PlanetGeek

Hub USB 3.0 Vkusra 7-portas com interruptores individuais a €21

17-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Precisam de um hub USB 3.0 com quantidade generosa de portas, mas que também permita desligá-las individualmente sem tirar / meter fichas? Então espreitem este hub.

Os hubs USB tornaram-se uma necessidade da vida moderna, especialmente para acompanharem os portáteis que vêm equipados com poucas portas USB, que rapidamente se esgotam assim que ligamos um teclado e rato externo. Adicionalmente, há casos particulares, de pessoas que precisam de um número superior de portas USB. Este hub da Vkusra tem 7 portas que permitem maior liberdade na quantidade de dispositivos USB que podemos utilizar, mas o que o torna mais especial é o facto de todas as portas contarem com o seu próprio botão para que possam ser ligadas ou desligadas individualmente.
O hub USB 3.0 Vkusra 7-portas com interruptores está disponível por apenas 21.95 euros na Amazon Espanha, e inclui fonte de alimentação.

Pode ser o companheiro ideal para quem tiver que fazer a replicação de pens USB em média escala (se precisar de mais, pode sempre investir num hub de 16 portas, também com interruptores), ou simplesmente que tenha uma série de equipamentos USB que deseje manter acessíveis (por exemplo: gravador CDs externo, scanner, câmaras digitais, webcam, discos externos, etc.) mas com a possibilidade de os poder desligar sem retirar a ficha - algo que até pode funcionar como medida de protecção, prevenindo que uma infecção de ransomware se possa espalhar a um disco externo de backup, que apenas se ligue para os backups e depois se mantenha desligado.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Xiaomi reduz nome da marca no SU7

17-01-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi está a fazer algumas alterações de última hora nos seus primeiros automóveis, tendo em conta as reacções do público aos modelos apresentados.

A Xiaomi está na fase final de preparação para o arranque da produção em volume do SU7 e SU7 Max, e está a fazer alguns ajustes que certamente serão apreciados pelos interessados nestes modelos - mesmo tendo em conta que os fãs europeus não deverão ter acesso a estes carros tão cedo.

A primeira alteração é extremamente bem vinda, contrariando a tendência de outras marcas automóveis chinesas (como a BYD!) e reduzindo consideravelmente o tamanho da marca na traseira do veículo. A designação Xiaomi passa para cerca do tamanho que tinha originalmente, resultando num melhor enquadramento e fazendo com que o carro não pareça um painel publicitário móvel.
Mas os ajustes não se ficam por aqui. Temos também agora opção para jantes de 21" (anteriormente só iam até 20"), possibilidade de ter os espelhos laterais em fibra de carbono, e diversas cores disponíveis para os travões, permitindo que cada comprador tenha maior variedade de personalização do seu veículo.

No modelo de topo, o SU7 terá uma potência de 495 kW com arranque dos 0-100 km/h em 2.78 segundos, e prometendo autonomia de até 800 km com carregamento rápido de 220 km em apenas 5 minutos graças à sua arquitectura de 800 V e bateria de 101 kWh. Vem também equipado com toda a mais avançada tecnologia de assistência à condução, incluindo LIDAR.

Tudo o que falta é saber quanto é que irá custar, e quando é que irá ficar disponível na Europa - e esperar que não leve com taxas adicionais da UE.

Google TV prestes a ganhar emparelhamento rápido

17-01-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O emparelhamento de dispositivos Bluetooth nos Chromecast com Google TV vai ser simplificado.
Um grande ecrã é por norma sinónimo de uma bela sessão de cinema, acompanhada de um sistema de som ao nível da qualidade de imagem e dos conteúdos apresentados. Pese embora disponibilize uma experiência de qualidade superior, um bom sistema de HiFi nem sempre pode ser utilizado na sua plenitude, havendo que baixar o nível de som ou encontrar alternativas para não incomodar quem nos rodeia.

