PlanetGeek

Cooler Master lança pasta térmica colorida CryoFuze 5

22-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Arriscando-se chegar a um novo pico de produtos ridículos, a Cooler Master lançou a pasta térmica colorida CryoFuze 5, que até tem direito a "AI" no nome.

A Cooler Master anuncia a CryoFuze 5 como sendo uma "AI Thermal Paste", com tecnologia "nano-diamond" e disponível em diversas cores que... ninguém irá ver.

Para quem nunca teve que mexer no interior de um PC, a pasta térmica é um composto que é utilizado para criar uma melhor ligação térmica entre um CPU ou GPU e o dissipador, tendo como objectivo preencher as micro-imperfeições das superfícies que poderiam impedir um contacto perfeito entre as peças. O objectivo é que seja um material que permita a transferência de calor da forma mais eficiente possível. Precisamente devido a isso, é algo que irá ficar escondido pelo dissipador, fazendo com que se torne completamente irrelevante ter "qualquer cor".

Adicionalmente, apesar do AI no nome e da tecnologia "diamante", a pasta fica-se por um coeficiente térmico de 12.6 W/mk, o que fica ao nível do que é esperado para este tipo de pastas térmicas, mas muito abaixo das pastas térmicas de metal líquido, que podem atingir valores superiores a 70 W/mk (mas obrigando a ter mais cuidado na aplicação por ser um material condutor, que pode provocar curto-circuitos se cair sobre outros componentes).

Pelo lado positivo, a CryoFuze 5 vem com garantia de suportar temperaturas de -50°C a 240°C, o que a torna adequada até para sistemas mais exóticos de arrefecimento - se bem que, para quem se dedicar a isso, a cor da pasta será a última coisa que poderá servir como elemento de decisão.

Likes no X vão ser privados

22-05-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O X (Twitter) vai passar a esconder os likes dos utilizadores, impedindo que outras pessoas vejam o que os outros marcaram com o "gosto".

Actualmente, todos os utilizadores têm acesso à lista de likes de outros utilizadores, sendo uma forma prática de ver conteúdos que outras pessoas acharam interessantes. No entanto, a plataforma de Musk diz que esta capacidade tem sido abusada por trolls, para perseguir pessoas que façam like a certo tipo de conteúdos e, como tal, vai tornar os likes privados. Com esta alteração, diz que os utilizadores poderão fazer like a tudo o que quiserem sem recear repercussões.

Twitter confirms they’re making likes private for all users

“Public likes are incentivizing the wrong behavior. For example, many people feel discouraged from liking content that might be ‘edgy’ in fear of retaliation from trolls, or to protect their public image”

“Soon you’ll… pic.twitter.com/Dqh6Q8Oa3J

— Culture Crave 🍿 (@CultureCrave) May 22, 2024
A medida poderá ser bem recebida por alguns, mas há também quem relembre que o X (Twitter) já disponibilizava os bookmarks, que acabam por ter precisamente um efeito idêntico ao pretendido, permitindo marcar tweets que se achem interessantes mas que ficam numa lista privada apenas acessível ao utilizador. Uma vez que muitas pessoas usam os likes para este efeito, para os marcar para os lerem mais tarde, acaba por se ficar com a funcionalidade duplicada e sem opção de partilhar publicamente os conteúdos que se considera relevantes - como a lista de likes permitia fazer.

Tendo em conta a evolução da plataforma, não será surpresa se em breve surgir uma opção que deixe que cada utilizador escolha se quer ter os likes públicos ou privados, disponível apenas para os subscritores do X pago.

iPad Pro M4 de 8GB pode ter 12GB de RAM?

21-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os novos iPad Pro OLED com M4 estão a dar que falar, desta vez por poderem ter mais RAM do que a Apple anuncia.

Os novos iPad Pro OLED marcam novo salto evolutivo face à geração anterior, mesmo se os seus ecrã OLED têm estado a gerar algumas preocupações.

Estes modelos vêm também com chips e RAM diferente dependendo dos modelos: nos iPad Pro de 256 GB e 512 GB é usado um M4 com 9-cores e 8 GB de RAM, nos iPad pro de 1 TB e 2 TB é usado um M4 com 10-cores e 16 GB de RAM. A questão é que, com os iPad Pro a terem sido desmontados, houve quem reparasse que a Apple parece estar a usar 12 GB de RAM nos modelos que deveriam trazer 8 GB.

