PlanetGeek

Módulo de tomadas Lencent com 4 USB + 3 tomadas a €20

18-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Lencent com 3x tomadas mais 3x USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 3 tomadas mais 3 USB-A e 1 USB-C está disponível por 20 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) cada uma, com a porta USB-C a poder atingir os 15 W. Quanto à tomada em si, conta ainda com um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby, que afecta não só as portas USB como as tomadas AC.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Samsung retira opção de esconder barra de navegação no S24

18-01-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Nos novos Galaxy S24, a Samsung retirou a opção de esconder a barra de navegação quando se escolhe a navegação por gestos.

Embora continue a haver quem prefira utilizar o sistema com botões de navegação, a Google há muito que implementou e tem promovido o uso da navegação por gestos, que permite libertar útil espaço no ecrã. A Samsung, na sua melhor tradição, além do sistema standard da Google, também implementava uma versão sua da navegação por gestos, e que dava a opção de esconder a barra que indica a navegação por gestos.

Embora pudesse ser algo que agradasse a alguns fãs de longa data da Samsung que tenham acompanhado o sistema desde as suas origens, a marca sul-coreana optou por simplificar as coisas e aproximar-se do sistema standard de navegação por gestos no Android.
Como tal, nos S24 já não existe a opção de mostrar ou esconder a barra "gesture hint" como existia nos Galaxy S23.

Esta alteração também poderá ter sido necessária devido à implementação do novo Circle to Search, feito com um toque longue sobre a barra - pelo que, se fosse escondida, complicaria imediatamente o acesso a uma das funcionalidades promovidas pela Samsung.

A grande questão é saber se a Samsung reservará isto apenas para os S24 e futuros modelos, ou se também irá aplicar estas alterações nos modelos anteriores que vierem a receber o One UI 6.1.

Material You com sliders mais grossos

18-01-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a fazer ajustes nos sliders do design Material You, tornando-os mais fáceis de interagir num touchscreen.

Depois das estreitas barras deslizantes com um diminuto círculo a indicar a posição actual, vamos passar a ter barras deslizantes com maior espessura e com um linha vertical mais visível a indicar a posição.

Esta alteração faz parte da versão Material Design 3, que também faz ajustes nas barras de progresso, e acaba por torná-las mais funcionais para ajustar com o dedo num touchscreen.
Como seria de esperar, estes novos sliders continuam a suportar diferentes modos de funcionamento, incluindo modo com valor central, sliders contínuos, sliders com valores intervalados, e sliders com selecção de uma gama, permitindo ajustar o valor minimo e máximo - tal como já acontece com os sliders actuais.

Deveremos poder vê-los em breve nas apps da Google e demais apps de terceiros que sigam o Material Design.

Android Auto faz destaque ao Home Assistant

18-01-2024 | 13:12 | A Minha Alegre Casinha

Um vídeo oficial do Android Auto coloca o Home Assistant em destaque para controlar a casa a partir do carro.

Um vídeo oficial do Android Auto, que ilustra a evolução do sistema, deu honras de destaque ao Home Assistant, mostrando como se pode usá-lo directamente no carro para controlar o portão da garagem - e, na verdade, qualquer outro dispositivo que se tenha integrado no sistema, como iluminação, fechaduras de portas, e outros.

Um vídeo que deveria ser visto por aquelas marcas que têm estado a considerar remover coisas como o Android Auto e CarPlay, permitindo apenas apps do seu próprio sistema fechado, e que acabam por prejudicar os consumidores. Para algumas pessoas, um carro ter ou não ter Android Auto / CarPlay já é elemento decisivo para a escolha do seu futuro automóvel; e no futuro é algo que deverá acontecer para cada vez mais pessoas.


Netflix não vai ter app para os Vision Pro da Apple

18-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Netflix não vai ter app para os óculos Vision Pro, nem permitir que use a app existente para iPad.

A Apple está a preparar o início das vendas dos Vision Pro e tem destacado algumas das apps que vão estar disponíveis, incluindo apps de streaming como a Disney+ com conteúdos 3D, mas o maior serviço de streaming não parece acreditar no sucesso do produto. A Netflix já confirmou que não vai ter app para os Vision Pro.

Aliás, não só não vai ter uma app dedicada para os Vision Pro, como nem sequer vai permitir que os utilizadores possam usar a app do iPad a correr nos óculos. Para a Netflix, os subscritores que quiserem ver vídeos do serviços nos óculos, poderão fazê-lo através do browser.

Poderia pensar-se que a Netflix não quer ajudar ao potencial sucesso dos Vision Pro, mas a verdade é que a empresa tem tido uma posição bastante antagónica com estes produtos, como com o Quest 3 da Meta - que tem uma app bastante desactualizada e repleta de más avaliações. Por outro lado, já sabemos como estas coisas funcionam, se por qualquer motivo os Vision Pro vierem a ser um sucesso, é de imaginar que a Netflix rapidamente repense a sua posição e se apresse a lançar uma app para os óculos da Apple.

Tesla mentiu nas capacidades do Cybertruck?

18-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Cybertruck da Tesla continua a polarizar opiniões, havendo quem acuse a marca de ter mentido nas suas capacidades.

Depois de muitos atrasos a Tesla lançou o Cybertruck. E se nalguns aspectos trouxe coisas inesperadas, como o sistema de volante by-wire, isso também veio acompanhado de um aumento de preço substancial face ao que tinha sido inicialmente indicado; e também uma redução da autonomia, que pode cair para valores bastante reduzidos em cenários de trabalho, como a rebocar outros veículos.

Agora, é a aceleração que é posta em causa. A Tesla diz que o Cybertruck tri-motor acelera até aos 100 km/h em 2.6 segundos, e publicou um vídeo em que mostra o veículo a fazer os 400 metros mais rapidamente que um Porsche, enquanto estava a rebocar um Porsche. Mas isso parece estar a ser exagerado pela Tesla, e uma análise mais atenta ao vídeo revela diversas discrepâncias.



Embora isto, a par das autonomias abaixo do esperado, sirvam como munição para os críticos da Tesla e do Cybertruck, é de esperar que não tenha qualquer impacto no número de clientes nestes primeiros anos do veículo. Por cada pessoa que desista de o comprar, haverá muitas outras que agradecem ter subido alguns lugares na fila de espera.

De resto, os reais problemas com o carro, como o aspecto da sua carroçaria em aço inox - que muitos temem que se vá degradar rapidamente com a exposição aos elementos e sujidade - é algo que só se poderá avaliar daqui a mais alguns meses.

