisas que tem falhado em cumprir, nomeadamente a Siri melhorada que demonstrou e não disponibilizou até ao momento. Pelo que, não me parece que queira cometer o mesmo erro e fazer mais promessas nesta altura em que, o melhor que tem a fazer, será lançar funcionalidades disponíveis em vez de fazer promessas para o futuro.

Carregador wireless MagSafe Lisen para carro a €15

14-03-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores wireless evitam o incómodo do meter-tirar cabos na rotina diária de recarregamento dos smartphones, vantagem que se torna ainda mais apreciada para o uso nos automóveis.

Se os carregadores wireless são práticos de usar em casa ou no escritório, tornam-se ainda mais atractivos para utilização nos automóveis, fazendo com que o processo de dar uso ao smartphone se limite a ser simplesmente o de pousar ou encostar o smartphone. No caso deste carregador wireless MagSafe Lisen, temos a vantagem dupla de não só dispensar o uso de cabos como também temos o encaixe automático assegurado pelo sistema magnético MagSafe / Qi2 - que pode ser usado de forma imediata pelos smartphones com esse sistema (como iPhones), ou através de capas que adicionem essa capacidade magnética.

Se assumirmos que recarregam o smartphone em casa à noite, durante o dia no emprego, e também o ligam ao carregador enquanto conduzem, estamos a falar de meter e tirar fichas pelo menos quatro vezes por dia - num total de quase 1500 vezes por ano!
Este carregador INIU Qi 15W está disponível por 15 euros na Amazon Espanha - usando o código de desconto: D97P3L3I.

Confesso que inicialmente tinha algumas dúvidas quanto à capacidade destes carregadores MagSafe conseguirem suportar um iPhone nas nossas habituais estradas esburacadas, temendo que um qualquer buraco mais violento pudesse fazer voar o smartphone do carregador. Mas felizmente, depois de ter passado por alguns suportes MagSafe com força magnética que não inspirava confiança, fiquei agradavelmente surpreendido pela força dos suportes e carregadores da Lisen. Quando muito, posso é dizer que até se arriscam a ter força a mais, obrigando a praticar o gesto de remoção nos primeiros dias, até que se torne num gesto rotineiro.

Depois de anos a usar o carregador wireless com braços motorizados da Xiaomi, passei para um destes carregadores MagSafe da Lisen, que é mais rápido (15W) e dispensa as partes móveis. E até agora, não tenho nada de negativo a apontar.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

14-03-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Rolos de treino Garmin Tacx para ciclismo de interior

As condições climatéricas fazem com que muitos atletas não consigam realizar as suas rotinas ao ar livre durante os meses de inverno. No entanto, a Garmin oferece alternativas muito atrativas para que nada o impeça. Milhares de utilizadores escolheram os rolos de treino Tacx® NEO 2T Smart e FLUX 2 Smart para se manterem em forma e aproveitar os seus inúmeros benefícios; Porque são a solução ideal para continuar a pedalar sem sair de casa de forma realista, divertida e dinâmica.

O ciclismo mais realista de interiores com Tacx Neo Bike Plus da Garmin

Com Tacx® NEO Bike Plus terá uma solução inteligente, intuitiva e silenciosa para simular as suas rotas ao ar livre da forma mais realista possível. Capaz de oferecer a melhor simulação de treino indoor, permite fazer ajustes rapidamente e seguir treinos estruturados, além de participar em tours profissionais e desfrutar de filmes Tacx imersivos, feitos nas melhores paisagens do mundo.

Além de fornecer treino avançado e métricas de desempenho como potência, velocidade e cadência, foi concebido para fazer com que qualquer palco interior pareça o mais realista possível. Desta forma, pode sentir a sensação de mudar de velocidade graças aos desviadores programáveis redesenhados para Shimano, SRAM ou Campagnolo. Permite também experimentar a sensação de pedalar em diferentes superfícies, como paralelepípedos e gravilha, quando combinado com a aplicação Tacx Training.