A suspeita surge tendo por base as referências dos chips da Micron, sendo que a referência dos modelos de 16 GB coincide com os 16 GB de memória, mas os de "8 GB" estarem equipados com dois módulos de 48 Gbits, que resultam em dois chips de 6 GB para o total de 12 GB. Sendo que, nas informações do sistema, apenas são apresentados 8 GB de memória RAM utilizável.

Com isto, as teorias são muitas, sendo que uma das que parece ter mais lógica é a de que a Apple poderá não ter conseguido arranjar chips de 8 GB a tempo do início da produção e optou por usar módulos de maior capacidade, pretendendo usar 8 GB assim que conseguir (e não querendo baralhar o mercado com múltiplas versões de iPads com RAM diferenciada). De qualquer forma, este tipo de limitação artifical do hardware por software não é propriamente novo, bastando olhar para o sector automóvel, onde temos coisas como baterias limitadas por software, ou subscrições para virar as rodas. E não nos podemos esquecer de quando a Nvidia limitou os seus GPUs para reduzir o desempenho na mineração de criptomoedas.

Esperemos que não seja o início de uma tendência que comece a aplicar cada vez mais restrições artificais às capacidades reais do hardware fornecido nos produtos comprados.

Sonos lança headphones Ace

21-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Sonos apresentou os seus primeiros headphones, os Ace, que pretendem fazer frente aos Bose QC Ultra, Sony WH-1000XM5 e Apple AirPods Max.

A Sonos tinha dito que iria apresentar o produto "mais pedido pelos clientes", e isso materializou-se nos Sonos Ace, headphones wireless com cancelamento de ruído e spatial audio.

A empresa promete que estes headphones são ultra-confortáveis de usar e proporcionam a melhor experiência sonora no mercado. Anuncia também uma autonomia de "até" 30 horas, que o coloca ao nível do Sony XM5 e acima das 26 horas do modelo da Bose e 20 horas do Apple, com carregamento rápido em que bastam 3 minutos para acumular energia para 3 horas de utilização.
Veremos se têm o que é preciso para fazer frente aos modelos de referência neste segmento, mas não se pode ignorar que contam desde logo com o eventual favorecimento por parte de quem já tiver colunas Sonos em sua casa e quiser aproveitar a integração com esse ecosistema.

Os Sonos Ace ficam disponíveis a partir de 5 de Junho, com preço recomendado de 449 euros.

How to Implement PHP Performance Best Practices Using AJAX and Smart HTTP Responses

21-05-2024 | 16:55 | Manuel Lemos

By Ramesh Narayan Jangid
The performance of a PHP application is not just about how fast PHP code executes.

The way PHP processes browser requests and generates responses may have a greater influence on the overall performance of a PHP application.

Check this short article that mentions two of several best practices to improve the performance of a PHP application using AJAX and smart HTTP responses.

Notícias do dia

21-05-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apple corrige fotos zombie com iOS 17.5.1, diz que foi causado por bases de dados corrompidas; Microsoft apresenta Copilot+ PCs com ARM e AI; Scarlett Johansson chocada por uso não autorizado da sua voz no ChatGPT; análise ao Huawei Watch Fit 3; Internet perdeu 38% das páginas web da última década; e Tesla FSD tenta colidir com comboio em passagem de nível.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Novo Windows devia ser Windows 12 mas vai manter o "11"

A próxima actualização do Windows 11 vai mudar por completo alguns elementos chave e estruturais do sistema operativo, com novo compilador, kernel e scheduler. Alterações que o tornam mais eficiente e adequado para sistemas com chips ARM, mas que também marcam o fim da compatibilidade com chips x64 mais antigos que deixarão de o poder correr.

Faria todo o sentido que a MS mudasse o nome desta versão para Windows 12 tal a magnitude das alterações, mas a empresa de Richmond vai manter a designação Windows 11 - possivelmente para evitar enfrentar uma nova rampa de adesões lenta que possa prejudicar a imagem do "Windows", que voltaria à estaca zero se houvesse mudança do Windows 11 para o Windows 12. Assim, pode ir dizendo que as adesões ao Windows 11 continuam a crescer, e crescer, e crescer.


