PlanetGeek

Nothing Phone (3a) ganha botão na câmara

26-03-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Nothing lançou a actualização Nothing OS 3.1 para os Phone (3a) e Phone (3a) Pro, que trazem o suporte para a Essential Key na app da câmara.

Apesar da Nothing ter adicionado um botão físico programado a estes modelos, a maior lacuna era a de que não estava disponível uma das opções que seria mais lógica: a de poder ser usada para tirar fotos. Agora isso fica resolvido: um toque curto permite capturar fotos e adicionar notas, enquanto um toque longo activa a função de voz.

As câmaras também receberam diversas melhorias: zoom mais fluido, melhor correção dos tons de pele nas selfies, equilíbrio de brancos em ambientes interiores melhorado. Os retratos em condições de contraluz também prometem maior clareza, e o Phone (3a) Pro conta com foco melhorado a 2x de zoom.
Para além das melhorias na câmara, a experiência no Essential Space foi optimizada e as animações do Always-On Display (AOD) foram refinadas. A marca promete que o Essential Space continuará a receber novidades, com funcionalidades como as Smart Collections, Focused Search e Flip to Record previstas para as actualizações seguintes. E a tudo isto soma-se a habitual ronda de correções de bugs e melhorias de estabilidade.

Quem tiver um Phone (3a) ou Phone (3a) Pro deverá receber esta actualização automaticamente, ou poderá verificar se já está disponivel manualmente em Definições > Sistema > Actualizações de Sistema.

Novo teste ARC-AGI-2 baralha modelos AI

25-03-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Arc Prize Foundation lançou uma nova versão do seu teste para avaliar a inteligência artificial geral (AGI) - o ARC-AGI-2 - e os modelos AI actuais estão com dificuldades.

O avanço dos modelos AI tem acontecido a ritmo acelerado e, como consequência, havia muitos testes que tinham sido concebidos para serem "difíceis" e que agora estavam prestes a ser resolvidos a 100% pelos modelos AI mais recentes. Mas, isso volta praticamente à estaca zero. O ARC-AGI-2 revelou-se um grande desafio para os modelos AI actuais, com a maioria a obter apenas cerca de 1% de pontuação.

Ao contrário dos testes tradicionais, este mede a capacidade de adaptação da AI a novos problemas, sem recorrer aos dados de treino, sendo mais adequado para os modelos de "raciocínio" que tem sido criados. O ARC-AGI-2 apresenta desafios em forma de puzzles onde a AI deve identificar padrões visuais em grelhas de quadrados coloridos e gerar a resposta correcta. Mesmo o modelo o3 da OpenAI, que dominou o ARC-AGI-1 com 75.7% de pontuação, mal conseguiu atingir os 4% neste novo teste (a um custo de 200 dólares por tarefa) - e modelos como o o1-pro da OpenAI, o R1 da DeepSeek, o GPT-4.5, o Claude 3.7 Sonnet e o Gemini 2.0 Flash não tiveram melhor sorte. Em comparação, participantes humanos obtiveram, em média, 60% de precisão, demonstrando que ainda existe uma diferença significativa entre a inteligência humana e a das AIs.
O novo teste também corrige uma falha do ARC-AGI-1, que permitia que os modelos pudessem resolver problemas através de força bruta, usando vasto poder computacional. O ARC-AGI-2 introduz uma métrica adicional de eficiência, exigindo que a AI interprete padrões em tempo real, minimizando essa "batota".

Para incentivar a evolução dos modelos AI, a Arc Prize Foundation lançou o concurso Arc Prize 2025. O desafio: alcançar 85% de precisão neste novo teste ARC-AGI-2, gastando apenas um máximo de 0.42 dólares por tarefa.

A questão não parece ser "se" este objectivo será atingido e superado, mas sim "quando" é que isso irá acontecer. O anterior ARC-AGI-1 resistiu aos modelos AI durante cerca de cinco anos, até em Dezembro de 2024 ser finalmente superado pelo o3 da OpenAI.

ChatGPT ganha geração de imagens via GPT-4o

25-03-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI lançou geração de imagens AI nativas integradas no ChatGPT, usando as capacidades multimodais do GPT-4o.

