PlanetGeek

Motor de combustão interna sem partes móveis

26-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O motor Lightcell adopta um sistema de combustão interna, mas sem partes móveis, e aproveitando a energia térmica e luminosa.

Quando se fala de motores de combustão interna imediatamente pensamos nos motores de combustão com cilindros, válvulas, e toda a sua imensa complexidade mecânica. Mas, há quem esteja a trabalhar no sentido de tornar os motores de combustão numa forma ultra eficiente de converter combustível em energia eléctrica, com este Lightcell a prometer eficiências de até 80%, mais do dobro da eficiência dos motores nos nossos automóveis, e sem necessidade de quaisquer partes móveis. Tem ainda a vantagem de poder usar qualquer tipo de combustível.

Este motor (gerador?) utiliza um mecanismo de combustão contínua e, curiosamente, dispensa por completo a conversão em energia mecânica. Em vez disso aproveita a energia térmica para gerar luz com intensidade milhares de vezes superior à do sol, que depois é aproveitada por células fotovoltaicas afinadas para o comprimento de onda exacto da emissão, o que resulta nesta eficiência elevada.


Os detalhes técnicos de Senua's Saga: Hellblade 2

26-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O jogo Senua's Saga: Hellblade 2 da Ninja Theory é um dos mais aguardados deste ano, e não desaponta no departamento técnico.

Depois do primeiro jogo, as expectativas elevavam-se para níveis superiores, e o estúdio não desapontou. A análise do canal Digital Foundry revela todos os detalhes que estão por trás da criação deste jogo, não só a nível gráfico mas também a nível sonoro (é um jogo que recomenda que se jogue usando headphones para a melhor experiência).

Para quem tiver Game Pass, é também um jogo que fica disponível "gratuitamente" como parte da colecção de jogos a que se tem acesso.


Morreu Kabosu o rosto da criptomoeda Dogecoin

26-05-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A cadela Kabosu, que fica imortalizada como sendo o rosto da criptomoeda Dogecoin, morreu aos 18 anos.

A comunidade de amigos dos animais em geral, e dos fãs da Dogecoin em particular, estão a chorar a morte da Kabosu, uma cadela shiba inu que vivia no Japão.

A cadela foi adoptada por uma professora de uma creche, e depressa se tornou numa personalidade na internet devido às expressões curiosas e engraçadas que fazia, dando origem a inúmeros memes. Essa popularidade acabou por ser aumentada quando foi escolhida como rosto para a criptomoeda Dogecoin, na altura feita como piada ao excesso de criptomoedas que iam surgindo.

A sua dona diz que Kabosu tinha um temperamento bastante diferente do que é habitual para os cães daquela raça, sendo muito calma e meiga, e que adorava que lhe tirassem fotografias.

A criptomoeda Dogecoin tem estado a subir nos últimos meses, mas mantendo-se ainda num nível muito abaixo do que atingiu quando foi mencionada por Elon Musk, fazendo com que "brincadeira" se tivesse tornado em valores monetários bem reais, que pouco depois desapareceram de forma imediata quando o valor da moeda caiu drasticamente.

Chamusca, Miradouro Nossa Senhora do Pranto

26-05-2024 | 12:52 | Edgar Durão

Tenho dedicado algum tempo extra a paisagens e outros elementos que gosto de ver de “cima”, ie, do ar.

Aqui fica um pequeno vídeo do Miradouro Nossa Senhora do Pranto, e da sua Ermida tão famílias no quotidiano do segundo ciclo escolar.

Frigoríficos Samsung assustam clientes com aviso de fim de serviço de TV

26-05-2024 | 12:13 | A Minha Alegre Casinha

Nos EUA, deu-se mais um caso que relembra os pontos menos positivos dos Smart Devices, com os utilizadores dos frigoríficos inteligentes da Samsung com ecrã a receberem uma notificação de que deixariam de ter acesso ao serviço de TV gratuito.

Ora, não sendo tão grave como ter uma actualização ou alteração do serviço que desactivasse o frigorífico foi ainda assim suficiente para causar grande frustração nos clientes, que naturalmente se sentiram enganados por comprar uma coisa com base em acesso a serviços que, agora, lhes seriam retirados. Mas, desta vez, tudo não passou de um mal-entendido, com a Samsung a enviar outra notificação no dia seguinte, a dizer que a anterior mensagem tinha sido enviada por engano. Desta vez.

