PlanetGeek

Opel Corsa adopta sistema híbrido de 48 V

20-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Opel propõe, pela primeira vez, o novo Corsa com tecnologia híbrida de 48 Volts.

O sistema inclui uma bateria de iões de lítio que é recarregada automaticamente em determinadas condições de condução e novos motores a gasolina de 1,2 litros e três cilindros com 74 kW/100 cv e 100 kW/136 cv, especialmente desenvolvidos para a aplicação híbrida. Os motores estão acoplados a uma nova transmissão electrificada de dupla embraiagem de seis velocidades e a um motor eléctrico de 21 kW/28 cv.

Em condução diária, numa combinação de estradas urbanas e rurais, o motor a gasolina e o motor eléctrico do Opel Corsa Hybrid funcionam em conjunto ou separadamente para optimizar o consumo de energia e a performance. O sistema oferece vantagens sobretudo no trânsito citadino.

O motor eléctrico também permite que o Opel Corsa seja conduzido de forma totalmente eléctrica em distâncias de até um quilómetro em condições de reduzidas necessidades de binário (por exemplo, em manobras ou a menos de 30 km/h no trânsito citadino) e auxilia o motor a gasolina em aceleração, por exemplo, no arranque a partir de uma imobilização. Durante a desaceleração, o motor a gasolina desliga-se e o motor eléctrico actua como um gerador para recarregar a bateria de 48V do sistema híbrido. A bateria também armazena a energia recuperada pelo sistema de travagem regenerativa.
O novo Opel Corsa com o sistema híbrido de 48V é perfeito para os clientes que conduzem principalmente em cidades e zonas suburbanas. A tecnologia de ponta é acessível e fácil de utilizar; também irá agradar aos clientes que queiram experimentar a diversão de conduzir electricamente pela primeira vez, sem necessidade de carregamento da rede. A tecnologia híbrida compacta de 48V inclui:
  • Uma nova geração de motores a gasolina de três cilindros e 1,2 litros, especialmente desenvolvidos para a utilização em híbridos e para cumprir a norma de emissões Euro 6.4. Tanto o motor de 74 kW/100 cv como o de 100 kW/136 cv atingem o pico de potência às 5.500 rpm e desenvolvem um binário máximo de 205 Nm e 230 Nm, respectivamente, às 1.750 rpm. Para uma eficiência ideal, os novos motores funcionam no ciclo de combustão Miller. Este ciclo termodinâmico é possibilitado pelo turbocompressor de geometria variável, o qual melhora o desempenho a baixas rotações, e pela abertura variável das válvulas.
  • Uma nova transmissão de dupla embraiagem, electrificada, de seis velocidades, que também foi concebida especialmente para aplicações híbridas. As passagens de caixa sem interrupção do binário são mais curtas e o conforto de utilização é superior. O bloco da transmissão aloja igualmente o motor eléctrico, o inversor de corrente contínua e a ECU (Unidade de Controlo do Motor), optimizando o volume e o peso da unidade de tracção e assegurando um excelente desempenho de condução.
  • Um motor eléctrico síncrono de ímanes permanentes, integrado na caixa de velocidades, produz uma potência de pico de 21 kW/28 cv e um binário máximo de 55 Nm.
  • Um motor de arranque accionado por correia que – em combinação com o motor eléctrico – coloca o motor a gasolina em funcionamento a frio. O motor de arranque por correia também reinicia o motor rápida e silenciosamente durante a condução.
  • Uma bateria de iões de lítio de 48V com uma capacidade útil de 432 Wh, instalada sob o banco dianteiro esquerdo. Esta localização não só permite uma distribuição óptima do peso para uma boa dinâmica de condução, como também permite conservar todo o volume do porta-bagagens. Duas redes eléctricas. Uma rede de 12V de baixa tensão que alimenta o equipamento do automóvel (por exemplo: vidros eléctricos e sistema de infoentretenimento); e uma rede de 48V para alimentar o sistema híbrido.
Com a propulsão híbrida de 48V, o novo Opel Corsa oferece uma vasta gama de grupos propulsores que abrange desde os puramente eléctricos a bateria, passando pelos híbridos, até aos motores de combustão altamente eficientes, uma oferta que não tem rival no segmento dos automóveis utilitários. A tecnologia também dá um novo impulso à ofensiva de electrificação em curso da Opel, através da qual a marca com o Blitz oferecerá pelo menos um modelo eléctrico a bateria em cada linha de modelo até ao final de 2024. A partir de 2025, todos os novos modelos Opel serão totalmente eléctricos.

[Pela Estrada Fora]

Clientes Timberland, The North Face e Supreme com dados roubados por ransomware

19-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A VF Corporation, que detém marcas como a Timberland, The North Face e Supreme, anunciou que hackers roubaram dados de mais de 35 milhões de clientes num ataque de ransomware em Dezembro.

O gigante norte-americano detém mais de duas dezenas de marcas populares - como a Vans, Timberland, The North Face, Supreme, Dickies, Eastpak, Wrangler, Lee, entre várias outras - e revelou ter sido alvo de um ataque de ransomware a 15 de Dezembro.