Com um ecrã integrado de 4,5 polegadas e dois carregadores USB, o Tacx NEO Bike Plus permite aos ciclistas tirar partido da aplicação Tacx Training e de outras plataformas de treino populares nos seus smartphones, tablets ou computadores portáteis, e até mesmo monitorizar o desempenho através de um ciclocomputador Garmin Edge®. Da mesma forma, pode participar nos desafios exclusivos “Ride with the Pros” com vídeos de equipas patrocinadas pela Garmin. Os ciclistas podem também seguir treinos estruturados, competir com adversários ao vivo, carregar dados de GPS, navegar com mapas 3D e muito mais. Além disso, após cada passeio, todos os dados são armazenados na aplicação Garmin ConnectTM, facilitando a visualização das estatísticas e mapas do passeio ou a análise do seu progresso a partir de qualquer lugar.

Eleve os seus treinos no interior com Tacx NEO 3M

Tacx® NEO 3M é o auxiliar de treino (rolo de treino) de acionamento direto mais preciso e potente, com movimento multidirecional que o ajudará a elevar o seu desempenho ao próximo nível. Este treinador adiciona plataformas de movimento integradas para proporcionar aos ciclistas uma pedalada mais confortável e realista. Ol Tacx NEO 3M conta ainda com o seu inovador sistema de travagem eletromagnética do motor para proporcionar uma inércia virtual, permitindo aos condutores experimentar a sensação de pedalar em diferentes tipos de estradas e até mesmo em declives. Além disso, integra-se perfeitamente na aplicação Tacx Training™ para que os ciclistas possam completar os treinos sincronizados com o seu calendário Garmin Connect™, participar em GroupRides virtuais, participar em visitas de formação com profissionais do WorldTour e desfrutar de vídeos envolventes de algumas das rotas e locais mais bonitos do mundo.

O auxiliar de treino Tacx NEO 3M proporciona métricas avançadas de treino e desempenho, incluindo plataformas de movimento integradas que complementam a flexibilidade natural lateral do rolo, acrescentando movimento da frente para trás, permitindo aos ciclistas pedalar numa posição mais natural para um treino mais eficaz. Além disso, o Virtual Inertia Handlebar permite aos ciclistas vivenciar uma experiência de condução diferente em diferentes tipos de estradas[3], como paralelepípedos e gravilha, para ajudar os ciclistas a treinar numa grande variedade de terrenos. O rolo, por sua vez, mantém a sensação de movimento para a frente em função do peso, velocidade e inclinação do ciclista. E tudo isto, entre muitas outras características que tornarão a experiência do ciclismo indoor única.

Treinos inteligentes a outro nível com Tacx® FLUX 2 Smart

Os auxiliares de treino Tacx® FLUX 2 Smart Estão equipados com uma unidade de resistência que oferece uma ampla gama de simulação. É capaz de simular realisticamente declives com um gradiente até 16%. Fornece uma medição de potência fiável, precisa e consistente, essencial para monitorizar o desempenho e o progresso. É exatamente para isso que o FLUX 2 Smart foi concebido: mede a potência com uma precisão de 2,5% e apresenta uma unidade de resistência mais forte, juntamente com um volante maior que melhora a sensação de condução. Com estas melhorias, este treinador inteligente reproduz com mais sucesso a experiência de ciclismo ao ar livre. Foi também concebido para minimizar as vibrações e os níveis de ruído.

Os utilizadores poderão desfrutar da experiência do ciclismo indoor de uma forma mais interativa e imersiva. Os formadores Tacx® FLUX 2 ligam-se sem fios às aplicações de formação: o formador ajusta a formação de acordo com o ambiente virtual escolhido, medindo a velocidade, a potência e a cadência, que serão apresentados visualmente na aplicação.


JBL Flip 7 e Charge 6

Respondendo à procura dos consumidores, a JBL redesenhou as suas colunas mais populares - JBL Flip 7 e JBL Charge 6 com Bluetooth - para oferecer um som maior e mais ousado. Agora com a tecnologia patenteada AI Sound Boost para analisar música em tempo real e otimizar o driver da coluna sem distorção, esta próxima geração ultrapassa os limites do desempenho sonoro.

JBL Flip 7

Seja para relaxar no jardim ou para encontrar amigos no parque, a nova Flip 7 foi redesenhada com um suporte para o dedo intercambiável e um mosquetão, tornando mais fácil levar a sua música para qualquer lugar. Equipado com AI Sound Boost para graves potentes sem distorção e um tweeter atualizado com design de cúpula, a Flip 7 oferece sons claros e nítidos a volumes mais altos, independentemente da configuração. A nova classificação IP68 à prova de água e pó* torna mais fácil levar a sua música consigo, sem se preocupar com gotas de água ou quedas. Outras novidades incluem uma maior duração da bateria para até 16 horas com o Playtime Boost, as mais recentes funcionalidades Bluetooth® 5.4 para uma melhor conectividade sem fios e o emparelhamento AuracastTM com outras colunas JBL que possuem a mesma tecnologia AuracastTM.

