PlanetGeek

Android Device Streaming chega aos Samsung, Xiaomi e Oppo

08-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a levar o Android Device Streaming a mais dispositivos Android, facilitando a vida aos developers que queiram testar as suas apps em equipamentos reais.

O Android Device Streaming é uma curiosa opção que a Google desenvolveu para auxiliar os developers de apps, permitindo que testem as suas apps em dispositivos reais mas que estão nos data centers da Google, fazendo o streaming dos seus ecrãs para o Android Studio dos developers. É uma forma de permitir o teste num maior grupo de smartphones reais sem que os developers tenham necessidade de os comprar.

Agora, a Google anunciou que a Samsung, Xiaomi e Oppo se juntaram a esta iniciativa, e disponibilizarão laboratórios com dispositivos seus, que ficarão acessíveis para testes pelos developers, usando a plataforma Omnilab.
A framework Android Test Station da Omnilab passou a open-source, o que facilita o processo de qualquer fabricante que deseje disponibilizar dispositivos de teste na plataforma. E se a Samsung, Xiaomi e Oppo o fizeram, é de esperar que todos os demais fabricantes relevantes de dispositivos Android acabem por fazê-lo também, mais cedo ou mais tarde.

Control Raspberry Pi 4B Fan Speed

08-08-2024 | 00:00 | Gonçalo Rodrigues

Learn how to set the official Fan speed based on the current Raspberry Pi 4B temperature.

Nvidia tem usado vídeos do YouTube para treinar AI

07-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Nvidia tem usado milhões de horas de vídeos no YouTube para treinar modelos AI sem pedir autorização.

A Nvidia tem estado no centro da revolução AI que atravessamos, nem que seja pelo facto dos seus chips serem os mais utilizados e procurados para o complexo processo de treino dos modelos AI, que podem demorar meses mesmo usando milhares de GPUs. E agora vê-se atirada também para outra questão que tem estado em voga, quanto ao uso potencialmente indevido de dados.

Para o treino dos modelos AI é necessária a maior quantidade possível de dados, sejam eles texto, voz, música, vídeos, ou qualquer outra coisa a que o modelo AI se destine. Obviamente, nem todos apreciam que os seus conteúdos sejam criados para este fim, e isso tem dado origem a todo um movimento de retaliação, de pessoas e plataformas que rejeitam que os seus conteúdos sejam usados para esse fim. Mas, essa luta está longe de estar terminada.

Muitas destas empresas têm optado por considerar que, se algum conteúdo está visível e acessível na internet, então é de uso legítimo para ser usado no treino de modelos AI - até mesmo se isso significar ignorar os pedidos de que isso não seja feito. E parece que a Nvidia se junta a este grupo, com acusação de ter dado ordens aos funcionários para usarem todos os vídeos que desejassem do YouTube, mesmo quando alguns deles expressaram algumas dúvidas quanto à legitimidade dessa operação.

O tópico certamente vai dar que falar durante as próximas décadas, podendo levar à própria génese da dita "criatividade" humana. Praticamente todas as ideias originais existentes assentam numa base dos conteúdos, livros, filmes, músicas, a que essas pessoas estiveram expostas, podendo essa influência ser mais ou menos notória, com uma linha ténua a separar a imitação de algo suficientemente diferente para ser considerado original. Será que se deve aplicar esse mesmo princípio aos modelos AI e de que este uso de "tudo o que se pode ver" seja fair use, ou seguiremos num caminho em que todos os conteúdos tenham que ser licenciados e pagos?

Com sorte, pode ser que tudo isto resulte numa muito necessária reforma completa do sistema de copyright / direitos de autor, que há muito tem estado completamente desiquilibrado a favor dos autores em prejuízo de todos os outros.

Figure 02 chega com voz e mãos melhoradas

07-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Figure revelou o seu novo robot Figure 02, que já está a ser usado em aplicações práticas.

A guerra pelos robots humanóides tem estado a acelerar, passando dos avanços surpreendentes da Boston Dynamics e o seu Atlas, à entrada da Tesla no sector com o seu Optimus, e com empresas como a Figure a passarem da teoria à acção no terreno.

A Figure já tinha alguns dos seus robots humanóides a trabalhar numa fábrica da BMW, e agora apresenta o nova geração, o Figure 02. Com mecânica melhorada e mãos que melhor replicam as mãos humanas. O robot também conta com um sistema AI de reconhecimento e interpretação de voz, dispensando o habitual processo de conversão de voz para texto, interpretação do texto, efectuar o comando, e converter novamente um texto para voz para dar resposta - sendo tudo feito directamente de voz-para-voz.

