PlanetGeek

Módulo de tomadas Tessan com 2 USB + 2 tomadas a €14

10-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB está disponível por apenas 14.68 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 15%.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

TCL anuncia NXTPAPER 3.0

10-01-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A TCL aproveitou o CES 2024 para anunciar a sua nova geração de tecnologia de ecrã NXTPAPER 3.0.

A TCL criou o NXTPAPER para fazer com que os ecrãs se aproximassem da experiência de visualização de uma página impressa em papel. Isso é conseguido através do uso de um filtro adicional que transforma o tradicional ecrã em vidro reflectivo num ecrã mate sem reflexos.

Embora os resultados sejam interessantes, esta tecnologia também tem alguns efeitos adversos, prejudicando ligeiramente a nitidez do ecrã e, em maior grau, reduzindo a sua luminosidade. Coisas que a TCL diz ter melhorado neste NXTPAPER 3.0 que usa ecrãs com polarização circular para "simular" a emissão de luz mais natural. Temos também refresh rates mais elevados, ajuste de luminosidade com DC Dimming, ajuste de tonalidade de cor com sensor ambiente RGB, e também melhoria de 10% no nível de luminosidade - que habitualmente é o ponto mais criticado nos ecrãs NXTPAPER.
A par da parte técnica, a TCL inclui também software de assistência visual que relembra a regra 20-20-20 - pedindo ao utilizador que descanse os olhos a cada 20 minutos a olhar para o ecrã, focando-se num objecto a 20 metros (ou o mais distante possível), durante 20 segundos.

Os ecrãs NXTPAPER 3.0 serão estreados nos tablet NXTPAPER 14 Pro, TAB 10 NXTPAPER 5G, e smartphones da série 50.

OpenAI abre GPT Store

10-01-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI abriu finalmente a sua GPT Store, onde podem ser disponibilizados chatbots AI especializados em diferentes funções.

Depois de atrasos derivados da novela da saída e regresso de Sam Altman, a OpenAI lança finalmente a sua GPT Store.

Desde Novembro, com o lançamento do GPT Builder, os utilizadores pagos da OpenAI têm a capacidade de criarem bots especializados em diferentes tarefas, de forma fácil e sem necessidade de conhecimentos avançados de programação. Isso é demontrado pelo facto de já terem sido criados mais de 3 milhões de GTPs, que a OpenAI espera capitalizar e promover ainda mais através desta sua nova loja.

No entanto, embora a OpenAI diga que irá haver um sistema para pagar aos utilizadores em função da popularidade dos seus bots, ainda não foram dados detalhes sobre como isso funcionará, por agora sendo-lhes apenas perguntado se desejam partilhar os seus bots na GPT Store ou não. E para tentar evitar abusos, a OpenAI diz que também terá um sistema de avaliação para evitar a entrada de GPTS desapropriados na sua loja, assim como formas de reportar GPTs maliciosos.

Por agora a GPT Store é algo que continuará disponível apenas para subscritores ChatGPT Plus e Enterprise, assim como os da nova modalidade Teams destinadas a equipas até 149 pessoas, com custo de $30/mês/utilizador ou $25/mês/utilizador se pago anualmente.


Samsung transforma TVs em Smart Displays para a casa

10-01-2024 | 13:16 | A Minha Alegre Casinha

A Samsung quer dar mais destaque às suas TVs como ponto de controlo para as casas inteligentes, incluindo apresentar a planta da casa para fácil organização e controlo dos smart devices.

O Matter ainda vai precisar de bastante tempo até cumprir a sua promessa de unificação dos smart devices, e até lá há empresas que não estão dispostas a esperar. A Samsung continua a investir no seu SmartThings, e agora prepara-se para reforçar a utilização das suas Smart TVs como smart display para o seu controlo. Depois de ter adicionado suporte Matter e incluído Thread border routers nos modelos mais recentes, a Samsung criou o dashboard Now Plus, que se poderá activar automaticamente assim que alguém se aproximar da TV, sem necessidade de pegar no comando, e onde terá acesso a informação sobre os sensores e demais dispositivos em casa, incluindo câmaras de vigilância. É algo idêntico ao que se poderia ter num Smart Display dedicado, mas que assim fica disponível no ecrã de TV que já se terá na divisão.

