PlanetGeek

iOS 18 vai deixar colocar apps em qualquer ponto do ecrã

25-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Após quase duas décadas, os utilizadores de iPhones vão finalmente poder colocar as apps nos sítios que quiserem.

Os utilizadores de iPhones vão finalmente ter a liberdade de fazer algo que nos Android é possível desde sempre. Com a chegada do iOS 18 vamos ter algumas alterações a nível do ecrã principal, com uma das grandes novidades a ser a possibilidade de posicionar os icons das apps em qualquer ponto do ecrã.

Desde o início que o iOS se tornou conhecido por evitar as apps escondidas numa gaveta, fazendo com que todas as apps instaladas aparecessem obrigatoriamente no ecrã principal. Só que isso era feito de forma automática, e embora os utilizadores pudessem reposicionar os icons pela ordem pretendida, não tinham (nem têm ainda) a possibilidade de deixar espaços livres, fazendo com que todas as apps tenham obrigatoriamente que começar por encher uma linha antes de passar para a linha seguinte - e quando se retira uma app, todas as outras são reposicionadas para que não haja espaços livres (o que se pode tornar bastante incómodo quando já se criou o hábito de abrir uma app numa certa posição).

Com o iOS 18, passará a ser finalmente possível manter as apps nos lugares que se quer. Resta saber se a Apple desta vez reconhecerá estar atrasada umas décadas em relação à concorrência, ou se irá apresentar isto como sendo mais uma das suas grandes inovações.

Headphones Corsair HS80 RGB Wireless a €121

25-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Se gostam de ouvir todos os detalhes nos jogos, sem limitações de volume independentemente da hora do dia ou da noite, uns headphones gaming wireless como estes Corsair HS80 RGB Wireless podem fazer toda a diferença.

Quer seja para poderem jogar jogos de guerra recheados de explosões às altas horas de madrugada, ou para facilmente comunicarem com os demais jogadores da vossa equipa, uns headphones gaming com microfone tornam-se num acessório indispensável. No caso destes Corsair HS80 RGB Wireless, temos direito às almofadas com espuma visco-elástica para maior conforto, e com banda de suporte para que o arco superior dos headphones não fique em contacto directo com a cabeça, aumentando a comodidade em sessões mais prolongadas.
Estes Corsair HS80 RGB Wireless estão disponível por 121.98 euros na Amazon Espanha.

Apesar de terem RGB no nome, importa realçar que se trata de um modelo bastante discreto, apenas com o logotipo iluminado nos headphones e um pequeno aro luminoso no microfone - que até serve para indicar quando está em mute.

Se procurarem algo mais em conta podem espreitar os Corsair HS55 a 50 euros; ou podem considerar os Corsair HS60 Haptic com vibrações que se podem sentir - que já por cá passaram e nos surpreenderam pela positiva. Todos eles têm controlos (mute, volume, etc.) directamente nos headphones, evitando a necessidade de um dongle pendurado no cabo.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

WhatsApp com fixação de até 3 mensagens

25-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp passa a permitir fixar até três mensagens em conversas ou grupos.

Depois de ter estreado a capacidade de fixar uma mensagem nas conversas individuais e em grupo, o WhatsApp parece ter percebido que fixar uma só mensagem não era suficiente, passando agora a permitir a fixação (pin) de até três mensagens.

Esta fixação das mensagens é a que pode ser feita dentro das conversações, permitindo manter uma mensagem em destaque, que tanto pode ser uma simples mensagem de texto, como também imagens ou inquéritos, facilitando a sua visibilidade.

if you like pinning a message, you’re going to love pinning three

📌 because you can now pin up to 3 messages in your chats

— WhatsApp (@WhatsApp) March 21, 2024
Para isso bastará fazer um long-press na mensagem respectiva e seleccionar a opção pin, assim como a sua duração. Por norma a mensagem permancerá fixada por sete dias, mas podemos optar por uma duração de 24 horas ou de 30 dias, ao fim dos quais a mensagem deixará de estar fixada (se isso já não tiver sido feito manualmente).

Nos grupos, cabe aos administradores decidirem se permitem que todos os utilizadores possam fixar mensagens ou não, com os membros do grupo a receberem uma notificação quando isso acontece.

