PlanetGeek

Android detalha uso de dados do Google Play Services

04-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Android passa a disponibilizar informação detalhada do uso de dados pelo Google Play Services.

Não há nada mais irritante do que não saber o que anda a gastar os nossos preciosos dados móveis num smartphone, e igualmente frustrante é ver uma quantidade exagerada de dados que se esconde por trás de uma descrição genérica que em nada ajuda a perceber o verdadeiro culpado desse uso. Felizmente, o Android passa a dar uma ajuda no sentido de resolver esta questão.

O Google Play services passa a disponibilizar informação bastante detalhada sobre o uso de dados - em: Google Play services > Mobile data usage > App settings - separados por diferentes categorias, e segmentado por dados WiFi e dados móveis.
  • Device connections: Usado para ligar a outros dispositivos, como um carro, relógio ou Chromebook
  • System management: Usado para manter os serviços do sistema actualizados e melhorar o desempenho do dispositivo
  • System diagnostics: Usado para recolher dados sobre o dispositivo e serviços, melhorando a experiência do utilizador
  • Security: Usado para funcionalidades de segurança, como encriptação de passwords, bloqueio do dispositivo, bloqueio de chamadas de spam e localização de um dispositivo perdido
  • Wallet: Usado para pagar compras feitas no dispositivo
  • Developer features: Funcionalidades para developers
  • Contacts: Usado para sincronizar os contactos com a Conta Google e outros dispositivos
  • Ads safety: Usado para controlar as preferências de anúncios e evitar spam de anúncios
  • Fitness: Usado para serviços de fitness em apps, como o registo de exercícios e partilha de dados com outras apps de fitness
  • General: dados gerais
  • Account management: Usado para iniciar sessão de forma segura e gestão da Conta Google
  • Support: Usado para funcionalidades como configuração do dispositivo, fornecimento de feedback ao Google e contacto com o suporte Google
  • Autofill with Google: Usado para preencher automaticamente informações como passwords e métodos de pagamento
  • Location sharing: Usado pela partilha de localização com outras pessoas
Embora até possa parecer uma segmentação excessiva a que a maioria das pessoas nunca irá aceder, será sem dúvida bastante útil para ajudar a descobrir a origem de algum eventual consumo de dados anómal.

YouTube Shorts prolongam-se para os 3 minutos

04-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os YouTube Shorts deixam de ser obrigatoriamente curtos, passando a duração máxima de um para três minutos.

A partir de 15 de Outubro, os YouTube Shorts vão ter uma duração máxima de 3 minutos, em vez dos 60 segundos que tinham até agora. Esta mudança surge como resposta a um dos pedidos mais frequentes dos utilizadores. O novo limite aplica-se a qualquer Short carregado após essa data, e o YouTube promete melhorar as recomendações para vídeos mais longos nos próximos meses.

Além dos vídeos mais longos, os YouTube Shorts estão a ganhar novas ferramentas criativas. Os utilizadores poderão usar templates, tocando em "Remix" num Short existente e seleccionando "Usar este template". Em breve, também será possível fazer remix de clips dos vídeos favoritos no YouTube, e até combinar vários clips de diferentes vídeos. O YouTube também está a melhorar a promoção dos shorts com uma nova página de Tendências no telemóvel, onde os utilizadores podem explorar os Shorts mais populares. Além disso, os comentários vão poder ser pré-visualizados directamente no feed de Shorts, tornando a interacção mais fácil.
Por último, para quem não for fã de Shorts, o YouTube vai adicionar uma opção que permite aos utilizadores dizerem que querem menos vídeos destes no feed. Infelizmente, e seguindo uma tendência que é algo preocupante de retirar controlo aos utilizadores sobre aquilo que querem ver, isto é uma opção que apenas funciona temporariamente, o que indica que será uma questão de tempo até que comecem a ser sugeridos novamente.

Powerbank Baseus USB-C 100W 20000mAh a €50

04-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 100 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 100W 20000 mAh está disponível por 50 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de 29%.

Podem também espreitar a versão mais compacta de 65W.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 65 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W (USB-C 1 e USB-C 2) e 30 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

04-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Razer actualiza ratos gaming Basilisk V3 Pro 35K

A Razer anunciou duas atualizações significativas à popular linha de ratos gaming Basilisk V3 – favorita dos gamers que priorizam a personalização, a imersão e a conveniência. O novíssimo Razer Basilisk V3 Pro 35K, um rato ergonómico gaming sem fios totalmente personalizável, e o Razer Basilisk V3 35K, a versão com fios, ambos apresentam atualizações de qualidade de vida para redefinir a personalização. Estes modelos atualizados mantêm os 13 comandos personalizáveis, Chroma RGB multi-zona com brilho na parte inferior do rato bem como compatibilidade com o carregamento sem fios.

Usado pela primeira vez no rato dos campeões, o Razer Viper V3 Pro, o sensor ótico Razer Focus Pro 35K da 2ª geração proporciona uma precisão inigualável em qualquer superfície. Melhorado através de Smart Tracking com IA, o sensor detecta automaticamente os tipos de superfície e ajusta o algoritmo de rastreamento de acordo, garantindo o desempenho ótimo em diferentes materiais. Esta funcionalidade, combinada com Motion Sync, sincroniza os dados da entrada para o PC para um rastreamento mais reativo. Os gamers podem ajustar a precisão em intervalos de um DPI ou transferir as definições de sensibilidade a que estão habituados, em apenas três passos rápidos. A autonomia da bateria também foi alargada: desfrute de até 140 horas em Razer HyperSpeed Wireless, ou até 210 horas em Bluetooth, com uma única carga, permitindo maratonas de jogo sem interrupções. Experiências de scroll personalizáveis, desde movimentos fluidos em roda livre até movimentos incrementais com resposta tátil. Os utilizadores podem alternar automaticamente entre os dois com base na velocidade do Smart-Reel—agora configurável no novo Synapse 4. Além disso, os gamers podem aplicar as definições de aceleração preferidas para aumentar a velocidade de scroll virtual. Além disso, o novo Basilisk V3 35K inclui todas as funcionalidades principais do Basilisk V3 Pro 35K, mas numa variante com fios que inclui o cabo Razer Speedflex para mínimo arrastamento.

