PlanetGeek

Western Digital lança microSD SanDisk de 4TB e SD de 8TB

13-08-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Western Digital apresentou novos cartões microSD SanDisk de 4 TB e SDUC de 8 TB, a par de dois novos SSDs externos de 16 TB.

A Western Digital revelou uma nova gama de soluções de armazenamento de alta capacidade, utilizando a tecnologia BiCS8 3D NAND de 218 camadas. Esta tecnologia está agora a ser aplicada em vários produtos, incluindo as novas ofertas de armazenamento externo da empresa. Entre estas, temos um cartão microSDUC de 4 TB, um cartão SDUC de 8 TB e dois SSDs portáteis de 16 TB, todos sob a marca SanDisk.

Os cartões microSDUC de 4 TB e SDUC de 8 TB são concebidos com velocidades UHS-I e estão a ser comercializados sob a marca SanDisk Ultra. Estes cartões oferecem uma capacidade de armazenamento substancial para utilizadores que necessitam de soluções de memória de alta capacidade, sendo desde já antecipado que sejam vocacionados para o sector de fotografia e vídeo digital.
A Western Digital também apresentou dois SSDs portáteis de 16 TB. Um deles é o SanDisk Desk Drive, um SSD externo com um adaptador de energia de 18 W, que já estava disponível em capacidades menores e que agora será lançado numa versão de 16 TB. Este drive deverá continuar a utilizar NAND TLC para um melhor desempenho, tal como as versões já no mercado. O segundo SSD, da gama SanDisk Extreme Pro, foi apresentado como uma demonstração tecnológica, mostrando o SSD portátil de maior capacidade sem necessidade de alimentação externa.

Embora não tenha sido indicada qualquer data, espera-se que o SSD portátil de 16 TB possa ficar disponível em breve para os consumidores, mas desde já antevendo-se que não terá um preço muito atractivo.

Apple exige comissão de 30% no Patreon

13-08-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Indiferente ao que se passa na UE, a Apple exige que o Patreon pague comissão de 30% nos pagamentos aos criadores ou veja a app removida da App Store.

A partir de Novembro, as novas subscrições do Patreon em dispositivos iOS terão de passar pelo sistema de compras in-app da Apple, que obriga o Patreon a pagar uma taxa de 30% sobre essas transações. Até agora o Patreon evitava esta taxa ao redirecionar os utilizadores para fora do sistema de pagamento da Apple, algo que a Apple decidiu deixar de aceitar - enquanto na UE, apesar de ser obrigada a isso, pretende continuar a cobrar comissões mesmo sobre os pagamentos externos.

Para gerir os novos custos, o Patreon oferece aos criadores duas opções: aumentar os preços para utilizadores de iOS ou absorver a taxa por conta própria. No entanto, o Patreon recomenda aumentar os preços, pois absorver a taxa reduziria os ganhos dos criadores de forma significativa. Estas alterações só afectarão novas subscrições feitas através de iPhones ou iPads a partir de Novembro, deixando as subscrições existentes inalteradas, assim como as que forem feitas am Android ou directamente na web.

Patron’s news announcement highlights that Apple’s 30% junk fees are passed on directly to consumers in the form of higher prices, and exposes Apple’s “small developers only pay 15%” lie: all Patreon customers however small will now pay a 30% junk fee on donations. https://t.co/7DgCV5MF90

— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) August 12, 2024
Além dos ajustes de preços, o Patreon está a transitar todos os criadores para um modelo de subscrição para utilizadores de iOS, uma vez que o sistema de compras in-app da Apple não suporta métodos de pagamento mais flexíveis, como pagamento por criação ou no início do mês. Esta transição deverá estar concluída até Novembro de 2025. Os criadores que já utilizam o modelo de subscrição não precisarão de fazer alterações.

Não será surpresa se virmos o Patreon juntar-se ao grupo de críticos mais vocais contra as exigências da Apple na App Store (e fora dela), como a Epic Games e o Spotify.

Tesla cancela Cybertruck mais barato - agora começa nos 100 mil dólares

13-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla removeu o modelo mais barato do Cybertruck do seu site, fazendo com que seja necessário optar pelo modelo de 100 mil dólares para quem quiser um.

O tão aguardado Cybertruck da Tesla, que inicialmente foi prometido com um preço base de $39.900, viu o seu modelo mais barato desaparecer do site da Tesla. Quando Elon Musk apresentou pela primeira vez a pickup futurista em 2019, ela foi posicionada para revolucionar o competitivo mercado de pickups nos EUA, prometendo um preço de arromba. No entanto, à medida que o Cybertruck se aproximou da realidade, vimos os preços aumentarem para valores substancialmente diferentes.