Embora já fosse possível criar imagens AI no ChatGPT por intermédio do Dall-E, agora isso passa a ser feito nativamente pelo modelo GPT-4o - que a OpenAI descreve como sendo omnimodal, podendo lidar com texto, áudio, imagens e vídeo - e com capacidades que a OpenAI diz superaram o Dall-E 3.
Passando à parte prática, o que mais interessa é que esta capacidade fica acessível para os utilizadores gratuitos, mas com limitação idêntica à que era aplicada às imagens do Dall-E 3. Embora a OpenAI não tenha referido exactamente que limite é esse, a informação no site indicava um limite de três imagens geradas por dia, valor que a OpenAI diz que poderá rever de acordo com a utilização.
A OpenAI refere que este novo modelo é muito mais capaz a gerar imagens com texto, e também a combinar diferentes elementos com relacionamento entre eles, e que tem capacidade para gerar imagens com 20 ou mais objectos da forma que é pedida, em vez dos 5 a 8 que os modelos AI tradicionalmente suportam antes de se "baralharem". Também é melhor na "consistência" de imagens, suporte para transparência, e outras coisas.

Como sempre, nada como experimentar e ver os resultados, que podem ser explorados por qualquer utilizador gratuito do ChatGPT.

Notícias do dia

25-03-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

iPhone Mirroring não fica disponível na UE; Starlink prepara antenas para acesso Gigabit; Apple Watch ganha alarmes sonoros no watchOS 11.4; Xiaomi SU7 recebe 5 estrelas nos crash tests; Disney+ ganha remoção do "Continue Watching"; e routers DrayTek em boot loop após ataques.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

OpenAI promete GPT-5 gratuito e ilimitado

Com as ameaças a surgirem de todos os lados, a OpenAI parece ter revisto algumas coisas de modo a não cometer os mesmos erros do passado. Perante o receio de que o futuro GPT-5 também só fosse ficar disponível para os utilizadores "Pro", já veio assegurar que o GPT-5 irá ficar acessível, sem limites de utilização, para os utilizadores gratuitos - o que é uma excelente notícia.

No entanto, isto não significa que o GPT-5 será o mesmo para todos os utilizadores. Enquanto os utilizadores gratuitos poderão usá-lo, os subscritores Plus terão acesso ao GPT-5 em modo de maior inteligência, e os subscritores Pro terão acesso a um modo ainda mais potente. Veremos o que isso significa na prática, quando o GPT-5 for efectivamente lançado.

It's great to read that GPT-5 will be free and unlimited for all users.

The question remains as to what will then remain in the paid tiers. GPT-5 is an amalgamation of o3+non reasoning.

Paid user then o4? o3 pro?

That remains to be clarified.

If GPT-5 is not the end, but a… https://t.co/jCNIa4VbTS

— Chubby♨️ (@kimmonismus) March 25, 2025



Administração Trump discute ataque militar via Signal - com jornalista no grupo

Quando se pensava que realidade já não tinha mais formas de superar a ficção, eis que um jornalista (mais concretamente o editor chefe do The Atlantic) viu-se adicionado a um grupo de conversa no Signal, onde altas patentes da Administração Trump estavam a discutir uma operação militar no Iémen, horas antes da sua execução.

Além do ridículo da situação, levantam-se outras questões, como o facto do Signal não ser um canal aprovado para este tipo de discussões, e que viola também as exigências de que as decisões e acções deste tipo fiquem devidamente registadas para referência futura (coisa que não será cumprida com as mensagens temporárias do Signal, eliminando os registos do que foi dito).


Gemini 2.0 Pro é o modelo AI mais poderoso

Com base em resultados de benchmarks AI, o Gemini 2.0 Pro da Google deverá tornar-se o modelo AI mais poderoso do momento, superando o o1 da OpenAI e o Claude 3.7 Sonnet da Anthropic.

A grande questão é saber se este será um modelo "viável" (com custo aceitável para ser disponibilizado ao público em geral de forma gratuita e/ou custo reduzido), ou se seguirá os passos dos modelos recentes da OpenAI, que têm preços demasiado elevados.


Indiana Jones and the Great Circle chega à PS5 a 17 de Abril


Depois de ter maravilhado os jogadores na Xbox e PC desde 9 de Dezembro (2024), é a vez dos jogadores com PS5 poderem marcar no calendário a chegada do Indiana Jones and the Great Circle. A Microsoft e Bethesda, que tinham apenas prometido que o jogo chegaria à PS5 durante a Primavera, já revelaram que o lançamento será feito a 17 de Abril.

