PlanetGeek

Open AI lança API Dall-E 3 e novos modelos de voz

06-11-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A par do GPT-4 Turbo e demais novidades, a OpenAI também lançou a API para o Dall-E 3 e novos modelos AI para voz.

Embora o Dall-E 3 já estivesse disponível, e até com integração com o ChatGPT e Bing Chat, só agora passará a ser mais útil para os developers com a chegada do acesso via API.

O Dall-E 3 pode gerar imagens com resoluções até 1792x1024 e preço a começar nos $0.04 por imagem, mas além de ter filtros para impedir a geração de imagens consideradas impróprias, também sofre de algumas limitações face ao que era possível no Dall-E 2. Por exemplo, a API do Dall-E 3 não permite substituir apenas algumas secções de uma imagem; e os pedidos serão "reescritos" automaticamente para efeitos de segurança e obter imagens mais detalhadas, embora reconheça que por vezes isso possa resultar em imagens um pouco diferentes daquelas que se desejaria obter. Embora seja curioso ter um modelo AI a censurar os pedidos feitos, não deixa de gerar alguma curiosidade quanto às formas originais que provavelmente se irão descobrir para contornar esses filtros.

Além da parte das imagens, a OpenAI também passa a disponibilizar seis modelos AI de conversão de texto para voz - Alloy, Echo, Fable, Onyx, Nova e Shimer - que diz serem muito mais naturais e humanas do que todos os demais sistemas existentes. E, em sentido oposto, o seu modelo de reconhecimento de voz Whisper large-v3, que também promete melhorias a todo o nível, incluindo o reconhecimento em múltiplas línguas, está disponível no GitHub para todos os que o quiserem utilizar.

OpenAI apresenta GPT-4 Turbo mais barato e facilita criação de assistentes AI

06-11-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI apresentou uma série de novidades na sua developer conference, das quais se destacam o modelo GPT-4 Turbo, que será mais barato, e a fácil adaptação dos seus modelos para criar assistentes personalizados à medida das necessidades.

O GPT-4 Turbo promete ser mais capaz que o GPT-4 já existente, podendo lidar tanto como texto como também com texto e imagens. E além de poder lidar com pedidos muito maiores (128 mil tokens - o equivalente a cerca de 100 mil palavras ou 300 páginas de texto), tem um custo três vezes inferior comparado com o GPT-4 tradicional. Outro benefício face a esse modelo, é que contém informação actualizada até Abril de 2023, bastante mais recente que os dados até Setembro de 2021 usados pelo GPT-4.

Tudo isto chega a par de uma API que facilita a integração de assistentes AI em tudo o que se deseje, de apps a sites; e também a capacidade de cada um poder afinal o seu assistente para funções mais específicas - nalguns casos sem que sequer seja necessário ter conhecimentos avançados de programação ou de tecnologias AI.

A OpenAI também revelou ter 100 milhões de utilizadores semanais, e também se compromete a defender os seus clientes na eventualidade de se verem envolvidos num processo de violação de direitos de autor devido às respostas dadas pelos assistentes AI.


Apple M3 Max iguala M2 Ultra no Geekbench

06-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A nova geração de chips M3 da Apple confirma as melhorias prometidas pela Apple.

A Apple apresentou a nova geração de chips M3 a par de novos iMacs e MacBooks Pro, e já começam a surgir os primeiros benchmarks para verificar se realmente cumprem com as promeessas feitas pela Apple.

O M3 Max obteve cerca de 3000 pontos single-core e 21000 pontos multi-core no Geekbench 6, valores idênticos aos do M2 Ultra (2800/21000). Um resultado significativo tendo em conta que o M3 Max é um chip com 16-cores e de 30 W, enquanto o M2 Ultra é um chip com 24-cores e de 60 W.
De qualquer forma, também a Apple começará a sentir as dificuldades de apresentar melhorias "substanciais" a cada nova geração, especialmente agora que chegou aos chips de 3nm e será necessário esperar mais alguns anos até se poder começar a falar de chips de 2nm e 1nm (até mesmo os chips de 3nm continuarão a estar reservados para chips topo de gama e dispendiosos durante os próximos anos).