Embora o Figure 02 continue a ter um processo de caminhar bastante robótico, longe da fluidez de modelos como o Atlas da Boston Dynamics (que tem estado surpreendentemente silenciosa desde que revelou o novo Atlas), a empresa já tinha dito que por agora se tinha focado na precisão de movimentos. Só depois disso se iria focar na velocidade e aumento da eficiência dos trabalhos realizados, sabendo-se que isso serão meramente processos de optimização técnica em função daquilo que o hardware actual permitir.

Será que daqui por 10 ou 20 anos se tornará comum ter um robot humanóide em cada casa, para fazer todo o tipo de operações que os humanos não queiram fazer?

Notícias do dia

07-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

CPUs AMD Ryzen 9000 mais baratos que os anteriores; Disney+ prepara aumentos e caça à partilha de passwords; Logitech afasta-se do "rato por subscrição"; Evernote restringe contas gratuitas a um dispositivo; Apple Intelligence pede ao modelo AI para não alucinar ou inventar factos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Apple Intelligence pode chegar à UE - nos Macs

Apesar da Apple ter dito que não disponibilizaria as funcionalidades AI Apple Intelligence nos iPhones e iPads na Europa numa primeira fase, poderá afinal fazê-lo nos Macs.

Enquanto referências no sistema iOS dizem expressamente que o Apple Intelligence não estará disponível na Europa, no macOS é apenas referido que o Apple Intelligence não estará disponível na China. Uma diferença que poderá ser apenas um pequeno lapso, mas também indicar que a Apple apenas pretende adiar o lançamento do Apple Intelligence na Europa nos iPhones e iPads e não nos Macs. A Apple tem argumentado que precisa de tempo para avaliar se o Apple Intelligence não viola as regras do DMA, mas os críticos dizem que isso é apenas uma forma da Apple retaliar contra os processos que tem enfrentado na UE, a nível de permitir app stores alternativas e outras exigências de abrir a sua plataforma a serviços concorrentes.


YouTubers automobilísticos abandonam canais

Vários YouTubers do sector automóvel estão a abandonar os canais onde conseguiram obter a sua popularidade, como o Car Throttle, Donut, Hoonigan, e a aventurar-se em canais próprios.

Todos esses abandonos parecem estar relacionados com a aquisição dos canais por parte de grandes empresas de investimento, que olham apenas para a forma mais rápida e fácil de lucrar com a reconhecimento da marca, mas estando completamente alheados do espírito do canal que possibilitou conquistar essa reputação ao longo dos anos.


Apple Voice Control melhora reconhecimento de nomes


A Apple resolveu um dos aspectos mais criticados no Voice Control, o seu sistema de acessibilidade que permite controlar iPhones e Macs por voz.

No iOS 18 e macOS 15, o Voice Control passa a aplicar a capitalização correcta em nomes adicionados ao dicionário personalizado, que anteriormente apareciam sempre com letras minúsculas, complicando o processo de escrever nomes de pessoas, empresas, etc. Agora, isso parece ficar corrigido, e chegará a todos os utilizadores já no próximo mês.

This is what grown-up dictation with Apple Voice Control looks and sounds like. After 5 years of lobbying @Apple, the app now capitalises proper nouns added to custom vocabulary. As of iOS 18 beta 3, the app adheres to basic grammar, and finally becomes a productive tool ⁦🙏 pic.twitter.com/wxxutkhxkN

— Colin Hughes (@ColinHughesUK) August 7, 2024


Curtas do dia

Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O RSS foi lançado pela Netscape em 1999 no seu portal MyNetscape, mas acabou por abandoná-lo. O sistema ainda é utilizado hoje em dia, como forma de subscrever notícias e sites na web sem necessidade de visitar cada site individualmente.

Disco externo Seagate Portable Drive 4TB a €118

07-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é imprescindível garantir que os nossos dados estão a salvo. Mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de terabytes a preço interessante.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate Portable Drive 4 TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender exclusivamente nos backups na cloud.
Este disco externo Seagate Portable Drive 4 TB está actualmente disponível por 118.93 euros na Amazon Espanha. Têm ainda a versão de 5 TB se os 4 TB não forem suficientes para todos os vossos dados.


É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável assim que se passar pela desagradável experiência de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomware que exigem centenas ou milhares de euros pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que nestas coisas quase nunca se tem direito a aviso prévio de que vai acontecer, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para recuperar coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

CPUs AMD Ryzen 9000 mais baratos que os anteriores

07-08-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A AMD tem boas notícias para os fãs, lançando os novos CPUs Ryzen 9000 a preço mais barato que a geração anterior Ryzen 7000.

