PlanetGeek

BYD Atto 2 em Portugal por €29.990

15-02-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD apresenta o seu SUV mais acessível de sempre: o novo BYD ATTO 2, que combina dimensões compactas e grande agilidade, a icónica BYD Blade Battery e construção Cell-to-Body, tecnologia de ponta no habitáculo e generosos níveis de equipamento de série.

O novo BYD ATTO 2 foi concebido a pensar nos consumidores que pretendem a altura de condução elevada de um SUV, mas num modelo com amplo espaço a bordo, acessível e adaptado às ruas urbanas e aos locais de estacionamento citadinos. O interior do novo BYD ATTO 2 resulta da combinação de um estilo elegante e materiais de primeira qualidade com um espaço generoso e tecnologia inteligentemente integrada.

O novo BYD ATTO 2 possui um motor no eixo dianteiro que produz 130 kW e 290 Nm de binário, o suficiente para uma aceleração de 0-100 km/h de apenas 7,9 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. A BYD Blade Battery de 45,12 kWh proporciona uma autonomia combinada WLTP de 312 km e 463 km em ciclo urbano.
Sendo o SUV mais compacto da BYD na Europa até à data, o novo BYD ATTO 2 vem repleto de equipamento de série, incluindo muitas caraterísticas normalmente associadas a veículos maiores.

Ambas as versões do modelo têm as mesmas especificações a nível de baterias e motor, variando apenas no nível de equipamento. A versão de entrada, o BYD ATTO 2 Active, tem uma lista de equipamento que o coloca acima dos seus rivais, com jantes em liga leve de 17 polegadas, faróis, luzes traseiras e luzes diurnas de LED, um teto panorâmico com cortina eletricamente ajustável, controlo inteligente dos máximos, acesso NFC através de chave, cartão-chave, smartphone ou dispositivo portátil, sensores de estacionamento traseiros e câmara, um sistema de infoentretenimento com ecrã tátil rotativo de 10,1 polegadas, estofos em pele vegan e funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load).

A versão Boost é equipada com mais equipamento premium, incluindo aquecimento dos bancos dianteiros e do volante, iluminação ambiente do habitáculo, espelhos exteriores rebatíveis eletricamente, sensores de estacionamento dianteiros e uma câmara de 360 graus. Além disso, o BYD ATTO 2 Boost inclui um ecrã de infoentretenimento maior, com 12,8 polegadas, um carregador de smartphone sem fios de 15 W e um sistema áudio melhorado com oito altifalantes. O software de bordo da BYD permite receber atualizações Over The Air (OTA) e o sistema “Olá BYD”, em português, permite o acesso a várias funções apenas por comandos de voz. O sistema inclui conetividade sem fios para Android Auto e Apple CarPlay, portas USB Tipo C e Tipo A, na dianteira, e mais duas tomadas USB na traseira. Para além do compartimento dos passageiros, a bagageira do BYD ATTO 2 mede 400 litros e pode ver a capacidade aumentar até 1340 litros, ao rebater o banco traseiro.
O novo BYD ATTO 2 recorre ao potencial da e-Platform 3.0 que está no coração de todos os veículos puramente elétricos da marca e surge equipado com a BYD Blade Battery que utiliza fosfato de ferro-lítiro (LFP), e, pela primeira vez num modelo compacto da BYD, utiliza a construção Cell-to-Body (CTB). Este processo integra a bateria completamente no chassis do veículo, com a cobertura superior da bateria a atuar como piso do compartimento dos passageiros. A disposição CTB, que é exclusiva da BYD e a primeira no segmento dos SUV compactos, proporciona maior proteção e níveis excecionais de rigidez da carroçaria.

O BYD ATTO 2 dispõe de um sistema de carregamento de 65kW DC que permite carregar a bateria de 10% a 80% em 37 minutos, e de 30% a 80% da capacidade em 28 minutos. Com uma potência de carregamento máxima (AC) de 11kW, o BYD ATTO 2 consegue carregar completamente a bateria em cinco horas e meia.

O BYD ATTO 2 destaca-se entre os SUV compactos por oferecer uma bomba de calor de série. Esta caraterística ajuda a maximizar a eficiência e a autonomia em condições extremas, particularmente em tempo frio.
O sistema de infoentretenimento do automóvel também suporta uma função de karaoke. Desenvolvido em conjunto com a marca líder de software de karaoke Stingray, o sistema operado através de um acessório de microfone opcional, tem uma vasta opção de músicas, suporta vários idiomas e funciona através dos próprios altifalantes do automóvel, enquanto mostra as respetivas letras no ecrã de infoentretenimento.

O lançamento do BYD ATTO 2 em Portugal está previsto para o final do mês de fevereiro, com quatro opções de cor, Climbing Grey, Hiking Green, Skiing White e Cosmos Black. Este que é o SUV mais acessível de sempre da BYD, será lançado com uma campanha exclusiva a partir de 29.990€ com recurso a condições especiais de financiamento.


[Pela Estrada Fora]

Stellantis e Mistral fazem parceria para tecnologias AI

15-02-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Numa altura em que muito se critica o atraso das empresas europeias na área AI, a Stellantis anuncia o reforço da parceria com a Mistral AI, para aplicar AI em várias áreas, desde a engenharia automóvel até à experiência a bordo dos automóveis.

Esta parceria aproveita a experiência da Mistral AI em modelos de linguagem de grande escala (LLM) e automação orientada para a IA para a levar a muitos sistemas e aplicações em toda a empresa Stellantis, melhorando a análise de dados, simplificando o desenvolvimento e aperfeiçoando a interação com o cliente.

A mais recente iniciativa no âmbito desta parceria é um assistente AI para automóveis, concebido para fornecer apoio de conversação em tempo real aos condutores. Esta iniciativa baseia-se em mais de um ano de projetos conjuntos orientados para a IA, destinados a melhorar a satisfação do cliente, o desenvolvimento de produtos e a eficiência de fabrico.

Melhorar a experiência a bordo do automóvel com IA A Stellantis e a Mistral AI estão a explorar em conjunto o desenvolvimento de um assistente automóvel alimentado por IA que permite aos condutores interagir com os seus veículos utilizando linguagem natural.

