PlanetGeek

Earphones Anker Soundcore P20i a €18

24-02-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem for fã dos auriculares bluetooth de tamanho diminuto tem uma gama crescente de opções, onde se incluem estes Anker Soundcore P20i.

A remoção das fichas de 3.5mm dos smartphones, em tempos uma ficha comum mas que agora se tornou uma raridade, tem obrigado os utilizadores a trocar os seus headphones e earphones com cabo por versões wireless Bluetooth. Embora a oferta nesta área tenha tido um crescimento explosivo nos últimos anos graças a isto, há também uma enorme variedade em termos de qualidade - a todos os níveis - mesmo entre produtos na mesma gama de preços. Modelos como estes Soundcore P20i têm sido dos que mais se destacam na relação qualidade / preço, com protecção IPX5 contra água, Bluetooth 5.3, e autonomia de até 30 horas.
Os Anker Soundcore P20i estão disponíveis por apenas 18 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10%.

Estes earphones suportam o mais recente Bluetooth 5.3, modo de uso com um só auricular (ideal para chamadas, e que duplica a sua autonomia utilizando um auricular de cada vez), modo gaming de baixa latência para evitar o atraso de som nos jogos, e uma grande diversidade de modos de ajuste de som através da sua app. Também como é habitual neste tipo de produtos, a sua caixa de transporte tem uma bateria interna e permite recarregá-los sempre que lá são colocados. Desta forma, a sua autonomia de 10 horas pode ser expandida até um total de 30 horas. Também não terão problemas em enfrentar chuva ou sessões de treino mais intenso, graças à sua protecção IPX5.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Auxílio Auditivo dos AirPods Pro 2 chega ao Reino Unido

24-02-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple expandiu a funcionalidade de auxílio auditivo dos AirPods Pro 2 ao Reino Unido - mas Portugal continua de fora.

A funcionalidade de Auxílio Auditivo (Hearing Aid) nos AirPods Pro 2 representa a entrada da Apple num sector que tradicionalmente tem sido dominado por muitas empresas "duvidosas", servindo de aparelho auditivo de nível clínico para utilizadores com perda auditiva ligeira a moderada. A funcionalidade não tem custos adicionais e chega através de uma actualização gratuita de software - o problema é que ainda não chega a todos os países, tendo agora chegado ao Reino Unido.

Embora o Teste de Audição, que avalia a capacidade do utilizador para detectar diferentes frequências sonoras e criar um perfil auditivo personalizado, já tenha sido disponibilizado em múltiplos países, incluindo Espanha e Itália, a funcionalidade associada "Hearing Aid" continua a estar bastante mais restringida, certamente devido às questões de autorizações e licenciamento por se tratar de algo que se enquadra como dispositivo médico. O teste demora cerca de cinco minutos, reproduzindo diversas frequências (500Hz, 1kHz, 2kHz, 4kHz, etc.) em diferentes volumes, num ouvido e no outro, com o utilizador a sinalizar quando consegue ouvir algo - de forma idêntica aos testes auditivos nos consultórios.

É um bom complemento para quem tiver perda parcial de audição, já que tira partido de algo que provavelmente já utilizará, e assim não se limitando a "colocar o volume no máximo" para conseguir ouvir de forma adequada. Resta agora esperar que não demore muito mais tempo para que a funcionalidade de Auxílio Auditivo dos AirPods Pro 2 chegue a Portugal (e demais países da UE).

iPhone 17 aposta em mega-bloco de câmaras

24-02-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para a geração iPhone 17 a Apple prepara uma mudança significativa no design do bloco das câmaras nalguns dos modelos.

Depois dos rumores, começa a surgir um consenso entre múltiplos leakers, de que o design que tem vindo a circular será efectivamente a opção escolhida pela Apple para os novos iPhones 17.

Mais concretamente, as alterações serão vistas no aguardado iPhone 17 Air, que adopta uma barra a toda a largura na zona das câmaras - apesar de só ter uma câmara - algo idêntica ao que se tem nos Pixel phones da Google. O iPhone 17 "normal" deverá manter uma pequena secção de duas câmaras salientes. E as maiores alterações surgem nos iPhone 17 Pro e Pro Max, em que se fica com um grande bloco em relevo em toda a secção superior, abrangendo as câmaras mas indo de lado a lado.
Desta vez a fonte da "confirmação" são supostos designs esquemáticos de CAD que estarão a ser usados para os testes de pré-produção nas fábricas na China, com diversos leakers a confirmarem que a informação coincide com aquela que também lhes tem chegado.