Máquinas de chips da TSMC têm mecanismo de auto-destruição

Com os EUA a proibirem o fornecimento de máquinas de produção de chips de última geração à China, a TSMC fica no centro das atenções. A TSMC é a empresa que tem estado na linha da frente na produção de chips de 3nm e 2nm, e que está num território cuja soberania é disputada pela China. Mas, em caso de invasão, a empresa diz estar preparada para inviabilizar que os invasores possam tirar partido das suas máquinas, que estão equipadas com um sistema de auto-destruição.

É pena que, em pleno século XXI, se tenha que estar a considerar este tipo de cenários, mas infelizmente há países onde a noção de "senso comum" parece não ser tão comum como se poderia imaginar, e os cenários de guerra continuam a ser um pesadelo bem real para milhões de pessoas de pessoas.


Magic Editor começa a chegar a mais utilizadores

Depois de se ter estreado nos Pixel 8 e 8 Pro, o Magic Editor da Google, que permite manipular elementos em fotos de forma quase "mágica", começa finalmente a chegar a mais dispositivos e utilizadores, começando pelos Pixel das gerações anteriores.

Ao longo dos próximos meses, o Magic Editor ficará disponível para todos no Google Photos para Android e iOS, limitado a 10 edições de imagem por mês; só os utilizadores com smartphones Pixel ou subscritores Google One Premium (2TB+) é que terão acesso a edições ilimitadas.

As seguintes ferramentas de edição no Google Photos também passarão a estar acessíveis para todos: Magic Eraser, Unblur, Sky suggestions, Color pop, HDR effect for photos & videos, Portrait blur, Portrait light, Cinematic photos, Styles in collage editor, Video effects.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O AltaVista era um dos motores de pesquisa na web mais populares na era pré-Google. Foi criado em 1995 e comprado pela Yahoo! em 2003. Foi encerrado em 2013 e passou a redireccionar os visitantes para a pesquisa do Yahoo!

Rato vertical Trust Voxx sem fios a €45

21-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os ratos verticais fazem parte daqueles periféricos estranhos que "primeiro se estranha mas depois se entranha", e neste caso é recomendável que se entranhe o mais rapidamente possível para minimizar potenciais problemas a longo prazo.

Para quem passa o dia a trabalhar com o computador e a usar um rato, a questão que se coloca é se já faz parte do grupo que sente dores no braço, ou se ainda faz parte do grupo que ainda está no caminho para lá chegar. Caso o queiram evitar, é fortemente recomendado que dêem uma hipótese a um rato vertical, que representa um dos melhores investimento de longo prazo na saúde de mãos e braços.
Este rato vertical Trust Voxx wireless está disponível por 45 euros na Amazon Espanha.

O formato pode parecer estranho, mas acreditem que faz uma diferença substancial a nível de uma utilização mais confortável, pois mantém a mão numa posição bastante mais natural (e o "aspecto estranho" é algo que deixa de se fazer notar de forma quase imediata). Considerando o valor em causa, é um preço extremamente reduzido a pagar pela prevenção de problemas futuros que poderão ser de recuperação bastante mais complicada.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Análise ao Huawei Watch Fit 3

21-05-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Huawei lançou recentemente o Watch Fit 3, a mais recente geração do seu smartwatch económico.

A Huawei tem longa tradição nos smartwatches e wearables (tendo lançado, na altura, um dos melhores smartwatches Wear OS, o Huawei Watch original) e que tem vindo a manter ao longo dos anos, com novos modelos.

O Huawei Watch Fit 3

O Huawei Watch Fit 3 vem com um ecrã AMOLED de 1.82", GPS é resistente à água, e promete entre 7 a 10 dias de autonomia. Funciona com smartphones Android e iOS através da app Huawei Health.

O relógio tem acabamentos de alta-qualidade, com braceletes com sistema de encaixe rápido. O sistema de carregamento não é wireless, usando um pequeno adaptador magnético com dois contactos, o que também lhe permite ter uma espessura relativamente reduzida (9.9 mm), contribuindo para uma bom nível de conforto ao utilizá-lo no pulso. Pontos positivos também para o sistema de ajuste automático da intensidade da luminosidade do ecrã, evitando frequentes ajustes manuais quando se alterna entre locais escuros e luminosos.

