PlanetGeek

Ganha uns headphones JBL Tune 500

17-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar são uns headphones JBL Tune 500.
Estes headphones JBL Tune 500 continuam a necessitar de um cabo para funcionar, mas em contrapartida não têm que se preocupar com autonomia ou recarregamentos. E nem sequer falta o microfone, para permitir fazer chamadas ou usar assistentes de voz.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

iOS 17.2 protege iPhones contra Flipper Zero

16-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou o iOS 17.2, que vem protege os iPhones dos ataques Bluetooth do Flipper Zero.

Nos últimos meses falamos do versátil Flipper Zero e da sua capacidade de poder fazer crashar iPhones ou inundá-los com notificações falsas (coisa que também pode suceder em Android e Windows).

Agora, isso fica resolvido nos iPhones com a chegada do iOS 17.2, que inclui protecção contra este tipo de ataques. Embora a Apple não diga em detalhe que método utilizou, os iPhones começam por apresentar algumas notificações falsas geradas pelo Flipper Zero, mas em vez de entrarem num ciclo interminável como dantes, simplesmente deixam de as apresentar passados alguns instantes - fazendo suspeitar que a Apple tenha implementado alguma forma de evitar notificações ou pedidos de emparelhamento excessivos.

O iOS 17.2 também traz outras novidades, como correcção dos carregamentos wireless nos carregadores de certos automóveis, gravação de Spatial Video nos iPhone 15 Pro, opção de tradução para o Action Button, nova app Journal, entre outras coisas.

Já quanto ao novo sistema anti-roubo Stolen Device Protection, para isso será necessário aguardar pela chegada do iOS 17.3.

Como fazer uma caixa sem humidade para filamento de impressão 3D

16-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Esta caixa permitirá manter os filamentos de impressão 3D em boas condições durante muito mais tempo do que se estiverem expostos ao ar.

O projecto de hoje será do agrado dos que têm uma impressora 3D que utilizam ocasionalmente. O filamento 3D, que possibilita a materialização de objectos reais criados a partir de nada mais do que instruções digitais, tem a infeliz tendência de absorver a humidade do ar. Isso faz com que, em ambientes húmidos, ou passados algumas semanas ou meses "ao ar", se possam degradar e resultar em extrusores entupidos durante a impressão e consequentes peças arruinadas.

Esta caixa seca para filamento pode dar uma preciosa ajuda, permitindo ter até duas bobinas de filamento em ambiente de humidade reduzida.

O projecto é extremamente simples (não é necessário complicar desnecessariamente), na prática sendo apenas uma caixa estanque com gel de sílica para absorver a humidade e duas saídas para filamento. E pode ser simplificado ainda mais se quiserem dispensar o sensor e mostrador do nível de humidade, já que a caixa funcionará igualmente bem se ele - embora seja aconselhável, para se poder detectar alguma situação de perda de estanquidade que permita a entrada de humidade.


Câmara Polaroid OneStep SX-70 em LEGO

16-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A máquina que tornou a fotografia instantânea mais acessível tem agora uma versão em LEGO, numa parceria entre o Grupo LEGO e a Polaroid, que se juntaram para recuperar um ícone do mundo da fotografia: a câmara Polaroid OneStep.

O Grupo LEGO e a Polaroid apresentaram a nova LEGO IDEAS: Câmara Polaroid OneStep SX-70. Ideia original do fã de LEGO Marc a.k.a. Minibrick Productions (@minibrickYT), a icónica câmara da Polaroid ganha agora vida em forma de tijolos LEGO.

O modelo é composto por 516 peças e inclui muitas das características originais, que tornaram a máquina fotográfica OneStep original tão popular entre os fãs, presentes num modelo de exposição exclusivo com características funcionais. A câmara vem ainda acompanhada de um pacote Polaroid Time-Zero Land Film para construir e três "fotos" ilustradas LEGO Polaroid.