Parece que a era dos iPhones instáveis quando pousados nas mesas está prestes a terminar, com excepção do iPhone 17 normal.

Função "Novo Endereço" do PayPal abusada para phishing

23-02-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Um novo esquema de phishing está a enganar utilizadores do PayPal, explorando a funcionalidade de gestão de endereços para enviar notificações de compra falsas.

O ataque tira partido de emails legítimos do PayPal, informando que um novo endereço de envio foi adicionado à conta, juntamente com uma suposta compra de um MacBook M4. A mensagem instrui os destinatários a ligar para um número fraudulento, onde os burlões tentam obter acesso remoto aos dispositivos das vítimas. Como os emails são enviados pelo próprio [email protected], passam pelos filtros de spam, tornando o esquema ainda mais credível.
Se a vítima ligar para o número indicado, será informada de que a sua conta foi comprometida e incentivada a descarregar um software de acesso remoto para "resolver o problema". Através de um site malicioso, os atacantes instalam o ConnectWise ScreenConnect, permitindo-lhes controlar o dispositivo e, potencialmente, roubar dinheiro, instalar malware ou aceder a dados pessoais. Em alguns casos, estes emails são até enviados a pessoas sem conta PayPal, aumentando ainda mais a confusão.
O esquema torna-se possível porque o PayPal não limita o número de caracteres nos campos de endereço dos emails, permitindo que os burlões insiram mensagens fraudulentas nas notificações. Investigadores de segurança testaram esta falha e confirmaram que adicionar um endereço fictício com uma mensagem de compra falsa gerava automaticamente um email de confirmação do PayPal. Estas mensagens são então reenviadas através de uma lista de emails, atingindo múltiplas vítimas.

Para evita este ataque será preciso ter atenção redobrada com emails do PayPal sobre alterações de endereço e nunca ligar para os números de telefone indicados no próprio email - mesmo que aparente ser um email legítimo enviado pelo PayPal. Em vez disso, aceder directamente à conta PayPal para verificar se houve alterações e, se necessário, contactar o suporte a partir daí.

Grok3 manipulou resultados dos benchmarks?

23-02-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Há nova mini-polémica a propósito do lançamento do Grok3, com um funcionário da OpenAI a acusar a xAI de apresentar resultados enganadores nos benchmarks.

A xAI lançou o Grok 3 esta semana e, tal como Elon Musk tinha prometido, tudo indica que se trata do mais poderoso modelo AI do momento, superando até os mais avançados modelos da OpenAI em diversos benchmarks. Mas, alguns funcionários da OpenAI dizem que esses resultados são enganadores e não representam uma comparação justa.

O problema está num gráfico partilhado pela xAI, que indica que Grok 3 Reasoning Beta e Grok 3 mini Reasoning superam o o3-mini-high da OpenAI no teste de matemática AIME 2025. No entanto, investigadores da OpenAI alertaram que a comparação omitiu um pormenor essencial: o "consensus@64" (cons@64), um método que afecta consideravelmente os resultados dos benchmarks.

O cons@64 permite que um modelo tenha 64 tentativas para resolver cada problema, considerando a resposta mais frequente como para a pontuação final. Isto normalmente aumenta as pontuações e pode criar a impressão de que um modelo é superior quando, na realidade, não é o caso. Quando se analisam os resultados do Grok 3 na sua primeira tentativa ("@1"), o o3-mini-high da OpenAI ainda lidera. Além disso, o Grok 3 Reasoning Beta fica ligeiramente atrás do modelo o1 da OpenAI, configurado para desempenho médio, o que levanta dúvidas sobre a alegação da xAI de que o Grok 3 é a "AI mais inteligente do mundo". As acusações da OpenAI não ficaram sem resposta, com o cofundador da xAI, Igor Babushkin, a dizer que são resultados válidos e argumentando que a OpenAI também já publicou gráficos "enganadores" para comparar os seus próprios modelos.

Hilarious how some people see my plot as attack on OpenAI and others as attack on Grok while in reality it's DeepSeek propaganda
(I actually believe Grok looks good there, and openAI's TTC chicanery behind o3-mini-*high*-pass@"""1""" deserves more scrutiny.) https://t.co/dJqlJpcJh8 pic.twitter.com/3WH8FOUfic

— Teortaxes▶️ (DeepSeek 推特🐋铁粉 2023 – ∞) (@teortaxesTex) February 20, 2025
Entretanto, um especialista independente criou um gráfico alternativo que incluindo os resultados cons@64 de todos os modelos, oferecendo uma visão mais transparente do desempenho real de cada AI.

