PlanetGeek

OnePlus não vai lançar dobrável em 2025

17-02-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A OnePlus não vai lançar um OnePlus Open 2 dobrável em 2025, mas a sua justificação não convence.

É certo que os consumidores não precisam de ver nobos smartphones a cada ano, no entanto foi esse o ciclo a que esta indústria nos habituou, e à qual apenas se têm verificado raras excepções. Uma delas surge agora, com a OnePlus a dizer que não irá lançar um Open 2 este ano - o que até poderia ser uma opção lógica, não fosse o facto da sua explicação não fazer qualquer sentido.

Tirando partido da colaboração com a Oppo, a OnePlus está em posição privilegiada para que pudesse lançar um OnePlus Open 2 "de luxo" este ano, assumindo-se que o Find N5 cumpre com as promessas, de ser o mais fino do mercado e ter resolvido o problema do vinco no ecrã. No entanto, a OnePlus dá uma desculpa "esfarrapada" de que opta por não lançar um dobrável este ano, para "reavaliar os seus produtos e preparar novos modelos inovadores". Algo que nem parece esconder que alguém terá decidido que se dê destaque exclusivo ao Find N5 da Oppo, não o dividindo com um Open 2 da OnePlus.
É uma opção que pode fazer sentido para a Oppo, mas que pode acabar por ser penalizadora. A OnePlus continua a ter preferência entre muitos consumidores ocidentais face à Oppo, e que potencialmente estariam interessados num OnePlus Open 2 mas não no Find N5.

Quando a OnePlus foi absorvida pela Oppo já se imaginava que seria uma questão de tempo até que começassem a surgir conflitos de interesse entre as duas marcas. Esses conflitos ficam agora demonstrados, com a OnePlus a ter que ceder, e dar um ano livre de concorrência no sector dos dobráveis.

Apple adia Siri AI para Maio

17-02-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A remodelação da Siri com tecnologia AI parece estar complicada, esperando-se que a Apple só a disponibilize em Maio em vez de Abril.

A grande atualização de inteligência artificial para a Siri foi adiada mais um mês. As novas funcionalidades AI inicialmente prometidas para Abril com o iOS 18.4, deverão agora chegar apenas em Maio com o iOS 18.5, devido a problemas técnicos que afectam a estabilidade do sistema.

A reformulação da Siri é um dos pilares do Apple Intelligence, a plataforma AI da empresa. No entanto, as funcionalidades AI têm diso lançadas de forma gradual, e continuam ausentes de regiões como a Europa e a China. O lançamento dessas funcionalidades Apple Intelligence nos iPhones na UE estava prometida para Abril, faltando saber se também isso ficará adiado para Maio devido a estes problemas.

Refira-se que esta primeira versão "AI" da Siri ainda não é a versão que a deixará à altura dos mais assistentes AI mais avançados - coisa que só deverá chegar no próximo ano, após o lançamento do iOS 19. Por agora será apenas uma versão intermédia que servirá como "desenrasque" para disfarçar as capacidades bastante limitadas da Siri face aos assistentes AI do momento, como o ChatGPT, Gemini, Copilot, etc.

Kia revela EV4 antes da apresentação oficial

17-02-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Kia revelou o design do EV4 antes da sua apresentação oficial a 27 de Fevereiro, durante o evento EV Day.

O novo EV4 estará disponível em duas versões, sedan e hatchback, oferecendo mais opções aos consumidores. Apesar de ainda não haver detalhes técnicos, os interessados podem desde já ficar a conhecer o aspecto do novo eléctrico da marca.

O EV4 sedan mantém-se fiel ao protótipo apresentado em Outubro de 2023, com um design elegante mas convencional. Ao contrário de muitos EVs modernos, não possui uma bagageira de abertura liftback; em vez disso, a Kia optou por um porta-bagagens tradicional. Já a versão hatchback é completamente nova e apresenta um visual mais agressivo, com um design traseiro que lembra o renovado EV6.
A Kia também confirmou uma versão GT-Line baseada no sedan. Este modelo destaca-se por detalhes estéticos exclusivos, como para-choques dianteiro e traseiro em forma de asa e jantes triangulares de 19 polegadas. As mudanças conferem-lhe um aspeto mais desportivo e dinâmico.

Apesar da revelação do design, a Kia ainda não divulgou informações sobre as especificações do EV4. Teremos de esperar pelo evento oficial no final do mês para conhecer mais detalhes sobre a motorização, a capacidade da bateria e a autonomia.