Infelizmente, não seria a primeira vez (nem a última) em que descobre a "incompatibilidade" da longevidade dos electrodomésticos, que se espera que durem por muitos e muitos anos, ou décadas, com a rápida evolução e alteração dos serviços. São muitas as Smart TVs que, com o passar dos anos, acabam por ficar sem acesso ao YouTube e outros serviços, obrigando a recorrer a TV boxes externas. Esperemos não chegar ao ponto de uma qualquer marca decidiu que o seu frigorífico vai deixar de fazer gelo, a não ser que o cliente passa a subscrever a nova mensalidade "Gelo AI Plus".


Actriz que deu voz ao ChatGPT diz nunca ter sido confundida com Scarlett Johansson

26-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A polémica do uso da voz de Scarlett Johansson pela OpenAI poderá afinal não ser nenhuma polémica, mas que agora será de difícil resolução por parte da empresa de Sam Altman.

Recentemente falamos do caso da voz de Scarlett Johansson, que foi contactada pela OpenAI para ceder a sua voz como uma das vozes para o assistente ChatGPT, mas tendo declinado a proposta. Apesar disso, a OpenAI disponibilizou a voz "Sky", que muitos consideraram ser uma cópia descarada da voz da actriz.

Agora, a OpenAI disponibilizou documentos que demonstram que a actriz de voz que realmente forneceu a voz "Sky" não tem qualquer relação com Scarlett Johansson nem nunca foi instruída para fazer qualquer tipo de ajuste ou entoação que copiasse a actriz de Hollywood. Foi também contratada para criar a Sky antes sequer da OpenAI ter feito qualquer contacto com Scarlett Johansson. E diz que, antes de toda esta polémica, nunca ninguém sequer tinha considerado que as suas vozes fossem parecidas.

No entanto, nesta fase tudo isso acaba por se tornar irrelevante, pois o maior problema para a OpenAI será o da percepção pública, e nunca conseguirá fazer esquecer por completo a possibilidade de efectivamente ter tido essa "segunda intenção" de obter uma voz semelhante à de Scarlett Johansson - especialmente, conhecendo-se o fascínio de Sam Altman pelo filme "Her" onde a sua voz é usada precisamente por uma assistente AI. Adicionalmente, e pelo menos nos EUA, existem precedentes em que processos dão a vitória às personalidades no caso de se tentar usar vozes idênticas, considerando que se tornaram numa "imagem de marca" sua - para azar de todos os que tiverem efectivamente uma voz parecida.

Como já tinha referido anteriormente, tudo isto acabará por ser inconsequente, pois será uma questão de tempo até que qualquer pessoa possa escolher qualquer voz que deseje para o seu assistente, fornecendo algumas pequenas frases faladas como amostra.

Telescópio espacial Euclid revela primeiras imagens

26-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Euclid já começou a observar o universo e a dar-nos as suas primeiras, e impressionantes, imagens.

Depois de percalço com a sonda BepiColombo a Mercúrio, a ESA bem que precisa de boas notícias, e felizmente é isso que o novo telescópio espacial Euclid está a proporcionar.

O Euclid da ESA já enviou algumas das suas primeiras imagens, que revelam secções do universo com novo detalhe. Graças à sua câmara IR, consegue mostrar-nos coisas que nunca tinham sido visto antes, com uma imagem de um berçário de estrelas a ter revelado, numa só imagem mais de 300 mil novos objectos.
O objectivo do Euclid é criar uma mapa detalhado do universo, cobrindo mais de um terço do céu e mapeando milhares de milhões de galáxias, e de também estudar a misteriosa dark energy e dark matter, que se acredita que tenha um papel fundamental na criação do universo tal como o conhecemos, mas que ainda intriga os cientistas.

Cápsula Starliner vai levar astronautas apesar dos problemas detectados

26-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de muitos atrasos, a NASA e a Boeing dizem estar confiantes para avançar com o primeiro voo tripulado com astronautas a bordo, apesar dos problemas que levaram ao adiamento anterior.

Responsáveis da NASA e da Boeing anunciaram planos para lançar o primeiro voo de teste tripulado da nave espacial Starliner já no dia 1 de Junho. Esta decisão segue-se a semanas de análise para resolver uma fuga de hélio e uma vulnerabilidade no sistema de propulsão. As análises identificaram a causa provável da fuga, concluindo que os problemas não representam um risco inaceitável para a missão.

