PlanetGeek

Nvidia lança novas GeForce RTX 40 Super

09-01-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Nvidia apresentou uma nova série de placas GeForce RTX 40 Super que vem substituir as actuais não-Super.

A partir de agora, os interessados numa GeForce RTX 40 poderão optar por uma RTX 4080 Super, RTX 4070 Ti Super, ou RTX 4070 Super. A melhoria surge no número de CUDA Cores, que passa de 9728 para 10240 na RTX 4080 Super (+5.3%), 7680 para 8448 na RTX 4070 Ti Super (+10%), e 5888 para 7168 na RTX 4070 Super (+22%).

A 4070 Ti Super também passa de 12 GB para 16 GDDR6X, com o barramento a passar de 192-bit para 256-bit e consequente melhoria de 504 GB/s para 672 GB/s; com a RTX 4080 Super a também receber uma melhoria ligeira neste campo, passando de 716.8 GB/s para 736 GB/s; e não havendo alterações na RTX 4070 Super a nível de memória. As placas mantêm os níveis de consumo das versões que vão substituir (pelo menos no papel - pois já sabemos que nem sempre os consumos anunciados são aqueles que acabam por se ter na realidade).

Nos preços, a maior surpresa ocorre no modelo de topo, com a RTX 4080 Super a baixar consideravelmente dos $1199 para os $999, enquanto as outras se mantêm com o preço inalterado de $799 e $599. A Nvidia vai manter a RTX 4070 não Super, com preço de $549.

Samsung lança projector Premiere 8K

09-01-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung revelou a sua nova linha de projectores para 2024, onde se inclui o novo topo de gama Premiere 8K - que, como se pode antever pelo nome, suporta resolução 8K.

Para este ano a Samsung tem novas versões do Premiere 7 e Premiere 9 de curta distância, sucessores dos Premiere LSP7T e LSP9T do ano passado, assim como os novos Premiere 5 e Premiere 8K. Todos eles chegam com tecnologia Lightwarp, que permite tornar qualquer superfície num display interactivo, quer sejam widgets projectados numa parede, ou até jogos projectados numa mesa.

O Premiere 8K ocupa o lugar de destaque, e além da resolução 8K tem um sistema de som 8.2.2 com 100 W e suporte Dolby Atmos, além de uma tecnologia Sound-on-Screen que promete fazer com que o som pareça vir da imagem projectada. Este projector pode criar uma imagem de 150" estando a apenas 30 cm da parede ou tela, e conta com o sistema Wireless One Connect Box, para simplificar as ligações, com o projector em si a ficar livre de cabos, que ficam ligados na box que pode ficar a 10 metros de distância.

O Premiere 5 mostra que os projectores não se medem aos palmos. Apesar de um tamanho ultra compacto com 20 x 14 x 14 cm e 1.67 kg, é o que a Samsung diz ser o mais compacto projector triple-laser ultra-short-throw, projectando uma imagem luminosa de 100" a 40 cm de distância.

Infelizmente (ou felizmente, se quisermos evitar sustos neste início de 2024) a Samsung não revelou ainda os preços destes novos projectores, mas é de prever que o modelo Premiere 8K não deverá ser adequado para quem tem que perguntar por esse tipo de detalhes como o preço.

Apple tenta esquivar App Store à abertura europeia

08-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple tenta argumentar que a App Store são "cinco app stores", para tentar escapar à exigência de abertura do DMA Europeu.

Como já seria de imaginar, a Apple vai lutar até às últimas instâncias para tentar escapar às exigências do Digital Markets Act europeu que, entre outras coisas exige que a Apple abra o acesso à plataforma iOS, sendo obrigada a permitir a instalação de apps sem ser pela App Store e a existência de app stores alternativas. Para tal, a última táctica consiste em argumentar que a App Store são cinco App Stores distintas (iPhone, iPad, Mac, Apple TV, Apple Watch) na tentativa de que isso faça reduzir o número de utilizadores "por loja" de modo a escapar à classificação de "core platform service" e às ditas exigências do DMA.

