PlanetGeek

Tesla promove Model 3 Performance

19-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla lançou um curto vídeo promocional onde destaca as principais novidades do novo Model 3 Performance.

A Testla não tem por hábito fazer promoção publicitária tradicional (até porque recentemente despediu toda a equipa), mas vai lançando alguns vídeos "de bastidores" que também servem de promoção e são muito apreciados pelos fãs. Desta vez, temos um vídeo que detalha os principais destaques do novo Model 3 Performance.

O carro tem algumas subtis alterações aerodinâmicas, a par de novas jantes de 20" e pneus, travões melhorados, e também bancos desportivos com maior apoio lateral. Outra das estreias é, pela primeira vez, a Tesla aplicar uma suspensão adaptativa na gama Model 3, permitindo maximizar o conforto e o desempenho dependendo das necessidades.

Designing the new Model 3 Performance

Deliveries start now pic.twitter.com/M5ZjyLcFsw

— Tesla (@Tesla) May 18, 2024


O Model 3 Performance anuncia uma autonomia WLTP de 528 km, aceleração de 0 a 100 km/h em 3.1 segundos, e velocidade máxima de 262 km/h. Em Portugal, está disponível com preço a começar nos 55.990 euros com entrega estimada em poucas semanas.

Sonda BepiColombo da ESA pode não chegar a Mercúrio

19-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Um problema no sistema de propulsão pode fazer com que a BepiColombo, a primeira sonda europeia destinada a Mercúrio, não consiga cumprir a missão.

A BepiColombo é uma missão da agência espacial europeia ESA em parceria com a agência espacial japonesa JAXA, que foi lançada em Outubro de 2018 com destino a Mercúrio, o planeta mais próximo do sol, onde deveria chegar em Dezembro de 2025. No entanto, problemas no sistema de propulsão solar-eléctrica podem impedir que esse objectivo seja atingido.

A propulsão não obteve energia suficiente durante uma manobra a 26 de Abril, com os responsáveis da missão a terem conseguido restaurar o impulso a 90% do valor que deveria ter durante as semanas seguintes. Agora, a dúvida é saber se este nível de desempenho será suficiente para permitir que a sonda entre em órbita do planeta Mercúrio. Por agora, a missão tem mais algum tempo para rever os seus cálculos e possíveis alternativas, já que estes 90% serão suficientes para realizar a próxima manobra prevista para Setembro deste ano, a primeira de três passagens "rasantes" por mercúrio para a abrandar. Quanto às manobras seguintes, será preciso aguardar para ver.

O módulo principal transporta duas sondas, a Mercury Planetary Orbiter (MPO) da ESA e a Mercury Magnetospheric Orbiter (MMO) da JAXA, que permitiriam recolher informação detalhada sobre Mercúrio e o seu campo magnético duramente fustigado pela proximidade da nossa estrela.

Meteorito ilumina céu nocturno em Portugal

19-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Durante esta noite, milhares de portugueses tiveram direito a ver um meteorito ultra-brilhante no céu nocturno.

Não é incomum que o nosso planeta seja atingido por meteoritos - que, na sua grande maioria, se desintegram na atmosfera - produzindo aquilo que normalmente se designa por "estrelas cadentes". Mas, ocasionalmente, temos alguns que resultam num espectáculo visual mais impressionante.

Foi precisamente o que aconteceu esta noite, com um meteorito (ou pedaço de um cometa), que gerou um clarão azul-esverdeado de grande intensidade que iluminou o céu na Península Ibérica.

BREAKING 🚨: Large meteor seen streaking across the sky in Portugal pic.twitter.com/7I6cyCx4l3

— Latest in space (@latestinspace) May 19, 2024

Here’s another view! pic.twitter.com/jevje4zPdZ

— Sarah Smith (@Defundmedianow) May 19, 2024

Brutal!!!!!!! ☄️
Conseguimos ver o meteoro a atravessar a atmosfera!
Porto, Portugal 🇵🇹 pic.twitter.com/2LsaZ4Tnfc

— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) May 18, 2024

Se precisavam de uma justificação para terem uma câmara apontada para o céu a tempo inteiro... eis a desculpa que procuravam. :)

Bug das fotos "zombie" do iOS 17.5 afecta iPhones e iPads apagados e vendidos?