SSD Samsung 990 Pro 1TB a €100

18-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser dar o salto para os SSDs de 7 GB/s pode optar pelos Samsung 980 Pro, que suportam PCIe 4.0 e farão maravilhas por qualquer computador.

Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como estes Samsung 990 Pro, com velocidades de até 7.45 GB/s em leitura e 6.9 GB/s em escrita.
O Samsung 990 Pro de 1 TB está disponível por 100 euros na Amazon Espanha.

Há quem critique a Samsung por ter aplicado a designação "Pro" nestes SSDs (tal como nos 980 Pro), quando eles utilizam memórias flash TLC, acompanhadas por uma cache de memória RAM e flash SLC, e que por isso melhor seriam enquadrados na família EVO. As suas velocidades reduzem-se significativamente caso se ultrapasse a memória cache; no entanto, em uso normal, isso é algo que não de deverá fazer notar de forma significativa.

O que se fará notar é que, no caso de os utilizarem numa motherboard apenas com PCIe 3.0, as velocidades cairão para valores na ordem dos 3.5 GB/s em leitura e 3.4 GB em escrita. Velocidades respeitáveis, mas que ficam aquém das suas capacidades; pelo que o melhor será utilizá-los em motherboards que suportem M.2 PCIe 4.0.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla Model Y foi o carro mais vendido na Europa em 2023

18-01-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O Tesla Model Y foi o carro mais vendido na Europa em 2023 - sendo o primeiro carro eléctrico a conseguir esse feito.

Demonstrando a vontade do mercado em mudar para os automóveis eléctricos, o Model Y torna-se no primeiro carro eléctrico a ter sido o carro mais vendido na Europa em 2023, superando os modelos a combustão e híbridos. É também o primeiro carro de um fabricante não europeu a fazê-lo nas últimas décadas.

O Model Y vendeu 254,822 unidades, sendo seguido do Dacia Sandero com 235,893 unidades, e nas posições seguintes temos o VW T-Roc, Renault Clio e Peugeot 208. O desejado modelo da Tesla liderou também as vendas na Europa nos meses de Fevereiro, Março, Maio, Junho, Agosto, Setembro e Dezembro; com o T-Roc a liderar em Julho e os restos dos meses a serem dominados pelo T-Roc.

Coincidência ou não (mas provavelmente mais devido a ajustes devidos aos fins de benefícios fiscais) a Tesla também reduziu o preço do Model Y na Europa. E tendo em conta que nos próximos meses deveremos assistir a uma actualização do Model Y para o deixar em linha com o Model 3 renovado, este é um modelo que deverá ter sucesso garantido para o ano de 2024.

Samsung mostra funcionalidades AI do Galaxy S24

18-01-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung apresentou a nova série Galaxy S24, com forte aposta em funcionalidades AI.

Apesar do elemento que nos parece mais inovador é o facto destes modelos passarem a contar com 7 anos de actualizações de segurança e também 7 versões do sistema operativo, a Samsung destaca algumas funcionalidades que podem facilitar a vida aos utilizadores no dia a dia.

Entre elas temos:

Live Translate para traduções instantâneas simultâneas, feitas inteiramente no dispositivo.


Transcript Assist para fazer transcrição, tradução e resumos de gravações de voz - podendo até distinguir entre diferentes pessoas a falarem na mesma gravação.


Chat Assist funciona no Samsung Messages e outras apps de mensagens, disponibilizando traduções e sugestões de mensagens.


Note Assist funciona no Samsung Notes, podendo resumir documentos.


Generative edit aplica uma série de capacidades de edição a elementos em fotos, que podem ser seleccionados e manipulados (ou apagados), e que também faz sugestões de como se pode melhorar a imagem.


Samsung eleva a fasquia (e o preço) com os novos Galaxy S24

17-01-2024 | 21:34 | Apps do Android


Os novos Samsung Galaxy S24 começam nos ~940€, indo até bem perto dos 2000€, com o modelo S24 Ultra de 1TB a custar 1 859,90€. A grande surpresa está nas atualizações, com a Samsung a igualar a Google com 7 atualizações do Android! 

A Samsung Electronics Co., Ltd. apresentou hoje os Galaxy S24 Ultra, Galaxy S24+ e Galaxy S24, um conjunto de equipamentos que oferecem um mundo de novas experiências móveis através da Galaxy AI[i]. Com o objetivo de abrir o caminho para uma nova Era que irá mudar para sempre a forma como os dispositivos móveis capacitam os utilizadores, a nova série Galaxy S24 recorre à Inteligência Artificial (IA) para potenciar todas as experiências de utilização, desde permitir a comunicação sem barreiras através do texto inteligente ou às traduções de chamadas em tempo real, a maximizar a liberdade criativa a partir do ProVisual Engine do Galaxy e a definir um novo padrão de pesquisa que permitirá alterar a  forma como os utilizadores Galaxy descobrem o mundo à sua volta.

 “Este lançamento representa, para nós, uma ligação direta da Samsung ao Futuro, mudando de forma drástica como comunicamos entre todos. O Galaxy S24 é o ponto de partida para a próxima década de inovação móvel, desenvolvido com base na Galaxy AI, o nosso sistema de Inteligência Artificial. Isto só é possível através da profunda compreensão de como as pessoas utilizam os seus telefones. Estamos entusiasmados por ver como é que os nossos utilizadores em todo o mundo vão potenciar as suas vidas quotidianas e abrir novas possibilidades”, afirma Nuno Parreira, General Manager da Samsung Portugal.

Tornar as Experiências Diárias Épicas

A Galaxy AI introduz inteligência significativa com o objetivo de melhorar todas as atividades das nossas vidas, especialmente a comunicação - o recurso mais importante de um telefone. Quando precisa de comunicar e enfrentar barreiras linguísticas, o Galaxy S24 torna-o mais fácil do que nunca. Converse com um amigo ou um colega de outra nacionalidade sem obstáculos. Faça uma reserva enquanto estiver de férias noutro país. Tudo isto é possível com o Tradução em Tempo Real[ii], nos dois sentidos, traduções de voz e texto em tempo real de chamadas telefónicas na aplicação nativa dos S24. Não são necessárias aplicações de terceiros e a IA no dispositivo permite manter as conversas totalmente privadas.

Com o Intérprete, as conversas em tempo real podem ser traduzidas de forma instantânea  numa vista de ecrã dividido, para que as pessoas que se encontram frente a frente possam ler a transcrição de texto do que a outra pessoa disse. Funciona mesmo sem dados móveis ou Wi-Fi.

