PlanetGeek

Apple desaconselha colocar iPhones molhados em arroz

19-02-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple alerta para que não se deve colocar um iPhone molhado em arroz - dizendo que isso até pode ser prejudicial.

Apesar de grande parte dos smartphones actuais serem "resistentes à água", não no sentido de que devam ser usados debaixo de água, mas dando-lhes maiores probabilidades de sobreviver a um mergulho acidental, ainda existem muitas pessoas que recorrem à táctica de colocar um smartphone molhado num saco com arroz, para que "sequem" mais rapidamente.

Na verdade, essa é uma técnica a que não se deve recorrer, pouco fazendo para acelerar a remoção da humidade / líquidos que se tiverem acumulado no interior do smartphone. Pior ainda, é que o pó do arroz se pode combinar com esses líquidos, criando uma "pasta" que será mais difícil de remover. Algo que agora também passa a ser indicado num documento oficial da Apple sobre como lidar com iPhones molhados.
Para secar um iPhone / smartphone, a recomendação é que o sacudam de forma a tentar remover o máximo de líquido possível no seu interior (batendo com ele na mão com a ficha de carregamento para baixo), e aguardar cerca de 30 minutos com o smartphone pousado e exposto ao ar. No caso de continuarem a ver um alerta de líquidos, poderá ser necessário aguardar mais tempo (ate um dia).

Também não é recomendável que usem fontes de calor externas (como um secador) ou ar comprimido.

Edge vai deixar de copiar dados do Chrome sem permissão

19-02-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A MS diz ter corrigido o bug que podia fazer com que o Edge copiasse todos os dados do Chrome e assumisse a sua função no Windows.

Recentemente falamos do caso em que, após actualizações do Windows, alguns utilizadores se viam atirados para o browser Edge com todas as tabs (e até logins) que tinham no Chrome, apesar de nunca terem dado permissões para que isso fosse feito.

A MS é conhecida por algumas tácticas agressivas a nível de querer forçar a utilização dos seus produtos e serviços, e alguns utilizadores até já se depararam com caixas de importação do Chrome para o Edge que nem sequer apresentavam opção para ser recusada, sendo forçados a permitir a importação se quisessem passar à frente e usar o Windows. Mas desta vez a MS diz que se tratava de um simples bug, e que agora terá sido corrigido, devendo acabar com a situação dos utilizadores serem atirados para um Edge que replicava o Chrome.

Nos próximos meses esta questão poderá ficar completamente esquecida, pois muitos dos utilizadores do Windows 11 terão outras coisas mais graves com que se preocupar, como o facto do Windows 11 deixar de funcionar nos computadores antigos com a chegada da actualização Windows 11 Version 24H2. Sem dúvida que isso também resolverá de vez a questão do Edge fazer coisas que os utilizadores não querem.

Tesla lança Powerwall 3 nos EUA

19-02-2024 | 13:14 | A Minha Alegre Casinha

A Tesla começou a disponibilizar a nova versão Powerwall 3 nos EUA, que agora permite fornecimento de 11.5 kW em contínuo e até 30 kW de pico.

A mais recente geração Powerwall 3 vem com melhorias significativas. A capacidade da bateria mantém-se nos 13.5 kWh, ao nível da geração anterior, mas a grande diferença é que agora suporta uma saída de 11.5 kW em contínuo (grande evolução face aos 5 kW da anterior) e suporta até 30 kW de pico (face aos 7 kW anteriores).

Graças a isto, sistemas que anteriormente tinham "obrigatoriamente" que usar duas Powerwalls apenas para assegurarem o fornecimento necessário de energia poderão agora ficar resolvidos com uma única Powerwall, cuja capacidade será suficiente para as necessidades da maioria das casas.

Powerwall 3 is now available in the US 🔋🇺🇸

- 11.5 kW of power to back up most homes with one unit
- Fully integrated solar inverter and DC-coupled battery expansion units for simple, low-cost installs
- Durable exterior with Storm Watch and Heat Mode for extreme weather… pic.twitter.com/cXENLcimMC

— Tesla Energy (@teslaenergy) February 16, 2024
Adicionalmente, a Powerwall 3 também vem com inversor solar integrado, permitindo a ligação directa a painéis solares com capacidade de até 20 kW. Pode ser instalada no interior ou exterior, e até tem sistema de aquecimento para funcionamento eficiente em ambientes com temperaturas gélidas. Além de permitir a ligação de várias Powerwalls, também poderá usar módulos de expansão que a Tesla deverá lançar antes do final do ano, a preço mais competitivos (dispensando os controladores e inversores adicionais).