A AMD revelou os preços para os seus novos Ryzen 9000 que serão lançados em breve, e o chip topo de gama Ryzen 9 9950X com 16-cores vai ter um preço oficial de $649, menos $50 que o preço de lançamento do Ryzen 9 7950X ($699). E esta tendência aplica-se a toda a gama, que fica com preços entre $20 e $50 abaixo dos Ryzen 7000 equivalentes.

Os preços serão os seguintes:
  • Ryzen 9 9950X (16c/32t) 5.7 GHz 80MB 170W a $649
  • Ryzen 9 9900X (12x/24t) 5.6 GHz 76 MB 120W a $499
  • Ryzen 7 9700X (8c/16t) 5.5 GHz 40MB 65W a $359
  • Ryzen 5 9600X (6c/12t) 5.4 GHz 38MB 65W a $279
Por momentos temeu-se o pior, com o anúncio de que a AMD iria adiar o lançamento devido a problemas nos chips, mas acabou por ser apenas devido a um erro de impressão dos modelos e não de um problema com os chips em si.

Com a Intel a enfrentar o problema dos chips defeituosos, a AMD tinha terreno propício para vender os seus chips sem necessidade de reduzir os preços. Mas, ao torná-los ainda mais competitivos, não deixa de ser uma forma adicional de capitalizar com o descontentamento com a Intel, fazendo com que os fãs tradicionais da Intel não tenham "desculpas" para não se mudarem para um chip da concorrência.

Daqui por uns meses veremos que tal resultou esta táctica da AMD.

Logitech afasta-se do "rato por subscrição"

07-08-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Em resultado da polémica gerada, a Logitech diz que que o "rato por subscrição" era apenas uma ideia e que não tem planos de o tornar num produto real.

A CEO da Logitech tinha avançado com a ideia de um rato eterno, que durasse para sempre, mantido através de um serviço de subscrição. E embora pudesse ter sido uma partilha de ideias inocente, rapidamente se tornou num alvo de críticas e memes.

Afinal, vivemos num mundo onde até as apps mais idiotas tentam justificar o pagamento de subscrições, e onde temos fabricantes de automóveis que cobram subscrições para que os carros liguem os máximos, ou aqueçam os bancos, ou virem as rodas traseiras. Um exagero que poucos gostariam de ver aplicado aos ratos. ALiás, não faltaram memes a imaginar o que esse futuro poderia trazer, desde o pagamento de packs adicionais caso se ultrapassasse o número de cliques subscritos para esse mês, ou a necessidade de uma subscrição VIP Plus para se poder rodar a roda do rato mais rapidamente.

Mas embora esse seja um futuro que efectivamente se pode vir a tornar realidade, por agora a Logitech assegura que esta ideia avançada pela sua CEO era apenas isso, uma mera ideia, e de que não existem quaisquer planos concretos para avançar com um produto de "rato por subscrição". Pelo menos, por agora.

Disney+ prepara aumentos e caça à partilha de passwords

07-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Disney vai seguir o exemplo da Netflix, prometendo uma ofensiva contra a partilha de contas Disney+ em Setembro.

Com a Netflix a ter tido bons resultados no seu combate às contas partilhadas para acesso ao serviço de streaming, a Disney anuncia que irá fazer o mesmo. A Disney também está a disponibilizar um sistema de pagar para partilhar a conta, que começou por testar nalguns países e que diz que irá expandir em breve, e avisa desde já que em Setembro dará início ao seu combate ao uso de contas partilhadas não autorizadas.

Um combate que será necessário, considerando que o serviço prepara nova vaga de aumentos das mensalidades para Outubro.

Depois de se ter pensado que finalmente se tinha encontrado a solução para a pirataria, com serviços de streaming disponíveis a preços que a maioria dos consumidores poderia considerar "justos", temos assistido a um cenário apocalíptico, em que os serviços se multiplicaram, cada um deles a apostar no máximo de conteúdos exclusivos, e entrando numa escalada de preços que parece querer pôr à prova a capacidade de resistência dos clientes.

Veremos até quando é que esta táctica resultará, já que mais tarde ou mais cedo muitos destes clientes poderão redescobrir formas alternativas de verem o que querem ver.

Huawei revela Stelato S9

07-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Huawei entra no segmento dos carros de luxo com o Stelato S9.

Não é só a Xiaomi que tem apostado na expansão para os automóveis eléctricos (com sucesso). A Huawei também tem feito diversas parcerias com fabricantes, e agora revela o seu primeiro sedan de luxo, o Stelato S9.