Para mensagens e outras aplicações, o Assistente de Chat pode ajudar a aperfeiçoar os tons de conversação para garantir que a comunicação soa como pretendido: como uma mensagem educada para um colega ou uma frase curta e apelativa para uma legenda nas redes sociais[iii]. A IA incorporada no Teclado Samsung também pode traduzir mensagens, e-mails e muito mais em tempo real em 13 idiomas[iv]. No carro, o Android Auto[v] irá resumir automaticamente as mensagens recebidas e sugerir respostas e ações, como enviar a alguém a hora aproximada de chegada, para que possa permanecer contactável enquanto se mantém focado na estrada.

A organização também recebe uma grande atualização com a Assistente de Notas[vi] na Samsung Notes, com resumos gerados por IA e a criação de modelos que simplificam as notas com formatos pré-concebidos, bem como, a criação de capas para tornar as notas fáceis de identificar através de uma pré-visualização. Para gravações de voz, mesmo quando existem vários interlucotores, o Assistente de Transcrição[vii] utiliza a tecnologia IA e Discurso para Texto para transcrever, resumir e até traduzir gravações.

 

A comunicação não é a única forma da série Galaxy S24 trazer os benefícios fundamentais do telefone do futuro. Se a pesquisa online transformou quase todos os aspetos da vida, os novos Galaxy S24 assinalam um marco na história da pesquisa como os primeiros telefones a estrear o Circle to Search[viii] intuitivo e orientado por gestos com o Google. Para dar aos utilizadores Galaxy uma ferramenta incrível, os novos Galaxy recorreram ao líder mundial de pesquisa, a Google, e oferecem novas formas de descoberta com um simples gesto. Com o toque longo no botão de início, pode fazer um círculo, destacar, rabiscar ou tocar em qualquer coisa no ecrã do Galaxy S24 para ver resultados de pesquisa úteis e de alta qualidade. Reparou numa marca no fundo de uma publicação de uma amiga nas redes sociais ou algo surpreendentemente divertido nos YouTube Shorts, basta fazer um círculo e descobrir tudo mais rapidamente sem ter de sair da aplicação em que está. Dependendo de onde se encontra e para determinadas pesquisas, poderá aceder a informação útil e contexto reunidos em toda a Web baseada na IA, e fazer perguntas mais complexas sobre o tema. É tão fácil. E tão épico.

 

Liberte a criatividade para descobrir o mundo de novas formas

O ProVisual Engine[ix] do Galaxy S24 é um conjunto abrangente de ferramentas alimentadas por IA que transformam as capacidades de captação de imagens e maximizam a liberdade criativa a cada passo, desde a configuração de uma fotografia até à sua partilha nas redes sociais. Acabaram-se as imagens pixelizadas e tremidas registadas ao longe. O Quad Tele System do Galaxy S24 Ultra, com a nova objetiva de zoom ótico de 5x, funciona com o sensor de 50 MP para permitir um desempenho de qualidade ótica em níveis de zoom de ampliação de 2x, 3x, 5x a 10x[x], graças ao sensor de pixéis adaptável. As imagens também mostram resultados super nitidos a 100x com zoom digital melhorado.

Com capacidades de Nightography atualizadas, as fotografias e vídeos filmados no Space Zoom do Galaxy S24 são brilhantes em quaisquer condições, mesmo quando ampliados. Capte mais luz em condições de pouca luz com o Galaxy S24 Ultra, agora com pixéis de 1,4 um, 60% maior[xi] em comparação com o modelo anterior. O efeito tremido é reduzido no Galaxy S24 Ultra com ângulos mais amplos de estabilização ótica de imagem (OIS) e compensação melhorada do tremor da mão. Ao gravar vídeos, as câmaras dianteira e traseira estão equipadas com um bloco ISP dedicado para redução de ruído, e o Galaxy S24 analisa as informações do giroscópio para distinguir entre o movimento do filme e o motivo. Isto permite uma remoção de ruído mais eficaz e vídeos claros no escuro, mesmo à distância.

Depois de captadas excelentes fotografias, as inovadoras ferramentas de edição da Galaxy AI permitem fazer edições simples, como apagar, recompor e remasterizar fotografias. Para otimizações mais fáceis e eficientes, Edit Suggestion[xii] usa a Galaxy AI para sugerir os ajustes perfeitos e adequados para cada fotografia. Para proporcionar aos utilizadores um controlo e liberdade ainda mais criativos, a Generative Edit[xiii] pode preencher partes de um fundo de imagem com IA generativa. Quando uma imagem está torta, a AI irá preencher as margens. Quando uma pessoa ou objeto precisa de ser ligeiramente movido para estar na posição perfeita, a IA permite aos utilizadores ajustar a posição do item e gera um fundo perfeitamente misturado no seu local original. Sempre que o Galaxy S24 implementar AI generativa para ampliar uma imagem, aparecerá uma marca de água na imagem e em metadados. E se um vídeo repleto de ação precisar de ser abrandado, o novo Instant Slow-mo pode gerar fotogramas adicionais com base em movimentos para abrandar suavemente os momentos repletos de ação para um visual mais detalhado.

Para garantir que todas as imagens ficam espantosas em todas as fases, o Super HDR revela pré-visualizações realistas antes de o obturador ser pressionado. E embora captar memórias seja uma funcionalidade essencial do telefone, partilhar memórias com o mundo é igualmente significativo. Agora, as aplicações de redes sociais de terceiros tiram o máximo partido do sistema de câmaras com IA do Galaxy. As funcionalidades premium da câmara da série Galaxy S integram-se agora diretamente com aplicações móveis, como o Instagram, em HDR para melhorar a partilha nas redes sociais[xiv]. Quando for altura de encontrar uma imagem na Galeria ou na sua aplicação de rede social, as fotografias também são mostradas no Super HDR para uma gama mais realista de brilho, cor e contraste analisando a secção realçada das imagens.

O Galaxy com a experiência mais inteligente de sempre, impulsionada por um desempenho premium

À medida que a IA se torna uma parte cada vez mais presente na vida quotidiana, a potência do desempenho tem de se destacar para satisfazer as exigências. Jogos, gravação e edição de vídeos, saltar entre cinco aplicações enquanto planeia uma viagem... qualquer que seja a tarefa, o Galaxy S24 proporciona uma experiência incrível graças às melhorias do seu chipset, visor e muito mais. Todos os Galaxy S24 Ultra estão equipados com a plataforma móvel Snapdragon® 8 Gen 3 para Galaxy. Otimizado especialmente para os utilizadores Galaxy, este chipset[xv], proporciona uma notável melhoria da NPU para um processamento de IA incrivelmente eficiente. Nos três modelos Galaxy S24, as taxas de atualização adaptativas de 1-120 Hz também melhoram a eficiência do desempenho.