Este aumento significativo de preço significa que o Cybertruck agora custa mais do dobro do que foi inicialmente prometido, eliminando a versão mais barata de motor único e tração traseira do site da Tesla. A decisão de cancelar o modelo de $60.000 surge num momento em que a Tesla enfrenta imensas críticas, e estando agora a fazer entregas dos Cybertruck sem lista de espera, levantando questões quanto aos cancelamentos dos "milhões" de encomendas que dizia ter.

Apesar do preço mais alto, o Cybertruck da Tesla conseguiu superar as vendas da F-150 Lightning da Ford, mesmo com as pickups elétricas da Ford a terem a preços $20.000 a $30.000 mais baratos do que os da Tesla. O concorrente mais próximo do Cybertruck pode ser o GMC Hummer EV, que, tal como o Cybertruck, tem peso que o atira para veículos de classe 3 nos EUA, e também tem preço acima dos 100 mil dólares.

Quanto à possibilidade do Cybertruck chegar a este lado do Atlântico, continuam a existir muitas questões quando às alterações que seriam necessárias para cumprir com a legislação europeia.

BMW lança simulador EV para veículos a combustão

13-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A BMW lançou uma nova funcionalidade destinada a convencer os condutores de veículos a combustão a considerarem veículos eléctricos (EVs), que utiliza dados das viagens reais para simular como um EV se comportaria no mesmo percurso.

O objectivo desta nova funcionalidade na app BMW é demonstrar que a autonomia dos EVs é mais do que suficiente para a maioria das necessidades diárias de condução. Como explicou Dirk Wiedmann, Vice-Presidente Sénior de Vendas e Estratégia da BMW, muitas pessoas não sabem que os EVs modernos podem facilmente integrar-se nas suas rotinas diárias. A funcionalidade fornece simulações realistas para mostrar como carregar o carro em casa pode significar acordar todos os dias com a bateria completamente carregada, aliviando preocupações sobre a autonomia. Ao escolher um modelo específico de EV BMW na app, os condutores podem ver quantas viagens poderiam ter completado com uma única carga após cerca de 2.000 km de condução.

Além disso, a app continuará a evoluir, com planos para incluir detalhes sobre pontos de carregamento, tempos de carregamento e também locais próximos, como cafés e lojas, que permitam melhor aproveitar esse tempo. Esta ferramenta faz parte da estratégia mais ampla da BMW para tornar os EVs mais apelativos para os condutores tradicionais, mostrando que a mudança para os automóveis eléctricos pode ser prática e conveniente.
O compromisso da BMW com os veículos eléctricos é evidente, com mais de 190.000 EVs entregues na primeira metade de 2024 (+25% do que no ano anterior). Com esta nova funcionalidade na app, a BMW pretende ajudar mais condutores a perceber que os EVs podem integrar-se perfeitamente nas suas vidas diárias, desmisitificando o "receio da autonomia" nos eléctricos.

Ganha uma fita LED para TV

13-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uma fita LED para TV.

Embora não seja a versão "ambilight" com câmara, até uma simples fita LED RGB permite dar toque especial a qualquer divisão e facilitar a visualização em salas completamente às escuras.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Apple Intelligence paga só para 2027

13-08-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A modalidade paga Apple Intelligence+ só deverá chegar em 2027 na melhor das hipóteses.

Recentemente surgiu a notícia de que a Apple deveria lançar uma modalidade paga de acesso às funcionalidades AI que está a preparar-se para lançar no iOS 18, que poderá ser de $20 por mês. Mas, ao estilo do que tem feito com o serviço SOS via satélite, lançado em 2022 e para o qual ainda não revelou qual será o preço, a Apple deverá adiar esse pagamento para os próximos anos.

Os últimos rumores indicam que a versão paga do Apple Intelligence só deverá chegar em 2027, o que acaba por ser a opção que faz mais sentido.

O Apple Intelligence só irá ser lançado de forma faseada depois do lançamento do iOS 18, com muitas das funcionalidades a só chegarem em 2025 - e isso sem considerar a questão do atraso adicional a que poderá estar sujeito na UE. Na prática, vai fazer com que tudo isto acabe por ser uma verdadeira "fase beta", que só deverá começar a ficar em estado estável por ocasião do lançamento do iOS 19 ou iOS 20 - não se podendo ignorar que muitas das funcionalidades AI também só ficarão disponíveis nos iPhone 15 Pro e gerações iPhone 16 e seguintes.