No entanto, a empresa ainda não deu grandes detalhes sobre os dados que foram roubados, optando por salientar que os atacantes não conseguiram obter informação como números de segurança social, contas bancárias ou dados de cartões de crédito, por esta informação não ser guardada (quanto a isso não há dúvidas: a informação que não é guardada é aquela que não pode ser roubada!) Ainda assim, é bastante provável que entre os dados pessoais roubados, referente a mais de 35 milhões de clientes, estejam coisas como o nome, morada, número de telefone, e endereço de email.
A empresa diz que o ataque afectou as suas operações, levando a atrasos nos fornecimentos e ao cancelamento de algumas encomendas pelos clientes, mas que actualmente já tem todos os sistemas a operar dentro da normalidade.

Dependendo da forma como a empresa guardava as passwords dos clientes, estes dados poderão possibilitar nova vaga de ataques nos próximos tempos, tentando o roubo de contas noutros serviços onde os clientes tenham arriscado usar as mesmas credenciais - algo que nunca se deve fazer.

A evolução do (meu) acesso à Internet – Update 2024

19-01-2024 | 20:47 | Edgar Durão

Em 2016 escrevi aqui no bloco de notas a minha admiração por estar em 2016, com uma velocidade de 200 Mbps de Internet em casa.

Pois quem trabalha com tecnologia sabe que a mesma não pára de evoluir, e é por isso com muita satisfação que vejo que 27 anos depois , após me ter estreado nestas andanças a 14400bps (14,4Kbps) consigo ter uma ligação a 1 Gbps em casa.

Espantoso diria eu….

O teste pode não refletir os 1000 Mbps, mas percebe-se o marco – até agora tinha 500 Mbps, o que já é um valor muito bom, este supera claro. Entramos num patamar onde os limites já podem começar a ser dos equipamentos em termos de I/O e não conseguem acompanhar tanta largura de banda – exemplo um disco Samsung SSD 870 EVO atinge velocidades de escrita sequencial até 530/560 Mbps.

Dependente do fornecedor dos testes as leituras são dispares, mas o anunciado pela MEO na sua oferta comercial para este pacote são 1000/400. Existe também a oferta de 10 Gpbs, com valores a partir de 99,99€ mês claro 🙂

E pronto, volto daqui a 10 anos, para constatar que talvez os tais 10 Gbps hoje algo raros, já serão banais.

Não tenho máquina do tempo, mas quase que apostaria nisso 🙂

Blackview BL8000 com ecrã duplo

19-01-2024 | 18:00 | Aberto até de Madrugada

A Blackview lançou o Blackview BL8000, que chega com ecrã secundário na traseira para facilitar as selfies e apresentar informação adicional.

A Blackview começou a ganhar nome à custa dos smartphones robustos e com baterias de grande capacidade, e este BL8000 mantém essa tradição. Além do seu ecrã principal de 6.78" com resolução 2.4K a 120 Hz e com brilho de 550 nits, temos um pequeno ecrã secundário na parte traseira, ao lado do grupo de câmaras, que permite usar a câmara traseira como câmara selfie, além de informação como o relógio, música, passos, estado do tempo, etc.
O Blackview BL8000 vem equipado com um MediaTek Dimensity 7050 de 6nm, com até 12 GB de RAM (24 GB usando-se a memória virtual que alguns fabricantes insistem em usar para inflacionar a RAM total), e até 512 GB de UFS 3.1. Temos também WiFi 6 dual-band (2.4 GHz / 5 GHz), NFC, e uma generosa bateria de 8000 mAh com carregamento de 33 W. O sistema é o DokeOS 4.0 basedo em Android 13.

A cânara principal de 50 MP utiliza um sensor Samsung ISOCELL GN5, sendo acompanhada por uma câmara wideangle de 8 MP (117°), e câmara frontal de 16 MP (90°), com processamento ArcSoft 8.0 para melhoramento das fotos.

Não descurando a tradição dos smartphones resistentes, o BL8000 vem com Gorilla Glass 5 da Corning a proteger o ecrã, tem modo de utilização com luvas, e pode funcionar em ambientes dos -40°C aos 80°C com certificações IP68/IP69K/MIL-STD-810H.
Durante a fase de lançamento o Blackview BL8000 fica disponível com desconto de 50%, podendo ser comprado por €272 na loja Blackview no Aliexpress. Os primeiros 50 clientes também têm direito a um smartwatch Blackview W50 de oferta, mas isso é algo que já desapareceu de forma quase imediata.

Notícias do dia

19-01-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Funcionalidades AI dos Galaxy S24 só são gratuitas até final de 2025; Apple propõe abrir NFC a concorrentes para escapar a multas da UE; X com chamadas de áudio e vídeo em Android; Plex prepara loja para compra e aluguer de filmes e séries; e Haier manda remover plugins do Home Assistant para os seus produtos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Google News inundado por sites de spam AI

Não era difícil de prever. Com a facilidade com que agora se pode gerar conteúdo sobre qualquer tema ou reescrever artigos existentes usando as ferramentas AI, tem havido uma explosão na quantidade de sites com conteúdos automatizados. Estes sites já inundam serviços como o Google News, que por um lado diz fazer os possíveis para combater conteúdos de spam, mas por outro lado descarta responsabilidades dizendo que não é da sua competência distinguir entre sites criados por humanos ou sites (potencialmente legítimos) criados via AI.