Conforme apresentado recentemente no CES 2024, quem tenha um Chromecast com Google TV vai em breve passar a contar com a funcionalidade de emparelhamento rápido (fast pairing), bem conhecida de quem utiliza o Android no dia a dia. Com esta função, o processo de emparelhamento de um acessório Bluetooth fica altamente simplificado, bastando activar o modo de emparelhamento, para que com um simples clique (ou toque no ecrã) se conclua o processo.

As TV com Google TV vão igualmente receber esta funcionalidade num futuro próximo, pelo que com toda a comodidade já poderão assistir a um filme ou a um evento desportivo sem estar a chatear outras pessoas que se encontrem na mesma divisão (ou habitação, consoante o volume do som).

Não sendo uma opção que provavelmente seja utilizada com frequência, vai por certo ser muito útil a quem necessitar de assistir a algo na TV sem ter de incomodar terceiros.

Copilot no arranque do Windows só em monitores de 27" ou maiores

16-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A opção de arrancar o Copilot automaticamente no arranque do Windows está a gerar polémica por só estar disponível em monitores de 27" ou maiores.

Recentemente falamos que a MS estava a testar uma opção para arranque do Copilot assim que se faz login no Windows, e logo nessa altura criticamos o facto da opção ser muito redutora e não dar reais opções de escolha aos utilizadores. Agora isso vem a concretizar-se, da pior maneira possível.

Esta opção só vai exigir que os utilizadores tenham um monitor de 27" ou maior - desde logo inviabilizando a utilização desta opção em portáteis, ou em monitores de dimensão inferior em que os utilizadores quisessem ainda assim manter o Copilot sempre visível.
Mesmo sendo uma opção que ainda está em desenvolvimento, é completamente idiota que a Microsoft, enquanto empresa que tem desenvolvido o Windows há décadas, não fosse desde logo capaz de antever estes cenários e dar reais opções de controlo aos utilizadores. Porque é que foram complicar com o tamanho mínimo do ecrã? Porque não simplesmente deixar que os utilizadores escolham se querem o Copilot ou não, independentemente do formato de ecrã e da resolução utilizada. Já seria descabido que a opção não funcionasse por não se ter um monitor widescreen, em cenários que o sistema tivesse dois, ou três monitores 4:3, com mais que espaço de desktop suficiente para apresentar o Copilot e muito mais.

Tesla mostra robot Optimus a dobrar roupa

16-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla mostrou o ser robot humanóide a fazer uma tarefa tradicionalmente bastante complicada para os robots: manipular roupa.

Embora há quase um século se sonhe com robots que possam tratar das lides domésticas, a verdade é que as décadas foram passando e isso não se concretizou (nem tão pouco os carros voadores). A Tesla só recentemnte entrou no sector dos robots humanóides, mas tem feitos grandes avanços em pouco tempo. E agora mostra-nos o seu robot Optimus a tirar uma t-shirt do cesto e a dobrá-la.

Optimus folds a shirt pic.twitter.com/3F5o3jVLq1

— Elon Musk (@elonmusk) January 15, 2024

A fluidez de movimentos é bastante impressionante, mas infelizmente não são dados quaisquer detalhes sobre a demonstração - que, tanto quanto sabemos, até poderia ter sido quase totalmente pré-programada. Para sabermos se o robot efectivamente estava a fazer as coisas com "conhecimento de causa", teria sido necessário alguém a atrapalhá-lo, por exemplo reposicionando a t-shirt a meio do processo, para ver se o robot conseguia retomar a operação e terminá-la com sucesso.

Ficamos a aguardar pelo dia em que se possa ver um combate de habilidades e capacidades do Tesla Optimus vs o Atlas da Boston Dynamics. E talvez isso marque o início das Olimpíadas Robóticas, onde os fabricantes possam demonstrar as capacidades dos seus robots.

How to Use a PHP Neural Network Library to Implement a Pure PHP Artificial Inteligence Engine

16-01-2024 | 18:16 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Artificial intelligence has become more relevant in recent times due to the evolution of tools that make it easier for lay users to use, like, for instance, ChatGPT.