A câmara tem um visor funcional, o icónico Color Spectrum, mostrador de compensação de exposição e botão do obturador, para que seja possível carregar e fazer sair as fotos ilustradas. Está também incluída uma entrada para filme que abre para carregar fotos LEGO Polaroid.
A Câmara Polaroid OneStep original foi lançada em 1977 e rapidamente se tornou um grande êxito entre os fotógrafos. A máquina fez chegar a fotografia instantânea a muitas casas em todo o mundo, o que permitiu que as pessoas pudessem ver as suas fotografias de forma quase imediata após terem sido captadas.

A LEGO IDEAS: Câmara Polaroid OneStep está disponível para pré-venda a 15 de Dezembro e chega às lojas em todo o mundo a 1 de janeiro, com PVP recomendado de 79,99 €.

LEGO IDEAS: Polaroid OneStep (21345) Idade: 18+
  • Peças: 516
  • PVP recomendado: 79,99 €
  • Disponibilidade: 1 de janeiro

  • Principais funções e características:
    • Modelo de exposição de um verdadeiro ícone da fotografia com elementos funcionais surpreendentes.
    • A câmara inclui um cartucho de papel fotográfico Polaroid Time-Zero Land Film para construir e 3 “Fotos” LEGO Polaroid, além de uma nova tile 8x10.
    • Com base nas memórias da fotografia, o modelo representa a mais icónica de todas as câmaras Polaroid.
    • Este modelo de exposição colecionável para adultos faz parte de um conjunto diversificado de sets LEGO Ideas, cada um desenhado por um fã, votado pelos fãs de LEGO e produzido pelo Grupo LEGO.

Galaxy Z Fold5 recebe OneUI 6.0

16-12-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Samsung tem vindo a apostar nas atualizações dos seus smartphones, passando a disponibilizar 4 atualizações nos smartphones lançados a partir de 2022. O Galaxy Z Fold5 surge na linha da frente, recebendo uma atualização com a nova versão do Android antes da entrada em 2024.

Tendo a Google apresentado a lançado o Android 14 com os novos Pixel 8, não é de estranhar que a marca Sul Coreana tenha dado continuação ao desenvolvimento da sua interface One UI, agora na versão 6.0.

O Galaxy Z Fold5 faz parte do primeiro lote de equipamentos a receber este update, passando a contar a a nova One UI a correr sobre o Android 14 da Google. As novidades são mais que muitas, com a Samsung a destacar as alterações no menu de atalhos rápidos, ecrã principal com etiquetas simplificadas nos ícones, gestão melhorada de janelas flutuantes e como não poderia deixar de ser, a câmara, com uma nova interface que se espera mais simplificada e funcional.

A lista de alterações pode ser consultada neste link.

Em alternativa, poderão ficar a par das novidades nas imagens que se seguem.





Zeekr revela baterias LFP de carregamento rápido

16-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Zeekr apresentou as suas novas baterias LFP que necessitam de apenas 15 minutos para carregar energia suficiente para percorrer 500 km.

As baterias LFP (lithium iron phosphate) têm sido associadas a baterias mais económicas e que não conseguem ter a mesma densidade energética das congéneres mais caras, como as NMC (nickel manganese cobalt) com metais raros. Mas a Zeekr diz ter resolvido muitas das limitações destas baterias, e que as baterias LFP desenvolvidas por si mesmo, vão surpreender.

A Zeekr diz que conseguiu melhorar a densidade energética destas baterias usando novo sistema de encapsulamento das células, permitindo um aproveitamento útil do volume de 83.7%, superior ao de baterias concorrentes. Isto foi feito sem comprometer a segurança, com a bateria a superar diversos testes de segurança, incluindo a de ser perfurada por pregos; e, não menos importante, também sem comprometer as velocidades de carregamento, bastando 15 minutos para prolongar a autonomia por mais 500 km.
Estas baterias serão estreadas no Zeekr 007, que tem lançamento oficial marcado para as próximas semanas, mas serão também utilizadas noutros modelos da marca.

