PlanetGeek

How to Perform a WordPress Backup and Restore Process with a Free PHP Tool that Does Not Require a WordPress Plugin to Be Installed

26-04-2024 | 13:10 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
WordPress is a popular content management publication tool used by many site owners.

The popularity of WordPress made it a preferred target of people who want to abuse WordPress sites to perform illegal actions like, for instance, altering the WordPress site pages to promote products of other businesses.

When that happens it is always a good idea to have a backup copy of the WordPress site data to restore very quickly and revert the damage caused by abusers.

Read this short article to learn how to use the Backup4WP PHP tool to take a backup copy and restore WordPress site data without installing a WordPress plugin.

Plugin WP Automatic para WordPress deixa sites em risco

25-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores descobriram uma vulnerabilidade crítica no plugin WP Automatic para WordPress, e já foram detectados milhões de ataques que a tentam explorar.

O plugin WP Automatic facilita a automação da importação de conteúdos de diferentes origens e a sua publicação num site WordPress. No entanto, falhas no sistema de autenticação permitem que um atacante consiga injectar comandos SQL que modificam a base de dados do site, possibilitando a criação de contas de administrador com todas as permissões - uma vulnerabilidade que recebeu um grau crítico de 9.9/10.

Depois do atacante obter acesso total ao site, segue-se a instalação de código adicional que tenta assegurar o acesso permanente ao site mesmo que o legítimo dono tente eliminar as contas criadas. Por agora, o que é recomendado é que tente detectar se foi alvo de um ataque usando este vector de entrada, procurando por contas de administração com nome começado por "xtw" e novos ficheiros com nomes web.php e index.php; e que se faça a actualização do plugin para a versão 3.92.1 ou mais recente.

O sistema de análise WPScan da Automattic (não confundir com o plugin com nome idêntico) já detectou mais de 5.5 milhões de ataques que tentam aproveitar-se desta vulnerabilidade, sendo que o plugin em causa é actualmente utilizado em mais de 30 mil sites WordPress.

Como é habitual nestas coisas, o melhor é assumir que ser alvo de um ataque deste tipo não é uma questão de "se" mas sim de "quando", e por isso manter uma política saudável de backups que, a qualquer momento, permita repor o site no menor espaço de tempo.

Canonical lança Ubuntu 24.04 LTS - Noble Numbat

25-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Ubuntu recebe a mais recente geração LTS - Ubuntu 24.04 LTS Noble Numbat - ideal para quem gosta de manter um sistema estável por vários anos.

As edições LTS (Long Term Support) têm sido lançadas a cada dois anos, e contam com até 5 anos se actualizações garantidas e 10 anos de actualizações de segurança (que agora passaram a 12 anos no 24.04). São, por isso, as versões ideais para quem não aprecia ter que andar a saltar de versão a cada ano e dá prioridade a ter um sistema funcional por longo prazo.

Para o Ubuntu 24.04 LTS Noble Numbat a Canonical tem muitas novidades, passando por melhorias a nível da instalação (e com instalação minimalista, deixando que seja o utilizador a posteriormente escolher o que quer usar), novo App Center para gerir as apps instaladas, uso do mais recente Gnome 46 e Kernel Linux 6.8, gestor de actualizações de firmware, painel Quick Settings para rápido acesso aos controlos WiFi / Bluetooth / desempenho / nocturno / etc., gestor de ficheiros Nautilus renovado e mais rápido, suporte nativo para VPNs WireGuard, e muito mais.
Como sempre, o Ubuntu está disponível gratuitamente, e podem optar por o experimentar antes de o instalar definitivamente. Também estão disponíveis as variantes habituais, como o Xubuntu, Kubuntu, etc.


Monitor portátil Arzopa S1 15.6" USB-C a €101

25-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Expandir a área de trabalho - ou de lazer - de um computador, portátil ou consola, é mais fácil e económico que nunca. Com monitores portáteis USB-C, basta um único cabo para resolver o problema.

