PlanetGeek

Future of PDO, PHP Classes Ideas, Scan Documents into PDF, Tools for Code Quality - 3 minutes - Lately in PHP 95

12-09-2023 | 16:10 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
The Lately in PHP podcast is back with a new format that is more direct to the point, thanks to the feedback from our audience.

Read this article, watch a 3-minute video, or listen to episode 95 of the Lately in PHP podcast to learn about the best articles published on the PHP Classes site in the week of September 3 through September 9.

Tablet Chuwi UBook X com teclado e stylus a €299

12-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Chuwi é uma marca que já conhecemos por ter portáteis a preços bastante atractivos (dos mais económicos aos mais equipados), mas desta vez falamos do seu UBook X, que é uma verdadeira alternativa ao Surface da Microsoft a preço reduzido.

O Chuwi UBook X é um tablet transformável 2-em-1 com ecrã 2K de 12" (2160x1440), que vem equipado com CPU Intel N4120, acompanhado por 8 GB de RAM e SSD de 256 GB. Tem WiFi ac Dual Band 2.4GHz/5GHz, BT 5.0, câmara traseira de 5 MP e frontal de 2 MP, peso de 850 g, espessura de 9 mm e bateria de 38 Wh. Neste caso, também já vem com teclado com trackpad, e stylus com 4096 níveis de pressão, para se ficar com um conjunto completo e versátil para todos os cenários de utilização.

Este tablet 2-em-1 Chuwi UBook X 8GB + 256GB fica por 279 euros, com envio da Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 130 euros.

À semelhança do Surface, este tablet conta também com um suporte integrado (0-145º) que permite ajustar a sua inclinação da forma mais conveniente para o tipo de trabalho que se estiver a fazer. Conta ainda com portas USB 3.0 tradicionais, uma porta USB-C, micro HDMI, microSD, ficha para headphones e ficha para alimentação.

Para quem procurar um computador que possa levar para todo lado, que seja leve no peso e na carteira, tem aqui uma boa opção.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

WhatsApp prepara categorias de mensagens

12-09-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp parece estar prestes a lançar filtros para facilitar a gestão das conversas.

Se têm dificuldade em lidar com o número crescente de conversas e grupos no WhatsApp, em breve poderão ter essa tarefa facilitada.

A mais recente versão beta do WhatsApp inclui filtros que permitem visualizar conversas de diferentes categorias: todas, mensagens por ler, grupos e contactos.
É uma funcionalidade básica mas que será extremamente útil, nem que seja para facilitar a separação das conversas em grupo das conversas um-para-um, e que por vezes podem ser difíceis de encontrar no meio de dezenas de grupos em que se participe.

Estes filtros já tinham sido apanhados numa versão beta em Julho, numa implementação menos cuidada, pelo que se pode inferir que a funcionalidade tem estado a ser trabalhada e poderá estar prestes a ser lançada oficialmente.

EUA rejeitam copyright de imagem criada via AI

12-09-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O U.S. Copyright Office voltou a negar o registo de uma imagem produzida com ajuda de ferramentas AI.

Para desapontamento do seu criador Jason M. Allen, a imagem "Theatre D'opera Spatial", com a qual venceu um concurso, não poderá ser registada para efeitos de direitos de autor.

A imagem foi gerada através do Midjourney, e apesar de ter sido alvo de mais de 600 ajustes no pedido de texto para chegar ao resultado final, e de posteriormente ainda ter sido retocada com o Photoshop pelo autor, o Copyright Office norte-americano continuou a considerar que a imagem não pode ser registada devido à parte essencial ter sido criada por ferramentas AI e não por uma pessoa.

O autor diz que estas decisões vão tornar-se cada vez mais complicadas de justificar à medida que as ferramentas AI de manipulação e criação de imagens se forem popularizando. E de certa forma tem razão, se começarmos a usar ferramentas AI para ir substitindo elementos de uma imagem, até que ponto é que a imagem poderá ser considerada criação humana, e a partir de que ponto é que passa a ser uma criação AI?