O Stelato S9 é resultado de uma parceria entre a Huawei e BAIC, e que chega em variantes Max e Ultra, ambos com baterias de 100 kWh e prometendo autonomias de até 816 km e 721 km, respectivamente, com carga de 30% a 80% em 15 minutos. No interior encontramos um ambiente de luxo, com autênticas "poltronas" que prometem deixar os ocupantes com a sensação de flutuarem em gravidade zero, ecrã ultra panorâmico de 32" móvel, e todo um conjunto de tecnologias de assistência à condução e de detecção de possíveis colisões.


Este modelo tem um comprimento de 5.160 mm, largura de 1.987 mm e altura de 1.486 mm in height, com distância entre eixos de 3.050 mm - quase 200 mm mais longo que um Lucid Air e 100 mm a mais que um BMW i5. Vem equipado com jantes de 20" ou 21" dependendo da versão.

Na China, este Stelato S9 vai ter preços a começar nos €51.900 para o modelo Max, e €58.300 para o modelo Ultra.

Coluna BT Tronsmart T6 a €25.99

07-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem já tiver passado pelas colunas Bluetooth de baixo custo e agora procurar algo com um pouco mais de potência, irá ficar satisfeito com esta Tronsmart T6.

O desaparecimento da ficha dos headphones tem fomentado a utilização de colunas BT em cada vez mais situações (muitas vezes torna-se a única opção possível, a não ser que se recorra a adaptadores BT para ficha de 3.5mm). Em muitos casos acaba também por se revelar uma solução mais conveniente, permitindo que se chegue a casa e se comece a ouvir a música na coluna em vez de se sofrer com a tentativa do smartphone reproduzir os sons graves com os seus altifalantes diminutos. E no caso desta Tronsmart T6, temos volume com fartura mas mantendo um tamanho compacto.
Esta coluna BT Tronsmart T6 está disponível por 25.99 euros na Amazon Espanha.

Vem com uma bateria de 2500 mAh para garantir que as sessões de música podem prolongar-se por 24 horas com o volume a 50%, demorando cerca de 3 horas a recarregá-la. Conta também com porta USB-C, ficha de 3.5mm, microfone para funcionar como sistema mãos livres ao efectuar chamadas telefónicas, cartão de memória para reprodução de músicas, e para quem quiser duplicar a potência sonora, pode emparelhar-se com uma coluna adicional para funcionar em modo stereo real. 

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso canal AadM Promos.

Propostas Sony para um verão cheio de música

07-08-2024 | 08:32 | Apps do Android

Colunas para quase todos os gostos, feitios e carteiras. 

O verão é sinónimo de tudo aquilo que apreciamos: férias, viagens, encontros com amigos, festas, festivais, etc. São meses em que tentamos aproveitar ao máximo cada momento na melhor companhia.

Para quem quer que a música seja a protagonista nas suas celebrações e encontros com amigos, a Sony oferece uma coluna para cada tipo de festa: quer se trate de um evento mais íntimo e descontraído ou de uma grande festa com muitas pessoas - cada momento tem a sua coluna ideal.

 

Praia ou piscina

Não há qualquer dúvida: a praia ou a piscina são dois dos melhores locais para se juntar com os amigos no verão, desfrutar de um momento juntos e até organizar uma pequena festa. A coluna ULT Field 1, com o seu design resistente à água, ao pó e aos impactos, e fácil de manusear graças ao seu tamanho e à sua alça multidirecional, é a companheira ideal para planos ao ar livre que envolvam água.

 

Esqueça o medo de estragar a sua coluna e prima play. Além disso, a potência dos graves do modo ULT fará com que vibre ao som da sua música urbana favorita e ouça as melhores faixas como nunca.

 

 

Para levar consigo para onde quer que vá: em viagem, em qualquer esplanada, etc.

Para quem está em movimento, a SRS-XB100 será a sua companheira de viagem inseparável, disponível numa grande variedade de cores apelativas. Com o seu tamanho compacto e a sua alça resistente, pode pendurá-la onde quiser - no pulso, na mochila ou mesmo numa árvore quando estiver a apanhar sol - ou colocá-la sobre qualquer superfície para desfrutar de momentos tranquilos ou mais animados.

Além disso, a sua autonomia de 16 horas permite-lhe ouvir a sua música favorita praticamente durante todo o dia com os seus amigos, enquanto apanha sol ou passa o tempo numa esplanada ou num parque a desfrutar do bom tempo.

 

Para animar um churrasco junto à piscina com karaoke incluído: potência e graves profundos

 

A ULT Field 7 é sinónimo de festa. Com um tamanho maior do que a sua irmã mais nova, ULT Field 1, e dois modos ULT (graves profundos ou graves vigorosos), a potência e os graves profundos que agitarão a sua festa estão garantidos.