O assistente funciona como um manual do utilizador em tempo real, ativado por voz. Os clientes poderão fazer perguntas sobre as caraterísticas do veículo, resolução de problemas ou indicadores de aviso e receber orientação imediata através de uma interação natural e conversacional.

Será continuamente atualizado e adaptado às marcas e modelos Stellantis para proporcionar uma experiência contínua e intuitiva.

Inovação impulsionada pela IA em toda a Stellantis

Para além do assistente de automóvel, a Stellantis e a Mistral AI estão a explorar várias iniciativas baseadas em IA:
  • Inteligência de dados da “Bill of Materials” (BOM): uma ferramenta alimentada por IA específica da Stellantis que simplifica a análise de bases de dados de componentes complexos. Um chatbot alimentado pela Mistral AI interage com os dados de produtos da empresa, ajudando os engenheiros a identificar, comparar e otimizar as seleções de peças para maximizar a reutilização e a eficiência globais.
  • Análise de dados de feedback de veículos: a IA automatiza o processamento de dados de frotas de desenvolvimento e pesquisas, identificando rapidamente tendências e ações corretivas, m melhorando a qualidade do produto e a satisfação do cliente.
  • Assistente Virtual “Club Stellantis”: um chatbot que ajuda os funcionários da Stellantis em França a comprar veículos da empresa. A ferramenta está otimizada para lidar com consultas em vários idiomas, uma caraterística fundamental, uma vez que a empresa planeia expandir o serviço para outros países europeus.
  • Deteção de anomalias baseada em IA: a Stellantis está a avaliar os modelos de computação de ponta da Mistral AI para detetar erros de fabrico em tempo real, permitindo que os operadores tomem medidas corretivas antes de os componentes serem libertados, melhorando o controlo de qualidade e a eficiência.
Ao aproveitar a IA em vários pontos de contacto, a Stellantis reforça o seu compromisso com o desenvolvimento de soluções inovadoras e orientadas por dados que aprimoram os seus produtos, bem como as experiências dos clientes e funcionários.


[Pela Estrada Fora]

Hackers chineses continuam a entrar nas telecomunicações dos EUA

14-02-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar dos incidentes anteriores e correcções aplicadas, continua a ser detectada a actividade de hackers chineses nas empresas de telecomunicações nos EUA.

O grupo de hackers chinês Salt Typhoon comprometeu várias operadoras de telecomunicações nos EUA aproveitando falhas de segurança em routers Cisco IOS XE. Os ataques exploraram as vulnerabilidades CVE-2023-20198 e CVE-2023-20273, permitindo a elevação de privilégios e injecção de comandos via Web UI. Além das empresas norte-americanas, o grupo também visou operadores de telecomunicações de outros países, como a África do Sul, Itália, Tailândia e Reino Unido.

Entre Dezembro de 2024 e Janeiro de 2025, os hackers tentaram infiltrar-se em mais de 1.000 dispositivos Cisco, com a maioria dos alvos localizados nos EUA, América do Sul e Índia. Os investigadores de segurança descobriram que os routers comprometidos foram reconfigurados para manter acesso contínuo, permitindo a comunicação com servidores controlados pelo grupo Salt Typhoon. Esta campanha surge no seguimento de ataques anteriores que afectaram mais de 50.000 dispositivos Cisco, com instalação de backdoors.
O FBI e a CISA confirmaram que hackers chineses têm como alvo grandes operadoras norte-americanas, incluindo a AT&T, Verizon e Charter Communications. Em alguns casos, os ataques permitiram o acesso a comunicações privadas de funcionários do governo dos EUA e até mesmo à plataforma de intercepção de comunicações usada pelas autoridades federais.

Além do Salt Typhoon, outros grupos de hackers - como o FamousSparrow, Ghost Emperor e UNC2286 - têm infiltrado, ou tentado infiltrar, as redes de empresas de telecomunicações e entidades governamentais, demonstrando como a questão da segurança digital é, mais que nunca, um elemento crítico para a manutenção dos estados e infraestruturas de um país.

Tesla testa cabos anti-roubo nos Supercharger

14-02-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Também a Tesla parece estar farta de lidar com o roubo de cabos nos postos de carregamento Supercharger, e tem estado a testar cabos anti-roubo.

Por agora isso parece estar a ser feito com o sistema DyeDefender, que adiciona um revestimento externo com tinta sob pressão, que ao ser cortado esguicha tinta para todo o lado - ao estilo dos packs de tinta usados para inutilizar notas roubadas das caixas Multibanco.

O objectivo é que qualquer comprador recuse um cabo "pintado" - o que me parece um pressuposto completamente errado, já que os ladrões podem facilmente derreter os cabos externos. A Tesla também está a começar a fazer a gravação do nome nos próprios cabos metálicos, mas também isso me parece ter efeito nulo, já que quem compra cabos de cobre roubados saberá muito bem qual é a sua proveniência, e poderá facilmente derreter o metal para apagar qualquer designação.
O problema do roubo de cabos é algo que previsivelmente irá aumentar nos próximos anos, à medida que mais e mais carros eléctricos chegam ao mercado e se vão instalando mais postos de carregamento. Recentemente falamos de como a Chargepoint também estava a criar cabos anti-roubo para os os seus postos de carregamento.


Notícias do dia

14-02-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

WhatsApp lança temas para conversas mais coloridas; Gemini AI pode lembrar-se das conversas passadas; Netflix com integração na Apple TV; Google melhora Family Link com novos controlos parentais; estudo diz que baterias recicladas são melhores que as originais; e falha no YouTube revelava endereços de email.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

YouTube faz 20 anos

O YouTube está a celebrar o seu 20º aniversário, e no processo fazendo-nos recordar que existiu uma era pré-YouTube, em que o conceito de ver vídeos na internet estava longe de ser a banalidade que é nos dias de hoje.

É certo que antes do YouTube existiram outras plataformas de vídeo, mas era uma altura em que o que se chamava "vídeo" se resumia a uns pequenos quadrados no ecrã, em baixa resolução e qualidade ultra-reduzida. Havia também quem duvidasse que o YouTube pudesse ter sucesso, já que não se sabia bem como é que se podia transformar a plataforma num serviço lucrativo. Algo que a Google acabou por conseguir fazer, transformando-a numa plataforma de apresentação de anúncios vídeos gratuitos que é conhecida por praticamente todas as pessoas a nível mundial.