18-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O caso das fotos eliminadas que reapareceram com o iOS 17.5 torna-se ainda mais intrigante, fazendo surgir essas fotos em iPhones e iPads já vendidos a outras pessoas.

Com o lançamento do iOS 17.5 começaram a surgir estranhos relatos, de que fotografias eliminadas há anos voltavam a surgir na galeria de fotos. Se isso já era suficientemente preocupante, levantando questões sobre como é que a Apple ainda teria, algures, guardado essas fotos supostamente eliminadas, durante anos - agora a coisa torna-se exponencialmente pior.

Se ver as fotos ressurgirem na própria conta poderia fazer suspeitar de algum qualquer bug na iCloud, que não tivesse eliminado devidamente as fotos e as estivesse a sincronizar novamente; torna-se muito mais difícil explicar como é que as fotos eliminadas estejam também a ressurgir em dispositivos que foram completamente apagados e vendidos, com os novos donos, com contas Apple totalmente distintas, a verem surgir as fotos eliminadas dos antigos donos!

Já foram avançadas explicações de que tal se deveria às fotos terem ficado na memória flash dos dispositivos, e estariam de algum modo a serem recuperadas ao estilo dos processos de recuperação de fotos de cartões de memória apagados, mas isso não será credível considerando que a Apple usa o armazenamento encriptado, e um novo utilizador com uma conta diferente, nunca deveria conseguir a essa informação.

Há enorme curiosidade (e preocupação) para saber o que a Apple irá dizer sobre estas acusações, sendo que não se pode esquecer que - tendo em conta o reduzido número de relatos - possa não haver qualquer problema real e ser apenas algo causado por erro dos próprios utilizadores.


Actualização: o acusador deste último incidente apagou a publicação no Reddit sem qualquer explicação adicional, levantando sérias dúvidas sobre a sua credibilidade.

Waabi partilha as dificuldades da condução autónoma

18-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Waabi é uma empresa que se dedica aos sistemas de condução autónomos para camiões, e cuja fundadora partilha as muitas dificuldades técnicas para atingir este objectivo.

Raquel Urtasun é a fundadora e CEO da Waabi, empresa que tem usado os sistemas da Nvidia para criar um condutor virtual AI que pode conduzir camiões. Graças a isso, apresentou uma sessão técnica detalhada na Nvidia GTC sobre as dificuldades e soluções desenvolvidas.
Apesar de longa (50 minutos), torna-se extremamente interessante para todos os que se interessam pelas tecnologias de condução autónoma, que mesmo com (muitos) anos de atraso, se vão aproximando dos consumidores.


Drone DJI Mini 3 a €375

18-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os quadcopters da DJI são considerados a referência no segmento, e temos a oportunidade de apanhar um Mini 3 a preço bastante tentador.

Quem já se aventurou no mundo dos drones de baixo custo e ficou desapontado pela dificuldade em controlá-los, poderá estar dispostos a dar o salto para um segmento superior, onde esse controlo é feito da forma que imaginava que fosse feito - sem que o drone esteja constantemente a "lutar" contra o utilizador. É isso mesmo que se sente nos modelos mais económicos da DJI, e ainda de melhor forma neste Mini 3 que fica agora disponível a um preço irresistível.
Este DJI Mini 3 está disponível por apenas 375 euros com envio da Amazon Espanha. Está também disponível com o DJI RC, controlador com ecrã, por 507 euros.

