PlanetGeek

How to Implement Better PHP Security Support to Detect Possible Frauds in Financial Transactions Using Benford's Law

12-04-2024 | 13:27 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Fraud detection is critical to guarantee the security of transactions, especially when it involves financial values.

Benford's law can be applied to detect abnormal values in a data set that may contain financial values by analyzing its digits.

This package implements Benford's law in a PHP class. PHP developers can use it in applications to analyze values used in financial transactions and quickly detect the probability of fraud.

How to Implement Better PHP Security Support to Detect Possible Frauds in Financial Transactions Using Benford'

12-04-2024 | 13:08 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Fraud detection is critical to guarantee the security of transactions, especially when it involves financial values.

Benford's law can be applied to detect abnormal values in a data set that may contain financial values by analyzing its digits.

This package implements Benford's law in a PHP class. PHP developers can use it in applications to analyze values used in financial transactions and quickly detect the probability of fraud.

WebKit e Safari ficam mais rápidos

12-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple anunciou ter feito melhorias substanciais que tornam o WebKit e Safari até 60% mais rápido.

A Apple é frequentemente criticada por "arrastar os pés" no que diz respeito a implementar as mais recentes tecnologias web no WebKit e Safari, atrasando o processo das mesmas poderem ser utilizadas de forma standard por todos os browsers modernos. Mas talvez isso esteja a mudar.

Com a chegada do Speedometer 3 que serve de benchmark actualizado para os browsers, a Apple não quer ficar para trás e revela ter feito melhorias notórias no WebKit e Safari. Os resultados são uma melhoria de cerca de 60% entre o Safari 17.0 de Setembro de 2023 e o Safari 17.4 de Março de 2024, que a Apple apresenta como sendo benéficas para a criação de sites e web apps mais rápidas.

Esta aparente preocupação com o desempenho também poderá estar relacionada com o pequeno detalhe da Apple ter sido forçada pela UE a permitir a entrada de browser verdadeiramente alternativos na App Store, sendo que até agora todos os browsers que a Apple permitia na App Store tinham obrigatoriamente que utilizar o motor WebKit disponibilizado no sistema, na prática fazendo com que tecnicamente fossem todos idênticos (limitados) ao Safari a nível de capacidades técnicas.

Uma canção para chamar o Verão

12-04-2024 | 12:25 | Gonçalo Sá

HADESSA QUEIMAR 2.jpg

Com "FORTUNA", editado no ano passado, HADESSA assinou uma estreia que fez jus ao título. O primeiro álbum da cantautora foi mesmo dos mais afortunados, no que ao conjunto de canções memoráveis diz respeito, que surgiram na música portuguesa nos últimos meses, unindo tradição e modernidade, retratos pessoais e um olhar ao redor tão interventivo como multifacetado.

Do nervo pós-punk de "Dedos na Mão" (a mergulhar em inquietações laborais) ao casamento perfeito da escola dos girl groups dos anos 50 e do rock alternativo dos 90 de "Temperança", passando pela afirmação feminista de "Força Motriz" (com Maria Antónia Mendes, em tempos d'A Naifa e Señoritas e agora nos muito recomendáveis Cara de Espelho) sem esquecer a acústica e desarmante "Mãe (elegia)" (o título é auto-explicativo), aprimorou uma identidade e linguagem que já seduziam nos singles iniciais, "Fortuna" e "Ruína".

O disco, no entanto, ainda reserva algumas surpresas. Por um lado, porque vai ser editado em formato CD e vinil este Verão (para já, está disponível nas plataformas digitais). Por outro, porque o seu alinhamento vai acolher mais duas canções. "QUEIMAR TUDO E RECOMEÇAR", a primeira a ser revelada, já tinha sido ouvida numa versão mais crua no concerto de apresentação do álbum no Tokyo, em Lisboa, em Setembro de 2023, espectáculo que teve entre os convidados Momma T (que produziu o tema) e Catarina Branco (que colaborou nos arranjos e gravação).

Com mistura de Guilherme Simões, o novo single é uma ode ao recomeço e, muito provavelmente, o acesso mais veraneante da sua autora, ao reforçar a carga electrónica e o apelo à dança - algures entre a fase recente de Ana Moura e a ginga do sírio Omar Souleyman, um bailarico dos santos populares e os encontros do Festival Músicas do Mundo de Sines. Mais uma faceta revelada, portanto, e já com um videoclip que parece ter antecipado a subida de temperatura repentina:

Dyson usa realidade aumentada para aspirar

12-04-2024 | 12:01 | A Minha Alegre Casinha

A Dyson tem uma app de realidade aumentada que mostra onde já se aspirou e que partes falta aspirar.

É certo que aspirar é uma daquelas tarefas que melhor é delegada para os aspiradores robot. Dito isto, há que reconhecer que nem todos temos casas perfeitas e amigáveis para esses robots, que podem implicar com certos tipos de tapetes, cabos eléctricos espalhados pelo chão, e outros "obstáculos" que podem impedir o seu normal funcionamento. Mas agora a Dyson dá uma ajuda a todos os fãs da aspiração manual e que sejam um pouquinho obsessivo-compulsivos.

A nova funcionalidade CleanTrace combina o uso do aspirador com um iPhone Pro com sensor LIDAR (desde a geração iPhone 12 Pro) para criar um mapa em realidade aumentada que mostra as zonas por onde já se passou com o aspirador.