É um jogo que vale mesmo a pena, para todos, mas especialmente para quem for fã dos filmes do Indiana Jones.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Nikola Tesla nasceu em 1856 e foi um prolífico inventor nas áreas da física, mecânica, electricidade e ondas electromagnéticas. As suas patentes na área da corrente alternada tiveram grande peso na sua adopção para as redes de distribuição eléctrica, vencendo as propostas de utilização de corrente contínua propostas por Edison.

Microsoft Office 365 Family a €56

25-03-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para quem não dispensa o Office ou deseja ter espaço com fartura na cloud, o Microsoft 365 Family é uma proposta tentadora para toda a família.

O Microsoft 365 segue a tendência de transformar os programas pagos uma única vez num serviço de subscrição contínua, mas neste caso é algo que vale a pena considerar pela diversas componentes que engloba. O serviço não só nos dá acesso às apps habituais do Office - Word, Excel, PowerPoint, etc. - como também inclui 1 TB de espaço na cloud no OneDrive. E, considerando que se trata da versão família, que permite a utilização por até 6 pessoas, o preço torna-se verdadeiramente irresistível.
Um ano de Office 365 Family está disponível por 56.91 euros na Amazon Espanha.

Sim, isto significa que por um valor simpático podem ficar com 6 TB de espaço total na cloud (1 TB para cada utilizador) OneDrive, o que dá menos de 9 euros por utilizador por ano, o que é dos melhores negócios que se pode ter actualmente. Para referência, tanto a Apple como a Google cobram cerca de 100 euros por ano pelo seu plano de 2 TB de espaço na cloud.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Starlink prepara antenas para acesso Gigabit

25-03-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Até ao final do ano, o serviço Starlink deverá disponibilizar antenas para acessos de 1 ou 2 Gbps.

A rede Starlink tem conquistado sucesso ao proporcionar ligações de 100-200 Mbps em praticamente qualquer ponto do planeta (até no ar), mas em breve poderá oferecer um serviço capaz de competir até com as ligações por fibra.

A SpaceX está a desenvolver novas antenas, que incluirão um modelo que possibilita atingir velocidades Gigabit. Algo que actualmente já seria possível mas obrigaria a utilizar várias antenas agrupadas, mas que assim passará a poder ser feito de forma mais simples com uma única antena. No entanto, para que tal aconteça da forma que a SpaceX pretente, será também preciso obter algumas licenças adicionais, para autorizar o uso de potências maiores, e também da operação dos satélites em inclinações mais baixas - uma tarefa que fica facilitada pelo acesso privilegiado de Musk na administração Trump, e que indirectamente (ou directamente) pode afectar as decisões da FCC nesse sentido.

Estes planos ficam também dependentes da SpaceX resolver os problemas com a Starship, de modo a permitir o envio das novas gerações de satélites Starlink para o espaço de forma mais eficiente e com custo mais reduzido - coisa que, apesar dos problemas que a Starship tem enfrentado, se acredita que será conseguido ao longo deste ano. O que poderá não ser de tão simples resolução será recuperar a confiança global em Elon Musk, para que não paire o fantasma do serviço Starlink pertencer a alguém que, pode acordar um dia e decidir que vai cortar o acesso à internet a determinado país ou região.

iPhone Mirroring não fica disponível na UE

25-03-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar do iOS 18.4 marcar o lançamento do Apple Intelligence na UE, a Apple vai impedir o acesso ao iPhone Mirroring deste lado do Atlântico.

Depois de muitos meses de espera, com a desculpa da "exigente legisação europeia", a Apple vai finalmente disponibilizar as funcionalidades Apple Intelligence na UE (que já tinham sido disponibilizadas no macOS) em Abril. Mas, isto não marca o fim da diferenciação de funcionalidades que a Apple aplica na Europa.

Uma das ausências que os clientes europeus da Apple irão notar, é que não terão acesso ao iPhone Mirroring, que permite visualizar e interagir com o ecrã do iPhone a partir de um Mac.

