PlanetGeek

Bitly vai apresentar publicidade nos links curtos

13-02-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Bitly vai começar a apresentar páginas publicitárias antes de redireccionar para os endereços de destino, afectando milhões de links na web.

Embora se esteja longe dos tempos áureos da utilização de serviços de encurtamento de links - que ganharam particular popularidade nos tempos em que o Twitter ainda era o Twitter, e se tinha que poupar o máximo de letras para caberem no limite de tamanho das mensagens - esses links encurtados continuam a existir, espalhados por toda a web.

Agora, o Bitly está a avisar os utilizadores do seu plano gratuito de que vai fazer algumas alterações. Em vez de direccionar os visitantes directamente para o endereço de destino, vai passar a apresentar uma página intermédia com publicidade. Quem quiser evitar esse comportamento terá que optar por uma das modalidades pagas, que começam nos €10 por mês.
No passado já tivemos cenários idênticos, quando alguns serviços de encurtamento de links ameaçaram fechar, o que deixaria que dezenas ou centenas de milhões de links curtos deixassem de funcionar e direccionar para os destinos pretendidos. Desta vez os links ainda se manterão funcionais, mas não deixa de ser uma daquelas alterações que subverte por completo o princípio inicial que fez com que as pessoas utilizassem o serviço. Certamente a maioria delas não optaria por usar o Bitly se soubessem que iria começar a apresentar publicidade, mas é mais um episódio que nos lembra que as coisas na internet podem mudar de um dia para o outro.

Curiosamente, os links curtos do serviço de encurtamento da Google - goo.gl - que encerrou em 2018, irão deixar de funcionar em Agosto de 2025.

Waze vai perder "Beep Beep" e mensagens privadas

13-02-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Waze prepara-se para remover algumas das suas funcionalidades sociais mais directas, incluindo as mensagens privadas e o Beep Beep.

Embora a maioria das pessoas utilize apenas o Waze como app de navegação, os utilizadores de longa data ainda se lembrarão dos seus períodos iniciais em que existia uma maior sensação de "rede social". Um sentimento que era reforçado pela capacidade de se poderem enviar mensagens privadas, e também de enviar "Beep Beep", que fazia apitar o smartphone de outros condutores na estrada, como forma de dar um "toque" amigável a amigos (ou desconhecidos).

Se estão a pensar que isto se poderia tornar num pesadelo, há que referir que estas funcionalidades só estavam disponíveis para utilizadores com registo feito, e que já utilizassem o Waze há algum tempo, para desincentivar uso abusivo.

Mas, estas funcionalidades têm perdido relevância ao longo dos últimos anos, particularmente desde o fim da integração com o Facebook. E apesar o Waze reconhecer que alguns "veteranos" ainda vão dando uso ao Beep Beep, considera que nesta fase a melhor opção é remover toda essa parte, melhorando a qualidade e estabilidade da app sem se ter que preocupar com esses fragmentos de tempos passados.

Apple AirPods Pro 2 a €233

13-02-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para os utilizadores de iPhones que procurarem a máxima qualidade sonora, os AirPods Pro 2 estão disponíveis a preço reduzido nesta época Black Friday.

A Apple teve um papel importante no abandono da ficha dos headphones, incentivando (obrigando) o uso de headphones e earphones Bluetooth (bem, tecnicamente, podemos continuar a usar headphones com cabo, via Lightning ou USB-C). E para tal, lançou uma série de earphone Bluetooth a acompanhar, os AirPods. Destes, o modelo topo de gama são os AirPods Pro 2, que além do cancelamento de ruído também têm Spatial Audio capaz de criar uma experiência sonora 3D que tem em consideração os movimentos da cabeça do utilizador, e na mais recente actualização até podendo servir como "aparelho auditivo" fazendo a análise das capacidades sonoras de cada ouvido.


Os Apple AirPods Pro 2 estão disponíveis por 233 euros na Amazon Espanha.