Hoje em dia é possível comprar monitores a preços bastante reduzidos; mas nalguns casos é mais conveniente ter algo que se possa transportar para qualquer lado com facilidade. É precisamente para esses casos que monitores USB-C como este monitor portátil Arzopa S1 de 15.6" se tornam numa solução atractiva.
Neste caso, o modelo Arzopa S1 15.6" Full HD USB-C está disponível por 101 euros na Amazon Espanha. Também está disponível uma versão gaming G1 de 144Hz.

Para além da ligação USB-C, estes monitores também permitem a ligação tradicional via HDMI e mini-HDMI, pelo que se tornam apropriados para um vasto conjunto de cenários, quer seja para expandir o ecrã de um portátil, tablet ou smartphone, ou meramente para usar como um ecrã portátil para se ligar a um media-player ou consola de jogos para facilitar a sua utilização sem necessidade de um televisor ou monitor convencional por perto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

How to Use a PHP API Generator to Create an API to Access Laravel Model Class Objects

25-04-2024 | 15:24 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many PHP developers are working on creating APIs to provide access to services that they developed to be consumed by mobile applications or sites or applications implemented by other developers.

A part of the PHP API developers use Laravel to develop their APIs.

Check this package to learn how to quickly generate the code for an API that accesses a model class created with Laravel to manipulate objects of that model class.

Google Photos prepara prazo configurável para eliminar o lixo

25-04-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Google parece estar a preparar novas opções para o prazo de eliminação automática das fotos no lixo.

Actualmente, o Google Photos aplica um prazo de 60 dias para auto-eliminação do lixo no caso de fotos com backup na cloud, e de 30 dias para as fotos sem backup (uma lógica que me parece invertida, mas quem sou eu para duvidar das opções feitas pelos especialistas da Google). Mas isso poderá em breve ser alterado.

Referências no Google Photos revelam que a Google está a preparar-se para permitir diferentes prazos para a eliminação automática do lixo, o que faz antever que seja possível optar por uma eliminação mais rápida, ou talvez permitir que por lá permaneçam durante mais tempo.

<string name="photos_trash_ui_empty_state_caption_configurable">
{count, plural, =1{Items in the trash are deleted after # day} other{Items in the trash are deleted after # days}}
</string>

O texto que até agora era um texto fixo com a indicação dos prazos, está a ser substituído por um texto que permite apresentar um número de dias dinâmico e configurável.

Pessoalmente, entre todas as mil e uma coisas a que a equipa do Google Photos se poderia dedicar para melhorar o serviço, não me parece que alterar o prazo de eliminação das fotos seja algo que sequer fizesse parte da lista. O objectivo do "lixo" será apenas permitir que se evite perder alguma foto que se tenha eliminado por acidente, não me parecendo que exista grande necessidade de se poder mudar isso para 15, 30, 60, ou 90 dias. Quem desejar eliminar imediatamente as fotos também já tem a opção de poder esvaziar o lixo manualmente, a qualquer momento, se assim o entender.

Google Calendar facilita mudança de mês

25-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Calendar está a testar indicadores do mês, tornando mais fácil saltar rapidamente para outras datas.

Passados todos estes anos, a Google parece finalmente reconhecer que quando se está no modo de visualização Agenda, que mostra o calendário mensal no topo e os eventos na parte inferior, poderia não ser imediato para os utilizadores saberem como mudar para outro mês. Especialmente para quem usa diferentes apps, este modo obriga quase sempre a um processo de tentativa e erro para descobrir como se passa para o mês seguinte ou anterior, será com um gesto de deslizar para esquerda e direita, será que é deslizar para cima e para baixo? Para piorar, quem tocar no nome do mês, pensando que teria acesso a uma forma rápida de mudar de mês, apenas terá como efeito compactar e esconder a visão do calendário, o que poderá não ser o comportamento esperado por alguns utilizadores.