Novamente, a Apple atira essa ausência para a culpa da legislação da UE. Mas, não há como evitar que isto seja visto como apenas mais uma forma da Apple expressar o seu desagrado com as exigências da UE, com as quais tem aplicado a regra de "fazer o mínimo possível, da pior maneira possível". Táctica que acaba por penalizar os seus clientes, talvez com a expectativa de que estes apontem o dedo à UE e não à Apple. Aliás, há outros que pensam que, perante as recentes exigências de abertura do iOS, é bem possível que a Apple opte por remover as funcionalidades na UE, piorando os seus produtos, do que permitir que concorrentes tenham igualdade de acesso às mesmas!

I truly believe Apple would rather remove features from Apple customers in the EU than open them up to competitors. This would probably spark some sort of backlash in the region — against the EU, not Apple. We’ve already seen features like iPhone Mirroring get nixed there. https://t.co/IqN58fkm95

— Mark Gurman (@markgurman) March 24, 2025

Da forma que as coisas estão a avançar, já nem ficaria surpreendido se, um destes dias, acabarmos por ver a UE a fazer algo idêntico ao que a Huawei foi forçada a fazer, a nível de criar o seu próprio sistema livre dos serviços da Google. Algo que até poderia ser feito de forma bastante mais rápida do que se poderia imaginar, recorrendo a projectos já existentes como o /e/OS. Bastaria que, tal como a exigência da ficha USB-C, se tivesse a exigência de que qualquer smartphone tivesse obrigatoriamente que permitir a instalação de um sistema operativo alternativo - tal como se pode fazer em qualquer computador tradicional.

Oppo prepara smartphone mais pequeno com bateria "maxi"

25-03-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Oppo / OnePlus podem estar a preparar um smartphone de tamanho mais reduzido, e desta vez a bateria não vai ser problema.

Apesar da tendência dos smartphones cada vez maiores se manter, continuam a haver pessoas que prefeririam ter um smartphone mais compacto. Apesar das opções não serem muitas, esses modelos sofriam frequentemente do problema da bateria ser também mais pequena, penalizando a sua autonomia, mas o modelo que a Oppo / OnePlus está a preparar poderá resolver isso e ser exactamente o que os fãs dos smartphones "pequenos" procuram.

De acordo com os rumores, será um smartphone com ecrã de 6.3" - o que ainda poderá ser demasiado grande para muitos, mas ficando abaixo dos 6.82" do OnePlus 13 - que também poderá ser comercializado como OnePlus "13T". A parte curiosa é que apesar da redução do tamanho, a bateria aumenta para os 6200 mAh, mais do que a bateria de 6000 mAh do OnePlus 13.

Se o objectivo fosse mesmo atrair os consumidores fãs dos modelos compactos, poderia ter sido mais vantajoso apostar num ecrã ainda mais pequeno, como um ecrã de 6", que representasse uma redução significativa do tamanho do smartphone. Mas, parece que nenhum dos grandes fabricantes se quer arriscar a ir contra a tendência dos smartphones grandes.

Assistente Nvidia G-Assist já disponível

25-03-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Nvidia G-Assist começou como uma brincadeira do Dia das Mentiras em 2017, mas agora tornou-se um assistente AI real e para pessoas com GPUs RTX.

Integrado na aplicação da Nvidia, o G-Assist ajuda a optimizar definições de jogos e sistema, monitorizar o framerate, e até controlar a iluminação de dispositivos compatíveis.

Este assistente funciona através de comandos de voz ou texto, respondendo a perguntas como "Como funciona o DLSS Frame Generation?" com explicações ao estilo do ChatGPT. Mas, de forma mais prática e útil, pode optimizar o desempenho dos jogos, ajustar a qualidade de imagem, identifica possíveis restrições no desempenho do GPU, e gerir a iluminação de hardware compatível de marcas como Logitech, Corsair, MSI e Nanoleaf - sem necessidade de ter que entrar nos respectivos programas para fazer a configuração individual.


Este assistente recorre a um modelo AI local (requer cerca de 10GB de armazenamento) e é compatível com GPUs desktop das séries RTX 30, 40 e 50 com pelo menos 12GB de VRAM.

Ganha um tapete RGB para rato

25-03-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um tapete para rato de tamanho XL com iluminação RGB.