Há alguns anos rendi-me à promoção do DJI Spark e fiquei maravilhado a todos os níveis, ficando apenas com pena de não trazer o controlador dedicado (o que o limita ao alcance WiFi do smartphone), tendo depois feito a actualização para um Mini 2. Neste caso, este Mini 3 já resolve isso com o controlador incluído, permitindo controlá-lo a até 10 km de distância - o que me arrisco a dizer que será bastante assustador (mesmo a umas centenas de metros já dá "medo"! :)

Os 38 minutos de autonomia são também um dos pontos fortes, assim como a câmara 4K com gimbal de estabilização. Quem desejar mais, pode optar pelo pack Fly More, com mais baterias, carregador, mais hélices de substituição e bolsa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple não deixa developers testarem browsers alternativos fora da UE

18-05-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

As obtusas restrições da Apple fazem com que nem os developers consigam testar browsers alternativos em iPhones e iPads se não estiverem fisicamente na Europa.

Com as exigências do DMA (Digital Markets Act) europeu, a Apple foi forçada a abrir a plataforma iOS e iPadOS a app stores alternativas, instalação directa de apps a partir da web, e também de permitir a existência de browsers realmente alternativos - sendo que até agora todos os browsers nestes dispositivos tinham obrigatoriamente que usar o mesmo motor WebKit usado pelo Safari do sistema. Só que, a Apple tem feito todos os esforços para complicar a implementação destas exigências, e isso faz-se sentir não só para os consumidores como também para os developers.

Enquanto os utilizadores têm que enfrentar ecrãs e mais ecrãs de confirmação cheios de avisos assustadores (e arriscando-se a perder todas as compras em app stores alternativas se as desinstalarem e tentarem voltar a reinstalar), do lado dos developers as coisas não são mais simples, sendo que os developers fora da Europa nem sequer poderão testar os ditos browsers alternativo em iPhones e iPads.

Isto porque a Apple só permite a instalação de app stores alternativas, e dos browsers com motores diferentes do WebKit, em dispositivos com contas da UE que estejam fisicamente na UE (permitindo que continuam a funcionar se saírem da UE, mas apenas por um "curto período de tempo" que não especificou). Isto limita os developers a criarem os browsers usando os simuladores de iPhone e iPad, mas que não substitui os testes em dispositivos reais.

ChatGPT 4o resolve mistério de caixote de lixo desaparecido

18-05-2024 | 12:47 | A Minha Alegre Casinha

Num verdadeiro caso prático de utilização de AI, um dos nossos leitores recorreu ao GhatGPT-4o para tentar resolver um mistério.

O GPT-4o foi lançado há poucos dias e está disponível gratuitamente para todos os utilizadores através do ChatGPT, e é um modelo AI multimodal que pode lidar com texto, imagens e som. Um dos nossos leitores de longa data deparou-se com a ingrata situação de ver o seu caixote de lixo desaparecer, e decidiu pôr à prova este novo modelo, pedindo-lhe para analisar o vídeo da sua câmara de segurança.

O resultado do ChatGPT-4o foi o seguinte:

Claro! Aqui está a descrição em português (PT-PT):
1. **Primeira Frame**: A cena parece ser no exterior, possivelmente perto de uma área residencial. Há um caixote do lixo visível.
2. **Segunda Frame**: O caixote ainda está à vista, e há um camião do lixo nas proximidades, sugerindo que é hora da recolha do lixo.
3. **Terceira Frame**: O braço mecânico ou elevador do camião do lixo está a interagir com o caixote, possivelmente a levantá-lo para esvaziar o conteúdo no camião.
4. **Quarta Frame**: O caixote está a ser levantado ou inclinado pelo mecanismo do camião.
5. **Quinta Frame**: O caixote do lixo já não é visível, implicando que pode ter sido acidentalmente levado para dentro do camião junto com o lixo.

Com base nesta sequência, parece que o processo de recolha de lixo correu mal, resultando no caixote do lixo inteiro sendo levado pelo camião, em vez de apenas o lixo. Isto provavelmente está alinhado com a sua observação sobre o caixote do lixo ter sido acidentalmente despejado.