Até 2027, pode ser que a Apple também reconsidere e passe a incluir o Apple Intelligence+ no seu programa Apple One de serviços agregados.

Galaxy Ring trabalha com Androids de outras marcas

13-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O smart ring Galaxy Ring da Samsung trabalha sem grandes limitações com smartphones Android de outras marcas.

Depois de inicialmente se temer que o Galaxy Ring fosse um dispositivo que apenas funcionasse, de forma exclusiva, com smartphones da Samsung, descobriu-se que afinal funcionaria com outros smartphones Android mas com algumas limitações. Agora, parece descobrir-se que as limitações não são assim tantas.

Tinha sido dito que o Galaxy Ring trabalharia com outros smartphones Android por via da app Samsung Health e Samsung Wearable app, mas que não teria acesso a funcionalidades como o Galaxy AI e Energy Score. Mas, os primeiros testes têm revelado que também estas funcionalidades estão disponíveis em smartphones não-Samsung.

Resta saber se isto está actualmente a funcionar mas será restringido artificialmente pela Samsung numa actualização futura, como forma de incentivar a compra dos seus próprios smartphones, mas esperemos que não seja o caso. Pelo menos nesta fase, a Samsung só tem a ganhar em facilitar o uso dos Galaxy Ring, em qualquer dispositivo Android.

Echo Show começa a mostrar publicidade

12-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Diversos utilizadores com Echo Show da Amazon começaram a ver publicidade após uma actualização do firmware.

A Amazon tem diversos produtos que disponibiliza com apresentação de publicidade, como o Kindle, oferecendo-os a preço mais reduzido do que os produtos sem publicidade. No entanto, vários clientes dos Amazon Echo Show, com ecrãs, foram surpreendidos por estes terem começado a apresentar publicidade após receberem uma actualização.

Ao contrário dos produtos "com publicidade", neste caso os clientes compraram um produto com o pressuposto de que não veriam publicidade extra, mas em que a Amazon parece ter mudado de ideias e começado a apresentar publicidade sem qualquer opção para a remover.

With the latest Echo Show software update, mine has started showing ads. It never did this before. When purchased, this was not advertised as an ad-supported device. Fix it @AmazonHelp! pic.twitter.com/nIwkMZ5I64

— Dylan (@DylanMcD8) August 11, 2024
Outros utilizadores referem que os seus Echo Show já começaram a apresentar publicidade há muito, e que a única surpresa é que ainda existissem modelos que não mostravam publicidade - que agora terão sido apanhados por esta actualização.

Infelizmente, a Amazon (e não só) tem sido um péssimo exemplo a nível de oferecer produtos e serviços que depois, decide alterar sem qualquer preocupação com a destruição das expectativas que os clientes tinham quando os compraram os subscreveram. Por outro lado, estamos a falar de uma empresa que cobra subscrição para que um Echo Show possa mostrar fotografias, pelo que se poderá dizer que o erro é ter qualquer tipo de expectativa.

Flux impressiona com geração de imagens AI

12-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Há um novo modelo open-source de geração de imagens AI que está a dar que falar: o Flux.

Num sector já bastante preenchido com modelos como o Dall-E, Midjourney, Imagen e outros, eis que se intromete o Flux da Black Forest Labs.

O Flux é um modelo open-source de geração de imagens, que pode ser executado directamente no computador dos utilizadores ou em plataformas online gratuitas, como o NightCafe.

O Flux foi criado pela Black Forest Labs, uma startup alemã fundada por antigos engenheiros da Stability AI. São estas as mentes por trás de muitas das principais tecnologias de geração de imagens AI da actualidade. A equipa, liderada por Robin Rombach, Andreas Blattmann e Dominik Lorenz, lançou três versões do Flux.01: Pro, Dev e Schnell. Enquanto a versão Pro é destinada a uso comercial, os modelos Dev e Schnell estão disponíveis para qualquer pessoa testar, e os primeiros resultados superam os do Midjourney e também o DALL-E da OpenAI.

Today we release the FLUX.1 suite of models that push the frontiers of text-to-image synthesis. read more at https://t.co/49zTUK8Q5V pic.twitter.com/hmcKRIlizn

— Black Forest Labs (@bfl_ml) August 1, 2024
Para quem quiser experimentar o Flux, existem várias opções. Se tiver um computador relativamente potente, pode descarregar e executar o Flux.01 localmente usando ferramentas como o Pinokio launcher, que simplifica o processo de instalação. Para quem não o quiser fazer ou não tiver um computador suficientemente potente, pode aceder ao Flux através de plataformas como o NightCafe através de um sistema de créditos diários oferecidos, para limitar a utilização e evitar abusos.

