A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.Acer lança portátil gaming Predator Triton Neo 16
A Acer anunciou o novo portátil de gaming Predator Triton Neo 16 (PTN16-51), concebido com os novos processadores Intel Core Ultra com capacidades dedicadas de aceleração por IA e placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 40 Series que suportam jogos exigentes e aplicações criativas.
O Predator Triton Neo 16 vem totalmente equipado com a melhor tecnologia na sua classe e otimizado com um conjunto de funcionalidades para desbloquear a sua criatividade e dominar no gaming. Os novos processadores Intel Core Ultra H-Series incluem um motor de IA dedicado e tecnologia Intel Application Optimization para proporcionar um desempenho eficiente, uma jogabilidade suave e experiências de colaboração no portátil de gaming. Combinado com uma placa gráfica para portáteis NVIDIA GeForce RTX 4070 para que suporta a tecnologia NVIDIA DLSS 3.5, os utilizadores poderão desfrutar de imagens otimizadas por IA em jogos e aplicações "ray-traced". Como um portátil NVIDIA Studio validado, foi concebido especificamente para criadores, proporcionando um desempenho rápido e suave para fluxos de trabalho mais exigente, e fornecendo acesso à suite de software criativo NVIDIA Studio.
Para apreciar plenamente a capacidade de melhoria visual do portátil, o Predator Triton Neo 16 inclui duas opções de ecrã de 16 polegadas com uma resolução até 3.2K a uma taxa de atualização de 165 Hz e formato de 16:10, com certificação Calman para proporcionar cores cinematográficas reais no ecrã, tal como pretendido pelos criadores. Também tira partido de uma gama de cores DCI-P3 a 100% e suporta a funcionalidade NVIDIA Advanced Optimus e a tecnologia NVIDIA G-SYNC para tonalidades de cor nítidas e frames isentas de tearing. Os jogadores, streamers e criadores de conteúdos podem então maximizar a nova e melhorada tecnologia Acer Purified Voice 2.0 no Triton Neo 16. Graças à combinação de soluções de redução de ruído e beamforming potenciadas por IA, e à adição de um terceiro microfone com um design de matriz 3D, as vozes e sons externos são bloqueados, mantendo as comunicações cristalinas e todos os ouvidos no altifalante principal.
Para manter o desempenho do Predator Triton Neo 16 no seu potencial máximo, a solução térmica avançada do portátil de gaming está equipada com uma ventoinha AeroBlade 3D de 5ª geração, massa térmica de metal líquido na CPU e tubos de calor vetoriais para um fluxo de ar vital. O centro de controlo do dispositivo permanece na ponta dos dedos do utilizador com a aplicação Predator Sense 5.0 atualizada. Os utilizadores podem escolher entre quatro modos de funcionamento para jogos, controlar a velocidade da ventoinha e monitorizar o desempenho do dispositivo com um simples clique na tecla PredatorSense dedicada. Também permite a personalização da iluminação RGB de 3 zonas do teclado com base no seu estilo e preferência. O Predator Triton Neo 16 está ainda equipado com uma gama completa de portas e opções de conectividade, incluindo HDMI, uma porta USB-C Thunderbolt 4 e um leitor de cartões Micro SD.
O Predator Triton Neo 16 (PTN16-51) estará disponível na região EMEA em março de 2024 com preços recomendados desde 1.799 euros.
Bosch une funções de infotainment e assistência ao condutor num chip
A tendência para a mobilidade definida por software anda de mãos dadas com um veículo centralizado e uma arquitetura elétrica/eletrónica (E/E). Embora atualmente inúmeras unidades de controlo eletrónico geralmente controlem diferentes funções no carro, no futuro apenas alguns computadores centrais do veículo vão unir múltiplas funções do sistema de domínios habitualmente separados entre si. Para isso, são necessários novos computadores com um processador poderoso, conhecido como system on chip (SoC).
