PlanetGeek

Campanha de phishing rouba contas Instagram via código de backup

23-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Há um campanha de phishing que tenta roubar contas do Instagram através do código de backup para ultrapassar a segurança 2FA.

Hoje em dia torna-se indispensável utilizar autenticação 2FA sempre que possível, para não se estar dependente de uma simples password, mas não é por isso que os atacantes desistem de tentar roubar contas - pelo contrário, apenas faz com que se adaptem às novas adversidasdes.

Este é um desses exemplos, com uma campanha de phishing que envia emails que se tentam fazer passar por avisos de violação de direitos de autor enviados pela Meta, mas que na realidade direccionam a potencial vítima para páginas onde tentam obter o máximo possível de informação dos utilizadores, incluindo as credenciais de login e também o código de backup que lhes permita ultrapassar a autenticação 2FA.
A autenticação 2FA faz com que além da password tradicional seja necessário introduzir-se um elemento adicional de segurança, como um código temporário gerado numa app de autenticação ou, apesar de não ser recomendado, recebido através de SMS no seu número de telefone. No entanto, quando se activa esse método, é normalmente dado ao utilizador um código de backup que pode usar para aceder à sua conta, para a eventualidade de perder o smartphone, ou este ser roubado, ou ficar avariado.

Ora, escusado será dizer que esse código se torna agora no alvo mais procurado pelos atacantes, pois permite-lhes, da mesma forma, ultrapassar a protecção 2FA da vítima e obter o controlo total da sua conta. Se nunca se deve utilizar login e password sem ser no site oficial com ligação segura verificad, muito menos se deve arriscar usar este código de backup em qualquer lugar que não dê garantia absoluta de ser o site legítimo.

De qualquer forma, hoje em dia começa a ser mais recomendável utilizar Passkeys sempre que possível (embora a maioria dos serviços continue a manter acesso tradicional via password e/ou 2FA, e também com código de backup), mesmo sabendo-se que os atacantes irão sempre apontar ao elo mais fraco para tentar obter o controlo das contas das suas vítimas.

Como fazer uma mesa basculante de parede

23-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Perfeita para aproveitar espaços pequenos, esta mesa basculante fica disfarçada de um quadro na parede quando não é necessária.

Nem todos os projectos que por cá passam têm que envolver electrónica, e neste caso temos uma mesa basculante puramente mecânica e que apenas requer alguns dotes básicos de carpintaria (embora não fosse má ideia talvez aplicar-lhe uma fita LED para criar um efeito luminoso semi-discreto).

A grande vantagem deste projecto é que se torna num artigo funcional de utilidade prática, que pode ser "activado" em segundos sempre que for necessária uma mesa, mas rapidamente ser levantada e passar despercebida pendurada na parede, libertando a área para o que for necessário.


Temos ainda a vantagem adicional do espaço da "moldura" também conter prateleiras e tornar-se num espaço de arrumação, o que lhe dá uma vantagem 2-em-1.

O crash test do Cybertruck

23-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Cybertruck da Tesla continua a dar que falar, e nem o seu crash test escapa ao escrutínio de todos os "especialistas" na internet.

A Tesla revelou o vídeo do crash test do Cybertruck, e as reacções não se fizeram esperar. Entre fãs ferrenhos e críticos aguerridos, há opiniões para todos os gostos.

Os principais pontos são no entanto: a rigidez do veículo com a sua estrutura em aço, que parece não sofrer deformação significativa e por isso se assume que transferirá toda a força do impacto para os ocupantes; o seu formato angular, que será muito mais perigoso para os peões; e o comportamento das rodas traseiras, que parecem ter ficado com os eixos "partidos" no impacto.

O seguinte vídeo faz um apanhado de tudo isso e refere pontos pertinentes, comparando a deformação do Cybertruck com outras pickup eléctricas, relembrando que este crash test foi feito contra uma parede indeformável em vez do teste mais habitual de colisão com outro veículo deformável, e de como o Cybertruck tem o sistema de virar as rodas traseiras, que poderá explicar a aparente fragilidade nessa área.


Quanto às dimensões, o Cybertruck tem dimensões aproximadamente semelhantes às de uma carrinha Ford Transit (em comprimento e largura), pelo que não será por aí que teremos um "apocalipse" nas estradas europeias, como algumas pessoas têm previsto.

VW regressa aos botões físicos no ID.2

23-12-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A VW diz ter ouvido as queixas dos clientes e regressado aos botões físicos no ID.2.