Adicionalmente, não poderemos ignorar a pressão que tem havido para se mudar da arquitectura ARM para chips com arquitectura RISC-V open-source, que evitariam a necessidade de pagar licenças à ARM, e onde se pode assistir a um boom idêntico ao que a arquitectura ARM sentiu na última década.

WhatsApp testa verificação por email

06-11-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois da total dependência nos números de telefone, o WhatsApp prepara-se finalmente para adicionar verificação de contas via email.

O WhatsApp poderá justificar parte da sua popularidade com o facto de ter simplificado / dispensado o tradicional processo de registo num serviço através de email, usando apenas e somente o número de telefone. Mas essa vantagem também acarreta uma série de desvantagens, com as quais tem sofrido ao longo dos anos, e que agora parece estar a preparar-se para resolver.

O uso do serviço usando unicamente o número de telefone pode facilitar a entrada de novos utilizadores, mas também complica as coisas quando se quer utilizar o serviço em múltiplos dispositivos, ou partilhar uma conta entre múltiplas pessoas, etc. etc. Coisas que o WhatsApp tem tentado resolver ao longo dos anos, e que agora parece estar prestes a culminar no processo "tradicional", de associação de uma conta a um endereço de email.
No entanto, numa primeira fase, parece que este método estará principalmente orientado para funcionar como método de segurança adicional para combater o roubo de contas, funcionado como uma espécie de autenticação 2-factor para validar os utilizadores legítimos. Se for esse o objectivo, então o melhor será promover o uso das passkeys; mas primeiro teremos que aguardar pelo lançamento oficial desta verificação via email para ver quais as intenções do WhatsApp, e se o email será usado apenas para isso, ou para funcionalidades adicionais.

Monitor portátil Arzopa S1 15.6" USB-C a €102

06-11-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Expandir a área de trabalho - ou de lazer - de um computador, portátil ou consola, é mais fácil e económico que nunca. Com monitores portáteis USB-C, basta um único cabo para resolver o problema.

Hoje em dia é possível comprar monitores a preços bastante reduzidos; mas nalguns casos é mais conveniente ter algo que se possa transportar para qualquer lado com facilidade. É precisamente para esses casos que monitores USB-C como este monitor portátil Arzopa S1 de 15.6" se tornam numa solução atractiva.
Neste caso, o modelo Arzopa S1 15.6" Full HD USB-C está disponível por 102 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de €80. Também está disponível uma versão gaming G1 de 144Hz por 120 euros.

Para além da ligação USB-C, estes monitores também permitem a ligação tradicional via HDMI e mini-HDMI, pelo que se tornam apropriados para um vasto conjunto de cenários, quer seja para expandir o ecrã de um portátil, tablet ou smartphone, ou meramente para usar como um ecrã portátil para se ligar a um media-player ou consola de jogos para facilitar a sua utilização sem necessidade de um televisor ou monitor convencional por perto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

MediaTek apresenta Dimensity 9300

06-11-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A MediaTek revelou o seu novo chip topo de gama Dimensity 9300, com o qual pretende enfrentar o Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm.

O MediaTek Dimensity 9300 dá uso aos mais recentes núcleos CPU e GPU da ARM, mas apresenta algumas opções curiosas.

O Dimensity 9300 é produzido no processo de 4nm+ da TSMC e aposta exclusivamente nos núcleos de alto desempenho, vindo com um Cotex-X4 a 3.25GHz + 3x Cortex-X4 cores a 2.85GHz + 4x Cortex-A720 cores @ 2.0GHz; sem recurso aos cores mais pequenos de baixo consumo (o SD 8 Gen 3 usa 2x Cortex-A520 @ 2.3Ghz). A MediaTek diz que o chip oferece melhoria de 40% no desempenho face ao 9200, usando 33% menos energia. No GPU temos um Immortalis-G720 MC13 com 12-cores, com suporte para ray tracing, e também prometendo melhorias de 46% no desempenho com redução de 40% no consumo. Também suporta RAM LPDDR5T até 9.6 Gbps e UFS 4.90.
Para o processamento AI temos um APU 790, que suporta geração de imagens no Stable Defusion em menos de um segundo, e LLMs com até 33 mil milhões de parâmetros. Nos ecrãs temos suporte para ecrãs até WQHD a 180 Hz e suporte para ecrã duplo nos dobráveis; enquanto nas câmaras temos suporte para vídeo 8K a 30 fps, 4K a 60 fps, com modo cinematográfico e efeito de desfocagem do fundo em tempo real. O modem R16 5G também promete desempenho melhorado e redução nos consumos.