A Tesla começou recentemente a comercializar a Powerwall em Portugal, mas por agora ainda não se sabe quando é que a Tesla disponibilizará a nova Powerwall 3 na Europa. Tendo em conta todas as melhorias, será aconselhável aguardar pela nova versão antes de fazerem o investimento nestas baterias para casa.

Android 15 simplifica opções de vibração

19-02-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google parece estar a apostar na simplificação das opções de personalização no Android 15, mudando de barras deslizantes para botões de ligar / desligar.

A Google lançou a primeira versão "developer preview" do Android 15, e começam a ver-se algumas das alterações que a Google está a preparar para esta nova versão do seu sistema mobile.

O Android sempre foi conhecido por ser extremamente personalizável, mas nesta versão a Google parece apostar na simplificação. No menu de definições das vibrações e feedback táctil, assistimos a uma mudança dos controlos via "sliders" para simples opções "on/ff".
Enquanto no Android 14 temos direito a uma série de opções que podem ser ajustadas em intensidade, como a vibração do feedback táctil, vibração dos alarmes, vibração do sinal de chamada; no Android 15 isso dá lugar a mera opções de ligar / desligar.

Outro pormenor é que a opção para vibração no teclado passa a estar nesta secção, o que pode facilitar a sua descoberta - nas versões anteriores essa opção ficava mais escondida nas definições do teclado, tendo que se aceder ao teclado específico que se estivesse a utilizar. Aqui, deveremos ter acesso à activação / desactivação global, independentemente do teclado usado.

Samsung Galaxy F15 5G com 5 anos de actualizações

19-02-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung está prestes a revelar o novo Galaxy F15 5G, que traz boas novidades a nível da longevidade das actualizações.

O Galaxy F15 5G faz parte da gama económica da Samsung, e virá equipado com um Dimensity 6100+ tal como o Galaxy A15 5G, partilhando também um ecrã de 6.5" FHD+ a 90 Hz com notch para câmara frontal de 13 MP. Nas camâras espera-se uma câmara principal de 50 MP, acompanhada por uma de 5 MP ultrawide e 2 MP para assistência 3D. A bateria mantém-se nuns generosos 6000 mAh tal como o F14 5G que vem substituir, e deve optar por uma configuração base de 4 GB + 128 GB, tal como nesse modelo.

A maior novidade será a expansão das actualziações, que passará a assegurar 4 actualizações de sistema e 5 anos de actualizações de segurança, algo inédito nos segmentos económicos. Basta relembrar que o modelo anterior, o F14 5G, se ficou por 2 actualizações de sistema e 4 anos de actualizações de segurança. Uma evolução que poderá ter forte peso no momento de decidir o próximo smartphone nesta gama.
A Samsung continua a promover funcionalidades como o Voice Focus, que melhora a qualidade da voz nas chamadas telefónicas, aplicando filtros de redução de ruido, mas sendo algo que também já tem diso feito nos modelos da gama Galaxy A desde o lançamento da One UI 5.0.

Tudo o que resta saber é quanto é que este modelo irá custar, não devendo haver grandes alterações face à geração anterior, coisa que se deverá descobrir em breve, pois é provável que a Samsung o apresente oficialmente já nos próximos dias em antecipação ao início do MWC 2024 em Barcelona.

Xiaomi Smart Band 8 a €33

19-02-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 8 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Xiaomi Smart Band 8 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 600 nits de luminosidade. Mais do que as suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi foca-se na disponibilização de uma diversa gama de braceletes para todo o tipo de ocasiões, e também a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 8 por 33.99 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o Redmi Watch 2 Lite.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de 16 dias de uso típico, que passam para 6 dias com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Meizu abandona smartphones para se dedicar à A.I.

19-02-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Meizu vai abandonar a produção de smartphones para se dedicar exclusivamente às tecnologias AI.

Demonstrando a importância que os sistemas AI irão ter no futuro, a Geely, fabricante automóvel que detém a Meizu, está a reestruturar por completo a sua estratégia.