Também no iMessage a Apple continua a fazer tudo o que pode para tentar escapar à obrigatoriedade de interoperabilidade com serviços concorrentes. A Apple contesta a classificação do serviço como um NIICS (number-independent interpersonal communications service) dizendo que não se trata de um serviço pago nem que é sustentado pela venda de hardware ou processamento de informação pessoal dos utilizadores. Infelizmente para a Apple, praticamente todas as empresas têm opinião diferente, e têm apelado à UE para que a Apple seja obrigada a abrir o serviço. A decisão da Apple de - finalmente, após anos de recusas - adicionar RCS aos iPhones em 2024, não esconde o facto de apenas ser feita como forma de tentar manter o iMessage fechado. Mas, pode ser que o seu recente encerramento do acesso do Beeper venha a funcionar contra si e pesar na decisão para abrir o iMessage.

Uma coisa é certa, o ano de 2024 vai ser um ano de transformação no iOS e nos iPhones - esperemos é que essa transformação não se fique por "meia transformação" devido ao poderoso lobby da Apple.

Samsung transforma TVs em Smart Displays para a casa

08-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Samsung quer dar mais destaque às suas TVs como ponto de controlo para as casas inteligentes, incluindo apresentar a planta da casa para fácil organização e controlo dos smart devices.

O Matter ainda vai precisar de bastante tempo até cumprir a sua promessa de unificação dos smart devices, e até lá há empresas que não estão dispostas a esperar. A Samsung continua a investir no seu SmartThings, e agora prepara-se para reforçar a utilização das suas Smart TVs como smart display para o seu controlo. Depois de ter adicionado suporte Matter e incluído Thread border routers nos modelos mais recentes, a Samsung criou o dashboard Now Plus, que se poderá activar automaticamente assim que alguém se aproximar da TV, sem necessidade de pegar no comando, e onde terá acesso a informação sobre os sensores e demais dispositivos em casa, incluindo câmaras de vigilância. É algo idêntico ao que se poderia ter num Smart Display dedicado, mas que assim fica disponível no ecrã de TV que já se terá na divisão.

Os utilizadores também terão acesso rápido para controlar luzes, fechaduras, ajustar temperatura, de forma mais imediata e eficiente do que através da utilização da app SmartThings na TV.
Temos também um modo que apresenta a planta da casa com os respectivos dispositivos, fazendo com que seja mais natural vê-los e controlá-los. No entanto, para criar o mapa, será necessário utilizar a app SmartThings num smartphone ou tablet (incluindo a possibilidade de converter uma foto da planta em papel, ou do mapeamento 3D feito por aspiradores da marca equipados com LIDAR). Este modo também fica disponível nos Smart Monitors da Samsung, pelo que se torna em ainda mais uma forma de poder aceder a esta informação, e que poderá levar os consumidores já com bastantes dispositivos Samsung a optarem também por um monitor da marca para tirarem partido dessa capacidade.

Notícias do dia

08-01-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

VW corta preços dos modelos ID na Europa; Óculos Vision Pro da Apple chegam em Fevereiro; Tesla Cybertruck só faz 408 km em auto-estrada; Apple recusa Hey Calendar na App Store; Rapaz de 13 anos bate recorde do Tetris; Starlink a €40 por mês em Portugal; e X é terreno fértil para scams de criptomoedas.

Fiquem com as notícias, enquanto tratamos de finalizar todas as prendas do mega-passatempo de Natal e preparamos o regresso aos nossos habituais passatempos semanais.

Authy perde app desktop em Agosto

O popular Authy vai deixar de ter app desktop a partir de Agosto, obrigando os utilizadores a optarem pela app Android ou iOS.