A autonomia anunciada é de 6 horas para cada sessão, prolongada até às 30 horas com o carregamento na caixa. A caixa pode ser carregada via USB-C ou carregamento wireless MagSafe / Qi, e também conta com localização Find My de alta precisão via UWB e uma pequena coluna que toca um som para facilitar a tarefa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Google Pixel Besties vai centralizar contactos com amigos

13-02-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a preparar um sistema curioso - Pixel Besties - que parece querer centralizar os contactos com os melhores amigos independentemente do serviço de comunicação utilizado.

Hoje em dia vivemos numa era em que não será incomum que se fale com alguns amigos via SMS/RCS, com outros via WhatsApp, outros ainda via Messenger, outros via Discord ou Telegram, e outros ainda via Instagram, ou X, ou qualquer um dos inúmeros serviços e plataformas existentes. Por vezes isso pode causar alguma confusão, particularmente se tivermos amigos com quem se fala em diversas plataformas, e a Google parece querer dar alguns passos para começar a resolver este cenário.

Com o Pixel Besties a Google vai centralizar os contactos em função das pessoas e não dos serviços, fazendo com que a partir daí se possa comunicar com a pessoa independentemente do serviço que é utilizado. Pelo menos numa primeira fase parece estar a ser feita a integração com o WhatsApp (provavelmente tirando partido da obrigatoriedade europeia das grandes plataformas abrirem o acesso a plataformas concorrentes), mas pode ser que seja algo que sirva para incentivar todas as demais plataformas a seguir o mesmo caminho de forma voluntária - ao estilo do que já se teve no passado, em que era possível enviar mensagens entre diferentes serviços, antes das grandes plataformas terem começado a fechar as portas a essas integrações.

Também não deixa de ser curioso que este tipo de coisa já tivesse sido feito no defunto Windows Mobile, que também adoptava uma arquitectura em que se focava nos contactos e permitia a integração de diferentes serviços. Afinal, a Microsoft ainda vai acertando nalgumas coisas, mesmo em produtos que não vieram a ter sucesso.

Oppo Find N5 tem 8.93mm de espessura

13-02-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Depois das expectativas criadas, a Oppo revela a espessura oficial do Find N5, que se fica pelos 8.93 mm de espessura e o torna no dobrável mais fino do mercado.

Como parte da campanha promocional do Find N5, a Oppo tem vindo a revelar detalhes de forma gradual, desta vez revelando informação sobre a espessura e mecanismo da dobradiça. O smartphone terá apenas 8.93 mm de espessura quando fechado, tornando-se o smartphone dobrável mais fino do mercado. Embora a Oppo não tenha divulgado a espessura quando aberto, acredita-se que ficará perto dos 4.2 mm por lado.

Para atingir essa espessura, a Oppo recorreu a uma nova dobradiça "titanium alloy sky hinge" que usa componentes em titânio impressos em 3D e que, segundo a Oppo, permite criar uma dobradiça mais leve e resistente. Esta abordagem ajuda a reduzir o peso e espessura, sem comprometer a durabilidade. Além disso, a Oppo adoptou um sistema com cinco molas e um design em formato de gota de água, que permite enrolar parte do ecrã para dentro e minimizar o vinco no ecrã.
Estas melhorias prometem uma experiência de dobra mais suave e uma maior longevidade do painel, factores importantes para quem gostar de manter os seus smartphone pelo máximo de tempo possível.

Apesar do design fino e da dobradiça complexa, o Find N5 contará com certificação IPX9 de resistência à água, algo inédito num smartphone dobrável. Com o lançamento oficial a uma semana de distância, a Oppo está a posicionar o Find N5 como o smartphone de topo no segmento dos dobráveis. Resta esperar que possa chegar ao mercado com um preço ultra-competitivo.

PJ alerta para phishing com multas falsas

12-02-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Há nova campanha de phishing em nome da ANSR que tenta enganar os condutores portugueses com pedido de pagamento de multas falsas.