O Razer Basilisk V3 Pro 35K está disponível por 179,99 euros, enquanto o o Razer Basilisk V3 35K tem um preço de venda de 84,99 euros.


QNAP lança QVR Recording Vault Beta

A QNAP apresentou o novo QVR Recording Vault Beta, uma solução de backup de gravação ativa sem licença concebida para os sistemas de vigilância QVR da QNAP.

O QVR Recording Vault centra-se em tarefas de backup, tornando-o ideal para o arquivo externo a longo prazo e para a gestão centralizada de grandes volumes de gravações de vários servidores de vigilância endpoint, assegurando ao mesmo tempo um fácil acesso, recuperação e visualização de gravações. Ao implementar um NAS QNAP de alta capacidade como servidor de backup do QVR Recording Vault na sede, as empresas podem ativar o QVR Recording Vault automaticamente para fazer o backup das gravações dos servidores de gravação QVR Pro e QVR Elite sem alterar a infraestrutura do sistema de vigilância existente. Não há limitações quanto ao número de dispositivos endpoint ligados. Os ficheiros de backup no QVR Recording Vault retêm metadados, permitindo aos administradores pesquisar, reproduzir e rever diretamente as gravações através de software cliente em desktops ou dispositivos móveis, oferecendo uma experiência de backup de gravação de vigilância flexível e simples de gerir.

"Com o QVR Recording Vault, as empresas podem atribuir recursos de vigilância de forma mais flexível entre a sede e os locais remotos. As soluções de backup tradicionais requerem configurações demoradas para cada servidor endpoint individual, o que pode afetar a eficiência da gravação e o desempenho do sistema. O QVR Recording Vault permite que os servidores de backup de gravação e os servidores de vigilância funcionem de forma independente, melhorando significativamente a eficiência do backup e assegurando ao mesmo tempo as operações fiáveis de sistemas de vigilância em grande escala", disse Lawrence Shih, Gestor de Produto da QNAP, acrescentando: "O programa de teste QVR Recording Vault Beta está agora aberto. Convidamos todos os utilizadores do QVR Pro e QVR Elite da QNAP e empresas que procuram soluções de backup de vigilância a longo prazo a participar e a serem os primeiros a experimentar estas novas funcionalidades de ponta." Principais funcionalidades do QVR Recording Vault:
  • Espaço de backup dedicado: As empresas podem atribuir de forma eficiente os recursos de armazenamento NAS entre a sede e os endpoints, utilizando o QVR Recording Vault para backup centralizado para reduzir a pressão de armazenamento nos servidores de gravação.
  • Sem licença: Não existem taxas de subscrição nem limites para o número de servidores de gravação endpoint ligados.
  • Extenso período de retenção: Ajuste o período de retenção das gravações conforme necessário para cumprir os requisitos de backup externo a longo prazo.
  • Implementação fácil: Integre o NAS de backup de gravação dedicado em ambientes de vigilância existentes sem alterar a arquitetura do sistema existente (incluindo servidores, câmaras e cablagem).
  • Interface intuitiva e acessível: Configure e monitorize facilmente o estado, frequência, período de retenção e utilização do espaço de armazenamento das tarefas de backup.
  • Configuração de backup flexível: Maximize a eficiência de armazenamento personalizando as condições de backup de gravação para cada câmara, incluindo períodos máximos de retenção, capacidades de backup, tipos de backup (gravações regulares ou de eventos) e suporte para substituição de ficheiros de vídeo.
  • Suporte de reprodução e pesquisa: As gravações de backup retêm os metadados, permitindo-lhe navegar, reproduzir e pesquisar rapidamente todos os dados de vigilância através do utilitário de desktop ou aplicação móvel QVR Pro Client.

Para saber mais sobre o QVR Recording Vault Beta e candidatar-se ao programa de teste Beta, visite https://www.qnap.com/go/software/qvr-recording-vault.


Auscultadores sem fios profissionais Pioneer HDJ-F10 para DJ

A AlphaTheta Corporation anunciou o lançamento dos auscultadores sem fios profissionais para DJ HDJ-F10.

Desfrute de total liberdade na cabine de DJ ou no palco com o sistema HDJ-F10, que inclui a tecnologia SonicLink desenvolvida de forma única e que lhe permite movimentar-se enquanto DJ, sem os constrangimentos dos cabos dos auscultadores. As ligações Bluetooth convencionais criam um atraso significativo na transmissão de áudio, o que não é bom para a monitorização do DJ. No entanto, basta ligar o transmissor HP-TX01 dedicado a uma mesa de mistura DJ e pode utilizar a ligação sem fios SonicLink para enviar o áudio para os seus ouvidos, para que possa misturar sem problemas. O SonicLink transmite o som com apenas 9 mseg de latência - 20 vezes mais rápido do que o codec Bluetooth SBC habitualmente utilizado, pelo que nunca notará o atraso - permitindo uma monitorização e mistura precisas. O transmissor é compacto, leve e fácil de transportar com o seu equipamento. Ouvirá a sua música em alto e bom som, mesmo numa cabine de DJ extremamente ruidosa ou no palco, ao utilizar a ligação sem fios SonicLink. Os auscultadores podem proporcionar uma reprodução de som de alta qualidade em volumes elevados. E, graças às novas estruturas das almofadas e da caixa, atingem um nível de isolamento acústico extraordinário, superior até ao modelo HDJ-X10 da Pioneer DJ.