Além deste sistema de geração de imagens, a Black Forest Labs também está a trabalhar num modelo de texto-para-vídeo, prometendo oferecer geração de vídeo AI com qualidade de referência e que também disponibilizará como open-source. Tendo em conta os resultados positivos com o Flux, mal podemos aguardar para ver o que irão fazer a nível de vídeo.

Notícias do dia

12-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Automóveis modernos apitam em excesso; CEO da United Launch Alliance passa vergonha com novo Raptor 3 da SpaceX; Intel expande garantia adicional a todos os CPUs afectados por bug; vulnerabilidade Sinkclose afecta CPUs AMD das últimas décadas; modo de voz do GPT-4o imitava utilizadores e fazia sons estranhos; e os estranhos casos das compras na Adidas e as devoluções desaparecidas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Disney+ aumenta em Setembro em Portugal

Tal como se fazia temer, o anúncio de aumentos nas mensalidades Disney+ também vai abranger Portugal.

O serviço já está a contactar os actuais clientes a indicar que os preços serão actualizados, passando para 10,99 €/mês ou 109,90 €/ano.
Se estes aumentos se justificam face aos demais serviços de streaming, isso dependerá do valor que cada cliente atribuir a cada um deles. O que é certo é que, apesar da Netflix anunciar que tudo vai bem, e de também da Disney+ seguir os seus passos com campanha de combate à partilha de contas, parece-me que será inevitável que, mais cedo ou mais tarde, muitos utilizadores comecem a dar mais valor à poupança de centenas de euros por ano.


BMW recolhe 105 mil automóveis por defeito no motor de arranque

Para variar um pouco das "recolhas" da Tesla, eis que também a BMW está a efectuar a recolha de mais de 105 mil veículos, abrangendo os Série 3, Série 7, Série 8, X5, X6, X7, produzidos entre 2019 e 2020, com motores de 6 cilindros.

O problema está no motor de arranque, que pode ter problemas, e que quando sujeito a tentativas consecutivas de ligar o motor do carro pode sobreaquecer e causar um incêndio no compartimento do motor. Curiosamente, a correcção aplicada é feita através de uma actualização de software, mas com os veículos a terem que visitar a oficina para que seja aplicada - algo que quase parece uma irónica vingança por quem critica os Tesla de terem "recalls" que se limitam a uma actualização remota de software.


Curvas de carga dos automóveis eléctricos

Quem desejar espreitar as curvas de carregamento de automóveis eléctricos pode espreitar o site EVKX.

Embora a questão da "ansiedade da autonomia" se esteja lentamente a dissipar, à medida que a maioria das pessoas se vai convencendo de que isso já não é um problema real, continua a ser bastante útil estar informado sobre as curvas de carga para se saber tirar o melhor partido do tempo de carregamento, especialmente em postos públicos. Por vezes podemos descobrir que será mais eficiente carregar o carro apenas até 60% ou 70%, em vez de desperdiçar tempo a carregar lentamente, ou que se pode ir até aos 70-80% sem que isso represente tempo excessivo. Esta seria informação que seria benéfica ver apresentada pelos fabricantes de forma facilmente acessível, em vez de simplesmente indicarem uma autonomia que, grande parte das vezes, nem é realista em circunstâncias normais.


Novo material promete revolucionar energia solar

Investigadores desenvolveram um novo material ultra-fino que pode significar o fim dos painéis solares tradicionais. Com apenas 1-micron de espessura - 150x mais fino que as células solares tradicionais - este material já consegue obter uma eficiência de 27% na conversão da luz em energia, suprerior aos 22% obtidos pelos painéis tradicionais, e os investigadores acrediram que nos próximos anos conseguirão atingir eficiências superiores a 45%.

A grande vantagem é que, sendo ultra-fino e flexível, este material poderia ser aplicado em praticamente tudo: telhados, janelas, automóveis, smartphones, etc. o que permitiria aproveitar a energia solar de forma eficiente sem os constrangimentos dos painéis rígidos tradicionais.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Considerado um dos primeiros programas de inteligência artificial por ser capaz de dialogar com uma pessoa, o ELIZA - ou melhor dizendo, o script DOCTOR que o popularizou - foi feito como forma de parodiar o tipo de interacção que um psiquiatra teria com os seus pacientes.