Milhões de pessoas usam um rato durante grande parte do dia, e milhões de pessoas lidam também constantemente com pequenas questões de ordem prática como: usar o rato numa superfície onde nem sempre funciona bem; ou usando um tapete de rato diminuto que está sempre a escorregar para onde não deve (ou a desintegrar-se com o tempo). Para resolver o problema de uma vez por todas, esta semana temos para vos oferecer um tapete para rato de tamanho XL com uma dimensão de 800 x 300 mm, espessura de 4 mm e iluminação LED RGB no rebordo. É o tapete ideal para cobrir toda a área de trabalho e nunca mais se preocuparem com o rato chegar ao limite do tapete.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Apple Watch ganha alarmes sonoros no watchOS 11.4

25-03-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Foi preciso uma década para que o Apple Watch pudesse tocar um alarme sonoro quando se tem o modo silêncio activado.

Confirmando a teoria de que estamos numa era em que é preciso celebrar a chegada (tardia) de funcionalidades básicas que deviam estar disponíveis desde o início, também só agora o Apple Watch irá ganhar a capacidade de tocar alarmes sonoros em todas as ocasiões.

Embora o Apple Watch possa tocar um alarme, o problema surge quando se activa o modo silencioso - opção frequente para quem não deseja arriscar passar a noite com sons de notificações a chegarem na pior altura. Quando se tem o modo silencioso activo, o Apple Watch troca o alarme sonoro pelo toque vibratório. É uma opção perfeitamente válida, e que pode ser desejada por muitos utilizadores, mas que entre em conflito com a expectativa de muitos outros, que podem estar habituados a que os alarmes sejam sempre sonoros mesmo que se tenha o modo silencioso activado, como acontece nos smartphones, incluindo os próprios iPhones.

Finalmente, isso vai ficar resolvido com o watchOS 11.4, que estreia uma nova opção "Break Through Silent Mode" e que faz com que os alarmes passem a manter o som mesmo quando se tem o modo silêncio activado.

Aparentemente, também será possível definir este modo de forma individual para cada alarme, pelo que deverá ser possível definir alarmes que sejam sempre sonoros, deixando que outros continuem a manter o comportamento anterior. Veremos assim que chegar esta actualização, que é esperada para o início de Abril, a par do iOS 18.4.

Xiaomi SU7 recebe 5 estrelas nos crash tests

25-03-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para quem se preocupasse com a segurança de um carro "chinês", o Xiaomi SU7 recebeu a pontuação máxima nos crash tests C-NCAP.

O Xiaomi SU7, o primeiro carro eléctrico da marca, obteve uma classificação de cinco estrelas nos testes de segurança C-NCAP. Este resultado confirma a capacidade da Xiaomi em construir veículos eléctricos que não só inovam em termos tecnológicos como também não descuram a importante questão da segurança. A versão Max do SU7 superou todos os outros modelos avaliados de acordo com as normas de segurança de 2024.

A segurança activa foi um dos principais destaques, com o SU7 Max a atingir 95.25%. O modelo também registou 94.31% na protecção dos ocupantes e 90,42% na protecção de peões (ultrapassando a média em mais de 13%), com excelente desempenho nos testes de travagem automática de emergência (AEB).
Os testes da C-NCAP são realizados pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia Automóvel da China (CATARC) e avaliam a segurança dos veículos em áreas como protecção dos ocupantes, segurança de peões e a eficácia dos sistemas de assistência ao condutor. O SU7 Max alcançou uma pontuação geral de 93.5%, acima da média dos veículos testados este ano.

O Xiaomi SU7 Max conta com dois motores, tracção integral e uma potência combinada de 664 cv. A sua bateria de 101 kWh oferece uma autonomia de até 800 km (CLTC). Com uma procura crescente e tempos de espera que podem atingir os 11 meses na China, o único problema é que ainda deverá demorar alguns anos até que a Xiaomi faça chegar este modelo ao ocidente.

Routers DrayTek em boot loop após ataques

24-03-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Quem tiver ficado com o seu router DrayTek encravado, não foi caso único.

Durante o passado fim de semana, milhares de routers DrayTek em todo o mundo enfrentaram problemas de boot loop, deixando os utilizadores sem acesso à internet. A situação afectou clientes de vários ISPs e países, como o Reino Unido, Austrália, e outros. Inicialmente suspeitou-se que o problema pudesse ter sido causado por uma actualização de firmware defeituosa (como vai sendo relativamente frequente), mas parece que o verdadeiro motivo terá sido uma campanha de larga escala a tentar explorar vulnerabilidades nos mesmos.