Os HDJ-F10 são o modelo de auscultadores de referência da marca AlphaTheta, concebidos com um foco meticuloso na qualidade de som. O recém-desenvolvido driver de 40 mm possui um diafragma de película composta PEEK-PU-PEEK feito de 2 materiais diferentes para ajudar a obter um som de alta resolução, desde as frequências baixas às altas, onde até os mais pequenos detalhes da música podem ser claramente ouvidos. A estrutura da caixa combina uma conduta refletora de graves e uma câmara-de-ar para garantir um elevado nível de isolamento acústico, ao mesmo tempo que expande e melhora as baixas frequências. Isto permite-lhe monitorizar sons fortes nítidos e vigorosos, mesmo numa cabine de DJ barulhenta, e proporciona um ambiente de monitorização de nível de estúdio para uma vasta gama de situações, desde o DJing à produção de música e à audição de faixas durante a preparação para atuações. Pode confiar nos auscultadores HDJ-F10 para enfrentar a vida em qualquer ambiente. São altamente robustos e passaram no rigoroso teste de choque MIL-STD-810H da norma militar dos EUA.

Com um modo de cancelamento de ruído ativo e um modo de transparência, está preparado para todos os cenários. Enquanto prepara as músicas, pode escolher se pretende reduzir ou deixar entrar o som do mundo à sua volta quando ligado ao seu dispositivo através de Bluetooth. No modo Noise Cancelling, pode eliminar o ruído ambiente - mesmo numa cidade movimentada - e mergulhar na música como se a estivesse a ouvir no estúdio. Com o modo Transparency, pode deixar entrar sons externos para que possa continuar a conversar com as pessoas à sua volta enquanto ouve música. Sinta-se confiante de que os seus auscultadores são resistentes, mesmo que esteja numa longa atuação como DJ. Uma bateria cheia proporciona 9 horas de utilização com SonicLink ou 30 horas de utilização com Bluetooth. Também pode reproduzir o seu set com uma ligação com fios.

Os Headphones sem fios profissionais para DJ HDJ-F10 estão disponíveis por 362,81 euros (mais IVA), enquanto que os HDJ-F10-TX custam 453,72 euros (mais IVA). O ransmissor para headphones sem fios profissionais para DJ HP-TX01 tem um preço de venda de 106,61 euros (mais IVA).


Mesa gaming Trust RGB Luminus Pro

A Trust apresentou a GXT 710 LUMINUS PRO, uma nova secretária gaming que incorpora tecnologia para garantir uma estética futurista e comodidades que não se encontram nas mesas clássicas. Apesar do seu design vanguardista, esta secretária é fabricada em madeira com Certificação FSC, assegurando o uso de materiais sustentáveis. Além disso, possui uma superfície exterior resistente a riscos que imita o carbono, garantindo que mantenha o seu aspeto mesmo com uso frequente.

A mesa GXT 710 LUMINUS PRO incorpora elementos tecnológicos que a distinguem das secretárias convencionais. Destaca-se pela iluminação LED RGB nos bordos, alimentada através de uma ligação USB. Permite configurar até 10 combinações de cores diferentes para que os utilizadores possam adaptá-la à estética dos seus equipamentos. Além disso, inclui um carregador sem fios para carregar o telemóvel enquanto se utiliza o computador. Basta colocar o dispositivo na secretária para iniciar o carregamento. A GXT 710 LUMINUS PRO apresenta dimensões generosas. Com 120 x 60 x 76 cm, os utilizadores terão espaço mais do que suficiente para colocar o monitor, o teclado, o rato e tudo o que precisarem ter à mão. A secretária foi desenhada com um tapete de rato XXL, pensado para cobrir todo o equipamento, oferecendo assim uma grande superfície de movimento. Além dos elementos mais chamativos, a nova mesa da Trust inclui vários detalhes que irão melhorar o conforto dos utilizadores no dia a dia. O suporte para copos acoplável, o gancho para auscultadores e uma abertura para organizar os cabos ajudam a manter todos os acessórios sempre no seu lugar e à mão.

A GXT 710 LUMINUS PRO já está disponível nas principais lojas físicas e online de Portugal. O pacote inclui a secretária, um suporte para copos, o gancho para auscultadores, o tapete XXL e os materiais de montagem, tudo por um PVP de 229,99 euros.


Apple A18 e A18 Pro são chips diferentes

04-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Fotos dos chips A18 e A18 Pro usados nos iPhone 16 e 16 Pro confirmam que se tratam de chips diferentes.

A geração iPhone 16, vem equipada com os chips A18 e A18 Pro, os primeiros pensados para suportarem as capacidades AI Apple Intelligence (que irão chegando lentamente ao longo dos próximos meses). Inicialmente pensava-se que estes chips seriam o mesmo, com o chip A18 a ser uma versão do A18 Pro com partes danificadas ou desactivadas - uma opção bastante frequente, que permite aproveitar falhas durante o processo de fabrico - mas afinal, não é o caso.

A Chipwise já conseguiu espreitar os chips em detalhe, revelando que os A18 e A18 Pro são efectivamente chips diferentes, com o A18 Pro a ter mais transístores e hardware mais poderoso.
Tanto o A18 como o A18 Pro são fabricados no processo de 3nm da TSMC, e é esperado que para a próxima geração de chips A19 a Apple já vá dar uso ao novo processo de 2nm da TSMC. À semelhança do que aconteceu com os 3nm, a Apple deverá ter conseguido assegurar toda a capacidade de produção da TSMC numa primeira fase, o que lhe dará vantagem adicional face aos seus rivais, que terão que aguardar para poder ter acesso a essa nova tecnologia. No entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre se a taxa de sucesso de fabrico neste processo (e consequente custo) permitirá avançar já com os A19 e A19 Pro em processo de 2nm, ou se a Apple optará por lançar apenas o A19 Pro em 2nm, e o A19 normal em 3nm.

iOS 18 restringe acesso aos contactos individualmente

03-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a dar maior controlo sobre o acesso das apps aos contactos no iOS 18.