An artificial intelligence engine can be implemented in any programming language.

Check this package to learn and use a PHP package that provides the essential components to implement pure PHP neural networks that artificial intelligence applications can use.

Notícias do dia

16-01-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

UE investiga fabricantes de automóveis chineses; primeiras impressões dos óculos Vision Pro salientam os pontos negativos; Google Maps com beacons Bluetooth para túneis; a caminho dos monitores de 1000 Hz; Take-Two Interactive não gosta do novo logo da Remedy Entertainment; e actualização do Adblock e Adblock Plus causa lentidão no YouTube.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Chrome muda descrição do modo incógnito

A Google está a alterar o texto que acompanha o modo incógnito, no resultado de um processo que a acusava de continuar a fazer tracking dos utilizadores apesar de dar a entender que isso não aconteceria com o modo incógnito do Chrome activado.

As alterações não são extensas, mas passam a indicar que, mesmo com o modo incógnito activado, os sites continuam a poder fazer tracking dos utilizadores e a recolher dados sobre si.
Nestas coisas, nada como ser o mais claro possível, para evitar potenciais más interpretações, e depois ser-se surpreendido por aquilo não ser bem o que se estava à espera.


Supremo Tribunal rejeita recurso da Apple no caso Epic

Nos EUA, a Apple não conseguiu convencer o Supremo Tribunal a ouvir os seus argumentos para um recurso da decisão do processo contra a Epic.

Embora a Epic não tenha conseguido ter uma vitória completa, conseguiu pelo menos obter uma vitória parcial, que passa a dar aos developers o direito de poderem referir métodos de pagamento alternativos nas suas apps com preço mais reduzido - coisas que até agora a Apple impedia que os developers fizessem nas apps na App Store. Claro que, na sua habitual tradição, o resultado prático não será significativo, já que a Apple irá continuar a aplicar uma comissão sobre os pagamentos externos.

Se até mesmo para isto a Apple já queria levar as coisas até às máximas instâncias, facilmente se pode imaginar como se estará a sentir perante a perspectiva da UE a obrigar a permitir instalação de apps sem ser através da App Store, assim como de app stores alternativas.


Apple Vision Pro não suporta UWB nem WiFi 6E

Os óculos Vision Pro podem ser o exponente máximo da tecnologia VR do momento, mas há uma área em que irão chegar às lojas já ultrapassados. Estranhamente, a Appe não lhes adicionou um chip UWB (Ultra Wide Band) que possibilitaria funções de localização avançadas como nos iPhones mais recentes, nem tão pouco suporta WiFi 7 (a mais recente geração do WiFi) nem o anterior WiFi 6E.

O WiFi 6E adiciona a banda dos 6 GHz, melhorando a eficiência das comunicações wireless nas áreas já saturadas nos 2.4 GHz e 5 GHz mais comuns. É algo que certamente a Apple rectificará nas próximas gerações dos seus óculos, mas que neste modelo de lançamento, terá que se ficar pelo WiFi nos 2.4 + 5 GHz.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro filme baseado num videojogo a chegar aos cinemas foi o Super Mario Bros em 1993. No ano seguinte estreavam os filmes Double Dragon e Street Fighter, seguido em 1995 pelo Mortal Kombat.

Promoções Godeal24 com Office 2021 Pro Plus a €26.75

16-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Há nova campanha de saldos do Windows e Office, mesmo à medida para quem prepara um novo computador, com Windows 11 e Office a preço mais reduzido que nunca.

A Promoção Especial de Inverno da Godeal24 ajuda você a trabalhar de forma mais eficiente. O Office 2021 é o best-seller da Microsoft. O Microsoft Office 2021 Professional é o pacote mais abrangente do Office 2021 lançado pela Microsoft. O Office 2021 Pro oferece várias novas funcionalidades, como aprimoramento na verificação de gramática com inteligência artificial no Word, capacidades aprimoradas de análise de dados no Excel e ferramentas de apresentação mais dinâmicas no PowerPoint. Essas funcionalidades são projetadas para aumentar a eficiência e destacar o seu trabalho.