Relembre-se que a Zeekr também está a fazer forte expansão na Europa, já tendo entregue os primeiros Zeekr 001 e com planos de expansão a mais países europeus em 2024 e 2025.

Smart #3 recebe 5 estrelas no crash test Euro NCAP

16-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do smart #1 ter recebido cinco estrelas no crash test do Euro NCAP, o novo SUV coupé smart #3 também obteve cinco estrelas nessa avaliação.

Nas avaliações de segurança cruciais nas áreas de Adult Occupant (90%), Child Occupant (86%), Vulnerable Road Users (84%) e Safety Assist (85%), o smart #3 obteve pontuações que excederam os requisitos europeus de cinco estrelas. Assim, o smart #3 obteve a pontuação mais elevada em Safety Assist de todos os modelos testados em 2023 e a pontuação mais elevada em Adult Occupant na sua categoria. Com isto, o smart #3 cumpre os mais elevados padrões de qualidade, estabelecendo referências a nível mundial.

Em comparação com os anos anteriores, a nova norma Euro NCAP 2023 prevê testes rigorosos nos quais é avaliada não só a protecção proporcionada pelos sistemas de segurança do veículo, mas também um padrão ainda mais elevado para os danos causados a outros veículos. O smart #3 teve um bom desempenho tanto em impactos frontais com uma barreira móvel progressiva como em impactos laterais com um pilar rígido.

Toda a estrutura da carroçaria foi concebida e desenvolvida de acordo com os mais elevados padrões de segurança, sendo constituída por 19% de aço termoformado e 74% de aço de alta resistência. Isto cria um forte ambiente de segurança para os seus utilizadores e aumenta consideravelmente a rigidez à torção, permitindo-lhes resistir eficazmente aos impactos externos, garantindo a segurança dos ocupantes e minimizando os danos noutros veículos.

A segurança da bateria é a principal preocupação de todos os utilizadores de automóveis eléctricos. As baterias smart utilizam a tecnologia de propagação não térmica (NTP) para prevenir e controlar a propagação não térmica. Isto garante uma maior segurança da bateria através de múltiplas medidas de protecção, incluindo prevenção a 360°, aviso automático, arrefecimento activo, isolamento térmico passivo, escape rápido e um corte inteligente.

Graças ao seu moderno ambiente de software, o smart #3 é um companheiro inteligente na vida quotidiana e apoia o condutor com um ecossistema intuitivo para a condução. Este inclui vários sistemas como parte do smart Pilot Assist, como o assistente de autoestrada (HWA), o assistente activo de mudança de faixa de rodagem (ALCA) e o alerta de tráfego cruzado à frente e atrás. O smart #3 destaca-se no safety assistant test graças ao seu desempenho de antecipação activa, alcançando a pontuação mais elevada de todos os modelos avaliados para 2023.

Equipado com uma gama de tecnologias de segurança activa com capacidades superiores de detecção e reacção, o sistema AEB (Autonomous Emergency Braking) do smart #3 obteve nota máxima nos cenários típicos de tráfego urbano do Euro NCAP, como o cruzamento de bicicletas e motociclos, garantindo uma condução centrada na segurança.


[Pela Estrada Fora]

Ganha um despertador luminoso Wake Up Light

16-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um despertador luminoso Wake Up Light.
Perfeito para quem não se dá bem com alarmes estridentes todas as manhãs, este despertador Wake Up Light utiliza iluminação LED para simular o nascer do sol e proporcional um acordar mais suave e natural. Também pode fazer o inverso e simular o pôr do sol para facilitar a chegada do sono, e não faltam os tradicionais alarmes sonoros, com sons de natureza e rádio, para quem os preferir.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Twitch aprova nudez - para logo mudar de ideias

15-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O Twitch, mais associado ao streaming de jogos, tentou expandir a sua abrangência permitindo nudez e alguns conteúdos sexuais - para logo de seguida mudar de ideias e remover essas cláusulas.