Os utilizadores também terão acesso rápido para controlar luzes, fechaduras, ajustar temperatura, de forma mais imediata e eficiente do que através da utilização da app SmartThings na TV.
Temos também um modo que apresenta a planta da casa com os respectivos dispositivos, fazendo com que seja mais natural vê-los e controlá-los. No entanto, para criar o mapa, será necessário utilizar a app SmartThings num smartphone ou tablet (incluindo a possibilidade de converter uma foto da planta em papel, ou do mapeamento 3D feito por aspiradores da marca equipados com LIDAR). Este modo também fica disponível nos Smart Monitors da Samsung, pelo que se torna em ainda mais uma forma de poder aceder a esta informação, e que poderá levar os consumidores já com bastantes dispositivos Samsung a optarem também por um monitor da marca para tirarem partido dessa capacidade.

Android Auto ganha maior integração com os carros

10-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google quer tornar o Android mais apelativo e funcional nos automóveis, anunciando algumas novidades.

Com a Apple a querer assumir maior controlo sobre os carros com a nova versão do CarPlay, que pode tomar conta do painel de instrumentos do veículo, a Google não quer ficar para trás. Como tal, apresenta uma série de novidades que chegarão em breve.

Os carros eléctricos com Android Auto poderão partilhar o nível de bateria com o Google Maps, assim podendo disponibilizar informação de navegação mais adequada, indicando pontos de carregamento, incluindo o tempo de carregamento nas estimativas de duração da viagem, e nível de carga que se terá no destino. Os carros com Google também poderão receber rotas planeadas no Google Maps em Android e iOS, que poderão ser enviadas directamente para os veículos. E os fãs da navegação na internet também poderão em breve usar o Chrome nos seus carros - começando por alguns modelos Volvo e Polestar (apesar deste último já disponibilizar o Vivaldi desde 2021 no Polestar 2).

Além disto, a Google também anuncia novos conteúdos adequados para os mais pequenos, do PBS Kids e Crunchyroll, e também a app The Weather Channel para os fãs da meteorologia. E, de forma mais prática, diz também estar a ser expandida a funcionalidade de chaves digitais, usando-se o smartphone como chave, começando por alguns modelos Volvo e expandindo a mais fabricantes no futuro.







Sony apresenta óculos VR dual 4K em parceria com a Siemens

10-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois dos PS VR2, a Sony criou uns óculos de realidade aumentada vocacionados para uso profissional.

Com os PS VR2 a serem óculos destinados ao uso na brincadeira, a Sony preparou agora um novo modelo destinado a uso profissional. Estes óculos foram criados em parceria com a Siemens e usam dois microdisplays OLED de 1.3" com resolução 4K, com seis câmaras e sensores adicionais para o tracking espacial sem necessidade de dispositivos externos. Os óculos usam o Snapdragon XR2+ Gen 2 que foi apresentado recentemente pela Qualcomm, e que promete ser capaz de criar experiências de realidade aumentada de grande qualidade.

Os óculos são acompanhados por dois controladores, um com formato de anel, outro com formato mais tradicional, ambos permitindo a manipulação de objectos virtuais.


O conjunto será compatível com o Siemens NX Immersive Designer Software, assim como outros sistemas de software usados em produção de vídeo, criação de conteúdos, etc.

Por agora não há indicação de preço, sendo apenas dito que os óculos ficarão disponíveis durante este ano.

Teclast P25T com WiFi 6 a €81

10-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Temos mais um tablet da Teclast que chega com características imbatíveis a um preço reduzido: o P25T com WiFi 6 e Android 12.

O Teclast P25T vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1280x800), CPU MT6762 octa-core, 4 GB de RAM (8 GB virtuais), 64 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 5MP e 2MP, WiFi 6 ax dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 5000mAh e Android 12 com certificação GMS (Google Mobile Services).
Com tudo isto, este Teclast P25T está disponível por apenas 81.65 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" barato mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Amazfit apresenta anel Helio Ring

10-01-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazfit estreia-se no sector dos smart rings com o seu anel Helio Ring.