Uma das coisas que os sistemas mobile ajudaram a fazer evoluir ao longo dos anos, foi o da questão de acesso e permissões a informação e funcionalidades sensíveis. Anteriormente, assumia-se que qualquer programa a correr num dispositivo teria total acesso a todo o seu hardware e informação, mas hoje em dia vivemos num mundo em que toda e qualquer permissão se arrisca a ser abusada, e o seu uso deve ficar ao critério de cada utilizador. É por isso que actualmente os utilizadores têm que dar permissões de acesso à localização, acesso à câmara, microfone, fotos, contactos, e outros. E é precisamente na parte de acesso aos contactos que a Apple fez algumas alterações no iOS 18.

Até agora, no iOS, o acesso aos contactos era algo que apenas se podia "permitir" ou "não permitir". Mas com o iOS 18, os utilizadores podem escolher exactamente quais as pessoas específicas da lista de contactos as apps podem aceder.
Na prática, a Apple aplicou aos contactos o mesmo princípio que aplicou no acesso às fotos. Anteriormente também apenas se tinha uma permissão global de "tudo ou nada", que depois evoluiu para um sistema que permite dar acesso apenas a determinadas fotos.

No entanto, há quem esteja a ver isto - uma medida que beneficia os utilizadores e lhe dá maior controlo sobre as informações que têm no seu smartphone - como podendo ser um "desastre" para novas redes sociais, que passam a enfrentar mais dificuldades para acederem aos contactos dos utilizadores. Sendo alguém que nunca dá acesso aos contactos, precisamente por não aceitar que uma app tenha acesso total a isso, não partilho dessa opinião, sendo que este acesso mais controlado até me poderá fazer com que aceite dar acesso a alguns contactos que, anteriormente, não aconteceria. Por outro lado, os que não se preocupam com isto e aceitam alegremente dar acesso a tudo e todos, continuarão a fazê-lo... e não há permissão ou pergunta que possa evitar isso.

Spotify Offline Backup dá música quando se perde ligação à internet

03-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Spotify passa a dar um backup musical aos utilizadores quando se perder a ligação à internet.

Vivemos num mundo tão conectado que já assumimos que uma ligação à internet está automaticamente implícita. Algo a que só se dá real valor quando essa ligação deixa de existir e somos atirados para o mundo "offline".

Felizmente, o Spotify quer assegurar que não se ficará sem música quando isso acontece. O Spotify passará a criar uma playlist automática "Offline Backup" para que os utilizadores possam continuar a ouvir música mesmo se ficarem sem ligação à internet.
Ao contrário do modo offline normal, em que os utilizadores escolhem que músicas querem manter no seu smartphone, este modo gera automaticamente uma playlist com base nas músicas que se ouviram recentemente e que já tenham sido descarregadas para ouvir de seguida - tirando partido das músicas que já estão em "cache" no dispositivo.

Acaba por ser um modo "offline" para quem não usa o modo "offline" - o que é uma excelente ideia para todas as circunstâncias em que se pode ficar sem a ligação à internet de forma inesperada.

Notícias do dia

03-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Gemini Live com 40 novas línguas e integração com apps; OpenAI vai deixar experimentar Advanced Voice no ChatGPT gratuito (e parece já estar a chegar à Europa); Oppo adere ao MagSafe com o Find X8; Gmail ganha novos cartões de resumo para os emails importantes; e os raros, mas frustrantes, casos de quando os CPUs erram.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cabo Baseus USB-C de 240 W.

Cybertruck enfrenta recall por câmara traseira demorada

A Tesla está a enfrentar mais um recall - que uma vez mais se resume a uma actualização remota de software - a propósito da câmara traseira, que pode demorar demasiado tempo a apresentar imagens.

A NHTSA diz que as imagens da câmara traseira podem demorar entre 6 a 8 segundos a aparecer enquanto o veículo está em processo de boot ou shutdown, violando as exigências de que as imagens da câmara traseira apareçam num prazo máximo de 2 segundos em qualquer circunstância.

Fica explicado porque motivo o meu carro mostra a imagem da câmara traseira logo após ligar o carro, mesmo sem o interface completo enquanto o sistema de infotainment está a fazer o arranque. E dá também que pensar, não seria bom haver exigências idênticas para sistemas operativos e outros dispositivos, para que não pudessem demorar "tempo infinito" a fazer certas operações, apesar de toda a "alta tecnologia" que temos actualmente? Bem que podemos sonhar.


OpenAI avaliada em $157B

Apesar de todas as polémicas com a saída de fundadores e executivos, a OpenAI continua a "nadar em dinheiro", tendo conseguido angariar mais 6.6 mil milhões de dólares que a deixam com uma avaliação total de 157 mil milhões de dólares - nada mau para uma "startup".

No entanto, este dinheiro vem com algumas condições, como a exigência de que a empresa passe de um modelo sem fins lucrativos para uma com fins lucrativos; caso contrário, os investidores poderão pedir a devolução dos seus "biliões".


Unreal chega aos automóveis

A Qualcomm e a Epic Games anunciaram uma parceria para disponibilizar o Unreal Engine na Snapdragon Cockpit Platform, facilitando o uso do Unreal nos automóveis.

No entanto, o objectivo não são os jogos mas sim a criação de interfaces que permitam criar uma réplica digital do veículo, como algumas marcas já têm feito, para uma mais fácil interacção e representação do seu estado. Se calhar, daqui por uns anos, além de perguntar se o carro suporta CarPlay e Android Auto, também passaremos a dar valor se corre Unreal Engine.


Threads aumenta prazo para editar mensagens

Quanto tempo é o tempo ideal para se poder editar uma mensagem depois de ter sido publicada? A plataforma Threads parece ter reconsiderado essa questão, e aumentou o prazo para edição de mensagens de 5 minutos para 15 minutos.