A Google parece querer resolver isso com a apresentação visual dos meses na parte inferior do calendário, o que não deixa margens para dúvidas.
Esta alteração também permite que rapidamente se salte para qualquer mês sem necessidade de andar a deslizar continuamente, facilitando uma rápida inspecção dos eventos em diferentes meses.

Infelizmente, por agora é algo que parece estar a ser activado para poucos utilizadores, pelo que que é provável que seja algo que a Google ainda esteja a testar e a avaliar se efectivamente é usado pelos utilizadores. Pelo que será necessário aguardar para ver chegará a todos.

Garry's Mod remove tudo relacionado com Nintendo

25-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O popular jogo sandbox Garry's Mod vai retirar todos os elementos relacionados com a Nintendo, a pedido da empresa.

Estando quase a celebrar o 20° aniversário, o Garry's Mod é um jogo "sandbox" que permite que sejam os jogadores a criar os seus próprios jogos e elementos (tal como o Roblox, que também foi lançado em 2006).

O jogo conta com mini-jogos com todas as temáticas que se possam imaginar, e entre elas estão muitas coisas referentes ao universo Nintendo. Uma simples pesquisa por "Nintendo" no Garry's Mod Steam Workshop revela 44 páginas de resultados, e uma pesquisa por "Mario" devolve mais de 180 páginas de resultados. Resultados de coisas que agora terão que ser removidas.

A Facepunch Studios, criadora do jogo, opta por manter uma postura pacífica, relembrando que sendo conteúdos cujos direitos são detidos pela Nintendo, e que por isso estão no seu direito pedir a sua remoção. Confirma também que o pedido veio mesmo da Nintendo, para evitar as dúvidas de que pudesse ter sido um falso pedido de remoção de conteúdos - coisa que também já tem acontecido. Uma postura disputada por alguns jogadores, que dizem que o estúdio deveria ter recusado a remoção; mas os casos passados mostram que a Nintendo raramente está para brincadeiras quando se trata a proteger as suas coisas, e não haveria grandes hipóteses de vitória.

O último apelo do estúdio é que, havendo quase 20 anos de conteúdos que terão que ser inspeccionados, agradecerá que os criadores de conteúdos de coisas relacionadas com a Nintendo dêem uma ajuda e removam as suas coisas do Garry's Mod para acelerar o processo.

Google Meet ganha transferência entre dispositivos

25-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Da próxima vez que quiserem passar uma chamada no Google Meet do computador para o smartphone, ou vice-versa, poderão fazê-lo sem ter que desligar.

É incrível que, com tantas décadas de tecnologia, ainda agora se continue a assistir à falta de funcionalidades básicas e práticas que há muito se esperaria estarem implícitas em certo tipo de serviços. Relembrando a velha máxima do "mais vale tarde do que nunca", a Google adiciona uma dessas coisas ao Google Meet.

Até agora, quem estivesse numa chamada Google Meet no computador e a quisesse transferir para o seu smartphone (ou em sentido inverso), tinha que desligar a chamada no equipamento actual e juntar-se novamente à chamada no novo dispositivo. Mas isso deixa de ser necessário com a nova função de transferência "Switch here" que passa o utilizador directamente para o novo dispositivo sem necessidade de interromper a chamada ou video conferência.

Não menos interessante, também é possível manter a chamada activa em dois dispositivos simultaneamente (Other joining options -> Join here too) o que poderá ser vantajoso nalgumas circunstâncias.

Esta funcionalidade fica disponível no Google Meet para Android, iOS e na web, e fica disponível para todos os clientes Google Workspace assim como utilizadores com contas Google gratuitas, ao longo das próximas semanas.

GitHub e GitLab permitem alojar malware em repositórios oficiais

24-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Devido à forma como gerem os comentários, tanto o GitHub como o GitLab permitem que atacantes disponibilizem malware que aparenta estar nas páginas oficiais de projectos legítimos.

