PlanetGeek

LEDs RGB controlados por Arduino Uno R4

25-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto mostra como controlar um (ou mais) LED RGB através de WiFi usando um Arduino Uno R4.

Já por cá falamos de inúmeros projectos que mostram a versatilidade do ESP32, e desta vez isso repete-se, sob a forma de um Arduino Uno R4 WiFi (que usa um ESP32). O vídeo que se segue começa pelos passos básicos, de mostrar como o ligar à nossa rede WiFi, e de seguida criar um interface web que permite controlar o estado e cor de um LED através do URL.

Depois desses passos básicos, mostra uma aplicação mais prática, de como se pode usar uma matriz de LEDs e um difusor para criar um candeeiro de mesa LED RGB. Com um pouco de trabalho, não seria difícil expandir o projecto para usar umas dezenas de LEDs endereçáveis individualmente e criar efeitos luminosos variados. Como sempre, a parte mais interessante deste tipo de projectos é servir como porta de entrada para um mundo onde podemos deixar a nossa imaginação seguir por onde se desejar.


Elgato Stream Deck MK.2 a €142

25-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Perfeito para quem quer automatizar e ter acesso imediato a inúmeras funções, o Stream Deck MK.2 da Elgato vem com 15 teclas programáveis.

O Stream Deck da Elgato tem sido uma opção popular entre streamers ou pessoas que apreciam a verstilidade de uma série de botões programáveis com mini-ecrãs que facilitam saber o que cada faz. Este novo Stream Deck MK.2 traz algumas melhorias face ao modelo anterior, com um design mais cuidado e profissional, suporte amovível, painéis frontais substituíveis, e cabo USB-C amovível.
O Elgato Stream Deck MK.2 está disponível por 142 euros com envio da Amazon Espanha.

Mesmo sabendo-se que a Elgato disponibiliza a sua app que, de certa forma, permite replicar o funcionamento do Stream Deck num smartphone ou tablet, há quem não dispense a capacidade de ter esses botões programáveis em formato físico e sempre disponíveis sem "prender" o uso do seu smartphone/tablet. Adicionalmente, embora seja um dispositivo muito apreciado por streamers, acaba por poder ser usado em inúmeros outros casos, até mesmo em cenários de trabalho onde se possa ter necessidade recorrente de repetir operações complexas, que aqui poderão ficar acessíveis através de uma só tecla.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Dacia Zen prolonga garantia até 7 anos ou 150 mil km - gratuitamente

25-05-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Dacia lançou um novo produto, o Dacia Zen: todos os proprietários de modelos com matrícula até seis anos e/ou 120.000 quilómetros realizados, que efectuem uma manutenção na Rede de Concessionários, ganham uma garantia anual que pode ir até um máximo de 7 anos ou 150.000 km.

O Dacia Zen é um produto que visa oferecer maior garantia e valor aos clientes que efectuam a manutenção anual dos seus automóveis na Rede de Concessionários Dacia. É-lhes oferecida, sem qualquer custo adicional, uma extensão de garantia de 1 ano ou 30.000 km, consoante o que ocorrer primeiro.

Além disso, as unidades que efectuem as manutenções programadas na Rede de Concessionários, ano após ano, podem renovar a garantia até ao sexto ano de vida do automóvel ou 120.000 km, dispondo assim de uma cobertura máxima do veículo até 7 anos ou 150.000 km (novamente, no primeiro dos dois limites atingidos).

O Dacia Zen é uma solução vantajosa para o cliente em vários aspectos: em primeiro lugar, porque protege o cliente de quaisquer imprevistos que possam ocorrer com o automóvel durante os seus 7 anos de vida, mas também aumentando o seu valor no momento da revenda porque, normalmente, um automóvel com um plano de manutenção efectuado na marca é reconhecido pelo mercado como tendo um valor residual mais elevado.

Esta oferta dedicada ao mundo do pós-venda é perfeitamente ao estilo Dacia, inteligente e essencial, fácil de activar e totalmente gratuita para o cliente. Todos os Termos e Condições desta oferta podem ser consultados aqui.

[Pela Estrada Fora]

Neuralink Compression Challenge procura revolução na compressão

25-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Neuralink lançou um curioso desafio, à procura de um sistema capaz de comprimir dados dos seus eléctrodos cerebrais com uma taxa de 200:1, sem perda de dados.

O Neuralink Compression Challenge desafia todo e qualquer interessado (leia-se: especialistas em compressão de dados) a submeter um algoritmo que seja capaz de efectuar a compressão de dados das leituras feitas pelos seu dispositivo cerebral de modo a possibilitar a transmissão sem fios de forma eficiente.

O seu implante gera cerca de 200 Mbps de dados (1024 eléctrodos @ 20kHz, a 10-bits), mas só consegue fazer a transmissão a uma velocidade de 1 Mbps. Como tal, será preciso uma compressão de 200 para 1 - o que por si só já seria um grande desafio (estamos a falar de compressão lossless sem perda de dados), mas à qual a Neuralink adiciona ainda mais requisitos: a compressão tem que funcionar em tempo real (tempo de compressão inferior a 1 ms) e usando menos de 10 mW de energia (incluindo a transmissão wireless).