Post by @mosseri
View on Threads

Como efeito secundário, isto também faz com que as mensagens demorem 15 minutos a ser partilhadas para o fediverse, para assegurar que estão no seu estado final.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora a Cherry tenha sido fundada em 1953, as populares teclas Cherry MX só foram criadas na década de 80, mantendo a sua reputação de teclas de excelente qualidade até aos dias de hoje, actualmente contando com mais de uma dezena de variantes com diferentes estilos de actuação.

Disco externo Seagate Portable Drive 4TB a €111

03-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é imprescindível garantir que os nossos dados estão a salvo. Mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de terabytes a preço interessante.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate Portable Drive 4 TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender exclusivamente nos backups na cloud.
Este disco externo Seagate Portable Drive 4 TB está actualmente disponível por 111 euros na Amazon Espanha. Têm ainda a versão de 5 TB se os 4 TB não forem suficientes para todos os vossos dados.


É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável assim que se passar pela desagradável experiência de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomware que exigem centenas ou milhares de euros pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que nestas coisas quase nunca se tem direito a aviso prévio de que vai acontecer, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para recuperar coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

OpenAI vai deixar experimentar Advanced Voice no ChatGPT gratuito

03-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI quer tentar cativar os utilizadores gratuitos do ChatGPT com as maravilhas do modo Advanced Voice.

O Advanced Voice da OpenAI é, provavelmente, o mais impressionante sistema de interacção por voz com um assistente AI da actualidade (embora os seus rivais estejam a lançar funcionalidades idênticas nos seus assistens de voz, como o Gemini Live da Google) e a OpenAI espera que isso ajude a conquistar novos clientes pagantes.

Depois de ter feito chegar o modo Advanced Voice aos clientes ChatGPT Enterprise, Edu, Team, e Plus, a empresa de Sam Altman diz que também irá disponibilizar este modo aos utilizadores do ChatGPT gratuito - embora, previsivelmente, de forma bastante limitada, apenas o suficiente para que fiquem com vontade de "querer mais" ao ponto de considerarem pagar pelo ChatGPT Plus, que actualmente custa $20 por mês mas se espera que vá aumentar progressivamente ao longo dos próximos anos.

Starting this week, Advanced Voice is rolling out to all ChatGPT Enterprise, Edu, and Team users globally. Free users will also get a sneak peek of Advanced Voice.

Plus and Free users in the EU…we’ll keep you updated, we promise.

— OpenAI (@OpenAI) October 1, 2024
Os utilizadores europeus têm sido penalizados, e a OpenAI diz que em breve terá novidades para os utilizadores do ChatGPT gratuito e ChatGPT Plus na UE - sendo que estes últimos são particulamente afectados, pois estão a pagar por algo a que outros clientes têm acesso e eles não. Mas, talvez não seja necessário esperar muito, pois nos útimos dias temos tido relatos de que alguns utilizadores europeus já começaram a ter acesso ao Advanced Voice.

Gemini Live com 40 novas línguas e integração com apps

03-10-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google faz chegar o o modo Gemini Live de interacção por voz a 40 novas línguas, e torna-o mais útil com a integração com outras apps.

O assistente AI da Google, Gemini, está a receber nova actualização. Em breve, os utilizadores poderão interagir com o Gemini Live no idioma da sua preferência, à medida que a Google lança suporte para mais de 40 idiomas, permitindo também seleccionar dois idiomas simultâneos. Esta expansão permitirá que mais pessoas tenham conversas naturais e realizem tarefas no assistente. O Gemini também se ligará a mais apps da Google, facilitando a conclusão de tarefas em serviços como Gmail, Maps e YouTube.

O novo suporte de idiomas permitirá que os utilizadores conversem com o Gemini Live em até dois idiomas no mesmo dispositivo, com mais idiomas planeados para o futuro. Esta flexibilidade permite que os utilizadores mudem de idioma de forma fluída, esperando-se que também evite as habituais "chatices" de dizer nomes em português quando se está a falar com a língua definida em inglês, ou nomes em inglês quando se tem o sistema definido em português.

Além disso, a Google está a expandir a capacidade do Gemini de se integrar com outras apps através da funcionalidade de extensões. O Gemini pode ligar-se a mais serviços da Google, como o Calendar, Tasks e Keep, e efectuar operações como gerir horários, encontrar coisas que foram enviadas por email, ou definir lembretes.

Infelizmente, por agora, apesar do Gemini Live já suportar português do Brasil, não é referido se nesta expansão teremos direito ao suporte em português de Portugal.

Teremos sempre Paris, pelo menos no cinema

03-10-2024 | 12:51 | Gonçalo Sá

De 3 a 13 de Outubro, a FESTA DO CINEMA FRANCÊS celebra 25 anos em Lisboa antes de passar por outras cidades do país até ao final de Novembro. Para iniciar a viagem, ficam cinco sugestões a ver no Cinema São Jorge.

Bâtiment 5.jpg

"O Conde de Monte Cristo", clássico de Alexandre Dumas e Auguste Maquet desta vez adaptado por Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, dá início à 25.ª edição da FESTA DO CINEMA FRANCÊS esta quinta-feira, às 20h00, no São Jorge, abrindo portas a uma programação que terá sessões em Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Beja, Viseu, Faro ou Lagos nas próximas semanas.

Embora com menos inéditos do que noutros tempos - a esmagadora maioria das novidades são antestreias -, há convidados como Ladj Ly e Stéphane Brizé ou uma retrospectiva dedicada a Chris Marker, exibida na Cinemateca em Novembro. E também duas novas secções, "Rir à grande e à francesa" e "Uma Língua, Múltiplos Olhares - a coprodução franco-belga", a primeira a dar conta do peso das comédias entre as apostas francesas nas salas. Já as sugestões iniciais abaixo andam quase todas à volta do drama e incluem alguns dos filmes mais aguardados da temporada:

A Vida Entre Nós.jpg

"A VIDA ENTRE NÓS", de Stéphane Brizé: Depois de uma trilogia dedicada ao mundo laboral (composta por "A Lei do Mercado", "Em Guerra" e "Um Outro Mundo", sempre ao lado de Vincent Lindon), o realizador que também já passou pelo filme de época (em "A Vida de uma Mulher") avança agora para territórios do drama conjugal. Guillaume Canet e Alba Rohrwacher são logo dois bons motivos para espreitar este reencontro de um actor e de uma professora de piano que estiveram juntos no passado e consideram um novo relacionamento amoroso no presente. A sessão, uma antestreia nacional, vai contar com Brizé, que responderá a perguntas do público no fim.

