PlanetGeek

Apple corta encomendas de ecrãs OLED para novo iPad

28-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple deverá apresentar os primeiros iPad com ecrã OLED nos próximos meses, mas parece estar com dúvidas quanto ao seu sucesso.

Sendo uma das actualizações mais significativas em toda a história dos iPads, seria de esperar que a Apple tivesse grandes expectativas para os seus primeiros iPad Pro equipados com ecrãs OLED, que lhes assegurarão uma qualidade de imagem superior às dos modelos anteriores - mesmo tendo em conta que o anterior iPad Pro de maiores dimensões contava com ecrã LCD com local dimming mini-LED. Mas, parece que não é esse o caso.

Está a circular a notícia de que a Apple terá reduzido as encomendas dos ecrãs OLED do iPad em cerca de 20-30%, o que, a confirmar-se, será revelador de que a Apple está a moderar as expectativas de vendas.

A explicação mais óbvia para isto é a de que o iPad Pro com ecrã OLED irá sofrer um agravamento substancial do preço. Considerando que o actual iPad Pro de 12.9" tem preço a começar perto dos 1500 euros, não é descabido que a versão OLED possa atirar o valor para cima dos 2000 euros; o que por um lado até pode ser usado pela Apple para dizer que os seus óculos Vision Pro de $3500 "não são assim tão mais caros que um iPad", mas por outro lado não ajudará a que quem esteja a pensar compra um iPad opte por estes modelos OLED.

SpaceX Falcon 9 modificado para cápsula Cygnus da Northrop Grumman

28-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX teve que fazer diversas modificações no seu Falcon 9 para acomodar o lançamento da cápsula Cygnus da Northrop Grumman que vai reabastecer a ISS em órbita.

A Northrop Grumman já fez diversas missões de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS), mas vai ser a primeira vez que irá enviar a sua cápsula Cygnus usando um foguete Falcon 9 da SpaceX - mais uma das consequências indesejadas da guerra na Ucrânia, já que o foguete Antares que costumava utilizar era fabricado lá, usando motores russos.

A SpaceX teve que fazer diversas alterações, incluindo adicionar uma escotilha para acesso à carga, para possibilitar o envio de carga de "última hora", como alguns gelados para os astronautas na estação espacial. A cápsula leva comida e também mais alguns equipamentos para experiências espaciais, incluindo um braço cirúrugico robótico que poderá dissecar tecido humano e se pode tornar num percursor de cirurgiões robot que acompanhem os astronautas em missões de longa duração.
A missão NG-20 tem lançamento marcado para 30 de Janeiro, e a cápsula Cygnus deverá permanecer ligada à ISS durante cerca de seis meses, podendo também ser usada como "motor" para impulsionar a ISS para a sua altitude ideal. Depois, terá um desfecho menos glorioso mas funcionamente necessário, funcionando como caixote do lixo da estação que se desintegrará no processo de reentrada na atmosfera.

Dacia cresce 47% em Portugal em 2023

28-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Em 2023, a Dacia completou 15 anos de presença oficial em Portugal e continuou a trajectória de crescimento acentuado depois de um ano histórico em 2022, onde atingiu uma quota-recorde e se tornou a marca preferida dos clientes particulares portugueses.

Nos últimos dois anos, praticamente um em cada cinco portugueses escolheram um Dacia quando decidiram comprar um automóvel novo.

Em 2023 foram vendidos 15.058 automóveis Dacia, em Portugal, entre Veículos de Passageiros e Veículos Comerciais Ligeiros, o correspondente a um crescimento de 47% face a 2022. A Dacia foi a 4ª marca mais vendida no país, com uma quota de mercado de 6,60% (7,42% se considerado apenas o mercado de Veículos de Passageiros), ficando a apenas sete unidades de conquistar o 3º lugar do mercado. Ao mesmo tempo, a Dacia consolidou o estatuto de marca mais vendida em Portugal a clientes particulares, com 7.511 unidades registadas, a que corresponde uma quota de 17,67%.