Módulo de tomadas Lencent com 4 USB + 2 tomadas a €19

17-02-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 4 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 2 tomadas mais 4 USB (3x USB-A, 1x USB-C) está disponível por apenas 19 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W), a porta USB-C pode fornecer até 15W, no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

BYD promete baterias de estado sólido para 2027

17-02-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

As notícias sobre melhorias significativas nas baterias são sempre "para daqui a uns anos", e agora é a BYD a prometer as muito aguardadas baterias 100% "solid-state", para 2027.

A BYD revelou os seus planos para baterias de estado sólido, prevendo o início dos testes em 2027. O CTO da divisão de baterias, Sun Huajun, refere que esta tecnologia será fundamental para o futuro dos veículos eléctricos. No entanto, a sua utilização em larga escala não deverá acontecer antes de 2030.

A transição para baterias de estado sólido acompanha a tendência da indústria, com empresas como a CATL a seguir um caminho semelhante. A BYD começou a investigar esta tecnologia em 2013, passando de testes de viabilidade para a produção de protótipos. Em 2024, a empresa já tinha desenvolvido células de teste com capacidades de 20 Ah e 60 Ah.
Estas baterias prometem ganhos significativos em densidade energética. Enquanto as baterias de lítio convencionais atingem cerca de 350 Wh/kg, as de estado sólido poderão chegar aos 500 Wh/kg.

Apesar do potencial, o custo e as dificuldades de produção ainda são o maior desafio. Actualmente, os electrólitos de sulfeto são caros devido à baixa produção, mas a BYD acredita que quando se iniciar a produção em volume os preços serão comparáveis aos das baterias de lítio convencionais.

OnePlus pode trocar botão deslizante por botão programável

17-02-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A OnePlus pode seguir o caminho da Apple e trocar o seu botão deslizante por um botão programável.

O botão deslizante "alert slider" tem acompanhado os OnePlus desde o lançamento do OnePlus 2 em 2015, oferecendo uma forma prática de comutar rapidamente entre o modo "sonoro, vibração, silêncio". Mas, de acordo com os últimos rumores, a OnePlus pode estar a reconsiderar a sua funcionalidade.

Em vez de um botão com uma única função específica, parece que a OnePlus também está a considerar trocá-lo por um mais versátil botão programável, ao estilo do Action Button dos iPhones, e que parece ter o nome de código "Rubik’s Cube key" (falta saber se será o nome oficial, devido às questões de direitos de autor).
A OnePlus saberá melhor do que ninguém qual a taxa de utilização do alert button actual, e saber se fará sentido dar uma opção mais versátil aos utilizadores. Um botão programável permite que cada utilizador escolha a funcionalidade que lhe seja mais útil, como ligar a lanterna, activar a câmara, lançar uma app específica, etc.

Em princípio, e tirando partido da sinergia com a Oppo, este botão deverá ser estreado no Oppo Find X8 Ultra e depois ser aplicado no OnePlus 14 e modelos seguintes.

Um álbum para um mundo à beira do abismo

16-02-2025 | 21:52 | Gonçalo Sá

Anika.jpg

Se no disco anterior propunha a mudança, no próximo ANIKA defende-a com uma urgência inédita até aqui. Sucessor de "Change" (2021), "ABYSS", agendado para 4 de Abril, é descrito pela britânica radicada na Alemanha como reacção a um mundo cujo estado se encontra à beira do abismo.

Concentrado de frustração, raiva e confusão, o terceiro álbum da cantautora, poetisa e DJ dá a resposta possível ao caos contemporâneo com inspirações que recuam algumas décadas: o alinhamento é uma viragem declarada para o rock (depois da electrónica e do pós-punk explorados nos primeiros discos), com ecos do grunge e de figuras como Patti Smith, PJ Harvey ou Courtney Love, avançou a artista nas suas plataformas online.

Gravado ao vivo e em poucos dias em Berlim, "ABYSS" mostra ao quem vem no estrondoso primeiro single, "HEARSAY". Embora ANIKA não abandone o registo algo lacónico pelo qual se distinguiu, o acompanhamento instrumental é dos mais viscerais que já apresentou, na melhor tradição de guitarras alternativas à anos 90. "And you’re making up stories to push your narrative/ And you’re making up tales to be provocative", entoa num tema crítico dos meios de comunicação social e da partilha de notícias falsas. O videoclip sugere que também valerá muito a pena acompanhar esta nova faceta em palco:

Android 16 impede acesso a definições durante telefonemas

16-02-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Para combater os ataques telefónicos, o Android 16 poderá limitar o acesso a definições críticas durante os telefonemas.