A investigação à fuga de hélio revelou também uma falha adicional no sistema de propulsão, que poderiam impedir a redundância recomendada para a manobra de reentrada. Os engenheiros conceberam um novo método de reentrada que requer menos propulsores, e os astronautas Wilmore e Williams testaram-no com sucesso num simulador.

O programa Starliner tem enfrentado numerosos atrasos, tendo já tido problemas com seu software, paraquedas e sistema de propulsão. Problemas durante o primeiro voo de teste não tripulado em 2019 e um teste subsequente em 2022 atrasaram os planos. Mais recentemente, uma válvula defeituosa e a fuga de hélio levaram a uma adiamento quando já estava em processo final de preparação para lançamento com astronautas a bordo.

Com estas conclusões, a NASA e a Boeing estão a preparar-se para um lançamento a 1 de Junho, para uma missão de oito dias para a Estação Espacial Internacional. A conclusão bem-sucedida deste voo de teste abrirá caminho para voos regulares de tripulação com a cápsula Starliner alternando com a Crew Dragon da SpaceX.

Google explica erro que apagou cloud da UniSuper

25-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google sofreu um embaraçoso incidente, em que apagou a cloud da UniSuper, empresa que gere fundos de investimento de valor superior a 100 mil milhões de euros.

Se para qualquer pessoa seria um pesadelo descobrir que a sua conta Google tinha desaparecido e levado todos os seus dados, imagine-se só como ficariam se se tratasse de uma empresa que gere "biliões" de euros? E, por incrível que possa parecer, foi mesmo isso que aconteceu à UniSuper no início deste mês.

Entretanto, a Google já veio fazer uma exposição pública do incidente, dizendo que se tratou de uma falha humana, em que o não preenchimento de um parâmetro fez com que a conta cloud daquele cliente ficasse com uma data de validade que, quando foi ultrapassada, levou à eliminação da mesma sem qualquer pré-aviso.

Mais do que um pedido de desculpa, esta explicação da Google não esconde que tem como principal objectivo tentar assegurar aos seus demais clientes de que este erro não voltará a acontecer, e que os seus dados permanecem seguros.

Dito isto, não é preciso ser uma empresa bilionária para se estar sujeito a ficar sem conta Google de um dia para o outro, e sem qualquer hipótese de recuperação de dados.

Someone I know had his Google account hacked, and Google's fraud team preemptively closed the account

He lost years of work that was in GMail and Google Drive with no recourse

I feel like more people should know that's a possibility, and periodically download their cloud data

— Daniel Feldman (@d_feldman) May 23, 2024
Como tal, ao estilo do que diria um antigo CEO da Microsoft: backups, backups, backups!

LEDs RGB controlados por Arduino Uno R4

25-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto mostra como controlar um (ou mais) LED RGB através de WiFi usando um Arduino Uno R4.

Já por cá falamos de inúmeros projectos que mostram a versatilidade do ESP32, e desta vez isso repete-se, sob a forma de um Arduino Uno R4 WiFi (que usa um ESP32). O vídeo que se segue começa pelos passos básicos, de mostrar como o ligar à nossa rede WiFi, e de seguida criar um interface web que permite controlar o estado e cor de um LED através do URL.

Depois desses passos básicos, mostra uma aplicação mais prática, de como se pode usar uma matriz de LEDs e um difusor para criar um candeeiro de mesa LED RGB. Com um pouco de trabalho, não seria difícil expandir o projecto para usar umas dezenas de LEDs endereçáveis individualmente e criar efeitos luminosos variados. Como sempre, a parte mais interessante deste tipo de projectos é servir como porta de entrada para um mundo onde podemos deixar a nossa imaginação seguir por onde se desejar.


Elgato Stream Deck MK.2 a €142

25-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Perfeito para quem quer automatizar e ter acesso imediato a inúmeras funções, o Stream Deck MK.2 da Elgato vem com 15 teclas programáveis.

O Stream Deck da Elgato tem sido uma opção popular entre streamers ou pessoas que apreciam a verstilidade de uma série de botões programáveis com mini-ecrãs que facilitam saber o que cada faz. Este novo Stream Deck MK.2 traz algumas melhorias face ao modelo anterior, com um design mais cuidado e profissional, suporte amovível, painéis frontais substituíveis, e cabo USB-C amovível.
O Elgato Stream Deck MK.2 está disponível por 142 euros com envio da Amazon Espanha.