A aceitação da gama Dacia pelos portugueses é exemplificada pelos resultados que modelos como o Sandero ou o Duster continuam a apresentar ano após ano. Com 6.424 unidades comercializadas em 2023, o Dacia Sandero foi o segundo automóvel mais vendido em Portugal e o modelo preferido pelos clientes particulares. A configuração Stepway do Sandero continua a ser a mais escolhida pelos portugueses, representando 60% das vendas do modelo.

Confirmando a validade da aposta do Grupo Renault nas versões bi-fuel a gasolina e GPL, a gama Eco-G da Dacia voltou a registar um crescimento no total de vendas da marca. Em 2023, 57% das unidades vendidas foram versões Eco-G (um crescimento de 14% face a 2022), com a percentagem a subir até aos 61% se considerarmos apenas as motorizações a combustão interna. Ou seja, cerca de 6 em cada 10 Dacia vendidos em Portugal estão equipados com motorizações Eco-G a gasolina e GPL, reduzindo custos de utilização e impacto ambiental.

Em apenas dois anos de comercialização, o Dacia Spring vendeu mais de 2.400 unidades no nosso país, sendo responsável pela subida da Dacia ao quarto lugar de vendas no segmento dos automóveis eléctricos. Em 2023, o Spring continuou a ser o automóvel eléctrico mais vendido a clientes particulares, com 562 unidades, correspondendo a 15,40% de quota de mercado, mais do dobro do segundo modelo mais vendido.

[Pela Estrada Fora]

Google Lumiere gera vídeos AI de alta-qualidade

27-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Google tem um novo sistema de geração de vídeos AI - chamado Lumiere - que atinge uma qualidade visual muito superior às dos sistemas anteriores.

Já se sabia que seria uma questão de tempo. Depois dos modestos projectos iniciais que geravam vídeo AI a partir de uma descrição de texto - mas com qualidade sofrível - eis que chega o Lumiere.

O Lumiere usa um novo diffusion model chamado STUNet (Space-Time-U-Net) que se comporta bastante melhor a nível de perceber e gerar elementos e a forma como se movem. O resultado é impressionante, com clips de vídeo que nalguns casos poderia ser difícil perceber que são geradas por uma AI.


Além dos vídeos gerados a partir de uma descrição, o Lumiere também pode fazer animações em partes seleccionadas de uma imagem existente, ou transformar vídeos existentes (por exemplo, trocando a roupa de uma pessoa).

Por coincidência, isto chega numa altura em que também tem havido enorme polémica com imagens pornográficas falsas da Taylor Swift que inundaram o X/Twitter e rapidamente se espalharam por muitas outras plataformas. Mas, sendo inevitável que este tipo de ferramentas AI se tornem cada vez mais acessíveis, há que relembrar que se são os utilizadores que devem ser responsabilizados pelo eventual uso indevido que façam delas.

Como fazer um sistema de tracking do sol para painéis solares

27-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Quem desejar maximizar a produção de energia com painéis solares pode considerar a utilização de um sistema de tracking solar.

Os painéis solares têm-se tornado numa opção cada vez mais atractiva para quem procura reduzir a sua conta da electricidade, e que se torna ainda mais recomendável para quem usa automóveis eléctricos. No entanto, a eficiência dos painéis solares depende do grau de incidência da luz solar, motivo pelo qual não é possível tirar o máximo partido deles quando ficam instalados numa estrutura fixa.

A solução para isso é recorrer a um sistema de tracking solar motorizado que consegue ajustar a sua orientação e mantê-los na posição ideal ao longo do dia.
A diferença a nível de produção é substancial, conseguindo-se mais algumas horas de produção por dia do que relativamente a uma instalação fixa, e com mais horas a renderem mais energia.


Modo avançado do Bard vai chegar à app Google

27-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada


O modo avançado do Bard vai estar disponível nos tablets e smartphones, mas só para quem efetuar uma subscrição do serviço.

Sem qualquer surpresa, a Google irá avançar para um modelo pago para acesso a funções avançadas AI, o que não deixa de ser curioso pelo menos nesta fase em que o serviço ainda está a dar os primeiros passos.