Uma pergunta que provavelmente nunca virá a ter resposta que agrade a todos.

Chegar, ver e dançar

12-09-2023 | 12:51 | Gonçalo Sá

Samantha Urbani.jpg

SAMANTHA URBANI começou por se apresentar ao mundo da (indie) pop enquanto vocalista dos Friends, banda de Brooklyn cuja história curta resultou em apenas um álbum ("Manifest!", 2012), mas de então para cá tem tido outras cumplicidades musicais.

Além da colaboração em boa parte de "Cupid Deluxe" (2013), disco de Blood Orange (projecto do ex-companheiro Dev Hynes), a norte-americana contibuiu para temas de Twin Shadow, SOPHIE ou Renny L Harle enquanto foi desenhando um percurso que não se esgota na música - o seu currículo também inclui experiências como artista visual, realizadora, actriz e modelo.

Ainda assim, é como cantora e compositora que mais se tem afirmado desde que começou uma aventura a solo, em 2015, através de singles que viriam a ser reunidos no EP "Policies of Power" (2017). Nos últimos anos, dedicou-se ao primeiro álbum, "SHOWING UP", que vê finalmente a luz do dia este mês, dia 22, e promete alargar o caldeirão de synthpop, new wave, funk e r&b das canções anteriores.

Showing Up.jpeg

O sabor retro dos três singles de avanço, "MORE THAN A FEELING", "ONE DAY AT A TIME" e "SHOWING UP", tanto lembra os dias iniciais de Madonna como a fusão hedonista de Prince ou a energia bamboleante dos Tom Tom Club, sugerindo em paralelo traços da produção arejada de Dev Hynes e aproximando este caminho dos de contemporâneas como Sky Ferreira ou La Roux.

Sem ficarem reféns de influências assumidas, estas primeiras amostras também dão conta de uma escrita e de uma voz mais confiante e elaborada, bons sinais para um álbum que poderá estar entre as surpresas da rentrée (embora também não tivesse destoado no Verão). Os videoclips, todos com estética VHS, sublinham o forte tempero dos anos 80 (e alguns 90) da receita musical:

Intel revela Thunderbolt 5 de 120 Gbps e 240W

12-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Intel apresentou a próxima geração Thunderbolt 5, com transferências de até 120 Gbps e carregamentos até 240 W.

A próxima geração do Thunderbolt dá um passo de gigante relativamente ao Thunderbolt 4 que temos actualmente. A nível das características, a Intel parece querer assegurar que o Thunderbolt 5 estará apto para lidar com as necessidades dos próximos anos, incluindo coisas como suporte para monitores de 560 Hz, múltiplos monitores 8K, e fornecimento de até 240 W.

Ao estilo das evoluções habituais, o Thunderbolt 5 duplica a largura de banda da geração anterior, com comunicação bidireccional a 80 Gbps. No entanto, também disponibiliza um modo Bandwidth Boost concebido para ligações num só sentido (como a ligação a monitores) com até 120 Gbps. Graças a isto, o Thunderbolt 5 pode suportar três monitores 4K a 144 Hz (em vez de dois monitores 4K a 60 Hz no Thunderbolt 4).
Com estas capacidades, poderemos começar a ver uma maior aposta em coisas como GPUs externos, que facilitem o processo de actualização ou melhoria das capacidades em computadores com dimensões reduzidas; assim como a de outros acessórios que tradicionalmente estariam ligados via PCIe no interior dos computadores.

Continua a haver grande proximidade e sobreposição de capacidades entre o Thunderbolt 5 e USB4, pelo que se poderá esperar que exista uma equivalência de funcionalidades e suporte mútuo, pelo menos a nível dos equipamentos mais dispendiosos (portáteis, monitores, etc.)

Os primeiros dispositivos Thunderbolt 5 chegarão ao mercado já no próximo ano (2024).

