PlanetGeek

Signal ganha opção para bloquear Windows Recall

22-05-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Signal lançou uma apção para bloquear as capturas de ecrã do Windows Recall para proteger a privacidade dos utilizadores.

O Signal está a reagir à polémica funcionalidade Recall do Windows 11 ao bloquear as capturas de ecrã da sua aplicação de desktop. A plataforma de mensagens alerta que o Recall, que regista automaticamente tudo o que o utilizador faz de poucos em poucos segundos, põe em risco a privacidade das conversas, mesmo após as alterações anunciadas pela Microsoft.

Apesar de a Microsoft ter tornado o Recall opcional e de ter implementado encriptação, a Signal considera que estas alterações não são suficientes. O sistema continua sem oferecer formas dos programadores ou utilizadores criarem regras de excepção para apps específicas, o que deixa plataformas focadas na privacidade em situação vulnerável. Como solução temporária, o Signal está a usar uma API da Microsoft pensada para proteger conteúdos com direitos de autor, adaptando-a para impedir capturas de ecrã nas suas conversas.
Os utilizadores que quiserem permitir capturas - por razões de acessibilidade ou para guardar conversas - podem desactivar manualmente este bloqueio. No entanto, a Signal afirma que esta medida é essencial até que a Microsoft disponibilize melhores ferramentas para lidar com o Recall, sublinhando que a privacidade não deve ser sacrificada em nome da inteligência artificial.

Esta camada extra de proteção só funciona se todos os participantes da conversa usarem a versão desktop para Windows com as definições padrão. É uma solução parcial, mas que chama a atenção para as preocupações crescentes sobre o alcance do Recall e a falta de apoio da Microsoft a aplicações que colocam a privacidade em primeiro lugar.

Google Photos prepara backups mais visuais

22-05-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Google Photos poderá em breve indicar o estado dos backups de forma mais visível e útil.

A Google está a trabalhar na forma como apresenta aos utilizadores o estado de backup das fotos do smartphone para o Google Photos. A app vai passar a mostrar mensagens mais visíveis e contínuas sobre o processo de backup, incluindo notificações quando este estiver activo, concluído ou prestes a iniciar.

Neste momento, os avisos de backup aparecem de forma discreta e por pouco tempo no canto superior esquerdo da aplicação. Com o novo design, essa informação será muito mais acessível. Quando o backup estiver a decorrer será possível ver quantas fotos estão a ser enviadas e uma estimativa do tempo necessário para concluir o processo. A app também recomendará manter a aplicação aberta para acelerar o processo.
Estas melhorias fazem parte da transição para o design Material 3 Expressive nas apps da Google, alinhadas com o Android 16. Embora as novidades não tragam novas funcionalidades de backup em si, tornam o processo mais claro para os utilizadores, o que é sempre positivo.

Ainda não há data confirmada para a chegada deste novo visual, mas as alterações detectadas na versão 7.30 da app sugerem que poderá não demorar muito.

Coluna BT Tronsmart Bang a €89

22-05-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang de 60 W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang de 60 W é uma versão renovada e melhorada da anterior Mega Pro, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang está disponível por 89.99 euros na Amazon Espanha - activar desconto de €30.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 15 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar até 100 colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

SK hynix revela memória UFS 4.1 mais rápida e eficiente

22-05-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

SK hynix criou um novo chip de memória UFS 4.1 com 321 camadas, que promete maior velocidade e maior eficiência.

A SK hynix apresentou a primeira memória NAND flash UFS 4.1 do mundo com 321 camadas, pensada para os smartphones mais avançados. Em comparação com a geração anterior de 238 camadas (lançada em 2022), esta nova versão oferece leituras aleatórias 15% mais rápidas, escritas aleatórias 40% superiores, e velocidades de leitura sequencial até 4.3 GB/s - o máximo suportado pela interface.

Além disso, o chip é agora mais fino, com apenas 0.85 mm de espessura (menos do que os 1 mm anteriores). Pode parecer pouco, mas é uma vantagem importante para smartphones mais finos. Esta nova geração é também 7% mais eficiente em termos energéticos, ajudando a reduzir o aquecimento e a melhorar a autonomia. Segundo a SK hynix, estas melhorias vão acelerar o carregamento de modelos AI na memória RAM e tornar a experiência multitarefa mais fluida. No entanto, os novos chips só estarão disponíveis com 512 GB ou 1 TB, sem versões com 256 GB, o que poderá influenciar a escolha do próximo smartphone.