So Google Bard Advance will be available in the Google App as well but you're gonna need a subscription for it.
Some other strings indicate that the advanced mode can be turned on/off. As well as some advanced feature won't be available on mobile.#Google #Android #AI #Bard pic.twitter.com/N7WKqqs6EC

— AssembleDebug (@AssembleDebug) January 24, 2024
Uma versão avançada do Bard estará a ser preparada para a Google app, mas os utilizadores terão de pagar por este serviço. De acordo com mensagens descobertas na app, "This conversation was created with Bard Advanced. Subscribe to Bard Advanced on the web to continue this conversation."

A Google não faz mais do que utilizar o mesmo modelo de negócio que tem vindo a utilizar em outros serviços, deixando o utilizador testar, experimentar, corrigir falhas e posteriormente cobrar para quem pretender continuar a utilizar o serviço.

No caso deste modo avançado do Bard, a situação acaba por ser ainda mais curiosa, pois nem todas as funções deverão chegar à versão para os equipamentos móveis. Se atendermos ao atual estado de desenvolvimento do Bard, é de esperar que o modo avançado ainda demore mais algum tempo a ser disponibilizado, isto porque a versão grátis ainda não passou no teste de matemática.

Perguntando ao Bard quantos anos tem o AadM, o serviço acerta no número de anos, mas falha redondamente na data de publicação do mesmo artigo! :O

Novo sistema de "sensores 3D" da Tesla para estacionamento

27-01-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O novo sistema de reconstrução 3D para substituir os sensores de distância ainda deixa a desejar.

A Tesla tem sido criticada desde que removeu os habituais sensores de distância ultra-sónicos dos seus veículos, passando a usar um sistema que indica a distância aproximada usando as câmaras. Depois de uma primeira versão que apresentava a distância em 2D, a Tesla implementou um sistema bastante mais complexo que tenta recriar o espaço em redor do carro em 3D - continuando a usar apenas a informação visual das câmaras para tal.

O resultado pode ser visualmente impressionante, mas a verdade é que continua a não ser tão prático quanto os sensores à moda antiga, começando por falhar no seu propósito essencial que é dar uma indicação exacta dos obstáculos. É algo que certamente a Tesla irá melhor com actualizações ao longo dos próximos meses, mas até ao momento parece que é apenas uma solução complicada que não dá os mesmos resultados que a solução simples (dos sensores) que se pode encontrar até nos carros mais económicos.


P.S. Também continua a ser extremamente ridículo que a Tesla tenha tido todo o trabalho para criar este sistema de reconstrução 3D, e continue sem dar a opção de uma vista a 360º combinando todas as câmaras em redor do veículo, como também já se tornou comum até em segmentos inferiores.

Apple vai manter iPad "fechado" na UE

27-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar da relutante abertura da plataforma iOS na UE por causa do DMA, a Apple vai fazer o mínimo possível e tentar manter o iPad à parte das alterações.

A Apple tem feito o seu habitual jogo de palavras para cumprir tecnicamente com o que é exigido mas da "pior maneira possível", como continuar a taxar as apps que queiram sair da App Store, e isso também se aplica ao iPad.

Apesar do no iPhone a Apple se estar a preparar para permitir a entrada de browsers alternativos e apresentar um ecrã de selecção do browser preferido pelos utilizadores, ou de usar app stores alternativas; isso não vai estar disponível no iPad! Isto porque a Apple argumenta que, apesar de todas as semelhanças e coisas partilhadas com o iOS e o iPhone, que o iPad e o iPadOS é uma "plataforma diferente".

Resta esperar que a UE não aceite esta intepretação minimalista e altamente restritiva por parte da Apple e que faça cumprir aquilo que o DMA era suposto assegurar a nível de abertura e liberdade de acesso a plataformas e serviços.

BYD Tang expande bateria para fazer frente ao Model Y

27-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD expandiu consideravelmente a autonomia do Tang com uma nova bateria, para fazer frente ao Model Y da Tesla.

A BYD comercializa o Tang como sendo um "Model X barato", que inevitavelmente o coloca em comparação com o Model Y. Uma comparação que o deixa em desvantagem, considerando que começa nos 72 mil euros, substancialmente mais que os 43 mil euros que o Model Y custa na Alemanha. Para tornar o Tang mais apelativo, a BYD passou a bateria de 86 kWh para 108 kWh, fazendo com que autonomia aumente dos 400 km para os 530 km (WLTP).