Configuração inicial

Sabendo-se o quanto a Huawei tem estado limitada no acesso aos serviços nos EUA, a utilização do Huawei Watch Fit 3 nos Android obriga a que se instale a app Huawei Health fora da Play Store. Isso pode ser feito com a instalação directa da app, ou instalando a app store App Gallery da Huawei. Nos iPhones, a app pode ser encontrada directamente na App Store da Apple.

O processo não é excessivamente complicado, mas obriga a ter ou criar uma conta Huawei que, a certo ponto, tem uma exigência que me parece ser imensamente abusiva: ter que fornecer um número de telefone. Sem isso não será possível avançar com o processo.

Em utilização

O Watch Fit 3 é bastante prático e fácil de usar, e embora não tenha ecrã always-on, conta com o sistema de ligar o ecrã de forma automática quando se movimenta o pulso para olhar para ele, e é visível mesmo sob sol intenso. Temos também acesso directo ao tracking de actividade através do botão físico lateral, e o botão rotativo aparenta ter um mecanismo de qualidade que nunca deixa dúvidas quanto à sua utilização por intermédio de feedback táctil.

Sendo eu uma pessoa que maioritariamente usa o smartwatch apenas para efeitos de tracking e não para uso mais "avançado", não me custou trocar o Apple Watch por uns dias pelo Watch Fit 3.
O modo de utilização é bastante acessível, com a maioria das coisas a ficar a um gesto de deslizar de distância. Temos também uma enorme variedade de mostradores à escolha, dos mais diversos estilos, muitos deles configuráveis ao gosto do utilizador com "complicações" que podem ser alteradas. Também de realçar que, ao contrário de outros smartwatches económicos, que por vezes se "engasgam" ao navegar pelos diferentes ecrãs, aqui tudo se passa de forma extremamente fluida e sem hesitações.
E claro que não podia faltar o sistema de análise do sono, sempre útil para se perceber se se tem dormido em condições ou se se tem estado sujeito a "interferências nocturnas" que podem afectar o nosso descanso.


Apreciação final

Este Watch Fit 3 é uma excelente opção para quem aprecia o design do Apple Watch mas procura um smartwatch (bastante) mais acessível, e que pode ser usado tanto com iPhones como com Androids. A sua autonomia também nos liberta das preocupações de carregamento diário ou de dois em dois dias - como acontece com muitos smartwatches. Como curiosidade, até temos uma funcionalidade idêntica ao do Apple Watch para "ejectar água" depois de ter sido usado em natação.

Tendo em conta que se trata de um smartwatch com preço recomendado de 159 euros, não há nada de mau a apontar (e até o podem apanhar a este preço com oferta de uns FreeBuds SE2)- além do detalhe excessivo de ser necessário ceder o número de telefone. Como tal, sai daqui com uma avalição de escaldante.

Huawei Watch Fit 3

Escaldante

Prós
  • Qualidade de construção
  • Autonomia para uma semana

Contras
  • Exigência de número de telefone para criação da conta


Huawei Watch Fit 3

Escaldante (5/5)

Microsoft apresenta Copilot+ PCs com ARM e AI

21-05-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft aposta em se manter na vanguarda da era AI, agora com novos PC Copilot+ que marcam a entrada numa nova era com AI integrado directamente no sistema.

A primeira vaga de Copilot+ PCs sinalizam aquilo que a MS pretende para o futuro do Windows, com chips capazes de funções de inteligência artificial, mínimo de 16 GB de RAM e SSDs. Demonstrando as tendências que têm existido, todos estes primeiros Copilot+ PCs vêm equipados com chips Snapdragon X Elite e Plus da Qualcomm - acabando por replicar a transição para chips ARM à semelhanda do que a Apple fez quando mudou dos chips Intel para os seus próprios chips M. Isto porque outra das exigências é ter um NPU para AI com um mínimo de 40 TOPS (trillion operations per second), coisa que nenhum dos chips actuais da Intel ou AMD é capaz de atingir (ficando-se pelos 10-16 TOPS).

Temos novos Surface Laptop e Surface Pro, a par de portáteis de diferentes parceiros (Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, Samsung), com o Surface Pro a usar um ecrã OLED HDR, ter WiFi 7, e touchpad com feedback táctil.