Para mitigar o problema, os utilizadores foram aconselhados a actualizar os seus routers para a versão mais recente do firmware e, também, desactivar funcionalidades como a SSLVPN e Acesso Remoto.
Embora a DrayTek ainda não tenha comentado oficialmente, publicou um guia de suporte com instruções para resolver a situação. A empresa recomenda desligar o cabo WAN, aceder à Web UI do router para verificar o tempo de actividade, desactivar o Gestor Remoto e o Serviço SSLVPN, e depois reiniciar o dispositivo. Se não for possível fazer a actualização da forma habitual através do interface web, poderá ser necessário fazê-lo via TFTP, para garantir que o router está na versão mais recente.

Este incidente segue-se a outro em Outubro, em que mais de 700 mil dispositivos estavam vulneráveis e tiveram que ser actualizados. Embora os routers sejam muitas vezes tratados como caixas que se "liga e esquece", há que relembrar que são literalmente a ponte de ligação entre a internet e a nossa rede doméstica, e que, como tal, é de importância crítica que estejam devidamente actualizados para efectuarem essa função com o máximo de segurança.

Disney+ ganha remoção do "Continue Watching"

24-03-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Disney+ lembrou-se de adicionar a funcionalidade básica de remoção de conteúdos da lista "Continue Watching".

É ridículo que, com 25% do século XXI já passado, se tenha que continuar a noticiar coisas tão básicas, mas tão básicas, que seria assumido que já ninguém teria que as pedir ou falar delas. E no entanto, aqui estamos.

No caso da Disney, o seu serviço de streaming Disney+ não era muito amigo de quem gostasse de espreitar diferentes séries e filmes, já que todos eles acabariam por se juntar a uma interminável lista de "continuar a ver" que obliterava por completo as séries e filmes em que realmente se tinha interesse. Mas, finalmente, os clientes passam a ter acesso à opção de remover conteúdos da lista "Continue Watching" - algo que deveria ter sido disponibilizado logo desde o início do serviço.

Para tal, basta fazer um clique longo com o controlo remoto da Smart TV na série ou filme, e escolher remover. Na app, o mesmo pode ser feito através do botão "..." ao lado do conteúdo.
Infelizmente este ausência de funções tão básicas não é exclusivo da Disney. Também a app do Spotify, pelo menos na versão iOS, faz o desprazer de apresentar toda uma série de opções referentes aos conteúdos recentes que foram ouvidos (descarregar, partilhar, adicionar à colecção, etc.) , com a notável excepção de não disponibilizar qualquer opção para as remover - o que também é forte desincentivo para explorar músicas que não se deseja que fiquem a "poluir" o histórico recente. Era realmente assim tão difícil juntar a opção de remover esse conteúdo!?!

Notícias do dia

24-03-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Gemini começa a ganhar visão em tempo real; Unitry mostra robot a fazer salto kip-up; Grok ganha edição de imagens AI e ChatGPT corre atrás; Tesla Roadster continua a ser uma ilusão em 2025; como é o novo Tesla Model Y "Juniper"; Cloudflare cria labirinto digital para bots AI; FBI alerta para perigos dos conversores de ficheiros; ChatGPT inventa história de pai ter matado os filhos; e Google confirma que eliminou histórico da localização do Google Maps para utilizadores que não tinham backups.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns Xiaomi Redmi Buds 6 Active.

Óculos XR da Samsung podem chegar este ano

O início da resposta do lado do Android aos Vision Pro da Apple poderá fazer-se sentir ainda durante este ano, com rumores que dizem que os óculos Android XR da Samsung, com nome de código "Haean", parecem estar em fase adiantada de desenvolvimento.

O maior problema é - além de terem que se tornar uma realidade - estes óculos têm uma dura missão pela frente. Por um lado têm que oferecer vantagens que se tornem convidativas face ao uso de um smartphone, por outro lado, precisam também de ter um preço que seja considerável atractivo (coisa que os Vision Pro da Apple definitivamente não têm). Por esta altura, muitos consumidores (com certa razão) já começam a considerar a promessa dos óculos XR como sendo algo que irá pelo mesmo caminho dos muito promovidos televisores 3D. Talvez um destes dias uma qualquer empresa acerte na fórmula perfeita para uns óculos de sucesso, mas esse dia tarda em tornar-se realidade.