A ideia é curiosa (não totalmente original, pois no passado já tinham sido criados vídeos que mostravam este tipo de uso para promover as lides domésticas de forma mais divertida - incluindo uma que colocava moedas virtuais no chão que tínhamos que apanhar com o aspirador) mas infelizmente por agora apenas ficará disponível no seu aspirador Gen5detect, que até já conta com uma luz especial que facilita a detecção de pó no chão. Desta forma, parece ser uma oportunidade perdida de promoção da Dyson, sendo de esperar que mais cedo ou mais tarde alguém crie algo idêntico mas que funcione em todos as aspiradores.

Google vai encerrar serviço de VPN

12-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O serviço Google One VPN vai juntar-se aos muitos serviços no cemitério da Google.

Contrariamente ao que seria desejado por muitos utilizadores - de ver o serviço de VPN da Google expandir-se e ser disponibilizado a mais utilizadores - a Google segue pelo caminho oposto e anuncia que vai encerrar o Google One VPN.

A Google não indica uma data exacta para o encerramento, dizendo que acontecerá "mais para o final do ano", sinalizando que o serviço não durará mais de quatro anos desde que foi lançado em Outubro de 2020. A Google diz que o encerramento se deve à pouca adesão por parte dos utilizadores, parecendo ignorar que tal se poderá dever à sua tradicional falta de visão e excesso de serviços repetidos: a Google actualmente tem três serviços de VPN, o Google One VPN, a VPN via Google Fi, e ainda o serviço de VPN oferecido nos Pixel desde os Pixel 7.

O serviço VPN via Google Fi irá manter-se (pelo menos por agora), assim como o dos Pixel, que passará a ser disponibilizado de forma integrada e dispensando a necessidade de usar uma app de VPN separada. Ainda assim, a morte do Google One VPN não deixa de lançar dúvidas sobre a longevidade desses outros serviço de VPN. Não é que haja falta de serviços de VPN, mas poucos conseguirão ter um nível de confiança capaz de competir com o que a Google (ainda) oferece.

X remove opção de esconder "visto azul" dos utilizadores Premium

12-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O X (ex-Twitter) vai deixar de permitir que os subscritores Premium possam esconder o visto azul que revela que pagam pelo serviço.

Durante a era Musk, o muito cobiçado visto azul (anteriormente atribuído apenas a utilizadores que tivessem "mérito" para tal) perdeu todo o seu estatuto quando começou a ser dado a todos os que pagassem pelo serviço. A situação tornou-se tão invertida que se chegou ao cúmulo de alguns utilizadores até sentirem vergonha do símbolo, tendo levado a que o X até permitisse que o visto azul fosse escondido. Mas agora, Musk parece achar que já não há motivo para ter vergonha, e está a informar os utilizadores Premium de que a opção de esconder o visto azul vai ser removida.
A alteração pode também ser devida às recentes regras que vão começar a atribuir vistos azuis a quem tiver vários milhares de seguidores Premium. No entanto, não resolve o principal problema, que é o do visto azul pouco ou nada assegurar a "identidade" de uma conta, não faltando contas falsas e de spam que têm o visto azul, simplesmente porque estão dispostas a pagar pelo X Premium ou X Premium Plus.

Veremos se esta obrigatoriedade de exibir o visto azul não acaba por ter o efeito contrário, fazendo com que alguns subscritores Premium deixem de o ser para não terem que ostentar o (in)desejado símnbolo.

Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €50

12-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 65W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 65W 20000 mAh está disponível por 50 euros na Amazon Espanha.

Podem também espreitar a versão de 100W se necessitarem de maior potência.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 60 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo de duas portas USB para carregamentos rápidos de até 45 W (USB-C) e 18 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

12-04-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Sony apresenta ULT POWER SOUND - nova série de colunas e auscultadores

A Sony anunciou o lançamento da série ULT POWER SOUND®1 - uma nova série de colunas e auscultadores sem fios, concebidos para o fazer sentir como se tivesse sido transportado para a primeira fila de um concerto. Criada para os amantes de música, produz um som potente e profundo que faz tremer o seu coração. A nova gama é composta pelas colunas sem fios ULT TOWER 10, ULT FIELD 7, ULT FIELD 1 e pelos auscultadores sem fios ULT WEAR. Todos os modelos da série incluem o botão ULT, que proporciona uma qualidade de som exclusiva, otimizando a música com um ou dois modos de som diferentes.

ULT TOWER 10 - O poder do som de um concerto ao vivo em sua casa
Transforme a sua casa num salão de festas, com graves potentes e os modos 360° Party Sound, 360° Party Light e Karaoke, graças ao microfone sem fios fornecido. Pode até ligar a coluna à sua televisão para potencializar o som dos seus conteúdos favoritos.

ULT POWER SOUND - Otimize todas as frequências baixas para graves excecionais. Desfrute de 2 tipos diferentes de modos de som com ênfase nos graves. Prima o botão ULT para potencializar graves profundos, para um som de baixa frequência que fará o seu coração tremer com o ULT1. O ULT2 proporciona graves potentes para sentir o ritmo e pô-lo a dançar.
Otimização do campo sonoro - Deteta o ruído e altera automaticamente a definição de som para proporcionar música nítida, mesmo quando está rodeado por outros sons.
360° Party Sound e 360° Party Light - Som de festa de 360° que transporta um som potente até cada canto da divisão. Com a sua iluminação vibrante, a ULT TOWER 10 iluminará cada canto da sua festa. Poderá até sincronizar a iluminação com a música, para criar um verdadeiro ambiente de festival.
Karaoke, Guitar e TV Sound Booster - Cante todas as suas músicas favoritas, graças ao microfone sem fios incluído. Além disso, desfrute de total controlo sobre o seu som, graças aos controlos Echo e Key no painel superior. Pode ligar outro microfone para cantar em dueto ou uma guitarra para acompanhar a música, utilizando a ULT TOWER 10 como amplificador. O modo TV Sound Booster permite melhorar o som da sua televisão.
Party Connect - Ligue até 100 colunas compatíveis2 para sincronizar a música e a iluminação através do modo Party Connect - preencha qualquer espaço com um som potente para criar o melhor ambiente de festa.