A nível das funcionalidades, a MS deu grande destaque ao Recall - que já está a gerar grande polémica - que monitoriza continuamente aquilo que o utilizador faz, para poder recordar aquilo que estava a fazer semanas ou meses antes com simples perguntas em linguagem natural. Algo que a MS assegura que apenas é feito localmente no próprio computador, mas tratando-se de uma empresa que nem permite desligar completamente o envio de dados de telemetria de utilização do sistema, será inevitável que este tipo de preocupação surja.

Temos também legendagem ao vivo de qualquer fonte de áudio ou vídeo, com tradução para a língua que o utilizador desejar; e melhoramento de imagens via Super Resolution AI.

Apesar de não ter tido honra de destaque neste lançamento, a Intel promete que o seu próximo chip Lunar Lake, que chegará ainda este ano, será competitivo com estes chips ARM, oferecendo ainda maior desempenho. Veremos se sim, ou se estaremos a assistir ao fim da era da Intel nos PCs (ao estilo do que aconteceu nos Macs).

Extensão tomadas inteligente Meross com WiFi a €30

21-05-2024 | 12:17 | A Minha Alegre Casinha

Quando a necessidade de automatizar tomadas aumenta, nada como recorrer a uma extensão com tomadas múltiplas inteligente WiFi, com capacidade para controlar cada tomada independentemente.

Controlar uma única tomada é algo que se pode fazer com simplicidade recorrendo a um módulo de tomada inteligente; mas no mundo real, é muito mais frequente que essa tomada esteja ligada a uma extensão com tomadas múltiplas, tal a nossa "dependência" de gadgets eléctricos. Se nalguns casos há mesmo interesse em que um único módulo desligue todos os equipamentos ligados a uma extensão, noutros casos poderá ser vantajoso ter controlo individual sobre cada um deles, e é aí que algo como esta extensão inteligente WiFi da Meross vem mesmo a calhar.
Esta extensão inteligente Meross está disponível por 30.60 euros - activar cupão de desconto de 15% - com quatro tomadas mais quatro portas USB, e podendo ser controlada através de app ou via integração com a Alexa da Amazon ou Google Home.

As quatro tomadas podem ser controladas independentemente, incluindo a programação de temporizadores, e temos ainda a "obrigatória" protecção contra sobrecargas, o que é sempre mais uma ajuda para minimizar potenciais despesas inesperadas. Torna-se, por isso, uma excelente opção para controlar remotamente múltiplos equipamentos, criar temporizações e agendamentos para cada tomada de forma independente, e muito mais.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple corrige fotos zombie com iOS 17.5.1

21-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou o iOS 17.5.1 e iPadOS 17.5.1, no qual casualmente refere ter corrigido o bug das fotos eliminadas reaparecidas após anos.

Nos últimos dias surgiram relatos perturbadores, de utilizadores com iPhones e iPads que, após fazerem a actualização para o iOS 17.5, descobriram fotos que tinham eliminado há anos. Houve até relatos de que isso também acontecia em iPhones e iPads entretanto vendidos e usados por outras pessoas, embora isso não tenha sido devidamente comprovado. Agora, a Apple, tenta fazer com que isso não seja nada de especial...

A Apple apressou-se a lançar o iOS 17.5.1 e iPadOS 17.5.1, que demonstra que tem estado atenta a estes relatos, onde refere:
"This update provides important bug fixes and addresses a rare issue where photos that experienced database corruption could reappear in the Photos library even if they were deleted."
Ou seja, a Apple atribui este regresso das fotos eliminadas a um raro caso de corrupção da base de dados. Uma explicação que é tecnicamente plausível e viável, mas que acaba por dar qualquer tipo de garantia ou segurança aos utilizadores, que podem muito começar a interrogar-se: se existe um bug que pode fazer com que fotos expressamente eliminadas continuem a existir e a poder ser recuperadas após anos, que outros tipos de bugs poderão existir relativamente a tudo o resto? Afinal, se a Apple não consegue garantir que uma foto eliminada é efectivamente eliminada...

Há também relatos de que este tipo de coisas não se limita às fotos, afectando também mensagens de voz e outras coisas. Talvez à medida que mais coisas reapareçam após vários anos, a Apple apresente uma explicação mais "humana" que tente recuperar a confiança dos seus utilizadores.

iFixit desmonta novo iPad Pro OLED e Pencil Pro

21-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Já podemos ver o novo iPad Pro OLED por dentro, e ficar a conhecer os segredos da sua reduzida espessura.