Os jogos no Galaxy são mais potentes graças às melhorias ao nível do hardware e software. Todos os modelos da série Galaxy S24 possuem um sistema de controlo térmico otimizado com uma câmara de vapor[xvi] 1,9 vezes superior à do S23, melhorando a temperatura da superfície do dispositivo e maximizando a potência de desempenho. O Ray tracing permite imagens realistas com um efeito superior de sombras e reflexos. E através da colaboração com parceiros de jogos líderes da indústria, o Galaxy S24 permite que os utilizadores desfrutem de populares jogos móveis globais mais otimizados.

As imagens são mais vibrantes e cativantes no ecrã Galaxy mais brilhante de sempre[xvii]. O Galaxy S24 atinge um brilho máximo de 2600 nit e proporciona uma visibilidade exterior melhorada com o Vision Booster.

No ecrã, o Corning® Gorilla® Armor[xviii] do Galaxy S24 Ultra é visualmente melhorado e transformado a nível molecular, aumentando a durabilidade em 50% e tornando-o quatro vezes mais resistente aos riscos. Reduz drasticamente o brilho até 75% numa vasta gama de condições de iluminação, garantindo uma experiência de visualização suave e confortável.

Em toda a série Galaxy S24, as melhorias de design com molduras mais finas e uniformes facilitam a imersão em qualquer experiência de visualização e permitem tamanhos de ecrã maiores nos ecrãs de 6,7 polegadas do Galaxy S24+ e de 6,2 polegadas do Galaxy S24 dentro das mesmas especificações de tamanho. O Galaxy S24 Ultra tem um ecrã plano de 6,8 polegadas, otimizado não só para visualização, mas também para produtividade. Além disso, o Galaxy S24+ suporta agora o mesmo nível de QHD+ encontrado no Galaxy S24 Ultra.

Segurança e privacidade avançadas capacitam a escolha e a confiança do utilizador

Protegido pelo Samsung Knox, a plataforma de segurança e defesa multicamada do Galaxy, o Galaxy S24 protege as informações críticas e contra vulnerabilidades com hardware seguro de ponta a ponta, deteção de ameaças em tempo real e proteção colaborativa.

O compromisso de longa data da Samsung em fornecer escolha e controlo aos utilizadores sobre o seu dispositivo continua na era da IA. Os utilizadores do Galaxy S24 têm total controlo sobre o quanto permitem que os seus dados melhorem as experiências de AI através de definições de Inteligência Avançada que podem desativar o processamento online de dados para recursos de IA.[xix] 

A visão Knox Matrix[xx] de um futuro seguro, conectado e sem palavra-passe também é avançada com chaves de acesso. As chaves de acesso permitem um acesso conveniente e seguro aos websites e aplicações registados de um utilizador em todos os seus dispositivos de confiança através de credenciais digitais, ajudando a proteger contra ataques de phishing. A Proteção de Dados Melhorada oferece encriptação de ponta a ponta quando os utilizadores fazem cópias de segurança, sincronizam ou restauram os seus dados com a Samsung Cloud, permitindo que os utilizadores do Galaxy S24 se conectem a outros dispositivos enquanto permanecem sincronizados e seguros. Isto garante que os dados só podem ser encriptados ou desencriptados nos dispositivos de um utilizador, o que significa que ninguém os pode ver, exceto o utilizador, mesmo que um servidor seja comprometido ou os detalhes da conta sejam roubados. E se for perdido o acesso a um dispositivo confiável, um código de recuperação pode ajudar a evitar a perda de dados. O Galaxy S24 também está protegido com a ampla lista de recursos inovadores de segurança e privacidade da Samsung, incluindo Knox Vault, Painel de Controlo de Segurança e Privacidade, Auto Blocker, Wi-Fi seguro, Private Share, Modo de Manutenção e muito mais.

A próxima fase da jornada ambiental da Samsung

Estabelecer uma nova categoria de experiências móveis também significa reinventar a forma como a tecnologia Galaxy é concebida e embalada para fazer mais com menos pelas pessoas e o planeta. O Galaxy S24 continua a expandir a variedade de materiais reciclados nos dispositivos Galaxy, aplicando plásticos reciclados, vidro e alumínio a componentes internos e externos[i]. E leva também estes esforços mais longe. Pela primeira vez, o Galaxy S24 apresenta componentes feitos com cobalto reciclado e elementos de terras raras[xxi]. No Galaxy S24 Ultra, foi utilizado um mínimo de 50% de cobalto reciclado na bateria[xxii] e foram incorporados nos altifalantes elementos de terras raras 100% reciclados[xxiii].

O Galaxy S24 também é a primeira série Galaxy S a ser projetado com aço reciclado e poliuretano termoplástico (TPU). O Galaxy S24 Ultra incorpora um mínimo de 40% de aço reciclado nos altifalantes[xxiv] e inclui um mínimo de 10% de TPU reciclado pré-consumidor nas teclas laterais e de volume. Além disso, cada Galaxy S24 vem numa embalagem feita de material de papel 100% reciclado. Por fim, o Galaxy S24 tem a certificação  UL ECOLOGO®[xxv] e a sua pegada de carbono foi medida e verificada pela The Carbon Trust[xxvi].

O Galaxy S24 é uma demonstração do progresso em relação ao roteiro ambiental da Samsung MX. A Samsung continua firme em cumprir o seu conjunto de objetivos a atingir até ao final de 2025[xxvii]. No final de 2022, a Samsung alcançou o primeiro destes objetivos incorporando materiais reciclados em todos os equipamentos móveis, desde smartphones e tablets Galaxy, a PCs e wearables. Hoje, a empresa define um novo objetivo de materiais reciclados. Até 2030, a Samsung irá incorporar pelo menos um material reciclado em cada módulo[xxviii] de cada produto móvel.