Alguns dos (das) streamers no Twitch há muito que ficam no limite daquilo que se pode considerar "sexual", e talvez por isso alguém no Twitch tenha decidido que estava na altura de oficializar as coisas. Há alguns dias, o Twitch anunciou que passariam a ser permitidos conteúdos que apresentassem nudez em personagens ficcionais, escrita nos peitos ou nádegas dos apresentadores, e danças eróticas com remoção de roupas / strip teases.

Obviamente que não demorou para que diversos streamers tirassem partido desta abertura, para logo de seguida serem surpreendidos com a suspensão dos canais, porque o Twitch decidiu mudar de opinião quase de forma imediata, cancelando as regras anteriormente anunciadas.

We’re making some additional updates to our Sexual Content Policy. We realize that our earlier update caused confusion and appreciate all the feedback we’ve received. Thanks for always coming together with us to help build the best version of Twitch.

Check out the changes here:… https://t.co/Qj9IJLntff

— Twitch (@Twitch) December 15, 2023

Phase 1: No nudity
Phase 2: Nudity allowed
Phase 3: Ban Creators for showing nudity
Phase 4: Ban nudity

Real clear.

— Ferae Furor (@FeraeFuror) December 15, 2023


A situação até poderia ter passado sem grandes polémicas, não fosse o facto do cancelamento das regras não ser, até à data, acompanhado do levantamento da suspensão das contas que se limitaram a seguir as regras que o próprio Twitch tinha anunciado.

cool!! if you roll back the TOS, can we also get unbanned for things that were in the TOS?

— anny 🌟🦊 (@annytf) December 15, 2023

Parece que ainda não é desta que o Twitch começa a ser um concorrente do OnlyFans.

Tesla dá meros "retoques" no recall do Autopilot

15-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O recall da Tesla nos EUA referente ao Autopilot vai apenas adicionar algumas pequenas alterações, mas que podem resultar numa grande penalização dos condutores.

A Tesla foi forçada a fazer um recall por pressão da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), mas não escondendo que faria contrariada, dizendo que o seu sistema já é suficientemente seguro. Daí que não seja surpresa que esta actualização pareça fazer o "mínimo dos mínimos".

Com base na lista de alterações feitas, eis o que os condutores Tesla nos EUA podem esperar:
  • Aumentar o tipo de letra dos avisos e mostrar a notificação em local mais visível (nos Model 3 e Model Y).
  • Opção de activação / desactivação com um único toque na haste, em vez de dois, para simplificar o processo.
  • Maior grau de atenção sobre o condutor na aproximação a semáforos e sinais STOP.
  • Política de suspensão que impede o uso do Autosteer por uma semana se o condutor acumular cinco desactivações forçadas do Autopilot.
Diria que algo como a primeira alteração, de aumentar o texto dos alertas, é um quase literal "não chateiem" da Tesla à NHTSA, mas o verdadeiro ponto principal é passar a penalizar significativamente os condutores que a Tesla considerar que são abusadores, impedindo o uso de uma funcionalidade pelo qual pagaram. Ignorando-se a questão dos utilizadores poderem ser injustamente penalizados por falhas do sistema, será esse o melhor caminho a seguir? Se se vai começar a limitar funcionalidades com base na (falta de) qualidade dos condutores, porque não analisar também se fazem travagens ou acelerações bruscas, ou se mudam de via de forma abrupta e criando situações de perigo, ou se conduzem continuamente com os máximos ligados à noite, ou se simplesmente nem sequer usam os piscas? Tudo isso poderia dar direito a restrições de funcionalidades, que podiam ir de coisas como aplicar um atraso de 30 segundos na abertura da porta para entrar no veículo, impedir o uso dos máximos, forçar a circulação com os 4 piscas ligados para sinalizar um condutor "arriscado", ou até ficar impedido de usar o A/C ou de regular a temperatura no interior do veículo.