A produção em massa está prevista para o início de 2026, com as primeiras encomendas a serem fechadas ainda este ano. A empresa está também a trabalhar em chips com esta mesma tecnologia de com 321 camadas para SSDs, tanto para dispositivos destinados a data centers como para os consumidores.

OpenAI compra startup de hardware de Jony Ive

22-05-2025 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI volta a dar que falar, anunciando a compra da startup de hardware de Jony Ive por 6.5 "biliões" (mil milhões) de dólares.

A OpenAI demonstra o seu interesse em entrar no mundo do hardware ao adquirir a "io", a startup de inteligência artificial criada por Jony Ive. O negócio, no valor de 6,5 mil milhões de dólares, é a maior aquisição da empresa até agora e mostra claramente a intenção de ir além do software. A compra deverá ser concluída no final do verão, sujeita à aprovação das autoridades reguladoras.
Cerca de 55 colaboradores da io vão juntar-se à equipa da OpenAI. As duas empresas já colaboram há dois anos, e o primeiro produto desta parceria deverá chegar em 2026. Apesar de ainda haver poucos pormenores, tudo aponta para dispositivos inteligentes orientados para o consumidor. Segundo relatos, o primeiro dispositivo será pequeno, sem ecrã, e capaz de compreender o ambiente que o rodeia. Não será um wearable nem uns óculos inteligentes, mas sim um novo tipo de assistente pessoal pensado para complementar, ou até substituir, o telemóvel e o computador portátil.


A "io" faz parte da LoveFrom, a empresa de design fundada por Jony Ive em 2019 após a sua saída da Apple. A startup foi criada em conjunto com outros antigos executivos da Apple, como Scott Cannon, Evans Hankey e Tang Tan. A experiência da equipa promete trazer um forte foco em design e simplicidade para os futuros produtos da OpenAI.

Conto de Inverno

22-05-2025 | 12:50 | Gonçalo Sá

Ganhou o Grande Prémio do Júri no Festival de Veneza e foi seleccionado para representar Itália na corrida a Melhor Filme Internacional da mais recente edição dos Óscares. E esses e outros aplausos fizeram-lhe justiça: "VERMIGLIO", o novo drama de Maura Delpero, é exemplo de um cinema tão depurado como comovente.

Vermiglio (2).jpg

Em exibição nas salas nacionais (embora em menos do que merecia), "VERMIGLIO" está longe de ser inédito por cá: já integrou a programação do LEFFEST - Lisboa Film Festival em 2024, fez parte da Festa do Cinema Italiano deste ano e não será exagero dizer que esteve entre as apostas mais memoráveis dos dois eventos. Mesmo que seja um filme que recusa chamar a atenção para si próprio: a terceira longa-metragem de Maura Delpero, realizadora italiana com experiência na ficção e no documentário, é das mais sóbrias e contidas da temporada, qualidades que não a impedem de vincar um triunfo formal e emocional.

Inspirado em relatos familiares da autora, recua até à Itália entre 1944 e 1945, em particular a uma pequena localidade rural alpina (que dá título ao filme). O facto de decorrer nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial não é um pormenor: o mote narrativo dá-se com a chegada de um desertor à pequena vila, acolhido pela numerosa família protagonista e responsável por movimentações graduais na dinâmica desta. Esse impacto é mais evidente no quotidiano da filha mais velha e sinaliza uma das questões-chave do retrato de Delpero: o universo feminino, explorado através das histórias cruzadas de três irmãs de idades, personalidades e ambições distintas.

Vermiglio.jpg

Mas mais do que feminino, "VERMIGLIO" é feminista, ainda que com uma subtileza nada compatível com a de quem grita palavras de ordem ou se vale de simplismos e generalizações. A forma como a realizadora (que também assina o argumento) encara o patriarca da família, um velho professor muito considerado na região, é revelador de alguém que abraça todas as suas personagens, dando a ver contradições sem cair em julgamentos.

A autora não passa ao lado do machismo, com influência directa em todos os subenredos, mas propõe um olhar compassivo num drama que concilia questões de género com as da fé ou da sexualidade - e consegue evitar cair na vitimização e no fatalismo, armadilhas insinuadas a espaços, desviando-se também de lirismos bucólicos.