TikTok de regresso à App Store e Play Store nos EUA

Após quase um mês desaparecido das app stores oficiais, o TikTok regressou à App Store da Apple e Play Store da Google nos EUA.

Apesar de Donald Trump ter prometido adiar a proibição do TikTok, tanto a Apple como a Google optaram por jogar pelo seguro e aguardar por garantias oficiais de que não seriam penalizadas ao disponibilizar a app nas sujas lojas - coisa que aconteceu com a garantia dada pela Attorney General Pam Bondi, de que as empresas não seriam multadas nem processadas. O processo TikTok continua em aberto, esperando-se que surja uma entidade ou empresa norte-americana interessada em assumir o seu controlo no território.


ARM prepara chips próprios

A ARM está a preparar-se para iniciar a produção de chips próprios, o que pode ter efeitos substanciais no mercado.

Actualmente a ARM limita-se a desenvolver a arquitectura dos chips e o seu conjunto de instruções, licenciando a produção a empresas como a Qualcomm, Samsung, Apple, e outros - que podem simplesmente usar elementos tal como foram criados, ou adaptá-los em função das suas necessidades. Se a ARM se tornar num produtor de chips, significa que irá concorrer directamente com os seus clientes, o que não costuma ter bons resultados. Num caso extremo, os clientes descontentes poderão optar por procurar alternativas, como o RISC-V open-source, quem tem sido indicado como sendo o caminho a seguir para quem se quer livrar da dependência na ARM.


Cliente da Tesla condenada a pagar $23K após acusações de defeito nos travões

Na China, o processo de uma dona de um Model 3 contra a Tesla, acabou da forma oposta, sendo condenada a pedir desculpa pública à empresa e a pagar 23 mil dólares pelos danos causados à imagem da marca.

Zhang Yazhou não estava ao volante na altura do acidente, com o seu carro a ser conduzido pelo seu pai, que ao aproximar-se de um sinal vermelho entrou em pânico dizendo que os travões não funcionavam, resultando numa colisão aparatosa com múltiplos veículos. Não é a primeira vez que condutores acusam os Tesla de "não travarem", mas a realidade - até ao momento - é que todos esses casos se têm devido a simples erro do condutor, confundindo os pedais e muitas vezes acabando por carregar no pedal do acelerador com toda a força em vez do pedal do travão.

Embora se possa querer assumir que pode haver um bug de software, o sistema de travões conta com inúmeras salvaguardas e redundância contra falhas, e está também concebido para conseguir imobilizar o carro mesmo na remota eventualidade do carro poder ter ficado encravado no modo de aceleração (em casos comuns, carregar no travão tem prioridade sobre o pedal do acelerador).


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Tesla Model 3 superou a marca do 1 milhão de unidades vendidas no primeiro semestre de 2021, tornando-o no primeiro automóvel 100% eléctrico a fazê-lo.

Windows desde €11 nos descontos de S. Valentim da CdkeySales

14-02-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Aproveitando o espírito de São Valentim, esta promoção da CdkeySales permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves para Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Baterias recicladas são melhores que as originais

14-02-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

As baterias de materiais reciclados de outras baterias de veículos eléctricos podem superar as baterias com os materiais virgens extraídos das minas, resultando em baterias mais duradouras, com carregamento mais rápido e custo reduzido.

O estudo, realizado pelo Imperial College London, revela que os materiais catódicos activos (CAM) reciclados oferecem vantagens significativas face aos materiais virgens.

A pesquisa analisou materiais reciclados da instalação ACT1 da Altilium, no Reino Unido, comparando-os com materiais comerciais provenientes da mineração. Os cientistas concluíram que os CAM reciclados são mais consistentes, com menos impurezas e uma composição metálica mais uniforme. Isto permite produzir baterias com maior longevidade e menor degradação, melhorando a eficiência geral dos veículos eléctricos.
Outro ponto chave é a possibilidade de ajustar a composição dos CAM reciclados, permitindo a criação de baterias ricas em níquel ou sem cobalto, adaptadas a diferentes necessidades de desempenho. A reciclagem de baterias também reduz o impacto ambiental da extracção mineira, diminuindo o consumo energético e os riscos na cadeia de abastecimento.

A fábrica da Altilium de Teesside terá capacidade para reciclar baterias de 150 mil automóveis eléctricos por ano quando estiver totalmente operacional.

Gemini AI pode lembrar-se das conversas passadas

14-02-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Google melhorou o Gemini AI, permitindo-lhe recordar conversas passadas para interacções mais naturais - mas apenas para subscritores do Gemini Advanced.

Uma das vantagens que o Gemini tem face a outros modelos AI é a de ter uma janela de contexto bastante maior, e a Google está a tirar partido disso deixando que o modelo se lembre de todas as conversas que já teve com o utilizador. Isto evita que utilizadores tenham que repetir informações ou procurar chats antigos, já que o Gemini mantém esse contexto automaticamente.

Embora o Google já tivesse introduzido a capacidade de o Gemini "lembrar" preferências específicas, esta nova funcionalidade vai mais longe, tornando as respostas ainda mais personalizadas e contextuais, aproximando-se do objectivo de se ter a chamada "memória eterna", em que o assistente AI se lembra de todas as interacções e informações passadas. Os utilizadores podem rever, eliminar e gerir o histórico das conversas a qualquer momento.

A funcionalidade de memória já está a ser disponibilizada para subscritores do Google One AI Premium e pode ser testada em inglês na web ou app móvel do Gemini. A Google planeia expandir a funcionalidade para mais idiomas e integrá-la no Google Workspace Business e Enterprise nas próximas semanas - esperando-se que, mais tarde, também possa chegar aos utilizadores gratuitos.

O ChatGPT já oferece uma opção semelhante para recordar interacções passadas, embora de forma que poderá ser mais limitada do que este novo modo de memória do Gemini.

Apple mostra candeeiro robot ao estilo Pixar

14-02-2025 | 13:17 | A Minha Alegre Casinha

Um grupo de investigadores da Apple demonstrou um curioso candeeiro robotizado, capaz de replicar expressões e criar empatia com os utilizadores.