Neuralink started a compression challenge. They're asking for people to find methods to losslessly (!!) compress files to 1/200th (!) the size but the files are extremely noisy so thats certainly not possible 🙁 (spectrogram of one randomly chosen file for illustration) pic.twitter.com/D9297FbqOo

— Felix (@felix_red_panda) May 24, 2024
Para se ter uma ideia do nível de dificuldade, algoritmos como o 7-zip e outros, têm uma taxa de compressão média de cerca de 33%, reduzindo dados para cerca de 1/3 do seu tamanho original. Aqui, a Neuralink pede algo que seja uma redução para 1/200 do tamanho original (0.005%!) Não estamos a falar de um ligeiro melhoramento face ao que existe, mas sim algo que o melhore por várias ordens de magnitude!

Enquanto uns encaram o desafio como algo positivo (mesmo sendo previsivelmente inatingível, mesmo sem se considerar os constrangimentos adicionais de velocidade e consumo energético), outros acusam a Neuralink de estar "encravada" e querer aproveitar-se do trabalho gratuito de todos os que responderem a este desafio. Seja como for, se alguém o conseguir fazer, certamente não terá problemas em ficar milionário com a sua descoberta.

Starship pode tentar 4º voo a 5 de Junho

25-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Starship da SpaceX pode fazer nova tentativa de ir ao espaço e regressar, a 5 de Junho.

Depois do terceiro voo ter chegado ao espaço mas não tendo possibilitado a sua aterragem, todos os olhos se focam no quarto voo da imponente Starship, que poderá acontecer já no próximo dia 5 de Junho.

Segundo Elon Musk, o objectivo principal deste lançamento será garantir que a nave sobrevive à abrasadora reentrada na atmosfera, relembrando que até à data ainda ninguém conseguiu criar um escudo térmico reutilizável - e que os famosos Space Shuttle precisavam de mais de seis meses de trabalhos, de inspecção e substituição das placas de protecção, para ficarem pronto para novo lançamento. Algo que, a SpaceX espera reduzir drasticamente, de modo a permitir voos quase contínuos de ir ao espaço, regressar, e estar pronto para novo lançamento em poucas horas.

The fourth flight test of Starship could launch as soon as June 5, pending regulatory approvalhttps://t.co/XjreI7nQOp pic.twitter.com/2tv2s1yJ5F

— SpaceX (@SpaceX) May 24, 2024
Ter uma Starship funcional é um passo crítico para a SpaceX, não só para viabilizar as futuras missões de construção e colonização de bases na Lua e Marte, como também, de forma mais imediata, acelerar e tornar ainda mais rentável a criação da sua megaconstelação de satélites Starlink.

Citroën recolhe C3 e DS 3 devido a airbags da Takata

25-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Citroën está a chamar às oficinas os modelos C3 e DS 3 produzidos entre 2009 e 2019 para substituição dos airbags.

No seguimento de várias acções de recolha de vários fabricantes automóveis relacionadas com os airbags da Takata, já implementadas em todo o mundo desde 2020, também a Stellantis está a proceder a uma campanha de recolha dos modelos Citröen C3 e DS 3 fabricados entre 2009 e 2019.

Os proprietários destes modelos, localizados em algumas regiões e países da Europa e África/Médio Oriente, incluindo Portugal, deverão deixar de conduzir estes veículos com efeito imediato e aceder a este site – ou fazerem o scan do código QR inserido na carta registada enviada aos clientes envolvidos – para obterem informações sobre a reparação adequada e as opções de mobilidade alternativas disponíveis. Quer a reparação, quer a alternativa de mobilidade serão asseguradas sem custos para os clientes.

Em Portugal a campanha abrange cerca de 15.000 automóveis em circulação, produzidos entre 2009 e 2017, 2.500 dos quais já foram reparados, de acordo com o procedimento implementado no nosso país.

Os veículos incluídos nesta acção de paragem imediata estão equipados com insufladores de airbag Takata, cujas propriedades químicas podem deteriorar-se ao longo do tempo, especialmente quando expostos, de forma consistente, a condições climáticas quentes e húmidas, como as verificadas nas áreas de recolha.

Tendo como prioridade máxima a segurança e o bem-estar dos seus clientes, a Citroën, a DS e os respectivos Reparadores Autorizados estão preparados para solucionar estes casos da forma mais rápida e com menos transtorno para os clientes, e agradecem a sua compreensão. A reparação tem a duração prevista de 2 horas.

[Pela Estrada Fora]

Respostas AI da Google incluem disparates do Reddit

24-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a lançar resumos AI de resposta nas pesquisas, e não faltam casos em que as repostas são completamente disparatadas.

Nem todos apreciam as respostas AI que a Google está a adicionar aos resultados (e que se podem remover com o &udm=14), e não faltam exemplos que mostram como este capacidade pode falhar espectacularmente.

Nas redes sociais compete-se por descobrir as respostas AI mais disparatados, que incluem coisas como sugerir o uso de cola para manter o queijo na pizza, comer uma pedra por dia por causa dos minerais, trocar o liquido nos "piscas" dos carros, e até sugerir que as pessoas em depressão se atirem de uma ponte.
No caso da cola na pizza, embora seja uma técnica que é utilizada para os anúncios, já se descobriu que a origem da sugestão era um comentário sarcástico no Reddit feito há mais de uma década, e o mesmo acontece com algumas das outras respostas que se têm descoberto, com a funcionalidade da Google a não fazer qualquer distinção entre fontes de informação válidas e piadas, sarcasmo, mentiras, e sabe-se lá que mais.