A parte mais chata é que o Authy não permite a exportação dos códigos, pelo que quem quiser mudar para outra app 2FA como o 1Password ou KeepassXC, terá que passar pelo pouco amigável processo de desactivar o modo 2FA nos serviços utilizados e voltar a reactivá-lo para a nova app. Bem, é da maneira que talvez já possam optar pelo uso das Passkeys nos serviços que já permitirem a sua utilização.


Apple cai 30% na China

O início de 2024 não parece estar a correr bem para a Apple na China, mercado importante mas onde a marca da maçã terá registado uma quebra nas vendas de 30%.

Um declínio que parece estar a ser aproveitado pela Huawei, que registou um crescimento com o lançamento da sua série Mate 60 com a sua inesperada conectividade 5G (e também comunicação via satélite). Falta ver se será um efeito passageiro ou se episódios como o da espionagem de iPhones na Rússia irão começar a fazer com que também a China comece a olhar "de lado" para a Apple.


OpenAI diz que New York Times "enganou" ChatGPT para obter resultados copiados

Na sequência de um processo do New York Times contra a OpenAI, a empresa de Sam Altman veio defender-se dizendo que os exemplos apresentados pelo NYT são engandores e tiveram que ser "manipulados" de forma a levar o ChatGPT a produzir aqueles resultados daquela forma.

Segundo os seus testes internos, é preciso ser extremamente deliberado para se atingirem resultados "copiados" , e que não é esse o tipo de resultados que os seus GPTs normalmente darão aos seus utilizadores. Dito isto, a OpenAI sabe que o acesso à maior quantidade de informação possível, incluindo os arquivos de jornais e notícias recentes, é um factor crítico para treinar os modelos AI, pelo que tenta deixar a situação em bons termos com o NYT para futura cooperação.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O telescópio espacial Hubble foi lançado para o espaço em 1990 e tornou-se famoso por ter sido alvo de uma reparação espacial para corrigir um defeito no seu espelho principal em 1993. Na verdade, o Hubble já foi alvo de cinco missões de correcções e melhorias, que ao longo dos anos foram melhorando a sua capacidade de espreitar os confins do universo. Após muitos anos de atraso, o seu sucessor James Webb Space Telescope foi finalmente lançado para o espaço a 25 de Dezembro de 2021.

Powerbank iPosible 26800mAh com carregador wireless a €28

08-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 26800 mAh da iPosible assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank iPosible não só temos uma capacidade generosa, como uma grande diversidade de formas de carregamento, incluindo carregador wireless Qi.

Este Powerbank iPosible 26800 mAh com com PD 18W e Qi wireless está disponível por 28.95 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 5 euros.

O powerbank suporta vem com duas portas USB-A, uma porta USB-C, e ainda uma porta micro-USB para facilitar o carregamento com cabos dos smartphones mais antigos. Suporta carregamento rápido PD de 15 W na ficha USB-C, e ainda carregamento rápido wireless Qi de 10 W. Pelo que, qualquer que seja o dispositivo, fica praticamente assegurado que teremos sempre forma de o recarregar no menor espaço de tempo possível.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Xreal Air 2 Ultra com tracking 6DoF

08-01-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Xreal tem novos óculos topo de gama, os Xreal Air 2 Ultra, com tracking adicional 6FoF graças a câmaras montadas nas hastes.

Depois dos Air 2 e Air 2 Pro apresentados em Outubro, que basicamente se comportam como ecrãs estáticos à frente dos olhos (com a particularidade de se poder escurecer as lentes para ajustar o grau do mundo exterior que se deseja manter visível), a Xreal (antiga Nreal) avança para óculos que realmente podem proporcionar uma experiência de realidade aumentada mais activa.