Rato gaming perfurado SteelSeries Aerox 5 a €60

12-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Ideal para os jogadores que gostam de ratos ultra-leves, este SteelSeries Aerox 5 apresenta-se cheio de estilo e peso reduzido de apenas 66 gramas.

O SteelSeries Aerox 5 adopta a táctica de poupança máxima de peso eliminando tudo o que não for estritamente necessário, com isso a traduzir-se num corpo perfurado que mantém apenas a estrutura necessária para lhe dar a rigidez necessária para desempenhar a sua função. Apesar do seu peso reduzido de 66g, conta com iluminação RGB programável em três zonas distintas, nove botões programáveis, e cabo USB-C destacável que facilita a sua arrumação sempre que for necessário transportá-lo para qualquer lado. Usa um sensor óptico TrueMove Air 18K DPI que lhe garante excelente precisão de movimentos.
Este SteelSeries Aerox 5 está disponível por 60.39 euros na Amazon Espanha.

Curiosamente, apesar de ser completamente perfurado, a marca assegurou a sua resistência a potenciais acidentes com bebidas com o Aquabarrier, que promete deixá-lo imune contra salpicos, poeira e sujidade, com certificação IP54.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iOS 18 expande Iluminação Adaptativa para lâmpadas inteligentes Matter

12-08-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A nova versão do iOS 18 da Apple vai expandir a funcionalidade de Iluminação Adaptativa (Adaptive Lighting) para lâmpadas inteligentes compatíveis com Matter.

Até agora, a Iluminação Adaptativa da Apple, que ajusta automaticamente a tonalidade de cor das lâmpadas ao longo do dia, só estava disponível em dispositivos compatíveis com HomeKit. Com o iOS 18, esta funcionalidade ficará acessível também em lâmpadas inteligentes que suportam o Matter.

O Matter é o protocolo para casas inteligentes, desenvolvido por empresas como a Apple, Google e Amazon, que visa criar um ecossistema unificado e independente da plataforma para dispositivos inteligentes. Embora a Iluminação Adaptativa continue a ser uma exclusividade do Apple Home e não faça parte do padrão Matter, esta actualização poderá contribuir para que se torne mais comum e possa, eventualmente, ser adoptado como standard no Matter (actualmente há diversos fabricantes que disponibilizam funcionalidade idêntica, mas sempre de forma proprietária para a sua própria marca e produtos).
A inclusão da Iluminação Adaptativa para lâmpadas compatíveis com Matter foi descoberta na versão beta mais recente do iOS 18, nas definições da app Home. A Nanoleaf já confirmou que será um dos parceiros iniciais no lançamento da Iluminação Adaptativa em dispositivos Matter, sendo esperado que outras marcas, como a Philips Hue, também o façam em breve.

Além da expansão da Iluminação Adaptativa, o iOS 18 inclui outras melhorias para casas inteligentes, como controlos de acesso para convidados, suporte para aspiradores robóticos como o iRobot Roomba e desbloqueio mãos-livres para portas inteligentes.

WePlayDOS.games com jogos clássicos no browser

12-08-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O WePlayDOS.games é um site que nos dá acesso a dezenas de jogos clássicos da era DOS, directamente no browser.

Embora não faltem locais onde se pode revisitar a época de ouro dos jogos MS-DOS (como o Internet Archive), podem juntar aos bookmarks este WePlayDOS.games.

Tirando partido da potência dos computadores actuais e dos browsers modernos, podemos agora correr jogos MS-DOS directamente no browser, com todas as fantásticas capacidades dos gráficos VGA e efeitos sonoros monofónicos que, durante muitos anos, foram suficientes para nos manter agarrados aos monitores.

Podemos recorar jogos como:
  • Lemmings
  • Prince of Persia
  • Zork
  • Sid Meier's Civilization
  • Wolfenstein
  • Doom
  • Duke Nukem 3D
  • Wing Commander
  • Descent
  • Operation Wolf
  • Xenon 2
  • Worms
  • Command & Conquer: Red Alert
e muitos outros
Como é habitual nestas coisas de relembrar jogos do passado, não esquecer que há jogos que talvez seja melhor manter apenas no compartimento das boas memória e não arriscar uma desilusão ao revê-los na actualidade. Disto isto, felizmente há jogos que mesmo com os seus pixeis reduzidos e efeitos sonoros arcaicos, continuam a ser tão divertidos e jogáveis hoje como o eram na altura em que foram lançados.