Mesmo sabendo-se que a Elgato disponibiliza a sua app que, de certa forma, permite replicar o funcionamento do Stream Deck num smartphone ou tablet, há quem não dispense a capacidade de ter esses botões programáveis em formato físico e sempre disponíveis sem "prender" o uso do seu smartphone/tablet. Adicionalmente, embora seja um dispositivo muito apreciado por streamers, acaba por poder ser usado em inúmeros outros casos, até mesmo em cenários de trabalho onde se possa ter necessidade recorrente de repetir operações complexas, que aqui poderão ficar acessíveis através de uma só tecla.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Dacia Zen prolonga garantia até 7 anos ou 150 mil km - gratuitamente

25-05-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Dacia lançou um novo produto, o Dacia Zen: todos os proprietários de modelos com matrícula até seis anos e/ou 120.000 quilómetros realizados, que efectuem uma manutenção na Rede de Concessionários, ganham uma garantia anual que pode ir até um máximo de 7 anos ou 150.000 km.

O Dacia Zen é um produto que visa oferecer maior garantia e valor aos clientes que efectuam a manutenção anual dos seus automóveis na Rede de Concessionários Dacia. É-lhes oferecida, sem qualquer custo adicional, uma extensão de garantia de 1 ano ou 30.000 km, consoante o que ocorrer primeiro.

Além disso, as unidades que efectuem as manutenções programadas na Rede de Concessionários, ano após ano, podem renovar a garantia até ao sexto ano de vida do automóvel ou 120.000 km, dispondo assim de uma cobertura máxima do veículo até 7 anos ou 150.000 km (novamente, no primeiro dos dois limites atingidos).

O Dacia Zen é uma solução vantajosa para o cliente em vários aspectos: em primeiro lugar, porque protege o cliente de quaisquer imprevistos que possam ocorrer com o automóvel durante os seus 7 anos de vida, mas também aumentando o seu valor no momento da revenda porque, normalmente, um automóvel com um plano de manutenção efectuado na marca é reconhecido pelo mercado como tendo um valor residual mais elevado.

Esta oferta dedicada ao mundo do pós-venda é perfeitamente ao estilo Dacia, inteligente e essencial, fácil de activar e totalmente gratuita para o cliente. Todos os Termos e Condições desta oferta podem ser consultados aqui.

[Pela Estrada Fora]

Neuralink Compression Challenge procura revolução na compressão

25-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Neuralink lançou um curioso desafio, à procura de um sistema capaz de comprimir dados dos seus eléctrodos cerebrais com uma taxa de 200:1, sem perda de dados.

O Neuralink Compression Challenge desafia todo e qualquer interessado (leia-se: especialistas em compressão de dados) a submeter um algoritmo que seja capaz de efectuar a compressão de dados das leituras feitas pelos seu dispositivo cerebral de modo a possibilitar a transmissão sem fios de forma eficiente.

O seu implante gera cerca de 200 Mbps de dados (1024 eléctrodos @ 20kHz, a 10-bits), mas só consegue fazer a transmissão a uma velocidade de 1 Mbps. Como tal, será preciso uma compressão de 200 para 1 - o que por si só já seria um grande desafio (estamos a falar de compressão lossless sem perda de dados), mas à qual a Neuralink adiciona ainda mais requisitos: a compressão tem que funcionar em tempo real (tempo de compressão inferior a 1 ms) e usando menos de 10 mW de energia (incluindo a transmissão wireless).

Neuralink started a compression challenge. They're asking for people to find methods to losslessly (!!) compress files to 1/200th (!) the size but the files are extremely noisy so thats certainly not possible 🙁 (spectrogram of one randomly chosen file for illustration) pic.twitter.com/D9297FbqOo

— Felix (@felix_red_panda) May 24, 2024
Para se ter uma ideia do nível de dificuldade, algoritmos como o 7-zip e outros, têm uma taxa de compressão média de cerca de 33%, reduzindo dados para cerca de 1/3 do seu tamanho original. Aqui, a Neuralink pede algo que seja uma redução para 1/200 do tamanho original (0.005%!) Não estamos a falar de um ligeiro melhoramento face ao que existe, mas sim algo que o melhore por várias ordens de magnitude!