Para uma diversão ainda maior nos longos dias e noites de verão, também dispõe de uma entrada de microfone para instalar um karaoke e desfrutar de atuações ao vivo com os seus amigos que irão, certamente, proporcionar momentos inesquecíveis. E para aumentar ainda mais a diversão, as suas luzes integradas produzirão uma iluminação subtil, que é ideal tanto para festas como para uma utilização diária.

Graças também ao seu design à prova de água e de pó, é uma escolha perfeita para desfrutar de música em qualquer tipo de espaço exterior: um jardim, a praia, a piscina... e a festa poderá prolongar-se graças à sua bateria de longa duração, com autonomia de até 30 horas, e ao seu carregamento rápido.

O nível seguinte: organize uma festa que dure a noite toda e não pare de dançar

Consegue imaginar uma coluna concebida exclusivamente para festas? Sim existe, é a SRS-XV800. Uma coluna impressionante com um som potente e nítido, mesmo no volume máximo, que lhe permitirá dançar durante a noite toda.

Além disso, devido ao seu design com sistema de som surround, o som é projetado em todas as direções, para que todos os convidados da festa possam desfrutar da música da mesma forma, independentemente do local onde se encontrem na sala.


 

Com as suas luzes coloridas, as festas noturnas brilharão de uma forma especial e ao ritmo da música, criando o ambiente perfeito para desfrutar de uma longa noite de verão. E com a função Party Connect, a festa pode tornar-se ainda maior: pode ligar até 100 colunas compatíveis e sincronizar a música e as luzes para que todos dancem ao mesmo ritmo.





Mediatek Helio G100 com suporte para 200 MP

07-08-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A MediaTek tem um novo chip, o Helio G100, com suporte para câmaras de 200 MP.

O Mediatek Helio G100 é um chip destinado aos smartphones de gama média, e é idêntico ao Helio G99 a nível de CPU e GPU, com 2x Cortex-A76 a 2.2 GHz e 6x Cortex-A55 a 2.0 GHz. Usa memória LPDDR4X e UFS 2.2, e suporta ecrãs com resolução máxima de 2520 x 1080 pixeis até 120 Hz.

A principal diferença é que agora suporta câmaras de até 200 MP, assim como as capacidades já presentes no G99 como captura dupla de 16 + 16 MP, ou gravação de vídeo até 32 MP a 30 fps. Isto poderá significar que veremos uma expansão do uso de câmaras de 200 MP nos smartphones de gama média, já que muitos fabricantes não resistem a usar o número de megapixels como elemento de marketing essencial.

Há ainda outras melhorias, que poderão não se fazer notar directamente mas serão apreciadas pelos utilizadores, como um "Elevator Mode" que promete ser mais rápido a retomar a ligação à rede móvel 4G quando se fica sem sinal num elevador, túnel ou garagem. Evitando que os utilizadores tenham que aguardar excessivamente para ficarem novamente com rede.

Evernote restringe contas gratuitas a um dispositivo

07-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores gratuitos do Evernote só poderão usá-lo num dispositivo de cada vez.

A era do "enshittification" não dá tréguas, com muitos serviços a optarem por restringirem cada vez mais as funcionalidades e ficando cada vez piores para os utilizadores. E agora é a vez do Evernote.

O Evernote aplicou novas regras às contas gratuitas (novas e já existentes), fazendo com que os utilizadores só possam usar o Evernote num dispositivo de cada vez. Quando fizerem login no serviço, e se tiverem o login feito em mais dispositivos, serão obrigados a fazer logout em todos os dispositivos excepto aquele que estiverem a usar no momento, e assim sucessivamente, tornando a experiência completamente penosa para quem tivesse por hábito usar o Evernote num smartphone e tablet, ou smartphone e PC, etc.

📣The Evernote Free experience in changing.

1️⃣ From today (August 6, 2024), new and existing Free users will be able to use Evernote on 1 device at a time. Those using a Personal, Professional, or Teams account can still connect unlimited devices.

📥 Soon, we’ll be increasing… pic.twitter.com/beUsqbrCpH

— Evernote (@evernote) August 6, 2024
O serviço tenta minimizar a má notícia dizendo que a modalidade gratuita irá em breve ser expandida para permitir apontamentos maiores, com anexos de maior dimensão, e com mais uploads por mês, mas parece-me que são tudo coisas que os utilizadores gratuitos trocariam de bom grado pela anterior capacidade de o poder usar em múltiplos dispositivos sem necessidade de logins constantes.