Isto é acompanhado por um aumento da velocidade de carregamento, que passa de 7 kW AC para 11 kW, e carregamento rápido 190 kW DC. E enquanto nos motores não houve alterações, com a sua potência de 517 cv a permitir ir dos 0 aos 100 km/h em 4.9 segundos, a BYD ouviu as críticas dos clientes e melhorou o sistema de suspensão activa. A BYD ainda não revelou o que estas alterações irão representar no preço, mas diz que será uma "supresa agradável".
A BYD tornou-se recentemente na marca mais vendida na China, pondo fim ao domínio de décadas da VW, mas ainda tem um longo caminho pela frente se quiser destronar o Model Y, que se tornou no carro mais vendido na Europa em 2023 - algo que nunca antes tinha sido conseguido por um automóvel 100% eléctrico.

Smart ring da Samsung será ultra-leve

27-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung quer estrear-se no sector dos anéis inteligentes com um modelo que poderá tornar-se a referência no mercado.

Depois de muitos meses de rumores, a Samsung acabou por confirmar finalmente que está a trabalhar num smart ring que será lançado ainda este ano.

Embora por agora ainda não haja detalhes oficiais, já começaram a circular algumas primeiras impressões de quem teve oportunidade de ter contacto com os protótipos, e que ficaram agradavelmente surpreendidos com o seu peso ultra-reduzido e acabamentos em diferentes materiais, sendo que será disponibilizado em tamanhos até aos 22.2 mm de diâmetro (tamanho 13 nos EUA).

O sector dos anéis inteligentes é o passo lógico seguinte depois dos smartwatches e smart bands, tornando-se numa opção ainda menos intrusiva para quem quiser fazer o tracking da sua actividade física e condições de saúde. Até agora tem estado reservado a algumas pequenas empresas, pelo que vai ser interessante ver o efeito que terá a entrada de um gigante tecnológico como a Samsung. Não será descabido que nos próximos anos se veja um Google Ring e um Apple Ring a seguirem os passos da Samsung.

App Xbox ganha controlos touch para remote play

26-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Em breve vai ser mais fácil controlar a Xbox e jogar jogos remotamente em smartphones e tablets, deixando de ser necessário um controlador Bluetooth.

Há muito que é possível jogar jogos da consola Xbox remotamente em smartphones e tablets mas, até agora, isso era algo que obrigava a ter um gamepad Bluetooth, o que nem sempre poderá ser conveniente. Agora, a Microsoft está a aproveitar o mesmo sistema de controlo touch que já usava no Xbox Cloud Gaming, para possibilitar o controlo de jogos e apps usando apenas os touchscreens sem necessidade de um controlador físico.

Além de se poder controlar os jogos, também é possível controlar e interagir com a Xbox, tal como se se estivesse à frente dela com um gamepad nas mãos.
Neste momento isto está a ser testado nas versões beta da app Xbox para Android e iOS, sendo de esperar que, com a experiência já acumulada do uso dos controlos touch no serviço de jogos via cloud, assim como no seu curioso Surface Duo com duplo ecrã, não demore muito a ser promovido a funcionalidade oficial e disponibilizado na versão final para o público.

How to Implement a PHP JSON Beautifier Converting a JSON Object to a PHP Class Object

26-01-2024 | 20:37 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
JSON is a popular format many developers use to encode and store variable values into text strings.

The values of objects encoded as a JSON string are not very readable.

This package can decode a JSON string of an object without a specific class
and initializes an object of a given class.

The initialized object can be displayed using the PHP var_dump function to make it appear in a readable way.

A zona de interesse (e uma estreia bem interessante)

26-01-2024 | 19:32 | Gonçalo Sá

Ficção científica cruzada com realismo social, "THE KITCHEN" é uma das novas apostas da Netflix e apresenta uma dupla de realizadores a ter debaixo de olho: Daniel Kaluuya (actor que se estreia aqui atrás das câmaras) e Kibwe Tavares.

