PlanetGeek

Adidas e as devoluções desaparecidas

11-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Vários clientes têm-se queixado da Adidas não reconhecer as devoluções de sapatilhas compradas online.

A Adidas promove a compra de sapatilhas e outros produtos na sua loja online, assegurando os clientes de que tem uma política de 30 dias para devoluções gratuitas - que acaba por ser essencial para este tipo de produtos. Infelizmente, é uma política que não está a funcionar da forma que se esperava.

Várias pessoas têm-se queixado que, apesar de efectuarem o processo de devolução tal como a marca indica, usando o serviço de transporte UPS, a Adidas diz que o material nunca chega às suas instalações, e não devolvendo o dinheiro aos clientes.

When you get robbed by @adidas.

Just ordered a bunch of things to try out at home and return the ones that didn't like/fit.

Received partial reimbursement for some items that were on the same package. Now they say they didn't receive the items.

Contacted the customer service… pic.twitter.com/r8KEQ3dYSm

— diogo (@diogomartf) August 8, 2024

A @adidas providencia o serviço de recolha e devolução de material, contratando para o efeito a UPS. O material é preparado de acordo c/as indicações da Adidas,e entregue à UPS.
O material n chega à Adidas, e esta culpa o cliente e não devolve o dinheiro.

Faz algum sentido???

— Bruno M (@bruno____m) July 26, 2024
Ora, situações como estas destroem por completo a confiança dos clientes nas compras online, e ainda mais quando se trata de uma marca desta dimensão.

O mínimo que se poderia exigir é que, pelo menos, houvesse real interesse da parte da Adidas em esclarecer o que se passa, investigando em que parte da operações as sapatilhas desaparecem. Mas, até ao momento, os clientes apanhados nesta situação têm sido apenas confrontados com emails automatizados que não dão qualquer possibilidade de diálogo ou de tentar resolver o problema - fazendo com que provavelmente nunca mais comprem qualquer produto da Adidas e partilhem a sua má experiência com todos os seus familiares, amigos e conhecidos.

Robot Atlas faz flexões e burpees

11-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O robot Atlas da Boston Dynamics vai replicando cada vez mais coisas da motricidade humana.

Recentemente a Figure apresentou o seu novo robot Figure 02 e, seria inevitável que fizesse surgir algumas comparações com o Atlas da Boston Dynamics.

Embora a Boston Dynamics tenha estado bastante silenciosa quanto ao novo Atlas, vão surgindo alguns vídeos que revelam detalhes curiosos dos bastidores e processo de funcionamento dos seus robots. Pudemos ver como o Atlas vê os percursos e obstáculos , e temos um workshop (são 4 vídeos, começando aqui) a certo ponto mostra algumas das características acrobáticas e capacidades físicas do Atlas, como fazer flexões e burpees (no vídeo que se segue, aos 13:50 minutos).


Isto ainda se refere a coisas feitas com a anterior geração do Atlas, pelo que a curiosidade mantém-se quando a ver as capacidades do modelo mais recente.

China celebra Jogos Olímpicos no espaço

11-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A China aproveitou os Jogos Olímpicos de Paris para demonstrar a sua variante de Jogos Olímpicos espaciais a bordo da sua estação espacial Tiangong.

Os astronautas da missão Shenzhou 18 aproveitaram o momento para demonstrar como seriam algumas potenciais modalidades olímpicas em micro-gravidade, onde coisas como as acrobacias deixariam de ter que se preocupar com o factor gravidade que, no solo, as torna bem mais complicadas.

Nas últimas décadas temos visto cada vez mais empresas a promover as viagens espaciais turísticas, no entanto sem que estas se tenham tornado ainda numa actividade corrente nem, acima de tudo, acessível à maioria da população terrestre. Veremos se com a chegada da Starship da SpaceX isso se possa vir a alterar - se / quando o preço para uma viagem até ao espaço se aproximar do valor de uma viagem de avião intercontinental para o outro lado do planeta.


Até lá, temos que nos ir ficando pelos vídeos das poucas pessoas que têm oportunidade de circundar a Terra em órbita.