Enquanto uns encaram o desafio como algo positivo (mesmo sendo previsivelmente inatingível, mesmo sem se considerar os constrangimentos adicionais de velocidade e consumo energético), outros acusam a Neuralink de estar "encravada" e querer aproveitar-se do trabalho gratuito de todos os que responderem a este desafio. Seja como for, se alguém o conseguir fazer, certamente não terá problemas em ficar milionário com a sua descoberta.

Starship pode tentar 4º voo a 5 de Junho

25-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Starship da SpaceX pode fazer nova tentativa de ir ao espaço e regressar, a 5 de Junho.

Depois do terceiro voo ter chegado ao espaço mas não tendo possibilitado a sua aterragem, todos os olhos se focam no quarto voo da imponente Starship, que poderá acontecer já no próximo dia 5 de Junho.

Segundo Elon Musk, o objectivo principal deste lançamento será garantir que a nave sobrevive à abrasadora reentrada na atmosfera, relembrando que até à data ainda ninguém conseguiu criar um escudo térmico reutilizável - e que os famosos Space Shuttle precisavam de mais de seis meses de trabalhos, de inspecção e substituição das placas de protecção, para ficarem pronto para novo lançamento. Algo que, a SpaceX espera reduzir drasticamente, de modo a permitir voos quase contínuos de ir ao espaço, regressar, e estar pronto para novo lançamento em poucas horas.

The fourth flight test of Starship could launch as soon as June 5, pending regulatory approvalhttps://t.co/XjreI7nQOp pic.twitter.com/2tv2s1yJ5F

— SpaceX (@SpaceX) May 24, 2024
Ter uma Starship funcional é um passo crítico para a SpaceX, não só para viabilizar as futuras missões de construção e colonização de bases na Lua e Marte, como também, de forma mais imediata, acelerar e tornar ainda mais rentável a criação da sua megaconstelação de satélites Starlink.

Citroën recolhe C3 e DS 3 devido a airbags da Takata

25-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Citroën está a chamar às oficinas os modelos C3 e DS 3 produzidos entre 2009 e 2019 para substituição dos airbags.

No seguimento de várias acções de recolha de vários fabricantes automóveis relacionadas com os airbags da Takata, já implementadas em todo o mundo desde 2020, também a Stellantis está a proceder a uma campanha de recolha dos modelos Citröen C3 e DS 3 fabricados entre 2009 e 2019.

Os proprietários destes modelos, localizados em algumas regiões e países da Europa e África/Médio Oriente, incluindo Portugal, deverão deixar de conduzir estes veículos com efeito imediato e aceder a este site – ou fazerem o scan do código QR inserido na carta registada enviada aos clientes envolvidos – para obterem informações sobre a reparação adequada e as opções de mobilidade alternativas disponíveis. Quer a reparação, quer a alternativa de mobilidade serão asseguradas sem custos para os clientes.

Em Portugal a campanha abrange cerca de 15.000 automóveis em circulação, produzidos entre 2009 e 2017, 2.500 dos quais já foram reparados, de acordo com o procedimento implementado no nosso país.

Os veículos incluídos nesta acção de paragem imediata estão equipados com insufladores de airbag Takata, cujas propriedades químicas podem deteriorar-se ao longo do tempo, especialmente quando expostos, de forma consistente, a condições climáticas quentes e húmidas, como as verificadas nas áreas de recolha.

Tendo como prioridade máxima a segurança e o bem-estar dos seus clientes, a Citroën, a DS e os respectivos Reparadores Autorizados estão preparados para solucionar estes casos da forma mais rápida e com menos transtorno para os clientes, e agradecem a sua compreensão. A reparação tem a duração prevista de 2 horas.

[Pela Estrada Fora]

Respostas AI da Google incluem disparates do Reddit

24-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a lançar resumos AI de resposta nas pesquisas, e não faltam casos em que as repostas são completamente disparatadas.

Nem todos apreciam as respostas AI que a Google está a adicionar aos resultados (e que se podem remover com o &udm=14), e não faltam exemplos que mostram como este capacidade pode falhar espectacularmente.