A Google tenta desvalorizar o assunto, dizendo que isto representa uma percentagem ínfima dos resultados, mas tratando-se de uma empresa que foi forçada a suspender o acesso ao Imagen 2 por criação de imagens indevidas, talvez devesse levar mais a sério este tipo de coisas.

De certo modo, podemos dizer que este sistema AI da Google pode ser equiparado ao FSD da Tesla, não importa verdadeiramente que funcione bem em 99% dos casos; aquilo que vai dar que falar será o 1% em que vai falhar. Pelo menos, aqui, não temos que nos preocupar com o carro a querer levar-nos contra um comboio.


Actualização: Embora não tenha (ainda?) desactivado os resumos AI, a Google está a remover manualmente os resultados mais polémicos.

O que é feito com os iPads antigos?

24-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Um estudo da CIRP revela o que os clientes fazem com os iPads antigos quando chega a altura de os substituir por um modelo mais recente.

Um estudo da CIRP revelou que 40% dos utilizadores de iPads os mantém por três ou mais anos antes de os trocarem por um novo modelo. Mas, ainda mais curioso, é saber que destino é dado aos iPads velhos.

Com base num inquérito feito nos EUA, temos que:
  • 36% mantém o iPad
  • 31% dão o iPad a um familiar ou amigo
  • 23% dizem que o iPad foi perdido, roubado ou avariou
  • 6% venderam o iPad antigo
  • 3% deram o iPad à troca pelo novo
É algo bem diferente do que acontece com os iPhones, em que 42% dizem dá-los à troca por novos modelos, e só 11% os passam a familiares ou amigos.

O ponto que mais me surpreendeu, relativamente aos iPads, é terem uma percentagem que me parece excessivamente elevada (23%) de "perdidos, roubados, avariados". Para referência, nos iPhones essa categoria representa apenas 6%.

Notícias do dia

24-05-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Spotify desactiva os Car Thin no final do ano; Arc para iPhone ganha um curioso assistente AI "telefónico"; Daylight apresenta tablet DC-1 com ecrã E-Ink fluido; Google Password Manager com partilha de passwords na família; e Apple explica fotos "zombie" que apareceram depois de serem eliminadas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

iFixit termina parceria com Samsung por condições abusivas

A iFixit anunciou o fim da sua parceria com a Samsung, dizendo de forma politicamente correcta que a visão da Samsung quanto às reparações não estava em linha com a sua.

Posteriormente, descobriu-se que a Samsung faz todo um conjunto de exigências que se podem considerar profundamente abusivas e, potencialmente, até ilegais: como fornecer à Samsung todos os dados de qualquer cliente que efectue uma reparação (nome, morada, número de telefone, IMEI, número de série, a sua queixa e relato da reparação), e também retirar imediatamente qualquer componente não oficial que seja encontrado num equipamento, também com envio de relatório para a Samsung.

Sabendo-se que em regiões como a UE as empresas são obrigadas a permitir reparações fora da marca e usando componentes alternativos, não se percebe muito bem estas exigências da Samsung; mas percebe-se bem porque é que a equipa do iFixit preferiu afastar-se disto.


Google Play Store aumenta preço máximo de $400 para $999.99

Depois de ter actualizado os preços na Play Store para um máximo de 400 dólares em 2015 (originalmente tinha um máximo de 200 dólares), a Google volta a fazer um ajuste, agora passando a permitir apps com preço máximo de 999.99 dólares.

Embora possa continuar a parecer excessivo pagar 999 dólares / euros por uma app, esta medida acaba por reflectir a evolução do mercado, e de como as apps deixaram de ser vistas como apenas "mini-apps" para brincar ou com capacidades limitadas, para começarem a ser apps que podem estar à altura dos programas tradicionais nos desktops.


Asus Asus ROG Ally X vai duplicar bateria

A Asus ouviu os clientes, e parece ter tratado dos elementos mais criticados na sua nova ROG Ally X que será apresentada oficialmente na próxima semana.

Esta mini-consola PC portátil vai duplicar a bateria dos 40 Wh para os 80 Wh, e apesar disso vai pesar apenas mais 70 g e ter mais 5 mm de espessura. Teremos também duas portas USB-C, uma delas substituindo a ficha proprietária eGPU da Asus. De resto, mantém-se o mesmo ecrã de 7" a 120 Hz e chip Ryzen Z1 Extreme, mas com a memória a passar de 16 GB para 24 GB. Uma boa actualização que se foca nos pontos principais que se esperava que fossem revistos.


Frigoríficos Samsung assustam clientes com aviso de fim de serviço de TV

Nos EUA, deu-se mais um caso que relembra os pontos menos positivos dos Smart Devices, com os utilizadores dos frigoríficos inteligentes da Samsung com ecrã a receberem uma notificação de que deixariam de ter acesso ao serviço de TV gratuito.

Ora, não sendo tão grave como ter uma actualização ou alteração do serviço que desactivasse o frigorífico foi ainda assim suficiente para causar grande frustração nos clientes, que naturalmente se sentiram enganados por comprar uma coisa com base em acesso a serviços que, agora, lhes seriam retirados. Mas, desta vez, tudo não passou de um mal-entendido, com a Samsung a enviar outra notificação no dia seguinte, a dizer que a anterior mensagem tinha sido enviada por engano. Desta vez.