CARACTERÍSTICAS-CHAVE
  • Som JBL Pro arrojado com a AI Sound Boost
  • Qualificado com Bluetooth® Core 5.4
  • Até 16 horas de reprodução com o Playtime Boost
  • Certificação IP68 de design à prova de água, à prova de pó e quedas
  • Emparelhamento entre várias colunas que possuam a tecnologia JBL Auracast
  • Sistema Push Lock integrado com acessórios de transporte intercambiáveis
  • Áudio sem perdas de alta resolução através de ligação USB-C
  • App JBL Portable
A JBL Flip 7 estará disponível a partir de 1 de April 2025 por 149.99€. Opções de cor incluem preto, azul, branco, vermelho, camuflado, rosa e púrpura.

  JBL Charge 6

A Charge 6, agora equipada com uma pega amovível e versátil, evoluiu para tornar o áudio de alta qualidade mais acessível do que nunca. Com a introdução do AI Sound Boost e um woofer atualizado para graves mais profundos, prepare-se para sentir a batida em qualquer ambiente. A introdução do AuracastTM permite que os amigos sincronizem as suas colunas compatíveis para obter ainda mais som. Continue a festa por mais tempo com até 28 horas de bateria ao utilizar o Playtime Boost. Fiel ao nome, a coluna não só eletrifica a pista de dança, como também vem equipado com um carregador USB-C integrado para carregar dispositivos, em qualquer momento.

CARACTERÍSTICAS-CHAVE
  • Som JBL Pro arrojado com a AI Sound Boost
  • Qualificado com Bluetooth® Core 5.4
  • Até 28 horas de reprodução com o Playtime Boost
  • Certificação IP68 de design à prova de água*, à prova de pó e quedas
  • Emparelhamento entre várias colunas que possuam a tecnologia JBL Auracast
  • Pega de transporte removível com várias configurações
  • Áudio sem perdas de alta resolução através de ligação USB-C
  • App JBL Portable
A JBL Charge 6 estará disponível a partir de 1 de April 2025 por 199.99€. Opções de cor incluem preto, azul, branco, vermelho, camuflado, rosa e púrpura.


Smartwatch Maxcom FW111 Titan Chronos GPS

O novo smartwatch topo de gama da Maxcom chega a Portugal para redefinir os standards de resistência, precisão e desempenho num smartwatch. Com resistência militar, GPS de alta precisão e mais de 170 modos desportivos, este modelo garante tecnologia premium a um preço competitivo. Criado para consumidores aventureiros, ou apenas muito exigentes, o Maxcom FW111 Titan Chronos GPS alia materiais premium, tecnologia de ponta e funcionalidades avançadas, tornando-se o parceiro ideal para quem desafia os limites – na cidade, na montanha ou no mar.

O FW111 Titan Chronos GPS está preparado para os desafios mais extremos. Certificado com 15 padrões militares (MIL-STD-810H) e submetido a 28 testes rigorosos, resiste a temperaturas entre -40°C e 70°C, impactos, vibrações, poeira, humidade e até spray de sal e substâncias corrosivas. A estrutura é feita com aço inoxidável 316L no aro e aço 306 no corpo, garantindo resistência à corrosão e um acabamento duradouro. O ecrã Corning® Gorilla® Glass 3 protege contra riscos e impactos, mantendo a nitidez e durabilidade ao longo do tempo. Com certificação 5ATM e IP69K, este smartwatch suporta mergulhos até 50 metros e está pronto para enfrentar qualquer ambiente, seja em trilhos de montanha, no mar ou no dia a dia. O sistema de posicionamento GPS de dupla banda, suportado por seis satélites, garante uma navegação eficiente em qualquer cenário – florestas densas, montanhas remotas ou ruas movimentadas da cidade. Além disso, inclui um barómetro, altímetro e bússola integrada, fornecendo leituras detalhadas para quem gosta de explorar novos caminhos.

Seja corrida, trail, ciclismo, desportos de inverno, natação ou musculação, o FW111 Titan Chronos GPS acompanha cada treino com métricas detalhadas e insights personalizados.