Desde que existem benchmarks que existem empresas que não olham a meios para os manipular. Assistimos a isso nos benchmarks gráficos, com diversas empresas a fazerem batota total, detectando quando benchmarks estavam a ser executados e aplicando literalmente overclock nos seus GPUs para obterem melhores resultados, não representando o desempenho que se obteria em circunstâncias reais. Como tal, é também natural que comecem a tornar-se cada vez mais frequentes algumas "optimizações" feitas especificamente para obter bons resultados nos benchmarks AI.

Um ponto importante, e que tem ficado esquecido nestes benchmarks, é que também deveria ser revelado o custo computacional e monetário para obter estes resultados. Será totalmente diferente que um modelo AI consiga obter uma pontuação de "99%" com um processamento que demora horas e custa literalmente milhões de euros, e outro que atinja os 98% mas consiga dar esse resultado em segundos e por alguns cêntimos.

Apple Intelligence prepara integração com Gemini

23-02-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a trabalhar na integração do Gemini da Google no sistema Apple Intelligence.

Depois do ChatGPT da OpenAI, a Apple prepara-se para permitir a integração do segundo serviço AI externo no seu sistema Apple Intelligence.

Enquanto não temos a Siri AI renovada, que parece estar ainda bastante distante, a Apple optou - e bem - por permitir a integração com outros sistemas AI externos. Actualmente, nos países com acesso ao Apple Intelligence (que deverá chegar a Portugal em Abril - só com português do Brasil) já é possível recorrer ao ChatGPT através da Siri, para que responda a questões que a Siri não consiga responder. Com o iOS 18.4 ou 18.5, além do ChatGPT, também deverá ser possível optar-se pelo Gemini AI da Google.

Eventualmente, a escolha do modelo AI desejado deverá tornar-se idêntica à escolha que se faz do browser, programa de email, e outros. Sendo algo que cada utilizador escolhe em função das suas preferências, e que deverá ficar acessível em todo o sistema. Mas, por agora, para os utilizadores com iPhones na Europa, tudo isto continua a ser puro vaporware, pois ainda não se tem acesso às funcionalidades Apple Intelligence nos iPhones e iPads, e a única grande alteração feita recentemente deste lado do Atlântico, foi a remoção da encriptação end-to-end das contas iCloud no Reino Unido.

Musk queixa-se das Community Notes no X que o contrariam

23-02-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar de repetir que as Community Notes no X são o sistema que assegura a verdade dos factos, Elon Musk não está contente com as notas que o contrariam.

As Community Notes no X são um sistema em que os próprios utilizadores podem servir como moderadores, apresentando informação adicional, que é votada entre a comunidade de voluntários, para dar contexto a publicações. São frequentemente usadas para desmascarar afirmações falsas, ou também para dar contexto adicional a publicações que podem não ser imediatamente claras para todos. Mas, como sempre, todos os sistemas são bons... até ao momento em que não fazem aquilo que se quer.

Musk acusa as Community Notes de estarem a ser manipuladas por governos e pelos media tradicionais. Desta vez queixando-se das notas que surgiram em resposta a uma publicação sua contra Zelensky, contendo informação falsa (como tem sido frequente nas suas publicações no X), em que o acusa de não fazer eleições na Ucrânia para não ser deposto - quando, segundo a própria constituição e leis ucranianas, não se podem realizar eleições durante um período de lei marcial como o que o país actualmente tem devido à guerra contra a Rússia.
Esta não é a primeira vez que Musk se irrita pelas Community Notes não o favorecerem. Há precisamente um ano Musk também se irritou por ter notas que o contrariavam a nível de não conseguir configurar um novo Windows sem criar uma conta Microsoft.

O que é certo é que o sistema das Community Notes, apesar de se terem tornando num campo de batalha nos bastidores do X, onde os moderadores embarcam frequentemente em trocas de insultos dependendo dos seus pontos de vista, era um sistema bem pensado, que não funciona unicamente com base num sistema de maioria dos votos, mas sim de consenso entre pessoas que habitualmente até possam ter opiniões contrárias. Veremos se, depois desta "correcção" que Musk promete, não irá tornar-se num sistema que apenas aceita as clarificações a favorecer tudo o que Musk disser.