Samsung recolhe 1.1M de fogões nos EUA por risco de incêndio

11-08-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Samsung está a recolher mais de um milhão de fogões eléctricos nos EUA após centenas de relatos de incêndios que resultaram em ferimentos e até na morte de animais de estimação.

A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC) anunciou que a recolha afecta 1,1 milhões de fogões eléctricos Samsung Slide-in vendidos entre 2013 e 2024. O recall está relacionado com um defeito de design onde os botões frontais dos fogões podem ser activados acidentalmente, representando um risco significativo de incêndio. A CPSC relata que desde 2013, a Samsung recebeu mais de 300 relatórios de activação não intencional destes equipamentos, resultando em cerca de 250 incêndios. Estes incidentes causaram pelo menos 40 ferimentos e danos significativos em propriedades, com alguns incêndios a resultarem na morte de animais de estimação.

Para resolver este problema, a Samsung está a oferecer gratuitamente trancas e coberturas para os botões, para evitar a sua activação acidental, e adoptou novos "botões de precisão" que requerem um movimento de pinça para operar, acrescentando uma camada extra de segurança.

Apesar destas medidas, a CPSC aconselha os consumidores a manterem-se vigilantes, mantendo crianças e animais de estimação afastados destes fogões, verificando se os botões estão desligados antes de sair de casa e evitando deixar objectos no seu interior. A Samsung está a incentivar os clientes afectados a solicitar os kits de segurança gratuitos. Além disso, relembra que os modelos com WiFi podem ser monitorizados através da aplicação Samsung SmartThings para maior segurança.

Este não é um caso isolado, sendo que os botões frontais em fornos, placas e fogões, a gás e eléctricos, têm sido associados a numerosos incêndios devido à sua activação acidental. A CPSC tem trabalhado com os fabricantes no sentido de melhorar os padrões de segurança para estes produtos.

X com ordenação de respostas

11-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O X (Twitter) passa a deixar ordenar as respostas na app iOS e também na web.

O X, anteriormente conhecido como Twitter, lançou nova funcionalidade para utilizadores de iPhone e web que permite fazer a ordenação das respostas nas publicações. Esta actualização surge depois de a plataforma ter permitido que os utilizadores pagassem para destacar as suas respostas através de uma subscrição do X Premium. Agora, os utilizadores podem escolher ordenar as respostas com opções mais tradicionais.

O novo menu de ordenação permite organizar as respostas por "mais relevante", "mais recente" ou "mais gostada". Embora a opção "mais relevante" possa ainda favorecer aqueles que pagam pelo X Premium, as opções "mais recente" e "mais gostada" oferecem uma forma mais simples de ver as respostas, facilitando a filtragem de conteúdos indesejados.

rolling out now: sort replies on any post by most relevant, recent, or liked pic.twitter.com/bBjaRliUxZ

— X (@X) August 9, 2024
Uma desvantagem é que a opção de ordenação escolhida não é guardada entre tweets, o que significa que os utilizadores terão de voltar a seleccionar o método de ordenação pretendido de cada vez que visualizarem um novo tweet. Apesar disto, a funcionalidade é uma melhoria bem-vinda para quem está cansado de respostas irrelevantes de bots ou spam. Coisas que Elon Musk, apesar de ter prometido acabar com os bots, continuam a estar bastante presentes na plataforma.

É de esperar que a ordenação de respostas também chegue em breve à app Android.

Microsoft abandona Paint 3D em Novembro

11-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft anunciou que vai descontinuar a sua aplicação Paint 3D ainda este ano. A partir de 4 de Novembro, a app deixará de estar disponível para download na Microsoft Store e não receberá mais actualizações.

O Paint 3D foi lançado em 2017 com o Creators Update do Windows 10, apresentando uma interface moderna e novas ferramentas para pintura em 2D e 3D. A app fazia parte da aposta da Microsoft na criação de conteúdos 3D, que incluía planos para integrar o HoloLens e digitalização de objectos 3D nos Windows Phones. Apesar das funcionalidades inovadoras, o Paint 3D nunca ganhou grande popularidade, com a maioria dos utilizadores a preferir a simplicidade da aplicação Paint clássica.