Vermiglio 3.jpg

A solidez de todo o elenco, dos adultos às crianças, sustenta um efeito realista que começa logo na realização meticulosa e na brilhante direcção de fotografia (granulada e invernal, a cargo de Michail Kricman). Filmado com luz e som naturais, "VERMIGLIO" documenta um microcosmos credível marcado por um forte sentido atmosférico - alguns planos e enquadramentos remetem para a pintura, mas o gesto estético de Delpero não se sobrepõe à carga dramática.

A vasta galeria de personagens leva a que a realizadora nem sempre tenha tempo para chegar a todas com a mesma dedicação (a mãe e o irmão mais velho mereciam maior desenvolvimento) e impõe algumas limitações narrativas (como uma viagem à Sicília demasiado repentina e acelerada perto do fim), mas esses acabam por ser pormenores numa obra quase sempre em estado de graça - e para juntar à lista das melhores do ano.

4/5

BYD Dolphin Surf chega à Europa com preço de arromba

22-05-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD faz chegar o seu pequeno e económico Dolphin Surf à Europa com preço que irá atrair as atenções.

A fabricante chinesa BYD acaba de lançar oficialmente o seu pequeno carro eléctrico, o Dolphin Surf, em 15 países europeus. Conhecido como Seagull na China, este modelo compacto chega à Europa com um novo nome e um preço bastante apelativo: a partir de 22.990 €. A versão base inclui uma bateria de 30 kWh, motor de 88 cv, e oferece até 310 km de autonomia em condução urbana.

Para quem procura mais autonomia e desempenho, há uma versão com bateria de 43,2 kWh e motor de 156 cv, com preços a partir de 24.990 €. Esta variante oferece até 507 km de autonomia em cidade e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 9,1 segundos. A BYD está ainda a oferecer descontos para os primeiros compradores, com preços efectivos que podem ser reduzidos até cerca de 11.780 € (em Espanha, graças a incentivos locais).
O Dolphin Surf é o décimo modelo da BYD a chegar ao mercado europeu e faz parte de um plano de expansão ambicioso. A marca pretende entrar em 12 novos mercados europeus ainda este ano e ultrapassar os 1.000 pontos de venda no continente. Além disso, anunciou que vai instalar a sua sede europeia e um centro de investigação e desenvolvimento em Budapeste, na Hungria.
Na China, onde continua a chamar-se Seagull, este é o modelo mais vendido da BYD. Só em Abril foram vendidas mais de 55 mil unidades. Entre Janeiro e Abril, o total ultrapassou os 172 mil veículos, com as exportações também a crescer - mais de 28 mil unidades já foram enviadas para fora da China. O Dolphin Surf está a posicionar-se como um verdadeiro sucesso global no segmento dos eléctricos acessíveis.


Actualização: Já temos os preços oficiais para Portugal:
  • BYD Dolphin Surf Active 30 kWh = €20.885
  • BYD Dolphin Surf Boost 43 kWh = €24.990
  • BYD Dolphin Surf Comfort 43 kWh = €27.990

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €22

22-05-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 22 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10%.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Encontro Home Assistant a 24 de Maio

22-05-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Vai realizar-se um encontro Home Assistant a 24 de Maio (2025), no Porto, Aveiro e Lisboa.

Perfeito para todos os fãs da domótica e smart homes em geral, e para os utilizadores (ou curiosos) do Home Assistant em particular, este evento vai juntar pessoas em cidades por todo o mundo. Em Portugal, temos a sorte de ter direito a três eventos, o que o torna ainda mais conveniente para uma mais vasta gama de potenciais interessados:

Temos portanto o:
No Porto o evento inicia-se com um almoço às 12h00 e depois continua no LCD Porto - Laboratório de Criação Digital.

Para os eventos dos outros locais, façam o registo para terem acesso aos detalhes.

Será uma excelente oportunidade para falarem com outras pessoas que partilham este interesse, e que poderá resultar em inspiração para melhorar o sistema que têm em casa.

Chrome vai corrigir passwords fracas de forma automática

21-05-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O trabalho de alterar passwords vai tornar-se bastante mais simples com o Chrome.

A Google anunciou uma nova funcionalidade para o Chrome que vai permitir alterar automaticamente passwords fracas ou comprometidas. O objetivo é simplificar a segurança online, evitando o incómodo de ter de atualizar as credenciais manualmente.