Novas câmaras instaladas nestes Xreal Air 2 Ultra permitem fazer o tracking do movimento do utilizador com 6 graus de liberdade, assim como reconhecer gestos e movimentos feitos com as mãos, para interacção com apps sem que sejam necessários controladores adicionais. A Xreal também promete que as câmaras podem fazer o reconhecimento do espaço 3D em redor do utilizador. O campo de visão aumenta dos 46° do Air 2 Pro para os 52°, com cada olho a ter direito a uma imagem 1080p a 120 Hz. A imagem apresentada ao utilizador é equivalente a ter um ecrã de 154" a 4 metros de distância, com uma luminosidade máxima de 500 nits.

Outra área onde a Xreal consegue vantagem sobre os concorrentes é no peso, com estes Air 2 Ultra a ficarem-se pelos 80 gramas (um peso pluma comparado com os 515g do Meta Quest 3).
A Xreal diz ter conseguido recentemente atingir uma quota de 50.9% do mercado, e não será surpresa que estes Air 2 Ultra se queiram posicionar como alternativa bastante mais económica que os Vision Pro da Apple. Embora neste momento pareça difícil acreditar que a Apple vá ter grande sucesso com os seus óculos de 3500 dólares, bem sabemos como as coisas correram para a Nokia depois da Apple ter lançado um iPhone que era criticado por ser extremamente dispendioso (e nem ter botões).

Estes Xreal Air 2 Ultra ficam disponíveis em Março com um preço oficial de $699, mas com a possibilidade de ficarem por $599 para quem fizer a pré-encomenda.

Xiaomi SU7 não deverá chegar à Europa este ano

08-01-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar das intenções da Xiaomi de se tornar numa das maiores marcas de automóveis a nível global, numa primeira fase o seu SU7 só deverá ficar disponível na China.

A Xiaomi revelou oficialmente o SU7 e SU7 Max no final de 2023, sendo modelos que desde logo têm atraído bastantes interessados. No entanto, a Xiaomi ainda não avançou com alguns elementos críticos, como a data efectiva de início das vendas e, igualmente importante, qual será o preço destes seus primeiros automóveis eléctricos. Mas, isso é algo que por agora poderá ser completamente irrelevante para os fãs europeus da marca.

É pouco provável que a Xiaomi faça chegar os SU7 à Europa, sendo que neste primeiro ano deverá dedicar-se exclusivamente à sua comercialização na China. Uma opção que certamente também terá a ver com a falta de capacidade de produção, que certamente nem será capaz de dar resposta ao volume esperado de encomendas. Mas tudo isso ficará dependente do preço que a Xiaomi aplicar, sabendo-se que o mercado chinês é extremamente concorrencial e não faltam modelos a preços reduzidos.
Curiosamente, a marca também parece descartar por completo a possibilidade de expandir a gama de automóveis eléctricos para uma faixa mais económica com modelos Redmi, ao estilo do que faz nos smartphone. Mas, isso é algo que certamente a marca poderá rever a qualquer momento em função do sucesso ou insucesso que os seus modelos Xiaomi vierem a ter - e para isso será preciso saber qual o seu preço.

Samsung SmartThings ganha integração com Powerwall da Tesla

08-01-2024 | 13:10 | A Minha Alegre Casinha

A Samsung anunciou ter tirado partido da nova API da Tesla, fazendo com que o sistema de baterias Tesla Powerwall passe a poder estar integrado no seu sistema SmartThings, facilitando o processo de gestão e monitorização dos equipamentos para quem já usa o sistema da Samsung.

Por agora esta integração apenas abrange a Powerwall, mas é de imaginar que no futuro também possa vir a englobar os automóveis Tesla assim que a empresa de Elon Musk permitir esse acesso. Ainda assim, ainda muito há a fazer para que seja concretizada a promessa de "unificação universal" dos smart devices e tudo com eles relacionados, através do Matter.

A Samsung também anunciou uma parceria com a Hyundai, para integrar os seus carros na rede SmartThings.


Gmail para Android ganha opção "selecionar todas"

08-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Gmail para Android ganha finalmente uma opção de selecionar "todos" os emails para acelerar a sua eliminação ou arquivo.