Claro, o objectivo principal é tentar fazer com que os utilizadores gratuitos se mudem para os planos pagos, que começam nos €8.33 por mês ou €99 por ano. Mas, pode também levar os utilizadores a simplesmente procurarem por serviços alternativos.

Apple Intelligence pede ao modelo AI para não alucinar ou inventar factos

06-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple tem regras curiosas para o seu modelo AI, incluindo um pedido para não alucinar ou inventar factos.

Com os modelos LLM que estão em voga, a tarefa de os "programar" passou de escrever um conjunto de funções em sintaxe complicada para algo que será mais aproximado de um conjunto de regras que se daria a uma pessoa que fosse desempenhar a função pretendida. Todos os modelos contam com estas directivas iniciais que lhe são dadas pelos seus criadores, que descrevem aquilo que devem fazer, e também o que não devem fazer. E no caso da Apple, temos algumas regras curiosas.

No macOS foram descobertas as regras utilizadas no Apple Intelligence, e onde as instruções para a função de assistência aos emails é a seguinte:
  • "És um assistente que ajuda o utilizador a responder aos seus emails. Por favor compõe uma resposta concisa e natural baseada na resposta seleccionada. Por favor limita a resposta a 50 palavras. Não alucines. Não inventes informação factual. Mantém o tom do email recebido."
    -- tradução do original --
  • "You are an assistant which helps the user respond to their mails. Please draft a concise and natural reply based on the provided reply snippet. Please limit the answer within 50 words. Do not hallucinate. Do not make up factual information. Preserve the input mail tone."

The prompts for Apple Intelligence’s LLMs have been located in system file folders on MacOS. I find it fascinating that we are science fiction tropes from Asimov’s “I, Robot” series of books are now real.

Telling AI to perform tasks and not make stuff up is the new programming. pic.twitter.com/iW9XKipd7s

— Dare Obasanjo🐀 (@Carnage4Life) August 6, 2024
É particularmente curioso que a Apple diga experessamente ao seu modelo para "não alucinar" e "não inventar factos", que são alguns dos problemas a que se está sujeito com o uso de LLMs. Isso é complementado pela forma como um modelo AI pode dizer as coisas mais disparatadas ou inventadas, de forma totalmente convincente como se fossem verdade.

Não deixaria de ser curioso que a solução para tal fosse simplesmente pedir ao modelo para não sucumbir a estas falhas; mas certamente não será assim tão fácil. Assim que o Apple Intelligence for lançado de forma global (veremos se / quando chegará à Europa), não irá demorar para que se comecem a encontrar falhas e formas de contornar as restrições da Apple para se obterem todo o tipo de comportamentos estranhos. Mas, mesmo sabendo-se dessas falhas, sem dúvida que continuará a ser uma ferramenta bastante útil, tal como o ChatGPT, Gemini, e outros o são.

Análise à neckband Sony SRS-NS7

06-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O formato "neckband" continua a ser uma curiosidade no campo das colunas portáteis e headphones, e vamos ver que tal esta Sony SRS-NS7 se comporta.


Esta coluna Sony SRS-NS7 está longe de ser um produto consensual, mas é precisamente nesta condição que se pode constituir como uma opção válida para um leque de utilizadores, resolvendo um problema que por certo apoquenta muitas famílias. 

Sony SRS-NS7 


A frente da caixa é altamente explicativa, apresentando a forma de utilização do equipamento e algumas das suas principais especificações, com destaque para a autonomia. 


Na traseira, o destaque vai direto para o áudio espacial a 360º, disponível para as TV Bravia XR.


Aberta a tampa da caixa, instruções para configuração do áudio 360 e um código QR para instalar a aplicação Headphones Connect, a qual permite gerir a configuração e utilização do equipamento.


Dentro da caixa, em primeiro plano, a coluna e o emissor bluetooth.


No que diz respeito a acessórios, dois cabos USB, um para carregar a coluna, outro para a base bluetooth.


Para equipamentos sem ligação bluetooth, a Sony disponibiliza um pequeno emissor, de formato arredondado.


A parte superior da coluna, em tecido, é bastante confortável ao toque.


A zona inferior, em silicone, apresenta duas saídas de som. A parte central é flexível, por forma a permitir um melhor ajuste ao pescoço do utilizador.


A porta de carregamento USB vem protegida por uma pequena capa, que evita a entrada de pó.


Na lateral esquerda interior temos botões para controlar o volume, um botão multifunções, com detecção de um, dois ou três toques, para reproduzir/atender, avançar uma faixa e voltar ao início da actual ou voltar à anterior. 