Inicialmente, a Microsoft planeava substituir o Paint clássico pelo Paint 3D, mas isso desde logo deu origem a reclamações por parte dos utilizadores, fazendo com que a Microsoft reconsiderasse e abandonasse essa ideia - uma decisão que agora fica demonstrada ter sido a mais acertada, com o Paint 3D a desaparecer em Novembro.
Enquanto o Paint 3D está agora a ser descontinuado, o Paint clássico tem continuando a receber actualizações, comprovando que por vezes é melhor não mexer demasiado numa ferramenta que, mesmo sendo básica, faz aquilo que se espera dela.

O Paint 3D junta-se a várias outras apps da era do Windows 10 que estão a ser descontinuadas durante o ciclo de vida do Windows 11, como a Cortana, Mail & Calendar, e Dicas.

Google Photos com portes gratuitos nas impressões

11-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem estiver curioso para ver que tal são as fotografias impressas via Google Photos, pode aproveitar a oportunidade para poupar uns euros nos portes até 12 de Agosto.

O serviço de impressão de fotos e álbuns está disponível no Google Photos há bastante tempo, mas os portes de envio podiam fazer com que muitos curiosos se mantivessem afastados. Agora não há desculpa, pois a Google está a oferecer os portes de envio nas impressões de fotografias até 12 de Agosto.

O único requisito é fazer uma encomenda com valor superior a 13.50 euros.
Dava mais jeito a oferta chegar depois do período de férias, mas mesmo assim, é da maneira que podem registar para a posteridade as fotos que se têm mantido no reino digital, transferindo-as para um álbum físico. Torna-se também numa excelente sugestão de prenda para oferecer a familiares e amigos.

Modo de voz do GPT-4o imitava utilizadores e fazia sons estranhos

10-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI revelou alguns detalhes curiosos sobre o processo de desenvolvimento do Advanced Voice Mode do GPT-4o, como imitar a voz do utilizador, ou de cantores conhecidos.

Com o lançamento do GPT-4o a OpenAI revelou o seu novo modo de voz que funciona de forma extremamente realista, e que começou a ser disponibilizado recentemente no ChatGPT confirmando as suas versáteis capacidades. Mas, não menos curioso, é ver as coisas que a OpenAI descobriu durante a fase de testes.

Um relatório da OpenAI revela os testes abusivos a que sujeitou o modo de voz do GPT-4o, e alguns resultados surpreendentes que obteve.

Como seria de esperar, antes do lançamento público, a OpenAI fez todo um conjunto de testes, não só para avaliar como o sistema se comportaria em casos mais extremos, como também para tentar assegurar que o modelo não poderia ser usado para fins impróprios (por exemplo, está limitado quanto a pedidos de fazer sons ou conversas sexuais). Nesse relatório descobrimos que, em certas situações, o modelo podia ter comportamentos inesperados e começar a imitar a voz do utilizador. Por vezes, também podia começar a imitar cantores conhecidos, ou criar efeitos de som estranhos, como tiros. Coisas que levaram a OpenAI a implementar um conjunto de restrições para evitar essas situações, assim como sistemas de detecção que asseguram que o modelo só usa as vozes autorizadas.

Não são coisas completamente inesperadas, já que se sabe que nas interacções por texto estes modelos AI também sofrem do risco de poderem "alucinar" e começar a debitar coisas sem sentido. Mas, sem dúvida que se pode tornar mais intrigante passar por um cenário em que o modelo AI começa a imitar a nossa voz, e potencialmente até com entoação satírica ou ameaçadora.

Sabendo-se que existem pessoas que se dedicam a fazer o "jailbreak" dos modelos AI, e que também o modelo de voz da OpenAI foi libertado, talvez se possa explorar um pouco mais estas alucinações vocais do modelo da OpenAI.

Como fazer um projector invisível motorizado

10-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Para os fãs do cinema em casa que não queiram ter projectores, ecrãs ou telas à vista, este projecto mostra um sistema totalmente invisível.