Há muito que se espera uma revolução robótica em nossas casas, embora o sonho dos mordomos robot (prometido para os próximos anos) continue por concretizar, e na prática isso se tenha materializado apenas sob a forma dos úteis mas pouco impressionantes aspiradores robot. A Apple não quer cometer o mesmo erro que nas tecnologias AI, e tem estado a explorar a utilização de robots em casa, numa vertente curiosa: a de um candeeiro de mesa robótico motorizado.

A Apple mostra-nos duas variantes. Uma delas é a de um candeeiro que se limita a seguir as instruções do utilizador, podendo apontar a luz para um livro enquanto se está a ler, mas bastando um gesto para que possa direccionar a luz para qualquer outra direcção. A outra, bastante mais interessante e divertida, dá ao candeeiro uma "personalidade" ao estilo dos objectos animados que podemos ver em filmes de animação - ou, mais concretamente, o candeeiro que é utilizado como imagem de marca da Pixar, empresa que tem uma relação próxima a Apple (foi criada a partir da divisão gráfica da Lucasfilm, comprada por Steve Jobs em 1986).


Ao estilo do que acontece nos filmes de animação, estes movimentos expressivos fazem inevitavelmente com que se sinta uma certa empatia com estes objectos.

Por agora nada indica que a Apple esteja interessada em transformar esta lâmpada robótica num produto comercial, mas sabe-se que a Apple tem estado a desenvolver um "ecrã" para casa que pode estar montado num suporte motorizado. Adicionar-lhe um pouco de "personalidade" idêntica ao que vemos nesta demonstração, pode fazer toda a diferença a nível de o diferenciar de todos os demais smart displays no mercado - especialmente se a isso estiver associada a nova versão da Siri com AI conversacional ao nível do que já temos no ChatGPT e Gemini.

Netflix com integração na Apple TV

14-02-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Netflix parece finalmente ter cedido e disponibilizado a integração com a Apple TV.

Uma das vantagens da Apple TV é a de poder integrar múltiplos serviços de streaming e oferecer uma experiência centralizada, em que os utilizadores podem ver que em que episódios vão, ou novos conteúdos, num local centralizado, independentemente de serem séries de um serviço de streaming ou de outro. Mas, a Netflix era um dos serviços que não permitia essa integração, algo que agora parece ter reconsiderado.

Alguns utilizadores estão a ver o habitual pedido de integração da Netflix com a Apple TV, passando os conteúdos da Netflix a surgirem de forma centralizada.
Por agora esta integração parece estar limitada aos EUA (vá-se lá perceber porquê), e também restringida apenas aos conteúdos originais da Netflix (filme e séries). Este último talvez como forma de evitar potenciais confusões com conteúdos que possam ser disponibilizados em múltiplas plataformas de streaming (já me aconteceu ter ficado a meio de um filme numa plataforma, e depois acabar por ver o resto noutra, por me ter aparecido numa qualquer sugestão e pensar que o estava a ver lá).

... Menos positivo é quando se descobre que um filme, ou até uma season completa, de algo que se estava a ver, desapareceu do serviço.

WhatsApp lança temas para conversas mais coloridas

14-02-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp está a lançar temas para conversas, permitindo aos utilizadores personalizar as bolhas de chat e fundos com cores à escolha.

Os utilizadores do WhatsApp passam a ter mais opções para personalizar e diferenciar as suas conversas. Com esta actualização ganham novos temas e novos wallpapers para individualizar as conversas com os seus contactos e grupos.

A nova funcionalidade permite escolher entre temas predefinidos, que alteram tanto as bolhas de chat como o fundo, ou combinar cores manualmente para criar um estilo totalmente personalizado. É possível aplicar um tema padrão para todas as conversas e canais, mas também há a opção de personalizar chats individuais com temas diferentes. Estas personalizações são visíveis apenas para o utilizador que as define, sem afectar os demais participantes, pelo que não há o risco das preferências de uns ferirem a susceptibilidade dos demais.

Para definir um tema padrão para todos os chats, basta ir a Definições ➝ Conversas ➝ Tema predefinido. Para personalizar apenas um chat específico, basta tocar no nome da conversa no topo do ecrã, e efectuar as alterações desejadas.

Estas alterações estão a ser lançadas de forma faseada, podendo demorar algumas semanas a chegar a todos os utilizadores.

MicroSD 512GB SanDisk Extreme a €45

14-02-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os cartões de memória são acessórios sempre bem vindos e hoje temos mais uma oportunidade para adicionar 512 GB de memória aos nossos smartphones, câmaras e demais dispositivos que lhes dêem uso.

Quer seja para ampliarem a memória do smartphone e poderem carregar convosco mais fotos, músicas e filmes, para utilizarem numa câmara fotográfica digital, numa câmara de vigilância ou action cam, ou até mesmo para uma câmara no pára-brisas do automóvel - que se vai tornando cada vez mais recomendada para lidar com os "fenómenos" que vemos nas estradas - há sempre lugar para aplicar um destes cartões microSD classe A2 (podem espreitar o que significa isto das classes dos microSD aqui).
Actualmente podemos comprar este cartão microSD SanDisk Extreme de 512 GB por 45 euros na Amazon Espanha.

As velocidades anunciadas são de 190 MB/s em leitura e 130 MB/s em escrita. É o tipo de cartão que já pode lidar sem problemas com os requisitos mais avançados de gravação de vídeo Ultra HD 4K, ou para utilizar num smartphone sem que atrase excessivamente o acesso a apps a funcionarem directamente do cartão. Se precisarem de ainda mais espaço, têm o SanDisk Extreme Pro de 1TB à disposição. Em alternativa mais económica, têm também o SanDisk Ultra de 64GB.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

14-02-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

ASUS apresenta ASUS Cobble SSD

A ASUS anunciou o lançamento da Enclosure ASUS Cobble SSD, uma solução de armazenamento externo que alia um design elegante e durabilidade. Inspirada no formato de uma pedra, a nova caixa destaca-se pela sua resistência à água e ao pó (certificação IP55), garantindo proteção fiável mesmo em ambientes exigentes. Compatível com SSDs M.2 NVMe PCIe e SATA, a Cobble inclui uma interface USB-C 3.2 Gen 2x1, que permite velocidades de transferência de dados até 10 Gbps. A instalação é facilitada pelo design "sem ferramentas", e a ampla compatibilidade com sistemas como Windows 11, macOS, dispositivos móveis e consolas de gaming torna-a uma opção versátil para gamers, profissionais e criadores de conteúdo.