AirPods Max ganham qualidade lossless no iOS 18.4

Tanto se "avança" que por vezes até se fica pasmado com as novidades que, em época pré-histórica, eram consideradas banais ao ponto de nem se ter que falar disso. Os AirPods Max da Apple, só agora ganham capacidade para reprodução de áudio lossless de alta qualidade (24-bits 48 kHz), mas desde que se use o cabo USB-C; modo que também deverá contar com latência reduzida. Melhorias que a Apple diz que irão responder às críticas e necessidades de utilizadores profissionais.

Por outro lado, os ditos utilizadores profissionais podem também simplesmente optar por headphones tradicionais, com cabo áudio, e ultrapassar por completo a necessidade de "actualizações" para terem acesso a áudio sem atrasos, e com a máxima qualidade.


Apple lança cabo de 3.5 mm para USB-C

Falando de cabos, e depois de ter removido as portas de 3.5mm, a Apple faz o favor de lançar um cabo / adaptador de 3.5 mm para USB-C.

O cabo é bidireccional, tanto permitindo ligar os AirPods Max a fontes sonoras com portas de 3.5 mm, como ligar um iPhone a uma coluna externa com entrada de 3.5 mm. E tudo isto, que na altura dos nossos avós era um "dado adquirido" para todos os equipamentos de som, agora só obriga a pagar mais 45 euros (!) em cima do preço dos produtos que já se compraram.


DeepSeek v3 recebe actualização

Enquanto a OpenAI está a tentar apanhar a edição de imagens do Gemini e Grok, eis que chega novo modelo DeepSeek v3.

Este era uma actualização que deveria ser "pequena", mas que parece ter resultados que são significativos, melhorando consideravelmente as capacidades do modelo em áreas como a matemática. Não menos importante, faz aumentar ainda mais as expectativas sobre o que poderá ser possível com o próximo DeepSeek R2, que tem chegada aguardada para breve.

Small DeepSeek v3 update is bigger than expected

It seems that the “small update” is bigger than expected: significant improvement, especially in math!

Consequently, we can have great hopes for DeepSeek r2. China is not just catching up, it's beginning to race past us. And all… https://t.co/D8H4c7FhAB pic.twitter.com/Q2GNFrZrK5

— Chubby♨️ (@kimmonismus) March 24, 2025
Mesmo sem recurso ao hardware topo de gama das empresas norte-americanas, as empresas chinesas mostram ter capacidade de competir na linha da frente dos modelos AI - e com modelos open-source.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O "bug do ano 2000" foi o nome dado ao receio que se tinha do caos que poderia acontecer nos computadores com a transição de 1999 para o ano 2000, por conta dos programas que se limitavam a guardar o ano como um número de dois dígitos. O caos não veio a acontecer, com a maioria das empresas e programas a fazerem as devidas alterações atempadamente.

Powerbank Baseus EnerGeek 145W 20800mAh a €61

24-03-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 145 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este power bank Baseus EnerGeek 145W 20800mAh está disponível por 61 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de €35 e 5% adicionais.

Podem também espreitar o modelo mais compacto de 65W.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 65 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W + 45 W nas portas USB-C. Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks. Conta ainda com mais duas portas USB-A (até 33 W), para carregar até quatro dispositivos em simultâneo.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Unitry mostra robot a fazer salto kip-up

24-03-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Unitree não dá tréguas, mostrando como as capacidades acrobáticas do seu robot G1 vão melhorando semana após semana.

Depois dos pontapés de artes marciais e do salto mortal lateral, a Unitree traz-nos mais um vídeo que demonstra as crescentes capacidades acrobáticas do seu robot humanóide G1. Além de mais alguns movimentos e sequências de artes marciais, o destaque desta vez vai para o sempre impressionante salto kip-up / kick-up.

Aqui já nem estamos numa fase em que se esperava que um robot conseguisse fazer algo com a mesma suavidade e fluidez de um humano, mas entramos numa era em que um robot humanóide já faz coisas que a maioria da população nem terá capacidade para fazer.


A este ritmo, não irá demorar muito para que se entra na era dos "super-robots", em que os veremos a fazer movimentos e sequências que vão para além do que será fisicamente possível para os humanos.