O site iFixit já tem tradição de desmontar todos os novos dispositivos lançados no mercado, e o novo iPad Pro da Apple não é excepção.

O iPad Pro OLED M4 é o mais fino de sempre, e agora podemos ver como é por dentro. No entanto, continua a não ser uma operação muito recomendável para os utilizadores finais, apesar da Apple ter facilitado um pouco a troca de bateria com fitas adesivas de puxar.

No Apple Pencil Pro não há muito a dizer ou fazer, a não ser apreciar o hardware adicional, com giroscópio que permite detectar a rotação (usada para as ferramentas virtuais e até para projectar uma sombra 3D simulada), e sistema de vibração para feedback táctil.


De notar que, embora a Apple tenha optado por ecrãs stacked OLED com maior longevidade e luminosidade, têm surgido relatos de que estes ecrãs produzem imagem com "grão", situação que ainda não teve qualquer explicação por parte da Apple.

Ganha um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh

21-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Sempre prático para todas as ocasiões, este powerbank permite prolongar a tranquilidade de utilizar um smartphone (ou outros equipamentos electrónicos) longe de uma tomada e carregador. No caso deste Bogseth de 10000 mAh, serve de backup compacto que pode recarregar um smartphone várias vezes, esticando a sua autonomia enquanto se está longe de uma tomada ou porta USB.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Scarlett Johansson chocada por uso não autorizado da sua voz no ChatGPT

21-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Scarlett Johansson diz que a OpenAI a contactou para usar a sua voz no ChatGPT, e que acabou por ser usada mesmo após não ter dado a sua autorização.

A OpenAI volta a dar que falar, desta vez com as revelações de Scarlett Johansson, que diz que a OpenAI replicou a sua voz para o mais recente assistente GPT-4o apesar de não o ter permitido.

Não é segredo que Sam Altman tem usado o filme "Her" como referência para as capacidades do que deseja fazer com os modelos AI da OpenAI, e isso fica ainda mais reforçado por ter tentado licenciar, sem sucesso, a voz da actriz. Mas, mesmo sem essa autorização, a OpenAI fez a demonstração do GPT-4o com uma voz "Sky" que é bastante semelhante, que deixou Scarlett Johansson chocada e enfurecida.

A OpenAI suspendeu o uso desta voz no ChatGPT por "respeito" à actriz, mas diz que esta voz foi criada antes até de ter iniciado conversações com ela, usando uma pessoa contratada para o efeito.

A verdade é que, por muito penoso que possa ser para as celebridades, acaba por ser sempre possível encontrar outras pessoas com vozes idênticas, e será praticamente impossível que se possa impedir a sua utilização. Pelo que, tudo acabará por ser uma decisão da empresa querer manter boas relações, ou não, com as pessoas que essas vozes evocam.

De qualquer forma, mesmo que oficialmente não ofereçam vozes famosas, não demorará muito tempo para que os modelos AI possam ter vozes ao gosto dos utilizadores, bastando dar-lhes algumas amostras que poderão ser facilmente obtidas de filmes, músicas, entrevistas, etc.

HMD lança Pulse+ Business Edition com suporte prolongado

21-05-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A HMD tenta cativar o mercado empresarial com o Pulse+ Business Edition, smartphone com suporte prolongado a nível de software e hardware.

O Pulse+ Business Edition é uma proposta curiosa da HMD. O smartphone em si é em tudo idêntico ao Pulse+ disponível para o público em geral, mas sendo fornecido com 3 anos de garantia e 5 anos de actualizações de segurança (o modelo para o público só assegura três anos de actualizações de segurança). No entanto, a nível de actualizações de sistema continua a só oferecer só dois anos de actualizações, tal como o modelo para os consumidores.

Adicionalmente, e sabendo-se que uma empresa estará menos predisposta a desperdiçar tempo em caso de necessidade de assistência, a HMD oferece uma gama de peças de substituição - a custo surpreendentemente acessível - para que o departamento técnico das empresas possa tratar das reparações mais comuns: baterias a €20, fichas USB a €15, painéis traseiros a €3, ecrãs a €40.
Para quem não quiser a responsabilidade de lidar com estas reparações, tem à disposição o serviço Door to Door Care DHL Express, que trata da recolha, reparação e rápida devolução após a intervenção.