... Tudo coisas que poderiam ser desbloqueadas mediante um rápido pagamento "in-car purchase" para limpar o cadastro... :)

How PHP DomDocument Class Will Be Improved in PHP 8.4 to Parse and Serialize Better HTML5 Documents

15-12-2023 | 17:50 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Until PHP 8.3, PHP developers can use the DOMDocument class to parse HTML pages and files to process them helpfully for their PHP applications.

For instance, the DOMDocument can extract information from sites only available on the web pages.

Unfortunately, the DOMDocument class implementation is based on the LibXML2 library, which is only ready to parse HTML 4 documents.

Therefore, PHP 8.4 will be improved to use a new parser library that can process HTML5 pages and files to parse pages with types of elements only available in HTML5.

Most modern sites use HTML5 to generate their pages to take advantage of new HTML page elements not supported by HTML 4.

PHP 8.4 will be the next official version that PHP core developers will release, with improved features and better security protection.

Read this short article to see some PHP code and learn how to take advantage of this improvement of PHP 8.4 and when it will be available for you to use in your PHP applications.

Notícias do dia

15-12-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Pagamentos digitais e MB Way vão exigir cartões bancários; Google Pixel Diagnostic App assiste nas reparações; YouTube com menos anúncios mas mais prolongados; comparação do Video Boost do Pixel 8 Pro vs iPhone 15 Pro; e clientes UniFi viram câmaras e routers de outras pessoas.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2023 com 31 dias de prendas.

Google Lens simplificado com 3 filtros

A Google simplificou o Google Lens, cujas capacidades se começavam a expandir ao ponto de assustarem os novos utilizadores. Agora, as suas capacidades foram condensadas em três filtros, sem perda de funcionalidades.

Até agora o Google Lens oferecia seis filtros: traduções, texto, pesquisa, trabalhos de casa, compras, e alimentação - que não podiam ser exibidos no ecrã e obrigavam os utilizadores a fazer scrolling. Algo que se torna desnecessário com o seu agrupamento em três filtros: tradução, pesquisa e trabalho de casa. Com os demais filtros a serem englobados no filtros "pesquisa". E com isto, a selecção entre ambos torna-se bastante mais simples e visível num único ecrã.


Pixel Recorder com transcrição via cloud

O Pixel recorder é uma app de gravação de voz com capacidade de transcrição feitas directamente no smartphone em tempo real, mas a Google expande a opção de trancrições com um novo "Transcribe again".

Esta opção recorre à cloud da Google para fazer o processamento, permitindo fazer a transcrição em dezenas de línguas adicionais que não são suportadas pela transcrição em tempo real. Infelizmente, parece que não é possível reprocessar uma gravação que já tenha sido transcrita localmente, para potencialmente se poder obter um melhor resultado com o poder da cloud versus a que foi deita directamente pelo smartphone.


Google Messages não partilha localização dos utilizadores

A Google pregou um susto aos utilizadores, com uma actualização que dizia que a sua app Google Messages passaria a partilhar informação da localização dos utilizadores com empresas externas.

No entanto, rapidamente veio rectificar dizendo que se tratou de um simples erro ao publicar a actualização na Play Store, e que à semelhança de outras apps - incluindo o Google Maps - nunca cede ou vende os dados dos utilizadores a empresas externas. Para quem não confiar na palavra da Google, está para breve a chegada de uma actualização que manterá o histórico de localização do Google Maps exclusivamente no dispositivo do utilizador, sem que isso fique guardado na cloud.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A linguagem de programação COBOL foi criada em 1959 e foi pacialmente inspiada pela FLOW-MATIC concenida por Grace Hopper. Embora agora seja considerada "obsoleta", continua a ser usada em inúmeros sistemas de grandes dimensões onde tem sido preferível ir mantendo o que se tem em vez de recriar tudo de raiz.