ULT FIELD 7 – Festa em qualquer lugar
Anime o seu dia com graves potentes e iluminação expressiva onde quer que vá. A ULT FIELD 7 permite-lhe levar a festa para qualquer lugar graças à sua construção à prova de água e pó e à sua elevada autonomia, o que significa que pode festejar durante mais tempo. Pode até ligar um microfone para desfrutar de karaoke em movimento.

ULT POWER SOUND - Selecione ULT1 para graves mais profundos e de baixa frequência ou ULT2 para graves potentes e impactantes.
Otimização do campo sonoro - Deteta o ruído e ajusta automaticamente a definição de som para proporcionar uma experiência musical otimizada, por mais movimentado que seja o local.
Festeje durante mais tempo - Organize uma festa em qualquer lugar e durante mais tempo, graças à autonomia da bateria de até 30 horas3. Além disso, com o carregamento rápido, obtém 3 horas de reprodução em 10 minutos4. Classificação IP67 à prova de água e pó5, o que significa que pode levar a festa para o exterior. É também resistente à água salgada, para que possa desfrutar de música mesmo na praia.
Fácil transporte - A ULT FIELD 7 pode ser facilmente transportada graças às suas práticas pegas de transporte, uma vez que foi concebida para funcionar perfeitamente quer esteja posicionada na horizontal ou na vertical.
Entrada e iluminação para karaoke e guitarra - Ligue um microfone e prepare-se para cantar qualquer música. É a sua parceira ideal e até inclui os controlos Echo e Key no painel traseiro. Alternativamente, pode ligar a sua guitarra para transformar a ULT FIELD 7 num amplificador. E, para aumentar ainda mais a diversão, a iluminação ambiente cria uma luminosidade subtil perfeita para festas e uma utilização diária.
Party Connect - Ligue até 100 colunas compatíveis6 para sincronizar a música e a iluminação através do modo Party Connect.

ULT FIELD 1 – Som amplo. Tamanho compacto
Leve as suas músicas favoritas consigo para qualquer lugar, com graves otimizados na estrutura compacta da ULT FIELD 1. Com uma alça multidirecional para facilitar a utilização, leve a sua coluna à prova de água, de pó e até de choques para qualquer lugar durante mais tempo, graças à sua elevada autonomia.

ULT POWER SOUND - Ative o ULT POWER SOUND para obter graves otimizados.
Em qualquer lugar, de qualquer forma - A ULT FIELD 1 é a sua parceira ideal, para onde quer que vá. Foi concebida para uma elevada portabilidade, com até 12 horas de autonomia7, para que possa desfrutar das suas músicas durante mais tempo. Além disso, a sua alça multidirecional, a classificação IP67 à prova de água e de pó8, o design à prova de impactos9 e a resistência à água salgada permitem-lhe levar a sua coluna para qualquer lugar, dentro ou fora de casa.
Cores que combinam com o seu estilo - Disponível nas cores Preto, Branco, Cinzento Floresta e Laranja10, pode encontrar a cor que melhor se adequa ao seu estilo.
Escolha da disposição - A ULT FIELD 1 foi concebida para funcionar na vertical ou na horizontal, para uma melhor utilização do espaço, mesmo quando esse espaço é limitado.
Usabilidade - Fácil de utilizar e ligar com microfone integrado, para chamadas em modo de mãos livres com tecnologia de cancelamento de eco para chamadas mais nítidas.

ULT WEAR – Som potente
Com graves excecionais e cancelamento de ruído otimizado, os nossos novos auscultadores ULT WEAR permitem-lhe levar consigo o seu ambiente de festival ou discoteca favorito para onde quer que vá.

ULT POWER SOUND - Prima o botão ULT para obter um som potente. O botão ULT1 proporciona graves profundos e de baixa frequência e o botão ULT2 oferece graves potentes.
Concebidos para a máxima potência - São alimentados pelo Processador V1 integrado da Sony, o mesmo processador integrado nos premiados auscultadores da série 1000X da Sony, e por uma unidade de controlador concebida para a série ULT POWER SOUND, para produzir uma energia inabalável, graves de enorme ressonância e detalhes ultranítidos.
Cancelamento de ruído - Com a tecnologia Dual Noise Sensor e o Processador V1 integrado, os ULT WEAR elevam a tecnologia de cancelamento de ruído a um novo patamar. Agora, pode realmente desligar o mundo exterior e desfrutar de uma festa para um - só o utilizador e a sua música.
Design confortável - Os auscultadores são confortáveis, com almofadas macias e mais espaço à volta das orelhas, continuando a proporcionar um som potente e de alta qualidade. Os ULT WEAR apresentam um design dobrável e são fornecidos com um estojo de transporte.
Utilização quotidiana - Os ULT WEAR exalam função, forma e funcionalidades. Um sensor coloca a reprodução da música em pausa quando remove os auscultadores e retoma-a quando volta a colocá-los. O Bluetooth® permite emparelhar dois dispositivos em simultâneo.