Sempre que o Chrome detetar uma palavra-passe insegura durante o início de sessão, o Gestor de Passwords da Google vai sugerir uma correção. Em sites compatíveis, o Chrome poderá gerar uma nova palavra-passe segura e substituí-la automaticamente, sem qualquer incómodo para o utilizador.

Automated Password Change in use.

A novidade foi apresentada na conferência Google I/O, para que os programadores possam adaptar os seus sites e apps antes do lançamento oficial, previsto para mais tarde este ano. O Chrome já avisa sobre palavras-passe fracas, mas esta funcionalidade vai mais longe ao tratar do problema por si. Ainda assim, o Chrome só fará alterações com a autorização do utilizador. A Google garante que continuará a ser o utilizador a ter o controlo total e que nada será alterado sem o seu consentimento.

Google Meet com tradução em tempo-real

21-05-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Google facilita as videoconferências entre pessoas que falam diferentes idiomas ao adicionar tradução em (quase) tempo-real ao Google Meet.

Por agora funcionando apenas para traduções entre inglês e espanhol (e vice-versa), o Google Meet junta as traduções que fazem relembra algo ao estilo do tradutor universal que vemos em filmes e séries de ficção - embora por agora o "universal" se resuma a duas línguas. Ainda assim, é sempre impressionante ver o sistema em funcionamento, funcionando - espera-se - como um tradutor profissional que começa a fazer a tradução assim que possível, enquanto se está a falar.

Facilmente se pode antever que será uma questão de tempo até que sejam adicionado o suporte para mais e mais idiomas, como de resto já é possível no Google Translate, tornando o Google Meet mais conveniente para comunicar com pessoas em idiomas que não se domine.


Também se pode imaginar que seja o tipo de coisa que se tornará bastante apelativa quando a Google lançar os seus óculos XR, tornando ainda mais prático o sonho do dito "tradutor universal".

Google Beam: Videochamadas 3D com IA

21-05-2025 | 17:12 | Alexsandro Felix

No Google I/O 2025, realizado nos dias 20 e 21 de maio, o Google revelou o Google Beam, uma plataforma revolucionária de chamadas de vídeo em 3D impulsionada por inteligência artificial (IA). Antes conhecido como Projeto Starline, o Beam promete transformar a comunicação remota, oferecendo uma experiência imersiva que simula a presença física sem a necessidade de óculos ou headsets. Abaixo, resumimos os destaques da novidade, analisamos seu impacto e sugerimos produtos que podem complementar essa tecnologia inovadora, perfeitos para quem deseja estar na vanguarda da comunicação.

O que é o Google Beam?

O Google Beam é a evolução do Projeto Starline, iniciado em 2021, com o objetivo de tornar as videochamadas mais realistas. Utilizando o Google Cloud e IA avançada, a plataforma converte imagens 2D captadas por câmeras convencionais em experiências 3D, exibidas em telas de campo de luz (light field display). Isso cria uma sensação de profundidade, permitindo contato visual natural e percepção de gestos, como se todos estivessem na mesma sala. Para complementar essa experiência, uma webcam de alta qualidade pode captar cada detalhe com nitidez, elevando a imersão. Confira opções como a Logitech Brio 4K, ideal para videochamadas profissionais com resolução cristalina.

Além disso, o Beam integra tradução simultânea de voz, já presente no Google Meet, permitindo conversas em tempo real entre falantes de diferentes idiomas, mantendo tom e expressões. A plataforma é voltada inicialmente para o mercado corporativo, com parcerias com empresas como HP, Zoom, Deloitte e Salesforce, que facilitarão sua adoção global. Para garantir áudio impecável em reuniões, um microfone USB de alta performance, como o Blue Yeti, pode fazer toda a diferença, captando vozes com clareza e eliminando ruídos de fundo.

Principais características

  • Imersão 3D sem acessórios: Não requer óculos de realidade virtual, tornando a experiência acessível e prática.
  • Integração com IA e Google Cloud: Garante confiabilidade e compatibilidade com fluxos corporativos.
  • Tradução em tempo real: Suporta conversas multilíngues, começando com inglês e espanhol, com expansão planejada.
  • Parcerias estratégicas: A HP lançará dispositivos compatíveis em 2025, com demonstrações na InfoComm, de 11 a 13 de junho, em Orlando.