Curiosamente, mais uma vez a Unitree tem que frisar que se trata de um vídeo real, não acelerado, e não gerado por AI - perante as insistentes acusações de que é um vídeo falso.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €20

24-03-2025 | 14:08 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 20 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 12% aplicado no checkout.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Grok ganha edição de imagens - e ChatGPT corre atrás

24-03-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do Gemini, é o Grok que ganha edição de imagens AI, embaraçando a OpenAI que fica para trás em algo que já deveria fazer há muito.

Recentemente a Google surpreendeu com a edição de imagens AI no Gemini 2.0 Flash, permitindo fazer todo o tipo de alterações complexas em imagens através de simples pedidos. Como seria de esperar, ninguém quis ficar para trás, e a xAI já se juntou a este grupo dando capacidade idêntica ao Grok.

Qualquer utilizador pode enviar uma imagem para o Grok (ou pedir-lhe para gerar uma), e de seguida fazer todo o tipo de pedidos, desde a remoção e troca do fundo, ou de elementos da imagem, ou tudo o mais que puderem imaginar. Coisas que, tradicionalmente, obrigariam a perder bastante tempo num programa de edição de imagens, pode agora ser feito por qualquer pessoa sem necessidade de conhecimentos técnicos, com um simples pedido.

Grok just made photo editing insanely easy.

Now ANYONE can edit any uploaded image just by talking to Grok 👇 pic.twitter.com/qd1yLwHl5p

— Min Choi (@minchoi) March 21, 2025

pic.twitter.com/sbRdiQsnK0

— Elon Musk (@elonmusk) March 22, 2025
Quem fica "mal" na figura é a OpenAI. Que apesar de ter sido uma das empresas que estava na linha da frente da geração de imagens AI com o Dall-E, também demorou imenso a disponibilizá-lo aos utilizadores, e não lhe deu a capacidade poder ser usado directamente para a edição de imagens (embora tecnicamente tivesse essa capacidade).

Image editing coming to ChatGPT https://t.co/HzjZsboUtS pic.twitter.com/3mxbn6nkdE

— Chubby♨️ (@kimmonismus) March 23, 2025
Agora, fica relegada para uma posição em que tem que andar a correr para lançar aquilo que serviços concorrentes já têm, penalizando a reputação que tenta desesperadamente manter, de que é a empresa de referência na liderança das tecnologias AI.

Gemini começa a ganhar visão em tempo real

24-03-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google começou a activar o "Project Astra" no Gemini, para ver o ecrã e o mundo em redor, em tempo-real.

A Google tem estado imparável na melhoria do Gemini e dos seus demais serviços AI (como os modelos Gemma), recentemente tendo lançado a edição de imagens, e do modo Canvas e resumos áudio no Gemini. E agora, tem nova novidade.

Depois de ter impressionando o mundo com a demonstração do "Project Astra", a Google está a fazer chegar essas capacidades de visão aos utilizadores do Gemnini.

🚨 Google seems to be rolling out Project Astra slowly to some users. No official news yet, but this video is from a Redd!t user, Kien_PS.
Really looking forward to this one. pic.twitter.com/i6S1buz8tm

— AshutoshShrivastava (@ai_for_success) March 23, 2025



[abaixo, a demonstração original da Google]

Isto permite que se partilhe o ecrã do smartphone com o Gemini, para que se faça perguntas sobre o que está no ecrã, ou dar-lhe acesso às imagens da câmara em tempo real, permitindo que se façam perguntas sobre o que se está a ver no mundo real.

Embora a OpenAI já tivesse demonstrado algo idêntico há bastante tempo, tendo também demorado imenso tempo a disponibilizar essa capacidades aos utilizadores (e por agora, apenas para utilizadores pagantes), a grande diferença, uma vez mais, a Google foi significativamente mais rápida a fazer chegar essa capacidade aos utilizadores e, aparentemente, estando a disponibilizá-la também para os utilizadores gratuitos - potencialmente tirando partido dos seus modelos AI mais eficientes e baratos que os da OpenAI.

Mas, será preciso aguardar pelo anúncio oficial da Google para se conhecerem as condições de acesso a esta capacidade. Até lá, se vos aparecer a indicação que podem partilhar o ecrã ou câmara com o Gemini, já sabem do que se trata.

|