A série ULT Power Sound foi concebida não só para oferecer um som potente, mas também a pensar no ambiente. É utilizado plástico reciclado nos produtos. Isto reflete o compromisso da Sony de reduzir o impacto ambiental dos seus produtos e práticas.

Preço e disponibilidade
A ULT TOWER 10 está disponível em preto a partir de abril de 2024, a um preço aprox. de 1200 €
A ULT FIELD 7 está disponível em preto a partir de abril de 2024, a um preço aprox. de 450 €
A ULT FIELD 1 está disponível em preto, cinzento floresta, branco e laranja a partir de abril de 2024, a um preço aprox. de 140 €
Os auscultadores ULT WEAR estão disponíveis em preto, cinzento floresta e branco a partir de abril de 2024, a um preço aprox. de 200 €


OPPO Enco Buds2 Pro

A OPPO anunciou a disponibilidade dos seus auriculares Enco Buds2 Pro True Wireless Stereo (TWS) no mercado português. Combinando som de alta qualidade com autonomia prolongada, durabilidade e estilo moderno, os Enco Buds2 Pro personificam a verdadeira liberdade sem fios.

Quando pretende um áudio otimizado e sintonizado na perfeição, o equalizador Enco Master tem tudo o que precisa. Com três perfis de sonoridade: Equilibrado, Graves Potentes e Reforçado, os Enco Buds2 Pro são excecionalmente versáteis – quer esteja a reproduzir batidas de hip-hop, música clássica ou um audiolivro emotivo – basta mudar de perfil para adicionar uma nova dimensão à sua audição. Quando os Enco Buds2 Pro são emparelhados com um smartphone OPPO, tem à sua disposição o Dolby Atmos e o Dirac Audio Tuner para outro nível de otimização de áudio. Personalize a sua experiência em função do local onde se encontra ou ative um perfil adaptável com base no que está a ser reproduzido. Assim, quer esteja a dançar pop ou a jogar um videojogo de ação, os Enco Buds2 Pro proporcionam o som perfeito.

Os OPPO Enco Buds2 Pro incluem controladores de áudio com 12,4 mm e microfones duplos para uma qualidade de áudio e de chamadas líder no segmento. Esta informação do microfone duplo é analisada para separar o ruído de fundo, extraindo vozes e melhorando a nitidez de cada palavra pronunciada. Com uma posição otimizada dos microfones no auricular, os OPPO Enco Buds2 Pro conseguem bloquear melhor o vento para proporcionar um som cristalino. Estes benefícios resultam da combinação da entrada de microfones duplos dos Enco Buds2 Pro e dos algoritmos de redução de ruído IA que contribuem para a proteção ideal da sua audição. Os utilizadores ouvem perfeitamente a chamada recebida sem terem de aumentar o volume.

Concebido para melhorar qualquer momento, o ajuste confortável dos Enco Buds2 Pro combina com um estilo versátil, durabilidade resistente ao desgaste, e ambos os auriculares são guardados num elegante estojo de carregamento.

Cada botão foi elaborado para encaixar perfeitamente na orelha e, com 4,3 g, é praticamente impercetível quando usado. A sua haste arredondada destaca-se subtilmente, equilibrando um visual alegre com um toque geométrico que irá complementar o seu estilo pessoal. Com resistência IP55 à poeira e à água, os Enco Buds2 Pro foram desenhados para acompanhar os treinos e caminhadas em dias de chuva, enquanto lhe dão ânimo com uma banda sonora privada a cada passo.

Disponíveis em Branco Granito e Preto Grafite, tanto o estojo como os auriculares apresentam uma textura de toque suave e mate que não deixa marcas de impressões digitais, para um aspeto novo e um estilo acessível.

Com os Enco Buds2 Pro, pode ouvir até 8 horas com um único carregamento ou estar em chamada até 4 horas. Se incluirmos o estojo de carregamento completamente carregado, a autonomia dos Enco Buds2 Pro aumenta para umas duradouras 38 horas de reprodução de música e 20 horas de chamadas.

Preços e disponibilidade
Os Enco Buds2 Pro estarão disponíveis a partir de hoje, com um PVP recomendado de 49,99€, no site oficial da OPPO ou nos pontos de venda habituais.


Smartwatch SPC SMARTEE DUO 2

O smartwatch SPC SMARTEE DUO 2 possui um ecrã AMOLED de 1,78" que oferece uma qualidade de imagem superior e cores vivas, mesmo sob luz solar direta, e uma coroa funcional.

Este atraente relógio vem com duas braceletes intercambiáveis em duas gamas de cores: SOFT MINT e PALE CREAM na versão mais clara, e GREEN OLIVE e INTENSE BLACK em tons mais escuros.

Pode registar mais de 100 desportos, tem várias funções de saúde e, através da sincronização Bluetooth com o seu smartphone, permite-lhe enviar e receber chamadas - tudo isto por menos de 50 euros.


A SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, anuncia a chegada do seu mais recente smartwatch, o SPC SMARTEE DUO 2, concebido para se adaptar a um estilo de vida ativo e versátil, oferecendo o equilíbrio perfeito entre funcionalidade, estilo e desempenho.

Apresenta um design único, combinando duas braceletes intercambiáveis para personalizar o visual do relógio consoante a ocasião, em duas versões disponíveis: SOFT MINT e PALE CREAM, cores mais claras e informais, e GREEN OLIVE e INTENSE BLACK, para quem procura cores escuras que unem o moderno ao tradicional.