Oppo Find N5 não chega à Europa no lançamento

23-02-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Oppo apresentou o seu muito aguardado dobrável Find N5 com "lançamento global", mas esse "global" não inclui a Europa - pelo menos numa primeira fase.

O Find N5 foi apresentado oficialmente, sendo o dobrável mais aguardado do momento, prometendo ser o mais fino de sempre, e com uma série de outras novidades no segmento. No entanto, apesar de ser apresentado como tendo um lançamento global, a Oppo não o vai disponibilizar na Europa, por agora mantendo-o como exclusivo para o mercado asiático.

É uma opção estranha, sabendo-se que a Oppo tem feito grande aposta na Europa, e não seria difícil imaginar que haveria uma quantidade considerável de europeus interessados neste modelo. Pelo que, restam as interrogações de saber se esta ausência se deve a restrições a nível de volume de produção, ou se será simplesmente parte da sua estratégia comercial. Podemos também considerar a ausência de um OnePlus dobrável este ano para contexto adicional, que também poderá dar credibilidade ao facto da Oppo não conseguir - ou não querer - ter produção suficiente para tal.

É provável que, ao estilo de outros modelos dobráveis, como o Mate XT trifold da Huawei, a Oppo se foque nos países asiáticos numa primeira fase, e daqui por alguns meses faça finalmente a expansão para o ocidente. Até lá, quem estivesse à espera do Find N5, terá que continuar a aguardar.

Nissan tenta parceria com a Tesla

23-02-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Nissan está a tentar apelar à Tesla para fazer uma parceria, mas a Tesla não parece estar interessada.

Com a planeada fusão Honda-Nissan a ter falhado, a Nissan tenta procurar novo parceiro para assegurar a sua sobrevivência - e a opção actual, para tentar escapar a uma potencial aquisição por uma marca chinesa, é a Tesla.

A Nissan está a tentar uma parceria com a Tesla, disponibilizando as suas fábricas nos EUA como forma da Tesla poder aumentar a sua produção. Mas, a parceria não parece ser vista da mesma forma do lado da Tesla, que referiu que o grande "segredo" é precisamente todo o seu processo de produção nas Gigafactories, e que não teria qualquer benefício em aproveitar fábricas tradicionais.

The Tesla factory IS the product.

The Cybercab production line is like nothing else in the automotive industry.

— Elon Musk (@elonmusk) February 21, 2025
Como tal, a Nissan continuará a ter um futuro incerto, e arrisca-se a necessitar do apoio directo do governo japonês (ao estilo do "bailout" que também os EUA fizeram para os seus fabricantes automóveis de grande dimensão), ou acabar por ser integrada num qualquer consórcio dominado pelos gigantes chineses, como a BYD.

BMW mostra eDrive de 6ª geração com 800V

23-02-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A BMW revelou a sexta geração do seu sistema eDrive para os futuros veículos eléctricos da gama Neue Klasse, com tecnologia de 800V que possibilita mais autonomia, carregamentos mais rápidos e maior eficiência.

Um dos elementos centrais do novo eDrive 6th gen é o BMW Energy Master, uma unidade de controlo desenvolvida na fábrica de Landshut. Este módulo gere a distribuição de energia e permite catualizações remotas de software, garantindo melhorias em tempo real. A BMW também está a diversificar os seus motores eléctricos, combinando motores síncronos (EESM) com motores assíncronos (ASM), que são mais compactos e económicos. Esta abordagem modular permite criar veículos com um a quatro motores, dependendo das necessidades de desempenho. Os novos motores são também mais leves, eficientes e consomem 40% menos energia do que a geração anterior.

A BMW está também a apostar numa produção inteligente e sustentável. Novas fábricas de montagem de baterias estão a ser construídas perto das unidades de produção de veículos na Hungria, China, México e EUA, reduzindo os custos logísticos. Para garantir um fornecimento contínuo, foram estabelecidas parcerias para a produção de células de bateria na Europa, China e EUA. A unidade Energy Master será produzida na fábrica de Landshut, enquanto os motores elétricos serão fabricados em Steyr, Áustria.

As novas células de bateria armazenam 20% mais energia no mesmo espaço. Com a nova tecnologia 800V, os tempos de carregamento são 30% mais rápidos e a autonomia aumenta 30%, podendo até superar estes números em alguns modelos.