Se precisar de uma análise mais detalhada ou de destacar frames específicos, por favor, avise!


A análise, por si só, já é suficientemente impressionante. Mas o que a torna ainda mais impressionante é ver o vídeo a partir do qual foi conseguida esta conclusão:
Trata-se de um vídeo que se foca principalmente na entrada da casa (como será conveniente), e onde o "acontecimento" decorre numa secção extremamente reduzida da imagem!

É incrível ver que este tipo de coisa é possível, hoje mesmo, com tecnologia acessível gratuitamente! Quem arrisca imaginar o que mais será possível fazer-se com AI daqui por uma década?


Agradecimento ao Diogo por ter autorizado a partilha desta experiência com o ChatGPT-4o. :)

BYD Seal U já disponível para encomenda em Portugal

18-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O BYD SEAL U já está disponível em pré-venda em Portugal, com preço a começar nos 45 mil euros e entregas prometidas para Julho.

O mais recente modelo Seal U da BYD, caracterizada pela inspiração marítima, apresenta uma atraente frente em forma de X com um design arredondado. As suas proporções equilibradas continuam na lateral, onde a poderosa linha de cintura superior se estende desde os faróis dianteiros aos traseiros. O design de corpo largo da parte traseira complementa o design da face dianteira curva, resultando numa estética harmoniosa e bem proporcionada.

Com uma autonomia tranquilizante de até 674 km (WLTP urbano-combinado), carregamento rápido dos 30% aos 80% em 27 minutos, tecnologia Vehicle to Load (V2L) que permite o carregamento de dispositivos externos, e baixo consumo de energia alcançado graças à Blade Battery de até 87 kWh e à sua configuração de transmissão eléctrica 8 em 1 altamente eficiente, o BYD SEAL U garante o máximo conforto, practicidade e eficiência em todas as viagens.
Este novo SUV Familiar do segmento D conta também com equipamento premium de série, e ainda com a tecnologia de veículos eléctricos da BYD. Além disso, beneficia de uma estrutura de segurança de carroçaria exclusiva para veículos 100% eléctricos, a e-Platform 3.0, que permitiu ao BYD SEAL U alcançar uma classificação máxima de 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP.

O BYD SEAL U chega ao mercado português em Julho de 2024 e estará disponível em duas versões, Design e Comfort, com preços a partir de 45.790 €. Os interessados devem preencher o formulário disponível na página de campanha do veículo e efectuar o pagamento de um sinal no valor de 500€, que será deduzido no momento de pagamento da viatura. Até 15 de Junho de 2024, ao efectuar a reserva do novo SUV 100% eléctrico da BYD, a marca oferece 3 anos de manutenção para a versão BYD SEAL U Design.

[Pela Estrada Fora]

Rede Mobi.E com 448 mil carregamentos em Abril

18-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O número de carregamentos de carros eléctricos continua a subir, com o mês de Abril a ter registado mais 66% do que no ano anterior.

No mês de Abril, foram registados 448 mil carregamentos, o que representa uma subida de 66% face ao mesmo mês de 2023. Ao nível dos consumos de energia, atingiram practicamente os 9 milhões de kWh, um aumento de 80% em comparação com o período homólogo.

O contínuo crescimento da rede é um dos principais factores que contribui para estes números, uma vez que tem acompanhado o incremento do parque de viaturas eléctricas. Em Abril, integravam a rede Mobi.E cerca de 4.750 postos de acesso público, com um total de cerca de 8.380 pontos de carregamento. Outro dado relevante é a potência da rede, que superava os 261.000 kW, cerca de 4% acima do objectivo proposto no regulamento europeu “Alternative Fuel Infrastructure” Regulation” (AFIR). No final de Abril, cerca de 1.730 postos de carregamento eram rápidos ou ultrarrápidos, o que representa 36% do total da rede.