A sincronização Bluetooth com o seu smartphone permite-lhe fazer e receber chamadas a partir do mesmo dispositivo. Tem um ecrã AMOLED de 1,78 polegadas para uma ótima qualidade de imagem em qualquer situação, e tudo isto por 49,90€.

Design elegante com coroa funcional
O ecrã AMOLED de 1,78 polegadas do SPC SMARTEE DUO 2 oferece uma experiência de visualização excecional com cores vivas, pretos profundos e um elevado contraste que garante uma visualização nítida e clara em qualquer ambiente. Possui uma coroa funcional que torna fácil e cómoda a navegação pelos vários menus e opções do relógio. Ao rodar ou premir a coroa, os utilizadores podem navegar na interface do dispositivo, percorrer as opções e realizar ações específicas, como ver notificações, ajustar as definições do relógio e muito mais.

Uma das características mais notáveis do SPC SMARTEE DUO 2 é a sua função de chamada Bluetooth integrada, que permite fazer e receber chamadas diretamente do pulso quando o dispositivo está emparelhado com o telemóvel.

Desempenho e durabilidade
Equipado com resistência IP68 à água e ao pó, o smartwatch oferece a combinação perfeita de desempenho e durabilidade em qualquer situação. Com mais de 100 modos de desporto, monitorização do sono, ritmo cardíaco, oxímetro, monitorização da menstruação e outras funcionalidades avançadas de saúde e bem-estar, tornar-se-á o companheiro ideal para alcançar e manter um estilo de vida saudável.

O smartwatch SPC SMARTEE DUO 2 possui uma bateria de 250mAh que proporciona uma duração ótima da bateria em vários cenários de utilização. Num cenário de utilização típico, a bateria pode durar até 7 dias, garantindo um desempenho consistente ao longo da semana sem necessidade de recarga.

Preço e disponibilidade
O SPC SMARTEE DUO 2 está disponível por 49,90€.


Portátil de Gaming Acer Nitro 14 com AMD Ryzen Série 8040

A Acer apresentou o novo portátil de gaming Nitro 14, equipado com processadores AMD Ryzen Série 8040 com IA da Ryzen. Com GPUs até uma NVIDIA GeForce RTX 4060 para portáteis suportadas pela tecnologia DLSS 3.5, é apoiado pela plataforma RTX de IA da NVIDIA, fornecendo uma gama de capacidades em mais de 500 jogos e aplicações melhoradas por IA. Os jogadores ficarão imersos no seu painel de 14 polegadas compatível com NVIDIA G-SYNC com uma resolução até WQXGA (2560x1600).

Quer estejam em chamadas ou a fazer streaming durante um jogo, o Acer PurifiedVoice™ 2.0 aproveita o poder da IA para bloquear ruídos externos, enquanto o Acer PurifiedView™ mantém os utilizadores sempre à frente e no centro de toda a ação. O Microsoft Copilot no Windows (com uma tecla Copilot dedicada) ajuda a acelerar as tarefas quotidianas nestes portáteis com IA e, com um mês de Xbox Game Pass Ultimate incluído em cada dispositivo, os jogadores poderão desfrutar de centenas de jogos de PC de alta qualidade. Para assumir facilmente o comando do desempenho e das personalizações do dispositivo, um clique na tecla NitroSense direciona os utilizadores para o centro de controlo e para a biblioteca de funções relacionadas com a IA disponíveis através da nova Experience Zone.

Acer Nitro 14: Um Equilíbrio Entre Desempenho, Portabilidade e Acessibilidade
O novo Nitro 14 (AN14-41) combina um design elegante e componentes poderosos num formato compacto, equipado com um processador AMD Ryzen 7 8845HS com IA da Ryzen incorporado e uma GPU NVIDIA GeForce RTX 4060 para portátil com tecnologia DLSS 3.5 para imagens impressionantes e framerates mais elevados. Os utilizadores podem também tirar partido do ecossistema NVIDIA RTX de computação IA, capacidades de jogo e acelerações, e utilizar o RTX Video que proporciona um upscaling por IA e qualidade visual HDR. O ecrã WQXGA (2560x1600) de 14 polegadas com uma taxa de atualização de 120 Hz, tempo de resposta de 9 ms e suporte a 100% da gama sRGB permite obter imagens e cores perfeitas.

Um sistema de ventoinha dupla com Vortex Flow aspira consistentemente ar para o dispositivo a partir dos lados superior e inferior das ventoinhas, criando assim um fluxo aerodinâmico que melhora o arrefecimento da CPU, GPU e componentes cruciais, enquanto a condutividade do calor da massa térmica de metal líquido na CPU mantém o portátil Nitro pronto para tudo. Também oferece uma quantidade generosa de funções essenciais de conetividade, incluindo portas USB 4 e USB 3.2 Tipo-C de função completa, duas portas Tipo-A (uma com carregamento offline), HDMI 2.1 e um leitor de cartões microSD™.

Uma fidelidade de som espantosa é produzida nos jogos e na comunicação com o DTS:X Ultra Audio, e o Acer PurifiedVoice 2.0, em conjunto com um design de três microfones e formação de feixe, isola as vozes dos utilizadores e elimina o ruído de fundo indesejado. A sua webcam HD utiliza o Acer PurifiedView com tecnologia de IA para otimizar as chamadas de vídeo. Os utilizadores podem controlar a experiência através da aplicação NitroSense, permitindo-lhes adaptar as definições de jogo e desempenho dos portáteis, as velocidades das ventoinhas, personalizar a iluminação RGB de 4 zonas do teclado e mergulhar na nova Experience Zone que contém informações sobre todas as funções relacionadas com a IA do portátil Nitro.