Impacto e desafios

O Google Beam redefine a comunicação remota, especialmente para empresas que buscam reuniões mais envolventes. A capacidade de captar nuances emocionais e manter contato visual fortalece conexões em equipes globais, enquanto a tradução simultânea elimina barreiras linguísticas. Para otimizar sua experiência em videochamadas, um monitor 4K, como o Dell UltraSharp 23.8″ 4K, pode exibir imagens com detalhes impressionantes, aproximando você da qualidade visual prometida pelo Beam.

No entanto, a adoção em larga escala enfrenta obstáculos. A tecnologia exige hardware robusto, como TVs 8K e placas gráficas NVIDIA de ponta, o que pode elevar custos iniciais. Para quem deseja investir em um setup de alta performance, uma placa gráfica NVIDIA RTX 3050 pode ser a escolha perfeita, oferecendo potência para processar imagens 3D com fluidez. Apesar do custo, as parcerias com Zoom e HP sugerem esforços para tornar o Beam mais acessível no futuro.

Comentário

O Google Beam é um salto para o futuro das videochamadas, alinhado à demanda por soluções imersivas e inclusivas. A integração com IA e Google Cloud posiciona a plataforma como uma ferramenta poderosa para empresas, com potencial de chegar ao consumidor final. Para aproveitar ao máximo essa tecnologia, invista em equipamentos que elevem sua experiência, como a webcam Logitech Brio 4K para capturas nítidas ou o microfone Blue Yeti para áudio impecável. Embora o custo do hardware possa ser uma barreira inicial, especialmente em mercados como o Brasil, o Beam sinaliza um futuro onde a distância não será mais um obstáculo para conexões humanas. Por que não começar a transformar suas reuniões agora? Explore esses produtos e prepare-se para a nova era da comunicação

Fonte: TechTudo

Quer saber mais sobre como tecnologias como o Google Beam podem revolucionar seu trabalho? Confira dicas exclusivas no meu blog e assine a newsletter para não perder nenhuma novidade! Deixe seu comentário com dúvidas ou sugestões.

The post Google Beam: Videochamadas 3D com IA first appeared on Alexsandro Felix.

Apple AirPods Pro 2 a €222

21-05-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para os utilizadores de iPhones que procurarem a máxima qualidade sonora, os AirPods Pro 2 estão disponíveis a preço reduzido.

A Apple teve um papel importante no abandono da ficha dos headphones, incentivando (obrigando) o uso de headphones e earphones Bluetooth (bem, tecnicamente, podemos continuar a usar headphones com cabo, via Lightning ou USB-C). E para tal, lançou uma série de earphone Bluetooth a acompanhar, os AirPods. Destes, o modelo topo de gama são os AirPods Pro 2, que além do cancelamento de ruído também têm Spatial Audio capaz de criar uma experiência sonora 3D que tem em consideração os movimentos da cabeça do utilizador, e na mais recente actualização até podendo servir como "aparelho auditivo" fazendo a análise das capacidades sonoras de cada ouvido.


Os Apple AirPods Pro 2 estão disponíveis por 222 euros na Amazon Espanha.

A autonomia anunciada é de 6 horas para cada sessão, prolongada até às 30 horas com o carregamento na caixa. A caixa pode ser carregada via USB-C ou carregamento wireless MagSafe / Qi, e também conta com localização Find My de alta precisão via UWB e uma pequena coluna que toca um som para facilitar a tarefa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Lyca Mobile lança eSIM com compra física e activação digital

21-05-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Lyca lançou um eSIM que pode ser comprado fisicamente nas lojas, com activação digital imediata.

Apesar de uma das grandes vantagens dos eSIM ser a possibilidade de serem instalados de forma totalmente digital, a Lyca torna a experiência idêntica ao processo de compra de um SIM físico tradicional, o que poderá agradar a alguns clientes.

A Lyca Mobile está a disponibilizar o seu eSIM para compra física em lojas. A partir de agora, os clientes podem adquirir um cartão eSIM físico da marca de forma directa, maioritariamente em centros comerciais, lojas de telecomunicações e aeroportos, garantindo uma experiência mais simples e rápida, tanto para o turista que vem a Portugal de férias e precisa de ficar contactável de forma fácil e rápida, como para o cliente português interessado numa solução de telecomunicações eficiente, económica e adaptada às suas necessidades.