Na verdade, não se pode considerar que isto seja um problema apenas no Google News. Há muito que outras plataformas e serviços têm tido uma dose considerável de produtos "spam" gerados automaticamente (incluindo livros auto-publicados na Amazon). No entanto, a popularização da mais recente geração de ferramentas AI veio abrir este tipo de capacidade a muitas mais pessoas - fazendo com que, actualmente, qualquer pessoa minimamente curiosa possa, num curto espaço de tempo, criar algo como um site automatizado totalmente gerado via AI. Se os leitores não conseguirem distinguir entre os conteúdos "humanos" ou "AI", então talvez seja sinal de que os escritores humanos não estão a fazer um trabalho suficientemente bom. :)


Bing com crescimento modesto após AI

Apesar da forte aposta da Microsoft nas tecnologias AI, o Bing terminou o ano com apenas 3.4% de quota de mercado nos motores de pesquisa, tendo apenas registado o aumento de um ponto percentual desde o lançamento do ChatGPT. Fica à frente do Yandex com 1.6% e do Yahoo com 1.1%, mas a anos-luz de distância do incontornável Google com 91.6% do mercado.

No entanto, têm aumentado as "queixas" de que os resultados das pesquisas no Google têm ficado cada vez piores. Os motores de pesquisa estão numa fase em que querem começar a fugir da apresentação dos resultados da forma tradicional e começar a apresentar resultados compilados de múltiplas fontes e resumidos via AI. Isso também irá ter um impacto nas visitas desses sites (ao estilo dos sites noticiosos que queriam proibir a apresentação de resumos nas partilhas nas redes sociais, para tentarem assegurar que as pessoas visitariam os sites em vez de se ficarem pelo curto resumo) pelo que vai ser interessante ver como é que a pesquisa na internet se irá transformar ao longo dos próximos tempos.


UE aperta regras sobre criptomoedas

A UE aprovou medidas provisórias que visam combater a lavagem de dinheiro nas criptomoedas, e que passam por um controlo mais apertado das transações e dos utilizadores.

As empresas criptomoedas terão que efectuar verificações adicionais nas transferências de valor igual ou superior a 1000 euros, assim como criar medidas para reduzir riscos nas transacções efectuadas a partir de wallets dos próprios clientes. O objectivo é reduzir que as criptomoedas sejam usadas para actividades ilegais; mas na prática parece-me que será apenas uma forma de fazer com que aumentem drasticamente as transacções de valor igual a 999 euros.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro satélite GPS foi o Navstar 1, lançando em 1978 e fazendo parte de um lote de 11, com um deles a ter um lançamento falhado. O seu objectivo foi funcionar como teste para a segunda geração de satélites que foi lançada em 1989.

How Can Wordpress Delete User Programmatically By Improving WordPress API to Comply with Modern Laws

19-01-2024 | 17:08 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
WordPress is a prevalent PHP content management application that allows registered users to submit and publish blog posts and pages on sites managed by WordPress.

Modern legislation requires that sites allow users to have their data removed from sites, such as names, email addresses, and other details.

WordPress itself allows administrators to delete user accounts. If the WordPress site users want to delete accounts, they may need another method.

This package allows a WordPress API user to delete the user account. This way, an application that uses a WordPress site API may allow users to request the deletion of accounts themselves.

Promoção CdkeySales de ano novo com descontos até 91% e Windows a €14

19-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €78,32 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,82 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Funcionalidades AI dos Galaxy S24 só são gratuitas até final de 2025

19-01-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Nas letrinhas pequenas dos Galaxy S24 é referido que as funcionalidades AI só serão gratuitas até ao final de 2025.

A Samsung promoveu fortemente as funcionalidades AI dos novos Galaxy S24, mas um olhar mais atento revela algumas questões preocupantes acerca destas funcionalidades. Mais concretamente, a referência nas "letrinhas pequenas" de que estas funcionalidades AI só serão disponibilizadas gratuitamente até ao final de 2025.

Ora, se só serão gratuitas até ao final de 2025, fica desde logo implícito que a partir daí será preciso pagar uma subscrição para as continuar a ter; o que é algo bastante estranho, especialmente para as funcionalidades AI que correm localmente no dispositivo e não estão dependentes de serviços na cloud (de notar que as funcionalidades AI mais avançadas que a Samsung demonstra, continuam a estar dependentes da AI na cloud, e só as mais básicas é que funcionam localmente).

De qualquer forma, é o tipo de coisa que não deveria ficar escondido nos rodapés, especialmente tendo em conta todo o protagonismo que a Samsung deu a estas capacidades. No mínimo, deveria ter indicado desde logo, na apresentação, de que seriam funcionalidades que seriam a pagar. Agora, resta aguardar para ver no que o descontentamento geral dos fãs e clientes irá resultar, e se poderá fazer com que a Samsung reveja a sua posição e opte por disponibilizar estes serviços de forma gratuita durante o tempo de vida do dispositivo.