Ninguém nega a versatilidade dos touchscreens e as suas imensas capacidades, mas isso não significa que se tornem automaticamente no melhor método de interacção para tudo. Isso é algo que se faz sentir particularmente nos automóveis, com muitas marcas a quererem utilizá-los exclusivamente para tudo, removendo os botões e controlos físicos tradicionais. A VW foi uma das empresas que tinha seguido esse caminho, e que agora retrocede.

No ID.2 a VW vai manter botões físicos, e também um controlador rotativo, permitindo que o condutor possa controlar múltiplas funções sem nececessidade de se focar no ecrã do veículo.
Uma coisa curiosa que poderá apelar aos fãs veteranos da marca, é que será possível configurar o mostrador de modo a replicar o painel de instrumentos de modelos clássicos, como do Golf ou até mesmo do icónico "carocha".

A VW tem passado dificuldades com muitos dos seus carros eléctricos a não conseguirem atrair clientela no volume projectado pela marca (na China as coisas têm estado particularmente complicadas, onde nem mesmo o ID.7 a metade do preço consegue atrair compradores), pelo que este ID.2 assumirá um papel ainda mais importante para o futuro da marca.

Como fazer painéis estilo Nanoleaf em madeira

23-12-2023 | 13:13 | A Minha Alegre Casinha

Os painéis LED Nanoleaf são bastante populares, e servem de inspiração para criar esta versão em madeira.

Quem procurar um sistema de iluminação original que se enquadre num ambiente mais rústico, poderá optar por criar estes painéis estilo Nanoleaf mas em madeira com iluminação LED.

No passado já falamos de vários projectos que replicam os hexágonos Nanoleaf. Mas desta vez a diferença é que se diz adeus aos painéis translúcidos e se opta por painéis em madeira. Poderá parecer uma opção estranha, mas o resultado final continua a ser bastante interessante e abre todo um novo horizonte de aplicações em locais onde os painéis plásticos pudessem não ficar muito bem enquadrados.
Ainda por cima, tem a vantagem de potencialmente ser mais acessível de fabricar por quem se sentir mais confortável a lidar com madeira - apesar de continuar a ser recomendável o acesso a uma impressora 3D para produzir algumas das peças.


Bluesky chega à web e adopta borboleta como logo

23-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Bluesky - mais uma alternativa ao Twitter - facilita o acesso com a chegada à web, e adopta uma borboleta para o seu logo.

O Bluesky foi um dos serviços que depressa ficou posicionado como uma alternativa ao Twitter. Desde então, o facto de manter um sistema de acesso por convites, deixou-o mais vulnerável em relação ao Threads da Meta (que recentemente chegou à UE), e o seu avanço parece prosseguir a ritmo mais lento do que esse rival.

Agora o serviço anuncia a adopção de um borboleta como logo, frisando o seu objectivo principal de ser um serviço "à prova de bilionários", prometendo que os utilizadores poderão mudar-se para outro serviço compatível caso o Bluesky seja adquirido por alguém que o queira transformar por completo.
Também passa a estar acessível através da web, sem necessidade de se fazer login para se verem as publicações (tal como o Threads já tinha implementado).

O maior problema é que a promessa de serviço descentralizado do Bluesky feitas com o seu AT Protocol também existem no Threads, que adopta o ActivityPub que é um standard já usado pelo Mastodon e outros serviços. Veremos se existe mercado para ambos os serviços crescerem e florescem à custa do descontentamento com o Twitter / X.

Kia EV9 chega a Portugal

23-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Kia EV9, o novo eléctrico de 7 lugares da marca sul-coreana, já está disponível em Portugal.

Fruto do seu trabalho em prol de uma mobilidade mais amiga do planeta que se já se consubstancia nos seus modelos Kia Niro EV e EV6, o fabricante sul-coreano dá agora um passo decisivo em democratizar a utilização de carros eléctricos com um novo robusto e imponente carro eléctrico de 7 lugares.