Assegura o reconhecimento automático de 6 atividades, permite análises detalhadas de distância, ritmo, calorias queimadas, VO2 max e muito mais, e oferece métricas avançadas para os amantes da natação:
Função SWOLF para avaliar eficiência na água.
Reconhecimento automático de estilo (crawl, costas, bruços e mariposa).
Medição de frequência cardíaca durante a natação.

Com um ecrã AMOLED de 1,43” HD, este smartwatch oferece cores vibrantes e detalhes nítidos. A tecnologia Always-On Display permite que as informações essenciais estejam sempre visíveis, sem necessidade de ativação manual. Com brilho máximo de 1.000 nits, assegura visibilidade perfeita, até sob luz solar intensa. Conta ainda com resolução de 461 PPI, para imagens ultra-nítidas.

O FW111 Titan Chronos GPS é equipado com uma bateria de 470 mAh de cobalto puro, garantindo máxima eficiência e autonomia.
  • Até 15 dias de uso diário.
  • 30-35 horas de treino contínuo com GPS ativo.
  • 50+ dias em modo standby.
  • Carregamento rápido magnético.
Mais do que um relógio desportivo, este smartwatch mantém o utilizador ligado ao que realmente importa. Poderá atender chamadas diretamente no relógio, consultar notificações e mensagens, controlar música sem pegar no telemóvel e monitorizar todos os principais indicadores de saúde 24/7.
  • Monitorização contínua da frequência cardíaca e SpO2.
  • Deteção de ritmos cardíacos irregulares em tempo real.
  • Análise detalhada do sono (fases do sono, microdespertares e qualidade do descanso).
  • Monitorização do stress, com exercícios de respiração guiados.
O Maxcom FW111 Titan Chronos GPS está disponível em Portugal por um preço recomendado de 159,99 euros.


NAS QNAP TS-h1277AFX all-flash

A QNAP Systems revelou o TS-h1277AFX, um NAS all-flash de 12 baías concebido para satisfazer as rigorosas procuras de produção e virtualização multimédia. Equipado com um processador AMD Ryzen 7 9000 Series, o TS-h1277AFX pode ser atualizado para 25GbE através de placas de expansão para acesso a dados de alta velocidade. Combinando desempenho e capacidade excecionais, funciona como um hub centralizado para armazenamento, backup e recuperação de desastres, tornando-o a escolha ideal para ambientes de trabalho dinâmicos e colaborativos.

Funcionalidades principais do TS-h1277AFX:

  • Desempenho poderoso para impulsionar operações empresariais críticas - Potenciado por processadores AMD Ryzen 7 9000 Series (8-core), o TS-h1277AFX suporta até 192GB de memória DDR5 ECC e inclui uma GPU integrada, tornando-o ideal para tarefas exigentes, como multimédia, edição de vídeo em tempo real e processamento VFX.
  • Armazenamento imutável para maior segurança dos dados - Equipado com o sistema operativo QuTS hero, o TS-h1277AFX integra ZFS auto-recuperável, de-duplicação de dados, redundância RAID e otimização SSD para proteção e desempenho de dados de nível empresarial, reduzindo os riscos de falha de hardware e maximizando a eficiência e a vida útil dos SSD para maximizar o seu investimento all-flash.
  • Rede rápida com opções de 25GbE - Com duas portas 2.5GbE e duas portas 10GBASE-T, o TS-h1277AFX pode ser atualizado para 25GbE para acomodar transferências de dados de alta velocidade. Quando conjugado com switches QNAP multiportas de alta velocidade, proporciona uma colaboração perfeita entre vários utilizadores e uma partilha de ficheiros eficiente.
  • Expansão flexível para satisfazer necessidades crescentes - O TS-h1277AFX vem com três slots de expansão PCIe Gen 4, permitindo aos utilizadores adicionar opções para rede de alta velocidade, expansões de armazenamento JBOD ou atualizações de SSD M.2, tornando-o altamente adaptável às necessidades de desempenho e armazenamento em constante mudança.
  • Importação/exportação acelerada de dados e exibição de vídeo - O TS-h1277AFX inclui duas portas USB 3.2 Gen 2 com velocidades de transferência de 10Gbps para transferências rápidas de dados SSD, simplificando o backup e a restauração de dados. Também inclui uma saída HDMI 4K para visualização direta de conteúdos em monitores, simplificando as operações locais e as apresentações de vídeo.
Para saber mais sobre a disponibilidade do novo TS-h1277AFX, visite a Loja Oficial Online da QNAP e canais de vendas globais, ou contacte o seu representante de vendas local da QNAP.