Preço e disponibilidade
O Acer Nitro 14 (AN14-41) estará disponível em territórios EMEA em junho, por um preço inicial de 1199 €.


Bug na Play Store remove "My Apps" dos atalhos

12-04-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O prático atalho "My Apps" de acesso directo às apps na Play Store desapareceu devido a um bug na loja de apps da Google para Android.

Embora possa passar despercebido a alguns utilizadores, a Play Store da Google conta com um atalho de acesso rápido às apps do utilizador, bastando fazer um toque longo sobre o icon da app. É uma forma bastante mais rápida e imediata de verificar se existem actualizações disponíveis, já que o método tradicional obriga a abrir a Play Store e depois aceder à secção das apps instaladas.

Inelizmente, nas passadas semanas o atalho tem estado desaparecido, aparentemente devido a um bug - já que não existe qualquer indicação, ou motivo, para que a Google o removesse.
Há utilizadores que referem que o atalho regressa se se limparem os dados e cache da Play Store, mas isso também obriga a redefinir definições como a autenticação das compras e outras coisas, o que pode revelar-se mais chato do que simplesmente aguardar até que a Google resolva o problema com uma actualização da Play Store.

Como nota adicional, quando tiverem novamente acesso ao atalho, é também possível "arrastá-lo" para o home screen para ficarem com acesso imediato à secção "My Apps" sem necessidade do toque longo no icon da Play Store.

Microsoft deixou passwords expostas na internet

11-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A MS passou por novo incidente de segurança embaraçoso, deixando expostos na internet certificados e passwords de acesso a sistemas internos.

Investigadores de segurança da SOCRadar nem queriam acreditar naquilo que estavam a ver quando se depararam com uma pasta no serviço Azure, aberta ao mundo, que continha código fonte, scripts, e ficheiros de configuração contendo passwords, certificados e chaves de acesso a bases de dados internas e serviços da Microsoft. O tipo de informação que literalmente abre as portas a ataques de hackers, potenciando o roubo de dados, infiltração de malware, ransomware, e mais.

Para piorar a situação, apesar da MS ter sido notificada deste grave risco de segurança a 6 de Fevereiro, a MS só os tornou privados a 5 de Março - prolongando por mais um mês o risco dessa informação cair na mão de atacantes (embora a MS não tenha ainda revelado há quanto tempo é que os ficheiros estiveram expostos antes de terem sido detectados pelos investigadores).

A MS também tem sido criticada por ter cometido falhas graves de segurança num caso em que hackers chineses tiveram total acesso às caixas de email de membros do governo e muitas outras pessoas com serviço de email fornecido pela Microsoft.

Este tipo de problemas demonstra que, actualmente, não se pode "relaxar" nas questões de segurança, e que não importa que as empresas estejam 99% seguras, sabendo-se que os atacantes irão inevitavelmente utilizar o elo mais fraco como ponto de entrada - podendo ser algo tão básico quanto uma pasta partilhada publicamente com informação que deveria ser confidencial.

Dyson usa realidade aumentada para aspirar

11-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Dyson tem uma app de realidade aumentada que mostra onde já se aspirou e que partes falta aspirar.

É certo que aspirar é uma daquelas tarefas que melhor é delegada para os aspiradores robot. Dito isto, há que reconhecer que nem todos temos casas perfeitas e amigáveis para esses robots, que podem implicar com certos tipos de tapetes, cabos eléctricos espalhados pelo chão, e outros "obstáculos" que podem impedir o seu normal funcionamento. Mas agora a Dyson dá uma ajuda a todos os fãs da aspiração manual e que sejam um pouquinho obsessivo-compulsivos.

A nova funcionalidade CleanTrace combina o uso do aspirador com um iPhone Pro com sensor LIDAR (desde a geração iPhone 12 Pro) para criar um mapa em realidade aumentada que mostra as zonas por onde já se passou com o aspirador.


A ideia é curiosa (não totalmente original, pois no passado já tinham sido criados vídeos que mostravam este tipo de uso para promover as lides domésticas de forma mais divertida - incluindo uma que colocava moedas virtuais no chão que tínhamos que apanhar com o aspirador) mas infelizmente por agora apenas ficará disponível no seu aspirador Gen5detect, que até já conta com uma luz especial que facilita a detecção de pó no chão. Desta forma, parece ser uma oportunidade perdida de promoção da Dyson, sendo de esperar que mais cedo ou mais tarde alguém crie algo idêntico mas que funcione em todos as aspiradores.

Notícias do dia

11-04-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apple facilita reparações de iPhones mas só com peças genuínas (e porque a isso foi obrigada); Facebook Messenger com fotos ainda mais "HD"; Instagram vai esconder e desincentivar envios de fotos com nudez nos adolescentes; XPeng lança G6 ainda mais económico; e Google Workspace reforça segurança com aprovação multi-pessoas para alterações de alto-risco.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini.

Google Messages vai reforçar segurança nos links das mensagens

O Google Messages vai tentar dificultar a vida às mensagens fraudulentas e de spam, adicionando um passo extra antes de se poder clicar num dos seus links.