Potência e autonomia a perder de vista

Tudo começa, desde logo, pelo seu tamanho. Com um comprimento total de 5,01 metros e uma distância entre eixos de 3,10 metros, o novo topo de gama EV9, criado sobre a plataforma E-GMP – Electric Global Modular Platform, assume-se como o maior modelo eléctrico da Kia onde assenta uma volumosa carroçaria que transmite uma forte sensação de espaço, segurança e robustez.
Quem pense que o seu tamanho "XL" implique a perda de performance e autonomia desengane-se. Apesar da sua imponência, o novo EV9 possui as versões First Edition com RWD e GT-Line com AWD (4×4) que, em acordo com as suas características e graças à inovadora plataforma E-GMP, se adequam às expectativas de qualquer tipo de condutor e finalidade. Ambas as versões vêm equipadas com um motor eléctrico de 204cv (150 kW) e 350 Nm que permite que este SUV atinja 100 km/h em apenas 9,4 segundos.

Para além desta potência, a versão GT-Line AWD terá no futuro uma função boost que eleva o binário deste automóvel a 700 Nm permitindo ao condutor atingir os 100 km/h em apenas 5,3 segundos. Em termos de autonomia, ambas as versões vêm equipadas com uma célula de bateria de 99,8 kWh que permite ao condutor percorrer até 563 km antes de efectuar qualquer carregamento.

Espaço, espaço e mais espaço

As dimensões do EV9 não se fazem notar apenas no exterior, pois ao entrarmos no seu interior seremos brindados com espaço, espaço e mais espaço. O grande ex-libris do seu interior é, sem dúvida, a possibilidade de fazer rodar os bancos traseiros, virando-os para trás, criando um ambiente de “lounge” ou “sala de estar” entre a segunda e a terceira fila de bancos.
Além desta funcionalidade que confere um conforto adicional aos ocupantes do veículo, o novo carro eléctrico de 7 lugares oferece ainda um ecrã de generosas dimensões para condutor e passageiros, uma generosa bagageira que pode ainda ser ampliada pela frunk (mala sob o capot dianteiro) que pode ser aberta remotamente.

Ainda no interior do carro eléctrico de 7 lugares, a tecnologia de conectividade é um bem primordial permitindo que o condutor, através do Kia Connect, mantenha o seu SUV sempre actualizado e personalizado com os mais vanguardistas sistemas. É disso exemplo, a possibilidade de aprimorar a tecnologia “Digital Pattern Lighting Grille” do SUV com a adição do “Lighting Pattern”, disponível na Kia Connect Store.

Primeira tecnologia de estrutura de conexão do pilar B

A segurança dos ocupantes e a protecção da bateria ganha, no novo Kia EV9, uma dimensão nunca vista com a inclusão da primeira tecnologia de estrutura de conexão de pilar B com patente pendente no mundo e um chassi que maximiza a dissipação da energia gerada por um qualquer impacto, bem como um compartimento para a bateria desenhado, especialmente, para garantir um alto nível de segurança.

A tecnologia mais vanguardista não vem só em auxílio da segurança dos ocupantes e da bateria do EV9. Através do “Highway Driving Pilot”, sistema que conta com a ajuda de 15 sensores, câmaras e radares para detetar objectos num campo de 360°.

Kia EV9 GT Line

Para quem procura uma opção mais empolgante e um design mais arrojado e desportivo, existe ainda a possibilidade de optar pela versão GT Line, que acrescenta um tecto de abrir, faróis LED Matrix, jantes de 21”, permutador de calor e pedais em alumínio à versão First Edition do EV9.

Os preços em Portugal começam nos 77 mil euros para a versão First Edition, e nos 89 mil euros para a versão GT-Line AWD.

[Pela Estrada Fora]

Ganha 2 anos de PureVPN

23-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar são dois anos de serviço PureVPN.
Eliminando as preocupações com a utilização de qualquer rede pública ou desconhecida, um serviço de VPN evita que até o próprio operador de internet possa espiar o que o utilizador está a fazer. Como vantagem adicional, permite navegar pela internet como se se estivesse num país à escolha, possibilitando o acesso a conteúdos com restrições geográficas.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

X e Google com publicidade a malware que rouba criptomoedas

22-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O X e a Google têm apresentado publicidade que direcciona os utilizadores para o malware MS Drainer que já roubou quase $60M a milhares de vítimas nos últimos meses.

Não é a primeira vez que somos confrontados com publicidade maliciosa, mas mais uma vez se pode argumentar que as plataformas como a Google e o X (Twitter) não têm feito as verificações de segurança que deveriam fazer, nem tão pouco têm sido rápidas a reagir a campanhas deste tipo.