Infelizmente, não seria a primeira vez (nem a última) em que descobre a "incompatibilidade" da longevidade dos electrodomésticos, que se espera que durem por muitos e muitos anos, ou décadas, com a rápida evolução e alteração dos serviços. São muitas as Smart TVs que, com o passar dos anos, acabam por ficar sem acesso ao YouTube e outros serviços, obrigando a recorrer a TV boxes externas. Esperemos não chegar ao ponto de uma qualquer marca decidiu que o seu frigorífico vai deixar de fazer gelo, a não ser que o cliente passa a subscrever a nova mensalidade "Gelo AI Plus".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Depois do famoso Sputnik da URSS ter entrado em órbita em 1957, os países que se seguiram a lá chegar foram os EUA (1958), França (1965), seguidos do Japão e da China em 1971. E desde então vários outros se juntaram a este grupo espacial.

Windows 11 Pro a €18 e Office 2019 a €38 nos saldos CdkeySales de Maio

24-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou procura um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Daylight apresenta tablet DC-1

24-05-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Daylight apresentou o DC-1, um tablet com ecrã E-ink capaz de mostrar vídeos tal como um ecrã LCD ou OLED.

Depois da promessa, chega o lançamento oficial. O Daylight DC-1 é um tablet que promete uma nova forma menos intrusiva e cansativa de lidar com os dispositivos electrónicos.

Na verdade, trata-se de um tablet relativamente comum, com um MediaTek Helio G99, 8 GB de RAM e 128 GB de capacidade, com um sistema SolOS baseado em Android 13. O que o torna completamente diferente de tudo o que existe no mercado é o seu ecrã E-ink de 10.5" (1600×1200), que ao contrário dos ecrãs e-ink no mercado, tem uma fluidez de 60 fps que lhe permite apresentar animações, vídeos, e tudo o mais, como um ecrã LCD ou OLED. E claro, a Daylight faz questão de tirar o máximo proveito disso, apresentando-o como um dispositivo que pode ser facilmente utilizado ao sol, sem problemas de luminosidade ou reflexos.

Introducing the Daylight Computer

It does less…

So you can be more 🍃

Order now: https://t.co/MWYzSM4534 pic.twitter.com/NyRy4rKEwX

— daylight (@daylightco) May 23, 2024
O DC-1 também não tem problemas quando o sol se põe, recorrendo a uma iluminação de cor âmbar, mais amiga dos olhos.

O único problema é que o Daylight DC-1 não é propriamente barato, sendo lançado com um preço de 729 dólares com entregas a começarem em Junho. Mas resta esperar que haja clientela suficiente, que permita que a empresa continue com os seus planos de expandir esta tecnologia de ecrã a monitores, portáteis, relógios, e smartphones dobráveis.


Actualização: Afinal não se trata de um ecrã e-ink, mas sim daquilo que a Daylight designa por tecnologia "LivePaper", e que na prática é um ecrã LCD transflectivo.

How to Implement a PHP Multi-Factor Authentication Solution Using a Time-Based One-Time Password (TOTP)

24-05-2024 | 13:08 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Multi-factor authentication solutions have been adopted by more and more businesses to avoid fraud.

Many users use passwords that are too simple and easy to guess. This fact leads many businesses to add more factors to verify if a person using a site account is a legitimate owner to perform operations that sometimes lead to financial losses.

Check this package that can generate time-based one-time passwords (TOTP).

Site developers can use this package to send these TOTP values to the users' mobile phones via SMS or email before a financial operation can be executed on behalf of a legitimate site user.

Spotify desactiva os Car Thing no final do ano

24-05-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O Spotify está a enfurecer os clientes que compraram o Car Thing, tornando-o num pisa-papéis no final deste ano.

O Spotify vai encerrar a sua aventura nos dispositivos físicos da pior forma possível, estando a informar os clientes que compraram o Car Thing - o seu leitor destinado aos automóveis - que o mesmo deixará de funcionar a 9 de Dezembro de 2024.

O Car Things foi lançado em 2021, numa primeira fase sendo disponibilizado gratuitamente, mas posteriormente sendo vendido como uma forma fácil de interagir e controlar o Spotify num carro (e não só). Não demorou muito para que o Spotify percebesse que tinha sido um erro, cancelando o produto e vendendo o stock a preço de saldo. Mas agora, diz aos clientes que essa compra foi, na verdade, o equivalente a deitar dinheiro ao lixo, já que vai desactivar o funcionamento dos Car Thing no final do ano.

Adding further context - I don’t even use it in my car like it’s intended. I use it around the studio connected to speakers 24/7 as a dedicated music player. Nothing else like this exists and they’re killing it for no good reason. https://t.co/yWNtGqHstx pic.twitter.com/jur3x36Cxa

— Frank Passalacqua (@randomfrankp) May 23, 2024
Como se pode imaginar, todos os clientes Spotify que usam o Car Thing estão furiosos, alguns deles reclamando a devolução do dinheiro, outros equiparando esta situação a uma burla, e outros ainda interrogando-se porque motivo o Spotify não passa simplesmente o projecto para open-source para que possa continuar a ser mantido, sem quaisquer custos, por voluntários.

Se o Spotify não se mostrar receptivo a essa sugestão, não restará grande remédio senão - como a empresa recomenda - deitar um produto perfeitamente funcional para o lixo.