Sexta, 4 de Outubro, às 21h00, no Cinema São Jorge - Sala Manoel de Oliveira

Os Indesejáveis.jpg

"OS INDESEJÁVEIS", de Ladj Ly: O realismo social continua a estar no centro da segunda obra do autor de "Os Miseráveis" (2019), um dos filmes-sensação do cinema francês dos últimos anos. Desta vez, o retrato parte do braço de ferro entre uma jovem de origem maliana e o novo presidente da Câmara de Paris, motivado por um projecto de reabilitação de um bairro suburbano que implica a demolição de um grande edifício residencial (maioritariamente ocupado pela comunidade emigrante). Ladj Ly e o actor Alexis Manenti estão presentes na sessão, uma antestreia nacional.

Sábado, 5 de Outubro, às 21h00, no Cinema São Jorge - Sala Manoel de Oliveira

Vincent tem de Morrer.jpg

"VINCENT TEM DE MORRER", de Stéphan Castang: A secção Segunda Chance, dedicada a filmes que já passaram pelas salas nacionais, inclui títulos celebrados como "Anatomia de uma Queda", de Justine Triet, "Jeanne du Barry - A Favorita do Rei", de Maïwenn, ou o incontornável "Os Miseráveis", de Ladj Ly, mas também alguns que tiveram menos atenção do que mereciam. É o caso desta (ainda) rara aposta francesa no cinema de género, ensaio sobre a paranóia no qual o protagonista começa a ser agredido, sem razão aparente, por pessoas com as quais o seu olhar se cruza. De episódios pontuais a ataques de gravidade crescente, o pânico instala-se e essa situação inusitada vai ganhando contornos de epidemia. Dizer mais já será revelar muito sobre esta surpresa engenhosa a meio caminho entre o thriller, o terror e o fantástico.

Segunda, 7 de Outubro, às 21h10, no Cinema São Jorge - Sala 3

O Sucessor.jpg

"O SUCESSOR", de Xavier Legrand: Como suceder a "Custódia Partilhada" (2017), uma das estreias mais promissoras do cinema francês dos últimos anos? A resposta demorou algum tempo e chega num filme em que a sucessão, curiosamente, é um tema central. Drama ancorado num director artístico que lida com a morte recente do pai, do qual herdou um problema cardíaco, a segunda longa-metragem de Legrand vai avançando para domínios do thriller e oferece uma mistura de registos que tem sido considerada tão invulgar como a da primeira. Uma das antestreias da Festa a marcar na agenda, portanto.

Sexta, 11 de Outubro, às 19h00, no Cinema São Jorge - Sala Manoel de Oliveira

Os Novos Vizinhos.jpg

"OS NOVOS VIZINHOS", de André Téchiné: Isabelle Huppert integra o elenco de vários filmes desta edição da Festa e entre as novidades está o mais recente de um realizador cuja obra tem tido distribuição irregular nas salas portuguesas ("Les âmes soeurs", de 2023, não chegou cá). À primeira vista, a premissa não anda longe da que conduziu "O Adeus à Noite" (2019), ao partir da cumplicidade entre uma mulher e um homem mais novo abalada por um conflito moral que envolve actividades criminosas. Mas a dinâmica entre a actriz e o argentino Nahuel Pérez Biscayart (actor brilhante em "120 Batimentos por Minutos", de Robin Campillo) dá um interesse acrescido a este drama de contornos sociais que olha para a violência policial e a emigração. 

Domingo, 13 de Outubro, às 18h30, no Cinema São Jorge - Sala Manoel de Oliveira

Raspberry Pi ganha nova câmara AI

03-10-2024 | 12:04 | A Minha Alegre Casinha

Há uma nova câmara destinada aos Raspberry Pi, e desta vez vem com processamento AI integrado.

Ao longo dos anos temos visto vários módulos de câmara para o Raspberry Pi, mas desta vez temos uma câmara com uma pequena diferença. Apesar desta nova câmara ser visualmente idêntica a outros módulos de câmara, o grande destaque vai para o uso de um Sony IMX500 Intelligent Vision Sensor de 12 MP.

Este sensor combina o sensor de imagem com processamento AI integrado, facilitando a criação de aplicações com reconhecimento de objectos (e muito mais), sem sobrecarregar o hardware principal. Refira-se que a câmara também tem um pequeno Raspberry Pi RP2040, mas que é usado apenas para efeitos de gestão do sensor e comunicação com o Raspberry Pi principal, e não para o processamento das imagens.



O sensor permite captar imagens 4056×3040 a 10fps, 2028×1520 a 30fps, ou noutras resoluções dependendo do que se pretender.

Com um preço de cerca de 75 euros, torna-se numa excelente proposta para quem se quiser aventurar no mundo do reconhecimento de imagens e processamento visual com AI; e tendo em conta a imensa comunidade em torno do Raspberry Pi, certamente não irá demorar para que começam a surgir inúmeros projectos a explorar as potencialidades desta nova câmara.

Gmail ganha novos cartões de resumo

03-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a lançar nova actualização para o Gmail em Android e iOS, que traz cartões de resumo redesenhados para facilitar o acesso a informações importantes.

Estes cartões, já utilizados para seguir encomendas, voos e recibos, vão agora aparecer directamente na caixa de entrada, com um layout mais rico e dinâmico.