A situação está a ser divulgada pela Polícia Judiciária e outras entidades. Como é habitual, a campanha de phishing recorre a técnicas que tentam cativar a atenção das potencias vítimas e fazer com que reajam rapidamente, neste caso fazendo-se passar por um email da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), ameaçando com custo acrescido e perda de pontos na carta de condução se não efectuar o pagamento da "multa" no prazo indicado.

Para aumentar o sentimento de urgência, a mensagem refere que o condutor já falhou as notificações anteriores, e que tem poucos dias para efectuar o pagamento da multa se não quiser ser penalizado.

‼️Atenção a um novo esquema de phishing que utiliza o nome da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) para obter dados bancários.‼️

Inclui link para pagamento alegando que o condutor perde pontos na carta de condução caso não respeite o prazo de pagamento.#Fraude pic.twitter.com/z17z4rhmDc

— Polícia Judiciária (@PJudiciaria) February 12, 2025
Como se pode imaginar, quem decidir clicar no link de pagamento será levado para uma página de phishing que tentará obter informação bancária dos visados.

Resta agora saber se se poderá usar esta campanha como justificação para deixar de pagar multas, dizendo que - tal como alertado pelas autoridades - não nos queremos arriscar a tornar numa vítima de phishing. :)

Wacom renova Intuos Pro com botões rotativos

12-02-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Wacom revelou a renovação da sua linha de tablets gráficos Intuos Pro, tornando-os mais compactos e com botões rotativos configuráveis para maior controlo.

A nova versão Intuos Pro de 2025 transfere os controlos laterais para a parte superior e substitui o touch wheel por botões rotativos mecânicos, proporcionando uma experiência mais natural. Esta é a maior alteração feita desde o lançamento da gama Intuos Pro em 2013.

Disponível em três tamanhos - Small (€269.99), Medium (€399.99) e Large (€549.99) - os novos modelos são mais pequenos e finos, facilitando o seu transporte e arrumação, mas oferecem áreas de desenho maiores. Por exemplo, o modelo Medium mede agora 11.5" x 8.1", contra as 13.2" x 8.5" da versão anterior, mas tem mais espaço activo para desenho.

A maior mudança funcional é a substituição do touch wheel por botões rotativos mecânicos. O modelo Small inclui um desses botões, enquanto os Medium e Large têm dois. As ExpressKeys também foram redesenhadas para um formato redondo mais compacto, com cinco botões no Small e dez nos modelos maiores. Esta nova disposição torna também irrelevante se se é um utilizador canhoto ou destro, já que não há qualquer penalização em favorecer o uso de um lado face ao outro.

Os Intuos Pro 2025 são compatíveis com Windows 10 e macOS 13 ou superior, oferecendo conectividade USB-C com fios e Bluetooth 5.3 sem fios. A autonomia chega às 16 horas com uma carga completa, e os utilizadores podem alternar entre USB e Bluetooth para ligar o tablet a dois dispositivos em simultâneo. São acompanhados da Wacom Pro Pen 3, a mesma caneta usada nos modelos Cintiq Pro e Movink, sendo também compatível com canetas Wacom de gerações anteriores e stylus EMR de marcas como a Pilot, LAMY e Staedtler.

Notícias do dia

12-02-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Apple apresenta Beats Powerbeats Pro 2 com frequência cardíaca; WhatsApp prepara descrições para os participantes; uTag permite usar Samsung SmartTags em qualquer Android; Wintergatan está de regresso com mecânica melhorada para a sua máquina musical; e Brave com injecção de JavaScript personalizado nos sites ao estilo do GreaseMonkey.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

YouTube mais visto em televisores que smartphones

O CEO do YouTube, Neal Mohan, revelou que já há mais pessoas a verem YouTube nos seus televisores do que nos smartphones (nos EUA). Algo que se torna num marco importante, sinalizando a importância e relevância que o YouTube conquistou ao longo dos anos.