The Kitchen 2.jpg

Não faltam ideias ao filme com créditos de realização partilhados entre um dos actores britânicos mais aplaudidos dos últimos anos e um autor de curtas que se aventura na primeira longa. Daniel Kaluuya também assume, ao lado de Joe Murtagh ("Gangs of London"), o argumento deste retrato distópico (mantendo assim um percurso paralelo de argumentista iniciado na já distante série "Skins"), e interpreta ainda uma das personagens secundárias, num exemplo de entrega total a um "labour of love" que começou a ser pensado há mais de uma década.

O cuidado com o desenho deste mundo, uma Londres futurista e extremista, é evidente logo aos primeiros minutos e não demora a conseguir um efeito imersivo. Nada mal para uma primeira longa que, além de uma lista de produtores executivos da qual se destaca o nome de Michael Fassbender, terá beneficiado do currículo de arquitecto de Tavares - o bairro que dá título ao filme, último refúgio de minorias empobrecidas que recusam sair apesar de avanços policiais, é uma combinação vívida de heranças do realismo social e sugestões sci-fi.

The Kitchen 3.jpg

Num momento em que a gentrificação, a especulação imobiliária, o autoritarismo ou a xenofobia dominam manchetes, "THE KITCHEN" oferece um caldeirão oportuno e imaginativo de tensões sociais, partindo da história um homem cuja mudança desse território de resistência para um complexo habitacional sofisticado é ameaçada pela cumplicidade repentina com um adolescente órfão.

A luta de classes, tema caro ao cinema britânico, está no centro de um filme que arranca com contornos de thriller e vai cedendo espaço a um drama humanista, viragem acompanhada de alguns problemas de ritmo e a expor limitações de um argumento que prometia voos mais altos. Por outro lado, há dois trunfos que nunca falham entre esses desequilíbrios: Kane "Kano" Robinson e Jedaiah Bannerman, o primeiro a manter a intensidade que já tinha demonstrado em "Top Boy" (série que provou que além de músico havia aqui um actor), o segundo uma jovem revelação com uma segurança invulgar no seu primeiro papel.

The Kitchen.jpg

A química entre a dupla protagonista é tão vibrante como a atmosfera urbana de um mundo não muito longínquo, qualidades de uma visão capaz de se impor mesmo não deixando de se aproximar de outras a espaços (de "Os Miseráveis" de Ladj Ly a "Attack the Block", do mais recente "Gagarine" a alguns episódios de "Black Mirror", há muitas hipóteses de parentes próximos).

E se é pena que secundários como o activista encarnado por Hope Ikpoku Jnr (outro talento valioso encontrado em "Top Boy") não cheguem a ter o desenvolvimento que se esperaria, sequências contagiantes como a de uma festa comunitária (bem-vindo momento de descompressão e ode sentida à cultura negra) dão novo fôlego a relatos com estes contornos  - e ajudam muito a dar o voto de confiança a mais encontros criativos entre Kaluuya e Tavares.

3/5

Honor Magic V2 dobrável chega à Europa por €1999

26-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Honor trouxe finalmente o seu Magic V2 dobrável para a Europa, onde fica disponível por 1999 euros.

A Honor apresentou o Magic V2 na China em Julho de 2023, tendo tido uma boa recepção, especialmente por se ficar por uma espessura de 9.9 mm quando dobrado, bastante mais fino do que muitos dobráveis concorrentes, e quase tão fino quanto alguns smartphones não dobráveis.

O Magic V2 vem com um ecrã externo de 6.43" e interno de 7.92", ambos podendo atingir os 120 Hz, com o ecrã interior a suportar stylus para tornar a sua utilização mais versátil. O mecanismos de dobragem está preparado para suportar pelo menos 400 mil actuações e, quando aberto, o Magic V2 fica-se por uma espessura de apenas 4.7 mm. Pelo lado negativo, e também por culpa da demora da Honor em fazê-lo chegar à Europa, vem equipado com um Snapdragon 8 Gen 2 em vez do mais recente Gen 3, apesar de ser acompanhado por 16 GB de RAM. Nas câmaras temos um conjunto de 50 MP + 50 MP ultrawide + 20 MP telefoto, com duas câmaras selfie de 16 MP (uma em cada ecrã).
Apesar da sua espessura reduzida, temos uma bateria de 5000 mAh - que nos faz pensar porque motivo os outros smartphones, mais grossos, não usam baterias com mais capacidade. E, haverá também uma edição especial "Porsche Design Honor Magic V2 RSR", com design ligeiramente alterado e usando um NanoCrystal Shield que promete ser mais resistente a riscos.