Tesla prepara Model Y mais barato para a China?

14-03-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla poderá lançar uma versão mais barata do novo Model Y na China, para enfrentar a concorrência cada vez mais apertada dos fabricantes chineses.

Apesar dos relatos que indicam que o mais recente Model Y "Juniper" tem tido boa aceitação, a Tesla parece querer jogar pelo seguro e guardar um trunfo para reagir rapidamente caso essa situação não se mantenha.

A ideia é ter preparada uma variante do Model Y mais barata, que manterá as características base do modelo (bateria, potência, chassis), mas cortando nalguns elementos, como os materiais do interior, sistema de som, bancos em tecido, etc. ao estilo do que já fez para o Model 3 mais barato que foi lançado no México em Agosto passado.

O lançamento desta versão mais barata ainda não está garantido. As indicações é de que se trata apenas de um plano de recurso que fica dependente do volume de vendas do novo Model Y. Se as vendas do Model Y continuarem a cumprir com os objectivos e expectativas da Tesla, a Tesla manterá apenas os Model Y existentes; se, pelo contrário, as vendas do Model Y começarem a cair após esta fase inicial de lançamento, a Tesla poderá usar este modelo para tentar cativar os indecisos que considerem que o preço do Model Y seja excessivo. Enquanto isso, também se aguarda que, a qualquer momento, se conheçam mais detalhes sobre o futuro modelo mais económico que ficará posicionado abaixo do Model 3 actual, e que está prometido para o primeiro semestre deste ano.

Spyware norte-coreano detectado na Play Store

13-03-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de todos os sistemas de inspecção, apps com malware continuam a chegar à Google Play Store.

Investigadores de segurança descobriram o KoSpy, um spyware para Android associado ao grupo norte-coreano APT37 (ScarCruft). O malware chegou à Google Play e outras lojas de apps Android, escondido em pelo menos cinco apps maliciosas disfarçadas de gestores de ficheiros, ferramentas de segurança e actualizadores de software. A campanha, activa desde Março de 2022, foca-se em utilizadores que falam coreano e inglês, recorrendo a actualizações constantes para para tentar dificultar a sua detecção.

As apps identificadas incluem Phone Manager, File Manager, Smart Manager, Kakao Security e Software Update Utility. Embora algumas das apps ofereçam funcionalidades básicas funcionais, a sua verdadeira missão é instalar o spyware KoSpy em backgroud. A app Kakao Security é particularmente enganadora, mostrando uma janela falsa enquanto solicita permissões de acesso ao sistema. Os investigadores associaram o KoSpy aos hackers norte-coreanos através de ligações com o grupo APT43 e outras campanhas de malware conhecidas.
Depois de instalado, o KoSpy tem capacidade para roubar dados sensíveis, como mensagens SMS, registos de chamadas, localização GPS, ficheiros armazenados, gravações de áudio e imagens captadas pela câmara. O malware também pode actuar como keylogger e guardar tudo o que for escrito no teclado, através dos Serviços de Acessibilidade do Android. Para evitar a detecção, o KoSpy descarrega configurações encriptadas de uma base de dados Firebase Firestore e comunica com um servidor de comando e controlo (C2), recebendo instruções e actualizações. Cada app usa servidores C2 e projetos Firebase diferentes, encriptando os dados roubados antes de os transmitir.

A Google já removeu as apps maliciosas da Play Store, assim como os projetos Firebase associados. As apps também já deverão ter sido removidas dos equipamentos Android em que estivessem, através do serviço Google Play Protect. Nos dias de hoje, começa a ser cada vez mais arriscado instalar qualquer app que não seja de um developer ou empresa de confiança, mesmo que seja através das lojas oficiais que deveriam certificar a sua segurança.

Google lança modelos AI Gemini Robotics para robots

13-03-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Google DeepMind apresentou os modelos de AI Gemini Robotics e Gemini Robotics-ER, concebidos para melhorar a destreza dos robôs e a sua interacção com o mundo real.

Fala-se que a evolução das capacidades dos robots, particularmente dos modelos humanóides, anda de mão dada com a evolução dos modelos AI, e a Google vem demonstrar que efectivamente é esse o caso.