A Meizu deixará de se preocupar com smartphones, com a equipa que desenvolve o FlymeOS a dedicar-se a "novos produtos" que utilizarão modelos AI para novas experiências. Isto poderá significar que a aposta será feita no Flyme Auto, o sistema de infotainment destinado aos veículos da marca do grupo, que incluem a Polestar, Lotus, e outras.
Esta mudança de direcção põe um ponto final no processo de desenvolvimento dos Meizu 21 Pro, Meizu 22, e Meizu 23, que já estava em curso.

A grande questão é saber como é que esta reestruturação irá afectar o smartphone Polestar que deveria estar prestes a ser revelado. Mas, pode dar-se o caso de que o fim da marca Meizu nos smartphones sirva de início para uma aposta nos smartphone "automóveis" para acompanhar os modelos do grupo. Embora, se fosse esse o caso, seria provável que a Geely o anunciasse desde já, em vez de referir apenas o fim dos smartphones Meizu.

OnePlus 12R com direito a devolução por memória UFS 3.1

19-02-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A OnePlus está a permitir as devoluções do OnePlus 12R de 256 GB, por não ter a memória UFS 4.0 inicialmente anunciada.

Quando apresentou o OnePlus 12R, a marca anunciou que este smartphone vinha equipado com a mais recente e veloz memória UFS 4.0. Mas, mais tarde veio a revelar que afinal vem com memória UFS 3.1 mais lenta.

Como tal, quem se sentir "enganado", terá a possibilidade de devolver o seu OnePlus 12R e receber o reembolso integral, até 16 de Março.

O presidente da OnePlus, Kinder Liu, diz esperar que a maioria dos clientes que comprarem este modelo se sintam satisfeitos com o desempenho do smartphone, apesar da questão UFS 3.1 vs 4.0, mas que assim fica assegurada a relação de confiança para quem o quiser trocar.

Como consequência deste episódio, deveremos ver a OnePlus juntar-se ao grupo de marcas que dispensa os detalhes técnicos, assim ficando com liberdade para usar "o que quiser" sem poder ser penalizada por isso - outras marcas no passado também já o fizeram, e têm modelos que tanto podem vir equipados com um tipo de memória, ou outra, sem que haja qualquer forma de o saber (a não ser abrindo o smartphone e vendo que chips estão a ser usados).

Chrome protege rede local de acessos externos indevidos

18-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O Chrome está a testar novas medidas de segurança para proteger os utilizadores de acessos externos indesejados a equipamentos na rede local.

Por agora em fase de testes, este sistema impede que um site externo na internet possa aceder a equipamentos no segmento de rede local, que pode incluir coisas como router, impressoras, gateways, e outros.

Estas "Private Network Access protections" começarão por funcionar apenas como alertas no Chrome 123, activando-se quando um site na internet tentar aceder a endereços e dispositivos na rede local. Por exemplo, um site malicioso pode incluir algo como https://admin:[email protected]/set_dns?server1=123.123.123.123 que poderia ter como efeito alterar o servidor de DNS do router do visitante para um servidor sob controlo do atacante.
Na verdade o sistema é um pouco mais complexo do que simplesmente bloquear todos os acessos locais. O Chrome irá validar se o endereço local permite o acesso a partir de origens externas, de modo a só permitir os acessos nos casos em que for suposto que isso aconteça. Nos demais, apresentará a justificação de bloqueio com o código BLOCKED_BY_PRIVATE_NETWORK_ACCESS_CHECKS.

Por agora o sistema pretende funcionar apenas como alerta, permitindo que os utilizadores simplesmente ignorem e permitam o acesso fazendo um reload da página - e não ficando esquecido o bloqueio de um reload automático feito pela própria página, no caso de uma página maliciosa tentar fazê-lo como forma de ultrapassar o aviso e conseguir o acesso.

As máquinas de construção e para que servem

18-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Para quem já sentiu curiosidade em saber porque motivo são necessárias tantas máquinas diferentes para a construção, cada uma destina-se a uma tarefa específica.

Este vídeo do canal Practical Engineering leva-nos numa rápida viagem pelo mundo das escavadoras, retro-escavadoras, bulldozers, guindastes, e todas as demais máquinas que se escondem (ou não) por trás de cada projecto de construção.