Apple propõe abrir NFC a concorrentes para escapar a multas da UE

19-01-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a oferecer-se para abrir o acesso do NFC nos iPhones a serviços de pagamento concorrentes - para tentar encerrar um processo anti-concorrencial europeu que poderia resultar numa multa avultada.

A Apple é conhecida por fechar os seus produtos a sete chaves, e o acesso ao NFC em iPhones e iPads não é excepção. Actualmente isso só permite utilizar os pagamentos ou cartões de serviços via Apple Wallet, mas impossibilitando que outras apps possam ter acesso a coisas como o "tap to pay" que podem fazer nos Android.

A UE abriu um processo sobre isso, e agora a Apple oferece-se para abrir o acesso a outras apps, que poderiam efectuar pagamentos NFC sem ser através do Apple Play ou Apple Wallet.

A grande questão é saber até que ponto esta "oferta" poderá ser mais um "presente envenenado", como também é tradição da Apple. Basta lembrar que a Apple permitiu o uso de pagamentos externos para algumas apps e serviços, para depois revelar que continuaria a aplicar uma avultada comissão sobre os mesmos, derrotando por completo o propósito de ter pagamentos externos para escapar às comissão dos pagamentos via Apple. Nos EUA também está a ser obrigada a fazer o mesmo, e também vai aplicar avultadas comissões, com as apps a terem que exibir um intrusivo ecrã a "assustar" os clientes quando tentarem fazer um pagamento via outro serviço.

Por isso, há que esclarecer bem como é que esta "oferta" vai ser implementada... sob pena de ser uma oferta muito contrariada e dada da pior forma possível.

Módulo de tomadas Lencent com 4 USB + 3 tomadas a €20

19-01-2024 | 13:15 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Lencent com 3x tomadas mais 3x USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 3 tomadas mais 3 USB-A e 1 USB-C está disponível por 20 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) cada uma, com a porta USB-C a poder atingir os 15 W. Quanto à tomada em si, conta ainda com um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby, que afecta não só as portas USB como as tomadas AC.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

X com chamadas de áudio e vídeo em Android

19-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Alguns meses depois do iOS, o X (Twitter) faz chegar as chamadas de voz e vídeo aos utilizadores da app Android.

O X lançou as chamadas de vídeo e voz em Outubro para os utilizadores iOS, prometendo que chegariam em breve aos utilizadores Android. Três meses mais tarde a promessa é concretizada, com esta funcionalidade a começar a ser distribuída entre os utilizadores Android.

Tal como dantes, embora todos os utilizadores possam receber estas chamadas, só os utilizadores com serviço X pago é que as podem efectuar, reduzindo significativamente a sua utilidade. Adicionalmente, quem não quiser ser importunado por esta via no X, pode dar um salto aos settings (Settings > Privacy and safety > Direct Messages > Enable audio and video calling) e desactivar a funcionalidade, ou restringi-la apenas a pessoas na sua lista de contactos / utilizadores verificados do Twitter / ou pessoas que sigam.

O X continua a ter uma gestão bastante polémica sob Elon Musk, por um lado dizendo que tudo está melhor que nunca, mas por outro lado sofrendo com a saída de vários anunciantes de peso (que Musk convidou a irem "f***r-se"). Inegável é que o valor actual do X é cerca de metade do que Musk pagou pela plataforma, e que já tem causado alguns "queixumes" por parte de Musk devido às acções da Tesla que teve de vender para fazer a aquisição.

Apple revela acessórios para os Vision Pro

19-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A poucos dias do início das entregas dos óculos Vision Pro, a Apple revela uma série de acessórios que podem inflacionar o preço final dos seus óculos de realidade aumentada.

Os Vision Pro podem custar $3500 (não esquecer que este é o preço sem taxas, e que o preço final a pagar será significativamente mais elevado), mas os clientes poderão gastar mais umas largas centenas de euros nos acessórios Vision Pro que a Apple disponibiliza.

Para começar, temos uma caixa para os guardar e transportar convenientemente, a Apple Vision Pro Travel Case, que custa $199. Temos também baterias adicionais, com cada uma a custar outros $199. E por fim temos os "Light Seals", a parte que adapta os olhos ao rosto do utilizador, que custa - uma vez mais - a módica quantia de $199.
Além disto também temos as bandas de suporte para a cabeça, Solo Knit Band e Dual Loop Band, por $99 cada.


A Apple também revelou mais alguns detalhes técnicos adicionais sobre os Vision Pro. Fica-se a saber que os Vision Pro têm um chip M2 com CPU 8-core e GPU 10-core, com 16 GB de RAM, acompanhado por um chip R1 destinado a lidar com as 12 câmaras, 5 sensores e 6 microfones, e assegurar que os conteúdos apresentados parecem estar realmente "fixados" no espaço tridimensional apresentado ao utilizador. Tem duas câmaras principais, seis câmaras para tracking espacial, quatro câmaras para eye-tracking, câmara 3D TrueDepth, LIDAR, quatro sensores de movimento, sensor de cintilação, e sensor de luz ambiente. Os seus ecrãs micro-OLED suportam frequências até 100 Hz.

Os óculos da Apple têm um peso de 600-650 gramas (que tem sido um dos pontos mais criticados), com a bateria externa a pesar 353 gramas; e anunciam uma autonomia de 2 horas em utilização e até 2.5 horas em visualização de vídeo.