Chip A18 Pro da Apple terá AI local

25-03-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple deverá entrar na era AI com o chip A18 Pro na geração iPhone 16, mas só nos modelos Pro.

Segundo as últimas indicações, a Apple está a preparar a sua próxima geração de chips para suportarem as mais recentes capacidades AI, mas é algo que só deverá acontecer no A18 Pro que equipará os iPhone 16 Pro. Nos modelos não Pro a Apple optará por um chip sem hardware dedicado para essa função, o que irá reduzir as suas capacidades de AI feitas localmente sem dependência de serviços na cloud.

Todos os fabricantes se têm apressado para tentar adicionar o máximo de capacidades AI aos seus equipamentos, com o grande destaque do momento a ir para as coisas que podem ser feitas directamente no dispostivo versus as coisas que ficam dependentes de um serviço na internet. A primeira opção é obviamente mais limitada (um chip local não pode competir com o imenso hardware dedicado existente nos data centers), mas tem a grande vantagem de poder funcionar sem ligação à internet e também proporcionar respostas imediatas e sem atrasos (no caso de um assistente AI). Tal como a Qualcomm, também a Apple quer ter essa capacidade nos seus futuros iPhones e iPads, mas por agora isso começará por ser feito apenas no chip A18 Pro, e não no A18 normal.

Ao contrário do que aconteceu na actual geração, em que os iPhone 15 Pro usam o chip A17 Pro e os iPhone 15 não-pro se mantiveram com o A16 do ano anterior, este ano a Apple deverá voltar a aplicar um novo chip (A18) em ambos os iPhones 16, mas com o modelo Pro a ter direito ao A18 Pro com mais capacidades.

Tema KDE malicioso apaga computadores

24-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A equipa do KDE está a alertar os utilizadores para os riscos de instalarem temas, após um utilizador ter ficado com o sistema apagado.

Os temas criados para KDE podem transformar por completo o aspecto e comportamento do sistema, e para isso têm a capacidade de executar código no computador do utilizador. O grande problema é que não há qualquer tipo de controlo quanto ao código que é executado, tendo havido pelo menos um caso de um tema que terá executado o temível comando "rm -rf" que apaga todos os dados no disco, incluindo o próprio sistema. Como tal, o KDE está a aconselhar cautela extrema para quem estiver a pensar instalar um tema, até mesmo para os que são disponibilizados através da KDE Store.

Não se querendo aventurar no complicado processo de analisar cada tema, a equipa optou por agora por apresentar avisos a quem descarrega temas, e de passar a tarefa de verificação para os utilizadores, pedindo-lhes para reportarem os temas maliciosos que encontrarem.
Só parece esquecer-se que, no caso de um tema que apague o sistema (como o que deu origem a este alerta), o utilizador nem terá um computador funcional para o poder fazer.

Esperemos que num futuro não muito distante se possa encontrar uma melhor solução para proteger os utilizadores dos temas maliciosos; até lá, será recomendável só instalarem temas de criadores que já tenham conquistado boa reputação, ou manterem-se sem temas, com o design oficial do sistema.

Starship Simulator no Kickstarter

24-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs dos simuladores espaciais têm um novo projecto ambicioso: o Starship Simulator.

O Starship Simulator quer ser o mais realista simulador espacial até à data, onde todos os elementos das naves são replicados da forma mais realista possível (ao ponto de até as ligações eléctricas e hidráulicas serem simuladas individualmente para cada componente - com os danos a serem também calculados realisticamente em função da sua localização e das coisas que afectam).

É certo que os simuladores espaciais podem ter "má fama" - em grande parte devido aos mais de dez anos que o Star Citizen demorou a ficar pronto - mas esperemos que desta vez não seja preciso aguardar até 2034 para que este Starship Simulator esteja terminado. Por agora, temos uma tech demo disponível para antecipar aquilo que o jogo pretende fazer, com muitas melhorias planeadas, como o seu criador explica no vídeo que se segue.


Talvez, mesmo com início modesto, no futuro possa vir a competir com as impressionantes capacidades do Star Citizen.