O HMD Pulse+ Business Edition custa €200 na versão 6+128 GB (a versão para o público começa nos €160 na versão 4+128 GB). O smartphone cumpre com as recomendações Android Enterprise a nível de segurança, e os dados remotos são guardados na Google Cloud Platform na UE, cumprindo os requisitos do RGPD / GDPR).

Tesla FSD tenta colidir com comboio em passagem de nível

20-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Há novo caso de um acidente com FSD que tem gerado polémica, com o carro a ter tentado atravessar uma passagem de nível enquanto um comboio estava a passar.

O vídeo foi publicado por uma pessoa que diz ter o seu Tesla há menos de um ano, e que nos últimos seis meses é a segunda vez em que isto acontece, com o FSD a tentar atravessar a passagem de nível com o comboio a passar. Desta vez, o resultado foi uma manobra de emergência que resultou em danos substanciais no carro - ainda assim, menos do que certamente teria sofrido caso se enfiasse debaixo do comboio.

Cameras are good enough for FSD - Elon Musk.

Unless you don't want to get hit by a train.

"I have owned my Tesla for less than a year, and within the last six months, it has twice attempted to drive directly into a passing train while in FSD mode. The most recent incident… pic.twitter.com/XAQccItBYw

— Artem Russakovskii (@ArtemR) May 19, 2024

Não demorou a surgir o tradicional exército de opositores e defensores da Tesla, tornado a questão numa nova batalha campal. Desde os que duvidam de que o modo FSD estava activado, aos que atiram a culpa para o condutor, de que deveria estar atento e assumido o controlo atempadamente para parar em segurança. O que é certo é que, a confirmar-se que de facto o modo FSD estava activado, fica demonstrado os perigos de passar a imagem de que o FSD é "excelente" ao ponto de nem necessitar a intervenção do condutor durante minutos / horas / dias / meses.

Sem dúvida que todos apreciam um FSD que facilite a vida ao condutor, no entanto, e até prova em contrário, há que tratá-lo como um condutor virtual psicopático, que a qualquer momento pode querer auto-destruir-se e levar consigo todos os ocupantes do veículo.

Internet perdeu 38% das páginas web da última década

20-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Um estudo da Pew Reserch revela um cenário desolador, em que 38% das páginas web que existiam em 2013 deixaram de estar acessíveis na última década.

Diz que algo que chegue à internet nunca mais poderá ser apagado, mas isso não significa que seja fácil dar com as coisas que se procuram. Quem tentar visitar um link publicado em 2013 tem muitas boas (más?) probabilidades de descobrir que a página já não existe. Foi essa a conclusão de um estudo, que descobriu que 38% de links aleatórios dessa altura já não funcionam.

Por um lado, é fácil de explicar: os sites podem ter sido simplesmente abandonados, e desaparecem assim que se deixar de pagar a conta do domínio ou alojamento; outros podem ter sofrido uma alteração da plataforma, alterando os links das suas páginas. No entanto, o efeito é o mesmo: são links que não irão dar a lado nenhum quando alguém clicar neles.
Isto vem revelar a importância de projectos como o Internet Archive que se dedicam a enorme esforço de preservação da web e de outros conteúdos digitais.

Tudo o que vai parar à internet pode durar para sempre, mas é preciso haver alguém que se preocupe em assegurar que tal acontece.

How to Develop a PHP CRUD App with a MVC Framework Optimized for Implementing CRUD Web Pages

20-05-2024 | 16:34 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
A CRUD page allows Web application users to perform common operations to create, retrieve, update, and delete records of relevant information usually stored in a database, for instance, the records of blog articles.

One common way to implement CRUD applications is to use MVC frameworks. These frameworks use controllers to process the user-requested actions and model classes to perform operations on the database records.

This package implements an MVC framework specialized in performing CRUD operations. It provides a specific controller class that can check and process the values of request parameters that specify the actions and details of the CRUD operations that other controllers implement.