Os novos cartões de resumo vão actualizar-se automaticamente com as informações mais recentes. Por exemplo, os cartões de compras irão mostrar uma imagem do produto comprado, juntamente com as actualizações de tracking do envio. Da mesma forma, os cartões de eventos irão incluir detalhes como a hora, localização e links directos para o Google Calendar, enquanto os cartões de facturas vão destacar os saldos e as datas de vencimento. No caso dos cartões de viagens irão mostrar detalhes do voo, incluindo horas e números de confirmação, além de opções para fazer o check-in ou gerir a reserva.
Design antigo vs novo
Uma das novidades mais interessantes é a secção "Happening soon", que irá aparecer acima da caixa de entrada, dando uma visão rápida dos eventos, entregas e mais. Por exemplo, se a entrega de uma encomenda estiver prevista para daqui a dois dias, um cartão resumo de compra será mostrado nesta secção, permitindo ficar informado sem precisar de procurar nos emails.

Os novos cartões de resumo de compras já estão a ser lançados no Gmail para Android e iOS, com os os cartões de eventos, facturas e viagens, bem como a nova função "Happening soon", deverão chegar ao longo dos próximos meses.

Renault revela primeiras imagens do Renault 4 E-Tech

03-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Renault mostrou as primeiras imagens "teaser" do aguardado modelo Renault 4 E-Tech.

O Renault 4 E-Tech vai ser revelado no Salão Automóvel de Paris a 14 de Outubro, sendo mais um modelo que irá cativar a nostalgia dos fãs da Renault de longa data.

Ao estilo do que tem feito com outros modelos históricos, como o Renault 5, desta vez o tratamento de modernidade e recuperação para a era eléctrica recai sobre o igualmente icónico modelo Renault 4.
As imagens reveladas mostral alguns dos elementos deste novo modelo, alguns dos quais - como seria esperado - evocam os elementos mais marcantes do modelo original. E para que não haja mal-entendidos, a Renault até destaca um expressivo número 4 que não deixará margem para dúvidas. Também vemos um tecto de abrir idêntico ao que foi disponibilizado na geração Renault 4 original.

Tal como acontece com o Renault 5 (que começa nos 25 mil euros), espera-se que a Renault mantenha o preço deste modelo em patamares bastante competitivos, para que isso não se torne num entrave a quem desejar revisitar os bons tempos que passou ao volante de um Renault 4 "dos antigos".

Fita LED Goovee T2 Ambilight com câmara dupla a €112

03-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

É mais fácil que nunca recriar o efeito "ambilight", com este conjunto de fita LED RGB com câmara dupla, capaz de ajustar as cores em função do que estiver no ecrã.

Há muito que recomendamos a utilização de uma fita LED para colocar atrás de um televisor ou monitor, para criar uma luminosidade que reduz o cansaço visual, especialmente numa sala completamente às escuras. Fitas LED RGB para TV arranjam-se por cerca de 10 euros ou pouco mais para modelos maiores, e mais recentemente começaram a surgir conjuntos com um sensor de cor por menos de 20 euros que podem ir mudando de cor. Mas se querem a experiência ambilight completa, com cores diferentes ao longo das margens do ecrã, então será preciso um modelo mais evoluído, como este da Govee.
Esta fita LED Govee T2 com duas câmaras está disponível por 112 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de 40 euros.

Em vez de um simples sensor de cor, este conjunto vem com uma câmara dupla que se deve colocar no topo do ecrã - usando as duas câmaras para obter uma melhor cobertura do que se passa no ecrã relativamente ao modelo anterior com uma única câmara - e que vai analisar as imagens do que se estiver a ver, fazendo sincronizar as cores da fita LED apropriadamente para cada secção das margens; conta também com o dobro do número de LEDs para um efeito luminoso de maior qualidade. É uma das poucas soluções que existem para quem quer o efeito ambilight mesmo quando utiliza apps internas da Smart TV, como Netflix, Disney, etc. já que este sistema funciona para todo e qualquer conteúdo que aparecer no ecrã, independentemente da sua origem, e dispensando a necessidade de usar HDMI.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Microsoft abandona HoloLens 2

03-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a terminar a produção dos seus óculos de realidade aumentada HoloLens 2, parecendo por um ponto final nas suas ambições neste sector.

O HoloLens foi lançado em 2016, seguido do HoloLens 2 em 2019, apresentados como sendo indicadores de um futuro em que todos usaríamos óculos de realidade aumentada. Apesar de serem pioneiros na tecnologia de realidade aumentada, o elevado custo destes óculos sempre fez com que fossem orientados para clientes empresariais e não para o público em geral. Mas agora, com os anos a terem passado e estes óculos a mostrarem cada vez mais as suas limitações, a MS acha que chegou o tempo de dar por terminada esta experiência.

Apesar de assegurar as actualizações para os óculos até ao final de 2027, Microsoft parece não ter planos para uma terceira versão dos HoloLens, cujo projecto terá sido cancelado em 2022. No entanto, parece que a empresa continua a trabalhar nuns óculos designados por IVAS (Integrated Visual Augmentation System), destinados ao exército dos EUA, onde o factor "preço" não deverá ser problema.
Ao contrário da Apple, que também enfrenta o desafio dos Vision Pro terem preço elevado, a estratégia da Microsoft parece ter passado da criação de óculos para os consumidores finais para a disponibilização dos seus serviços nas plataformas existentes, fazendo uma parceria com a meta para levar o Xbox Cloud Gaming e as suas aplicações Office aos óculos Quest, e a melhorar a integração do Windows 11 com os dispositivos da Meta.

Oppo adere ao MagSafe com o Find X8

03-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Oppo revelou oficialmente uma nova linha de acessórios magnéticos que será lançada juntamente com a série Find X8, compatível com o MagSafe da Apple.