O Dimensity 9300 deverá estrear-se no mercado no smartphone vivo X100, mas deverá em breve multiplicar-se por outros smartphones de outras marcas.

Huawei P70 pode usar sensor Huawei para as câmaras

06-11-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Huawei poderá livrar-se da dependência de mais um fornecedor externo, passando a usar sensores próprios para as câmaras no Huawei P70.

O bloqueio aplicado à Huawei pelos EUA, impedindo-a de aceder a tecnologia de empresas norte-americanas e dos seus aliados, fez com que a Huawei perdesse relevância no mercado ocidental nos últimos anos. No entanto a empresa chinesa não tem estado parada, recentemente regressando com um novo chip Kirin com capacidade 5G (e satélite) no Mate 60. E parece que não se irá ficar por aí.

AGora surgem rumores de que a Huawei também poderá começar a fabricar os seus próprios sensores de imagem para as câmaras, dispensando a Sony como seu habitual fornecedor.

A suspeita surge devido à não renovação do contracto com a Sony, e de não ter acumulado qualquer tipo de stock para estes componentes. Tradicionalmente, a gama "P" sempre dedicou bastante atenção à parte das câmaras, sendo presença habitual no top da tabela DxOMark quando era lançado um novo modelo; mas após o bloqueio dos EUA a Huawei deixou de contar com a sua também habitual parceria com a Leica, passando a ficar inteiramente por sua conta. Devido a isto, espera-se que o próximo Huawei P70 possa vir com câmaras equipadas com sensores da própria Huawei.

Ataque Bluetooth do Flipper Zero pode crashar iPhones

05-11-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Uma nova versão do ataque de spam Bluetooth do Flipper Zero pode fazer crashar os iPhones com iOS 17.

Recentemente falamos de ataques de spam Bluetooth, gerados pelo Flipper Zero, que podiam inundar iPhones com notificações de pedidos falsos de emparelhamento com dispositivos Apple. Esse ataque também foi expandido para dispositivos Android e Windows, e mais recentemente até foi convertido numa app que permite que os ataques sejam feitos com um smartphone Android. Mas agora, temos uma nova variante que se pode tornar ainda mais chata para as vítimas.

A nova versão "iOS 17 Lockup Crash" faz com que, além da inundação das notificações, também se consiga crashar os iPhones nas imediações. Curiosamente, este ataque só afecta iPhones com iOS 17 (incluindo a mais recente actualização iOS 17.1) e não iPhones com versões mais antigas, como o iOS 16.

Devido a isto, já não será suficiente para os utilizadores desactivarem as notificações, com a única opção a ser desactivar por completo o Bluetooth nos seus iPhones. Uma opção que obviamente terá impacto a nível de utilização de acessórios, como AirPods, earphones Bluetooth, Apple Watch, AirTags, e outros acessórios.

O risco de ataque continuará a ser reduzido para a maioria das pessoas (o público alvo do Flipper Zero não é assim tão alargado), mas é algo para o qual importa estar informado; pelo menos, até que a Apple lance uma actualização para resolver o problema.

Como funcionam os sistemas de visão nocturna

05-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Os sistemas de visão nocturna permitem ver no escuro, mas há diferentes métodos, cada um com as suas vantagens e desvantagens.

É inevitável que qualquer fã de tecnologia se sinta fascinado com os dispositivos que permitem transformar a noite em dia.

Hoje em dia temos óculos de visão nocturna que se podem comprar por valores relativamente acessíveis, mas que na verdade se limitam a ser sistemas com iluminadores e câmaras IR, muitas vezes aplicados também nas câmaras de videovigilância. Embora tecnicamente sejam sistemas de visão nocturna, são completamente distintos daqueles que habitualmente são usados pelos militares, e que consistem na amplificação da luz existente, dispensando os iluminadores IR (que são visíveis como autênticos "faróis" que denunciariam a sua posição às forças inimigas). E por último, temos ainda os sistemas de visão térmica, que também conseguem fazer verdadeiros milagres a mostrar aquilo que não se vê no espectro visível.