Embora há muito que seja possível criar mecanicamente robots humanóides, o grande problema está em dar-lhes a capacidade de controlo que lhes permita ver e interagir de forma natural com o mundo em seu redor. Isso era facilmente demonstrado pela sua (in)capacidade de lidar com tarefas domésticas simples, de coisas como dobrar roupa ou arrumar objectos diferenciados. Mas, com a assistência dos novos modelos AI, isso começa finalmente a mudar. Os modelos AI Gemini Robotics e Gemini Robotics-ER permitem que os robots efectuem tarefas delicadas, como dobrar origami ou fechar sacos de plástico sem os danificar, além de serem igualmente robustos para lidar com interferências - como alguém que mude a posição de um objecto.

Tradicionalmente, este tipo de tarefas tinha que ser processada usando rotinas de movimentos pré-programados, e a complexidade de lidar com todas as possíveis variações fazia aumentar a complexidade exponencialmente ao ponto de se tornar impraticável. Mas, com os modelos AI a poderem fazer a sua "magia" com processamento directo e integrado da visão do mundo e do controlo dos movimentos a efectuar, tudo isso se transforma.




Este modelos da DeepMind podem ser aplicados em diferentes tipos de robots, de braços robóticos a humanoides completos, como o Apollo da Apptronik (usado nas demonstrações acima). O modelo vision-language-action (VLA) ajuda os robots a processar informações visuais, interpretar comandos de linguagem e executar movimentos precisos, enquanto o modelo embodied reasoning (ER) melhora a percepção espacial para um controlo ainda mais eficiente. Apesar dos avanços promissores, o modelo ainda está na fase de investigação, sem previsão para uso comercial.

Não descurando a inevitável parte da segurança, a Google criou também um quadro de regras chamado "Robot Constitution", inspirado nas Três Leis da Robótica de Isaac Asimov, e lançou um novo conjunto de dados, ASIMOV, para testar a segurança dos robôs em ambientes reais.


Notícias do dia

13-03-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Firefox precisa de actualização antes de 14 de Março; Renault Megane E-Tech fica melhor e mais barato; Copilot for Gaming vai assistir jogadores nos jogos e Xbox; WhatsApp prepara atendimento de videochamadas com câmara desligada; e actualização do Windows faz imprimir texto aleatório em impressoras USB.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Modelos AI deverão ter direito a recusar tarefas?

Ainda não chegamos ao ponto dos modelos AI poderem ser considerados auto-conscientes (embora alguns especialistas acreditem que se está perto disso), mas o CEO da Anthropic, Dario Amodei, avança com uma sugestão que levanta toda uma série de discussões filosóficas. Nomeadamente: se se deverá dar a futuros modelos AI o direito de dizerem "não" e se recusarerm a fazer tarefas que considerem inadequadas.

Mesmo que por agora a questão possa ser prematura, e ainda se olhe para os modelos AI como meras "máquinas" que deverão fazer tudo o que os utilizadores pedirem, será apenas uma questão de tempo até que este tipo de discussão tenha que ser feito. Até lá, não seria má ideia primeiro haver consenso na definição do que constitui um modelo "AGI" e o que se poderá coinsiderar "auto-consciente".


Cohere lança AI Command A ultra-eficiente

A Cohere apresentou o Command A, sucessor do Command-R e R+, e que se foca na eficiência, superando modelos como o GPT-4o e DeepSeek V3 na qualidade e velocidade, e necessitando de menos hardware. Duplica também a sua janela de contexto de 128K para 256K tokens, o equivalente a 600 páginas de texto.

Embora possa não ser tão conhecida quanto outras empresas, a Cohere foi criada por um dos inventores do modelo "transformer" que potenciou a criação dos LLMs que potenciaram a revolução AI dos últimos anos. Como tal, é uma empresa que não se deverá descartar.


OpenAI pede proibição do uso do DeepSeek por ser chinês

A OpenAI disse não estar preocupada com a chegada do DeepSeek, mas desde então tem estado a endurecer a sua postura, agora com acusação directa de que se trata de um modelo AI controlado pelo governo Chinês, e - ao estilo do que tem sido feito com outros serviços, como o TikTok - apelando à proibição do seu uso, assim como a de todos os modelos AI vindos da China.