A Godeal24 está oferecendo descontos atrativos nas licenças do Office 2021 Pro. Após o desconto, a chave vitalícia do Office 2021 Pro está por 26,75€ e o Office 2021 para 5 PCs está por apenas 15,55€/PC. O Office 2021 Home and Business para Mac está por 49,89€. Quanto mais você comprar, mais economizará.

Em promoção especial temos os Office para Windows e para Mac com desconto até 62% usando-se o código SGO62:

Oferta especial nos bundles Windows e Office com desconto até 62% usando-se o código SGO62:
Descontos ainda maiores nos packs multi-chave:
Temos os Windows e com desconto até 50% usando-se o código SGO50:
E ainda mais algumas ferramentas e utilitários:

O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.


O pagamento pode ser feito com PayPal (que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco) para total segurança, e conta com assistência permanente através do endereço de email [email protected].



Google Maps com beacons Bluetooth para túneis

16-01-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Google Maps vai melhorar a navegação em túneis, recorrendo a beacons Bluetooth para actualizar a localização.

Estamos habituados a que o Google Maps consiga saber a nossa localização com relativa precisão, por conta dos sinais GPS e de triangulação do serviço celular; mas as coisas rapidamente mudam de figura assim que se entra num túnel, com a nossa localização a poder ficar parada, sem qualquer indicação real do ponto em que se está. Isto torna-se deveras complicado em cenários onde possam existir bifurcações nos próprios túneis, deixando-nos sem saber por onde seguir até que se recupere o sinal GPS depois de sair do túnel. Mas a Google está a resolver isto.

O Google Maps para Android ganhou suporte para beacons Bluetooth, que podem ser posicionados em pontos estratégicos nos túneis para possibilitarem a localização sem que seja necessário ter sinal de GPS.
Se ficaram com uma certa sensação de déjà-vu, é porque isto é mais uma das funcionalidades que o Google Maps foi buscar ao Waze, que já tinha adoptado e implementado este sistema de beacons nos túneis há mais de meia década.

Demonstrando as vantagens de se usar um sistema aberto e não proprietário, o Google Maps pode facilmente tirar partido desses mesmos beacons já existentes (não que isso fizesse grande diferença neste caso, já que o Waze também pertence à Google), além de poder incentivar a instalação de ainda mais beacons nos túneis que ainda não os tiverem.

Primeiras impressões dos óculos Vision Pro salientam os pontos negativos

16-01-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple tem feito nova ronda de demonstrações dos Vision Pro antes do seu lançamento oficial, e o que se destacam são os pontos menos positivos.

A Apple vai assegurar que cada cliente dos Vision Pro tenha direito a uma demonstração personalizada de até 25 minutos e, como já tínhamos referido, o objectivo será tentar reduzir uma vaga negativa de primeiras impressões. Ainda assim, os que têm tido oportunidade de experimentar estes óculos VR ultra-dispendiosos (vão custa 3500 dólares, a que se somam as devidas taxas), não têm ficado muito convencidos.

A principal queixa é o peso do conjunto, que faz com que algumas das pessoas que os testaram dizerem que "estavam com dores" passado uma dezena de minutos. Este era um dos problemas já apontados desde cedo, que até levou a Apple a optar pela bateria externa com cabo pendurado até aos óculos. No entanto, a Apple já tem umas faixas de suporte com dupla tira, que distribuem melhor o peso e que parecem resolver o problema. Outro dos pontos que tem sido criticado é o adaptador que assegura que os óculos ficam devidamente encostados à cara; e que no caso de não ter o formato perfeito, pode arruinar a experiência, fazendo com que a imagem deixe de ter a nitidez que devia ter.