A Amazfit já é bem conhecida pelos seus smartwatches e agora apresenta o Helio Ring, um anel inteligente com sensores que disponibiliza informação adicional que permite monitorizar informação sobre a condição física do utilizador - com maior precisão do que a que é possível no pulso, diz a marca.

Pelo menos nesta primeira fase o anel está a ser direccionado para atletas, prometendo ajudar no registo da sua actividade e tempos de recuperação. Mas talvez seja apenas uma forma de promover o serviço de subscrição Zepp Aura, incluindo três meses grátis de acesso antes de começar a ser cobrado.
O Helio Ring pode ser usado sozinho ou em combinação com um smartwatch Amazfit, neste último caso contando com a combinação dos dados dos sensores para informação mais precisa.

O anel, feito em liga de titânio, pode monitorizar a frequência cardíaca, tracking de algumas actividades desportivas, qualidade do sono, e conductividade da pele para monitorização do estado emocional.

Estará disponível emn dois tamanhos (10 e 12) com peso de 3.8g e 4g respectivamente, e a autonomia deverá ser suficiente para 5 dias de uso típico.

Honor revela MagicOS 8 com funcionalidades AI

10-01-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Honor apresentou o seu MagicOS 8.0, baseado em Android 14 e com forte aposta nas funcionalidades AI para se tentar destacar das outras marcas.

O MagicOS 8.0 vem com o MagicLM, um modelo AI com 7 mil milhões de parâmetros a correr localmente nos dispositivos, e que é utilizado um pouco por todo o sistema para o ajustar aos hábitos de utilização e outras funcionalidades. Uma delas é o Magic Portal, que promete facilitar a interpretação e interação de dados entre apps arrastando conteúdos para o lado do ecrã. Por exemplo, permite arrastar uma reserva de hotel para a app de mapas para se obter imediatamente a rota de navegação até esse destino. Ou podemos seleccionar parte de uma imagem, como roupas, para encontrar lojas online com produtos idênticos.

Outra das capacidades não esconde a inspiração no iOS da Apple, permitindo a selecção de pessoas e animais de fotos, para as utilizar como imagens de fundo no ecrã com efeito de profundidade (parte das horas do relógio a ficarem parcialmente obstruídas pelo elemento da imagem).

E temos ainda um curioso modo ad-blocker em que se pode abanar o smartphone para fazer desaparecer popups publicitários (seria mais prático bloqueá-los simplesmente sem necessidade de abanos); assim como o Parallel Spaces que permite manter duas instâncias separadas de uma mesma app para que possam ser usadas com perfis diferentes, por exemplo, com conta pessoal e contra profissional.





O Honor MagicOS 8.0 será lançado com os novos modelos Honor na China, e chegará a mais dispositivos ao longo do ano, com a Honor a anunciar o seguinte calendário para o MagicOS 8.0 beta:

Janeiro 2024
Honor Magic5 Ultimate Edition
Honor Magic5 Pro
Honor Magic5
Honor Magic4 Ultimate Edition
Honor Magic4 Pro
Honor Magic4

Fevereiro 2024
Honor Magic V2 Ultimate Edition
Honor Magic V2
Honor Magic Vs
Honor Magic Vs2
Honor Magic
Magic V
V Purse
Honor Magic3 Ultimate Edition
Honor Magic3 Pro
Honor Magic3
Honor 100 Pro
Honor 100
Honor 90 GT

Março 2024
Honor 90 Pro
Honor 90
Honor 80 Pro
Honor 80 GT
Honor 80

Abril 2024
Honor 70 Pro +
Honor 70 Pro
Honor 70
Honor 60 Pro
Honor 60
Honor 50 Pro
Honor 50

Maio 2024
Honor X50 GT
Honor X50 Pro
Honor X50
Honor X40 GT
Honor X50i+
Honor X50i

Luminar diz que o seu sensor possibilita evitar colisões nos automóveis

09-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Depois dos sistemas de travagem automática de emergência, a Luminar quer que se avance para sistemas que evitem colisões assumindo o controlo do volante.

É inegável o quanto os sistemas de segurança nos automóveis têm evoluído ao longo das décadas. De uma altura em que nem sequer se utilizavam cintos de segurança passamos para carros que vêm equipados com sistemas de controlo de estabilidade, ABS, controlo de tracção, radares, câmaras, e outros sistemas avançados, tudo para melhorar a segurança do veículo e dos seus ocupantes.