Com o armazenamento a ser por norma curto, manter a caixa de correio organizada pode ser uma verdadeira dor de cabeça, havendo que efetuar uma criteriosa escolha para ganhar algum espaço até à próxima limpeza. Esta tarefa é por norma efetuada no PC, por ser mais simples e rápida a seleção dos emails a apagar. Agora podem podem também utilizar o vosso smartphone Android para realizar esta tarefa, pois finalmente é possível selecionar todas as mensagens na app Gmail.


Ao efetuarem uma pesquisa, basta selecionar uma das mensagens para que seja apresentada a opção no canto superior esquerdo. Selecionando a mesma, são marcadas para eliminar as primeiras 50 mensagens. Ou seja, mais uma vez, Google a ser Google. Escolhem a opção "selecionar todas", mas só as primeiras 50 mensagens são selecionadas.


Felizmente, há uma meia alternativa disponível, bastando fazer scroll até à primeira mensagem não selecionada, para que a caixa no canto superior esquerdo volte a estar limpa. Ao clicarem nesta última, vão marcar até mais 50 mensagens para eliminar. Não sendo a opção ideal para quem efectivamente quer selecionar "todas" as mensagens, é suficientemente capaz para permitir uma limpeza da caixa de correio sem que para isso tenham de recorrer a um PC.

VW corta preços dos modelos ID na Europa

08-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A VW está a tornar a sua gama ID mais apetecível na Europa, com redução de preços e ajuste dos níveis de equipamento.

Com a sua estratégia a não estar a obter os resultados pretendidos (o ID.7 tem tido encomendas sofríveis na China) e que já estão a levar a cortes no volume de produção, a VW opta finalmente por fazer aquilo que provavelmente já deveria ter feito à muito: reduzir nos preços, ao estilo do que a Tesla tem feito.

Os consumidores europeus passam a ter acesso a modelos ID.3, ID.4, e ID.5 mais baratos.

Em França, o ID.3 Pro passa a estar disponível por €39,990 com bateria de 58 kWh, e por €44,310 com bateria de 77 kWh; anteriormente, o modelo mais barato custava €42,990. O ID.4 baixa dos €51,000 para os €43,990. Na Noruega os preços são ainda mais convidativos, com o ID.3 a começar nos €31,700 e o ID.4 nos €36,350. Na Alemanha, a marca está a disponibilizar fundos para compensar o fim dos apoios do estado para os automóveis eléctricos, com o ID.3 a começar nos €39,995 mas podendo receber até €7,735 nalguns modelos.

Falta apenas esclarecer se esta redução nos preços não foi feita à custa da remoção de opções e extras que, quando seleccionados, acabarão por fazer com que o preço vá para os valores anteriores.

Headphones Sony WH-1000XM5 a €293

08-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os headphones Sony WH-1000XM5, uma das referências em termos de cancelamento de ruído, estão disponíveis a um preço reduzido.

Sucessores dos já excelentes WH-1000XM4, esta nova geração XM5 vem com 8 microfones e com um processador adicional, que promete maior eficácia na redução de ruído nas frequências médias e altas. O design foi alterado mas mantêm-se os controlos via toques e swipes, e com botão físico para activar o modo de cancelamento de ruído. No capítulo sonoro, a Sony trocou os drivers de 40 mm por novos de 30 mm, que diz serem capaz de produzir som "mais natural".
Os headphones WH-1000XM5 estão disponíveis por 293 euros na Amazon Espanha - e se preferirem poupar alguns euros, podem optar pelos Sony WH-1000XM4.