O vídeo que se segue mostra como se comporta cada um destes sistemas, com os prós e contras de cada um, e só é pena que não tenham dedicado algum tempo à geração mais recente de sensores, que são capazes de ver a cores no escuro.


O ray-tracing de Alan Wake 2

05-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Alan Wake 2 é um jogo que tira o máximo partido das mais avançadas técnicas de ray tracing, como o path tracing, para criar um ambiente ainda mais realista.

Não se pode dizer que o path tracing seja propriamente recente - já tínhamos falado dele em 2015, mas na altura sendo uma técnica que apenas era possível de ser aplicada em rendering para filmes. Mas agora, quase uma década mais tarde, é algo que já se pode ter em tempo real e aplicado em jogos, desde que se tenha hardware relativamente recente e poderoso.

Em muitos casos as melhorias do path tracing face às técnicas tradicionais de falsificação da iluminação e sombras são subtis, mas noutros casos são bastantes reveladoras. E, em qualquer dos casos, contribuem para a criação de ambientes que se aproximam da realidade e contribuem para uma maior imersão nos jogos.


O quanto se avançou desde os tempos em que simplesmente ter sombras nos objectos já era considerado um grande avanço! :)

Poco M5 a €111

05-11-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Poco M5 já pode ser encontrado a preços ainda mais tentadores do que tinha durante a fase de lançamento.

Depois do bem sucedido Poco M4 Pro e X4 Pro temos agora o Poco M5. Um smartphone que vem equipado com um ecrã LCD de 6.6" de 90Hz (FHD+), chipset MediaTek Helio G99 octa-core, 4 GB de RAM, 64 GB ou 128 GB + microSD, câmara tripla de 50 MP + 2 MP + 2 MP, câmara frontal de 16 MP, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 18 W.

O Poco M5 4+64 GB está disponível por 111 euros na Amazon Espanha, com o modelo de 4+128 GB por 121 euros.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade. Sendo excelente como smartphone para oferecer aos filhos, ou para todos aqueles que não sentem necessidade de gastar cinco ou dez vezes mais por um smartphone topo de gama, quando sabem que poderão fazer o mesmo tipo de coisas com um modelo bastante mais económico.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Controlo gestual com Leap Motion e Arduino

05-11-2023 | 13:27 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto mostra como se podem controlar objectos virtuais e físicos através de gestos feitos com as mãos, usando Arduinos e um sensor Leap Motion.

Se já passaram pela necessidade de controlar objectos tridimensionalmente usando gestos, vão gostar deste projecto de controlo gestual.

Quando se fala de controlo gestual poderia imeditamente pensar-se na utilização de câmaras, mas neste caso temos a opção mais fácil de recorrer a um Leap Motion, um sensor que trata do reconhecimento dos gestos, e que neste caso fica ligado a um par de Arduinos para transformar essa informação em actuação física de motores que movimento um objecto em função dos nossos gestos.
O projecto torna-se interessante ao mostrar como é possível efectuar este tipo de controlo usando Arduinos mas, tendo em conta o preço relativamente elevado do sensor Motion Leap, não seria má ideia considerar a utilização de um módulo de câmara económico e tentar fazer algum tipo de processamento básico que reconhecesse a mão e os seus movimentos - poderia dar mais trabalho e estar mais sujeito a erros, mas provavelmente conseguir-se-ia reduzir cerca de $100 ao custo do projecto.

Musk apresenta assistente Grok da xAI

05-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de Musk ter pedido uma pausa no desenvolvimento dos assistentes AI, eis que anuncia a chegada do seu próprio assistente - Grok - da xAI.

Já era mais que certo que, quando Musk pediu uma pausa no desenvolvimento de modelos AI após a estreia mediática do ChatGPT, a sua verdadeira intenção era ter tempo para reagir e tentar apanhar essas empresas - algo que se veio a confirmar logo de seguida, com a criação da sua nova empresa xAI, dedicada precisamente a isso. E agora, podemos ver o resultado do primeiro modelo AI público da xAI: o Grok.
Grok is an AI modeled after the Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, so intended to answer almost anything and, far harder, even suggest what questions to ask!