Os sistemas de travagem de emergência já se tornaram comuns (e obrigatórios nalguns países), actuando automaticamente sobre os travões sempre que é detectada uma colisão iminente; mas a Luminar sabe que isso nem sempre é capaz de evitar uma colisão, e por isso promove os seus LIDARs com equipamento indispensável para possibilitar sistemas de controlo de volante de emergência, que podem assumir o controlo da direcção para evitarem colisões quando a travagem, por si só, não for suficiente.
Os sensores da Luminar conseguem ver a estrada e obstáculos a 300 metros (nas condições ideais), dando mais tempo para avaliar as situações e iniciar manobras correctivas. O grande problema será assegurar que não existem falsas correcções, como as que em certos modelos podem causar coisas como travagens fantasma sem motivo aparente, ou até colisões com veículos parados na berma, para não falar de por vezes parecerem que estão a tentar causar acidentes deliberados e matar o condutor.

Apesar da Tesla se manter teimosamente longe dos LIDARs, há muitas marcas que os têm adoptado, incluindo a Mercedes, Volvo, Audi, e também várias marcas que se estão a lançar no mercado, como a Xiaomi.

MouthPad deixa controlar smartphones e computadores com a língua

09-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Augmental revelou um curioso dispositivo - MouthPad - que funciona como um trackpad posicionado no interior da boca.

No mundo da acessibilidade não faltam inúmeras opções para controlo de dispositivos para todo o tipo de limitações físicas, mas este MouthPad arrisca-se a ser um dos mais curiosos e originais, permitindo controlar smartphones e computadores com a língua.

Numa demonstração revelada recentemente, podemos ver uma pessoa a controlar um iPhone sem mãos, usando apenas a sua língua, abrindo a app do Google Maps, pesquisando por um local, etc. e fazendo todo o tipo de movimentos complexos, como toques, scroll, sem qualquer dificuldade. Na prática, funciona como um trackpad, mas que é usado exclusivamente com a língua.

Today, we unveil the first public demo of the MouthPad^: smart mouthware for hands-free computer control.

Witness Corbin swiftly navigate Google Maps on his phone using only subtle tongue movements.

Cursor control, clicks, and swipes: full access. pic.twitter.com/ogX0DUmJE3

— Augmental (@augmentaltech) January 5, 2024

Sendo um dispositivo que fica no interior da boca é inevitável que surjam preocupações de segurança e higiene, mas a empresa assegura que usa os mesmos materiais que são usados em próteses dentárias, pelo que esse aspecto deverá estar salvaguardado.

Só falta saber quando é que o MouthPad começará a ser vendido, e qual será o seu preço - sendo que certamente não irão falta interessados.

PHP Example of How to Export MySQL Data in Excel XLS Format

09-01-2024 | 17:52 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many developers work on PHP applications for users who want to export data to view in a Microsoft Excel format.

Often, those PHP applications use MySQL to store application data.

Check this PHP package to learn how to export your PHP application data to files that can be downloaded in Microsoft Excel XLS format using simple PHP code scripts.

Notícias do dia

09-01-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Apple tenta esquivar App Store à abertura europeia argumentando que a App Store são cinco lojas separadas; LG apresenta Signature OLED T transparente; Samsung lança projector Premiere 8K; Nvidia lança novas GeForce RTX 40 Super; Asus apresenta ROG Phone 8 com SD 8 Gen 3; e a Tesla piora sistema de som do Model Y mais barato.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Google e Samsung unificam Quick Share no Android

O sistema de partilha em Android vai passar a estar mais unificado, com a Google e Samsung a anunciarem que o Nearby Share e Quick Share passarão a ser combinados sob o Quick Share.

Um dos grandes problemas do Android é que a sua versatilidade faz com que, muitas vezes, alguns fabricantes implementem as suas próprias soluções para coisas que a Google pode ainda não ter feito no sistema, e isso acaba por fragmentar as funcionalidades na plataforma. Esta combinação do Nearby Share e Quick Share acaba por ser o reconhecimento disso, e resta agora esperar para ver se os restantes fabricantes aproveitam a deixa para adoptarem o (agora) Quick Share e se ficar com um sistema comum em todos os Android.