O Honor Magic V2 vai ter preço a começar nos €1999 na Europa, o que o deixa acima do Galaxy Z Fold 5 (€1899) e seguramente vai complicar bastante as suas hipóteses de sucesso.

Notícias do dia

26-01-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Apple abre App Store a lojas alternativas na UE em Março; actualização da PlayStation 5 bloqueia Cronus Zen; Coopérnico continua a apostar nos tarifários indexados em 2024; Mercedes EQS 450+ faz quase 900 km (a baixa velocidade); e iOS vai apresentar selecção de browsers aos utilizadores Europeus.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart.

Apple quer taxar apps fora da App Store

A Apple vai ser forçada a abrir o iOS a lojas concorrentes em Março, por força do DMA Europeu, mas na sua melhor tradição... continua a tentar assegurar que irá receber a sua comissão caso os developers optem por app stores alternativas.

Para um developer poder escapar à App Store, a Apple quer que paguem a Core Technology Fee (CTF), uma taxa que se aplica sobre o número de instalações feitas num ano, e que tenta ter polémica minimizada ao dizer que só se aplica a apps com mais de 1 milhão de instalações. Uma app gratuita que atinja 2 milhões de downloads tem que pagar à Apple mais de 45 mil dólares por mês; caso atinja os 5 milhões terá que pagar mais de 180 mil dólares; e se chegar aos 10 milhões teria que pagar mais de 400 mil dólares por mês. Uma taxa que, caso o developer aceite manter-se exclusivamente na App Store, não existe, não havendo qualquer pagamento por parte do developer.

Parece uma forma muito pouco discreta de praticamente matar as app stores alternativas cujo intuito seria precisamente escapar a todas estar artimanhas da Apple - não sendo por isso surpresa que já tenham começado os apelos para que a UE não permita isto.


Medição de temperatura no Pixel 8 Pro bloqueada a SIMs dos EUA

A Google adicionou a medição de temperatura corporal nas novidades de Janeiro para o Pixel 8 Pro, mas essa funcionalidade não irá ficar disponível para todos. Isto porque a Google decidiu limitar esta funcionalidades, ficando disponível apenas nos Pixel 8 Pro que tiverem um cartão SIM (ou eSIM) de um operador de telecomunicações norte-americano.

Mas a funcionalidade também vem acompanhada de uma série de limitações que poderão torná-la muito menos prática do que se possa pensar: não é recomendável fazer a medição no exterior ou com exposição directa ao sol; não se deve estar perto de ventoinhas, janelas, ou fontes de calor; há que assegurar que a pele está limpa e sem suor; há que assegurar que a janela do sensor está limpa; e como se isto não bastasse, a Google recomenda que se deixe o smartphone ficar quieto por 10 minutos antes de se fazer uma medição, para se aclimatizar à temperatura ambiente.

Talvez seja mais prático usar 30 segundos desses 10 minutos para ir buscar um termómetro e medir a temperatura sem chatices.


Apps no iPhone fazem tracking dos utilizadores através das notificações

Há inúmeras apps no iPhone que estão a contornar as regras de recolha de dados dos utilizadores, usando as populares e muitas vezes sobre-utilizadas notificações.

Investigadores da Mysk descobriram que apps populares como o Facebook, LinkedIn, TikTok, X/Twitter, e outras, abusam das notificações para obterem dados sobre os utilizadores além daqueles que podem ser recolhidos directamente pelas apps. Isto torna-se possível pois até o encerramento de uma notificação envia para o criador da app uma considerável quantidade de informação, que pode ser usada para tracking até mesmo quando o utilizador activou todas as opções de protecção de privacidade no sistema. Mais um motivo pelo qual se deve pensar muito bem no momento em que uma app pede autorização para nos enviar notificações. A não ser que sejam mesmo coisas críticas, o melhor é simplesmente desactivar as notificações.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: O IBM Simon foi o primeiro telemóvel com touchscreen, e que também se pode considerar como tendo sido o primeiro smartphone - antes sequer de dessa designação existir. Foi lançado em 1994 e, apesar de ter sido concebido pela IBM, era fabricado pela Mitsubishi.