Pagamentos digitais e MB Way vão exigir cartões bancários

15-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Tentar evitar custos desnecessários nos bancos vai ser mais difícil com a obrigatoriedade de se ter um cartão de débito ou crédito para poder usar o MB Way ou fazer pagamentos online.

Depois do período de aliciamento do MB Way sem comissões, com a chegada de comissões que "forçava" os utilizadores a usarem as apps dos bancos (onde as comissões são dispensadas) em vez da app MB Way (com comissões que são cobradas às vezes, dependendo do banco, do valor, e de outros factores que não se sabem bem), chega nova ronda de penalização para os consumidores portugueses.

Diversos bancos estão a contactar os clientes para lhes informar que os pagamentos digitais, a coisas como carregamentos de telemóveis, ou até de serviços essenciais ou à Segurança Social, ou via MB Way, só poderão ser feito a partir de contas bancárias que tenham um cartão de débito ou de crédito associado. Ou seja, uma obrigatoriedade que irá fazer com que os clientes tenham que pagar mais essa "taxa anual" mesmo que não quisessem ter cartão. O caso torna-se ainda mais ridículo quando se tratam de contas secundárias, de empresas, de condomínios, ou outras, onde o cartão se torna supérfluo.

Considerando as comissões elevadas que grande parte dos bancos já cobra aos clientes, seria oportuno ver o Banco de Portugal intervir e dizer que a disponibilização de um cartão de débito deveria ser algo incluído no "serviço básico" de qualquer serviço bancário, e fornecido sem custos adicionais. É que de outra forma até começa a parecer que os bancos andam a aprender com os grupos de ransomware e estão a exigir cada vez mais resgates para que os clientes possam usufruiur da liberdade de usarem o seu próprio dinheiro como bem entenderem.

Promoção de Natal CdkeySales 2023: Windows 10/11 a €11 e Office a €16

15-12-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]



Video Boost do Pixel 8 Pro vs iPhone 15 Pro

15-12-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O Video Boost do Pixel 8 Pro promete melhorar a qualidade do vídeo em condições difíceis, e consegue igualar ou superar o iPhone 15 Pro.

Ninguém pode tirar à Google o mérito de ter sido uma das primeiras empresas a apostar em força na fotografia computacional, demonstrando que uma fotografia ou vídeo é muito mais do que aquilo que os sensores de imagem captam. O processamento aplicado sobre os dados obtidos dos sensores podem fazer toda a diferença entre imagens medíocres ou imagens fantásticas, e isso até permitiu à Google manter o mesmo sensor de câmara durante várias gerações dos seus Pixel. Mas, com o passar dos anos, a Google pareceu também acomodar-se a essa situação, deixando de inovar ao ritmo que os fãs gostariam.

Com a chegada do Pixel 8 Pro, a Google apostou numa série de novidades "AI" no tratamento de imagem, como capacidades de edição que facilitam eliminar e mover elementos, e também num "video boost" que agora foi posto à prova lado a lado com um iPhone 15 Pro.





O Video Boost de facto faz "milagres", especialmente para cenas de vídeo gravadas em ambientes com baixa luminosidade, fazendo com que os resultados sem idênticos - ou até ligeiramente superiores - aos obtidos pelo iPhone 15 Pro.

No entanto é preciso ter em conta que, enquanto os vídeos do iPhone 15 Pro são obtidos directamente e de forma imediata, o processamento do Video Boost implica o envio dos vídeos para a cloud da Google, onde esse processamento é feito, e só posteriormente disponibilizado ao utilizador, o que pode levar horas. Tendo em conta que a Google até anunciou a capacidade do Pixel 8 correr o seu modelo Gemini AI localmente no dispositivo, esperemos que numa futura actualização a Google consiga transferir o processamento do Video Boost para o smartphone, dispensando a necessidade do processamento na cloud.