Do lado oposto, um microfone, botão para desligar este último e botão de power/sincronização bluetooth, funções assinaladas por um LED.


O emissor bluetooth, além do botão de sincronização em cima, tem na lateral uma porta USB-C e uma entrada para um cabo óptico, que permite ligar o equipamento a uma TV ou amplificador.

Em utilização


A coluna pode ser utilizada via bluetooth com o smartphone ou tablet, sendo que, em alternativa, podem sempre ligar ao emissor que acompanha o produto. A aplicação (mais uma...) não é obrigatória, mas a sua utilização é recomendada para efectuar a gestão dos auriculares, facilitando igualmente a sua utilização.

Andar com esta coluna ao pescoço enquanto se fazem tarefas em casa, não me parece que seja o mais prático. Já a utilização quando sentados numa cadeira ou no sofá, é outra conversa. Ouvir música ou assistir a um filme com o som surround a sair ao nosso lado, é algo bastante interessante, sendo nesta área que o produto consegue explanar toda a sua valia, embora sem impressionar em termos de qualidade sonora. A autonomia não chegou aos valores anunciados, mas andou perto, permitindo uma utilização prolongada.

Agora imaginem que têm familiares que já não ouvem muito bem, ou que simplesmente se habituaram a ouvir a TV em altos berros. Com esta coluna, podem os mesmos passar a ver a TV sem perturbar os vizinhos, pois o som vai estar a sair junto aos ouvidos, com um volume bem mais simpático para quem estiver ao lado. Quem estiver sentado ao lado, não vai passar indiferente, mas a um lugar de distância, o som desta coluna já não será um problema.

O facto do som da TV já poder ficar com um volume normal para as outras pessoas que estejam na mesma sala, é sem dúvida de elevado valor. Poderá não ser muito fácil convencer os mais velhos, mas se o conseguirem, vão ganhar uma paz de espírito e sobretudo, poupar os ouvidos.

Apreciação final


Com um preço recomendado de 300€, esta coluna pode ser encontrada na Amazon por um valor mais simpático, próximo dos 250€, se bem que continua a ser um montante bastante elevado, quando comparado com o preço de uns auriculares in ear ou over ear, como os WF-1000XM3 ou os WH-1000XM5, ambos no mesmo intervalo de preço do produto em análise.

A neckband SRS-NS7 acaba por ser um produto para um nicho de mercado, com requisitos muito específicos, sendo opção para quem não gosta de utilizar auriculares nas orelhas. Tem como extra altamente valorizável, o facto de permitir que quem tem dificuldades auditivas, não tenha de ter a TV aos berros, incomodando quem está em volta.

Pelas razões acima expostas e pelo facto de não se distinguir em termos de qualidade de som, a Sony neckband SRS-NS7 fica-se por um confortável Morno.


Sony neckband SRS-NS7
Morno

Prós
  • Versatilidade de utilização
  • Autonomia
Contras
  • Preço
  • Soa bem, mas não encanta

Sony SRS-NS7

Morno (3/5)

Notícias do dia

06-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Google considerada monopólio nos EUA; Safari faz desaparecer publicidade com efeito à "Thanos"; próximo Apple Watch SE pode ser de plástico; Google Lens com pesquisas por voz; Google apresenta Google TV Streamer e termostato Nest 4th gen; RayV Lite permite hacking laser de chips a baixo custo.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Era Chromecast chega ao fim

Com a chegada do Google TV Streamer chega também ao fim a era Chromecast.

A Google anunciou o fim da produção dos Chromecast, dizendo que com a evolução faz com que seja necessário ter produtos com capacidades mais avançadas. Esperemos que não se esqueça que parte crítica do sucesso dos Chromecast foi a sua disponibilização a preço bastante acessível, e que com o Google TV Streamer a começar nos $100, facilmente se antevê que existam muitos menos interessados. Veremos que tal corre, ou se será uma repetição do que se teve com o fim da linha Nexus dos smartphones económicos e transição para os modelos Pixel mais caros.


Google prepara Gemini nos earbuds

Referências na app Google revelam que a Google está a preparar-se para levar as capacidades do assistente AI Gemini aos earbuds.

A descrição "Talk to Gemini on earbuds" não deixa margens para dúvidas, sendo que isso não será nada de "revolucionário" (há anos que temos a capacidade de aceder aos assistentes virtuais a partir dos earphones), nem haveria justificação para que isso apenas fosse disponibilizasse num novo modelo como os Pixel Buds Pro 2 e não nos já existentes. A excepção será se a Google estiver a preparar algum sistema de audição contínua que desse ao assistente a capacidade de compreender o contexto e acontecimentos, ao estilo do "Friend" - mas será pouco provável que tal aconteça, sabendo-se desde logo que a Google seria acusada de invasão de privacidade ao escutar permanentemente os utilizadores.