No X é habitual os utilizadores depararem-se com publicidade excessiva a criptomoedas e NFTs, e quem arriscar clicar nessas publicidades poderá muito bem vir a juntar-se às mais de 63 mil vítimas do MS Drainer que já roubou 59 milhões de dólares nos últimos nove meses. Estas publicidades maliciosas direccionam as vítimas para sites de phishing, mas também tentam dificultar a sua detecção ao fazerem a verificação da localização: utilizadores nas regiões alvo são direccionados para os sites maliciosos, mas utilizadores no resto do mundo são direccionados para sites legítimos ou sem malware.
A campanha parece ter predominância no X, onde os investigadores dizem que chegou a surgir em seis de cada nove anúncios no seu feed. Há também contas que têm promovido estas publicidades maliciosas e que parecem ter sido infiltradas pelos atacantes sem conhecimento dos responsáveis legítimos.

Para quem já tem por hábitos simplesmente ignorar a publicidade no X e usar um ad-blocker em tudo o resto, não haverá grandes alterações a fazer à sua rotina; para todos os outros, é mais um aviso que relembra os perigos de se clicar nas publicidades que prometem oferecer e dar coisas.

Mozilla lança Llamafile para condensar modelos AI num único ficheiro executável

22-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Mozilla lançou um curioso projecto - Llamafile - que disponibiliza modelos AI num único ficheiro executável em diversos sistemas operativos.

Muito se tem falado de AI nos últimos meses, mas para a maioria das pessoas isso continua a ser algo que está escondido por trás de uma app ou interface web que serve de ligação a serviços na cloud. A Mozilla quer quebrar essa dependência e facilitar o acesso a modelos AI que possam correr em qualquer computador, de forma simples. O resultado é: o Llamafile.

O Llamafile é uma iniciativa bastante curiosa, pois reduz toda a complexidade de um sistema AI a um único ficheiro que integra o modelo LLM (que pode lidar com textos, imagens, etc.) e que pode ser executado directamente em diferentes sistemas operativos: Windows, macOS, Linux, OpenBSD, FreeBSD, e NetBSD. Também dispensa a necessidade de qualquer GPU especializado, pois corre em qualquer CPU convencional, e sem necessidade de instalação de programas adicionais.
A grande vantagem é que isto dá aos utilizadores uma forma de terem modelos AI LLM a correrem localmente nos seus próprios computadores, sem ficarem dependentes de uma ligação a serviços na cloud que podem mudar a qualquer altura, e que facilmente podem transferir para outros computadores ou partilhar com outras pessoas.

Nos sistemas Windows a única limitação é que o sistema só permite executáveis com tamanho máximo de 4 GB, o que obriga a que os modelos maiores tenham que ser usados em variante com ficheiro adicional.

Notícias do dia

22-12-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Actualização para o Google Home Mini está a encravar dispositivos; Chrome mais seguro e eficiente; Vodafone oferece 50GB este Natal; China limita gastos em jogos e proíbe recompensas diárias e outras tácticas "viciantes"; Waymo diz que os seus carros são mais seguros que condutores humanos; e OpenAI corrige (parcialmente) falha que permite roubar dados do ChatGPT.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2023 com 31 dias de prendas.

Pesquisar fake news não serve para as identificar

Um estudo revela que pesquisar informação sobre notícias suspeitas de serem fake news, tem mais probabilidades de resultar em que sejam consideradas verdadeiras.

É regra habitual dos promotores das teorias da conspiração de que os cidadadãos devem "explorar por si mesmos" para ficarem elucidados. É algo que também é promovido pelos que tentam desmascarar notícias falsas, mas que pode não ter os resultados pretendidos. Um estudo revela que, quem se aventurar a pesquisar sobre esses temas, se arrisca a ir parar a locais que promovem essas mesmas teorias repetidamente, ao ponto do visitante poder ser apanhado nas malhas das ditas conspirações.

E maior problema é que, depois disso acontecer, torna-se bastante mais complicado aceitar a perspectiva externo do bom senso que se tinha inicialmente, passando-se a repetir os mantras que cada teoria apregoa para se auto-validar, ignorando a lógica externa que facilmente as demonstra como falsas.


Robot AI bate humanos no jogo labirinto

Ha mais um jogo em que os sistemas AI superaram os humanos. O jogo labirinto, no qual se controla a inclinação de um tabuleiro para tentar fazer com que uma esfera chegue ao destino num labirinto, evitando obstáculos e furos, foi rapidamente dominado pelo robot CyberRunner em poucas horas.