Boom XB-1 voa pela primeira vez

24-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O protótipo XB-1 da Boom, que pretende fazer regressar os aviões supersónicos comerciais, fez o primeiro voo.

A Boom tinha prometido que o primeiro voo estava para breve, e assim foi. O XB-1 levantou do Mojave Air and Space Port, pilotado pelo piloto de testes Bill "Doc" Shoemaker, e seguido por um T-38 pilotado por Tristan "Geppetto" Brandenburg.

Sendo o primeiro voo, não houve espaço para grandes aventuras (e muito menos qualquer tentativa de superar a velocidade do som), sendo que os futuros voos de teste irão pôr à prova cada vez mais as suas capacidades.


Se não houver surpresas imprevistas, a Boom espera ter uma versâo maior, com capacidade para 80 passageiros, a voar em 2027 - reduzindo o tempo de voo entre Roma e Nova Iorque de 8 horas para apenas 4 horas e 45 minutos. E, sem dúvida que todos os fãs da aviação apreciarão o regresso dos aviões supersónicos comerciais, que têm estado ausentes desde a retirada do icónico Concorde.

VLC critica "app stores" por impossibilitarem actualizações no Windows e Android

24-03-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A VideoLAN desabafou que não consegue actualizar o VLC para Android via Play Store e para Windows via Windows Store.

Embora para os utilizadores as "app stores" possam ter sido benéficas, facilitando o processo de encontrar apps e com alguma suposta garantia de segurança (nem sempre merecida), para os developers as coisas nem sempre são tão positivas.

Mesmo sabendo-se que o tópico do momento é a questão da App Store da Apple na Europa, as críticas da VideoLAN, criadora do popular VLC, são na verdade direccionadas às stores do Windows e do Android. Plataformas nas quais a VideoLAN diz estar impossibilitada de lançar actualizações, por diferentes motivos. No caso da Microsoft, é um problema que dura já cerca de dois anos, sem que tenham conseguido qualquer reposta por parte da MS. No Android, a situação não é menos preocupante, com a Google a exigir que a actualização deixe de suportar dispositivos Android TV pré API 30, o que deixaria milhares de pessoas sem acesso ao VLC (ou, em alternativa, tendo que fornecer as suas chaves privadas à Google).

App Stores were a mistake.
Currently, we cannot update VLC on Windows Store, and we cannot update VLC on Android Play Store, without reducing security or dropping a lot of users...
For now, iOS App Store still allows us to ship for iOS9, but until when?

— VideoLAN (@videolan) March 22, 2024

If you do wonder why we don't update VLC on the Windows Store or why VLC/iOS can't connect properly to OneDrive shares, it's because Microsoft Kafkaïesque bureaucracy refuses to help us.
We're only trying to contact someone since 2years...
Any day now...

— VideoLAN (@videolan) February 19, 2024

If you wonder why we can't update the VLC on Android version, it's because Google refuses to let us update:
- either we give them our private signing keys,
- or we drop support for Android TV before API-30, and all our users on TV API<30 can't get fixes.

— VideoLAN (@videolan) March 22, 2024
A situação na App Store da Apple também estará condenada a mudar no futuro, já que por agora a Apple ainda permite lançar actualizações compatíveis com iOS 9, mas será algo que inevitavelmente também deixará de acontecer (tal como quando abandonaram o suporte para as apps de 32-bits).

A evolução da tecnologia é positiva, mas quando essa evolução é feita à custa de penalizar os utilizadores com produtos mais antigos - e muitas vezes inviabilizando o seu uso - talvez seja necessário rever as prioridades.

Câmara mirrorless com ESP32

24-03-2024 | 13:10 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto mostra o essencial de como criar uma câmara digital com um ESP32.

Este projecto Mirrorless Camera for Makers é mais um que mostra como, hoje em dia, é extremamente fácil criar-se algo como uma câmara digital usando componentes facilmente disponíveis.

Neste caso, evita-se o processo de necessitar de um PCB específico recorrendo a um módulo LilyGo T-Display S3 Pro (na variante com ligação de câmara) para que o núcleo principal do projecto já esteja tratado, incluindo o ecrã. Tudo o que falta é fazer a impressão 3D da caixa exterior e o encaixe para a objectiva.