Grok is designed to answer questions with a bit of wit and has a rebellious streak, so please don’t use it if you hate humor!

A unique and fundamental advantage of Grok is that it has real-time knowledge of the world via the 𝕏 platform. It will also answer spicy questions that are rejected by most other AI systems.

Grok is still a very early beta product – the best we could do with 2 months of training – so expect it to improve rapidly with each passing week with your help.

Este modelo AI é bastante peculiar (não seria de esperar outra coisa vindo de uma empresa de Elon Musk), tendo sido baseado no icónico Hitchhiker’s Guide to the Galaxy. Como tal, dá a respostas de uma forma que poderá não ser para todos. Mas, a xAI diz que o modelo supera os modelos AI da concorrência da mesma classe, incluindo o GPT-3.5, LLaMa 2, e Inflection-1, necessitando de muitos menos recursos de computação. Também apresenta como grande vantagem ter acesso a dados actuais, tirando partido do acesso aos "tweets" no X, em vez de estar limitado a conhecimentos que não incluem os últimos anos.

Groooook https://t.co/kuJE4XhJdq

— Elon Musk (@elonmusk) November 5, 2023

Example of Grok vs typical GPT, where Grok has current information, but other doesn’t pic.twitter.com/hBRXmQ8KFi

— Elon Musk (@elonmusk) November 5, 2023

Oh this is gonna be fun 🤣🤣 https://t.co/XaK3EbknXJ

— Elon Musk (@elonmusk) November 5, 2023

Por agora o Grok só está a ser disponibilizado a utilizadores nos EUA, mas a ideia é a de que em breve venha a ser disponibilizado aos utilizadores com contas pagas no X.

Uma coisa é certa: se fosse qualquer outra empresa a lançar um assistente AI que desse respostas como a do Grok, haveria imediatamente enorme polémica. Mas, sendo um assistente AI de Elon Musk, veremos até que ponto irá poder contar com maior margem de tolerância... ou não.

Cybertruck apanhado em preto mate

05-11-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Com o evento de lançamento oficial a aproximar-se, continuam a ser apanhados Cybertrucks na estrada, desta vez com película em preto mate.

A Tesla vai lançar oficialmente o Cybertruck, depois de alguns anos de atraso face à data inicialmente anunciada, no final do mês de Novembro. Isso tem feito com que também aumente o número de avistamentos de Cybertrucks a circular, e desta vez sendo apanhado um Cybertruck que poderá revelar o aspecto final destas viaturas; não no seu aspecto de aço inox, mas com as esperadas películas.

Neste caso, temos um Cybertruck com película em preto mate, que não se pode dizer que não fique bem na viatura - cujo design, já de si, ficaria perfeitamente integrado em qualquer filme sci-fi. Uma vez que a Tesla não irá oferecer opções de pintura para o Cybertruck, há muito que se suspeita que isso será contornado com o recurso às películas. Uma suspeita que ficou reforçada com o facto da Tesla começar a disponibilizar "wraps" para o Model 3 e Model Y nos EUA.

The perfect wrap does exist love the look of the matte black #Cybertruck

🎥 FB pic.twitter.com/RZzx9GMGt6

— The EV Guy (@The_EVGuy) November 4, 2023

Mais do que uma opção estética, estas películas poderão também ser uma "necessidade" durante a fase inicial da produção, até que a Tesla consiga obter total uniformidade do aço inoxidável. Vários dos modelos de pré-produção exibiam tonalidades diferentes que destruíam por completo o efeito pretendido, e que será algo que poderá demorar algum tempo até que seja resolvido. Esconder isso por baixo de uma película à escolha do cliente, seria uma forma simples e rápida de resolver o problema. No entanto, é algo que se espera que possa vir a adicionar mais alguns milhares de euros ao preço (ainda mantido em segredo pela Tesla) final do Cybertruck.

Mazda revela concept Iconic SP

05-11-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Mazda apresentou o MAZDA ICONIC SP, um concept que conjuga um sistema de propulsão de duplo rotor com uma plataforma EV, abordagem estreada no Mazda MX-30 R-EV.