Para os criadores, significará também que poderá não ser suficiente apostarem nos vídeos curtos destinados a serem vistos rapidamente nos smartphone, havendo todo um mercado crescente de oportunidades para conteúdos pensados para serem vistos num ecrã de grandes dimensões enquanto se está confortavelmente sentado num sofá (apenas interrompidos pelo desconforto da publicidade crescente que o YouTube vai injectando).


TikTok lança app Android fora da Play Store

Na sequência da remoção da app da Play Store e App Store nos EUA - e sem prazo previsto para que a situação de potencial aquisição por uma empresa norte-americana fique resolvida - o TikTok avança por agora com a disponibilização das apps TikTok e TikTok Lite para Android, fora da Play Store da Google.

Os utilizadores terão que activar as permissões para instalação de apps fora da Play Store, mas tirando isso, é o processo a que muitos já estão habituados. Curiosamente, com todas as preocupações dos EUA quanto aos hipotéticos riscos do TikTok, estas versões de distribuição directa nem sequer têm que cumprir com as regras da Google, significando que teriam total liberdade para recolher ainda mais informações sobre os utilizadores, se assim desejassem.


IFTTT com Threads

Demorou, mas o IFTTT finalmente ganha integração com o Threads, facilitando a criação de automações na rede social aberta da Meta.

Entre algumas das "receitas" disponíveis temos coisas como: republicar as publicações do Threads no X, guardar as publicações feitas no Threads numa folha Google Sheets, republicar novos vídeos do YouTube no Threads, e muito, muito mais. Sendo que, como sempre, a grande vantagem é poder criar-se as automações à medida das necessidades de cada um.

Agora só fica a faltar a integração com o Bluesky.


Civilization VII vai ter versão VR

Os fãs da saga Civilization vão ter a oportunidade de jogar o mais recente Civilization VII da forma mais imersiva até à data, com a versão VR/XR para os óculos Quest.

Os jogadores poderão ver o campo de jogo totalmente imersos num museu virtual, ou sobreposto em suas próprias casas, com os demais jogadores em seu redor, visualizados de acordo com as civilizações escolhidas.

O jogo foi também ajustado para que as sessões de jogo sejam mais rápidas, para minimizar o potencial efeito de desconforto de usar óculos VR durante longos períodos.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro satélite GPS foi o Navstar 1, lançando em 1978 e fazendo parte de um lote de 11, com um deles a ter um lançamento falhado. O seu objectivo foi funcionar como teste para a segunda geração de satélites que foi lançada em 1989.

SSD externo Crucial X9 2TB a €132

12-02-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Ideal para transportar até 2 TB de dados de forma rápida e compacta, ou para ser usado em aplicações onde pens USB ou cartões de memória não sejam adequados, este SSD externo Crucial X9 apresenta-se como solução eficiente e económica.

Há situações onde uma pen USB ou cartão de memória servem para transferir ou armazenar dados; outros casos há onde será conveniente optar por um suporte mais fiável e / ou de maior velocidade. Este SSD externo Crucial X9 vem com ficha USB-C e está disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB e 4 TB, mediante as necessidades.
O SSD externo Crucial X9 de 2 TB está disponível por 132 euros na Amazon Espanha. Também têm a versão de 1TB, mais económica.

As velocidades de transferência anunciadas são de 1050 MB/s, mais de que adequadas para a maioria dos utilizadores, facilitando o processo de transferência de centenas de gigabytes sem grande desespero. De resto, temos ainda o descanso adicional de ser um SSD que utiliza memórias flash da Micron, o que também serve para dar alguma confiança quanto à sua fiabilidade e longevidade.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Wintergatan está de regresso com mecânica melhorada para a sua máquina musical

12-02-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A banda sueca Wintergatan está de regresso com melhorias mecânicas para as suas máquinas musicais.

Há mais de uma década que os Wintergatan nos têm maravilhado com as suas "estrambólicas" máquinas musicais, e que se têm tornado cada vez mais complexas ao longo dos anos.

Desta vez, partilham connosco uma evolução que demorou quase uma década a ser conseguida, e que finalmente permite transforma uma força motriz humana, com ritmo e potência variável, num movimento rotativo com velocidade constante, essencial para que uma máquina musical mantenha a sua cadência sem variações.