Depois, como é habitual nestes projectos, não há limite ao que se possa fazer, bastando dar asas à imaginação e / ou ajustá-lo às necessidades de cada um. Por exemplo, podem criar uma câmara time-lapse que registe o que se passa ao longo do dia, captando imagens a intervalos de tempo programáveis. Ou criar uma câmara de vigilância inteligente que vos possa alertar quando detecta movimento significativo em certas áreas da imagem. E tudo isto por um preço bastante económico.

Uso do X continua em queda

24-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Twitter X continua a perder utilizadores na era Elon Musk.

Apesar de Musk insistir que o X está bem de saúde e com cada vez mais utilizadores, os dados de empresas como a Sensor Tower demonstram um cenário bem diferente, com o serviço anteriormente conhecido como Twitter a ter perdido 23% dos utilizadores diários nos EUA desde o início de 2023. No resto do mundo a tendência é idêntica, com uma queda superior a 15%.

Curiosamente, ou não, também se regista uma queda de 10% no TikTok, e nem o Instagram escapa incólume, com uma queda de 5%. Apenas o Facebook e Snapchat mantêm a tendência praticamente plana.
Oficialmente, o X diz continuar em crescimento, embora não especifique o que considera "utilizadores activos". Para a Sensor Tower, que usa dados recolhidos de uma amostra variada de utilizadores que aceitam partilhar esses dados, um utilizador activo diário é alguém que tenha utilizado a app por mais de dois segundos nesse dia (o que até é um intervalo de tempo bastante simpático para os serviços - seria interessante comparar estes números com os que usam mais de 5 minutos por dia).

É pena que o gráfico não inclua o Threads, a app concorrente do Twitter / X da Meta, que tem estado em crescimento e que tem como trunfo adicional o suporte do protocolo descentralizado ActivityPub que lhe dará compatibilidade com o Mastodon e outros serviços.

Telegram suspenso em Espanha

24-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Tribunal Superior de Espanha ordenou a suspensão temporária do Telegram no território.

Havendo em curso vários processos europeus referentes à ausência de moderação em diversas plataformas, poderia pensar-se que esta suspensão estaria relacionada com isso, mas não é o caso. Esta suspensão do Telegram deriva de algo bastante mais comum e "tradicional": de empresas a queixarem-se que o Telegram permite que os utilizadores façam o upload de conteúdos sem permissão dos detentores dos respectivos direitos de autor - ou seja, o que habitualmente se designa por "pirataria".

Não faltam canais no Telegram onde se pode encontrar "tudo" o que se deseje, quer sejam as capas dos jornais (ou jornais integrais), a músicas, filmes, e tudo o mais que exista na internet.

É extremamente raro culpabilizar uma plataforma ou serviço pelas acções dos seus utilizadores, ainda mais quando - no caso do Telegram - será difícil argumentar que a partilha de conteúdos ilegais seja o principal propósito do serviço. Mas o Tribunal Espanhol optou por essa medida, que obriga os operadores de telecomunicações a bloquear o acesso ao serviço, e no processo impedindo que os espanhóis possam continuar a usar o quarto serviço de mensagens mais popular no país.

Cybertruck desmontado revela os seus segredos

24-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Já temos o primeiro vídeo onde um Tesla Cybertruck é desmontado para revelar todos os seus segredos.

O Cybertruck não será um veículo para todos, mas é o modelo da Tesla que actualmente mais curiosidade tem gerado - e assim deverá permanecer até à chegada do novo Roadster. Aos poucos vão-se descobrindo detalhes que não tinham sido revelados pela Tesla (como estar preparado para carregamento wireless), e estes vídeos em que o carro é "dissecado" permitem ficar a conhecer outros pormenores do seu processo de produção.

Poderá criticar-se que o vídeo passa bastante tempo a falar sobre o sistema de direcção steer-by-wire, mas essa é realmente uma das grandes novidades deste modelo. Esperemos que, a seu tempo, se venha a tornar numa tecnologia tão acessível que possa ser aplicado em modelos de gamas mais económicas.