Começam a chegar aos compradores a 2 de Fevereiro nos EUA, com direito a sessão de demonstração personalizada numa Apple Store.

Headphones Corsair HS80 RGB Wireless a €121

19-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Se gostam de ouvir todos os detalhes nos jogos, sem limitações de volume independentemente da hora do dia ou da noite, uns headphones gaming wireless como estes Corsair HS80 RGB Wireless podem fazer toda a diferença.

Quer seja para poderem jogar jogos de guerra recheados de explosões às altas horas de madrugada, ou para facilmente comunicarem com os demais jogadores da vossa equipa, uns headphones gaming com microfone tornam-se num acessório indispensável. No caso destes Corsair HS80 RGB Wireless, temos direito às almofadas com espuma visco-elástica para maior conforto, e com banda de suporte para que o arco superior dos headphones não fique em contacto directo com a cabeça, aumentando a comodidade em sessões mais prolongadas.
Estes Corsair HS80 RGB Wireless estão disponível por 121.98 euros na Amazon Espanha.

Apesar de terem RGB no nome, importa realçar que se trata de um modelo bastante discreto, apenas com o logotipo iluminado nos headphones e um pequeno aro luminoso no microfone - que até serve para indicar quando está em mute.

Se procurarem algo mais em conta podem espreitar os Corsair HS55 a 50 euros; ou podem considerar os Corsair HS60 Haptic com vibrações que se podem sentir - que já por cá passaram e nos surpreenderam pela positiva. Todos eles têm controlos (mute, volume, etc.) directamente nos headphones, evitando a necessidade de um dongle pendurado no cabo.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

19-01-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

TP-Link Archer BE800 e Deco BE85 recebem certificação Wi-Fi 7

Os equipamentos Archer BE800 e TP-Link Deco BE85 são oficialmente Wi-Fi CERTIFIED 7, pela Wi-Fi Alliance. Estes estão entre os primeiros routers domésticos do mundo a receber a certificação Wi-Fi 7 da Wi-Fi Alliance.

O programa Wi-Fi CERTIFIED 7 é um programa de certificação de interoperabilidade desenvolvido pela Wi-Fi Alliance de modo a garantir que os dispositivos sem fios cumpram elevados padrões de interoperabilidade, segurança e uma série de protocolos Wi-Fi. Os equipamentos Wi-Fi CERTIFIED proporcionam a melhor experiência ao utilizador. O Wi-Fi 7, a última geração da tecnologia Wi-Fi, melhora o desempenho da WLAN nas bandas de frequência de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, oferecendo vantagens como maior rendimento, menor latência e maior fiabilidade. Com a certificação Wi-Fi CERTIFIED 7, os dois modelos TP-Link demonstram plenamente o seu excelente desempenho e interoperabilidade Wi-Fi 7. O TP-Link Archer BE800 e Deco BE85 oferecem 320 MHz, MLO e 4K-QAM. Estas melhorias aumentam as capacidades do Wi-Fi 7, assegurando velocidades mais rápidas, latência reduzida, maior estabilidade e uma rede mais eficiente. São excelentes para atividades de streaming de vídeo, jogos online, AR/VR, transferências de grandes ficheiros e reprodução de vídeo 8K.

Como líder global em routers Wi-Fi, a missão da TP-Link é oferecer consistentemente as melhores e mais recentes especificações de produtos. As séries TP-Link Deco e Archer introduziram uma gama de modelos Wi-Fi 7 que abrangem os segmentos de gama alta, média e baixa, satisfazendo as necessidades de rede de diferentes consumidores. A TP-Link está empenhada em proporcionar aos consumidores velocidades mais rápidas, menos interferências e experiências de rede Wi-Fi 7 mais potentes.


Docking station Hama 12-em-1 para notebooks e tablets

A Hama acaba de renovar a sua docking station 12-em-1 – agora designada Connect2Office Stand e com a referência 00200139 – com mais funcionalidades, interfaces atualizadas, suporte para maiores velocidades de transferência de dados (até 10 Gbps), resolução de vídeo (até 4K) e três monitores digitais em simultâneo.

Este produto conjuga um suporte para tablets e notebooks com conectividade 12-em-1 e é ideal para potenciar as funcionalidades dos equipamentos de nova geração que não têm mais do que uma ou duas portas USB-C, evitando a aquisição de adaptadores e "dongles" adicionais. Construída em alumínio, a docking station é robusta, leve e suficientemente compacta para caber na mesma mala ou pasta onde o notebook é transportado. Uma vez desdobrada, permite colocar o tablet ou notebook numa posição mais ergonómica e, com as diversas interfaces integradas, oferecer funcionalidades até agora só possíveis num desktop. Sem necessidade de alimentação adicional, a ligação ao equipamento é feita através de um cabo único USB-C com ângulo de 90º (incluído) e são disponibilizadas, à frente, duas portas USB-C 3.2 Gen 2 e uma porta USB-A 3.2 Gen 2 (todas elas com largura de banda máxima de 10 Gbps), uma porta USB-A 2.0 e uma tomada mini-jack de 3,5mm e 4 pinos.