Depois de aprender as regras básicas, o seu cérebro AI não se ficou por aí, passando a adoptar tácticas "impossíveis" para os humanos, como fazer a esfera passar entre furos para cortar caminho, chegando ao fim de forma bastante mais rápida.




Data center da Meta na Dinamarca aquece 11 mil casas

A cidade dinamarquesa de Odense, com 200 mil pessoas, é também lar para um dos data centers gigantes da Meta, ocupando cerca de 50 mil m2 na zona industrial na periferia. Mas neste caso, é um projecto que beneficia directamente os habitantes, proporcionando-lhes ar quente para o aquecimento das suas casas.

O calor é um dos maiores problemas nos data centers, normalmente necessitando de complexos sistemas de climatização - e praticamente duplicando os custos de operação devido à energia necessária. Mas neste caso o calor gerado é direccionado para a rede de aquecimento da cidade, que abrange 100 mil residência, sendo que o calor oriundo do data center da Meta é suficiente para aquecer cerca de 11 mil casas. Tendo em conta que o custo do aquecimento nos países nórdicos têm aumentado significativamente nos últimos anos (em particular desde o início da guerra entre a Rússia e Ucrânia), este é um pequeno benefício que se torna bastante apreciado pelos residentes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Nvidia GeForce 256 foi a primeira placa gráfica com GPU e vinha com 32 MB de memória. Actualmente, uma placa gráfica como uma RTX 3090 vem com 24 GB de memória - o equivalente a 750 placas GeForce 256.

Natal CdkeySales com Windows 10/11 desde €11

22-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

How to Use a PHP Game to Help Reporting and Tracking Crimes that Happen in a Region

22-12-2023 | 16:17 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Knowing where certain crimes are being committed is helpful for the police to act quickly to avoid more significant damage to the people affected by those crimes.

Allowing the general population of a region to report those crimes helps the police fight those crimes.

This package implements a game that uses Google Maps to let users report crimes committed in a region where they are located. It allows users to add markers to the map to add more details about the crimes being committed.

China limita gastos em jogos e proíbe recompensas diárias

22-12-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A China prepara novo conjunto de medidas para combater os excessos nos jogos online, incluindo limites do dinheiro gasto e das recompensas diárias que "forçam" os jogadores a ligarem-se diariamente.

Não é segredo que os jogos online se tornaram em verdadeiras minas de ouro, com jogos que tecnicamente são gratuitos a facturarem milhares de milhões de euros por ano. A China é um dos países que tem regras mais apertadas a este nível, com limitação de horas e horário de jogos para os mais novos, e que agora se prepara para expandir.

A China vai aplicar limites para o valor que se pode gastar em jogos, e também proibir tácticas frequentemente utilizadas para fazer com que os jogadores regressem ao jogo diariamente, como a oferta de prémios crescentes a cada dia que façam login - que são perdidos quando não se aparece no jogo um dia. Também será proibido que os jogos forcem os utilizadores a efectuar combates com outro jogadores.

Apesar de ser o tipo de coisa que muito me agradaria que não fosse necessário ser forçado através de legislação, infelizmente está demonstrado que os estúdios de jogos têm adoptado tácticas cada vez mais duvidosas para incentivar ao "vício", para não falar em todas aquelas que, na prática, constituem literalmente "jogos de azar", como pagar por packs de conteúdos supostamente aleatórios, onde muitos jogadores gastam centenas ou milhares de euros sem qualquer garantia de que irão receber aquilo que queriam.

Talvez não fosse má ideia que, pelo menos nesta área, o ocidente olhasse para estas regras e também considerasse aplicá-las.

Google lança Imagen 2 com geração de imagens AI mais realistas

22-12-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a expandir o acesso à versão mais recente do seu gerador de imagens AI Imagen 2.

O Imagen 2 vem com melhorias face ao modelo original, agora tendo a capacidade de gerar imagens com textos, e também logotipos (para desagrados dos designers que se dedicam a isso). Para se tentar destacar de modelos rivais como o Dall-E 3 da OpenAI e o Titan da Amazon, que também têm essa capacidade, a Google salienta que o Imagen 2 pode fazê-lo em múltiplas línguas, incluindo Chinês, Hindu, Coreano, Português e Espanhol (além de inglês), com mais línguas a serem adicionadas ao longo de 2024.