São problemas que não são exclusivos dos óculos da Apple, e que já são bem conhecidos por utilizadores de outros óculos VR, mas que não deveriam existir a este nível - tendo em conta que se está a falar de uns óculos com preço superior a 3500 dólares. Ainda assim, há sempre que lhes dar o benefício da dúvida, e ver qual será o consenso generalizado assim que começar a chegar aos primeiros clientes.

Anker Solix F3800 é uma bateria para a casa e tudo mais

16-01-2024 | 13:02 | A Minha Alegre Casinha

A Anker concluiu com sucesso o projecto do Kickstarter e tornou a sua mega-bateria Solix F3800 em realidade.

A Anker pode ser uma marca mais associada a powerbanks e acessórios, mas passa agora a ter uma mega-bateria que pode alimentar bem mais que um smartphone ou um tablet. A Solix F3800 Power Station tem uma bateria de 3.84 kWh e pode disponibilizar até 6000 W (a 240 V / 120 V) numa série de tomadas e fichas adequadas para diversos tipos de equipamentos - é até possível utilizá-la para recarregar um automóvel eléctrico ou alimentar uma casa.

Cada power station pode ser expandida com módulos adicionais até aos 26.9 kWh, e é possível combinar duas power stations para se ter até 12000 W e 53.8 kWh - embora, neste caso, se esteja a falar de um investmento bastante avultado, considerando que cada Solix F3800, por si só, começa nos 3999 dólares.
A Anker também disponibiliza sistemas de gestão integrada, permitindo usar a Solix F3800 em combinação com painéis solares e ligada à instalação eléctrica de casa, para gerir o seu carregamento quando há excesso de produção e podendo manter a casa com energia em caso de falha de electricidade da rede - mas isso é algo que não deverá ser feito pelos clientes finais, sendo necessária instalação por electricistas certificados.

Como vantagens, a Anker diz que a instalação destes sitemas pode ser feita em poucas horas, e mantendo a vantagem de facilmente poderem ser desligados e transportados para outro local onde sejam necessários.

UE investiga fabricantes de automóveis chineses

16-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A UE vai investigar uma série de fabricantes chineses de automóveis eléctricos, para avaliar a aplicação de tarifas adicionais que salvaguardem os fabricantes europeus.

Já sabemos que os preços na China são sempre mais apetecíveis do que na Europa, e isso poderá agravar-se ainda mais nos automóveis eléctricos, sector que tem sofrido uma forte ofensiva de marcas chinesas que se vão implantando na UE.

Este investigadores vão fazer vistorias nas fábricas da BYD, Geely e SAIC, para saberem se estes fabricantes estão a ser beneficiados pelo estado chinês de forma excessiva, dando-lhes uma vantagem competitiva sobre os demais fabricantes (principalmente os fabricantes europeus, obviamente). Também por isso a equipa de investigação dispensará as visitas às fabricas de marcas europeias na China (como Renault e BMW) assim como a da Tesla.
Se for determinado que algum dos fabricantes recebe subsídios "inapropriados", poderá ser-lhe aplicada uma taxa punitiva que vise aproximar o preço dos seus automóveis do valor real que deveria ter sem essa ajuda do estado Chinês. O que, por outras palavras, se traduz num preço mais elevado para os consumidores europeus.

Take-Two Interactive não gosta do novo logo da Remedy Entertainment

16-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Take-Two Interactive acha que o novo logo da Remedy Entertainment é demasiado parecido com o da Rockstar Games - criadores da saga GTA, Red Dead Redemption e outros.

O mundo dos jogos está em disputa quanto ao novo logo da Remedy Entertainment (criadores de jogos como Alan Wake e Max Payne), Com a Take-Two Interactive a achar que o seu novo logo com um R quebrado é demasiado semelhante ao R com estrela usado pela Rockstar Games. A empresa argumenta que isso causará "confusão" junto dos consumidores.

Já estamos habituado a ver uma certa marca que usa uma maçã ser bastante protectora do seu logo e contestar praticamente qualquer outro logo que contenha uma maçã (ou até peras), e agora parece ser a Take-Two a querer seguir o exemplo e apoderar-se da letra R.