EUA recuperam $2.3M em criptomoeda de conta fraudulenta na Binance

23-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O Departamento de Justiça norte-americano conseguiu recuperar 2.3 milhões de dólares em criptomoeda de uma conta envolvida em esquemas fraudulentos.

A conta da Binance era usada num esquema conhecido por "pig butchering" (abate do porco), em que os criminosos criam uma relação de confiança com a vítima através das redes sociais e serviços de mensagens, para os convencerem a fazer investimentos em plataformas falsas de criptomoedas. As vítimas pensam que o valor investido permanece sob o seu controlo, e têm acesso a um saldo virtual que mostra o "investimento" a dar-lhes retorno, até ao momento em que tentam levantar o seu dinheiro. Nessa altura ainda se sujeitam a um golpe final, em que lhes é pedido um pagamento avultado adicional, como "comissão de levantamento". Obviamente, quer paguem ou não, a única certeza é que nunca mais irão ver o seu dinheiro.

Esta conta da Binance foi descoberta no decorrer de uma investigação de uma queixa feita por uma vítima que perdeu 400 mil dólares (!) num destes esquemas. Investigações das transacções feitas vieram a revelar mais 36 pessoas que tinham sido vítimas deste mesmo grupo ou indivíduo.

Neste caso, cada vítima perdeu em média 62 mil dólares, que agora poderão recuperar, evitando o pior desfecho de uma ruinosa experiência. O FBI estima que este tipo de fraude rouba mais de 2 mil milhões de dólares anualmente, só nos EUA. Convém por isso estar informado, e espalhar a palavra pelas pessoas que puderem ser mais vulneráveis a este tipo de esquemas.

Micro-consola Pong de bolso com ESP32

23-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Perfeito para quem se quiser aventurar no mundo dos ESP32, eis como criar uma micro-consola Pong de bolso que se pode levar para todo o lado.

Hoje em dia temos o (muitas vezes subestimado) privilégio de andar com verdadeiros super-computadores no bolso, que quase nos fazem esquecer o fascínio das primeiras gerações de jogos electrónicos. O Pong encantou e deliciou gerações, e agora temos oportunidade de o relembrar através deste curioso projecto Pocket Pong.

Usando uma quantidade assombrosamente reduzida de peças: caixa impressa em 3D, um micro-módulo ESP32, micro-ecrã OLED (128x64), bateria (600 mAh), dois potenciómetros, buzzer, e interruptor; vemos como é extraordinariamente fácil replicar algo que, há muitas décadas atrás, necessitava de uma motherboard carregada de componentes electrónicos com área superior à de uma folha A4.
E embora seja possível jogar Pong com um amigo num smartphone, se há coisa que os smartphones não podem replicar é a satisfação de controlar o jogo usando botões físicos rotativos. Algo que só poderia ser superado pela trackball gigante usada na máquina original do Missile Command. :)

LEGO Ideas Dungeons & Dragons: Red Dragon's Tale

23-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A LEGO tem nova estreia, irresistível para os fãs do universo D&D, o set Dungeons & Dragons: Red Dragon's Tale.

Aproveitando o 50º aniversário do Dungeons & Dragons, este imenso conjunto Dungeons & Dragons: Red Dragon's Tale com 3745 peças inclui uma masmorra, torre, taberna com telhado amovível, seis minifigs, diversos monstros e, como não poderia faltar, um imponente dragão vermelho.

O set serve de cenário para as aventuras que podem ser vividas através do livro de aventuras criado para o complementar, criado em parceria com a Wizards of the Coast, disponível gratuitamente em versão digital para os LEGO Insiders, ou em versão física de papel em troca de 2700 pontos como download. Também está disponível via D&D Beyond, a par de informação sobre os personagens e um dado digital.
O LEGO Ideas DUNGEONS & DRAGONS: Red Dragon's Tale (21348) ficará disponível a 1 de Abril para os LEGO Insiders e a 4 de Abril para o público em geral, na loja online LEGO e nas lojas físicas, com um preço recomendado de 359.99 euros. Até 7 de Abril, as compras deste set também incluirão uma Dungeons & Dragons Mimic Dice Box como oferta.