Nas redes sociais compete-se por descobrir as respostas AI mais disparatados, que incluem coisas como sugerir o uso de cola para manter o queijo na pizza, comer uma pedra por dia por causa dos minerais, trocar o liquido nos "piscas" dos carros, e até sugerir que as pessoas em depressão se atirem de uma ponte.
No caso da cola na pizza, embora seja uma técnica que é utilizada para os anúncios, já se descobriu que a origem da sugestão era um comentário sarcástico no Reddit feito há mais de uma década, e o mesmo acontece com algumas das outras respostas que se têm descoberto, com a funcionalidade da Google a não fazer qualquer distinção entre fontes de informação válidas e piadas, sarcasmo, mentiras, e sabe-se lá que mais.

A Google tenta desvalorizar o assunto, dizendo que isto representa uma percentagem ínfima dos resultados, mas tratando-se de uma empresa que foi forçada a suspender o acesso ao Imagen 2 por criação de imagens indevidas, talvez devesse levar mais a sério este tipo de coisas.

De certo modo, podemos dizer que este sistema AI da Google pode ser equiparado ao FSD da Tesla, não importa verdadeiramente que funcione bem em 99% dos casos; aquilo que vai dar que falar será o 1% em que vai falhar. Pelo menos, aqui, não temos que nos preocupar com o carro a querer levar-nos contra um comboio.


Actualização: Embora não tenha (ainda?) desactivado os resumos AI, a Google está a remover manualmente os resultados mais polémicos.

O que é feito com os iPads antigos?

24-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Um estudo da CIRP revela o que os clientes fazem com os iPads antigos quando chega a altura de os substituir por um modelo mais recente.

Um estudo da CIRP revelou que 40% dos utilizadores de iPads os mantém por três ou mais anos antes de os trocarem por um novo modelo. Mas, ainda mais curioso, é saber que destino é dado aos iPads velhos.

Com base num inquérito feito nos EUA, temos que:
  • 36% mantém o iPad
  • 31% dão o iPad a um familiar ou amigo
  • 23% dizem que o iPad foi perdido, roubado ou avariou
  • 6% venderam o iPad antigo
  • 3% deram o iPad à troca pelo novo
É algo bem diferente do que acontece com os iPhones, em que 42% dizem dá-los à troca por novos modelos, e só 11% os passam a familiares ou amigos.

O ponto que mais me surpreendeu, relativamente aos iPads, é terem uma percentagem que me parece excessivamente elevada (23%) de "perdidos, roubados, avariados". Para referência, nos iPhones essa categoria representa apenas 6%.

Notícias do dia

24-05-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Spotify desactiva os Car Thin no final do ano; Arc para iPhone ganha um curioso assistente AI "telefónico"; Daylight apresenta tablet DC-1 com ecrã E-Ink fluido; Google Password Manager com partilha de passwords na família; e Apple explica fotos "zombie" que apareceram depois de serem eliminadas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

iFixit termina parceria com Samsung por condições abusivas

A iFixit anunciou o fim da sua parceria com a Samsung, dizendo de forma politicamente correcta que a visão da Samsung quanto às reparações não estava em linha com a sua.

Posteriormente, descobriu-se que a Samsung faz todo um conjunto de exigências que se podem considerar profundamente abusivas e, potencialmente, até ilegais: como fornecer à Samsung todos os dados de qualquer cliente que efectue uma reparação (nome, morada, número de telefone, IMEI, número de série, a sua queixa e relato da reparação), e também retirar imediatamente qualquer componente não oficial que seja encontrado num equipamento, também com envio de relatório para a Samsung.

Sabendo-se que em regiões como a UE as empresas são obrigadas a permitir reparações fora da marca e usando componentes alternativos, não se percebe muito bem estas exigências da Samsung; mas percebe-se bem porque é que a equipa do iFixit preferiu afastar-se disto.


Google Play Store aumenta preço máximo de $400 para $999.99

Depois de ter actualizado os preços na Play Store para um máximo de 400 dólares em 2015 (originalmente tinha um máximo de 200 dólares), a Google volta a fazer um ajuste, agora passando a permitir apps com preço máximo de 999.99 dólares.

Embora possa continuar a parecer excessivo pagar 999 dólares / euros por uma app, esta medida acaba por reflectir a evolução do mercado, e de como as apps deixaram de ser vistas como apenas "mini-apps" para brincar ou com capacidades limitadas, para começarem a ser apps que podem estar à altura dos programas tradicionais nos desktops.


Asus Asus ROG Ally X vai duplicar bateria

A Asus ouviu os clientes, e parece ter tratado dos elementos mais criticados na sua nova ROG Ally X que será apresentada oficialmente na próxima semana.