TP-Link combina Kasa e Tapo

15-12-2023 | 13:18 | A Minha Alegre Casinha

A TP-Link não vai esperar pelo Matter para resolver um problema que tinha na sua própria casa: a de ter duas marcas separadas de smart devices para domótica, a Tapo e a Kasa.

Apesar de muitos dos dispositivos destas duas marcas serem virtualmente idênticos, cada um deles só funcionava com a app da respectiva marca, o que resultava em situações bastante ridículas para quem tivesse um casa com dispositivos de ambas as marcas. Mas agora, a TP-Link começa a resolver essa situação.

Com a app Tapo 3.0, os utilizadores poderão começar a migrar dispositivos Kasa para a rede Tapo, para que sejam controladas com uma única app, e possam funcionar integrados com os demais dispositivos já existentes. No entanto, é algo que só será possível fazer no sentido Kasa -> Tapo e não em sentido inverso, com a app principal a ser a Tapo.
Depois da migração para a nova app, será necessário fazer nova ligação a serviços externos como Google Home e Alexa (caso se deseje), e serviços como o Kasa Care para gravações na cloud para as câmaras de vídeo não serão transferidos e só permanecerão activos na app Kasa - que continuará a existir apesar desta migração.


Superaventuras DC

15-12-2023 | 12:50 | Gonçalo Sá

A primeira série de animação centrada no Super-Homem em mais de 20 anos traz um optimismo que tem faltado a outras adaptações do alter ego de Clark Kent. Disponível na HBO Max, "MY ADVENTURES WITH SUPERMAN" sugere que o regresso às origens pode ser uma boa ideia.

My Adventures With Superman.jpg

Propondo a enésima versão do Homem de Aço, a nova aposta animada da DC consegue, apesar de tudo, introduzir algum sabor a novidade no seu universo. Por um lado, a série estreada este Verão na Adult Swim, criada por Jake Wyatt ("Steven Universe, "DuckTales") e desenvolvida pelo estúdio sul-coreano Mir, tem inspiração assumida em animes e conjuga cores fortes com linhas simples, em sintonia com o tom luminoso desta história.

Por outro, convida a um regresso aos primeiros tempos de Clark Kent como jornalista no Daily Planet, em Metrópolis, numa fase em que ainda tenta descobrir quem é e como conseguiu capacidades especiais. A acompanhá-lo estão Lois Lane e Jimmy Olsen, coprotagonistas desta aventura iniciática que, a julgar pelos dois primeiros episódios, parece mais interessada nas investigações do trio (e na cumplicidade que vai sendo reforçada) do que nas batalhas do super-herói de serviço - embora estas também não faltem.

My Adventures With Superman 2.jpg

A milhas do cinismo que tem marcado o percurso do Super-Homem no grande ecrã nos últimos anos, esta abordagem opta por um Clark Kent altruísta, gentil, tímido, atrapalhado no uso dos seus superpoderes e a corar facilmente - sobretudo nas cenas com a sua nova colega e interesse amoroso. E esta combinação de inocência e idealismo dá um encanto particular a uma saga que, ao contrário da subversão de "The Boys" e "Invencível", que injectaram nova vida nos códigos dos super-heróis, encontra o seu maior trunfo na simplicidade de um relato clássico.

Os capítulos iniciais, de pouco mais de 20 minutos cada, oferecem um arranque ágil e eficaz, a valer-se de um argumento escorreito e caloroso, animação competente (a brilhar nas sequências em que Super-Homem voa sobre a cidade) e uma selecção de vozes certeira - com destaque para Jack Quaid (curiosamente, um dos actores de "The Boys") a assumir a personagem principal. Já é mais do que se pode dizer de muitas adaptações da DC...

Os dois primeiros episódios de "MY ADVENTURES WITH SUPERMAN" estão disponíveis na HBO Max desde 11 de Dezembro. A plataforma de streaming estreia novos episódios todas as segundas-feiras.