Hub USB 3.0 Vkusra 7-portas com interruptores individuais a €23

12-08-2024 | 12:05 | A Minha Alegre Casinha

Precisam de um hub USB 3.0 com quantidade generosa de portas, mas que também permita desligá-las individualmente sem tirar / meter fichas? Então espreitem este hub.

Os hubs USB tornaram-se uma necessidade da vida moderna, especialmente para acompanharem os portáteis que vêm equipados com poucas portas USB, que rapidamente se esgotam assim que ligamos um teclado e rato externo. Adicionalmente, há casos particulares, de pessoas que precisam de um número superior de portas USB. Este hub da Vkusra tem 7 portas que permitem maior liberdade na quantidade de dispositivos USB que podemos utilizar, mas o que o torna mais especial é o facto de todas as portas contarem com o seu próprio botão para que possam ser ligadas ou desligadas individualmente.
O hub USB 3.0 Vkusra 7-portas com interruptores está disponível por apenas 23.58 euros na Amazon Espanha, e inclui fonte de alimentação - activar cupão de desconto de 20%.

Pode ser o companheiro ideal para quem tiver que fazer a replicação de pens USB em média escala (se precisar de mais, pode sempre investir num hub de 16 portas, também com interruptores), ou simplesmente que tenha uma série de equipamentos USB que deseje manter acessíveis (por exemplo: gravador CDs externo, scanner, câmaras digitais, webcam, discos externos, etc.) mas com a possibilidade de os poder desligar sem retirar a ficha - algo que até pode funcionar como medida de protecção, prevenindo que uma infecção de ransomware se possa espalhar a um disco externo de backup, que apenas se ligue para os backups e depois se mantenha desligado.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Automóveis modernos apitam em excesso

12-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Podem os sistemas de assistência nos carros modernos estar a chegar a um ponto em que perturbam e confundem os condutores em situações normais do dia a dia?

Quem já conduziu um carro recente, provavelmente reparou num aumento dos apitos, sons de alerta e outros avisos enquanto dirige. Isto deve-se ao facto de os veículos modernos estarem equipados com diversos sistemas de segurança que tentam prevenir acidentes antes de acontecerem. No entanto, estes avisos constantes podem ser intrusivos, acabando por se tornar num incómodo.

O aumento dos sons de alerta deve-se, em grande parte, às regulamentações das comissões de segurança rodoviária na Europa e nos EUA. Desde Julho de 2022, todos os carros vendidos na Europa devem incluir sistemas como assistência à manutenção na faixa, travagem automática de emergência e assistência inteligente de velocidade, entre outros. Estas funcionalidades são destinadas a tornar a condução mais segura, mas também resultam em muito mais ruído no interior do veículo à medida que os sistemas alertam os condutores.
Apesar destas regulamentações, nem todos os carros lidam com estes alertas da mesma forma. Alguns fabricantes, particularmente nos modelos mais económicos, implementam sistemas de alerta que não podem ser facilmente desactivados, cumprindo as normas de segurança, mas à custa do conforto do condutor. Por outro lado, as marcas premium podem optar por dar opções de personalização adicionais, ou até mesmo desactivar estes alertas de forma a que não sejam penalizados nos testes de segurança.

O que fica claro é que os fabricantes colocam as classificações de segurança Euro NCAP no topo da lista de prioridades, à custa da utilização prática no dia a dia - como os sistemas de se manter na faixa de rodagem, que podem insistir em se manter no centro da via acertando em buracos, ou até "lutando" contra o condutor em situações que têm que mudar de faixa ou circular em estradas sem marcações. Os fabricantes preferem obter pontuações altas nos testes de segurança, o que os leva a exagerar nos alertas intrusivos para garantir melhores classificações, resultando numa experiência de condução onde os sistemas de segurança, em vez de serem úteis, se tornam num incómodo, levando muitos condutores a desactivá-los assim que entram no carro.

Sugestões Xiaomi para um verão mais fresco

12-08-2024 | 10:30 | Apps do Android


Equipamentos que prometem fazer baixar as temperaturas tórridas que se avizinham. 

Com o verão a aquecer, a Xiaomi sugere quatro produtos para transformar a sua casa num refúgio de frescura e conforto, que prometem melhorar a qualidade do ar e proporcionar um ambiente agradável: o Xiaomi Smart Air Purifier 4 Pro, a Torre Ventilação Xiaomi Smart Tower Fan EU, a Ventoinha Mi Smart Standing Fan 2 EU e o Xiaomi Smart Humidifier 2 EU.