Muitas dessas máquinas são conhecidas da maioria das pessoas, mas há outras que será bastante difícil de ver a não ser que trabalhem em áreas bastante específicas de actividade. Pelo caminho, poderão recordar alguns tempos de nostalgia se fizerem parte do grupo de pessoas que, na sua infância, passou pelas brincadeiras com estas mesmas máquinas, em versão miniatura.


Micro-carro funcional à escala 1/150

18-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Este micro-carro com menos de 25 mm pode circular e seguir as regras de trânsito numa cidade miniatura.

Os carros tele-comandados há muito que se tornaram comuns. Mas não há nada de comum neste micro-carro à escala 1/150, que tem apenas 24.5 mm e rodas com 4 mm de diâmetro.

O seguinte vídeo mostra a mestria com que se pegou num modelo convencional e se lhe adicionou a capacidade de controlo "remoto", incluindo todas as funções de iluminação e piscas. O facto de não ser verdadeiramente "tele-comandado", uma vez que o percurso é ditado por cabos escondidos sob a estrada, em nada retira o mérito de todo o minucioso trabalho de criação das partes móveis e dos diminutos componentes electrónicos, que fazem com que tal projecto apenas seja recomendado a quem tiver aptidão para trabalhos de "cirurgia". :)


Vídeos AI do Sora continuam a impressionar

18-02-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O sistema de geração de vídeo Sora da OpenAI continua a criar vídeos impressionantes, gerados a partir de descrições de texto ou vídeos base.

Depois de ter impressionado o mundo com o ChatGPT e Dall-E, a OpenAI volta a demontrar estar à frente da concorrência também na categoria de geração de vídeos. O Sora foi revelado há poucos dias, mas não páram de surgir exemplos vindos da OpenAI e dos poucos seleccionados que têm acesso a esta ferramenta - que ainda não têm data anunciada para ser disponibilizada publicamente.

Os vídeos são impressionantes, de uma forma ou de outra. Não só temos vídeos "perfeitos" que materializam as coisas mais improváveis que se possam pedir, como também temos vídeos que, de forma cómica, revelam as falhas do sistema. Por exemplo, num vídeo de um macaco a jogar xadrez, um olhar mais atento mostra-nos peças desproporcionais colocadas sobre um tabuleiro com 7x7 casas. Mais abaixo, podemos ver um vídeo de um tubarão a surgir na praia que faz uma pessoa virar a cabeça a 180° (e como bónus, reparem na toalha ondulante da pessoa ao seu lado). E num vídeo onde uma senhora mostra como cozinhar, temos uma colher mágica que lhe aparece nas mãos.

welcome to bling zoo! this is a single video generated by sora, shot changes and all. https://t.co/81ZhYX4gru pic.twitter.com/rnxWXY71Gr

— Bill Peebles (@billpeeb) February 15, 2024

https://t.co/rmk9zI0oqO pic.twitter.com/WanFKOzdIw

— Sam Altman (@sama) February 15, 2024

"realistic video of people relaxing at beach, then a shark jumps out of the water halfway through and surprises everyone"

Video generated by Sora pic.twitter.com/WRVnrguCif

— Tim Brooks (@_tim_brooks) February 17, 2024

Some people already have access to Sora...

The demos they're sharing look even better than the announcement.

9 new examples:

1) pic.twitter.com/A3T3w92snJ

— Proper 🧐 (@ProperPrompter) February 17, 2024

2. “…make it have dinosaurs”pic.twitter.com/OG4NNnfSwz

— Angry Tom (@AngryTomtweets) February 16, 2024

Entretanto também têm surgido dúvidas. Um vídeo que dizem ter sido gerado pelo Sora apresenta-nos uma visão de múltiplas perspectivas lado a lado, que algumas pessoas têm dificuldade em acreditar que tenha sido gerado por AI sem qualquer tipo de edição adicional.

I'm really, really skeptical of this.

Sora "decided" to put five videos in different sized boxes with white borders?

There's no editing here? This just happened? https://t.co/PoHI1Qvrrv

— Benjamin De Kraker 🏴‍☠️ (@BenjaminDEKR) February 18, 2024

Uma coisa é certa, entramos numa nova era, e o processo de criação de vídeos nunca mais voltará a ser o mesmo.