Atrás, encontramos uma saída DisplayPort e duas saídas HDMI, todas elas com resolução máxima até 4K@60Hz, as quais podem ser usadas individualmente ou em simultâneo; uma porta LAN/Ethernet 10/100/1000; e uma porta USB-C PD com capacidade de alimentação/carregamento até 100 Watts. Finalmente, temos ainda mais duas portas USB-A 2.0, uma em cada um dos lados da docking station, ideais para ligar um teclado e um rato. Uma vez que a maioria dos notebooks tem configurações de energia que reduzem a velocidade do processador quando o computador começa a ficar muito quente, a Hama Connect2Office Stand tem ainda o potencial de melhorar o desempenho do seu PC: na posição inclinada: o portátil fica numa posição que favorece a circulação de ar, com uma dissipação de calor ideal para evitar o sobreaquecimento e a correspondente degradação do desempenho. Com este nível de funcionalidade, qualquer notebook é transformado numa verdadeira estação de trabalho.

Compatível com equipamentos MacOS e Windows (e com a maioria dos tablets com portas USB-C), a "Hama Connect2Office Stand" (ref. 00200139) está já disponível em Portugal, com um preço de venda sugerido de 159 euros.


QNAP atualiza a aplicação móvel Qfile Pro

A QNAP lançou a nova aplicação móvel Qfile Pro que integra a sincronização de ficheiros do Qsync Pro.

Esta integração proporciona aos utilizadores uma experiência completa de acesso a ficheiros NAS, sincronização e backup móvel de fotos/vídeos utilizando uma só aplicação móvel. O recém-lançado Qfile Pro foi concebido com base no conceito de "a melhor aplicação móvel de gestão de ficheiros da QNAP". Disponível para Android e iOS, o Qfile Pro oferece aos utilizadores experiências de backup móvel convenientes e completas utilizando uma só aplicação. A aplicação Qfile Pro consegue fazer backup automático de fotos/vídeos/ficheiros de trabalho de dispositivos móveis para NAS, enquanto também suporta a sincronização bidirecional do Qsync Pro para manter os ficheiros atualizados tanto no NAS como nos dispositivos móveis. Para além do essencial, o Qfile Pro permite aos utilizadores navegar e aceder a ficheiros do seu NAS onde quer que estejam, ver os thumbnails de fotos e documentos armazenados no NAS e partilhar ficheiros com colegas de equipa e amigos utilizando links de partilha seguros.

As apps para Android e iOS estão disponíveis gratuitamente para download a partir das suas respetivas app stores. A aplicação móvel Qsync Pro deixará de receber atualizações e não será elegível para suporte técnico a partir de 30 de abril de 2024. No entanto, a QNAP continuará a corrigir e reparar quaisquer potenciais vulnerabilidades de segurança para a aplicação. O Qsync Pro continua a poder ser usado se o descarregar antes de 30 de abril de 2024. Recomenda-se vivamente que os utilizadores da aplicação móvel Qsync Pro passem a utilizar a aplicação Qfile Pro para sincronizar dispositivos móveis com pastas NAS o mais rapidamente possível.


Epson lança impressora DTG de entrada de gama para tecidos escuros com tinta branca

A Epson apresenta a primeira impressora DTG (direct-to-garment) de entrada de gama do mercado capaz de imprimir diretamente em tecidos escuros e claros. A SC-F1000, que completa a gama líder da indústria de impressoras híbridas DTG e DTF (direct-to-film) da Epson, será de particular interesse para amadores, retalhistas e pequenas empresas que necessitem de uma solução rentável com a flexibilidade de imprimir numa vasta gama de tecidos, quer sejam claros ou escuros.

Utilizando a tecnologia de cabeça de impressão PrecisionCore Micro TFP exclusiva da Epson, juntamente com a NVT (Nozzle Verification Technology), que garante uma qualidade de imagem e estabilidade excepcionais, a SC-F1000 é a única impressora da sua classe que inclui tinta branca, o que lhe permite imprimir diretamente em peças de vestuário escuras e diretamente em película. A qualidade de imagem é ainda melhorada com a utilização das tintas UltraChrome DG2 da Epson, que reduzem a fuga de amarelo e preto, ao mesmo tempo que realçam a riqueza dos desenhos gráficos graças a um perfil de cores vivas. Com capacidade DTG e DTFilm, a SC-F1000 tem a flexibilidade de imprimir numa grande variedade de tecidos e peças de vestuário: t-shirts, hoodies, sacos, pulôveres e almofadas, tornando esta impressora um recurso ideal para a produção em tempo real na loja.

Com um design muito compacto, ideal para lojas, a SC-F1000 pode ser instalada em espaços de trabalho mais pequenos e a ausência de uma ventoinha significa que pode ser facilmente colocada contra uma parede. A SC-F1000, de fácil utilização, oferece uma variedade de funções para uma impressão intuitiva, precisa e de alta qualidade. A tampa de abertura ampla, por exemplo, simplifica o processo de colocação da peça de vestuário ou da película no vidro de exposição e os sensores de vidro de exposição detectam ajustes irregulares para evitar erros de impressão. A impressora também dispõe de ajuste automático da folga, que posiciona o cilindro à altura ideal para a impressão sem intervenção manual. A SC-F1000 é operada através de um ecrã tátil simples e intuitivo. Com opções de conetividade USB ou Wi-Fi, a SC-F1000 também inclui uma gama de funcionalidades que minimizam a manutenção do utilizador e aumentam a produtividade geral, como a limpeza automática e os sacos de tinta UltraChrome DG2, que são rápidos e fáceis de substituir.