Fita LED Govee T2 Ambilight com câmara dupla a €111

24-05-2024 | 12:39 | A Minha Alegre Casinha

É mais fácil que nunca recriar o efeito "ambilight", com este conjunto de fita LED RGB com câmara dupla, capaz de ajustar as cores em função do que estiver no ecrã.

Há muito que recomendamos a utilização de uma fita LED para colocar atrás de um televisor ou monitor, para criar uma luminosidade que reduz o cansaço visual, especialmente numa sala completamente às escuras. Fitas LED RGB para TV arranjam-se por cerca de 10 euros ou pouco mais para modelos maiores, e mais recentemente começaram a surgir conjuntos com um sensor de cor por menos de 20 euros que podem ir mudando de cor. Mas se querem a experiência ambilight completa, com cores diferentes ao longo das margens do ecrã, então será preciso um modelo mais evoluído, como este da Govee.
Esta fita LED Govee T2 com duas câmaras está disponível por 111 euros na Amazon Espanha.

Em vez de um simples sensor de cor, este conjunto vem com uma câmara dupla que se deve colocar no topo do ecrã - usando as duas câmaras para obter uma melhor cobertura do que se passa no ecrã relativamente ao modelo anterior com uma única câmara - e que vai analisar as imagens do que se estiver a ver, fazendo sincronizar as cores da fita LED apropriadamente para cada secção das margens; conta também com o dobro do número de LEDs para um efeito luminoso de maior qualidade. É uma das poucas soluções que existem para quem quer o efeito ambilight mesmo quando utiliza apps internas da Smart TV, como Netflix, Disney, etc. já que este sistema funciona para todo e qualquer conteúdo que aparecer no ecrã, independentemente da sua origem, e dispensando a necessidade de usar HDMI.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple explica fotos "zombie" que apareceram depois de serem eliminadas

24-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple deu mais algumas explicações referentes ao estranho caso das fotos zombie que apareceram anós depois de terem sido eliminadas.

Com a instalação do iOS 17.5, alguns utilizadores foram surpreendidos pelo regresso de fotos que tinham eliminado há anos. A Apple diz ter resolvido o caso com o iOS 17.5.1, mas sem ter dado qualquer explicação detalhada sobre o que se tinha passado.

Agora, avança com mais alguns detalhes, que já tinham sido deduzidos através da análise à correcção feita pela Apple no iOS, e que confirmam que o caso foi causado por falhas no sistema de ficheiros dos iPhone e iPads, e que um novo processo de recuperação de fotos no iOS 17.5 detectou e adicionou à galeria de fotos dos utilizadores. Apesar de não serem visíveis, estas fotos perdidas também ficavam guardadas nos backups iCloud, pelo que se foram mantendo ao longo dos anos mesmo quando os utilizadores trocaram de iPhones ou iPads.

A Apple também esclarece que este bug não permite que ocorra o (desde logo duvidoso) caso de um utilizador que dizia que as suas fotos eliminadas tinham aparecido num iPad já vendido a outra pessoa.

Resta agora esperar que a Apple efectivamente corrija o problema, já que o que fez no iOS 17.5.1 foi apenas remover o novo processo de recuperação destas fotos perdidas, significando que quem as tiver continuará a mantê-las a ocupar espaço sem as conseguir recuperar ou eliminar de verdade.

Gemini já pode tocar música no YouTube Music

24-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Gemini da Google ganha a capacidade de interagir com o YouTube Music através da extensão oficial.

O processo de transição do velho Google Assistant para o novo assistente AI Gemini não pode ser feito de um dia para o outro, e como tal, há inúmeras coisas que o velho assistente podia fazer e que ainda estão em falta no novo. Mas, aos poucos, a Google vai adicionando capacidades ao Gemini através de extensões, que permitem a interacção com múltiplos serviços e, depois do YouTube, chega a integração com o YouTube Music.

Com a extensão YouTube Music, os utilizadores podem pedir ao Gemini para tocar música com pedidos do tipo: "Toca [esta música]" ou "Toca [este artista]". Tirando partido das capacidades AI, também é possível fazer pedidos mais complexos como "Toca músicas idênticas à [música] do [artista]", ou até "Diz qual a música que tem a seguinte [letra]".
Estranhamente, a Google não activou esta extensão automaticamente, pelo que será necessário activá-la manualmente na secção de extensões do Gemini.

Por agora, a extensão apenas funciona em inglês, como tem sido frequente em muitas das novidades AI que a Google tem apresentado.

Adaptador de tomadas universal com 5 USB a €20

24-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Este adaptador universal de tomadas da Tessan garante que podemos ligar qualquer aparelho a qualquer tomada, e poupar carregadores USB adicionais.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas este adaptador universal com portas USB integradas acaba por ser uma solução bastante atractiva para quem viaja frequentemente, ou simplesmente quer estar preparado para nunca ser apanhado desprevenido em termos de formatos de tomadas - e simultaneamente evitando a necessidade de transportar até cinco carregadores USB adicionais na sua bagagem.
Este adaptador de tomadas universal da Tessan tem 5 portas USB e está disponível por apenas 20 euros na Amazon Espanha - têm também disponível uma versão de 65W.