A sustentabilidade é uma prioridade, e a BMW já lançou programas de reciclagem de baterias. A parceria com a SK-TES permite recuperar materiais valiosos como cobalto, níquel e lítio de baterias usadas. Além disso, estão a ser desenvolvidos métodos de reciclagem directa, para reutilizar materiais tanto da produção como de baterias em fim de vida.

PHP Classes Completed 17 Years: A New Type of Classes

23-02-2025 | 04:09 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
The PHP Classes site has just completed 17 years of age. It is a long time for a site that continues to evolve to serve better its users.

The big news this year is about a new project that is being launched in a separate site that aims to help other developers to learn what to do to create their own software product businesses.

Read this article to learn about the latest developments in PHP Classes,] as well the new project about creating software product businesses.

3 Methods to Discover Ideas to Create New Software Product Businesses with Good Potential - Fix My Software Product Business

23-02-2025 | 04:07 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
According to a recent survey, many developers would like to create their own business selling software products to many customers but they do not have any good ideas of products that could sell well.

Fortunately there are methods that you can apply to come up with good software product ideas and then figure if they have good market potential even before you start developing the software products.

Watch this video with a consulting session with a developer to learn more about those methods, so you can start applying them to have great software product ideas with good business potential.

How Can I Make My Software Product Highly Desired by the Customers? - Fix My Software Product Business

23-02-2025 | 04:06 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many developers have already started working on software products before making sure that there is a good demand for those products.

Later they realize that the product is nice but it is really not essential for their users, so they may not be able to make much sales.

Fortunately there is a method that can be used to convert a non-essential product into a highly desired software product that their users feel they cannot live without.

Watch this video with a consulting session with a developer to learn more about this method and how you can apply it in practice in a new product or in a product that has already started being developed.

How to Pick Partners for a Software Product Business? - Fix My Software Product Business

23-02-2025 | 04:05 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
When creating a software product business most developers prefer to just deal with with the software development part.

However, somebody should take care of the marketing, sales, finances, human resources, etc.. The best way to cover for these business needs is to bring people specialized on these areas, so you can continue to focus on the software development efforts.

But how should you keep them interested working for your company? Should you hire them or make them business partners? How do you pick business partners that will not cause you trouble later?

Watch this consulting session video to learn how to answer these questions so your business grows in a healthy manner with great partners.

How to Create Your Own Software Product Business Without Quitting Your Day Job

23-02-2025 | 04:02 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many developers want to create their own software product business but they still need money to support themselves, and so cannot quit their day jobs.

Watch this very short video to learn about a simple tip on how you still can create your own business without having to quit your current job.

How to Create a Software Product Business Continuing to Be a Developer

23-02-2025 | 03:56 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
What developers like most is to write code. Creating your own software product business gives you a lot of freedom to work any time you want, anywhere you want, work with the technologies you like, but some developers are afraid that once they start a business they may need to stop writing code and give up on the joy of being a developer.

Fortunately it does not have to be this way. You can create your own software product business and still continue to work as a developer.

Watch this video to learn about different solutions to continuing to be a developer while you work on your own software product business.

How Can I Get Users to Try my Software Product for the First Time

23-02-2025 | 03:54 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Before you announce the software product that you developed, nobody knows about it. Actually if you are starting in the business, maybe nobody knows you yet.

So you need to start attracting people to at least try your product, demonstrate that you understand about the user problems and how your product can solve them.

Watch this video of a consulting session to learn about means to start attracting a list of people potentially interested in your product, so you can sell it later to them.

How to Choose the Best Market to Sell Your Software Product

23-02-2025 | 03:51 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
There are markets that are better than others. The choice of a market for the software products that you will develop, may be the difference between a successful product and one without much future.

Watch this video to learn how to determine which market you should prefer to have a more viable software product business.

How to Get Investors for Your Software Product Business: Part 1

23-02-2025 | 03:34 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many developers gave up on their dreams of creating their own software product business because they feel they need to obtain an investment but they do not know how to do it.

The good news is that investment is often not necessary until you have already of a business generating revenue. Until then you can work on your software product without having to invest from your own pocket.

Watch this video to learn what is the role of the investors, the different types of investors that exist, and what type of investment you need to seek depending on the phase of your project.

PHP Classes 2018 Renewal Site Improvements and Feedback

23-02-2025 | 03:30 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
The PHP Classes site has been through many changes in the last year. My personal life has also changed. My time is scarce. I need all PHP Classes site users help to keep it alive and working well.

Read the article below to learn what you can do help, like giving feedback about the current plans or suggestions to improve the current features.

|