Tecnologia de precisão e elegância em todos os detalhes

O Galaxy S24 Ultra é o primeiro telemóvel Galaxy a apresentar uma estrutura em titânio[xxix], melhorando a durabilidade e longevidade do dispositivo. O corpo significativamente mais fino do Galaxy S24 Ultra permite uma melhor experiência em movimento com uma aderência mais confortável. No Galaxy S24+ e Galaxy S24, um design simplificado satisfaz um padrão mais estético com conexão perfeita entre a capa traseira do dispositivo e a moldura lateral. A série Galaxy S24 vem em tons de cores inspirados em minerais da Terra. No Galaxy S24 Ultra, as cores[xxx] incluem: Titanium Gray, Titanium Black, Titanium Violet e Titanium Yellow. No Galaxy S24+ e Galaxy S24, as cores incluem: Onyx Black, Marble Gray, Cobalt Violet e Amber Yellow. Os três modelos serão fornecidos com cores adicionais apenas disponíveis online.

Os novos Samsung Galaxy S24 chegam às lojas nacionais no próximo dia 31 de janeiro


Preços:
  • S24 Ultra            
    • 1TB       1 859,90 €
    • 512GB  1 619,90 €
    • 256GB  1 499,90 €
  • S24 Plus             
    • 512GB  1 319,90 €
    • 256GB  1 199,90 €
  • S24       
    • 256GB  999,90 €
    • 128GB  939,90 €


[i] A Samsung não faz quaisquer promessas, garantias ou compromissos quanto à precisão, integridade ou fiabilidade dos resultados fornecidos pelas funcionalidades de AI. Para determinadas funcionalidades Samsung AI, pode ser necessário iniciar sessão na Samsung Account.

[ii] O Live Translate requer ligação à rede e início de sessão na Samsung Account. O Live Translate só está disponível na aplicação Samsung Phone pré-instalada. Determinados idiomas podem exigir o download do pacote de idiomas. A disponibilidade do serviço pode variar consoante o idioma. A precisão dos resultados não é garantida.

[iii] O tom que sugere a funcionalidade no Chat Assist requer ligação à rede e início de sessão na Samsung Account. Tem de cumprir os requisitos de comprimento para ativar a funcionalidade. A disponibilidade do serviço pode variar consoante o idioma. A precisão dos resultados não é garantida.

[iv] A funcionalidade de tradução no Chat Assist pode requerer início de sessão na Samsung Account. Algumas aplicações de chat podem não incluir esta funcionalidade. Determinados idiomas podem exigir o download do pacote de idiomas. A disponibilidade do serviço pode variar consoante o idioma. Esta funcionalidade é ativada quando é detetado um idioma traduzível. A precisão dos resultados não é garantida.

[v] As novas funcionalidades do Android Auto estarão disponíveis com a atualização de software MR.

[vi] O Note Assist requer ligação à rede e início de sessão na Samsung Account. Aplica-se o limite de caracteres. A disponibilidade do serviço pode variar consoante o idioma. A precisão dos resultados não é garantida.

[vii] O Transcript Assist requer ligação à rede e início de sessão na Samsung Account. O Transcript Assist só está disponível na aplicação Samsung Voice Recorder pré-instalada ou nos ficheiros gravados utilizando a aplicação Samsung Phone pré-instalada. A funcionalidade de gravação de voz na aplicação Samsung Phone pré-instalada pode não estar disponível em alguns países. Os ficheiros de áudio têm de ter menos de 3 horas de duração para serem processados. A funcionalidade de resumo no Transcript Assist pode ser ativada quando um determinado número de caracteres é atingido. A disponibilidade do serviço pode variar consoante o idioma. A precisão dos resultados não é garantida.

[viii] Sequências encurtadas e simuladas. Resultados apenas para fins ilustrativos. Os resultados podem variar dependendo das correspondências visuais. Requer ligação à Internet. Os utilizadores podem ter de atualizar o Android para a versão mais recente. A funcionalidade do produto pode depender das definições da aplicação e do dispositivo. Algumas funções podem não ser compatíveis com determinadas aplicações. A disponibilidade do serviço varia consoante o país e o idioma. A precisão dos resultados não é garantida.

[ix] O AI Zoom é aplicado a distâncias entre os comprimentos do zoom digital. A precisão dos resultados não é garantida.

[x] O zoom de 3x e 5x é ativado por lentes óticas físicas. O zoom de 2x e 10x combinam lentes físicas com melhorias de AI para uma qualidade de imagem equivalente ótica.

[xi] Quando comparado com o Galaxy S23 Ultra.

[xii] A Edit Suggestion é compatível com os formatos JPG, PNG, GIF e MP4. Os resultados e a qualidade da edição podem variar consoante a condição da fotografia. A precisão dos resultados não é garantida.

[xiii] A Generative Edit requer ligação à rede e início de sessão na Samsung Account. Editar com Generative Edit resulta numa fotografia redimensionada até 12 MP. Uma marca de água visível é sobreposta na saída da imagem ao guardar para indicar que a imagem é gerada por AI. A precisão e fiabilidade da saída gerada não são garantidas.

[xiv] Algumas aplicações de redes sociais podem não ter disponível Super HDR. A precisão dos resultados não é garantida.

[xv] Melhorias no desempenho da AP em comparação com o chipset da geração anterior. O desempenho real dependerá do ambiente do utilizador, das condições e do software e aplicações pré-instalados.

[xvi] Comparando o Galaxy S24 Ultra com o Galaxy S23 Ultra.

[xvii] O visor Dynamic AMOLED 2X no Galaxy S24 Ultra recebeu um certificado VDE Germany para 100% do Mobile Color Volume na gama de cores DCI-P3, o que significa que as suas imagens não são lavadas e obterá cores incrivelmente vivas, independentemente de diferentes níveis de brilho. O visor pode atingir um brilho máximo de até 2600 nits, melhorando o contraste entre aspetos escuros e claros do conteúdo digital para uma qualidade de imagem mais brilhante, com uma relação de contraste de 5 000 000:1, para tornar a sua experiência móvel mais imersiva.

[xviii] Corning® Gorilla® Armor está incorporado no ecrã frontal do Galaxy S24 Ultra. Durabilidade, resistência a riscos, baixo valor de reflexão testado sob condições laboratoriais Corning. Testado com materiais de vidro apenas antes de ser aplicado aos dispositivos Galaxy reais. Comparado Corning® Gorilla® Armor com Corning® Gorilla® Glass Victus® 2.

[xix] É necessário iniciar sessão na Samsung Account. As definições de Inteligência Avançada que impedem o acesso ao servidor limitarão a funcionalidade de algumas funcionalidades de AI. Independentemente do acesso ao servidor, a Samsung não guarda dados de entrada ou saída do utilizador.

[xx] O Knox Matrix está disponível em smartphones e tablets Galaxy com One UI 6 ou superior. A disponibilidade pode variar consoante o país ou a região.