Novo action button do iPhone 15 Pro revelado por fabricante de capas

12-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Uma vez mais, são os fabricantes de acessórios a revelar detalhes sobre a próxima geração iPhone 15.

Não é habitual haver "confirmações" dos produtos Apple antes da sua apresentação oficial, mas temos aquilo que mais se aproxima disso, com a Spigen - uma das maiores marcas de capas de protecção - a publicar uma imagem dos botões da nova geração iPhone 15 e onde é perfeitamente visível o novo Action Button que vem substituir o botão deslizável de mute que a Apple mantinha desde o iPhone original.

Este rumor já circulava à bastante tempo, sendo que a Apple pretendia substituir os botões físicos por botões solid-state sem parte móveis - sendo essa a lógica que ditava a remoção do botão móvel de mute. No entanto, parece que a Apple encontrou alguns problemas, e ainde deverá manter botões com actuação física nesta geração.

something's different 🧐...#AppleEvent pic.twitter.com/xVPT7Xx7sv

— Spigen (@SpigenWorld) September 11, 2023

Ao contrário do botão tradicional, este Action Button terá uma variedade de funções que poderão ser configuradas pelos utilizadores. Ainda assim, vai ser interessante ver qual será a reacção dos fãs de longa data à substituição de um botão que tinha actuação "à prova de erros" (bastava olhar para ele para se saber se o iPhone estava em modo silencioso ou não, através da sua posição) por um que não dará qualquer indicação visual sobre se o iPhone está em modo silencioso ou não.

Ganha uma pen USB SanDisk Ultra Eco

12-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uma pen USB SanDisk Ultra Eco de 128 GB.

As pens USB continuam a ser extremamente práticas para transportar os nossos conteúdos digitais de um lado para o outro, com a grande vantagem adicional de não ficarem dependentes de se ter uma ligação à internet. Por isso, esta semana temos para oferecer esta útil pen USB SanDisk Ultra Eco de 128 GB, com velocidades de até 100 MB/s.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

HMD vai lançar smartphones de marca própria

12-09-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A HMD vai sair dos bastidores e lançar smartphones com marca HMD.

A HMD Global, que actualmente é conhecida por ter dado continuidade à marca Nokia nos smartphones, acha que chegou o momento de se assumir no mercado com o seu próprio nome, criando smartphones com marca HMD.

Embora o seu CEO e co-fundador Jean-Francois BarilJean-Francois Baril faça referência à continuidade da marca Nokia, esta mudança de estratégia acaba por sinalizar a perda do valor da marca "Nokia", que pouco mais que uma memória distante será para a geração Millennial e sem a nostalgia da geração anterior, que acompanhou a sua época áurea. A médio prazo, será mais que provável que a HMD deixe cair a linha Nokia e se foque exclusivamente nos seus próprios modelos - sendo que na prática essa transição pouco mais significará que substituir a marca no exterior dos smartphones.

A HMD tem feito um trabalho razoável a nível dos Nokia, com smartphones equilibrados e a preços moderados; e também tem feito um bom esforço a nível do suporte e das actualizações. Se continuar a apostar nesses pontos, tem todas as condições para se manter no mercado e ir conquistando utilizadores, nem que seja entre eles que fazem questão de ter um smartphone de uma marca europeia.

Como ver a apresentação do iPhone 15

12-09-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple vai apresentar a nova geração iPhone 15 hoje, e todos podem acompanhar o evento em directo.

É hoje, 12 de Setembro, que a Apple vai revelar novos iPhones, novos Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2, entre outras coisas.

Para esta geração, a principal novidade dos iPhones será a mudança da ficha Lightning para USB-C (por imposição da legislação da UE que entra em vigor no final do próximo ano), a par de ecrãs com margens mais reduzidas nos iPhone 15 Pro, mudança do chassis em aço para titânio (com consequente redução de peso), e a estreia de uma câmara com objectiva periscópica no iPhone 15 Pro Max. Também deveremos assistir à estreia de um chip de 3 nm nos iPhone 15 Pro, que a par de um ligeiro aumento na espessura, deverá proporcionar um aumento da autonomia.