Nos primeiros quatro meses do ano, cerca de 132.500 utilizadores distintos carregaram os seus veículos na rede Mobi.E, o que representa um crescimento de cerca de 66% face ao período homólogo. Em média, neste primeiro quadrimestre, cada utilizador efetuou 13 carregamentos na rede Mobi.E.

Quanto ao impacto da rede Mobi.E no ambiente, de Janeiro a Abril foram poupadas mais de 27 mil toneladas de CO2. Seriam necessárias mais de 468 mil árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono. Existem actualmente 90 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas 122 tomadas, em média.
Estas e outras informações estão disponível no portal MOBI.Data.

[Pela Estrada Fora]

Volvo bate recordes em Portugal em Abril

18-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Volvo tem tido excelentes resultados no nosso país, e voltou a bater recordes no mês de Abril.

A Volvo Car Portugal apresentou em Abril novos resultados históricos, tendo registado vários recordes:
  • Melhor registo mensal de sempre em matrículas (720 unidades);
  • Melhor quota de mercado mensal de sempre (4.15%);
  • Melhor quota de mercado de sempre YTD a Abril;
  • 3ª marca mais vendida em Portugal no segmento dos modelos eléctricos (YTD);
  • 3ª marca mais vendida em Portugal no segmento dos modelos plug-in (YTD).
A popularidade da gama de modelos electrificados da Volvo tem vindo a crescer de forma sustentada em Portugal. Portugal é mesmo uma referência para a marca sueca em relação a outros mercados, apresentando taxas de electrificação muito superiores à média mundial.

O EX30, a mais recente novidade da marca sueca e também o mais pequeno SUV de sempre da Volvo, tem vindo a conquistar os portugueses. Este novo modelo está a bater vários recordes tendo-se tornado no automóvel com maior volume de sempre em pré-encomendas da Volvo em Portugal. O novo EX30 tem vindo a atrair faixas etárias mais jovens e a trazer novos clientes para a marca que vêem no EX30 o seu primeiro Volvo de sempre.

O EX30 será a estrela principal do Volvo Electric Drive Tour, um roadshow que passará por várias cidades portuguesas durante os meses de Maio e Junho permitindo uma experiência directa com este veículo eléctrico. Mais informação em Volvo Electric Drive Tour.


[Pela Estrada Fora]

Assistente de chamadas da Google gera preocupações de privacidade

17-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google apresentou um assistente AI que pode escutar as chamadas em tempo real e alertar o utilizador para burlas, mas que está a gerar enormes preocupações quanto às possibilidades de ser usada de forma abusiva.

No Google I/O 2024 a Google apresentou uma enormidade de novos serviços e ferramentas AI, e entre elas estava uma funcionalidade apresentada como sendo de benefício para os utilizadores: um assistente AI capaz de escutar as conversas telefónicas e de avisar o utilizador sempre que fosse detectada actividade suspeita, como ceder dados de acesso a contas bancárias ou pedidos para efectuar uma transferência de dinheiro.

Sem dúvida que o sistema será útil, o problema é que este mesmo sistema pode facilmente ser adaptado para se tornar numa ferramenta de espionagem permanente sobre os cidadãos.
Se por agora o sistema detecta potenciais situações de burla, não seria difícil adaptar o modelo para detectar qualquer outro tipo de conversa: como conversa sobre abortos, homossexualidade, religião, política, drogas, etc. E o facto da Google assegurar a "privacidade" dos dados dizendo que o modelo funciona inteiramente no dispositivo sem envio de dados para a cloud, em nada serve de protecção aos utilizadores em regiões em que a Google tenha que seguir a legislação local, que poderia exigir que reportasse todos os utilizadores envolvidos nos tipos de conversas indesejadas.