[xxi] Neodímio

[xxii] As baterias do Galaxy S24 Ultra e Galaxy S24+ incluem um mínimo de 50% de cobalto reciclado pré e pós-consumo. A bateria do Galaxy S24 inclui um mínimo de 10% de cobalto reciclado pré e pós-consumo.

[xxiii] Os altifalantes da série Galaxy S24 incluem neodímio reciclado 100% pré e pós-consumo.

[xxiv] Os altifalantes da série Galaxy S24 incluem um mínimo de 40% de aço reciclado pré e pós-consumo.

[xxv] Os produtos e serviços certificados UL ECOLOGO® são verificados quanto à redução do impacto ambiental com base em critérios de desempenho ambiental ao longo do seu ciclo de vida, incluindo redução de energia, materiais, saúde, ambiente e fabrico e operações. A série Galaxy S24 cumpriu a UL 110, que é a Norma Ambiental UL para a Sustentabilidade de Telemóveis.

[xxvi] A The Carbon Trust mediu e verificou a pegada de carbono do início ao fim da série Galaxy S24, incluindo fabrico, distribuição, utilização e eventual eliminação. Isto foi verificado em relação ao PAS2050, uma norma internacionalmente reconhecida.

[xxvii] Em 2021, a Samsung MX business anunciou um conjunto de quatro objetivos em todos os seus produtos e negócios a serem alcançados até ao final de 2025. Os objetivos incluem desenvolver e incorporar materiais reciclados em todos os novos produtos móveis, eliminar plásticos de utilização única das embalagens móveis, reduzir a zero o consumo de energia em espera de todos os carregadores de smartphones e alcançar zero resíduos para aterros sanitários em todas as operações globais.

[xxviii] A Samsung define um módulo de um smartphone como Antena, Bateria, Câmara, Ecrã, Componentes Mecânicos, Motor, PBA/FPCB, Altifalante, Módulo Carregador Sem Fios e Embalagem.

[xxix] A estrutura de titânio não inclui o volume e as teclas laterais.

[xxx]<

Google apresenta pesquisa Circle to Search

17-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A par da apresentação dos novos Galaxy S24, a Google revelou um novo modo de pesquisa visual Circle to Search.

O Circle to Search permite que os utilizadores façam pesquisas sobre qualquer coisa que vejam no ecrã, simplesmente seleccionando uma área de uma qualquer imagem ou texto.

A Google apresenta isto como sendo uma "nova forma de pesquisar", mas a verdade é que o sistema é em quase tudo idêntico às capacidades que já existiam no Google Lens. A diferença é que agora dispensa a viagem até ao Google Lens, podendo ser feito de forma imediata com um toque longo no home button ou na barra de navegação no fundo do ecrã (se se usar a navegação por gestos). De certa forma, trata-se de uma evolução que coloca as funcionalidades mais próximas do utilizador final, ao estilo do que a Apple fez ao permitir seleccionar elementos em fotos e arrastá-los para fora da foto, sem necessidade de ir a qualquer app de edição de fotos, etc.

Com isto, em vez de pesquisarmos uma imagem, podemos seleccionar apenas algo como os óculos de uma pessoa, ou um monumento que apareça atrás de alguém, para obter informação sobre isso; ou até fazer pesquisas relacionadas (que também já eram possíveis), procurando por variações de algo.

O maior problema é que a Google só vai disponibilizar isto num grupo "selecto" de smartphones Android, incluindo os novos Galaxy S24 assim como o Pixel 8 e 8 Pro. Todos os outros terão que aguardar até que a Google decida dar-lhes acesso... se isso vier a acontecer.


How to Measure the Popularity of a PHP Project By Counting How Many Contributors a Project Has Using Libraries.io PHP API

17-01-2024 | 18:49 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many developers host projects on sites like GitHub that provide accessible Git repository hosting to let developers share their projects on the Internet using Git to keep track of changes in repository files.

While GitHub provides an excellent repository hosting service, it is always possible to provide additional services on top of GitHub.

Libraries.io is a project that can provide a different view of the organization of projects hosted in GitHub and add more services like monitoring project dependencies and contributors.

This package provides a PHP API to query different aspects of projects listed in Libraries.IO.

Hub USB 3.0 Vkusra 7-portas com interruptores individuais a €21

17-01-2024 | 18:31 | A Minha Alegre Casinha

Precisam de um hub USB 3.0 com quantidade generosa de portas, mas que também permita desligá-las individualmente sem tirar / meter fichas? Então espreitem este hub.

Os hubs USB tornaram-se uma necessidade da vida moderna, especialmente para acompanharem os portáteis que vêm equipados com poucas portas USB, que rapidamente se esgotam assim que ligamos um teclado e rato externo. Adicionalmente, há casos particulares, de pessoas que precisam de um número superior de portas USB. Este hub da Vkusra tem 7 portas que permitem maior liberdade na quantidade de dispositivos USB que podemos utilizar, mas o que o torna mais especial é o facto de todas as portas contarem com o seu próprio botão para que possam ser ligadas ou desligadas individualmente.
O hub USB 3.0 Vkusra 7-portas com interruptores está disponível por apenas 21.95 euros na Amazon Espanha, e inclui fonte de alimentação.

Pode ser o companheiro ideal para quem tiver que fazer a replicação de pens USB em média escala (se precisar de mais, pode sempre investir num hub de 16 portas, também com interruptores), ou simplesmente que tenha uma série de equipamentos USB que deseje manter acessíveis (por exemplo: gravador CDs externo, scanner, câmaras digitais, webcam, discos externos, etc.) mas com a possibilidade de os poder desligar sem retirar a ficha - algo que até pode funcionar como medida de protecção, prevenindo que uma infecção de ransomware se possa espalhar a um disco externo de backup, que apenas se ligue para os backups e depois se mantenha desligado.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Samsung apresenta família Galaxy S24

17-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Samsung apresentou a mais recente geração dos seus populares Galaxy S, com os Galaxy S24, S24+ e o S24 Ultra.

Para esta geração faz chegar a todos os modelos ecrãs LTPO com refresh rate variável de 1-120 Hz (anteriormente só aplicado no modelo Ultra) e brilho máximo de 2600 nits, com forte aposta nas funcionalidades AI - como não poderia deixar de ser.

O Galaxy S24 tem ecrã de 6.2" com resolução FHD+, enquanto o S24+ chega com 6.7" e melhoria da resolução para QHD+. Nos chips temos a habitual salgalhada, com a Samsung a optar pelo seu chipset Exynos 2400 nalgumas regiões e pelo Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy noutras, sendo que só o S24 Ultra fica com Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy em todas as regiões. O S24 começa nos 8 GB de RAM, oportunidade perdida para colocar a base nos 12 GB de RAM, como acontece nos 24+. E nas baterias temos 4000 mAh com carregamento de 25 W e wireless de 15 W para o S24 e 4900 mAh a 45 W e 15 W wireless para o S24+.