A Enclosure ASUS Cobble SSD estará disponível a partir da próxima semana em Portugal, com um preço de venda recomendado (PVP) de 39,90€.

Destaques:
  • Design premiado: Inspirado numa pedra da calçada, com um design galardoado com o prémio 2024 Good Design, apresenta curvas suaves e acabamentos em preto ou cinzento resistentes a riscos, garantindo uma estética elegante e durabilidade.
  • Proteção IP55: A resistência à água e ao pó (IP55) protege os dados contra derrames, sujidade e fuligem, assegurando fiabilidade em qualquer ambiente.
  • Compatibilidade e instalação simplificada: A interface M.2 dupla suporta SSDs NVMe® PCIe® e SATA, enquanto a tampa Q-Latch sem ferramentas e de bloqueio sem parafusos torna a instalação rápida e fácil.


Headphones sem fios ENC Ayda da Trust

Com a missão de proporcionar uma comunicação sem falhas para profissionais e trabalhadores remotos, a Trust lança os novos auscultadores sem fios ENC Ayda. Com tecnologia de cancelamento de ruído e um design ergonómico e leve, estes auscultadores são a escolha ideal para quem procura clareza, conforto e liberdade de movimento ao longo do dia.

Projetados para desempenho e conveniência, os ENC Ayda têm tudo o que é necessário. O microfone duplo integrado com tecnologia de cancelamento de ruído garante uma transmissão de voz cristalina ao eliminar sons indesejados de fundo, permitindo que os utilizadores se concentrem totalmente nas reuniões e chamadas. Com uma ligação Bluetooth fiável e um alcance de 10 metros, os utilizadores podem movimentar-se livremente sem interrupções, tornando estes auscultadores no companheiro perfeito para ambientes de trabalho híbridos e remotos. A produtividade ininterrupta está garantida graças à longa autonomia da bateria dos ENC Ayda. Com até 24 horas de utilização contínua, estes auscultadores acompanham até os dias mais exigentes. Quando for necessário recarregar, a porta USB-C permite uma carga completa em apenas 2 horas, garantindo o mínimo tempo de espera e a máxima eficiência.

Por fim, os ENC Ayda foram concebidos tanto para o conforto como para a sustentabilidade. Fabricados com 65% de plásticos reciclados, estes auscultadores eco-responsáveis refletem o compromisso da Trust com a redução do impacto ambiental. A haste ajustável, as almofadas auriculares em tecido respirável e o corpo leve garantem um conforto duradouro, tornando-os na escolha perfeita para o trabalho, estudo ou lazer.

Já disponíveis, os auscultadores sem fios ENC Ayda podem ser adquiridos por um PVPR recomendado de 49,99€.


NAS ultra-compacto QNAP TS-h765eU com 4 baías

A QNAP expandiu o seu catálogo de produtos NAS de curta profundidade. O novo NAS 1U 2.5GbE com 4 baías de montagem em bastidor de curta profundidade TS-h765eU possui uma profundidade de chassis mais curta e é perfeito para pequenos armários multimédia e bastidores de rede montados na parede em ambientes de escritório ou industriais com espaço limitado. O TS-h765eU é um modelo de fornecimento a longo prazo até 2031, tornando-o uma escolha NAS fiável para organizações que planeiam projetos a longo prazo ou implementações em vários locais.

O TS-h765eU combina desempenho robusto, capacidades multitarefa e ampla capacidade de expansão de E/S para atender a diversos requisitos de aplicações. Possui o mais recente processador Intel® Atom x7000C Series, suporta 8GB de RAM DDR5 integrada, atualizável para 16GB (ECC In-Band), tem duas portas 2.5GbE, e fornece quatro baías para discos SATA de 3,5 polegadas e três ranhuras PCIe NVMe E1.S/M.2 para instalar SSDs E1.S/M.2 2280 de forma a melhorar o desempenho de leitura/escrita ou atualizar para 10GbE utilizando módulos de rede de interface E1.S. Correndo o sistema operativo QuTS hero baseado em ZFS, o TS-h765eU prioriza a integridade dos dados, a imutabilidade com proteção WORM e a poderosa redução de dados.

Principais funcionalidades do TS-h765eU
  • Utilização máxima do espaço: A altura 1U e a curta profundidade de apenas 292,1 mm (12 polegadas) é ideal para pequenos armários ou bastidores de rede montados na parede, tornando-a flexível para instalação em escritórios, fábricas, salas multimédia, veículos de transmissão móveis ou pequenas salas de TI.
  • Processador Intel Atom de próxima geração: Equipado com um processador quad-core Intel® Atom x7405C (até 3,4 GHz) para multitarefa e cargas de trabalho pesadas.
  • RAM DDR5 avançada: A memória DDR5 não-ECC integrada (expansível até 16GB) apresenta um elevado desempenho e um baixo consumo de energia; o ECC In-Band (IBECC) é suportado para uma melhor proteção dos dados.
  • Expansibilidade excecional: Três ranhuras PCIe NVMe E1.S/M.2 integradas permitem a instalação de dois módulos de rede E1.S para 10GbE QXG-ES10G1T da QNAP para uma conetividade de rede mais rápida; ou a instalação de três SSDs E1.S/M.2 2280 para pools de armazenamento SSD ou caching SSD para aumentar as IOPS.
  • À prova de futuro: Suporta SSDs E1.S (alturas de 5,9/9,5/15mm) que proporcionam armazenamento de maior densidade, proteção contra perda de energia (PLP), suportes hot-swappable e melhor dissipação de calor.
  • Excelente conetividade de rede: Obtenha uma ligação em rede de alta velocidade com duas portas 2.5GbE integradas e atualize para duas portas 10GbE, se necessário. É possível uma maior largura de banda ativando o Port Trunking ou o SMB Multicanal para uma transferência de dados, acesso a ficheiros de grandes dimensões, backup e restauro mais rápidos.
  • Expansão de armazenamento facilitada: A porta USB 3.2 Gen 1 integrada permite a ligação de um JBOD USB de curta profundidade TR-004U da QNAP ao TS-h765eU para armazenamento e backup de dados adicionais.
Principais especificações
  • TS-h765eU-8G: Processador quad-core Intel Atom x7405C a 2,2 GHz (até 3,4 GHz); 8GB de RAM DDR5 não-ECC (ECC In-Band suportado), expansível até 16GB (1x 16GB); 4x ranhuras para HDDs/SSDs SATA 6Gbps de 3,5/2,5 polegadas; 3x ranhuras para SSDs PCIe NVMe E1.S/M.2 2280 (adaptador E1.S para M.2 inserido em cada ranhura); 2x portas RJ45 2.5GbE; 1x porta USB 3.2 Gen 1 (5Gbps) Tipo-A; 1x porta USB 2.0
  • QXG-ES10G1T: Módulo de rede E1.S para 10GbE; interface PCIe Gen 3 x4; suporta Multi-Gigabit 10G/5G/2.5G/1G/100M; design de parafuso manual para instalação sem ferramentas