Como tem sido habitual nos últimos anos, além da apresentação directamente via Apple Store para quem tiver dispositivos Apple, também será possível acompanhar o evento via YouTube a partir das 18 horas em Portugal continental:


WiKI-Eve rouba passwords numéricas via WiFi

11-09-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Um novo ataque, designado por WiKI-Eve, pode roubar passwords numéricas via WiFi, inferindo os números tocados pelos utilizadores.

Não faltam formas de ataque originais, e este WiKI-Eve passa a integrar esse grupo, ao ser capaz de descobrir as teclas tocadas pelos utilizadores com uma precisão de 90%, suficiente para permitir o roubo de passwords numéricas.

O ataque tira partido do BFI (Beamforming Feedback Information) estreado no WiFi 5 (802.11ac) em 2013, que permite que os dispositivos WiFi enviem informação sobre a sua localização aos routers, para que estes possam optimizar a sua transmissão para esse local. O problema é que o BFI envia dados em clear text que podem ser facilmente interceptados e recolhidos.

Tendo em conta que o acto de tocar nas diferentes partes do ecrã gera diferentes interferência nessa informação sobre a ligação WiFi, um atacante consegue inferir qual foi o número tocado pela vítima, com uma precisão de 90%. Isto permite decifrar passwords numéricas de 6 dígitos com uma precisão de 85%, ou passwords mais complexas com precisão de 66%.
Apesar deste ataque não ser viável para passwords alfanuméricas (a detecção de letras no teclado de um smartphone torna-se "impossível" usando este método), os investigadores relembram que a maioria das pessoas e apps continuam a usar códigos de desbloqueio e passwords numéricas, que se tornam vulneráveis a este WiKI-Eve. E, para complicar as coisas, este ataque pode ser realizado por qualquer pessoa nas imediações da rede WiFi, sem precisar de ter controlo sobre o router ou Access Point.

Embora o ideal fosse que a informação BFI também fosse encriptada para dificultar a sua análise, os investigadores recomendam que as apps utilizem técnicas como a mudança aleatória dos algarismos num teclado numérico, para que a sua posição no ecrã não revele qual foi o número introduzido.

Suécia regressa ao papel e lápis nas escolas

11-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Na Suécia, com a mudança de governo chega também nova mudança nas linhas educativas, passando dos dispositivos digitais para o papel e lápis tradicionais.

Depois de uma forte aposta nos tablets e ensino digital, a Suécia dá uma volta de 180°, anunciando que irá voltar ao sistema anterior, com mais foco nos livros físicos em papel, assim como à escrita com lápis e caneta em vez de teclados.

O ministro da educação diz que o ligeiro declínio que os alunos suecos tiveram nas provas de literacia entre 2016 e 2021 é prova das falhas do ensino digital, mas os apoiantes do sistema digital dizem que esses resultados não podem ser vistos dessa forma, uma vez que também reflectem o impacto da fase Covid, assim como a de um número crescente de alunos imigrantes que não falam sueco como língua nativa.

Ainda assim, e entre prós e contras, o importante será talvez não exagerar nem num sentido nem no outro, e apostar numa dose equilibrada que integre a componente digital - que acaba por ser indispensável nesta era - sem descartar a componente tradicional, com escrita em papel, (alguns) livros físicos, etc. Afinal, há sectores em que um simples tablet se torna imensamente mais eficiente que um livro para ajudar os alunos; quer seja a nível de pesquisa, como também de permitir experiências e explicações interactivas, que podem fazer toda a diferença para que um aluno perceba alguns conceitos.