A flexibilidade e a produtividade da SC-F1000 são ainda melhoradas pelo software GarmentCreator da Epson, que inclui predefinições para uma impressão rápida e fácil em DTG ou DTF.


Plex prepara loja para compra e aluguer de filmes e séries

19-01-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O Plex vai disponibilizar uma loja para compra e aluguer de filmes e séries, que deverá chegar já no próximo mês (Fevereiro 2024).

Depois de vários anos a prometer uma loja, o Plex parece que finalmente vai cumprir, devendo estrear a sua loja de compra e aluguer de vídeos e séries já no próximo mês. Isto é algo que a empresa tem prometido de forma intermitente desde 2020, mas que desta vez parece ser mesmo para concretizar apesar de ter despedido cerca de 20% do seu pessoal o ano passado.

A chegada da loja será acompanhada posteriormente por uma actualização do interface, que promete tornar mais fácil o acesso aos conteúdos próprios e comprados, assim como todos os conteúdos gratuitos via streaming, assim como mais capacidades "sociais" - apesar do recente incidente com a partilha inadvertida de informação que os utilizadores prefeririam manter privada.

De resto, vai ser interessante ver se estes conteúdos "comprados" irão efectivamente ser disponibilizados aos compradores livres de DRM, ou se mais uma vez estamos perante conteúdos "comprados" que inevitavelmente correm o risco de desaparecer quando a empresa encerrar ou decidir mudar acabar com o serviço.

Haier manda remover plugins do Home Assistant para os seus produtos

18-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Haier, fabricante de electrodomésticos das marcas General Electrics, Hoover, Candy e outros, mandou remover do GitHub todos os plugins Home Assistant para os seus produtos.

A empresa é a mais recente a parecer não ter noção da forma como fazer as coisas (ou a simplesmente não querer saber), enviando uma carta "cease and desist" ameaçadora ao developer alemão Andre Basche que mantinha os plugins para integração com a app hOn da Haier. A empresa diz que estes plugins lhe causa enorme danos financeiros, violam direitos de autor, e usam os seus serviços de forma não autorizada.

Embora seja altamente discutível se estes plugins efectivamente violam qualquer copyright da empresa, o developer não parece estar disposto a seguir por esse caminho, optando por anunciar que iria remover os plugins do GitHub tal como está a ser exigido.
Obviamente, tratando-se de software open-source, a Haier vai ter muitas dificuldades em conseguir "parar" estes plugins. E sinal disso é que estes projectos já foram replicados mais de duas centenas de vezes.

O outro efeito que esta posição da empresa teve, é o de imediatamente ter causado grande indignação entre a comunidade Home Assistant, com mais de 300 mil utilizadores, e que já apelaram a um boicote às marcas da Haier.

O segundo álbum de uma segunda juventude

18-01-2024 | 18:39 | Gonçalo Sá

Kim-Gordon.jpg

É um dos regressos de 2024: cinco anos depois do inesperado "No Home Record", KIM GORDON prepara-se para editar o segundo álbum a solo. "THE COLLECTIVE" poderá ser ouvido a 8 de Março e traz novos desafios a uma voz que nunca deixou de se habituar a eles, dos dias históricos dos Sonic Youth às aventuras mais recentes dos Body/Head, dupla que compõe com Bill Nace, passando por muitas colaborações.

Aos 70 anos, volta agora a colaborar com Justin Raisen (Yeah Yeah Yeahs, Charli XCX, Yves Tumor), produtor do disco anterior e cúmplice de um reflexo sonoro do "sentimento geral de paranóia" contemporâneo, mote do novo conjunto de canções, descreve a nova-iorquina nas redes sociais.

Kim-Gordon-The-Collective.jpeg

"BYE BYE", o primeiro single, recupera a electrónica tão rude como pulsante que já tinha dominado parte de "No Home Record", sem deixar de lado guitarras com distorção à altura. O braço de ferro instrumental deve mais à escola de uns Nine Inch Nails do que dos Sonic Youth, mesmo que a voz lacónica, em registo spoken word, seja imediatamente reconhecível entre as texturas de acessos rock, industriais e hip-hop.

A lista de objectos que compõe e letra ganha mais sentido quando acompanhada do videoclip, realizado pela fotógrafa Clara Balzary, centrado numa jovem em fuga (interpretada por Coco Gordon Moore, filha de Gordon e Thurston Moore). E a canção oferece uma das boas surpresas iniciais do ano enquanto confirma um percurso ainda vigoroso, a seguir de perto nos próximos meses:

S Pen do Galaxy S24 Ultra não funciona com acessórios Qi2

18-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Os novos Galaxy S24 podem tornar-se problemáticos para quem os quiser utilizar com acessórios Qi2 "MagSafe".