Hoje em dia já não é assim tão incomum ter um sistema com tela e projector motorizados, que baixem apenas quando vão ser usados e, no resto do tempo, se mantenham completamente invisíveis, sem prejudicar a decoração de uma sala ou quarto.

Para quem não quiser gastar dinheiro numa solução comercial pré-feita, a alternativa é criar o seu próprio sistema de baixar o projector do tecto, que não só permite ajustar a solução exactamente ao que se pretende, como também permitirá poupar alguns euros.

Neste caso temos um conjunto que com um só botão, automatiza o baixar da tela, baixar o projecto, apagar as luzes e fechar os estores, para uma experiência de cinema mais imersiva - usando módulos Shelly. Um processo demonstrado no seguinte vídeo - no qual poderão querer fazer "mute" (ficam avisados!)


Sendo uma solução feita por medida, podem também adaptá-la para que em vez de um sistema de baixar o projector do tecto, possa fazer o processo inverso, elevando-se de uma qualquer caixa ou peça de mobiliário, se tal se tornar mais conveniente.

Nvidia disponibiliza "Digital Human" para testes

10-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Nvidia tem apostado em força nos sistemas AI, e já podemos experimentar um dos seus "humanos digitais" que poderemos ver em breve nos jogos ou no papel de assistentes virtuais.

Como parte da inevitável vaga de "meter AI em tudo", a Nvidia tem demonstrado personagens digitais mais inteligentes nos jogos, que não se limitem a debitar diálogos pré-definidos mas que possam interagir de forma mais realista e natural com os jogadores. Agora, podemos ficar com uma melhor ideia de como isso poderá funcionar.

A Nvidia está a disponibilizar um destes "humanos digitais" - o James - para demonstração, com o qual podemos interagir por voz directamente no browser, usando modelos AI como o Llama3 8B e outros sistemas para a criação das animações faciais, reconhecimento de voz e síntese de voz.

O maior ponto negativo é a demora no tempo de reacção, que faz com que as interacções se tornem pouco naturais; especialmente agora que já vimos as interacções naturais do modo de voz avançado do ChatGPT.


Mas, lá chegaremos ao ponto destes assistentes se tornarem cada vez mais indistinguíveis de pessoas reais, abrindo todo um novo horizonte de aplicações e experiências.

CEO da United Launch Alliance passa vergonha com novo Raptor 3 da SpaceX

10-08-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O CEO da United Launch Alliance (ULA) perdeu a oportunidade de ficar calado ao criticar o novo motor Raptor 3 da SpaceX.

Recentemente a SpaceX revelou o seu novo Raptor 3, um motor que surpreendeu pela simplicidade que apresentou, sem nenhuma da confusão de cabos e sistemas que tradicionalmente se associa a este tipo de motores, e demonstrando a evolução feita face às gerações anteriores.

Mas, Tory Bruno, CEO da United Launch Alliance, veio mandar a "boca" de que a SpaceX não precisava exagerar mostrando apenas um motor parcialmente montado, insinuando que aquele não seria o motor no seu estado final. Algo que certamente desejaria não ter dito quando, dias mais tarde, a presidente e COO da SpaceX, Gwynne Shotwell, lhe respondeu à letra quando a SpaceX fez a demonstração do Raptor 3 em funcionamento, dizendo que "até funciona bastante bem para um motor parcialmente montado".
Por muitas coisas que se possam criticar acerca de Elon Musk (e são realmente muitas), há também que reconhecer que tem tido um papel fulcral em fazer avançar certas indústrias e tecnologias a ritmo acelerado.

Torna-se ridículo que, depois da SpaceX, no espaço de uma década, ter passado de uma experiência quase falida para a referência a nível de lançamentos para o espaço, ainda se veja outras empresas do sector a tentar ridicularizá-la em vez de seguirem o exemplo.

Hackberry-Pi Zero usa teclado BlackBerry físico

10-08-2024 | 12:31 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto Hackberry-Pi Zero cria um mini-PC portátil com teclado ultra-compacto dos BlackBerry.

Os BlackBerry podem ser actualmente apenas mais uma das memórias do passado (até custa acreditar que em tempos dominavam o sector mobile empresarial, onde se pensaria que se manteriam "para sempre") mas continuam a existir pessoas que sentem saudades dos seus teclados físicos. Pois bem, estes Hackberry-Pi Zero pode ser a solução.