O Android 16 vai trazer uma nova funcionalidade de segurança que visa combater as fraudes telefónicas. O sistema vai bloquear alterações em definições críticas durante os telefonemas, como activar a instalação de apps de fontes desconhecidas ou dar acesso a funcionalidades de acessibilidade, duas permissões frequentemente usadas neste tipo de golpes para permitir a instalação de malware.

Descoberto na Beta 2 do Android 16, este novo sistema detecta quando um utilizador está numa chamada e impede a modificação destas permissões. Caso alguém tente activá-las, surge um aviso a explicar que estas acções são frequentemente usadas em ataques, alertando o utilizador para o risco. Esta medida pode evitar que as vítimas instalem, sem saber, apps maliciosas que permitem o acesso remoto ao dispositivo. Mesmo que a instalação de apps de fontes desconhecidas já esteja activada, o Android 16 também impedirá que sejam concedidas permissões de acessibilidade durante uma chamada. Este tipo de acesso permite que uma app tenha acesso ao conteúdo do ecrã e faça interacções em nome do utilizador (como clicar botões), o que pode ser explorado para roubar dados sensíveis.
A Google também tem trabalhado no sentido de identificar e alertar para os próprios telefonemas de fraudes e burlas, coisa que se poderá tornar cada vez mais eficiente à medida que se forem tendo modelos AI capazes de funcionar localmente em tempo real, analisando os conteúdos dos telefonemas. Mas, neste caso, estamos perante uma medida bem mais simples, que nem sequer levanta questões de privacidade como a análise dos telefonemas, para proteger os utilizadores mais vulneráveis a este tipo de ataques.

Robot Unitree G1 mostra passos de dança

16-02-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Unitree mostra como os movimentos fluidos do Unitree G1 já lhe permitem aventurar-se na dança.

Enquanto algumas empresas optam por mostrar a robustez dos seus robots humanódes de forma violenta, a Unitree continua a focar-se fluidez de movimentos do Unitree G1.

Depois de ter demonstrado as suas capacidades físicas e corrida natural, desta vez vemos o G1 a aventurar-se nas artes, com alguns movimentos de dança que - penso que todos concordarão - já superam as capacidades de dança de alguns humanos.


Alguns especialistas acreditam que estamos a 4 ou 5 anos de distância de - finalmente - podermos ter robots humanóides capazes de realizar as lides domésticas, tal como se idealizava há quase 100 anos atrás e que se pensava que seria possível por altura do ano 2000.

Explora as pirâmides do Egipto em 3D e 360°

16-02-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Um projecto da Universidade de Harvard permite-nos explorar as grandes pirâmides do Egipto como se se estivesse lá.

Ao estilo do Street View da Google, este projecto Giza 3D permite-nos percorrer cada centímetro das pirâmides do Egipto, incluindo as suas passagens interiores, tanto em versão reconstruída em 3D como em imagens reais a 360°.

Uma excelente forma de explorar partes das pirâmides que nem estão acessíveis ao público, e evitando também qualquer sensação de claustrofobia que poderia fazer com que alguns interessados nem se aventurassem em tais explorações "ao vivo".

Thanks to Harvard University, you can now virtually enter the Great Pyramid of Giza in 3D and 360º

Tour: https://t.co/pvYF06u7bcpic.twitter.com/l3eVXl0hGX

— Massimo (@Rainmaker1973) February 15, 2025

E com isto, fico com vontade de revisitar todos os documentários sobre as pirâmides e o Egipto antigo, que já vi e revi por diversas vezes ao longo dos anos. :)

Booster Robotics mostra robot resistente a abusos

16-02-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Booster Robotics mostrou a resistência do seu robot humanóide Booster T1 a abusos.

Por algum motivo os vídeos dos abusos a robots humanóides atraem sempre as atenções, e a Booster Robotics aproveitou esse fenómeno para mostrar a durabilidade do seu robot Booster T1, levando com as habituais "pauladas", partindo uma garrafa na sua cabeça, e até a rebentar-se com um bloco de cimento em cima de si.

Quanto a mim, não sei se será boa ideia garantir que os robots são assim tão robustos e resistentes, antes de ficar assegurado que não tenham qualquer possibilidade de usar essa resistência contra os seus donos humanos. :)


Como fazer uma coluna Bluetooth com barras LED RGB

16-02-2025 | 13:43 | A Minha Alegre Casinha

Quem quiser, pode criar a sua própria mega-coluna Bluetooth, portátil, com efeitos luminosos RGB, e som capaz de encher qualquer sala.