Google Pixel Diagnostic App assiste nas reparações

15-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google disponibilizou uma app de diagnóstico para os Pixel, que se torna útil antes e após uma reparação.

Demorou anos (décadas), mas parece que finalmente os fabricantes começam a levar a sério a inconveniência e frustração de se lidar com um equipamento que tenha um defeito ou avaria. Nesse sentido, para além dos modos de bloqueio dos dados, que evitam a frustração de ter que apagar todos os dados do smartphone para poder entregá-lo para reparação descansado, temos agora uma app de diagnóstico para os Pixel que pode auxiliar a detectar problemas.

Esta Pixel Diagnostic App é acedida à "moda antiga" através da introdução de um código especial - *#*#7287#*#* - na marcação de um número de telefone.
A app disponibiliza uma série de testes em diversas categorias: sensores, câmaras, áudio, ecrã, etc. e também uma opção de diagnóstico completo.

Esta ferramenta fica disponível para todos os Pixel, nas regiões onde são comercializados - incluindo a Europa. A Google também está a disponibilizar publicamente os manuais de reparação para os Pixel 8, Pixel 8 Pro e Pixel Fold.

Muitas vezes estas funcionalidades de diagnósticos são incluídas nos dispositivos, mas encontram-se escondidas dos utilizadores, sendo apenas destinadas aos testes e calibração durante a fase de produção e aos serviços de reparação oficiais. É bom ver este tipo de abertura que dá ao consumidor final acesso a estas ferramentas.

Google Keep prepara-se para apontamentos no Android 14

15-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Keep está a preparar-se para servir como app de apontamentos no lock screen nos smartphones com Android 14.

Uma das novidades do Android 14 é permitir a criação de um atalho para apps de apontamentos directamente no lock screen, e a Google já está a preparar o Google Keep para ser compatível com essa funcionalidade.

A ideia é poder usar o smartphone, ou tablet, para fazer apontamentos rápidos, e permitindo equipará-los a um "bloco de notas" especialmente quando usados em conjunto com um stylus. Mas a Google também está a preparar algumas funcionalidades adicionais.
Em vez de apresentar aos utilizadores sempre o mesmo apontamento, ou criar sempre um novo apontamento, vai ser possível definir períodos de tempo para essa funcionalidade.

Por exemplo, poderemos definir que ao abrir os apontamentos a partir do lock screen, poderemos ter acesso ao apontamento anterior se o fizermos num prazo de cinco minutos, duas horas, durante o mesmo dia, ou para sempre. Isto permitirá que cada um configure a funcionalidade em função do seu tipo de utilização.

Mas para tal, será preciso aguardar para que a Google lance a versão final e actualizada do Keep com esta capacidade, o que deverá acontecer nas próximas semanas.

Suporte dobrável para portátil a €12

15-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para auxiliar no trabalho com portáteis, tablets, ou outros equipamentos, um compacto e económico suporte pode fazer maravilhas ao posicioná-los na orientação pretendida.

Com mais pessoas a trabalhar / estudarem em casa, é mais importante que nunca fazer todos os possíveis para que essas tarefas possa ser realizadas da forma mais adequada. Por vezes, até algo tão simples como um pequeno ajuste na forma como se pousa um portátil ou tablet pode fazer toda a diferença, e daí a importância de ter um suporte que permita afinar a sua posição à vontade de cada um.
Este suporte dobrável para portátil está disponível por apenas 12 euros na Amazon Espanha.

Com um formato "transformável" retráctil, este suporte pode facilmente ser levado para qualquer lado quando fechado, mas acomodar portáteis com ecrãs até 17" quando completamente aberto. Essa mesma capacidade significa também que o podemos usar com dispositivos de diferentes tamanhos, indo de um simples smartphone, passando por tablets e livros, e qualquer outra coisa que se deseje ter inclinado - e mesmo a nível de inclinação é também ajustável, podendo ir dos 17º aos 50º com ajustes intermédios.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|