Resta esperar que o assunto possa ser resolvido amigavelmente sem recurso aos tribunais, até porque as empresas têm tido boas relações, com a Remedy a ter vendido os direitos do Max Payne à Take-Two em 2024, e também a ter colaborado com a Rockstar Games para fazer os remakes dos primeiros dois jogos da saga GTA.

Ganha um tapete RGB para rato

16-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um tapete para rato de tamanho XL com iluminação RGB.

Milhões de pessoas usam um rato durante grande parte do dia, e milhões de pessoas lidam também constantemente com pequenas questões de ordem prática como: usar o rato numa superfície onde nem sempre funciona bem; ou usando um tapete de rato diminuto que está sempre a escorregar para onde não deve (ou a desintegrar-se com o tempo). Para resolver o problema de uma vez por todas, esta semana temos para vos oferecer um tapete para rato de tamanho XL com uma dimensão de 800 x 300 mm, espessura de 4 mm e iluminação LED RGB no rebordo. É o tapete ideal para cobrir toda a área de trabalho e nunca mais se preocuparem com o rato chegar ao limite do tapete.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

iPhones lideraram as vendas em 2023

16-01-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Segundo os dados da Canalys, a Apple foi a empresa que mais smartphones vendeu em 2024, tendo aumentado a distância para a Samsung.

Graças a um aumento das vendas no último trimestre de 2023, com o lançamento da série iPhone 15, a Apple conseguiu ultrapassar a Samsung, não só nesse trimestre como nos resultados anuais. As vendas no quarto trimestre aumentaram 8% face ao ano anterior, marcando o fim de sete trimestres consecutivos de redução nas vendas.

A Apple conseguiu 24% das vendas, com a Samsung a ficar-se pelos 17% - um diferencial maior do que o do ano anterior, em que a Apple tinha conseguido 25% mas a Samsung tinha atingido 20%. Na terceira posição temos a Xiaomi com 13%, seguida da Transsion com 9%, e da Vivo com 7%.
Para este ano espera-se que a grande aposta seja a integração de sistemas AI, não só dependentes de serviços na cloud mas também os que possam correr localmente nos dispositivos sem necessidade de ligação à internet.

Xiaomi pede registo de Gigafactory e Hyperfactory

16-01-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi pediu o registo das designações "Gigafactory" e "Hyperfactory" para a sua gama de carros eléctricos.

A Xiaomi nunca teve grandes problemas em se "inspirar" em marcas concorrentes, e parece que vai manter essa tradição na sua nova série de automóveis eléctricos.

Desta vez a visada é a Tesla, com a Xiaomi a querer registar o nome Gigafactory e também Hyperfactory - mais concretamente ""Xiaomi Automobile Gigafactory" e "Xiaomi EV Hyperfactory" - a par de outros relacionados com materiais de produção, como "Xiaomi Titan" e "Xiaomi Titan Alloy", e também um relacionado com os seus motores: "Xiaomi Super Motor". E antes de criticarem o uso de "Super Motor", não se esqueçam que a Porsche continua a usar a designação "Turbo" nos seus automóveis eléctricos.
Tudo muito bonito, mas o que importa por agora é a Xiaomi iniciar as vendas dos seus primeiros modelos, e revelar qual será o seu preço, que ainda permanece em segredo.

Actualização do Adblock e Adblock Plus causa lentidão no YouTube

15-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Uma actualização do Adblock e Adblock Plus está a causar grande lentidão no YouTube e alguns outros sites - mas desta vez o problema não é a Google.

Nos últimos tempos a Google tem feito alterações para assegurar que os visitantes do YouTube levam com publicidade, algumas das quais causavam atrasos de vários segundos nalguns browsers ou para quem tivesse extensões adblocker instaladas. Mas desta vez não é isso que se passa, e o problema está mesmo numa alteração feita nestes adblockers.