O MAZDA ICONIC SP traduz-se num estudo de um compacto desportivo, concebido para se adaptar a uma nova era, demonstrando o empenho contínuo da Mazda na criação de produtos que satisfaçam a paixão dos clientes pela condução e pelos automóveis. O concept alcança um centro de gravidade baixo para proporcionar uma excelente performance de condução. As suas proporções únicas são possíveis graças a um capô muito baixo, resultado obtido através da montagem central do motor rotativo de baixo peso e compacto.
A ideia de um sistema EV rotativo de dois rotores proporcionaria um motor altamente escalável, com uma disposição flexível, tendo a capacidade de queimar uma variedade de combustíveis, incluindo hidrogénio, tornando-o uma tecnologia exclusiva da Mazda, ideal para diferentes conceitos de modelos desportivos. E quando a bateria for carregada com electricidade derivada de energias renováveis será possível conduzir num ambiente praticamente neutro em termos de carbono.


[Pela Estrada Fora]

Discord muda para links temporários para combater malware

04-11-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Para combater a distribuição de malware usando a sua plataforma, o Discord vai mudar para um sistema de links temporários.

Os grupos de hackers recorrem às formas mais eficientes para auxiliar as suas operações de ataque, e uma das técnicas que utilizam é recorrer a serviços já existentes para alojar o malware que depois será descarregado pelas vítimas que forem infectadas. O Discord é uma das plataformas utilizadas, mas agora vai fazer uma alteração para combater esse uso indevido dos seus recursos.

Quando se partilhar um ficheiro no Discord, o ficheiro irá passar a ter um link temporário em vez de um link permanente. Com isso, dificulta-se a vida a quem pretender usar a plataforma como serviço de alojamento para o seu malware - ou pelo menos, será essa a ideia. É que, para que esta alteração não afecte os utilizadores legítimos, o Discord irá fazer a actualização automática de links para quem usar a app Discord, de modo a que possam continuar a aceder a conteúdos antigos partilhados. Sabendo-se que os hackers são bastante engenhosos, não se poderá evitar perguntar se não conseguirão tirar partido disso, fazendo com que os seus sistemas de infecção também consigam fazer essa auto-actualização dos links.

O que é certo é que o Discord precisa fazer alguma coisa, já que um relatório recente indicou que a sua plataforma foi usada em pelo menos 10 mil campanhas de malware para distribuir conteúdo para os sistemas infectados.

Como fazer um relógio com mostrador triaxial mecânico

04-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs dos relógios originais poderão adicionar este curioso relógio triaxial à sua colecção.

Este projecto Triaxial Numechron Clock mostra-nos como construir um relógio que é relativamente simples de construir mas que tem aspecto complexo, devido ao facto de usar rodas para apresentar as horas e minutos que usam três eixos perpendiculares. O resultado é um mostrador que simultaneamente faz relembrar os relógios antigos mas com um efeito bastante intrigante.
A parte electrónica resume-se ao sistema de controlo do motor - sendo usado apenas um único motor - e tudo o resto são peças que podem ser impressas em 3D. Depois, tudo o que resta é assegurar a afinação mecânica das engrenagens para que tudo funcione bem, e depois, basta ver as horas passarem.


LEGO Icons Museu de História Natural

04-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs dos conjuntos modulares da LEGO passam a ter mais um imponente edifício para adicionarem à sua colecção: o LEGO Icons Museu de História Natural.

O Grupo LEGO revelou o seu maior set modular em número de peças e um dos temas de construção mais pedidos pelos fãs — o set LEGO Icons Museu de História Natural.

O set LEGO Icons Museu de História Natural é o complemento perfeito para a LEGO Coleção de Edifícios Modulares, apresenta arquitetura inovadora, novas técnicas de construção e inúmeras histórias divertidas. O modelo de dois andares inclui átrios duplos, um telhado amovível e piso intermédio, e vem recheado de exposições e pormenores construídos com tijolos.