Atacantes têm estado a tirar partido de uma falha no GitHub e GitLab, que permite distribuir malware com URLs aparentemente legítimos que podem convencer as vítimas de que se trata de programas de confiança.

Se alguém partilhasse um ficheiro que tivesse um link como os que se seguem, seria bastante provável que lhe atribuíssem um valor relativamente elevado de credibilidade.
  • https://github[.]com/microsoft/vcpkg/files/...
  • https://github[.]com/microsoft/STL/files/...
O problema é que estariam a ser engandos, pois esses ficheiros poderão ser malware, sem qualquer relação com (neste caso) a Microsoft, ou eventualmente qualquer outra empresa ou projecto com que pareçam se identificar.

A falha, que afecta o GitHub e também o GitLab deve-se à forma como estas plataformas gerem os comentários. Quando alguém deixa um comentário com um ficheiro anexado, a plataforma cria um endereço virtual para esse conteúdo que indica estar associado à página de projecto onde foi feito.
Para piorar a situação, estes links são criados mesmo no caso de comentários que são feitos em draft e não são publicados, nunca ficando visíveis para os responsáveis da página. E mesmo no caso de comentários que sejam publicados e posteriormente eliminados, os anexos continuam a manter-se acessíveis com os links enganadores.

Aliás, os responsáveis pelos repositórios não têm, por agora, qualquer forma de evitar esta situação a não ser desactivar os comentários por completo - uma opção radical que também teria impacto negativo a nível de comentários legítimos e contribuidores para o projecto.

Por agora as plataformas têm estado a remover o malware que vai sendo reportado, caso a caso, mas será inevitável que tenham que arranjar uma solução mais adequada antes que comecem a ser inundados por malware em larga escala. Uma solução simples e rápida será simplesmente atribuir um URL diferente aos anexos dos comentários, como https://github[.]com/comments/files/..., que revelaria desde logo a origem do ficheiro, evitando a associação a qualquer empresa ou projecto de forma enganadora.

VW revela ID.Code - mas só para a China

24-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A VW está a preparar uma sub-marca mais jovem e dinâmica - ID.UX - que se irá focar no mercado chinês com modelos como o ID.Code.

Por agora apenas um protótipo para ir atraindo as atenções, o ID.Code apresenta-se como um carro com design bastante apelativo, com linhas que fazem lembrar os modelos da Porsche. Um modelo que tenta reacender o interesse pela marca no mercado chinês, onde a VW tem tido imensa dificuldade em atrair clientela (nem o ID.7 a metade do preço tem tido sucesso) e onde viu a BYD ascender ao topo das vendas acabando com o seu reinado de quase duas décadas.

Infelizmente, a VW muito se tem dedicado às promessas e não aos actos. O ID.1 de 20 mil euros continua a ser uma miragem eternamente adiada, e tendo em conta o não cumprimento de outras promessas, já nem haverá muitos que as levem a sério (ao estilo das promessas de Elon Musk relativas ao FSD).

Por esta altura já começo a imaginar se a VW não se tornará numa nova "Nokia", em que os seus carros - pelos menos na China - sejam fabricados por alguma marca chinesa, como a Xpeng ou a BYD, e apenas aplique o emblema da VW no final.


Notícias do dia

24-04-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla lança novo Model 3 Performance; Apple corta produção dos Vision Pro para metade; MS lança publicidade no Start Menu do Windows 11; Steam acaba com reembolsos abusivos no Early Access; e GPT-4 pode tirar trabalho aos hackers conseguindo criar exploits através da leitura dos relatórios de segurança.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Musk quer usar Teslas para computação distribuída

Elon Musk não parece ter planos de alguma vez concretizar a promessa de fazer com que os automóveis da Tesla ganhassem dinheiro para os seus donos a fazerem serviço de táxi autónomo, mas parece estar interessado em aproveitar o poder computacional. Ao estilo de projectos como o Folding@home, que permitem que qualquer pessoa deixe o seu computador a trabalhar de forma voluntária para fazer cálculos, Musk imagina um futuro onde os milhões de automóveis Tesla possam ser usados para ajudar em terefas de computação intensiva.