Apple enfrenta multa de €500M devido a queixa do Spotify

18-02-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A UE prepara-se para aplicar uma mega-multa de 500 milhões de euros à Apple por abuso de poder nos serviços de streaming de música.

Na sequência da queixa feita pelo Spotify em 2019, a UE parece estar finalmente a chegar a uma conclusão, com a aplicação de uma multa de €500M que deverá ser oficializada nas próximas semanas.

Em causa está o favorecimento ilícito do seu serviço de streaming de música, sem permitir igualdade de condições para os serviços rivais, como o Spotify - que nem sequer podiam indicar o valor das mensalidades ou direccionar os utilizadores para pagamentos fora da App Store - e nem vamos falar na suposta "abertura", em que permitem pagamentos externos mas continuam a cobrar comissões abusivas sobre esses pagamentos.

A comprovar-se, será uma das maiores multas de sempre contra os gigantes tecnológicos, mas que decerto enfrentar grande oposição por parte da Apple. Em 2020 a Apple também enfrentou uma multa de 1.1 mil milhões de euros em França, que depois foi reduzida para 372 milhões de euros após pedido de recurso da Apple.

O que é certo é que parece ficar claro que a UE começa a ficar com cada vez menos paciência para os abusos da Apple, e poderá ser um prenúncio para as coisas que estão para vir ao abrigo do DMA.

Tesla lança Powerwall 3 nos EUA

18-02-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla começou a disponibilizar a nova versão Powerwall 3 nos EUA, que agora permite fornecimento de 11.5 kW em contínuo e até 30 kW de pico.

A mais recente geração Powerwall 3 vem com melhorias significativas. A capacidade da bateria mantém-se nos 13.5 kWh, ao nível da geração anterior, mas a grande diferença é que agora suporta uma saída de 11.5 kW em contínuo (grande evolução face aos 5 kW da anterior) e suporta até 30 kW de pico (face aos 7 kW anteriores).

Graças a isto, sistemas que anteriormente tinham "obrigatoriamente" que usar duas Powerwalls apenas para assegurarem o fornecimento necessário de energia poderão agora ficar resolvidos com uma única Powerwall, cuja capacidade será suficiente para as necessidades da maioria das casas.

Powerwall 3 is now available in the US 🔋🇺🇸

- 11.5 kW of power to back up most homes with one unit
- Fully integrated solar inverter and DC-coupled battery expansion units for simple, low-cost installs
- Durable exterior with Storm Watch and Heat Mode for extreme weather… pic.twitter.com/cXENLcimMC

— Tesla Energy (@teslaenergy) February 16, 2024
Adicionalmente, a Powerwall 3 também vem com inversor solar integrado, permitindo a ligação directa a painéis solares com capacidade de até 20 kW. Pode ser instalada no interior ou exterior, e até tem sistema de aquecimento para funcionamento eficiente em ambientes com temperaturas gélidas. Além de permitir a ligação de várias Powerwalls, também poderá usar módulos de expansão que a Tesla deverá lançar antes do final do ano, a preço mais competitivos (dispensando os controladores e inversores adicionais).

A Tesla começou recentemente a comercializar a Powerwall em Portugal, mas por agora ainda não se sabe quando é que a Tesla disponibilizará a nova Powerwall 3 na Europa. Tendo em conta todas as melhorias, será aconselhável aguardar pela nova versão antes de fazerem o investimento nestas baterias para casa.

Lancia Ypsilon regressa em versão eléctrica

18-02-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Lancia vai relançar o simpático Ypsilon, que tantos fãs conquistou quando foi lançado originalmente em 1995, agora em versão 100% eléctrica.

Tirando partido da popularidade e sucesso do Fiat 500 eléctrico, também a Lancia vai fazer um "regresso ao passado", modernizando o Lancia Y com uma versão 100%. Com 156 cv que garantirão uma condução ágil, terá uma bateria de 51 kWh que possibilita autonomias de até 403 km, mais que suficientes para a condução citadina. Para as viagens mais longas, o carregamento rápido permite levar a bateria dos 20% aos 80% em 24 minutos.