Nvidia GeForce Now com G-Sync e passes diários

A Nvidia continua a apostar no seu serviço de streaming de jogos na cloud, agora com o GeForce Now a preparar-se para suportar G-Sync para refresh rate adaptativo até 240 Hz, e levar a sua tecnologia Reflex a jogos 4K a 120 fps. Os dispositivos Android passam a ter opção de streaming 1440p, ideal para tablets, mas também podendo ligá-los a um monitor ou TV para se tornarem numa "consola de jogos" com acesso a todo o catálogo do serviço.

E para tentar angariar novos clientes, a Nvidia vai disponibilizar passes diários de $3.99 e $7.99, que facilitarão o processo de se experimentar o serviço e avaliar se se justifica pagar a mensalidade completa - sem ter que investir logo o valor de um mês ($19.99).


Micron apresenta módulos RAM LPCAMM2 para portáteis

A Micron acha que está na altura de se dizer adeus aos módulos SODIMM dos portáteis, e propõe os módulos LPCAMM2.

O formato SODIMM foi criado para se poupar espaço nos portáteis face aos módulos de memória usada nos desktop, e este LPCAMM2 faz o mesmo relativamente ao standard CAMM2 finalizado em Dezembro. Os módulos LPCAMM2 com memória LPDDR5X (de 16 a 64 GB) ocupam 64% menos espaço que os módulos SODIMM, usam 61% menos energia, e são 71% mais rápidos. Outra grande vantagem é que continuam a permitir que os utilizadores finais possam fazer upgrade à memória nos seus equipamentos, o que não acontece nos sistemas com memórias soldadas.


Descoberto iPhone ejectado do voo da Alaskan Airlines

teve um curioso desenvolvimento, com algumas pessoas a terem descoberto um iPhone que terá sido ejectado durante a descompressão, e que aparentemente se encontra totalmente funcional apesar de ter caído de uma altitude de cerca de 5 mil metros.

Mas não se iludam... da próxima vez que o vosso smartphone cair de 40 ou 50 cm, é bem provável que acabe com o ecrã partido... assim dita a Lei de Murphy.

O caso do avião que abriu um rombo em voo

Found an iPhone on the side of the road... Still in airplane mode with half a battery and open to a baggage claim for #AlaskaAirlines ASA1282 Survived a 16,000 foot drop perfectly in tact!

When I called it in, Zoe at @NTSB said it was the SECOND phone to be found. No door yet😅 pic.twitter.com/CObMikpuFd

— Seanathan Bates (@SeanSafyre) January 7, 2024


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora se continue a considerar as "fuel cell" como uma peça de alta-tecnologia, a sua invenção remonta a 1838. No entanto, foi necessário esperar quase uma década para que começassem a ter uma utilização comercial, após Francis Thomas Bacon ter inventado a mais popular fuel cell de hidrogénio-oxigénio em 1932.

LG Signature OLED T transparente

09-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A LG apresentou a seu mais recente TV OLED transparente, a LG Signature OLED T.

Se a Samsung aproveitou o CES 2024 para apresentar os seus ecrãs micro-LED transparentes, a LG não podia ficar atrás e revela a LG Signature OLED T.

Este televisor vem equipado com um ecrã OLED 4K transparente de 77" e sistema de transmissão de áudio e vídeo wireless da LG, possibilitando uma instalação minimalista e artística. A LG promove-a como solução perfeita para espaços onde não se queira ter um "quadro preto" (o ecrã de um televisor desligado), que se torna num elemento ainda mais marcante quando se fala de ecrãs de grandes dimensões, e que pode acabar por arruinar o sentido estético de uma divisão.
A LG até sugere coisas que seriam impossíveis com outros ecrãs, como colocar este televisor em frente a uma janela - mas isso acaba por ser mais uma demonstração de estilo do que uma solução prática, bastando relembrar que estes ecrãs ficam dependentes do que tiverem atrás para produzir a cor preta, o que não será conseguido em frente a uma janela (a não ser que esteja equipada com tela blackout para se usar quando se quiser ver TV).