Notícias do dia

11-09-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

WhatsApp prepara integração com outros serviços de mensagens; Apple Watch Series 9 e Watch Ultra 2 com novos sensores; fábricas da Toyota pararam por falta de espaço em disco; SpaceX tem que corrigir 63 coisas antes de novo lançamento da Starship; Apple corrige vulnerabilidades que permitiam infectar iPhones com uma simples mensagem; Flipper Zero pode inundar iPhones com notificações falsas; e câmaras Wyze mostraram lares aos utilizadores errados.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Rui Pinto escapa à prisão

O caso Rui Pinto chega por agora ao fim, com a condenação do hacker que revelou o Futebol Leaks a quatro anos de prisão mas com pena suspensa.

O seu advogado diz que ainda irá analisar o acordão final, pois há aspectos com que concordam mas que também há alguns pontos que consideram ter sido injustos, dando como provadas coisas que, no seu entender, não tinham sido provadas. Uma coisa é certa, não há falta de material para que, um destes dias, se veja um documentário sobre isto na Netflix.


Xbox lança cartão de crédito (nos EUA)

Também a Xbox entra no sector dos cartões de crédito, com um cartão Mastercard Xbox que promete diversas vantagens aos jogadores.

O cartão Mastercard não tem anuidade e as compras efectuadas com eles irão acumular pontos que poderão ser gastos em jogos Xbox e outras coisas. O cartão também inclui a oferta de três meses Xbox Game Pass Ultimate para novos subscritores, com a vantagem de poderem ser oferecidos a amigos ou familiares no caso de já serem subscritores.

No entanto, é algo que por agora apenas fica disponível nos EUA, pelos que os jogadores Xbox deste lado do Atlântico continuarão a ter que usar os seus cartões tradicionais.


Disney celebra 100 anos com box de $1500 com 100 filmes

A Disney está a celebrar o seu centésimo aniversário, e para tal ocasião lança uma edição especial comemorativa para coleccionadores. A Disney Legacy Animated Film Collection inclui uma luxuosa caixa - à medida do seu preço de 1500 dólares - e filmes que vão da Branca de Neve e os Sete Anões de 1937, ao mais recente Elemental de 2023.

Dá a módica quantia de $15 por filme, se é que isso ajuda a decidir... Se bem que temos a vantagem de ser algo que se pode ver sempre que se quiser sem se ficar sujeito ao pagamento da mensalidade do streaming, ou da eventual remoção do filme do serviço.