O eSIM da Lyca Mobile foi lançado em Agosto de 2023 exclusivamente online, catapultando o volume de vendas e tornando-se rapidamente a opção preferida dos clientes - representando hoje 70% das vendas online da marca. Em 2024, a empresa expandiu a opção eSIM para o canal tradicional, disponibilizando a tecnologia a mais de 5.000 retalhistas através de um sistema de POS dedicado. Por todos estes motivos e pela inovação que representa, o eSIM da Lyca Mobile conquistou em 2025 o Prémio Produto do Ano na categoria "Tarifários à Medida". Agora, a Lyca Mobile reforça o seu compromisso com a conveniência dos clientes ao permitir que o eSIM seja adquirido fisicamente em loja, sem necessidade de encomenda online.

Como funciona?
  1. O cliente adquire o eSIM físico numa loja aderente.
  2. Digitaliza o QR Code incluído na embalagem.
  3. O serviço fica ativo de imediato no telemóvel.
Com uma embalagem bilingue (português e inglês) que apoia tanto turistas como nativos portugueses, com esta nova solução os clientes podem comprar e activar o serviço na hora, ficando imediatamente aptos para prosseguir com as suas comunicações.

Google apresenta Veo 3, Imagen 4 e Flow

21-05-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Como parte da sessão de abertura do Google I/O 2025, a Google revelou as mais recentes gerações do Veo, Imagen, Lyria, e o novo Flow.

A Google apresentou um conjunto de novas ferramentas de inteligência artificial generativa para dar mais poder criativo a artistas, músicos e realizadores. Os modelos Veo 3 (vídeo), Imagen 4 (imagem) e Lyria 2 (música) prometem resultados impressionantes com mais controlo e realismo. A empresa lançou também o Flow, uma nova ferramenta de realização assistida por AI.


O Veo 3 agora consegue gerar vídeos com som, incluindo ruídos ambientes ou até diálogos entre personagens. Responde bem a instruções em formato de história e já está disponível na app Gemini e no Flow para utilizadores Ultra nos EUA, além de empresas através do Vertex AI. O Veo 2 também recebeu melhorias, como controlo de câmara, edição de objectos e outpainting para ampliar cenas - tudo acessível no Flow e, em breve, via API.




O Imagen 4 eleva a fasquia na criação de imagens, com detalhes mais nítidos, melhor adaptação a estilos visuais e grande melhoria na tipografia — ideal para criar desde comics até cartazes, com texto correcto (algo que os modelos de geração de imagens tradicionalmente têm dificuldade em fazer). Suporta resoluções até 2K e vários formatos, e já está a ser integrado em várias ferramentas da Google.

Já o Lyria 2 oferece ferramentas avançadas para compor música. Está disponível no YouTube Shorts e no Vertex AI, e inclui funcionalidades interativas em tempo real através do MusicFX DJ e do AI Studio. Estas novidades resultam de uma colaboração próxima com criadores e têm como objetivo tornar a AI numa verdadeira parceira artística.

Módulo de tomadas Aonoka com 3 USB + 3 tomadas a €20.99

21-05-2025 | 12:19 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Aonoka com 3 tomadas mais 3 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Aonoka com 3 tomadas mais 3 USB (2x USB-C, 1x USB-A) está disponível por apenas 20.99 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 3 euros.

As portas USB podem fornecer até 20W PD e 18W QC, suficiente para assegurar um carregamento rápido na maioria dos dispositivos sem necessidade de ocupar uma tomada com um carregador USB dedicado. Como particularidade adicional, a ficha rotativa na traseira permite colocar o módulo na horizontal ou vertical, conforme seja mais conveniente, e ainda conta com práticos interruptores individuais para cada tomada e para as portas USB, para eliminar os chamados consumos "fantasma" de equipamentos em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google I/O 2025 aposta em força na AI

21-05-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para a conferência anual Google I/O 2025 a grande aposta, como seria de esperar, foi na Inteligência Artificial e no Gemini. Aqui ficam os destaques.

Gemini com Novas Capacidades


O Gemini, o concorrente da Google ao ChatGPT e Claude, vai receber várias funcionalidades poderosas. Algumas já estão disponíveis, inclusive no iPhone.