Hoje em dia não há falta de oferta no campo das colunas Bluetooth portáteis, mas quem quiser pode criar a sua própria coluna, como nos demonstra este projecto para uma coluna Bluetooth com som surround.

Esta coluna conta com 4x Tweeters de 2" (30W), mais 4x Woofers de 3" (25W), e 2x diafragmas passivos de 3", o que por si só já dá uma ideia das suas capacidades sonoras. O controlo sonoro está a cargo de um amplificador com suporte Bluetooth integrado (o que desde logo simplifica imensamente todo o projecto), a par de um crossover para direccionar as frequências adequadas para cada grupo de altifalantes. As partes adicionais referem-se ao controlador de carga de bateria - usando 4x 18650 de 3000 mAh - e ao sistema de visualização de efeitos luminosos com barra de LEDs RGB, que pode tornar-se opcional para quem preferir uma coluna BT mais discreta focada apenas na parte sonora.



Os retoques finais são dados por uma película de vinil a imitar fibra de carbono, a par de algumas ferragens que lhe dão um design mais industrial - novamente, inteiramente opcionais para quem preferir um aspecto mais discreto que passe despercebido numa sala de estar.

Minecraft jogado por 1000 agentes AI

16-02-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Um curioso projecto colocou mil agentes AI a jogar no Minecraft.

Este Project Sid da Altera já tem alguns meses, mas não deixa de criar um cenário fascinante e que continua relevante.

Numa altura em que se assiste à transição dos modelos AI para agentes AI, capazes de realizar acções e tarefas em múltiplas plataformas, tal como um humano, este projecto decidiu colocar mil agentes AI a jogar Minecraft, para ver como se comportariam. E os resultados foram surpreendentes. Os agentes criaram comunidades funcionais, com mercados onde negociavam transacções com base numa "moeda".

Pelo meio ocorreram também episódios curiosos, como um agente que se tinha dedicado à agricultura e a produzir comida para toda a comunidade, mas que a certo ponto ficou fascinado pelas histórias de aventuras de outros agentes e decidiu que também queria explorar o mundo. Só que, se o fizesse, deixaria de haver comida para todos, pelo que a comunidade pediu-lhe que reconsiderasse e se mantivesse na sua actividade, algo a que o agente AI acedeu, sacrificando o seu sonho de aventura para benefício da comunidade.


À medida que formos tendo modelos AI cada vez mais poderosos, poderemos vir a ter jogos onde teremos micro-civilizações virtuais cada vez mais realistas. Levanta também a questão de, com toda a informação que as redes sociais têm sobre os seus utilizadores, se não haverá também quem esteja a fazer réplicas da sociedade em ambientes virtuais, para analisar de que forma as pessoas reagem e como melhor podem ser manipuladas.

Aston Martin EV pode usar vibradores para simular motor V12

16-02-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Aston Martin só deverá lançar o seu primeiro desportivo eléctrico em 2030, mas poderá fazê-lo com vibração artificial para simular um motor V12.

Há fabricantes automóveis que acreditam que parte dos seus clientes está reticente em abandonar algumas sensações do passado. Vários carros eléctricos recorrem a som artificial para replicar o som dos motores a combustão, outros chegam até ao ponto de simular as transmissões manuais com os "solavancos" das passagens da caixa de velocidades. A Aston Martin também parece estar nesse grupo, e prepara novo modo de manter algumas memórias do passado.

A Aston Martin diz estar a considerar o uso de um sistema que faça todo o carro vibrar, replicando o efeito dos carros com motores a combustão. Neste caso, e mais concretamente, replicando na íntegra a vibração de um motor V12, correctamente ajustado à rotação à medida que o condutor pisa no pedal do acelerador.

"The system also randomly simulates fuel injector failures, fouled spark plugs, etc. to provide a realistic V12 engine experience. These simulated failures can be deactivated by our Service Departments, for a modest fee."

— Obelisktoucher (@obelisktoucher1) February 14, 2025
[Vamos também começar a simular as avarias dos motores a combustão?]

Confesso que acho curioso todos os que apreciam limitações mecânicas do passado como sendo "positivas" face a tecnologias mais evoluídas. Não vou referir as incontáveis horas em discussões a defender as caixas automáticas face a colegas que eram apologistas das caixas manuais - e que, eventualmente, depois de terem experimentado um carro com caixa automática, mudavam de posição - invariavelmente com a "atenuante" de que dava jeito para conduzir no trânsito, mas que para as corridas em pistas (pergunto-me quantos deles já fizeram ou irão fazer uma corrida em pista) era melhor a caixa manual! Dito isto, cada um é livre de apreciar aquilo que bem entender: quer sejam as vibrações do motor, o barulho do escape, ou o cheiro do combustível.