Actualmente o Google Messages já apresenta um alerta quando se tenta clicar num link de uma mensagem enviada por um número desconhecido, mas que permite visitá-lo com um único clique. Com o novo sistema, o botão de continuar para o site do link fica desactivado até que o utilizador marque a opção de que está consciente dos riscos dessa operação.


Dbrand sob polémica após gozar com nome de cliente


A Dbrand, popular marca de películas e capas para smartphones, e que é conhecida por ter uma postura "insultuosa" nas redes sociais, pode ter ido longe demais. Em resposta a um cliente que se queixou da qualidade dos seus produtos, a marca respondeu gozando com o seu nome "Chitransh" dizendo que era equivalente a "merd*".

Se alguns dos seus seguidores terão achado que era apenas a postura habitual da marca, muitos outros não acharam piada nenhuma. Em resposta, a Dbrand disse ter enviado 10 mil dólares para a pessoa em questão, como compensação, mas dizendo que não irá alterar a forma de actuação que tem tido de "gozar" com os seus seguidores e clientes.


Balde de pipocas do Dune 2 torna-se viral

Nos EUA, os cinemas AMC estão a ter publicidade inesperada por conta de uma edição de baldes de pipocas feitos para acompanhar o filme Dune Part 2. A tampa do balde foi feita de forma a replicar o famoso "sand worm", mas não conseguiu escapar à mente perversa do público, que optou por o equiparar a um determinado orifício do corpo humano.

O que é certo é que o balde até já foi imortalizado em alguns sketches de programas de comédia, e também se tem tornado numa excelente oportunidade de negócio, havendo quem os esteja a vender no Ebay por $100.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Segundo o Guinness World Records, o primeiro relógio de pulso foi feito em 1686 pelo relojoeiro suíço Patek Philippe, para a condessa Koscowicz da Hungria.

Coluna BT Tronsmart T7 Lite a €27

11-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem já tiver passado pelas colunas Bluetooth de baixo custo e agora procurar algo com um pouco mais de potência, irá ficar satisfeito com esta Tronsmart T7 Lite.

O desaparecimento da ficha dos headphones tem fomentado a utilização de colunas BT em cada vez mais situações (muitas vezes torna-se a única opção possível, a não ser que se recorra a adaptadores BT para ficha de 3.5mm). Em muitos casos acaba também por se revelar uma solução mais conveniente, permitindo que se chegue a casa e se comece a ouvir a música na coluna em vez de se sofrer com a tentativa do smartphone reproduzir os sons graves com os seus altifalantes diminutos. E no caso desta Tronsmart T7 Lite, temos volume com fartura mas mantendo um tamanho relativamente compacto.
Esta coluna BT Tronsmart T7 Lite está disponível por 27 euros na Amazon Espanha.

Vem com uma bateria generosa para garantir que as sessões de música podem prolongar-se por 24 horas com o volume a 50%, demorando cerca de 3 a 4 horas a recarregá-la. Conta também com porta USB-C, microfone para funcionar como sistema mãos livres ao efectuar chamadas telefónicas, cartão de memória para reprodução de músicas, e para quem quiser duplicar a potência sonora, pode emparelhar-se com uma coluna adicional para funcionar em modo stereo real.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso canal AadM Promos.

DuckDuckGo lança Privacy Pro com VPN

11-04-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O DuckDuckGo anunciou o lançamento do serviço Privacy Pro, por $9.99/mês, com VPN e protecção de privacidade acrescida.

Desde o seu início que o DuckDuckGo se tem assumido com um serviço que dá total prioridade à privacidade dos utilizadores, e desde então se tem expandido para serviços adicionais além do motor de pesquisa.

Este novo serviço Privacy Pro custa $9.99 por mês, mas dá acesso a uma VPN (com protocolo WireGuard) para maior protecção da sua ligação à internet (tanto quando se usam redes WiFi públicas como quando se usa a ligação em casa - impedindo que o próprio fornecedor do serviço de acesso à internet possa analisar que sites se está a visitar ou que tipo de dados se está a transferir), assim como um serviço de remoção de informação pessoal e de recuperação em caso de roubo de identidade.
O serviço é activado através do browser do DuckDuckGo, pelo que será obrigatório descarregá-lo e utilizá-lo (o que não deverá ser difícil para alguém que esteja a considerar subscrever um serviço da empresa).

O serviços de remoção de informação pessoal pesquisa regularmente informação sobre o utilizador em diversos data brokers, tratando de pedir a sua remoção pelos meios legais de forma completamente automática. Já o serviço de recuperação em caso de roubo de identidade, é fornecido por uma empresa de seguros e parece que apenas se aplicará a utilizadores nos EUA, assistindo o utilizador no cancelamento e emissão de novos documentos de identificação, disponibilizando fundos de emergência quando se está em viagem, etc.

How to Use a WordPress Podcast Player Plugin to Publish a Podcast in WordPress Site

11-04-2024 | 13:24 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
WordPress is a popular content management system that plugins can extend to add more functionality to sites that use it.

This package provides a plugin for WordPress that allows site owners to quickly import podcast episodes from other podcast publication platforms like Spotify and Anchor.

Instagram vai esconder e desincentivar envios de fotos com nudez

11-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O Instagram vai activar um novo sistema de protecção para menores de idade, escondendo e desincentivando o envio de imagens com nudez.

Este sistema anti-nudez vai ser activado automaticamente para todos os utilizadores menores de idade, mas será também recomendado aos adultos.