Como líder em inovação e tecnologia, a Bosch está a liderar o processo e, na CES 2024 em Las Vegas, será o primeiro fornecedor automóvel do mundo a demonstrar a fusão de funções de infotainment e assistência ao condutor num computador central com uso intensivo de software num único SoC. "Queremos reduzir a complexidade dos sistemas eletrónicos nos carros e, ao mesmo tempo, torná-los tão seguros quanto possível. Com esta demonstração da nossa nova plataforma de informática veicular na CES, estamos a dar um passo importante exatamente nessa direção. O nosso objetivo a médio prazo é trazer ainda mais funções de condução automatizada para a estrada, inclusive para os segmentos de automóveis compactos e médios", afirma Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH e presidente da Bosch Mobility. No centro do novo computador de veículo da Bosch – denominado plataforma de integração cockpit e ADAS – está um único SoC, que processa simultaneamente uma variedade de funções dos dois domínios de infotainment e assistência ao condutor. Isto inclui, por exemplo, estacionamento automatizado e deteção de faixa, combinados com navegação inteligente e personalizada e também assistência por voz. Vantagens para os fabricantes de veículos: menos espaço e cablagem necessários, o que significa custos mais baixos. "Os computadores centrais dos veículos são o coração dos carros definidos por software. No futuro, vão controlar todos os domínios dos veículos modernos e reduzir o atual número elevado de unidades de controlo individuais", afirma o Dr. Markus Heyn. No geral, a Bosch já está a fazer bons negócios com computadores para veículos: em 2026, a empresa espera receitas de vendas de três mil milhões de euros apenas para computadores de veículos para infotainment e assistência ao condutor.
A Bosch segue aquilo que é conhecido como abordagem multi-SoC. Os novos computadores veiculares da empresa são projetados para que os SoCs necessários possam vir de diferentes fabricantes de chips. Portanto, dependendo da vontade do cliente, a Bosch pode utilizar exatamente o SoC solicitado. "O nosso software corre em chips de diferentes fabricantes. Isso permite que software e hardware sejam dissociados", explica Heyn. A Bosch é uma das poucas empresas que consegue desenvolver uma arquitetura eletrónica centralizada do início ao fim e domina a interação entre a eletrónica automóvel, o software e a cloud. Novos recursos, como assistência ao condutor, são enviados de forma simples e fácil para o veículo através de atualizações over-the-air. Isto proporciona aos condutores uma experiência de condução digital personalizada – mesmo muito tempo depois de comprarem o carro.
Espetáculo "Magical Garden Aladdin" despede-se de Lisboa com horário alargado e estreia no Porto em 2024
Até ao final do ano, "Magical Garden Aladdin Sintra", o espetáculo imersivo e interativo ao ar livre que desafia os visitantes a mergulhar, com todos os sentidos, no mistério das Mil e Uma Noites no Jardim Novo do Palácio Nacional de Queluz, poderá ser visitado mais cedo, aos sábados, na nova sessão das 17h30, com bilhetes ao preço especial de 9 euros. Aquela que é a terceira edição de "Magical Garden" está prestes a despedir-se da capital, mas já tem regresso marcado para a primavera de 2024, na cidade Invicta.
Durante a época festiva, as famílias terão a oportunidade de vivenciar o exótico Jardim Novo do Palácio Nacional de Queluz de uma forma inovadora, através de uma iniciativa onde a própria tecnologia convida à troca dos ecrãs pela exploração ao ar livre, por entre esculturas luminosas, projeção de video mapping, hologramas e instalações imersivas e interativas, transformando miúdos e graúdos nos companheiros de aventura de personagens como Aladdin, a Princesa ou o Génio. Ao longo de um percurso noturno de cerca de um quilómetro na envolvente natural de um dos últimos grandes edifícios em estilo rococó erguidos na Europa, história, literatura e as mais recentes tecnologias unem-se para proporcionar experiências como, por exemplo, um percurso imersivo por um túnel de cerca de 80 metros que evoca a sensação de voar no tapete mágico de Aladdin, realizar desejos através da realidade aumentada com o Génio da Lâmpada, colorir estátuas à distância, com um simples gesto, ou deslumbrar-se com um imponente ecrã de água com mais de 10 metros de largura, criado com efeitos visuais.
Segundo Nuno Maya, Diretor Criativo do ateliê OCUBO, "Neste Natal, o Magical Garden Aladdin Sintra desafia as famílias a saírem de casa e a criarem boas memórias juntas, ao ar livre, e a (re)visitarem este incrível espaço natural de uma forma totalmente nova. A tecnologia permite-nos vivenciar uma experiência totalmente imersiva numa envolvente natural, onde mais do que espectadores, nos tornamos parte integrante da história. No próximo ano, as aventuras de Aladdin vão chegar a ainda mais pessoas, desta vez no Norte do país." "Magical Garden Aladdin Sintra" tem registado uma afluência muito positiva, tendo recebido, até ao momento, mais de 65 mil visitantes. O espetáculo está disponível de quinta-feira a sábado, até 30 de dezembro. Os bilhetes têm o custo único de 9 euros, com entrada gratuita para crianças até aos 3 anos, e podem ser adquiridos através da plataforma PORTUGALAGENDA.COM.