O Hackberry-Pi Zero é mais um mini-PC portátil que usa um Raspberry Pi Zero 2W como elemento central, assim como um ecrã TFT de 4" com resolução de 720x720p. Mas o elemento de destaque vai para o uso de teclados originais BlackBerry dos modelos Q10 ou Q20.
Outro elemento curioso deste projecto é que usa duas baterias Nokia BL-5C para alimentação, o que permite que se troque a bateria com o sistema em funcionamento para funcionamento por tempo ilimitado.

O criador do projecto indica que o Hackberry-Pi Zero tem uma autonomia de 3.5 horas a usar o sistema em modo desktop (Raspberrypi OS, Retropi, Kali, etc.) ou até 5 horas em modo de linha de comandos.

Vulnerabilidade Sinkclose afecta CPUs AMD das últimas décadas

10-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Uma nova falha descoberta nos chips AMD, chamada "Sinkclose", pode permitir que atacantes infectem computadores de forma tão profunda que o malware se torne quase impossível de remover.

Os investigadores de segurança Enrique Nissim e Krzysztof Okupski da IOActive descobriram que esta vulnerabilidade Sinkclose afecta processadores AMD desde 2006. A falha permite que hackers executem código no System Management Mode (SMM), uma parte altamente privilegiada do processador, potenciando infecções quase indetectáveis e extremamente difíceis de remover.

Embora para explorar esta falha seja necessário já ter acesso ao sistema, uma vez que isso seja conseguido os riscos são imensos. Os atacantes poderiam instalar malware que evita a deteção por antivírus e permaneça mesmo após a reinstalação do sistema operativo. Eles alertam que, para sistemas com certas configurações incorretas na funcionalidade Platform Secure Boot da AMD, a infecção pode ser ainda mais difícil de detectar e remover. No pior cenário, limpar o malware poderia exigir a abertura física do computador e o uso de ferramentas de hardware especializadas, fora do alcance da maioria dos consumidores, o que poderia levar, na prática, à inutilização dessas máquinas.

A AMD reconheceu a falha e diz já ter lançado algumas actualizações para dificultar a exploração desta falha, mas tem tentado minimizar o risco dizendo que é difícil explorar o Sinkclose em termos práticos, pois exige que o atacante já tenha acesso ao kernel do sistema. No entanto, Nissim e Okupski argumentam que esse tipo de acesso é frequentemente conseguido por hackers sofisticados, e que tendo em conta os "benefícios" obtidos, se torna numa proposta irresistível para hackers.

Os investigadores fizeram um acordo com a AMD para não revelarem detalhes sobre como explorar esta falha durante mais alguns meses, para dar tempo à AMD e parceiros para fazerem as devidas correcções e actualizações. Sendo fortemente recomendado que todos os utilizadores com chips AMD as apliquem assim que forem disponibilizadas - sendo esperado que estas acabem por ser integradas numa actualização do sistema operativo utilizado, para assegurar que cheguem ao maior número de utilizadores possível.

Starlink evita interferências com rádiotelescópios

10-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX revelou que usa um sistema que ajusta as emissões de modo a não causar interferências nos rádiotelescópios no solo.

Com milhares de satélites em órbita que permitem comunicações com praticamente qualquer local no nosso planeta, a SpaceX não só se tem preocupado em minimizar o impacto a nível das observações astronómicas (reduzindo os reflexos dos seus satélites), como agora revela que também o faz para os rádiotelescópios.

À medida que a cobertura da rede Starlink se vai expandindo, estes rádiotelescópios poderiam facilmente ficar saturados com as suas emissões, impedindo a recepção de sinais do espaço profundo. Mas a SpaceX tira partido da capacidade de direccionar com precisão as emissões destes satélites, para as ajustar em tempo real de forma a garantir que nunca "acertam" num rádiotelescópio.