Apesar de ser um apelo que vai ao encontro da linha "anti-China" que tem sido seguida nos EUA, não se pode evitar pensar se esta não será uma manobra de distracção, e que revela que a OpenAI está efectivamente preocupada pelo surgimento de modelos AI capazes de roubar protagonismo ao ChatGPT, com capacidades idênticas ou até superiores, e com custo de operação bastante inferior. Não ajudará que, muitos outros concorrentes, como a Cohere acima, ou a própria Google (que recentemente lançou o Gemma 3), estejam a apostar em modelos potentes mais económicos de utilizar, em contraste com os modelos da OpenAI que "consomem tanta energia quanto um país".


Gemini expande Gems aos utilizadores gratuitos

A Google está finalmente a disponibilizar as Gems do Gemini aos utilizadores gratuitos, o que torna o seu assistente AI bastante mais útil e versátil.

Muitos modelos AI têm dado aos utilizadores a possibilidade de escolherem, ou criarem, modelos AI afinados para diferentes necessidades, e no Gemini a Google decidiu chamar isso (de forma algo infeliz) de Gems. Até agora era algo que só estava acessível para os subscritores que pagavam pelo acesso ao Gemini, mas agora fica acessível para todos. Além de se poder escolher entre uma variada gama de Gems disponíveis, os utilizadores podem também criar as suas próprias Gems, incluindo com o envio de ficheiros para informação adicional, e ficar com um Gemini totalmente dedicado à função pretendida.

O poderoso modo Deep Research também fica disponível para os utilizadores gratuitos, mas com limite de algumas questões por mês.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora o WhatsApp se tenha tornado numa das apps de mensagens mais populares, originalmente foi concebido apenas como forma dos utilizadores poderem partilhar estados sobre as coisas que estivessem a fazer, para que os amigos pudessem saber.

Carregador Powerowl com 8 pilhas recarregáveis a €21

13-03-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para evitar a troca infindável das pilhas, nada como usar pilhas recarregáveis e este pack da BONAI com carregador e 8 pilhas é uma excelente forma de começar.

Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis, e o investimento não é assim tão avultado quanto se possa pensar.
Este carregador Powerowl já traz 8 pilhas recarregáveis e custa apenas 21.

As pilhas AA incluídas são de 2800 mAh, e este carregador tem a vantagem de usar uma comum ficha USB e permitir carregar pilhas individualmente (alguns só permitem carregar pares). Podem apanhar um pack de mais 8 pilhas AA de 2800 mAh por 12 euros.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Pixel Weather deixa parar as animações

13-03-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem não apreciar as animações meteorológicas no Pixel Weather pode pará-las com um simples toque.

A app Pixel Weather inclui animações subtis de fundo, como raios de sol a brilhar nos dias limpos ou nuvens a deslocarem-se sobre os perfis das cidades. Os efeitos mais visíveis são os da precipitação, onde gotas de chuva caem com vibração imersiva ou flocos de neve flutuam durante uma tempestade. Apesar de não serem incomodativas, há pessoas que podem preferir não as ter, e a Google adicionou um funcionalidade escondida que permite parar e retomar as animações de fundo.

Ao tocar na parte superior do ecrã a animação para, fazendo surgir um botão de play no canto inferior direito. Tocar novamente (ou pressionar o botão play) faz com que a animação volte a correr.
Ainda não se sabe quando a Google adicionou esta funcionalidade oculta, mas utilizadores com verões mais antigas da app também têm reportado que a técnica funciona, pelo que é provável que já estivesse disponível há algum tempo, mas passando despercebida por não haver qualquer indicação visual da sua existência.

Penso que não teria sido difícil para a Google apresentar um subtil icon de pausa durante alguns instantes ao entrar na app, fazendo-o desaparecer passados alguns segundos, como forma de dar a conhecer esta funcionalidade aos utilizadores, em vez de ficar escondida como um "easter egg" - ou então, que simplesmente adicionassem um opção nas definições da app, que desactive as animações para quem não as quiser.

Copilot for Gaming vai assistir jogadores nos jogos e Xbox

13-03-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a preparar o lançamento do Copilot for Gaming, um assistente AI que ajudará os jogadores da Xbox com dicas de jogo, estratégias e até a descarregar jogos.

A MS tem feito grande aposta nas funcionalidades AI logo desde o início da era "ChatGPT", e não tem parado de expandir o uso do Copilot desde então. Agora, preparar-se para o fazer chegar a um sector que tradicionalmente já obriga os utilizadores a recorrer frequentemente à internet para obter ajuda: os jogos.