Esta mini-consola PC portátil vai duplicar a bateria dos 40 Wh para os 80 Wh, e apesar disso vai pesar apenas mais 70 g e ter mais 5 mm de espessura. Teremos também duas portas USB-C, uma delas substituindo a ficha proprietária eGPU da Asus. De resto, mantém-se o mesmo ecrã de 7" a 120 Hz e chip Ryzen Z1 Extreme, mas com a memória a passar de 16 GB para 24 GB. Uma boa actualização que se foca nos pontos principais que se esperava que fossem revistos.


Frigoríficos Samsung assustam clientes com aviso de fim de serviço de TV

Nos EUA, deu-se mais um caso que relembra os pontos menos positivos dos Smart Devices, com os utilizadores dos frigoríficos inteligentes da Samsung com ecrã a receberem uma notificação de que deixariam de ter acesso ao serviço de TV gratuito.

Ora, não sendo tão grave como ter uma actualização ou alteração do serviço que desactivasse o frigorífico foi ainda assim suficiente para causar grande frustração nos clientes, que naturalmente se sentiram enganados por comprar uma coisa com base em acesso a serviços que, agora, lhes seriam retirados. Mas, desta vez, tudo não passou de um mal-entendido, com a Samsung a enviar outra notificação no dia seguinte, a dizer que a anterior mensagem tinha sido enviada por engano. Desta vez.

Infelizmente, não seria a primeira vez (nem a última) em que descobre a "incompatibilidade" da longevidade dos electrodomésticos, que se espera que durem por muitos e muitos anos, ou décadas, com a rápida evolução e alteração dos serviços. São muitas as Smart TVs que, com o passar dos anos, acabam por ficar sem acesso ao YouTube e outros serviços, obrigando a recorrer a TV boxes externas. Esperemos não chegar ao ponto de uma qualquer marca decidiu que o seu frigorífico vai deixar de fazer gelo, a não ser que o cliente passa a subscrever a nova mensalidade "Gelo AI Plus".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Depois do famoso Sputnik da URSS ter entrado em órbita em 1957, os países que se seguiram a lá chegar foram os EUA (1958), França (1965), seguidos do Japão e da China em 1971. E desde então vários outros se juntaram a este grupo espacial.

Windows 11 Pro a €18 e Office 2019 a €38 nos saldos CdkeySales de Maio

24-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou procura um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Daylight apresenta tablet DC-1

24-05-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Daylight apresentou o DC-1, um tablet com ecrã E-ink capaz de mostrar vídeos tal como um ecrã LCD ou OLED.

Depois da promessa, chega o lançamento oficial. O Daylight DC-1 é um tablet que promete uma nova forma menos intrusiva e cansativa de lidar com os dispositivos electrónicos.

Na verdade, trata-se de um tablet relativamente comum, com um MediaTek Helio G99, 8 GB de RAM e 128 GB de capacidade, com um sistema SolOS baseado em Android 13. O que o torna completamente diferente de tudo o que existe no mercado é o seu ecrã E-ink de 10.5" (1600×1200), que ao contrário dos ecrãs e-ink no mercado, tem uma fluidez de 60 fps que lhe permite apresentar animações, vídeos, e tudo o mais, como um ecrã LCD ou OLED. E claro, a Daylight faz questão de tirar o máximo proveito disso, apresentando-o como um dispositivo que pode ser facilmente utilizado ao sol, sem problemas de luminosidade ou reflexos.

Introducing the Daylight Computer

It does less…

So you can be more 🍃

Order now: https://t.co/MWYzSM4534 pic.twitter.com/NyRy4rKEwX

— daylight (@daylightco) May 23, 2024
O DC-1 também não tem problemas quando o sol se põe, recorrendo a uma iluminação de cor âmbar, mais amiga dos olhos.

O único problema é que o Daylight DC-1 não é propriamente barato, sendo lançado com um preço de 729 dólares com entregas a começarem em Junho. Mas resta esperar que haja clientela suficiente, que permita que a empresa continue com os seus planos de expandir esta tecnologia de ecrã a monitores, portáteis, relógios, e smartphones dobráveis.


Actualização: Afinal não se trata de um ecrã e-ink, mas sim daquilo que a Daylight designa por tecnologia "LivePaper", e que na prática é um ecrã LCD transflectivo.

|