De resto, já sabemos como é que processos deste tipo decorrem. Inicialmente seria dito que apenas seriam detectadas conversas sobre terrorismo ou abuso de menores, e quando isso se tornasse "comum", expandindo-se a outros tópicos ao gosto de cada governo ou regime.

Android 15 com vibração adaptativa nos Pixel

17-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os smartphones Pixel vão poder usufruir de intensidade de vibração adaptativa com a chegada do Android 15.

Quem já tiver apanhado um susto pelo barulho causado pela vibração do seu smartphone numa mesa de vidro - ou, em casos extremos, podendo até fazer com que o smartphone deslizasse e fosse parar ao chão - vai apreciar este ajuste que a Google está a preparar.

Com o Android 15, os Pixel passam a ter uma opção Adaptive Vibration que ajusta a intensidade da vibração em função do local em que estão. Para isso, a Google usa o microfone e outros sensores, para tentar garantir que a vibração produz um nível audível mas que não se torne excessivo ou, no outro extremo da escala, imperceptível.
Por altura do lançamento o Pixel 7a a Google já tinha lançado uma opção "Adaptive alert vibration", mas que se limitava a reduzir a intensidade da vibração no caso do smartphone estar pousado horizontalmente com o ecrã virado para cima, e que funciona de forma independente deste novo sistema.

Agora só falta a Google continuar a apostar nestas definições adaptativas, sendo que não acredito como é que, passados todos estes anos, ainda não existe uma opção de volume adaptativo que se ajuste automaticamente em função do nível de ruído ambiente - especialmente para uso no automóvel.

Notícias do dia

17-05-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Twitter passa a X; Thunderbolt Share vai facilitar ligação de dois computadores, funcionando até como KVM; iOS 18 com eye tracking, atalhos por voz e anti-enjoo; iPad Pro OLED com mais ajuste de ângulos na capa magnética; e Android reforça protecções anti-roubo, incluindo a detecção de alguém que agarre um smartphone e fuja a correr.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

Google Wallet vai suportar cartões genéricos

A Google vai finalmente actualizar a sua Google Wallet de modo a acomodar cartões tradicionais. Até agora o Google Wallet apenas permitia adicionar cartões e bilhetes digitais que tivessem um QR Code compatível, fazendo com que os utilizadores tivessem que manter na carteira física coisas como cartões de fidelização de lojas, cartões de ginásio, bilhetes de eventos, e outros - ou, quando possível, tirar-lhes uma foto e mantendo-os noutro local, obrigando a essa gestão adicional.

Mas, os utilizadores poderão em breve adicionar todo o tipo de cartões ao Google Wallet, o que simplificará o processo de manter estes items todos no mesmo local e com mais fácil acesso. Era algo que a Google deveria ter implementado logo desde o início da Google Wallet, mas que mais vale ter chegado tarde do que nunca.


TikTok testa vídeos de 60 minutos

O TikTok está a testar vídeos de 60 minutos, com o objetivo de competir diretamente com o YouTube. Atualmente, esta funcionalidade está disponível apenas para um grupo limitado de utilizadores em certas regiões, sem revelar se/quando será expandida. A empresa refere que muitos criadores desejam mais tempo para conteúdos detalhados, como demonstrações de culinária, tutoriais de beleza e aulas educativas, que actualmente têm ficado limitadas pelo tempo máximo dos vídeos actuais.

A nova funcionalidade também pode alterar a forma como as redes de TV utilizam o TikTok. O ano passado, a Peacock dividiu o primeiro episódio de "Killing It" em cinco partes para poder exibi-lo no TikTok. Com uploads de 60 minutos as redes poderiam publicar episódios completos sem terem que recorrer a esse tipo de coisas. O TikTok tem vindo a melhorar a experiência de visualização para conteúdos mais longos, testando funcionalidades como o modo de ecrã inteiro horizontal, podendo tornar-se numa alternativa real ao YouTube (que tem seguido o caminho inverso, de apostar nos Shorts com vídeos verticais de curta duracção).