Numa analogia com as bicicletas, é um sistema mecânico que faria com que uma bicicleta circulasse sempre a velocidade constante, independentemente do ciclista pedalar com maior ou menor cadência.

Google I/O 2025 com puzzle de lasers e espelhos

12-02-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Para revelar a data do Google I/O 2025 a Google desafia os curiosos com um puzzle de lasers e espelhos.

Já é tradição que, antes de revelar a data do seu evento Google I/O, seja lançado um desafio. Este ano, para o Google I/O 2025, o puzzle assume a forma de um intrigante jogo de lasers e espelhos chamado Prism Shift.

Começando de forma bastante simples, o desafio é fazer com que um feixe luminoso chegue ao ponto de destino, e para tal temos várias peças à disposição, começando por espelhos que podem ser rodados. Isso num fase inicial, ao longo dos níveis a dificuldade vai aumentando, e passamos a ter lasers de diferentes cores, separadores de feixes, prismas que separam as cores, filtros coloridos, lanternas, e mais.
Por muito que se goste deste tipo de puzzles, não irá demorar para que cheguem a níveis que começam a precisar de algum tempo para serem superados - e digo isto nem sequer tendo chegado aos níveis mais complexos.

O que é certo é que, ao estilo dos Google Doodles interactivos, este puzzle irá certamente roubar alguns minutos (ou bastante mais) a todos os que não resistirem a este tipo de desafios.


Actualização: O Google I/O 2025 realiza-se a 20 e 21 de Maio.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €20

12-02-2025 | 13:25 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 20 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 12% aplicado no checkout.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Beats Powerbeats Pro 2 com frequência cardíaca

12-02-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Beats apresentou os Powerbeats Pro 2, a nova geração dos seus earphones Bluetooth desportivos, mais leves e com monitorização da frequência cardíaca.

Com uma estrutura de liga de níquel e titânio nos ganchos e um acabamento em borracha, os Powerbeats Pro 2 são 20% mais leves do que a geração anterior, o que em combinação com a monitorização da frequência cardíaca, os torna ainda mais adequados para acompanhar os treinos. A caixa de carregamento também foi remodelada, sendo 33% mais pequena e com suporte para carregamento sem fios Qi.

O grande destaque desta versão é o sensor óptico integrado, que mede o fluxo sanguíneo em tempo real para monitorizar a frequência cardíaca. Os dados podem ser partilhados com apps de fitness e são (obviamente) integrados na app Saúde da Apple. A qualidade de som também foi melhorada.


Os Powerbeats Pro 2 usam o mesmo chip H2 da Apple usado nos AirPods Pro 2, disponibilizando todas as funcionalidades avançadas: Cancelamento Activo de Ruído (ANC), Modo Transparência e áudio espacial com rastreamento de movimento da cabeça. Também incluem Adaptive EQ, que ajusta o som com base no formato do canal auditivo, embora só quando o modo ANC ou o Modo Transparência estão desligados. Os auriculares também oferecem áudio lossless de baixa latência quando emparelhados com os Apple Vision Pro.

A autonomia é de 8 horas por carga (36 horas totais com a caixa) com ANC ligado, aumentando para 10 horas por carga (45 horas com a caixa) com ANC desligado. Os Powerbeats Pro 2 ficam disponíveis a 13 de Fevereiro, com um preço de 299.95 euros, nas cores Jet Black, Quick Sand, Hyper Purple e Electric Orange.

Yangwang U9 faz volta autónoma em circuito

12-02-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD continua a promover o seu supercarro Yangwang U9, desta vez demonstrando as suas capacidades autónomas num circuito.

O Yangwang U9 continua a dar que falar. O supercarro eléctrico da marca de topo da BYD já demonstrou ser capaz de superar os 390 km/h e fazer um tempo de 7m17s no Nurburgring, mas desta vez a demonstração foca-se nas capacidades autónomas, demonstrando-o num circuito sem qualquer pessoa ao volante.