The Starlink team and @TheNRAO worked together to enable Starlink satellites to avoid transmissions into the line-of-sight of radio telescopes, leveraging our advanced phased array antenna technology to dynamically steer beams away from telescopes → https://t.co/tLivYJFrcO pic.twitter.com/Uz4SUV51wb

— Starlink (@Starlink) August 9, 2024
Com outras mega-constelações em desenvolvimento, resta esperar que todas elas sigam o exemplo, para que a conveniência de comunicações satélite na Terra não prejudiquem a continuidade do estudo do Universo.

Rede Mobi.E superou 555 mil carregamentos em Julho

10-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O número de carregamentos na rede Mobi.E registou novo recorde, ultrapassando a marca do meio milhão em Julho.

Foram mais de 555 mil os carregamentos efectuados num único mês, o que representou uma subida de 12% face ao mês de Junho. Comparado com o mesmo mês do ano passado, o crescimento é ainda mais significativo, de 65%.

Valores recordes foram registados também ao nível do consumo de energia, que ultrapassou os 11.640.000 kWh, um aumento de 80% em comparação com o mês de Julho de 2023, e do número de utilizadores, que superou os 90 mil. Recorde-se que, em Junho, foram registados cerca de 83 mil utilizadores.

Nos primeiros sete meses do ano, realizaram-se mais de 3.276.000 carregamentos na rede Mobi.E, efectuados por quase 190 mil utilizadores distintos, o que representa um aumento de 67%, em ambos os indicadores face ao mesmo período do ano passado. No total, foram consumidos mais de 65.600 MWh de energia, uma subida de 85% em comparação com os primeiros sete meses de 2023.

O contínuo crescimento da rede é um dos principais factores que contribui para estes resultados positivos, uma vez que tem vindo a acompanhar o incremento do parque de viaturas eléctricas. A 31 de Julho, a rede Mobi.E contava com 5.115 postos de acesso público, o que equivale a 8.973 pontos de carregamento.

No final de Julho, os utilizadores tinham à sua disposição cerca de 1.900 postos de carregamento rápido ou ultrarrápido, o que representa 37% do total da rede.

Existem actualmente 77 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas 105 tomadas, em média.


[Pela Estrada Fora]

Intel expande garantia adicional a todos os CPUs afectados por bug

09-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de ter limitado a garantia adicional apenas aos CPUs comprados em caixa, a Intel expande a garantia a todos os CPUs afectados pelo bug que os pode danificar.

A Intel continua a tentar lidar com o desastroso incidente de um bug que causava instabilidade nos CPUs de 13ª e 14ª geração, e que pode até danificá-los permanentemente. Depois de vários meses de queixas crescentes, a Intel lá descobriu a causa do problema, mas recusou-se a fazer um processo de recolha oficial para trocar todos CPUs, em vez disso optando por expandir o período de garantia com dois anos adicionais. O problema é que essa expansão só se aplicava a quem comprasse os CPUs "em caixa", coisa que agora a Intel vem rectificar.

Agora a Intel diz que a expansão da garantia se vai aplicar a todos os CPUs afectados, mesmo no caso dos CPUs que já vinham pré-instalados em computadores comprados já montados - o que acaba por representar a maioria dos casos para os consumidores em geral.

A garantia adicional abrange os seguintes CPUs:
Embora as falhas estejam a ser notadas mais frequentemente nos chips topo de gama como os Core i9-13900K e Core i9-14900K, o problema pode afectar qualquer chip Core i5, i7 ou i9, 13th e 14th gen, com potências de 65 W ou superior, sejam eles da série K ou não.

Vários fabricantes já estão a disponibilizar actualizações para as motherboards que corrigem o problema, mas o aspecto mais preocupante é que os chips que estejam parcialmente danificados (resultando em comportamento instável) permanecerão danificados e não há correcção de software que os rectifique, algo que só acontecerá com a substituição do CPU por um novo.

Industrial Annihilation no Kickstarter

09-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os criadores do Planetary Annihilation têm novo jogo Industrial Annihilation que podemos apoiar no Kickstarter.

O Planetary Annihilation é um fantástico jogo RTS que se tornou realidade graças ao Kickstarter e que tem sido mantido ao longo de uma década (foi lançado em 2014, com a expansão Planetary Annihilation: Titans em 2015). É um dos jogos a que regresso frequentemente, e que nos faz relembrar as batalhas de outros tempos em jogos como os Command and Conquer e StarCraft.