Com design over-ear e autonomia para 30 horas de funcionamento, são o tipo de headphones que depressa se tornará no melhor amigo de quem gosta de eliminar os ruídos exteriores para se concentrar naquilo que está a fazer, e que serão especialmente eficazes no caso de quem gosta de aproveitar viagens de comboio ou avião para ir adiantando trabalho, ou simplesmente desfrutar de momentos de música (ou vídeo) sem se preocupar com os barulhos exteriores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Sony lança Android 14 para smartphones de 2022

08-01-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Sony está a preparar actualizações para o Android 14 para os seus smartphones de 2022, incluindo o Xperia 1 IV, Xperia 5 IV e Xperia 10 IV.

A Sony tem estado longe dos seus tempos áureos nos smartphones, mas pelo menos parece não querer abandonar os utilizadores que ainda vão optando pelos seus modelos.

Com esta actualização para Android 14 a Sony destaca funcionalidades como a capacidade de usar o flash ou ecrã a piscar para sinalizar notificações e alarmes; compatibilidade com a rede Find My Device; funcionalidades de transferência expandidas com o Nearby Share; e atalhos configuráveis no lock screen.
Claro que com estas actualizações surgem também muitas questões quanto ao facto da Sony potencialmente ter abandonado os modelos da série III de 2021, sendo modelos que tendo três anos de idade ainda deveriam receber actualizações do sistema - isto para não falar dos modelos de 2020 e 2019, já que os quatro anos se começam a tornar no mínimo admissível para manter actualizações de sistema, e mais um par de anos para as actualizações de segurança.

Óculos Vision Pro da Apple chegam em Fevereiro

08-01-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple já anunciou as datas de lançamento dos Vision Pro, com as encomendas a abrirem a 19 de Janeiro e as entregas a iniciarem-se a 2 de Fevereiro.

Os muito aguardados Vision Pro da Apple começam a chegar aos consumidores em Fevereiro e, apesar de todas as inovações tecnológicas, a grande questão vai ser descobrir se o mercado está disposto a pagar 3500 dólares (mais taxas) por uns óculos de realidade aumentada - que ainda por cima sofrem de algumas limitações técnicas, como a necessidade de ter um pack de bateria externo que se mantém ligado aos óculos por um cabo.

Nesta primeira fase os óculos só estarão disponíveis nos EUA e na versão de 256 GB, mas sendo indicado que haverá modelos de maior capacidade no futuro.

Além dos óculos a $3499, temos também lentes correctivas a $99 e lentes por medida a $149.



Hacker apoderou-se das rotas BGP da Orange Espanha

07-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Orange Espanha entra em 2024 a recordar os riscos do BGP.

Um hacker apoderou-se da conta de administração da Orange Espanha e modificou as rotas BGP, causando problemas no redireccionamento do seu tráfego internet. Neste caso o hacker diz tê-lo feito apenas por "brincadeira" e não com intuito malicioso, mas o incidente relembra como as coisas poderiam ter sido bem piores se o atacante tivesse tido más intenções.

O BGP continua a ser um componente crítico da internet, sinalizando como os dados que circulam na internet poderão chegar ao seu destino através da complexa encruzilhada de routers que constituem a internet. O problema é que foi criado assumindo que todos estes elementos seriam elementos de confiança, não antecipando a possibilidade de poderem ser abusados maliciosamente para redireccionar o tráfego de forma errada. Ao longo dos anos têm surgido projectos e sistemas que tentam evitar estes desvios do BGP e promovem um BGP mais seguro, e incidentes com este apenas vêm relembrar como isso acaba por ser necessário.
Acredita-se que o atacante da Orange Espanha tenha conseguido entrar na conta RIPE através do roubo das credenciais, com o respectivo email e password a terem surgido numa lista de dados roubados por malware. O que não é tão desculpável é que a Orange nem sequer estivesse a utilizar um acesso com autenticação 2FA para algo tão crítico - coisa que, por esta altura, já nem deveria ser opcional para este tipo de serviços.

Como sempre, resta esperar que o incidente tenha servido para educar os afectados, e que passem a adoptar autenticação de dois factores para evitar que o simples roubo de uma password possa dar acesso imediato a um serviço ou plataforma.