Computador de mergulho e smartwatch Descent G2 da Garmin

A Garmin revelou o Descent G2, um computador de mergulho robusto, estilo smartwatch, com recursos para ajudar os mergulhadores a explorar tanto o mundo subaquático como o de superfície. Com funções para vários modos de mergulho, que vão desde o mergulho técnico ao mergulho em apneia, além de características populares como a pontuação de prontidão para mergulho e o conjunto de características de saúde, fitness[1] e de conectividade da Garmin, Este computador de mergulho está pronto para a sua próxima aventura. Além disso, 100% do plástico utilizado na caixa, no tablier e nos botões do smartwatch é feito de plásticos reciclados, correndo o risco de acabar nos oceanos; e tem até 10 dias de duração da bateria no modo smartwatch para continuar as explorações.

Com um ecrã AMOLED de 1,2", o Descent G2 facilita a leitura de mais dados de uma só vez, mesmo debaixo de água. Concebido a pensar na responsabilidade ambiental, 100% do plástico utilizado para fazer a caixa, o aro e os botões do relógio provém de plásticos reciclados que correm o risco de acabar nos oceanos. O material robusto é complementado por um vidro de safira reforçado, uma caixa resistente à água até 100 metros e botões à prova de fugas. O Descent G2 também está disponível em duas combinações de cores, preto e rosa, e é compatível com as tiras QuickFit™ para que os mergulhadores possam combinar perfeitamente o seu equipamento.

Com a funcionalidade Dive Readiness do Descent G2, os mergulhadores podem obter informações sobre como os fatores de estilo de vida, como o sono, o stress, o exercício recente e o jet lag, podem afetar a prontidão geral do corpo para o mergulho. Uma pontuação de prontidão mais elevada pode sugerir que está na altura de mergulhar, enquanto uma pontuação mais baixa pode indicar que o seu nível de prontidão física não é o ideal para o mergulho.

Características do mergulho recreativo
  • Múltiplos modos de mergulho: Monitoriza todos os tipos de mergulho, incluindo gás único e múltiplo (incluindo nitrox e trimix), rebreather de circuito fechado (CCR) e medidor.
  • Bússola em mergulho: Navegue abaixo da linha de água com uma bússola de 3 eixos integrada.
  • Modo de números grandes: Poderá ver dados críticos, como o limite não descompressivo (NDL), o tempo e a profundidade, graças a uma visualização simplificada e texto maior.

Características da apneia
  • Modo de apneia dinâmica: Defina o seu objetivo e acompanhe o seu treino de mergulho livre.
  • Alertas de apneia: Reduz a necessidade de olhar para o relógio durante um mergulho, recebendo alertas sonoros e táteis para personalizar a profundidade, o intervalo, a direção, a profundidade do alvo e a flutuabilidade neutra.
  • Variómetro: Receba alertas sonoros e táteis com base nas taxas de descida ou subida.
  • Gráfico de velocidade: Registe a velocidade e analise as taxas de descida e subida, bem como o tempo de espera, durante o mergulho na aplicação para smartphone Garmin Dive.
De volta a terra firme, o registo de mergulho permite aos utilizadores rever os seus dados, monitorizar equipamentos, tomar notas e partilhar detalhes através da aplicação Garmin Dive. O Surface GPS também pode ajudar os utilizadores a monitorizar os seus pontos de entrada e saída e a visualizá-los num mapa.

Para a vida acima da água, o Descent G2 inclui o conjunto de características de saúde e bem-estar, formação e conectividade da Garmin.
  • Monitorização da saúde e bem-estar: Monitoriza a frequência cardíaca 24 horas por dia, 7 dias por semana; monitoriza os passos diários, as calorias queimadas e os andares subidos; Obtenha uma monitorização abrangente das fases do sono leve, profundo e REM, bem como uma pontuação do sono e insights avançados sobre o sono; obter uma compreensão mais profunda da saúde geral com o estado da variabilidade da frequência cardíaca (VFC); monitoriza o stress, a hidratação e a respiração; e monitorizar a oximetria de pulso[2] enquanto estiver acordado ou a dormir.
  • Mantem-no ativo com dezenas de funcionalidades desportivas pré-instaladas para corrida, ciclismo, natação em águas abertas, treino de força e muito mais; monitoriza os minutos de intensidade, o VO2 máximo, a aclimatação ao calor e à altitude e o tempo de recuperação; Siga os planos de treino do Garmin Coach que se adaptam dia a dia com base em métricas de desempenho, recuperação e saúde; e verifique uma semana inteira de exercícios diários sugeridos que se adaptam após cada corrida ou passeio de bicicleta.
  • Ferramentas de conectividade: Quando emparelhado com um smartphone Apple ou Android compatível, recebe e-mails, mensagens de texto e alertas; Obtenha uma visão completa das suas estatísticas de saúde e fitness no Garmin Connect; Treine com tranquilidade com deteção de incidentes, assistência e LiveTrack[3]; pague rápidamente com os pagamento contactless da Garmin Pay e descarregue mostradores de relógio, campos de dados e aplicações da loja Connect IQ diretamente no relógio.
Já disponível, o Descent G2 tem um preço de venda ao público recomendado de 699,99€.

Geração IPhone 17 com bloco de câmaras "à Pixel"?

14-02-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Estão a circular rumores de que a próxima geração iPhone 17 poderá sofrer mudanças substanciais no bloco de câmaras na traseira, aproximando-se da solução usada nos Pixel.