Em Setembro de 2024, a LEGO irá também iniciar o lançamento de uma nova série de minifigs alusivas ao universo Dungeons & Dragons.

Spotify lança Miniplayer para Windows e Mac

23-03-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Spotify está a facilitar o controlo das músicas em Windows e macOS com um novo miniplayer - mas só para quem paga.

Em vez de ser necessário saltar para a janela do Spotify e perder a visão do que se estava a fazer, com este novo miniplayer é possível fazer ajustes rápidos ao volume, saltar de música ou ajustar o modo de repeat, de forma menos intrusiva.

O Miniplayer pode assumir diferentes formatos - quadrado, rectangulo, ou uma barra - que ficam posicionados ao estilo de widgets flutuantes, e funciona tanto para músicas como para podcast, e também estando preparado para lidar com os vídeos recentemente lançados.
O modo Miniplayer fica disponível no canto inferior direito da app desktop do Spotify. Mas infelizmente, e de forma algo idiota, é algo que o Spotify decidiu restringir apenas aos subscritores do Spotify Premium.

ESA tenta remover humidade do telescópio espacial Euclid

23-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Agência Espacial Europeia (ESA) vai tentar remover remotamente a humidade que tem prejudicado a visão do telescópio espacial Euclid.

O Euclid foi lançado em Julho de 2023 com o objectivo de estudar a misteriosa "dark matter" que compõe grande parte do nosso universo, usando câmaras de luz visível, infra-vermelhos, e espectrómetro. Infelizmente, logo durante o processo de calibração inicial no espaço, começou a fazer-se notar uma redução na quantidade de luz que chegava aos seus sensores. A conclusão é a de que alguns materiais do telescópio absorveram humidade do ar durante o processo de montagem na terra, e agora essa humidade está a criar uma fina camada de gelo sobre os espelhos do telescópio. Apesar de se estimar que esta camada tenha apenas umas dezenas de nanometros de espessura, é infelizmente suficiente para afectar drasticamente a capacidade de visão do Euclid.

Mas nem tudo está perdido. A ESA delineou uma forma de tentar recuperar a visão do Euclid recorrendo aos aquecedores que tem a bordo. Estes aquecedores foram utilizados para efectuar um procedimento de descontaminação antes do lançamento, mas agora poderão ajudar a libertar os espelhos do indesejado gelo. O problema é que este é um uso que não estava planeado para este fim e há o risco da expansão térmica deformar a estrutura do telescópio. Por isso, o procedimento será feito de forma gradual, inicialmente começando por aquecer apenas dois dos espelhos do Euclid, que podem ser controlados individualmente, e só depois considerar a activação de blocos adicionais se a situação não ficar corrigida.

O Euclid, actualmente a 1.5 milhões de quilómetros da Terra, já tinha passado por outros problemas iniciais, com os seus sensores a perderem ocasionalmente as estrelas que usa para a sua orientação no espaço, tendo sido necessário fazer uma actualização remota para resolver o problema. Esperemos que, tal como dessa vez, também esta nova correcção remota para descongelar os espelhos seja bem sucedida e permita a melhor visão possível do universo.

Mercedes faz crash-test em raios-X

23-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Em conjunto com o Fraunhofer-Institute for High-Speed Dynamics, o EMI (Ernst Mach Institute) em Freiburgo, a Mercedes-Benz realizou o primeiro teste de colisão do mundo com raio X num veículo real. A bordo estava o manequim SID II do lado esquerdo, virado para o impacto. Trata-se de um provete com anatomia feminina, especialmente concebido para ensaios de colisão lateral.

Os testes de colisão são sempre um acontecimento especial – mesmo para os especialistas, mas a parte realmente espectacular deste teste de colisão lateral está localizada numa estrutura no tecto do pavilhão acima do veículo: um acelerador linear é utilizado como uma câmara de raio X.

Esta demonstração de tecnologia (prova de conceito) nas instalações de investigação de colisões do EMI em Freiburg demonstrou que a tecnologia de raio X de alta velocidade pode ser utilizada na visualização de processos de deformação interna extremamente dinâmica. Desta forma, as deformações e os seus processos rigorosos anteriormente invisíveis tornaram-se transparentes. As inúmeras imagens de alta resolução permitem uma análise rigorosa.