Infelizmente, o vídeo revela poucos detalhes técnicos concretos, e não é propriamente novidade ter sistemas autónomos a fazer condução em circuito - que tem toda a sua série de particularidades mas não se aproxima da complexidade da condução autónoma em estradas locais. Também não me parece que supere a demonstração mais impressionante do Yangwang U9 a saltar sobre buracos na estrada. De qualquer forma, poderá ser atractivo para quem estiver a pensar comprar o carro e quiser experimentar dar uma volta a alta-velocidade num circuito sem se ter que preocupar em conhecer os pontos de travagem e aceleração (provavelmente arrisca-se a sair enjoado, como tantas vezes acontece em que vai dar uma volta ao lado de um piloto profissional).


Por enquanto o Yangwang U9 só tem estado a ser comercializado na China, com preço de cerca de 200 mil euros.

Tablet Teclast M50 90 Hz a €117

12-02-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do M50 original e do modelo Pro, temos agora o tablet Teclast M50 de 90 Hz.

O Teclast M50 vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1280x800) a 90 Hz, CPU Unisoc T606 octa-core, 6 GB de RAM (14 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 4 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 14 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast M50 está disponível por 117 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 35 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple deixa transferir compras de uma conta para outra

12-02-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou uma funcionalidade que permite transferir compras de uma conta secundária para a conta principal, desde que se cumpram as condições - e que por agora ainda não fica disponível na UE.

A Apple lançou uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores unificar as compras digitais feitas em duas contas Apple diferentes. Esta opção parece ter sido especificamente concebida para quem tem uma conta iCloud principal e criou uma conta secundária para a compra de conteúdos, como apps, músicas, livros, séries e filmes, e as quer combinar na sua conta principal.

Para transferir as compras, é necessário iniciar sessão com ambas as contas num iPhone ou iPad, garantindo que cumprem os requisitos da Apple, como ter a mesma região configurada, activar a autenticação de dois factores e não ter saldo ou alugueres activos na conta secundária. Após a migração, a conta iCloud torna-se a principal, combinando as funções da conta secundária, deixando esta última de poder ser usada para novas compras.

O processo pode ser iniciado através da app Definições, acedendo a Média e Compras, seleccionando Ver Conta e escolhendo Migrar Compras. Todos os métodos de pagamento e subscrições associadas à conta secundária serão transferidos automaticamente para a conta principal. Além disso, a lista Up Next do Apple TV e os dados da biblioteca de podcasts da conta secundária irão substituir os conteúdos da conta principal.

Ou seja, o intuito é apenas resolver o problema de quem tem duas contas e as quer agrupar numa só, e não facilitar o processo de transferir conteúdos para contas de amigos ou familiares. Também não resolve o problema de quem criou uma conta numa região diferente (por exemplo, os EUA) para ter acesso a apps que não estivessem disponíveis no seu país, pois ambas as contas têm que usar a mesma região. De qualquer forma, por agora, esta processo de migração de contas não fica disponível na União Europeia nem no Reino Unido.

WhatsApp prepara descrições para os participantes

12-02-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp prepara-se para deixar que cada utilizador indique uma descrição relativamente à sua função ou identificação nos grupos.

Demorou, mas o WhatsApp parece finalmente estar a trabalhar no sentido de resolver um problema recorrente, o de saber "quem é quem" nos grupos de maior dimensão.

Por agora apanhado na versão beta, a funcionalidade member label permite que cada utilizador defina uma descrição para si mesmo, que poderá ser usada para indicar a sua função num grupo, ou facilitar a sua identificação, e que poderá ser definida de forma independente para cada grupo.
Isto permitirá, por exemplo, que a mesma pessoa possa identificar-se como "treinador" num grupo de treino, e como "pai do Joaquim" num grupo referente à turma do seu filho.

Sendo eu uma pessoa que tem péssimo jeito para nomes, mal posso esperar para que estes member labels seja lançado como funcionalidade oficial para todos - e que as pessoas lhe dêem uso.