Os fãs dos desportivos poderão optar pela versão HF (que evoca memórias do Lancia Delta Integrale HF), com 240 cv, corpo alargado em 40 mm, e que pode reduzir o tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h de 7.8s para 5.8s - numa plataforma que é partilhada com o Fiat 600e Abarth.
A Lancia vai usar um sistema de infotainment completamente novo e exclusivo, com widgets personalizáveis, mas a parte mais importante é que suporta CarPlay e Android Auto wireless, o que acaba por ser aquilo que a maioria dos condutores preferirá.

O maior problema será o seu preço, que começará nos 40 mil euros - sendo que pelo mesmo exacto valor se poderá comprar algo como um Tesla Model 3.

Ataque KeyTrap podia encravar servidores DNS durante horas

17-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores descobriram uma vulnerabilidade no serviço DNS que podia ser usada para ataques DDoS, encravando servidores durante horas com um único pedido.

O objectivos dos ataques DoS / DDoS (Denial of Service / Distributed Denial of Service) é tentar fazer com que um servidor fique sobrecarregado ao ponto de não conseguir funcionar correctamente. Por norma isso implica usar milhares e milhares de máquinas a fazerem pedidos simultâneos, mas o grande trunfo para os atacantes é terem um método que, com um único pedido, consiga encravar o servidor, dispensando a necessidade de usar milhares de máquinas, e era precisamente isso que se tornava possível neste ataque.

O ataque KeyTrap tira partido de uma falha que existe no DNSSEC (Domain Name System Security Extensions), e que na verdade tem estado presente desde 1999. Graças a essa falha, um atacante pode fazer um pedido de DNS mal-formatado que faz com que o servidor de destino fique preso num ciclo de cálculos complexos para tentar validar a autenticidade do pedido. Isto pode significar um aumento de 2 milhões de vezes do tempo normal de processamento, fazendo com que um único pedido possa encravar o servidor entre 56 segundos a 16 horas(!) dependendo da implementação.
Ora, se um único pedido podia resultar nestes atrasos, facilmente se pode imaginar como ficariam as coisas com milhares de pedidos simultâneos.

A Akamai diz que cerca de 30% do tráfego na internet utilizam DNS com validação DNSSEC, que estariam vulneráveis a este ataque, tendo implementado alterações que limitam o tempo máximo de processamento de cada pedido para ficarem imunes contra este ataque. Também a Google e a Cloudflare já aplicaram correcções idênticas; mas os serviços DNS com DNSSEC que não o fizerem continuam a estar vulneráveis a ataques DoS facilitados.

Micro Game Boy revive nostalgia com um Raspberry Pi RP2040

17-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A consola portátil Game Boy da Nintendo marcou gerações, e agora há uma versão em tamanho micro.

Apesar de nos últimos anos se ter assistido ao aproveitamente fácil das memórias nostálgicas com o lançamento de diversas consolas oficiais em versão "mini", com uma série de jogos pré-instalados, desta vez não estamos perante um produto oficial.

Esta Game Boy em tamanho micro não é um produto oficial da Nintendo, e na verdade acaba por ser uma curiosidade para aquele tipo de pessoa que provavelmente também já tem uma micro máquina arcade na sua colecção. No seu interior parece dar uso a um Raspberry Pi RP2040, acompanhada por uma pequena bateria LiPo que não deverá proporcionar grande autonomia - não que isso seja necessário, uma vez que o seu tamanho ultra-reduzido também não será adequado para longas sessões de jogos.


Mais do que uma consola funcional, deverá ser encarada como uma curiosidade para quem gosta de fazer colecção de consolas "retro", e de poder ser usada como elemento para dar início a discussões nostálgicas de como era o panorama dos jogos no século passado, quando não nos tinhamos que preocupar com os 100 GB que é preciso libertar para instalar um jogo, ou dos 80 GB de actualizações que se tem que fazer no primeiro dia apesar de já se ter feito o pré-download dos 100 GB.

MASS - NAS ITX empilhável impressa em 3D

17-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Este MASS (Modular Attached Storage Stack) mostra-nos como criar uma NAS compacta impressa em 3D, empilhável, com até 13 drives.

Não faltam projectos que mostram como criar sistemas NAS para centralizar o armazenamento digital em casa, mas este MASS é um dos mais interessantes e que tem a particularidade de ocupar uma área reduzida de espaço, que se poderá tornar num factor preferencial para quem tiver constrangimentos físicos para adicionar mais material informático à sua lista de equipamentos.