A lista completa de filmes:
  1. Snow White and The Seven Dwarfs (1937)
  2. Pinocchio (1940)
  3. Fantasia (1940)
  4. Dumbo (1941)
  5. Bambi (1942)
  6. Saludos Amigos (1943)
  7. The Three Caballeros (1945)
  8. Make Mine Music (1946)
  9. Fun And Fancy Free (1947)
  10. Melody Time (1948)
  11. The Adventures of Ichabod and Mr. Toad (1949)
  12. Cinderella (1950)
  13. Alice in Wonderland (1951)
  14. Peter Pan (1953)
  15. Lady and the Tramp (1955)
  16. Sleeping Beauty (1959)
  17. One Hundred and One Dalmatians (1961)
  18. The Sword in the Stone (1963)
  19. The Jungle Book (1967)
  20. The Aristocats (1970)
  21. Robin Hood (1973)
  22. The Many Adventures of Winnie the Pooh (1977)
  23. The Rescuers (1977)
  24. The Fox and The Hound (1981)
  25. The Black Cauldron (1985)
  26. The Great Mouse Detective (1986)
  27. Oliver & Company (1988)
  28. The Little Mermaid (1989)
  29. The Rescuers Down Under (1990)
  30. Beauty and the Beast (1991)
  31. Aladdin (1992)
  32. Tim Burton’s The Nightmare Before Christmas (1993)
  33. The Lion King (1994)
  34. A Goofy Movie (1995)
  35. Pocahontas (1995)
  36. Toy Story (1995)
  37. James and the Giant Peach (1996)
  38. The Hunchback of Notre Dame (1996)
  39. Hercules (1997)
  40. Mulan (1998)
  41. A Bug’s Life (1998)
  42. Tarzan (1999)
  43. Toy Story 2 (1999)
  44. Fantasia/2000 (2000)
  45. The Tigger Movie (2000)
  46. Dinosaur (2000)
  47. The Emperor’s New Groove (2000)
  48. Atlantis: The Lost Empire (2001)
  49. Monsters, Inc. (2001)
  50. Return to Never Land (2002)
  51. Lilo & Stitch (2002)
  52. Treasure Planet (2002)
  53. The Jungle Book 2 (2003)
  54. Piglet’s Big Movie (2003)
  55. Finding Nemo (2003)
  56. Brother Bear (2003)
  57. Home on the Range (2004)
  58. The Incredibles (2004)
  59. Pooh’s Heffalump Movie (2005)
  60. Chicken Little (2005)
  61. Cars (2006)
  62. Meet the Robinsons (2007)
  63. Ratatouille (2007)
  64. Wall•E (2008)
  65. Tinker Bell (2008)
  66. Bolt (2008)
  67. Up (2009)
  68. The Princess and the Frog (2009)
  69. Toy Story 3 (2010)
  70. Tangled (2010)
  71. Cars 2 (2011)
  72. Winnie the Pooh (2011)
  73. Brave (2012)
  74. Frankenweenie (2012)
  75. Wreck-It Ralph (2012)
  76. Monsters University (2013)
  77. Planes (2013)
  78. Frozen (2013)
  79. Planes: Fire & Rescue (2014)
  80. Big Hero 6 (2014)
  81. Inside Out (2015)
  82. The Good Dinosaur (2015)
  83. Zootopia (2016)
  84. Finding Dory (2016)
  85. Moana (2016)
  86. Cars 3 (2017)
  87. Coco (2017)
  88. Incredibles 2 (2018)
  89. Ralph Breaks the Internet (2018)
  90. Toy Story 4 (2019)
  91. Frozen 2 (2019)
  92. Onward (2020)
  93. Soul (2020)
  94. Raya and the Last Dragon (2021)
  95. Luca (2021)
  96. Encanto (2021)
  97. Turning Red (2022)
  98. Lightyear (2022)
  99. Strange World (2022)
  100. Elemental (2023)


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Casio foi fundada em 1946 no Japão e o seu primeiro produto de sucesso era um anel com suporte para cigarros, para permitir fumar sem ocupar os dedos. Mas logo de seguida a sua atenção virou-se para as calculadoras, inicialmente mecânicas e depois eléctricas; e ao longo das décadas expandiu as operações para os relógios, teclados musicais, câmaras e outros equipamentos electrónicos.

Poco X5 Pro 5G a €284

11-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Poco X4 Pro 5G já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante tentador.

O Poco X5 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED de 6.67" (2400x1080) a 120 Hz, com luminosidade de até 900 nits de pico, Snapdragon 778G, 6 ou 8 GB RAM, 128 ou 256 GB, dual SIM, 5G, IR Blaster, NFC, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 67 W. A espessura fica-se pelos 7.9 mm e o peso pelos 181 g. Nas câmaras temos câmara tripla de 108 MP + 8 MP ultrawide + 2 MP macro, e câmara frontal de 16 MP.
O Poco X5 Pro 5G 6+128 GB está disponível por 284.62 euros na Amazon Espanha.

Têm também Poco X5 não-Pro a preço ligeiramente mais reduzido.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Logitech Reach é uma câmara que chega a todo o lado

11-09-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Logitech lançou uma nova câmara - Reach - destinada a quem passa grande parte do tempo em trabalho remoto ou livestreaming.

Quem tem por hábito fazer sessões de vídeo já se terá deparado com a dificuldade de mostrar coisas, podendo obrigar a fazer habilidade com o portátil, ou de andar a segurar uma webcam externa na mão. Com a câmara Logitech Reach isso deixará de ser necessário, pois é uma câmara montada num braço articulado, pensada exactamente para poder ser posicionada de mil e uma maneiras, de modo a acomodar as necessidades.

Quer seja mostrar um livro pousado na secretária, ou outros objectos, tudo pode ser feito numa questão de segundos sem qualquer dificuldade.