Com o sistema activado, imagens com nudez passam a ser escondidas nas conversações - mas mantendo uma opção para que possam ser vistas se o utilizador assim o desejar. O sistema também inclui alertas ao se tentar enviar uma foto dessas, relembrando que a mesma poderá ser usada de forma indevida; e refere aos mais jovens que não se devem sentir pressionados a enviar fotos suas, por muito que alguém insista nisso - sugerindo o bloqueio desse contacto.
Há diversos esquemas que utilizam fotos falsas como "incentivo" para que a vítima lhes envie fotos suas, que depois são usadas para fazer chantagem, exigindo dinheiro ou mais imagens sob ameaça de serem reveladas publicamente aos seus familiares e amigos.

A solução para estas coisas acaba por passar pela educação e informação, alertando os jovens para estes riscos, mas isso não dispensa que as plataformas também façam os possíveis para assegurar e melhor protecção possível aos utilizadores mais susceptíveis.

Format Code on Visual Studio Code

11-04-2024 | 11:53 | Edgar Durão

The code formatting is available in Visual Studio Code through the following shortcuts:

  • On Windows Shift + Alt + F
  • On Mac Shift + Option + F
  • On Linux Ctrl + Shift + I

Alternatively, you can find the shortcut, as well as other shortcuts, through the submenu View / Command Palette, also provided in the editor with Ctrl +ShiftP (or Command + Shift + P on Mac), and then searching for format document.

For unsaved snippets

  1. Open command palette (Win: F1 or Ctrl+Shift+P)
  2. Find “Change Language Mode”
  3. Select language e.g. json. By now syntax should be highlighted.
  4. Format document (e.g. Open Command Palette -> “Format Document“)

Unformat

  1. Select text
  2. Command Palette -> Join Lines

Show the pics

enter image description here
enter image description here

Source: https://stackoverflow.com/a/29973358

Apple facilita reparações de iPhones mas só com peças genuínas

11-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple anunciou que vai permitir a reparação de iPhones dispensando a necessidade de autenticação, mas apenas para peças genuínas, novas ou usadas.

A Appe mantém a sua tradição de oferecer alguns compromissos quando isso acaba por ser inevitável por obrigatoriedade de legislação iminente, mas apenas da mínima forma possível e tentando manter o máximo de controlo.

No estado de Oregon (EUA) foi aprovada uma lei que proíbe a necessidade de aprovação de componentes de reparação por parte dos fabricantes e, como tal, a Apple vem anunciar que dispensará a necessidade disso nos iPhones, mas por agora começando apenas com a série iPhone 15 - o que por si só já será uma grande restrição, considerando que a maioria dos iPhones que necessitarão de reparações ou troca de peças serão os iPhones que já estão há alguns anos no mercado.

A Apple dispensa a necessidade de "emparelhamento" das peças - que até agora impediam que um iPhone funcionasse com todas as funcionalidades mesmo que se trocasse uma bateria ou ecrã por peças originais tiradas de outros iPhones - mas não dispensa que as peças tenham que ser genuínas. Algo que a Apple diz que é imprescindível para que os utilizadores estejam informados se o seu iPhone tem peças originais ou não.

No entanto, isto não serve de carta branca para que se fomente o roubo de iPhones para serem usados para peças. A Apple vai expandir o sistema de bloqueio dos iPhones roubados aos seus componentes, pelo que quando se tentar utilizar algo como um ecrã que tenha sido retirado de um iPhone dado como roubado ou perdido, a peça continuará a apresentar alertas e funcionalidades limitadas.

DJI lança drone Avata 2 com Goggles 3 e RC Motion 3

11-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A DJI tem uma nova versão do seu drone FPV, o Avata 2 que vem acompanhado dos novos óculos Goggles 3 e controlador RC Motion 3.

Depois do Avata chega-nos o Avata 2, o drone FPV da DJI que permite uma experiência imersiva que faz com que o piloto pareça estar a bordo do drone usando óculos. Para esta nova versão a DJI destaca um tempo de voo de 23 minutos (com carregamento rápido PD 65W), câmara de 1/3" com campo de visão ultrawide de 155°, gravação de vídeo 4K/60fps HDR, e sistemas melhorados de estabilização e posicionamento. Os novos óculos Goggles 3 tem modo PiP Real View e podem mostrar o mundo em redor sem necessidade de os remover, enquanto o controlador RC Motion 3 permite fazer todo o tipo de manobras complicadas com simples toques no seu joystick - além de permitir controlo manual para os pilotos mais experientes e aventureiros. A DJI promete transmissão de vídeo a distâncias de até 13 km com o sistema DJI O4.


Este modelo vem também com algumas características curiosas, como a capacidade do drone se endireitar automaticamente caso caia e fique virado "ao contrário", ou a possibilidade de transferir rapidamente a carga de duas baterias para uma só, para situações em que seja necessário prolongar o tempo de voo quando se está longe de uma fonte de energia. Também vem com 46 GB de memória integrada, dispensando a necessidade de usar cartões de memória.

Como nota adicional, importa referir que a estimativa de autonomia da DJI poderá ser um pouco optimista, já que voar com este drone continuamente à velocidade máxima (27m/s / 97km/h) faz com que o tempo de voo se possa reduzir para apenas 3 minutos.

O preço do Avata 2 começa nos 499 euros (só o drone), mas será preciso gastar 1019 euros para o pack com os Goggles 3 e RC Motion 3. O pack completo com três baterias vai para os 1219 euros.

|