Promoção CdkeySales de fim de Janeiro: Windows 10/11 Pro a €14

26-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €78,32 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,82 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Mercedes EQS 450+ faz quase 900 km (a baixa velocidade)

26-01-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Um teste de autonomia real dá a vitória ao Mercedes EQS 450+, podendo percorrer 876 km a uma velocidade média de 60 km/h.

Com uma generosa bateria de 107.8 kWh, o Mercedes EQS 450+ torna-se na opção ideal para quem quiser fazer viagens longas com o seu carro eléctrico. E desta vez estamos perante um teste de autonomia em condições reais, que nos dá uma melhor ideia do que se pode realmente esperar.

O teste avalia a autonomia de diversos veículos, a velocidades de 60 km, 90 km e 130 km, com o EQS 450+ a ficar na primeira posição em todas, com autonomias de 876 km, 733 km, e 521 km, respectivamente.
O BMW i7 xDrive60 fica logo nas posições seguintes, com autonomia entre 506 e 833 km. E para quem não estiver a considerar carros nesta classe de preços, gostará de saber que o Tesla Model Y Long Range também fica bem posicionado nos testes dos 60 km/h e 90 km/h, com 728 km e 528 km, mas caindo para os 334 km de autonomia quando a velocidade se eleva para os 130 km/h.

Fica mais uma vez demonstrado que o pé direito do condutor é um dos principais factores a afectar a autonomia e, como efeito secundário indirecto, a transição para os carros eléctricos poderá fazer mais para manter os condutores dentro dos limites legais de velocidade nas auto-estradas, do que todas as campanhas já realizadas e radares já instalados até agora.

iOS vai apresentar selecção de browsers aos utilizadores Europeus

26-01-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Por força do DMA, a Apple vai apresentar um ecrã com browsers alternativos aos utilizadores europeus a partir de Março.

A Apple está a preparar das maiores alterações de sempre no iOS a partir da versão 17.4 que chega em Março, para cumprir com os requisitos do Digital Markets Act. Entre elas temos coisas como app stores alternativas, possibilidade de instalar apps que não cumpram as regras da App Store, e utilização de browsers alternativos que sejam mesmo browsers e não apenas uma carcaça em cima do motor WebKit - até agora obrigatório - disponibilizado pela Apple no sistema.

A propósito desta última, a Apple também vai ser forçada a apresentar um ecrã de selecção de browsers alternativos, contendo os browsers mais populares para cada país. Coisas que no passado também a Microsoft foi forçada a fazer no Windows, e a Google foi forçada a fazer no Android. Isto tornará o browser seleccionado no browser pré-definido do sistema, algo que actualmente já se pode fazer mas que nem sempre se torna evidente para os utilizadores.

Também como parte das exigências está permitir que os utilizadores desinstalem apps pré-instaladas pelo fabricante, mas com excepção para apps que sejam consideradas "essenciais para o funcionamento do sistema" e que não possam ser substituídas por apps de terceiros. Nos últimos anos a Apple implementou algo que tentava criar uma ilusão desta capacidade, permitindo esconder as apps de sistema que os utilizadores não quisessem utilizar.

Por outro lado, há que referir que a Apple não está a aproveitar a oportunidade para fazer esta abertura de forma global, pelo contrário, todas estas alterações apenas estarão disponíveis na UE e para utilizadores da UE, com o iOS no resto do mundo a continuar a manter-se totalmente fechado por trás dos muros da Apple.

Adaptador de tomadas universal com 5 USB a €21

26-01-2024 | 13:30 | A Minha Alegre Casinha

Este adaptador universal de tomadas da Tessan garante que podemos ligar qualquer aparelho a qualquer tomada, e poupar carregadores USB adicionais.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas este adaptador universal com portas USB integradas acaba por ser uma solução bastante atractiva para quem viaja frequentemente, ou simplesmente quer estar preparado para nunca ser apanhado desprevenido em termos de formatos de tomadas - e simultaneamente evitando a necessidade de transportar até cinco carregadores USB adicionais na sua bagagem.
Este adaptador de tomadas universal da Tessan tem 5 portas USB e está disponível por apenas 21 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 4 euros.