Gemini Live – Já disponível na app do Gemini para iOS, permite conversar em tempo real com a IA usando a câmara ou o ecrã do telemóvel. Dá jeito para identificar objetos, fazer compras, pedir ajuda com projetos "faça você mesmo" e mais. Integra-se com o Google Calendar, Maps, Tasks e Keep.
Agent Mode – Em breve, esta função ajudará a encontrar bilhetes para jogos ou apartamentos que correspondam ao teu orçamento e preferências.
Personal Context – O Gemini vai começar a apresentar resultados personalizados com base no histórico de pesquisas e dados de outras apps da Google. Também vai passar a sugerir lembretes e ajudar a preparar eventos futuros.
Plano AI Ultra – Por 250 dólares/mês, inclui acesso ilimitado às ferramentas mais avançadas da Google, YouTube Premium e 30 TB de armazenamento. O plano anterior de 19,99 dólares passou a chamar-se AI Pro.
Veo 3 – O modelo de geração de vídeo foi atualizado e agora cria vídeos com sons realistas, ruídos de fundo e diálogos. Disponível para subscritores AI Ultra.
Imagen 4 – A nova ferramenta de geração de imagens cria resultados mais realistas, com detalhes muito precisos (como cabelo ou tecidos). É também melhor a criar texto e imagens criativas. Já disponível no Gemini.
Deep Research – Dá para enviar PDFs e imagens para o Gemini analisar. A integração com o Google Drive e Gmail chegará em breve.

Gemini Também Vai Chegar à Pesquisa Google


A Pesquisa Google está a receber uma grande dose de IA:
AI Mode na Pesquisa – Nova secção dedicada à IA nos resultados de pesquisa (por enquanto, só nos EUA), com base no modelo Gemini 2.5. Oferece respostas mais aprofundadas e personalizadas.
Deep Search – Utiliza IA para fazer centenas de pesquisas simultâneas e criar relatórios avançados, com gráficos e dados bem estruturados.
Compras com IA – Permite experimentar roupas virtualmente com uma foto da pessoa. O sistema mostra como a peça assenta, incluindo o caimento do tecido. Também pode alertar para promoções e concluir compras por ti.
Search Live – Tal como o Gemini Live, permite fazer perguntas sobre o que se está a ver com a câmara do telemóvel. Chega esteo Verão.

As Apps da Google Também Estão a Ficar Mais Inteligentes


Gmail Personal Context – A partir deste verão, o Gemini poderá escrever emails com o estilo do utilizador, analisando mensagens anteriores, notas e documentos no Drive — mas só se for dada a devida permissão.
Google Meet – Vai ganhar tradução em tempo real, inicialmente em inglês e espanhol. Mais idiomas virão a seguir.
Google Chrome – A partir de amanhã, o Chrome terá integração com o Gemini. Poderá explicar conteúdos de páginas web ou resumir textos longos. Há também uma nova função de passwords que pode mudar automaticamente palavras-passe comprometidas em sites compatíveis.
FireSat – A Google está a desenvolver um sistema de satélites que pode detetar incêndios em áreas pequenas, até 25 metros quadrados.

Óculos de Realidade Aumentada com Android XR

A Google está a regressar ao mundo dos óculos inteligentes. Apresentou um novo protótipo de óculos de realidade aumentada com Android XR. São leves, têm ecrãs integrados nas lentes e mostram traduções em tempo real, direções e mais.

Os óculos têm câmara, microfones e colunas, e estão ligados ao Gemini, que "vê" e "ouve" o que o utilizador precisa para dar respostas e sugestões em tempo real. Podem vir a competir com os óculos AR da Apple, ainda em desenvolvimento. A Google está a trabalhar com marcas como Gentle Monster e Warby Parker para garantir que os óculos não só são funcionais como também mantêm a parte do "estilo".

O primeiro dispositivo com Android XR será o headset da Samsung, com lançamento previsto para este ano, com os óculos a surgirem a seguir.

Headphones Sony WH-1000XM5 a €292

21-05-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os headphones Sony WH-1000XM5, uma das referências em termos de cancelamento de ruído, estão disponíveis a um preço reduzido.

Sucessores dos já excelentes WH-1000XM4, esta geração XM5 vem com 8 microfones e com um processador adicional, que promete maior eficácia na redução de ruído nas frequências médias e altas. O design foi alterado mas mantêm-se os controlos via toques e swipes, e com botão físico para activar o modo de cancelamento de ruído. No capítulo sonoro, a Sony trocou os drivers de 40 mm por novos de 30 mm, que diz serem capaz de produzir som "mais natural".
Os headphones WH-1000XM5 estão disponíveis por 292 euros na Amazon Espanha - e se preferirem poupar alguns euros, podem optar pelos Sony WH-1000XM4.