Inspirados na tecnologia MagSafe da Apple - que na verdade segue o standard Qi2 com alinhamento magnético - estes acessórios foram concebidos para funcionar perfeitamente não só com dispositivos Oppo, mas também com iPhones, tornando-os uma escolha interessante para quem utiliza ambos os tipos de equipamentos. Num vídeo partilhado por um executivo da Oppo na Weibo, foi possível ter uma antevisão destes novos acessórios, destacando a sua compatibilidade não só com os Find X8 como com iPhones. Esta funcionalidade entre dispositivos poderá ser atractiva para muitos utilizadores, especialmente para os que já usarem dispositivos Oppo e Apple em casa.
Um dos destaques destes acessórios é o suporte para carregamento sem fios de 50 W, uma funcionalidade que se espera ver na série Find X8 e em futuros modelos de topo da Oppo, incluindo o seu dobrável Find N. A Oppo está também a focar-se na tendência crescente do uso de carregadores wireless nos veículos elétricos, alguns dos quais até já vêm equipados de origem com sistemas de carregamento sem fios para smartphones.

Espera-se que o Find X8 e o Find X8 Pro sejam anunciados a 21 de Outubro, com este sistema de carregamento magnético a ser um dos pontos de destaque.

Oferta de AI nos Pixel deveria durar mais que um ano

02-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Actualmente a Google oferece um ano de Google One AI Premium com a compra de um Google Pixel 9, mas isso poderá não ser suficiente para um smartphone que vem com sete anos de actualizações garantidas.

A nova série Google Pixel 9 chega com hardware de alta qualidade e câmaras melhoradas, mas o verdadeiro destaque continua a ser o software. O Google One AI Premium é uma das grandes vantagens, que inclui ferramentas AI avançadas além do espaço na cloud; o grande problema é que esta oferta é de apenas um ano.

Embora esta oferta de um ano gratuito seja apelativa (tem um valor de $240), a mesma acaba por ser "curta" em comparação com o ciclo de actualizações prometidas, para sete anos. Durante o primeiro ano, os utilizadores do Pixel 9 beneficiarão de vantagens como 2 TB de armazenamento na cloud, edições ilimitadas no Magic Editor do Google Fotos e funcionalidades avançadas no Google Workspace. No entanto, após esse período, o acesso a essas vantagens obrigará a subscrever o serviço. É importante referir que muitas das funcionalidades mais apreciadas dos Pixel, como o Google Gemini e as ferramentas básicas AI, continuarão acessíveis. Mas, as funções avançadas, como o acesso ao Gemini 1.5 Pro e os assistentes AI personalizados "Gems", fazem parte do plano Google One AI Premium.
Este problema não é exclusivo da Google. Também a Samsung tem planos para começar a cobrar pelas funcionalidades AI nos Galaxy a partir do final de 2025; e a Apple, que tem estado mais atrasada e ainda nem lançou as funcionalidades AI que tem demonstrado, também deverá seguir sistema idêntico, de incluir funcionalidades AI oferecidas durante o primeiro ano, e começar a cobrar daí em diante.

Não deixa de ser uma forma "fácil" para os fabricantes incentivarem a compra de novos smartphones a cada ano, numa altura em que a maioria dos consumidores opta por mantê-los por dois, três, ou mais anos; mas pode também ser algo que seja mal recebido, levando a um desinteresse pelas capacidades AI pagas, ou fuga para modelos AI gratuitos. Veremos como tal é que isso irá correr... já que conseguir conquistar o mercado com o assistente AI mais popular arrisca-se a definir a nova mega-empresa para as próximas décadas.

Quando os CPUs erram

02-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Por vezes os CPUs podem não ser tão exactos ou correctos como se pensa, e a Google tem que lidar com esses casos raros que podem fazer desesperar utilizadores e programadores.

A maioria das pessoas nunca tem de se preocupar com o facto de o CPU do nosso computador cometer erros, mas para uma como a Google - que se estima que tenha um milhão de servidores em funcionamento - isso é uma preocupação real. Uma preocupação que é demonstrada por um artigo publicado precisamente a propósito destes núcleos de processamento peculiares (pdf), que descreve como um pequeno número de núcleos de CPU numa grande quantidade servidores é instável, ocasionalmente dando resultados incorrectos devido a defeitos subtis de fabrico ou ao próprio envelhecimento do hardware. Estes erros podem causar problemas extremamente difíceis de diagnosticar, como corrupção silenciosa de dados, falhas em aplicações e no próprio sistema operativo.

O artigo explica que estes núcleos são raros, afectando apenas alguns em milhares de máquinas. No entanto, quando falham, as consequências podem ser graves. E o problema é que estas falhas parecem estar a tornar-se cada vez mais frequentes, à medida que os CPUs se tornam mais complexos, e aos quais se juntam factores adicionais, como temperatura, tensão aplicada, e idade do hardware.
Um dos maiores desafios com CPUs defeituosos é a dificuldade em detectá-los. Ao contrário dos erros de bits no armazenamento, que podem ser detectados com códigos de correcção de erros, não existe uma forma simples de verificar se um CPU está a funcionar correctamente. Empresas como a Google monitorizam sintomas, como taxas elevadas de falhas em processos ou no kernel, para identificar problemas. Para casos críticos, os investigadores da Google, propõem usar redundância modular tripla, onde o processamento é feito em três núcleos, usando o resultado maioritário como correcto.

Este tipo de problema ganhou maior visibilidade neste último ano devido ao bug nos CPUs Intel, onde um sobretensão excessiva ia causando danos no chip, começando por causar problemas de instabilidade progressiva, até atingir um ponto em que o sistema operativo já nem arrancava.

Tal como qualquer outro componente, o CPU não está isento de ter problemas. Um chip como o M2 Ultra da Apple tem 134 mil milhões de transístores (o M3 Ultra deverá ter mais de 180 mil milhões), pelo que o surpreendente não é que alguns destes transístores possam funcionar mal, mas sim que existam milhões e milhões de computadores onde os CPUs funcionem bem!

|