À direita da entrada, os visitantes são recebidos por um enorme esqueleto de braquiossauro construído com tijolos. Este dinossauro é tão grande, que o pescoço se eleva acima do primeiro andar e se estende ao segundo. É ladeado por várias exposições mais pequenas, incluindo um crânio de tigre-dentes-de-sabre, um fóssil e, verdade, até ovos de dinossauro. No patamar, a secção de geologia do museu tem em exposição uma colorida coleção de quartzo, geodes, estalagmites e uma projeção de um corte da Terra com o núcleo liquefeito.
A caminho do segundo andar, é possível observar um grande mapa do planeta mostrando a órbita projetada de um novo foguete, um planetário pormenorizado do sistema solar e um diorama de uma futura base espacial. No telhado, o conservador do museu relata experiências e viagens no seu gabinete detalhado enquanto escreve as memórias.


Informação sobre o produto:

LEGO Icons Natural History Museum / Museu de História Natural (10326)
  • Idade: 18+
  • Peças: 4014
  • Dimensões: 31 cm de altura x 38 cm de comprimento x 25 cm de profundidade
  • Disponível: Pré-encomenda a 30 de outubro. À venda a 1 de dezembro.
  • PVP recomendado: 299,99 €

X prepara mercado para venda de nomes

04-11-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk tem novo plano para ganhar dinheiro extra no X (ex-Twitter), criando um mercado para venda de nomes de utilizador.

Como em todas as demais redes sociais e serviços também o Twitter X sofre com a questão de ter nomes que foram registados por utilizadores que, entretanto, abandonaram a plataforma. No caso do X isso poderá notar-se um pouco mais devido aos utilizadores que saíram em protesto contra a gestão de Elon Musk e quando converteu o Twitter no X; algo que Musk agora quer aproveitar de forma lucrativa.

Apesar dos cortes no pessoal, o X tem uma equipa que está a trabalhar na criação de um mercado para venda de nomes. Inicialmente o plano parece centrar-se na venda de nomes de contas abandonadas, mas potencialmente poderá tornar-se num mercado mais activo para utilizadores que estejam dispostos a vender os seus nomes, que lhes poderá render valores interessantes no caso de nomes com bastante procura (como os utilizadores que têm nomes de apenas uma letra), e o X a receber uma comissão pela operação.

Seria algo que poderia ajudar a lançar o sistema de pagamentos que Musk também quer adicionar ao X - e, independentemente do que se puder pensar de Musk, não deixa de ser uma boa ideia. No entanto, não pensem que obter um nome desejado ficará barato. Algumas das pessoas que estão a ser contactadas para comprarem nomes abandonados, nesta primeira ronda, estão a ser confrontadas com valores de 50 mil dólares se estiverem interessadas.

Sierra Space mostra avião espacial Dream Chaser

04-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Sierra Space apresentou o seu primeiro avião espacial Dream Chaser, baptizado Tenacity.

O Tenacity é o primeiro de uma série de aviões espaciais Dream Chaser, com capacidade de enviar carga até à ISS e de trazer material de regresso ao solo. Uma capacidade que desde logo seria inferida pelo seu aspecto, que faz recordar os icónicos Space Shuttle da NASA, embora em escala mais reduzida. O veículo segue agora para a NASA para novas rondas de testes, com o primeiro lançamento a estar agendado para Abril de 2024.

Tendo em conta que os outros dois veículos de reabastecimento em operação, o Cygnus da Northrop Grumman e o Progress da Rússia, só podem ser usado para envios (desintegrando-se na atmosfera na reentrada), esta é uma capacidade que deixará a Sierra Space no mesmo grupo da SpaceX a nível de envios e recolhas. E, no futuro, também com capacidade para transporte de astronautas.

Face às cápsulas tradicionais, estes Dream Chaser têm a vantagem de poderem aterrar numa pista de aterragem, evitando toda a complexa logística de pouso no oceano e recolha da cápsula. Também estão concebidos para resistir aos mais de 1600°C durante a reentrada mas estarem a temperaturas reduzidas poucos minutos após aterrarem, e efectuarem um mínimo de 15 missões cada um.

Além das missões de reabastecimento, a Sierra Space também vai disponibilizar os Dream Chaser para missões de transporte de alta-velocidade para os militares, podendo levar carga para qualquer ponto do mundo em apenas três horas.

|