O módulo encaixa, e permite encaixar, tomadas eléctricas de praticamente todos os formatos existente (UE, Reino Unido, EUA, Austrália, etc.) e inclui 5 práticas portas USB, 3 delas sendo USB-C até 15 W, que podem fornecer até um máximo de 2.4 A por porta, perfeitas para recarregar smartphones, câmaras e outros equipamentos quando se vai de férias.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Coopérnico continua a apostar nos tarifários indexados em 2024

26-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Coopérnico, cooperativa portuguesa de energias renováveis, continua a apostar nos tarifários indexados em 2024.

Para dar resposta à reforma do mercado elétrico europeu e à revisão dos regulamentos da ERSE, a Coopérnico continua a proporcionar ofertas diferentes do tarifário tradicional para que, juntamente com os seus clientes, possa continuar a construir um modelo energético mais justo, democrático e renovável. Em 2024, a Coopérnico mantém o compromisso de oferecer aos seus clientes tarifários indexados, uma decisão alinhada com a visão de transparência e sustentabilidade que norteia a atuação da cooperativa. Mantendo-se fiel a essa diretriz, a Coopérnico não apenas perpetua a oferta de tarifários indexados, mas também antecipa uma evolução e aposta na adaptação às dinâmicas do mercado energético ao planear a introdução de tarifários dinâmicos em 2024.

Os tarifários indexados e os tarifários dinâmicos emergem como uma inevitabilidade consequente da revisão da Diretiva mercado interno de eletricidade e dos novos regulamentos do setor que os posicionam como obrigatórios para os grandes comercializadores. Nesse contexto, a Coopérnico não apenas se adapta a essa evolução, mas também a adota reconhecendo as vantagens que os tarifários indexados e dinâmicos proporcionam aos cidadãos.

Ana Rita Antunes, coordenadora executiva da Coopérnico, reforça os benefícios dos tarifários indexados para os consumidores, que a Coopérnico já disponibiliza: “Os tarifários indexados trouxeram vantagens em 2023 para famílias e empresas que conseguiram beneficiar diretamente da redução de preços ao longo do ano, nomeadamente quando a produção de energia renovável é elevada.”

Os tarifários dinâmicos, que vão surgir em 2024, são também importantes no quadro da transição energética: “os clientes da Coopérnico podem sentir os benefícios da produção de energia renovável na sua fatura: os preços de energia baixam quando há muita produção renovável, incentivando mudanças de consumos para as horas de maior produção renovável. Os tarifários dinâmicos são a melhor forma de combinar a produção renovável e consumo”, conclui Ana Rita Antunes.

João Crispim, presidente da Coopérnico afirma: “A disponibilização transversal de tarifários dinâmicos depende, além do comercializador, da inteligência das redes. Com a instalação generalizada de contadores inteligentes, ligados em rede inteligente e a comunicar de forma inteligente, os cidadãos poderão usufruir dos tarifários dinâmicos.” João Crispim, acrescenta que “o investimento e aceleração da digitalização das redes permitirá que os cidadãos sejam verdadeiros agentes ativos na transição energética”.

Os tarifários indexados, fundamentados nos preços de energia do mercado grossista OMIE, proporcionam uma abordagem dinâmica aos custos, variando a cada hora. Estes tarifários tipicamente utilizam perfis de consumo normalizados por tipo de cliente, não estando necessariamente ligados ao consumo efetivo em cada hora. Os tarifários dinâmicos, variando também com os preços de energia do mercado grossista OMIE, refletem os consumos reais dos clientes em cada hora. Embora tanto os tarifários indexados como os dinâmicos possam apresentar flutuações de preço em comparação com os tarifários fixos, são modalidades que permitem aos clientes beneficiarem das horas de menor custo.

Qualquer pessoa pode fazer uma simulação dos tarifários da Coopérnico no simulador da ERSE.

|