O módulo encaixa, e permite encaixar, tomadas eléctricas de praticamente todos os formatos existente (UE, Reino Unido, EUA, Austrália, etc.) e inclui 5 práticas portas USB, 3 delas sendo USB-C até 15 W, que podem fornecer até um máximo de 2.4 A por porta, perfeitas para recarregar smartphones, câmaras e outros equipamentos quando se vai de férias.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

24-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Trust Redoh XXL e coluna sem fios Azura

A Trust apresentou dois produtos ideais para aqueles que querem abandonar o conforto da sua casa e desfrutar do bom tempo no exterior: a coluna sem fios Azura e a bateria externa Redoh XXL.

A bateria externa Redoh XXL tem uma capacidade de 50.000 mAh, oferecendo cerca de 200 horas adicionais de bateria no telemóvel ou 100 horas adicionais no tablet. Apesar desta alta capacidade de carga, o produto foi concebido para ser transportado com facilidade. Pesa 1123 gramas, possui uma alça para facilitar o transporte e uma lanterna integrada. Além disso, a bateria externa Redoh XXL estará sempre pronta graças às suas quatro portas USB, permitindo a carga de vários dispositivos ao mesmo tempo. As portas de saída são de 15W, 18W e 18W (USB) e 20W (USB-C). Além disso, há um ecrã onde podemos ver a percentagem de carga da bateria a qualquer momento.

A coluna sem fios Azura com Bluetooth e iluminação RGB é indispensável para levar a festa contigo para qualquer lugar. Com um peso de menos de 4 quilos, um design compacto e uma alça de transporte, levar a festa contigo nunca foi tão fácil. A coluna Azura, além de Bluetooth, tem entradas USB, Jack 3.5 mm e cartão SD, para que possas escolher a fonte de música que preferires. Além disso, a sua bateria recarregável com até 11 horas de tempo de reprodução garante que, onde quer que vás, terás música por muito tempo. Esta coluna, além disso, garante um espetáculo não só sonoro mas também visual, graças ao seu painel de iluminação LED multicolor em forma de arco-íris e com quatro efeitos luminosos que permitem sincronizar a luz ao ritmo da música.

O preço de venda da bateria Redoh XXL é de 69.99 euros, enquanto a coluna sem fios Azura está disponível a um preço de 109.99 euros.


Projetores Laser Vero da Acer

A Acer anunciou hoje o lançamento dos seus novos projetores ecológicos Vero, concebidos para enriquecer as experiências de entretenimento doméstico, minimizando simultaneamente o seu impacto ambiental.

As mais recentes ofertas de projetores incluem os projetores inteligentes Acer Vero HL6810 e Acer Vero HL6810ATV para entretenimento doméstico. Estes modelos incluem uma resolução 4K Ultra HD (3840x2160) e 4000 lúmenes ANSI através da sua fonte de luz híbrida laser/LED, para que as imagens cristalinas e as cores vibrantes ganhem vida durante streaming ou enquanto se joga no grande ecrã, mesmo em ambientes bem iluminados. Os detalhes são vívidos mesmo nas cenas mais escuras graças ao seu rácio de contraste dinâmico de 50.000:1 e à capacidade de atingir 105% da gama de cores Rec. 709 para uma maior precisão de cor. Além disso, são compatíveis com HDR10/HLG, produzindo um maior espetro de cores e precisão de brilho através de quatro modos disponíveis para acomodar vários tipos de conteúdo. O modo Football personalizado da Acer também está disponível nestes modelos para otimizar as cenas projetadas em superfícies maiores, tornando-as mais realistas e vivas, como se estivessem a ver tudo a desenrolar-se à frente dos seus olhos.

O Vero HL6810ATV inclui um dongle Android TV integrado, localizado na parte posterior do chassis, que simplifica as instalações e elimina cabos desnecessários para uma configuração mais simples. Com um dongle Android TV, o projetor inteligente oferece acesso direto a conteúdos de entretenimento e a aplicações de streaming como Netflix e YouTube, sem necessidade de ligação a dispositivos externos. O projetor inteligente pode ser controlado através de comandos ativados por voz com um telecomando dedicado ou um smartphone para maior comodidade. Com suporte para resolução 4K UHD, os espetadores podem desfrutar de uma fidelidade visual de nível superior quando transmitem os seus conteúdos favoritos. Os projetores oferecem uma capacidade de zoom de 1,3 vezes para permitir uma maior flexibilidade no ajuste e na projeção em diferentes espaços de visualização e são acompanhados pela tecnologia de correção HV Keystone e de 4 cantos para obter as melhores imagens possíveis. Em termos de proteção, os dispositivos possuem classificação IP5X para proteger contra potenciais danos provocados por fatores externos e ajudam a diminuir os efeitos negativos da exposição à luz azul nos olhos dos espetadores, graças à tecnologia Acer BlueLight Shield. Os entusiastas do audiovisual podem ligar facilmente os seus amplificadores ou colunas externas através da porta HDMI 2.0 (retorno de áudio) dos projetores e desfrutar de experiências cinematográficas em 3D no conforto das suas casas, graças ao suporte de Blu-ray 3D.