Longe vão os tempos em que os iPhones tinham uma traseira completamente plana. Em busca das melhorias nas áreas da fotografia e vídeo, a Apple tem adoptado câmaras e objectivas cada vez melhores, que têm como efeito secundário criar módulos de câmara de maior e maior dimensão.

Para lidar com esse problema, há quem esteja a avançar que a Apple poderá recorrer à solução aplicada nos Pixel, de integrar uma secção mais volumosa a toda a largura nos iPhones, como forma de evitar o habitual efeito de desiquilíbrio quando se coloca um iPhone pousado numa mesa. Este sistema seria aplicado em toda a gama, dos iPhone 17 Pro ao iPhone 17 Air.
Embora não me chocasse que a Apple fizesse isto, tenho sérias dúvidas de que o faça da forma que estas imagens mostram. Mesmo sem falar da parte de que a Apple seria acusada de copiar a Google, o que me parece menos credível nestas propostas é que falham totalmente no problema que seria suposto resolverem. Nestas imagens vemos um bloco saliente de câmaras, mas depois cada objectiva de câmara fica ainda mais saliente. Ou seja, perde-se o objectivo principal de criar uma secção plana que permitisse pousar um iPhone de forma estável. A usar uma secção de maior espessura, ao menos que isso fosse feito de forma a permitir que todas as objectivas ficassem totalmente integradas e "planas" - como acontece no Pixel 9 Pro por exemplo.

Sem dúvida que iremos ouvir falar mais sobre o design final nos próximos meses, sendo praticamente inevitável que essa informação venha a ser revelada por algum fabricante de acessórios (capas) como tem vindo a ser recorrente.

Falha no YouTube revelava endereços de email

13-02-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Google corrigiu uma falha de privacidade grave que permitia obter os endereços de email de utilizadores do YouTube, representando um risco significativo para quem se quisesse manter anónimo.

O problema foi descoberto pelos investigadores de segurança BruteCat e Nathan, que identificaram vulnerabilidades nas APIs do YouTube e Pixel Recorder, permitindo obter um identificador Gaia ID, usado internamente pela Google, e convertê-lo no endereço de email associado a essa conta.

O ataque começou com a funcionalidade de bloqueio do chat do YouTube, que expunha um Gaia ID codificado em base64 sempre que um utilizador era bloqueado. Alterando o pedido da API, os investigadores conseguiram aceder ao Gaia ID de qualquer canal do YouTube sem necessidade de fazer o bloqueio. A segunda parte do ataque utilizava a API web do Pixel Recorder, que permitia converter um Gaia ID num endereço de email, deixando em risco todos os milhões de utilizadores da Google.


Os investigadores reportaram a falha à Google em Setembro de 2024, mas inicialmente foi considerada apenas um bug duplicado, com uma recompensa de $3.133. No entanto, após demonstrarem o processo completo, a Google reconheceu a gravidade do problema e aumentou a recompensa para $10.633.

A correção foi lançada a 9 de Fevereiro de 2025, eliminando a divulgação do identificador Gaia ID assim como a capacidade de o converter num endereço email. A Google também corrigiu o sistema de bloqueio, garantindo que bloquear um utilizador no YouTube não afecta outros serviços da empresa. Diz também não ter indicações de que esta falha tenha sido explorada antes da sua correção.

Google melhora Family Link com novos controlos parentais

13-02-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está melhorar o Family Link para Android e iOS, para facilitar a gestão do tempo de ecrã nos smartphones e tablets de crianças e adolescentes por parte dos pais.

O Family Link adopta novo interface que destaca as ferramentas mais importantes: o novo separador "Screen time" substitui o anterior "Highlights", apresentando cartões grandes para um acesso rápido às opções de Bloqueio, Limites de tempo e Horários. O separador "Controls" agora destaca configurações do Google Play, YouTube, Chrome e Pesquisa, enquanto o separador "Location" recebe um novo design Material You. Além disso, a funcionalidade School Time, que limita o uso do telemóvel durante o horário escolar, vai chegar a telemóveis e tablets Android na próxima semana, depois de ter sido lançada no Fitbit Ace LTE e Samsung Galaxy Watch for Kids.


A Google também vai implementar alertas de conteúdo sensível no Google Messages para contas supervisionadas. Em Março, os pais poderão aprovar contactos directamente nos equipamentos dos filho e restringir chamadas e mensagens apenas para esses contactos. Esta funcionalidade, já presente no Galaxy Watch for Kids, estará agora disponível para todos os smartphones Android.

Ainda esta Primavera, a Google lançará finalmente um Google Wallet para crianças, permitindo que os pais adicionem cartões de pagamento ou gift cards com saldo - o que era uma das grandes lacunas actualmente, não dando qualquer forma fácil dos filhos poderem aceder a conteúdos pagos ou efectuar pagamentos. Além disso, contas de adolescentes terão acesso ao NotebookLM e ao laboratório AI Learn About, juntando-se a funcionalidades como o Gemini, AI Overviews e Circle to Search.

Notícias do dia

13-02-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

PJ alerta para phishing com multas falsas; app Apple TV chega aos Android; Google Pixel Besties vai centralizar contactos com amigos em diferentes plataformas; Waze vai perder "Beep Beep" e mensagens privadas; e Bitly vai apresentar publicidade nos links curtos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

OpenAI revela planos para GPT-4.5 e GPT-5

Sabendo-se que no sector da AI qualquer lançamento hoje está condenado a tornar-se obsoleto amanhã, a OpenAI revela um pouco dos seus planos para o futuro a curto e médio prazo, com os GPT-4.5 e GPT-5.

Sam Altman diz que o GPT-4.5 será o último modelo AI sem "chain-of-tought", e que a seguir a isso o objectivo do GPT-5 será criar um modelo que automaticamente sabe quando e como usar as diferentes ferramentas AI dependendo do que é pedido: se é um pedido simples com resposta rápida, se é algo complexo que obrigue a processo de raciocínio de longos minutos, se é geração de um vídeo a partir de uma descrição, etc. Em vez de, como agora, ser o utilizador a dirigir-se às diferentes ferramentas e modelos para realizar as funções adequadas. Garantiu também que todos os utilizadores, incluindo os gratuitos, terão acesso ao GPT-5, embora os clientes Plus e Pro tenham acesso a variantes mais poderosas.