Refira-se que embora este conjunto seja novo, a câmara propriamente dita é uma Logitech Streamcam.

Curiosamente, a Logitech vai lançar a câmara através de uma campanha de crowdfunding no Indiegogo Enterprise, mas que não deixa de ser uma forma garantida de avaliar o interesse do público e ajustar a produção inicial à procura. O maior problema será o preço, que poderá situar-se entre os $300 e $400, o que me parece excessivo quando se está a falar de uma câmara que se pode encontrar por pouco mais de 100 euros. Junte-se um braço articulado, que mesmo em versões mais complexas se pode arranjar por 50 euros, e fica-se com uma solução idêntica por menos de metade do preço que a Logitech está a considerar.

WhatsApp prepara integração com outros serviços de mensagens

11-09-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp prepara-se para cumprir as exigências europeias, facilitando a integração com serviços de mensagens concorrentes.

Um dos efeitos do Digital Markets Act (DMA) europeu é que, os serviços de mensagens considerados "grandes" passam a ser obrigados a permitir a interligação com serviços concorrentes, disponibilizando APIs standard que facilitem o processo de receberem e enviarem mensagens para outras plataformas de mensagens. E apesar da Apple ter conseguido adiar a questão quanto ao iMessage, outros serviços não têm alternativa a não ser cumprir com essa exigência desde já.

É o caso do WhatsApp, que na sua versão beta já inclui uma secção (ainda não funcional) destinada a serviços de mensagens externos.
Infelizmente, e pelo que se pode antecipar por esta nova secção dedicada a "conversas externas", o WhatsApp parece estar a preparar a implementação da "pior forma possível": ou seja, não fazendo uma verdadeira integração dos serviços concorrentes de uma forma que apresente as mensagens tal como as demais mensagens do serviços; mas sim segregando-as para uma secção à parte que, convenhamos, não facilitará o processo de conversar da forma "transparente" que a medida europeia pretenderia. Esperemos que seja apenas algo resultante de uma fase inicial de implementação, e que por altura do lançamento isso tenha sido melhorado. Senão, arriscam-se apenas a fazer com que seja lançado um DMA 2.0 que seja mais explícito à forma como devem suportar a integração de serviços externos concorrentes.

Philips Hue ganha compatibilidade Matter

11-09-2023 | 12:10 | A Minha Alegre Casinha

Depois de muitos atrasos, a bridge Philips Hue recebe em Setembro uma actualização que lhe adiciona compatibilidade Matter.

A par das câmaras e novas luzes, uma das novidades mais aguardadas que a Signify anunciou na IFA em Berlim é a da chegada iminente da actualização que adiciona compatibilidade Matter ao sistema.

O Matter é a proposta que tem sido encarada como a solução para a proliferação de sistema individuais e incompatíveis, prometendo fazer com que todos os "smart devices" passem a ser compatíveis entre si, independentemente do fabricante. Uma promessa que continua a sofrer de alguns problemas por agora, mas que a médio e longo prazo poderá mesmo vir a atingir esse objectivo.

Tendo em conta que o sistema Philips Hue tem grande aceitação, isto também tem como efeito secundário promover a interoperação e interligação dos sistemas Hue já existentes com outros sistemas que, até agora, os utilizadores poderiam achar que seriam demasiado "complicados" de configurar para que trabalhassem em conjunto. Em sentido oposto, também pode fazer com que as lâmpadas Hue passem a ser consideradas como uma possibilidade por pessoas que, até aqui, se mantinham afastadas deste sistema.

Com esta actualização, até as lâmpadas Hue originais lançadas há mais de uma década (em 2012) passarão a poder ser controladas através do Matter.

Apple Watch Series 9 e Watch Ultra 2 com novos sensores

11-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A nova geração de Apple Watches virá com uma nova geração de sensores de frequência cardíaca, e chip UWB U2.