Rapaz de 13 anos bate recorde do Tetris

07-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Passados 34 anos, um jovem de 13 anos bateu finalmente o recorde do Tetris, chegando a um ponto em que o jogo crashou.

Criado em 1984 pelo engenheiro soviético Alexey Pajitnov, o Tetris foi um jogo que conquistou toda uma geração, e que mesmo com o passar das décadas continua a fascinar milhões de pessoas por todo o mundo. O jovem Willis Gibson, conhecido no mundo online como Blue Scuti, dedicou-se ao jogo há dois anos, treinando dezenas de horas por semana, e tendo vencido vários torneios - e agora, torna-se na primeira pessoa a ter "quebrado" o jogo.

O problema do jogo é que, além de ir ficando cada vez mais rápido, a certa altura atinge tal velocidade que os próprios blocos se tornam difíceis de ver. Por isso mesmo, o jogo só tinha sido acabado por bots AI, acreditando-se que não seria possível um jogador humano superar o nível 29. Mas, Blue Scuti demonstrou o contrário, chegando ao ponto em que o jogo crashou e a pontuação congelou nos 999999 pontos, a mais elevada possível.





Verge TS Ultra é moto futurista com todos os sensores possíveis

07-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Verge Motorcycles promete que a sua futurista moto TS Ultra será a mais segura de sempre.

Com o seu aspecto futurista de rodas sem eixo, a TS Ultra já seria capaz de atrair um número considerável de interessados em mtoos eléctricos. Mas a marca finlandesa reforça isso com um inédito sistema de sensores que normalmente só se vê nos automóveis mais avançados.

A marca tem enorme orgulho na sua criação, contrariando a "tradição" de manter a estrutura tradicional das motos, substituindo o tanque de combustível por uma bateria e o motor a combustão por um motor eléctrico. As suas motos foram concebidas de raiz para tirar o máximo partido da tecnologia eléctrica, posicionando as baterias o mais baixo possível para melhorar o centro de gravidade, e colocando o motor na sua incomum roda traseira, que faz com que a moto pareça saída do filme Tron.

Na versão de topo mais equipada, a marca estreia o sistema Starmatter Vision, com seis câmaras que vigiam a área em redor a 360°, e dois radares - um apontado para a frente, outro para trás - que assistirão na detecção de obstáculos ou de veículos aproximando-se a alta-velocidade na traseira. Toda a informação será combinada e apresentada nos ecrãs, usando o Unreal Engine para exibir a informação em redor da mota em tempo real. Também não falta conectividade wireless, que assegura a disponibilização de actualizações para melhorar as funcionalidades ao longo do tempo. A marca também promete um inovador sistema de Spatial Audio no capacete, que poderá indicar ao motociclista onde deve focar a sua atenção.

O maior problema é que a TS Ultra vai ter um preço a começar nos 55 mil euros, o que desde logo limitará imensamente a sua clientela. Mas, os interessados podem sempre optar pelo modelo TS base, a começar nos 33 mil euros, e que apesar de não ter a potência e autonomia do modelo de topo, começa nos 33 mil euros e mantém a sua icónica roda traseira sem eixo.



Boeing 737 Max 9 no solo após buraco em voo

07-01-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O ano de 2024 não começa da melhor forma para a Boeing, que vê os seus Boeing 737 Max 9 ficarem no solo para inspecção após um ter perdido parte da fuselagem em voo.

A piada de "abrir a janela" num avião tornou-se realidade para os passageiros de um Boeing 737 Max da Alaska Airlines, que perdeu uma secção da fuselagem durante o voo, deixando os passageiros expostos ao exterior.

Felizmente, não havia nenhum passageiro no lugar imediatamente encostado a esta secção, mas ainda assim, a descompressão abrupta terá arrancado a camisa de um dos passageiros mais próximos do local do incidente. Ainda assim, houve apenas alguns feridos ligeiros, e o avião conseguiu regressar ao aeroporto e aterrar em segurança, evitando uma tragédia para o sector aeronáutico logo no início do ano, após um ano de 2023 em que não foram registados quaisquer acidentes graves.