A terceira geração de projetores Acer Vero da série HL68 adota agora motores óticos híbridos com laser/LED altamente eficientes e de elevado desempenho que projetam a cor e o brilho desejados, poupando até 48% de energia em comparação com projetores baseados em lâmpadas. Isto não só ajuda a minimizar o impacto no ambiente com um menor consumo de energia, como também aumenta a capacidade de utilização dos dispositivos e reduz o custo total de propriedade com uma vida útil de até 30.000 horas para a sua fonte de luz. O modo de poupança de energia e as funcionalidades instantâneas de ligar e desligar apoiam ainda mais a causa Vero, minimizando automaticamente o consumo de energia quando se utilizam os diferentes modos ou quando está inativo. Além disso, a fonte de luz dos projetores Acer da série HL68 é 100% isenta de mercúrio e utiliza plástico reciclado pós-consumo no chassis e papel na sua embalagem totalmente reciclável para minimizar a pegada de carbono dos dispositivos.

O Acer Vero HL6810ATV estará disponível em territórios EMEA em Junho, a partir de 1.699 euros, enquanto o Acer Vero HL6810 estará disponível em territórios EMEA em Agosto, a partir de 1.599 euros.


Switches TP-Link Omada 10 Gbps Layer 3


A TP-Link, fornecedor líder de soluções de rede, apresenta a sua inovadora gama de switches empresariais Omada Layer 3, que inclui até 24 portas Gigabit RJ45, quatro portas SFP+ de 10 Gbps, capacidade de Stacking e gestão centralizada.

Os Switches layer 3 combinam as funções de um switch de layer 2 com algumas funções de um router, pelo que podem efetuar o encaminhamento entre diferentes redes, bem como a switching dentro de uma rede. Os switches de layer 3 funcionam na layer de rede do modelo OSI (Open System Interconnection), o que lhes permite encaminhar pacotes IP, ao contrário dos switches de layer 2, que utilizam o MAC Address. Os novos TP-Link Omada Layer 3 Enterprise Switches permitem uma conetividade de alta velocidade, ligando mais equipamentos e redes de forma mais eficiente. Estão equipados com portas Uplink QSFP de 25Gbps com 24 a 48 portas ethernet de 10Gbps, permitindo uma velocidade máxima de até 820Gbps. Isto permite às empresas expandir a sua rede sem ter de fazer grandes investimentos, escalando a rede à medida que as necessidades da empresa aumentam. Graças à utilização dos protocolos de encaminhamento RIP e OSPF, os Switches Omada L3 asseguram rotas de comunicação eficientes que permitem uma melhor utilização dos recursos da rede. Ao mesmo tempo, a integração da tecnologia VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol) garante que a rede esteja sempre disponível e estável.

Para máxima segurança no funcionamento em redes empresariais, os switches L3 Omada integram tecnologias como IEEE 802.1X, MAB (MAC Authentication Bypass), inspeção ARP dinâmica, ACL (Access Control Lists) e segurança de portas, que protegem a rede contra qualquer tipo de ameaça. Para tal, controlam o fluxo de tráfego e detetam computadores infetados, isolando-os posteriormente para evitar que se propaguem pela rede. Os novos switches também garantem a disponibilidade da rede de forma ininterrupta. As fontes de alimentação e ventoinhas redundantes, combinadas com o protocolo ERPS, criam uma arquitetura estável, redirecionando o tráfego em caso de falha da rede e tornando as redes sempre disponíveis. Além disso, as portas POE+ permitem ligar Access Points, telefones IP, câmaras CCTV e sistemas de controlo de acesso compatíveis e alimentá-los com até 1440 W de PoE a partir do próprio switch, reduzindo os custos operacionais da instalação. A nova gama de Switches Omada Layer 3 da TP-Link irá impulsionar as redes de pequenas e grandes empresas com a sua dupla função e conetividade e segurança extra. É composta por quatro novos equipamentos: SG6428X, SG6428XHP (com 4 portas 10G), SG6654X e SG6654XHP (com 6 portas 10G).

O switch Omada SG6428X possui 24 portas Gigabit RJ45 e 4 portas SFP+ de 10 Gbps, o que lhe confere uma capacidade de switching de até 128 Gbps por unidade. Além disso, suporta a função de stacking, que permite emparelhar até 4 unidades para aumentar a capacidade de switching até 512 Gbps. Conta com funções de swithing de layer 3, portanto, suporta switching estático, RIP, OSPF, ECMP, VRRP, servidor DHCP e retransmissão DHCP. O protocolo de encaminhamento multicast PIM-DM assegura um encaminhamento eficiente para grupos multicast. As fontes de alimentação redundantes, com dois módulos de fonte de alimentação com hot-swap, proporcionam uma elevada disponibilidade e evitam interrupções em caso de falha de um dos módulos de fonte de alimentação. Pode ser gerido de forma autónoma através de uma interface Web, interface de linha de comandos (CLI), SNMP ou RMON. Além disso, é de dupla imagem, permitindo atualizações de firmware sem afetar o funcionamento do switch. Também está disponível o modelo SG6654X, que tem seis portas SFP+ de 10 Gbps.

O L3 SG6654XHP, por sua vez, é um switch gerível com 48 portas Gigabit PoE+ que pode fornecer até 1440W de PoE. Cada porta fornece até 30W de PoE, permitindo-lhe ligar Access Points, câmaras de vigilância, telefones IP e outros equipamentos PoE de forma rápida e fácil. Além disso, o PoE contínuo assegura uma alimentação ininterrupta dos equipamentos ligados, mesmo durante o processo de reiniciar, que mantém as definições de alimentação PoE durante o reinício. O Omada L3 SG6654XHP Omada Managed Switch também possui seis portas SFP+ de 10 Gbps, permitindo conetividade de alta largura de banda e capacidade de switching sem bloqueio. O switch suporta funções de roteamento estático e dinâmico, bem como protocolos multicast e segurança avançada. Também está disponível o modelo SG6654XHP, que inclui seis portas SFP+ de 10 Gbps. Tal como todos os novos equipamentos de layer 3, pode ser gerido centralmente através da plataforma Omada SDN, que proporciona uma visão global e um controlo inteligente da rede.