Garmin apresenta Tacx NEO 3M
A Garmin anunciou o Tacx NEO 3M, o auxiliar de treino de transmissão direta mais preciso e potente com movimento multidirecional da empresa, para levar o seu desempenho ao nível seguinte.
O novo auxiliar de treino para interiores adiciona plataformas de movimento integradas para que os ciclistas desfrutem de uma condução mais cómoda e realista. O Tacx NEO 3M também se baseia no seu inovador sistema de travão de motor eletromagnético para oferecer uma inércia virtual que permite aos ciclistas experimentar a sensação de rodar por diferentes tipos de estradas e até mesmo esta abaixo. Além disso, integra-se à perfeição com a aplicação Tacx Training para que os ciclistas pode completar sessões de treino sincronizadas com o seu calendário de Garmin Connect™, participe de GroupRides virtuais, participe de sessões de treino com profissionais do WorldTour e desfrute de vídeos envolventes de algumas das rotas e lugares mais bonitos do mundo. O Tacx NEO 3M fornece o treino no interior mais realista até a data com detalhes avançados de treino e desempenho, incluindo:
- Movimento multidirecional: As plataformas de movimento integradas complementam a flexão natural de um lado para o outro do rolo, aumentando o movimento de frente para trás, o que permite aos ciclistas rodar em uma posição mais natural para treinar com maior eficácia. As plataformas podem ser ativadas e desativadas conforme desejado.
- Sensação real da estrada: O guiador de inércia virtual simula a sensação de andar em diferentes tipos de estrada - como paralelepípedos e cascalho - para ajudar os ciclistas a treinar numa ampla variedade de terrenos.
- Integração com aplicações: Além da integração com o aplicativo Tacx Training, conecte-se a outras plataformas populares de treino e ciclismo virtual, como TrainerRoad e Zwift, e carregue automaticamente os dados do passeio para a aplicação Garmin Connect.
- Inclinações simuladas: Enfrente as subidas mais difíceis treinando em encostas simuladas de forma realista com inclinação de até 25% e experimente também descidas simuladas.
- Precisão de potência: As medições de desempenho, incluindo potência, velocidade e cadência, têm precisão de 1% numa ampla gama de potências para atender às exigências de ciclistas de todos os níveis.
- Preparado para sprints: Obtenha estabilidade máxima, mesmo durante sprints explosivos de até 2.200 watts.
- Inercia dinâmica: Mantém a sensação de avanço dependendo do peso, velocidade e inclinação do ciclista.
- Modo ERG: As metas de potência são ajustadas automaticamente durante os treinos neste modo.
- Design excecional: Os ímãs minimizam as vibrações, tornando o treinador extraordinariamente silencioso, enquanto o indicador LED integrado muda de cor para mostrar o esforço que o ciclista está fazendo. Os ciclistas também podem pedalar sem prender o treinador e uma nova alça integrada facilita o transporte.
Use a aplicação Tacx Training num smartphone ou tablet compatível para: concluir sessões do plano de treino na aplicação Garmin Connect; aceder a vídeos de treino de alta qualidade de todo o mundo; participar de treinos ao lado de equipas profissionais do WorldTour; conecte-se, treine e viaje com amigos de todo o mundo com o GroupRide; e complete desafios para ganhar insígnias em Garmin Connect. Os passageiros podem resgatar uma assinatura premium gratuita de três meses da aplicação Tacx Training com a compra de um NEO 3M. Está pronto para funcionar com um novo cassete de 11 velocidades pré-instalado, um processo de integração perfeito através da aplicação Tacx Training e sem necessidade de calibração. Os pilotos também podem usar um novo adaptador (vendido separadamente) para obter uma conexão mais forte e estável para corridas virtuais por meio da tecnologia. Ethernet o Wi-Fi. Ja disponível, o Tacx NEO 3M tem um PRVP de 1.999,99 euros.