Vários utilizadores do Adblock e Adblock Plus têm-se queixado que o YouTube fica extremamente lento, ao ponto de até o scroll da página ser afectado, e nalguns casos com a lentidão a fazer-se sentir até no próprio sistema operativo e não apenas no browser.
Era natural assumir-se que tivesse sido uma qualquer alteração do YouTube para penalizar estes utilizadores, mas as análises feitas apontam para que o problema esteja no novo extension engine 1.1.1 estreado no Adblock version 5.17 e Adblock Plus 3.22 que foram lançados recentemente.

Os criadores das extensões estão a analisar o que se passa, mas dizendo que têm a vida complicada pelo facto de até ao momento não conseguirem reproduzir o problema, pedindo por isso que os utilizadores mais técnicos contribuam com informação adicional no caso de estarem a ser afectados por este problema.

Até lá, quem notar esta lentidão anormal, poderá desactivar o uso do adblocker nos sites afectados - como o YouTube, mas podendo também acontecer noutros sites - podendo ser necessário reiniciar o browser para que essa alteração faça efeito.

A caminho dos monitores de 1000 Hz

15-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Temos assistido a um aumento dos monitores com refresh rates elevados no sector gaming, mas ainda há um longo caminho pela frente até atingirmos monitores capazes de apresentar imagens instantâneas de forma nítida.

A transição dos monitores CRT para os LCDs foi positiva (ninguém terá saudades de carregar os volumosos e pesados monitores de um lado para o outro), mas teve um infeliz efeito secundário. Se no tempo dos CRTs estava bem patente que a qualidade de imagem estava relacionada com o seu refresh rate, havendo grande luta entre os fabricantes para possibilitarem as resoluções mais elevadas com o mais elevado refresh rate possível; quando se passou para os LCDs ficamos estagnados por longos anos nos monitores de 60 Hz. Só muito mais tarde, timidamente, começaram a surgir monitores LCD gaming que começaram a empurrar o refresh rate para valores superiores, que começaram por chegar aos 120 Hz, 144 Hz, 240 Hz, 360 Hz, e até 540 Hz.

Mas, como este artigo de 2020 dos blurbusters explica, uma coisa é o refresh rate, outra coisa é a capacidade do monitor apresentar imagens nitidas a essa frequência. Tal como nos CRTs se tinha a persistência dos pixeis, nos LCDs também existe a demora dos pixeis mudarem de estado para se actualizarem a cada novo frame, podendo criar imagens "esborratadas". É algo que os monitores OLED que agora também se começam a popularizar poderão ajudar a minimizar, devido à sua rapidez de resposta mais elevada, mas que potencialmente faz com que seja necessário criar tecnologia que permita a transmissão e exibição de imagens a 1000 fps, antes de termos monitores que sejam verdadeiramente "instantâneos".


Notícias do dia

15-01-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

SpaceX faz 300º lançamento com sucesso; Xiaomi lança Redmi Note 13 para o mercado global; Android Auto faz destaque ao Home Assistant; como fazer a automação de exaustor com Arduino; Peugeot, Porsche e VW são os mais adulterados nos km em Portugal; WowMouse transforma smartwatches em rato virtual; GrapheneOS propõe auto-reboots frequentes para melhorar segurança do Android; e actualização do Windows 10 dá erro devido a partição de recuperação sem espaço suficiente.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth.

Apple Watch remove leitura de oxigénio no sangue para escapar a proibição de importação nos EUA

A Apple vai remover as funcionalidades de monitorização do nível de oxigénio no sangue dos Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2, de modo a conseguir importar e vender estes modelos nos EUA.

Estes modelos estão em litígio devido a um processo da Masimo, que levou à proibição da sua importação em venda nos EUA em Dezembro. Apesar de todas as tentativas, a Apple não conseguiu evitar ou suspender essa proibição, pelo que agora recorreu à medida menos agradável de remover a funcionalidade que era uma das grandes novidades destes Apple Watches face à geração anterior. Pelo lado positivo, isto permite à Apple continuar a vender estes modelos, sabendo-se que será uma questão de tempo até que a situação fique resolvida nos tribunais, de uma forma ou de outra, e que a funcionalidade seja reactivada. Mas até lá, os clientes Apple estarão a pagar por funcionalidades que não podem usufruir.