X processa empresas por boicotarem publicidade na plataforma

Elon Musk não só apregoa que o X é a única plataforma com total "liberdade de expressão" na internet, como agora quer forçar que todas as empresas lá façam publicidade. Para tal, avançou com um processo contra o grupo GARM, uma coligação de grandes empresas, que diz estarem a boicotar a publicidade no X.

O assunto volta a derrapar para o campo político, como tem sido habitual nos assuntos norte-americanos, sendo insinuado que as empresas com preferências "de esquerda" estão a bloquear a publicidade em sites simpatizantes com políticas conservadoras. O X reclama que esta conspiração tem impedido que receba "biliões" de dólares em publicidade a que teria direito.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O FTP (File Transfer Protocol) for criado em 1971 por Abhay Bhushan, enquanto era estudante no MIT, como forma de facilitar a transferência de ficheiros entre computadores na rede ARPANET, que mais tarde viria a evoluir para a "internet".

Powerbank Charmast 20000mAh com carregador wireless a €29

06-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 20000 mAh da Charmast assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Charmast não só temos uma capacidade generosa, como uma grande diversidade de formas de carregamento, incluindo carregador wireless Qi.

Este Powerbank Charmast 20000 mAh com com PD 22.5W e Qi wireless está disponível por 29.99 euros na Amazon Espanha.

O powerbank suporta vem com três portas USB-A, uma porta USB-C, e ainda uma porta micro-USB para facilitar o carregamento com cabos dos smartphones mais antigos. Suporta carregamento rápido PD de 20 W na ficha USB-C, e ainda carregamento rápido wireless Qi de 15 W. Pelo que, qualquer que seja o dispositivo, fica praticamente assegurado que teremos sempre forma de o recarregar no menor espaço de tempo possível.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Safari faz desaparecer publicidade com efeito à "Thanos"

06-08-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Na mais recente versão beta do iOS 18 o Safari inclui uma curiosa funcionalidade Distraction Control que faz "esfumar" a publicidade indesejada.

Embora a Apple continue não incluir um adblocker de origem no Safari, pelo menos tem a vantagem de ter permitido a fácil utilização de adblockers de terceiros integrados directamente no sistema (algo que a Google continua sem fazer no Android nem no Chrome para Android).

Mas na versão mais recente do iOS 18 os utilizadores têm uma nova funcionalidade "Distraction Control" que lhes permite remover elementos indesejados de uma página web, sejam eles publicidade, popups de cookies, ou quaisquer outros. E, ao estilo dos elementos a que algum developer da Apple dedicou especial atenção, isso não faz apenas desaparecer o elemento, mas fá-lo usando um efeito idêntico ao que fez esfumar as pessoas nos filmes da Marvel.


Refira-se que isto apenas entra em acção de forma manual, para os elementos que o utilizador escolher remover, e não é persistente - com os elementos a reaparecerem se se recarregar a página. No entanto, não deixa de ser útil para eliminar algumas coisas que não tenham sido removidas pelo adblocker utilizado.

Teclado com suspensão magnética

06-08-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Para os puristas dos teclados, existe um novo sistema de suspensão magnética que garante um comportamento consistente com longevidade ilimitada.

Nos teclados, como em quase todas as áreas, existem um imenso número de pessoas que se contenta com um teclado de 10 ou 15 euros, há outro grupo que prefere teclados com alguma qualidade, e outros ainda que não dispensam um teclado de qualidade com teclas mecânicas. Mas, além desses, existe ainda um grupo mais restrito, do que levam a sua paixão pelos teclados ao extremo, ao ponto de escolherem separadamente o chassis, cada mecanismo das teclas, e cada cobertura.

O vídeo que se segue é dedicado a estes últimos, mostrando um curioso sistema de suspensão magnética para o teclado. Confesso que inicialmente pensava que o vídeo seria referente a teclas magnéticas, mas não é o caso. As teclas e o teclado propriamente dito são relativamente convencionais, sendo todo esse conjunto que passa a ficar montado num sistema com suspensão magnética.


Fico um pouco curioso sobre se este sistema realmente trará alguma vantagem, já que, para todos os efeitos, teremos o teclado a poder mover-se em vez de permanecer numa posição estática onde apenas as teclas se movem. Mas, ao estilo de uma famosa frase de outros tempos, "não nego à partida uma ciência que desconheço". :)

|