Este modelo também promete ser melhor a lidar com alguns dos elementos que por vezes baralham os modelos anteriores, como as mãos de pessoas no caso de recriações foto-realistas.
Apesar das melhorias, a Google opta por não dar informação sobre as imagens usadas para o treino deste modelo, nomeadamente a nível de inclusão de imagens de autores que não deram permissão para isso, nem tão pouco faz qualquer referência a potenciais compensações para esses autores - um tópico que continuará a ser bastante discutido à medida que os modelos AI se vão espalhando cada vez mais pela sociedade.

Na primeira versão a Google revelou ter usado o conjunto de imagens LAION para o treino, um conjunto de imagens que recentemente se veio a descobrir conter várias imagens problemáticas, incluindo de abuso sexual de menores.

Actualização para o Google Home Mini está a encravar dispositivos

22-12-2023 | 13:23 | A Minha Alegre Casinha

Uma actualização automática da Google está a fazer com que alguns Google Home Mini deixem de funcionar.

A Google parece querer relembrar-nos que, quando se tratam de dispositivos ligados à cloud, não há qualquer garantia de que não possam deixar de funcionar a qualquer momento. O Google Home Mini teve enorme sucesso enquanto foi comercializado, de 2017 a 2021. Mas agora, alguns utilizadores têm acordado e descoberto que os seus Minis deixaram de funcionar sem qualquer explicação - suspeitando-se que tenha sido devido a uma actualização automática da Google.

Os utilizadores afectados referem que embora os Google Home Mini acendam as luzes no topo, não mostram qualquer actividade adicional, nem mesmo no caso de se fazer um hard reset. Alguns utilizadores dizem que os seus Mini voltaram a funcionar normalmente passados alguns dias ligados, mas muitos utilizadores continuam com produtos que agora se tornaram em pisa-papéis - e tratando-se de dispositivos já fora da garantia, não há muito que possam fazer.

Sendo que bem sabemos da existência de produtos com "obsolescência programada", concebidos para deixaremn de funcionar pouco tempo após terminar a garantia, não se pode deixar de pensar em como isso se torna extraordinariamente fácil em produtos ligados à cloud. Como este caso demonstra, a Google pode muito bem desactivar todos estes dispositivos, e dizer que vai "averiguar" o que se passa. Mesmo que não fosse por esta via, também pode a qualquer momento simplesmente anunciar que deixará de suportar os dispositivos, com efeito idêntico.

E para quem for apanhado num destes cenários, especialmente no caso de ter múltiplos Google Home Mini espalhados pela casa que agora se tornam relíquias não funcionais, certamente irá ter mais cuidado no futuro antes de abrir a carteira para comprar produtos dependentes da cloud.

Chrome mais seguro e eficiente

22-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google reforçou as funcionalidades de segurança, e outras, do Chrome para melhorar a experiência dos utilizadores.

O Chrome já integra diversas funcionalidades de segurança, mas a partir de agora vai passar a correr o Safety Check de forma automática em background, alertando os utilizadores no caso das suas passwords terem sido comprometidas e estiverem a circular na internet, se estão a usar extensões consideradas maliciosas, ou se há sites em que seja recomendado rever as permissões.


A nível das permissões, o Safety Check passará a remover o acesso dos sites à localização e microfone no caso de não terem sido visitados há bastante tempo, assim como facilitar a desactivação de notificações de sites com que não se interaja frequentemente.

O Memory Saver também foi alvo de melhorias. Passa a ser mais fácil ver o uso de memória das tabs do browser, assim como a potencial poupança de memória quando as mesmas ficarem inactivas. Também passa a ser mais fácil indicar que sites deverão ficar permanente activos e não ser afectados por esta função.

E por último, o Chrome também a organização de tabs em grupos recebe uma pequena melhoria, possibilitando a gravação de grupos que poderão ser acedidos a partir do Chrome noutros computadores, para facilitar a continuidade de um trabalho ou projecto.

Waymo diz que os seus carros são mais seguros que condutores humanos

22-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Os carros autónomos da Waymo já percorreram cerca de 11.5 milhões de quilómetros, e apresentam uma taxa de acidentes muito inferior à dos automóveis conduzidos por humanos.

Este relatório da Waymo chega numa altura crítica, em que a rival Cruise está em colapso total na sequência de um trágico acidente em que um dos seus carros autónomos arrastou uma pessoa que ficou presa debaixo do veículo durante vários de metros - e tendo-se descoberto que a empresa terá tentado esconder os vídeos que tinha do acidente.