Google desiste do Chrome no Fuchsia

As ambições da Google para o seu sistema operativo Fuchsia parecem ter sido reduzidas, com a indicação de que a Google vai desistir de criar uma versão completa do Chrome para o Fuchsia.

Em tempos chegou a pensar-se que o Fuchsia poderia tornar-se no sistema operativo que unificaria todo o ecossistema da Google, indo dos smart devices aos smartphones e tablets, e até potencialmente subsitituir também o Chrome OS nos desktops e portáteis. Mas, se a Google está a deixar cair o Chrome, tudo isso torna-se extremamente duvidoso. Por este andar, e com todos os despedimentos que a Google tem feito, o mais certo é que o Fuchsia se venha a tornar em mais um projecto a ocupar um espaço no cemitério dos produtos e serviços encerrados pela Google.


MS abre Copilot no Office às empresas mais pequenas

Depois de ter lançado o Copilot for Microsoft 365 para empresas com o requisito de terem um mínimo de 300 utilizadores, a MS vem facilitar o acesso a empresas de todas as dimensões, removendo o requisito do número mínimo de utilizadores.

Aquele requisito, por si só, representava um custo mínimo de 9 mil dólares por mês, valor que naturalmente se tornava incomportável para empresas de pequena e média dimensão. Agora, qualquer uma poderá aderir ao serviço pagando apenas pelo número de funcionários que tiver ($30 por mês por utilizador). E nem sequer será necessário subscrever um plano Microsoft 365, ficando isso também disponível nos Office 365 E3 / E5. Alterações que também podem ser derivadas de algumas das pequenas empresas simplesmente optarem por usar o Copilot na versão gratuita não-empresarial.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O supercomputador Cray-1 entrou em operação em 1976 e tinha 8.39MB de memória e podia executar 160 MFLOPS. Tornou-se um dos mais bem sucedidos super-computadores de todos os tempos, com mais de 100 unidades vendidas. Hoje em dia, um smartphone pode ter mais de 8GB de RAM e executar mais de 1000 GFLOPS.

Earphones BT SoundPEATS Air4 Lite a €45

15-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

SoundPEATS Air4 Lite Quem for fã dos auriculares bluetooth de tamanho diminuto tem uma gama crescente de opções, onde se incluem estes SoundPEATS Air4 Lite.

A remoção das fichas de 3.5mm dos smartphones, em tempos uma ficha comum mas que agora se tornou uma raridade, tem obrigado os utilizadores a trocar os seus headphones e earphones com cabo por versões wireless Bluetooth. Embora a oferta nesta área tenha tido um crescimento explosivo nos últimos anos graças a isto, há também a constatação de que há uma enorme variedade em termos de qualidade - a todos os níveis - mesmo entre produtos na mesma gama de preços. Modelos como estes SoundPEATS Air4 Lite têm sido dos que mais se destacam na relação qualidade / preço, com suporte para LDAC, cancelamento de ruído, e Bluetooth 5.3.
Os SoundPEATS Air4 Lite estão disponíveis por 45.53 euros na Amazon Espanha.

Estes earphones suportam o mais recente Bluetooth 5.3, LDAC para máxima qualidade sonora, e têm 6 microfones para cancelamento de ruído mais eficiente. Outra das suas grandes vantagens é permitir ligações multiponto, podendo estar ligado a diferentes dispositivos simultaneamente sem necessidade de re-emparelhamentos constantes. Também como é habitual neste tipo de produtos, a sua caixa de transporte tem uma bateria interna e permite recarregá-los sempre que lá são colocados. Desta forma, a sua autonomia de 7 horas pode ser expandida até um total de 30 horas, com carregamento da caixa via USB-C. Cada auricular tem um peso ultra-diminuto de apenas 4 g para o máximo conforto em utilização.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

|