A Apple está prestes a revelar novos Apple Watch Series 9 e a Apple Watch Ultra 2, a par da nova geração iPhone 15. Enquanto se continua a aguardar pelo "sensor milagoroso" que seja capaz de fazer a leitura da glucose no sangue, e que o tornaria num sucesso instantâneo entre os diabéticos, este ano teremos que nos contentar com sensor de frequência cardíaca melhorado, e novo chip ultrawideband.

O novo sensor de frequência cardíaca da Apple promete ser mais preciso que o da geração anterior, e pode ser que a Apple guarde alguma surpresa quanto à possibilidade de fazer algum tipo de leitura adicional que os anteriores não podiam. E para os que se esquecem frequentemente de onde deixam o seu relógio, o novo chip UWB U2, o mesmo que também será utilizado nos iPhone 15, possibilitará a sua localização com exactidão através do Find My.

A Apple também se terá focado na melhoria do desempenho, podendo utilizar um chip baseado nos A15. E se utilizar um chip com processo de fabrico de 3nm, também teria vantagens imediatas em termos de autonomia.

O Apple Watch Series 9 chegará com modelos de 45 mm e 41 mm, com o Watch Ultra 2 a ter versão única de 49 mm. Serão ambos revelados oficialmente a 12 de Setembro, a par dos iPhone 15.

Huawei prepara regresso ao ocidente com Mate 60?

11-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Com o desenvolvimento do seu próprio chip 5G, a Huawei pode estar agora prestes a relançar uma ofensiva a nível dos smartphones no ocidente.

A Huawei tem estado a combater no mercado dos smartphone com um "pé e mãos atados atrás das costas", tentando vender smartphones 4G numa altura em que o 5G já é implícito, e ficando por isso bastante penalizada face às demais marcas. Mas, com o lançamento dos Mate 60 e 60 Pro+, a Huawei surpreendeu os EUA ao lançar um smartphone com capacidades 5G - e no, caso do modelo mais avançado, até suportando telefonemas via satélite.

A grande questão é que os EUA (que aplicaram as restrições de acesso a tecnologias avançadas) ainda não perceberam muito bem como é que a Huawei conseguiu criar o seu Kirin 9000S de 7nm. E apesar de inicialmente se pensar que estes novos Mate 60 poderia ficar limitados à China para evitar o escrutínio do ocidente, parece que não vai ser o caso. A Huawei aumentou o volume de produção, o que pode indicar que se está a preparar para expandir o lançamento dos Mate 60 para o mercado global.

No entanto, tendo em conta que a Huawei também registou um forte declínio no seu mercado natal, pode ser que esta produção adicional continue a ter como destino a China, esperando que os Mate 60 voltem a ser modelos procurados.

Teclast F15S a €199.99

11-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Teclast tem um novo portátil de 15.6", que chega com um design bastante atractivo e o habitual preço concorrencial da marca, o Teclast F15S.

A Teclast pode ter começado por fabricar tablets e mini-portáteis económicos, mas ao longo dos anos tem vindo a apostar em produtos cada vez mais refinados, com design cuidado e melhores acabamentos. Exemplo disso é o seu mais recente portátil Teclast F15S.

Este portátil vem equipado com um ecrã Full HD de 15.6" (com margens laterais reduzidas de apenas 7mm), CPU Intel, 6 GB de RAM, SSD de 128 GB, Windows 10 Home, teclado retro-iluminado, touchpad de grandes dimensões, duas portas USB 3.0, HDMI, ficha de 3.5 mm para headphones, e bateria de 38000 mWh. Isto num corpo com 15 mm de espessura e 1.8 kg de peso.
O Teclast F15S está disponível por 199.99 euros na Amazon Espanha - escolher cupão de desconto de 80 euros.

Um dos pontos de destaque neste portátil é o trackpad de grandes dimensões (142x95 mm) que facilitará o processo de fazer gestos ou operações de arrastar e largar, que por vezes se tornam um pouco claustrofóbicas de fazer em trackpads mais pequenos.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|