Tecnologia de raio X ultracurto: até 1.000 imagens de alta resolução por segundo

Durante vários anos, a divisão de segurança dos modelos Mercedes-Benz tem investigado a utilização da tecnologia de raio X em testes de colisão, juntamente com os parceiros do EMI. O factor decisivo para o avanço foi a utilização de um acelerador linear com frequência de 1 kHz como fonte de radiação. O dispositivo é de longe muito mais poderoso do que os flashes de raio X anteriormente utilizados nos testes: a energia dos fotões do acelerador linear é de até nove mega eletrão-volt. Isto permite o rastreio de todos os materiais habitualmente utilizados na construção de veículos. A duração do impulso de raio X é de apenas alguns microssegundos. Isto torna possível registar processos de deformação durante o teste de colisão sem a desfocagem do movimento. O acelerador linear também gera um fluxo contínuo de impulsos de raio X. Isto significa que é possível produzir até 1.000 imagens por segundo. Este valor representa cerca de 1.000 vezes os procedimentos convencionais de raio X.
Durante um teste de colisão, os feixes incidem na carroçaria e em quaisquer manequins a partir de cima. Um detector plano está localizado debaixo do veículo de teste. Serve como receptor de imagem digital no sistema de raio X: quando a radiação colide com o detector é gerado um sinal eléctrico. A intensidade deste sinal eléctrico depende da intensidade com que a radiação foi previamente absorvida pelo veículo e pela estrutura do manequim. Isto influencia o valor cinzento que fica mais tarde visível – semelhante à inspecção por raio X das malas de bagagem num aeroporto ou às imagens deste tipo recolhidas por um médico.

Durante os milissegundos do tempo real do impacto, o sistema de raio X capta cerca de 100 imagens. Combinadas num vídeo, fornecem informações extremamente interessantes sobre o que acontece no interior dos componentes relevantes para a segurança e no corpo dos manequins durante uma colisão. Desta forma, é possível observar em pormenor como o tórax do manequim é pressionado e como um componente é deformado. A parte importante no caminho da investigação para a aplicação industrial é o facto de a colisão de raios X não afectar quaisquer outras ferramentas de análise. Mesmo as câmaras interiores no veículo de teste de colisão registam imagens sem qualquer perturbação.

Os especialistas do EMI elaboraram um conceito abrangente de protecção contra radiações para o teste de colisão com raio X. São utilizados dosímetros como monitores para assegurar que os funcionários não são expostos a radiação. A autoridade governamental competente aprovou o funcionamento da fábrica de acordo com os requisitos legais. As medidas de protecção física incluem uma parede de betão adicional de 40 centímetros de espessura em torno do edifício e uma porta de protecção que pesa cerca de 45 toneladas.

[Pela Estrada Fora]

ChargeGuru Zeplug facilita carregamento de veículos eléctricos em condomínios e empresas

23-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A ChargeGuru lança em Portugal o seu serviço Zeplug, que tem como principal objectivo ser a solução de carregamento eléctrico que permite ultrapassar os obstáculos existentes nas garagens partilhadas, quer em condomínios, quer em empresas.

A ChargeGuru é a primeira empresa em Portugal a oferecer a instalação de uma infraestrutura de carregamento eléctrico sem qualquer custo para os condomínios, bem como uma solução integrada, desde a gestão da facturação mensal da electricidade à manutenção e suporte técnico através do serviço Zeplug.

Com a instalação de um contador independente, apenas os proprietários de carros eléctricos fazem o pagamento mensal, garantindo a segurança e escalabilidade do serviço permitindo a cada utilizador instalar um ponto de carregamento de forma simples e económica, comprando ou alugando o carregador. Para além disso, o serviço garante sempre electricidade de fontes renováveis, uma vez que a empresa recorre apenas a fornecedores de energia certificados e limpos.