O MASS (Modular Attached Storage Stack) é uma caixa impressa em 3D para NAS baseadas em motherboards ITX, com módulos adicionais empilháveis que permitem adicionar até um máximo de 13 drives - sempre mantendo a mesma área reduzida de espaço numa secretária (ou chão), uma vez que esse aumento vai sendo feito à custa do crescimento na vertical. E até podemos ter um ecrã integrado, para exibir o estado das coisas sem necessidade de recorrer a acesso remoto ou usar um monitor externo.
Se optarem por discos NAS de 16 TB, isto significa que podem ter uma torre com 208 TB(!) de capacidade total num espaço compacto; e mesmo que optem por discos mais modestos (e económicos) de 8 TB, ainda ficam com mais de 100 TB de capacidade total, que deverá ser mais que suficiente para guardarem todo o tipo de conteúdos que não queiram manter na cloud.

TuMovil com 35GB por €6.99 em Espanha

17-02-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Em Espanha há um novo operador móvel - TuMovil - que entra no mercado com tarifários ultra-competitivos.

Enquanto por cá aguardamos a chegada da Digi em Abril para ver se há finalmente um "abanar" dos tarifários móveis em Portugal, em Espanha a concorrência parece estar bem de saúde.

A TuMovil tem planos que começam nos €6.50 por 15 GB de dados mais chamadas ilimitadas (5000 min), passando para 35 GB por €6.99, 80 GB por €8.99, 130 GB por €12.99, e dados ilimitados por €14.99.
Mesmo tendo em conta que no plano de dados ilimitados isso se refere a "apenas" 400 GB à velocidade máxima, isso é mais que compensando pelo facto de todos os tarifários, até o mais barato, continuar a dar acesso a dados depois de se atingir o limite, mas fazendo-o a velocidade reduzida - o que se torna numa técnica bastante mais simpática do que ficar efectivamente sem acesso a dados.

Refira-se ainda que todos estes tarifários estão livres de qualquer tipo de fidelização, estão disponíveis em modalidade de contrato ou pré-pago, e ainda vêm com a garantia de que estes preços e condições serão mantidas "para sempre".

Se por cá existissem tarifários assim, certamente não estaríamos no fim da tabela do uso de dados móveis.

Mini-câmara portátil com ESP32

17-02-2024 | 13:27 | A Minha Alegre Casinha

Criar uma câmara fotográfica digital ultra-compacta torna-se extremamente simples com um ESP32.

Já falamos de vários projectos de câmaras usando o ESP32 e o módulo de câmara. Neste caso a coisas torna-se ainda mais simples, já que o XIAO ESP32S3 Sense utilizado já inclui o módulo de câmara e outros benefícios, como o controlador de bateria integrado, facilitando imensamente o projecto.

Na verdade, o projecto desta câmara ultra-compacta resume-se a adicionar-lhe uma bateria, um botão e um LED - e colocar tudo numa caixa apropriada, que preferencialmente poderá ser impressa em 3D.
Tendo em conta que o XIAO ESP32S3 Sense custa cerca de $14, é um projecto extremamente económico e simples de realizar, até por quem não tiver grande experiência.

Essa simplicidade também se faz notar no modo de operação, já que o botão de disparo é também o botão que faz a alimentação do sistema. Por isso, ao se carregar no botão está a ligar-se o ESP32, que tira uma foto, e sendo desligado fisicamente da bateria assim que se larga o botão. Isso permite simplificar o projecto (não há necessidade de um sistema de controlo da alimentação), mas também traz algumas desvantagens que é preciso ter em conta.

A primeira desvantagem, é que quando se quiser recarregar a bateria, será preciso manter o botão pressionado (o autor sugere usar fita adesiva, num verdadeiro estilo MacGyver); a segunda, é que quando estão a tirar uma foto será necessário assegurar que o botão se mantém pressionado durante cerca de dois segundos, para que a captura seja feita e a foto gravada no cartão microSD - se levantarem o dedo demasiado cedo, imagino que possam arriscar-se ficar sem a foto ou, no pior dos caso, com um cartão de memória corrompido.


Soluções para minimizar estas desvantagens, existem algumas, mas ficam como exercício para inspirar a imaginação dos que se aventurarem na realização deste projecto.

|