Google não vai lançar Chrome OS em Android

Depois de ter demonstrado um smartphone Pixel a correr ChromeOS, a Google veio esclarecer que foi apenas uma demonstração técnica e que não deve ser vista como qualquer indicação de que existe essa intenção. O objectivo era apenas mostrar como o sistema de virtualização do Android possibilita correr todo o tipo de coisas num ambiente seguro e isolado, tendo sido escolhido o Chrome OS.

No entanto, a porta não fica totalmente fechada, com Sameer Samat, presidente da divisão Android Ecosystem, a dizer que nunca se sabe o que o futuro irá trazer, e que muitos projectos na Google que começaram com "brincadeiras" deste tipo e depois evoluem para coisas sérias. (Infelizmente também sabemos a longa tradição da Google em matar serviços e projectos, mesmo quando vão contra os desejos dos utilizadores - cof, cof, Google Reader!)


Apple patenteia nova ficha

Apesar de ter sido obrigada a usar a ficha USB-C nos iPhones (depois de o ter feito por iniciativa própria, anos antes, nos iPads) a Apple não pára de criar fichas proprietárias. Uma patente revela uma nova ficha, ao estilo da ficha Lightning mas de formato curvo, e com capacidade de poder ser bloqueada fisicamente para evitar ser removida acidentalmente.

Não podendo ser aplicada em iPhones e iPads, o mais lógico parece ser uma ficha destinada a ser usada em futuras versões dos seus óculos Vision Pro ou wearables, em que se possa tirar partido do seu sistema de fecho para dispensar a necessidade de outros sistemas tradicionais de fecho / fixação.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora sem expressão em Portugal, o sistema de rádio digital DAB começou por ser usado de forma experimental na Europa na década de 80, com o primeiro canal oficial - a NRK Klassik noruguesa - a iniciar operações a 1 de Junho de 1995.

Saldos de Maio CdkeySales com Windows 10/11 a €12 e Office a €23

17-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou procura um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Google Maps com barra inferior simplificada em Android

17-05-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google já está a lançar a actualização do Google Maps para Android que simplifica a barra de navegação inferior.

Ao longo dos anos parece ser inevitável que as apps passem por ciclos em que: começam simples, ganham funcionalidades e vão-se tornando mais complexas, chegando a um ponto em que é necessário renovar o interface para voltar a simplificá-las. É isso mesmo que se passa com o Google Maps.

Depois da sua barra de navegação inferior ter ficado sobrelotada com opções, chega agora uma actualização que reduz as secções de cinco para apenas três: Explore, You, e Contribute.
A secção Explore e Contribute são as que já existiam anteriormente, mas a secção You acaba por englobar as funcionalidades das três anteriores secções Go, Saved, e Updates, que agora ficam condensadas numa só.

A actualização já está a ser distribuída da habitual forma faseada, pelo que poderão já ter este Google Maps renovado nos vossos Android - caso contrário, será apenas necessário aguardar até que chegue a vossa vez.

How to Use a PHP Template Engine That Can Display Values From Secure Data Decrypted Using OpenSSL

17-05-2024 | 13:08 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Encryption protects sensitive data from being stolen by people with bad intentions.

Encryption is usually used during the transmission of data sent between two computers, such as the content of Web pages served by a secure site using SSL encryption.

Encryption can also be used to store and encrypt data in databases.

This package implements a transparent encryption and decryption solution for PHP applications based on the Symfony framework, making it easy for Symfony developers to use.

Thunderbolt Share vai facilitar ligação de computadores

17-05-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O Thunderbolt Share vai permitir ligar directamente um computador a outro, mas é algo que não vai fazer parte do standard Thunderbolt.

A Intel quer resolver uma das maiores limitações do USB. Apesar de ter sido criado e apresentado como sendo a "última ligação" que os utilizadores iriam precisar, desde logo se revelou incapaz de fazer algo que se poderia pensar ser uma das capacidades mais básicas possíveis: ligar um computador a outro. O USB foi feito para ligar um PC a acessórios, e nunca teve a capacidade de ligar dois computadores - a não ser que se usasse um acessório a servir de intermediário para o fazer.