A grande questão é, em que termos é que isso seria feito, e de que forma é que os donos dos carros seriam recompensados por isso? Se alguns até poderiam não se importar de fazer tal "donativo" a um dos homens mais ricos do mundo, outros certamente não veriam com bons olhos estar a pagar por electricidade para fornecer esse serviço gratuitamente para a Tesla (mesmo se, para todos os efeitos, acabam por já o fazer, ao fornecerem dados sobre a condução e imagens recolhidas).


Qualcomm Snapdragon X Plus e X Elite

A Qualcomm está determinada a avançar finalmente para o mercado "PC" com os seus chips Snapdragon X Plus e Snapdragon X Elite, chips ARM que começarão a surgir em portáteis Windows nos próximos meses, e que chegam numa altura crítica em que a MS também precisa desesperadamente de ter máquinas capazes de fazer frente aos portáteis da Apple em termos de desempenho, autonomia e eficiência.

O Snapdragon X Plus será destinado aos portáteis mais baratos, sendo um chip com 10-cores (3.4 GHz), 42 MB de cache, Adreno GPU de 3.8 TFLOP, NPU de 54 TOPS (Tera operations per second), e suportando memória LPDDR5x. Os Snapdragon X Elite, com 12-cores, podem chegar aos 3.8 GHz (4.2 GHz em modo boost dual-core). Curiosamente, para estes chips a Qualcomm opta por cores idênticos em vez de os segmentar em cores de alto-desempenho e cores de alta-eficiência como tem sido habitual; dizendo que estes cores superam a eficiência dos chips concorrentes da Apple, Intel e AMD, e que não é preciso adoptar cores especializados. Promessas que têm sido duramente disputadas, havvendo acusações de que a Qualcomm está a fazer batota.


Europa reforça direito à reparação

A UE deu mais um passo importante no "direito à reparação" que visa tornar mais apelativa e acessível o uso das reparações e garantias por parte dos consumidores europeus.

Além do período mínimo de garantia por dois anos, qualquer reparação feita neste período prolongará a garantia por mais um ano. No período pós-garantia, as reparações deverão ser fornecidas a custo aceitável e justo, para que não se tornem numa forma indirecta de obrigar os consumidores a comprarem produtos novos. Os fabricantes também não podem impedir que as reparações sejam feitas em lojas não oficiais ou usando peças de marcas alternativas; mantendo-se a necessidade de disponibilizarem peças durante 5 a 10 anos dependendo do tipo de produto. Também será criada uma plataforma online que facilite encontrar locais para reparação, produtos usados, e até pessoas que tenham comprado produtos defeituosos que tenham programas de recolha / substituição.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Apesar dos LEDs nos acompanharem há décadas, os primeiros LEDs de cor azul só surgiram na década de 90, com esse esforço a ser recompensado em 2014 com a atribuição do prémio Nobel da Física ao trio de cientistas que os criaram: Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura.

Teclast P40HD 4G a €109

24-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do P20HD temos mais um tablet da Teclast que chega com características imbatíveis a um preço reduzido: o P40 HD com 4G.

O Teclast P40HD vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1920x1200) com touch a 120 Hz, CPU Unisoc T606 octa-core, 8 GB de RAM, 128 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 5MP e 2MP, conectividade 4G LTE dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, corpo de meta, bateria de 6000 mAh e Android 13.
Com tudo isto, este Teclast P40HD 4G está disponível por apenas 109.99 euros na Amazon Espanha - usar cupão de desconto de 50 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" barato mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como interface de intercomunicação, ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Mercedes apresenta G-Class eléctrico

24-04-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O icónico jipe "quadradão" da Mercedes, o Classe G, ganha uma versão 100% eléctrica.