Quanto a mim, dêem-me um carro eléctrico, sem vibrações, silencioso, e que possa acelerar do zero à velocidade máxima sem quebras na potência.

Final Fantasy Crystal Chronicles para iOS removido por bug "incorrigível"

16-02-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Square Enix removeu a versão iOS do jogo Final Fantasy Crystal Chronicles devido a um erro que impedia os jogadores de aceder aos conteúdos comprados. O jogo já foi removido da App Store e não será reposto.

De acordo com a Square Enix, o problema está relacionado com alterações no modelo de compras in-app dentro da aplicação, tornando impossível corrigir totalmente o erro, levando ao que dizem ser a única solução possível (e radical): remover o jogo por completo.

Os primeiros relatos de problemas surgiram a 24 de Janeiro e, após investigação, a empresa concluiu que não conseguiria fazer as correcções necessárias para manter o jogo activo. Os jogadores que fizeram compras este ano podem pedir um reembolso através do Suporte da Apple. No entanto, quem adquiriu o jogo antes dessa data poderá não conseguir receber qualquer compensação.

Apesar do encerramento no iOS, Final Fantasy Crystal Chronicles continua disponível noutras plataformas, como Android, PlayStation e Nintendo Switch. A Square Enix garantiu que essas versões continuarão a receber suporte. Uma garantia que pode valer pouco, assumindo-se que, tal como no iOS, a qualquer momento poderá surgir novo "bug incorrigível" que faça o jogo ser removido.

Alertas de Sismos do Android notificou terramoto falso no Brasil

15-02-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Google desactivou temporariamente o sistema de alertas de sismos do Android no Brasil, após um falso alarme ter indicado a ocorrência de um sismo na região de São Paulo.

O sistema enviou uma notificação alertando para um sismo de magnitude 5,5, na madrugada de 14 de Fevereiro, apesar de não ter ocorrido nenhum tremor real. Lançado em 2020, o Android Earthquake Alerts System utiliza os sensores nos smartphones para detectar as vibrações das ondas P (as primeiras ondas sísmicas, menos destrutivas), permitindo que os utilizadores recebam um aviso antecipado de alguns segundos antes da chegada das ondas S mais perigosas. Embora o sistema já tenha identificado sismos com sucesso, também tem falhado noutros casos, nomeadamente num sismo na Turquia em 2023, que apesar da Google assegurar que foi correctamente detectado, não parece ter resultado nas notificações em tempo útil na região.

Desta vez foi o oposto, com muitos brasileiros a receberem a notificação de um sismo perto de São Paulo, que não se veio a verificar.
Após o alarme falso, a Google desactivou o sistema no Brasil e está a investigar o que poderá ter causado o erro, pedindo desculpa pelo sucedido e relembrando que o sistema do Android é apenas um alerta complementar e não substitui os alertas sísmicos oficiais emitidos pelas autoridades competentes.

O grande problema destes alertas é que, embora possa parecer positivo receber estes avisos mesmo em caso de alarmes falsos, se se tornarem demasiado frequentes isso acaba por fazer com que as pessoas deixem de os valorizar, reduzindo a sua utilidade quando efectivamente se tratar de um alerta real.

Mesa Dungeon and Dragons interactiva

15-02-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O projecto de hoje mostra como fazer uma mesa que fará salivar todos os fãs de jogos de tabuleiro e, particularmente, os de Dungeon and Dragons.

Apesar de ser um projecto bastante específico, esta mesa mostra como se pode resolver com relativa facilidade as sessões de jogos Dungeon and Dragons. Uma aparente mesa de jantar comum pode, em poucos instantes, converter-se numa mesa de jogo interactiva, adequada tanto para os jogos de tabuleiro tradicionais, como as variantes D&D digitais - com um ecrã a servir de "mesa" e até com pequenos ecrãs para cada jogador.
O processo de construção não é propriamente o mais simples, mas não deixa de ser algo que está ao alcance da maioria das pessoas - principalmente de quem já tem por hábito fazer sessões regulares de jogos de tabuleiro. E, afinal, estamos a falar de algo que pode dar uma "carga de trabalho" inicialmente, mas que depois poderá ser utilizado por anos e anos para facilitar e melhorar as sessões de jogos.