Agora, estão a preparar o seu sucessor, o Industrial Annihilation, já disponível para encomenda no Steam e para apoio no Kickstarter.

O jogo mantém a mesma mecânica RTS, mas agora combinada com a parte industrial de fabricação, ao estilo de jogos como o Factorio. À partida pode parecer algo que se torna demasiado complexo, mas tenho plena confiança nesta equipa para que o resultado esteja bem afinado e resulte num jogo à altura daquilo que se espera para o sucessor do Planetary Annihilation - que ainda hoje, mesmo após uma década, continua a ser um jogo RTS de referência e que se mantém à frente de outros RTS lançados mais recentemente.

Dicas para umas férias longe da tecnologia

09-08-2024 | 16:32 | Apps do Android


Sugestões que nos chegam através da SPC. 


As férias de verão são um momento muito esperado, mas é frequente para algumas pessoas sentirem dificuldade em desconectar do trabalho, gerando estresse e ansiedade. A SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, reuniu 5 recomendações práticas para que possa usufruir de umas férias tranquilas e sem interrupções desnecessárias, utilizando a tecnologia como a sua aliada.
 
Assim, a SPC reuniu dicas práticas de como utilizar a tecnologia em prol das suas férias gozadas em pleno, com um bom equilíbrio entre manter-se conectado, mas com a moderação suficiente para conseguir gozar realmente o seu tempo de descanso:
 
1. Automatize o E-mail
Configure uma resposta automática para o seu e-mail, informando sobre a sua ausência e fornecendo contatos alternativos de colegas que o poderão substituir. Esta funcionalidade pode ser configurada com antecedência no seu computador ou até mesmo diretamente no seu smartphone.
 
2. Trabalhe na Nuvem
Armazene documentos importantes na nuvem ou em servidores partilhados para que os seus colegas possam aceder e continuar com as tarefas sem a necessidade de o contactar constantemente. Isto facilita o trabalho em equipa e permite que aproveite as férias sem interrupções.
 
3. Urgente vs. Importante
Ao ir de férias, desligue o telemóvel ou limite o seu uso. Mantenha-se conectado apenas para assuntos realmente importantes, questionando sempre se a situação necessita, efetivamente, de uma resposta imediata. O urgente nem sempre é importante.
 
4. O Modo Avião é o Seu Aliado
Durante as férias, configure o seu smartphone para bloquear notificações de trabalho ou utilize o modo avião para evitar interrupções. Mantenha-se conectado apenas para emergências reais, garantindo que as chamadas e mensagens de trabalho não atrapalhem os seus momentos de lazer.
 
5. A sua casa, nas melhores mãos graças à família e à tecnologia
Nem todo o stress das férias está relacionado com o trabalho: por vezes, temos dificuldade em deixar a nossa casa ou empresa vazia durante tanto tempo porque pensamos que pode acontecer alguma coisa. Para resolver este problema, podemos pedir a um familiar ou amigo próximo que vigie a nossa casa, fornecendo-lhe mesmo um conjunto de chaves para o caso de acontecer alguma coisa. Além disso, se instalarmos um sistema de videovigilância inteligente que transmita as imagens em tempo real para o nosso smartphone, podemos verificar de vez em quando se tudo está a correr bem. Estes dispositivos armazenam as imagens na nuvem para que possa aceder a elas sempre que quiser, mesmo a partir do seu telemóvel. É a fórmula perfeita para vigiar as nossas propriedades não só no verão, mas durante todo o ano.
 
Com essas dicas e a tecnologia da SPC, as suas férias serão mais relaxantes e livres de estresse, permitindo um retorno ao trabalho mais tranquilo e com energia renovada para uma produtividade sem precedentes. Aproveite ao máximo o seu tempo de descanso com a segurança de que tudo está sob controlo.
 