@strawberr.vy Girls’ trip turned into emergency landing trip… #alaska #alaskaair ♬ original sound - vy 🍓
No seguimento deste incidente, a FAA ordenou a suspensão dos 737 Max 9s para inspecção, operação que demorará entre quatro a oito horas por avião, para assegurar que este cenário não se repete. Mas não deixa de ser mais uma mancha na reputação da Boeing, que também tem sido criticada por ter tentado pedir uma excepção para permitir o voo dos 737 Max 7, que têm um defeito que pode fazer com que uma parte da carenagem do motor se solte, mas que a Boeing diz ser "extremamente improvável" desde que os pilotos tenham o cuidado de desligar o sistema anti-gelo assim que não houver gelo, para evitar o sobreaquecimento que pode levar a essa situação.

Starlink a €40 por mês

07-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O acesso à internet via satélite Starlink já está disponível em Portugal com uma mensalidade de 40 euros.

Depois de se ter estreado com uma mensalidade bem mais dispendiosa na ordem dos 100 euros, o serviço Starlink desceu para valores que se tornam bastante mais simpáticos. Neste momento, é possível usufruir do serviço de internet satélite por uma mensalidade de apenas 40 euros - embora continue a ser necessário contabilizar o custo do terminal / antena, que continua a ser de 450 euros.

Tudo o que é necessário é ter uma linha desobstruída para o céu e posicionar a antena no exterior. Depois, podem contar com serviço de dados ilimitados, tendo em conta que esta modalidade se destina a ser usada num local fixo (existe a modalidade móvel, para autocaravanas, mas que mesmo assim também se destina a ser usada apenas quando se está parado, e que mantém a mensalidade nos 100 euros).
Embora continue a ser recomendável optar por um serviço de ligação por fibra/cabo terrestre sempre que possível, que à partida assegura um serviço mais fiável e constante, com uma mensalidade assim já começa a ser interessante considerar o serviço Starlink para locais onde isso não seja possível; ou até para situações onde seja de importância crítica manter uma ligação internet na eventualidade de haver uma falha da rede terrestre.

Primeira missão privada à Lua gera queixa da comunidade Navajo

07-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

No dia 8 de Janeiro será lançado o primeiro foguete Vulcan da ULA, que transporta o primeiro lote de carga privada que chegará à Lua.

Ainda há muita incerteza quanto à capacidade da ULA conseguir lançar o seu Vulcan e conseguir aterrar com sucesso o seu lander Peregrine na Lua, mas se tudo correr como previsto, será a primeira missão 100% comercial a conseguir fazê-lo.

A bordo do Peregrine seguem diversos equipamentos, incluindo instrumentos da NASA para auxiliar o programa Artemis, mini robots exploradores do México, e outros. Mas o elemento que está a gerar maior polémica é o facto de também transportar a carga de duas empresas - Celestis e Elysium Space - que transportam os restos mortais de pessoas que pagaram para poderem ter o seu DNA "enterrado" na Lua. O presidente da nação Navajo tentou pedir um adiamento para evitar que este tipo de carga fosse lançado, relembrando que a Lua ocupa um lugar sagrado entre muitas culturas indígenas, e que usá-la para este efeito constitui um acto de desrespeito.

Mas a NASA relembra que esta é uma missão inteiramente comercial e que, neste altura, não existe qualquer tipo de legislação para ditar o que estas empresas privadas podem ou não transportar ou fazer na Lua desde que lá consigam chegar. No entanto, se a missão for bem sucedida, este caso poderá servir para que haja essa necessidade de implementar algum tipo de regras, antes que a situação descambe para cenários em que a ida à Lua se torne num destino turístico onde "vale tudo", desde que se tenha dinheiro.

|