Xiaomi Smart Air Purifier 4 Pro

Durante os meses mais quentes, a qualidade do ar pode piorar, especialmente em áreas urbanas. O Xiaomi Smart Air Purifier 4 Pro é a solução perfeita para manter o ar limpo e saudável dentro de casa. Com um peso de 6,8 kg e dimensões compactas de 275×275×680 mm, este purificador é fácil de instalar em qualquer divisão. A sua taxa de libertação de ar de 500m³/h garante um ambiente fresco e livre de poluentes. O funcionamento silencioso, com ruído inferior a 65dB, permite-lhe desfrutar de ar puro sem interrupções. Adicionalmente, o design moderno complementa qualquer decoração. 


Torre Ventilação Xiaomi Smart Tower Fan EU

Para aqueles dias de calor intenso, a Torre Ventilação Xiaomi Smart Tower Fan EU é o aliado perfeito. Pesando apenas 4,3 kg e com dimensões de 310 x 310 x 1111 mm, esta torre é elegante e eficiente. Oferece uma ventilação tridimensional e um fluxo de ar forte com baixo ruído, garantindo um ambiente fresco e silencioso. A conectividade Wi-Fi permite o controlo remoto através da aplicação Mi Home, proporcionando conveniência e facilidade de uso. Aproveite para colocar a torre no seu escritório ou sala de estar e desfrute de uma brisa refrescante durante todo o dia.

Ventoinha Mi Smart Standing Fan 2 EU

A ventoinha Mi Smart Standing Fan 2 EU perfeita para qualquer divisão da sua casa. Com um peso de apenas 3 kg e dimensões de 343 × 330 × 1000 mm, esta ventoinha oferece 100 modos de velocidade diferentes, permitindo-lhe ajustar o fluxo de ar exatamente como deseja. O motor DC de alta eficiência garante uma ventilação estável e um menor consumo de energia. A ventoinha pode ser ajustada para uma altura ideal e possui uma ventilação de ângulo ultra amplo de 140°, cobrindo uma área máxima de 14 m. Com um funcionamento silencioso de apenas 30,2 dB(A), é perfeita para uso noturno no quarto, garantindo uma noite de sono tranquila e fresca.

Xiaomi Smart Humidifier 2 EU

Para combater o ar seco causado pelo uso constante de ar condicionado, o Xiaomi Smart Humidifier 2 EU é a solução ideal. Pesando 1,57 kg e com dimensões de 190 x 335 mm, este humidificador utiliza tecnologia de esterilização ultravioleta UV-C para eliminar até 99,9% das bactérias, garantindo uma névoa purificada. Com uma capacidade de 4,5 L, o humidificador pode funcionar continuamente até 32 horas. A saída de névoa rotativa de 360° permite ajustar a direção do fluxo para uma humidificação total do ambiente. Com um funcionamento silencioso de apenas 32dB, pode ser utilizado durante a noite sem perturbar o sono.

Disponibilidade e Preços

Os novos produtos Xiaomi já estão disponíveis para compra na Xiaomi Store e nos estabelecimentos habituais, com os seguintes PVP:

·       Xiaomi Smart Air Purifier 4 Pro: 349,99€

·       Torre Ventilação Xiaomi Smart Tower Fan EU: 129,99€

·       Ventoinha Mi Smart Standing Fan 2 EU: 99,99€

·       Xiaomi Smart Humidifier 2 EU: 69,99€

Transforme o seu verão com os produtos da Xiaomi e proporcione à sua família um ambiente mais fresco, puro e confortável. 

Empresas chinesas duplicam memória da RTX 4090D para 48GB

12-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A placa gráfica RTX 4090D da NVIDIA, direccionada ao mercado chinês e desenvolvida com base nas restrições de exportação dos EUA sobre GPUs, está a ser modificada na China para ter 48 GB de memória.

Não é incomum ver, na China, serviços que ampliam a capacidade de dispositivos como smartphones e tablets, trocando os chips originais por outros de maior capacidade. Mas agora, isso parece estar a ser feito em maior escala, para dar resposta à incessante procura de GPUs para treino de modelos AI. Para esta função, o elemento crítico é a quantidade de memória disponível, e é isso que tem sido alterado.