No entanto, sem dúvida que se torna num ecrã incrível para se aplicar naquelas casas que têm direito a vir nas revistas, mesmo se depois acaba por ser bastante mais prático (e menos dispendioso) utilizar um televisor OLED convencional para ver filmes e séries.

Pixel 7a a €409 na loja da Google

09-01-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Actualmente já se pode apanhar um Pixel 7a na loja oficial da Google por pouco mais de 400 euros.


Até há bem pouco tempo, a loja da Google para Portugal estava limitada aos Chromecast e Router WiFi. Com a chegada dos Pixel 8 ao mercado nacional, a Google aproveitou para igualmente disponibilizar o Pixel 7a, num patamar de preço bem mais interessante, na casa dos 500€.

Com a chegada de um novo modelo cada vez mais perto de acontecer, as promoções acabam por ser uma excelente oportunidade para adquirir um equipamento a preços mais simpáticos. Não sendo o mais atual em termos de especificações, a redução de preço acaba por se tornar numa proposta interessante.

No verão de 2022, num elaborado esquema via loja da Google em Espanha, aproveitei para adquirir o Pixel 6a, ficando assim a par das novidades do Android, visto o Pixel 3a ter sido descontinuado nesse ano. Fruto da chegada dos smartphones à loja nacional, deixam de ser necessários tais artifícios, podendo aproveitar-se a presente promoção e adquirir o Pixel 7a por 409€ (ou até menos se optarem pela Amazon, onde o podem encontrar por 344€).

Neste intervalo de preço, acaba por ser uma proposta muito interessante, tanto em termos de hardware, como de software, se bem que não terão direito aos anunciados 7 anos de atualizações do Android, tendo que se contingentar com as 3 da praxe. Por outro lado, se os updates foram um requisito, se estiverem disponíveis para gastar mais 50%, poderão comprar o Pixel 8, que atualmente está em promoção na loja da Google, mas pode ser comprado por um valor inferior (649€) na Amazon aqui ao lado.

Asus apresenta ROG Phone 8 com SD 8 Gen 3

09-01-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Asus apresentou o seu mais recente smartphone gaming, o ROG Phone 8, que agora também tenta ser mais adequado para o uso genérico do dia a dia.

Apesar da sua tradição gaming não ter ficado esquecida, o ROG Phone 8 é mais fino e leve, tendo baixado dos 10.3 mm e 239g para os 8.9mm e 225g. Infelizmente isto também foi feito à custa da redução na bateria, de 5500 mAh para 5000 mAh, mas que a Asus diz que não terá efeito notório devido ao hardware optimizado. O ecrã é de 6.78" com margens mais reduzidas, e a câmara frontal passa a estar em furo no ecrã, o que permitiu a redução do seu tamanho de 173x77 mm para 163.8x76.8 mm. O ecrã pode atingir os 165 Hz, com refresh rate variável entre 1 e 120 Hz, e sendo capaz de produzir 2500 nits de luminosidade máxima de pico.

No interior encontramos um Snapdragon 8 Gen 3, acompanhado por até 24 GB de RAM LPDDR5X e até 1 TB UFS 4.0, com o modelo base a estar equipado com 12+256GB e o modelo intermédio a ter 16+512GB. Nas câmaras temos uma câmara principal de 50 MP (Sony IMX890 1/1.56") com estabilizador de 6-eixos, 13 MP ultrawide de 120°, e 32 MP telefoto 3x. À frente temos um sensor de 32 MP com combinação de pixeis para imagens de 8 MP de maior qualidade, com campo de visão ampliado dos 73° para os 90°. Este é o primeiro smartphone da Asus com protecção IP68, mas isso não o impede de também ter um dissipador ventoinha adicional, o AeroActive Cooler X, mais compacto que os modelos anteriores, facilitando o seu transporte.
Este smartphone vem com suporte para carregamento wireless Qi de 15 W, mas quem tiver pressa pode optar pelo carregamento com cabo, tirando partido do HyperCharge de 65 W para recarregar o smartphone totalmente (0-100%) em 39 minutos.

O modelo base vem com o logo ROG com iluminação RGB na traseira, com as variantes Pro e Pro Edition a optarem por um pequeno ecrã OLED.