A Samsung não certificou os S24 para a nova versão Qi2 do sistema de carregamento wireless, que adiciona um sistema de alinhamento magnético em tudo idêntico ao MagSafe já usado pela Apple nos iPhones. Agora, está a descobrir-se que a utilização destes acessórios Qi2 magnéticos interfere com o funcionamento do stylus S Pen nos Galaxy S24.

O vídeo que se segue mostra um S24 Ultra com uma capa Qi2 que, embora funcione bem só com a capa, deixa de reconhecer o S Pen assim que se utiliza um acessório encaixado magneticamente.

✅CONFIRMED: The S-Pen ceases to work properly when MagSafe/Qi2 accessories are attached, like wallets, mounts, etc. https://t.co/OYnPMj6oSY pic.twitter.com/lPUD4qTldv

— M. Brandon Lee | THIS IS TECH TODAY (@thisistechtoday) January 18, 2024

Estranhamente, num Galaxy S23 Ultra com a mesma capa não se verifica este problema.

Ainda está por determinar a real causa deste efeito, e os fabricantes de capas parecem estar a trabalhar arduamente para determinar o que se passa e tentar resolver a situação. Até lá, e se estavam a pensar comprar um S24 para o usar com acessórios "MagSafe" / Qi2, será melhor aguardar mais um pouco até que esta situação seja esclarecida.

How to Use a Laravel Migration Seeder Class that Is More Flexible and Configurable

18-01-2024 | 17:47 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Laravel is a popular PHP framework that many developers use to implement PHP applications.

When an application needs to evolve, it often needs to upgrade the database schema.

Laravel provides classes to implement the migration and seeding of the application database schema.

Since many applications need an initial seeding, whether for configuration or base data, this package implements a Laravel database migration service that can simplify the migrations by allowing developers to configure the mentioned seeding more flexibly and configurable.

Notícias do dia

18-01-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Samsung apresenta família Galaxy S24; Tesla Model Y foi o carro mais vendido na Europa em 2023 - pela primeira vez, um carro eléctrico; Google apresenta pesquisa Circle to Search; Tesla pode ter mentido nas capacidades do Cybertruck; e Netflix não vai ter app para os Vision Pro da Apple.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

YouTube também não vai criar app para os Vision Pro

Depois da Netflix, também o YouTube confirmou que não irá lançar uma app para os Vision Pro da Apple nem deixar utilizar a app para iPad ou iPhone. Tal como a Netflix, o YouTube remete os utilizadores para acederem ao YouTube através do browser nos óculos.

E embora possam estar em minoria, estes não serão os únicos grandes serviços a não se deixarem seduzir pelos primeiros óculos de realidade aumentada da Apple. Também o Spotify prefere por se manter à distância dizendo que não irá lançar uma app para os óculos. Mas, se por um lado é compreensível que estes serviços não queiram "ajudar" a Apple, também se sabe que a sua ausência nesta nova plataforma será bastante apreciada por serviços concorrentes para se destacarem. No entanto, com um preço de $3500, é de imaginar que, pelo menos numa primeira fase, o número de utilizadores dos óculos será negligenciável face ao universo de utilizadores nas demais plataformas.


BMW vai testar robots humanóides

Não é só a Tesla que espera revolucionar a produção com os seus robots humanóides. A BMW diz que também vai começar a testar robots humanóides da Figure na sua fábrica de Spartanburg na Carolina do Sul (EUA).

O objectivo, numa primeira fase, é colocar os robots em tarefas que são "perigosas, difíceis, ou aborrecidas" para os funcionários humanos - o que, de certa forma, pode descrever 99% das posições numa linha de produção. A fábrica emprega actualmente cerca de 11 mil pessoas e dedica-se à produção dos modelos X e XM, com 1500 veículos fabricados todos os dias. É também o maior exportador automóvel dos EUA por valor, representando cerca de 9.6 mil milhões de dólares.

Just last week Figure 01 learned how to make coffee using an end-to-end AI system

We are excited to be introducing industry leading AI to the automotive sectorpic.twitter.com/DNAZWnaYK3

— Figure (@Figure_robot) January 18, 2024


Bethesda mostra Indiana Jones and the Great Circle

Depois de alguns anos de espera, podemos ver finalmente os primeiros vídeos do jogo Indiana Jones and the Great Circle da Bethesda e MachineGames. O jogo é posicionado entre os filmes Raiders of the Lost Ark e Indiana Jones and the Last Crusade, e vai chegar ainda durante este ano à Xbox e PCs - mas sem data concreta anunciada.

Numa rápida primeira impressão, arrisco-me a dizer que além do universo de jogo e elementos icónicos deste personagem, o aspecto visual do jogo parece bastante generalista e sem nada que lhe dê uma identidade visual própria. Mas, esperemos que tal ainda possa ser polido até ao lançamento, e se torne num jogo digno de fazer parte da saga Indiana Jones.




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A disposição das teclas Dvorak foi patenteada em 1936 por August Dvorak e o seu cunhado William Dealey. Apesar de ser apresentado como alternativa superior à disposição QWERTY tradicional nos teclados, nunca conseguiu ganhar a tracção necessária para se tornar numa opção popular.

|