Com design over-ear e autonomia para 30 horas de funcionamento, são o tipo de headphones que depressa se tornará no melhor amigo de quem gosta de eliminar os ruídos exteriores para se concentrar naquilo que está a fazer, e que serão especialmente eficazes no caso de quem gosta de aproveitar viagens de comboio ou avião para ir adiantando trabalho, ou simplesmente desfrutar de momentos de música (ou vídeo) sem se preocupar com os barulhos exteriores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Fortnite regressa à App Store nos EUA

21-05-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O Fortnite voltou à App Store do iOS nos Estados Unidos, após uma ausência de cinco anos.

A Apple aprovou finalmente a submissão da Epic Games, revertendo a sua posição anterior no meio do longo conflito legal entre as duas empresas. A decisão surgiu depois de um juiz ter pressionado a Apple, ameaçando chamar ao tribunal o responsável da Apple pelas decisões sobre apps. Essa pressão parece ter sido suficiente para que a Apple "desbloqueasse" os entraves que estava a colocar, permitindo o regresso do jogo.

Neste momento, Fortnite está disponível na App Store dos EUA, enquanto na União Europeia pode ser descarregado através da loja alternativa da Epic. Noutros países, o jogo continua fora da App Store. Nos EUA, é possível comprar moeda virtual diretamente no site da Epic, contornando o sistema de pagamentos da Apple.

Thanks to everyone who supported the effort to open up mobile competition and #FreeFortnite from the very beginning. And thanks to all of the folks who initially sided with Apple then later came around to the winning side, supporting app developer rights and consumer rights. https://t.co/Mw7kE7byLp

— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) May 20, 2025

Fortnite is BACK on the App Store in the U.S. on iPhones and iPads... and on the Epic Games Store and AltStore in the E.U! It’ll show up in Search soon!

Get Fortnite on the App Store in the U.S. ➡️ https://t.co/HQu3pYCXFm pic.twitter.com/w74QPFFkOS

— Fortnite (@Fortnite) May 20, 2025
Inicialmente, a Apple queria manter o jogo fora da plataforma até que o processo legal terminasse. No entanto, está agora a recorrer da decisão que a obriga a permitir que os developers incluam ligações para compras fora da App Store.

Epic volta aos tribunais para forçar Apple a aceitar o Fortnite

20-05-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Epic Games pediu a uma juíza para obrigar a Apple a aprovar o regresso de Fortnite à App Store nos EUA, alegando que a empresa está a violar uma ordem judicial recente.

Segundo a Epic, a Apple está a ignorar a decisão de abril que impede a rejeição de apps apenas por incluírem links para métodos de pagamento externos.

Numa carta partilhada pela Epic, a Apple afirma que não analisará a submissão de Fortnite até que o tribunal de recurso decida sobre o seu pedido para suspender parcialmente a decisão. A Epic vê isto como uma retaliação e garante que o jogo cumpre todas as diretrizes da App Store — algo que, segundo a própria Apple, seria suficiente para ser aceite.

Yesterday afternoon, Apple broke its week-long silence on the status of our app review with a letter saying they will not act on the Fortnite app submission until the Ninth Circuit Court rules on the partial stay. We believe this violates the Court’s Injunction and we have filed…

— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) May 17, 2025

O impasse já afetou também o mercado europeu. Após uma atualização da versão da UE que incluía o acesso ao mercado dos EUA, a Apple retirou Fortnite da App Store europeia. Mais tarde, pediu à Epic para reenviar a app sem o suporte aos EUA, evitando assim problemas noutras regiões. Mas a Epic contesta, dizendo que isso obrigaria a criar várias versões do jogo - algo que contradiz as regras da Apple.

Agora, a Epic quer que o tribunal faça cumprir a decisão, declare novamente a Apple em desrespeito e obrigue a empresa a aceitar qualquer versão do Fortnite que esteja conforme. Tudo dependerá de como a juíza interpreta esta nova situação, especialmente depois das duras críticas feitas à Apple na decisão de 30 de abril.


Actualização: A pressão de um juiz parece ter sido suficiente para que a Apple aprovasse o regresso do Fortnite à App Store nos EUA.

|