Acompanhando os tempos, a Mercedes criou uma versão 100% eléctrica do seu jipe G, mas que mantém todos os atributos que têm permitido a este modelo superar as décadas sem grandes alterações visuais.

O Classe G eléctrico vem com quatro motores eléctricos com potência total de 432 kW, e um monstruoso binário de 1164 Nm. O chassis mantém as capacidades todo-o-terreno que os fãs poderão apreciar (mesmo se poucos o deverão levar para fora da estrada), e a sua bateria de 116 kWh conta com uma placa de protecção de material compósito na parte inferior do veículo, com 26 mm de espessura, para assegurar que resiste a abusos extremos. Tendo em conta o seu design pouco aerodinâmico e peso, a autonomia anunciada é de 473 km (WLTP). Ainda assim, acelera de 0 a 100 km/h em apeans 4.7 segundos, e tem velocidade máxima limitada electronicamente a 180 km/h.
Com os seus quatro motores, o EQG / G 580 também consegue rodar sobre si mesmo para girar 360°, naquilo que a Mercedes chama G-Turn, mas só em terra / gravilha / neve; e disponibiliza vários modos optimizados para todo terreno, para superar obstáculos a baixa velocidade. Por outro lado, a Mercedes não consegue evitar os toques de nostalgia, disponibilizando o som G-Roar que evoca o ruído de um motor V8.
Infelizmente, este é um dos casos em que a electrificação e simplificação mecânica não se traduz em vantagem económica para os clientes no momento da aquisição. O EQG vai ter preço base a começar nos 142 mil euros (mais caro que as versões a combustível) com a versão de lançamento a ir para os 192 mil euros.


What Are PHP Projects Artificial Intelligence Opportunities and Challenges to Improve Development Efficiency

24-04-2024 | 14:00 | Manuel Lemos

By Ahmed Abdulla
PHP is a popular programming language used mainly to develop Web sites, applications, and APIs.

Using artificial intelligence in PHP projects can help improve development efficiency in several ways.

Read this short article to learn about the opportunities and challenges of using artificial intelligence tools and APIs to improve the efficiency of PHP project development.

Steam acaba com reembolsos abusivos no Early Access

24-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Valve ajustou a sua política de reembolsos para acabar com os pedidos abusivos nos jogos Early Access e Advanced Access.

Há quase uma década a Valve implementou um sistema de reembolsos que permitia que os jogadores obtivessem a devolução do valor pago desde que o pedido fosse feito num prazo de 14 dias e se não tivessem jogado mais de duas horas.

O problema é que esse sistema não englobava as modalidades que surgiram posteriormente, como os programas Early Access e Advanced Access, que dão acesso aos jogos enquanto estão a ser desenvolvidos, antes do lançamento oficial. Nestes casos, os jogadores podiam jogar dezenas ou milhares de horas, sem que fossem contabilizadasm, e ainda assim obterem o reembolso se fizessem o pedido nos 15 dias após a data de lançamento oficial do jogo.

Com esta nova alteração da política de reembolsos, o tempo passado a jogar nos jogos Early Access e Advanced Access passa a ser contabilizado, significando que se jogarem mais de duas horas, já não poderão pedir o reembolso. No entanto, o limite dos 14 dias mantém-se, sendo apenas contabilizado após a data oficial de lançamento.

O limite de tempo continua a não ser aplicado no caso de beta-testing de jogos.

Smart TVs Hisense podem encravar PCs

24-04-2024 | 12:07 | A Minha Alegre Casinha

Se o vosso PC Windows começar a fazer desaparecer a barra de tarefas ou o gestor de processos, a culpa pode ser da vossa Smart TV Hisense.

É inevitável que, ao longo dos anos, quem lida com computadores se depare com problemas misteriosos que quase parecem "bruxaria". Foi precisamente um desses casos que atormentou um utilizador durante anos, com o seu PC a ter comportamentos cada vez mais estranhos, até que finalmente se dedicou a explorar o que se passava, e a resposta era uma daquelas que ninguém estaria à espera. A culpa dos problemas no PC do escritório era a Smart TV Hisense que tinha na sala há vários anos.