Na Europa os preços começam nos €1,099 para o ROG Phone 8, €1,199 para o Pro (16+512GB), e €1,499 para o Pro Edition (24GB+1TB). As entregas devem iniciar-se no final de Janeiro.

Samsung mostra ecrã Micro-LED transparente

09-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung revelou um novo ecrã transparente com tecnologia micro-LED, que diz ser superior a todos os outros ecrãs transparentes.

O segmento dos ecrãs transparentes continua a ser bastante limitado, normalmente reservado para o sector publicitário, mas não deixa de continuar a ter um factor de atracção que nos faz lembrar os cenários futuristas dos filmes de ficção.

Embora já existam ecrãs transparentes LCD e OLED, a Samsung apresentou um ecrã micro-LED transparente que parece ter transparência superior e também maior luminosidade, resultado de seis anos de investigação nos laboratórios da marca.


Não é provável que este ecrã venha revolucionar o sector e dar início a uma era em que os ecrãs transparentes estejam disponíveis a preços acessíveis para o público em geral, mas sem dúvida que dá mais um pequeno passo para que, num futuro algo distante, isso venha a ser possível.

Tesla piora sistema de som do Model Y mais barato

09-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A luta pela redução dos preços está a fazer a Tesla começar a cortar nalgumas coisas, como o sistema de som do Model Y mais económico.

Os Tesla têm tradição de trazerem um sistema de som bastante acima da média, mas nos EUA e Canadá o Model Y mais económico (com um só motor e tracção traseira) passa a vir equipado apenas com 7 colunas de som e um amplificador, em vez das 9 colunas de som mais subwoofer que costumava trazer.

Por agora, o corte não afecta os modelos Long Range e Performance, que continuam a estar equipados com sistema de som com 13 colunas, subwoofer, e dois amplificadores.
Mesmo com este corte sonoro, é de prever que o Model Y RWD continue a disponibilizar um sistema de som mais que suficiente para satisfazer os clientes; mas faria mais sentido se esta alteração fosse acompanhada por uma nova redução de preço nesse modelo.

Curiosamente, no site da Tesla para Portugal, já nem é indicado que sistema sonoro vem instalado nos Model Y - o que poderá ser apenas um lapso, ou sinal de que estas alterações também poderão chegar em breve à Europa.

Ganha um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh

09-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Sempre prático para todas as ocasiões, este powerbank permite prolongar a tranquilidade de utilizar um smartphone (ou outros equipamentos electrónicos) longe de uma tomada e carregador. No caso deste Bogseth de 10000 mAh, serve de backup compacto que pode recarregar um smartphone várias vezes, esticando a sua autonomia enquanto se está longe de uma tomada ou porta USB.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Nvidia lança novas GeForce RTX 40 Super

09-01-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Nvidia apresentou uma nova série de placas GeForce RTX 40 Super que vem substituir as actuais não-Super.

A partir de agora, os interessados numa GeForce RTX 40 poderão optar por uma RTX 4080 Super, RTX 4070 Ti Super, ou RTX 4070 Super. A melhoria surge no número de CUDA Cores, que passa de 9728 para 10240 na RTX 4080 Super (+5.3%), 7680 para 8448 na RTX 4070 Ti Super (+10%), e 5888 para 7168 na RTX 4070 Super (+22%).

A 4070 Ti Super também passa de 12 GB para 16 GDDR6X, com o barramento a passar de 192-bit para 256-bit e consequente melhoria de 504 GB/s para 672 GB/s; com a RTX 4080 Super a também receber uma melhoria ligeira neste campo, passando de 716.8 GB/s para 736 GB/s; e não havendo alterações na RTX 4070 Super a nível de memória. As placas mantêm os níveis de consumo das versões que vão substituir (pelo menos no papel - pois já sabemos que nem sempre os consumos anunciados são aqueles que acabam por se ter na realidade).

Nos preços, a maior surpresa ocorre no modelo de topo, com a RTX 4080 Super a baixar consideravelmente dos $1199 para os $999, enquanto as outras se mantêm com o preço inalterado de $799 e $599. A Nvidia vai manter a RTX 4070 não Super, com preço de $549.

|