Na Europa, o Zeplug foi escolhido por grandes fabricantes de automóveis como a BMW, Tesla, Renault, Grupo Volkswagen, Volvo e Jaguar Land Rover e trabalha com mais de 200 empresas gestoras de condomínios. A ChargeGuru já assinou os primeiros acordos para instalação do serviço Zeplug em Portugal. Em 2022 angariou 240 milhões de euros com um fundo de investimento (ICG), que permitirão instalar em mais de 2 mil edifícios nos próximos três anos e contribuir para a descarbonização da mobilidade.

Características do serviço Zeplug:
  • Gratuito para os condomínios: todo o investimento implícito na instalação da infraestrutura partilhada é suportado pela ChargeGuru.
  • Simples: os proprietários e gestores imobiliários delegam todo o processo à ChargeGuru, que se encarrega da documentação, instalação, facturação, gestão do consumo da electricidade, manutenção, etc.
  • Justo: todos os utilizadores do serviço de carregamento pagam o mesmo e os restantes condóminos, que não utilizam este serviço, não pagam nada. Além disso, o consumo de electricidade, será cobrado com base no consumo real (pagamento por utilização).
  • Flexível: os utilizadores podem escolher entre comprar ou alugar o seu ponto de carregamento. Ambas as opções incluem electricidade 100% renovável, manutenção, assistência técnica e uma garantia de 3 anos ou durante o período de permanência para o ponto de carregamento.
  • Estruturado: A infraestrutura será implementada de forma coerente pela ChargeGuru em todo o edifício, garantindo a segurança e a qualidade da mesma.
  • Escalável: a ChargeGuru compromete-se com o acréscimo de pontos de carregamento à medida que forem solicitados.
  • Seguro: Todas as instalações são realizadas por electricistas certificados e cumprem todos os regulamentos aplicáveis. A ChargeGuru encarrega-se de assegurar a instalação.
  • Valoriza o edifício: ter uma solução de carregamento colectiva de veículos eléctricos no estacionamento aumenta o valor da fracção e consequentemente do edifício.
O serviço Zeplug foi concebido para edifícios existentes que, devido à sua antiguidade, não estão tecnicamente preparados para colocar um carregador em todos os lugares de estacionamento. A ChargeGuru, como proprietária da infraestrutura, assume a responsabilidade pela sua instalação, segurança, certificação e manutenção.

A ChargeGuru opera em oito países europeus e tem uma forte presença local em cada um deles, especializando-se em soluções de carregamento para particulares e empresas. Com mais de 500 instaladores em toda a Europa, é a rede número um na UE, oferecendo serviços dedicados e personalizáveis. Opera em França desde 2014 e em Portugal e Espanha desde 2014, impulsionando a transição energética para todos, simplificando o carregamento em casas multifamiliares e edifícios de escritórios.

[Pela Estrada Fora]

Falha Unsaflok deixa 3 milhões de fechaduras electrónicas em risco

22-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores revelaram uma vulnerabilidade designada por "Unsaflok" que permite abrir fechaduras electrónicas usadas em milhões de quartos de hotel.

As falhas de segurança afectam as fechaduras Saflok da Dormakabam usadas em mais de 13 mil hotéis espalhados pelo mundo, permitindo que um atacante consiga abrir qualquer porta em segundos.

O processo é simples, bastando conseguir o acesso a um cartão válido (que pode ser o do próprio quarto), e com esse cartão é possível criar-se um cartão que funciona como "chave mestra" que pode abrir qualquer porta de qualquer fechadura electrónica associada ao mesmo sistema.


Os investigadores descobriram esta falha em Setembro de 2022 e informaram o fabricante em Novembro de 2022, para que pudessem ser feitas as devidas correcções sem que a vulnerabilidade fosse revelada publicamente. O processo de actualização dos sistemas e fechaduras é bastante moroso, obrigando a emitir novas chaves, mas tendo já passado mais de um ano, os investigadores acharam que estava na altura de divulgar esta falha de segurança, uma vez que é algo que afecta directamente os milhões de pessoas que ficarem alojados em quartos de hotel com estas fechaduras.

Quem estiver preocupado, poderá usar uma app como a NFC Taginfo (Android / iOS) para identificar o tipo de cartão NFC utilizado para abrir o seu quarto. Se for um cartão MIFARE Classic é bastante provável que estejam expostos a esta vulnerabilidade.

|