ASUS apresenta Vivobook S 15 Copilot+ PC com IA


A ASUS apresentou o ASUS Vivobook S 15 (S5507). Equipado com o Snapdragon X Elite, é o primeiro Copilot+ PC da empresa, com funcionalidades Windows AI e uma coleção de aplicações exclusivas ASUS AI que têm como objetivo melhorar o trabalho e a diversão do utilizador.

O co-CEO da ASUS, S.Y. Hsu disse "À medida que a ASUS embarca nesta viagem, marcada pelo lançamento do nosso primeiro PC com IA, assistimos ao início de uma nova era de computação pessoal.", e referiu ainda no evento: "O lançamento do nosso primeiro Copilot+PC equipado com o Snapdragon X Elite é um marco importante para nós, e acreditamos que estes dispositivos são o futuro dos PCs de consumo e vão mudar drasticamente a forma como vamos trabalhar, estudar, criar e jogar." O evento contou com a participação de oradores da Microsoft e da Qualcomm Technologies, Inc., seguindo-se a um evento anterior da primeira, no qual a Microsoft revelou oficialmente o âmbito completo das novas experiências e normas do Windows para PCs, de forma a atingir o seu Copilot+PC. O evento foi transmitido através dos canais das redes sociais da empresa e pode ser visto novamente na conta oficial da ASUS no YouTube.

O Vivobook S 15 é o primeiro Copilot+PC da ASUS e, com a potência eficiente e o motor de IA integrado da Plataforma Snapdragon X Elite, os utilizadores podem desfrutar de funções de IA aceleradas por hardware e de uma performance e eficiência incríveis graças ao CPU Qualcomm Oryon personalizado integrado. Com uma autonomia de bateria que pode alcançar até 18 horas, é possível desfrutar de uma produtividade ininterrupta. Com um deslumbrante ecrã OLED ASUS Lumina 3K de 120 Hz, áudio certificado pela Harman Kardon e um corpo elegante com apenas 14.7 mm de espessura e 1.42 kg, é um portátil construído para uma mobilidade sem esforços.

O ASUS Vivobook S 15 já se encontra em pré-venda em Portugal, na loja online da ASUS e nas lojas FNAC, com um preço de venda a partir de 1.399,99 euros.


Google Password Manager com partilha de passwords na família

24-05-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O gestor de passwords da Google ganha finalmente a capacidade de partilhar passwords com membros da família.

Na esmagadora maioria das vezes as passwords são algo que apenas se destina a uma só pessoa, mas por vezes há cenários em que devem ser partilhadas: como quando se trata de um serviço acessível a todos os membros da família, como uma conta Netflix ou Spotify. Algo que passa a ser possível fazer-se directamente no gestor de passwords da Google.

Com a actualização de Maio, o Google Password Manager dá a possibilidade de partilhar passwords com membros da família.
Infelizmente, quando a Google se refere a "partilhar passwords com a família", significa mesmo isso. Esta opção de partilha apenas pode ser usada com pessoas que estejam no grupo familiar oficial do serviço da Google (que permite até um máximo de seis pessoas). Portanto, quem desejar partilhar a passwords com amigos, colegas, ou até familiares que não estejam no grupo de família, terá que continuar a recorrer à partilha da password à moda antiga.

EA remove jogos comprados a quem tiver jogos piratateados?

23-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Electronic Arts parece estar a remover os jogos comprados aos jogadores que tiverem um jogo pirateado instalado.

Há jogadores que se estão a queixar de terem os seus jogos EA removidos das suas colecções, e para os quais é apresentada a nada útil justificação de que os jogos foram removidos por um "motivo não explicado".

Aparentemente o verdadeiro motivo será estes jogadores terem algum jogo pirateado instalado. E a EA a ter assumido isso como ponto válido para que perdessem o acesso a todos os jogos que legalmente compraram; até mesmo jogos single player offline.
Se isto se vier a comprovar, será uma péssima medida. Há muito que sabemos que os jogos comprados nunca são verdadeiramente dos jogadores, por culpa das activações dependentes de servidores que inevitavelmente irão ser desactivados e deixar os jogadores sem acesso a esses jogos. Um fenómeno que faz com que seja igualmente inevitável que muitos jogadores sejam forçados a recorrer a versões pirata de jogos que até compraram legalmente, para os poderem continuar a jogar. Nem que fosse apenas por isso, esta medida da EA já seria completamente ridícula.

Também é fácil antever que, se optar por medidas deste tipo, apenas estará a dar mais motivos para que os jogadores se sintam traídos e considerem seriamente passar a usar jogos pirateados... derrotando por completo o propósito de combater a dita pirataria.


Actualização: Entretanto, a EA veio esclarecer que se tinha tratado de um problema nos seus servidores, e que os jogadores já deverão ter recuperado o acesso a todos os seus jogos.

|