Nas câmaras temos câmara principal de 50 MP com OIS (f/1.8), 12 MP ultrawide (120°) e 10 MP telefoto (3X f/2.4); com câmara frontal de 12 MP (80° f/2.2). E temos ainda WiFi 6E e BT 5.3.

Os preços começam nos €900 para o S24 8+256GB, e nos €1150 para o S24+ 12+256GB.


Para o Galaxy Ultra, além do Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy garantido, o destaque vai para as câmaras: 200 MP 23mm f/1.7 wideangle, 12 MP 13mm f/2.2 ultrawide, 10 MP 69mm f/2.4 telefoto, e uma nova 50 MP telefoto 5X com estabilização que a Samsung diz ser melhor a tirar fotos 10X que a câmara 10X do S23 Ultra. Também temos bateria de 5000 mAh a 45 W e 15 W wireless.

A Samsung anuncia uma série de funcionalidades AI para o Ultra, como tradução instantânea, Chat Assist, resumo de mensagens no Android Auto com respostas sugeridas, Samsung Notes com assistente AI, transcrição, melhoramento de fotos, e até um curioso "Circle to Search" que permite seleccionar coisas no ecrã para obter resultados sobre isso. Na verdade, o AI continua a ser aplicado de forma excessiva, com algumas destas coisas a já estarem disponíveis há anos sem que levassem com o cognome "AI" da moda.

Passando a coisas realmente mais interessantes, estes smartphones vêm com Android 14 e One UI 6.1, mas a melhor parte é que a Samsung passa a garantir actualização para 7 versões do sistema operativo e 7 anos de actualizações de segurança. Ou seja, estes S24 irão ter direito ao Android 21!

Quando aos preços, o Galaxy S24 Ultra vai começar nos €1450 na Europa.


Notícias do dia

17-01-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

DIGI celebra 15 anos em Espanha com mais gigas por menos euros; Xiaomi reduz tamanho do nome da marca no SU7; WhatsApp com actualizações por voz nos Channels; Tesla mostra robot Optimus a dobrar roupa; e Copilot no arranque do Windows só em monitores de 27" ou maiores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Samsung confirma estar a trabalhar em anel inteligente

Depois dos rumores que surgiram a meio do ano passado (e que até indicavam que a Samsung já teria iniciado a produção do seu smart ring) chega finalmente a confirmação oficial da marca sul-coreana de que está efectivamente a trabalhar num Galaxy Ring.

Infelizmente a informação fica-se por aí, não sendo feito qualquer referência a quando este anel da Samsung irá ser lançado no mercado, e muito menos quanto ao seu eventual preço. Relembre-se que a Amazfit anunciou há dias o seu anel Helio Ring, que também marca a sua entrada no sector, e espera-se que outras marcas também estejam a preparar produtos idênticos, marcando uma nova era dos wearables depois dos smartwatches e smart bands.


iPhone 16 de 1 TB pode usar memória flash mais barata

Para a próxima geração iPhone 16 Pro a Apple poderá oferecer capacidades de até 2 TB, mas isso sendo feito à custa de utilização de memória flash mais lenta e barata.

Actualmente a Apple tem usado memórias flash TLC (Triple-Level Cell), mas está a considerar mudar para memórias QLC (Quad-Level Cell) para os modelos de 1 TB - e potencialmente 2 TB. Estas memórias são mais baratas mas têm também velocidades de leitura e escrita inferiores, assim como menor durabilidade. Coisas que podem ser parcialmente mitigadas pelo uso de caches (como acontece em muitos SSDs), mas que não conseguem eliminar por completo as suas desvantagens face às memória TLC. Falta também ver se a Apple passaria a poupança derivada do uso destas memórias para o preço final destes modelos, reduzindo o diferencial de preço do modelo de 1 TB face ao modelo de 512 GB, algo que parece pouco provável, resultando em benefício exclusivo para a Apple à custa de um pior produto para o cliente final.


Apple lança iOS 17.3 RC com segurança anti-roubo

A Apple disponibilizou o iOS 17.3 Release Candidate, que sinaliza que a versão final para o público está iminente, e que vem com algumas funcionalidades de segurança adicionais.

O maior destaque vai para as novas protecções anti-roubo, com uma das novas opções a possibilitar que se exija o uso de Face ID ou Touch ID para realizar certas operações mais sensíveis, sem opção de usar o código PIN para as efectuar. A outra adiciona um atraso de segurança, que obriga a esperar uma hora com autenticação biométrica antes e depois, para efectuar operações de alto-risco como mudar o código PIN do dispositivo ou a password da conta Apple.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira consola de jogos a usar CDs foi a TurboGrafx-16 / PC Engine, através da expansão CD-ROM² System lançada em Dezembro de 1988.

Coluna Anker Soundcore Boost a €54

17-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Soundcore Boost da Anker, é uma coluna que resolve ambos os problemas.

Esta Anker Soundcore Boost de 20 W fica posicionada abaixo da Soundcore Motion Boom que vai buscar inspiração às "boom boxes" dos anos 80. Mesmo com aspecto mais simples e tradicional,  conta com graves e volume sonoro capaz de encher as mais amplas divisões da casa para as ocasiões de festa; mas também será igualmente útil em cenários de utilização mais relaxada, em que se pretende a qualidade adicional a níveis de volume mais reduzidos.
A coluna Bluetooth Anker Soundcore Boost está disponível por 54.88 euros na Amazon Espanha, activando-se o cupâo de desconto de 10%.

Esta coluna portátil conta com uma autonomia para até 12 horas em funcionamento, podendo ser recarregada via USB-C, e também pode servir como power bank para garantir que o smartphone não ficará sem bateria enquanto se estiver a ouvir música - pelo contrário, depois de uma sessão de música ficaremos com o smartphone recarregado. Também tem protecção IPX7 contra líquidos, permitindo-lhe enfrentar derrames acidentais sem problemas. No caso de não necessitarem de tanta "pujança", podem também espreitar a Anker SoundCore 2 mais económica.


Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Kit de câmara do Xiaomi 14 Ultra com bateria externa

17-01-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para o seu próximo Xiaomi 14 Ultra, a marca prepara um kit de câmara com power bank integrado.