Entretanto, e de forma imediata, o modelo o1 e o3-mini passam a suportar upload de ficheiros e imagens no ChatGPT, os utilizadores Plus viram o limite do o3-mini-high aumentar para 50 pedidos por dia. O modo "Deep Research" também deverá permitir dois pedidos por mês nas contas gratuitas e dez por mês nas contas Plus - algo que antes só estava acessível nos planos Pro.


Apple encomenda vidro dobrável

A Apple terá contactado a empresa chinesa Lens Technology para produzir vidro UTG (ultra-thin glass) dobrável, dando credibilidade aos rumores de que a Apple poderá lançar o primeiro iPhone dobrável no próximo ano (2026). Como é habitual, a Apple não ficará dependente a 100% de um único fornecedor, mantendo 30% das encomendas em fornecedores secundários.

Uma das particularidades do vidro pedido pela Apple é a de que que apenas a parte dobrável deverá ser de vidro ultra-fino flexível, com o resto do ecrã a manter vidro de maior espessura para maior durabilidade e resistência aos riscos.


Cabos da RTX 5090 podem chegar aos 150°C

Confirmando os receios com as fichas derretidas nas Nvidia RXT 5090, uma análise com uma câmara térmica revela que, quando está a funcionar à potência total, os cabos de alimentação podem atingir uns preocupantes 150°C!

Quem fizer o investimento numa destas placas deverá tomar todas as precauções e fazer os devidos testes para evitar surpresas desagradáveis.



Apple recorre à Alibaba para AI na China

A China tem os seus próprios requisitos a nível dos serviços que permite, e como tal, a Apple deverá recorrer aos serviços AI da Alibaba para disponibilizar as funcionalidades Apple Intelligence na China.

Embora alguns rumores apontassem que a Apple poderia usar o DeepSeek, isso sempre pareceu muito improvável, sendo bastante mais lógico que recorresse a um dos gigantes tecnológicos do país. Por cá, continuamos a ter que aguardar até Abril para ter acesso às funcionalidades AI nos iPhones e iPads (embora algumas delas já tenham começado a ser disponibilizadas no macOS).


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Inicialmente, o iPhone não tinha app store e apenas vinha com as apps da própria Apple. A ideia era apostar exclusivamente em web apps executadas via Safari. Mas bastaram poucos meses para a Apple ouvir os developers e permitir a criação e instalação de apps adicionais, com o iPhone 3G a já vir com App Store de origem.

Rato vertical Trust Voxx sem fios a €44

13-02-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os ratos verticais fazem parte daqueles periféricos estranhos que "primeiro se estranha mas depois se entranha", e neste caso é recomendável que se entranhe o mais rapidamente possível para minimizar potenciais problemas a longo prazo.

Para quem passa o dia a trabalhar com o computador e a usar um rato, a questão que se coloca é se já faz parte do grupo que sente dores no braço, ou se ainda faz parte do grupo que ainda está no caminho para lá chegar. Caso o queiram evitar, é fortemente recomendado que dêem uma hipótese a um rato vertical, que representa um dos melhores investimento de longo prazo na saúde de mãos e braços.
Este rato vertical Trust Voxx wireless está disponível por 44 euros na Amazon Espanha.

O formato pode parecer estranho, mas acreditem que faz uma diferença substancial a nível de uma utilização mais confortável, pois mantém a mão numa posição bastante mais natural (e o "aspecto estranho" é algo que deixa de se fazer notar de forma quase imediata). Considerando o valor em causa, é um preço extremamente reduzido a pagar pela prevenção de problemas futuros que poderão ser de recuperação bastante mais complicada.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Samsung Galaxy S25 Ultra não resiste a quedas

13-02-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Estamos em 2025 e os testes de queda continuam a ser usados, e o Galaxy S25 Ultra não teve bons resultados se cair com o ecrã virado para baixo.

Apesar dos fabricantes anunciarem orgulhosamente o uso dos vidros "mais resistentes", a verdade é que se continua a manter a verdade imutável de que "o vidro parte". O Samsung Galaxy S25 Ultra foi submetido a mais uma série de testes de queda, desta vez recorrendo a dispositivos motorizados para garantir maior precisão, e os resultados não foram animadores.

Apesar de ter resistido apenas com riscos e ligeiras amolgadelas na estrutura quando caiu de lado, cair de costas estilhaça o vidro traseiro. Mais preocupante é o cenário da queda com o ecrã virado para baixo, que parte o vidro do ecrã, tornando-o completamente inutilizável.


A Samsung equipa o S25 Ultra com o Corning Gorilla Armor 2, e a Corning afirma que este vidro aguenta quedas de até 2.2 metros sobre uma superfície "semelhante a betão". No entanto, a realidade demonstra que essa garantia não é assim tão assegurada, e que basta um pequeno deslize para inutilizar um smartphone topo de gama de custo avultado.

Para quem tem tendência a deixar cair o telemóvel, ou simplesmente se quer precaver contra essa eventualidade, continua a ser fortemente recomendável o uso de uma capa protectora adequada.

App Apple TV chega aos Android

13-02-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou a app Apple TV para smartphones e tablets Android, que já pode ser descarregada da Google Play Store, dando acesso ao serviço Apple TV+ sem necessidade de usar o browser.

Embora tecnicamente a Apple já disponibilizasse a app Apple TV para Android, a mesma só estava disponível para televisores com Google TV. Agora, passa a estar disponível para smartphones e tablets, facilitando o processo de ver os conteúdos do serviço Apple TV+. Os utilizadores podem iniciar sessão com a sua Conta Apple ou criar novas subscrições através do sistema de pagamentos da Play Store.

A subscrição do Apple TV+ tem um custo de €9.99 por mês, estando também incluída no pacote Apple One que junta vários serviços Apple numa única assinatura mensal com mensalidade a começar nos €16.95 por mês.


Apesar da app facilitar o acesso ao Apple TV+ nos Android, há coisas que não estão disponíveis: a app não permite comprar ou alugar filmes na iTunes Store, nem aceder a conteúdos comprados anteriormente e associados à conta utilizada.

Ainda assim, é bom ver a Apple a reconhecer a necessidade de facilitar a vida aos clientes que usem dispositivos da plataforma concorrente, ou até a clientes seus que, por um motivo ou por outro, tenham dispositivos Android em que queiram usufruir dos serviços pelos quais pagam.

|