Embora não tenham sido reveladas fotos, foram descobertos relatos de placasRTX 4090D com velocidades de acesso à memória de 937 GB/s (idêntico à das GDDR6 das placas originais), mas com 48 GB de capacidade, que normalmente só encontramos nos GPUs topo de gama, destinados a workstations, ou placas da Nvidia destinadas a processamento AI. A par desta, também surgiram referências de uma GeForce RTX 4080 Super, equipara com 32 GB em vez dos habituais 16 GB.

Estas modificações de memória não são novidade, mas o facto de isto estar a ser oferecido por um serviço de computação na cloud, faz suspeitar que esta operação esteja a ser feita em escala "industrial" como forma de contornar as restrições de acesso a GPUs aplicadas à China. Só é pena que os preços destas operações de troca de chips sejam bastante dispendiosas, senão até se poderia começar a ver interesse de consumidores e empresas ocidentais, também interessados em duplicar a memória das suas placas gráficas.

Rato vertical Trust Voxx sem fios a €44

12-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os ratos verticais fazem parte daqueles periféricos estranhos que "primeiro se estranha mas depois se entranha", e neste caso é recomendável que se entranhe o mais rapidamente possível para minimizar potenciais problemas a longo prazo.

Para quem passa o dia a trabalhar com o computador e a usar um rato, a questão que se coloca é se já faz parte do grupo que sente dores no braço, ou se ainda faz parte do grupo que ainda está no caminho para lá chegar. Caso o queiram evitar, é fortemente recomendado que dêem uma hipótese a um rato vertical, que representa um dos melhores investimento de longo prazo na saúde de mãos e braços.
Este rato vertical Trust Voxx wireless está disponível por 44.92 euros na Amazon Espanha.

O formato pode parecer estranho, mas acreditem que faz uma diferença substancial a nível de uma utilização mais confortável, pois mantém a mão numa posição bastante mais natural (e o "aspecto estranho" é algo que deixa de se fazer notar de forma quase imediata). Considerando o valor em causa, é um preço extremamente reduzido a pagar pela prevenção de problemas futuros que poderão ser de recuperação bastante mais complicada.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Monitor Cooler Master Dual-4K GP57ZS

12-08-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Cooler Master revelou um impressionante monitor curvo mini-LED de 57" com resolução 8K, o GP57ZS.

O Cooler Master Dual-4K GP57ZS é um monitor de 57" 32:9 com ecrã curvo 1500R, com painel LCD mini-LED que equivale a ter dois monitores 4K lado a lado (resolução de 7680x2160 pixeis) com capacidade de atingir uma luminosidade máxima de 1100 nits em HDR. Ainda por cima, pode atingir os 120 Hz, o que certamente proporcionará uma experiência de jogos bastante convincente - para quem tiver hardware capaz de correr jogos nesta resolução a esta frequência.

O panel mini-LED conta com 2304 zonas com iluminação ajustável independente, o que ajudará a evitar a luminosidade de fundo habitual nos ecrãs LCD.
O monitor tem 2x HDMI 2.1, 1x DisplayPort 1.4, 1x USB-C com Power Delivery de 90 W, e integra um hub USB 3.2 com 4 portas. Conta ainda com uma porta de 3.5 mm para headphones.

Infelizmente a Cooler Master ainda não revelou o preço, mas podemos assumir que seja mais caro que dois monitores 4K de 120 Hz.

Apple Maps já funciona no Firefox

12-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple actualizou a versão web do Apple Maps para suportar o browser Firefox.

Antes desta actualização, quem tentasse utilizar o Apple Maps na web no Firefox recebia uma mensagem de erro informando que o browser não era suportado. No entanto, a Apple ouviu as críticas e já adicionou o Firefox à lista de navegadores suportados, que até agora passa a ser: Safari, Edge, Chrome e Firefox em Mac e iPad, e Edge, Chrome e Firefox em PCs com Windows.

O Apple Maps na web, lançado em versão beta pública em Julho, permite que os utilizadores obtenham direções, procurem locais, verifiquem avaliações e horários, e explorem Guias no serviço da Apple. A Apple também facilitou a encomenda de comida diretamente a partir da aplicação e a descoberta de novos locais para comer, fazer compras e visitar em todo o mundo. A funcionalidade "Look Around", semelhante ao Google Street View, deverá ser adicionada em breve, tornando o serviço numa real alternativa ao uso do Google Maps na web.

Embora a Apple tenha melhorado imensamente o Apple Maps desde o seu (péssimo) lançamento, este era um serviço que só estava disponível em dispositivos Apple. Com a expansão para a web, todos os utilizadores e curiosos podem testá-lo e ver as melhorias que vão sendo feitas.

|