Durante uma apresentação, a Microsoft demonstrou como o Copilot for Gaming pode ajudar os jogadores em títulos como Overwatch 2, analisando erros e sugerindo heróis mais adequados para a equipa. No Minecraft, o Copilot pode responder a perguntas sobre crafting, indicar onde encontrar materiais e até activar cheats para assistir a experimentação pelos jogadores. O assistente vê o ecrã do jogador, permitindo-lhe dar orientações em tempo real. Inicialmente, estará disponível na app móvel da Xbox, funcionando como um companheiro num segundo ecrã.

Copilot for Gaming 🎮 Soon you’ll be able to turn to it for everything from game setup, to tips for finally beating a tough level, wherever you play on Xbox. There when you need it, out of the way when you don’t. Can’t wait to try it! https://t.co/cxZG7R6cxc pic.twitter.com/21Zg0yob4A

— Mustafa Suleyman (@mustafasuleyman) March 13, 2025



A primeira versão do Copilot for Gaming não incluirá todas estas funcionalidades no lançamento. Em vez disso, a Microsoft planeia testar uma versão inicial com os Xbox Insiders através da app móvel em Abril, antes de expandir para outros dispositivos. Apesar do vídeo promocional mostrar a visão da Microsoft para o projecto, não se deverá ter acesso a tudo isso logo desde o início.

O que é certo é que parece ser uma excelente aposta. Há cada vez mais jogos que dependem de informação que não está disponível imediatamente ou facilmente no próprio jogo, e que obrigam os utilizadores a procurar na internet sobre "para onde ir a seguir", ou "onde encontrar determinado objecto para avançar a missão", ou "qual o personagem ou habilidades mais adequadas para determinado inimigo", etc. etc. Se tudo isso ficar à distância de uma simples pergunta no Copilot for Gaming, não vejo nada contra. Espero que também possa ajudar naquelas situações em que se deixa de jogar um jogo complexo durante alguns meses (ou anos), e quando se regressa ser necessário fazer uma reaprendizagem das técnicas e métodos de jogo.

iRobot lança Roombas com LIDAR e compactador de pó

13-03-2025 | 13:27 | A Minha Alegre Casinha

A Roomba finalmente adere ao LIDAR para melhorar o mapeamento 3D dos espaços, e tem um modelo com um curioso compactador de pó para reduzir a frequência de esvaziamento.

Depois de um atribulado 2024, a iRobot está de volta com uma nova linha de oito modelos Roomba que, pela primeira vez, incluem navegação lidar. A nova gama, com preços dos $299 aos $999, apresenta aspiradores e robots híbridos com novas funcionalidades inovadoras, como uma mopa de discos rotativos e um compactador de pó. O modelo mais avançado, o Roomba 505, traz mapeamento LIDAR, detecção AI de obstáculos, e uma base que lava e seca as mopas.

A aplicação do LIDAR marca uma mudança significativa para a iRobot, que até agora utilizava apenas navegação baseada em câmaras. Com esta tecnologia, os Roombas devem mapear as divisões de forma mais rápida e precisa, aproximando-se de concorrentes como a Roborock. A empresa também está a lançar uma nova app com visualização em tempo real da limpeza, assistida pelo LIDAR. Além disso, e pela primeira vez, a iRobot divulgou especificações de potência de sucção, revelando que os novos modelos oferecem 7.000Pa - valor inferior ao de alguns rivais, mas que diz estar optimizado para a máxima eficiência.
A renovação da linha Roomba também inclui um compactador de pó no modelo 205, eliminando a necessidade de uma base de esvaziamento automático volumosa. Já os modelos mais acessíveis, como o Roomba 105, continuam a oferecer mapeamento LIDAR e deteção de carpetes, tornando-se uma alternativa competitiva face às versões económicas anteriores. Por outro lado, o topo de gama Roomba 505 é compatível com Matter para casas inteligentes e inclui uma função de secagem aquecida para mopas - algo que nem o anterior modelo Combo 10 Max tinha.

Com a crescente concorrência de fabricantes chineses, a iRobot está a ajustar-se, dando prioridade às funcionalidades que os consumidores mais valorizam, como as mopas rotativas, mapeamento LIDAR, e informação sobre potência de sucção. Resta saber se esta mudança ajudará a recuperar a sua posição no mercado, e a manter a ainda popular marca "Roomba" como sendo de referência neste sector.

|