Notícias do dia

20-05-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Meteorito iluminou céu nocturno em Portugal; iPad Pro OLED com queixas de "grão" no ecrã; Tesla oferece carregamentos ilimitados por $15 no Texas; Apple não deixa developers testarem browsers alternativos fora da UE; Apple Pencil Pro usa sombras virtuais 3D; assistente de chamadas AI da Google gera preocupações de privacidade; e iPhones bloqueados por estranhos após login com contas Apple alternativas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

Reino Unido com carros autónomos em 2026

O Reino Unido está prestes a aprovar legislação no sentido de permitir sistemas de condução autónoma que permitam carros sem condutor nas suas estradas a partir de 2026.

A legislação não só possibilitaria coisas como os táxis sem condutor da Waymo, como também sistemas "FSD" totalmente autónomos (como o que a Tesla tanto tem prometido ao longo dos anos). No entanto, uma coisa que esta legislação exige, é que estes sistemas têm que ter uma entidade sobre a qual recai toda a responsabilidade em caso de acidentes, que poderá ser o fabricante do veículo ou empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema. No entanto, não é algo que deva abranger a Tesla, que deverá ficar-se pelo seu "FSD Supervisionado" que exige que o condutor mantenha atenção permanente e continue a ser o responsável por tudo o que o FSD fizer.


Novos AirTag da Apple em 2025

Os localizadores AirTag da Apple têm permanecido inalterados desde o seu lançamento, mas deverão ter direito a uma actualização no próximo ano. As primeiras indicações apontavam para que a Apple iniciasse a produção no último trimestre de 2024, mas agora isso parece ter passado para os trimestres seguintes, levando ao ajuste da data de lançamento para meio de 2025.

Não se sabe ainda quais serão as novidades, sendo de esperar que parte significativa seja feita a nível do software, com integração com os óculos Vision Pro para mais fácil localização ou a nível de permitir a sua utililzação para interacção com objectivos reais/virtuais.


LG cancela óculos XR da Meta

A parceira entre a Meta e LG parece estar a passar por um mau bocado. As empresas deveriam cooperar para a produção de uns óculos XR que pudesse fazer frente aos Vision Pro da Apple, que deveria ter lançamento no próximo ano, mas as últimas informações dizem que agora isso já não irá acontecer.

Aparentemente terão surgido diferenças significativas de opinião sobre a forma como o projecto deveria avançar, e isto parece sinalizar que basicamente se voltou ao ponto de partida, com a LG a procurar outros parceiros, como a Amazon. A Apple certamente agradecerá, já que com estes atrasos, poderá já ter lançado uma ou duas gerações de novos Vision Pro e variantes mais económicas (isto, se o mercado realmente demonstrar interesse nestes produtos, coisa que ainda está por demonstrar) aproveitando estes desentendimentos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Embora impraticável e impossível de dirigir, o primeiro quadcóptero foi inventado em 1907 pelos irmãos Jacques e Louis Bréguet.

Extensão tomadas inteligente Meross com WiFi a €30

20-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quando a necessidade de automatizar tomadas aumenta, nada como recorrer a uma extensão com tomadas múltiplas inteligente WiFi, com capacidade para controlar cada tomada independentemente.

Controlar uma única tomada é algo que se pode fazer com simplicidade recorrendo a um módulo de tomada inteligente; mas no mundo real, é muito mais frequente que essa tomada esteja ligada a uma extensão com tomadas múltiplas, tal a nossa "dependência" de gadgets eléctricos. Se nalguns casos há mesmo interesse em que um único módulo desligue todos os equipamentos ligados a uma extensão, noutros casos poderá ser vantajoso ter controlo individual sobre cada um deles, e é aí que algo como esta extensão inteligente WiFi da Meross vem mesmo a calhar.
Esta extensão inteligente Meross está disponível por 30.60 euros - activar cupão de desconto de 15% - com quatro tomadas mais quatro portas USB, e podendo ser controlada através de app ou via integração com a Alexa da Amazon ou Google Home.

As quatro tomadas podem ser controladas independentemente, incluindo a programação de temporizadores, e temos ainda a "obrigatória" protecção contra sobrecargas, o que é sempre mais uma ajuda para minimizar potenciais despesas inesperadas. Torna-se, por isso, uma excelente opção para controlar remotamente múltiplos equipamentos, criar temporizações e agendamentos para cada tomada de forma independente, e muito mais.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|