Notícias do dia

09-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apple faz mais cedências na App Store mas continua a aplicar comissões nos pagamentos externos; ChatGPT gratuito ganha geração de imagens via Dall-E 3; Google DeepMind cria robot que joga ping pong; Instagram aumenta limite 20 fotos ou vídeos por publicação; e como usar o ChatGPT no Windows 7, que deixou de funcionar no último Chrome disponível.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Microsoft prepara novos óculos VR

Apesar dos HoloLens nunca se terem tornado num produto para os consumidores, a Microsoft parece estar interessada em também entrar no sector dos óculos VR/XR.

A MS terá feito uma grande encomenda de ecrãs à Samsung, para óculos de realidade virtual/aumentada de nova geração. Uma ambição que não será nova (bastante relembrar os HoloLens) mas que parece ter ficado esquecida até a Apple ter lançado os seus óculos Vision Pro. Veremos se a MS conseguirá aproveitar o desenvolvimento feito nos HoloLens para se assumir como opção nesta categoria de produtos, ou se já chega tarde demais.


Venda de automóveis eléctricos e híbridos passa os 50% na China

Na China, pela primeira vez, venderam-se mais automóveis eléctricos e híbridos do que automóveis só a combustão, atingindo 51.1% em Julho.

É um marco que, apesar de ser previsível pela evolução das vendas nos últimos anos, não deixa de ser significativo. O impacto também já se tem feito sentir no consumo de combustível (-4%) e nas emissões (-1% nas emissões CO2 no segundo trimestre de 2024), com esse impacto a dever aumentar de forma cada vez mais notória de aqui em diante em resultado da forte aposta que a China tem feito na energia solar e eólica.


Tesla lança pack FSD de 3 anos por $5000

Nos EUA a Tesla está a disponibilizar um pack agrupado que inclui o modo FSD, carregamentos Supercharger ilimitados, e contectividade Premium, durante três anos, por 5 mil dólares.

Isto acontece numa altura em que a Tesla tem estado a promover fortemente o modo FSD "Supervisionado", que continua a insistir que está quase, quase, a ficar apto para cumprir com as promessas que tem feito há mais de meia década. Uma promessa que terá que ser cumprida para poder lançar os seus táxis autónomos "robotaxi", que tinha prometido revelar a 8 de Agosto mas cujo evento foi adiado para 10 de Outubro.

Por cá, o modo FSD é uma opção que custa 7500 euros, mas sem que existam ainda datas concretas de quando irá ser disponibilizado em território Europeu. Têm havido negociações, e alguns rumores dizem que isso poderá acontecer ainda antes do final do ano, mas teremos que aguardar para ver.


YouTube testa sleep timer

O YouTube está a testar um sleep timer, que permite que os utilizadores definam um tempo para parar o vídeo no caso de adormecerem.

Por agora uma funcionalidade experimental que só está disponível para os clientes Premium, esta opção permite escolher um tempo de 10, 15, 20, 30, 45, 60, ou até ao final do vídeo actual. No final deste tempo o vídeo pára e surge uma janela a perguntar se o utilizador quer continuar a ver. Poderá ser a solução para quem adormece e depois acorda apenas para descobrir que o vídeo que realmente queria ver já desapareceu há muito, com o YouTube a ter continuado a reproduzir vídeo após vídeo de forma automática.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Skylab foi a primeira estação espacial dos EUA. Foi lançada em 1973 e albergou três tripulações que o ocuparam temporariamente ao longo de um ano. Sem forma de o puxar para uma órbita mais elevada (o Space Shuttle só entraria em operação em 1981) acabou por se desintegrar na atmosfera em 1979.

Prepara o Regresso às Aulas na CdkeySales com Office desde €23

09-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Aproveite a época de regresso às aulas com descontos incríveis em software Windows e Office. Adquira já as ferramentas essenciais para os seus estudos a preços reduzidos e comece o ano lectivo com toda a tecnologia que precisa. Não perca esta oportunidade de garantir o melhor desempenho académico com o Windows e Office, agora mais acessíveis do que nunca. O Windows 10 e Windows 11 continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, e podemos encontrá-los a preço reduzido da CdkeySales.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,7 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14, (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,6 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €18 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,5 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,2 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,1 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,7 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,4 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

|