Por um qualquer motivo ainda desconhecido, a Smart TV estava a gerar chaves de identificação "infinitas" no registry do Windows, originando todos os problemas.
Se por acaso se deparem com sintomas idênticos, de desaparecimento das taskbar ou impossibilidade de aceder ao task manager, poderá ser conveniente dar um salto à seguinte secção do Registry:
  • Computer\\HKEY_LOCAL_MACHINE\\SYSTEM\\ControlSet001\\Services\\DeviceAssociationService\\State\\Store
E verificarem se por lá existem centenas ou milhares de chaves "DAFUPnPProvider#uuid..." que deverão eliminar.

Neste caso em concreto, o utilizador diz que passou cinco minutos a apagar continuamente chave após chave até finalmente se ver livre de todas elas, e de aí em diante o seu Windows passou a funcionar devidamente, como era esperado.

MS lança publicidade no Start Menu do Windows 11

24-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft volta a aplicar publicidade no Windows, desta vez no Start Menu do Windows 11.

Depois dos testes, a MS está a começar a activar a publicidade no Start Menu do Windows 11 para todos os utilizadores com a actualização KB5036980.

A secção de "recomendações" do Start Menu, que tradicionalmente sugere ficheiros ou apps que se tenha usado recentemente, vai começar a incluir a recomendação de "algumas apps da Microsoft Store" que a MS diz terem sido seleccionadas cuidadosamente.
A parte mais criticável é que estas pseudo-recomendações (leia-se: publicidade) nem sequer são facilmente indentificáveis, confundindo-se facilmente com outras apps que os utilizadores tenham legitimamente na secção de recomendações.

Felizmente, pelo menos por agora, os utilizadores poderão desactivar esta publicidade em: Settings > Personalization > Start > "Show recommendations for tips, app promotions, and more"

De qualquer forma, tendo em conta que a MS disse que esta publicidade só seria disponibilizada se não houvesse feedback negativo, mas só aguardou duas semanas entre o início dos testes e o seu lançamento global, parece que não está muito interessada em saber a real opinião por parte dos utilizadores - não sendo descabido que, no futuro, esta opção de não ver publicidade venha a desaparecer.

VideoGigaGAN da Adobe melhora resolução de vídeos

24-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Adobe apresentou um modelo AI VideoGigaGAN que consegue melhorar a resolução de vídeos em até 8x com qualidade surpreendente.

Aqueles vídeos de baixa resolução gravados com telemóveis da era pré-smartphone, ou com as primeiras gerações de smartphones, poderão em breve ser transformados em vídeos HD. O VideoGigaGAN da Adobe consegue pegar em vídeos pixelizados e transformá-los em vídeos com qualidade HD ou Ultra HD, com até 8x mais resolução.

Isto significa que até um vídeo com resolução reduzida de 128x128 pixeis se pode transformar num vídeo de 1024x1024 pixeis muito mais adaptado aos tempos modernos.

Apesar dos sistemas de super-resolução existirem há anos, a sua aplicação em conteúdos vídeo habitualmente gera interferências como cintilamento e outros; outros sistemas que tentam evitar isso acabam por fazê-lo sacrificando a qualidade. Com o VideoGigaGAN os investigadores da Adobe dizem ter resolvido esses problema, obtendo a máxima qualidade sem efeitos indesejados.

Mesmo tendo em conta o risco destes detalhes adicionados aos vídeos terem sido "inventados" por um modelo AI, será uma excelente forma de recuperar memórias que de outra forma poderiam ser apenas uma colecção de pixeis de baixa qualidade.

Módulo de tomadas Tessan com 2 USB + 2 tomadas a €14

24-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB está disponível por apenas 14.67 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10% aplicado no checkout.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.