É algo que a Intel vai resolver com o Thunderbolt Share, que permitirá ligar dois computadores e partilhar ficheiros, e também usar a ligação como controlador "KVM", usando o teclado, rato e monitor de um deles para controlar o outro.

Embora se esteja numa era que se dá maior prioridade à comodidade das ligações wireless, este sistema torna-se mais prático para lidar com conteúdos de grandes dimensões, tirando partido das velocidades de 40 gigabits e 80 gigabits do Thunderbolt 4 e 5. Infelizmente, em vez se adicionar isto como uma capacidade standard do Thunderbolt, a Intel vai manter isto como capacidade licenciada que obrigará a usar hardware específico e software que, por agora, só estará disponível para sistemas Windows.

Apesar da Intel dizer que tem uma série de parceiros interessados neste sistema - Acer, Lenovo, MSI, Razer, Belkin, Kensington, Plugable, etc. - teremos que esperar para ver se a adopção é tão global que o torne num standard realmente utilizável na prática, ou se será apenas mais uma das capacidades a juntar-se à confusão das capacidades do USB, que actualmente faz com que seja um completo mistério saber se, quando ligarmos um dispositivo USB a outra coisa, irá realmente funcionar, e se não funcionar, se é dos aparelhos ou se será por não se ter o cabo correcto.

iPad Pro OLED com mais ajuste de ângulos na capa magnética

17-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Os novos iPad OLED Pro são acompanhados de capas magnéticas Smart Folio que dão mais possibilidades no ajuste do ângulo de utilização.

Desde o iPad original que a Apple tem usado um prático sistema de encaixes magnéticos para as capas e capas-teclado, que têm vindo a evoluir ao longo dos anos. Nas gerações mais recentes as capas até podem funcionar como suporte que deixa o iPad numa posição mais elevada.

A nova geração iPad Pro passou a usar ecrãs OLED e ficou ainda mais fina, e também ganhou novas capas Smart Folio que dão mais opções de ajuste de inclinação usando uma longa fileira de ímanes.

Magnets pic.twitter.com/zwHcVnICCR

— Marques Brownlee (@MKBHD) May 15, 2024
As capas Smart Folio para os novos iPad Pro têm preço a começar nos 89 euros, quem quiser ir para os Magic Keyboard terá que gastar mais 349 euros para o modelo de 11" e 399 euros para o modelo de 13".

Twitter passa a X

17-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O processo de transição do Twitter para o X dá mais um passo no sentido de se afastar do seu nome antigo.

Elon Musk decidiu mudar o nome do Twitter para X (a sua letra favorita desde há muito tempo), mas o processo de mudar uma plataforma completa para um novo nome e domínio não é algo que possa ser feito de um dia para o outro. Agora, os utilizadores passarão a ter menos contacto com o antigo domínio do Twitter, com todos os serviços principais a já terem sido transferidos e usados no x.com.

Quem tentar visitar fazer login no Twitter.com será redireccionado para o X.com, mas devendo manter-se tudo na mesma.

All core systems are now on https://t.co/bOUOek5Cvy pic.twitter.com/cwWu3h2vzr

— Elon Musk (@elonmusk) May 17, 2024
No entanto, ainda há muitas pequenas coisas que irão demorar mais tempo a ser alteradas. O encurtador de links do X continua a ser o t.co (não que o novo nome possa ser reduzido assim tanto), e a integração de tweets (xeets?) em páginas web continua a fazer referência a uma classe "twitter-tweet" e a usar links do velho domínio twitter.com.
O objectivo de Musk é tornar o X numa "everything app", ao estilo de apps como o WeChat na China, onde os utilizadores possam fazer tudo.

|