Pessoalmente, fico apenas um pouco preocupado com não haver qualquer protecção aparente contra os eventuais acidentes de copos virados, que fariam com que uma bebida pudesse rapidamente se infiltrar pelos painéis da mesa e cair directamente em cima do ecrã. Eventualidade que me parece que deveria ser prevista, quer através de um melhor isolamento entre painéis, ou assegurar que a parte do ecrã está devidamente preparada para lidar com esse cenário.

Pixel 9 Pro Fold com detecção "robusta" de abertura e fecho

15-02-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está a preparar nova funcionalidade para melhorar a forma como os dobráveis detectam se estão abertos ou fechados.

Uma vez que essa detecção é feita usando sensores magnéticos, a detecção "robusta" da abertura e fecho pretende reduzir as interferências causadas por acessórios magnéticos, que podem induzir o sistema em erro, fazendo com que o smartphone esteja aberto quando está fechado, ou fechado quando está aberto.

Alguns utilizadores dos Pixel 9 Pro Fold com o Android 16 Beta 2 receberam uma notificação sugerindo a activação desta funcionalidade: "Se estiver a usar um acessório magnético, active a detecção robusta de abertura/fecho nas Definições. Isto ajuda o seu Pixel Fold a detectar com mais precisão se está aberto ou fechado". No entanto, opção correspondente ainda não aparece nas Definições, o que não é incomum em funcionalidades beta.
Os dobráveis utilizam sensores de efeito de Hall e ímanes internos para detectarem a abertura e fecho. No entanto, acessórios externos, como anéis MagSafe, podem interferir com este sistema. Vários utilizadores do Pixel Fold já reportaram que, ao colocar certos acessórios magnéticos na parte traseira do dispositivo faz com que o ecrã se desligue, tal como se tivesse sido fechado, o que revela o problema que a Google espera resolver com esta nova opção.

Xiaomi mostra SU7 Ultra - gravado pelo Xiaomi 15 Ultra

15-02-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi fez um dois-em-um, aproveitando para promover o lançamento iminente do impressionante SU7 Ultra, com gravação a cargo do mais recente smartphone Xiaomi 15 Ultra.

A Xiaomi está prestes a lançar a versão mais radical e desportiva do seu primeiro automóvel - o SU7 Ultra - e aproveitou a oportunidade para combinar o lançamento com o seu mais recente smartphone topo de gama, o Xiaomi 15 Ultra. Para tal, usou o smartphone para gravar um vídeo do SU7 Ultra a obter um novo recorde no Shanghai International Circuit.


Para quem estiver interessado no SU7 Ultra (na China vai custar cerca de 107 mil euros) mas não tiver vontade de circular no dia a dia com um vistoso carro amarelo, a Xiaomi também tem boas notícias, revelando que irá haver uma opção mais discreta com o SU7 Ultra em cinzento, relegando o chamativo amarelo apenas para as pinças dos travões.
Como sempre, por agora são tudo elementos de interesse "à distância", já que a Xiaomi ainda não revelou quaisquer planos de quando, ou se, irá fazer chegar o SU7 à Europa.

Rede Mobi.E com mais de 605 mil carregamentos em Janeiro

15-02-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A adopção de carros eléctricos continua a fazer-se sentir no número de carregamentos, com novo recorde para o primeiro mês de 2025.

No primeiro mês do ano, a rede Mobi.E registou mais de 605 mil carregamentos, representando uma subida de 51% face ao período homólogo, efectuados por mais de 101 mil utilizadores distintos (+52%) relativamente a Janeiro de 2024.

Em energia consumida, foram registados cerca de 13.126 MWh, o que significa um aumento de 68% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

O crescimento contínuo da rede é um dos principais factores que impulsiona os resultados positivos, acompanhando o aumento do número de veículos eléctricos. No final do mês de Janeiro, a rede Mobi.E contava com mais de 5.800 postos de acesso público, equivalendo a cerca de 10.800 pontos de carregamento. Nesse período, os utilizadores tinham à sua disposição mais de 2.200 postos de carregamento rápido ou ultrarrápido, representando 37,9% do total da rede.

Relativamente ao impacto da rede Mobi.E no ambiente, em Janeiro, foram poupadas mais de 10.500 toneladas de CO2. Seriam necessárias mais de 174.500 árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono.

Existem, actualmente, em média, 88 tomadas por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas em média 120 tomadas.


[Pela Estrada Fora]

|