A Waymo diz que os seus carros têm 6.7 vezes menos probabilidades de terem acidentes que resultem em ferimentos dos ocupantes, e 2.3 vezes menos probabilidades de terem acidentes que envolvam participação da polícia. E ao contrário de outras empresas que dizem ter carros seguros e depois não apresentam dados, a Waymo disponibiliza todos os dados para que investigadores possam fazer a sua própria análise e tirar as suas próprias conclusões.

A empresa continua a dizer que os carros autónomos são a solução para a redução das fatalidades causadas por acidentes automóveis, mas é preciso não esquecer que os carros da Waymo apenas operam em zonas geográficas limitadas. Ainda assim, é certo que essas zonas citadinas oferecem as maiores dificuldades e complicações para a condução autónoma, face a coisas como a condução em vias rápidas e auto-estradas.

Vodafone oferece 50GB este Natal

22-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Continuando a tradição das ofertas de Natal, a Vodafone dá aos seus clientes a possibilidade de escolherem dados móveis, serviços de streaming, e outras prendas.

Os clientes Vodafone podem escolher, uma série de opções de ofertas de Natal 2023 através da app My Vodafone, que terão que ser escolhidas até hoje (dia 22), tanto a nível de prendas para si próprios como prendas para oferecer a familiares e amigos (que sejam clientes Vodafone).
A edição deste ano soma novas ofertas aos presentes mais desejados das últimas edições. Clientes podem escolher gratuitamente uma oferta para si e outra para familiares e amigos, desde que estes sejam também Clientes Vodafone. Esta escolha está à distância de um clique no programa Vodafone Happy, na App My Vodafone.

Já está no ar a campanha de Natal da Vodafone, “Presente para si e para oferecer”, com um conjunto renovado de ofertas exclusivas para os seus Clientes. A partir de agora e até ao dia 22 de dezembro, os Clientes podem escolher o seu presente de Natal através do programa Vodafone Happy, na App My Vodafone. Cada Cliente pode ainda presentear um familiar ou amigo, desde que este seja também Cliente Vodafone.

Este ano, a Vodafone juntou às ofertas de Natal mais escolhidas pelos Clientes nas últimas edições da iniciativa três novidades: meias natalícias da marca Happy Socks; um mês de Panda+ e bilhetes de cinema UCI. Mas as ofertas não se ficam por aqui. No leque de opções disponíveis estão também os 50GB de dados para acederem à internet; seis meses de Amazon Prime; um mês de Sport TV; shakes (exclusivo para Clientes Yorn); e vales para descontar em compras na loja online da Vodafone.
Para presentearem os seus familiares e amigos nesta quadra, os Clientes têm de selecionar o serviço ou produto que pretendem oferecer, também através do programa Vodafone Happy. Neste caso, as ofertas disponíveis são dados móveis, bilhetes de cinema, shakes e vales para a loja online. Esta iniciativa natalícia está disponível para Clientes particulares, Yorn e empresariais elegíveis para o programa Vodafone Happy, sendo as ofertas limitadas ao stock existente. As condições de utilização das ofertas, bem como as restantes informações da campanha, podem ser consultadas aqui e na App My Vodafone.

Sempre é melhor do que a prenda de alguns operadores, que se resume ao envio de um SMS a desejar "Feliz Natal". :)



Rato vertical Trust Verto sem fios a €20

22-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os ratos verticais fazem parte daqueles periféricos estranhos que "primeiro se estranha mas depois se entranha", e neste caso é recomendável que se entranhe o mais rapidamente possível para minimizar potenciais problemas a longo prazo.

Para quem passa o dia a trabalhar com o computador e a usar um rato, a questão que se coloca é se já faz parte do grupo que sente dores no braço, ou se ainda faz parte do grupo que ainda está no caminho para lá chegar. Caso o queiram evitar, é fortemente recomendado que dêem uma hipótese a um rato vertical, que representa um dos melhores investimento de longo prazo na saúde de mãos e braços.
Este rato vertical Trust Verto wireless está disponível por 20.32 euros na Amazon Espanha.

O formato pode parecer estranho, mas acreditem que faz uma diferença substancial a nível de uma utilização mais confortável, pois mantém a mão numa posição bastante mais natural (e o "aspecto estranho" é algo que deixa de se fazer notar de forma quase imediata). Considerando o valor em causa, é um preço extremamente reduzido a pagar pela prevenção de problemas futuros que poderão ser de recuperação bastante mais complicada.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|