How to Implement a PHP Fingerprint Attendance System Using WebAuthN Web Authentication Standard

12-02-2025 | 03:53 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
WebauthN is a standard specification aimed at defining the authentication of Web application users using FIDO credentials provided by devices like fingerprint readers.

This package provides a PHP implementation of the WebAuthn specification. It allows users to authenticate with a PHP application using a digital fingerprint reader without entering user passwords.

Brave com injecção de JavaScript personalizado nos sites

11-02-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O browser Brave Browser ganha nova funcionalidade avançada chamada "custom scriptlets", que permitindo injectar JavaScript em sites para a sua personalização e alteração.

Disponível a partir do Brave 1.75 para desktop, estes custom scriptlets oferece um nível de controlo que já será conhecido dos utilizadores das extensões TamperMonkey, GreaseMonkey, e StyleBot.

Com os custom scriptlets, é possível modificar páginas para melhorar a privacidade, segurança e usabilidade. Para privacidade, os scripts podem bloquear trackers e substituir o Google Analytics por uma versão inofensiva. Para personalização, podem ocultar pop-ups, forçar modo escuro, alterar fontes ou até activar scroll infinito. A nível de usabilidade, permitem bloquear o autoplay de vídeos, criar atalhos de teclado e desbloquear restrições de clique direito. Mas, na prática, não existem limites ao que se pode fazer, deixando que cada utilizador possa transformar um site web naquilo que ache mais adequado para si.
Para activar esta funcionalidade, os utilizadores devem habilitar o Modo de Programador em Shields > Content Filtering, acedendo a brave://settings/shields/filters. Depois, podem adicionar novos scriptlets manualmente. O Brave alerta para o risco de usar código desconhecido, pois pode comprometer a privacidade ou causar falhas em websites.

Os scriptlets seguem uma sintaxe de regras semelhante a bloqueadores de anúncios como o uBlock Origin e AdGuard, e os utilizadores podem até subscrever listas de filtros pré-existentes para automatizar modificações. Curiosamente, estes custom scriptlets tinham sido criados originalmente para auxiliar a equipa do Brave a testar o adblocker do Brave, mas a ferramenta é tão útil que decidiram disponibiliza-la a todos os utilizadores.

uTag permite usar Samsung SmartTags em qualquer Android

11-02-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Um developer independente criou a app uTag que permite utilizar as SmartTags da Samsung em qualquer smartphone Android.

Apesar do sistema Android ser predominantemente "aberto", há muitas coisas que continuam a ser bastante fechadas. É isso que acontece com os localizadores SmartTags da Samsung, que oficialmente apenas funcionam com smartphones Samsung. Para resolver isso, Kieron Quinn criou a app Utag, que permite utilizar as SmartTags em qualquer smartphone Android.

A app oferece praticamente todas as funcionalidades do sistema de rastreamento da Samsung, incluindo partilha de localização, alertas quando um SmartTag é deixado para trás, activação do toque sonoro para a sua localização, e histórico de localização. Além disso, é a primeira app de terceiros a suportar localização precisa por Ultra Wideband (UWB) em dispositivos não Samsung - algo que nem a app Find My Device da Google consegue fazer actualmente. Inclui também uma funcionalidade ausente na app oficial da Samsung: a verificação automática de SmartTags desconhecidos nas proximidades. Enquanto o SmartThings apenas permite pesquisas manuais, a uTag faz scans periódicos em background e alerta o utilizador se detectar um SmartTag desconhecido.
Infelizmente, há coisas que continuam a ter que ser feitas na app SmartThings - sendo instalada uma versão modificada para que corra em smartphones não-Samsung - e continua a ser necessário iniciar sessão com uma conta Samsung para aceder às APIs necessárias. O criador da app considera que o facto da app ser disponibilizada como open-source será garantia suficiente para que os utilizadores não tenham receio de introduzir as suas credenciais numa app não-oficial, mas será sempre algo a ter em conta.

|