A Xiaomi já tem disponibilizado kits de câmara para os seus modelos topo de gama, mas para o Xiaomi 14 Ultra este kit irá tornar-se ainda mais funcional, incluindo uma bateria de 1500 mAh que ajudará a prolongar a autonomia do smartphone, além dos adaptadores para lentes e filtros.

Esta informação foi apanhada no processo de certificação na China, que revela a presença de uma bateria de 1500 mAh e, mais curiosamente, tem uma referência cujos primeiros dígitos (2402) fazem acreditar que possa vir a ser lançado já no próximo mês, Fevereiro de 2024. Portanto, já não deverá ser necessário esperar muito para se ficar a conhecer este kit para a mais recente geração destes modelos da Xiaomi.

Continuamos a aguardar pelo anúncio do lançamento global do Xiaomi 14, que foi lançado na China no final de 2013, sendo que até agora apenas se sabe que o modelo Pro poderá manter-se um exclusivo do mercado chinês, com a Xiaomi a apostar unicamente nos modelos normais e no Ultra para o mercado internacional.

WhatsApp com actualizações por voz nos Channels

17-01-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp tem novidades nos Channels, para os tornar ainda mais versáteis e funcionais, incluindo actualizações por voz.

O WhatsApp tem promovido fortemente o uso dos Channels para se tentar assumir como nova plataforma de distribuição de conteúdos. Agora, os donos dos canais podem enviar actualizações de voz para os seguidores - podendo ser usados por criadores de podcasts para mostrarem excertos do seu próximo episódio - com o serviço a referir que o serviço de voz tem grande expressão, com os seus 2 mil milhões de utilizadores a enviarem 7 mil milhões de mensagens de voz todos os dias.

Os canais também passam a suportar inquéritos (polls) que até agora estavam reservados apenas aos grupos tradicionais, expandindo as formas de interacção com os seguidores (até agora os seguidores apenas podiam demonstrar o seu feedback através das reacções com emojis). Também passa a ser possível ter até 16 admins por canal, convidados pelo criador do mesmo, para auxiliar nas tarefas de gestão. E foi também adicionada a capacidade das actualizações nos canais serem partilhadas automaticamente no WhatsApp Status (o equivalente às stories) para facilitar a sua promoção.
Veremos como irá correr, a longo prazo, esta aposta nos Canais, que dá ao WhatsApp (e indirectamente à Meta) maior controlo sobre a distribuição de conteúdos que, de forma tradicional, teriam que ser feitos através de um site que fosse seguido pelos seus visitantes.

DIGI celebra 15 anos em Espanha com mais gigas por menos euros

17-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A DIGI entra em 2024 com boas notícias para os consumidores em Espanha, reduzindo as mensalidades e aumentando os gigabytes de dados.

Enquanto por cá os consumidores nacionais estão a receber as habituais mensagens dos seus operadores dizendo que irá haver actualização das mensalidades com agravamento de preços, em Espanha a DIGI faz o oposto, celebrando os seus 15 anos com preços mais baixos e melhores condições nos seus tarifários.

Nos planos DIGI Ilimitado, com chamadas ilimitadas nacionais, temos as seguintes alterações:
  • Plano de €7 passa de 10 a 15 GB
  • Plano de €10 passa de 20 a 30 GB
  • Plano de €15 passa a custar €13 com aumento de 50 para 100 GB
  • Plano de €20 passa a custar €16 com aumento de 100 para 200 GB

Nos planos DIGI Combo, com chamadas internacionais:
  • Plano de €5 passa de 6 a 8 GB (com 100 minutos de chamadas nacionais e internacionais)
  • Plano de €10 passa de 20 a 30 GB (com 400 minutos)
  • Plano de €15 passa a custar €13 com aumento de 50 para 100 GB (com 800 minutos)
  • Plano de €20 passa a custar €16 com aumento de 100 para 200 GB (com 2000 minutos)
De referir que os gigas não utilizados acumulam para o mês seguintes. E o plano DIGI IlimiTodo baixa o preço de 25 para 20 euros por mês.


Para os clientes com serviço fibra associado, também há actualizações idênticas. Nos DIGI Ilimitado:
  • Plano de €5 passa de 10 a 15 GB
  • Plano de €6 passa de 20 a 30 GB
  • Plano de €8 passa a custar €13 com aumento de 50 para 100 GB
  • Plano de €10 passa a custar €16 com aumento de 100 para 200 GB

Nos planos DIGI Combo, com chamadas internacionais:
  • Plano de €3 passa de 6 a 8 GB (com 100 minutos de chamadas nacionais e internacionais)
  • Plano de €6 passa de 20 a 30 GB (com 400 minutos)
  • Plano de €8 passa de 50 para 100 GB (com 800 minutos)
  • Plano de €10 passa de 100 para 200 GB (com 2000 minutos)


Em Espanha a DIGI também oferece os serviços Fibra SMART, com velocidade de 500 Mbps a €15 por mês, ou 1 Gbps por €20; e também disponibiliza serviço de 10 Gbps em certas regiões por €25.

Por cá, a DIGI continua a ultimar preparativos, aguardando-se com grande expectativa a sua entrada em operação no mercado Português, esperando-se que venha "abanar" os preços praticados pelos demais operadores.

Wing apresenta drone de maior capacidade

17-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O novo drone da Wing da Google pode transportar cargas mais pesadas a cerca de 20 km de distância.

Os sistemas de entregas autónomos usando drones podem ter perdido um pouco de protagonismo desde que a era da AI entrou em cena, mas continuam a ser alvo de melhorias.

A divisão Wing da Google, que se dedica a este serviço, apresentou a mais recente geração dos seus drones, que agora pode transportar cargas de 2.2 kg sem sacrificar a autonomia, que é de entregas num raio de 20 km a uma velocidade de 100 km/h.

O aumento da capacidade de carga traduz-se directamente numa melhoria do serviço, permintindo a encomenda de uma maior gama de produtos e/ou quantidades, tornando-o mais versátil e útil. Tendo em conta que 30% das encomendas já necessitavam ser entregues em duas viagens, por ultrpassarem o limite de carga, este drone acaba por se tornar numa necessidade para o futuro do serviço.

O que não é previsível é que se vejam estes drones a cruzar os céus urbanos, já que continuam a ser usados maioritariamente em áreas pouco povoadas (a grande maioria das 350 mil entregas já feitas foram na Austrália). Mas, a Google tem vindo a fazer parcerias para expandir o seu uso em mais áreas, contribuindo para um futuro em que se possa fazer uma compra online que seja entregue em poucos minutos.

|